Parte 12
Atividades
▶ Página 260
1. a) Medida de área do trapézio:
Sentença matemática. Medida de área A é igual a fração com numerador abre parênteses 6 virgula 9 mais 4 virgula 7 fecha parênteses vezes 3, e denominador 2 é igual a fração com numerador 11 virgula 6 vezes 3 e denominador 2 é igual a fração com numerador 34 virgula 8 e denominador 2 é igual a 17 virgula 4
Logo, a medida de área do trapézio é igual a 17,4 centímetros quadrados.
b) Medida de área do losango:
Sentença matemática. Medida de área A é igual a fração com numerador 6 virgula 9 vezes 3 e denominador 2 é igual a fração com numerador 20 virgula 7 denominador 10 virgula 35
Logo, a medida de área do losango é igual a 10,35 centímetros quadrados.
c) Medida de área do trapézio:
Sentença matemática. Medida de área A é igual a fração com numerador abre parênteses 7 virgula 3 mais 2 virgula 6 fecha parênteses vezes 1 virgula 7, e denominador 2 é igual a fração com numerador 9 virgula 9 vezes 1 virgula 7 e denominador 2 é igual a fração com numerador 16 virgula 83 e denominador 2 é aproximadamente igual a 8 virgula 42
Logo, a medida de área do trapézio é aproximadamente 8,42 centímetros quadrados.
d) Medida de área do losango:
Sentença matemática. Medida de área A é igual a fração com numerador 5 virgula 1 vezes 4 virgula 3 e denominador 2 é igual a fração com numerador 21 virgula 93 denominador 2 é aproximadamente 10 virgula 97
Logo, a medida de área do losango é aproximadamente 10,97 centímetros quadrados.
2. Considerando um quadradinho como unidade de medida de área, cada irmão receberá o equivalente a 6 quadradinhos.Exemplo de resposta:
![Malha quadriculada. Na malha quadriculada com 6 linhas e 10 quadrinhos e representada uma figura geométrica com duas partes. Uma verde e a outra verde listrada.
A parte verde listrada tem o formato de um retângulo na vertical com 2 quadradinhos na horizontal e abaixo um formato de triangulo. A parte verde e formada por um retângulo na horizontal e um triangulo no final que se conectam com o triangulo da parte verde listrada](../resources/images/im_014_amm7_pg_resol_c10_f2_guia_g24.png)
3. Como a medida de área do terreno é na fórma de trapézio, temos:
medida de área do terreno é igual à fração com numerador A vezes abre parênteses B 1 mais B 2 fecha parênteses e denominador 2, é igual à fração com numerador 20 vezes abre parênteses 36 mais 24 fecha parênteses e denominador 2, é igual à fração com numerador 20 vezes 60 e denominador 2, é igual a 1200 sobre 2, que é igual a 600
Logo, a medida de área do terreno é 600 métros quadrados.
Calculando a medida de área do galpão:
medida de área do galpão é igual a 10 virgula 6 vezes 5 virgula 5 é igual a 58 virgula 3
Logo, a medida da área do galpão é 58,3 métros quadrados.
A diferença entre a medida de área do terreno e a do galpão resulta na medida da área gramada, assim:
medida da área gramada é igual à medida de área do terreno menos a medida de área do galpão, que é igual a 600 menos 58,3, que é igual a 541,70
Portanto, a medida da área gramada será 541,7 métros quadrados.
4. Temos:
![Esquema. Figura composta por 3 regiões. À direita é dividida em duas regiões, a região 2 na superior, com cota na parte superior indicando 6 quilômetros e na vertical indicando comprimento de X quilômetros e com 4 ângulos retos. Na parte inferior formato de um retângulo e um triangulo. há uma cota na vertical indicando comprimento de X quilômetros. À esquerda, também com um formato de um retângulo e um triângulo na vertical com cota na parte superior indicando comprimento de X quilômetros centímetros, e na vertical cota indicando comprimento de 2X quilômetros.](../resources/images/im_108_115_amm7_mpg_resol_f2_g24_parte12_group_107885.png)
A região dois é um retângulo de dimensões 6 quilômetros por x, cuja medida de área mede 12 quilômetros quadrados.
Portanto:
6 vezes x igual a 12
x igual a 12 sextos
x igual a 2
Portanto, o lado x do retângulo (região dois) mede 2 quilômetros.
A região um é um trapézio retângulo cujo comprimento da base maior mede 2x, da base menor mede x e da altura mede x. Sabendo que x mede 2 quilômetros, podemos fazer:
medida de área da região um:
Sentença matemática. fração com numerador abre parênteses 2X mais X fecha parênteses vezes X, e denominador 2 é igual a fração com numerador 3X vezes 3 e denominador 2 é igual a fração com numerador 3 vezes 2 vezes 2 e denominador 2 é igual a 6
Logo, a medida de área da região um é 6 quilômetros quadrados.
5. Exemplo de medidas:
![Esquema. Pipa dividida em 3 partes. Do lado esquerdo, formato de 2 triângulos verdes, na vertical há uma cota indicando 20 centímetros e na horizontal uma cota indicando 10 centímetros. No meio dois polígonos amarelos e uma cota na horizontal indicando 10 centímetros. E do lado direito também há o formato de 2 triângulos com uma cota na vertical indicando 30 centímetros e uma cota na horizontal indicando 15 centímetros](../resources/images/im_016_amm7_pg_resol_c10_f2_guia_g24.png)
Exemplo de problema: Ivan fez uma pipa conforme a figura anterior. Qual é a medida de área dessa pipa?
Resolução:
Medida de área da região verde:
Fração de numerador 20 vezes 10 e de denominador 2
= 100
Medida de área da região amarela:
Fração com numerador abre parêntese 30 mais 20 fecha parêntese vezes 10, e denominador 2.
= 250
Medida de área da região laranja:
Sentença matemática. fração com numerador 30 vezes 15 e denominador 2
= 225
Apipa = 100 + 250 + 225 = 575
Portanto, a medida de área dessa pipa é 575 centímetros quadrados.
6. Temos a seguinte figura:
![Esquema. 3 losangos, uma na parte superior com as vértices ABCD na parte inferior losango EFGH e ao meio outro losango IDFJ. No ponto F ao meio há uma cota até os pontos A e o ponto C indicando 5 centímetros. Na parte inferior do ponto D ao meio até o ponto E e Ponto G também indicando 5 centímetros. Na vertical entre o ponto C e G há uma cota indicando 3 centímetros](../resources/images/im_108_115_amm7_mpg_resol_f2_g24_parte12_group_107933.png)
As diagonais do losango se cruzam ao meio formando ângulos retos.
Assim:
BF igual a FD igual a 3 cm
e, portanto,
BD igual a 6 cm
HD igual a FD igual a 3 cm
e, portanto,
HF igual a 6 cmAssim, os losangos a bê cê dê e ê éfe gê agá são congruentes e suas diagonais medem 6 centímetros e 10 centímetros.
