
UNIDADE 4
Capítulo 10
Medida de área de quadriláteros e de triângulos
Capítulo 11
Proporção e aplicações
Capítulo 12
Transformações geométricas


Painéis fotovoltaicos: uma alternativa sustentável
Os painéis fotovoltaicos, popularmente conhecidos como painéis solares, são uma alternativa sustentável de produção de energia elétrica, pois utilizam uma fonte de energia renovável e não poluente: o Sol.
Instalados em locais com alto índice de incidência solar, como telhados e estacionamentos, os painéis possuem uma tecnologia que capta os raios solares e os converte em energia elétrica. A quantidade de energia elétrica produzida depende de fatores como a medida de área dos painéis e a taxa de incidência solar na região em que estão instalados.
Para começar...
1. Por que os painéis solares são considerados uma alternativa sustentável de produção de energia elétrica?
2. Você conhece outras fontes de energia sustentáveis? Comente.
3. Considerando que um painel solar com medida de área de 1 métro quadrado gere 0,8 quilouát óra em um dia, quanta energia elétrica pode ser gerada em um dia com a instalação de painéis solares que medem 9 ? métros quadrados


CAPÍTULO 10 Medida de área de quadriláteros e de triângulos
1 Medida de área
Desde a Antiguidade, os seres humanos se beneficiam do vento. Povos antigos já utilizavam esse recurso para impulsionar as embarcações a vela três séculos antes de Cristo. O aproveitamento da fórça do vento para a irrigação de terras e a moagem de grãos parece ter começado por volta de 200 antes de Cristo, na antiga Pérsia (atual Irã).
Desde a época medieval, a fórça do vento é aproveitada em moinhos nas serrarias, no bombeamento de água e, posteriormente, no início do século vinte, na geração de energia elétrica. Nesses casos, o movimento é provocado pelo contato do vento com a superfície das pás: quanto maior a medida de área da superfície, maior o contato. Com o passar do tempo, os moinhos deram espaço às turbinas eólicas, que apresentam aerodinâmica moderna e sistemas avançados de transmissão e contróle, que possibilitam a redução dos custos e melhoram o desempenho da geração de energia do vento. Essa tecnologia é considerada uma fonte de energia limpa (não poluente) e renovável.


Para pensar
• As pás menores do moinho da foto lembram que figuras geométricas planas?
• Imagine que a superfície de uma das pás menores tenha medida de área de 6 metros quadrados. Em sua opinião, qual é a medida da área da superfície de cada uma das outras pás?
Há diversas outras situações do cotidiano em que utilizamos o conceito de área. Por exemplo, para determinar a extensão de um terreno, a quantidade necessária de tinta para pintar uma casa, o número de lajotas para revestir um piso, entre outras. Nesses casos, encontramos as medidas das respectivas superfícies – do terreno, das paredes e do piso.
Unidade de medida de área
Para determinar a medida de área de uma superfície, é necessário escolher uma unidade de medida adequada e, em seguida, determinar quantas vezes essa unidade de medida cabe nessa superfície. No Sistema Internacional de Unidades ( Sistema Internacinal de Unidades), o metro quadrado () ême 2 sobrescrito é a unidade de medida de referência para área, que corresponde à medida da área de um quadrado cujos lados medem 1 métro de comprimento.
Do mesmo modo como com as unidades de medida de comprimento, há múltiplos e submúltiplos do metro quadrado. No quadro a seguir constam essas unidades de medida, o símbolo e a relação de cada múltiplo e submúltiplo com a unidade de medida metro quadrado.
Múltiplos |
Unidade de medida de referência |
Submúltiplos |
|||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Unidade |
quilômetro quadrado |
hectômetro quadrado |
decâmetro quadrado |
metro quadrado |
decímetro quadrado |
centímetro quadrado |
milímetro quadrado |
Símbolo |
km2 |
hm2 |
dam2 |
m2 |
dm2 |
cm2 |
mm2 |
Relação com a unidade de medida metro quadrado |
1.000.000 m2 |
10.000 m2 |
100 m2 |
1 m2 |
0,01 m2 |
0,0001 m2 |
0,000001 m2 |
Para pensar
a) Qual operação deve ser realizada para transformar uma medida de área expressa em determinada unidade de medida em outra unidade imediatamente superior? E para transformar em uma unidade de medida imediatamente inferior?
b) Como podemos expressar 2 quilômetros quadrados em metro quadrado?
c) Como podemos expressar 50 milímetros quadrados em metro quadrado?
Medidas agrárias
Que unidades de medida são usadas para medir áreas rurais? São as mesmas que se usam em regiões urbanas? Você já ouviu falar em are, em hectare ou em alqueire?
Para regiões rurais, são usadas algumas unidades de medidas específicas, chamadas medidas agrárias.
Imagine um terreno de formato quadrado cujos lados medem 1 hectômetro (ou seja, 100 métros) de comprimento.

