
CAPÍTULO 8 Polígono, circunferência e círculo
1 Polígono e seus elementos
As asas da libélula são formadas por diversas partes que lembram polígonos. Observe.

Um polígono é uma linha poligonal plana fechada e simples mais sua região interna.
Recorde
Linha poligonal plana é uma linha do plano formada apenas por segmentos de reta consecutivos (quando a extremidade de um segmento é também extremidade do outro) e não colineares.
• Linhas poligonais fechadas e simples: os segmentos não se cruzam.

• Linhas poligonais fechadas e não simples: os segmentos se cruzam.

Observe exemplos de polígonos e de figuras que não são polígonos.

A linha poligonal é o contorno do polígono e separa o plano em duas regiões: a região interna do polígono e a região externa a ele.

Polígono convexo e polígono não convexo
Um polígono pode ser classificado em convexo ou não convexo.
Se todos os segmentos de reta com extremidades no interior de um polígono tiverem todos os seus pontos situados no interior desse polígono, ele será convexo. Observe alguns exemplos.


Se um segmento de reta tiver extremidades no interior de um polígono, mas nem todos os seus pontos estiverem situados no interior desse polígono, ele será não convexo. Observe alguns exemplos.

Elementos de um polígono
Considere o polígono convexo representado e a indicação de seus elementos.

• Lados são os segmentos de reta que limitam o polígono:
Segmento de reta AB, segmento de reta BC, segmento de reta CD, segmento de reta DE e segmento de reta EA.• Vértices são os pontos que são extremidades dos lados do polígono: A, B, C, D e E
• Diagonais são segmentos de reta cujas extremidades são vértices que não pertencem a um mesmo lado do polígono:
segmento AC, segmento AD, segmento BE, segmento BD e segmento CE• Ângulos internos são os ângulos formados por um par de lados consecutivos que contém a região interna do polígono:
ângulo EAB, ângulo ABC, ângulo BCD, ângulo CDE e ângulo DEA(também podem ser indicados por
ângulo A maiúsculo, ângulo B maiúsculo, ângulo C maiúsculo, ângulo D maiúsculo e ângulo E maiúsculo., respectivamente)
• Ângulos externos são os ângulos formados pelo prolongamento de um dos lados do polígono e por seu lado consecutivo e que não contêm a região interna do polígono:
ângulo a minúsculo, ângulo b minúsculo, ângulo c minúsculo, ângulo d minúsculo e ângulo e minúsculo.Observação
Em um polígono convexo, cada ângulo interno e o ângulo externo com vértice comum são adjacentes suplementares. Assim, a soma das medidas de suas aberturas é igual a 180. Então, no polígono graus ABCDE anterior, temos:
• medida de(
ângulo A maiúsculo) + medida de(
ângulo a minúsculo) = 180 graus
• medida de(
ângulo B maiúsculo) + medida de(
ângulo b minúsculo) = 180 graus
• medida de(
ângulo C maiúsculo) + medida de(
ângulo c minúsculo) = 180 graus
• medida de(
ângulo D maiúsculo) + medida de(
ângulo d minúsculo) = 180 graus
• medida de(
ângulo E maiúsculo) + medida de(
ângulo e minúsculo) = 180 graus
Lembre-se: Escreva no caderno!
Nome dos polígonos
Alguns polígonos são nomeados de acordo com o número de lados. Observe.
Número de lados |
Nome do polígono |
Exemplo de polígono |
Número de vértices |
Número de ângulos internos |
---|---|---|---|---|
3 |
Triângulo |
|
3 |
3 |
4 |
Quadrilátero |
|
4 |
4 |
5 |
Pentágono |
|
5 |
5 |
6 |
Hexágono |
|
6 |
6 |
7 |
Heptágono |
|
7 |
7 |
8 |
Octógono |
|
8 |
8 |
9 |
Eneágono |
|
9 |
9 |
10 |
Decágono |
|
10 |
10 |
11 |
Undecágono |
|
11 |
11 |
12 |
Dodecágono |
|
12 |
12 |
15 |
Pentadecágono |
|
15 |
15 |
20 |
Icoságono |
|
20 |
20 |
Note que, para cada um desses polígonos, o número de vértices, de lados e de ângulos internos é sempre o mesmo. Isso vale para qualquer polígono.
Polígonos regulares
Os polígonos podem ser classificados segundo as medidas de comprimento dos lados ou das medidas de abertura dos ângulos.
Os polígonos que têm todos os lados de mesma medida de comprimento são denominados polígonos equiláteros. Aqueles que têm todos os ângulos internos de mesma medida de abertura são denominados polígonos equiângulos. E os polígonos que têm lados de mesma medida de comprimento e ângulos de mesma medida de abertura são denominados polígonos regulares.