A medida de área de cada um desses losangos é dada por:
Sentença matemática. fração com numerador 6 vezes 10 e denominador 2 é igual a 30
Temos, ainda,
I J é igual a 5 centímetros.
Assim, as diagonais í jota e éfe dê do losango i éfe jota dê medem 5 centímetros e 3 centímetros, respectivamente.
A medida de área do losango i éfe jota dê é dada por:
Sentença matemática. Fração com numerador 5 vezes 3 e denominador 2 é igual 7 virgula 5Logo, a medida de área da figura pintada de amarelo é dada por:
![Esquema. Medida de área. Área é igual a Área do losango ABCD mais área do losango EFGH menos 2 vezes Área do losango IFJD. Há um fio na área do losango IFJD há uma indicação: Área da região azul, que foi somada duas vezes nas áreas dos losangos ABCD e EFGH](../resources/images/im_018_amm7_pg_resol_c10_f2_guia_g24.png)
A =
30 mais 30 menos 2 vezes 7,5= 45
Portanto, a medida de área da figura pintada de amarelo é 45 centímetros quadrados.
Estatística e Probabilidade
▶ Página 262
Exemplo de resposta: No gráfico de barras, em que é possível perceber de imediato que o percentual diminuiu e depois aumentou no decorrer dos anos. Apesar de o gráfico de setores apresentar as porcentagens em cada ano de fórma mais evidente, não mostra claramente a variação no período.
Atividades de Revisão
▶ Página 263
1. a) 16 ⋅ .48400 = .774400
.774400 dividido por .3200 = 242
Portanto, serão obtidos 242 lotes.
b)
3 quartosde 242 = 181,5
.100000 ⋅ 181,5 = ..18150000
Portanto, serão arrecadados R$ 181.500,00cento e oitenta e um mil quinhentos reais.
2. a)
Área da sala igual a 5 metros vezes 4 metros igual a 20 metros quadrados.1 are é igual a 1 decâmetro quadrado, que é igual a 1 vezes 100 metros quadrados, que é igual a 100 metros quadrados.
100 dividido por vinte igual a 5.
Logo, são necessárias 5 salas.
b)
1 hectômetro quadrado igual a 10 mil metros quadrados1 alqueire paulista igual a 24 mil e 200 metros quadrados.
24 mil e 200 dividido por 10 mil hectares é igual a 2 vírgula 42 hectares.
3. Para determinar a quantidade de lajotas que serão necessárias para cobrir todo o piso da sala, podemos calcular a medida de área do piso, a medida de área da lajota e, por fim, dividir essas medidas. Assim:
Apiso = 5 ⋅ 5 = 25
Alajota = 0,5 ⋅ 0,5 = 0,25
Quantidade de lajotas: 25 dividido por 0,25 = 100
Portanto, serão necessárias 100 lajotas.
4. Medida de área da quadra com dimensões máximas:
Medida de área igual a 42 metros vezes 22 metros igual a 924 metros quadrados.
Medida de área da quadra com dimensões mínimas:
Medida de área igual a 25 metros vezes 15 metros igual a 375 metros quadrados.
Variação:
924 metros quadrados menos 375 metros quadrados é igual a 549 metros quadrados5. a) Primeiro, transformamos hectômetro quadrado em métro quadrado:
75 hectômetos quadrados igual a 75 vezes 10 mil metros quadrados igual a 750 mil metros quadrados.
Em seguida, subtraímos desse valor a medida de área do terreno vendido e a medida de área construída:
.750000 menos .1500 menos .2500 = .746000
Logo, a medida de área reservada para plantações é .746000 métros quadrados.
b) .746000 dividido por 4 = .186500
Logo, a área reservada para a plantação de feijão é de .186500 métros quadrados
6. Medida de área do quadrado maior:
4 vezes 4 decímetros quadrados igual a 16 decímetros quadradosMedida de área de cada triângulo:
Abre parênteses, fração com numerador 1 vezes 3 e denominador 2 fecha parênteses decímetro quadrado é igual a 3 meios decímetro quadrado
1 virgula 5 decímetro quadrado
Medidas de área dos quatro triângulos:
4 vezes 1 vírgula 5 decímetros quadrados igual a 6 decímetros quadradosMedida de área do quadrado cinza:
16 decímetros quadrados menos 6 decímetros quadrados igual a 10 decímetros quadrados7. Primeiro dividimos a figura a seguir em figuras menores de medida de área conhecida.
![Esquema. Figura composta por 2 retângulos e um quadrado. À direita, um quadrado, no interior indicando área 1 com cota na parte inferior e na vertical indicando comprimento de 3 centímetros, ao lado à direita há um retângulo na horizontal com cota na parte inferior até a sua metade indicando comprimento de 2 centímetros e uma cota na vertical indicando 2 centímetros e no interior indicando área 2. Abaixo há outro retângulo, no interior indicando área 3, com cota na parte inferior indicando comprimento de 2 centímetros e uma cota na vertical indicando 1 centímetro. Na vertical à direita uma conta de 3 centímetros da altura dos 2 retângulos.](../resources/images/im_018_g_amm7_pg_resol_u04_f2_guia_g24.png)
medida da área 1 é igual a 3 centímetros vezes 3 centímetros igual a 9 centímetros quadrados
medida da área 2 é igual a, abre parênteses 3 menos 1 fecha parênteses centímetros vezes 5 mais 2 menos 3 centímetros é igual a 2 centímetros vezes 4 centímetros é igual a 8 centímetros quadrados.
medida da área 3 é igual a 2 centímetros vezes 1 centímetro igual a 2 centímetros quadrados
medida da área total é igual a 9 mais 8 mais 2 igual a 19
Portanto, a medida da área da figura é 19 centímetros quadrados.
8. A inclinação dos triângulos não é a mesma que a dos trapézios. Assim, esses polígonos não se encaixam perfeitamente e, portanto, a composição final terá um vão entre as peças.
Capítulo 11
Atividades
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1. Para 1 litro de suco concentrado, são usados 2 litros de água; então, a razão entre a quantidade de suco concentrado e a de água é
1 meio.
2. a) Se a razão é igual a 1, então o número procurado é igual (ou uma fração equivalente) a
2 terços.
b) O número procurado é 7 vezes o número 14, ou seja, 98 (
7 vezes 14 é igual a 98).
c) A razão é
menos 0 vírgula 5 é igual a menos 1 meio é igual a fração com numerador 1 e denominador abre parênteses menos 2 fecha parênteses. Portanto, o número procurado é o oposto ao dobro de 0,25, ou seja, menos 0,5.
3. a) Camila marcou 6 gols e Fernanda marcou 4; logo, a razão será
6 sobre 4, igual a 3 sobre 2.
b) Fernanda marcou 4 gols e o time marcou um total de 12 gols; logo, a razão será
Sentença matemática. 4 doze avos é igual a 1 terços é aproximadamente igual a 0 virgula 33.
c) Camila marcou 6 gols e o time marcou um total de 12 gols; logo, a razão será:
Sentença matemática. 6 doze avos é igual a 1 meio é igual a 50 por cento.
