CAPÍTULO 8 Problemas de contagem

1 Contagem

Em muitas situações do dia a dia, temos de fazer contagens. Acompanhe algumas delas a seguir.

Lembre-se: Escreva no caderno!

Ilustração. Uma moça negra de cabelos compridos pretos usando laço, vestindo saia jeans, camiseta cinza e sapatos brancos. Ela está apontando para uma prateleira com livros e dizendo: 1, 2, 3, 4, 5, reticências, 47, 48, 49. Há 49 livros no total! Ao lado da moça há um rapaz branco de cabeços pretos, vestindo calça preta, camiseta branca e sapatos cinza. Ele está apontando para a prateleira com livros e dizendo: Desses, 16 livros são de Matemática, 20 são de Língua Portuguesa e 13 são de Ciências. Ao fundo há uma estante com três prateleiras de livros, que está na frente de uma parede azul com um quadro pendurado.
Ilustração. Vista frontal de uma sala de aula com as carteiras dispostas em 6 fileiras com 6 carteiras cada uma. Há dois grupos de 3 fileiras separadas por um corredor. Em cada carteira, um estudante está sentado, vestindo uniforme azul da escola. À frente da sala está uma professora de blusa amarela, calça azul e sapatos cor de vinho, dizendo: 1, 2, 3, 4, 5, reticências, 34, 35, 36. Na nossa classe, há 36 estudantes: 2 usam óculos e 34 não usam.

Note que, nesses dois casos, os elementos foram contados um a um, mas há situações em que essa fórma de contagem é muito trabalhosa ou não é viável.

Respostas e comentários

Habilidades da Bê êne cê cê trabalhadas neste Capítulo:

ê éfe zero oito ême ah zero três

ê éfe zero oito ême ah dois dois

Orientações e sugestões didáticas

Contagem

Objetivo

Explorar o desenvolvimento do raciocínio combinatório.

Orientações

O assunto que é tema deste capítulo envolve um raciocínio matemático particular: o raciocínio combinatório. Contar é uma habilidade básica que se procura desenvolver desde muito cedo na formação do ser humano. Na análise combinatória, há situações nas quais os elementos a serem contados não aparecem explícitos, mas são definidos por características dadas, que permitem perceber quais são todos esses elementos, por meio do raciocínio combinatório.

Imagine, por exemplo, que uma turma de formandos de um colégio resolveu fazer uma rifa para levantar fundos para a festa de formatura. Cada bilhete será formado com duas letras, entre as cinco primeiras do nosso alfabeto, seguidas de dois algarismos. Observe alguns exemplos de bilhetes dessa rifa.

Ilustração. Quatro bilhetes de rifa. Estão dispostos em duas linhas e duas colunas. Cada um deles traz o nome Rifa dos formandos e o preço ao lado: 2 reais. O código do primeiro bilhete é CB98. O código do segundo bilhete é AC12. O código do terceiro bilhete é AE74. O código do quarto bilhete é BD35.

Quantos são os bilhetes dessa rifa?

Para responder a essa pergunta, poderíamos listar todas as combinações possíveis de letras e de números, e depois contá-las, mas isso seria muito trabalhoso. Entretanto, podemos utilizar um procedimento que permite contar, de fórma indireta, os bilhetes dessa rifa. Para compreender como esse método funciona, acompanhe outras situações parecidas com essa.

2 Princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem

Clara está em um restaurante italiano e não sabe que combinação de massa e molho escolher. Ela tem à disposição 4 tipos diferentes de massa – espaguete, talharim, parafuso e nhoque – e 3 tipos de molho – de tomate, pesto e branco. De quantas maneiras diferentes Clara pode combinar uma massa com um molho?

Observe as combinações que podem ser feitas com um tipo de massa e um tipo de molho.

Quadro composto por 5 linhas e 4 colunas. Na primeira linha, primeira coluna não há nada; na segunda coluna está escrito molho de tomate e aparecem dois tomates desenhados; na terceira coluna: molho pesto e aparecem alho e manjericão; na quarta coluna: molho branco e aparecem lata de creme de leite e uma tigela. Na primeira coluna, segunda linha está escrito espaguete; na terceira linha: talharim; na quarta linha: parafuso; na quinta linha nhoque. As massas estão em um prato referente ao respectivo nome. Na segunda coluna, segunda linha, há um prato de espaguete com molho de tomate. Na segunda coluna, terceira linha, há um prato de talharim com molho de tomate. Na segunda coluna, quarta linha, há um prato de macarrão  parafuso com molho de tomate. Na segunda coluna, quinta linha, há um prato de nhoque com molho de tomate. Na terceira coluna, segunda linha, há um prato de espaguete com molho pesto. Na terceira coluna, terceira linha, há um prato de talharim com molho pesto. Na terceira coluna, quarta linha, há um prato de macarrão parafuso com molho pesto. Na terceira coluna, quinta linha, há um prato de nhoque com molho pesto. Na quarta coluna, segunda linha, há um prato de espaguete com molho branco. Na quarta coluna, terceira linha, há um prato de talharim com molho branco. Na quarta coluna, quarta linha, há um prato de macarrão parafuso com molho branco. Na quarta coluna, quinta linha, há um prato de nhoque com molho branco.

De acordo com esse quadro, há 12 maneiras diferentes de combinar uma massa com um molho.

Orientações e sugestões didáticas

Comente com os estudantes que eles resolverão o problema da quantidade de bilhetes da rifa mais adiante neste Capítulo (atividade 6 da página 217).

Princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem

Objetivos

Definir o princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah zero três da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah zero três porque será definido o princípio multiplicativo, e os estudantes poderão aplicá-lo na resolução de problemas.

