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MOSTRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Gabriela está fazendo uma reforma em sua casa e vai precisar pintá-la. O gerente da empresa contratada por ela informou que o tempo para finalizar a pintura dependeria da quantidade de pintores contratados e que 2 pintores realizariam o serviço em 6 dias. Se Gabriela contratar 4 pintores, em quanto tempo eles finalizarão a pintura, mantendo o mesmo ritmo de trabalho?
a) 2 dias
b) 3 dias
c) 6 dias
d) 12 dias
2. As peças a seguir fazem parte de um quebra-cabeça tridimensional. Nelas, os cubinhos possuem medida de volume igual a 1 centímetros cúbicos, sendo que não há cubinhos escondidos atrás das pilhas.

Qual alternativa indica a medida de volume da Figura 1 e a da Figura 2, nessa ordem?
a) 15 centímetros cúbicos e 16 centímetros cúbicos
b) 11 centímetros cúbicos e 11 centímetros cúbicos
c) 16 centímetros cúbicos e 16 centímetros cúbicos
d) 15 centímetros cúbicos e 15 centímetros cúbicos
3. A sequência numérica na fórma ( á1, á2, á3, á4, reticências) em que o enésimo termo é dado por án = 7n, em que n é um número natural maior ou igual a 1, é:
a) (71, 72, 73, 74, reticências)
b) (7, 14, 21, 28, reticências)
c) (0, 7, 14, 21, reticências)
d) (1, 2, 3, 4, reticências)
4. A solução da equação
Sentença matemática. Fração x sobre, mais 1, igual, 3., considerando conjunto universo =

é:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 8
5. O gráfico a seguir representa os 30 veículos que foram vendidos no último mês em certa concessionária, segundo as quatro opções de cores disponíveis.

Dados obtidos pela concessionária em dezembro de 2022.
Qual alternativa indica uma possibilidade para relacionar cada setor do gráfico a uma fração da quantidade de veículos vendidos?
a) Branca:
um meio, prata:
Sentença matemática. Fração 1 30 avos., preta:
Sentença matemática. Fração 2 15 avos.e vermelha:
Sentença matemática. Fração um terço.b) Branca:
Sentença matemática. Fração 1 30 avos., prata:
Sentença matemática. Fração 1 terço, preta:
Sentença matemática. Fração 2 15 avos.e vermelha:
um meioc) Branca:
Sentença matemática. Fração 2 15 avos, prata:
um meio, preta:
Sentença matemática. Fração 1 terçoe vermelha:
Sentença matemática. Fração 1 30 avos.d) Branca:
Sentença matemática. Fração 1 30 avos., prata:
um meio, preta:
Sentença matemática. Fração 1 terço.e vermelha:
Sentença matemática. Fração 2 15 avos6. O esquema a seguir representa a medida das alturas de Sabrina e de seus pais.