4. a)
120 sobre 240 mil é igual a 12 sobre 24 mil, que é igual a 1 sobre 2 mil
Logo, a razão do número de dentistas para o número de habitantes é de
1 sobre 2 mil.
b) Espera-se que os estudantes concluam que há 2 dentistas para cada grupo de .4000 pessoas.
• Uma maneira de encontrar a resposta do item b é obter uma fração equivalente a
1 sobre 2 milcom o denominador .4000.
5. Para saber a porcentagem de meninas em relação ao número total de crianças, fazemos:
Sentença matemática 10 sobre 32 é igual a 0 virgula 3125 é igual a fração com numerador de 31 virgula 25 sobre 100 é igual a 31 virgula 25 por cento
Logo, 31,25% das crianças que foram acampar são meninas.
6. a) Medida de área do quadrado rosa: 4
Medida de área do quadrado amarelo: 100
Sentença matemática 4 sobre 100 é igual a 0 virgula 04 é igual a 4 por cento
A porcentagem da medida de área do quadrado rosa em relação à medida de área do quadrado amarelo é 4%.
b) Medida de área do quadrado verde: 16
Medida de área do quadrado cinza: 36
16 sobre 36 é igual a 4 sobre 9
A razão entre a medida de área do quadrado verde e a medida de área do quadrado cinza é
4 nonos.
c) Medida de área do maior quadrado: 100
Medida de área total do retângulo: 160
Sentença matemática. Frações 100 sobre 160 é igual a 5 sobre 8
A fração irredutível da razão entre a medida de área do maior quadrado e a medida de área total do retângulo é
5 sobre 8.
7. Medida do perímetro: 42 métros
Sendo um terreno no formato retangular, então se um lado mede 15 métros de comprimento, o lado oposto mede também 15 métros. Assim, os outros dois lados medirão:
42 menos 15 menos 15 é igual a 12
12 dividido por 2 é igual a 6
Os outros dois lados medirão cada um 6 m de comprimento.
Assim, a razão entre a medida de comprimento do lado maior e a do lado menor desse terreno será igual a:
Sentença matemática. Lado maior sobre lado menor é igual a 15 sobre 6 é igual a 2 virgula 5 é igual a 25 sobre 10 é igual a 250 sobre 100 é igual a 250 por cento
8. Para que a razão dê como resultado um número menor que 1 e maior que 0, quer dizer que o valor absoluto do numerador é menor que o valor absoluto do denominador, porém a e b são negativos; nesse caso, o número que tem maior valor absoluto é menor.
Portanto, o número b é menor.
Atividades
▶ Página 269
1. a) É proporção, pois:
Sentença matemática. Frações 4 décimos é igual a 2 quintosb) Não é proporção, pois:
Sentença matemática. Frações 8 sobre 32 é igual a 1 quarto é diferente de 2 sétimosc) É proporção, pois:
Sentença matemática. Frações 9 sobre 0 virgula 25 é igual a 81 sobre 2 virgula 25d) É proporção, pois:
Sentença matemática. Frações 1 virgula 5 sobre 6 é igual a 0 virgula 5 sobre 2e) É proporção, pois:
Sentença matemática. Frações 35 sobre 28 é igual a 5 quartosf) Não é proporção, pois:
Sentença matemática. Frações 148 sobre 93 é aproximadamente igual a 1 virgula 6e
Sentença matemática. Frações 37 sobre 24 é aproximadamente igual a 1 virgula 52.
Fração. 2 terços é igual a 10 quinze avos;
Fração. 2 décimos é igual a 3 quinze avos;
Fração. 15 terços é igual a 10 meios;
Fração. 15 décimos é igual a 3 meios;
Fração. 3 meios é igual a 15 décimos;
Fração. 10 meios é igual a 15 terços;
Fração. 3 quinze avos é igual a 2 décimos;
Fração. 10 quinze avos é igual a 2 terços3.
Sentença matemática. 40 sobre X é igual a 252 sobre 186Aplicando a propriedade fundamental das proporções, temos:
42 vezes 186 é igual a X vezes 252
X é igual a fração, numerador 42 vezes 186, denominador 252, fim da fração
X é igual a 31
Portanto, o valor de x é 31.
4. Indicando por x a quantidade de biscoitos feitos, temos:
Sentença matemática. Fração. 12 sobre X é igual a 4 sobre 15
Aplicando a propriedade fundamental das proporções, temos:
4 vezes X é igual a 12 vezes 15
4X é igual a 180
X é igual 180 sobre 4
X é igual 45
Logo, foram feitos 45 biscoitos.
5. As razões entre a medida de distância e a de tempo, na subida e na descida, não formam uma proporção, pois:
220 sobre 40 é igual a 5 vírgula 5 e 220 sobre 30 é aproximadamente igual a7,3.
6.
1,80 sobre 3 é igual a x sobre 73 x é igual a 1,80 vezes 7
3 x é igual a 12,6
x é igual a 12,6 sobre 3
x é igual a 4,2
Logo, a altura da árvore mede 4,2 métros.
Atividades
▶ Página 271
1. a) De 5 para 10 horas, o número de camisetas dobra, pois passa de 400 para 800.
De 5 para 15 horas, esse número triplica, pois passa de 400 para .1200.
b) Sim, são diretamente proporcionais.
Para confirmar, podemos encontrar a constante de proporcionalidade:
Sentença matemática. 400 quintos é igual a 800 décimos é igual a 1mil200 sobre 15 é igual a 80
Portanto, a constante de proporcionalidade é 80.
2. Um dos modos de calcular é observar que os números da sequência ésse minúsculo2 são obtidos multiplicando-se por 0,2 os números da sequência ésse minúsculo1. Logo, o quadro completo é:
![Esquema. Quadro com 2 linhas e 4 colunas. Na primeira linha, sequência 1, da esquerda para direita, há os números 1, 2, 3 e 4.
Na segunda linha, sequência 2, da esquerda para direita, há os números 0 vírgula 2, 0 vírgula 4, 0 vírgula 6, e 0 vírgula 8.](../resources/images/im_xlvii_cxxviii_amm7_mpg_resol_f2_g24_group_11988.png)
3. Para encontrar a constante de proporcionalidade, basta fazer:
24 sobre 4 é igual a 12 sobre 2, é igual a 6 sobre 1, é igual a 3 sobre 0,5, que é igual a 6
Portanto, a constante de proporcionalidade é 6.
4. Sabendo que
k é igual a 4, para calcularmos os valores de x, y e z substituímos k por 4:
x é igual a 3 vezes 4, que é igual a 12
y é igual a 5 vezes 4, que é igual a 20
z é igual a 7 vezes 4, que é igual a 28
Portanto, dividindo o número 60 em partes diretamente proporcionais a 3, 5 e 7, Thaís obterá os números 12, 20 e 28.