Orientações

O raciocínio combinatório precisa ser desenvolvido pelos estudantes para que tenham a capacidade de lidar com números em situações nas quais não haviam antes pensado e que são instigantes e desafiadoras.

Antes de iniciar este tópico, apresente aos estudantes o problema e peça a eles que, utilizando estratégias pessoais, encontrem de quantas maneiras diferentes se pode escolher uma massa e um molho. Após discutirem, mostre como solucionar esse problema listando todas as combinações em um quadro e por meio da árvore de possibilidades, conforme ilustrado no Livro do Estudante. A construção de uma representação visual da situação descrita, por exemplo, um quadro ou a árvore de possibilidades, permite que os estudantes compreendam o princípio multiplicativo, atribuindo significado ao produto que fornece o total de opções.

(ê éfe zero oito ême ah zero três) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.

Podemos, também, representar essas possibilidades por meio de um esquema chamado árvore de possibilidades. Observe.

Esquemas formado por retângulos com palavras. Da palavra espaguete partem três fios, um para molho de tomate, outro para molho pesto e outro para molho branco. Da palavra talharim partem três fios, um para molho de tomate, outro para molho pesto e outro para molho branco. Da palavra parafuso partem três fios, um para molho de tomate, outro para molho pesto e outro para molho branco. Da palavra nhoque partem três fios, um para molho de tomate, outro para molho pesto e outro para molho branco.

Note que, como a quantidade de maneiras de combinar uma massa com um molho não é grande, foi possível listar todas as combinações. Mas como listaríamos todas as combinações se a quantidade de tipos de massa e de molho fosse bem maior que a da situação apresentada?

Em casos como esse, aplicaríamos o princípio multiplicativo ou o princípio fundamental da contagem.

Se uma decisão divisores de pode ser tomada de maneiras diferentes e se, uma vez tomada a decisão divisores de , a decisão divisores de puder ser tomada de maneiras diferentes, então o número de maneiras de tomar as decisões divisores de e divisores de é .

Na situação anterior, duas decisões poderiam ser tomadas: divisores de (escolher o tipo de massa entre as 4 opções possíveis) e divisores de (escolher o tipo de molho entre as 3 opções possíveis). Portanto, o número de maneiras distintas de tomar as decisões divisores de e divisores de era 12, pois 4 3 = 12.

O princípio multiplicativo pode ser estendido para mais de duas decisões. Acompanhe a situação a seguir.

Em uma lanchonete são oferecidas diferentes opções de combo aos clientes.

Ilustração. Vista frontal do balcão de uma lanchonete em que há uma mulher atendente. Ela é branca de cabelos pretos e está olhando para frente sorrindo, vestindo camiseta de gola e boné vermelhos e avental preto, segurando um bloco de notas em uma mão e uma caneta na outra. Em cima dela, há quatro painéis. No primeiro está escrito: monte seu combo. No segundo: Escolha seu lanche: bauru, x-salada, misto-quente, lanche natural. Há uma ilustração de cada sanduíche. No terceiro painel está escrito: escolha o seu suco, laranja, limão. Há uma ilustração de laranjas e de limões. No quarto painel está escrito: escolha o seu doce, pudim, mousse. Há uma ilustração de pudim e de mousse. Ao fundo do balcão há uma máquina de refrigerantes e geladeiras com sucos, água e chás. No balcão há computadores para os registros dos pedidos.

De quantas maneiras diferentes uma pessoa pode montar um combo?

Nesse caso, três decisões podem ser tomadas: divisores de (escolher o lanche entre as 4 opções possíveis), divisores de ícone de altura(escolher o sabor do suco entre as duas opções possíveis) e divisores de (escolher o doce entre as duas opções possíveis). Portanto, o número de maneiras distintas de tomar as decisões divisores de , divisores de e divisores de é 16, pois 4 2 2 = 16.

Para fazer

Construa uma árvore de possibilidades para representar as diferentes maneiras de montar um combo.

Respostas e comentários

Para fazer: Resposta em Orientações.

Orientações e sugestões didáticas

Ao lidar com problemas de contagem, os estudantes, cada um no seu tempo, começam a substituir a construção de quadros ou esquemas, completa ou parcialmente, por uma resolução aritmética. Entretanto, é importante ressaltar que essa substituição deve partir dos estudantes.

Exemplo de resposta do boxe Para fazer:

Esquemas formado por quadros de palavras. O primeiro esquema inicia com as letras Ba. Dela partem dois fios, um para La e outro para Li. Do La partem dois fios, um para Pu e outro para Mu. Do Li partem dois fios, um para Pu e outro para Mu. O segundo esquema inicia com as letras XS. Dela partem dois fios, um para La e outro para Li. Do La partem dois fios, um para Pu e outro para Mu. Do Li partem dois fios, um para Pu e outro para Mu. O terceiro esquema inicia com as letras MQ. Dela partem dois fios, um para La e outro para Li. Do La partem dois fios, um para Pu e outro para Mu. Do Li partem dois fios, um para Pu e outro para Mu. O quarto esquema inicia com as letras LN. Dela partem dois fios, um para La e outro para Li. Do La partem dois fios, um para Pu e outro para Mu. Do Li partem dois fios, um para Pu e outro para Mu.

bê á – Bauru

– X-salada

– Misto-quente

– Lanche natural

– Suco de laranja

éle i – Suco de limão

– Pudim

Mousse

Ilustração. Ícone. Atividades.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Em uma loja são oferecidos 10 modelos de telefone, disponíveis em 4 cores. Para quem quer comprar um telefone nessa loja, quantas escolhas são possíveis?

