Parte 12

Atividades

Página 260

1. a) Medida de área do trapézio:

 

Sentença matemática. Medida de área A é igual a fração com numerador abre parênteses 6 virgula 9 mais 4 virgula 7 fecha parênteses vezes 3, e denominador 2 é igual a fração com numerador 11 virgula 6 vezes 3 e denominador 2 é igual a fração com numerador 34 virgula 8 e denominador 2 é igual a 17 virgula 4

Logo, a medida de área do trapézio é igual a 17,4 centímetros quadrados.

b) Medida de área do losango:

 

Sentença matemática. Medida de área A é igual a fração com numerador 6 virgula 9 vezes 3 e denominador 2 é igual a fração com numerador 20 virgula 7 denominador 10 virgula 35

Logo, a medida de área do losango é igual a 10,35 centímetros quadrados.

c) Medida de área do trapézio:

 

Sentença matemática. Medida de área A é igual a fração com numerador abre parênteses 7 virgula 3 mais 2 virgula 6 fecha parênteses vezes 1 virgula 7, e denominador 2 é igual a fração com numerador 9 virgula 9 vezes 1 virgula 7 e denominador 2 é igual a fração com numerador 16 virgula 83 e denominador 2 é aproximadamente igual a 8 virgula 42

Logo, a medida de área do trapézio é aproximadamente 8,42 centímetros quadrados.

d) Medida de área do losango:

 

Sentença matemática. Medida de área A é igual a fração com numerador 5 virgula 1 vezes 4 virgula 3 e denominador 2 é igual a fração com numerador 21 virgula 93 denominador 2 é aproximadamente 10 virgula 97

Logo, a medida de área do losango é aproximadamente 10,97 centímetros quadrados.

2. Considerando um quadradinho como unidade de medida de área, cada irmão receberá o equivalente a 6 quadradinhos.Exemplo de resposta:

Malha quadriculada. Na malha quadriculada com 6 linhas e 10 quadrinhos e representada uma figura geométrica com duas partes. Uma verde e a outra verde listrada. 
A parte verde listrada tem o formato de um retângulo na vertical com 2 quadradinhos na horizontal e abaixo um formato de triangulo. A parte verde e formada por um retângulo na horizontal e um triangulo no final que se conectam com o triangulo da parte verde listrada

3. Como a medida de área do terreno é na fórma de trapézio, temos:

 

medida de área do terreno é igual à fração com numerador A vezes abre parênteses B 1 mais B 2 fecha parênteses e denominador 2, é igual à fração com numerador 20 vezes abre parênteses 36 mais 24 fecha parênteses e denominador 2, é igual à fração com numerador 20 vezes 60 e denominador 2, é igual a 1200 sobre 2, que é igual a 600

Logo, a medida de área do terreno é 600 métros quadrados.

Calculando a medida de área do galpão:

 

medida de área do galpão é igual a 10 virgula 6 vezes 5 virgula 5 é igual a 58 virgula 3

Logo, a medida da área do galpão é 58,3 métros quadrados.

A diferença entre a medida de área do terreno e a do galpão resulta na medida da área gramada, assim:

 

medida da área gramada é igual à medida de área do terreno menos a medida de área do galpão, que é igual a 600 menos 58,3, que é igual a 541,70

Portanto, a medida da área gramada será 541,7 métros quadrados.

4. Temos:

Esquema. Figura composta por 3 regiões. À direita é dividida em duas regiões, a região 2 na superior,  com cota na parte superior indicando 6 quilômetros e na vertical indicando comprimento de X quilômetros e com 4 ângulos retos. Na parte inferior formato de um retângulo e um triangulo. há uma cota na vertical indicando comprimento de X quilômetros. À esquerda, também com um formato de um retângulo e um triângulo na vertical  com cota na parte superior indicando comprimento de X quilômetros centímetros,  e na vertical   cota indicando comprimento de 2X  quilômetros.

A região dois é um retângulo de dimensões 6 quilômetros por x, cuja medida de área mede 12 quilômetros quadrados.

Portanto:

 

6 vezes x igual a 12

 

x igual a 12 sextos

 

x igual a 2

Portanto, o lado x do retângulo (região dois) mede 2 quilômetros.

A região um é um trapézio retângulo cujo comprimento da base maior mede 2x, da base menor mede x e da altura mede x. Sabendo que x mede 2 quilômetros, podemos fazer:

medida de área da região um:

 

Sentença matemática. fração com numerador abre parênteses 2X mais X fecha parênteses vezes X, e denominador 2 é igual a fração com numerador 3X vezes 3 e denominador 2 é igual a fração com numerador 3 vezes 2 vezes 2 e denominador 2 é igual a 6

Logo, a medida de área da região um é 6 quilômetros quadrados.

5. Exemplo de medidas:

Esquema. Pipa dividida em 3 partes. Do lado  esquerdo, formato de 2 triângulos verdes, na vertical há uma cota indicando  20 centímetros e na horizontal uma cota indicando 10 centímetros. No meio dois polígonos amarelos e uma cota na horizontal indicando 10 centímetros. E do lado direito também há o formato de 2 triângulos com uma cota na vertical indicando 30 centímetros e uma cota na horizontal indicando 15 centímetros

Exemplo de problema: Ivan fez uma pipa conforme a figura anterior. Qual é a medida de área dessa pipa?

Resolução:

Medida de área da região verde:

 

 

Fração de numerador 20 vezes 10 e de denominador 2

= 100

Medida de área da região amarela:

 

Fração com numerador abre parêntese 30 mais 20 fecha parêntese vezes 10, e denominador 2.

= 250

Medida de área da região laranja:

 

 

Sentença matemática. fração com numerador 30 vezes 15 e denominador 2

= 225

Apipa = 100 + 250 + 225 = 575

Portanto, a medida de área dessa pipa é 575 centímetros quadrados.

6. Temos a seguinte figura:

Esquema. 3 losangos, uma na parte superior com as vértices ABCD na parte inferior losango EFGH e ao meio outro losango IDFJ. No ponto F ao meio há uma cota até os pontos A e o ponto C  indicando  5 centímetros. Na parte inferior do ponto D ao meio até o ponto E e Ponto G também indicando 5 centímetros. Na vertical entre o ponto C e G há uma cota  indicando 3 centímetros

As diagonais do losango se cruzam ao meio formando ângulos retos.

Assim:

 

 

BF igual a FD igual a 3 cm

e, portanto,

BD igual a 6 cm

 

 

HD igual a FD igual a 3 cm

e, portanto,

HF igual a 6 cm

Assim, os losangos a bê cê dê e ê éfe gê agá são congruentes e suas diagonais medem 6 centímetros e 10 centímetros.

A medida de área de cada um desses losangos é dada por:

 

Sentença matemática. fração com numerador 6 vezes 10 e denominador 2 é igual a 30

Temos, ainda,

I J é igual a 5 centímetros

.

