CAPÍTULO 5 Grandezas e medidas

1 Unidades de medida

Leia a tirinha a seguir.

Por Rafael Silva.

História em quadrinhos. Meça suas palavras. História composta por 4 quadros, apresenta um tucano preto e amarelo com bico verde e um macaco bugio careca e pelos na cor marrom. Os animais estão conversando sentados no galho de uma árvore . Quadro 1. O tucano pergunta ao Macaco: CACO, QUAL É A SUA ALTURA? Quadro 2. O macaco responde: EU TENHO 800 milímetros! Quadro 3. O tucano fala: MUDAR A UNIDADE DE MEDIDA VAI TE DEIXAR MAIS ALTO. Quadro 4. O macaco indaga? CARA, O QUE EU FIZ PRA VOCÊ?

Para pensar

a) Qual foi a intenção do bugio Caco ao expressar a medida de sua altura em milímetro?

b) Qual é a unidade de medida de comprimento mais adequada para expressar a medida da altura de Caco?

Para medir qualquer grandeza é necessário escolher uma unidade adequada e compará-la com o que será medido.

No Sistema Internacional de Unidades (ésse Í), são atribuídas a algumas grandezas unidades de medida de base. Elas fornecem as referências que permitem definir unidades maiores (os múltiplos) e menores (os submúltiplos). Para cada caso, deve-se escolher a unidade de medida mais adequada.

Na tirinha anterior, Caco não usou a unidade de medida de comprimento adequada para expressar a medida de sua altura, com a intenção de convencer o tucano de que ele era mais alto do que realmente era. Nesse caso, Caco deveria ter expressado sua altura em centímetro.

Recorde

Grandeza

Unidade de medida

comprimento

metro (m)

tempo

segundo (s)

massa

quilograma (kg)

área

metro quadrado (m2)

volume

metro cúbico (m3)

Algumas unidades de medida

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Escreva a unidade de medida que, em sua opinião, é adequada para medir:

a) o comprimento de uma mangueira de jardim;

b) a área de um campo de futebol;

c) a capacidade de um copo;

d) a massa de um caminhão;

e) a duração de um comercial na TV.

Respostas e comentários

Habilidades da Bê êne cê cê trabalhadas neste Capítulo:

ê éfe zero sete ême ah dois nove

ê éfe zero sete ême ah três zero

Para pensar: a) A intenção do bugio foi dar a impressão de que é mais alto do que realmente é; b) centímetro.

1. a) metro

1. b) metro quadrado

1. c) mililitro

1. d) quilograma ou tonelada

1. e) segundo

Orientações e sugestões didáticas

Unidades de medida

Objetivos

Reconhecer a unidade de medida mais adequada para medir determinada grandeza.

Favorecer o desenvolvimento da competência específica 2 e da habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero sete ême ah dois nove.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove por meio da resolução de problemas que envolvem diferentes grandezas em contextos cotidianos variados. Nestes problemas, os estudantes devem decidir quais unidades de medida são mais adequadas a cada situação.

Orientações

A temática da tirinha leva o estudante a refletir sobre a importância de expressar uma medida usando a unidade adequada. As questões do boxe Para pensar contribuem para que os estudantes façam tal reflexão, incentivando-os a recorrer aos conhecimentos matemáticos adquiridos para produzir uma justificativa convincente, o que favorece o desenvolvimento da competência específica 2 da Bê êne cê cê.

Ao retomar o quadro com algumas unidades de medida, proponha aos estudantes que conversem sobre situações do dia a dia em que depararam com medidas expressas em metro, segundo, quilograma, metro quadrado ou metro cúbico. Aproveite a oportunidade e faça um levantamento dos conhecimentos prévios deles em relação aos múltiplos ou submúltiplos dessas unidades.

(ê éfe zero sete ême ah dois nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Competência específica 2: Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

2. Identifique as cenas em que a unidade de medida mencionada não foi bem empregada. Em seguida, reescreva, em seu caderno, as falas dessas cenas usando a unidade de medida adequada.

Ilustração A. Garoto de uniforme escolar sentado em um banco com um pé apoiado uma bola. À frente dele, menino de uniforme em pé diz: Meço mil e 300 milímetros de altura.
Ilustração B. Frentista de boné ao lado da bomba de combustível entrega chave do carro para mulher negra que está ao lado do carro. Ele diz: Foram abastecidos 30 litros de combustível.
Ilustração C. Dois rapazes com mochila nas costas saindo da academia. Eles estão lado a lado. O homem a esquerda diz: Ufa! Hoje fiz 45 minutos de caminhada na esteira.
Ilustração D. Senhor grisalho chega ao balcão da padaria e pede ao atendente: Eu gostaria de 0,15 de quilograma de presunto, por favor. Sobre o balcão há uma balança.

2 Unidades de medida de comprimento

O metro é a unidade de base do Sistema Internacinal de Unidades para medir comprimentos e essa unidade não é adequada, por exemplo, para medir a distância entre duas cidades ou o comprimento de um grão de arroz. Para casos como esses, devemos utilizar seus múltiplos (unidades de medida maiores que o metro) e submúltiplos (unidades de medida ­menores que o metro).

O submúltiplo adequado para medir o comprimento de um grão de arroz é o milímetro (ême ême) (1 milímetro equivale a 0,001 metro) e o múltiplo adequado para medir a distância entre duas cidades é o quilômetro (cá ême) (1 quilômetro equivale a .1000 metros).

Existem casos em que as medidas das distâncias são tão grandes que o quilômetro não é uma unidade de medida adequada. Para medir, por exemplo, as distâncias entre planetas e estrelas, é usada uma unidade baseada na medida da distância média da Terra ao Sol: a unidade astronômica (uma unidade astronômica, ou uma unidade astronômica, equivale a ...149597870700 metros).

Fotografia. Mão de pessoa com grãos de arroz caindo no saco com grãos de arroz.
Segundo o Instituto Agronômico (IAC) do estado de São Paulo, um grão de arroz polido mede, em média, 6,84 milímetros de comprimento.
Respostas e comentários

2. cenas A e D;

Exemplo de resposta:

a. Meço 1,3 metro de altura.

D. Eu gostaria de 150 gramas de presunto, por favor.

Orientações e sugestões didáticas

Unidades de medida de comprimento

Objetivos

Reconhecer os múltiplos e submúltiplos do metro e como eles se relacionam.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero sete ême ah dois nove.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove porque trabalha com a resolução e a elaboração de problemas que envolvem medidas de comprimento inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas.

Orientações

• O texto inicial deste tópico fala de situações reais em que as medidas de comprimento são expressas usando unidades menores ou maiores que o metro. Verifique se os estudantes conhecem essas unidades de medida e já depararam com situações em que elas foram empregadas.

(ê éfe zero sete ême ah dois nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Há, ainda, seres ou objetos tão pequenos que podemos vê-los somente usando um microscópio. Para medi-los, existem outros submúltiplos da unidade de medida metro, como o micrômetro (1 micrômetro, ou 1 μm, equivale a 0,000001 metro) e o nanômetro (1 nanômetro, ou 1 êne ême, equivale a 0,000000001 metro). Para ter uma ideia de quão pequenas são essas medidas, basta considerar que a medida da espessura de um fio de cabelo é de aproximadamente 50 micrômetros ou .50000 nanômetros.

Ilustração. Representação artística do planeta Urano. Planeta com variações de cor azul e rosa. Ao redor do planeta tem a representação de uma circunferência representando o anel do planeta.
Os astrônomos detectaram raios X de Urano pela primeira vez no Observatório de raios X Chandra, da NASA, como mostrado nesta imagem de março de 2021. A medida da distância entre Urano e o Sol é de cérca de 18,8 unidades astronômicas.
Fotografia. Ácaro, tipo de aracnídeo. É pequeno de formato oval, cor amarelada, extremidade frontal triangular e apresenta quatro pares de pernas.
Lorryia formosa, ácaro amarelo comumente encontrado em plantas cítricas, ampliado trezentas e quarenta vezes, colorizado artificialmente. Os ácaros são visíveis apenas ao microscópio, e medem entre 140 e 170 micrômetros.

Vamos estudar agora os principais múltiplos e submúltiplos da unidade de medida metro.

Múltiplos da unidade de medida metro

Para medir grandes comprimentos, recorremos aos múltiplos da unidade de medida metro: o decâmetro (dê ah ême), o hectômetro (agá ême) e o quilômetro (cá ême).

As relações desses múltiplos com a unidade de medida metro são:

1 decâmetro = 10 1 métro = 10 métros

1 hectômetro = 100 1 métro = 100 métros

1 quilômetro = .1000 1 métro = .1000 métros

Ilustração. Homem de bigode, camisa verde e calça azul está em pé ao lado de um quadro de giz com esquema. Ele fala: 'A medida da distância entre Maceió e Aracaju é 605 quilômetros, que equivalem a 605 mil metros.' No quadro de giz, o esquema: 605 quilômetros. Abaixo do número 605, linha que leva para o 605. Abaixo de quilô, linha que leva para o número mil. Abaixo de metros, linha que leva para a palavra metros. Abaixo, abre parênteses, 605 vezes mil, fecha parênteses, metros. Abaixo, 605 mil metros.

Submúltiplos da unidade de medida metro

Para medir pequenos comprimentos, usamos os submúltiplos da unidade de medida metro: o decímetro (dê ême), o centímetro (cê ême) e o milímetro (ême ême).

As relações desses submúltiplos com a unidade de medida metro são:

1 decímetro =

Sentença matemática. um décimo.