2. Paulo possui 3 bolinhas vermelhas numeradas (quinto, quinto e quinto), 5 bolinhas azuis numeradas (á, á, á, á e á) e 4 bolinhas roxas, também numeradas (érre minúsculo, érre minúsculo, érre minúsculo e érre minúsculo). Quantos trios, escolhendo uma bolinha numerada de cada cor, Paulo pode formar?

Problemas que envolvem o princípio fundamental da contagem

Podemos usar o princípio fundamental da contagem para resolver muitos problemas. Analise alguns exemplos.

Situação 1

Quantos números de três algarismos podem ser formados?

Para responder a essa pergunta, poderíamos listar e contar todos os números de três algarismos, mas isso daria muito trabalho. Nesse caso, podemos aplicar o princípio fundamental da contagem.

Como nenhum número pode começar com o algarismo zero, o algarismo das centenas pode ser escolhido de 9 modos. O algarismo das dezenas e o das unidades podem ser escolhidos de 10 modos cada um.

Esquema em três partes. Na primeira parte está escrito: 9 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: centena. Abaixo de 9 modos está escrito: qualquer algarismo, exceto o zero. Na segunda parte está escrito: 10 modos. Há uma seta apontando para cima e está escrito: dezena. Abaixo de 10 modos está escrito: qualquer algarismo. Na terceira parte está escrito: 10 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: unidade. Abaixo de 10 modos está escrito: qualquer algarismo.

Assim, podem ser formados 900 números de três algarismos, pois 9 10 10 = 900.

Para calcular

Quantos números de quatro algarismos podem ser formados?

Situação 2

Quantos números de quatro algarismos distintos podem ser formados?

Uma vez que listar todos esses números e depois contá-los não é a estratégia mais adequada, vamos aplicar o princípio fundamental da contagem. Observe o esquema.

Esquema em quatro partes. Na primeira parte está escrito: 9 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: unidade de milhar. Abaixo de 9 modos está escrito: qualquer algarismo, exceto o zero. Na segunda parte está escrito: 9 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: centena. Abaixo de 9 modos está escrito: qualquer algarismo não escolhido para a casa das unidades de milhar ou o zero. Na terceira parte está escrito: 8 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: dezena. Abaixo de 8 modos está escrito: qualquer algarismo não escolhido para a casa das unidades de milhar e para a casa das centenas. Na quarta parte está escrito: 7 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: unidade. Abaixo de 7 modos está escrito: qualquer algarismo que ainda não foi escolhido.

Dessa fórma, podem ser formados .4536 números de quatro algarismos distintos, pois 9 9 8 7 = .4536.

Respostas e comentários

1. 40 escolhas

2. 60 trios

Para calcular: .9000 números

Orientações e sugestões didáticas

Na atividade 1, os estudantes devem observar que para cada modelo de telefone há quatro cores. Como são 10 modelos, temos 40 escolhas possíveis, pois 10 4 = 40.

Na atividade 2, como são 3 bolinhas vermelhas, 5 azuis e 4 roxas, é possível formar 60 trios, pois 3 5 4 = 60.

Em Problemas que envolvem o princípio fundamental da contagem é apresentada a resolução de diferentes situações por meio da aplicação do princípio multiplicativo.

No boxe Para calcular, espera-se que os estudantes empreguem raciocínio semelhante ao apresentado na Situação 1.

Esquema em quatro partes. Na primeira parte está escrito: 9 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: unidade de milhar. Na segunda parte está escrito: 10 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: centena. Na terceira parte está escrito: 10 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: dezena. Na quarta parte está escrito: 10 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: unidade.

A quantidade de números é obtida por meio da multiplicação: 9 10 10 10 = .9000

Portanto, podem ser formados .9000 números de quatro algarismos.

Situação 3

De quantos modos diferentes é possível que 3 pessoas se sentem em 3 cadeiras?

Ilustração. Três pessoas e três cadeiras coloridas. A primeira pessoa é um homem negro de cabelos curtos pretos, vestindo calça jeans, blusa laranja e sapatos pretos. Ele está com as mãos nos bolsos e se chama Ivo. Ao lado dele está uma cadeira verde, uma cadeira azul e uma cadeira laranja. Ao lado dessa cadeira, está uma mulher branca de cabelos loiros comprido, vestindo calça bege e camisa bege claro e usando salto alto. Ela se chama Bia. Ao lado dela há uma mulher branca de cabelos curtos pretos, vestindo camisa e calça cor de grafite e sapatos pretos. Ela se chama Taís.

Para resolver esse problema, podemos imaginar as diferentes maneiras de dispor essas pessoas nas cadeiras e depois contá-las.

Ilustração. Ivo está na cadeira verde, Bia na cadeira azul e Taís na cadeira laranja.
Ilustração. Bia está na cadeira verde, Ivo na cadeira azul e Taís na cadeira laranja.
Ilustração. Taís está na cadeira verde, Bia na cadeira azul e Ivo na cadeira laranja.
Ilustração. Ivo está na cadeira verde, Taís na cadeira azul e Bia na cadeira laranja.
Ilustração. Bia está na cadeira verde, Taís na cadeira azul e Ivo na cadeira laranja.
Ilustração. Taís está na cadeira verde, Ivo na cadeira azul e Bia na cadeira laranja.

Portanto, as 3 pessoas podem se sentar de 6 maneiras diferentes nas 3 cadeiras.

Também podemos resolver esse problema aplicando o princípio fundamental da contagem.

