
CAPÍTULO 12 Transformações geométricas
1 Localização de pontos no plano
Você já viu que determinados pontos podem ser localizados na reta numérica. Mas como podemos localizar um ponto em um plano?
Para localizar um ponto em um plano, usamos duas coordenadas: uma para indicar a localização horizontal e outra para indicar a localização vertical.
Para facilitar a localização no globo terrestre, por exemplo, foram criadas as coordenadas geográficas, duas linhas imaginárias que indicam a posição de um ponto de acordo com a localização horizontal e a vertical. Essas coordenadas são a latitude e a longitude, também utilizadas em sistemas de navegação como o Sistema de Posicionamento Global.

A ideia de localização com base na latitude e na longitude é similar à de localização de pontos em um plano; por isso, antes de estudar esse assunto, vamos conhecer um pouco mais sobre latitude e longitude.
A latitude e a longitude são medidas de distância angular (em grau) empregadas para localizar qualquer ponto no globo terrestre.
A latitude toma como referência a linha do Equador e se baseia na orientação norte-sul. A longitude tem como referência o meridiano de grínitchi e se baseia na orientação leste-oeste.
Observe, a seguir, um esquema com as linhas de indicação de latitude e longitude do globo terrestre, e na página seguinte, o planisfério com a localização de algumas cidades, conforme essas coordenadas.

Elaborado com base em: í bê gê É. Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 18.
A longitude do ponto a no planisfério, por exemplo, é 40 graus leste, e a latitude é 60 graus norte.

Elaborado com base em: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico. sexta edição São Paulo: Moderna, 2016. página 12-13.
Saiba mais
Os guias de rua impressos
Esses guias surgiram em 1970 e existem até hoje. Com o avanço da tecnologia, eles deixaram de ser a solução mais comum para se orientar no espaço urbano.
Para localizar uma rua nesse tipo de guia, além do número da página em que ela está representada, precisamos saber suas coordenadas, que, geralmente, são uma letra e um número. Observe as imagens a seguir, que indicam a localização de uma rua da cidade de São Paulo ( São Paulo).


Par ordenado
Como vimos, a longitude e a latitude são as coordenadas utilizadas para localizar um ponto no planisfério.
Em Matemática, a localização de pontos em um plano é feita com o auxílio de duas retas numeradas perpendiculares, denominadas eixos. Esses eixos determinam o plano cartesiano. Para localizar um ponto no plano cartesiano, usamos dois números. Esses números são expressos na fórma de um par ordenado.
Esse par de números é assim chamado porque existe uma ordem predeterminada para escrevê-lo. Considere, no plano cartesiano a seguir, o ponto P correspondente ao par ordenado 4, 3 abre parênteses. fecha parênteses

O primeiro número do par ordenado indica a posição em relação ao eixo horizontal, e o segundo número, a posição em relação ao eixo vertical.
Observação
Representamos o ponto P de coordenadas (4, 3) por:

O ponto óh é denominado origem. No eixo horizontal, à direita de óh, estão os pontos correspondentes aos números positivos e, à esquerda, os pontos correspondentes aos números negativos. A medida de distância entre um ponto correspondente a um número inteiro e o seguinte, no eixo horizontal, é a mesma, tanto à direita quanto à esquerda da origem.
No eixo vertical, acima do ponto óh, estão os pontos correspondentes aos números positivos e, abaixo, os correspondentes aos números negativos. A medida de distância entre um ponto correspondente a um número inteiro e o seguinte, no eixo vertical, é a mesma, tanto acima quanto abaixo da origem.
Na figura a seguir, o ponto a pode ser localizado no plano pelo par ordenado 2, 1 abre parênteses, e o ponto fecha parênteses B, por (‒1, 1. fecha parênteses

Para fazer
Quais são as coordenadas dos pontos C, D e óh?
Os números do par ordenado que indicam a localização de determinado ponto são as coordenadas desse ponto. A primeira coordenada é a abscissa do ponto, e a segunda, a ordenada do ponto.

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Considere o sistema de eixos na representação a seguir e escreva, no caderno, as coordenadas dos pontos destacados.

2. Em uma folha de papel quadriculado, determine um sistema de eixos perpendiculares. Depois, trace:
a) o triângulo de vértices nos pontos a1, 2 abre parênteses, fecha parênteses B(‒3, 3 fecha parênteses e C(‒2, 2 menos; fecha parênteses
b) o quadrado de vértices nos pontos a2, 2 abre parênteses, fecha parênteses B(‒2, 2, fecha parênteses C(‒2, 2 menos fecha parênteses e D2, abre parênteses 2 menos. fecha parênteses
3. Em uma folha de papel quadriculado, determine um plano cartesiano e assinale os pontos a4, 1 abre parênteses, fecha parênteses B(‒1, 3 fecha parênteses e C1, abre parênteses 3 menos. fecha parênteses
• Usando uma régua, ligue os pontos a ê bê, B e C, C e a. Pinte a região interna da figura formada. Que figura é essa?
4. Em uma folha de papel quadriculado, determine um sistema de eixos cartesianos e represente os pontos indicados a seguir. Depois, faça o que se pede.

a) Encontre o ponto cujo par ordenado é formado pelo módulo das coordenadas de cada ponto representado na malha. Por exemplo, o ponto a abre parênteses menos3, 3 fecha parênteses será correspondente ao ponto A linha abre parênteses∣‒3∣, ∣3∣ fecha parênteses.
b) Onde estão localizados os pontos A, linha B, linha C, linha D, linha E linha e F? linha Descreva a região para os colegas.
2 Transformações geométricas no plano
Podemos fazer certos movimentos ou transformações com figuras do plano de modo que todas as suas medidas sejam preservadas. Nos exemplos a seguir, a figura 2 foi obtida com base na figura 1 por meio de uma transformação geométrica.



