A COLEÇÃO

Estrutura e seções

A coleção está dividida em quatro volumes, com quatro unidades cada um. A obra apresenta a seguinte estrutura: Abertura de Unidade, Conteúdos, Atividades, Estatística e Probabilidade, Atividades de revisão, Compreender um texto, Educação financeira, Informática e Matemática, Trabalho em equipe, Para finalizar, Recorde, Mostre o que você aprendeu e Mostre o que você já sabe.

Ao longo da obra, além de atividades e problemas envolvendo situações contextualizadas, a coleção propõe o uso da calculadora, a resolução de desafios, o trabalho em grupo, o cálculo por estimativa e os cálculos mentais. A obra incentiva os estudantes a raciocinar, relacionar ideias, usar a experiência adquirida fóra da escola, refletir sobre a resolução de problemas e sobre os procedimentos utilizados para chegar à solução, produzir análises críticas, criativas e propositivas e desenvolver as capacidades de argumentar e de inferir.

Abertura

Em todas as unidades, há uma página de abertura.

A principal função da Abertura é servir de ligação entre o que os estudantes já sabem e o que devem saber ao final da Unidade. Por esse motivo, em cada uma há o boxe Para começar..., cuja finalidade é identificar os conhecimentos prévios deles. As atividades desse boxe podem ser discutidas em grupo, e suas conclusões, compartilhadas com a turma.

Conteúdo e atividades

Em todas as unidades, procura­‑se desenvolver os conteúdos de fórma clara e precisa, ampliando­‑os a cada abordagem e proporcionando, assim, uma visão global do assunto. Os conteúdos estão subdivididos em tópicos, intercalados por seções de atividades que exploram o conteúdo tratado naquele tópico.

No trabalho com os conteúdos, há questionamentos variados em boxes, como Para analisar, Para resolver, entre outros, que têm o objetivo de levar os estudantes à reflexão, à investigação, ao aprofundamento ou à dedução de algo que continuará estudando. Na seção Atividades, o objetivo é apresentar situações em que o conteúdo pode ser aplicado. Elas são organizadas da mais fácil para a mais difícil, incentivando os estudantes a raciocinar.

As atividades propostas envolvem os três níveis de conhecimento que podem ser acionados na resolução de uma questão: os conhecimentos de nível técnico, em propostas de atividades simples, que correspondem a aplicações imediatas do conhecimento desenvolvido no tópico; os conhecimentos de nível mobilizável, identificados no enunciado da atividade, mas que necessitam de reflexão antes de ser colocados em funcionamento; e os conhecimentos de nível disponível, que correspondem a situações propostas sem nenhuma indicação de resolução em seu enunciado.

A seguir, apresentamos um exemplo de cada tipo de atividade.

Técnico

Mobilizável

Disponível

Atividade 3, página 24.
Volume: 6º ano

Atividade 5, página 40.
Volume: 6º ano

Atividade 8, página 41.
Volume: 6º ano

Escreva no caderno os seguintes números usando símbolos romanos:
a) 97
b) 149
c) 1.500
d) 3.560

Lúcia e Carla trabalham em um mesmo escritório. Lúcia é projetista e recebe um salário de 2.950 reais. Carla é advogada e recebe 500 reais a mais que Lúcia. Qual é o valor do salário de Carla?

Observe o contracheque de Mariana e responda à questão.

Imagem de contracheque com as seguintes informações: 'Mariana Silva. Salário: x reais. Descontos: 128 reais - INSS; 92 reais - convênio médico; 96 reais - vale-transporte; 35 reais - refeição. Valor a receber: 1.249,00 reais.'

Qual é o salário de Mariana?

Respostas:
a) XCVII
b) CXLIX
c) MD
d) MMMDLX

Resposta: 3.450 reais.

Resposta: 1.600 reais.

Entre as atividades, destacamos algumas especiais, que são os desafios e as atividades de calculadora e de cálculo mental, distribuídas por toda a coleção, em momentos variados.

Ilustração. Perfil de uma cabeça olhando para esquerda com tique dentro. Representa a seção Recorde.

Recorde

Esta seção foi elaborada para ajudar você, professor, a identificar as possíveis dificuldades, individuais ou coletivas, em relação aos principais conteúdos estudados em anos anteriores, considerados pré-requisitos para as habilidades que serão desenvolvidas neste volume. Esperamos que esta seção contribua com o diagnóstico para que você possa avaliar a necessidade de intervenções ou retomada de algum conteúdo. A maneira como os estudantes demonstram entendimento sobre o assunto, os registros e os cálculos dão indícios dos principais equívocos cometidos por eles.

Mostre o que você já sabe

Por meio desta seção, que está localizada no início do volume, vai ser possível fazer uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios dos estudantes. As questões que compõem essa avaliação são de múltipla escolha, sempre com quatro alternativas, sendo três distratores e uma resposta correta. O conteúdo das questões é relativo ao que foi trabalhado no ano anterior, mas tem relação com alguma habilidade importante do ano corrente.

Mostre o que você aprendeu

A exemplo da seção Mostre o que você já sabe, que busca dar um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos estudantes, esta seção, Mostre o que você aprendeu, tem a intenção de avaliar o que eles aprenderam durante o ano letivo. Por essa razão, ela aparece sempre no fim do volume. As questões que compõem essa avaliação são de múltipla escolha, sempre com quatro alternativas, sendo três distratores e uma resposta correta. O conteúdo das questões é relativo ao que foi trabalhado no ano corrente.

Ilustração. Pasta azul e rosa com gráfico de linha a frente. Representa a seção Estatística e probabilidade.

Estatística e Probabilidade

A sociedade contemporânea exige a seleção e a análise de uma diversidade de informações. A Estatística, com seus conceitos e métodos para coletar, analisar e organizar dados, tem se revelado um poderoso aliado para compreender a realidade. Por esse motivo, a seção Estatística e Probabilidade recebeu destaque nesta coleção.

Os conhecimentos que esta seção explora referem­‑se à capacidade de analisar índices, fazer sondagens, escolher amostras e outras situações importantes ao cotidiano.

Ilustração. Caderno de espiral com linha escritas e uma caneta. Representa a seção Atividades de revisão.

Atividades de revisão

As atividades de revisão proporcionam aos estudantes a oportunidade de retomar os conteúdos estudados no capítulo. Muitas dessas atividades são contextualizadas tendo como base assuntos do interesse deles.

O uso desta seção deve se adequar ao planejamento do curso e ao andamento de cada turma; ela pode ser trabalhada em grupo, como atividade para ser realizada em casa ou indicada como opcional.

Ilustração. Página com a ponta superior direita dobrada e alguns escritos. Uma lupa sobre a página. Representa a seção Compreender um texto.

Compreender um texto

Na seção Compreender um texto, é apresentado um texto de interesse dos estudantes, acompanhado de atividades. Essas atividades estão relacionadas à compreensão do texto e aos assuntos matemáticos tratados na Unidade.

O trabalho com textos não pode ser restrito à área de Língua Portuguesa. É importante que todos os professores, incluindo os de Matemática, trabalhem as competências leitora e escritora, pois elas devem ser desenvolvidas pela escola como um todo. Atualmente, muitos textos de circulação social, como reportagens, informativos variados e relatórios, quase sempre são acompanhados de números, e a não apropriação da grandeza numérica envolvida, ou ainda da noção de porcentagem, por exemplo, inviabiliza sua compreensão.

Ilustração. Cofre rosa no formato de um porquinho com uma moeda sendo colocada. Representa a seção Educação financeira.

Educação financeira

Na seção Educação financeira, apresenta-se uma situação cotidiana que envolve finanças e, a partir daí, são discutidas possibilidades para resolver e enfrentar a situação – os estudantes devem se imaginar naquela situação (O que você faria?) e procurar soluções. Depois, em Calcule, são apresentadas algumas atividades referentes à situação inicial ou alguma similar. E, em Reflita, os estudantes são questionados sobre suas ações e atitudes diante de determinadas situações financeiras.

O foco dessas discussões não são conceitos como juro e porcentagem, mas a postura como consumidor. São abordadas questões como consumo consciente, contrôle da impulsividade diante de tantas opções e direitos e deveres do consumidor.

Ilustração. Monitor de computador com um gráfico de barras verticais e gráfico de linhas. Representa a seção Informática e Matemática.

Informática e Matemática

Esta seção trabalha os conteúdos matemáticos por meio de tecnologias digitais como softwares de Geometria dinâmica, planilhas eletrônicas etcétera Ela é composta de duas partes: Construa e Investigue. Em Construa, é apresentado um texto instrucional para que os estudantes sigam os passos e construam as figuras solicitadas. Após a construção, em Investigue, por meio das ferramentas do software, que permitem uma vasta possibilidade de testes e análises, eles podem medir, investigar e levantar hipóteses a respeito da figura que construíram, o que fomenta a discussão e a interação entre eles e o aprofundamento do conteúdo estudado.

Ilustração. Quadrado com bordas arredondadas composto por 4 peças coloridas de quebra cabeça. Três peças estão encaixadas e uma das peças está solta. Representa a seção Trabalho em equipe.

Trabalho em equipe

A seção Trabalho em equipe, como o próprio nome diz, é muito importante para o desenvolvimento de atitudes como saber esperar sua vez de falar, comprometer­‑se com uma tarefa, ajudar os colegas, lidar com diferentes opiniões, fazer uma exposição oral com desenvoltura etcétera Em todas as unidades, essa seção apresenta os objetivos, a justificativa, o produto do trabalho e algumas orientações para que a atividade seja realizada a contento.

Ilustração. Livro aberto com uma marcação de tique no canto inferior direito. Representa a seção Para finalizar.

Para finalizar

A seção Para finalizar é dividida em duas partes. Em Organize suas ideias, os estudantes fazem uma retrospectiva do que aprenderam na Unidade e respondem a algumas questões. Dessa fórma, fazem uma autoavaliação, e o professor pode acompanhar o progresso de suas turmas. Em Para conhecer mais, sugerimos a leitura de livros e sites que complementam os assuntos explorados na Unidade para enriquecer o conteúdo matemático.