Esquema em três partes. Na primeira parte está escrito: 3 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito na cor verde: cadeira verde. Abaixo de 3 modos está escrito: Ivo, Bia ou Taís. Na segunda parte está escrito: 2 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito em azul: cadeira azul. Abaixo de 2 modos está escrito: qualquer pessoa que não tenha se sentado na cadeira verde. Na terceira parte está escrito: 1 modo. Há uma seta apontando para cima e escrito em laranja: cadeira laranja. Abaixo de 1 modo está escrito: a pessoa que sobrou.

A cadeira verde pode ser ocupada de 3 modos diferentes, a azul, de 2 modos, e a laranja, somente de 1 modo.

Assim, há 6 modos diferentes de essas pessoas se sentarem em 3 cadeiras, pois 3 2 1 = 6.

Para calcular

De quantos modos diferentes é possível que 5 pessoas se sentem em 3 cadeiras?

Respostas e comentários

Para calcular: 60 modos

Orientações e sugestões didáticas

Cada situação precisa ser examinada com cuidado, solicitando a participação dos estudantes. É importante que eles exponham suas ideias e troquem informações.

No boxe Para calcular, espera-se que os estudantes concluam que é possível 5 pessoas sentarem-se em 3 cadeiras de 60 modos diferentes, pois 5 4 3 = 60.

Ilustração. Ícone. Atividades.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Quantos números de dois algarismos existem?

2. Quantos números de três algarismos distintos existem?

3. Quantos números de três algarismos distintos podemos formar com os algarismos 2, 4, 6, 7, 8 e 9?

4. De quantas maneiras diferentes 7 pessoas podem ficar em fila?

5. Quantos números de três algarismos menores que 700 podem ser formados com os dígitos 4, 5, 6, 7 e 8, considerando que:

a) os algarismos podem se repetir;

b) os algarismos não podem se repetir.

6. Você se lembra do problema do início deste Capítulo? Agora, é a hora de resolvê-lo.

Uma turma de formandos do colégio resolveu fazer uma rifa para levantar fundos para a festa de formatura. Cada bilhete será formado com duas letras, entre as cinco primeiras do nosso alfabeto, seguidas de dois algarismos. Quantos bilhetes há nessa rifa?

7. Quantas palavras de 4 letras diferentes, com sentido ou não, podem ser formadas com um alfabeto de 26 letras?

8. Marília precisa criar uma senha de acesso à rede do instituto em que estuda. Ela foi informada de que a senha precisa ter 6 dígitos, sendo um deles uma letra e os demais, algarismos, que podem ser repetidos. Todas as senhas criadas por Marília começam com o algarismo 9 e terminam com uma vogal. Quantas senhas diferentes Marília pode criar com base nesse critério?

Ilustração. Uma mulher branca de cabelos loiros, vestindo uma camisa rosa, uma calça azul e sapatos rosa. Ela está sentada em uma cadeira, de costas para quem lê. À frente dela há uma mesa com um computador. Na tela do computador está escrito: senha 9 asterisco asterisco asterisco asterisco asterisco.

Situação 4

Chamamos de anagramas as diferentes maneiras de ordenar as letras de uma palavra para formar outra palavra, com sentido ou não.

Quantos são os anagramas da palavra MEU?

Para responder a essa pergunta, podemos listar todos os anagramas e depois contá-los:

MEU EMU UME

MUE EUM UEM

Portanto, existem 6 anagramas da palavra MEU.

Também podemos aplicar o princípio fundamental da contagem. Os anagramas da palavra MEU têm 3 letras. Para a primeira letra, temos 3 escolhas; para a segunda, duas escolhas; e, para a terceira, somente uma escolha.

Esquema em três partes. Na primeira parte está escrito: 3 escolhas. Há uma seta apontando para cima e escrito: primeira letra. Abaixo de 3 escolhas está escrito: M, E ou U. Na segunda parte está escrito: 2 escolhas. Há uma seta apontando para cima e escrito: segunda letra. Abaixo de 2 escolhas está escrito: qualquer letra não escolhida como a primeira letra. Na terceira parte está escrito: 1 escolha. Há uma seta apontando para cima e escrito: terceira letra. Abaixo de 1 escolha está escrito: a letra que não foi escolhida.

Assim, o número de anagramas da palavra MEU é 6, pois 3 2 1 = 6.

Respostas e comentários

1. 90 números

2. 648 números

3. 120 números

4. .5040 maneiras

5. a) 75 números

5. b) 36 números

6. .2500 bilhetes

7. trezentas e cinquenta e oito.oitocentas palavras

8. .50000 senhas

Orientações e sugestões didáticas

As atividades propostas nesta página pretendem mobilizar os conhecimentos e as situações exploradas neste Capítulo até o momento, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio combinatório.

A atividade 6 retoma a situação apresentada no início do capítulo (página 213). Verifique se os estudantes identificam que, no enunciado do problema, não é informado que as letras precisam ser diferentes e que os algarismos devem ser distintos. Então, temos: para as letras, 25 possíveis escolhas, pois 5 5 = 25; e, para os algarismos, 100 possíveis escolhas, pois 10  10 = 100. Logo, os números da rifa são .2500, pois 25 100 = .2500.

Antes de explorar a Situação 4, verifique se os estudantes conhecem o significado de anagrama e explore alguns com eles.

Situação 5

Jorge, Lucas e Iara se candidataram ao cargo de monitor da classe. Sabendo que 2 deles serão escolhidos, quantas duplas diferentes de monitores podem ser formadas?

Para resolver esse problema, vamos imaginar as duplas que podem ser formadas.