Como a medida de comprimento dos lados e a medida de abertura dos ângulos correspondentes das figuras 1 e 2 são iguais, essas transformações são chamadas isometrias. São exemplos de isometrias no plano: reflexão, translação e rotação.
Para investigar
Em cada exemplo, como você acha que a figura 2 foi obtida a partir da figura 1?
3 Reflexão
Uma figura pode ser refletida em um plano de dois modos: em relação a uma reta ou a um ponto. Vamos estudar os dois casos a seguir.
Reflexão em relação a uma reta
Na figura a seguir, o triângulo A linhaB linhaC linha foi obtido do triângulo á bê cê por meio da reflexão em relação à reta r indicada. Dizemos que esses dois triângulos são simétricos em relação à reta r, que é o eixo de reflexão ou eixo de simetria, e que o triângulo A linhaB linhaC linha é a imagem do triângulo . á bê cê


Cada ponto do triângulo A linhaB linhaC linha tem um ponto correspondente no triângulo á bê cê, que é seu simétrico em relação à reta r.
Por exemplo:
• a e A linha são simétricos em relação à reta r;
• B linha é o simétrico de B em relação à reta r;
• C linha é a imagem de C por meio da reta r.
Observe que dois pontos simétricos em relação à reta r estão à mesma medida de distância dessa reta, em posições opostas.
Isso sempre ocorre com duas figuras simétricas em relação a uma reta: cada ponto de uma delas é simétrico a um ponto da outra em relação à reta, e vice-versa, e os pontos simétricos estão à mesma medida de distância da reta considerada.
Observe, por exemplo, como podemos refletir o quadrilátero a bê cê dê ilustrado em relação à reta r, em uma malha quadriculada.

Primeiro, encontramos os simétricos dos vértices a, B, C e D do quadrilátero em relação à reta r. Vamos indicar esses pontos por A, linha B, linha C linha e D, linha respectivamente. Em seguida, construímos o quadrilátero A linhaB linhaC linhaD, linha que é simétrico do quadrilátero a bê cê dê em relação à reta r.
Note que, como o eixo de simetria corta a figura inicial, parte da figura refletida está de um lado da reta r e a outra parte está do outro lado.

Observação
• O eixo de reflexão é fixo, ou seja, não se movimenta.
• A simetria em relação a uma reta é chamada simetria axial.
Figuras com simetria
Observe algumas figuras que apresentam simetria. Note que algumas delas têm mais de um eixo de simetria.


Reflexão de figuras em relação aos eixos do plano cartesiano
Podemos encontrar a simétrica de qualquer figura em relação aos eixos do plano cartesiano. Vamos analisar os triângulos representados no plano cartesiano.

• O triângulo A linhaB linhaC linha é o simétrico do triângulo á bê cê em relação ao eixo x.
Observe as coordenadas dos vértices dos triângulos á bê cê e A linhaB linhaC. linha
No triângulo á bê cê as coordenadas dos vértices são a abre parênteses1, 3 fecha parênteses, B abre parênteses2, 1 fecha parênteses e C abre parênteses5, 2 fecha parênteses enquanto as do triângulo A linhaB linhaC linha são A linha abre parênteses1, menos3 fecha parênteses, B linha abre parênteses2, menos1 fecha parênteses e C linha abre parênteses5, menos2 fecha parênteses.
Note que as abscissas dos pontos correspondentes são iguais e que, para obter as ordenadas dos pontos A, linha B linha e C, multiplicamos as ordenadas dos pontos correspondentes por linha 1. menos
• O triângulo A duas linhasB duas linhasC duas linhas é o simétrico do triângulo A linhaB linhaC linha em relação ao eixo y.
Observe as coordenadas dos vértices dos triângulos A linhaB linhaC linha e A duas linhasB duas linhasC. duas linhas
No triângulo A linhaB linhaC linha as coordenadas dos vértices são A linha abre parênteses1, menos3 fecha parênteses, B linha abre parênteses2, menos1 fecha parênteses e C linha abre parênteses5, menos2 fecha parênteses e as do triângulo A duas linhasB duas linhasC duas linhas são A duas linhas(‒1, menos3 fecha parênteses, B duas linhas(‒2, menos1 fecha parênteses e C duas linhas(‒5, menos2 fecha parênteses.
Note que as ordenadas dos pontos correspondentes são iguais e que, para obter as abscissas dos pontos A, duas linhas B duas linhas e C, duas linhas multiplicamos as abscissas dos pontos correspondentes por menos1.
Para investigar
a) Que triângulo obteremos se refletirmos o triângulo á bê cê primeiro em relação ao eixo y e, depois, em relação ao eixo x?
b) Considerando que ao refletir o triângulo á bê cê em relação ao eixo y obtemos o triângulo A três linhasB três linhasC três linhas, quais são as coordenadas dos vértices desse novo triângulo?