As habilidades da Bê êne cê cê na coleção

A seguir, são apresentados quadros que relacionam os capítulos da coleção aos objetos de conhecimento e às habilidades a serem desenvolvidas no 8º ano, segundo a Bê êne cê cê.

Essas correlações também aparecem indicadas nas orientações página a página do manual em formato lateral.

A unidade temática Números no 8º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Notação científica

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Capítulo 1

Potenciação e radiciação

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

Capítulo 1

O princípio multiplicativo da contagem

(EF08MA03) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.

Capítulo 8

Porcentagens

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.

Capítulo 7

Dízimas periódicas: fração geratriz

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Capítulo 1

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página .

A unidade temática Álgebra no 8º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Valor numérico de expressões algébricas

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Capítulo 7

Associação de uma equação linear de
1º grau a uma reta no plano cartesiano

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

Capítulo 9

Sistema de equações polinomiais
de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

Capítulo 9

Equação polinomial de 2º grau do tipo ax2 = b

(EF08MA09) Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b.

Capítulo 9

Sequências recursivas e não recursivas

(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica
ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

Capítulo 7

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.

Capítulo 1

Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais

(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

Capítulo 10

(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Capítulo 10

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página .

A unidade temática Geometria no 8º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Congruência de triângulos e demonstrações de propriedades de quadriláteros

(EF08MA14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

Capítulo 4

A unidade temática Geometria no 8º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Construções geométricas: ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 5

(EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso.

Capítulo 5

Mediatriz e bissetriz como lugares geométricos: construção e problemas

(EF08MA17) Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Capítulo 2

Transformações geométricas: simetrias de translação, reflexão e rotação

(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Capítulo 11

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página .

A unidade temática Grandezas e medidas no 8º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Área de figuras planas

Área do círculo e comprimento de sua circunferência

(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Capítulo 6

Volume de bloco retangular

Medidas de capacidade

(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

Capítulo 6

(EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Capítulo 6

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página .

A unidade temática Probabilidade e estatística no 8º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Princípio multiplicativo da contagem

Soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral

(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

Capítulo 8

Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 7

Organização dos dados de uma variável contínua em classes

(EF08MA24) Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.

Capítulo 6
Capítulo 10

Medidas de tendência central e de dispersão

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Capítulo 9

Pesquisas censitária ou amostral

Planejamento e execução de pesquisa amostral

(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

Capítulo 11

(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Capítulo 11

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página .

Os Temas Contemporâneos Transversais na coleção

Os Temas Contemporâneos Transversais (tê cê tês) foram assim distribuídos no 8º ano.

Macroáreas

Temas

Livro 8

Ícone tema transversal meio ambiente.

Educação Ambiental

Capítulo 1
Capítulo 6

Educação para o Consumo

Capítulo 3

Ícone tema transversal economia.

Educação Financeira

Capítulo 2
Capítulo 5
Capítulo 7
Capítulo 10

Ícone tema transversal saúde.

Saúde

Capítulo 2
Capítulo 7
Capítulo 9

Educação Alimentar e Nutricional

Capítulo 3

Ícone tema transversal cidadania e civismo.

Educação em Direitos Humanos

Capítulo 4

Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso

Capítulo 9

Ícone tema transversal multiculturalismo.

Diversidade Cultural

Capítulo 11

Ícone tema transversal ciência e tecnologia.

Ciência e Tecnologia

Capítulo 3

Sugestões de cronogramas

O quadro a seguir oferece possibilidades de trabalho com os capítulos do volume 8 da coleção durante o ano letivo. O professor pode e deve se sentir à vontade para adaptar as sugestões aqui indicadas de acordo com a realidade e as necessidades da turma e da escola.

O arranjo desse quadro possibilita ao professor a previsão de uma organização bimestral, trimestral ou semestral.

Sugestões de cronogramas (bimestral, trimestral e semestral)

Capítulos do volume 8

Bimestres

Trimestres

Semestres

Unidade 1

Capítulo 1 – Potenciação e radiciação

1º bimestre

1º trimestre

1º semestre

Capítulo 2 – Retas e ângulos

Unidade 2

Capítulo 3 – Congruência de triângulos

2º bimestre

Capítulo 4 – Quadriláteros

2º trimestre

Capítulo 5 – Polígonos

Unidade 3

Capítulo 6 – Área e volume

3º bimestre

2º semestre

Capítulo 7 – Cálculo algébrico

Capítulo 8 – Problemas de contagem

3º trimestre

Unidade 4

Capítulo 9 – Equações e sistemas de equações

4º bimestre

Capítulo 10 – Proporcionalidade entre grandezas

Capítulo 11 – Transformações geométricas

Justificativa dos objetivos

Unidade 1 (capítulos 1 e 2)

Nesta Unidade, serão trabalhados os objetos de conhecimento relacionados às unidades temáticas Números, Álgebra, Geometria e Probabilidade e estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah zero um, ê éfe zero oito ême ah zero dois, ê éfe zero oito ême ah zero cinco, ê éfe zero oito ême ah um um, ê éfe zero oito ême ah um cinco, ê éfe zero oito ême ah um sete e ê éfe zero oito ême ah dois três.

Ao retomar o estudo de conjuntos numéricos, os números racionais são abordados, de modo que os estudantes possam compreender diferentes fórmas de representá-los e realizar conversões entre uma representação e outra. Nesse processo, são apresentados procedimentos para a obtenção de frações geratrizes de dízimas periódicas.

O trabalho com potências de expoentes inteiros é desenvolvido por meio de situações que possibilitam a aplicação desse conhecimento na representação de números em notação científica e a compreensão das propriedades de potência, como fórma de facilitar os cálculos e a representação de números. Este estudo é ampliado ao relacionar potenciação e radiciação para representar raiz como potência de expoente fracionário.

No campo da Geometria, são retomados elementos primitivos, como reta, ponto, plano e ângulo, e explorados procedimentos de construção, a fim de desenvolver habilidades de desenho geométrico nos estudantes. Nesse sentido, são apresentadas etapas para a construção de mediatriz, bissetriz e ângulos com determinadas medidas de abertura, utilizando régua e compasso. Além disso, essas construções são propostas por meio de um software de Geometria dinâmica, possibilitando uma integração entre esses dois recursos e contribuindo para a sistematização desses procedimentos.

O tratamento da informação, por meio de pesquisas sobre variados assuntos, é trabalhado de modo que os estudantes possam reconhecer características de gráficos de linhas e, com base nesse conhecimento, avaliar as situações em que é mais adequado para representar os dados.

A construção, a leitura e a interpretação de dados em tabelas e gráficos de linha, bem como a transposição desses dados entre as representações, contribuem para que os estudantes compreendam diferentes situações e contextos e reconheçam características do gráfico de linhas.

Unidade 2 (capítulos 3, 4 e 5)

Nesta Unidade, serão trabalhados os objetos de conhecimento relacionados às unidades temáticas Geometria e Probabilidade e estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah um quatro, ê éfe zero oito ême ah um cinco, ê éfe zero oito ême ah um seis e ê éfe zero oito ême ah dois três.

Um vasto trabalho no campo da Geometria é desenvolvido nesta Unidade. A começar pelo aprofundamento no conceito de triângulo, como condição de existência, classificação e soma das medidas de abertura de seus ângulos internos. Ao conhecer os pontos notáveis de triângulos, são exploradas as construções de medianas, alturas, bissetrizes e mediatrizes com régua e compasso, ampliado o repertório de desenho geométrico dos estudantes. Seguindo os estudos, os casos de congruência de triângulos são tratados por meio de demonstrações e resolução de problemas.

Na abordagem do conteúdo de quadriláteros, os estudantes são estimulados a desenvolver o espírito investigativo, recorrendo aos conhecimentos de congruência de triângulos para demonstrar determinadas propriedades de paralelogramos, retângulos, losangos e quadrados.

O desenvolvimento do pensamento computacional é incentivado por meio de uma situação em que os estudantes precisam descrever um algoritmo para a construção de um hexágono regular. Propostas como esta desenvolvem a capacidade de analisar, modelar e automatizar soluções de problemas, características próprias do pensamento computacional.

Diversos resultados de pesquisas são apresentados por meio de gráficos de barras, de setores e de linhas. Os dados de uma mesma pesquisa também são tratados em mais de um tipo de gráfico, a fim de que os estudantes possam analisar de fórma crítica e verificar as representações mais adequadas para representar determinados conjuntos de dados.

Unidade 3 (capítulos 6, 7 e 8)

Nesta Unidade, serão trabalhados os objetos de conhecimento relacionados às unidades temáticas Números, Álgebra, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah zero três, ê éfe zero oito ême ah zero quatro, ê éfe zero oito ême ah zero seis, ê éfe zero oito ême ah um zero, ê éfe zero oito ême ah um nove, ê éfe zero oito ême ah dois zero, ê éfe zero oito ême ah dois um, ê éfe zero oito ême ah dois dois, ê éfe zero oito ême ah dois três e ê éfe zero oito ême ah dois quatro.

A abordagem proposta em Grandezas e medidas amplia o trabalho com medições de áreas, com o objetivo de os estudantes reconhecerem a Matemática como ciência humana e viva, resultado da necessidade de resolver problemas do cotidiano. Nesse sentido, são propostas situações que envolvem o cálculo de medidas de área (quadriláteros, triângulos e círculos) em contextos diversos, como de terrenos, de paredes, de painéis e de regiões em mapas, utilizando expressões algébricas. O cálculo de medidas de volume de recipientes com formato de bloco retangular e a relação entre unidades de medidas de volume e de capacidade (litro e decímetro cúbico e litro e metro cúbico) também são explorados por meio da resolução e da formulação de problemas.

Uma das implicações do trabalho com resolução e elaboração de problemas que envolvem o valor numérico de expressões algébricas é compreender a Álgebra como aritmética generalizada. Neste estudo, são abordadas operações e suas propriedades e o conceito de variável como símbolo (Nesse caso uma letra) que pode ser substituída por um número.

O princípio multiplicativo é explorado por meio de variados problemas que envolvem contagem, como na combinação de pratos em restaurantes, na formulação de senhas e na formação de equipes, e usado para calcular probabilidades de eventos com base em um espaço amostral. No estudo de probabilidade, desenvolve-se a habilidade de compreender que o espaço amostral corresponde a 1 inteiro (ou 100%), sendo a soma de todas as probabilidades em um mesmo espaço amostral igual a 1 (ou 100%).