Qual medida melhor representa a altura da mãe de Sabrina?
a) 0,675 métro
b) 1,50 métro
c) 1,51 métro
d) 1,70 métro
7. A uma medida de velocidade média de 70 quilômetros por hora, Felipe percorreu com seu automóvel a medida de distância entre duas cidades em 40 minutos. Quanto tempo Felipe levaria para percorrer esse mesmo trajeto a uma medida de velocidade média de 80 ? quilômetros por hora
a) 30 minutos
b) 35 minutos
c) 45 minutos
d) 140 minutos
8. Cada opção a seguir indica três medidas de comprimento.
Opção |
Medidas de comprimento (em cm) |
||
---|---|---|---|
A |
14 |
8 |
5 |
B |
2 |
7 |
4 |
C |
12 |
7 |
9 |
D |
9 |
21 |
10 |
Qual dessas opções pode indicar as medidas de comprimento dos lados de um triângulo?
a) A
b) B
c) C
d) D
9. O quadro a seguir mostra a quantidade de gols marcados nos cinco primeiros jogos de um campeonato de futebol.
Jogos |
Quantidade de gols marcados |
---|---|
1º |
7 |
2º |
5 |
3º |
3 |
4º |
1 |
5º |
0 |
Qual foi a média aritmética de gols marcados nesses jogos de futebol?
a) 4
b) 3
c) 3,2
d) 16
10. Um pintor obteve a medida de 40 litros de tinta por meio da mistura de três cores: branca, bege e amarela. Sabe-se que, desse total,
Sentença matemática. Fração 3 quintos.foi obtido da tinta branca e
Sentença matemática. Fração 1 sexto.foi obtido da tinta bege. Qual fração representa a medida da parte correspondente à tinta amarela em relação aos 40 litros medidos?
a)
Sentença matemática. Fração 2 quintos.b)
Sentença matemática. Fração 5 sextos.c)
Sentença matemática. Fração 23 30 avos.d)
Sentença matemática. 7 30 avos.11. Em uma loja, um tênis que custava R$ 200,00duzentos reais entrou em promoção e está sendo vendido com desconto de 45%. Qual alternativa indica o preço do tênis com esse desconto?
a) R$ 90,00noventa reais
b) R$ 110,00 cento e dez reais
c) R$ 290,00 duzentos e noventa reais
d) R$ 245,00 duzentos e quarenta e cinco reais
12. Taís faz sucos naturais e bolo para vender. Ela cobra R$ 6,00seis reais pelo suco e R$ 9,00nove reais por pedaço de bolo. Qual expressão algébrica descreve o valor arrecadado por Taís com a venda de x sucos e y pedaços de bolo?
a) x + y + 15
b) x + y
c) 6x + 9y
d) 9x + 6y
13. A figura a seguir representa o formato e as dimensões internas de um aquário.

Qual item indica a medida de volume, em centímetro cúbico, desse aquário e a de sua capacidade máxima, em litro, nessa ordem?
a) .84000 ; centímetros cúbicos 84 litros
b) 840 ; centímetros cúbicos 840 litros
c) 84 ; centímetros cúbicos 84 litros
d) .84000 ; centímetros cúbicos .84000 litros

RESPOSTAS

unidade 1
CAPÍTULO 1
Página 32
1. alternativa b
2. a) Os números 35 e 55 não são primos entre si, pois ême dê cê (35, 55) = 5.
c) O ême dê cê (5, 15) é maior que o ême dê cê (3, 7).
3. alternativa c
4. daqui a 42 dias
5. 120 biscoitos
6. a) 450 segundos
b) Carla: 54 voltas; Jane: 60 voltas
7. a) 4 estudantes
b) cento e setenta e duas equipes
c) nos cursos A e D
8. .1050 = 2 ⋅ 3 ⋅ 52 ⋅ 7
CAPÍTULO 2
Página 69
1. a) +5; ‒7
b) +1
c) ‒3
2. alternativas a ê bê
3. ‒5
4. zero
6. a) ‒12 < +15
b) 0 > ‒ 3
c) +12 > ‒15
d) + 4 < +7
7. a) a cidade B; a cidade a
b) na cidade B
c) ‒1 grau Célsius
8. a) ‒12
b) ‒ 9
c) ‒ 4
d) ‒ 3
e) Exemplo de resposta: 1 e (–1)
9. a) associativa
10. a) ‒10
b) +10
c) +111
d) ‒ 95
e) ‒ 26
12. a) ‒.1824
b) .2208
c) ‒105
d) 17
14. a) 53
b) quinhentas caixas
c) 6 lotes
15. a) 33
b) 16 cubinhos
16. a) : 1; a B: 8; C: 27; D: 64; : 125; ê F: 216
b) 13, 23, 33, 43, 53 e 63
c) 1, 9, 36, 100, 225 e 441
d) 12, 32, 62, 102, 152 e 212
e) A soma das seis bases de b é igual à sexta base de d.
f) Em cada caso, a soma das primeiras bases de b é igual à respectiva base de d.
17. às 14 horas e 19 minutos
18. a) 25
b) sim; 121 = 1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 + 15 + + 17 + 19 + 21
19. a) 64 bolinhas
b) duzentas e dezesseis bolinhas
c) 8 ⋅ 1003 bolinhas
CAPÍTULO 3
Página 91
1. a) 83 graus e 143 graus
2. alternativa b
3. alternativa a
4. 160 graus
6. a) 40 graus
b) 70 graus
c) 30 graus
d) 120 graus
7. a) x = 30 graus e y = 40 graus
b) x = 110 graus e y = 30 graus

