UNIDADE 3

Capítulo 6

Área e volume

Capítulo 7

Cálculo algébrico

Capítulo 8

Problemas de contagem

Cores, sons e muita diversão

Na década de 1980, surgiu um tipo de brinquedo que ficou muito popular entre crianças e jovens. As primeiras versões tinham apenas 4 botões coloridos que emitiam sons próprios. No modo desafio, ele começa acendendo a luz de um dos botões coloridos, aleatoriamente, e emitindo um sinal sonoro que você precisa repetir, apertando o botão correspondente. A cada nova jogada, ele repete os sinais da sequência anterior e acrescenta mais um para você repetir. O ritmo também vai aumentando. Vence se conseguir continuar jogando uma certa quantidade de vezes, com a sequência completa de sinais.

O desafio é garantido pela enorme quantidade de possibilidades que o brinquedo tem para formar a sequência de sinais.

Fotografia. Brinquedo redondo com quatro botões de cores: vermelho, azul, amarelo e verde. No centro, pequenos botões de comandos.
Brinquedo de memorização de sequência de cores.

Para começar...

1. Você já conhecia esse tipo de brinquedo? Acredita que conseguiria repetir a sequência até qual jogada?

2. Considerando apenas as 4 cores em cada uma das duas primeiras jogadas, de quantas maneiras é possível combinar uma cor para a primeira jogada e uma cor para a segunda?

3. Cite outra situação que envolva combinações possíveis de cores, números, letras, alimentos, objetos ou pessoas.

Respostas e comentários

Habilidades da Bê êne cê cê trabalhadas nesta Unidade:

ê éfe zero oito ême ah zero três

ê éfe zero oito ême ah zero quatro

ê éfe zero oito ême ah zero seis

ê éfe zero oito ême ah um zero

ê éfe zero oito ême ah um nove

ê éfe zero oito ême ah dois zero

ê éfe zero oito ême ah dois um

ê éfe zero oito ême ah dois dois

ê éfe zero oito ême ah dois três

ê éfe zero oito ême ah dois quatro

Para começar...: 1. Respostas pessoais.

2. 16 possibilidades.

3. Exemplos de respostas: senhas, códigos, placas de automóveis, anagramas, combinações com alimentos (sorvetes e coberturas, massas e molhos etcétera), grupos de pessoas (times, filas etcétera), entre outras situações.

Orientações e sugestões didáticas

Abertura da Unidade 3

Conteúdos

Nesta Unidade, serão trabalhados vários conceitos relacionados às unidades temáticas Números, Álgebra, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê.

Orientações

Diga aos estudantes que atualmente existem variações de marcas, tamanhos, formatos e quantidades de botões para o tipo de brinquedo apresentado nesta página, inclusive jogos digitais para celulares; no entanto, a ideia principal é a mesma: repetir a sequência de sinais até certa jogada.

Embora o modo desafio seja o mais conhecido, alguns modelos são mais versáteis, pois oferecem diferentes modos que podem ser jogados de fórma individual ou em grupos desafiando os amigos em diversos níveis de dificuldade.

Pergunte aos estudantes se eles conhecem algum brinquedo ou jogo parecido, mesmo sendo digital. O universo lúdico dos jogos está inserido na cultura juvenil e pode ajudar no desenvolvimento de habilidades mentais, como memória, raciocínio lógico e estratégico, organização e habilidades físicas, como coordenação motora.

A ludicidade desse tipo de brinquedo tem como objetivo medir a capacidade de memorização de uma sequência de eventos, por isso contribui para o desenvolvimento pedagógico dos jogadores, já que estimula o raciocínio e a concentração.

Verifique a possibilidade de levar um brinquedo desse tipo para os estudantes manusearem e testarem suas habilidades. Outra possibilidade é usar um aplicativo para celular ou mesmo on-line. Nesse caso, como se trata de um momento de descontração, organize os estudantes de maneira que todos possam experimentar, incentivando-os a respeitar a vez de cada um e as tentativas dos colegas.

Para complementar o trabalho e verificar o conhecimento prévio dos estudantes acerca do raciocínio combinatório, na questão 2, ajude-os a construir o esquema a seguir para representar as 16 possibilidades de combinação de cores considerando apenas as duas primeiras jogadas.

Esquema. Árvore de possibilidades. Primeira jogada: vermelho. Segunda jogada: vermelho, verde, azul, amarelo. Primeira jogada: verde. Segunda jogada: vermelho, verde, azul, amarelo. Primeira jogada: azul. Segunda jogada: vermelho, verde, azul, amarelo. Primeira jogada: amarelo. Segunda jogada: vermelho, verde, azul, amarelo.

Neste momento, o objetivo é explorar a ideia de uma árvore de possibilidades de maneira intuitiva. Esse assunto será trabalhado com mais detalhes no Capítulo 8, no qual os estudantes verão que esse tipo de representação é útil quando há poucas possibilidades de combinações e que, nos demais casos, deve ser aplicado o princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem.

CAPÍTULO 6  Área e volume

1 Superfícies

Cobrindo uma superfície

O mosaico a seguir está decorando a fachada do restaurante de Alberto.

Figura geométrica. Mosaico composto por triângulos na cor laranja, quadrados na cor azul e paralelogramos na cor verde.

Recorde

Mosaico é um desenho composto de uma ou mais figuras geométricas que cobrem perfeitamente uma superfície, sem superposições e sem espaços vazios entre elas.

Lembre-se: Escreva no caderno!

Observe as figuras que compõem o mosaico.

   Foram usadas: 10

Figura geométrica. Quadrado azul.

, 34

Figura geométrica. Triângulo laranja.

e 13

Figura geométrica.  Paralelogramo verde.

.

   Nesse mosaico, uma figura

Figura geométrica. Quadrado azul.

tem a mesma medida de área de uma figura

Figura geométrica.  Paralelogramo verde.

e cada figura

Figura geométrica. Quadrado azul.

tem o dobro da medida de área de cada figura

Figura geométrica. Triângulo laranja.

.

Ilustração. Malha quadriculada com três figuras geométricas. Figura 1: quadrado azul. Figura 2: triângulo laranja. Figura 3: Paralelogramo verde.

   A figura 1 é formada por duas figuras 2:

Esquema.  Dois triângulos laranjas compondo um quadrado. À direita, seta apontando para um quadrado azul congruente ao formado pelos triângulos.

   A figura 3 também é formada por duas figuras 2:

Esquema.  Dois triângulos laranjas compondo um paralelogramo. À direita, seta apontando para um paralelogramo verde congruente ao formado pelos triângulos.

As figuras 1 e 3 são formadas por duas figuras 2, ou seja, as medidas das áreas dessas duas figuras (1 e 3) são iguais.

Quando duas figuras têm a mesma medida de área, dizemos que elas são equivalentes.

   Assim, considerando como unidade de medida de área a figura 2, a medida de área da superfície coberta pelo mosaico da fachada do restaurante de Alberto equivale a 80

Figura geométrica. Triângulo laranja.

.

Para pensar

Quanto mede a área da superfície do mosaico, usando como unidade de medida de área a figura 1?

Respostas e comentários

Os links expressos nesta coleção podem estar indisponíveis após a data de publicação deste material.

Habilidades da Bê êne cê cê trabalhadas neste Capítulo:

ê éfe zero oito ême ah um nove

ê éfe zero oito ême ah dois zero

ê éfe zero oito ême ah dois um

ê éfe zero oito ême ah dois quatro

     Para pensar: 40 

Figura geométrica. Quadrado.

Orientações e sugestões didáticas

Superfícies

Objetivos

Identificar figuras equivalentes.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um nove da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

• Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um nove da Bê êne cê cê ao apresentar situações envolvendo medidas de área de figuras planas a partir de contextos diversos.

Orientações

Compreender as ideias de composição e de decomposição de figuras é fundamental para os estudantes construírem de maneira mais significativa a noção de equivalência de figuras planas.

Aqui não há ainda preocupação com o cálculo de medidas de áreas de modo formalizado; o importante é os estudantes observarem o que significa compor e decompor figuras como se estivessem montando diferentes quebra-cabeças com base em determinadas peças.

Figura geométrica. Triângulo laranja. Figura geométrica. Quadrado azul.

No boxe Para pensar, espera-se que os estudantes tenham compreendido a equivalência entre as figuras 1, 2 e 3. Podemos calcular a medida de área da superfície do mosaico da seguinte maneira:

 Considerando como unidade de medida de área a figura 2, temos que a medida de área é igual a 80

Figura geométrica. Triângulo laranja.

.

 E, para formar um

Figura geométrica. Quadrado azul.

, usamos 2

Figura geométrica. Triângulo laranja.

.

 Logo, a medida de área é igual a 40

Figura geométrica. Quadrado azul.

.

(ê éfe zero oito ême ah um nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Medida de área de uma superfície

Podemos calcular a medida de área das mais variadas superfícies, como a de um mosaico, a do chão de uma garagem ou a de uma figura geométrica plana.

No pátio da escola de Jorge, foi reservada uma parte quadrada com lado medindo 5 métros de comprimento para se fazer um espaço recreativo para os estudantes da Educação Infantil.

Ilustração. Vista de cima de um espaço recreativo onde há um quadrado composto por 25 quadrados menores coloridos.

Esse espaço foi coberto com 25 placas quadradas emborrachadas, cujos lados medem 1 métro de comprimento.

A medida de área da superfície do espaço recreativo é igual à medida de área da superfície das 25 placas emborrachadas.

Figura geométrica. Representação do quadrado da ilustração anterior. Quadrado composto por 25 quadrados menores coloridos. O comprimento dos lados do quadrado maior mede 5 metros e o dos lados dos quadrados menores mede 1 metro.

Como 1 metro quadrado (1 m²) é a medida de área da superfície de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1 métro, podemos considerar que a medida de área da superfície de cada placa emborrachada é igual a 1 métro quadrado.

Assim, podemos dizer que a medida de área da superfície do espaço recreativo é igual a 25 métros quadrados.

Vamos, agora, verificar quantos metros quadrados ocupa o mosaico da fachada do restaurante de Alberto, reproduzido a seguir em uma malha quadriculada que representa as dimensões reais.

Figura geométrica. Malha quadriculada composta por 6 linhas e 11 colunas com mosaico composto por triângulos na cor laranja, quadrados na cor azul e paralelogramos na cor verde. O comprimento do lado de cada quadradinho da malha mede 10 centímetros.

Observamos que o mosaico ocupa 40 quadradinhos inteiros da malha. Como a área de cada quadradinho mede 100 centímetros quadrados, sabemos que a área de superfície desse mosaico mede .4000 centímetros quadrados, ou seja, 0,4 métro quadrado.

Orientações e sugestões didáticas

Nesse momento, os estudantes deverão compreender que as medidas de áreas de superfícies podem se representadas em diferentes unidades, de acordo com a situação.

