Parte 6

6. Para associar cada recipiente à medida de capacidade correspondente, vamos expressar todas as medidas de capacidade em litro e, depois, comparar os recipientes para estimar a medida de capacidade de cada um.

um:

0 virgula 5 quilolitro é igual abre parênteses 0 virgula 5 vezes 1mil fecha parênteses litros é igual a 500 litros

dois:

425 centilitro é igual abre parênteses 425 dividido por 100 fecha parênteses litros é igual a 4 virgula 25 litros

três: já está em litros

quatro:

2 hectolitro é igual abre parênteses 2 vezes 100 fecha parênteses litros é igual a 200 litros.

cinco:

3mil decilitro é igual abre parênteses 3mil dividido por 10 fecha parênteses litros é igual a 300 litros.

seis:

125 decilitro é igual abre parênteses 125 dividido por 10 fecha parênteses decilitro é igual a 12 virgula 5 litros

Associando cada recipiente à medida de capacidade correspondente, temos: A – seis, B – quatro, C – três, D – dois, E – cinco, F – um.

7. Precisamos primeiro expressar todas as medidas de capacidade interna dos produtos em uma mesma unidade de medida. Para isso, podemos fazer:

A:

2mil500 mililitro é igual abre parênteses 2mil500 dividido por 1mil fecha parênteses litros é igual a 2 virgula 5 litros.

B:

5 decilitro é igual abre parênteses 5 dividido por 10 fecha parênteses litros é igual a 0 virgula 5 litros

C:

200 centilitro é igual abre parênteses 200 dividido por 100 fecha parênteses litros é igual a 2 litros

Calculando o preço por litro de cada embalagem, temos:

A:

Sentença matemática. A: 20 dividido por 2 virgula 5 é igual a 8

, ou seja, R$ 8,00oito reais o litro.

B:

Sentença matemática. B: 5 dividido por 0 virgula 5 é igual a 10

, ou seja, R$ 10,00dez reais o litro.

C:

Sentença matemática. C: 15 dividido por 2 é igual a 7 virgula 5

, ou seja, R$ 7,50sete reais e cinquenta centavos o litro.

Embora a embalagem C seja a mais em conta, como ele precisa levar 7 litros, isso exigirá a compra de embalagens diferentes para a composição da quantidade com uma opção econômica.

Temos, então, as opções:

3 embalagens de C e duas embalagens de B:

 

3 vezes 15 reais mais 2 vezes 5 reais igual 45 reais mais 10 reais igual 55 reais

duas embalagens de C, uma embalagem de A e uma embalagem de B:

 

2 vezes 15 reais mais 20 reais mais 5 reais igual 55 reais

duas embalagens de C e 6 embalagens de B:

 

2 vezes 15 reais mais 6 vezes 5 reais igual 30 reais mais 30 reais igual 60 reais

uma embalagem de C, uma embalagem de A e 5 embalagens de B:

 

15 reais mais 20 reais mais 5 vezes 5 reais igual 35 reais mais 25 reais igual 60 reais

uma embalagem de C e duas embalagens de A:

 

15 reais mais 2 vezes 20 reais igual 15 reais mais 40 reais igual 55 reais

duas embalagens de A e 4 embalagens de B:

 

2 vezes 20 reais mais 4 vezes 5 reais igual 40 reais mais 20 reais igual 60 reais

14 embalagens de B:

14 vezes 5 reais igual 70 reais

Observamos que as composições que usam mais embalagens de 0,5 litro (B) acabam encarecidas, pois elas têm o preço mais alto por litro.

Logo, há três opções mais econômicas: levar duas embalagens B e três C, ou uma embalagem A, uma B e duas C, ou duas embalagens A e uma C.

8. Podemos fazer:

Encher o balde de 7 litros com água da fonte.

Despejar a água que está no balde de 7 litros no balde de 5 litros até que fique cheio. Assim, ficarão 2 litros de água no balde de 7 litros.

Esvaziar o balde de 5 litros jogando a água de volta na fonte.