1 métro = 0,1 métro

1 centímetro =

Sentença matemática. um centésimo

1 métro = 0,01 métro

1 milímetro =

Sentença matemática. um milésimo

1 métro = 0,001 métro

Ilustração. Mulher loira de casaco vermelho florido segura um caderno de espiral na horizontal e diz: Este caderno mede 28 centímetros de comprimento, que equivale a 0 vírgula 28 metros.
Orientações e sugestões didáticas

• Use o conhecimento prévio dos estudantes para trabalhar as transformações de unidade de medida de comprimento em outra imediatamente superior ou inferior. Por meio da experiência pessoal, eles poderão atribuir significado a essas transformações. Para exemplificar, peça que transformem as medidas de suas alturas em metro para centímetro.

Observe o quadro com a equivalência entre essas unidades de medida de comprimento e a unidade de medida metro.

Múltiplos

Unidade de medida de base

Submúltiplos

Unidade de medida

quilômetro

hectômetro

decâmetro

metro

decímetro

centímetro

milímetro

Símbolo

km

hm

dam

m

dm

cm

mm

Relação com a unidade de medida metro

1.000 m

100 m

10 m

1 m

0,1 m

0,01 m

0,001 m

Para pensar

a) Que operação deve ser realizada para transformar uma medida de comprimento expressa em determinada unidade de medida para outra imediatamente superior? E para transformar para uma unidade de medida imediatamente inferior?

b) Como podemos expressar a medida 5 hectômetros na unidade de medida decímetro?

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Expresse as medidas de comprimento nas unidades indicadas.

a) 15 centímetros em métro

b) 5 métros em centímetro

c) 3 quilômetros em métro

d) 3 hectômetros em decímetro

e) 70 milímetros em decâmetro

f) 0,1 quilômetro em centímetro

2. Expresse as medidas de distância em metro.

a) 9 quilômetros e 8 decâmetros

b) 18 quilômetros e 8 decâmetros

c) 2 quilômetros, 5 hectômetros e 7 decâmetros

d) 49 decímetros e 12 centímetros

e) 235 centímetros e 125 milímetros

f) 36 decímetros, 7 centímetros e 1 milímetro

3. Reescreva as frases substituindo o pela ­unidade de medida adequada.

a) João mede 1,76 ou 17,6 de altura.

b) Uma régua de 30 mede 300 de comprimento.

c) A medida da distância entre Belo Horizonte e Goiânia é de 884 ou .88400 .

d) Carlos mede 1,8 ou 0,18 de altura.

4. Corrija as afirmações a seguir em seu caderno.

a) 2 decâmetros equivalem a 0,2 métro.

b) 1 micrômetro equivale a 0,000001 milímetro.

c) As unidades de medida quilômetro, hectômetro e decâmetro são submúltiplos da unidade de medida metro.

5.

Ícone. Elaboração de problemas.
Ícone. Grupo ou dupla.

Elabore um problema considerando as informações a seguir. Depois, entregue-o a um colega para que ele o resolva.

Trajeto medindo 720 métros de distância.

O passo de Maria mede 45 centímetros de comprimento.

6. Toda manhã, Antônio pratica corrida no parque.

Ilustração. Homem de boné, blusa e bermuda correndo em um parque com grama e árvores.

 Ele costuma percorrer 130 hectômetros, mas hoje só conseguiu correr

Fração. Três quartos.

dessa medida de distância. Qual foi a medida de distância, em metro, percorrida por Antônio hoje?

7. Observe a foto de uma alga, obtida por meio de um microscópio eletrônico, e faça o que se pede.

Fotografia. Alga verde com formato próximo ao circular. A largura dessa alga está destacada com uma linha branca.
Alga verde, Micrasterias, ampliada 100 vezes, colorizada artificialmente.

• Na foto, a alga foi ampliada de modo que suas medidas de comprimento, como a sua largura, destacada com uma linha branca, foram mutiplicadas por 100. Com uma régua, meça o comprimento da linha branca e calcule, em micrômetro, a medida de comprimento real aproximada da largura da alga.

Respostas e comentários

Para pensar: a) dividir por 10; multiplicar por 10; b) .5000 decímetros.

1. a) 0,15 métro; b) 500 centímetros; c) .3000 métros; d) .3000 decímetros; e) 0,007 decâmetro; f) .10000 centímetros

2. a) .9080 métros

2. b) .18080 métros

2. c) .2570 métros

2. d) 5,02 métros

2. e) 2,475 métros

2. f) 3,671 métros

3. a) métro; decímetro

3. b) centímetro; milímetro

3. c) quilômetro; decâmetro

3. d) métro; decâmetro

4. Exemplos de resposta: a)2 decâmetros equivalem a 20 métros; b) 1 micrômetro equivale a 0,000001 métro; c)As unidades de medida quilômetro, hectômetro e decâmetro são múltiplos da unidade de medida metro.

5. Resposta pessoal.

6. .9750 métros

7. aproximadamente 280 micrômetros

Orientações e sugestões didáticas

As questões do boxe Para pensar têm por objetivo levar os estudantes a concluir que para transformar uma unidade de medida de comprimento em outra imediatamente superior é necessário dividir por 10, e para transformar uma unidade de medida de comprimento em outra imediatamente inferior é necessário multiplicar por 10. Assim, no item b, basta multiplicar 5 por .1000.

Na atividade 3, os estudantes terão de identificar a unidade de medida de comprimento mais adequada para expressar a medida solicitada. Se houver dificuldade, peça que expliquem por que consideram determinada unidade de medida mais adequada e que a comparem com as medidas similares que encontram no dia a dia. Eles poderão argumentar, por exemplo, que a distância entre Belo Horizonte e Goiânia pode ser medida em centímetro ou em metro. De fato, é possível usar qualquer unidade de medida de comprimento para expressar uma medida de distância, mas, no dia a dia (em jornais, revistas e na televisão) ou em problemas que necessitam cálculos, essas medidas vêm expressas em quilômetro, pois é mais conveniente.

Na atividade 5, os estudantes têm a oportunidade de elaborar um problema que envolve unidades de medida de comprimento. Eles podem criar uma situação em que seja necessário calcular quantos passos Maria deu para percorrer o trajeto.

Na atividade 6, o estudante pode converter 130 hectômetros em metro para depois calcular

3 quartos.

do valor, ou primeiro calcular a fração da medida de distância 130 e depois transformar em metro.

8. Responda às questões.

Fotografia. Fundo escuro com planeta vermelho.
Planeta Marte, 2020.
Fotografia. Fundo escuro com planeta amarelo e círculo ao redor representando os anéis.
Planeta Saturno, 2020.

a) A distância média entre Marte e o Sol mede 1,53 unidade astronômica. A quantos metros equivale essa medida de distância?

b) A distância de Saturno ao Sol mede aproximadamente 9,54 unidades astronômicas. A quantos quilômetros equivale essa medida de distância?

3 Unidades de medida de tempo

O segundo (ésse), o minuto (ême ih êne) e a hora (agá) são unidades de medida de tempo, sendo o segundo a unidade de medida de base do Sistema Internacinal de Unidades.

uma hora equivale a 60 minutos (uma hora = 60 minutos)

1 minuto equivale a 60 segundos (1 minuto = 60 segundos)

Agora, observe como podemos aplicar essas relações para resolver o problema a seguir.

Antônia está treinando para participar de um campeonato estadual de triatlo.

Fotografia. Atletas saindo da água, eles estão de macacão touca e óculos.
Fotografia. Vista frontal de quatro pessoas correndo de macacão.
Fotografia. Vista frontal de pessoas de capacete e roupa de natação andando de bicicletas.
Atletas em prova de triatlo nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

No último treino, ela conseguiu a medida de tempo de 18 minutos e 37 segundos na natação, 34 minutos e 59 segundos no ciclismo e uma hora e 59 se­­­gundos na corrida. Qual foi a medida de tempo total de Antônia no treino?

Inicialmente, adicionamos as medidas de tempo obtidas por Antônia em cada modalidade.

Esquema. Medida de tempo na natação: 0 hora mais 18 minutos mais 37 segundos. Abaixo, medida de tempo no ciclismo: 0 hora mais 34 minutos mais 59 segundos. em seguida, medida de tempo na corrida: 1 hora mais 0 minutos mais 59 segundos. Traço abaixo e medida de tempo total: 1 hora mais 52 minuto mais 155 segundos.

Como 60 segundos correspondem a 1 minuto, podemos transformar a medida de tempo 155 segundos em minuto, fazendo o seguinte cálculo:

Esquema. Algoritmo da divisão. Dividendo  155. Dentro da chave, divisor 60. Abaixo de 155, número 35 (segundos). Abaixo da chave, quociente 2 (minutos).

Portanto, a medida de tempo 155 segundos corresponde a 2 minutos e 35 segundos.

Respostas e comentários

8. a) ...228884742171 métros

8. b) ...1427163686,478 quilômetros

Orientações e sugestões didáticas

Unidades de medida de tempo

Objetivos

Reconhecer o segundo, o minuto e a hora como unidades de medida de tempo e compreender como essas medidas se relacionam.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero sete ême ah dois nove.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove porque propõe a resolução e a elaboração de problemas que envolvem medidas de tempo inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas.

Orientações

Os estudantes já lidam com as unidades de medida de tempo desde os anos iniciais do ensino fundamental, e, por essa razão, é importante que o estudo deste tópico tenha como ponto de partida os conhecimentos já construídos sobre este conteúdo.

(ê éfe zero sete ême ah dois nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Depois, adicionamos as medidas de tempo em minuto:

52 minutos + 2 minutos = 54 minutos

Logo, a medida de tempo total de Antônia no treino foi uma hora, 54 minutos e 35 segundos, ou uma hora 54 minutos 35 segundos.

Para pensar

a) O que se deve fazer para transformar uma medida de tempo expressa em determinada unidade para outra unidade de medida imediatamente superior? E para transformar em uma unidade de medida imediatamente inferior?

b) Como podemos expressar a medida de tempo .5400 segundos em hora?