Assim, as diagonais í jota e éfe dê do losango i éfe jota dê medem 5 centímetros e 3 centímetros, respectivamente.

A medida de área do losango i éfe jota dê é dada por:

Sentença matemática. Fração com numerador 5 vezes 3 e denominador 2 é igual 7 virgula 5

Logo, a medida de área da figura pintada de amarelo é dada por:

Esquema.  Medida de área. Área é igual a Área do losango ABCD mais área do losango EFGH  menos 2 vezes Área do losango IFJD.  Há um fio na área do losango IFJD há uma indicação: Área da região azul, que foi somada duas vezes nas áreas dos losangos ABCD e EFGH

A =

30 mais 30 menos 2 vezes 7,5

= 45

Portanto, a medida de área da figura pintada de amarelo é 45 centímetros quadrados.

Estatística e Probabilidade

Página 262

Exemplo de resposta: No gráfico de barras, em que é possível perceber de imediato que o percentual diminuiu e depois aumentou no decorrer dos anos. Apesar de o gráfico de setores apresentar as porcentagens em cada ano de fórma mais evidente, não mostra claramente a variação no período.

Atividades de Revisão

Página 263

1. a) 16.48400 = .774400

.774400 dividido por.3200 = 242

Portanto, serão obtidos 242 lotes.

b)

3 quartos

de 242 = 181,5

.100000 181,5 = ..18150000

Portanto, serão arrecadados R$ 181.500,00cento e oitenta e um mil quinhentos reais.

2. a)

Área da sala igual a 5 metros vezes 4 metros igual a 20 metros quadrados.

 

1 are é igual a 1 decâmetro quadrado, que é igual a 1 vezes 100 metros quadrados, que é igual a 100 metros quadrados.

 

100 dividido por vinte igual a 5.

Logo, são necessárias 5 salas.

b)

1 hectômetro quadrado igual a 10 mil metros quadrados

 

1 alqueire paulista igual a 24 mil e 200 metros quadrados.

 

24 mil e 200 dividido por 10 mil hectares é igual a 2 vírgula 42 hectares.

3. Para determinar a quantidade de lajotas que serão necessárias para cobrir todo o piso da sala, podemos calcular a medida de área do piso, a medida de área da lajota e, por fim, dividir essas medidas. Assim:

Apiso = 5 5 = 25

Alajota = 0,5 0,5 = 0,25

Quantidade de lajotas: 25 dividido por 0,25 = 100

Portanto, serão necessárias 100 lajotas.

4. Medida de área da quadra com dimensões máximas:

 

Medida de área igual a 42 metros vezes 22 metros igual a 924 metros quadrados.

Medida de área da quadra com dimensões mínimas:

 

Medida de área igual a 25 metros vezes 15 metros igual a 375 metros quadrados.

Variação:

924 metros quadrados menos 375 metros quadrados é igual a 549 metros quadrados

5. a) Primeiro, transformamos hectômetro quadrado em métro quadrado:

 

75 hectômetos quadrados igual a 75 vezes 10 mil metros quadrados igual a 750 mil metros quadrados.

Em seguida, subtraímos desse valor a medida de área do terreno vendido e a medida de área construída:

.750000menos.1500menos.2500 = .746000

Logo, a medida de área reservada para plantações é .746000 métros quadrados.

b) .746000 dividido por4 = .186500

Logo, a área reservada para a plantação de feijão é de .186500 métros quadrados

6. Medida de área do quadrado maior:

4 vezes 4 decímetros quadrados igual a 16 decímetros quadrados

Medida de área de cada triângulo:

Abre parênteses, fração com numerador 1 vezes 3 e denominador 2 fecha parênteses decímetro quadrado é igual a 3 meios decímetro quadrado

 

 

1 virgula 5 decímetro quadrado

Medidas de área dos quatro triângulos:

4 vezes 1 vírgula 5 decímetros quadrados igual a 6 decímetros quadrados

Medida de área do quadrado cinza:

16 decímetros quadrados menos 6 decímetros quadrados igual a 10 decímetros quadrados

7. Primeiro dividimos a figura a seguir em figuras menores de medida de área conhecida.

Esquema. Figura composta por 2 retângulos e um quadrado.   À direita, um quadrado, no interior indicando área 1 com cota na parte inferior e na vertical  indicando comprimento de 3 centímetros, ao lado à direita há um retângulo na horizontal com cota na parte inferior até a sua metade   indicando comprimento de 2 centímetros e uma cota na vertical indicando 2 centímetros e no interior indicando área 2. Abaixo há outro retângulo, no interior indicando área 3, com cota na parte inferior indicando comprimento de 2 centímetros e uma cota na vertical indicando 1 centímetro. Na vertical à direita uma conta de 3 centímetros da altura dos 2 retângulos.

 

medida da área 1 é igual a 3 centímetros vezes 3 centímetros igual a 9 centímetros quadrados

 

medida da área 2 é igual a, abre parênteses 3 menos 1 fecha parênteses centímetros vezes 5 mais 2 menos 3 centímetros é igual a 2 centímetros vezes 4 centímetros é igual a 8 centímetros quadrados.

 

medida da área 3 é igual a 2 centímetros vezes 1 centímetro igual a 2 centímetros quadrados

 

medida da área total é igual a 9 mais 8 mais 2 igual a 19

Portanto, a medida da área da figura é 19 centímetros quadrados.

8. A inclinação dos triângulos não é a mesma que a dos trapézios. Assim, esses polígonos não se encaixam perfeitamente e, portanto, a composição final terá um vão entre as peças.

Capítulo 11

Atividades

Página 266

1. Para 1 litro de suco concentrado, são usados 2 litros de água; então, a razão entre a quantidade de suco concentrado e a de água é

1 meio

.

2. a) Se a razão é igual a 1, então o número procurado é igual (ou uma fração equivalente) a

2 terços

.

b) O número procurado é 7 vezes o número 14, ou seja, 98 (

7 vezes 14 é igual a 98

).

c) A razão é

menos 0 vírgula 5 é igual a menos 1 meio é igual a fração com numerador 1 e denominador abre parênteses menos 2 fecha parênteses

. Portanto, o número procurado é o oposto ao dobro de 0,25, ou seja, menos0,5.

3. a) Camila marcou 6 gols e Fernanda marcou 4; logo, a razão será

6 sobre 4, igual a 3 sobre 2

.

b) Fernanda marcou 4 gols e o time marcou um total de 12 gols; logo, a razão será

Sentença matemática. 4 doze avos é igual a 1 terços é aproximadamente igual a 0 virgula 33

.

c) Camila marcou 6 gols e o time marcou um total de 12 gols; logo, a razão será:

Sentença matemática. 6 doze avos é igual a 1 meio é igual a 50 por cento

.