Transferir os 2 litros de água que estão no balde de 7 litros para o balde de 5 litros. Assim, faltarão 3 litros de água para enchê-lo.

Encher novamente o balde de 7 litros com água da fonte.

Despejar a água que está no balde de 7litros no de 5 litros até enchê-lo. Assim, são despejados os 3 litros de água que faltavam para enchê-lo.

O balde de 7 litros ficou, assim, com 3 litros a menos, ou seja, com 4 litros.

ATIVIDADES

Página 143

1. A afirmação a é verdadeira, pois toda medição que realizamos é sempre aproximada.

Espera-se que os estudantes identifiquem que a afirmação b é falsa, pois se um ambiente está muito quente ou muito frio, o resultado da medição poderá ser afetado se o que estiver sendo medido não estiver em equilíbrio térmico com o ambiente.

Além disso, a afirmação c também é falsa, pois um instrumento de medida convencional com unidade padronizada de medida pode gerar diferentes resultados de medição dependendo da precisão de quem realiza a medida e da precisão do instrumento de medida.

2. Exemplos de resposta: porque os cronômetros são diferentes (diferença na calibração) ou ainda porque um dos cronômetros (ou ambos) não foram parados no exato momento que a menina completou a volta na quadra (uma foi mais rápida que a outra).

3. Exemplos de resposta: a balança está apresentando variação no resultado; Diego está se posicionando de fórma diferente na balança e isso pode estar gerando variação.

TRABALHO EM EQUIPE

Página 144

Resoluções e comentários em Orientações.

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

Páginas 146 e 147

1. a) Em abril; 18 árvores, pois:

6 vezes 3 igual 18

b) 30 árvores, pois:

10 vezes 3 igual 30

.

c) Como cada figura no gráfico equivale a 3 três árvores, então nos meses em que deverão ser plantadas 12 árvores deverá haver 4 árvores. Isso acontece nos meses de fevereiro, março e junho.

2. a) Ucrânia: 24 medalhas (

12 vezes 2 igual 24

);

Brasil:

vinte e duas medalhas (11 vezes 2 igual a 22)

);

Itália:

14 medalhas (7 vezes 2 igual a 14)

);

Irã:

12 medalhas (6 vezes 2 igual a 12)

);

Uzbequistão: 8 medalhas (

4 vezes 2 igual a 8

).

b)

22 menos 8 igual a 14

Portanto, a diferença solicitada é de 14 medalhas.

c) 8º lugar. Como o número de medalhas de ouro conquistadas pela Austrália está entre o número de medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil (7º colocado) e pela Itália (9º colocado), então a Austrália terminou os Jogos Paralímpicos em Tóquio, em 2021, como 8º colocado.

3. a)

400 automóveis, pois: 4 vezes 100 igual 400

b) em 2023;

500 automóveis, pois 5 vezes 100 igual 500

c)

mil e 800 automóveis, pois 18 vezes 100 igual a mil e oitocentos

4. a) .20000 CDs, pois:

20 vezes mil igual 20 mil

b) Rock e forró.

5. a) O mais visitado foi o centro histórico. Foi visitado por .1750 turistas (

5 vezes 350 igual a 1750

turistas).

b) O menos visitado foi o centro comercial. Foi visitado por 700 turistas (

2 vezes 350 igual a 700

).

c) Como o investimento será de 100 reais por turista, temos: 700 · 100 = .70000.

Portanto, o novo investimento da prefeitura será de .70000 reais.