São dados exemplos de uso do metro quadrado e também de uma unidade de medida não padronizada de um quadradinho de uma malha quadriculada. É o momento de formalizar a ideia de figura equivalente, já trabalhada de modo mais intuitivo.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Observe o mosaico a seguir, que decora uma das paredes do quarto de Marilu.

Figura geométrica. Mosaico composto 6 linhas compostas por paralelogramos vermelhos, triângulos amarelos, paralelogramos azuis e triângulos roxos.
Quadro com texto e ilustrações. Há duas informações. Primeira informação: cada peça com formato de paralelogramo (figura geométrica ilustrada, congruente à do mosaico) tem o dobro da medida de área de cada peça com formato de triângulo (figura geométrica ilustrada, congruente à do mosaico). Segunda informação: cada peça de um triângulo (figura geométrica ilustrada, congruente ao do mosaico) mede 100 centímetros quadrados de área.

a) Considerando a peça

Figura geométrica. Triângulo congruente aos do mosaico.

como unidade de medida de área, responda: quanto mede a área da superfície desse mosaico?

b) Quantos centímetros quadrados mede a área de todo o mosaico?

2. Observe as duas figuras a seguir e responda às questões.

Figura geométrica. Malha quadriculada com um polígono em formato de uma seta roxa na diagonal para baixo. À direita há um quadrado amarelo vazado no centro por outro quadrado.

a) Essas figuras são equivalentes? Justifique.

b) Se cada quadradinho da malha mede 1 centímetro quadrado de área, quanto mede a área de cada figura?

3. Quantos metros quadrados de carpete seriam necessários para revestir seu quarto? Como você faria para descobrir?

4. Observe a sequência de figuras.

Esquema. Quadro com o número 1 no canto superior esquerdo. Dentro deste quadro, há uma malha quadriculada com retângulo laranja dentro e sua diagonal traçada.
Esquema. Sequência da imagem anterior. Há a mão de uma pessoa com uma tesoura cortando o retângulo em sua diagonal e separando-o em dois triângulos congruentes.

Agora, responda às questões.

a) A ilustração 2 apresenta duas figuras obtidas com a decomposição da figura da ilustração 1. Essas duas figuras são equivalentes?

b) Com as figuras da ilustração 2 podemos representar dois triângulos. A representação dos triângulos e a representação do retângulo da ilustração 1 são equivalentes? Justifique sua resposta.

5. Gabriel vai trocar o piso da sala de sua casa. Para isso, comprou lajotas de formato quadrado cuja área mede 0,25 métro quadrado.

a) Se Gabriel utilizou 48 lajotas para revestir toda a sala, quanto mede a área dessa sala?

b) Sabendo que a medida do comprimento da sala é 4 métros, faça um esquema para representar a disposição em que as lajotas ficarão.

Respostas e comentários

1. a) 66 

Figura geométrica. Triângulo

1. b) .6600 centímetros quadrados

2. a) Sim, pois elas têm a mesma medida de área.

2. b) 16 centímetros quadrados; 16 centímetros quadrados

3. Respostas pessoais.

4. a) sim

4. b) Sim, pois ambas têm a mesma medida de área.

5. a) 12 métros quadrados

5. b) Resposta em Orientações.

Orientações e sugestões didáticas

Ao realizar as atividades, incentive os estudantes a justificar suas respostas. Se achar pertinente, peça que resolvam essas atividades em duplas.

Após os estudantes terminarem a atividade 2, comente que a conclusão seria a mesma, independente da unidade de medida de área considerada. Se achar pertinente, peça que determinem a medida de área dessas duas figuras utilizando primeiro o quadradinho como unidade de medida de área e, depois, utilizando a metade do quadradinho como unidade de medida de área.

Exemplo de resposta do item b da atividade 5:

Figura geométrica. Retângulo composto por 48 quadradinhos, sendo a largura correspondente à de 6 quadradinhos e o comprimento ao de 8 quadradinhos.

Lembre-se: Escreva no caderno!

2 Cálculo da medida de área de figuras planas

Vamos retomar, por meio de uma situação, o cálculo da medida de área de algumas figuras planas.

Em uma aula de Geometria, Heloísa representou cinco figuras geométricas planas em uma folha de papel retangular medindo 32 centímetros de comprimento por 24 centímetros de largura, como mostrado a seguir.

Esquema. Ilustração de um quadrado amarelo com comprimentos de lado medindo 10 centímetros. Ao lado direito, trapézio azul com comprimentos da base menor medindo 9 centímetros, da base maior medindo 17 centímetros e da altura medindo 10 centímetros. Abaixo, losango verde com comprimentos da diagonal maior medindo 10 centímetros e da diagonal menor medindo 8 centímetros. Ao lado direito, paralelogramo vermelho com comprimento dos lados menores medindo 7 centímetros de comprimento e da altura medindo 8 cm. Ao lado direito, um triângulo roxo com comprimentos da base medindo 10 centímetros e da altura medindo 8 centímetros.

Depois, ela recortou as figuras e descartou o restante da folha de papel.

Quanto mede a área da superfície de papel descartada por Heloísa?

Uma maneira de descobrir a medida da área dessa superfície é calcular a soma das medidas de áreas das figuras planas e subtrair o resultado da medida de área total da folha retangular.

Recorde

Observe como calcular a medida de área de algumas figuras planas.

Retângulo:

Esquema. Sentença matemática: A, igual, b vezes a. Cota para b com o texto: medida da base. Cota para a com o texto: medida da altura relativa à base.

Quadrado:

Esquema. Sentença matemática: A, igual, l vezes l. Cota em cada l com o texto: medida do comprimento do lado.

Paralelogramo:

Esquema. Sentença matemática: A, igual, b vezes a. Cota para b com o texto: medida da base. Cota para a com o texto: medida da altura relativa à base.

Triângulo:

Esquema. Sentença matemática: A, igual, Fração com numerador b vezes a e denominador 2. Cota para b com o texto: medida da base. Cota para a com o texto: medida da altura relativa à base.

Trapézio:

Esquema. Sentença matemática: A, igual, fração com numerador 'a, vezes, abre parênteses, b1 mais b2, fecha parênteses' e numerador 2. Cota para a com o texto: medida da altura. Cota para b1 com o texto: medida da base menor. Cota para b2 com o texto: medida da base maior.

Losango:

Esquema. Sentença matemática: A, igual, fração com numerador d1 vezes d2 e numerador 2. Cota para d1 com o texto: medida do comprimento da diagonal menor. Cota para d2 com o texto: medida do comprimento da diagonal maior.
Orientações e sugestões didáticas

Cálculo da medida de área de figuras planas

Objetivos

Recordar o cálculo da medida de área de triângulos e quadriláteros.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um nove da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

• Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um nove da Bê êne cê cê porque os estudantes poderão resolver e elaborar problemas, inclusive relacionados ao cálculo da medida de área de terrenos, utilizando expressões de cálculo de medida de área de triângulos e quadriláteros.

Orientações

• Neste tópico, são retomados os cálculos de medidas de áreas de diferentes figuras planas: quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, losango e triângulo. No livro do 7º ano desta coleção, com base nas ideias de composição e de decomposição de figuras, os estudantes chegaram às fórmulas para o cálculo da medida de área dessas figuras planas, apoiados na ideia de equivalência de figuras. Se possível, retome esse estudo com a turma.

(ê éfe zero oito ême ah um nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Primeiro, calculamos a medida de área de cada figura plana.

Medida de área do quadrado: A = 10 centímetros 10 centímetros = 100 centímetros quadrados

Medida de área do trapézio:

Sentença matemática. A, igual, fração com numerador '10 centímetros, vezes, abre parênteses, 17 mais 9, fecha parênteses, centímetros' e denominador 2, igual, 130 centímetros quadrados.

Medida de área do losango:

Sentença matemática. A, igual, fração com numerador 8 centímetros vezes 10 centímetros, e denominador 2, igual, 40 centímetros quadrados.

Medida de área do paralelogramo: A = 7 centímetros 8 centímetros = 56 centímetros quadrados

Medida de área do triângulo:

Sentença matemática. A, igual, fração com numerador 8 centímetros vezes 10 centímetros, e denominador 2, igual, 40 centímetros quadrados.

A soma das medidas de áreas das figuras é 366 centímetros quadrados, pois:

100 centímetros quadrados + 130 centímetros quadrados + 40 centímetros quadrados + 56 centímetros quadrados + 40 centímetros quadrados = 366 centímetros quadrados

A medida de área da superfície da folha retangular é 768 centímetros quadrados, pois:

32 centímetros 24 centímetros = 768 centímetros quadrados

Subtraindo a soma das medidas de áreas das figuras planas da medida de área da superfície da folha retangular, temos:

Adescartada = Afolha Afiguras = 768 centímetros quadrados 366 centímetros quadrados = 402 centímetros quadrados

Portanto, a área da superfície de papel descartada por Heloísa mede 402 centímetros quadrados.

Observação

Não se esqueça de que, para obter a medida de área de qualquer figura, as medidas usadas no cálculo devem estar expressas na mesma unidade de medida de comprimento.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Os quadrados 1 e 2 foram divididos em quadrados menores. Observe-os e responda às questões.

Figura geométrica. Quadrado verde dividido em quatro quadrados menores congruentes. O comprimento do lado de cada quadrado menor mede 2 centímetros.
Figura geométrica. Quadrado 2. Quadrado laranja dividido em 8 linhas e 8 colunas, formando 64 quadradinhos menores congruentes.

a) Quanto mede a área do quadrado 1?

b) Qual deve ser a medida de área de cada quadradinho do quadrado 2 para que a medida de área do quadrado 1 seja igual à do quadrado 2?

c) Em uma malha quadriculada com quadradinhos cujo comprimento dos lados mede 1 centímetro, desenhe um quadrado que tenha a mesma medida de área do quadrado 1.

Respostas e comentários

1. a) 16 centímetros quadrados

1. b) 0,25 centímetro quadrado

1. c)

Figura geométrica. Malha quadriculada com indicação da medida do comprimento do lado do quadradinho 1 centímetro. Um quadrado com comprimento do lado igual ao de 4 quadradinhos da malha está representado .
Orientações e sugestões didáticas

Ao trabalhar com a atividade 1, disponibilize malhas quadriculadas com quadradinhos cujo comprimento dos lados tenha medida 1 centímetro para que os estudantes possam desenhar o quadrado proposto. Eles poderão utilizá-la para desenhar outras figuras e explorar medidas de área com diferentes unidades de medida.

2. Usando régua, calcule a medida de área aproximada, em centímetro quadrado, das figuras a seguir.

a)

Figura geométrica. Trapézio roxo com segmento de reta indicando sua altura.

b)

Figura geométrica. Retângulo verde.

c)

Figura geométrica. Losango amarelo. com as diagonais traçadas

d)

Figura geométrica. Quadrado laranja.

e)

Figura geométrica. Triângulo equilátero azul com segmento de reta indicando sua altura.

f)

Figura geométrica. Paralelogramo vermelho com segmento de reta indicando sua altura.