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Copie a figura ilustrada a seguir em papel quadriculado. Em seguida, construa a figura simétrica em relação à reta s.

2. Copie a figura a seguir em uma folha de papel quadriculado e desenhe a figura simétrica a ela em relação à reta r.

3. Na imagem a seguir, o polígono A linhaB linhaC linhaD linhaE linhaF linha é o simétrico do polígono á bê cê dê é éfe em relação a uma reta r, que não está representada na figura.

Observe como Ana fez para representar a reta r na página seguinte.

• Agora, sabendo que as figuras a seguir são simétricas em relação a uma reta t, não representada, copie-as em papel quadriculado e represente a reta t.

4. Observe as coordenadas dos vértices do triângulo a seguir.

• Agora, responda.
a) Como é possível obter as coordenadas do triângulo A linhaB linhaC linha simétrico ao triângulo á bê cê em relação ao eixo x, sem que seja preciso desenhar o triângulo A linhaB linhaC? linha
b) Quais serão as coordenadas do triângulo A linhaB linhaC? linha
5. Em uma folha de papel quadriculado, determine um sistema de eixos cartesianos e represente nele o triângulo de vértices J(‒ 6, 2 fecha parênteses, K(‒ 5, 5 fecha parênteses e L(‒ 2, 2 fecha parênteses e o seu simétrico em relação ao eixo x.
6. Em uma folha de papel quadriculado, determine um sistema de eixos cartesianos e represente nele o quadrilátero de vértices F(‒8, menos 4, fecha parênteses G(‒ 7, menos 7, fecha parênteses H(‒1, 4 menos fecha parênteses e ih(‒4, 2 menos fecha parênteses e o seu simétrico em relação ao eixo y.
7. Observe as coordenadas dos vértices do triângulo representado no plano cartesiano a seguir.

a) Quais serão as coordenadas do vértice do triângulo A linhaB linhaC’ simétrico ao triângulo á bê cê em relação ao eixo y?
b) Em uma folha de papel quadriculado, determine um sistema de eixos cartesianos e represente o triângulo á bê cê e seu simétrico em relação ao eixo y.
Reflexão em relação a um ponto
Observe os triângulos representados na malha quadriculada a seguir.


O triângulo A linhaB linhaC linha foi obtido do triângulo á bê cê por meio da reflexão em relação ao ponto óh indicado. Dizemos que esses dois triângulos são simétricos em relação ao ponto óh, que é o centro de reflexão, e que o triângulo A linhaB linhaC linha é a imagem do triângulo á bê cê.
Cada ponto do triângulo A linhaB linhaC linha tem um ponto correspondente no triângulo á bê cê, que é seu simétrico em relação ao ponto óh.
Por exemplo:
• a e A linha são simétricos em relação ao ponto óh;
• B linha é o simétrico de B em relação ao ponto óh;
• C linha é a imagem de C em relação ao ponto óh.
Isso sempre ocorre com duas figuras simétricas em relação a um ponto: cada ponto de uma delas é simétrico a um ponto da outra em relação ao centro de reflexão, e vice-versa, e os pontos simétricos estão à mesma medida de distância do centro de reflexão.
Observação
A simetria em relação a um ponto é chamada simetria central.
Observe, por exemplo, como podemos refletir o polígono , a seguir, em relação ao ponto á bê cê dê é , em uma malha quadriculada. óh

Primeiro, encontramos os simétricos dos vértices a, B, C, D e ê do polígono em relação ao ponto óh. Vamos indicar esses pontos por A, linha B, linha C, linha D linha e E, linha respectivamente. Em seguida, construímos o polígono A linhaB linhaC linhaD linhaE, linha que é o simétrico do polígono á bê cê dê é em relação ao ponto óh.

Reflexão de figuras em relação à origem do plano cartesiano
Podemos encontrar a simétrica de qualquer figura em relação à origem do plano cartesiano. Considere a representação a seguir.

Nesse exemplo, o triângulo A linhaB linhaC linha é o simétrico do triângulo á bê cê em relação à origem do plano cartesiano.
Agora, observe as coordenadas dos vértices dos triângulos á bê cê e A linhaB linhaC linha.
No triângulo á bê cê as coordenadas dos vértices são a abre parênteses1, 3 fecha parênteses, B abre parênteses2, 1 fecha parênteses e C abre parênteses5, 2 fecha parênteses, enquanto as do triângulo A linhaB linhaC linha são A linha abre parênteses menos1, menos3 fecha parênteses, B linha abre parênteses menos2, menos1 fecha parênteses e C linha abre parênteses menos5, menos2 fecha parênteses.
Note que, para obter a abscissa e a ordenada dos pontos A, linha B linha e C, linha multiplicamos as abscissas e as ordenadas dos pontos a, B e C por menos1, respectivamente.