Para pensar

Uma teia de aranha é formada por diversas partes que lembram polígonos. Esses polígonos são regulares ou não regulares?

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Observe o polígono e responda às questões.

a) Quais são seus vértices?
b) Quais são seus lados?
c) Quais são seus ângulos internos?
d) Quais são seus ângulos externos destacados na figura?
e) Quais são suas diagonais?
2. Usando régua graduada e transferidor, desenhe no caderno:
a) um quadrilátero com todos os ângulos internos com abertura medindo 90 graus;
b) um polígono não equilátero e não equiângulo.
3. Observe as figuras e identifique, no caderno, a ou as afirmação ou afirmações . verdadeira ou verdadeiras

a) O polígono a é um polígono regular.
b) O polígono C é um hexágono equiângulo.
c) O polígono D é um quadrilátero equilátero.
d) O polígono B é um pentágono equiângulo.
4. Observe a figura e, depois, responda à questão.

• Qual é a relação entre os ângulos interno e externo que possuem o mesmo vértice?

Informática e Matemática
faça as atividades no caderno
Mosaicos
Nessa seção, você vai utilizar um software de Geometria dinâmica para construir mosaicos usando apenas polígonos regulares. Para isso, os polígonos precisam ter pelo menos um vértice em comum e se encaixar perfeitamente, de fórma que não se sobreponham nem haja espaços entre eles.
Construa
Siga os passos para construir mosaicos com polígonos regulares. Para a construção de cada polígono, use a ferramenta própria para traçar polígonos regulares, destacada na ilustração.
Mosaico de quadrados
1º) A partir de dois pontos quaisquer, construa um quadrado.
2º) Selecione dois vértices consecutivos do quadrado construído e faça outro quadrado.
3º) Construa outros quadrados a partir de dois vértices consecutivos de um quadrado já existente até que o mosaico atinja as dimensões desejadas.

Mosaico de triângulos equiláteros
1º) A partir de dois pontos quaisquer, construa um triângulo equilátero.
2º) Selecione dois vértices consecutivos do triângulo construído e faça outro triângulo equilátero.
3º) Construa outros triângulos equiláteros a partir de dois vértices consecutivos de um triângulo já existente até formar o mosaico desejado.

Mosaico de hexágonos regulares
1º) A partir de dois pontos quaisquer, construa um hexágono regular.
2º) Selecione dois vértices consecutivos do hexágono construído e faça outro hexágono regular.
3º) Construa outros hexágonos regulares a partir de dois vértices consecutivos de um hexágono já existente até formar o mosaico desejado.

▶ Informática e Matemática
Mosaico composto de dois polígonos regulares diferentes
Para compor um mosaico, também podemos combinar dois ou mais polígonos regulares. Siga os passos a seguir e construa um mosaico formado por octógonos regulares e quadrados.
1º) A partir de dois pontos quaisquer, construa um octógono regular.
2º) Selecione dois vértices consecutivos do octógono regular construído e faça um quadrado.
3º) Alterne a construção de octógonos e quadrados seguindo o padrão mostrado no mosaico aqui representado até formar o mosaico desejado.

investigue
Faça o que se pede utilizando as ferramentas do software.
a) Movimente os pontos móveis dos mosaicos construídos, mudando a medida de comprimento de seus lados. O que aconteceu com as medidas de abertura dos ângulos internos dos polígonos quando modificamos as medidas de comprimento dos lados dos polígonos?
b) Se, em um dos três primeiros mosaicos construídos, escolhermos um vértice de um polígono cercado por polígonos em toda a sua volta, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos dos polígonos ao redor desse vértice será 360 graus.

• Considerando essa informação, é possível determinar as medidas de abertura dos ângulos internos desses polígonos. Calcule a medida de abertura do ângulo interno do triângulo equilátero e do hexágono regular.
c) Observe o mosaico construído com octógonos regulares e quadrados.

• Como podemos descobrir a medida de abertura do ângulo interno do octógono regular? Qual é essa medida?
2 Circunferência e círculo
Observe a fotografia.