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Responda às questões.

a) Quantos segundos tem 1 dia?

b) Quantas horas tem uma semana?

c) Quantos dias aproximadamente correspondem à medida de tempo de mil horas? E à de 1 milhão de segundos?

d) O coração de um adulto bate, em média, 70 vezes por minuto. Quantas vezes ele bate em 1 dia?

2. No vácuo, a luz percorre, aproximadamente, .300000 quilômetros em 1 segundo. A distância da Terra ao Sol mede em torno de ..150000000 quilômetros. Quantos minutos, aproximadamente, a luz do Sol demora para chegar à Terra?

3. Acionando a válvula de descarga por 6 segundos, gastam-se 10 litros de água. No banheiro de Rafael, a válvula de descarga quebrou e ficou acionada por 3 minutos, até que ele fechasse o registro de água. Quantos litros de água foram desperdiçados nesse período?

4. Nas Olimpíadas, uma das provas de ciclismo é chamada “estrada contra o relógio”. Nela, os ciclistas largam um de cada vez, em intervalos que medem 90 segundos, para percorrer .45800 métros. Quem faz a menor medida de tempo ganha a corrida.

a) Se o primeiro ciclista sair às 9 horas 45 minutos 24 segundos, a que horas sairão o segundo e o terceiro ciclista?

b) Associe a medida de tempo dos três primeiros colocados ao respectivo lugar no pódio:

Fábio demorou uma hora, 1 minuto e 57 segundos para completar a prova.

César demorou .3719 segundos.

João demorou 61 minutos e 58 segundos.

5. Pedro, Nélson, Osvaldo e José participaram de uma corrida. O quadro indica a medida de tempo que cada um levou para concluir a prova.

Medida de tempo de prova

Pedro

355 s

Nélson

5 min e 40 s

Osvaldo

5 min e 35 s

José

400 s

• Associe a medida de tempo de cada um ao respectivo lugar no pódio, sabendo que eles foram os quatro primeiros colocados.

6.

Ícone. Elaboração de problemas.
Ícone. Grupo ou dupla.

Elabore um problema que envolva duas unidades de medida de tempo e a informação da legenda da foto. Depois, entregue-o a um colega para que ele o resolva.

Fotografia. Vista frontal de homem fazendo nado borboleta em uma piscina. Ele está de touca e óculos. Os braços e cabeça estão fora da água.
Na prática de natação, o gasto energético é de cérca de 6 quilocalorias (unidade de medida de energia) por minuto.

7.

Ícone desafio.

Na emissora TV Piada, uma propaganda vai ao ar a cada 35 minutos. Na emissora TV Choradeira, a mesma propaganda vai ao ar a cada 40 minutos.

Às 12 horas, a propaganda foi ao ar, simultaneamente, nas duas emissoras. Descubra qual será o próximo horário em que isso ocorrerá.

Respostas e comentários

Para pensar: a) dividir por 60; multiplicar por 60; b) 1,5 hora

1. a) .86400 segundos

1. b) 168 horas

1. c) aproximadamente 42 dias; aproximadamente 12 dias

1. d) aproximadamente .100800 vezes

2. aproximadamente 8 minutos

3. 300 litros

4. a) 2º ciclista: às 9 horas 46 minutos 54 segundos; 3º ciclista: às 9 horas 48 minutos 24 segundos

4. b) Fábio em 1º lugar; César em 3º lugar; João em 2º lugar

5. 1º colocado: Osvaldo; 2º colocado: Nélson; 3º colocado: Pedro; 4º colocado: José

6. Resposta pessoal.

7. 16 horas 40 minutos

Orientações e sugestões didáticas

Use o conhecimento prévio dos estudantes para trabalhar o boxe Para pensar. Nos anos anteriores, eles já tiveram contato com a ideia de relógio como instrumento para medir o tempo e provavelmente também já tiveram contato com relógios de pulso, parede ou de celulares, digitais e analógicos. Comente que, diferente do sistema decimal (base 10), a contagem dos minutos e segundos é sexagesimal, isto é, tem o número 60 como base, pois cada 60 segundos equivalem a 1 minuto e cada 60 minutos equivalem a 1 hora.

Um exemplo para resolver a questão do boxe pode ser a duração de uma partida de futebol, que é formada por duas medidas de tempo de 45 minutos. Pergunte a eles qual é a medida de tempo regulamentar de uma partida de futebol em minuto, sem contar o descanso de 15 minutos, e depois peça que transformem essa medida em hora e em segundo. Verifique como fazem os cálculos. É esperado que respondam 90 minutos (45 + 45) e, na transformação para hora, 1,5 hora, pois 90 minutos é igual a 60 minutos (1 hora) + 30 minutos (0,5 hora). Podem pensar também na divisão de 90 por 60, o que dá 1,5 hora.

Para transformar 90 minutos em segundos, multiplica-se 90 por 60, obtendo .5400 segundos. Assim, .5400 segundos = 90 minutos = 1,5 hora.

Na atividade 6, os estudantes têm a oportunidade de elaborar um problema que envolve unidades de medida de tempo. Eles podem criar uma situação em que seja necessário calcular quantas quilocalorias uma pessoa gasta ao nadar determinada quantidade de horas por dia durante certo período.

4 Unidades de medida de massa

O quilograma (cá gê), o grama () e o miligrama (ême gê) são unidades de medida de massa, sendo o quilograma a unidade de base do Sistema Internacinal de Unidades.

No entanto, há outras unidades de medida de massa que são menos utilizadas. Observe a seguir.

Múltiplos da unidade de medida grama

Para medir massas maiores que 1 grama, convém usarmos os múltiplos da unidade de medida grama: o decagrama (dê ah gê), o hectograma (agá gê) e o quilograma (cá gê).

As relações desses múltiplos com a unidade de medida grama são:

1 decagrama = 10 1 grama = 10 gramas

1 hectograma = 100 1 grama = 100 gramas

1 quilograma = .1000 1 grama = .1000 gramas

Submúltiplos da unidade de medida grama

Para medir massas menores que 1 grama, convém usarmos os submúltiplos da unidade de medida grama: o decigrama (dê gê), o centigrama (cê gê) e o miligrama (ême gê).

As relações desses submúltiplos com a unidade de medida grama são:

1 decigrama =

Sentença matemática. um décimo

1 grama = 0,1 grama

1 centigrama =

Sentença matemática. um centésimo

1 grama = 0,01 grama

1 miligrama =

Sentença matemática. um milésimo

1 grama = 0,001 grama

No quadro a seguir, estão indicadas as unidades de medida de massa com os símbolos e a relação de cada múltiplo e submúltiplo com a unidade de medida grama.

Múltiplos

Unidade de medida de referência

Submúltiplos

Unidade de medida

quilograma

hectograma

decagrama

grama

decigrama

centigrama

miligrama

Símbolo

kg

hg

dag

g

dg

cg

mg

Relação com a unidade de medida grama

1.000 g

100 g

10 g

1 g

0,1 g

0,01 g

0,001 g

Ilustração. Frasco de complemento alimentar. Destaque para o rótulo: Informação nutricional. Porção de 6 gramas (12 comprimidos). Carboidratos: 27 decigrama Proteínas: 22 decigrama Gorduras totais: 2 decigrama Gorduras saturadas: 0 grama Sódio: 2 miligrama Cálcio: 44 miligrama Ferro: 0 vírgula 58 miligrama Vitamina B1: 0 vírgula 14 miligrama Fósforo: 77 miligrama Potássio: 12 centigrama
Em geral, as unidades de medida menores que 1 grama aparecem nas tabelas de informação nutricional das embalagens de alguns comprimidos.
Orientações e sugestões didáticas

Unidades de medida de massa

Reconhecer os múltiplos e submúltiplos do grama e como eles se relacionam.

Reconhecer a tonelada e a arroba como unidades de medida de massa e como elas se relacionam com o quilograma.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero sete ême ah dois nove.

Habilidade da Bê êne cê cê

• Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove porque propõe a resolução e a elaboração de problemas que envolvem medidas de massa inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas.

Orientações

É muito comum, tanto no discurso verbal quanto em registros escritos, encontrar a palavra “quilo” como sinônimo de “quilograma”. Explique aos estudantes que quilo é um prefixo e significa .1000. Assim, 1 quilograma é o mesmo que .1000 gramas. Esse prefixo é usado também em quilômetro, por exemplo, que significa .1000 metros.

Aproveite o tema para iniciar uma conversa sobre alimentação saudável. Peça aos estudantes uma lista dos alimentos que mais consomem e fale dos benefícios, para o corpo humano, de uma dieta balanceada que contenha mais frutas, legumes e verduras. Atualmente, a indústria alimentícia e as grandes redes de fast food envolvem consumidores com a ideia de praticidade, modernidade e comodidade, mas deve-se ter cuidado, pois, por trás desses supostos benefícios, ingerimos alimentos que podem comprometer a nossa saúde. Lembre-os ainda da importância do consumo diário de água e da prática regular de esportes.

(ê éfe zero sete ême ah dois nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Para pensar

a) O que se deve fazer para transformar uma medida de massa expressa em determinada unidade para outra unidade de medida imediatamente superior? E para transformar em uma unidade de medida de massa imediatamente inferior?

b) Como podemos expressar a unidade de medida de massa .150000 miligramas em hectograma?

Observação

Também são usadas unidades de medida de massa, como:

a tonelada (símbolo ), que equivale a .1000 quilogramas;

a arroba (símbolo letra á contornada por uma linha curva), que equivale a aproximadamente 15 quilogramas.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Responda às questões.

a) Quantos gramas há em 425 hectogramas?

b) Quantos quilogramas há em 235 vírgula 6 toneladas?

c) Quantos quilogramas há em 124 arrobas?