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Copie a figura a seguir em uma folha de papel quadriculado. Depois, construa a figura simétrica a ela em relação ao ponto Q.

2. Copie a figura a seguir em uma folha de papel quadriculado. Depois, construa a figura simétrica a ela em relação ao ponto G.

3. Na imagem a seguir, o polígono A linhaB linhaC linhaD linhaE linha é o simétrico do polígono , em relação a um ponto á bê cê dê é , que não está representado na figura. óh

Observe como Ivo determinou a localização do ponto óh.

Lembre-se: Escreva no caderno!
• Agora, sabendo que as figuras a seguir são simétricas em relação a um ponto T, que não está representado, copie-as em uma folha de papel quadriculado e represente o ponto T.

4. Observe as coordenadas dos vértices do triângulo a seguir. Depois, responda às perguntas.

a) Como é possível obter as coordenadas do triângulo A linhaB linhaC linha simétrico ao triângulo á bê cê em relação à origem, sem que seja preciso desenhar o triângulo A linhaB linhaC linha?
b) Quais serão as coordenadas do triângulo A linhaB linhaC linha?
5. Em uma folha de papel quadriculado, determine um sistema de eixos cartesianos e represente nele o pentágono de vértices P abre parênteses menos 4, 2 fecha parênteses, Q abre parênteses menos 2, 3 fecha parênteses, R abre parênteses menos 3, 4 fecha parênteses, S abre parênteses menos 5, 4 fecha parênteses e T abre parênteses menos 6, 3 fecha parênteses e o seu simétrico em relação à origem do plano cartesiano.
4 Translação
Observe as figuras na malha quadriculada a seguir.

As setas indicam que a figura 1 foi deslocada 10 quadradinhos na direção horizontal e no sentido da esquerda para a direita, gerando a figura 2.
Considerando que esse mesmo deslocamento foi feito com todos os pontos da figura 1, dizemos que a figura 2 foi obtida por uma translação da figura 1, e que a figura 2 é a imagem da figura 1.
Observe, por exemplo, como podemos transladar o triângulo á bê cê a seguir de acordo com a medida de comprimento, a direção e o sentido da seta.


Para transladar esse triângulo, deslocamos os vértices a, B e C, 3 quadradinhos para a direita e, depois, 3 quadradinhos para baixo, obtendo os vértices A, linha B linha e C, linha respectivamente. Em seguida, traçamos o triângulo A linhaB linhaC. linha

Para analisar

O que a reflexão em relação a uma reta (ou em relação a um ponto) tem em comum com a translação? Converse com os colegas sobre isso.

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Em cada caso, copie o polígono em uma folha de papel quadriculado. Depois, translade-o de acordo com a medida de comprimento, a direção e o sentido da seta.
a)

b)

2. Na figura a seguir, o triângulo A linhaB linhaC linha é imagem do triângulo á bê cê por translação. Reproduza as figuras, em uma folha de papel quadriculado, e, em seguida, desenhe o vetor dessa translação.

3. Observe as figuras representadas na malha quadriculada a seguir. Depois, faça o que se pede.

• É correto afirmar que a figura 2 foi obtida pela translação da figura 1? Justifique.
4. Observe as faixas decorativas a seguir.




• Qual é a direção da translação presente nas figuras de cada uma dessas faixas?
5 Rotação
Observe as figuras na malha quadriculada a seguir.

Na malha quadriculada anterior, temos o desenho de dois martelos idênticos. Observe que a figura 2 foi obtida da figura 1 por meio de um giro, no sentido horário (sentido dos ponteiros do relógio), que mede 90 graus ao redor do ponto . Assim, podemos dizer, por exemplo, que o ponto óh a gerou o ponto A, e o ponto linha B gerou o ponto B. linha
Considerando que um giro de mesma medida foi feito com todos os pontos da figura 1, dizemos que a figura 2 foi obtida por uma rotação da figura 1 e que a figura 2 é a imagem da figura 1.

Observe, por exemplo, como podemos construir, usando régua e transferidor, a figura obtida pela rotação do triângulo á bê cê, em torno do ponto óh, considerando um giro com medida igual a 90 graus no sentido horário.
Lembre-se: Escreva no caderno!
1º) Seja o triângulo á bê cê e o ponto óh.

2º) Traçamos a semirreta
OA..

3º) Usando uma régua e um transferidor, traçamos uma semirreta com origem em óh e que fórma um ângulo cuja abertura mede 90 graus com
Semirreta OAno sentido horário.

4º) Marcamos um ponto A linha sobre a semirreta construída, de modo que o segmento
OA linha.tenha a mesma medida de comprimento que
Segmento OA.
Lembre-se: Escreva no caderno!