Um terreno com essas medidas de comprimento tem uma área que mede 1 , hectômetro quadrado que corresponde a 1 hectare e indicamos por 1 . agá ah
Agora, imagine outro terreno, de formato quadrado, cujos lados medem 1 decâmetro (ou seja, 10 métros) de comprimento.

A medida de área desse terreno é igual a 1 , decâmetro quadrado que corresponde a 1 are e indicamos por 1 a.
Saiba mais
Há ainda outras unidades de medidas agrárias, usadas em algumas regiões do Brasil; por exemplo:
• o alqueire paulista, que é equivalente a uma medida de área de .24200 ; métros quadrados
• o alqueire mineiro, que é equivalente a uma medida de área de .48400 ; métros quadrados
• o alqueire do norte, que é equivalente a uma medida de área de .27225 . métros quadrados

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Faça as seguintes transformações.
a) 600 quilômetros quadrados em métro quadrado
b) 600 centímetros quadrados em métro quadrado
c) 0,0052 hectômetro quadrado em centímetro quadrado
d) 0,08 decâmetro quadrado em milímetro quadrado
e) 105 métros quadrados em quilômetro quadrado
f) 0,102 métro quadrado em centímetro quadrado
2. Sergipe, o menor estado brasileiro, tem medida de área de .21918,443 . quilômetros quadrados Qual é a medida de área de Sergipe em hectômetro quadrado? E em hectare?

3. Responda às questões no caderno.
a) O que é maior: um terreno que mede .25000 hectares ou um de 12 ? quilômetros quadrados
b) O que é menor: uma área que mede 1,56 métro quadrado ou uma de .15500 centímetros quadrados?
4. O sítio de Artur mede 2 alqueires mineiros, e o de Rafaela mede 4 alqueires paulistas. Quem tem o sítio com maior medida de área?
5. Josias comprou um terreno que mede 5 alqueires mineiros e pretende dividi-lo em 10 lotes de mesma medida de área. Determine a medida de área de cada lote, em metro quadrado.
6. Em uma área que mede 5 ares, Leandro plantará milho e feijão. Se a plantação de milho ocupar 30% da medida da área, qual será a medida, em metro quadrado, da área ocupada pela plantação de feijão?
7. Comprei um sítio que mede 12 hectares de área. Vou destinar 20% desse terreno para a plantação de árvores frutíferas e 25% para a plantação de legumes e hortaliças. Que medida de área, em metro quadrado, será destinada para plantação?
8. Observe os anúncios e responda às questões.

a) Qual é o valor de cada fazenda?
b) Qual das três fazendas tem maior medida de área em metro quadrado?
c) Diego observou os três anúncios e concluiu que a fazenda do primeiro anúncio tem maior medida de área e valor mais baixo. Diego está correto?
2 Medida de área do retângulo
Observe a situação a seguir.
Renato decidiu revestir o chão do corredor de sua casa com lajotas quadradas cujos lados medem 1 métro de comprimento.

Podemos representar o chão do corredor por um retângulo e cada lajota por um quadrado.

Agora, vamos ver quantos quadrados com medida de área igual a 1 métro quadrado cabem no retângulo que representa o chão do corredor.

Com essa representação, percebemos que cabem 14 quadrados que medem 1 métro quadrado de área, ou seja, são necessárias 14 lajotas para revestir o chão do corredor.
Portanto, a área do chão do corredor da casa de Renato mede 14 . métros quadrados
Observe o retângulo cinza e a seguir, acompanhe como podemos calcular sua medida de área:
(7 ⋅ 2) métros quadrados = 14 métros quadrados
Observação
Não se esqueça de que, para obter a medida de área do retângulo, bem como de qualquer outra figura, as medidas de comprimento usadas no cálculo devem estar expressas na mesma unidade de medida.
Como vimos, a medida de área do retângulo cinza foi obtida pelo produto da medida de comprimento da base pela medida de comprimento da altura relativa a essa base.