Ilustração. Jorge é um garoto negro de cabelos curtos escuros, vestindo blusa laranja, calça marrom e tênis marrons. Lucas é um garoto branco de cabelos de curtos escuros, vestindo camisa azul, calça cinza e tênis pretos. Jorge está de braços cruzados e Lucas do seu lado esquerdo com as mãos na cintura.
Ilustração. Iara é uma garota branca de cabelos compridos escuros, vestindo uma camisa rosa, uma calça jeans e tênis azuis. Iara está com os braços estendidos ao lado do corpo e Lucas está do seu lado esquerdo também com os braços estendidos.
Ilustração. Iara está com as mãos para trás e Jorge está do seu lado esquerdo também com as mãos para trás.
Ilustração. Lucas está com as mãos para trás e Jorge está do seu lado esquerdo com as mãos estendidas ao longo do corpo.
Ilustração. Lucas está com os braços cruzados e Iara está do seu lado esquerdo com uma mão na cintura.
Ilustração. Jorge está com as duas mãos na cintura e Iara está do seu lado esquerdo com uma mão na cintura.

Note que há duplas formadas pelos mesmos integrantes, portanto são iguais. Por exemplo, a dupla Jorge e Lucas é igual à dupla Lucas e Jorge. Assim, observando novamente as imagens anteriores, podemos concluir que existem 3 duplas diferentes.

Também podemos usar o princípio multiplicativo para resolver esse problema. O primeiro estudante da dupla pode ser escolhido de 3 modos, e o segundo, de 2 modos, o que totalizaria 6 duplas, pois 3 2 = 6.

Esquema em duas partes. Na primeira parte está escrito: 3 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: primeiro estudante da dupla. Abaixo de 3 modos está escrito: Jorge, Lucas ou Iara. Na segunda parte está escrito: 2 modos. Há uma seta apontando para cima e escrito: segundo estudante da dupla. Abaixo de 2 modos está escrito: qualquer estudante não escolhido como o primeiro.

No entanto, da mesma fórma, cada dupla foi contada duas vezes. Então, é necessário dividir o total 6 por 2 para eliminar as repetições.

Portanto, podem ser formadas 3 duplas diferentes, pois 6 : 2 = 3.

Para calcular

E se fossem 4 candidatos ao cargo de monitor da classe, quantas duplas diferentes de monitores poderiam ser formadas?

Respostas e comentários

Para calcular: 6 duplas

Orientações e sugestões didáticas

A solução de problemas de contagem exige compreensão plena da situação descrita. Muitos deles, como os apresentados nas Situações 5 e 6, não podem ser resolvidos aplicando diretamente o princípio multiplicativo. Por esse motivo, incentive os estudantes a expor o que entenderam e como acham que devem proceder para resolver determinado problema.

Para solucionar a questão proposta no boxe Para calcular, espera-se que os estudantes concluam que, para compor a dupla de monitores, podemos escolher 1 entre os 4 candidatos, e para o segundo monitor da dupla, restam 3 estudantes para serem escolhidos. Assim, o total de duplas é calculado por: 4 3 = 12

Desconsiderando a quantidade de repetições, temos 12 : 2 = 6, ou seja, 6 duplas.

Situação 6

Quantos são os anagramas da palavra CARA?

Vamos listar todos os anagramas da palavra CARA, supondo que as letras a sejam “diferentes”. Para isso, vamos destacar cada letra A com uma cor.

Esquema formado por anagramas compostos pelas letras C e R em preto, e A variando nas cores azul e laranja. Primeira linha: C A R A, com primeiro A azul e o segundo laranja. C A R A, com primeiro A laranja e o segundo azul. C A A R, com primeiro A azul e o segundo laranja. C A A R, com primeiro A laranja e o segundo azul. C R A A, com primeiro A azul e o segundo laranja. C R A A, com primeiro A laranja e o segundo azul. Segunda linha: R A C A, com primeiro A azul e o segundo laranja. R A C A, com primeiro A laranja e o segundo azul. R A A C, com primeiro A azul e o segundo laranja. R A A C, com primeiro A laranja e o segundo azul. R C A A, com primeiro A azul e o segundo laranja. R C A A, com primeiro A laranja e o segundo azul. Terceira linha: A C R A, com primeiro A azul e o segundo laranja. A C A R, com primeiro A azul e o segundo laranja. A A C R, com primeiro A azul e o segundo laranja. A A R C, com primeiro A azul e o segundo laranja. A R C A, com primeiro A azul e o segundo laranja. A R A C, com primeiro A azul e o segundo laranja. Quarta linha: A C R A, com primeiro A laranja e o segundo azul. A C A R, com primeiro A laranja e o segundo azul. A A C R, com primeiro A laranja e o segundo azul. A A R C, com primeiro A laranja e o segundo azul. A R C A, com primeiro A laranja e o segundo azul. A R A C, com primeiro A laranja e o segundo azul.

Dessa fórma, listamos 24 anagramas. No entanto, como as letras a não são diferentes, os pares de anagramas destacados a seguir são iguais.

Mesmo esquema anterior. Os anagramas iguais, que só variam as cores das letras estão contornados em pares em quadros azuis: primeiro par C A R A; segundo par C A A R; terceiro par C R A A; quarto par R A C A; quinto par R A A C; sexto par R C A A; sétimo par A C R A; oitavo par  A C A R; nono par A A C R; décimo par A A R C; décimo primeiro par A R C A; décimo segundo par A R A C.

Note que metade dos anagramas apresentados anteriormente é igual. Portanto, a palavra CARA tem, na verdade, 12 anagramas.