3. Calcule a medida de área de cada figura a seguir considerando que o comprimento do lado de cada quadradinho mede 1,5 centímetro.

a)

Figura geométrica. Trapézio composto por 15 quadradinhos e seis triângulos (cada triângulo correspondendo à metade de um quadradinho).

b)

Figura geométrica. Polígono não convexo composto por 9 quadradinhos e 2 triângulos (cada triângulo correspondendo à metade cada quadradinho).

4. A comunidade onde Luís mora resolveu recuperar um antigo campo de futebol. Quantos metros quadrados de grama serão necessários para cobrir o campo retangular que mede 102 métros de comprimento e 68 métros de largura?

5. Observe os desenhos do painel e responda à questão.

Figura geométrica. Malha quadriculada com marcação um hexágono azul composto por 5 quadradinhos e 4 triângulos (cada um corresponde à metade de um quadradinho); abaixo um trapézio rosa que ocupa 9 quadradinhos; no centro, um triângulo verde que ocupa 5 quadradinhos ao todo, polígono irregular laranja  que parece uma seta para direita ocupando 4 quadradinhos; e paralelogramo roxo ocupando 9 quadradinhos. O comprimento de lado de cada quadradinho da malha mede 1 metro.

• Um pintor está fazendo um painel com desenhos geométricos. Para cada metro quadrado pintado, é usado 0,2 litro de tinta. Para pintar as figuras do painel, quantos litros de cada cor de tinta o pintor usará aproximadamente?

6. Em uma parede retangular cujo comprimento mede 14 métros e cuja altura mede 4 métros, Daniel pintou um painel que lembra um trapézio com bases medindo 10 métros e 6 métros e altura medindo 3,5 métros. Quanto mede a área da parede que permaneceu sem pintura?

7.

Ícone de atividade com elaboração de problemas.

Elabore um problema cuja resolução envolva o cálculo da diferença entre a medida de área de um losango, de diagonais medindo 56 centímetros e 32 centímetros de comprimento, e a medida de área de um triângulo cuja base mede 24 centímetros e tem 15 centímetros de medida de altura relativa a esta base.

8. No projeto de um condomínio, há uma praça triangular. Cada quadradinho no desenho do projeto ­representa 2 métros quadrados.

Ilustração. Malha quadriculada com triângulo verde ocupando, ao todo, 19,5 quadradinhos. Nesse triângulo há árvores e arbustos representando se tratar de uma praça.

Determine a medida de área da praça.

Respostas e comentários

2. a) 2,75 centímetros quadrados

2. b) 5 centímetros quadrados

2. c) 1,71 centímetros quadrados

2. d) 6,25 centímetros quadrados

2. e) 3,08 centímetros quadrados

2. f) 5,8 centímetros quadrados

3. a) 40,5 centímetros quadrados

3. b) 22,5 centímetros quadrados

4. .6936 métros quadrados

5. azul: 1,4 litro; rosa: 1,8 litro; verde: 1 litro; laranja: 0,8 litro; roxo: 1,8 litro

6. 28 métros quadrados

7. Resposta pessoal.

8. 39 métros quadrados

Orientações e sugestões didáticas

Na atividade 2, para calcular a medida de área do trapézio, do triângulo e do paralelogramo, os estudantes terão de medir a altura de cada uma dessas figuras. É importante lembrá-los de que a altura de uma figura geométrica é o segmento que une o vértice à reta que contém o lado oposto e é perpendicular a essa reta. A ideia é que eles posicionem a régua tendo esse conceito em vista.

Na atividade 4, os estudantes terão a oportunidade de resolver um problema que envolve a medida de área de um terreno retangular. Problemas como esse contribuem para que os estudantes desenvolvam a habilidade ê éfe zero oito ême ah um nove. Amplie a proposta dessa atividade e peça a eles que resolvam o seguinte problema:

Um terreno tem o formato de um trapézio cujas bases medem 36 métros e 24 métros de comprimento e a altura mede 20 métros de comprimento. Foi construído no local um galpão retangular cujos comprimentos dos lados medem 10,6 métros e 5,5 métros de comprimento. No restante do terreno, plantou-se grama. Qual é a medida de área dessa parte gramada do terreno? (Resposta: 541,7 métros quadrados)

Caso os estudantes tenham dificuldade, oriente-os a fazer uma figura que represente o terreno, o galpão e a parte em que se plantou grama.

Se achar conveniente, depois de resolver as atividades, proponha aos estudantes uma visita a locais próximos da escola, cujas superfícies tenham diferentes formatos, para que eles possam calcular as medidas de área desses locais. Atividades como essa enriquecem a construção do conhecimento, pois possibilitam uma aplicação prática do que foi estudado em sala de aula.

Lembre-se: Escreva no caderno!

3 Cálculo aproximado de medidas de área

Lucas é engenheiro e precisou calcular a medida de área aproximada de um terreno de formato irregular. Para isso, ele representou o contorno desse terreno em uma folha de papel quadriculado, no qual cada quadradinho representava 10 métros quadrados. Observe a seguir como ele fez.

Ilustração. Malha quadriculada com uma figura vermelha formada por uma linha não poligonal fechada e sem segmentos em parte alguma.
Ilustração. Sequência da ilustração anterior, agora com os quadradinhos inteiros que estão dentro da figura pintados de bege.
Ilustração. Sequência da ilustração anterior. Agora com cada quadradinho da malha anterior dividido em 4 quadradinhos menores. Com isso, foi possível colorir de rosa mais quadradinhos inteiros da malha que estão dentro da figura.
Ilustração. Sequência da ilustração anterior. Agora com cada quadradinho da malha anterior dividido em 4 quadradinhos menores. Com isso, foi possível colorir de verde mais quadradinhos inteiros da malha que estão dentro da figura.

Depois, Lucas fez o seguinte cálculo.

Cada quadradinho bege representa 10 métros quadrados. Assim:

31 10 métros quadrados = 310 métros quadrados

Cada quadradinho rosa representa

fração 10 sobre 4

métros quadrados. Assim:

24

fração 10 sobre 4

métros quadrados = 60 métros quadrados

Cada quadradinho verde representa

10 sobre 16

métros quadrados. Assim:

72

10 sobre 16

métros quadrados = 45 métros quadrados

Portanto, a medida da área aproximada do terreno é 415 métros quadrados, pois:

310 métros quadrados + 60 métros quadrados + 45 métros quadrados = 415 métros quadrados

Para pensar

Como Lucas poderia obter uma aproximação ainda melhor para a medida de área do terreno?

Respostas e comentários

Para pensar: Ele poderia ter dividido cada quadradinho da última malha outra vez em 4 quadradinhos ainda menores, considerando a quantidade de novos quadradinhos inteiros que poderia pintar na região interna do terreno.

Orientações e sugestões didáticas

Cálculo aproximado de medidas de área

Objetivos

Resolver situações-problema que envolvam cálculo de medidas de área de figuras geométricas planas por meio de procedimentos de decomposição.

Calcular a medida de área de superfícies planas por meio da composição e decomposição de figuras por aproximações.

Orientações

Considerando que em diferentes situações do cotidiano é necessário realizar cálculos de medidas de áreas de superfícies não regulares, mas compostas de polígonos conhecidos, torna-se importante o estudo aproximado de medidas de áreas. No exemplo discutido no texto, os estudantes observarão que a malha é um importante instrumento e que a diminuição da unidade de medida na malha aumenta o grau de precisão. Em outras palavras, de acordo com a precisão desejada ou necessária, devem ser selecionadas a unidade e a estratégia mais apropriadas.

O objetivo do boxe Para pensar é fazer os estudantes perceberem que quanto menor a unidade de medida na malha quadriculada, mais próximo estará da medida de área do terreno.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Calcule a medida de área aproximada de cada figura, considerando que o comprimento de cada lado do quadradinho mede 1 centímetro.

Ilustração. Malha quadriculada com três figuras, sendo cada uma delas, formada por uma linha não poligonal fechada e sem segmentos em parte alguma. Todas são compostas pelo contorno e região interna.  Figura A é verde e ocupa aproximadamente 21 quadradinhos. Figura B é laranja e ocupa aproximadamente 20 quadradinhos. Figura C é azul e ocupa aproximadamente 18 quadradinhos.

2. Observe como Fernanda calculou a medida de área aproximada de um terreno irregular e responda às questões.

Primeiro, ela representou o terreno em uma folha. Depois, traçou duas figuras retangulares, uma interna e outra externa ao terreno, conforme o esquema.

Ilustração. Figura representando um terreno irregular. Seu contorno é formado por uma linha não poligonal fechada e sem segmentos em parte alguma. Um retângulo está representado dentro do contorno e outro fora.

Fernanda sabia que cada 1 centímetro desenhado na folha representava, na realidade, 100 métros. Então, ela calculou a medida de área das duas figuras retangulares em valores reais. Depois, para encontrar a medida de área aproximada do terreno, calculou a média dessas duas medidas de área.

a) Faça como Fernanda e encontre a medida da área aproximada do terreno.

b) Analisando a maneira de calcular usada por Lucas anteriormente, com o uso de uma malha quadriculada, e a maneira usada por Fernanda nesta atividade, qual das duas você achou mais fácil para encontrar o valor aproximado da medida de área de uma superfície irregular?

c) O que você achou das estratégias empregadas por Lucas e por Fernanda para resolver o problema?

3. Faça uma estimativa da medida da área do estado do Paraná.

Mapa. ESTADO DO PARANÁ. O mapa mostra o Paraná, capital: Curitiba. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos e escala de 0 a 100 quilômetros, indicando que cada 1 centímetro do mapa corresponde a 100 quilômetros na realidade.

Elaborado com base em: í bê gê É. Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 175.

 

Ícone de atividade em grupo ou dupla.

Agora, reúna-se com um colega para responder às questões.

a) Como vocês fizeram para calcular a medida da área desse estado?

b) Encontraram o mesmo valor para a medida da área? Se não, por quê?

c) Pesquisem na internet ou em um atlas a medida da área do estado do Paraná e verifiquem se o resultado obtido por vocês está próximo do real.

Respostas e comentários

1. A: aproximadamente 21 centímetros quadrados

B: aproximadamente 20 centímetros quadrados

C: aproximadamente 18 centímetros quadrados

2. a) .111800 métros quadrados

2. b) Resposta pessoal.

2. c) Resposta pessoal.

3. a) Resposta pessoal.

3. b) Respostas pessoais.

3. c) Resposta pessoal. Segundo o í bê gê É (2018), a medida da área do estado do Paraná é de .199307,939 quilômetros quadrados.

Orientações e sugestões didáticas

A atividade 2 pode proporcionar momentos de troca de respostas e estratégias entre os estudantes. Assim, eles poderão articular ideias e etapas do raciocínio que possibilitarão refinar suas noções e estratégias para o cálculo aproximado de medidas de áreas em diferentes situações-problema. Aproveite para obter informações a respeito do que eles compreenderam ou não sobre o assunto.