5º) Repetimos o mesmo processo com os pontos B e C para obter os pontos B linha e C, linha ou seja:
• traçamos
Semirreta OBe, em seguida, uma semirreta com origem em óh e que fórma um ângulo cuja abertura mede 90 graus com
Semirreta OBno sentido horário. Depois, marcamos o ponto bit' nessa semirreta, de modo que ó bê = OB'.
• traçamos
Semirreta OCe, depois, uma semirreta com origem em óh e que fórma um ângulo cuja abertura mede 90 graus com
Semirreta OCno sentido horário. Depois, marcamos o ponto C' nessa semirreta, de modo que ó cê = OC'.
Por fim, ligamos os pontos A, linha B linha e C linha e pintamos a região interna da figura, obtendo o triângulo A linhaB linhaC. linha
Assim, o triângulo A linhaB linhaC linha foi obtido por uma rotação do triângulo á bê cê em torno do ponto óh no sentido horário e com giro medindo 90. graus

Para analisar
Compare a reflexão em relação a um ponto óh de uma figura qualquer com a rotação de centro óh e um giro com medida igual a 180 graus, em qualquer sentido, dessa mesma figura. O que você pode perceber?

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Observe a rotação das figuras ao redor do ponto óh e responda às questões no caderno.

a) Qual é a medida do giro de rotação no sentido anti-horário que devemos aplicar na figura azul para obter a figura laranja?
b) Ao aplicar uma rotação com giro de medida 180 graus na figura laranja, obtemos qual figura?
c) Explique o sentido de rotação que devemos aplicar na figura azul para obter a figura verde.
d) Qual é a medida do giro de rotação que devemos aplicar na figura amarela para obtê-la novamente?
2. Escreva no caderno, em cada caso, a medida e o sentido da rotação realizada da figura original em torno do ponto óh.
a) Figura original: á bê cê

b) Figura original: á bê cê dê é éfe

3. Construa, em seu caderno, a figura obtida pela rotação de um triângulo qualquer, em torno de um ponto óh, determinada pelo giro de medida igual a 100 graus no sentido anti-horário.
4. Construa, em seu caderno, a figura obtida pela rotação de um quadrilátero qualquer, em torno de um ponto óh, determinada pelo giro de medida igual a 70 graus no sentido horário.
5. Descreva a rotação que fazemos com o quadrilátero a bê cê dê a seguir quando multiplicamos as coordenadas de seus vértices por 1. menos

6. Em uma folha de papel quadriculado, represente em um plano cartesiano o triângulo de vértices P abre parênteses2, 1 fecha parênteses, Q abre parênteses3, 3 fecha parênteses e R abre parênteses4, 1 fecha parênteses e o triângulo de vértices S abre parênteses1, menos 2 fecha parênteses, T abre parênteses3, menos 3 fecha parênteses e U abre parênteses1, menos 4 fecha parênteses. O que podemos afirmar sobre esses dois triângulos?

Informática e Matemática
faça as atividades no caderno
Figuras obtidas por transformações geométricas
Nesta seção, vamos usar um software de Geometria dinâmica para refletir, transladar e rotacionar polígonos, além de investigar algumas propriedades dessas transformações geométricas.
Construa
Reflexão em relação a uma reta
Siga os passos a seguir para construir o simétrico de um polígono qualquer em relação a uma reta.
1º) Construa um polígono qualquer.
2º) Trace uma reta r qualquer. Essa reta será o eixo de reflexão.

3º) Clique na ferramenta de reflexão em relação a uma reta. Depois, clique sobre o polígono e sobre a reta r. O polígono que aparecerá na tela será o simétrico do polígono inicial em relação à reta r.

Reflexão em relação a um ponto
Siga os passos a seguir para construir o simétrico de um polígono qualquer em relação a um ponto.
1º) Construa um polígono qualquer.
2º) Marque um ponto óh qualquer. Esse ponto será o centro de reflexão.

3º) Clique na ferramenta de reflexão em relação a um ponto. Depois, clique sobre o polígono e sobre o ponto óh. O polígono que aparecerá na tela será o simétrico do polígono inicial em relação ao ponto óh.

Translação
Siga os passos a seguir para transladar um polígono qualquer.
1º) Construa um polígono qualquer.
2º) Clique na ferramenta para construir vetores e construa um vetor qualquer. Esse será o vetor da translação.

3º) Clique na ferramenta de translação. Depois, clique sobre o polígono e sobre o vetor. O polígono que aparecerá na tela será a imagem da translação.

Rotação
Siga os passos a seguir para rotacionar um polígono qualquer em torno de um ponto.
1º) Construa um polígono qualquer.
2º) Marque um ponto P qualquer. Esse ponto será o centro da rotação.

3º) Clique na ferramenta de rotação. Depois, clique sobre o polígono e sobre o ponto P. Por fim, escolha a medida de abertura do ângulo e o sentido da rotação. O polígono que aparecerá na tela será a imagem da rotação.