O bambolê usado pela ginasta lembra qual figura geométrica?
Em nosso dia a dia, percebemos a presença de formas circulares em vários objetos. O bambolê é um exemplo de objeto que lembra uma circunferência.
Circunferência é a figura geométrica formada por todos os pontos de um plano que estão à mesma medida de distância de um ponto fixo desse plano. O ponto fixo é chamado centro da circunferência.
Na figura a seguir, por exemplo, a linha verde representa uma circunferência cujo centro é o ponto , e a distância desse ponto a qualquer ponto da circunferência mede 1,5 óh centímetro de comprimento.

Na foto a seguir, a parte azul da roda-gigante em que as cabines estão presas lembra uma circunferência. Note que a medida da distância entre o centro da roda e qualquer ponto dessa parte azul é a mesma.

Para traçar uma circunferência, podemos contornar objetos circulares, utilizar fios e linhas ou usar um compasso.
Atenção! Cuidado ao usar o compasso.

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.
Raio e diâmetro de uma circunferência
Qualquer segmento de reta cujas extremidades são o centro e um ponto qualquer da circunferência chama-se raio da circunferência.
Qualquer segmento de reta que tem as duas extremidades na circunferência e que passa pelo seu centro chama-se diâmetro.
Na circunferência representada:

• óh é o centro;
• a, F, P e M são alguns pontos da circunferência;
•
Segmento de reta AOé um raio;
•
segmento de reta FAé um diâmetro.
O comprimento do raio dessa circunferência mede 2 centímetros e o comprimento do diâmetro mede 4 centímetros.
Comprimento de uma circunferência
Camila desenhou três circunferências usando um compasso e indicou a medida de comprimento de seus diâmetros.

Atenção! Cuidado ao usar o compasso.

Em seguida, ela colocou uma linha sobre o contorno de cada circunferência e, depois, mediu o comprimento aproximado de cada linha.

A medida do comprimento de cada linha corresponde à medida do comprimento da circunferência. Considere as medidas aproximadas dos comprimentos das circunferências C₁, C₂ e C₃ que Camila obteve ao medir o comprimento das linhas.
C₁

C₂

C₃

Observe os valores que Camila obteve ao calcular o quociente entre a medida aproximada do comprimento de cada circunferência e a medida do diâmetro correspondente.
C₁:
fração 15,7 sobre 5= 3,14 C₂:
fração 31,5 sobre 10= 3,15 C₃:
fração 47 sobre 15= 3,1333 reticências
Como é possível perceber, os valores obtidos por Camila nesses quocientes estão próximos de 3,14.
Os números próximos de 3,14 que Camila obteve ao dividir as medidas dos comprimentos das circunferências pelas medidas dos comprimentos dos diâmetros correspondentes, na mesma unidade, são aproximações de um número não racional chamado pi (representado pela letra grega π).
π = 3,14159265 reticências
Observação
O número π não é racional porque tem infinitas casas decimais e não tem parte periódica.
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Transcrição do áudio
Uma breve história do pi
Duração: 3:04min. Página: 213.
>> [LOCUTOR] Uma breve história do pi
Música de fundo.
>> [LOCUTOR] Quando nossos antepassados começaram a observar o mundo ao seu redor com maior atenção, acabaram fazendo algumas relações entre objetos da natureza e objetos da Matemática, como as formas geométricas, por exemplo.
>> [LOCUTOR] Quando jogamos uma pedra num lago, vemos que se formam ondulações semelhantes a várias circunferências de diferentes tamanhos e com um centro em comum.
>> [LOCUTOR] Enfim, além de notarmos alguns padrões na natureza e de fazermos essas relações com círculos e circunferências, em um momento da nossa existência resolvemos estudar esses objetos.
>> [LOCUTOR] No caso da circunferência, que é a figura geométrica formada por todos os pontos de um plano que estão à mesma distância de um ponto fixo desse plano, nós nos perguntamos:
>> [LOCUTOR] Será que existe alguma relação entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro?
>> [LOCUTOR] Temos conhecimento, por meio de registros históricos, de que civilizações antigas, como a egípcia, por exemplo, já sabiam que o quociente entre a medida do comprimento da circunferência e a medida do seu diâmetro era constante.
>> [LOCUTOR] O mais impressionante é que, qualquer que fosse o tamanho da circunferência, o quociente era sempre o mesmo, uma constante muito próxima de 3.
>> [LOCUTOR] Por volta de 287 a.C., nascia em Siracusa, na atual Sicília, região da Itália, um dos maiores matemáticos de todos os tempos, chamado Arquimedes.
>> [LOCUTOR] Ele foi o primeiro a encontrar, matematicamente, um número muito próximo de pi, algo entre 223 71 avos e 22 sétimos.
>> [LOCUTOR] No final do século V, o chinês TsuCh’ung-Chih, chegou a um valor ainda mais preciso que o de Arquimedes, um número próximo de 3,1415926.
>> [LOCUTOR] Percebeu-se mais tarde, que o número pi não é racional porque tem infinitas casas decimais e não tem parte periódica.
>> [LOCUTOR] Mais de 1500 anos depois, em 2010, com a ajuda de um computador, um engenheiro japonês conseguiu calcular o valor de pi com 5 trilhões de casas decimais!
>> [LOCUTOR] Sua máquina demorou três meses ininterruptos para efetuar o cálculo.
>> [LOCUTOR] E, hoje, você está aqui aprendendo um pouco mais sobre a história do pi.
>> [LOCUTOR] O tempo passa, e a nossa curiosidade sobre esse número permanece.
Música de fundo.
O áudio inserido neste conteúdo é da Incompetech.
Círculo
A figura geométrica formada por uma circunferência e sua região interna chama-se círculo.

