Parte 3
Assim, a medida de abertura dos ângulos
ângulo AOCe
ângulo AOBpode ser obtida por:
Medida do ângulo AOC é igual a Medida do ângulo AOD mais Medida do ângulo DOE mais Medida do ângulo BOE mais Medida do ângulo EOC
Medida do ângulo AOC é igual a 30 graus mais 30 graus mais 20 graus mais 20 graus
Medida do ângulo AOC é igual a 100 graus
Medida do ângulo AOB é igual a Medida do ângulo AOD mais Medida do ângulo DOB
Medida do ângulo AOC é igual a 30 graus mais 30 graus
Medida do ângulo AOC é igual a 60 graus
3. Como
0 vírgula 5 grau é igual a 30 minutos, temos:
a)
57 graus dividido por 2 é igual a 28 vírgula 5 graus. Logo, a medida de abertura dos ângulos formados é
28 graus e 30 minutos.
b)
79 graus dividido por 2 é igual a 39 vírgula 5 graus. Logo, a medida de abertura dos ângulos formados é
39 graus e 30 minutos.
c)
105 graus dividido por 2 é igual a 52 vírgula 5 graus. Logo, a medida de abertura dos ângulos formados é
52 graus e 30 minutos.
d)
15 graus dividido por 2 é igual a 7 vírgula 5 graus. Logo, a medida de abertura dos ângulos formados é
7 graus e 30 minutos.
4. Para traçar um ângulo com abertura medindo 90 graus, os estudantes podem usar um transferidor, um dos ângulos de um esquadro, a “quina” de uma folha de papel sulfite etcétera
90 graus dividido por 2 é igual a 45 graus
Atividades
▶ Página 84
1.
ângulo Ae
ângulo Dabre parênteseso.p.v. fecha parênteses;
ângulo Be
ângulo Eabre parênteseso.p.v. fecha parênteses;
ângulo Ce
ângulo Fabre parênteseso.p.v. fecha parênteses
2. Observando a figura, podemos concluir que
x é igual a 60 graus, pela propriedade dos ângulos o.p.v. Para determinar a medida de abertura do ângulo y, temos:
y mais 60 graus, igual, 180 graus, igual, y, igual 180 graus menos 60 graus, igual 120 graus.
Como os ângulos y e z são opostos pelo vértice, temos:
y é igual a 120 grause
z é igual a 120 graus.
3. a)
x é igual a 180 graus menos 40 graus, igual 140 grausy é igual a 40 graus
b)
x é igual a 180 graus menos 30 graus, igual 150 grausy é igual a 150 graus
c)
y é igual a 180 graus menos 120 graus, igual 60 grausx é igual a 180 graus menos 60 graus, igual 120 graus
d)
x é igual a 180 graus menos 160 graus, igual 20 grausy é igual a 160 graus
e)
x é igual a yabre parênteseso.p.v. fecha parênteses
x é igual a y, igual, 180 graus menos 20 graus, igual, 160 graus
f)
x é igual a 30 grausabre parênteseso.p.v. fecha parênteses
y é igual a 180 graus menos 30 graus, igual 150 graus
4. Pela imagem, temos que o ângulo y é oposto pelo vértice ao ângulo
medida de ângulo BOC é igual a 20 graus. Assim, temos:
y é igual a 20 graus
ângulo AOB
é oposto pelo vértice ao ângulo
medida de ângulo EOD é igual a 110 graus.
Os ângulos x,
ângulo AOBe
ângulo BOCsão adjacentes e suplementares; sendo assim:
x + 110 graus + 20 graus = 180 graus
x é igual a 180 graus menos 110 graus menos 20 graus
x é igual a 70 graus menos 20 graus
x é igual a 50 graus
5. a)
![Figura geométrica. Retas concorrentes. à esquerda ângulo com abertura medindo 20 graus. Abaixo, uma reta indicando que é bissetriz e ângulo com abertura medindo X graus a esquerda da reta e X graus a direita da reta](../resources/images/im_003_amm7_pg_resol_c03_f2_guia_g24.png)
180 graus menos 20 graus, igual, 160 graus
x é igual a 160 graus dividido por 2, igual, 80 graus
b)
![Figura geométrica. Retas concorrentes. À esquerda ângulo com abertura medindo 64 graus. À direita uma reta indicando que é bissetriz e ângulo com abertura medindo X graus a esquerda da reta e X graus a direita da reta](../resources/images/im_004_amm7_pg_resol_c03_f2_guia_g24.png)
x é igual a 64 graus dividido por 2, igual, 32 graus
6. Pela propriedade dos ângulos o.p.v., podemos determinar a medida de abertura dos ângulos
ângulo FOAe
ângulo BOC, como indicado na figura a seguir.