Antes de resolver os itens da atividade 3, pergunte aos estudantes se eles conhecem o estado do Paraná e se sabem em que região do Brasil este estado está localizado. Se possível, leve um mapa do Brasil e mostre a sua localização. Proponha questões para que possam comparar a medida da área do Paraná com a de outros estados brasileiros.

4 Medida de área de regiões circulares

Medida de área do círculo

Para determinar a medida de área de um polígono regular qualquer inscrito em uma circunferência, podemos decompô-lo em triângulos.

Analise a decomposição de alguns polígonos regulares.

Figura geométrica. Quadrado azul inscrito em uma circunferência. O quadrado está dividido em 4 triângulos iguais por meio de dois segmentos de reta que são suas diagonais. Figura geométrica. Pentágono regular inscrito em uma circunferência. O pentágono está dividido em 5 triângulos congruentes. O centro do pentágono é um vértice comum aos triângulos. Figura geométrica. Hexágono regular vermelho inscrito em uma circunferência. O hexágono está dividido em 6 triângulos congruentes. O centro do hexágono é um vértice comum aos triângulos. Figura geométrica. Polígono regular de 20 lados inscrito em uma circunferência. O polígono está dividido em 20 triângulos congruentes. O centro do hexágono é um vértice comum aos triângulos.

Observe que, conforme aumentamos o número de lados do polígono regular inscrito na circunferência, mais o seu formato se aproxima do formato de um círculo. Assim, a medida de área desses polígonos também tende a se aproximar da medida de área do círculo.

Agora, considere um círculo de centro óh e raio com medida de comprimento r. Esse círculo pode ser decomposto em n setores circulares congruentes (em que n é um número muito grande). Observe.

Esquema. Círculo dividido em n partes. No centro, ponto O. Ao lado direito, seta apontando para ilustração de setores circulares alinhados horizontalmente como se fosse todos os setores do círculo. Abaixo desses setores cota indicando que correspondem à 2 pi r.

Observação

Setor circular é a região do círculo delimitada por um de seus ângulos centrais.

Cada setor é tão pequeno que a medida de sua área é próxima da medida de área de um triângulo. Quanto maior for a quantidade n de setores em que dividirmos o círculo, maior será essa aproximação.

Figura geométrica. Um setor circular. Ao lado direito, seta para direita e depois da seta, um triângulo com linha tracejada indicando sua altura.

Como os setores são congruentes, os triângulos a eles associados têm a mesma medida de área. Assim, considerando que a medida de área do círculo é aproximadamente igual à soma das medidas de áreas dos n triângulos, temos:

Medida de área

Aproximadamente, n vezes, fração de numerador b vezes a, e denominador 2.

Medida de área

Aproximadamente, fração de numerador n vezes, b vezes, a, e denominador 2.

Considerando a soma das medidas das bases dos triângulos aproximadamente igual à medida de comprimento total da circunferência, temos: n b 2π r. Além disso, a medida da altura de cada um dos triângulos aproxima-se da medida de comprimento do raio, ou seja, podemos considerar a r. Assim:

Medida de área

Aproximadamente, fração de numerador 2 pi r, vezes r, e denominador 2.

Por meio dessa ideia, podemos provar que a medida de área de um círculo cujo comprimento do raio mede r é dada por:

Medida de área = πr2

Saiba mais

Fotografia. Círculo com inscrições em japonês à esquerda. À direita, traços verticais com inscrições.

No século dezessete, o japonês Seki Kowa (1642-1708) calculou a medida de área de um círculo por meio da decomposição em retângulos e chamou esse método de , que significa “teoria do círculo”.

Orientações e sugestões didáticas

Medida de área de regiões circulares

Objetivos

Calcular a medida de área de regiões circulares (círculo, setor circular e coroa circular).

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um nove da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

• Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um nove da Bê êne cê cê ao propor aos estudantes que resolvam e elaborem problemas, inclusive os relacionados ao cálculo da medida de área de terrenos, utilizando expressões de cálculo de medida de área de círculos.

Orientações

O cálculo da medida de área de um círculo é apresentado com base na aproximação das medidas de áreas de polígonos regulares inscritos em circunferências. Conforme a quantidade de lados aumenta, a medida do perímetro do polígono se aproxima da medida do comprimento da circunferência, e a medida de área do polígono se aproxima da medida de área do círculo.

Se julgar oportuno, ao apresentar o conteúdo do boxe Saiba mais, peça aos estudantes que realizem uma atividade prática, desenhando um círculo com o auxílio de um compasso e, depois, que obtenham a medida aproximada de sua área, com a utilização de retângulos, processo semelhante ao usado por Seki Kowa. Essa experiência contribui para que eles vivenciem como o conhecimento científico se desenvolve e consigam fazer descobertas durante o processo. Alerte-os para terem cuidado com o manuseio do compasso, a fim de preservar a integridade física deles.

(ê éfe zero oito ême ah um nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

Medida de área de um setor circular

Em um círculo de raio com comprimento medindo r, a medida de área de um setor circular é diretamente proporcional à medida de abertura do ângulo central. Observe o setor circular cuja abertura do ângulo central mede a.

Figura geométrica. Circunferência com setor circular com ângulo a e medida de comprimento r do centro até a extremidade.
Esquema. Para medida de abertura do ângulo central igual a 360 graus, medida de área correspondente igual a pi, r elevado ao quadrado. Para medida de abertura do ângulo central igual a a minúsculo, medida de área correspondente igual A maiúsculo.

Assim, é possível estabelecer uma regra de três simples para relacionar a medida de área a de um setor com a medida a, em grau, de abertura do ângulo central correspondente.

Como as medidas são diretamente proporcionais, temos:

Sentença matemática. Fração 360 graus sobre a minúsculo, igual a fração de numerador pi, r elevado ao quadrado, sobre A maiúsculo.

Portanto, a medida de área de um setor circular de raio com comprimento medindo r e ângulo central de medida de abertura a, em grau, é dada por:

Sentença matemática. A, igual a fração de numerador a minúsculo vezes pi, r, elevado ao quadrado, e numerados 360 graus.

Exemplo

Vamos calcular a medida de área do setor circular destacado.

Figura geométrica. Circunferência com setor circular verde com ângulo cuja abertura mede 50 graus e medida r igual a 1, do centro até a extremidade. Abaixo, Sentença matemática. A, igual, fração de numerador 50 graus, vezes, pi, vezes, 1 elevado ao quadrado, e numerador 360 graus, igual, fração 5 pi sobre 36.

Medida de área da coroa circular

Chamamos de coroa circular a região entre duas circunferências concêntricas que estão em um mesmo plano e têm raios de medidas de comprimento diferentes. Observe a coroa circular a seguir.

Figura geométrica. Duas circunferências concêntricas (de mesmo centros), sendo uma maior e outra menor. Centro O comum às duas circunferências e com medida de raio R maiúsculo para a circunferência maior e r minúsculo para a circunferência menor.

A medida de área de uma coroa circular (A) é determinada pela diferença entre a medida de área do círculo de raio com maior comprimento (áR) e a medida de área do círculo de raio de menor comprimento (ár).

Fotografia. Moeda circular dourada vazada circularmente no centro com inscrições japonesas. Ao lado, moeda circular em tom de cobre com número 50, também vazada circularmente ao centro.
Moedas japonesas de 5 ienes (à esquerda) e 50 ienes (à direita). As faces dessas moedas lembram coroas circulares.

Exemplo

Sabendo que o comprimento do diâmetro de uma moeda de 1 real mede 2,7 centímetros e que o diâmetro da região prateada mede aproximadamente 1,8 centímetro de comprimento, vamos calcular a medida da área da região dourada de uma das faces.

Fotografia. Moeda de 1 real, prateada no centro e dourada ao redor, formando uma coroa circular.

Para isso, vamos considerar π = 3,14 e fazer:

A = AR Ar

A = π (1,35)2 centímetros quadrados π (0,9)2 centímetros quadrados

A = 3,14 1,8225 centímetros quadrados 3,14 0,81 centímetros quadrados

A = 5,72265 centímetros quadrados 2,5434 centímetros quadrados

A = 3,17925 centímetros quadrados

Portanto, a medida da área da região dourada de uma das faces da moeda de 1 real é, aproximadamente, 3,18 centímetros quadrados.

Orientações e sugestões didáticas

• Nesta página, o estudo de medidas de áreas circulares é ampliado para as medidas de áreas de setores circulares e de coroa circular. É importante que, antes dos cálculos, os estudantes compreendam as ideias de setor (região do círculo delimitada por um de seus ângulos centrais) e coroa (região entre duas circunferências concêntricas de raios com diferentes medidas de comprimento).

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Calcule a medida da área da região lilás em cada caso.

a)

Figura geométrica. Círculo lilás com centro O e raio com medida de comprimento 3.

b)

Figura geométrica. Círculo lilás com centro O e raio com medida de comprimento comprimento fração 2 sobre pi.

c)

Figura geométrica. Circunferência com cujo raio tem comprimento medindo 2.  Contém um setor circular lilás com ângulo reto.

d)

Figura geométrica. Coroa circular lilás de centro O, cujo raio maior tem comprimento medindo 7 e raio menor tem comprimento medindo 5.

2. Dadas as medidas de áreas, encontre a medida do comprimento do raio de cada círculo. (Considere: π = 3,14.)

a) 314 centímetros quadrados

b) 78,5 centímetros quadrados

c) 150,72 centímetros quadrados

d) 28,26 centímetros quadrados

3. Calcule a medida de área da parte verde de cada figura.

a) O lado do quadrado mede 3 centímetros de comprimento.

Figura geométrica. Figura formada por um quadrado dividido em dois triângulos congruentes por meio de sua diagonal: metade na cor verde e metade na cor cinza. Acima do quadrado, um semi círculo verde cujo diâmetro coincide com o lado do quadrado.

b) O raio do círculo mede 2 centímetros de comprimento.

Figura geométrica. Círculo com 2 setores circulares verde: um com abertura do ângulo medindo 45 graus e outro com ângulo reto.

4. Uma pítsaria fez a seguinte promoção:

Ilustração. Cartaz com o texto: Promoção. Leve duas pizzas médias pelo preço de uma grande do mesmo sabor. No canto direito do cartaz há uma fatia de pizza.

• Sabendo que o diâmetro da pizza média mede 30 centímetros de comprimento e o da pizza grande mede 45 centímetros, você acha que essa promoção será vantajosa para quem comprar as pizzas médias? Explique.