O estudo no campo da Estatística investiga situações em que os estudantes precisam classificar frequências de variáveis contínuas em classes, para resumir os dados de maneira adequada e avaliar a adequação de gráficos para representar esses dados. Na resolução de problemas, eles devem calcular porcentagens e são incentivados a fazer observações sistemáticas, a fim de interpretar, organizar, representar e comunicar dados de pesquisas.

Unidade 4 (capítulos 9, 10 e 11)

Nesta Unidade, serão trabalhados os objetos de conhecimento relacionados às unidades temáticas Álgebra, Geometria e Probabilidade e estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah zero sete, ê éfe zero oito ême ah zero oito, ê éfe zero oito ême ah zero nove, ê éfe zero oito ême ah um dois, ê éfe zero oito ême ah um três, ê éfe zero oito ême ah um oito, ê éfe zero oito ême ah dois quatro, ê éfe zero oito ême ah dois cinco, ê éfe zero oito ême ah dois seis e ê éfe zero oito ême ah dois sete.

Ao abordar múltiplos contextos próximos à realidade dos estudantes, o trabalho com sistemas de equações do 1o grau com duas incógnitas é desenvolvido por meio da resolução e da elaboração de problemas. Em muitos deles, os estudantes devem modelar enunciados apresentados em língua materna para a linguagem algébrica e (ou) gráfica, e então resolver os sistemas de equações para comunicar as soluções. Tal abordagem contribui para que eles desenvolvam a habilidade de converter diferentes tipos de registros e linguagens, a fim de resolver situações-problema, expressar respostas e sintetizar conclusões.

A investigação de situações contextualizadas sobre a relação entre duas grandezas é trabalhada no campo algébrico, com o objetivo de levar os estudantes a reconhecer quais são diretamente ou inversamente proporcionais e quais não são proporcionais. Neste trabalho, eles são incentivados a expressar relações de proporcionalidade, direta ou inversa, por meio de sentenças algébricas e representá-las no plano cartesiano. Tal investigação propicia aos estudantes o exercício da curiosidade intelectual por meio de reflexão, análise crítica e uso de diferentes estratégias, na busca de solução de problemas oriundos de diversas áreas de conhecimento.

O trabalho com transformações geométricas implica reconhecer que a translação, a reflexão e a rotação de uma figura no plano preservam sua fórma e suas medidas, como as medidas de comprimentos dos lados e de abertura dos ângulos. Esta proposta visa ampliar o reconhecimento e a construção de figuras no plano, por meio de composições dessas transformações, utilizando instrumentos de desenho.

O campo de Estatística é abordado por meio de situações que requerem o cálculo de medidas de tendência central (média aritmética, moda e mediana) e compreender a função delas na representação de um conjunto de dados, associando-as à amplitude, uma medida de dispersão. Este conteúdo, combinado ao estudo de gráficos e de pesquisas amostrais e não censitárias, possibilita aos estudantes desenvolver habilidades associadas ao planejamento e execução de pesquisas de diferentes naturezas.

Sugestões de avaliação formativa

Capítulo 1 – Potenciação e radiciação

Objetivos

Questões

Determinar expoentes em potências de base com números racionais.

1

Obter a fração geratriz de uma dízima periódica.

2

Encontrar o padrão de uma sequência recursiva.

3

Resolver um problema envolvendo potenciação com expoente fracionário.

4

Ordenar números formados por uma base fixa e expoentes variados.

5

1. Complete as equações a seguir, substituindo cada pelo expoente adequado.

a)

3 quintos elevado a um quadradinho preto é igual a 81 sobre 625

b)

0,3 elevado a um quadradinho preto é igual a 1000 sobre 27

c)

12 sobre 2 elevado a um quadradinho preto é igual a 36

d)

menos 0,1 elevado a um quadradinho preto é igual a menos 0,001

2. Associe cada dízima periódica à sua fração geratriz, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

a)

0 vírgula 57 com traço horizontal acima do 57.

b)

1 vírgula 3 52 com traço horizontal acima do 52.

c)

6 vírgula 1 2 5 com traço horizontal acima do 5.

d)

1 vírgula 2 com traço horizontal acima do 2.

um)

1339 sobre 990

dois)

11 nonos

três)

57 sobre 99

quatro)

5513 sobre 900

3. Observe a sequência de figuras a seguir:

Esquema. Quatro figuras geométricas que correspondem a termos de uma sequência. A primeira figura, correspondente ao primeiro termo, é um retângulo alaranjado. Ao lado direito, a segunda figura, correspondente ao segundo termo, é um retângulo com as mesmas dimensões do anterior, porém dividido em dois retângulos congruentes, por meio de um segmento vertical. Somente o primeiro é alaranjado. Abaixo, a terceira figura, correspondente ao terceiro termo, é um retângulo com as mesmas dimensões dos anteriores, porém dividido em 4 retângulos congruentes, por meio de um segmento vertical e um horizontal. Somente o primeiro do lado esquerdo superior é alaranjado. Ao lado direito, a quarta figura, correspondente ao quarto termo, é um retângulo com as mesmas dimensões dos anteriores, porém dividido em 8 retângulos congruentes, por meio de 3 segmentos verticais e um segmento horizontal. Somente o primeiro do lado esquerdo superior é alaranjado.

Identifique a figura que corresponde ao sexto termo desta sequência.

a)

Figura geométrica. Retângulo com as mesmas dimensões dos retângulos do esquema anterior, porém dividido em 32 retângulos congruentes, por meio de 7 segmentos verticais e 3 segmentos horizontais. Somente o primeiro do lado esquerdo superior é alaranjado.

b)

Figura geométrica. Retângulo com as mesmas dimensões dos retângulos do esquema anterior, porém dividido em 16 retângulos congruentes, por meio de 3 segmentos verticais e 3 segmentos horizontais. Somente o primeiro do lado esquerdo superior é alaranjado.

c)

Figura geométrica. Retângulo com as mesmas dimensões dos retângulos do esquema anterior, porém dividido em 32 retângulos congruentes, por meio de 7 segmentos verticais e 3 segmentos horizontais. Somente os dois primeiros do lado esquerdo superior são alaranjados.

d)

Figura geométrica. Retângulo com as mesmas dimensões dos retângulos do esquema anterior, porém dividido em 64 retângulos congruentes, por meio de 7 segmentos verticais e 7 segmentos horizontais. Somente o primeiro do lado esquerdo superior é alaranjado.

4. Qual é a alternativa que contém o valor da expressão

256 elevado a um quarto, fim da potência, menos, abre parênteses 1 sobre 2187, fecha parênteses elevado ao expoente menos um sétimo

?

a) 1

b)

11 sobre 3

c) 7

d) 13

5. Ordene os números em ordem crescente.

Esquema. Quatro sentenças matemáticas espalhadas em um quadro. A primeira é, abre parênteses, fração 11 sobre 12, fecha parênteses, elevado a 2. A segunda é, abre parênteses, fração 11 sobre 12, fecha parênteses, elevado a 0. A terceira é, abre parênteses, fração 11 sobre 12, fecha parênteses, elevado a menos 3. A quarta é, abre parênteses, fração 11 sobre 12, fecha parênteses, elevado a 1.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Caso haja dificuldades em relação à potenciação de números racionais, principalmente com números na fórma decimal, pode-se sugerir aos estudantes que primeiro transformem tal número em uma fração. Depois, sugira-lhes que tentem inserir cada número natural no lugar do expoente, até encontrar o adequado. Leve-os a perceber que, quando o numerador e o denominador da fração se invertem, o expoente é negativo. Além disso, certifique-se de que os estudantes reconhecem que, no caso de base fracionária, o expoente deve ser aplicado tanto no numerador quanto no denominador.

a) 4; b) menos3; c) 2; d) 3

2. Há mais de uma maneira de resolver esta questão. Inicialmente, os estudantes precisam saber que um número na fórma de fração pode representar o quociente do numerador pelo denominador. Espera-se que eles efetuem as divisões e identifiquem o período pela parte do quociente que se repete infinitamente. No entanto, alguns estudantes podem tentar usar o processo prático e se equivocar nas multiplicações por potências de 10. A dificuldade é elevada pelo fato de que há dízimas simples e compostas entre as alternativas.

a-três; b-um; c-quatro; d-dois

3. Para resolver esta questão, os estudantes precisam reconhecer que os termos da sequência são as frações associadas às partes coloridas nas figuras, ou seja, 1,

meio

,

1 sobre 4

,

1 sobre 8

,

1 sobre 16

,

1 sobre 32

e assim por diante, de modo que cada termo é a metade do anterior. O estudante que marcou a alternativa b pode ter se confundido e considerado o próximo termo da sequência, ou seja, o quinto termo em vez do sexto termo. O que marcou a alternativa c pode ter associado a divisão por 2 à quantidade de quadradinhos coloridos nessa figura. Já o que marcou a alternativa d pode ter considerado o sétimo termo em vez do sexto. Caso haja dúvidas nesta atividade, ajude os estudantes a identificar a regra da sequência.

alternativa a

4. Os estudantes que indicaram a alternativa b podem não ter percebido que o expoente da segunda fração é negativo e, assim, não inverteram a segunda fração. Aqueles que optaram pela alternativa c podem ter adicionado o resultado das duas parcelas, enquanto os que indicaram a alternativa d podem ter calculado a raiz quadrada do primeiro termo. Caso haja dificuldade, chame a atenção dos estudantes aos detalhes, como os números e os sinais, principalmente dos expoentes.

alternativa a

5. Os estudantes podem encontrar dificuldade em ordenar as potências, cujas bases correspondem a um número positivo menor que 1. Desse modo, quanto maior é o expoente, menor é a fração resultante. Além disso, os estudantes podem confundir a ordem crescente com a decrescente. Caso alguma dessas dificuldades ocorra, explique, utilizando exemplos, como deve ser a ordenação de um grupo de dois ou mais números formados por uma potência de base fixada. Pergunte aos estudantes sobre a influência da base e da potência na ordenação de números.