![Figura geométrica. 3 Retas, duas nas diagonais, uma AOB, e outra EOB. Ao meio há outra reta FOC. No cruzamento há um ponto O. À esquerda dois ângulos, entre a reta ao meio. Na parte superior, FOA com abertura medindo 60 graus e na parte inferior FOE com abertura medindo 30 graus À direita dois ângulos, entre a reta ao meio. Na parte superior, COB com abertura medindo 30 graus e na parte inferior COD com abertura medindo 60 graus](../resources/images/im_005_amm7_pg_resol_c03_f2_guia_g24.png)
A medida de abertura do ângulo
ângulo AOBpode ser obtida por:
Sentença matemática Medida do ângulo AOB é igual a 180 graus menos Medida do ângulo FOE menos Medida do ângulo FOA é igual a 180 graus menos 30 menos 60 é igual a 90
Portanto,
Medida do ângulo AOB é igual a 90 graus.
7. a) A medida de abertura dos ângulos
ângulo B,
ângulo D,
ângulo Fe
ângulo Hé 90 graus.
A medida de abertura dos ângulos
ângulo Ee
ângulo Cé 75 graus.
A medida de abertura dos ângulos
ângulo Ge
ângulo Ié 105 graus.
b)
ângulo Ge
ângulo Iabre parênteseso.p.v. fecha parênteses;
ângulo Ee
ângulo Cabre parênteseso.p.v. fecha parênteses;
ângulo Fe
ângulo Habre parênteseso.p.v. fecha parênteses ;
ângulo Be
ângulo Dabre parênteseso.p.v. fecha parênteses
c) São ângulos suplementares, pois a soma das medidas de abertura desses ângulos é igual a 180 graus.
Informática e Matemática
▶ Página 85
Resoluções e comentários em Orientações.
INFORMÁTICA E MATEMÁTICA
▶ Página 87
Resoluções e comentários em Orientações.
Atividades
▶ Página 88
1. Pela propriedade de ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal, α e β são congruentes.
alternativa c
2. a)
x é igual a 60 graus(ângulos correspondentes) e
y é igual a 120 graus(ângulos correspondentes)
b)
m é igual a 45 graus(ângulos correspondentes) e
n é igual a 45 graus(o.p.v.)
3. a) Na figura temos o ângulo de medida de abertura b oposto pelo vértice a um ângulo de medida de abertura 135 graus; logo,
b é igual a 135 graus. Já a e b são medidas de abertura de ângulos suplementares; assim, temos:
a é igual a 180 graus menos b
a é igual a 180 graus menos 135 graus
a é igual a 45 graus
Portanto,
a é igual a 45 grause
b é igual a 135 graus.
b) Na figura temos o ângulo de medida de abertura a oposto pelo vértice ao ângulo de medida de abertura b.
Podemos observar que b e 60 graus são medidas de abertura de ângulos suplementares; assim, temos:
b é igual a 180 graus menos 60 graus
b, igual, 120 graus, igual, a
Portanto,
a é igual a 120 grause
b é igual a 120 graus.
c) Na figura temos que a e b são medidas de abertura de ângulos suplementares, e que a mede 127 graus. Assim, temos:
b é igual a 180 graus menos 127 graus
b é igual a 53 graus
Portanto,
a é igual a 127 grause
b é igual a 53 graus.
d) Na figura temos o ângulo oposto pelo vértice ao ângulo a tem medida de abertura de 82 graus. Assim, temos:
a é igual a 82 graus
b é igual a 180 graus menos 20 graus menos 82 graus
b é igual a 78 graus
Portanto,
a é igual a 82 grause
b é igual a 78 graus.
Estatística e Probabilidade
▶ Página 90
1. a) Observando o gráfico, temos: Cidade E: menos 5 graus Célsius; Cidade C: menos 9 graus Célsius
b) Observando o gráfico, temos: Cidade D: 7 graus Célsius; Cidade A: menos 18 graus Célsius
2. a) Em 2021, pois a coluna é mais alta do lado positivo.
b) Em 2022, pois a coluna é mais alta do lado negativo.
c) Em 2018, houve lucro de 10 milhões de reais, pois a coluna está acima do eixo horizontal; em 2019, houve prejuízo de 5 milhões de reais, pois a coluna está abaixo do eixo horizontal.