5. Podemos dividir o número 52 em partes inversamente proporcionais da seguinte maneira:
Sentença matemática. Fração com numerador A e denominador 1 meio mais fração com numerador B e denominador 1 terço mais fração com numerador C e denominador 1quarto é igual a fração com numerador A mais B mais C e denominador 1 meio mais 1 terço mais 1 quarto é igual a fração com numerador 52 e denominador com uma fração e no numerador 6 mais 4 mais 3 e denominador 12 é igual a fração com numerador 52 e denominador 13 doze avos é igual a 52 vezes 12 treze avos é igual 48 é igual a K
Sentença matemática. Fração com numerador A e denominador 1 meio é igual a 48 Sentença matemática. Fração com numerador B e denominador 1 terço é igual a 48
Sentença matemática. Fração com numerador C e denominador 1 quarto é igual a 48
a igual
24
b igual a 16c igual a 12
Portanto, 24, 16 e 12 são inversamente proporcionais aos números 2, 3 e 4, nessa ordem.
Atividades
▶ Páginas 274 e 275
1. a) Não. Espera-se que os estudantes percebam que a altura de uma pessoa aumenta quando a idade aumenta. Entretanto, o aumento não é diretamente proporcional, ou seja, quando dobramos a idade, a medida da altura não é dobrada; quando triplicamos a idade, a medida da altura não é triplicada.
b) Sim, pois, considerando que as folhas têm a mesma massa, ao duplicarmos a quantidade de folhas, a medida da massa do livro será duplicada, por exemplo.
c) Sim, pois se a quantidade de litros de água dobrar, o valor pago também dobrará, por exemplo.
2. a) O preço passa de 8 reais para 16 reais, ou seja, ele dobra. O preço reduz a um quinto, pois 8 reais corresponde a um quinto de 40 reais.
b) Sim, pois as grandezas variam na mesma razão.
3. a)
5 sobre 10 e igual a 20 sobre X, implica que, X é igual a 405 sobre 20 e igual a 20 sobre Y, implica que, Y é igual a 80
5 sobre 30 e igual a 20 sobre Z, implica que, Z é igual a 120
b)
5 sobre 20 é igual a 10 sobre 40 é igual a 20 sobre 80 é igual a 30 sobre 120 é igual a 1 quartoc) Para calcular os valores da coluna relativa à grandeza B, basta multiplicar os valores da coluna A por 2, assim:
10 |
20 |
40 |
60 |
4. Inicialmente, vamos dividir os 288 reais em três partes: á, b e c.
a mais b mais c igual a 288 vírgula zero zero
As letras a, b e c indicam as partes da quantia repartida entre as crianças e são diretamente proporcionais as idades delas, que são: 8, 10 e 12 anos. Então:
Equação 1, A sobre 8 é igual B sobre 10 é igual a C sobre 12 é igual a K
Na segunda linha, A sobre 8 é igual a K seta para a direita A é igual a 8K
Na terceira linha, B sobre 10 é igual a K seta para a direita B é igual a 10K
Na quarta linha, C sobre 12 é igual a K seta para a direita a é igual a 12K
Substituindo esses valores na equação ( um), temos:
8 k mais 10 k mais 12 k é igual a 288
30 k é igual a 288
k é igual a 9 vírgula 6
Como k = 9,6 e a = 8k, então: a = 8 ⋅ 9,6 = 76,8
Como k = 9,6 e b = 10k, então: b = 10 ⋅ 9,6 = 96
Como k = 9,6 e c = 12k, então: c = 12 ⋅ 9,6 = 115,2
Portanto, a criança de 8 anos receberá R$ 76,80setenta e seis reais e oitenta centavos; a de 10 anos, R$ 96,00noventa e seis reais; e a de 12 anos, R$ 115,20cento e quinze reais e vinte centavos.
5. a) Dois irmãos compraram um carro juntos. Juliana pagou R$ 19.000,00dezenove mil reais e Lucas, R$ 11.000,00onze mil reais. Depois de alguns anos, venderam o carro por R$ 22.500,00vinte e dois mil quinhentos reais e dividiram o valor da venda em partes diretamente proporcionais aos valores pagos. Quanto Juliana recebeu? E Lucas?
b) Dividir .22500 em duas partes: x e y, respectivamente, de Juliana e Lucas. Ou seja:
x + y = .22500
Além disso, devemos ter:
Sentença matemática Fração X sobre 19mil é igual a K. Há uma seta para direita, X é igual a 19mil K
Sentença matemática Fração Y sobre 11mil é igual a K. Há uma seta para direita, Y é igual a 11mil K
Voltando à equação inicial, temos:
.19000k + .11000k = .22500
.30000k = .22500
Sentença matemática. K é igual a 22mil500 sobre 30mil é igual a 225 sobre 300 é igual a 0 virgula 75
Logo, como
k é igual a 0,75, podemos calcular x e y.
x = .19000k ⇒ x = .19000 ⋅ 0,75 ⇒ x = .14250
y = .11000k ⇒ x = .11000 ⋅ 0,75 ⇒ x = .8250
Portanto, Juliana recebeu R$ 14.250,00quatorze mil duzentos e cinquenta reais e Lucas recebeu R$ 8.250,00oito mil duzentos e cinquenta reais.
Atividades
▶ Página 277
1. a)
2 sobre 4 é igual a 3 sobre 6=
1 sobre 2, então as grandezas são diretamente proporcionais.
b)
Sentença matemática. 1 quarenta e oito avos é diferente de 2 vinte e quatro avos, mas
Sentença matemática. Fração com numerador 1 e denominador 1 quarenta e oito avos=
fração com numerador 2 e denominador 1 vinte e quatro avos= 48 e quando x dobra, y fica reduzido à metade, ou seja, uma varia sempre na razão inversa da outra; logo, x e y são grandezas inversamente proporcionais.
2. As grandezas são inversamente proporcionais, pois
Fração com numerador 10 e denominador 1 quarto é igual a fração com numerador 8 e denominador 1 quinto
=
fração com numerador 4 e denominador 1 décimo é igual a 40Os estudantes podem, por exemplo, dizer que, quando se divide por 2 o número de estudantes no grupo, a quantidade de grupos é dobrada.
3.
Sentença matemática. 9 quintos≠
é diferente de 15 terços; portanto, não são diretamente proporcionais.
Sentença matemática. Fração com numerador 15 e denominador 1 terço é igual a fração com numerador 9 e denominador 1 quinto é igual a 45
Portanto, são inversamente proporcionais.
4. Exemplo de resposta: São necessários 2 minutos para encher um balde usando uma mangueira. Se forem usadas duas mangueiras com a mesma vazão, demoraria 1 minuto. Quanto tempo levaria para encher o balde se fossem usadas 4 mangueiras que têm a mesma vazão?
Sentença matemática. Na primeira linha, 2 sobre 1 é igual a fração com numerador 1 e denominador 1 meio é igual a fração com numerador X e denominador 1 quarto
Na segunda linha, fração com numerador X e denominador 1 quarto é igual a 2. Seta para direita. X é igual a 2 vezes 1 quarto. Seta para direita . X é igual a 0 virgula 5
Levaria 0,5 minuto ou 30 segundos.