5. Na Confeitaria dos Sonhos, uma torta em formato circular, cujo diâmetro mede 30 centímetros de comprimento, é vendida em 10 pedaços. Na Confeitaria Verão o mesmo tipo de torta é vendido em 6 pedaços e o diâmetro mede 24 centímetros de comprimento, apesar de ser produzida com a mesma receita e com o mesmo custo. (Considere: π = 3,14.)

a) Quais são as medidas das áreas da face superior da torta nas duas confeitarias?

b) Em qual das duas confeitarias a face superior do pedaço de torta é maior?

c) Se na Confeitaria Verão o pedaço de torta custa R$ 5,00cinco reais, quanto a Confeitaria dos Sonhos deve cobrar para que ambas tenham o mesmo lucro?

6. Na figura a seguir, a medida de área da coroa circular é igual a 75π centímetros quadrados. Calcule a medida do comprimento r.

Figura geométrica. Coroa circular laranja com medida do comprimento da circunferência menor r e da circunferência maior 2 vezes r.

7. O prefeito de uma cidade decidiu fazer um mosaico em parte de uma praça circular, conforme o esquema.

Ilustração. Praça circular com dois mosaicos composto por coroas circulares. Ao redor, bancos e árvores.

Sabe-se que a medida do diâmetro da praça é 50 métros de comprimento e a mão de obra custa R$ 9,50nove reais e cinquenta centavos por metro quadrado. Determine o valor que será gasto em mão de obra. (Considere: π = 3,14.)

Respostas e comentários

1. a) 9π

1. b)

Sentença matemática. Fração 4 sobre pi.

1. c) π

1. d) 24π

2. a) 10 centímetros

2. b) 5 centímetros

2. c)

Sentença matemática. 4 raiz quadrada de 3.

centímetros

2. d) 3 centímetros

3. a) (4,5 + 1,125π) centímetros quadrados

3. b)

Sentença matemática. Fração 3 pi sobre 2.

centímetros quadrados

4. Espera-se que os estudantes percebam que a promoção não será vantajosa, pois a medida da área de uma pizza grande é maior que a medida da área de duas pizzas médias.

5. a) Confeitaria dos Sonhos: 706,5 centímetros quadrados; Confeitaria Verão: 452,16 centímetros quadrados

5. b) A face superior do pedaço de torta da Confeitaria Verão é maior: 75,36 centímetros quadrados > 70,65 centímetros quadrados

5. c) R$ 4,69quatro reais e sessenta e nove centavos

6. 5 centímetros

7. R$ 9.321,88nove mil trezentos e vinte e um reais e oitenta e oito centavos

Orientações e sugestões didáticas

• Durante a realização das atividades, incentive os estudantes a compartilhar as estratégias empregadas e o modo como pensaram. Essa troca de ideias entre eles contribui para que possam ampliar o repertório de estratégias de resolução de problemas. Aproveite esse momento para avaliar o que aprenderam e fazer um levantamento das principais dificuldades enfrentadas por eles.

8. Encontre a medida de área da parte rosa considerando que os quatro círculos menores têm a mesma medida de comprimento de raio. (Considere: π = 3,14.)

Figura geométrica. Quadrado rosa com lados medindo 8 decímetros de comprimento. No centro, há um círculo cinza com raio medindo 2 centímetros de comprimento. Ao redor desse círculo, há quatro círculos menores iguais com raio medindo 1 decímetro de comprimento.

9. O fundo de uma piscina circular será revestido com pastilhas azuis e brancas, formando uma figura como a apresentada a seguir.

Figura geométrica. Circunferência. No centro, segmento de reta AG, correspondendo ao diâmetro e, pertencentes a este segmento os pontos B, C, D, E e F. A parte azul compreende metade do círculo, menos dois semicírculos (um com diâmetro que vai do ponto C ao E, com centro em D. E outro com diâmetro que vai do ponto E ao G, com centro em F) mais um semi círculo na outra metade do círculo maior, com diâmetro que vai do ponto A ao ponto C, com centro em B.

• Sabendo que á cê = cê é = ê éfe = 4 métros e que todas as curvas da figura são arcos de circunferência, calcule a medida da área da parte que terá pastilhas azuis.

10.

Ícone de atividade com desafio.

Observe as duas figuras, em que há um polígono inscrito em uma circunferência e um polígono circunscrito a essa circunferência. Considere que as circunferências têm a mesma medida de comprimento de raio, os triângulos são equiláteros e os quadriláteros são quadrados.

Figura geométrica. Triângulo verde. Dentro, círculo azul inscrito. E outro triângulo menor verde, inscrito ao círculo. Abaixo, outra figura geométrica. Quadrado azul. Dentro, círculo verde inscrito. E quadrado menor azul, inscrito ao círculo.

• Que figura tem a maior razão entre as medidas das áreas dos polígonos inscrito e circunscrito, nessa ordem? Por quê?

5 Volume e capacidade

Observe o aquário que Mariana comprou para seu filho.

O aquário tem o formato de um paralelepípedo com 6 decímetros de medida de comprimento, 4 decímetros de medida de largura e 5 decímetros de medida de altura. Quantos litros de água cabem nesse aquário?

Recorde

A medida de volume de um paralelepípedo, em que a representa a medida do comprimento, b a da largura e c a da altura, é dado por:

V = a b c

Para saber quantos litros de água cabem nesse aquário, devemos primeiro multiplicar as medidas de suas três dimensões:

V = 6 decímetros 4 decímetros 5 decímetros = 120 decímetros cúbicos

Como 1 decímetro cúbico = 1 litro, então 120 decímetros cúbicos = 120 litros .

Portanto, nesse aquário cabem 120 litros de água.

Note que, para resolver o problema, usamos o fato de que 1 decímetro cúbico corresponde a 1 litro. Observe outras relações entre unidades de medida de volume:

1 métro cúbico = .1000 litros

1 centímetro cúbico = 1 mililitros

Respostas e comentários

8. 38,88 decímetros quadrados

9. 24π métros quadrados

10. O quadrado; porque a razão entre as medidas das áreas dos quadrados é

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

e a razão entre as medidas das áreas dos triângulos é

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4.

.

Orientações e sugestões didáticas

Volume e capacidade

Objetivo

• Favorecer o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero oito ême ah dois zero e ê éfe zero oito ême ah dois um da Bê êne cê cê.

Habilidades da Bê êne cê cê

• Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois zero da Bê êne cê cê porque trabalha a relação do litro com o decímetro cúbico e do litro com o metro cúbico para resolver problemas de cálculo de medida de capacidade de recipientes. O tópico também favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois um porque os estudantes poderão resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da medida de volume de recipientes cujo formato é o de um bloco retangular.

Orientações

• Ao iniciar o trabalho com este tópico, recorde os estudantes da fórmula apresentada na página para se calcular a medida de volume de um paralelepípedo. Reforce que essa expressão pode ser usada para calcular a medida de volume de qualquer paralelepípedo com medidas representadas por números reais positivos.

(ê éfe zero oito ême ah dois zero) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

(ê éfe zero oito ême ah dois um) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Calcule a medida de volume, em metro cúbico, dos paralelepípedos representados a seguir.

Esquema. Foto de uma menina de etnia branca, cabelos castanhos e longos, está sentada com a pernas cruzadas, esta vestindo uma camiseta malhada em verde e branco, com uma calça jeans clara com diversos rasgos, sua mão direita está sobre suas pernas e sua mão esquerda com o indicador levantados na altura de sua cabeça, ela está olhando para cima, ao fundo há a ilustração de três figuras geométricas quadriculares uma amarela e duas roxas. Ela diz: Não se esqueça de que, para obter a medida de volume de um paralelepípedo, as medidas de comprimento usadas no cálculo devem estar expressas em uma mesma unidade.

a)

Figura geométrica. Paralelepípedo na cor azul com altura medindo 30 centímetros, comprimento medindo 0,8 metros e largura medindo 30 centímetros.

b)

Figura geométrica. Paralelepípedo na cor vermelha com altura medindo 2 decímetros, largura medindo 1 decímetro e comprimento medindo 1 decímetro.

2. Responda às questões.

a) Quantos litros equivalem a 10 métros cúbicos?

b) Qual deve ser a medida de volume, em centímetro cúbico, de um recipiente, para que 56 mililitros ocupem toda sua capacidade?

c) Com 72 litros, podemos preencher completamente quantos recipientes de 12 decímetros cúbicos cada um?

3. Daniel convidou 6 amigos para um lanche em sua casa. Ele calculou 2 copos cheios de suco para cada amigo. Se cada copo lembra um paralelepípedo com 5 centímetros de medida de comprimento, 5 centímetros de medida de largura e 12 centímetros de medida de altura, quantos litros de suco, no mínimo, Daniel deve comprar para servir a seus amigos?

4. André e Sofia fizeram uma experiência na aula de Matemática. Cada um escolheu um recipiente e calculou a medida de seu volume.

Esquema. Do lado esquerdo uma menina chamada Sofia, de etnia branca, com cabelos castanho claros curtos ondulados, usa óculos, está com camiseta branca, com o braço e mão esquerda está segurando um fichário verde rente a seu corpo na parte abdominal, com a mão direita está fazendo o sinal de beleza com o polegar.  Ela está pensando em uma figura geométrica com formato de paralelepípedo em cor verde, com altura medindo 3 decímetros, comprimento medindo 4 decímetros e largura medindo 2 decímetros. Ela diz: O volume do meu recipiente mede 24 decímetros cúbicos.
Ao lado direito, um menino chamado André, de etnia branca, com cabelos curtos, loiros, cacheados, está com uma camisa xadrez de manga curta, com o braço esquerdo segura um fichário cinza vermelho e amarelo e com o indicador da mão direita apontado para cima, na altura da cabeça, esta com a guia de uma mochila em seu ombro direito, mochila de tons escuros com laranja. Ele diz: A medida de volume do meu recipiente é igual a 24 mil centímetros cúbicos. Ele está pensando em uma figura geométrica com formato de paralelepípedo em cor laranja, com altura medindo 80 centímetros, largura medindo 15 centímetros e comprimento medindo 20 centímetros.

a) Qual dos dois recipientes apresenta a maior medida de capacidade?

b) O que podemos concluir sobre a medida de capacidade dos recipientes?

5.

Ícone de atividade com elaboração de problemas.
Ícone de atividade em grupo ou dupla.

Karen comprou vasos que lembram paralelepípedos. Observe as dimensões de cada vaso e elabore um problema que envolva medida de volume, em centímetro cúbico, e medida de capacidade, em mililitro. Depois, peça a um colega que resolva o seu problema e resolva o problema elaborado por ele.

Ilustração. Mesa marrom com três vasos azuis que lembram paralelepípedos transparentes em cima posicionados um ao lado do outro, sendo que o da esquerda tem todas as dimensões medindo 10 centímetros. O que se encontra no meio tem altura medindo 20 centímetros, e largura e comprimento medindo 10 centímetros. O terceiro, posicionado à direita,  tem comprimento medindo 20 centímetros, largura medindo 10 centímetros e altura medindo 10 centímetros.
Respostas e comentários

1. a) 0,072 métro cúbico

1. b) 0,002 métro cúbico

2. a) .10000 litros

2. b) 56 centímetros cúbicos

2. c) 6 recipientes

3. 3,6 litros de suco

4. a) Os dois recipientes apresentam a mesma medida de capacidade, já que possuem a mesma medida de volume.