Investigue
Em cada uma das construções que você realizou, meça o comprimento dos lados e a medida de abertura do ângulo que determinou a rotação correspondente dos polígonos. Depois, movimente-os. O que você observou?
6 Outras transformações geométricas no plano cartesiano
Vimos que podemos fazer algumas transformações com figuras no plano cartesiano de modo que as suas medidas sejam preservadas. E, para isso, multiplicamos as abscissas e ou ou as ordenadas por menos1.
Também é possível fazer transformações geométricas que podem alterar as medidas e a fórma delas multiplicando as coordenadas por números inteiros não nulos diferentes de menos1. Acompanhe.
Multiplicando as coordenadas por números inteiros não nulos maiores que menos1
Observe as coordenadas dos vértices dos retângulos a bê cê dê e A linhaB linhaC linhaD . linha

O retângulo A’B’C’D’ foi obtido multiplicando as abscissas e as ordenadas de cada vértice do retângulo a bê cê dê por 2.
Note que, nesse caso, a fórma da figura original a bê cê dê foi mantida e as medidas de comprimento dos lados correspondentes foram duplicadas. Podemos dizer que o retângulo A’B’C’D’ é uma ampliação do retângulo a bê cê dê.
Multiplicando as coordenadas por números inteiros menores que menos1
Observe as coordenadas dos vértices dos retângulos a bê cê dê e A’B’C’D’.

O retângulo A’B’C’D’ foi obtido multiplicando as abscissas e as ordenadas de cada vértice do retângulo a bê cê dê por 2. menos
Note que, nesse caso, a fórma da figura original a bê cê dê foi mantida e as medidas de comprimento dos lados correspondentes também foram duplicadas, porém o retângulo A linhaB linhaC linhaD linha está invertido. Podemos dizer que o retângulo A linhaB linhaC linhaD linha é uma ampliação invertida do retângulo a bê cê dê.
Multiplicando uma das coordenadas por números inteiros não nulos diferentes de menos1
Observe as coordenadas dos vértices dos quadriláteros a bê cê dê e A linhaB linhaC linhaD. linha

O retângulo A linhaB linhaC linhaD linha foi obtido multiplicando apenas as ordenadas de cada vértice do quadrado a bê cê dê por 2.
Note que o quadrado a bê cê dê teve sua fórma alterada, pois obtivemos um retângulo. Note que apenas as medidas de comprimento dos lados
Sentença matemática. Segmento A linha B linha.e
Sentença matemática. Segmento C linha D linha.são o dobro das medidas de comprimento de
Sentença matemática. Segmento AB.e
Sentença matemática. Segmento CD.e que as medidas de comprimento de
Sentença matemática. Segmento B linha C linha.e
Sentença matemática. Segmento A linha D linha.são as mesmas que as de
Sentença matemática. Segmento BC.e
Sentença matemática. Segmento AD.. Nesse caso, dizemos que houve uma deformação da figura.
Para pensar
O que aconteceria se multiplicássemos por 2 apenas as abscissas de cada vértice do quadrado a bê cê dê?

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Observe as coordenadas dos vértices dos triângulos a seguir.

a) O que podemos afirmar sobre os triângulos á bê cê e A linhaB linhaC? linha
b) Como é possível obter as coordenadas dos vértices do triângulo A linhaB linhaC linha a partir das coordenadas dos vértices do triângulo á bê cê?
2. Em uma folha de papel quadriculado, determine um sistema de eixos cartesianos e represente nele o triângulo á bê cê da atividade 1.
Agora, faça o que se pede.
a) Multiplique as coordenadas do triângulo á bê cê por menos3 para obter as coordenadas A, linha B linha e C. linha Determine as novas coordenadas e desenhe, no mesmo sistema de eixos cartesianos, o triângulo A linhaB linhaC. linha
b) O que é possível afirmar sobre o triângulo A linhaB linhaC linha em relação ao triângulo á bê cê?
3. Em uma folha de papel quadriculado determine um sistema de eixos cartesianos e represente nele o quadrado de vértices P abre parênteses menos 4, menos 2 fecha parênteses, Q abre parênteses menos4, menos 4 fecha parênteses, R abre parênteses menos2, menos 4 fecha parênteses e S abre parênteses menos 2, menos 2 fecha parênteses.
a) Multiplique apenas as abscissas do quadrado PQRS por menos3 obtendo os pontos P, linha Q, linha R linha e S . linha
Represente o quadrilátero P linhaQ linhaR linhaS linha no mesmo sistema de eixos cartesianos.
b) Multiplique apenas as ordenadas do quadrado PQRS por menos3, obtendo os pontos P, duas linhas Q, duas linhas R duas linhas e S. duas linhas
Represente o quadrilátero P duas linhasQ duas linhasR duas linhasS duas linhas no mesmo sistema de eixos cartesianos.
7 As transformações nas artes
Podemos reconhecer algumas transformações geométricas nas obras de arte, em elementos arquitetônicos e em vários outros objetos e imagens.
Ao criar uma obra de arte, muitos artistas aplicam os conceitos de simetria e repetição de padrões. O artista gráfico holandês M. C. écher ( 1898 a 1972), por exemplo, destaca-se pela habilidade de criar imagens com efeitos de ilusão de ótica e padrões obtidos a partir de figuras simples, como as observadas na obra reproduzida a seguir.

Observe que na imagem três desenhos se repetem: peixe, pato e lagarto. Todos eles apresentam simetria em relação a uma reta.

Além disso, é possível identificar translações e rotações de figuras. Observe.


Para analisar
Observe novamente a reprodução da obra Peixe/pato/lagarto, de M. C. écher, e identifique outras translações e rotações presentes nela.