 

Sentença matemática. Abre parênteses, fração 11 sobre 12, fecha parênteses, elevado a 2.

,

Sentença matemática. Abre parênteses, fração 11 sobre 12, fecha parênteses, elevado a 1.

,

Sentença matemática. Abre parênteses, fração 11 sobre 12, fecha parênteses, elevado a 0.

e

Sentença matemática. Abre parênteses, fração 11 sobre 12, fecha parênteses, elevado a menos 2.

Capítulo 2 – Retas e ângulos

Objetivos

Questões

Reconhecer a mediatriz de um segmento.

1

Relacionar e reconhecer alguns tipos de ângulo.

2

Resolver problemas envolvendo bissetrizes de ângulos.

3

Interpretar dados em gráfico de linhas.

4

1. A partir de um segmento

A B

, Luan utilizou régua e compasso para construir uma reta contendo os pontos C e D. Observe.

Figura geométrica. Representação de um segmento horizontal com extremidades nos pontos A e B. Uma reta vertical determinada pelos pontos C (acima do segmento) e D (abaixo do segmento) corta o segmento AB no ponto médio M e há a representação de um ângulo reto formado entre esta reta e o segmento AB Os pontos C e D foram obtidos por arcos feitos com o compasso.

 

 Se M é o ponto médio de

segmento A B

, a reta construída por Luan é:

a) a mediatriz de

A B

.

b) a mediatriz de

segmento C D

.

c) a bissetriz de

ângulo C A D

.

d) a bissetriz de

ângulo C B D

.

2. Classifique as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) Um ângulo reto tem medida de abertura maior que 90graus.

b) Um ângulo obtuso tem medida de abertura maior que a de um ângulo reto.

c) A bissetriz de um ângulo reto divide esse ângulo em dois ângulos com medida de abertura igual a 45graus.

d) A mediatriz de um segmento dado é perpendicular a esse segmento.

3. A bissetriz de um ângulo α divide-o em dois ângulos retos.

Podemos afirmar que o ângulo α é:

a) obtuso.

b) raso.

c) reto.

d) agudo.

4. Observe o gráfico a seguir e faça o que se pede.

Gráfico. Gráfico de linhas como título NÚMERO MÉDIO DE NASCIMENTOS POR ANO NO BRASIL: QUINQUÊNIOS DE 1950 A 2025. No eixo horizontal, Ano e, no eixo vertical, Média de nascimentos por ano (em mil). 1950 a 1955: 2 mil 556; 1955 a1960: 2 mil 878; 1960 a1965: 3 mil 217; 1965 a 1970: 3 mil 320; 1970 a1975: 3 mil 338; 1975 a 1980: 3 mil 695; 1980 a 1985: 3 mil 949; 1985 a 1990: 3 mil 780; 1990 a 1995: 3 mil 643; 1995 a 2000:  3 mil 618; 2000 a 2005: 3 mil 370; 2005 a 2010: 3 mil e 66; 2010 a 2015: 2 mil 975; 2015 a 2020: 2 mil 934; 2020 a 2025 (asterisco): 2 mil 763. Asterisco: Projeção de 2022 a 2025.

Dados obtidos em: UNITED NATIONS. World Population Prospects 2022. [sem local, 2022]. Disponível em: https://oeds.link/LWzMMu. Acesso em: 20 julho 2022.

a) Em qual quinquênio o número médio de nascimentos por ano no Brasil foi o maior? E em qual foi o menor?

b) Qual é a diferença entre o maior e o menor número médio de nascimentos por ano no Brasil nesse período?

c) A partir de qual quinquênio houve um decrescimento do número médio de nascimentos por ano no Brasil?

d) Você acha que, se os dados fossem apresentados em um gráfico de setores, a compreensão e a leitura dos dados seriam facilitadas?

Resoluções e comentários da avaliação

1. Se algum estudante indicar as alternativas b, c ou d, pode não compreender que a mediatriz é uma reta perpendicular ao segmento dado. Caso isso ocorra, retome os conceitos de bissetriz e mediatriz, dando exemplos sempre que possível. Para a melhor compreensão dos estudantes, ressalte que a mediatriz está ligada ao conceito de perpendicularidade.

alternativa a

2. Espera-se que o estudante compreenda a classificação de um angulo (agudo, reto, obtuso e raso) de acordo com a medida de sua abertura, bem como os conceitos e aplicações da bissetriz e da mediatriz. Caso surja dificuldade com respeito a algum conceito, retome-o.

verdadeiras: b, c, d; falsa: a.

3. Caso algum estudante indique as alternativas a, c ou d, é possível que não compreenda que a abertura do ângulo raso mede 180graus ou que a bissetriz divide um ângulo em dois ângulos com mesma medida de abertura. Se isso acontecer, promova a resolução de um quiz na sala de aula envolvendo os conceitos de bissetriz e mediatriz, e também os tipos de ângulo. Se possível, realize esta atividade com a ajuda de um software de Geometria dinâmica.

alternativa b

4. Os estudantes podem ter dificuldade em realizar a leitura do gráfico de linhas e interpretar os dados corretamente. Caso isso aconteça, oriente-os a analisar o crescimento ou o decrescimento das linhas ao longo do tempo, ressaltando que esses fatos indicam aumento ou diminuição dos valores em cada período. Na alternativa d, caso algum estudante tenha dificuldade em perceber a diferença entre o gráfico de linhas e o gráfico de setores, peça-lhe que tente construir um gráfico de setores com os dados do gráfico do enunciado. Possivelmente, ele encontrará dificuldade, já que o gráfico de setores é indicado para avaliar a proporcionalidade da distribuição de valores em cada setor, enquanto o gráfico de linhas é ideal para representar evolução temporal de dados.

a) 1980-1985; 1950-1955

b) .1393

c) 1980-1985

d) Possível resposta: Como envolve intervalos de tempo e evolução, o gráfico de linhas é mais adequado do que o de setores.

Capítulo 3 – Congruência de triângulos

Objetivos

Questões

Classificar triângulos de acordo com a medida de comprimento de seus lados e a medida de abertura de seus ângulos.

1

Verificar o conhecimento sobre propriedades dos ângulos e pontos notáveis de um triângulo.

2

Identificar os casos de congruência de triângulos.

3

Explorar características de triângulos retângulos.

4

1. Classifique cada triângulo associando as letras aos números romanos correspondentes.

a) Equilátero

b) Retângulo

c) Isósceles

d) Escaleno

um)

Figura geométrica. Triângulo lilás com três lados com medidas de comprimento diferentes entre si.

dois)

Figura geométrica. Triângulo lilás com três lados com mesma medida de comprimento.

três)

Figura geométrica. Triângulo lilás com indicação de um ângulo reto e outros dois ângulos agudos.

quatro)

Figura geométrica. Triângulo lilás com dois lados com mesma medida de comprimento e outro com medida de comprimento diferente.

2. Classifique as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo é igual a 360graus.

b) Em um triângulo retângulo, a medida de abertura de um ângulo externo adjacente a um ângulo cuja abertura mede 90graus é igual a 90graus.

c) O baricentro é obtido pela intersecção das bissetrizes de um triângulo.

d) O ponto obtido pela interseção das alturas de um triângulo é o ortocentro.

3. Em cada item, determine o caso de congruência dos triângulos.

a)

Figura geométrica. Dois triângulos verdes. O primeiro ABC e o segundo LMN. Os lados AB e LM são congruentes; os lados BC e MN são são congruentes; e os lados CA e NL são congruentes.

b)

Figura geométrica. Dois triângulos azuis. O primeiro ABC e o segundo XYZ. Os lados AB e XY são congruentes; os lados BC e YZ são congruentes; e os ângulos ABC e XYZ são congruentes.

c)

Figura geométrica. Dois triângulos vermelhos. O primeiro ABC e o segundo GFH. Os ângulos BAC e GFH são congruentes; os ângulos ABC e FGH são congruentes e os lados BC e GH são congruentes.

d)

Figura geométrica. Dois triângulos amarelos. O primeiro ABC e o segundo STU. Os ângulos ABC e STU são congruentes; os ângulos ACB e SUT são congruentes; e os lados BC e UT são congruentes.

4. Justifique a afirmação a seguir.

“Dois triângulos retângulos são congruentes se um dos catetos e a hipotenusa de um deles são congruentes aos lados correspondentes do outro triângulo.”

Resoluções e comentários da avaliação

1. Caso os estudantes manifestem dificuldade durante a realização da atividade, retome o estudo da classificação dos triângulos de acordo com as medidas de comprimento dos lados e das medidas de abertura dos ângulos. Depois, peça a eles que associem o nome do ângulo ao triângulo correspondente.

a-dois; b-três; c-quatro; d-um

2. Caso os estudantes classifiquem erroneamente alguma das afirmações, relembre as propriedades e definições necessárias para realizar corretamente a atividade. Sempre que possível, utilize exemplos que permitam verificar a validade das propriedades em certos casos.

verdadeiras: b, d; falsas: a, c

3. É possível que alguns estudantes indiquem o caso de congruência incorreto por não compreenderem o conteúdo. Caso isso ocorra, represente no quadro os casos de congruência de triângulos e peça a participação da turma para identificar os elementos que permitem identificá-los.

a) éle éle éle; b) éle á éle; c) éle á áo; d) á éle á

4. Esta atividade visa incentivar o estudante a reconhecer o caso especial de congruência de triângulos retângulos. Após a conclusão da atividade, proponha exemplos para os estudantes utilizarem tal informação com o objetivo de verificar a congruência de triângulos retângulos.

Resposta: Uma vez que ambos os triângulos são retângulos, os dois possuem um ângulo interno com abertura medindo 90graus. Assim, a afirmação decorre do caso éle á éle (ou do caso especial do triângulo retângulo: hipotenusa-cateto HC).

Capítulo 4 – Quadriláteros

Objetivos

Questões

Calcular a medida de abertura de um ângulo interno de quadriláteros.

1

Classificar trapézios em relação à medida de comprimento de seus lados e à medida de abertura de seus ângulos.

2

Classificar quadriláteros de acordo com a medida de comprimento de seus lados e a medida de abertura de seus ângulos.

3

Reconhecer a utilidade de gráficos e tabelas complementares.