Atividades
▶ Páginas 279 e 280
1. A quantidade de latas de leite condensado e a quantidade de docinhos são diretamente proporcionais. Indicando por x o número de latas, temos:
Sentença matemática. 1 sobre X é igual a 50 sobre 300. Seta para direita. 50 vezes X é igual a 300 vezes 1. Seta para direita. X é igual a 6
Portanto, Júlia vai precisar de 6 latas de leite condensado.
2. Como as grandezas são diretamente proporcionais, temos:
Sentença matemática. 2 sobre 6 é igual a 4 sobre X. Seta para direita. 2 vezes X é igual a 4 vezes 6. Seta para direita. X é igual a 24 sobre 2. Seta para direita. X é igual a 12
Sentença matemática. 2 sobre 6 é igual a Y sobre 30. Seta para direita. 6 vezes Y é igual a 2 vezes 30. Seta para direita. Y é igual a 60 sobre 6. Seta para direita. Y é igual a 10
3. O custo é diretamente proporcional ao número de funcionários. Indicando por
x o custo de 150 funcionários, temos:
Sentença matemática. 100 sobre 150 é igual a 3mil sobre X. Seta para direita. 100X é igual a 150 vezes 3mil. Seta para direita. X é igual a 450mil sobre 100. Seta para direita. X é igual a 4mil500
Portanto, alimentar 150 funcionários custaria durante o mesmo período para a empresa R$ 4.500,00quatro mil quinhentos reais.
4.
Mangueiras |
Medida de vazão (L/min) |
---|---|
3 |
12 |
7 |
x |
Se aumenta a quantidade de mangueiras, aumenta a medida de vazão por minuto, portanto as grandezas são diretamente proporcionais. Então:
Sentença matemática. 3 sobre 7 é igual a 12 sobre X. Seta para direita. 3X é igual 7 vezes 12. Seta para direita. 3X é igual a 84. Seta para direita. X é igual a 28
Portanto, a medida de vazão será de 28 litros de água por minuto.
5. A torneira tradicional gasta 80 litros em 5 minutos. Isso quer dizer que ela tem uma medida de vazão de 16 litros por minuto
abre parênteses, 80 dividido por 5 igual a 16 fecha parênteses.
Como essa torneira fica aberta por 25 minutos durante 1 dia e há seis torneiras desse tipo, seu gasto diário é de .2400 litros abre parênteses25 ⋅ 16 ⋅ 6 = .2400 fecha parênteses.
No entanto, com a mesma medida de vazão, as seis torneiras automáticas ficam abertas 15 minutos por dia. Logo, seu gasto diário é de .1440 litros abre parênteses15 ⋅ 16 ⋅ 6 = .1440 fecha parênteses.
Portanto, a economia diária será de 960 litros, pois abre parênteses.2400 menos .1440 = 960 fecha parênteses.
6. Se uma torneira com medida de vazão de 6 litros por minuto enche um balde em 2 minutos, então para poder encher o mesmo balde em metade do tempo a vazão da torneira deverá dobrar, pois as grandezas são inversamente proporcionais.
Logo, a medida de vazão deverá ser de 12 litros por minuto.
7.
Quantidade de páginas |
Valor recebido |
---|---|
127 |
1.789 |
587 |
x |
Se aumenta a quantidade de páginas, aumenta o valor recebido, portanto as grandezas são diretamente proporcionais.
127 sobre 587 é igual a 1789 sobre x, implica 127x é igual a 587 vezes 1789, implica x é igual a fração com numerador 587 vezes 1789 e denominador 127, implica x é igual a 1050143 sobre 127, implica x é aproximadamente igual a 8268 virgula 84
Deverá receber aproximadamente R$ 8.268,84oito mil duzentos e sessenta e oito reais e oitenta e quatro centavos.
8. A razão entre a medida de altura e a medida de comprimento da foto original é
2 terços. A foto ampliada medirá 15 centímetros de altura e c centímetros de comprimento, de modo que:
Sentença matemática. 15 sobre C é igual a 2 terços
Assim:
2 vezes c igual a 15 vezes 3
Sentença matemática. C é igual a fração com numerador 15 vezes 3 sobre 2. Há uma seta para direita indicando que C é igual a 22 virgula 5
Portanto, a medida do comprimento da foto ampliada se as proporções forem mantidas é 22,5 centímetros.
9. O total de litros de combustível vendidos por dia é de .25850 litros, pois:
.15635 litros + .10215 litros = .25850 litros
Litros de combustível vendidos |
Número de dias |
---|---|
25.850 |
1 |
103.400 |
x |
Sentença matemática. 25mil850 vezes X é igual a 1 vezes 103mil400. Há uma seta para direita indicando que X é igual a 103mil400 sobre 25mil850. Há outra seta para direita indicando que X é igual a 4
alternativa c
10. a)
Sentença matemática. 1mil sobre 4 é igual a X sobre 9. Seta para direita. 4X é igual 1mil vezes 9. Seta para direita. X é igual a 9mil sobre 4. Seta para direita. X é igual a 2mil250Seriam despejados .2250 litros por hora.
b)
Sentença matemática. 2mil250 sobre 1 é igual a 18mil sobre Y. Seta para direita. 2mil250Y é igual a 1 vezes 18mil Seta para direita. Y é igual a18mil sobre 2mil250. Seta para direita. Y é igual a 8Serão necessárias 8 horas.
11.
Quantidade de calças |
Quantidade de tecido |
---|---|
78 |
260 |
99 |
x |
Sentença matemática. 78 sobre 99 é igual a 260 sobre X. Seta para direita. 78X é igual a 99 vezes 260. Seta para direita. X é igual a fração 25mil740 sobre 78. Seta para direita. X é igual a 330
Para fabricar 99 calças serão necessários 330 metros de tecido, ou seja, 70 metros a mais.
12.
Medida de velocidade (km/h) |
Medida de tempo (h) |
---|---|
60 |
3 |
90 |
x |
Como as grandezas são inversamente proporcionais, fazemos:
60 sobre 90 é igual a X sobre 3. Seta para direita. 90 vezes X é igual a 60 vezes 3. Seta para direita. 90X é igual a 180. Seta para direita. X é igual a 180 sobre 90. Seta para direita. X é igual a 2.
Portanto, se a medida de velocidade for 90 quilômetros por hora ele gastará 2 horas.
13. Tempo e vazão são grandezas inversamente proporcionais. Portanto, a resolução correta seria:
Sentença matemática. X sobre 3 é igual a 15 sobre 10. Há uma seta para direita. 15 vezes 3 é igual a X vezes 10. Há outra seta para direita X é igual a 4 virgula 5
Portanto, a bomba antiga levará 4,5 minutos para encher o tanque.
14. a) Elas ficaram sobrepostas. Observe:
![Esquema. Ampliação de retângulos. O primeiro com as vértices ABCD. A primeira ampliação tem aumento na vertical e na horizontal, as vértices A linha B linha C linha e D linha e a segunda ampliação também com aumento na vertical e na horizontal com A duas linhas B duas linhas C duas linhas D duas linhas. Há uma reta na diagonal passando pelos pontos A C C linha e C duas linhas](../resources/images/im_0032_g_amm7_c11_f2_g24.png)
b) Exemplo de resposta: Para ampliar ou reduzir um retângulo, é possível traçar a diagonal, prolongá-la e determinar as dimensões de novos retângulos, que serão proporcionais às dimensões do retângulo original.