ATIVIDADES DE REVISÃO

Página 148

1. Colocando todas as medidas, em metro, temos:

Caminho do João:

Partida até o ponto A: 6 métros

Ponto A até o ponto B:

190 decímetro é igual a, abre parênteses 190 dividido por 10 fecha parênteses metros é igual a 19 metros

Ponto B até a chegada:

Sentença matemática. 0 virgula 5 decâmetro é igual a, abre parênteses 0 virgula 5 dividido por 10 fecha parênteses metros é igual a 5 metros

Total:

6 metros mais 19 metros mais 5 metros igual a 30 metros

Caminho do Pedro:

Partida até o ponto D: 4 métros

Ponto D até o ponto C:

Sentença matemática. 180 decímetro é igual a, abre parênteses 180 dividido por 10 fecha parênteses metros é igual a 18 metros

Ponto C até a chegada:

Sentença matemática. 0 virgula 09 hectômetro é igual a, abre parênteses 0 virgula 09 dividido por 100 fecha parênteses metros é igual a 9 metros

Total:

4 metros mais 18 metros mais 9 metros igual a 31 metros

a) O mais curto é o caminho que João tomou.

b)

31 metros menos 30 metros igual a 1 metro e 1 metro é igual a 100 centímetros

e

1 metro é igual a 100 centímetros

.

2. a) Convertendo todas as medidas em centímetro, temos:

 

15 decímetros igual 15 vezes 10 centímetros igual 150 centímetros

 

0,8 metro igual a 0,8 vezes 100 centímetros igual 80 centímetros

 

2 mil cento e dezessete milímetros igual 2 mil cento e dezessete dividido por 10 igual a 211,7 centímetros

 

P igual 69 centímetros mais 150 centímetros mais 80 centímetros mais 211,7 centímetros igual a 510,7 centímetros

b) Como todas as medidas estão em decímetro, vamos calcular a medida do perímetro e, depois, fazer a conversão:

 

P igual a 1 mais 1 mais 1,5 mais 1 mais 0,5 mais 1,5 mais 2 igual a 9

Portanto, o perímetro mede 9 decímetros.

Transformando 9 decímetros para centímetros, temos:

9 vezes 10 centímetros igual 90 centímetros

3. Calculando a medida do perímetro do retângulo, temos:

 

P igual 2 mais 2 mais 5 mais 5 igual 14

Portanto, o perímetro do retângulo mede 14 decâmetros.

Transformando para metro, temos:

14 vezes 10 metros igual 140 metros

Como Gilberto pretende dar duas voltas de arame ao redor o terreno, então:

2

140 metros igual 280 metros

4.

0,3 micrômetro é igual a 0,3 dividido por mil milímetros que é igual a 0,0003 milímetro

 

Sentença matemática. 10 micrômetro é igual a 10 dividido por 1mil milímetro é igual a 0 virgula 01 milímetro

5. Lembrando que uma unidade astronômica, ou 1 U A, equivale a ...149597870700 metros, temos:

a)

5,2 vezes 149 bilhões 597 milhões 870 mil e 700 é igual a 777 bilhões 908 milhões 927 mil e 640 metros que é igual a 777 milhões 908 mil 927 inteiros e 640 milésimos quilômetros

, ou seja, aproximadamente 780 000 000 quilômetros.

b) Exemplo de resposta:

7 virgula 8 vezes 10 elevado a oitava potência quilômetros

6. a) Daniela (.1020 segundos)

b) Mariana (.1980 segundos)

c)

1980 segundos menos 1020 segundos é igual a 960

segundos; como 1 minuto tem 60 segundos, então para transformar segundos em minutos, fazemos:

960 dividido por 60 igual a 16

Portanto, a diferença entre as medidas de tempo do primeiro e do último colocado foi 16 minutos.

7.

10 mil hectogramas dividido por 200 igual 50 hectogramas

Para transformar hectogramas em quilogramas, fazemos:

 

50 dividido por 10 igual a 5

Logo, foram colocados 5 quilogramas de soja em cada pacote.

Capítulo 6

ATIVIDADES

Página 151

1. Exemplos de resposta:

a)

Sentença matemática. abre parênteses N menos 1 fecha parênteses mais N mais abre parênteses N mais 1 fecha parênteses

b)

Sentença matemática. abre parênteses X mais Y fecha parênteses ao quadrado

c)

Sentença matemática. X ao quadrado mais Y ao quadrado

d)

Sentença matemática. Fração M sobre 3 mais S

2. a) Espera-se que os estudantes percebam que a medida de área do carpete corresponde à medida da área do chão do quarto, que pode ser expressa por

X vezes Y

.

b) A medida de comprimento de rodapé, incluindo o espaço da porta, corresponde à medida do perímetro do quarto, que pode ser expressa por

x mais y mais x mais y

, ou seja,

2x mais 2 y

.