4

1. Determine a medida de abertura x em grau, em cada caso.

a)

Figura geométrica. Quadrilátero azul não regular. Estão indicadas as medidas dos ângulos internos: 60 graus, 120 graus, 30 graus e x

b)

Figura geométrica. Quadrilátero lilás não regular. Estão indicadas as medidas dos ângulos internos: 150 graus, 12 graus, 130 graus e x.

c)

Figura geométrica. Quadrilátero verde não regular. Estão indicadas as medidas dos ângulos internos: 35 graus, 2x, 85 graus e 4x.

d)

Figura geométrica. Quadrilátero vermelho. Estão indicadas as medidas dos ângulos internos: 90 graus, 90 graus, 9x e 9x.

2. Copie as frases no caderno, substituindo cada pelos termos: isósceles, escaleno ou retângulo.

a) Um trapézio é aquele cujos lados não paralelos não são congruentes.

b) Um trapézio é aquele em que um dos lados é perpendicular às bases.

c) Um trapézio é aquele cujos lados não paralelos são congruentes.

3. Classifique as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) O losango é um paralelogramo que tem os quatro lados congruentes.

b) O retângulo é um paralelogramo que tem os quatro lados congruentes.

c) Todo trapézio é um paralelogramo.

d) Todo quadrado é um losango e um retângulo simultaneamente.

4. Os Jogos Olímpicos são realizados de quatro e quatro anos em um país do mundo. A edição de 2020 foi realizada em Tóquio e contou com diversos atletas de todo o mundo.

O gráfico a seguir mostra as medalhas conquistadas por alguns países.

Gráfico. Gráfico de barras triplas verticais com o título NÚMERO DE MEDALHAS DE ALGUNS PAÍSES NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2020. O eixo horizontal indica o país e o eixo vertical indica o número de medalhas. Abaixo a legenda vermelho para Bronze, azul para prata e amarelo para ouro. Alemanha: 16 medalhas de bronze, 11 de prata e 10 de ouro. China: 18 medalhas de bronze, 32 de prata e 38 de ouro. Brasil: 8 medalhas de bronze, 6 de prata e 7 de ouro. Japão: 17 medalhas de bronze, 14 de prata e 27 de ouro.

Dados obtidos em: QUADRO de medalhas Tóquio 2020. El País, 2021. Disponível em: https://oeds.link/YXxff1. Acesso em: 9 agosto 2022.

a) Entre os países apresentados no gráfico, qual deles conquistou a maior quantidade de medalhas de ouro? E a menor?

b) Quantas medalhas de prata o Japão conquistou nessa edição dos Jogos Olímpicos?

c) De acordo com o gráfico, é possível determinar os três primeiros colocados dos Jogos Olímpicos de 2020? Justifique.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Ao realizar esta atividade, os estudantes devem compreender que a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero é 360graus, bem como resolver uma equação linear com incógnita x. Caso algum estudante apresente dificuldade, resolva no quadro alguns exemplos e depois faça o mesmo com um quadrilátero semelhante aos propostos na atividade.

a) x = 150graus; b) x = 68graus; c) x = 40graus; d) x = 10graus

2. Caso os estudantes manifestem dificuldade durante a realização desta atividade, faça alguns exemplos no quadro a fim de clarear as ideias e ajudar na compreensão. Uma abordagem alternativa é associar os conceitos de trapézios isósceles, escaleno e retângulo aos de triângulos isósceles, escaleno e retângulo, respectivamente.

a) escaleno

b) retângulo

c) isósceles

3. Para realizar esta atividade, os estudantes devem compreender as definições e as principais diferenças entre os quadriláteros notáveis. Caso manifestem alguma dificuldade, desenhe no quadro um losango, um retângulo, um trapézio e um quadrado e peça a eles que destaquem as principais características desses quadriláteros. Em seguida, utilizando esses dados, faça no quadro um diagrama de inclusão. Isso norteará os estudantes para realizar corretamente a atividade proposta.

verdadeiras: a, d; falsas: b, c

4. Caso algum estudante responda, na alternativa c, que é possível determinar os três primeiros colocados nos Jogos Olímpicos de 2020, incentive-o a explicar os critérios que utilizou para isso. Se possível, envolva toda a turma em uma discussão a fim de determinar soluções para complementar as informações faltantes.

a) China, Brasil

b) 14

c) Não, pois o gráfico apresenta apenas o número de medalhas de alguns países participantes. Para complementar as informações, seria necessário apresentar a classificação e o número de países participantes.

Capítulo 5 – Polígonos

Objetivos

Questões

Calcular o número de diagonais de um polígono convexo.

1

Determinar a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um polígono convexo.

2

Compreender algumas propriedades dos polígonos.

3

Identificar o gráfico adequado para representar os dados de uma pesquisa.

4

1. Considere o polígono convexo.

Figura geométrica. Polígono convexo lilás de 14 lados.

O número total de diagonais que podem ser traçadas nesse polígono é:

a) 3

b) 14

c) 77

d) 154

2. Determine a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de cada polígono a seguir.

a)

Figura geométrica. Polígono convexo azul de 7 lados.

b)

Figura geométrica. Polígono convexo alaranjado de 5 lados.

c)

Figura geométrica. Polígono convexo verde de 9 lados.

d)

Figura geométrica. Polígono convexo vermelho de 8 lados.

3. Classifique as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) A medida de abertura de cada ângulo interno de um polígono regular de 180 lados é 179graus.

b) A soma das medidas de abertura dos ângulos externos de um polígono convexo é igual 180graus.

c) Uma circunferência inscrita em um polígono contém todos os vértices desse polígono.

d) Um polígono convexo cuja soma das medidas de abertura dos ângulos internos é igual 360graus é um quadrilátero.

4. A taxa de fecundidade no Brasil é dada pelo número médio de filhos nascidos vivos, tidos por mulher durante seu período reprodutivo, em determinado espaço geográfico.

A tabela a seguir apresenta a taxa de fecundidade no Brasil entre os anos de 1970 e 2020.

Taxa de fecundidade no Brasil – 1970-2020

Ano

Taxa (%)

1970

5,8

1980

4,4

1991

2,9

2000

2,4

2010

1,9

2020

1,8

Dados obtidos em: Projeção da população do Brasil e Unidades da Federação por sexo e idade para o período 2010-2060. Disponível em: https://oeds.link/za0Oaf. Acesso em: 12 agosto 2022.

De acordo com a tabela, responda ao que se pede.

a) O que podemos afirmar sobre a taxa de fecundidade no Brasil ao longo desse período?

b) Qual tipo de gráfico melhor se adequa para representar as informações da tabela?

Resoluções e comentários da avaliação

1. Alguns estudantes podem responder erroneamente, pois não assimilaram a fórmula que determina o número de diagonais de um polígono convexo. O estudante que indicou a alternativa a, pode ter pensado equivocadamente que a fórmula fosse d = nmenosabre parêntesesnmenos3fecha parênteses = 14 menos 11 = 3. O que indicou a alternativa b, pode ter considerado o número de lados e não o de diagonais. Já o que indicou a alternativa d, pode ter pensado que a fórmula fosse

d é igual a n vezes abre parênteses n menos 3 fecha parênteses

. Para direcionar os estudantes de fórma a assinalarem a alternativa correta, explore a representação de polígonos convexos de 4, 5, 6 e 7 lados e proponha a eles que contem o número de diagonais distintas.

alternativa c

2. Os estudantes podem não compreender ou não saber como utilizar a fórmula que resulta na soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um polígono convexo. Caso isso ocorra, refaça a dedução da fórmula para um caso simples (quadrado ou pentágono) e, em seguida, proponha alguns exemplos no quadro.

a) 900graus; b. 540graus; c. .1260graus; d. 1 080graus

3. É possível que os estudantes tenham dificuldade ao realizar esta atividade, uma vez que podem não compreender alguma definição ou propriedade dos polígonos. Caso isso aconteça, retome os conceitos necessários e também ilustre, por meio de exemplos no quadro, as propriedades e fórmulas necessárias para a realização da atividade.

verdadeira: d; falsas: a, b, c

4. Uma sugestão para o trabalho com esta atividade é dividir a turma em três grupos e propor a um dos grupos que construa um gráfico de barras, a outro grupo que construa um gráfico de setores e a outro grupo, um gráfico de linhas para representar os dados da tabela. Se julgar conveniente, proponha o uso de uma planilha eletrônica para essa construção. Em seguida, peça aos grupos que exponham os gráficos e avaliem em qual deles é possível observar com mais clareza a evolução da taxa de fecundidade no Brasil. A troca de experiência entre os grupos pode ajudar os estudantes a compreender melhor o uso de cada gráfico em determinada situação.

a) É possível observar que a taxa de fecundidade no período apresentado na tabela decresce entre os anos de 1970 e 2020.

b) O gráfico de linhas é uma boa escolha, uma vez que os segmentos de reta que conectam os números de cada período representam a evolução dos dados no período em questão.

Capítulo 6 – Área e volume

Objetivos

Questões

Calcular a medida de área da região interna de uma circunferência, dada a medida de comprimento do lado de um quadrado inscrito.

1

Observar a relação entre unidades de medida de volume e de capacidade.

2

Resolver um problema envolvendo a medida de volume de blocos retangulares.

3

Determinar frequências de uma amostra de determinada população.

4

1. O prefeito aprovou o orçamento para a implementação do calçamento em uma rotatória da área urbana. O calçamento ocupará uma região quadrada conforme a figura a seguir.

Figura geométrica. Uma circunferência com um quadrado inscrito (sua região interna é azul). Acima da circunferência, a cota 'Rotatória'. Dentro do quadrado há a cota 'Calçamento' e a cota '6 m' para a medida de comprimento de seu lado.

A medida de área de toda a região interna da circunferência que corresponde à rotatória é:

a)

abre parênteses 6 raiz quadrada de 2 fecha parênteses pi

métro quadrado

b) 36 métros quadrados

c) 18abre parêntesesπmenos2fecha parênteses métros quadrados

d) 18π métros quadrados

2. Classifique as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a)

1 litro igual 1 mil metros cúbicos.

b)

1 centímetro cúbico é igual a 1 mililitro

c)

1 metro cúbico é igual a 1000 mililitros

d)

1 decímetro cúbico igual 1 litro.