unidade 2
CAPÍTULO 4
Página 128
1.
menos 98; cinco terços; 5 inteiros e 9 13 avos; 14; menos 2 terços2. alternativa b; Exemplo de resposta: Na reta numérica, o número |‒ 0,63| está entre os números
Sentença matemática. Fração 5 nonose
6 nonos.
3. dormir
4. Júlia está correta, e Ricardo está errado.
5. R$ 21,20vinte e um reais e vinte centavos
6. Exemplo de resposta: Porque o resultado de 2,25 + 3,75 é 6; portanto, esse agrupamento facilita o cálculo da operação mentalmente.
7. a) 0
b) ‒1,5
c) ‒ 0,5
d) 1,75
8. a) + 0,8
b)
menos um terçoc)
menos um quartod) 0
e) ‒1,7
9. 3 quilogramas
10.
Sentença matemática. Fração 1 60 avos,12.
Sentença matemática. Fração 1 quarto.13. R$ 109,35cento e nove reais e trinta e cinco centavos
14. 2,9
15.
Sentença matemática. Fração 15 16 avos.17. 30
18. não
CAPÍTULO 5
Página 148
1. a) o caminho de João
b) 100 centímetros
2. a) 510,7 centímetros
b) 90 centímetros
3. 280 métros
4. 0,0003 milímetro e 0,01 milímetro
5. a) aproximadamente ..780000000 quilômetros
b) 7,8 ⋅ 108 quilômetros
6. a) Daniela
b) Mariana
c) 16 minutos
7. 5 quilogramas
CAPÍTULO 6
Página 167
1. a) 188 centímetros
b) 300 centímetros
2. alternativa d
3. a) x + y
b) a + b + c + d
c) m ⋅ m ou m²
d) a ⋅ a ⋅ a ou a³
4. a) 2 ⋅ x
b)
Sentença matemática. Fração x sobre 3.c) x + 5
d)
fração de denominador x + 5 e numerador 25. a) x + 20
b) 100 centímetros
c) 120 centímetros
6. a) medida de área em metro quadrado: x(x + 25)
b) medida do perímetro em metro: 4x + 50
c) .3750 métros quadrados; 250 métros
7.
Sentença matemática. Fração x sobre 30.reais; 375 reais
8. a) 14
b) 168
c) 4
9. a)
menos 27 quartosb) 0
10. a) (‒ 3, ‒ 2, ‒1)
b) (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19)
c) (0, 11, 22, 33, 44, 55, reticências)
11. a) (9, 18, 27, 36, 45, ) reticências
b) (2, 5, 10, 17, 26, reticências)
c) (1, 11, 21, 31, 41, reticências)
d) (2, 8, 10, 18, 28, reticências)
12. a) não
c) n = 2 ⋅ (x ‒ 1) ou n = 2x ‒ 2
13. Todas as sequências são recursivas.
14. .1999
15. Exemplo de resposta:
án = 10n ‒ 2 e á₁ = 8
án + 1 = án + 10

unidade 3
CAPÍTULO 7
Página 203
1. a) 3x + 3 = 24; x = 7
b) 2x ‒ 25 = 7; x = 16
c)
meio x menos 1 é igual a 3; x é igual a 8d)
3 quartos de x mais 5 é igual a meio; x é igual a menos 62. a – ; B – três ; C – um ; D – quatro dois
3. a)
Sentença matemática. Fração 5 terços.b) Não tem solução.
c) Não tem solução.
d)
Sentença matemática. Fração 5 terços.4. a) x = ‒10
b)
Sentença matemática. x, igual, fração 1 quinto.c) y = 40
5. a) 12x
b) 5 centímetros
c) .1200 centímetros
d) 2x ⋅ 4x ou 8x2
6. alternativa d
7. .2300 quilômetros
8. R$ 18,00dezoito reais
9. aproximadamente .6960 métros
10. R$ 24.000,00vinte e quatro mil reais
11. Jorge: 5; Ricardo: 2; Régis: 7
12. 8 filmes de ficção científica, 16 de comédia e 32 de aventura
13. a)
x maior ou igual a 21 oitavos, com x ∈