Nesse caso, também podemos aplicar o princípio fundamental da contagem. Se todas as letras fossem diferentes, teríamos 4 escolhas para a primeira letra, 3 para a segunda, duas para a terceira e somente uma para a quarta. Isso daria 24 anagramas, pois 4 3 2 1 = 24. No entanto, como cada anagrama foi contado duas vezes, devemos dividir 24 por 2 para eliminar as repetições.

Portanto, a palavra CARA tem 12 anagramas, pois 24 : 2 = 12.

Para investigar

ícone atividade em grupo.

Reúna-se com um colega e calculem o número de anagramas da palavra AMADA.

Ilustração. Ícone. Atividades.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Quantos são os anagramas da palavra LIVRO?

2. Quantos são os anagramas da palavra LIVRO que começam com I e terminam com óh?

3. Com os 5 tipos de fruta que há em uma fruteira, quantos tipos de salada, contendo 3 delas, podemos fazer?

4. Dado um conjunto de 10 pessoas, quantas comissões diferentes de 3 pessoas é possível formar?

5. Quantos são os anagramas da palavra ABACATE?

6.

ícone atividade em grupo.
Ícone elaboração de problema

Elabore um problema envolvendo o princípio fundamental da contagem. Passe seu problema para um colega resolver e resolva o problema criado por ele.

Respostas e comentários

Para investigar: 20 anagramas

1. 120 anagramas

2. 6 anagramas

3. 10 tipos de salada

4. 120 comissões

5. 840 anagramas

6. Resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

No boxe Para investigar, espera-se que os estudantes identifiquem, a princípio, que, se todas as letras fossem diferentes, teríamos 5 escolhas para a primeira letra, 4 para a segunda, 3 para a terceira, duas para a quarta e somente uma para a quinta, o que resultaria em 120 anagramas, pois 5 4 3 2 1 = 120. Como a letra a se repete 3 vezes na palavra AMADA, devemos computar o número de anagramas repetidos, ou seja, 3 ∙ 2 ∙ 1 = 6. Assim, é preciso dividir o total de anagramas pelo número de repetições: 120 : 6 = 20.

Portanto, há 20 anagramas da palavra AMADA.

Na resolução da atividade 3, para fazer a salada com 3 tipos de fruta, temos: para a primeira fruta, 5 escolhas; para a segunda, 4; e, para a terceira, 3. Há, portanto, 60 escolhas para os três tipos de fruta, pois 5  4  3 = 60. Mas esse não é o total de saladas, pois aquela formada pelas frutas a, B e C é a mesma daquela formada por B, C e a, por exemplo. Precisamos eliminar as repetições: cada salada foi contada 6 vezes, pois 3 2 1 = 6. Logo, o número de saladas de frutas desejado é 10, pois 60 : 6 = 10.

Nos problemas de contagem, é possível, frequentemente, mudar um pouco o enunciado para ter outro problema. Nesses casos, pode acontecer de algum estudante sugerir “... e se fosse assim?”, o que é muito bom. Caso isso não ocorra, pode-se sugerir a alteração e colocar a nova situação em discussão.

Após a criação de problemas, na atividade 6, é importante promover a troca dos problemas entre os estudantes. Isso pode ser feito em duplas, quando cada um propõe um problema para o colega resolver, ou em pequenos grupos, quando cada estudante propõe um problema para o grupo – cinco ou seis estudantes – discutir e resolver.

Ilustração. Ícone. Trabalho em equipe.

Trabalho em equipe

faça as atividades no caderno

Gincana dos problemas de contagem

Existem muitas situações envolvendo o raciocínio combinatório em que a quantidade de possibilidades não é explícita, mas deve ser calculada por meio das características dadas. Sabendo disso, você e seu grupo vão elaborar problemas de contagem com restrições e resolvê-los em uma “gincana matemática”.

Justificativa

Para resolver um problema de contagem com um número pequeno de combinações, podemos usar um diagrama de árvore ou outra representação para listar todas as possibilidades. No entanto, quando o número de combinações é muito grande, temos de usar outras estratégias, principalmente quando esses problemas trazem restrições muito específicas. Uma gincana é um meio divertido de treinar essas habilidades.

Objetivo

Elaborar problemas de contagem com restrições que possam ser resolvidos pela turma, por meio do princípio multiplicativo.

Apresentação

Gincana entre os diversos grupos da sala.

Questões para pensar em grupo

Que tipo de problema de contagem com restrições pode ser resolvido por meio do princípio multiplicativo?

Problemas de contagem podem envolver combinações de letras, números, senhas, anagramas, sabores de sorvete e cobertura, de sanduíches e sucos, cartas de baralho, fichas numeradas, entre outros. Quais elementos vocês escolherão?

Antes de apresentar o problema para a turma, é importante que todos os integrantes do grupo saibam resolvê-lo. Como garantir que o problema elaborado possa ser resolvido usando apenas os conhecimentos matemáticos adquiridos até o momento?

Quais serão as regras da gincana?

Não se esqueçam

• Cada grupo vai elaborar um problema de contagem com restrições, o qual deve ser apresentado (oralmente ou por escrito em uma folha ou no quadro) para os demais grupos, que, por sua vez, devem resolvê-lo e anotar em uma folha a resposta dos problemas.