4. a)

120 sobre 240 mil é igual a 12 sobre 24 mil, que é igual a 1 sobre 2 mil

Logo, a razão do número de dentistas para o número de habitantes é de

1 sobre 2 mil

.

b) Espera-se que os estudantes concluam que há 2 dentistas para cada grupo de .4000 pessoas.

Uma maneira de encontrar a resposta do item b é obter uma fração equivalente a

1 sobre 2 mil

com o denominador .4000.

5. Para saber a porcentagem de meninas em relação ao número total de crianças, fazemos:

 

Sentença matemática 10 sobre 32 é igual a 0 virgula 3125 é igual a fração com numerador de 31 virgula 25 sobre 100 é igual a 31 virgula 25 por cento

Logo, 31,25% das crianças que foram acampar são meninas.

6. a) Medida de área do quadrado rosa: 4

Medida de área do quadrado amarelo: 100

 

Sentença matemática 4 sobre 100 é igual a 0 virgula 04 é igual a 4 por cento

A porcentagem da medida de área do quadrado rosa em relação à medida de área do quadrado amarelo é 4%.

b) Medida de área do quadrado verde: 16

Medida de área do quadrado cinza: 36

 

16 sobre 36 é igual a 4 sobre 9

A razão entre a medida de área do quadrado verde e a medida de área do quadrado cinza é

4 nonos

.

c) Medida de área do maior quadrado: 100

Medida de área total do retângulo: 160

 

Sentença matemática. Frações 100 sobre 160 é igual a 5 sobre 8

A fração irredutível da razão entre a medida de área do maior quadrado e a medida de área total do retângulo é

5 sobre 8

.

7. Medida do perímetro: 42 métros

Sendo um terreno no formato retangular, então se um lado mede 15 métros de comprimento, o lado oposto mede também 15 métros. Assim, os outros dois lados medirão:

 

42 menos 15 menos 15 é igual a 12

 

12 dividido por 2 é igual a 6

Os outros dois lados medirão cada um 6 m de comprimento.

Assim, a razão entre a medida de comprimento do lado maior e a do lado menor desse terreno será igual a:

 

Sentença matemática. Lado maior sobre lado menor é igual a 15 sobre 6 é igual a 2 virgula 5 é igual a 25 sobre 10 é igual a 250 sobre 100 é igual a 250 por cento

8. Para que a razão dê como resultado um número menor que 1 e maior que 0, quer dizer que o valor absoluto do numerador é menor que o valor absoluto do denominador, porém a e b são negativos; nesse caso, o número que tem maior valor absoluto é menor.

Portanto, o número b é menor.

Atividades

Página 269

1. a) É proporção, pois:

Sentença matemática. Frações 4 décimos é igual a 2 quintos

b) Não é proporção, pois:

Sentença matemática. Frações 8 sobre 32 é igual a 1 quarto é diferente de 2 sétimos

c) É proporção, pois:

Sentença matemática. Frações 9 sobre 0 virgula 25 é igual a 81 sobre 2 virgula 25

d) É proporção, pois:

Sentença matemática. Frações 1 virgula 5 sobre 6 é igual a 0 virgula 5 sobre 2

e) É proporção, pois:

Sentença matemática. Frações 35 sobre 28 é igual a 5 quartos

f) Não é proporção, pois:

Sentença matemática. Frações 148 sobre 93 é aproximadamente igual a 1 virgula 6

e

Sentença matemática. Frações 37 sobre 24 é aproximadamente igual a 1 virgula 5

2.

Fração. 2 terços é igual a 10 quinze avos

;

Fração. 2 décimos é igual a 3 quinze avos

;

Fração. 15 terços é igual a 10 meios

;

Fração. 15 décimos é igual a 3 meios

;

Fração. 3 meios é igual a 15 décimos

;

Fração. 10 meios é igual a 15 terços

;

Fração. 3 quinze avos é igual a 2 décimos

;

Fração. 10 quinze avos é igual a 2 terços

3.

Sentença matemática. 40 sobre X é igual a 252 sobre 186

Aplicando a propriedade fundamental das proporções, temos:

 

42 vezes 186 é igual a X vezes 252

 

X é igual a fração, numerador 42 vezes 186, denominador 252, fim da fração

 

X é igual a 31

Portanto, o valor de x é 31.

4. Indicando por x a quantidade de biscoitos feitos, temos:

 

Sentença matemática. Fração. 12 sobre X é igual a 4 sobre 15

Aplicando a propriedade fundamental das proporções, temos:

 

4 vezes X é igual a 12 vezes 15

 

4X é igual a 180

 

X é igual 180 sobre 4

 

X é igual 45

Logo, foram feitos 45 biscoitos.

5. As razões entre a medida de distância e a de tempo, na subida e na descida, não formam uma proporção, pois:

220 sobre 40 é igual a 5 vírgula 5 e 220 sobre 30 é aproximadamente igual a

  7,3.

6.

1,80 sobre 3 é igual a x sobre 7

 

3 x é igual a 1,80 vezes 7

 

3 x é igual a 12,6

 

x é igual a 12,6 sobre 3

 

x é igual a 4,2

Logo, a altura da árvore mede 4,2 métros.

Atividades

Página 271

1. a) De 5 para 10 horas, o número de camisetas dobra, pois passa de 400 para 800.

De 5 para 15 horas, esse número triplica, pois passa de 400 para .1200.

b) Sim, são diretamente proporcionais.

Para confirmar, podemos encontrar a constante de proporcionalidade:

 

Sentença matemática. 400 quintos é igual a 800 décimos é igual a 1mil200 sobre 15 é igual a 80

Portanto, a constante de proporcionalidade é 80.

2. Um dos modos de calcular é observar que os números da sequência ésse minúsculo2 são obtidos multiplicando-se por 0,2 os números da sequência ésse minúsculo1. Logo, o quadro completo é:

Esquema. Quadro com 2 linhas e 4 colunas.  Na primeira linha, sequência 1, da esquerda para direita, há os números 1, 2, 3 e 4.  
Na segunda linha, sequência 2, da esquerda para direita, há os números 0 vírgula 2, 0 vírgula 4, 0 vírgula 6, e 0 vírgula 8.

3. Para encontrar a constante de proporcionalidade, basta fazer:

 

24 sobre 4 é igual a 12 sobre 2, é igual a 6 sobre 1, é igual a 3 sobre 0,5, que é igual a 6

 

 Portanto, a constante de proporcionalidade é 6.

4. Sabendo que

k é igual a 4

, para calcularmos os valores de x, y e z substituímos k por 4:

 

x é igual a 3 vezes 4, que é igual a 12

 

y é igual a 5 vezes 4, que é igual a 20

 

z é igual a 7 vezes 4, que é igual a 28

 

 Portanto, dividindo o número 60 em partes diretamente proporcionais a 3, 5 e 7, Thaís obterá os números 12, 20 e 28.