b) x ⩽ ‒12, com x ∈

c) x > 2, com x ∈

d) Não tem solução.
14. x > 7
13. a) 2x + 4 ⩽ 12
b) 4 toneladas
16. R$ 208,00duzentos e oito reais
17. a) não
b) .18700 + .12400 < .34000 ou .31100 < .34000
18. 7,5
19. O mais novo tem 7 anos e o mais velho, 28 anos.
CAPÍTULO 8
Página 219
1. a) x = 130 graus e y = 50 graus
b) x = 110 graus e y = 125 graus
2. alternativa b
3. alternativas b e ê
5. a) sim; não
b) sim
c) Há infinitos eixos de simetria.
6. aproximadamente 27,3 métros
8. a) π ≃ 3,14 e
Sentença matemática. fração 22 sétimos,≃ 3,14; os números arredondados são iguais.
b) π ≃ 3,142 e
Sentença matemática. fração 22 sétimos,≃ 3,143; a diferença entre os números arredondados é de 1 milésimo.
CAPÍTULO 9
Página 242
1. lados:
segmento AB, segmento BC e segmento CAvértices: a, B e C
ângulos internos:
ângulo ABC, ângulo BCAe
ãngulo CAB.2. alternativa d
3. a) 45 graus
b) 42 graus
c) 35 graus
d) 90 graus
e) 55 graus
f) 65 graus; 65 graus
4. Respostas possíveis: 80 graus e 80 graus ou 20 graus e 140 graus
6. a) Todos são triângulos retângulos isósceles.
b) 4 triângulos pequenos
7. Os esboços quatro e cinco estão errados, pois os triângulos não existem.
8. Não é possível construir um triângulo com as medidas de comprimento 4 , 5 centímetros centímetros e 10 . centímetros
9. 5 centímetros
10. a) sim
b) não
12. 3x + 30 graus + x + 10 graus + 2x ‒ 10 graus = 180; graus x = 25 graus
13. a) retângulo
b) retângulo; losango
c) losango
14. a – ; B – três ; C – um dois
16. um paralelogramo
17. a) x = 6 centímetros
b) x = 7,5 centímetros
17. a) x = 60 graus
b) x = 36 graus
19. a) falsa
b) verdadeira
c) verdadeira
d) verdadeira
e) verdadeira
f) verdadeira
g) verdadeira
20. a) 3 trapézios isósceles
b) 3 losangos
21. 24 centímetros
22. a) um octógono
b) 32 centímetros
23. x = 30; graus y = 70; graus z = 40 graus
24. alternativa c