2. Uma distribuidora de material de construção vende sacos de cimento em dois tamanhos, com as medidas de massa e valores a seguir: um de 500 gramas que custa R$ 1,00um reais e outro de 1,5 quilogramas que custa R$ 2,00dois reais.

a) Se uma pessoa precisa de 12 quilogramas de cimento, quantos sacos de 500 gramas precisa comprar? E de 1,5 quilograma?

b) De acordo com os preços de cada saco de cimento, o que é mais vantajoso para uma pessoa que precisa comprar exatamente 10 quilogramas de cimento?

3. Complete o enunciado do problema com os valores em real e a unidade de medida de massa a seguir. Depois resolva-o.

Fichas. Três fichas com as informações:  5 reais. 18 arrobas e 52 reais e 64 centavos .

 Vítor comprou

Ilustração. Retângulo cinza.

de feijão para seu armazém e pagou

Ilustração. Retângulo cinza.

por arroba. Depois, vendeu cada quilograma de feijão por

Ilustração. Retângulo cinza.

. Qual foi o lucro de Vítor nessa venda?

4. Observe a informação nutricional de uma barra de cereal.

Ilustração. Destaque para o rótulo de uma barra de cereal: Informação nutricional. Porção de 20 gramas (uma barra). Quantidade por embalagem Carboidratos: 12 gramas Proteínas: 140 centigramas Gorduras totais: 15 decigramas Gorduras saturadas: 0 vírgula 5 grama Gordura Trans: não contém Fibra alimentar: 29 decigramas Sódio: 33 miligramas

• Agora, identifique as afirmações verdadeiras.

a) Uma barra de cereal contém 290 centigramas de fibra alimentar.

b) Nessa barra de cereal, há mais proteínas que carboidratos.

c) A quantidade de fibra alimentar é maior que o dobro da quantidade de proteínas.

Respostas e comentários

Para pensar: a) dividir por 10; multiplicar por 10; b) 1,5 hectograma

1. a) .42500 gramas

1. b) .235600 quilogramas

1. c) aproximadamente .1860 quilogramas

2. a) 24 sacos de 500 gramas ou 8 sacos de 1,5 quilograma

2. b) É mais vantajoso comprar 6 sacos com 1,5 quilograma e 2 sacos de 500 gramas.

3. 18 @; R$ 52,64cinquenta e dois reais e sessenta e quatro centavos; R$ 5,00cinco reais.

O lucro de Vítor foi de R$ 402,48quatrocentos e dois reais e quarenta e oito centavos.

4. afirmações aê

Orientações e sugestões didáticas

As questões do boxe Para pensar têm por objetivo levar os estudantes a concluir que, para transformar uma unidade de medida de massa em outra imediatamente superior, é necessário dividir por 10, e, para transformar uma unidade de medida de massa em outra imediatamente inferior, é necessário multiplicar por 10. Assim, para transformar .150000 miligramas em hectograma, devemos dividir .150000 por .100000, que resulta em 1,5 hectograma.

Na atividade 3 os estudantes deverão completar o enunciado do problema, favorecendo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove da Bê êne cê cê. É possível que completem o problema trocando o valor em real da arroba com o valor do quilograma de feijão. Se isso acontecer, peça que reflitam se o enunciado do problema é coerente com o contexto.

5 Unidades de medida de volume

Para medirmos o volume de um corpo, podemos usar o metro cúbico (ême 3 sobrescrito) como unidade de medida.

Figura geométrica. Cubo verde com indicação de medida das dimensões: 1 m por 1 m por 1 m.

Há outras unidades de medida de volume, como o ­centímetro cúbico (cê ême³) e o decímetro cúbico (ême 3 sobrescrito).

Recorde

Um metro cúbico corresponde à medida de volume de um cubo com arestas que medem 1 métro de comprimento.

Um centímetro cúbico equivale à medida de volume de um cubo com arestas que medem 1 centímetro de comprimento.

Um decímetro cúbico corresponde à medida de volume de um cubo com arestas que medem 1 decímetro de comprimento.

Observe o quadro com a equivalência entre algumas unidades de medida de volume e o metro cúbico.

Múltiplos

Unidade de medida de referência

Submúltiplos

Unidade

quilômetro cúbico

hectômetro cúbico

decâmetro cúbico

metro cúbico

decímetro cúbico

centímetro cúbico

milímetro cúbico

Símbolo

km3

hm3

dam3

m3

dm3

cm3

mm3

Relação com a unidade de medida metro cúbico

1.000.000.000 m3

1.000.000 m3

1.000 m3

1 m3

0,001 m3

0,000001 m3

0,000000001 m3

Para pensar

a) O que se deve fazer para transformar uma medida de volume expressa em determinada unidade para outra unidade de medida de volume imediatamente superior? E para transformar para uma unidade de medida inferior?

b) Como podemos expressar .3000 milímetros cúbicos em metro cúbico?

Medida do volume de paralelepípedos

A medida do volume de qualquer paralelepípedo é igual ao produto da medida de seu comprimento pela medida de sua altura e de sua largura. Então, a medida do volume de um paralelepípedo, em que a representa a medida do comprimento, b a da largura e c a da altura, é dado por:

V = a b c

Figura geométrica. Paralelepípedo vermelho com dimensões: a por b por c.

O cubo é um caso particular de paralelepípedo cujas arestas têm a mesma medida de comprimento. Assim, a medida do volume de um cubo cujos comprimentos das arestas medem

Símbolo. Letra l cursiva.

é dado por:

Figura geométrica. Cubo laranja medindo l por l por l. Sentença matemática. V igual a l vezes l vezes l igual a l ao cubo.
Respostas e comentários

Para pensar: a) dividir por .1000; multiplicar por .1000; b) 0,000003 métro cúbico

Orientações e sugestões didáticas

Unidades de medida de volume

Objetivos

Reconhecer os múltiplos e submúltiplos do metro cúbico e como eles se relacionam.

Favorecer o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero sete ême ah dois nove e ê éfe zero sete ême ah três zero.

Habilidades da Bê êne cê cê

• Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove porque trabalha a resolução de problemas que envolvem medidas de volume inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas. Já a habilidade ê éfe zero sete ême ah três zero tem seu desenvolvimento favorecido na medida em que os estudantes resolvem e elaboram problemas que envolvem o cálculo de medida de volume de blocos retangulares.

Orientações

A fim de auxiliar os estudantes a entender como as unidades de medida de volume se relacionam, recorde a relação entre 1 metro cúbico e 1 decímetro cúbico. Diga que em um cubo cujo volume mede 1 métro cúbico cabem .1000 cubos com medida de volume igual a 1 decímetro cúbico. Explique que a aresta do cubo de 1 métro cúbicomede 1 metro de comprimento, ou seja, equivale a 10 decímetros. Assim, a área da base do cubo de 1 métro cúbico mede 100 decímetros2 (10 decímetros × 10 decímetros). Multiplicando essa medida de área pela medida da altura do cubo de 1 métro cúbico, que é igual a 10 decímetros, obtemos .1000 decímetros cúbicos (10 decímetros × 10 decímetros × 10 decímetros). Assim, em um cubo de 1 métro cúbico cabem .1000 cubos de 1 decímetro cúbico.

No boxe Para pensar, espera-se que no item a os estudantes entendam que, para transformar uma medida de volume expressa em determinada unidade para outra unidade de medida de volume imediatamente superior, devemos dividir por .1000. E para transformar em uma unidade de medida imediatamente inferior, deve-mos multiplicar por 1 000. No item b, podemos fazer a transformação de unidade de medida da seguinte maneira:

 .3000 : ...1000000000 = 0,000003; então, .3000 milímetros cúbicos = 0,000003 métro cúbico.

(ê éfe zero sete ême ah dois nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

(ê éfe zero sete ême ah três zero) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Faça as transformações indicadas.

a) 0,000005 hectômetro cúbico em métro cúbico

b) .5800 milímetros cúbicos em centímetro cúbico

c) .320000 centímetros cúbicos em métro cúbico

d) 1,0258 hectômetro cúbico em decímetro cúbico

2. Calcule a medida do volume, em decímetro cúbico, dos paralelepípedos a seguir representados.

a)

Figura geométrica. Paralelepípedo verde com indicação das dimensões: 0 vírgula 8 centímetro por 5 vírgula 5 centímetros por 0 vírgula 5 centímetro.

b)

Figura geométrica. Paralelepípedo azul com indicação das dimensões: 3 vírgula 5 centímetros por 2 vírgula 8 centímetros por 1 centímetro.

3. Responda às questões.

a) Quantas vezes a medida do volume de um cubo de arestas que medem 0,2 decímetro de comprimento equivale à medida do volume de um cubo cujas arestas medem 4 centímetros de comprimento?

b) Quantas vezes a medida do volume de um paralelepípedo de arestas que medem 2 centímetros, 4 centímetros e 1 centímetro de comprimento equivale à medida do volume de um cubo cujas arestas medem 20 milímetros de comprimento?

4.

Ícone. Elaboração de problemas.
Ícone. Grupo ou dupla.

Elabore uma pergunta para a situação a seguir que envolva o cálculo da medida de volume. Depois, entregue-o a um colega para que ele a responda.

Uma empresa siderúrgica produz barras maciças de ferro que lembram paralelepípedos. Observe a representação de uma dessas peças.

Figura geométrica. Paralelepípedo cinza com indicação das dimensões: 1 vírgula 5 decímetro por 6 vírgula 5 metros por 20 centímetros.

6 Unidades de medida de capacidade

As duas unidades de medida de capacidade mais usadas no dia a dia são o litro (éle) e o mililitro (ême éle). A partir da unidade de medida litro obtemos os seus múltiplos e submúltiplos.

Múltiplos da unidade de medida litro

Os múltiplos da unidade de medida de capacidade litro são o decalitro (dê ah éle), o hectolitro (agá éle) e o quilolitro (cá éle).