Ilustração. Busto de 4 pessoas, uma ao lado da outra, com balões de pensamento. A primeira pessoa é um garoto branco de cabelos loiros, vestindo camisa verde. Ele está com a boca aberta, olhando para o lado e mão no queixo. No balão de pensamento estão duas placas: uma está escrito São Paulo, MDA tracinho 0932; na outra Brasil, DGF4A54. A segunda pessoa é uma garota de cabelos curtos castanhos, vestindo camisa branca e vermelha. Ela está com a boca fechada, olhando para cima. No balão de pensamento estão as letras e números: A, B, Q, 1, 5. A terceira pessoa é uma garota negra de cabelos pretos com laço, vestindo camisa laranja. Ela está de olhos fechados, sorrindo. Do balão de pensamento aparecem um sorvete de casquinha e um sorvete de palito. A quarta pessoa é um garoto branco usando boné azul e vestindo camisa azul e branca. Ele está olhando para os lados e sorrindo. Do balão de pensamento aparecem dois tipos de sanduíche.
Orientações e sugestões didáticas

Trabalho em equipe

Objetivos

Aplicar, por meio de trabalhos em grupos, os conceitos estudados.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah zero três e das competências gerais 9 e 10 da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah zero três porque os estudantes deverão elaborar problemas que possam ser resolvidos pelo princípio multiplicativo.

Orientações

Organize a turma em grupos. Após a leitura da seção, é importante verificar se os estudantes compreenderam claramente a atividade proposta. Se julgar oportuno, cite exemplos de problemas de contagem com restrições, como: “Quantos números de 9 algarismos podem ser formados, de modo que o primeiro algarismo seja maior do que 5?”, “Quantos anagramas da palavra BELO podem ser formados, tal que a última letra seja uma vogal?”.

Antes de os grupos se apresentarem, verifique se os problemas estão adequados ao que foi estudado, se envolve apenas os conhecimentos matemáticos adquiridos até o momento e se todos os integrantes do grupo participaram da tarefa.

Essa proposta de trabalho em equipe favorece o desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 da Bê êne cê cê pois estimula o exercício da empatia e do diálogo, além de colocar em prática a cooperação e a competitividade entre os estudantes.

Após todos os grupos elaborarem seus problemas e resolverem os problemas dos demais grupos, sugira que cada grupo resolva o seu problema no quadro e oriente os demais a compararem as resoluções. Verifique e valorize as diferentes estratégias.

Se julgar conveniente, sugira uma votação para o problema de contagem com a situação mais criativa, a mais difícil e a mais fácil.

(ê éfe zero oito ême ah zero três) Resolver e elaborar problemas de contagem cu­ja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.

Competência geral 9: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Competência geral 10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Ícone. Desafio.

Estatística e Probabilidade

faça as atividades no caderno

Aplicação do princípio fundamental da contagem em cálculos de probabilidade

Marcos fez uma mágica com um baralho comum de cinquenta e duas cartas. Para isso, ele espalhou as cartas sobre a mesa com as faces voltadas para baixo. Em seguida, pediu a Aline que retirasse uma carta qualquer do baralho.

Ilustração. Um menino branco de cabelos curtos e pretos, vestindo camisa azul de gola, calça jeans e tênis pretos. Ele está sentado atrás de uma mesa com as duas mãos erguidas abertas. Na mesa há 52 cartas de baralho viradas para baixo.

Qual carta tinha maior probabilidade de ser retirada por Aline?

Experimento aleatório e experimento equiprovável

Retirar uma carta qualquer do baralho é um experimento cujo resultado não pode ser previsto. É chamado experimento aleatório.

Além disso, o experimento que Aline realizou ao retirar uma carta qualquer do baralho é equiprovável, ou seja, todas as cartas têm a mesma probabilidade de ser retiradas.

Cálculo de probabilidade

Para calcular a probabilidade de um evento ocorrer, basta dividir o número de casos favoráveis pelo número de elementos do espaço amostral. Para determinar esses números, quando necessário, podemos usar o princípio fundamental da contagem.

Espaço amostral é o conjunto formado por todos os resultados possíveis de um experimento.

Orientações e sugestões didáticas

Estatística e Probabilidade

Objetivo

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois dois da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah dois dois porque os estudantes terão a oportunidade de calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

Orientações

Dando continuidade à resolução de problemas que envolvem combinações e contagens, esta seção propõe aos estudantes que façam aplicações do princípio multiplicativo em cálculos de probabilidades empregando uma razão.

Aproveite a situação inicial e peça aos estudantes que calculem a probabilidade de Aline retirar uma carta 7 de determinado naipe. Espera-se que eles concluam que a probabilidade é de

fração: um cinquenta e dois avos.

, dado que há apenas um caso favorável (uma carta 7 para o naipe escolhido). Se julgar oportuno, proponha outros cálculos envolvendo a mesma situação, como a probabilidade de escolher carta 4 de qualquer naipe

entre parênteses, fração quatro cinquenta e dois avos.

, ou uma carta de determinado naipe

entre parênteses, fração treze cinquenta e dois avos.

.

(ê éfe zero oito ême ah dois dois) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

Estatística e Probabilidade

Lembre-se: Escreva no caderno!

Acompanhe, por exemplo, como calcular a probabilidade de uma senha de três algarismos diferentes começar com 0:

número de senhas com três algarismos diferentes que começam com 0 (casos favoráveis):

1 9 8 = 72

número de senhas com três algarismos diferentes (casos possíveis):

10 9 8 = 720

Ou seja, a probabilidade de a senha começar com 0 é dada por:

 

sentença matemática: fração 72 sobre 720 igual a um décimo.

= 0,1 ou 10%

Da mesma maneira, a probabilidade de essa senha começar com o algarismo 1 é

fração um décimo

, de começar com o algarismo 2 é

fração um décimo

e assim por diante.