3. Em todas as sentenças, há uma adição entre um número e seu oposto; então, algebricamente podemos escrever:

Sentença matemática. X mais abre parênteses menos X fecha parênteses é igual a 0

4. Como, ao adicionar qualquer número ao elemento neutro, obtém-se como soma o próprio número, então algebricamente podemos escrever:

a mais 0 igual a a

5. Significa que o produto de um número por 1 é igual ao próprio número; então, algebricamente podemos escrever:

a vezes 1 igual a a

ATIVIDADES

Página 153

1. a) Substituindo

x

por 1 e

y

por 3 na expressão e efetuando as operações indicadas, temos:

 

menos 4 vezes 1 vezes 3 igual menos 12

Portanto, para

x igual a 1

e

y igual a 3

o valor numérico da expressão

menos 4 vezes x vezes y é menos 12

.

b) Substituindo

a

por 5 e

b

por

menos 1

na expressão e efetuando as operações indicadas, temos:

 

3 vezes 5 mais abre parênteses menos 1 fecha parênteses igual 15 mais abre parênteses menos 1 fecha parênteses igual a 14

Portanto, para

a igual a 5

e

b igual a menos 1

o valor numérico da expressão

3 vezes a mais b

é 14.

c) Substituindo

x

por 1 e

y

por 0, na expressão e efetuando as operações indicadas, temos:

 

Sentença matemática. 3 vezes 1 ao quadrado mais 2 vezes 0 é igual a 3 mais 0 é igual a 3

Portanto, para

x igual a 1

e

y igual a 0

, o valor numérico da expressão

Sentença matemática. 3 vezes X ao quadrado mais 2 vezes Y

é 3.

d) Substituindo x por menos3 e z por

1 meio

na expressão e efetuando as operações indicadas, temos:

 

Sentença matemática. 2 vezes abre parênteses menos 3 fecha parênteses mais 1 meio menos 9 é igual a abre parênteses menos 6 fecha parênteses mais 1 meio menos 9 é igual a fração com numerador 2 vezes abre parênteses menos 6 fecha parênteses mais 1 mais 2 vezes abre parênteses menos 9 fecha parênteses e denominador 2 é igual a fração com numerador menos 12 mais 1 mais abre parênteses menos 18 fecha parênteses e denominador 2 é igual a menos 29 meios

Portanto, para

x igual a menos 3

e

z igual a menos 1

, o valor numérico da expressão

2 vezes x mais z menos 9

é

menos 29 meios

.

2. a) A medida do perímetro pode ser expressa por:

 

 

a mais a mais b mais a mais b mais a igual 4 vezes a mais 2 vezes b

.

b) Substituindo a por 5 e b por 7 na expressão e efetuando as operações indicadas, temos:

4 vezes 5 mais 2 vezes 7 igual a 20 mais 14 igual 34

Portanto, a medida do perímetro, nas condições dadas, é 34 centímetros.

c) A medida do perímetro pode ser expressa por:

 

A vezes abre parênteses A mais B fecha parênteses é igual A vezes A mais A vezes B

d) Substituindo a por 5 e b por 7 na expressão e efetuando as operações indicadas, temos:

5 vezes 5 mais 5 vezes 7 igual 25 mais 35 igual 60

Portanto, a medida de área é 60 centímetros quadrados.