5. Podemos dividir o número 52 em partes inversamente proporcionais da seguinte maneira:

 

Sentença matemática. Fração com numerador A e denominador 1 meio mais fração com numerador B e denominador 1 terço mais fração com numerador C e denominador 1quarto é igual a fração com numerador A mais B mais C e denominador 1 meio mais 1 terço mais 1 quarto é igual a fração com numerador 52 e denominador com uma fração e no numerador 6 mais 4 mais 3 e denominador 12 é igual a fração com numerador 52 e denominador 13 doze avos é igual a 52 vezes 12 treze avos é igual 48 é igual a K

 

 

Sentença matemática. Fração com numerador A e denominador 1 meio é igual a 48
Sentença matemática. Fração com numerador B e denominador 1 terço é igual a 48

Sentença matemática. Fração com numerador C e denominador 1 quarto é igual a 48

 

 

a igual

24

b igual a 16

c igual a 12

Portanto, 24, 16 e 12 são inversamente proporcionais aos números 2, 3 e 4, nessa ordem.

Atividades

Páginas 274 e 275

1. a) Não. Espera-se que os estudantes percebam que a altura de uma pessoa aumenta quando a idade aumenta. Entretanto, o aumento não é diretamente proporcional, ou seja, quando dobramos a idade, a medida da altura não é dobrada; quando triplicamos a idade, a medida da altura não é triplicada.

b) Sim, pois, considerando que as folhas têm a mesma massa, ao duplicarmos a quantidade de folhas, a medida da massa do livro será duplicada, por exemplo.

c) Sim, pois se a quantidade de litros de água dobrar, o valor pago também dobrará, por exemplo.

2. a) O preço passa de 8 reais para 16 reais, ou seja, ele dobra. O preço reduz a um quinto, pois 8 reais corresponde a um quinto de 40 reais.

b) Sim, pois as grandezas variam na mesma razão.

3. a)

5 sobre 10 e igual a 20 sobre X, implica que, X é igual a 40

 

5 sobre 20 e igual a 20 sobre Y, implica que, Y é igual a 80

 

5 sobre 30 e igual a 20 sobre Z, implica que, Z é igual a 120

b)

5 sobre 20 é igual a 10 sobre 40 é igual a 20 sobre 80 é igual a 30 sobre 120 é igual a 1 quarto

c) Para calcular os valores da coluna relativa à grandeza B, basta multiplicar os valores da coluna A por 2, assim:

Grandeza B

10

20

40

60

4. Inicialmente, vamos dividir os 288 reais em três partes: á, b e c.

 

a mais b mais c igual a 288 vírgula zero zero

As letras a, b e c indicam as partes da quantia repartida entre as crianças e são diretamente proporcionais as idades delas, que são: 8, 10 e 12 anos. Então:

 

Equação 1, A sobre 8 é igual B sobre 10 é igual a C sobre 12 é igual a K

 

Na segunda linha, A sobre 8 é igual a K seta para a direita A é igual a 8K

 

Na terceira linha, B sobre 10 é igual a K seta para a direita B é igual a 10K

 

Na quarta linha, C sobre 12 é igual a K seta para a direita a é igual a 12K

Substituindo esses valores na equação (um), temos:

 

8 k mais 10 k mais 12 k é igual a 288

 

30 k é igual a 288

 

k é igual a 9 vírgula 6

Como k = 9,6 e a = 8k, então: a = 8  9,6 = 76,8

Como k = 9,6 e b = 10k, então: b = 10  9,6 = 96

Como k = 9,6 e c = 12k, então: c = 12  9,6 = 115,2

Portanto, a criança de 8 anos receberá R$ 76,80setenta e seis reais e oitenta centavos; a de 10 anos, R$ 96,00noventa e seis reais; e a de 12 anos, R$ 115,20cento e quinze reais e vinte centavos.

5. a) Dois irmãos compraram um carro juntos. Juliana pagou R$ 19.000,00dezenove mil reais e Lucas, R$ 11.000,00onze mil reais. Depois de alguns anos, venderam o carro por R$ 22.500,00vinte e dois mil quinhentos reais e dividiram o valor da venda em partes diretamente proporcionais aos valores pagos. Quanto Juliana recebeu? E Lucas?

b) Dividir .22500 em duas partes: x e y, respectivamente, de Juliana e Lucas. Ou seja:

x+y= .22500

Além disso, devemos ter:

 

Sentença matemática Fração X sobre 19mil é igual a K. Há uma seta para direita, X é igual a 19mil K

 

Sentença matemática Fração Y sobre 11mil é igual a K. Há uma seta para direita, Y é igual a 11mil K

Voltando à equação inicial, temos:

.19000k + .11000k= .22500

 .30000k= .22500

 

Sentença matemática. K é igual a 22mil500 sobre 30mil é igual a 225 sobre 300 é igual a 0 virgula 75

Logo, como

k é igual a 0,75

, podemos calcular x e y.

x = .19000k x = .190000,75 x = .14250

y = .11000k x = .110000,75 x= .8250

Portanto, Juliana recebeu R$ 14.250,00quatorze mil duzentos e cinquenta reais e Lucas recebeu R$ 8.250,00oito mil duzentos e cinquenta reais.

Atividades

Página 277

1. a)

2 sobre 4 é igual a 3 sobre 6

=

1 sobre 2

, então as grandezas são diretamente proporcionais.

b)

Sentença matemática. 1 quarenta e oito avos é diferente de 2 vinte e quatro avos

, mas

Sentença matemática. Fração com numerador 1 e denominador 1 quarenta e oito avos

=

fração com numerador 2 e denominador 1 vinte e quatro avos

= 48 e quando x dobra, y fica reduzido à metade, ou seja, uma varia sempre na razão inversa da outra; logo, x e y são grandezas inversamente proporcionais.

2. As grandezas são inversamente proporcionais, pois

Fração com numerador 10 e denominador 1 quarto é igual a fração com numerador 8 e denominador 1 quinto

=

fração com numerador 4 e denominador 1 décimo é igual a 40

Os estudantes podem, por exemplo, dizer que, quando se divide por 2 o número de estudantes no grupo, a quantidade de grupos é dobrada.

3.

Sentença matemática. 9 quintos

é diferente de 15 terços

; portanto, não são diretamente proporcionais.

 

Sentença matemática. Fração com numerador 15 e denominador 1 terço é igual a fração com numerador 9 e denominador 1 quinto é igual a 45

Portanto, são inversamente proporcionais.

4. Exemplo de resposta: São necessários 2 minutos para encher um balde usando uma mangueira. Se forem usadas duas mangueiras com a mesma vazão, demoraria 1 minuto. Quanto tempo levaria para encher o balde se fossem usadas 4 mangueiras que têm a mesma vazão?