4. b) Espera-se que os estudantes percebam que recipientes de diferentes dimensões podem ter a mesma medida de capacidade.

5. Resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

• Na atividade 5, os estudantes terão a oportunidade de elaborar um problema envolvendo o cálculo da medida de volume de vasos cujos formatos lembram paralelepípedos. Espera-se que o problema criado por eles seja coerente com a ilustração apresentada. Após resolverem o problema proposto pelo colega, reproduza no quadro alguns problemas que foram elaborados por eles e discuta-os com a turma.

Ilustração. Ícone. Caderno na vertical com uma lupa.

Compreender um texto

faça as atividades no caderno

Ícone de tema contemporâneo Meio ambiente.

Embalagem longa-vida

Durante a Segunda Guerra Mundial, a escassez de vidro e de metal laminado para a produção de latas motivou o desenvolvimento de embalagens alternativas. O empresário sueco Ruben (1895-1983) patenteou em 1944 e lançou em 1952 uma embalagem de papelão impermeável para bebidas, inicialmente com o formato tetraédrico (pirâmide de base triangular), conforme imagem a seguir (à esquerda). Com o tempo, esse tipo de embalagem passou a ter o formato mais comum de um paralelepípedo, que é mais fácil no armazenamento e transporte (à direita).

Fotografia. Embalagens com a descrição de papelão impermeável, popularmente conhecidas como longa-vida, sendo a primeira em formato tetraédrico em cor branca, ao lado, embalagem em formato de paralelepípedo com tampa de rosca azul, ao lado outra embalagem formato de paralelepípedo com tampa de rosca azul só que maior que a anterior, e a próxima embalagem também branca em formato de paralelepípedo com tampa de rosca azul com tamanho apenas um pouco menor que a figura anterior, a próxima embalagem também branca em formato de paralelepípedo, menor que a anterior, e a última embalagem também, com formato de paralelepípedo, branca pequena, com um canudo azul introduzido nela.
Embalagens de papelão impermeável, popularmente conhecidas como “longa-vida”.

Desde então, foram desenvolvidas máquinas para montar, encher e selar automaticamente diversos alimentos e bebidas com esse tipo de embalagem. São popularmente chamadas de embalagem “longa-vida”, pois a sua composição multicamadas permite que os alimentos sejam armazenados por várias semanas, sem a necessidade de conservantes ou refrigeração:

Esquema. Embalagem longa-vida de leite em preto e branco, com zoom em uma para para explicar como são as camadas dessa embalagem. O zoom mostra as seguintes camadas e cotas explicando-as, da mais externa para mais interna: camada rosa: 'Plástico: protege da umidade externa e na camada inferior'; Camada azul: 'Papel: aumenta a rigidez'; Camada rosa: 'Plástico: para aderir ao alumínio'; Camada amarela: 'Alumínio: barreira contra a luz e o oxigênio'; Duas camadas rosas: 'Plástico: duas camadas para impedir o contato com a camada de alumínio.'

A embalagem longa-vida do leite (Ultra High Temperature, em inglês), por exemplo, garante uma vida de prateleira ou validade de até 180 dias, no entanto, após aberta, o leite deve ser conservado em geladeira e consumido no máximo em 3 dias.

Orientações e sugestões didáticas

Compreender um texto

Objetivos

Desenvolver a competência leitora.

Trabalhar o Tema Contemporâneo Transversal Educação Ambiental, da macroárea Meio Ambiente.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois zero e da competência geral 6 da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

• As atividades desta seção favorecem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois zero, visto que trabalha a relação do litro com o decímetro cúbico para verificar a capacidade de embalagens de leite.

Orientações

O tema tratado na seção valoriza a diversidade de saberes, possibilita entender relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas com consciência crítica e responsável, conforme sugere a competência geral 6 da Bê êne cê cê.

O formato tetraédrico da primeira embalagem impermeável de papelão determinou o nome da empresa de Ruben .

(ê éfe zero oito ême ah dois zero) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

Competência geral 6: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Compreender um texto

Saiba mais

Processos de esterilização de alimentos

Leite é resultado de um processo de ultrapasteurização, em que o líquido é aquecido entre 130 graus Célsius e 150 graus Célsius por até 8 segundos e depois resfriado à temperatura ambiente. Como praticamente nenhuma bactéria sobrevive, o leite dura até 180 dias dentro da embalagem longa-vida. Já o leite “de saquinho”, que tem duração máxima de 7 dias dentro da embalagem, é obtido pelo processo de pasteurização, em que o líquido é aquecido a mais de 70 graus Célsius por até 20 segundos, e então resfriado muito rapidamente a –  4 graus Célsius, eliminando apenas as bactérias que causam doenças. Esse processo recebe esse nome em homenagem ao químico francês que o criou, Louis Pasteur.

Fotografia em preto e branco. Homem com a descrição na foto sendo Louis Pasteur que viveu entre 1 mil 822 e 1 mil 895, de cabelo escuro com barba grisalha, uma verruga na bochecha, está usando um casaco preto e uma gravata borboleta preta.
Luí Pastér(1822-1895).

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Na sua casa, você e seus familiares ou responsáveis costumam comprar e consumir leite de caixinha ou leite de saquinho? Se sim, explique a eles a diferença entre os dois processos de esterilização.

2. Porque a embalagem do leite de caixinha é chamada de “longa-vida”?

3. Pesquise em sua residência ou no supermercado e cite alguns produtos comercializados em embalagem longa-vida, além do leite.

4. Em geral, nas embalagens de leite longa-vida, qual unidade de medida costuma ser utilizada para indicar a capacidade?

5. Verifique se as duas embalagens de leite longa-vida, cujas dimensões internas estão apresentadas a seguir, realmente acondicionam aproximadamente 1 litro cada uma.

Figura geométrica. Embalagem 1 em formato de paralelepípedo azul com medidas: altura de 20 centímetros, largura de 7 centímetros e comprimento de 7,5 centímetros.
Figura geométrica. Embalagem 2 em formato de Paralelepípedo vermelho com medidas: altura de 16,5 centímetros, largura de 6,5 centímetros e comprimento de 9,5 centímetros.

6.

Ícone de atividade em grupo ou dupla.

Por possuir muitas camadas bem aderidas umas às outras, embalagens longa-vida são difíceis de reciclar, podendo levar até 100 anos para se decompor. Assim, uma das formas de evitar que seu descarte acarrete prejuízos ambientais é reaproveitá-las, utilizando-as para outros fins. Reúna-se com alguns colegas e pesquisem algumas ideias para a reutilização de embalagens longa-vida como matéria-prima de outros produtos, tais como telhas, cadernos, carteiras, porta-trecos, formas de gelo, vasinhos etcétera Montem um cartaz com exemplos e imagens e o apresentem aos colegas.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal.

2. Porque esse tipo de embalagem permite que os alimentos sejam armazenados por várias semanas, sem a necessidade de conservantes ou refrigeração.

3. Exemplos de resposta: Produtos como iogurte, suco, água de coco, achocolatado, creme de leite, leite condensado, extrato de tomate, entre outros.

4. Litro ou mililitro.

5. Sim, ambas acondicionam aproximadamente 1 litro cada uma.

6. Resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

Ao apresentar o conteúdo do boxe Saiba mais, peça aos estudantes que realizem uma pesquisa para conhecerem outras descobertas e contribuições de Louis Pasteur para a ciência. Ao longo dos seus 73 anos de vida, ele realizou experimentos que levaram a descobertas científicas brilhantes, que contribuíram para a evolução da medicina e da química. Seus estudos conseguiram identificar a ação de bactérias e outros micro-organismos, favorecendo a prevenção de infecções. Verifique a possibilidade de realizar um trabalho integrado com o componente curricular de Ciências sobre alguns dos experimentos e resultados de Pastér.

Aproveite o trabalho com a atividade 1 e sugira aos estudantes que identifiquem nas embalagens longa-vida o prazo de validade e o tempo em que o produto deve ser consumido após aberto. Estimule-os a comparar entre eles as medidas de capacidade e de tempo observadas.

Para o trabalho com as atividades 4 e 5, considere a possibilidade de levar embalagens vazias de diferentes medidas de capacidade para que eles tomem as medidas e realizem os cálculos na prática. Ao final, se for conveniente, permita que eles desmontem e tentem identificar as camadas da embalagem.

Resolução da atividade 5:

 Embalagem 1: 7 centímetros 7,5 centímetros 20 centímetros = .1050 centímetros cúbicos

 Portanto, .1050 centímetros cúbicos ou .1050 mililitros ou 1,05 litros;

 Embalagem 2: 6,5 centímetros 9,5 centímetros 16,5 centímetros = .1018,845 centímetros cúbicos

 Portanto, .1018,845 centímetros cúbicos ou .1018,845 mililitros ou 1,018845 litros.

Na atividade 6, espera-se que as pesquisas dos estudantes mostrem a eles alguns exemplos de reutilização das embalagens longa-vida como artesanato ou mesmo para a produção de telhas ecológicas em grande escala. Durante a confecção dos cartazes, alerte os estudantes quanto ao uso da tesoura, por exemplo, a fim de preservar a integridade física de todos envolvidos.

  O trabalho de pesquisa para a confecção e apresentação dos cartazes possibilita o desenvolvimento do Tema Contemporâneo Transversal Educação Ambiental da macroárea Meio Ambiente. A reutilização de materiais recicláveis é uma fórma de reaproveitar os resíduos sólidos que descartamos diariamente. Converse com os estudantes sobre boas práticas em relação à gestão dos resíduos sólidos que favorecem o meio ambiente, como: repensar e reduzir o consumo de produtos com muitas embalagens; reutilizar embalagens para outra finalidade (como na pesquisa sobre as longa-vida) ou utilizar as retornáveis; e reciclar, contribuindo com a separação do lixo doméstico para a destinação correta para a coleta seletiva.

Ícone. Pasta azul e rosa com segmentos de reta.

Estatística e Probabilidade

faça as atividades no caderno

Determinação da frequência absoluta e da frequência relativa de uma amostra de uma população

Em uma pesquisa, os dados coletados podem ser apresentados na fórma de números absolutos e/ou relativos. Consideremos, por exemplo, dois modos de apresentar os dados coletados, em outubro de 2023, sobre a idade dos 200 funcionários da empresa á bê cê.

Distribuição dos funcionários da empresa ABC por idade

Faixa etária

Número de funcionários

Porcentagem de funcionários

A partir de 20 anos e com menos de 30 anos

62

31%

A partir de 30 anos e com menos de 40 anos

79

39,5%

A partir de 40 anos e com menos de 50 anos

30

15%

A partir de 50 anos e com menos de 60 anos

29

14,5%

Total

200

100%

Dados obtidos pela empresa á bê cê em outubro de 2023.