3. Preço do aparelho: x reais

Desconto: 20 reais

Valor total:

x menos 20

reais

alternativa d

4. a)

17 reais, pois 2 virgula 40 vezes 5 mais 5 é igual a 12 mais 5 é igual 17

b)

245 reais, pois 2,40 vezes 100 mais 5 é igual a 240 mais 5 é igual 245

c)

6 reais e 80 centavos, pois 2,40 vezes 0,75 mais 5 é igual a 1,8 mais 5 é igual 6,80

d)

2885 reais, pois 2,40 vezes 1200 mais 5 é igual a 2880 mais 5 é igual 2885

e)

21 reais e 12 centavos, pois 2,40 vezes 6,3 mais 5 é igual a 15,12 mais 5 é igual 20,12

f)

30 reais e 20 centavos, pois 2,40 vezes 10,5 mais 5 é igual a 25,2 mais 5 é igual 30,20

5. a) O valor fixo é R$ 400,00.quatrocentos reais

b)

16c mais 40p mais 400

c) Para c = 20 e p = 30, temos:

 

16 vezes 20 mais 40 vezes 30 mais 400 igual 320 mais 1 mil e 200 mais 400 igual a 1 mil 920

Logo, R$ 1.920,00mil novecentos e vinte reais.

6. a) Contando o contorno todo dessa figura, teremos 24 lados de quadrados que a compõem. Logo, a medida do perímetro será representada por 24x.

b)

24 vezes 3,7 é igual a 88,8

Logo, a medida do perímetro é 88,8 centímetros.

c) Como cada quadradinho tem uma medida de área igual a xelevado a 2 e temos um total de 12 quadradinhos, então a medida da área dessa figura pode ser representada por: 12xelevado a 2

d)

12 vezes 0 virgula 6 ao quadrado é igual a 12 vezes 0 virgula 36 é igual a 4 virgula 32

Logo, a medida de área é 4,32 centímetros quadrados.

7. a) O retângulo A é formado por 8 quadradinhos de área medindo y centímetros quadrados.

 

8 vezes y igual 8y

A área do retângulo A mede 8y centímetros quadrados.

b) O quadrado B é formado por 9 quadradinhos de área y centímetro quadrado.

 

9 vezes y igual 9y

A área do quadrado B mede 9y centímetros quadrados.

c) O triângulo C é formado por 4 quadradinhos e

um meio

quadradinho de área medindo y centímetros quadrados.

 

Sentença matemática. 4 vezes Y mais 1 meio vezes Y é igual a 4Y mais 1 meio Y é igual a 8 meios Y mais 1 meio Y é igual a 9 meio Y

A área do triângulo C mede

Sentença matemática. Fração 9 meios Y centimétrico ao quadrado

centímetros quadrados.

d)

8y dividido por 2 igual 4y

A metade da medida da área do retângulo A é 4y centímetros quadrados.

e)

9 y dividido por igual 3 y

A terça parte da medida da área do quadrado B é 3y centímetros quadrados.

ATIVIDADES

Página 155

1. a)

29 a mais 4a menos 21a igual 33a menos 21a igual 12a

b)

x mais 3x menos x mais 5x menos x igual 4x menos x mais 5x menos x igual 3x mais 5x menos x igual 8x menos x igual 7x

c)

Sentença matemática. 3X mais 4X ao cubo menos 5X mais X ao quadrado mais 2X é igual a abre parênteses 3X menos 5X mais 2X, fecha parênteses mais 4X ao cubo mais X ao quadrado é igual a 4X ao cubo mais X ao quadrado

d)

Sentença matemática. 3 quartos Y menos Y sobre 5 mais 7 meios Y é igual a fração com numerador 15Y menos 4Y mais 70Y e denominador 20 é igual a 81Y sobre 20

e)

Sentença matemática. 4A mais 5B mais 7 meios A menos B é igual a abre parênteses 4A mais 7 meios A, fecha parênteses mais abre parênteses 5B menos B fecha parênteses é igual a abre parênteses fração com numerador 8A mais 7A e denominador 2 , fecha parênteses mais 4B é igual a 15 sobre 2 A mais 4B

2. Kevin errou ao aplicar a propriedade distributiva, pois colocou o número 1 da expressão dentro dos parênteses.

3. a)

Sentença matemática. 75D mais 0 virgula 50Q

, com d representando o número de dias que o carro ficou alugado e q, o número de quilômetros rodados.

b) Substituindo d por 4 e q por 100 na expressão e efetuando as operações indicadas, temos:

 

75 vezes 4 mais 0 virgula 50 vezes 100 é igual 300 mais 50 é igual a 350

Logo, Ivo pagou R$ 350,00trezentos e cinquenta reais.