unidade 4
CAPÍTULO 10
Página 263
1. a) 242 lotes
b) R$ 18.150.000,00dezoito milhões cento e cinquenta mil reais
2. a) 5 salas
b) 2,42 hectares
3. 100 lajotas
4. 549 métros quadrados
5. a) .746000 métros quadrados
b) .186500 métros quadrados
6. 10 decímetros quadrados
7. 19 centímetros quadrados
8. A inclinação dos triângulos não é a mesma que a dos trapézios.
CAPÍTULO 11
Página 295
1. Exemplo de resposta:
Sentença matemática. Fração quatro terços.2. a) não
b) sim
3. a)
Sentença matemática. Fração um nono.b) aproximadamente 11%
c)
Sentença matemática. Fração 1 terço.d)
Sentença matemática. Fração dois terços.e) aproximadamente 33% e 67%, respectivamente
5. R$ 200,00duzentos reais
6. aproximadamente 128 minutos
7. R$ 28.000,00vinte e oito mil reais, R$ 21.000,00vinte e um mil reais e R$ 42.000,00quarenta e dois mil reais, respectivamente
8. 400 quilogramas
9. 16 centímetros
10. .3000 quilômetros
11. aproximadamente 2 quilogramas
13. 20%
14. a) aproximadamente R$ 1.331,48mil trezentos e trinta e um reais e quarenta e oito centavos
b) aproximadamente R$ 32,48 trinta e dois reais e quarenta e oito centavos
15. aproximadamente R$ 4,45 quatro reais e quarenta e cinco centavos
16. R$ 95,00noventa e cinco reais
17. a) plano semestral: R$ 360,00trezentos e sessenta reais; plano trimestral: R$ 420,00quatrocentos e vinte reais; plano mensal: R$ 480,00quatrocentos e oitenta reais
b) aproximadamente 14,3%
c) aproximadamente 33,33%
18. a) 20%
b) R$ 270,00 duzentos e setenta reais
19. a) R$ 142,50cento e quarenta e dois reais e cinquenta centavos; R$ 82,50oitenta e dois reais e cinquenta centavos
b)
Sentença matemática. Fração quatro terços.CAPÍTULO 12
Página 324
1. a) falsa
b) verdadeira
c) falsa
d) verdadeira
2. b) Exemplo de resposta: O polígono á linha bê linha cê linha dê linha foi obtido do polígono a bê cê dê por meio de um giro, no sentido anti-horário, com medida de 75 graus ao redor do ponto . óh
3. a) Exemplo de resposta: reflexão em relação à reta, reflexão em relação a um ponto, translação e rotação.
4. a) ( pê linha‒2, 1), ( quê linha‒3, 3), érre linha (‒5, 4), ésse linha( ícone de altura‒ 6, 2) e tê linha (‒5, 1)
5. (1, á linha ‒1), (1, bê linha ‒3), (5, cê linha ‒5) e (5, dê linha ‒2)
6. (2, 6), á linha (3, 1), bê linha (5, 3) e cê linha (5, 5) dê linha
7. a) M(‒ 6, ‒ 4), N(‒ 6, ‒2), O(‒3, ‒2) e P(‒1, ‒ 4)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
asimóvi, Isaac. No mundo dos números. Tradução de Lauro S. Blandy. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. (Coleção Ciência).
A obra apresenta a Matemática por meio de uma linguagem simples e compreensível. Com abordagens não convencionais, solidifica as noções do significado e da aplicação dos números.
ÁVILA, Geraldo. A distribuição dos números primos. Revista do Professor de Matemática. São Paulo, número 19, página 19-26, 2º semestre1991.
O artigo versa sobre a descoberta da distribuição da tabela de números primos e suas demonstrações.
BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos. terceira edição São Paulo: Atual, 2001.
Obra que convida a conhecer a fascinante arte de descobrir e criar padrões na Geometria plana.
BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões pitagóricos. terceira edição São Paulo: Atual, 2001.
O livro traz os conceitos que estruturam a pavimentação no plano fazendo emergir a Matemática oculta nesses padrões.
BAUMGART, John K. História da Álgebra. Tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992. (Tópicos de história da Matemática para uso em sala de aula, volume 4.).
A obra traz a história da Álgebra, desde a etimologia passando da Álgebra antiga à Álgebra moderna.
BOLTIANSKI, Vladimir. G. Figuras equivalentes e equicompostas. Tradução de Seiji Hariki. São Paulo: Atual, 1996.
A obra se dedica a estudar certas questões relacionadas com a equicomposição de figuras, entre elas polígonos e poliedros.
Bóiê, carl B.; MERZBACH, Uta C. História da Matemática. Tradução de Helena Castro. São Paulo: Blucher, 2012.
O livro apresenta um estudo aprofundado da história da Matemática desde o Egito antigo até as tendências mais recentes. Mostra também a fascinante relação entre o desenvolvimento dos conhecimentos sobre números, fórmas e padrões e a evolução da humanidade.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no piza 2018 [recurso eletrônico]. Brasília, Distrito Federal: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. página ponto 185.
O piza, programa internacional de avaliação de estudantes, é uma ferramenta importante para avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram a Educação Básica, além de fornecer parâmetros que ajudam a definir o futuro da educação no país.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – versão final. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018.
Documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na Bê êne cê cê: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2019.
Material que apresenta a relação entre diferentes componentes curriculares de fórma integrada, fazendo conexões com situações da realidade dos estudantes.
BRASIL. Sistema Internacional de Unidades ( ésse Í) [recurso eletrônico]. Tradução do Grupo de Trabalho luso-brasileiro do in metro e IPQ. Brasília, Distrito Federal: in metro, 2021. 842 quilobáites; pê dê éfi.
O documento traz a revisão do Sistema Internacional de Unidades, por meio da adoção das novas definições das sete unidades de base, que entraram em vigor em 20 de maio de 2019, considerando o uso de sete constantes definidoras.
CARNEIRO, Mario; SPIRA, Michel. Oficina de dobraduras. Rio de Janeiro: IMPA/OBMEP, 2015.
O trabalho aborda a Geometria por meio de dobraduras como instrumento pedagógico, com demonstrações e atividades.
CENTURIÓN, Marília. Conteúdo e metodologia da Matemática: números e operações. São Paulo: Scipione, 1994.
A obra aborda noções fundamentais do conteúdo matemático e expressa a necessidade da construção dos conceitos de fórma lógica.
CHI, Michelene T. H.; GLASER, Robert A. Capacidade para a solução de problemas. In: Istãrnberg, Robert J. As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informações. Porto Alegre: Artmed, 1992.
O artigo versa sobre a competência cognitiva e sua influência na solução de problemas.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989.
A obra versa sobre a resolução de problemas como uma metodologia de ensino da Matemática; os capítulos descrevem objetivos, tipologias de problemas, abordagens, resoluções e sugestões.
DAVID, Maria Manuela M. S.; FONSECA, Maria da Conceição F. R. Sobre o conceito de número racional e a representação fracionária. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, volume 3, número 14, março/ abril 1997.
O artigo traz uma abordagem diferenciada para o conteúdo de números racionais, provendo o professor de elementos para compreender como o estudante assimila esse conteúdo e permitindo ao estudante perceber a intencionalidade na dinâmica da produção do conhecimento matemático.
DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira ( coordenação); SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A construção da bissetriz de um ângulo. In: O conceito de ângulo e o ensino de Geometria. São Paulo: íme- úspi; caém, 1993.
O texto aborda a construção da bissetriz com o uso de régua e compasso.
DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e fundamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia D. A. ( organizador). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003.
Trata-se de uma coletânea de pesquisas de autores nacionais com a finalidade de divulgar a teoria de Duval, que afirma que a maneira matemática de raciocinar e visualizar está intrinsecamente ligada à utilização das representações semióticas.
EVES, RRAUARD. Introdução à história da Matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. quinta edição Campinas: unicâmpi, 2011.
A obra abarca a história da Matemática desde a Antiguidade até os tempos modernos. O livro traz também recursos pedagógicos ao fim de cada capítulo, abordando panoramas culturais da época relatada.
FRAGOSO, Wagner da Cunha. Uma abordagem histórica da equação do 2º grau. Revista do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo, número 43, página 20 a 25, 2º quadrimestre 2000.
O autor tem como objetivo apresentar a história por trás da equação do 2º grau, uma perspectiva pouco abordada em sala de aula e que desperta a curiosidade dos estudantes.
GUEDJ, Denis. O teorema do papagaio. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
O livro é um suspense matemático-policial, uma abordagem literária da história da Matemática.
Uáis, Antonio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. quinta edição São Paulo: Moderna, 2020.
Dicionário redigido seguindo o acordo ortográfico, apresenta as novas regras de acentuação, hifenização e grafia.
í bê gê É. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2011.
Constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do território nacional.
IFRAH, Georges. História universal dos algarismos. Tradução de Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. volume 2.
A obra versa sobre a história do cálculo aritmético, das escritas e notações numéricas até a informatização.
IMENES, Luiz Márcio; JAKUBOVIC, José; LELLIS, Marcelo. Equação do 2º grau. São Paulo: Atual, 1992.