 

Sentença matemática. Na primeira linha, 2 sobre 1 é igual a fração com numerador 1 e denominador 1 meio é igual a fração com numerador X e denominador 1 quarto

 

Na segunda linha, fração com numerador X e denominador 1 quarto é igual a 2. Seta para direita. X é igual a 2 vezes 1 quarto. Seta para direita . X é igual a 0 virgula 5

Levaria 0,5 minuto ou 30 segundos.

Atividades

Páginas 279 e 280

1. A quantidade de latas de leite condensado e a quantidade de docinhos são diretamente proporcionais. Indicando por x o número de latas, temos:

 

Sentença matemática. 1 sobre X é igual a 50 sobre 300. Seta para direita. 50 vezes X é igual a 300 vezes 1. Seta para direita. X é igual a 6

Portanto, Júlia vai precisar de 6 latas de leite condensado.

2. Como as grandezas são diretamente proporcionais, temos:

 

Sentença matemática. 2 sobre 6 é igual a 4 sobre X. Seta para direita. 2 vezes X é igual a 4 vezes 6. Seta para direita. X é igual a 24 sobre 2. Seta para direita. X é igual a 12

 

Sentença matemática. 2 sobre 6 é igual a Y sobre 30. Seta para direita. 6 vezes Y é igual a 2 vezes 30. Seta para direita. Y é igual a 60 sobre 6. Seta para direita. Y é igual a 10

3. O custo é diretamente proporcional ao número de funcionários. Indicando por

x o custo de 150 funcionários, temos:

 

Sentença matemática. 100 sobre 150 é igual a 3mil sobre X. Seta para direita. 100X é igual a 150 vezes 3mil. Seta para direita. X é igual a 450mil sobre 100. Seta para direita. X é igual a 4mil500

Portanto, alimentar 150 funcionários custaria durante o mesmo período para a empresa R$ 4.500,00quatro mil quinhentos reais.

4.

Mangueiras

Medida de vazão (L/min)

3

12

7

x

Se aumenta a quantidade de mangueiras, aumenta a medida de vazão por minuto, portanto as grandezas são diretamente proporcionais. Então:

 

Sentença matemática. 3 sobre 7 é igual a 12 sobre X. Seta para direita. 3X é igual 7 vezes 12. Seta para direita. 3X é igual a 84. Seta para direita. X é igual a 28

Portanto, a medida de vazão será de 28 litros de água por minuto.

5. A torneira tradicional gasta 80 litros em 5 minutos. Isso quer dizer que ela tem uma medida de vazão de 16 litros por minuto

abre parênteses, 80 dividido por 5 igual a 16 fecha parênteses

.

Como essa torneira fica aberta por 25 minutos durante 1 dia e há seis torneiras desse tipo, seu gasto diário é de .2400 litros abre parênteses25166 = .2400fecha parênteses.

No entanto, com a mesma medida de vazão, as seis torneiras automáticas ficam abertas 15 minutos por dia. Logo, seu gasto diário é de .1440 litros abre parênteses15166 = .1440fecha parênteses.

Portanto, a economia diária será de 960 litros, pois abre parênteses.2400menos.1440 = 960fecha parênteses.

6. Se uma torneira com medida de vazão de 6 litros por minuto enche um balde em 2 minutos, então para poder encher o mesmo balde em metade do tempo a vazão da torneira deverá dobrar, pois as grandezas são inversamente proporcionais.

Logo, a medida de vazão deverá ser de 12 litros por minuto.

7.

Quantidade de páginas

Valor recebido

127

1.789

587

x

Se aumenta a quantidade de páginas, aumenta o valor recebido, portanto as grandezas são diretamente proporcionais.

 

127 sobre 587 é igual a 1789 sobre x, implica 127x é igual a 587 vezes 1789, implica x é igual a fração com numerador 587 vezes 1789 e denominador 127, implica x é igual a 1050143 sobre 127, implica x é aproximadamente igual a 8268 virgula 84

Deverá receber aproximadamente R$ 8.268,84oito mil duzentos e sessenta e oito reais e oitenta e quatro centavos.

8. A razão entre a medida de altura e a medida de comprimento da foto original é

2 terços

. A foto ampliada medirá 15 centímetros de altura e c centímetros de comprimento, de modo que:

 

Sentença matemática. 15 sobre C é igual a 2 terços

Assim:

 

2 vezes c igual a 15 vezes 3

 

Sentença matemática. C é igual a fração com numerador 15 vezes 3 sobre 2. Há uma seta para direita indicando que C é igual a 22 virgula 5

Portanto, a medida do comprimento da foto ampliada se as proporções forem mantidas é 22,5 centímetros.

9. O total de litros de combustível vendidos por dia é de .25850 litros, pois:

.15635 litros+.10215 litros = .25850 litros

Litros de combustível vendidos

Número de dias

25.850

1

103.400

x

 

Sentença matemática. 25mil850 vezes X é igual a 1 vezes 103mil400. Há uma seta para direita indicando que X é igual a 103mil400 sobre 25mil850. Há outra seta para direita indicando que X é igual a 4

alternativa c

10. a)

Sentença matemática. 1mil sobre 4 é igual a X sobre 9. Seta para direita. 4X é igual 1mil vezes 9. Seta para direita. X é igual a 9mil sobre 4. Seta para direita. X é igual a 2mil250

Seriam despejados .2250 litros por hora.

b)

Sentença matemática. 2mil250 sobre 1 é igual a 18mil sobre Y. Seta para direita. 2mil250Y é igual a 1 vezes 18mil Seta para direita. Y é igual a18mil sobre 2mil250. Seta para direita. Y é igual a 8

Serão necessárias 8 horas.

11.

Quantidade de calças

Quantidade de tecido

78

260

99

x

 

Sentença matemática. 78 sobre 99 é igual a 260 sobre X. Seta para direita. 78X é igual a 99 vezes 260. Seta para direita. X é igual a fração 25mil740 sobre 78. Seta para direita. X é igual a 330

Para fabricar 99 calças serão necessários 330 metros de tecido, ou seja, 70 metros a mais.

12.

Medida de velocidade (km/h)

Medida de tempo (h)

60

3

90

x

Como as grandezas são inversamente proporcionais, fazemos:

 

60 sobre 90 é igual a X sobre 3. Seta para direita. 90 vezes X é igual a 60 vezes 3. Seta para direita. 90X é igual a 180. Seta para direita. X é igual a 180 sobre 90. Seta para direita. X é igual a 2.

Portanto, se a medida de velocidade for 90 quilômetros por hora ele gastará 2 horas.

13. Tempo e vazão são grandezas inversamente proporcionais. Portanto, a resolução correta seria:

 

Sentença matemática. X sobre 3 é igual a 15 sobre 10. Há uma seta para direita. 15 vezes 3 é igual a X vezes 10. Há outra seta para direita X é igual a 4 virgula 5

Portanto, a bomba antiga levará 4,5 minutos para encher o tanque.