3. Um reservatório de água com formato de paralelepípedo tem medidas de comprimento, de largura e de altura iguais a 100 centímetros, 40 centímetros e 40 centímetros, respectivamente.

Figura geométrica. Representação de um reservatório de água em formato de paralelepípedo com dimensões indicadas em cotas: 100 cm de medida de comprimento, 40 de largura e 40 de altura. Pouco mais da metade está com água.

Sabendo que no interior do reservatório mostrado na imagem .100000 centímetros cúbicos de água, podemos afirmar que a medida da altura correspondente à parte sem água é:

a) 15 centímetros

b) 25 centímetros

c) 40 centímetros

d) 100 centímetros

4. Ana realizou uma pesquisa para saber qual era o esporte preferido dos estudantes da sua turma. Os dados obtidos na pesquisa foram registrados em uma tabela.

Esporte preferido na turma de Ana

Esporte

Quantidade de estudantes

Futebol

15

Vôlei

12

Basquete

8

Atletismo

3

Tênis

2

Dados obtidos por Ana em maio de 2023

Sabendo que cada estudante escolheu apenas um esporte e que todos os estudantes da turma foram consultados, responda às perguntas.

a) Quantos estudantes tem a turma de Ana?

b) Qual esporte obteve a maior frequência? E a menor frequência?

c) Qual é a diferença entre a frequência dos esportes de maior e menor frequência?

Resoluções e comentários da avaliação

1. O estudante que indicou a alternativa a pode ter confundido medida de área da região interna com medida de comprimento de uma circunferência. O estudante que optou pela alternativa b pode não ter compreendido como calcular a medida de área da região interna da circunferência e, no lugar disso, ter calculado a medida da área do quadrado destinada ao calçamento. Já o estudante que indicou a alternativa c pode ter compreendido que devia calcular a medida de área correspondente à parte da rotatória que não será ocupada pelo calçamento. Em todo caso, oriente os estudantes a interpretar e calcular corretamente o que se pede e, caso seja necessário, utilize exemplos para recordar os cálculos envolvidos.

alternativa d

2. Se alguma dificuldade aparecer durante a realização desta atividade, relembre os estudantes das possíveis conversões e dê exemplos no quadro. Além disso, proponha a eles que justifiquem e realizem a conversão nas alternativas que julgaram falsas, corrigindo-as.

verdadeiras: b, d; falsas: a, c

3. Caso algum estudante tenha indicado as alternativas b ou c, pode ter determinado equivocadamente a medida da altura do nível da água e do reservatório, respectivamente. Já o estudante que indicou a alternativa d pode não ter compreendido o que a atividade pede e simplesmente ter apontado uma das dimensões do reservatório.

alternativa a

4. Os estudantes podem não compreender como determinar as frequências utilizando a tabela. Caso isso ocorra, oriente-os a realizar a leitura e a interpretação corretas dos dados da tabela, de modo que consigam localizar as frequências propostas. Para complementar esta atividade, proponha a eles que façam uma pesquisa em sala de aula, em que deverão perguntar a idade dos colegas e, depois, organizar os dados em classes de intervalos de 1 ano.

a) 40 estudantes

b) futebol; tênis

c) 13 estudantes

Capítulo 7 – Cálculo algébrico

Objetivos

Questões

Construir a expressão algébrica que representa uma situação.

1

Reconhecer o coeficiente e a parte literal de monômios.

2

Reconhecer monômios semelhantes.

3

Classificar igualdades relacionadas às operações entre monômios em verdadeiras ou falsas.

4

Calcular a medida do perímetro de figuras planas utilizando polinômios.

5

Calcular a medida de área de um retângulo utilizando operações com polinômios e o valor numérico de expressões algébricas.

6

1. Juliana pretende contratar um bufê para organizar a festa de aniversário de sua filha. Esse bufê cobra uma taxa fixa de R$ 300,00trezentos reais, além de R$ 15,00quinze reais por convidado.

Se Juliana convidar x pessoas para essa festa, qual expressão algébrica indica o valor gasto por ela para contratar esse bufê?

a) 315

b) 300x+15

c) 300+15x

d) 315x

2. Copie e complete o quadro, substituindo cada pela informação correta de acordo com a primeira coluna do quadro.

Monômio

Coeficiente

Parte literal

12x3y

−7abc

p2q2

0,5x4

3. Associe cada monômio da primeira coluna ao monômio semelhante indicado na segunda coluna, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

a)

menos 3 x ao quadrado y

b)

7x y ao quadrado

c)

1,4 x ao cubo y

d)

3x y ao cubo

um)

3 x ao cubo y

dois)

x ao quadrado y

três)

menos 4 x y ao cubo

quatro)

0,2x y ao quadrado

4. Tendo em vista as operações com monômios, classifique cada igualdade a seguir em verdadeira (V) ou falsa (F).

a)

2x mais 3 x ao quadrado é igual a 5 x ao cubo y

b)

4 x ao cubo y menos 3 x ao cubo y é igual x ao cubo y

c)

7xy vezes 2 x ao quadrado é igual a 14 x ao cubo y

d)

8 x à quarta y ao quadrado dividido 2 x y é igual a 4 x ao cubo y ao quadrado

5. Calcule a medida do perímetro de cada figura a seguir.

a)

Figura geométrica. Retângulo azul com indicações de medidas da largura, 2xy e comprimento, 3x.

b)

Figura geométrica. Pentágono com lados de mesma medida de comprimento, indicada por 2a, b elevado a 2.

6. Considere o retângulo a seguir.

Figura geométrica. Retângulo com largura medindo xy mais 4x e largura medindo 2 y elevado a 2. Esta dividido em duas partes, por meio de um segmento vertical. A primeira é um pouco maior e na cor verde e a outra alaranjada.

a) Calcule a medida de área do retângulo.

b) Qual é a medida de área desse retângulo quando x = 3 e y = 1?

Resoluções e comentários da avaliação

1. Os estudantes que indicaram a alternativa a possivelmente têm dificuldade em reconhecer o papel da variável na situação em estudo. Aqueles que optaram pelas alternativas b ou d, possivelmente reconhecem que a expressão algébrica deve contemplar a variável e os dados presentes no enunciado; no entanto, têm dificuldade para estruturar a expressão.

alternativa c

2. Nesta atividade, os estudantes devem identificar o coeficiente e a parte literal de um monômio, os quais são construídos com diferentes letras. Eles podem ter dúvidas a respeito do significado dos termos presentes no quadro, bem como a respeito de sua relação com os monômios apresentados. Se julgar necessário, retome esses conceitos por meio de diferentes exemplos.

Monômio

Coeficiente

Parte literal

12x3y

12

x3y

−7abc

−7

abc

p2q2

1

p2q2

0,5x4

0,5

x4

3. Nesta questão, os estudantes devem associar os monômios semelhantes, reconhecendo que eles precisam ter a mesma parte literal. Podem surgir dificuldades no sentido de compreender que monômios semelhantes não precisam ter o mesmo coeficiente. Aproveite para complementar esse estudo e reforçar que as operações de adição e de subtração de monômios exigem a associação de monômios semelhantes.

a-dois; b-quatro; c-um; d-três

4. Nesta questão, os estudantes precisam avaliar as igualdades apresentadas em cada alternativa e classificá-las como verdadeiras ou falsas, considerando as definições das operações envolvendo monômios. Para contribuir com a resolução, oriente os estudantes a efetuar o cálculo indicado no primeiro membro de cada igualdade, comparando o resultado obtido com o termo presente no segundo membro de cada igualdade. Podem surgir dúvidas com relação a cada operação. Nesse caso, avalie a necessidade de uma retomada de conteúdos e uma comparação entre essas operações, de tal fórma que os estudantes sanem suas dúvidas.

verdadeiras: b, c; falsas: a, d

5. Na resolução desta questão, os estudantes precisam calcular a medida do perímetro de cada figura plana, considerando a operação de adição envolvendo polinômios. Assim, é preciso que façam as simplificações dos polinômios para que identifiquem corretamente os resultados. Diante das dúvidas manifestadas, podem ser realizadas retomadas de conteúdo, considerando o conceito de monômios semelhantes e as propriedades das operações.

a) 4xy+6x

b)

10a b ao quadrado

6. Para resolver esta questão, o estudante precisa empregar uma multiplicação envolvendo monômio e polinômio para o cálculo da medida de área de uma figura plana. Com base nisso, ele deve determinar a medida da área para valores específicos das variáveis. As dúvidas nesse contexto podem estar relacionadas ao cálculo de medidas das áreas de retângulos, à multiplicação entre monômio e polinômio, com a aplicação das propriedades correspondentes, bem como ao cálculo do valor numérico da expressão, sendo importante reforçar esses conceitos.

a)

2x y ao cubo mais 8x y ao quadrado

b) 30 unidades de área

Capítulo 8 – Problemas de contagem

Objetivos

Questões

Resolver problema utilizando o princípio multiplicativo ou o princípio fundamental da contagem.

1, 2, 3 e 4

Calcular a probabilidade de ocorrência de um evento.

5 e 6

1. Vanessa está vestindo os manequins da vitrine de sua loja de roupas com peças da nova coleção. Essa coleção é composta de 3 modelos diferentes de blusas, 2 modelos de saias diferentes e 4 tipos de colares. De quantas maneiras diferentes Vanessa pode vestir um manequim com uma blusa, uma calça e um colar?

a) 9 maneiras

b) 10 maneiras

c) 14 maneiras

d) 24 maneiras

2. Quantos números de três algarismos distintos podem ser formados?

a) 504 números

b) 648 números

c) 729 números

d) .1000 números

3. Gabriel precisa cadastrar um novo e-mail. Para isso ele deve criar uma senha composta da seguinte fórma:

Ilustração. Tela de um noutebuque com a Palavra 'Senha' e abaixo 5 quadrados justapostos horizontalmente com as cotas: o primeiro 'Letra'; o segundo 'Letra'; o terceiro 'Algarismo'; o quarto 'Algarismo' e o quinto, 'Algarismo'.