As transformações geométricas também estão presentes em diferentes obras visuais indígenas, como a pintura corporal e a cestaria (técnica de produção de cestos). Uma característica comum nessas obras é a utilização de grafismos, desenhos que representam figuras geométricas ou imagens de pessoas e de animais. Observe as imagens a seguir.



ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1.

Influenciado pela cultura e pelas tradições dos povos africanos, o artista brasileiro Rubem Valentim ( 1922 a 1991) atribuía um caráter sagrado às suas produções. Aprecie, a seguir, a reprodução de duas de suas obras.


• Agora, faça o que se pede.
a) Que transformações geométricas você reconhece na reprodução da obra Emblemágico? E na reprodução da obra Emblemágico 78?
b)

Reúna-se com três colegas e façam uma pesquisa sobre a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro.
2. Nas peças de cerâmica, os grafismos podem ser pintados ou feitos por incisões. Nos vasos de cerâmica marajoara reproduzidos na imagem, os grafismos foram obtidos por pequenos córtes.

Que transformações geométricas você reconhece nesses vasos?
3. As figuras a seguir foram criadas com base em grafismos indígenas. Observe.

•

Inspirado pelas imagens apresentadas, crie um grafismo em uma folha de papel quadriculado.

Estatística e Probabilidade
faça as atividades no caderno
Pesquisa amostral e pesquisa censitária
Duas ideias muito importantes estão presentes nas pesquisas: a ideia de população e a de amostra.
População é o conjunto de todos os elementos que contêm uma característica que se quer estudar. A população pode ser formada, por exemplo, pelos habitantes de determinada cidade ou pelas peças produzidas por uma fábrica em certo período.

Amostra de uma população é uma parte da população que queremos estudar.

Por exemplo, em uma pesquisa sobre a idade dos funcionários das 18 escolas públicas de uma cidade, temos:
• População: todos os funcionários dessas escolas.
• Amostra: funcionários de 10 das 18 escolas públicas dessa cidade.
Uma pesquisa estatística pode ser feita acessando toda a população (pesquisa censitária) ou uma parte dela (pesquisa amostral). Em geral, opta-se pelas pesquisas amostrais por razões econômicas e ou ou pela impossibilidade de acessar toda a população.

▶ Estatística e Probabilidade

ATIVIDADES
faça as atividades no caderno
1. Leia as afirmações a seguir e copie no caderno a(s) verdadeira(s).
a) Uma amostra é uma parte da população.
b) Uma pesquisa censitária é feita consultando parte da população.
c) Uma pesquisa amostral é feita consultando toda a população.
d) Se o público-alvo for pequeno, é indicado fazer uma pesquisa amostral.
2. Leia a pesquisa descrita em cada item, identifique a população e, depois, classifique-a em censitária ou amostral.
a) A dona de uma loja que vende produtos pela internet decidiu avaliar o grau de satisfação de seus clientes com o atendimento no último mês. Para isso, todo cliente que fizesse alguma compra precisava, no site, classificar o atendimento em ruim, regular ou ótimo.
b) Em um prédio com 240 moradores, foi feita uma pesquisa com 50 moradores, escolhidos aleatoriamente, para saber a intenção de voto para síndico do prédio.
c) Para fazer o recadastramento dos alunos de uma academia, foi necessário ligar para cada um e obter informações atualizadas.

3.


Reúna-se com alguns colegas para realizar uma pesquisa estatística. Ao final da pesquisa, produzam um relatório escrito procurando responder às questões a seguir.


Trabalho em equipe
faça as atividades no caderno
Você e seus colegas de grupo vão realizar uma pesquisa e, para isso, precisam identificar as etapas da pesquisa, elaborar um questionário, entrevistar algumas pessoas e produzir um relatório.
Hábitos esportivos
Justificativa
A prática regular de esportes traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Além disso, pode ser uma maneira divertida de passar o tempo com os amigos e com a família. Sabendo disso, você e seu grupo vão realizar uma pesquisa estatística para saber se as pessoas que moram na sua cidade têm o hábito de praticar esportes.
Com base em resultados de pesquisas estatísticas podemos tirar conclusões a respeito da população em estudo.

Objetivo
• Realizar uma pesquisa estatística para saber qual esporte as pessoas de sua comunidade escolar praticam e com qual frequência.
Apresentação
• Relatório escrito com gráficos e tabelas.
Questões para pensar em grupo
• Todos já participaram de uma pesquisa estatística?
• A pesquisa será censitária ou amostral? Justifique.
• Como será feita a coleta de dados?
• Quais perguntas serão feitas na entrevista?
• Quais tipos de gráficos e tabelas serão utilizados no relatório?
• Quais estratégias serão utilizadas para a construção dos gráficos e das tabelas?
• Quais informações vocês acham indispensáveis no relatório?
• O que é possível concluir analisando os dados obtidos na pesquisa?
Não se esqueçam
• Escrevam as etapas necessárias para a realização da pesquisa.
• Elaborem um questionário para ser utilizado nas entrevistas.
• Para construir os gráficos vocês podem utilizar planilhas eletrônicas.
• Agendem um horário para realizar as entrevistas.
• Organizem um cronograma para a realização de cada etapa da pesquisa.