ATIVIDADES

Página 159

1. a) São todos os números naturais menores que 6 com exceção do 6:

Sequência numérica. 6: abre parênteses 0, 1, 2, 3, 4, 5 reticências fecha parênteses.

b) São todos os números inteiros que estão entre menos3 e 2 com exceção do

e do 2:

Sequência numérica. abre parênteses menos 2, menos 1, 0, 1 fecha parênteses

c) Sequência dos números divisíveis por 1 e por eles mesmos:

abre parênteses 2, 3, 5, 7, 11 reticências fecha parênteses.

d) Nesse caso, há apenas três números inteiros cujo módulo é menor que 2:

Sequência numérica. abre parênteses menos 1, 0, 1 fecha parênteses

e) São todos os números naturais divisíveis por 2 incluindo o 6:

abre parênteses 6, 8, 10, 12, 14 reticências fecha parênteses.

2. a)

Esquema. Sentença matemática. Enésimo termo é igual a 2N

b)

Esquema. Sentença matemática. Enésimo termo é igual a 2N menos 1

3. a) Para

a n igual a 7n

, temos:

 

primeiro termo é igual a 7 vezes 1 é igual a 7

 

segundo termo é igual a 7 vezes 2 é igual a 14

 

terceiro termo é igual a 7 vezes 3 é igual a 21

 

quarto termo é igual 7 vezes 4 é igual a 28

Logo, a sequência será abre parênteses7, 14, 21, 28, ...fecha parênteses.

b) Para

enésimo termo é igual a N ao cubo

, temos:

 

primeiro termo é igual a 1 ao cubo é igual a 1

 

segundo termo é igual a 2 ao cubo é igual a 8

 

terceiro termo é igual a 3 o cubo é igual a 27

 

quarto termo é igual 4 ao cubo é igual a 64

Logo, a sequência será

.

c) Para

enésimo termo é igual a N ao quadrado mais N

, temos:

 

primeiro termo é igual a 1 ao quadrado mais 1 é igual a 2

 

segundo termo é igual a 2 ao quadrado mais 2 é igual a 4 mais 2 é igual a 6

 

terceiro termo é igual a 3 ao quadrado mais 3 é igual a 9 mais 3 é igual a 12

 

quarto termo é igual a 4 ao quadrado mais 16 mais 4 é igual a 20

Logo, a sequência será

d) Para

enésimo termo é igual a 3N ao quadrado menos 2

, temos:

 

primeiro termo é igual a 3 vezes 1 ao quadrado menos 2 é igual a 3 menos 2 é igual a 1

 

segundo termo é igual a 3 vezes 2 ao quadrado menos 2 é igual a 12 menos 2 é igual a 10

 

terceiro termo é igual a 3 vezes 3 ao quadrado menos 2 é igual a 27 menos 2 é igual a 25

 

quarto termo é igual a 3 vezes 4 ao quadrado menos 2 é igual a 48 menos 2 é igual a 46

Logo, a sequência será

4. a) 1º termo

igual a 10 mais 1 igual a 11

2º termo

igual a 10 mais 2 igual a 12

3º termo

igual a 10 mais 3 igual a 13

4º termo

igual a 10 mais 4 igual a 14

5º termo

igual a 10 mais 5 igual a 15

6º termo

igual a 10 mais 6 igual a 16

Logo, o 5º e o 6º termos são: 15 e 16.

b) A expressão que indica o enésimo termo é

Sentença matemática. abre parênteses 10 mais N fecha parênteses.

.