De quantas maneiras diferentes Gabriel pode escolher sua senha?

a) oitenta e duas maneiras

b) trezentas e cinquenta e duas maneiras

c) cinquenta e duas. maneiras

d) seiscentas e setenta e seis. maneiras

4. Quantos anagramas diferentes podem ser formados com as letras da palavra MESA?

a) 2 anagramas

b) 10 anagramas

c) 24 anagramas

d) 48 anagramas

5. Um baralho é formado por 40 cartas, distribuídas em quatro cores (azul, amarela, vermelha e verde). Para cada cor, as cartas são numeradas de 1 a 10.

Ilustração. 10 cartas de baralho espalhadas. Carta vermelha com o número 1, carta verde como o número 10, carta vermelha com o número 9, carta amarela com o número 2, carta verde com o número 3, carta azul com o número 8, carta amarela com o número 6, carta azul com o úmero 4, carta verde com o número 7 e carta vermelha com o número 5.

Qual é a probabilidade de retirar desse baralho, ao acaso, uma carta amarela?

a)

1 sobre 10.

b)

1 sobre 40.

c)

um quarto

d)

4 décimos

6. No lançamento de duas moedas, qual é a probabilidade de obter o mesmo resultado nas duas moedas?

a)

um sobre 4

b)

1 sobre 2.

c)

3 sobre 4.

d)

1 sobre 8.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Se os estudantes indicaram a alternativa a, possivelmente têm dificuldade em reconhecer o uso do princípio multiplicativo para a resolução do problema, empregando a adição para a obtenção do resultado. Se optaram pelas alternativas b ou c, possivelmente não reconhecem que o princípio multiplicativo precisa ser empregado, considerando as três etapas do problema, e acabaram efetuando o cálculo empregando uma combinação de adição e multiplicação.

alternativa d

2. Se os estudantes indicaram a alternativa a, possivelmente reconhecem a aplicação do princípio multiplicativo; no entanto, têm dificuldade em identificar a quantidade de opções disponíveis para a escolha de cada algarismo. Se optaram pela alternativa c, compreendem que o zero não pode ocupar a ordem das centenas, apesar de apresentarem dificuldade com o fato de os algarismos serem distintos e de que o zero pode ocupar as outras ordens. Se julgaram correta a alternativa d, não reconhecem que o zero não pode ocupar a ordem das centenas e que os algarismos devem ser distintos.

alternativa b

3. Se indicaram a alternativa a, possivelmente os estudantes não reconhecem o emprego do princípio multiplicativo na resolução do problema, utilizando adições em sua resolução. Se julgaram corretas as alternativas b ou c, possivelmente não compreendem que o princípio multiplicativo deve ser empregado considerando a construção da senha como uma situação que ocorre em cinco etapas e optaram por utilizar uma combinação entre adições e multiplicações na resolução do problema.

alternativa d

4. Se indicaram a alternativa a, possivelmente os estudantes buscaram por anagramas com palavras conhecidas, com algum significado. Se optaram pela alternativa b, eles provavelmente têm dificuldade em reconhecer o emprego do princípio multiplicativo para a resolução do problema. Se julgaram correta a alternativa d, possivelmente compreendem que é necessário empregar o princípio multiplicativo, porém têm dificuldade em usá-lo corretamente.

alternativa c

5. Se optaram pela alternativa a, possivelmente os estudantes apenas estabeleceram uma relação com dados presentes no enunciado. Se indicaram a alternativa b, eles podem ter desconsiderado o fato de que a carta devia ser amarela. Se optaram pela alternativa d, eles têm dificuldade com a identificação de espaço amostral e das possibilidades para o cálculo da probabilidade, apesar de reconhecê-la como razão.

alternativa c

6. Caso os estudantes tenham indicado as alternativas a ou c, possivelmente não reconheceram corretamente a quantidade de combinações de resultados entre duas moedas e quantos se encaixavam no critério estabelecido. Se optaram pela alternativa d, possivelmente têm dificuldade em identificar o espaço amostral associado, apesar de reconhecerem a probabilidade como razão.

alternativa b

Capítulo 9 – Equações e sistemas de equações

Objetivos

Questões

Representar uma situação por meio de uma equação polinomial do 1º grau.

1

Identificar a solução para uma equação do 1º grau com duas incógnitas.

2

Reconhecer o sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas que representa uma situação-problema.

3

Reconhecer a solução para um sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas com base em sua representação no plano cartesiano.

4

Determinar a medida de comprimento do lado de um quadrado com base em sua medida de área.

5

Identificar as medidas de tendência central associadas a um conjunto de dados.

6

1. Escreva uma equação que represente cada situação a seguir.

a) A idade de Lucas adicionada ao dobro da idade de Júlio é igual a 25.

b) O preço x reais de uma mesa é igual ao triplo do preço y reais de uma cadeira.

2. O par ordenado abre parênteses1, menos2fecha parênteses é solução de qual das seguintes equações do 1º grau com duas incógnitas?

a) xmenosy = 2

b) x+y = 3

c) 2x+y = 0

d) 2x+y = 4

3. Em um jogo de basquete, uma equipe fez 104 pontos e 43 cestas no total. Considere que x é a quantidade de cestas de dois pontos e y, a quantidade de cestas de três pontos que essa equipe fez nessa partida.

Qual dos seguintes sistemas indica corretamente a quantidade de cestas de dois e três pontos feitas por essa equipe?

a)

Sistema linear com duas equações do primeiro grau. Abre chaves: na primeira linha: x mais y igual a 43 e, na segunda linha, 2 x mais 3 y igual a 104.

b)

Sistema linear com duas equações do primeiro grau. Abre chaves: na primeira linha: x menos y igual a 43. Na segunda linha: 2 x menos 3 y igual a 104.

c)

Sistema linear com duas equações do primeiro grau. Abre chaves: na primeira linha: x mais y igual a 43. Segunda linha: x mais 2 y, igual a 104

d)

Sistema linear com duas equações do primeiro grau. Abre chaves: na primeira linha: x menos y igual a 43. Segunda linha: 5 mais x mais y igual a 104.

4. O gráfico a seguir representa o sistema:

Sistema linear com duas equações do primeiro grau. Abre chaves: na primeira linha: x mais y igual a 3. Segunda linha: 2 x menos y igual a 3.

.

Gráfico. Malha quadriculada com sistema cartesiano. Eixo x mostra o intervalo de menos 1 a 5 e, o eixo y, de menos 2 a 5. Representação de uma reta vermelha que passa pelos pontos com coordenadas (0, -3) e (2, 1). Representação de uma reta azul que passa pelos pontos com coordenadas (0, 3) e (3, 0).

 

O par ordenado

x y

que satisfaz o sistema é:

a) abre parênteses1,2fecha parênteses

b) abre parênteses2,1fecha parênteses

c) abre parênteses3,0fecha parênteses

d) abre parênteses0,3fecha parênteses

5. Um terreno de formato quadrado tem medida de área igual a 144 métros quadrados. Qual é a medida de comprimento do lado do terreno?

a) 12

b) 14

c) 18

d) 36

6. As notas obtidas pelos estudantes na primeira etapa de um curso de inglês foram as seguintes:

Esquema. 7 retângulos justapostos horizontalmente. Dentro de cada um deles estão os seguintes números: 80, 85, 93, 85, 63, 77 e 70.

a) Qual é a média das notas desses estudantes?

b) Qual é a moda das notas desses estudantes?

c) Qual é a mediana das notas desses estudantes?

Resoluções e comentários da avaliação

1. Para resolver esta questão, o estudante deve interpretar as situações apresentadas, escrevendo uma equação polinomial de 1º grau com duas incógnitas. As dúvidas podem surgir em relação ao papel da letra em uma expressão algébrica para a representação de uma variável. Por isso, pode ser feita uma retomada de conteúdos a respeito da construção de uma equação, explorando diferentes situações e contextos.

a) x+2y = 25, em que x é a idade de Lucas e y a de Júlio.

b) x = 3y

2. O estudante que indicou a alternativa a, provavelmente tem dificuldade em avaliar se o par ordenado é solução, escolhendo apenas uma opção que contém os algarismos presentes no par ordenado. Aquele que optou pelas alternativas b ou d, possivelmente pode ter considerado a segunda coordenada do par como um número positivo, efetuando os cálculos indicados, porém com valor incorreto.

alternativa c

3. Se optou pela alternativa b, possivelmente o estudante reconhece os papéis das variáveis x e y, porém tem dificuldade na construção das equações correspondentes. Se indicou a alternativa c, o estudante pode ter interpretado de fórma parcialmente correta o problema, não considerando corretamente a equação referente à quantidade de pontos obtidos na partida. Se indicou a alternativa d, provavelmente não consegue interpretar corretamente a situação e tem dificuldade em reconhecer os papéis das variáveis.

alternativa a

4. Se o estudante indicou a alternativa a, ele pode ter dificuldade na construção de um par ordenado, não reconhecendo corretamente a ordem de representação dos números. Se optou pelas alternativas c ou d, provavelmente ele relacionou a solução do sistema com a intersecção de uma das retas do plano cartesiano, no lugar do ponto de interseção entre as retas.

alternativa b

5. Ao indicar a alternativa b, possivelmente o estudante selecionou um número que contém os algarismos do número presente no enunciado. Ao optar pelas alternativas c ou d, provavelmente ele relacionou com a medida do perímetro em vez da medida da área, podendo também apresentar dificuldades no cálculo da medida do perímetro e na associação dessa medida com os dados do enunciado.

alternativa a

6. Nesta questão, o estudante precisa calcular a média, a moda e a mediana, associadas a um conjunto de dados. Nesse caso, podem surgir dúvidas com relação ao significado de cada um desses termos e às diferenças entre cada uma das medidas. Por isso, é importante explicitar as características de cada uma delas, fazendo uma retomada de conteúdos com o intuito de destacar as especificidades de cada medida e as estratégias de cálculo, no caso da média e da mediana.

a) 79

b) 85

c) 80

Capítulo 10 – Proporcionalidade entre grandezas

Objetivos

Questões

Classificar pares de grandezas como direta ou inversamente proporcionais.

1

Resolver problema envolvendo grandezas diretamente proporcionais.