1 decalitro = 10 1 litro = 10 litros

1 hectolitro = 100 1 litro = 100 litros

1 quilolitro = .1000 1 litro = .1000 litros

Respostas e comentários

1. a) 5 métros cúbicos

1. b) 5,8 centímetros cúbicos

1. c) 0,32 métro cúbico

1. d) ...1025800000 decímetros cúbicos

2. a) 0,0022 decímetro cúbico

2. b) 0,0098 decímetro cúbico

3. a) 8 vezes

3. b) uma vez

4. Resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

Caso haja dificuldade nas expressões de cálculo para determinar a medida de volume de paralelepípedos, retome o cálculo por meio da contagem de cubinhos.

Na atividade 4, os estudantes devem observar que as medidas da altura, da largura e do comprimento da barra estão indicadas em unidades diferentes (centímetro, métro e decímetro), então não basta multiplicá-las para calcular a medida do volume; logo, é preciso escolher apenas uma unidade e escrever as medidas das demais dimensões nesta unidade e, aí sim, fazer a multiplicação correspondente.

Unidades de medida de capacidade

Objetivos

Reconhecer os múltiplos e submúltiplos do litro e como eles se relacionam.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero sete ême ah dois nove.

Habilidade da Bê êne cê cê

• Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove porque trabalha com a resolução e a elaboração de problemas que envolvem medidas de capacidade inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas.

(ê éfe zero sete ême ah dois nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Submúltiplos da unidade de medida litro

Os submúltiplos da unidade de medida litro são: o decilitro (dê éle), o centilitro (cê éle) e o ­mililitro (ême éle).

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

Fotografia. Garrafa de suco de laranja com destaque para a capacidade 380 mililitros.
Garrafa de suco com capacidade medindo 380 mililitros.

1 decilitro =

Sentença matemática. um décimo

1 litro = 0,1 litro

1 centilitro =

Sentença matemática. um centésimo

1 litro = 0,01 litro

1 mililitro =

Sentença matemática. um milésimo

1 litro = 0,001 litro

O quadro a seguir apresenta a equivalência entre cada múltiplo e submúltiplo com a unidade de medida litro.

Múltiplos

Unidade de medida de referência

Submúltiplos

Unidade

quilolitro

hectolitro

decalitro

litro

decilitro

centilitro

mililitro

Símbolo

kL

hL

daL

L

dL

cL

mL

Relação com a unidade de medida litro

1.000 L

100 L

10 L

1 L

0,1 L

0,01 L

0,001 L

Ilustração. João, menino de cabelo claro, camisa e bermuda azuis. Ele em pé fala: Laura, você se lembra da relação entre medida de volume e medida de capacidade. Ao lado, Laura, menina cadeirante de cabelo castanho, camiseta cor de rosa e calça azul. Ela diz: Lembro sim, João. A medida de volume de 1 decímetro cúbico equivale à medida de capacidade de 1 litro. Laura imagina: uma jarra de 1 litro de água sendo despejada em caixa cúbica com medidas: 1 decímetro por 1 decímetro por 1 decímetro.

Para pensar

a) O que se deve fazer para transformar uma medida de capacidade expressa em determinada unidade de medida para outra unidade de medida imediatamente superior? E para transformar para uma unidade de medida inferior?

b) Como podemos expressar 75 decilitros em decalitro?

Respostas e comentários

Para pensar: a) dividir por 10; multiplicar por 10; b) 0,75 decalitro

Orientações e sugestões didáticas

Orientações

• A questão do item a do boxe Para pensar tem por objetivo levar os estudantes a concluir que, para transformar uma unidade de medida de capacidade em outra imediatamente superior, é necessário dividir por 10, e, para transformar uma unidade de medida de capacidade em outra imediatamente inferior, é necessário multiplicar por 10. No item b, para transformar 75 decilitros em decalitros, devemos dividir 75 por 100, que resulta em 0,75; portanto, 75 decilitros = 0,75 decalitro.

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Responda às questões em seu caderno.

a) Quantos litros são necessários para obter 3 hectolitros?

b) Quantos centilitros são necessários para obter 2,5 decalitros?

c) A quantos litros equivalem 6,3 decâmetros cúbicos?

d) Quantos mililitros são necessários para obter 5 litros?

2.

Ícone. Elaboração de problemas.
Ícone. Grupo ou dupla.

Elabore um problema utilizando as informações a seguir e que envolva a comparação de unidades de medida. Depois, entregue-o a um colega para que ele o solucione.

 Um chuveiro gotejando desperdiça 46 litros de água por dia.

A capacidade da caixa-d’água de uma casa mede 500 litros.

3. A capacidade de um copo descartável usado em festas mede 250 mililitros. Quantos copos cada pessoa deverá tomar para que 35 pessoas, juntas, consumam no mínimo 20 litros de suco?

4. Um instituto de proteção ao consumidor recolheu quatro embalagens de suco (com formato de bloco retangular) para analisar. Duas delas foram reprovadas por não terem medida de capacidade suficiente para armazenar 1 litro de suco conforme indicava a embalagem.

Quadros com informações dos rótulos das embalagens. Embalagem A Medida da altura: 12 vírgula 5 centímetros Medida da largura: 10 centímetros Medida do comprimento: 7 vírgula 5 centímetros Embalagem B Medida da altura: 13 vírgula 5 centímetros Medida da largura: 11 vírgula 5 centímetros Medida do comprimento: 6 vírgula 5 centímetros Embalagem C Medida da altura: 13 centímetros Medida da largura: 9 centímetros Medida do comprimento: 8 centímetros Embalagem D Medida da altura: 18 centímetros Medida da largura: 12 centímetros Medida do comprimento: 5 centímetros

• Quais foram as embalagens reprovadas?

5. Marcela pretende encher com água um balde de 5 litros. Ao lado do balde, há os recipientes cheios de água representados na ilustração a seguir.

Ilustração. Mesa com recipientes e a indicação da capacidade de cada um deles. À esquerda, balde: 5 litros. 1. copo: 250 centímetros cúbicos. 2. Xícara: 150 decímetros cúbicos. 3. Garrafa: 1 vírgula 5 decímetros cúbicos. 4. Garrafa grande: 2 vírgula 25 decímetros cúbicos. 5. Jarra: 5 decilitros. 6. Bule: 30 centilitros. 7. Caneca: 200 centímetros cúbicos.

• Marcela deve despejar no balde o conteúdo de quais desses recipientes?

6. Associe o recipiente à medida de capacidade correspondente.

Itens. 1. 0,5 kL 2. 425 cL 3. 225 L 4. 2 hL 5. 3 mil dL 6. 125 dL. Ilustração. A. Galão de óleo grande. B. Barril de óleo pequeno. C. Barril de óleo médio. D. Galão de óleo pequeno. E. Barril de óleo grande. F. Barril de óleo muito grande.
Respostas e comentários

1. a) 300 litros

1. b) .2500 centilitros

1. c) ..6300000 litros

1. d) .5000 mililitros

2. Resposta pessoal.

3. 3 copos

4. as embalagens A e C

5. 1, 3, 4, 5, 6 e 7

6. ei seis, B – quatro, C – três, D – dois, E – cinco, F – um

Orientações e sugestões didáticas

Na atividade 2, os estudantes têm a oportunidade de elaborar um problema que envolve medida de capacidade, o que favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove. Aproveite a oportunidade para comentar sobre o cuidado que devemos ter com vazamentos de torneiras, chuveiros e descargas a fim de conscientizá-los sobre consumo consciente.

Na atividade 5, os estudantes devem observar que foram indicadas nos recipientes unidades de medida de capacidade e de volume; então, convém expressar todas essas unidades em litro, uma vez que a capacidade do balde está expressa nessa unidade de medida.

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

7. Augusto precisa comprar 7 litros de um produto que é vendido nas embalagens ilustradas a seguir.

Ilustração. Recipiente de 2 mil e 500 mL com preço de 20 reais. Recipiente de 5 decilitros com o preço de 5 reais. Recipiente de 200 centilitros com o preço 15 reais.

Qual é a opção de combinação de embalagens mais econômica para Augusto?

8.

Ícone desafio.

Diante de uma fonte, há dois baldes: um com medida de capacidade de 7 litros e outro com medida de capacidade de 5 litros.

Ilustração. Fonte de água com plantas ao redor. À esquerda da fonte há um balde em forma de cubo na cor azul de 7 litros e um balde em formado de vermelho de 5 litros.

• Como você faria para medir 4 litros?

7 Investigando medidas

Acompanhe a situação a seguir.

Oto e Maria mediram o comprimento de uma borracha com uma régua. Observe.

Ilustração. Borracha vermelha e azul ao lado de uma régua na cor azul. A aproximação da imagem da régua mostra que a borracha mede 5,1 centímetros.
Ilustração. Borracha vermelha e azul ao lado de uma régua na cor laranja. A aproximação da imagem da régua mostra que a borracha mede 5,2 centímetros.

Note que o resultado das medições que eles fizeram foi diferente: Oto obteve a medida 5,1 centímetros, enquanto Maria obteve a medida 5,2 centímetros de comprimento. Nesse caso, a diferença ocorreu porque as réguas utilizadas por Oto e Maria não eram iguais.

Para analisar

Ícone. Grupo ou dupla.

Meça o comprimento do segmento a seguir com uma régua. Depois, compare o resultado da sua medição com o dos colegas. O que você pode perceber?

Ilustração. Segmento de reta AB.
Respostas e comentários

7. As opções mais econômicas são duas embalagens a e uma C, ou uma a, uma B e duas C, ou duas B e três C.

8. Resposta na seção Resoluções neste manual.

Para analisar: aproximadamente 7,7 centímetros; resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

• Caso haja dificuldade na resolução do desafio proposto na atividade 8, peça aos estudantes que organizem as etapas em um quadro.

Investigando medidas

Objetivos

Reconhecer que o resultado de toda medição é aproximado.