5. a) 1ª:

2 vezes 1 é igual a 2

2ª:

2 vezes 2 é igual a 4

3ª:

2 vezes 3 é igual a 6

4ª:

2 vezes 4 é igual a 8

    nª

2 vezes n

A expressão é 2n.

b)

2 vezes 99 é igual a 198

O 99º termo da sequência é 198.

6. a) 1ª posição: 1 quadrinho

2ª posição: 3 quadrinhos

3ª posição: 5 quadrinhos

4ª posição: 7 quadrinhos

Logo, na 5ª posição terá 9 quadradinhos.

b) Exemplo de resposta:

2p menos 1

c)

2 vezes 20 menos 1 é igual a 39

Logo, na 20ª posição haverá 39 quadradinhos.

7. a)

Ilustração. 4 quadrinhos na vertical formados por palitos. 5 palitos na horizontal, e 4 à direita e 4 à esquerda.

Logo, para construir 4 quadrados, precisamos de 13 palitos.

b)

Ilustração. 5 quadrinhos na vertical formados por palitos. 6 palitos na horizontal, e 5 à direita e 5 à esquerda.

Logo, para construir 5 quadrados, precisamos de 16 palitos.

c)

abre colchetes 4 mais 3, abre parênteses X menos 1, fecha parênteses, fecha colchetes.

palitos.

d)

4 mais 3 vezes abre parêntese 15 menos 1 fecha parêntese, é igual a, 4 mais 3 vezes 14, que é igual a 4 mais 42, que é igual a 46

Logo, 46 palitos.

INFORMÁTICA E MATEMÁTICA

Página 162

Resoluções e comentários em Orientações.

ATIVIDADES

Página 163

1. Exemplos de respostas:

 

Esquema. Sequência numérica na horizontal. Abre parênteses 3, 6, 9, 12, 15 reticências fecha parênteses, Seta para a direita indicando enésimo termo é igual 3 vezes N

 

Esquema. Sequência numérica na horizontal. Abre parênteses mais 2, mais 7, mais 12 reticências fecha parênteses, Seta para a direita indicando enésimo termo é igual a N mais 5.

2. Exemplos de resposta:

a)

primeiro termo é igual a 4;

;

termo A com índice n mais 1 é igual ao enésimo termo mais 4

b)

primeiro termo é igual a 1

;

termo A com índice n mais 1 é igual a 6 enésimo termo

3. Os dois representaram a sequência corretamente.

4. A – dois, B – quatro, C – um, D – três, E – cinco

Tanto a sequência:

A quanto a sequência dois representam a sequência:

Sequência numérica. Abre parênteses 1, 2, 3, 4, reticências fecha parênteses.

B quanto a sequência quatro representam a sequência:

Sequência numérica. Abre parênteses 1, 5, 9, 13, reticências fecha parênteses.

C quanto a sequência um representam a sequência:

Sequência numérica. Abre parênteses 6, 12, 18, 24, reticências fecha parênteses.

D quanto a sequência três representam a sequência:

Sequência numérica. Abre parênteses 10, 10, 10,10, reticências fecha parênteses.

E quanto a sequência cinco representam a sequência:

Sequência numérica. Abre parênteses 3, 5, 7, 9, reticências fecha parênteses.

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

Páginas 165 e 166

1. a) maior: R$ 166,79cento e sessenta e seis reais e setenta e nove centavos; menor: R$ 148,25cento e quarenta e oito reais e vinte e cinco centavos; diferença:

Sentença matemática. 166 virgula 79 menos 148 virgula 25 é igual a 18 virgula 54

Logo, a diferença pedida é R$ 18,54dezoito reais e cinquenta e quatro centavos.

b) Média

Sentença matemática. é igual a fração com numerador 166,79 mais 154,77 mais 162,74 mais 148,25 mais 149,35 e denominador 5, é igual a, fração 781,9 sobre 5, que é igual a 156,38

Logo, a média aritmética dos preços é de R$ 156,38cento e cinquenta e seis reais e trinta e oito centavos.