É preciso prestar atenção para não confundir circunferência com círculo.
Observe alguns objetos que lembram círculos.
As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.



ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. No caderno, classifique os segmentos considerando que o centro da circunferência é o ponto óh.

a)
Segmento OC
b)
Segmento OA
c)
Segmento BD
d)
Segmento OE
e)
Segmento CE
f)
Segmento ODAtenção! Cuidado ao usar o compasso.
2. Com um compasso, construa uma circunferência de centro óh e diâmetro com medida de comprimento igual a 4 centímetros. Depois, faça o que se pede.
a) Trace um raio
Segmento AOe um diâmetro
segmento AB.
b) Determine a medida de comprimento dessa circunferência.
•

Converse com um colega e verifique se vocês determinaram a medida de comprimento da circunferência do mesmo modo.
3. Considere que
Segmento CBé um diâmetro da circunferência a seguir e que A é um ponto qualquer dessa circunferência diferente de B e de C.

a) Podemos afirmar que os pontos a, óh e B determinam um triângulo isósceles? Por quê?
b) Podemos afirmar que os pontos a, B e C determinam um triângulo isósceles? Por quê?
4. Observe os pares de circunferências a seguir e determine se elas têm algum ponto em comum.
a)

b)

c)

d)

Versão adaptada acessível
4. Represente o que se pede em cada item.
a) Duas circunferências que não têm ponto em comum.
b) Duas circunferências que têm um ponto em comum.
c) Duas circunferências que têm dois pontos em comum.
5. Podemos dividir o círculo em partes chamadas setores circulares. Observe o círculo a seguir, de centro , dividido em três setores circulares. óh

Agora, observe os setores circulares destacados em cada item e associe-os a partes de giros e medidas de aberturas de ângulos.
a)

b)

c)

6. Em uma fábrica de rodas para bicicletas, essas peças são embaladas em caixas.

Desprezando a espessura da caixa, responda às questões.
a) Se o raio de uma roda medir 17 centímetros de comprimento, qual deverá ser, no mínimo, a medida do comprimento da caixa?
b) Se o comprimento da caixa medir 62 centímetros, qual será a medida máxima do comprimento do raio da roda que a caixa comportará?
7. Míriam está fazendo uma toalha circular e quer aplicar renda em seu contorno. Qual medida de comprimento da renda, em metro, Míriam deverá usar se o diâmetro da toalha mede 1,5 métro de comprimento?

Trabalho em equipe
faça as atividades no caderno
Atenção! Cuidado ao usar o compasso.
Criando obra de arte
Você já percebeu como a Geometria influencia a arte? Muitos artistas a estudam profundamente para criar suas obras. Agora, você vai conhecer duas pinturas do Cubismo e criar sua própria obra de arte. No Cubismo, os artistas usavam formas geométricas para mostrar que tudo o que existia no mundo real podia ser fragmentado.
Justificativa
O contato com obras de arte amplia o universo cultural.
Objetivo
Criar uma obra de arte com figuras geométricas estudadas neste capítulo.
MATERIAL NECESSÁRIO
• uma folha de cartolina;
• revistas, embalagens flexíveis ou papéis coloridos para recortar;
• tesoura com pontas arredondadas;
• cola branca;
• caneta hidrográfica preta ou outro tipo de caneta preta de ponta porosa.
Procedimento
• Reúna-se com três colegas e elaborem um trabalho de colagem. Para isso, vocês podem fazer um desenho na cartolina que será coberto com os recortes.
• Recortem diversas figuras geométricas planas nas formas e nos tamanhos que preferirem.
• Colem os recortes na cartolina preenchendo o espaço interno do desenho feito e, depois, contornem a figura com a caneta preta.
APRESENTAÇÃO
• Os trabalhos podem ser expostos na sala de aula ou em painéis na escola.