Entender a influência do instrumento de medida no resultado de uma medição.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove, da competência geral 2 e da competência específica 2 da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove porque trabalha a ideia de que toda medida empírica é aproximada.

Orientações

No boxe Para analisar é solicitado ao estudante que meça, com o auxílio de uma régua, o comprimento de um segmento de reta e compare a medida obtida com a dos colegas. Ao observar que nem todos chegaram ao mesmo resultado, eles devem ser incentivados a investigar a causa do ocorrido, levantando hipóteses. Nesse âmbito, a proposta do boxe favorece o desenvolvimento da competência geral 2 e da competência específica 2 da Bê êne cê cê.

Resolução do boxe Para analisar:

O segmento mede aproximadamente 7,7 cm de comprimento. Espera-se que os estudantes percebam que o resultado será praticamente o mesmo, podendo ocorrer uma diferença de 1 milímetro a mais ou a menos, pois vai depender do instrumento utilizado e da precisão de cada um ao realizar a medição.

(ê éfe zero sete ême ah dois nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Competência geral 2: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Competência específica 2: Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

O resultado de toda medição é aproximado. Isso acontece porque os resultados são influenciados pelos instrumentos de medida utilizados (que podem apresentar diferenças de fabricação), pelo processo de medição (manuseio e leitura do instrumento etcétera) e até mesmo pela medida da temperatura ambiente.

Ilustração. À esquerda, menina negra de cabelo enrolado segura uma régua laranja e  diz: Olha só: os tracinhos da minha régua são mais grossos que os da sua. Ao lado, menino de cabelo preto segura régua azul e diz: Acho que foi por isso que o resultado das nossas medições foi diferente.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

Um papo na medida

Duração: 3:50min. Página: 143.

>> [LOCUTORA] Um papo na medida

>> [LOCUTORA] Durante toda a nossa vida, usamos diferentes unidades pra medir cada tipo de grandeza. É essencial entender a relação entre as grandezas físicas e as unidades empregadas pra medi-las. Das várias maneiras de se medir a temperatura até os múltiplos e submúltiplos do metro que utilizamos pra calcular o comprimento, estamos cercados de situações em que a escolha de uma unidade de medida diferente da adequada pra cada circunstância pode gerar resultados imprevisíveis.

Vinheta.

Música de fundo.

>> [LOCUTORA] Para um bate-papo sobre as diferentes unidades de medidas e suas aplicações, convidamos o professor de Física, Roberto Spinelli Filho.

>> [Felipe] Bom dia, Roberto! Quais são as principais unidades de medida utilizadas no mundo?

>> [Roberto] Bom dia, Felipe. No nosso cotidiano, a gente costuma medir a distância, utilizando algumas unidades como o metro, o quilômetro; nós medimos a temperatura, pra saber se o dia está mais agradável, mais ameno, ou a temperatura está mais alta ou mais baixa, a gente utiliza graus Celsius ou graus Fahrenheit; pra medir a massa, quando você se pesa em uma balança, você normalmente utiliza o quilograma; e também pra medir o tempo, a gente usa segundos, minutos ou horas.

>> [Felipe] E quais as diferenças entre elas? Elas podem ser utilizadas em qualquer situação?

>> [Roberto] Olha, você até pode utilizar mais do que uma unidade de medida pra medir a mesma grandeza. Então, quando a gente tá falando de temperatura, você pode escolher os graus Celsius ou graus Fahrenheit... Vai depender, talvez, do lugar. Se a gente tá falando do Brasil, a gente usa Celsius, nos Estados Unidos, Fahrenheit. Agora, em algumas outras situações, a escolha é da precisão que você quer usar. Então, se você tá marcando uma reunião, você vai falar em horas, em minutos: “A reunião vai acontecer às 2 horas e 30 minutos”. Em outras situações, talvez você precise da unidade de segundos: “Ah, essa tarefa aqui levou 10 segundos pra acontecer”.

>> [Felipe] E como fazemos para saber a medida exata de algo?

>> [Roberto] Olha, Felipe, desculpa te decepcionar, mas não temos como saber a medida exata de nada, porque não existe medida exata. Sempre que a gente faz uma medida, ela utiliza algum instrumento, e esse instrumento tem alguma precisão, ou seja, sempre é uma aproximação. Toda medida vai estar limitada à precisão do instrumento que você tá usando.

>> [Felipe] E se as unidades de medida não fossem padronizadas?

>> [Roberto] Olha, aí seria realmente um problema. A gente já teria dificuldade em conversar uns com os outros; uns tão falando em metros, outros tão falando em jardas, outros tão falando em milhas... seria realmente um problema. Mas esse problema poderia ser agravado quando pessoas diferentes estão, de repente, construindo algo juntos, como já aconteceu no desenvolvimento de um satélite, alguns engenheiros tavam trabalhando nas Unidades Internacionais e outros nas Unidades Imperiais, e o satélite não funcionou, porque o software tava numa unidade e o hardware em outra e, no final, o satélite não deu certo. Isso pode ser um problema! Mas, olha só, Felipe, o mais importante é que, mesmo que a gente não possa acessar a realidade com uma medida exata, mesmo que a gente não possa conhecer a medida exata de nada, isso não é um problema, isso, de fato, não é um problema, porque, como eu disse, a gente pode sempre ter uma escala que representa o que satisfaz a nossa necessidade em cada situação. Então, tá tudo bem, você pode dormir tranquilo, porque essa coisa de medida exata não é um bicho de sete cabeças, é apenas uma limitação da nossa realidade.

>> [Felipe] Excelente, Roberto! Muito obrigado pela entrevista, muito obrigado pelas informações, aprendemos muita coisa no nosso dia de hoje.

>> [Roberto] Eu que agradeço. Bom dia!

Os trechos das músicas “Safety Net” e “Soho”, de Riot, estão disponíveis no YouTube.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Identifique a(s) afirmação(ões) verdadeira(s).

a) O resultado de toda medição é aproximado.

b) A medida da temperatura ambiente nunca influencia o resultado de uma medição.

c) Instrumentos de medida convencionais com unidades padronizadas nunca geram diferentes resultados de medição.

2. Acompanhe esta situação.

Ilustração. Três meninas de uniforme. Após praticar atividade física uma delas está suada, parece cansada e diz: Quantos segundos levei para dar uma volta correndo na quadra? A menina que está no centro de cabelos presos olha o cronometro e fala: Você levou 34 segundos. A menina à direita olha o cronometro na mão e comenta: O meu cronômetro está marcando 33 segundos.

• Em sua opinião, por que os cronômetros registraram medidas de tempo diferentes?

3. Diego mediu sua massa 4 vezes consecutivas na mesma balança digital. Observe as medidas que apareceram no visor.

Ilustração. Balança digital marcando 71 vírgula 2 quilogramas. Ilustração. Balança digital marcando 71 vírgula 0 quilogramas. Ilustração. Balança digital marcando 71 vírgula 3 quilogramas. Ilustração. Balança digital marcando 71 vírgula 1 quilogramas.

• Agora, responda: em sua opinião, o que provocou essas diferenças?

Respostas e comentários

1. afirmação a

2. Exemplos de resposta: porque os cronômetros são diferentes (diferença na calibração) ou, ainda, porque um dos cronômetros (ou ambos) não foram parados no exato momento que a menina completou a volta na quadra (uma foi mais rápida que a outra).

3. Exemplos de resposta: a balança está apresentando variação no resultado; Diego está se posicionando de fórma diferente na balança e isso pode estar gerando variação.

Orientações e sugestões didáticas

Após trocarem ideias sobre o resultado do experimento feito no boxe Para analisar, converse com os estudantes sobre os fatores que podem influenciar o resultado de uma medição. Se achar conveniente, convide o professor de Ciências e elaborem uma proposta de trabalho envolvendo o tema. Comente que as medidas de um objeto podem variar conforme a medida da temperatura ambiente. Quando há aumento da medida de temperatura de um objeto, ele sofre também aumento nas medidas de suas dimensões.

Ilustração. Ícone. Trabalho em equipe.

Trabalho em equipe

faça as atividades no caderno

Ícone de uma árvore com seta circular da direita
para esquerda e da esquerda para direita.

Consumo de água sem desperdício

Você e seu grupo participarão de uma campanha de conscientização, na escola, com o objetivo de combater o desperdício de água, mostrando, em números, os prejuízos causados por essa prática para a economia da família e para o meio ambiente.

Justificativa

A água é um recurso natural indispensável à sobrevivência de todos. Justificar a necessidade de evitar o desperdício de água, recorrendo a dados quantitativos, é uma maneira de usar a Matemática para conscientizar as pessoas.

Fotografia. Vista superior de lavandaria, apresenta máquina de lavar roupas com abertura frontal com a mangueira soltando água dentro de um recipiente.
Uma dica para economizar água é reutilizar a água usada para lavar roupas. Essa água pode ser aproveitada, por exemplo, para lavar o quintal.

Objetivo

• Elaborar uma campanha de conscientização sobre o desperdício de água usando dados quantitativos como argumentos.

Apresentação

• Cartazes com textos explicativos, tabelas, gráficos e ilustrações.

Questões para pensar em grupo

Todos já viram cartazes de uma campanha de conscientização?

O que mais chama a atenção de vocês nesse tipo de cartaz?

Serão exploradas as consequências do mau uso da água para o meio ambiente, para a economia familiar ou para ambos?

Que dados serão usados para convencer as pessoas da importância do uso racional da água (desperdício, disponibilidade e distribuição de água no mundo etcétera)?

Em que fontes esses dados podem ser obtidos? Será preciso efetuar uma pesquisa e fazer cálculos para obtê-los?

Como apresentar as informações de modo claro e interessante?

Onde os cartazes podem ser afixados para que a campanha seja eficaz?

Que materiais serão necessários para a elaboração dos cartazes?