14. a) Elas ficaram sobrepostas. Observe:

Esquema. Ampliação de retângulos. O primeiro com as vértices ABCD. A primeira ampliação tem aumento na vertical e na horizontal, as vértices A linha B linha C linha e D linha e a segunda ampliação também com aumento na vertical e na horizontal com A duas linhas B duas linhas C duas linhas D duas linhas. Há uma reta na diagonal passando pelos pontos A C C linha e C duas linhas

b) Exemplo de resposta: Para ampliar ou reduzir um retângulo, é possível traçar a diagonal, prolongá-la e determinar as dimensões de novos retângulos, que serão proporcionais às dimensões do retângulo original.

15. Temos a metade das bananas para exatamente a metade de macacos. Se cada macaco come uma banana em 6 minutos, então 3 macacos comem 3 bananas em 6 minutos. Se cada um come uma banana em 6 minutos, 18 minutos são suficientes para que cada um coma 3 bananas. Se são 18 bananas, são então necessários 6 macacos comendo 3 bananas cada um.

Atividades

Página 283

1. a)

Sentença matemática a) 14 sobre 100 vezes 112 é igual 15 virgula 68

;

112 mais 15 virgula 68 é igual a 127 virgula 68

b)

Sentença matemática b) 4 sobre 100 vezes 208 virgula 5 é igual 8 virgula 34

;

208 virgula 50 mais 8 virgula 34 é igual a 216 virgula 84

c)

Sentença matemática c) 26 sobre 100 vezes 58 virgula 30 é igual 15 virgula 158

;

15 virgula 158 mais 58 virgula 30 é aproximadamente igual a 73 virgula 46

d)

Sentença matemática d) 32 virgula 5 sobre 100 vezes 47 virgula 80 é igual 15 virgula 535

;

15 virgula 535 mais 47 virgula 80 é aproximadamente igual 63 virgula 34

2.

99 menos 1 por cento

de 99:

99 menos fração com numerador 1 vezes 99 sobre 100 é igual a 99 menos 0 virgula 99 é igual a 98 virgula 01

Portanto, o valor obtido será R$ 98,01noventa e oito reais e um centavos.

3. Aplicando a regra de três simples, temos:

 

Sentença matemática. 78 sobre 100 é igual a 156 sobre X. Há uma seta para direita indicando que 78 vezes X é igual a 156 vezes 100. Há seta para direita indicando que X é igual a 15mil600 sobre 78 e seta para direita indicando que X é igual a 200.

Portanto, Mariana tem duzentas figurinhas.

4. Loja A: se terá 20% de desconto, então à vista será pago 80% do valor:

 

Sentença matemática 80 sobre 100 vezes 1mil500 é igual a 1mil200

Loja B: se terá 10% de desconto, então à vista será pago 90% do valor:

 

Sentença matemática 90 sobre 100 vezes 1mil400 é igual a 1mil260

Portanto, na Loja A será pago um valor menor se a compra for feita à vista.

5. Foram reprovados 140 candidatos que participaram do concurso, pois:

210 menos 70 é igual a 140

Aplicando a regra de três simples, temos:

 

Sentença matemática. 210 sobre 140 é igual a 100 sobre X. Há uma seta para direita. 210 vezes X é igual a 140 vezes 100. Há outra seta para direita 14mil sobre 210. Há outra seta para direita indicando que X é aproximadamente igual a 66 virgula 66 por cento

Portanto, foram reprovados aproximadamente 66,66% dos candidatos.

6.

Sentença matemática. 100 por cento mais 15 por cento é igual a 115 por cento.

115% de x:

fração, 115 sobre 100, fim da fração, vezes X é igual a 460 mil. Há uma seta para direita. X é igual a fração com numerador 460 mil vezes 100 e denominador 115, há outra seta para direita X é igual a 400 mil

Portanto, Márcia havia pago R$ 400.000,00quatrocentos mil reais pela casa.

7. Exemplo de resposta: Uma TV estava sendo vendida com 10% de desconto para pagamento à vista. Qual será o preço dessa TV, se ela for paga à vista?

8. Resposta pessoal. Outra estratégia que pode ser utilizada para resolver o problema é utilizar a regra de três.

Se houve um desconto de 40%, significa que foi pago 60% do valor.

 

Sentença matemática. 150 sobre X é igual a 100 sobre 60 seta para direita 100 vezes X é igual a 150 vezes 60 seta para direita X é igual a 9mil sobre 100 seta para direita X é igual a 90

Para calcular o valor do desconto, fazemos:

150 menos 90 = 60

Portanto, o desconto foi de 60 reais e o valor atual da bicicleta é 90 reais.

9.

Sentença matemática. 100 por cento mais 10 porcento é igual a 110 por cento

 

110% de 

X: 110 sobre 100 vezes X é igual a 165. Seta para à direita X é igual fração com numerador 165 vezes 100 e denominador 110 seta para direita X é igual a 150.

Portanto, o valor de conta sem a taxa de serviço seria de R$ 150,00cento e cinquenta reais.

10. 100%menos65% = 35%

 

 

35% de .1200:

35 sobre 100 vezes 1mil200 é igual a 420.

Portanto, 420 telespectadores entrevistados assistiram a mais de 50% das competições olímpicas.

Compreender um texto

Página 285

Resoluções e comentários em Orientações.

Atividades

Página 289

1. a) j = .126500,063

j = .2277

Logo, o juro obtido após 3 anos será de R$ 2.277,00dois mil duzentos e setenta e sete reais.

b) Considerando x a medida de tempo, em anos, temos:

 .12650+x0,06.12650 = .16445

759x = .3795

 

X é igual a 3mil795 sobre 759

 

X é igual a 5

Logo, Paulo terá o montante R$ 16.445,00dezesseis mil quatrocentos e quarenta e cinco reais após 5 anos.

2. Exemplo de resposta: Calcule o juro simples produzido por um capital de R$ 1.400,00mil quatrocentos reais, à taxa de 4,6% ao mês, durante 6 meses.

j = .14000,0466

j = 386,40

Logo, o juro produzido é de R$ 386,40trezentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos.

3.

200 mais 200 vezes 0 vírgula 02 vezes 8 é igual a 200 mais 32 que é igual a 232.

Logo, Luciano deverá R$ 232,00duzentos e trinta e dois reais depois de 8 meses.

4. a)

Sentença matemática 750 mais 750 vezes 0 virgula 05 vezes 6 é igual a 750 mais 225 é igual a 975

O montante final será R$ 975,00novecentos e setenta e cinco reais.

b)

Sentença matemática 700 mais 700 vezes 0 virgula 04 vezes 6 é igual a 700 mais 168 é igual a 868

O montante final será R$ 868,00oitocentos e sessenta e oito reais.

c)

Sentença matemática 600 vezes 0 virgula 03 vezes 7 é igual a 126

O juro recebido é R$ 126,00cento e vinte e seis reais.