3. a) Congelados e sorvetes, pois a medida de temperatura de armazenamento desses produtos é menor do que zero.
b) Bebidas e frutas, pois a medida de temperatura de armazenamento desses produtos é maior do que zero.
4. Mais alta em 27/12/2023, pois é a única barra à direita do eixo vertical, e a mais baixa em 3/9/2023, pois é a barra de maior comprimento à esquerda do eixo vertical.
Atividades de revisão
▶ Página 91
1. a) Na casa em Heppenheim a medida de abertura do ângulo é igual a 83 graus e na casa na comunidade quilombola de Mangabeira a medida de abertura do ângulo é igual a 143 graus.
b) Comente com os estudantes que, em locais onde neva, os telhados têm inclinação menor que os telhados de locais mais quentes, para evitar o acúmulo de neve.
2. Analisando as alternativas, temos:
a)
Medida do ângulo BOA é menor que Medida do ângulo BOCb)
Medida do ângulo BOP é igual a Medida do ângulo BOMc)
Medida do ângulo BOP é menor que Medida do ângulo ROBd)
Medida do ângulo BOJ é menor que Medida do ângulo BOLalternativa b
3. Analisando as alternativas, temos:
a)
Medida do ângulo AOF é igual a Medida do ângulo DOCe são opostos pelo vértice
b)
sentença matemática. Medida do ângulo AOF é igual a Medida do ângulo AOCe são adjacentes
c)
sentença matemática. Medida do ângulo AOB é igual Medida do ângulo BOCe são adjacentes
d)
Medida do ângulo EOF é menor que Medida do ângulo AODalternativa a
4. De acordo com o enunciado, temos
Sentença matemática. medida de ângulo AVC é igual a medida de ângulo AVD. Assim, se
Sentença matemática. medida de ângulo AVC é igual, então
Sentença matemática. Medida do ângulo CVD é igual a 160 graus.
5. 180 graus menos 105 graus menos 60 graus = 15 graus
90 graus menos 60 graus = 30 graus
180 graus menos 30 graus = 150 graus
![Esquema. Reta na diagonal e 3 retas conectadas em ponto com aberturas de ângulos. Na parte inferior, da direita para esquerda medida de angulo de 30 graus e outra medida de angulo com 150 graus, há um polígono roxo essas aberturas Na parte superior, da direita para esquerda há abertura de angulo de 60 graus, do lado abertura de angulo de 15 graus, há um polígono roxo entre a abertura, e até o final da reta 105 graus.](../resources/images/im_006_amm7_pg_resol_c03_f2_guia_g24.png)
6. a)
x é igual a 40 grausabre parênteseso.p.v. fecha parênteses
b)
x é igual a 180 graus menos 110 graus, igual, 70 grausc)
x é igual a 180 graus menos 150 graus, igual, 30 grausd)
x é igual a 120 graus(o.p.v.)
7. a)
y é igual a 180 graus menos 60 graus menos 80 graus, igual, 40 graus
Sabemos que a medida de abertura do ângulo
ângulo BOCé igual a 60 graus comparando ao ângulo oposto pelo vértice. Se x é a bissetriz desse ângulo, temos:
x é igual a 30 grausb)
y é igual a 30 graus(o.p.v.)
x é igual a 180 graus menos 30 graus menos 40 graus, igual, 110 graus
Para finalizar
▶ Páginas 92 e 93
Resoluções e comentários em Orientações.
![](../resources/images/im_triangulo_guia_pgeral_4_0001-1.png)
Unidade 2
Capítulo 4
Atividades
▶ Páginas 97 e 98
1. São racionais os números
menos 2 vírgula 3; menos 9; menos 3 inteiros e um meio; 2 vírgula 82; zero; menos 9 décimos; raiz quadrada de 9; 7 meios.. Isso porque podem ser escritos na fórma
Sentença matemática. Fração A sobre B, com a e b inteiros e b ≠ 0
. Por exemplo, menos2,3 = menos
23 sobre 10; menos9 = menos
18 meios; menos3
meio= menos
7 meios; 2,82 = =
menos 282 sobre 100; 0 =
zero sobre 2;
raiz quadrada de 9 é igual a 3 sobre 1=
raiz quadrada de 9 é igual a 3 sobre 12. a) Sim; porque
17 quintosé fração cujo numerador e denominador são números inteiros e o denominador é um número inteiro não nulo.
b) 3 e 4, pois
17 quintos é igual a 3 vírgula 4.