Não se esqueçam

Anotem as etapas necessárias para a elaboração do trabalho. Isso facilitará a organização do trabalho.

Verifiquem com os responsáveis e coordenadores da escola a disponibilidade de espaços adequados à exposição dos cartazes de todos os grupos da classe.

Orientações e sugestões didáticas

Trabalho em equipe

Objetivos

Aplicar, por meio de trabalhos em grupo, os conceitos estudados.

Promover a reflexão sobre a importância de evitar o desperdício da água, favorecendo aspectos do Tema Contemporâneo Transversal Educação Ambiental da macroárea Meio Ambiente.

Favorecer o desenvolvimento das competências gerais 7, 9 e 10 da Bê êne cê cê.

Orientações

O trabalho proposto favorece a interação social, uma vez que lida com assuntos de interesse geral e promove a organização em grupos, além de promover a discussão sobre o uso consciente da água e as consequências do mau uso para o meio ambiente, contribuindo para que as competências gerais 7, 9 e 10 da Bê êne cê cê tenham o seu desenvolvimento favorecido.

Quando os cartazes dos estudantes ficarem prontos, sugerimos uma apresentação prévia aos colegas de classe antes da exposição na escola, a fim de fazer os ajustes necessários.

Durante a confecção dos cartazes, oriente os estudantes a usar tesouras com pontas arredondadas e alerte-os quando ao uso de outros instrumentos, como compasso, a fim de preservar sua integridade física.

Esta seção pode ser desenvolvida em parceria com os professores de Língua Portuguesa e de Arte, uma vez que o cartaz é um gênero textual que exige escrita clara e objetiva, além de o assunto dever ser tratado de modo atraente, ter cores variadas e distribuição equilibrada das informações. A parceria dos professores de Ciências e de Geografia também é importante, pois eles podem fornecer subsídios aos estudantes sobre os impactos ambientais relacionados ao mau uso da água, contribuindo para o desenvolvimento do Tema Contemporâneo Transversal Educação Ambiental da macroárea Meio Ambiente.

Para o desenvolvimento do trabalho desta seção é possível sugerir um simulador de consumo de água nas residências, como disponível em: http://simuladordeconsumo.sabesp.com.br. Acesso em: 8 agosto 2022. Os estudantes podem inserir medidas de tempo de uso de torneiras, descargas e registros de chuveiro, por exemplo, para analisar de fórma crítica em quais casos há maior consumo de água e investigar atitudes que ajudam à reduzir este consumo.

Competência geral 7: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Competência geral 9: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Competência geral 10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Ícone da seção Estatística e Probabilidade.

Estatística e Probabilidade

faça as atividades no caderno

Leitura e interpretação de pictogramas

A cantina da Escola Conhecimento realizou uma pesquisa sobre as sobremesas preferidas dos estudantes. Cada entrevistado pôde votar em apenas uma sobremesa. Para apresentar os resultados da pesquisa, obtidos no primeiro bimestre de 2023, o dono da cantina fez o pictograma a seguir.

Pictograma. Título: SOBREMESAS PREFERIDAS DOS ESTUDANTES DA ESCOLA CONHECIMENTO. Ícone: pote amarelo com colher dentro. Legenda: Cada ícone equivale a 20 votos. Pudim: 5 ícones Brigadeiro: 7 ícones Fruta: 8 ícones Sorvete: 5 ícones Bolo: 3 ícones

Dados obtidos pelo dono da cantina da Escola Conhecimento no 1º bimestre de 2023.

Ilustração. Garota de cabelo castanho preso e usando uniforme da escola. Ela segura uma maçã na mão esquerda e diz: Ao ler um pictograma, é importante prestar atenção na legenda, no título e na fonte da qual os dados foram retirados.

Em que sobremesas os estudantes votaram?

Quantos votos recebeu cada sobremesa? Qual foi a mais votada?

Quantos estudantes responderam a essa pesquisa?

Nesse pictograma, escolheu-se o ícone

Ilustração. Pote amarelo com colher dentro.

para representar o número de votos que as sobremesas receberam. Observe que cada

Ilustração. Pote amarelo com colher dentro.

equivale a 20 votos e que a linha vertical do pictograma foi utilizada para apresentar as sobremesas nas quais os estudantes votaram: bolo, sorvete, fruta, brigadeiro e pudim.

Acompanhe, a seguir, a distribuição dos votos.

• Na linha que representa os votos do pudim, há 5

Ilustração. Pote amarelo com colher dentro.

, ou seja, 5 20.

Logo, o pudim recebeu 100 votos.

• Na linha que representa os votos do brigadeiro, há 7

Ilustração. Pote amarelo com colher dentro.

, ou seja, 7 20.

Logo, o brigadeiro recebeu 140 votos.

• Na linha que representa os votos da fruta, há 8

Ilustração. Pote amarelo com colher dentro.

, ou seja, 8 20.

Logo, a fruta recebeu 160 votos.

• Na linha que representa os votos do sorvete, há 5

Ilustração. Pote amarelo com colher dentro.

, ou seja, 5 20.

Logo, o sorvete recebeu 100 votos.

• Na linha que representa os votos do bolo, há 3

Ilustração. Pote amarelo com colher dentro.

, ou seja, 3 20.

Logo, o bolo recebeu 60 votos.

Orientações e sugestões didáticas

Estatística e Probabilidade

Objetivo

• Ler e interpretar pictogramas.

Orientações

• Na seção Estatística e Probabilidade do capítulo anterior, os estudantes estudaram como construir pictogramas. O contato que eles já tiveram com esse tipo de gráfico deve ser o ponto de partida para que leiam e interpretem os dados, foco desta seção.

Estatística e Probabilidade

Comparando o número de votos das sobremesas, concluímos que a fruta foi a sobremesa mais votada, com 160 votos.

Como cada estudante só pôde votar em uma sobremesa, para determinar o total de estudantes entrevistados nessa pesquisa basta adicionar os votos que todas as sobremesas receberam. Assim, temos:

100 + 140 + 160 + 100 + 60 = 560

Portanto, foram entrevistados 560 estudantes da Escola Conhecimento.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Durante uma reunião em 2022, os moradores do Condomínio São Lucas organizaram um projeto para plantar 75 árvores nos jardins do condomínio em 2023. As árvores escolhidas seriam plantadas no decorrer de seis meses, como mostra o pictograma a seguir.

Pictograma. Título: PLANEJAMENTO PARA O PLANTIO DE ÁRVORES NO CONDOMÍNIO SÃO LUCAS NO 1º SEMESTRE DE 2 mil e 23. Ícone: árvore Legenda: Cada ícone equivale a 3 árvores. Eixo vertical: Número de árvores. Eixo horizontal: Mês Janeiro: duas árvores. Fevereiro: 4 ícones. Março: 4 ícones. Abril: 6 ícones. Maio: 5 ícones. Junho: 4 ícones.

Gráfico elaborado com base na ata da reunião do Condomínio São Lucas em maio de 2022.

a) Em que mês deveriam ser plantadas mais árvores? Quantas árvores deveriam ser plantadas nesse mês?

b) Quantas árvores teriam de ser plantadas nos três primeiros meses?

c) Em que meses deveriam ser plantadas 12 árvores?

2. Observe o pictograma que representa a quantidade de medalhas de ouro conquistadas por alguns países participantes dos Jogos Paralímpicos realizados em Tóquio, em 2021. Depois, responda às questões.

Pictograma. Título: MEDALHAS DE OURO CONQUISTADAS POR ALGUNS PAÍSES NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE 2 mil e 21. Ícone: medalha dourada Legenda: Cada ícone equivale a duas medalhas de ouro. Ucrânia (sexto): 12 ícones. Brasil (sétimo): 11 ícones. Itália (nono): 7 ícones. Irã (décimo terceiro): 6 ícones. Uzbequistão (décimo sexto): 4 ícones.

Dados obtidos em: INTERNATIONAL PARALYMPIC COMMITTEE. Medal Standings. Disponível em: https://oeds.link/nNWMLE. Acesso em: 24 maio 2022.

a) Quantas medalhas de ouro cada país representado recebeu nos Jogos Paralímpicos de 2021?

b) Qual é a diferença no número de medalhas de ouro conquistado pelo Brasil e pelo Uzbequistão?

c) Sabendo que a Austrália recebeu vinte e uma medalhas de ouro, responda: qual foi a classificação final desse país? Explique como você descobriu.

Respostas e comentários

1. a) em abril; 18 árvores

1. b) 30 árvores

1. c) em fevereiro, março e junho

2. a) Ucrânia: 24 medalhas; Brasil: vinte e duas medalhas; Itália: 14 medalhas; Irã: 12 medalhas; Uzbequistão: 8 medalhas.

2. b) 14 medalhas

2. c) Resposta em Orientações.

Orientações e sugestões didáticas

Aproveite o contexto da atividade 2 e converse com os estudantes sobre os Jogos Paralímpicos. Diga a eles que esse é o maior evento esportivo envolvendo pessoas com deficiências física e mental. No mesmo local das Olimpíadas e após o seu término, iniciam-se os Jogos Paralímpicos. Esse também pode ser o momento oportuno para conversar sobre os direitos das pessoas com deficiência e sobre como podemos ajudá-las a realizar suas tarefas cotidianas.

Resposta do item c da atividade 2:

Como o número de medalhas de ouro conquistadas pela Austrália está entre o número de medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil (7º colocado) e a Itália (9º colocado), então a Austrália terminou os Jogos Paralímpicos realizados em Tóquio na 8ª colocação.

3. A revendedora de automóveis Auto BC fez um levantamento dos automóveis vendidos nos anos de 2019 a 2023. Para apresentar os dados aos funcionários, a empresa fez o pictograma a seguir.