Medida de área do quadrado
Já vimos que o quadrado é um caso particular de retângulo. Então:



ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Faça o que se pede.
a) Desenhe três retângulos diferentes que meçam 12 centímetros de perímetro cada um.
b) Determine a medida de área de cada um dos retângulos que você construiu.
2. Um retângulo mede 40 centímetros quadrados de área. Sabendo que as medidas de comprimento de seus lados, em centímetro, são dadas por números naturais, e que a medida de comprimento da base é 3 centímetros maior que a da altura, calcule a medida de comprimento da altura desse retângulo.
3. ( saréspi) O piso de uma varanda é feito com ladrilhos quadrados de dois tamanhos. A medida do lado do ladrilho maior é o dobro da medida do lado do ladrilho menor.

Considere as afirmativas.
um. O perímetro do ladrilho maior é o dobro do perímetro do ladrilho menor.
dois. O perímetro do ladrilho maior é o quádruplo do perímetro do ladrilho menor.
três. A área do ladrilho maior é o dobro da área do ladrilho menor.
quatro A área do ladrilho maior é o triplo da área do ladrilho menor.
É correta apenas a alternativa:
a. um
b. dois
c. três
d. quatro
4. Determine quantas lajotas quadradas cujos lados medem 15 centímetros de comprimento são necessárias para revestir o piso de um banheiro que mede 2,3 métros de largura por 3 métros de comprimento. Desconsidere eventuais perdas e o espaço para o rejunte entre as lajotas.

• Quantas lajotas seriam necessárias se, em vez de o lado da lajota medir 15 centímetros de comprimento, medisse 30 centímetros?
5. Uma decoradora de ambientes deseja forrar com tecido um pufe, que lembra um cubo, que mede 50 centímetros de largura. Calcule a medida de área de tecido, em metro quadrado, que ela usará sabendo que a base do pufe não será forrada.
3 Figuras equidecomponíveis
Observe as figuras coloridas a seguir.

Compare os formatos dessas figuras e, depois, as medidas de suas áreas. O que você percebeu?
Apesar de essas figuras terem formatos diferentes, podemos decompô-las em 5 quadradinhos e, com eles, formar cada uma das outras figuras da malha quadriculada. Por essa razão, dizemos que essas figuras são equidecomponíveis.
Além disso, os quadradinhos medem 1 , de modo que todas as figuras anteriores têm 5 centímetro quadrado centímetros quadrados de medida de área. Por terem a mesma medida de área, dizemos que essas figuras são equivalentes.
Sempre que conseguirmos decompor um polígono em outras figuras e, com elas, formar um segundo polígono, este terá a mesma medida de área que o primeiro. Ou seja:
Se dois polígonos são equidecomponíveis, eles são equivalentes.
Por isso, quando o cálculo da medida da área de uma figura for muito complicado, poderemos decompô-la e formar uma figura cuja área sabemos calcular.
Observe, a seguir, a ilustração do pentágono e como podemos, por exemplo, formar um quadrado a partir dele. Assim, para saber a medida da área do pentágono, basta calcular a medida da área do quadrado que foi formado.





Atenção! Cuidado ao usar o compasso e a tesoura.

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Você sabe como transformar um quadrado em um retângulo de mesma medida de área? Construa um quadrado em uma folha colorida, recorte-o e cole-o no caderno para responder à questão.
2. Copie no caderno o paralelogramo ilustrado.

• Agora, responda.
Como podemos transformar o paralelogramo em um retângulo de mesma medida de área?
3.


Crie no caderno uma figura que possa ser transformada em um retângulo de mesma medida de área. Em seguida, troque de caderno com um colega, decomponha a figura criada por ele e componha um retângulo.
4 Medida de área do paralelogramo
Observe o paralelogramo a bê cê dê a seguir. Nele, traçamos a altura
Segmento AH., relativa à base
Segmento DC..

Recorde
Em um paralelogramo, os lados opostos paralelos são congruentes.
Podemos decompor esse paralelogramo em dois polígonos – o triângulo ADH e o trapézio ABCH – e com esses polígonos compor um retângulo, conforme indicado no esquema:

Após a decomposição do paralelogramo e a composição do retângulo, observe que o paralelogramo e o retângulo têm:
• altura de medida a de comprimento;
• base de medida b de comprimento;
• mesma medida de área.