15. Temos a metade das bananas para exatamente a metade de macacos. Se cada macaco come uma banana em 6 minutos, então 3 macacos comem 3 bananas em 6 minutos. Se cada um come uma banana em 6 minutos, 18 minutos são suficientes para que cada um coma 3 bananas. Se são 18 bananas, são então necessários 6 macacos comendo 3 bananas cada um.
Atividades
▶ Página 283
1. a)
Sentença matemática a) 14 sobre 100 vezes 112 é igual 15 virgula 68;
112 mais 15 virgula 68 é igual a 127 virgula 68b)
Sentença matemática b) 4 sobre 100 vezes 208 virgula 5 é igual 8 virgula 34;
208 virgula 50 mais 8 virgula 34 é igual a 216 virgula 84c)
Sentença matemática c) 26 sobre 100 vezes 58 virgula 30 é igual 15 virgula 158;
15 virgula 158 mais 58 virgula 30 é aproximadamente igual a 73 virgula 46
d)
Sentença matemática d) 32 virgula 5 sobre 100 vezes 47 virgula 80 é igual 15 virgula 535;
15 virgula 535 mais 47 virgula 80 é aproximadamente igual 63 virgula 34
2.
99 menos 1 por centode 99:
99 menos fração com numerador 1 vezes 99 sobre 100 é igual a 99 menos 0 virgula 99 é igual a 98 virgula 01
Portanto, o valor obtido será R$ 98,01noventa e oito reais e um centavos.
3. Aplicando a regra de três simples, temos:
Sentença matemática. 78 sobre 100 é igual a 156 sobre X. Há uma seta para direita indicando que 78 vezes X é igual a 156 vezes 100. Há seta para direita indicando que X é igual a 15mil600 sobre 78 e seta para direita indicando que X é igual a 200.
Portanto, Mariana tem duzentas figurinhas.
4. Loja A: se terá 20% de desconto, então à vista será pago 80% do valor:
Sentença matemática 80 sobre 100 vezes 1mil500 é igual a 1mil200
Loja B: se terá 10% de desconto, então à vista será pago 90% do valor:
Sentença matemática 90 sobre 100 vezes 1mil400 é igual a 1mil260
Portanto, na Loja A será pago um valor menor se a compra for feita à vista.
5. Foram reprovados 140 candidatos que participaram do concurso, pois:
210 menos 70 é igual a 140Aplicando a regra de três simples, temos:
Sentença matemática. 210 sobre 140 é igual a 100 sobre X. Há uma seta para direita. 210 vezes X é igual a 140 vezes 100. Há outra seta para direita 14mil sobre 210. Há outra seta para direita indicando que X é aproximadamente igual a 66 virgula 66 por cento
Portanto, foram reprovados aproximadamente 66,66% dos candidatos.
6.
Sentença matemática. 100 por cento mais 15 por cento é igual a 115 por cento.115% de x:
fração, 115 sobre 100, fim da fração, vezes X é igual a 460 mil. Há uma seta para direita. X é igual a fração com numerador 460 mil vezes 100 e denominador 115, há outra seta para direita X é igual a 400 milPortanto, Márcia havia pago R$ 400.000,00quatrocentos mil reais pela casa.
7. Exemplo de resposta: Uma TV estava sendo vendida com 10% de desconto para pagamento à vista. Qual será o preço dessa TV, se ela for paga à vista?
8. Resposta pessoal. Outra estratégia que pode ser utilizada para resolver o problema é utilizar a regra de três.
Se houve um desconto de 40%, significa que foi pago 60% do valor.
Sentença matemática. 150 sobre X é igual a 100 sobre 60 seta para direita 100 vezes X é igual a 150 vezes 60 seta para direita X é igual a 9mil sobre 100 seta para direita X é igual a 90
Para calcular o valor do desconto, fazemos:
150 menos 90 = 60
Portanto, o desconto foi de 60 reais e o valor atual da bicicleta é 90 reais.
9.
Sentença matemática. 100 por cento mais 10 porcento é igual a 110 por cento
110% de
X: 110 sobre 100 vezes X é igual a 165. Seta para à direita X é igual fração com numerador 165 vezes 100 e denominador 110 seta para direita X é igual a 150.Portanto, o valor de conta sem a taxa de serviço seria de R$ 150,00cento e cinquenta reais.
10. 100% menos 65% = 35%
35% de .1200:
35 sobre 100 vezes 1mil200 é igual a 420.Portanto, 420 telespectadores entrevistados assistiram a mais de 50% das competições olímpicas.
Compreender um texto
▶ Página 285
Resoluções e comentários em Orientações.
Atividades
▶ Página 289
1. a) j = .12650 ⋅ 0,06 ⋅ 3
j = .2277
Logo, o juro obtido após 3 anos será de R$ 2.277,00dois mil duzentos e setenta e sete reais.
b) Considerando x a medida de tempo, em anos, temos:
.12650 + x ⋅ 0,06 ⋅ .12650 = .16445
759x = .3795
X é igual a 3mil795 sobre 759
X é igual a 5
Logo, Paulo terá o montante R$ 16.445,00dezesseis mil quatrocentos e quarenta e cinco reais após 5 anos.
2. Exemplo de resposta: Calcule o juro simples produzido por um capital de R$ 1.400,00mil quatrocentos reais, à taxa de 4,6% ao mês, durante 6 meses.
j = .1400 ⋅ 0,046 ⋅ 6
j = 386,40
Logo, o juro produzido é de R$ 386,40trezentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos.
3.
200 mais 200 vezes 0 vírgula 02 vezes 8 é igual a 200 mais 32 que é igual a 232.Logo, Luciano deverá R$ 232,00duzentos e trinta e dois reais depois de 8 meses.
4. a)
Sentença matemática 750 mais 750 vezes 0 virgula 05 vezes 6 é igual a 750 mais 225 é igual a 975O montante final será R$ 975,00novecentos e setenta e cinco reais.
b)
Sentença matemática 700 mais 700 vezes 0 virgula 04 vezes 6 é igual a 700 mais 168 é igual a 868O montante final será R$ 868,00oitocentos e sessenta e oito reais.
c)
Sentença matemática 600 vezes 0 virgula 03 vezes 7 é igual a 126O juro recebido é R$ 126,00cento e vinte e seis reais.
5. Considerando x o valor que a pessoa deve aplicar, temos:
Na primeira linha, x mais 0 vírgula 04 vezes 14 vezes x é igual a 234Na segunda linha, x mais 0 vírgula 56x é igual a 234
Na terceira linha, 1 vírgula 56x é igual a 234
Na quarta linha, x é igual a 150
O investidor deve aplicar R$ 150,00cento e cinquenta reais.