Pictograma. Título: NÚMERO DE AUTOMÓVEIS VENDIDOS PELA REVENDEDORA AUTO BC DE 2 mil e 19 A  2 mil e 23. Ícone: carro vermelho Legenda: Cada ícone representa 100 automóveis. 2019: 2 ícones 2020: 3 ícones 2021: 4 ícones 2022: 4 ícones 2023: 5 ícones

Dados obtidos pela revendedora Auto BC entre 2019 e 2023.

• Agora, responda às questões de acordo com as informações apresentadas no pictograma.

a) Quantos automóveis foram vendidos em 2021?

b) Em que ano foram vendidos mais automóveis? Quantos?

c) Qual foi o total de automóveis vendidos nesses cinco anos?

4. Para montar o estoque de 2023, a loja de Cê dês Som Total fez o levantamento de vendas em 2022. Esse levantamento foi feito de acordo com o gênero de música e está representado no pictograma a seguir.

Pictograma. Título: CDS VENDIDOS PELA LOJA SOM TOTAL EM 2 mil e 22. Ícone: CD Legenda: Cada ícone equivale a mil CDs. Rock: 5 ícones Pagode: 2 ícones Axé: 2 ícones MPB: 4 ícones Forró: 5 ícones Outros: 2 ícones

Dados obtidos pela loja Som Total em 2022.

• Com base nas informações do pictograma, responda às questões.

a) Quantos Cê dês foram vendidos em 2022?

b) De quais gêneros musicais foram vendidos mais Cê dês em 2022?

5. A Secretaria de Turismo de Laranjinhas fez uma pesquisa para identificar os pontos turísticos do município mais visitados em 2023.

Ilustração. Cachoeira com uma mulher adulta vestindo maio vermelho, uma menina de cabelo preso sentada em uma pedra. Menino de sunga azul está brincando no poço da cachoeira.

Para apresentar os dados, foi publicado o seguinte pictograma em um jornal local:

Pictograma. Título: QUANTIDADE DE TURISTAS RECEBIDOS EM LARANJINHAS EM 2 mil e 23. Ícone: máquina fotográfica. Legenda: Cada ícone representa 350 turistas. Centro histórico: 5 ícones Reservas naturais: 3 ícones Praias: 4 ícones Centro comercial: 2 ícones

Dados obtidos pela Secretaria de Turismo do município de Laranjinhas em 2023.

a) Qual foi o ponto turístico mais visitado no município de Laranjinhas em 2023? Por quantos turistas?

b) Qual foi o ponto turístico menos visitado? Por quantos turistas?

c) A prefeitura informou que vai investir no ponto turístico menos visitado a fim de dobrar a visitação ao local. Se o investimento por turista adicional for de R$ 100,00cem reais, de quanto será o novo investimento da prefeitura?

Respostas e comentários

3. a) 400 automóveis

3. b) em 2023; 500 automóveis

3. c) .1800 automóveis

4. a) .20000 Cê dês

4. b) de rock e forró

5. a) centro histórico; por .1750 turistas

5. b) centro comercial; por 700 turistas

5. c) R$ 70.000,00setenta mil reais

Orientações e sugestões didáticas

A atividade 3 oferece um bom momento para fomentar um debate sobre o número de carros em trânsito nas cidades e suas implicações no meio ambiente e na qualidade do ar que respiramos.

Amplie a proposta dessas atividades solicitando aos estudantes que façam a leitura e a interpretação de pictogramas divulgados pela mídia. Depois, peça que montem um painel com os pictogramas encontrados por eles.

Ilustração. Ícone. Caderno na
vertical com um lápis.

Atividades de revisão

faça as atividades no caderno

1. Dois garotos disputam uma corrida ao redor de um terreno. João parte em direção ao ponto ei, passando pelo ponto B até a chegada. Pedro parte em direção ao ponto D, passando por C até a chegada.

Ilustração. Terreno poligonal com 6 lados diferentes. Do ponto de partida até o ponto A o comprimento mede 6 metros. De A até B o comprimento mede 190 decímetros. De B até chegada o comprimento mede 0 vírgula 5 decâmetro. Da chegada até C o comprimento é 0 vírgula 09 hectômetros. De C até D o comprimento mede 180 decímetros. Do ponto D até o ponto de partida o comprimento mede 4 metros

a) Qual é o caminho mais curto?

b) Qual é a diferença entre as medidas de distância desses caminhos, em centímetro?

2. Determine a medida do perímetro dos polígonos em centímetro.

a)

Figura geométrica. Quadrilátero com lados de comprimentos diferentes. As medidas são: 0 vírgula 8 metros, 2 mil 117 milímetros, 69 centímetros, 15 decímetros.

b)

Figura geométrica. Polígono irregular com 8 lados de comprimentos diferentes. As medidas são: 1 decímetro, 1 decímetro, 1 vírgula 5 decímetro, 0 vírgula 5 decímetro, 0 vírgula 5 decímetro, 1 vírgula 5 decímetro, 2 decímetros.

3. Gilberto vai cercar todo o contorno de seu terreno com duas voltas de arame farpado. O terreno, retangular, mede 2 decâmetros de comprimento e 5 decâmetros de largura. Que medida de comprimento, em metro, de arame farpado ele precisará comprar?

4. Observe a imagem e responda.

Fotografia. Bactérias de formado circular na cor verde unidas pela lateral. Abaixo, indicação de escala 1 micrômetro.
Bactérias Staphylococcus aureus vistas ao microscópio eletrônico, ampliadas em 19.000 vezes, colorizadas artificialmente.

• A medida de comprimento de algumas bactérias varia de 0,3 micrômetro a 10 micrômetros. Como podemos representar essas medidas de comprimento em milímetro?

5. A distância entre Júpiter e o Sol mede aproximadamente 5,2 unidades astronômicas.

Ilustração. Representação do Sistema Solar. À esquerda, Sol. Ao redor do Sol 8 elipses distintas representando o trajeto que cada planeta faz envolta do sol. Na imagem, a elipse mais próxima ao sol representa a órbita do planeta Mércurio, seguido da órbita do planeta Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.
Representação esquemática sem escala do Sistema Solar com cores-fantasia.

a) Qual é a medida da distância aproximada, em quilômetro, entre Júpiter e o Sol?

b) Escreva essa medida de distância usando potência de base 10.

6. Leia a explicação e interprete os dados do quadro a seguir para responder às questões.

O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça. Para montá-lo, deve-se movimentar as peças até que cada face do cubo fique com apenas uma cor.

Seis estudantes participaram de uma competição de montagem do cubo de Rubik, e o resultado foi o seguinte:

Medida de tempo de montagem do cubo pelos participantes na competição

Nome

Medida de tempo (em s)

Alice

1.380 (mil trezentos e oitenta)

Carlos

1.440 (mil quatrocentos e quarenta)

Daniela

1.020 (mil e vinte)

Mariana

1.980 (mil novecentos e oitenta)

Pedro

1.260 (mil duzentos e sessenta)

Ricardo

1.680 (mil seiscentos e oitenta)

Dados obtidos pela organização da competição de montagem do cubo de Rubik.

a) Quem finalizou a prova mais rápido?

b) Quem demorou mais para finalizar a prova?

c) Qual foi a diferença, em minuto, entre as medidas de tempo do primeiro e do último colocado?

7. Rubens dividiu igualmente .10000 hectogramas de soja em 200 pacotes. Que medida de massa, em quilograma, de soja ele colocou em cada pacote?

Respostas e comentários

1. a) o caminho de João

1. b) 100 centímetros

2. a) 510,7 centímetros

2. b) 90 centímetros

3. 280 métros

4. 0,0003 milímetro e 0,01 milímetro

5. a) aproximadamente ..780000000 quilômetros; 5. b) 7,8 · 108 quilômetros

6. a) Daniela

6. b) Mariana

6. c) 16 minutos

7. 5 quilogramas

Orientações e sugestões didáticas

Atividades de revisão

Objetivos

Consolidar o conhecimento adquirido no decorrer do Capítulo.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero sete ême ah dois nove.

Habilidade da Bê êne cê cê

A habilidade ê éfe zero sete ême ah dois nove é desenvolvida nesta seção por meio da resolução das atividades, pois os estudantes são levados a solucionar problemas que envolvem medidas de grandezas em variados contextos.

Orientação

Aproveite as atividades propostas nessa seção para avaliar a turma e fazer um levantamento das principais dificuldades enfrentadas. Perceba que a necessidade de converter uma unidade de medida em outra e realizar essa conversão de maneira não mecânica são algumas das competências que se espera que os estudantes tenham desenvolvido.

No item b da atividade 2, a medida do comprimento de um dos lados não está indicada na figura mas deve ser considerada para o cálculo da medida do perímetro, – pois apenas a soma dos valores exibidos vai levar a um resultado equivocado.

Ao final dessa seção, proponha uma autoavaliação para os estudantes. A seguir, são sugeridas algumas questões. É importante que cada item seja analisado e adaptado à realidade da turma.

Eu...

reticências reconheço o uso de unidades de medida em diferentes contextos?

reticências sei representar e fazer conversões entre medidas utilizando o metro, seus múltiplos e submúltiplos?

reticências sei interpretar medidas de tempo e efetuar conversões entre elas?

reticências sei estabelecer comparações entre as unidades de medida de massa?

reticências sei efetuar o cálculo da medida de volume de paralelepípedos?

reticências reconheço as unidades de medida de volume e de capacidade, com seus múltiplos e submúltiplos?

reticências sei efetuar medições utilizando instrumentos simples, como réguas, balanças e cronômetros, por exemplo?

reticências reconheço que toda medida empírica é aproximada?

reticências cuido do meu material escolar?

reticências tenho um bom relacionamento com meus colegas de sala?

reticências consigo expor minhas ideias e opiniões em grupo?

reticências realizo as tarefas propostas?

(ê éfe zero sete ême ah dois nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.