Assim:

Observação
A expressão anterior pode ser usada para calcular a medida de área de qualquer paralelogramo, com lados de medidas de comprimento inteiras ou não inteiras.
Exemplo
Vamos determinar a medida de área do paralelogramo a bê cê dê.

Medida de área:
a = b ⋅ a
a = 8 métros ⋅ 3,5 métros
a = 28 métros quadrados

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Determine a medida de área dos paralelogramos.
a)

b)

2. Faça o que se pede.
a) A medida de área de um paralelogramo é 146,26 centímetros quadrados. Sabendo que sua altura mede 7,1 centímetros de comprimento, determine a medida de comprimento da base relativa a essa altura.
b) No paralelogramo a bê cê dê, o lado
A Bmede 2 centímetros, a altura relativa ao lado
B Cmede 1,7 centímetro e o perímetro mede 12 centímetros de comprimento. Determine a medida de área desse paralelogramo.
3. Em um paralelogramo a bê cê dê, o segmento
Segmento AE.é perpendicular ao lado
Segmento DC.e mede 3 centímetros de comprimento. Sabendo que o lado
Segmento DC.mede 5 centímetros de comprimento, calcule a medida de área desse paralelogramo.
4. Desenhe um paralelogramo que seja equivalente a um quadrado cujo lado mede 5 centímetros de comprimento.
• Existe apenas uma solução para esse problema? Explique sua resposta.
5. Determine a medida de área do paralelogramo e, depois, responda à questão.

• Se dobrarmos a medida de comprimento da altura desse paralelogramo e dividirmos a medida de comprimento de sua base por 2, o que acontecerá com a medida de área?
6. Ricardo é marceneiro e recebeu uma encomenda para fazer porta-retratos. Cada porta-retrato terá o formato de um paralelogramo, como na figura a seguir (os objetos não terão emendas).

• Para produzir esses porta-retratos, Ricardo comprará placas de madeira, de formato retangular, que medem 80 centímetros de largura e 100 centímetros de comprimento. Quantas placas serão necessárias para fazer 40 porta-retratos?
5 Medida de área do triângulo
As regiões triangulares a seguir são iguais e formam um paralelogramo, conforme indicado no esquema:

Após a composição do paralelogramo a bê cê dê, é possível observar que:
• os triângulos e o paralelogramo têm altura de mesma medida de comprimento (a);
• os triângulos e o paralelogramo têm base de mesma medida de comprimento (b);
• a medida de área do paralelogramo é igual à soma das medidas de áreas dos dois triângulos.
Como as regiões triangulares são iguais, a medida de área de cada uma é igual à metade da medida de área do paralelogramo.

Portanto:

Observação
A expressão anterior pode ser usada para calcular a medida de área de qualquer triângulo, com lados de medidas de comprimento inteiras ou não inteiras.
Exemplo
Vamos determinar a medida de área do triângulo á bê cê a seguir.

Logo, a área do triângulo á bê cê mede 3,75 centímetros quadrados.
Para calcular a medida de área de um triângulo, podemos considerar como base qualquer um de seus lados e tomar a medida de comprimento da altura relativa ao lado escolhido.
Observe as diferentes maneiras de calcular a medida de área do triângulo á bê cê a seguir.

BM ≃ 3,85 centímetros
cê ó ≃ 2,96 centímetros
á êne ≃ 2,56 centímetros
A ≃
Fração produto 3 centímetros vezes 3 vírgula 85 centímetros, sobre 2, aproximadamente igual a 5 vírgula 77 centímetros quadrados(base
ACe altura
BM)
A ≃
Fração produto 3 vírgula 9 centímetros vezes 2 vírgula 96 centímetros, sobre 2, fim da fração aproximadamente igual a 5 vírgula 77 centímetros quadrados(base
ABe altura
CO)
A ≃
Fração produto 4 vírgula 5 centímetros vezes 2 vírgula 56 centímetros, sobre 2, fim da fração aproximadamente igual a 5 vírgula 77 centímetros quadrados(base
BCe altura
AN)
Desafio
Se a área da figura mede 1 centímetro quadrado e todos os triângulos que a compõem são equiláteros, quanto mede a área do triângulo azul?


ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Calcule quanto mede a área de cada triângulo.
a)

b)

2. Determine a medida de área do triângulo obtusângulo a seguir.

3. A área de lazer de um condomínio será ampliada com a construção de um jardim, como mostrado no esquema.

Quanto medirá a área ocupada pelo jardim?
4. Analise a figura a seguir e descubra a relação entre as medidas de área dos triângulos , á bê cê á bê dê e . á bê é

5.


O esquema a seguir representa um terreno onde serão plantados três tipos de hortaliça. Elabore um problema com base nesse esquema. Depois, troque de problema com um colega e resolva o problema proposto por ele.

6 Medida de área do trapézio
O trapézio a bê cê dê a seguir pode ser decomposto em dois triângulos com bases de medidas bit1 e bit2 de comprimento e altura de mesma medida a de comprimento.

Calculando as medidas de área desses triângulos, temos:
e
Sentença matemática. A área do triângulo 2 é igual ao produto b2 vezes a, sobre 2.A medida de área do trapézio é igual à soma das medidas de área dos triângulos.
Assim:

Observação
A expressão anterior pode ser usada para calcular a medida de área de qualquer trapézio, com lados de medidas de comprimento inteiras ou não inteiras.
Para pensar
Mariana foi contratada por uma empresa para reformar um salão de festas cujo piso tem a fórma de um trapézio, conforme o esquema a seguir.

Para revestir o piso, Mariana escolheu uma lajota quadrada cujo lado mede 30 centímetros de comprimento.
a) Qual é a medida da área do piso do salão?
b) Quantas lajotas Mariana deverá comprar para cobrir completamente o piso do salão, considerando que devem ser comprados 5% a mais de lajotas para repor perdas em caso de quebra?
7 Medida de área do losango
O losango a bê cê dê a seguir pode ser decomposto em dois triângulos com base de medida divisores de ₂ de comprimento e medida de altura
d1 sobre 2.de comprimento.

Observação
Como o losango é um paralelogramo de lados de mesma medida de comprimento, as regiões triangulares, obtidas com a decomposição do losango a bê cê dê, são iguais.
A medida de área do losango é igual à soma das medidas de área dos triângulos á bê cê e á dê cê.
Portanto:

Observação
A expressão anterior pode ser usada para calcular a medida de área de qualquer losango, com lados de medidas de comprimento inteiras ou não inteiras.
Exemplo
Vamos determinar a medida de área do losango a bê cê dê.

A =
Fração d1 vezes d2, sobre 2.A =
Fração 5 centímetros vezes 7 vírgula 2 centímetros, sobre 2.=
Fração 36 meios de centímetros quadrados.= 18 centímetros quadrados
Então, a área do losango a bê cê dê mede 18 centímetros quadrados.

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Determine a medida de área de cada figura.
a)

b)

c)

d)

2. O esquema a seguir representa um terreno que será repartido entre quatro irmãos.

• Como esse terreno poderá ser repartido para que as partes recebidas pelos irmãos tenham a mesma medida de área?
3. Um terreno tem a fórma de um trapézio de bases medindo 36 métros e 24 métros e altura de 20 métros de comprimento. Foi construído no local um galpão retangular de lados medindo 10,6 métros e 5,5 métros de comprimento. No restante do terreno, plantou-se grama. Qual é a medida da área do terreno que foi gramada?
4. Com base na representação do loteamento a seguir, determine a medida da área da região , sabendo que a área da região B mede 12 a . quilômetros quadrados

5.


A figura a seguir representa uma pipa. No caderno, defina as medidas de comprimento como achar conveniente e elabore um problema que envolva o cálculo da medida de área dessa pipa. Depois, troque de problema com um colega e resolva o problema proposto por ele.

6.

Calcule quanto mede a área da parte pintada de amarelo na figura, sabendo que ela é formada por dois losangos parcialmente sobrepostos.


Estatística e Probabilidade
faça as atividades no caderno


Comparação de dados representados em gráficos de barras e de setores
O saneamento básico de uma cidade se reflete na qualidade da água utilizada para abastecimento.
No município fictício de Bela, o esgoto coletado é tratado, mas o esgoto não coletado é lançado ao solo, poluindo-o. Como não são todos os bairros que têm coleta de esgoto, a prefeitura de Bela implantou um programa para melhorar essa situação.
Observe a seguir o gráfico de barras e o gráfico de setores que representam os mesmos dados sobre a porcentagem de esgoto sanitário coletado e não coletado em Bela de 2020 a 2023.