3. Espera-se que os estudantes digam que devemos dividir o numerador pelo denominador para termos a representação desse número na fórma decimal; dessa maneira, conseguimos saber entre quais números inteiros esse número estará e mais próximo de qual.
Assim, menos
16 quartos= menos4; menos
1 meio= menos0,5;
1 terço aproximadamente0,3 e
7 quintos= 1,4.
![Ilustração. Reta numérica, dividida em 6 partes por meio de tracinhos dos números inteiros e subdivisão dos tracinhos nas frações acima. Da esquerda para a direita, estão representados os números menos 16 quartos, tracinho sem identificação, tracinho sem identificação, tracinho sem identificação, menos 1 meio, zero, 1 terço, 1 e 7 quintos](../resources/images/im_001_amm7_pg_resol_c04_f2_guia_g24.png)
4. a) menos 1 e 0, pois
Fração menos 5 sétimos é aproximadamente 0 virgula 71.
b) 2 e 3, pois
15 sextos é igual a 2 vírgula 5.
c) menos 3 e menos 2, pois
menos 8 terços, aproximadamente, menos 2 vírgula 7.
d) menos 4 e menos 3, pois
menos 3 inteiros e 1 sobre 1, igual, menos 3 vírgula 25.
e) 1 e 2, pois
9 sétimos, aproximadamente, 1 vírgula 29.
f) 4 e 5, pois
4 inteiros e 5 sétimos, aproximadamente, 4 vírgula 71.
5. a) Nélson, pois menos8,2 graus Célsius (medida da temperatura em Urupema) é menor que menos7,3 graus Célsius (medida da temperatura em Bom Jardim).
b)
![Ilustração. Reta numérica, dividida em 13 partes iguais por meio de tracinhos. Da esquerda para a direita, estão representados os números, tracinho sem identificação, menos 8 virgula 5,tracinho sem identificação, menos 8, tracinho sem identificação, tracinho sem identificação, tracinho sem identificação, tracinho sem identificação, tracinho sem identificação, tracinho sem identificação, menos 7 virgula 3, tracinho sem identificação, tracinho sem identificação, menos 7](../resources/images/im_002_g_amm7_pg_resol_u02_f2_guia_g24.png)
Espera-se que os estudantes percebam que a reta numérica é um auxílio para a comparação das medidas de temperatura e, também, de números racionais. Com a reta, podemos observar que
menos 8 vírgula 2 é menor que menos 7 vírgula 33, confirmando, assim, que Nélson estava certo. Os estudantes podem notar que, na comparação de dois números, o maior está sempre à direita do menor na reta numérica.
6. Como o ponto A representa o número 5, o ponto B, o número 6 e os outros pontos dividem o segmento de reta em 5 partes iguais, então cada ponto está a uma medida de distância de 0,2 de outro ponto.
Desse modo, temos: C: 5,2 ou
Fração 5 inteiros e 1 quinto; D: 5,4 ou
Fração 5 inteiros e dois quintos; E: 5,6 ou
Fração 5 inteiros e 3 quintos; F: 5,8 ou
Fração 5 inteiros e 4 quintos.
7. Raciocínio análogo ao da atividade anterior.
Nesse caso, temos: A:
Menos 2 terços; B:
Menos 1 terço; C:
1 quartoou 0,25; D:
1 meioou 0,5; E:
3 quartosou 0,75.
8. a) Falsa, pois todo número natural também pode ser escrito na fórma
Sentença matemática. Fração A sobre B, com a e b inteiros e
Sentença matemática. B é diferente de 0.
b) Verdadeira, pois menos 2, por exemplo, é um número inteiro e racional, mas não é um número natural.
c) Falsa, pois todo número natural também é um número racional.
9. a)
1 quarto, pois o quadrado azul está dividido em 4 partes iguais e o quadrado amarelo cobre uma delas.
b)
um quarto, pois o quadrado amarelo foi apenas rotacionado pelo mesmo vértice e, portanto, continua cobrindo a mesma parte do item anterior.