Atividades de revisão
faça as atividades no caderno
1. Com base na figura, classifique no caderno as afirmações a seguir em verdadeiras ou falsas, sabendo que o polígono A linhaB linhaC linhaD linhaE linhaF linha foi obtido a partir do polígono á bê cê dê é éfe por uma translação.

a) O vetor dessa translação é o de cor verde.
b) Os segmentos
BCe
B linha C linhatêm mesma medida de comprimento.
c) As aberturas dos ângulos correspondentes desses polígonos não têm a mesma medida.
d) A medida de distância entre os pontos D e D linha é igual à medida de distância entre os pontos F e F. linha
2. Observe como Laura descreveu a rotação representada.


a) Você concorda com a descrição feita por Laura?
b) De que outra maneira ela poderia ter descrito essa rotação?
3. As transformações geométricas também estão presentes em bordados. Considere alguns exemplos de padrões de bordados.

a) Que transformações geométricas você reconhece nesses padrões?
b)

Inspirado pelas imagens anteriores, crie um padrão de bordado em uma folha de papel quadriculado. Em seguida, compartilhe seu desenho com os colegas.
Lembre-se: Escreva no caderno!
4. Observe o pentágono PQRST a seguir.

a) Quais são as coordenadas do simétrico em relação ao eixo y deste pentágono?
b) Em uma folha de papel quadriculado, determine um sistema de eixos cartesianos e represente nele os pentágonos PQRST e P linhaQ linhaR linhaS linhaT. linha
5. Quais são as coordenadas do simétrico em relação ao eixo x do quadrilátero de vértices a abre parênteses1, 1 fecha parênteses, B abre parênteses1, 3 fecha parênteses, C abre parênteses5, 5 fecha parênteses e D abre parênteses5, 2 fecha parênteses?
6. Quais são as coordenadas do simétrico do quadrilátero cujos vértices são a(‒2, ‒ 6 fecha parênteses, B abre parênteses menos3, menos 1 fecha parênteses, C abre parênteses menos 5, menos 3 fecha parênteses e D abre parênteses menos 5, menos 5 fecha parênteses em relação à origem?
7. Copie a figura a seguir em uma folha de papel quadriculado.

a) Escreva as coordenadas dos vértices do trapézio ême êne ó pê.
b) Multiplique apenas as ordenadas dos vértices do trapézio ême êne ó pê por 2, localize no plano cartesiano as coordenadas M, linha N, linha O linha e P linha e desenhe o novo quadrilátero.
c) Multiplique apenas as abscissas dos vértices do quadrilátero ême êne ó pê por menos2, localize no plano cartesiano as coordenadas M, duas linhas N, duas linhas O duas linhas e P duas linhas e desenhe o novo quadrilátero.
d) Obtenha o simétrico do quadrilátero M duas linhasN duas linhasO duas linhasP duas linhas em relação à origem.

Para finalizar
faça as atividades no caderno
organize suas ideias
Observe e responda
Considere as imagens a seguir.



Com base nas imagens e também no que você aprendeu nesta Unidade, responda às questões no caderno.
1. Qual é a medida de área do triângulo desenhado no quadro anterior?
2. De acordo com a imagem do sanduíche, para fazer um bauru simples, devem ser usadas duas fatias de queijo e duas de presunto. Quantas fatias de presunto e quantas de queijo seriam necessárias para fazer 3 desses baurus? E 4? E 5?
3. Com base no plano cartesiano, indique 4 dos pontos destacados que podem formar os vértices de um quadrado.
Registre

Para finalizar o estudo desta Unidade, reúna-se com um colega e façam o que se pede.
1. Que polígonos vocês conhecem? Desenhem alguns exemplos e expliquem como calcular a medida de área de cada um deles.
2. O que é proporção?
3. Quantos eixos de simetria possui um quadrado? E um retângulo?
4. Na abertura desta Unidade, vocês responderam a algumas questões no boxe “Para começar...”. Retomem as questões e analisem se vocês dariam outras respostas a elas agora. Depois, escrevam um texto explicando o que aprenderam nesta Unidade.
Para conhecer mais
Geometria na Amazônia (Coleção A descoberta da Matemática)
Ernesto Rosa
São Paulo: Ática, 2002.
Assuntos importantes da Matemática do Ensino Fundamental são abordados de fórma lógica e clara nessa história dos irmãos André e Isabela. Enquanto sobrevoam a Floresta Amazônica, o avião em que estão colide com um urubu e, depois de o piloto fazer um pouso forçado, eles precisam construir um balão para deixar a floresta.

Uma proporção ecológica
(Coleção A descoberta da Matemática)
Luzia Faraco Ramos
São Paulo: Ática, 2008.
Uma viagem para participar de um projeto de pesquisa e de divulgação sobre a importância da reciclagem do lixo leva as amigas Mari, Isabela e Lina a viver uma aventura inesperada. Qual seria a reação das pessoas à proposta de reciclar lixo? Elas entenderiam a importância desse projeto ou tentariam sabotá-lo?
Enquanto vivem essa aventura, as meninas e seus amigos aprendem razão, proporção, regra de três e porcentagem.