2

Resolver problema envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

3

Expressar a relação entre grandezas diretamente proporcionais utilizando expressões algébricas.

4

Organizar um conjunto de dados em uma tabela de frequência.

5

1. Indique a alternativa que apresenta duas grandezas que podem ser classificadas como inversamente proporcionais.

a) Quantidade de produtos comprados e preço pago na compra.

b) Comprimento do lado do quadrado e seu perímetro.

c) Tempo e velocidade média para percorrer determinada medida de distância

d) Altura e massa de uma pessoa.

2. Para confeccionar duas blusas do mesmo modelo, uma costureira utiliza 12 botões iguais. Para ela costurar cinco blusas iguais a essas, quantos botões serão necessários?

a) 6

b) 12

c) 30

d) 60

3. A medida de tempo para a produção de quatro componentes, com duas máquinas atuando juntas, é de duas horas. Suponha que foram alocadas outras quatro máquinas para a mesma produção.

Quanto tempo essas seis máquinas levam para produzir os mesmos quatro componentes?

a) 30 minutos

b) 40 minutos

c) duas horas

d) 6 horas

4. No quadro a seguir são apresentados dados relacionados às grandezas x e y.

x

y

0,3

1,2

0,6

2,4

0,9

3,6

1,2

4,8

1,5

6,0

1,8

7,2

Com base nesses dados, faça o que se pede.

a) Classifique as grandezas x e y como diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

b) Escreva a sentença algébrica que relaciona as grandezas x e y entre si.

5. A escola Ritmos fez um levantamento de dados a respeito da idade dos 20 estudantes que frequentam as aulas de balé no período da manhã. Os dados encontrados são apresentados no quadro a seguir.

Esquema. Quadro com 4 linhas e 5 colunas com um número em cada célula. Na primeira linha: 10, 11, 8, 11 e 12. Segunda linha: 8, 10, 10, 11 e 12.  Terceira linha: 12, 8, 10, 10 e 10. Quarta linha: 11, 12, 8, 8 e 11

Com base nesses dados, determine:

a) a variável dessa pesquisa;

b) as categorias em que esses dados podem ser organizados;

c) uma tabela de frequência que represente esses dados.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Se o estudante indicou as alternativas a ou b, provavelmente tem dificuldade em diferenciar grandezas diretamente proporcionais das inversamente proporcionais, reconhecendo-as com base em contextos do cotidiano e conceitos matemáticos. Se optou pela alternativa d, ele pode ter interpretado os dados erroneamente, considerando que as grandezas altura e massa de uma pessoa são proporcionais, porém não podem ser classificadas como diretamente e nem inversamente proporcionais.

alternativa c

2. Caso o estudante tenha escolhido a alternativa a, possivelmente apenas calculou a quantidade de botões necessária para confeccionar uma blusa, não atentando aos detalhes do problema. Se indicou a alternativa b, ele pode apenas ter selecionado um dado do enunciado, sem interpretá-lo corretamente. Se optou pela alternativa d, pode ter considerado que ela utiliza 12 botões para confeccionar uma blusa e não duas, como apresentado no enunciado.

alternativa c

3. Se o estudante optou pela alternativa a, provavelmente reconhece que são grandezas inversamente proporcionais; no entanto, considerou de fórma incorreta a quantidade de máquinas atuando. Se indicou a alternativa c, o estudante provavelmente apenas selecionou um dos dados presentes no enunciado, sem interpretá-lo corretamente. Se indicou a alternativa d, possivelmente ele tem dificuldade em diferenciar grandezas diretamente proporcionais das inversamente proporcionais.

alternativa b

4. Para a resolução desta questão, os estudantes precisam, inicialmente, reconhecer o tipo de relação existente entre as grandezas x e y, para construir a expressão algébrica solicitada. Caso apresentem dúvidas, oriente-os a dividir os valores de x pelos valores correspondentes de y de maneira que identifiquem um padrão. Outra possibilidade é solicitar a eles que representem esses dados no plano cartesiano para que possam visualizar o padrão existente e representá-lo corretamente por meio de uma equação do 1º grau envolvendo x e y.

a) diretamente proporcionais

b) y = 4x

5. Nesta questão, o estudante precisa analisar o conjunto de dados e organizá-lo em uma tabela de frequência. Os estudantes podem ter dificuldades em reconhecer as classes para a organização dos dados, bem como em diferenciar frequência absoluta da frequência relativa. Nesse caso, é importante retomar com os estudantes o significado dessas duas frequências e a estratégia para calcular as frequências relativas correspondentes a cada classe.

a) idades dos estudantes de uma turma de balé do período da manhã

b) conforme as idades: 8, 10, 11 e 12 anos

c)

Idades

Frequência absoluta

Frequência relativa

8

5

0,25

10

6

0,3

11

5

0,25

12

4

0,2

Capítulo 11 – Transformações geométricas

Objetivos

Questões

Reconhecer as transformações geométricas aplicadas na obtenção de figuras em malhas quadriculadas.

1

Reconhecer os vetores empregados na translação de uma figura geométrica em uma malha quadriculada.

2

Construir a figura geométrica resultante de uma reflexão em relação a uma reta.

3

1. Observe as figuras apresentadas na malha quadriculada a seguir.

Figura geométrica. Malha quadriculada com 12  quadradinhos na horizontal por 8 na vertical. Um triângulo retângulo azul (Figura 1) está posicionado mais à esquerda. Um de seus lados (na horizontal) coincide com os lados de 4 quadradinhos da malha. Outro lado, adjacente ao anterior, esta na vertical e coincide com os lados de 5 quadradinhos da malha. A extremidade comum entre esses lados (em que o ângulo é reto) é a da esquerda, considerando o primeiro lado, e a de baixo, considerando o segundo lado. Outro triângulo azul (Figura 2) está posicionado mais à direita.  Um de seus lados (na horizontal) coincide com os lados de 5 quadradinhos da malha. Outro lado, adjacente ao anterior, esta na vertical e coincide com os lados de 4 quadradinhos da malha. A extremidade comum entre esses lados  (em que o ângulo é reto) é a da direita, considerando o primeiro lado, e a de baixo, considerando o segundo lado. O lado horizontal da Figura 2 está um quadradinho para baixo, considerando o lado horizontal da figura 1. E o lado vertical da Figura 2 está à 10 quadradinhos para a direita, considerando o lado vertical da Figura 1.

A figura 2 pode ser obtida a partir da figura 1 por meio da aplicação de uma composição:

a) de translações.

b) entre rotação e translação.

c) de reflexões.

d) entre translação e reflexão.

2. Na malha quadriculada a seguir, a figura 2 foi obtida a partir da figura 1 por meio de uma composição de translações.

Figura geométrica Malha quadriculada duas figuras: a Figura 1, semelhante a uma bandeirinha de festa junina invertida está posicionada à esquerda. E a Figura 2, congruente à Figura 1 está posicionada 6 quadradinhos à direta e 1 quadradinho para baixo da Figura 1.

Qual das seguintes alternativas indica os vetores que possibilitaram a construção da figura 2?

a)

Figura geométrica. Malha quadriculada com uma seta vermelha na horizontal apontando para a direita coincidente à 7 lados dos quadradinhos da malha. Outra seta vermelha (à direita da anterior) vertical para baixo, coincidente aos lados de 2 quadradinhos da malha.

b)

Figura geométrica. Malha quadriculada com uma seta vermelha na horizontal apontando para a direita coincidente à 5 lados dos quadradinhos da malha. Outra seta vermelha (à direita da anterior) vertical para baixo, coincidente aos lados de 2 quadradinhos da malha.

c)

Figura geométrica. Malha quadriculada com uma seta vermelha na horizontal apontando para a direita coincidente à 2 lados dos quadradinhos da malha. Outra seta vermelha (à direita da anterior) vertical para baixo, coincidente  aos lados de 5 quadradinhos da malha.

d)

Figura geométrica. Malha quadriculada com uma seta vermelha na horizontal apontando para a direita coincidente à 2 lados dos quadradinhos da malha. Outra seta vermelha (à direita da anterior) vertical para baixo, coincidente  aos lados de 7 quadradinhos da malha.

3. Copie a figura a seguir em uma malha quadriculada e construa o polígono AlinhaBlinhaClinhaDlinha resultante da reflexão do polígono ABCD em relação à reta r.

Figura geométrica. Malha quadriculada. Representação de uma reta r na diagonal (crescente). Do seu lado de baixo e à sua direita, há uma figura semelhante a uma seta para, correspondente a um quadrilátero não convexo ABCD.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Se indicar a alternativa a, possivelmente o estudante não reconheceu que somente a translação não é suficiente para a geração da figura 2. Se optar pelas alternativas c ou d provavelmente ele tem dificuldade de diferenciar reflexões e rotações.

alternativa b

2. Se indicar a alternativa b, o estudante pode ter dificuldade de reconhecer em quantas unidades ocorreu o deslocamento horizontal para a direita. Se optar pela alternativa c, além de não conseguir identificar em quantas unidades ocorreram os deslocamentos, ele não consegue diferenciar os tipos de deslocamento. Se indicar a alternativa d, ele reconhece em quantas unidades ocorrem os deslocamentos, mas tem dificuldade de diferenciar as direções de deslocamento.

alternativa a

3. Para resolver esta questão, o estudante precisa, além de construir a figura original e a reta r em uma malha quadriculada, representar a figura resultante de reflexão em relação à reta dada. A dificuldade é elevada pela posição da reta sobre as diagonais dos quadradinhos da malha. Assim, podem surgir dificuldades relacionadas à representação da figura original na malha, à construção da reta, às medidas de distância que devem ser consideradas para a obtenção da figura resultante e à diferenciação entre os tipos de transformação geométrica. Assim, retome com os estudantes as propriedades de cada transformação, orientando-os, na construção da reflexão, a manter sempre as mesmas medidas de distância em relação à reta r para a figura original e para a figura resultante. O emprego de espelhos também pode auxiliar na construção da figura resultante.

Figura geométrica. Malha quadriculada. Mesma representação da figura anterior: reta r e o quadrilátero não convexo ABCD. Uma reflexão de ABCD em relação à reta r está representada: o quadrilátero não convexo A linha, B linha, C linha, D linha.