Atividades
▶ Páginas 100 e 101
1. a)
1 meiob) 1,54
c)
7 sobre 9d) 0,612
e)
um inteiro e 7 nonosf) 0,25
2. a)
Sentença matemática. menos 0 virgula 5 é igual a menos 5 décimosAssim, temos que
menos 2 terços igual menos 20, 30 avose
menos 5 décimos igual menos 15, 30 avos.
menos 15, 30 avos é maior que menos 20, 30 avos
, pois
menos 15 é maior que menos 20, então:
menos zero vírgula 5 é maior que menos 2 terços
Portanto,
menos 2 terçosé o menor entre os racionais em questão.
b) Temos que
1 terço é igual a 4 sobre 12e
5 quartos é igual a 15 sobre 12.
15 sobre 12 é maior que 4 sobre 12
, pois
15 é maior que 4, então:
5 quartos é maior que 1 sobre 3Portanto,
1 terçoé o menor entre os racionais em questão.
c)
zero vírgula 25 é igual a 25 sobre 100 que é igual a 1 quartoTemos que
1 sexto é igual a 2 sobre 12e
1 quarto é igual a 3 sobre 12.
3 sobre 12 é maior que 2 sobre 12
, pois
3 é maior que 2, então:
1 quarto é maior que 1 sextoPortanto,
1 sextoé o menor entre os racionais em questão.
d)
menos zero vírgula 3 é igual a menos 3 décimosTemos que
menos 3 décimose
menos 1 quinto é igual a menos 2 décimos.
3 sobre 12 é maior que 2 sobre 12
, pois
menos 2 é maior que menos 3, então:
menos 1 quinto é igual a menos zero vírgula 3.
Portanto, − 0,3 é o menor entre os racionais em questão.
3. a) Escrevendo
Fração 15 quartosna fórma decimal, temos
15 sobre 4 é igual 3 vírgula 75.
Como
7 vírgula 3 é maior que 3 vírgula 75, temos
7 vírgula 3 é maior que 15 sobre 4ou
15 sobre 4 é menor que 7 vírgula 3.
b) Escrevendo
101 sobre 5na fórma decimal, temos
101 sobre 5 igual 20 vírgula 20.
Como
20 vírgula 20 é menor que 20 vírgula 25temos
101 sobre 5 é menor que 20 vírgula 25ou
20 vírgula 25 é maior que 101 sobre 5.
c) Escrevendo
menos 16 sobre 5na fórma decimal, temos
menos 16 sobre 5 é igual a menos 3 vírgula 2.
Como
menos 3 vírgula 2 é igual a menos 3 vírgula 2temos
menos 3 vírgula 2 é igual a menos 16 sobre 5.
d) Escrevendo
1 sobre 50na fórma decimal, temos
1 sobre 50 é igual a 0 vírgula zero 2.
Portanto,
0 vírgula zero 2 é igual a 1 sobre 50.
4. Um procedimento pode ser:
Passo 1 – Escreva a fração na fórma decimal.
Passo 2 – Observe os dois números decimais e compare as partes inteiras, o número cuja parte inteira é maior será o maior dos números que estão sendo comparados.
Passo 3 – Se as partes inteiras forem iguais, compare os algarismos dos décimos; se forem diferentes, o número cujo algarismo dos décimos for maior será o maior dos números que estão sendo comparados.
Passo 4 – Se os algarismos dos décimos forem iguais, comparamos o algarismo dos centésimos; se forem diferentes, o número cujo algarismo dos centésimos for maior será o maior dos números que estão sendo comparados.
Passo 5 – Se os algarismos dos centésimos forem iguais, repetimos o passo 3 para os algarismos dos milésimos, e assim por diante.
Outro procedimento pode ser:
Passo 1 – Escreva o número decimal na fórma fracionária.
Passo 2 – Observe as duas frações e compare os denominadores. Caso forem diferentes, escreva frações equivalentes com o mesmo denominador.
Passo 3 – Compare os numeradores das frações, a fração maior será a que tiver maior numerador.
Fluxograma para a comparação de dois números racionais na fórma fracionária.