5. Considerando x o valor que a pessoa deve aplicar, temos:  

Na primeira linha, x mais 0 vírgula 04 vezes 14 vezes x é igual a 234

 

Na segunda linha, x mais 0 vírgula 56x é igual a 234

 

Na terceira linha, 1 vírgula 56x é igual a 234

 

Na quarta linha, x é igual a 150

O investidor deve aplicar R$ 150,00cento e cinquenta reais.

6. Considerando x a medida de tempo, em meses, fazemos:

83,25 = 370

2,5 sobre 100, fim da fração, vezes x.

83,25 = 9,25 x

x =

83 virgula 25 sobre 9 virgula 25 é igual a 9

Logo, o capital deve ficar aplicado por 9 meses.

7. a) Temos: 3R$ 1.650,00mil seiscentos e cinquenta reais = R$ 4.950,00quatro mil novecentos e cinquenta reais.

Para calcular o valor, em real, do juro cobrado, determinamos a diferença do valor à vista e o parcelado:

R$ 4.950, 0quatro mil novecentos e cinquenta reais0menosR$ 4.200,00quatro mil duzentos reais = R$ 750,00setecentos e cinquenta reais

Considerando x a taxa de juro cobrada, fazemos:

750 = 4 200 · x · 3

750 = .12600x

x =

750 sobre 12mil600

x 0,0595 = 5,95%

Logo, a taxa de juro simples mensal é de 5,95%.

b) R$ 4.200,00quatro mil duzentos reaisR$ 4.000,00quatro mil reais = R$ 200,00duzentos reais

Assim, é necessário calcular por quanto tempo R$ 4.000,00quatro mil reais deve ficar aplicado para produzir R$ 200,00duzentos reais de juro a uma taxa de juro simples de 2,5% ao mês. Considerando x o tempo, em mês, temos:

200 = .40000,025x

200 = 100x

 

X é igual 200 sobre 100 é igual a 2.

Logo, seria necessário aguardar 2 meses.

Espera-se que os estudantes respondam que é mais vantajoso comprar o televisor com pagamento à vista, pois aplicando o capital de R$ 4.000,00quatro mil reais, após dois meses é possível comprá-lo à vista. E a prazo, o valor pago de juros é R$ 750,00setecentos e cinquenta reais.

Educação Financeira

Página 291

Resoluções e comentários em Orientações.

Estatística e Probabilidade

Páginas 293 e 294

1. a)

Ilustração. Parte de uma planilha eletrônica mostrando as linhas de 1, 2, 3 e 4, e as colunas A, B, C, D, E, F e G. As linhas e colunas formam as células denominadas por: coluna-linha.
Na linha 1 e colunas de A a G, a célula mesclada mostra o título Peças vendidas no segundo semestre de 2022.
Célula A 2: mês.
Célula A 3: quantidade de peças.
Célula B 2: julho.
Célula B 3: 427.
Célula C 2: agosto.
Célula C 3: 312.
Célula D 2: setembro.
Célula D 3: 284.
Célula E 2: outubro.
Célula E 3: 465.
Célula F 2: novembro.
Célula F 3: 548.
Célula G 2: dezembro.
Célula G 3: 640.
Fonte: Dados obtidos por Reginaldo em janeiro de 2023.

b) Gráfico de barras, pois por meio dele é possível visualizar a variação de vendas.

c)

Gráfico em barras simples verticais. Gráfico representando Peças vendidas no segundo semestre de 2022. No eixo vertical, está indicada a Quantidade de peças vendidas. De baixo para cima: 0 peça, 100 peças, 200 peças, 300 peças, 400 peças, 500 peças, 600 peças e 700 peças. No eixo horizontal, estão indicados os meses. Da esquerda para a direita: julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. A quantidade de peças vendidas por mês são: Julho, 427; Agosto, 312; setembro, 284; outubro, 465; novembro, 548; dezembro, 640.

Dados obtidos por Reginaldo em janeiro de 2023.

2. a) Gráfico de setores, mostrando em porcentagem a intenção dos votos; gráfico de barras, mostrando em porcentagem a intenção dos votos ou os números relacionados à intenção dos votos.

b) Juliana pode indicar como “Não sei” ou “Indecisos”.

3. a)

Ilustração. Parte de uma planilha eletrônica mostrando as linhas de 1 a 18 e as colunas A, B, C, D, E, F  Na linha 1, há uma linha com o título Hábitos de leitura dos brasileiros por regiões 2015 Na linha 2: Na coluna B identificando a região norte, na coluna C identificando a região centro oeste, na coluna D identificando a região nordeste, na coluna E identificando a região sudeste, na coluna F identificando a região sul  Na linha 3:  Na A coluna identificando leitor, na coluna B 53 por cento, na coluna C 57 por cento, na coluna D 51 por cento, na coluna E 61 por cento, na coluna F 50 por cento Na linha 4:  Na A coluna identificando não leitor, na coluna B 47 por cento, na coluna C 43 por cento, na coluna D 49 por cento, na coluna E 39 por cento, na coluna F 50 por cento  Abaixo gráfico em barras duplas nas verticais. Barra verde representas os leitores e barra laranja representa os não leitores   No eixo vertical, estão indicadas as porcentagens. De baixo para acima: 0 por cento, 10 por cento, 20 por cento, 30 por cento, 40 por cento, 50 por cento, 60 por cento   No eixo horizontal, estão indicadas as regiões. Da esquerda para a direita: Região norte, região centro oeste, região nordeste e região sudeste e região sul

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Disponível em: https://oeds.link/WXjhJW. Acesso em: 6 fevereiro 2022.

b)

Ilustração. Parte de uma planilha eletrônica mostrando as linhas de 1 a 27 e as colunas A, B, C, D, E, F  Na linha 1, há uma linha com o título Hábitos de leitura dos brasileiros por regiões 2019 Na linha 2: Na coluna B identificando a região norte, na coluna C identificando a região centro oeste, na coluna D identificando a região nordeste, na coluna E identificando a região sudeste, na coluna F identificando a região sul  Na linha 3:  Na A coluna identificando leitor, na coluna B 63 por cento, na coluna C 46 por cento, na coluna D 48 por cento, na coluna E 51 por cento, na coluna F 58 por cento Na linha 4:  Na A coluna identificando não leitor, na coluna B 37 por cento, na coluna C 54 por cento, na coluna D 52 por cento, na coluna E 49 por cento, na coluna F 42 por cento  Abaixo gráfico de setores de cada região. Parte verde representas os leitores e parte laranja representa os não leitores   Na região norte 63 por cento de leitor e 37 por cento de não leitor   Na região nordeste 48 por cento de leitor e 52 por cento de não leitor   Na região sul 58 por cento de leitor e 42 por cento de não leitor   Na região centro oeste 46 por cento de leitor e 54 por cento de não leitor   Na região sudeste 51 por cento de leitor e 49 por cento de não leitor

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Disponível em: https://oeds.link/fkT7bO. Acesso em: 6 fevereiro 2022.

c) Espera-se que os estudantes respondam no gráfico de barras duplas, pois conseguem ver região por região em uma única visualização.