Dados obtidos pela prefeitura de Bela de 2020 a 2023.
▶ Em qual dos tipos de gráfico você acha que é possível observar com mais clareza a evolução do esgoto sanitário em Bela ao longo do tempo?
▶ Em qual deles você acha que é possível observar melhor, em determinado ano, a relação da quantidade de esgoto coletado com a quantidade total?
▶ Estatística e Probabilidade
Dependendo dos dados comparados, ora um, ora outro tipo de gráfico revela-se mais eficiente. Em alguns casos, a eficácia de ambos é idêntica. Observe a seguir a comparação desses gráficos em relação à situação apresentada.
Gráfico de barras verticais |
Gráfico de setores |
---|---|
As barras verticais apresentam, a cada ano, a porcentagem de esgoto coletado (barra azul) e a de esgoto não coletado (barra vermelha). Observando as barras azuis, facilmente concluímos que a porcentagem de esgoto coletado aumentou ao longo do período apresentado. |
Os círculos estão divididos em duas partes: a que representa a porcentagem de esgoto coletado (setor azul) e a que representa a porcentagem de esgoto não coletado (setor vermelho). Observando o gráfico de setores relativo a 2022, por exemplo, percebemos que nesse ano a maior parte do esgoto produzido já era coletada e, portanto, tratada. |

ATIVIDADE
faça A ATIVIDADE no caderno


Segundo a Declaração Universal dos Direitos da Criança, toda criança tem direito à educação e à saúde, mas esse direito nem sempre é respeitado. Os gráficos a seguir apresentam a porcentagem aproximada de crianças menores de um ano de idade vacinadas no Brasil em 2016, 2017, 2018 e 2019.
Observe os gráficos e responda à questão.

FUNDAÇÃO ABRINQ. Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2021. primeira edição Disponível em: https://oeds.link/T1GFjx. Acesso em: 1º junho. 2022.
• Em qual dos tipos de gráfico é possível observar com mais clareza a variação da porcentagem de crianças menores de um ano de idade vacinadas no período representado? Justifique.

Atividades de revisão
faça as atividades no caderno
1. Uma fazenda que mede 16 alqueires mineiros será dividida em lotes que medem .3200 métros quadrados de área cada um.
a) Quantos lotes serão obtidos com essa divisão?
b) Se cada lote for vendido por R$ 100.000,00cem mil reais, quanto será arrecadado com a venda de
Fração 3 quartos.desses lotes?
2. Responda às questões no caderno.
a) Quantas salas retangulares que medem 4 métros de comprimento e 5 métros de largura são necessárias para formar 1 are?
b) A medida de área correspondente a 1 alqueire paulista é equivalente à medida de área de quantos hectares?
3. Antônio vai trocar o piso de uma sala de formato quadrado cujo lado mede 5 métros de comprimento. Se ele pretende utilizar lajotas quadradas de lado medindo 0,5 métro de comprimento, quantas lajotas serão necessárias para cobrir todo o piso da sala?
4. Determine a variação da medida da área de uma quadra oficial de futebol de salão sabendo que a medida de comprimento máximo é 42 métros e a mínima é 25 métros e que a medida da largura máxima é 22 métros e a mínima é 15 métros de comprimento.
5. Alberto tem um terreno cuja área mede 75 . hectômetros quadrados Dessa medida de área ele vendeu .2500 métros quadrados do terreno, fez uma construção medindo .1500 métros quadrados de área e o restante da área reservou para fazer plantações de milho e de feijão.

a) Que medida de área, em metro quadrado, Alberto reservou para as plantações?
b) Qual será a medida de área ocupada pela plantação de feijão, sabendo que a plantação de milho ocupará o triplo dessa medida de área?
6. Determine a medida de área do quadrado cinza na figura a seguir.

7. Calcule a medida de área da figura a seguir.

8.

João dividiu uma malha quadriculada e a pintou de modo que se formassem dois triângulos e dois trapézios.

Em seguida, com esses quatro polígonos, João compôs um retângulo com mesma medida de área da malha quadriculada inicial. Observe como ele fez.

• Descubra o erro que João cometeu na composição do retângulo.