![Fluxograma. Comparação de dois números racionais na forma fracionária, com 10 quadros ligadas por setas, o fluxograma é representado na vertical e as setas são multidirecionais. Na parte superior, primeiro tem o Início, seta para baixo, Observe as duas frações, seta para baixo, Compare os denominadores, seta para baixo, São iguais? Seta na horizontal da opção não. Calcule o mmc. Seta para cima encontre uma fração equivalente a cada uma das frações com o denominador igual ao mmc. Seta para cima. Compare os numeradores novos. Seta para horizontal A fração cujo numerador for maior é a maior das frações que estão sendo comparadas. Seta para baixo e Fim Voltando para a opção, se são iguais os denominadores, se sim, seta para baixo A fração cujo numerador for maior é a maior das frações que estão sendo comparadas. Seta para a opção fim](../resources/images/im_003_g_amm7_pg_resol_u02_f2_guia_g24.png)
5. Primeiro, podemos colocar todos os números na fórma decimal:
30 vinte e cinco avos é igual a 1 virgula 2
1 meio é igual a 0 virgula 5
menos 564 sobre 200 é igual a menos 2 virgula 82
menos 3 quintos é igual a menos 0 virgula 6
Agora ordenamos do menor para o maior:
Sentença matemática menos 3 virgula 5 é menor que menos 564 duzentos avos é menor que menos 3 quintos é menor que 1 meio é meno que 30 vinte quatro avos é menor que 1 virgula 3 é menor que 5 é menor que 5 virgula 68
6. Vamos localizar todos os números dados em uma mesma reta numérica.
![Ilustração. Reta numérica, dividida em 3 partes iguais por meio de tracinhos.
Da esquerda para a direita, estão representados os números, menos 524 sobre 10, próximo ao outro tracinho, a identificação dos números, menos 5 virgula 2, 0, 2, 11 sobre 5 e 2 virgula 25, no próximo tracinho 23 e 23 virgula 5, no ultimo tracinho 54](../resources/images/im_004_amm7_pg_resol_c04_f2_guia_g24.png)
Agora, vamos fazer as comparações pedidas, o número que estiver à esquerda do outro é o menor.
a) 23
b)
11 quintosc)
menos 524 sobre 10d) –5,2
7. Exemplos de respostas:
a)
0 vírgula zero zero zero 1; 0 vírgula zero zero zero 9; 0 vírgula zero zero zero 52b)
menos 2 vírgula 81 mil 251; menos 2 vírgula 81 mil 252; menos 2 vírgula 81 mil 253;•
menos 45 dezesseis avos é igual a menos 2 virgula 8125•
menos 25mil313 sobre 9mil é aproximadamente menos 2 virgula 81255 reticênciasc)
0 vírgula 63; 0 vírgula 66; 0 vírgula 69;•
5 oitavos é igual a 0 virgula 625•
7 décimos é igual a 0 vírgula 7.d) 0,41; 0,419; 0,4156
•
3 sétimos é aproximadamente 0 virgula 42857 reticênciase)
1 vírgula 3; 1 vírgula 339; 1 vírgula 32•
9 sétimos, aproximadamente, 1 vírgula 29f)
menos 0 vírgula 129; menos 0 vírgula 13; menos 0 vírgula 1358. Dalva pode levar o vaso de R$ 39,62trinta e nove reais e sessenta e dois centavos, pois é um valor maior que R$ 39,62trinta e nove reais e sessenta e dois centavos e menor que R$ 39,85trinta e nove reais e oitenta e cinco centavos.
9. Os gastos estão representados pelos números negativos em vermelho; assim, houve maior gasto no dia 30/10, pois R$ 958,36novecentos e cinquenta e oito reais e trinta e seis centavos representa o maior valor descontado no extrato. E o menor gasto foi no dia 27/9, pois R$ 75,27setenta e cinco reais e vinte e sete centavos representa o menor valor descontado no extrato.
10. Os estudantes podem utilizar uma reta numérica como suporte para ordenar os números que representam as medidas de temperatura e, então, ordená-los em ordem decrescente: 3,4 graus Célsius ; 2,6 graus Célsius ; menos0,1 grau Célsius ; menos0,5 grau Célsius ; menos0,7 grau Célsius ; menos1,2 grau Célsius
Compreender um texto
▶ Página 103
Resoluções e comentários em Orientações.
Atividades
▶ Páginas 106 e 107
1. Escrevendo na fórma fracionária com o mesmo denominador: Assim:
1 quinto é igual a 4 vinte avos.e
1 quarto é igual a 5 vinte avos; então:
1 quinto mais 1 quarto é igual a 4 vinte avos mais 5 vinte avos mais 5 vinte avos é igual a 9 vinte avos.