Estatística e Probabilidade
faça as atividades no caderno
Construção de gráficos de setores
Uma pesquisa realizada em março de 2023 na escola de futebol Golaço revelou os times pelos quais os estudantes torcem. O resultado dessa pesquisa está apresentado na tabela a seguir.
Time |
Porcentagem de estudantes |
---|---|
|
50% |
|
25% |
|
12,5% |
|
12,5% |
Dados obtidos pela escola de futebol golaço em março de 2023.
Para construir o gráfico de setores referente a essa pesquisa, precisamos determinar a medida de abertura do ângulo associado a cada setor correspondente aos dados da tabela.
Como o círculo corresponde ao total de torcedores, associamos o ângulo de medida de abertura igual a 360 graus a 100% dos estudantes que responderam à pesquisa. Com base nessa informação, podemos obter a medida de abertura do ângulo associado ao setor correspondente a cada dado apresentado na tabela.
Internacional
Vamos determinar 50% de 360 graus:
Grêmio
Vamos determinar 25% de 360 graus:
Juventude
Vamos determinar 12,5% de 360 graus:
Caxias
Vamos determinar 12,5% de 360 graus:

Portanto, o círculo deverá ser dividido em 4 setores com as seguintes medidas de abertura: um de 180 graus, um de 90 graus e dois de 45 graus. Depois, cada setor deve ser pintado com uma cor diferente.

Dados obtidos pela escola de futebol Golaço em março de 2023.

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação analisou a opinião dos entrevistados sobre os investimentos em pesquisa científica e tecnológica no Brasil.
Observe, na tabela a seguir, os dados dessa pesquisa e, depois, faça o que se pede.
Classificação |
Porcentagem de entrevistados |
---|---|
Aumentar os investimentos |
66% |
Manter os investimentos |
24% |
Diminuir os investimentos |
6% |
Não sabe/não respondeu |
4% |
Fonte: PORTAL DA USP. Maioria dos brasileiros é otimista em relação à ciência e tecnologia. Jornal da USP, São Paulo, 23 julho. 2019. Disponível em: https://oeds.link/OIlzA0. Acesso em: 9 agosto 2022.
a) Qual é a soma das porcentagens da tabela?
b) Em um gráfico de setores construído com base nessa tabela, qual classificação representará o maior setor?
c) Com base nesses dados, construa um gráfico de setores. Não se esqueça de informar o título e a fonte dos dados.
d) Se você fizesse parte da pesquisa, qual seria a sua resposta?
▶ Estatística e Probabilidade
Atenção! Cuidado ao usar o compasso.
2. A tabela a seguir apresenta a distribuição do consumo de água no mundo.
Tipo |
Porcentagem |
---|---|
Agrícola |
69% |
Industrial |
19% |
Outros |
12% |
Fonte dos dados: KONCAGÜL, E. TRAN, M. CONNOR, R. Relatório mundial das Nações Unidas sobre desenvolvimento dos recursos hídricos 2021: o valor da água; fatos e dados. [S. l.]: Unesco, 2021. Disponível em: https://oeds.link/DA5aML. Acesso em: 9 ago. 2022.
• Com base nos dados da tabela e usando compasso e transferidor, construa um gráfico de setores em uma folha de papel sulfite após responder às questões a seguir.
a) Qual será o título do gráfico? E a fonte?
b)

Qual deve ser a medida de abertura do ângulo do setor circular que representará a porcentagem do consumo agrícola? E a medida de abertura do ângulo do setor circular que representará o consumo industrial?

c) Qual é a soma das porcentagens apresentadas na tabela?
d) Como podemos calcular a medida de abertura do ângulo do setor circular associado a outros consumos usando os resultados obtidos no item b?
3. Leia o texto e analise os dados da tabela.