6. Considerando x a medida de tempo, em meses, fazemos:
83,25 = 370 ⋅
2,5 sobre 100, fim da fração, vezes x.83,25 = 9,25 x
x =
83 virgula 25 sobre 9 virgula 25 é igual a 9
Logo, o capital deve ficar aplicado por 9 meses.
7. a) Temos: 3 ⋅ R$ 1.650,00mil seiscentos e cinquenta reais = R$ 4.950,00quatro mil novecentos e cinquenta reais.
Para calcular o valor, em real, do juro cobrado, determinamos a diferença do valor à vista e o parcelado:
R$ 4.950, 0quatro mil novecentos e cinquenta reais0 menos R$ 4.200,00quatro mil duzentos reais = R$ 750,00setecentos e cinquenta reais
Considerando x a taxa de juro cobrada, fazemos:
750 = 4 200 · x · 3
750 = .12600x
x =
750 sobre 12mil600x ≃ 0,0595 = 5,95%
Logo, a taxa de juro simples mensal é de 5,95%.
b) R$ 4.200,00quatro mil duzentos reais − R$ 4.000,00quatro mil reais = R$ 200,00duzentos reais
Assim, é necessário calcular por quanto tempo R$ 4.000,00quatro mil reais deve ficar aplicado para produzir R$ 200,00duzentos reais de juro a uma taxa de juro simples de 2,5% ao mês. Considerando x o tempo, em mês, temos:
200 = .4000 ⋅ 0,025 ⋅ x
200 = 100x
X é igual 200 sobre 100 é igual a 2.
Logo, seria necessário aguardar 2 meses.
• Espera-se que os estudantes respondam que é mais vantajoso comprar o televisor com pagamento à vista, pois aplicando o capital de R$ 4.000,00quatro mil reais, após dois meses é possível comprá-lo à vista. E a prazo, o valor pago de juros é R$ 750,00setecentos e cinquenta reais.
Educação Financeira
▶ Página 291
Resoluções e comentários em Orientações.
Estatística e Probabilidade
▶ Páginas 293 e 294
1. a)
![Ilustração. Parte de uma planilha eletrônica mostrando as linhas de 1, 2, 3 e 4, e as colunas A, B, C, D, E, F e G. As linhas e colunas formam as células denominadas por: coluna-linha.
Na linha 1 e colunas de A a G, a célula mesclada mostra o título Peças vendidas no segundo semestre de 2022.
Célula A 2: mês.
Célula A 3: quantidade de peças.
Célula B 2: julho.
Célula B 3: 427.
Célula C 2: agosto.
Célula C 3: 312.
Célula D 2: setembro.
Célula D 3: 284.
Célula E 2: outubro.
Célula E 3: 465.
Célula F 2: novembro.
Célula F 3: 548.
Célula G 2: dezembro.
Célula G 3: 640.
Fonte: Dados obtidos por Reginaldo em janeiro de 2023.](../resources/images/im_002_amm7_pg_resol_c11_f2_guia_g24.png)
b) Gráfico de barras, pois por meio dele é possível visualizar a variação de vendas.
c)
![Gráfico em barras simples verticais. Gráfico representando Peças vendidas no segundo semestre de 2022. No eixo vertical, está indicada a Quantidade de peças vendidas. De baixo para cima: 0 peça, 100 peças, 200 peças, 300 peças, 400 peças, 500 peças, 600 peças e 700 peças. No eixo horizontal, estão indicados os meses. Da esquerda para a direita: julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. A quantidade de peças vendidas por mês são: Julho, 427; Agosto, 312; setembro, 284; outubro, 465; novembro, 548; dezembro, 640.](../resources/images/im_003_amm7_pg_resol_c11_f2_guia_g24.png)
Dados obtidos por Reginaldo em janeiro de 2023.
2. a) Gráfico de setores, mostrando em porcentagem a intenção dos votos; gráfico de barras, mostrando em porcentagem a intenção dos votos ou os números relacionados à intenção dos votos.
b) Juliana pode indicar como “Não sei” ou “Indecisos”.
3. a)
![Ilustração. Parte de uma planilha eletrônica mostrando as linhas de 1 a 18 e as colunas A, B, C, D, E, F Na linha 1, há uma linha com o título Hábitos de leitura dos brasileiros por regiões 2015 Na linha 2: Na coluna B identificando a região norte, na coluna C identificando a região centro oeste, na coluna D identificando a região nordeste, na coluna E identificando a região sudeste, na coluna F identificando a região sul Na linha 3: Na A coluna identificando leitor, na coluna B 53 por cento, na coluna C 57 por cento, na coluna D 51 por cento, na coluna E 61 por cento, na coluna F 50 por cento Na linha 4: Na A coluna identificando não leitor, na coluna B 47 por cento, na coluna C 43 por cento, na coluna D 49 por cento, na coluna E 39 por cento, na coluna F 50 por cento Abaixo gráfico em barras duplas nas verticais. Barra verde representas os leitores e barra laranja representa os não leitores No eixo vertical, estão indicadas as porcentagens. De baixo para acima: 0 por cento, 10 por cento, 20 por cento, 30 por cento, 40 por cento, 50 por cento, 60 por cento No eixo horizontal, estão indicadas as regiões. Da esquerda para a direita: Região norte, região centro oeste, região nordeste e região sudeste e região sul](../resources/images/im_004_amm7_pg_resol_c11_f2_guia_g24.png)
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Disponível em: https://oeds.link/WXjhJW. Acesso em: 6 fevereiro 2022.
b)
![Ilustração. Parte de uma planilha eletrônica mostrando as linhas de 1 a 27 e as colunas A, B, C, D, E, F Na linha 1, há uma linha com o título Hábitos de leitura dos brasileiros por regiões 2019 Na linha 2: Na coluna B identificando a região norte, na coluna C identificando a região centro oeste, na coluna D identificando a região nordeste, na coluna E identificando a região sudeste, na coluna F identificando a região sul Na linha 3: Na A coluna identificando leitor, na coluna B 63 por cento, na coluna C 46 por cento, na coluna D 48 por cento, na coluna E 51 por cento, na coluna F 58 por cento Na linha 4: Na A coluna identificando não leitor, na coluna B 37 por cento, na coluna C 54 por cento, na coluna D 52 por cento, na coluna E 49 por cento, na coluna F 42 por cento Abaixo gráfico de setores de cada região. Parte verde representas os leitores e parte laranja representa os não leitores Na região norte 63 por cento de leitor e 37 por cento de não leitor Na região nordeste 48 por cento de leitor e 52 por cento de não leitor Na região sul 58 por cento de leitor e 42 por cento de não leitor Na região centro oeste 46 por cento de leitor e 54 por cento de não leitor Na região sudeste 51 por cento de leitor e 49 por cento de não leitor](../resources/images/im_005_amm7_pg_resol_c11_f2_guia_g24.png)
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Disponível em: https://oeds.link/fkT7bO. Acesso em: 6 fevereiro 2022.
c) Espera-se que os estudantes respondam no gráfico de barras duplas, pois conseguem ver região por região em uma única visualização.