Um livro repleto de exemplos de aplicações divertidas da equação do 2º grau, assim como uma viagem ao século cinco antes de Cristo. para conhecer o Partenon e também as resoluções usando geometria de Galileu e izáqui nílton.
IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo. Conversa de professor: Matemática. Brasília, Distrito Federal: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação a Distância, 1996. (Cadernos da tê vê Escola).
A obra desenvolve uma conversa objetiva e didática sobre o ensino da Matemática, com exemplos de aplicações que podem ser implementados em sala de aula.
LIMA, Elon Lages. Meu professor de Matemática e outras histórias. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, ímpa, 1991. (Coleção Professor de Matemática).
O livro é composto de pequenos ensaios da matemática elementar que vão desde questões simples, como o significado da igualdade, até questões mais elaboradas, como a definição de pi.
LIMA, José Mauricio de Figueiredo. Iniciação ao conceito de fração e o desenvolvimento da conservação de quantidade. In: CARRAHER, Terezinha Nunes ( organizador). Aprender pensando. Petrópolis: Vozes, 2008.
O texto explora uma das origens da fração, situada na divisão das terras no Egito. O autor faz a abordagem por meio da divisão de figuras enfatizando a conservação da área como pré-requisito à noção do conceito de fração.
LINDQUIST, Méri Momgomery ; SHULTE, álbert ( organizador). Aprendendo e ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 2005.
A obra é uma reunião de artigos selecionados com os temas Educação Matemática e Geometria.
LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectiva em Aritmética e Álgebra para o século vinte e um. Campinas: Papirus, 1997.
Os autores exploram a inter-relação na aprendizagem da Álgebra e da Aritmética e analisam de que modo isso pode influenciar mudanças na educação matemática escolar.
MENDES, Iran Abreu. Números: o simbólico e o racional na história. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
Nessa obra, o autor reorganiza a história de como os humanos inventaram e desenvolveram métodos para contar, ordenar e quantificar, com narrativa leve e diferente despertando o interesse dos estudantes.
NUNES, Terezinha; Bráian, píter. Compreendendo números racionais. In: Crianças fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. página cento e noventa e um a duzentos e dezessete.
O capítulo trata o ensino de frações a fim de evitar conduzir as crianças ao erro.
OZAMIZ, Miguel de gusmãn. Aventuras matemáticas. Tradução de João Filipe Queiró. Lisboa: Gradiva, 1991.
A obra envolve o leitor e estimula a participação ativa em diversos aspectos da criatividade matemática.
Perrenôu, Phillipe et al. As competências para ensinar no século vinte e um: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução de Cláudia chílin e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Os assuntos trazidos nessa obra são de alta relevância para o professor, pois auxiliam na tomada de decisões importantes e na busca por um trabalho diferenciado e construtivo, contribuindo para o aprimoramento do ensino.
PIRES, Célia M. C.; CURI, Edda. Revendo conteúdos, propondo atividades e observando como as crianças lidam com as figuras bidimensionais. In: PIRES, Célia M. C.; CURI, Edda; CAMPOS, Tania M. M. Espaço & fórma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem, 2000.
As autoras, nessa obra, analisam como as crianças constroem relações espaciais e, no capítulo 4, propõem atividades com figuras bidimensionais.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
Nessa obra o autor traz uma série de estratégias práticas que auxiliam na solução de problemas.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. septuagésima sexta edição Rio de Janeiro: recór, 2009.
A obra é referência no universo dos livros paradidáticos. O objetivo da história é mostrar como a Matemática está presente em tudo, e o autor consegue envolver o leitor ao mesmo tempo que ensina Matemática.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois – a construção da Matemática. São Paulo: éfe tê dê, 1997.
Por meio de atividades diversas, os autores despertam a intuição matemática em todas as pessoas e rompem os preconceitos que cercam a disciplina. Para complementar, a obra contém textos interessantes sobre o desenvolvimento da ciência com interpretações variadas da perspectiva matemática.
ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro: diversão multicultural para idades de 8 a 12 anos. Tradução de Pedro Theobald. Porto Alegre: Artmed, 2000.
A obra traz jogos do mundo inteiro que utilizam Geometria para desenhar tabuleiros e pensamento lógico para planejar estratégias.