País |
Porcentagem de spams |
---|---|
China |
5,2% |
Estados Unidos |
9,6% |
Alemanha |
9,4% |
França |
6,3% |
Rússia |
20,7% |
Vietnã |
2,6% |
Índia |
2,2% |
Fonte dos dados: SHCHERBAKOVA, T.; SIDORINA, T.; KULIKOVA, T. Spam and phishing in Q1 2020. SecureList, [ Sul ponto leste ponto], 26 may 2020. Disponível em: https://oeds.link/zhLDEF. Acesso em: 8 agosto2022.
a) A soma das porcentagens indicadas na tabela é igual a 100%? Em caso negativo, quanto falta para 100%?
b) Em uma folha de papel sulfite e usando compasso e transferidor, construa um gráfico de setores com os dados da tabela. Identifique com a palavra Outros o setor que falta para completar o círculo.

Atenção! Cuidado ao usar o compasso e a tesoura.

Atividades de revisão
faça as atividades no caderno
1. Calcule a medida de x e de y em cada caso.
a)

b)

2.

( enêm) Na construção civil, é muito comum a utilização de ladrilhos ou azulejos com a fórma de polígonos para o revestimento de pisos ou paredes. Entretanto, não são todas as combinações de polígonos que se prestam a pavimentar uma superfície plana, sem que haja falhas ou superposições de ladrilhos, como ilustram as figuras.


A tabela traz uma relação de alguns polígonos regulares, com as respectivas medidas de seus ângulos internos.
Nome |
Triângulo |
Quadrado |
Pentágono |
---|---|---|---|
Figura |
|
|
|
Ângulo interno |
60° |
90° |
108° |
Nome |
Hexágono |
Octógono |
Eneágono |
---|---|---|---|
Figura |
|
|
|
Ângulo interno |
120° |
135° |
140° |
Se um arquiteto deseja utilizar uma combinação de dois tipos diferentes de ladrilhos entre os polígonos da tabela, sendo um deles octogonal, o outro tipo escolhido deverá ter a fórma de um
a) triângulo.
b) quadrado.
c) pentágono.
d) hexágono.
e) eneágono.
3. Observe a ilustração da circunferência de centro óh. Depois, transcreva no caderno apenas as afirmações verdadeiras.

a) O segmento
EDé raio da circunferência.
b) Os segmentos
BC e FDsão diâmetros da circunferência.
c) A medida de comprimento do diâmetro é a metade da medida de comprimento do raio.
d) O é um ponto da circunferência.
e) A medida de comprimento do raio é igual à metade da medida de comprimento do diâmetro.
4. Com um compasso ou usando objetos de formato circular, trace circunferências.
a) Marque o centro de cada circunferência.
b) Com uma régua, meça o comprimento dos raios das circunferências.
c)

Reúna-se com um colega e troquem ideias sobre como traçaram as circunferências e identificaram os raios.
5. Em uma folha de papel, desenhe uma circunferência qualquer e pinte o círculo determinado por ela. Depois, responda às questões e faça o que se pede.
a) O centro da circunferência é um ponto do círculo? É um ponto da circunferência?
b) Os pontos da circunferência fazem parte do círculo?
c) Recorte o círculo que você desenhou e faça experiências com dobras para descobrir quantos eixos de simetria ele tem.

▶ Atividades de revisão
Lembre-se: Escreva no caderno!
6. Se a parte livre da corda com a qual o cavalo está amarrado mede 4,35 métros de comprimento, qual é a medida de comprimento do cercado circular, em metro? (Considere: π = 3,14)
Atenção! Cuidado ao usar o compasso e a tesoura.

7.

Observe as pinturas a seguir. Preste atenção às cores, às formas utilizadas e à composição de cada uma.


a) Escreva um texto sobre o uso de formas geométricas na arte e dê sua opinião sobre as obras desta atividade.
b)

Usando régua e compasso, faça um desenho composto de círculos, circunferências e polígonos. Pinte seu desenho com as cores que preferir e apresente-o aos colegas.
8. Arquimedes, matemático grego que viveu no século três antes de Cristo, utilizou a fórma fracionária para representar, de maneira aproximada, o número irracional π.

π
igual 3,141592 reticências sinal de aproximadamente fração 22 sobre 7a) Arredonde os números 3,141592 reticências e
fração 22 sobre 7para a 2ª casa decimal e compare-os. O que você observa?
b) E se arredondá-los para a 3ª casa decimal?