4. a)
![Ilustração. Parte de uma planilha eletrônica mostrando as linhas de 1 a 16 e as colunas A e B. Na linha 1, há uma linha com o título Quantidade de açúcar em algumas frutas (em 100 gramas). Na linha 2: na coluna A, fruta; na coluna B, quantidade de açúcar (em grama). Na linha 3: na coluna A, limão; na coluna B, 2,50. Na linha 4: na coluna A, morango; na coluna B, 4,60. Na linha 5: na coluna A, melancia; na coluna B, 5,50. Na linha 6: na coluna A, kiwi; na coluna B, 8,99.](../resources/images/im_006_amm7_pg_resol_c11_f2_guia_g24.png)
MUNDO Boa . Disponível em: fórma https://oeds.link/WL1wV9. Acesso em: 6 fevereiro 2022.
b) Exemplo de resposta:
![Ilustração. Gráfico, continuação da ilustração anterior, agora na planilha eletrônica mostrando gráfico com os resultados da planilha. Gráfico em barras simples verticais. Gráfico representando o ' Quantidade de açúcar em algumas frutas em 100 gramas. No eixo vertical, estão indicados Quantidade de açúcar em grama. De baixo para acima: 0 grama 1 grama, 2 gramas, 3 gramas, 4 gramas, 5 gramas, 6 gramas, 7 gramas, 8 gramas, 9 gramas, 10 gramas No eixo horizontal, estão indicadas as frutas. Da esquerda para a direita: Limão, morango, melancia e Kiwi A quantidade de açúcar por frutas são: Limão, 2 virgula 50 Morango, 4 virgula 60 Melancia, 5 virgula 50 Kiwi, 8 virgula 99](../resources/images/im_007_amm7_pg_resol_c11_f2_guia_g24.png)
MUNDO Boa fórma. Disponível em: https://oeds.link/THSvda. Acesso em: 17 julho 2022.
Atividades de revisão
▶ Páginas 295 e 296
1. Exemplo de resposta:
4 terços, pois
4 terços é igual a 12 nonos.
2. a) Como
Sentença matemática. Frações. 18 vinte quatro avos é igual a 3 quatrose
2 virgula 5 sobre 9 virgula 5 é igual a 25 sobre 95 é igual 5 sobre 19., então as razões não formam uma proporção.
b) Como
Sentença matemática. Frações. 51 sobre 68 é igual a 3 sobre 4e
Sentença matemática. Frações. 16 virgula 5 sobre 22 é igual a 165 sobre 220 é igual a 3 quartos, então as razões formam uma proporção.
3. a) Como o maior triângulo foi dividido em 9 triângulos idênticos, significa que a medida de área do maior triângulo é 9 vezes maior que a medida de área de um dos triângulos menores. Portanto, a razão pedida é
Um nono.
b) Aproximadamente 11%, pois
Sentença matemática. Fração. 1 nono é aproximadamente igual a 0 virgula 11.
c) O triângulo maior foi dividido em 9 partes iguais, das quais 3 não estão pintadas de azul; logo, temos
3 nonos=
1 terço.
d) Como
1 terçonão está pintado de azul, então significa que
2 terçosestão pintados de azul. Logo, a fração irredutível é
2 terços.
e) Aproximadamente 33% e 67%, respectivamente, pois
Sentença matemática. Fração. 1 terço é aproximadamente igual a 0 virgula 33e
Sentença matemática. Fração. 2 terços é aproximadamente igual a 0 virgula 67.
4. a) Como a constante de proporcionalidade é 3 e as sequências de números são diretamente proporcionais, fazemos:
81 dividido por 3 = 27
90 dividido por 3 = 30
99 dividido por 3 = 33
108 dividido por 3 = 36
117 dividido por 3 = 39
Assim:
![Esquema. S 1, seta para direita, 81, 90, 99, 108, 117. Abaixo, S 2 seta para direita, 27, 30, 33, 36, 39.](../resources/images/im_xlvii_cxxviii_amm7_mpg_resol_f2_g24_group_12795.png)
b) Como a constante de proporcionalidade é 20 e as sequências de números são inversamente proporcionais, fazemos:
20 dividido por 10 = 2
20 dividido por 5 = 4
20 dividido por 2,5 = 8
20 dividido por 4 = 5
20 dividido por 1,25 = 16
Assim:
![Esquema. S 1, seta para direita, 10, 5, 2 vírgula 5, 4, 1 vírgula 25. Abaixo, S 2 seta para direita, 2, 4, 8, 5, 16.](../resources/images/im_xlvii_cxxviii_amm7_mpg_resol_f2_g24_group_12728.png)
5. Para saber o preço de uma camiseta, fazemos:
Sentença matemática. 120 dividido por 3 é igual a 40.
Como uma camiseta custa 40 reais, então para calcular o preço de 5 camisetas, fazemos:
Sentença matemática. 5 vezes 40 é igual 200.
Logo, Bianca pagará R$ 200,00duzentos reais por 5 camisetas.
6.
Medida de velocidade (km/h) |
Medida de tempo (h) |
---|---|
200 |
3 |
280 |
x |
Velocidade e tempo são grandezas inversamente proporcionais, então:
Sentença Matemática. 200 sobre 280 é igual a X sobre 3 seta para direita 280X é igual a 600 seta para direita X é igual a 600 sobre 280 seta para direita X é aproximadamente igual a 2 virgula 14
2,14 horas = 2,14 · 60 minutos = 128,4 minutos
O trem gastaria aproximadamente 128 minutos.
7. a, b e c indicam as partes da quantia repartida e são diretamente proporcionais aos investimentos, que são: .8000, .6000 e .12000. Então:
a + b + c = .91000 ( um)
Na segunda linha, A sobre 8mil é igual a B sobre 6mil é igual a C sobre 12 mil é igual a K
Na terceira linha, A sobre 8mil é igual a K seta para direita A é igual a 8milK
Na quarta linha, B sobre 6mil é igual a K seta para direita B é igual a 6 mil K
Na quinta linha, C sobre 12 mil é igual a K seta para direita C é igual a 12 mil K
Substituindo esses valores na equação ( um), temos:
.8000k + .6000k + .12000k = .91000
.26000k = .91000
Sentença Matemática. K é igual a 91mil sobre 26 mil set para direita K é igual a 3 virgula 5
Como k = 3,5 e a = .8000k, então: a = .8000 ⋅ 3,5 = .28000
Como k = 3,5 e b = .6000k, então: b = .6000 ⋅ 3,5 = .21000
Como k = 3,5 e c = .12000k, então: c = .12000 ⋅ 3,5 = .42000
Portanto, eles receberam R$ 28.000,00vinte e oito mil reais, R$ 21.000,00vinte e um mil reais e R$ 42.000,00quarenta e dois mil reais, respectivamente.
8. Para a construção dessa laje foram utilizados .1400 quilogramas de cimento abre parênteses35 ⋅ 40 = .1400 fecha parênteses.