Esquema. Fotografia de uma mulher de cabelo castanho, óculos e casaco preto. Ela fala: Pela tabela ao lado, podemos verificar que o grupo com mais funcionários é o que tem pessoas a partir de 30 anos e com menos de 40 anos. Ao fundo há umas figuras geométricas ilustrativas.

Frequência absoluta e frequência relativa

Com a leitura dos dados dessa tabela, observamos que:

as idades foram divididas em quatro classes: de 20 a 30 anos (exclusive), de 30 a 40 anos (exclusive), de 40 a 50 anos (exclusive) e de 50 a 60 anos (exclusive);

a classe em que há maior frequência de funcionários é a de 30 a 40 anos (exclusive), com 79 pessoas ou 39,5% do total;

na 2ª coluna estão apresentados os dados absolutos, indicando o número de funcionários correspondente a cada faixa etária;

na 3ª coluna estão apresentados os dados relativos, indicando percentuais de frequência de funcionários em cada uma das classes.

Os dados absolutos e os dados relativos estão relacionados aos seguintes conceitos:

Frequência absoluta é o número de elementos correspondentes a determinada classe.

Frequência relativa é a razão entre o número de elementos de determinada classe e o número total de elementos analisados.

Orientações e sugestões didáticas

Estatística e Probabilidade

Objetivos

Determinar as frequências absoluta e relativa de uma amostra de uma população.

Distribuir as frequências de uma variável de uma pesquisa em classes.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois quatro da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

• Esta seção favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois quatro da Bê êne cê cê porque os estudantes podem verificar que as frequências organizadas em classes resumem os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.

Orientações

Com base no problema que aborda as faixas etárias dos funcionários de uma empresa, espera-se que os estudantes reconheçam a diferença entre frequência absoluta e frequência relativa da amostra de uma população.

Comente com os estudantes o que significa “exclusive” nos casos apresentados. Por exemplo, “de 20 a 30 anos (exclusive)” significa que as pessoas de 20 anos estão inclusas, mas as de 30 anos não estão.

Diga também que cada faixa etária corresponde a uma classe.

(ê éfe zero oito ême ah dois quatro) Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.

Estatística e Probabilidade

Observe outra fórma de representar os dados:

Distribuição dos funcionários da empresa ABC por idade

Faixa etária (em ano)

Frequência absoluta

Frequência relativa

20 ⊢ 30

62

0,31

30 ⊢ 40

79

0,395

40 ⊢ 50

30

0,15

50 ⊢ 60

29

0,145

Total

200

1

Dados obtidos pela empresa á bê cê em outubro de 2023.

Esquema. Fotografia de um homem negro de boné azul e camiseta azul. Ele segura um tablet e diz: Nessa tabela, a porcentagem dos
funcionários foi representada com números decimais para indicar a frequência relativa.

O símbolo indica a inclusão do valor situado à sua esquerda e a exclusão do valor situado à sua direita.

Amostra de uma população

Ainda no estudo da Estatística, duas ideias muito importantes estão presentes nas pesquisas:

População é o conjunto de todos os elementos que contêm uma característica que se quer estudar.

Amostra de uma população é uma parte da população que queremos estudar.

Em uma pesquisa sobre a idade dos funcionários das 18 escolas públicas de uma cidade, por exemplo:

a população engloba todos os funcionários das 18 escolas públicas dessa cidade;

a amostra é composta de funcionários de 10 das 18 escolas públicas dessa cidade.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Uma das medidas para melhorar a qualidade da educação de um país é elevar o número médio de anos escolares concluídos por pessoa, entre sua população. Considere a tabela com dados do país a em dezembro de 2023 e, depois, responda às questões.

Distribuição das unidades da federação do País A segundo o número médio de anos escolares concluídos (2023)

Número médio de anos concluídos

Frequência: quantidade de unidades da federação

4 ⊢ 5

8

5 ⊢ 6

7

6 ⊢ 7

9

7 ⊢ 8

2

8 ⊢ 9

1

Dados obtidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do país a em dezembro de 2023.

a) Que classe tem a maior frequência?

b) Qual é o total de unidades da federação que corresponde às três maiores frequências?

Respostas e comentários

1. a) de 6 a 7 anos (exclusive)

1. b) 24 unidades da federação

Orientações e sugestões didáticas

Diga aos estudantes que, geralmente, em uma pesquisa, não é possível obter dados de toda a população. Por isso, os pesquisadores levantam dados de uma amostra da população, ou seja, escolhem uma parte dela de acordo com uma metodologia. Para ilustrar, cite a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (), em que o í bê gê É faz pesquisas com uma parte da população e, do resultado, podem ser feitas inferências para toda a população.

Explique aos estudantes que o termo “população” não é utilizado apenas para designar pessoas, mas também objetos ou qualquer outro tema sobre o qual temos interesse em estudar.

2. Considere os dados da tabela a seguir, referentes a 2022/2023 no país a, e responda às questões.

Distribuição das unidades da federação do País A segundo a faixa de repetência escolar (2022-2023)

Faixa de repetência escolar (em %)

Frequência: quantidade de unidades da federação

0 a 10 (exclusive)

1

10 a 20 (exclusive)

7

20 a 30 (exclusive)

12

30 a 40 (exclusive)

7

Dados obtidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do país a em dezembro de 2023.

a) De acordo com essa tabela, qual é a faixa de maior frequência?

b) E a de menor frequência?

c) Qual é a diferença entre as frequências encontradas nos itens a e b?

3. Os organizadores de uma feira de livros da cidade Flores Coloridas realizaram uma pesquisa sobre o grau de escolaridade dos .1200 participantes da feira em 2023.

Distribuição dos participantes da feira de livros segundo o grau de escolaridade

Grau de escolaridade

Frequência relativa

Ensino Fundamental

0,10

Ensino Médio

0,25

Ensino Superior

0,35

Pós-graduação

0,30

Dados obtidos pelos organizadores da feira de livros em 2023.

a) Copie a tabela no caderno e insira uma nova coluna com a frequência absoluta referente a cada grau de escolaridade.

b) Construa no caderno um gráfico que represente esses resultados.

c) Escreva uma conclusão possível a respeito desses participantes.

4. Com base em uma pesquisa, realizada em maio de 2023, com 120 pessoas que frequentam a rede de supermercados Planejamos Juntos, foi construído o gráfico a seguir, referente ao estado civil desses consumidores.

Gráfico. Gráfico de colunas verticais com o título: ESTADO CIVIL DOS CONSUMIDORES. No eixo horizontal, o estado civil. No eixo vertical, Quantidade de consumidores. Os dados são: solteiro, 28; Casado, 52; Viúvo, 12; Divorciado, 28.

Dados obtidos pelo supermercado Planejamos Juntos em maio de 2023.

• Construa, no caderno, a tabela de frequência absoluta e relativa com os dados desse gráfico.

5. Observe, na tabela a seguir, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2020, referentes ao número de domicílios particulares em 2019.

Número de domicílios particulares em 2019

Região

Quantidade (em milhões)

Norte

5,4

Nordeste

19

Sudeste

31,5

Sul

10,9

Centro-Oeste

5,6

Dados obtidos em: í bê gê É. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios () Contínua: características gerais dos domicílios e dos moradores 2019, c.2020. Disponível em: https://oeds.link/OK2oCd. Acesso em: 28 abril 2022.

a) Construa uma tabela indicando a frequência relativa dos dados apresentados e a porcentagem referente a cada região brasileira. Deixe a frequência relativa indicada com 3 casas após a vírgula.

b) A que região corresponde a maior frequência relativa? De quanto é essa frequência?

6.

Ícone de atividade com elaboração de problemas.
Ícone de atividade em grupo ou dupla.

Elabore um problema envolvendo frequência absoluta ou frequência relativa. Passe seu problema para um colega resolver e resolva o problema criado por ele.

Respostas e comentários

2. a) 20 a 30 (exclusive)

2. b) 0 a 10 (exclusive)

2. c) 11

3. Respostas em Orientações.

4. Resposta em Orientações.

5. a) Resposta em Orientações.

5. b) Sudeste; aproximadamente 0,435

6. Resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

Resposta do item a da atividade 3:

Distribuição dos participantes da feira de livros segundo o grau de escolaridade

Grau de escolaridade

Freq. rel.

Freq. abs.

Ensino Fundamental

0,10

120

Ensino Médio

0,25

300

Ensino Superior

0,35

420

Pós-graduação

0,30

360

Dados obtidos pelos organizadores da feira de livros em 2023.

Exemplos de resposta do item b da atividade 3:

Gráfico. Gráfico de setores com o título:  DISTRIBUIÇÃO DOS PARTICIPANTES DA FEIRA DE LIVROS SEGUNDO O GRAU DE ESCOLARIDADE, expressando o ensino Fundamental com 10%,  o ensino Médio com 25%, o ensino Superior com 35% e a Pós-graduação com 30%.

Dados obtidos pelos organizadores da feira de livros em 2023.

Gráfico. Gráfico de colunas verticais de título DISTRIBUIÇÃO DOS PARTICIPANTES DA FEIRA DE LIVROS SEGUNDO O GRAU DE ESCOLARIDADE. No eixo horizontal, grau de escolaridade. No eixo vertical, o número de participantes. Os dados são: para o ensino Fundamental, 120 participantes, para o ensino Médio, 300 participantes, para o ensino Superior, 420 participantes; para a Pós-graduação, 360 participantes.

Dados obtidos pelos organizadores da feira de livros em 2023.

No item c da atividade 3, as conclusões também poderão variar e precisam ser discutidas para serem ou não validadas. Algumas possibilidades:

10% dos participantes estudaram somente até o Ensino Fundamental.

Mais da metade dos participantes tem Ensino Superior.

Há o triplo de participantes com Pós-graduação em relação aos que cursaram apenas o Ensino Fundamental.

Resposta da atividade 4:

Estado civil dos consumidores

Estado civil

Freq. rel.

Freq. abs.

Solteiro

0,23

28

Casado

0,43

52

Viúvo

0,10

12

Divorciado

0,23

28

Dados obtidos pelo supermercado Planejamos Juntos em maio de 2023.

Resposta do item a da atividade 5:

Número de domicílios particulares em 2019

Região

Freq. rel.

%

N

0,075

7,5

NE

0,262

26,2

SE

0,435

43,5

S

0,151

15,1

CO

0,077

7,7

Dados obtidos em: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios () Contínua: características gerais dos domicílios e dos moradores 2019, cêrca de2020. Disponível em: https://oeds.link/OK2oCd. Acesso em: 28 abril 2022.

Ilustração. Ícone. Caderno na vertical com um lápis

Atividades de revisão

faça as atividades no caderno

1. Quatro triângulos retângulos, cada um de área medindo 8 centímetros quadrados, foram justapostos a um quadrado, conforme a figura, de maneira que o comprimento do lado de cada triângulo que está apoiado no quadrado tem a mesma medida do comprimento do lado do quadrado.