4. a)

Ilustração. Parte de uma planilha eletrônica mostrando as linhas de 1 a 16 e as colunas A e B. Na linha 1, há uma linha com o título Quantidade de açúcar em algumas frutas (em 100 gramas). Na linha 2: na coluna A, fruta; na coluna B, quantidade de açúcar (em grama). Na linha 3:  na coluna A, limão; na coluna B, 2,50. Na linha 4: na coluna A, morango; na coluna B, 4,60. Na linha 5: na coluna A, melancia; na coluna B, 5,50. Na linha 6: na coluna A, kiwi; na coluna B, 8,99.

MUNDO Boa fórma. Disponível em: https://oeds.link/WL1wV9. Acesso em: 6 fevereiro 2022.

b) Exemplo de resposta:

Ilustração. Gráfico, continuação da ilustração anterior, agora na planilha eletrônica mostrando gráfico com os resultados da planilha.  Gráfico em barras simples verticais. Gráfico representando o ' Quantidade de açúcar em algumas frutas em 100 gramas.  No eixo vertical, estão indicados Quantidade de açúcar em grama. De baixo para acima: 0 grama 1 grama, 2 gramas, 3 gramas, 4 gramas, 5 gramas, 6 gramas, 7 gramas, 8 gramas, 9 gramas, 10 gramas  No eixo horizontal, estão indicadas as frutas. Da esquerda para a direita: Limão, morango, melancia e Kiwi   A quantidade de açúcar por frutas são: Limão, 2 virgula 50 Morango, 4 virgula 60 Melancia, 5 virgula 50 Kiwi, 8 virgula 99

MUNDO Boa fórma. Disponível em: https://oeds.link/THSvda. Acesso em: 17 julho 2022.

Atividades de revisão

Páginas 295 e 296

1. Exemplo de resposta:

4 terços

, pois

4 terços é igual a 12 nonos

.

2. a) Como

Sentença matemática. Frações. 18 vinte quatro avos é igual a 3 quatros

e

2 virgula 5 sobre 9 virgula 5 é igual a 25 sobre 95 é igual 5 sobre 19.

, então as razões não formam uma proporção.

b) Como

Sentença matemática. Frações. 51 sobre 68 é igual a 3 sobre 4

e

Sentença matemática. Frações. 16 virgula 5 sobre 22 é igual a 165 sobre 220 é igual a 3 quartos

, então as razões formam uma proporção.

3. a) Como o maior triângulo foi dividido em 9 triângulos idênticos, significa que a medida de área do maior triângulo é 9 vezes maior que a medida de área de um dos triângulos menores. Portanto, a razão pedida é

Um nono

.

b) Aproximadamente 11%, pois

Sentença matemática. Fração. 1 nono é aproximadamente igual a 0 virgula 11

.

c) O triângulo maior foi dividido em 9 partes iguais, das quais 3 não estão pintadas de azul; logo, temos

3 nonos

=

1 terço

.

d) Como

1 terço

não está pintado de azul, então significa que

2 terços

estão pintados de azul. Logo, a fração irredutível é

2 terços

.

e) Aproximadamente 33% e 67%, respectivamente, pois

Sentença matemática. Fração. 1 terço é aproximadamente igual a 0 virgula 33

e

Sentença matemática. Fração. 2 terços é aproximadamente igual a 0 virgula 67

.

4. a) Como a constante de proporcionalidade é 3 e as sequências de números são diretamente proporcionais, fazemos:

81 dividido por 3 = 27

90 dividido por 3 = 30

99 dividido por 3 = 33

108 dividido por 3 = 36

117 dividido por 3 = 39

Assim:

Esquema. S 1, seta para direita, 81, 90, 99, 108, 117. Abaixo, S 2 seta para direita, 27, 30, 33, 36, 39.

b) Como a constante de proporcionalidade é 20 e as sequências de números são inversamente proporcionais, fazemos:

20 dividido por 10 = 2

20 dividido por 5 = 4

20 dividido por 2,5 = 8

20 dividido por 4 = 5

20 dividido por 1,25 = 16

Assim:

Esquema. S 1, seta para direita, 10, 5, 2 vírgula 5, 4, 1 vírgula 25. Abaixo, S 2 seta para direita, 2, 4, 8, 5, 16.

5. Para saber o preço de uma camiseta, fazemos:

 

Sentença matemática. 120 dividido por 3 é igual a 40.

Como uma camiseta custa 40 reais, então para calcular o preço de 5 camisetas, fazemos:

 

Sentença matemática. 5 vezes 40 é igual 200.

Logo, Bianca pagará R$ 200,00duzentos reais por 5 camisetas.

6.

Medida de velocidade (km/h)

Medida de tempo (h)

200

3

280

x

Velocidade e tempo são grandezas inversamente proporcionais, então:

 

Sentença Matemática. 200 sobre 280 é igual a X sobre 3 seta para direita 280X é igual a 600 seta para direita X é igual a 600 sobre 280 seta para direita X é aproximadamente igual a 2 virgula 14

2,14 horas = 2,14 · 60 minutos = 128,4 minutos

O trem gastaria aproximadamente 128 minutos.

7. a, b e c indicam as partes da quantia repartida e são diretamente proporcionais aos investimentos, que são: .8000, .6000 e .12000. Então: 

a+b+c = .91000 (um)

 

Na segunda linha, A sobre 8mil é igual a B sobre 6mil é igual a C sobre 12 mil é igual a K

 

Na terceira linha, A sobre 8mil é igual a K seta para direita A é igual a 8milK

 

Na quarta linha, B sobre 6mil é igual a K seta para direita B é igual a 6 mil K

 

Na quinta linha, C sobre 12 mil é igual a K seta para direita C é igual a 12 mil K

Substituindo esses valores na equação (um), temos:

.8000k+.6000k+.12000k = .91000

.26000k = .91000

 

Sentença Matemática. K é igual a 91mil sobre 26 mil set para direita K é igual a 3 virgula 5

Como k = 3,5 e a = .8000k, então: a = .80003,5 = .28000

Como k = 3,5 e b = .6000k, então: b = .6000  3,5 = .21000

Como k = 3,5 e c = .12000k, então: c = .12000  3,5 = .42000

Portanto, eles receberam R$ 28.000,00vinte e oito mil reais, R$ 21.000,00vinte e um mil reais e R$ 42.000,00quarenta e dois mil reais, respectivamente.

8. Para a construção dessa laje foram utilizados .1400 quilogramas de cimento abre parênteses3540 = .1400fecha parênteses.