Figura geométrica. No centro, há um quadrado. Em cada lado do quadrado há um triângulo isósceles cujos comprimentos dos lados congruentes medem 4 centímetros.

a) A composição formou que polígono?

b) Qual é a medida da área do polígono obtido?

2.

Ícone de atividade com desafio.

Dois quadrados, um pequeno, com lado medindo 10 centímetros de comprimento, e um grande, com lado medindo 15 centímetros de comprimento, estão sobrepostos de modo que um dos vértices do quadrado maior está fixado no centro do quadrado menor. O quadrado maior pode se movimentar, mantendo fixo o vértice que está no centro do quadrado menor.

Figura geométrica. Quadrado azul menor e um quadrado vermelho maior, sendo que um dos vértices do quadrado vermelho coincide com o centro do quadrado azul.

Determine a medida da área comum entre os dois quadrados.

3. Determine a medida da área da parte vermelha da figura em função de r. O comprimento do raio do círculo maior mede o dobro da medida do comprimento do raio r do círculo menor.

Figura geométrica. Círculo de cor vermelha. Dentro do círculo vermelho há outro círculo menor cinza tangente ao vermelho cinza com raio de medida r.

4. Calcule a medida de área das coroas circulares a seguir.

Figura geométrica. Coroa circular rosa, cujo comprimento do raio menor mede 3 centímetros e o comprimento do raio maior mede 4 centímetros. Figura geométrica. Coroa circular rosa, cujo comprimento do raio menor mede 1,2 centímetros e o comprimento do raio maior mede 3 centímetros.

• Qual das duas coroas circulares tem maior medida de área?

5. Uma piscina olímpica mede 50 métros de comprimento, 25 métros de largura e 2 métros de profundidade. Já uma piscina semiolímpica mede 25 métros de comprimento, 20 métros de largura e 2 métros de profundidade.

a) Calcule a medida de volume, em litro, de cada piscina.

b) É possível encher completamente uma piscina olímpica com a medida de volume de água de duas piscinas semiolímpicas?

6. Uma construtora pretende comprar um terreno para construir um conjunto residencial. Para isso, fez uma pesquisa de preços de terrenos em uma região e descobriu que um terreno com 40 métros quadrados custava R$ 12.000,00doze mil reais.

Observe, na figura a seguir, um esquema do terreno que a construtora pretende comprar.

Figura geométrica. Malha quadriculada com polígono verde de 5 lados composto por aproximadamente 42 quadradinhos.

a) Considerando que cada quadradinho do esquema corresponde a 20 métros quadrados na realidade, qual é a medida da área desse terreno?

b) De acordo com os preços pesquisados pela construtora, calcule o preço do terreno.

7. Calcule a medida da área da parte colorida de cada figura sabendo que o lado do quadrado mede 4 centímetros de comprimento e que todas as curvas são arcos de circunferência.

a)

Figura geométrica. Quadrado com lados na cor amarela e um quarto de um círculo amarelo dentro do quadrado. Seu raio, tem comprimento com mesma medida que a do comprimento do lado do quadrado.

b)

Figura geométrica. Quadrado com lados na cor azul. Dentro dele, dois arcos de circunferência um voltado para o outro, formando uma região azul. Os arcos se encontram em dois vértices opostos do quadrado.
Respostas e comentários

1. a) um octógono

1. b) 48 centímetros quadrados

2. 25 centímetros quadrados

3. 3πr 2

4. Coroa da esquerda: 7π centímetros quadrados, coroa da direita: 7,56π centímetros quadrados. A coroa da direita tem a maior medida de área.

5. a) Piscina olímpica: ..2500000 litros; piscina semiolímpica: ..1000000 litros

5. b) Não, pois a medida de volume de duas piscinas semiolímpicas é menor que a medida de volume de uma piscina olímpica.

6. a) 840 métros quadrados

6. b) R$ 252.000,00duzentos e cinquenta e dois mil reais

7. a) 4π centímetros quadrados

7. b) (8π 16) centímetros quadrados

Orientações e sugestões didáticas

Atividades de revisão

Objetivos

Consolidar o conhecimento adquirido no decorrer do Capítulo.

Favorecer o desenvolvimento das habi­lidades ê éfe zero oito ême ah um nove, ê éfe zero oito ême ah dois zero e ê éfe zero oito ême ah dois um da Bê êne cê cê.

Habilidades da Bê êne cê cê

• Algumas atividades desta seção contribuem para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um nove porque os estudantes poderão resolver problemas que envolvem medidas de áreas de figuras geométricas, com a possível utilização de expressões de cálculo. Algumas atividades também contribuem para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois zero porque os estudantes podem utilizar a relação entre um litro e um decímetro cúbico e entre um litro e um metro cúbico para resolvê-las. Por fim, a habilidade ê éfe zero oito ême ah dois um tem seu desenvolvimento favorecido ao propor a resolução de problemas que envolvem o cálculo da medida de volume de paralelepípedos.

Orientações

• Aproveite a realização dessas atividades para avaliar o aprendizado dos estudantes no que tange aos conceitos trabalhados no Capítulo. Procure identificar as dificuldades enfrentadas e planeje propostas que possam ajudá-los a superá-las.

(ê éfe zero oito ême ah um nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

(ê éfe zero oito ême ah dois zero) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

(ê éfe zero oito ême ah dois um) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

8. Uma pista de corrida tem o formato da figura a seguir.

Ilustração. Pista de atletismo na horizontal com uma parte reta e as laterias circulares, contendo nove faixas, demonstradas pela cor salmão e a divisórias das faixas em cor branca, a borda interna e a externa estão em cor verde. A parte que é reta está com a indicação de 200 metros de comprimento e vai do centro das semicircunferências da esquerda até o centro das semicircunferências da direita. O ponto A pertence à borda verde interior da menor semicircunferência do lado esquerdo e, o ponto B, pertence à borda verde exterior da maior semicircunferência do lado esquerdo.

• Calcule a medida da área dessa pista sabendo que á ó = 20 métros e ó bê = 60 métros.

9. Observe os dois recipientes a seguir usados em uma experiência e, depois, responda às questões.

Ilustração. Recipiente 1 em formato  de paralelepípedo com líquido dentro. Suas medidas são: 20 centímetros de comprimento por 10 centímetros de largura e 10 centímetros de altura. Ilustração.
Recipiente 2 em formato  de paralelepípedo com líquido dentro, com as seguintes medidas: 20 centímetros de altura por 10 centímetros de largura e 10 centímetros de comprimento.

Os dois recipientes estão com água até a metade de sua capacidade.

a) Quantos litros de água há em cada recipiente?

b) Se mergulharmos uma peça com medida de volume igual a 200 centímetros cúbicos em cada recipiente, o nível da água subirá. Em qual dos dois recipientes o nível da água subirá mais em relação ao nível inicial?

c) Pensando na resposta do item anterior, por que isso ocorre?

10. Um helicóptero precisa pousar em uma região demarcada, como mostra a figura.

Ilustração. Vista superior de área quadrada com duas circunferências concêntricas centralizadas. Acima, um helicóptero vermelho com sua sombra projetada dentro da área central dos círculos.

Sabendo que o comprimento do raio do círculo menor mede 3 métros e que a área da coroa circular delimitada pelos dois círculos mede 16π métros quadrados, calcule a medida de comprimento do raio do círculo maior.

11. (uél-Paraná) Na figura, a bê cê dê é um quadrado cujo lado mede a. Um dos arcos está contido na circunferência de centro C e raio a, e o outro é uma semicircunferência de centro no ponto médio de

segmento de reta BC

e de diâmetro a.

Figura geométrica. Quadrado ABCD. Dentro do quadrado há uma semicircunferência e os vértices B e C pertencem à ela. Há outra parte de circunferência com centro em C e raio CD. A região entre estas circunferências está hachurada.

A área da região hachurada é:

a) um quarto da área do círculo de raio a.

b) um oitavo da área do círculo de raio a.

c) o dobro da área do círculo de raio

Sentença matemática. Fração a sobre 2.

.

d) igual à área do círculo de raio

Sentença matemática. Fração a sobre 2.

.

e) a metade da área do quadrado.

12. Calcule a medida de área da parte colorida da figura, em que todas as curvas são arcos de circunferência e á ó = á = 5 centímetros e ó bê = bit = 10 centímetros.

Figura geométrica. Figura em em formato da letra S composto por duas metades de coroas circulares. Estão indicados os centros dessas coroas O e O linha. O raio da circunferência maior de uma das coroas está indicado por meio do segmento OB e o ponto A pertence a este segmento e à circunferência menor da coroa. O raio da circunferência maior da outra coroa está indicado por meio do segmento O linha B linha e o ponto A linha pertence a este segmento e à circunferência menor dessa coroa. Há um segmento tracejado que contém os diâmetros das duas coroas.

13.

Ícone de atividade com desafio.

(ú éfe ême gê) Considere um reservatório, em fórma de paralelepípedo retângulo, cujas medidas são 8 métros de comprimento, 5 métros de largura e 120 centímetros de profundidade. Bombeia-se água para dentro desse reservatório, inicialmente vazio, a uma taxa de 2 litros por segundo. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, para se encher completamente esse reservatório, serão necessários:

a) 40 minutos

b) 240 minutos

c) 400 minutos

d) 480 minutos

Respostas e comentários

8. .3200(π + 5) métros quadrados

9. a) 1 litro em cada recipiente

9. b) no recipiente 2

9. c) Espera-se que os estudantes percebam que a medida de volume final será a mesma nos dois recipientes. Sendo assim, como a base do recipiente 2 é menor, o nível da água deverá subir mais nele do que no recipiente 1.

10. 5 métros

11. alternativa b

12. 75π centímetros quadrados

13. alternativa c

Orientações e sugestões didáticas

Sugerimos algumas questões para que os estudantes possam refletir sobre suas aprendizagens e possíveis dificuldades no estudo deste Capítulo, as quais devem ser adaptadas à realidade da turma.

Oriente-os a fazer a autoavaliação, respondendo às questões no caderno com “sim”, “às vezes” ou “não”.

Eureticências

reticências sei identificar figuras equivalentes?

reticências recordo as fórmulas para calcular me­didas de área de triângulos e quadrilá­teros?

reticências reconheço as unidades de medida de área?

reticências sei utilizar diferentes métodos para calcular a medida de área de uma figura plana?

reticências sei resolver situações-problema que envolvam cálculo de medidas de área de figuras geométricas planas por meio de procedimentos de decomposição?

reticências sei calcular a medida de área de super­fícies planas por meio da composição e decomposição de figuras por aproximações?

reticências sei calcular a medida de área de regiões circulares?

reticências sei calcular a medida de área de um setor e de uma coroa circular?

reticências reconheço a relação entre volume e capacidade?

reticências sei determinar as frequências absoluta e relativa de uma amostra de uma população?