Note que a soma de todas essas probabilidades é igual a 1:

sentença matemática: um décimo mais um décimo mais um décimo mais um décimo mais um décimo mais um décimo mais um décimo mais um décimo mais um décimo mais um décimo igual a 1. Do primeiro um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo zero. Do segundo um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 1. Do terceiro um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 2. Do quarto um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 3. Do quinto um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 4. Do sexto um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 5. Do sétimo um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 6. Do oitavo um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 7. Do nono um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 8. Do décimo um décimo sai uma seta azul escrito: probabilidade de a senha começar com o algarismo 9.

Isso ocorre com a soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral: a soma das probabilidades é sempre igual a 1.

Ilustração. Ícone. Atividades.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Fernando, Luana, Pedro, Alexandre, Izabel, Marta e Carla estão participando de um torneio de xadrez na escola. Considerando que eles são os únicos participantes e que todos têm a mesma probabilidade de ficar em primeiro lugar, responda às questões a seguir.

a) Quantas são as possíveis combinações de colocação desses participantes no cam­peonato?

b) Qual é a probabilidade de Fernando ser o pri­meiro colocado?

Respostas e comentários

1. a) .5040 combinações

1. b) aproximadamente 14,29%

Orientações e sugestões didáticas

Caso julgue conveniente retomar os conceitos envolvidos para o desenvolvimento da habilidade sugerimos os cadernos de exercícios do Portal da Matemática ó bê mépi, para explorar a fração como probabilidade. Disponível em: https://oeds.link/Pp9T7D. Acesso em: 7 julho 2022.

2. Ana tem conta-corrente em um banco em que recebe o salário. Para sacar o dinheiro do banco, ela recebeu uma senha composta de quatro algarismos seguidos por duas letras, os quais podem ser iguais.

a) Qual é o total de senhas que podem ser criadas nessas condições?

b) Qual é a probabilidade de a senha de Ana ter a letra a na última posição?

c) Se as letras e os algarismos não pudessem ser iguais, quantas senhas poderiam ser criadas? Nessas condições, qual seria a probabilidade de a senha de Ana ter a letra a na última posição?

3. Na sorveteria de Fábio são oferecidos sorvetes na casquinha com 6 opções de sabores: morango, limão, abacaxi, creme, flocos e chocolate.

Ilustração. Um homem branco, com óculos e sorrindo, vestindo uniforme e chapéu branco, atendente em uma sorveteria. Ele está segurando uma colher de sorvete. Diante dele há um balcão contendo 6 recipientes, cada um com um sabor de sorvete de massa: morango, flocos, abacaxi, creme, limão e chocolate.

a) De quantas maneiras é possível montar um sorvete com duas bolas de 2 sabores diferentes?

b) Qual é a probabilidade de um cliente pedir um sorvete com duas bolas de 2 sabores diferentes, das quais uma bola seja de chocolate?

c)

ícone atividade em grupo.

Você acha que, na realidade de uma sorveteria, essa probabilidade é verdadeira? Converse com um colega a respeito do assunto e formulem uma hipótese.

4. Everton resolveu pintar sua nova casa antes de se mudar. Para deixá-la com aspecto alegre, decidiu usar uma cor diferente em cada cômodo. Então, comprou 7 cores de tinta: azul, amarela, branca, lilás, verde, rosa e laranja.

Ilustração. Um homem branco de bigode,  usando boné, vestindo camisa azul, calça jeans, sapatos marrons e luvas. Ele está em uma sala com 7 latas de tinta espalhadas nas cores: azul, amarela, branca, lilás, verde, rosa e laranja. Ao fundo há uma escada aberta e nas mãos do homem há um rolo comprido para pintar.

Considerando que a casa tem 2 quartos, uma sala, uma cozinha, 2 banheiros e uma lavanderia, responda às questões.

a) De quantas maneiras diferentes Everton poderá pintar sua casa?

b) Qual é a probabilidade de ele pintar a cozinha de laranja?

c) Nas condições apresentadas no enunciado, se Everton tivesse 8 cores de tinta, de quantas maneiras distintas ele poderia pintar sua casa?

Respostas e comentários

2. a) .setecentas e sessenta. senhas

2. b) aproximadamente 3,85%

2. c) .duzentas e setenta e seis. senhas; aproximadamente 3,85%

3. a) 30 maneiras

3. b) aproximadamente 33,33%

3. c) Resposta pessoal.

4. a) .5040 maneiras

4. b) 14,29%

4. c) .trezentas e vinte maneiras

Orientações e sugestões didáticas

Comente com os estudantes que, na atividade 3, é preciso levar em conta a ordem das bolas de sorvete na casquinha. Por exemplo, o sorvete com a bola de flocos embaixo e a de limão em cima é diferente do sorvete com a bola de limão embaixo e a de flocos em cima. Então, o número de possibilidades de sorvete com apenas uma bola de chocolate será a soma do número de possibilidades de sorvete com uma bola de chocolate embaixo e do número de possibilidades de sorvete com uma bola de chocolate em cima.

Ilustração. Ícone. Caderno na vertical com um lápis.

Atividades de revisão

faça as atividades no caderno

1. Leia a tirinha e, depois, responda às questões.

História com três quadrinhos chamada A senha, do autor Willian Raphael Silva. No primeiro quadrinho há um macaco chamado Bugio, sentado em uma cadeira, digitando em um notebook. Na tela do notebook está escrito: senha. Abaixo aparece um retângulo com 5 círculos pretos. Abaixo aparece a tecla Enter. No segundo quadrinho aparece um Tucano de bico verde, olhos azuis e penas pretas com o peitoral amarelo e vermelho. Ele está em cima de um galho de árvore e segurando um binóculo e dizendo: Ah, descobri a sua senha, Bugio. Já era! No terceiro quadrinho, o tucano está em cima do galho de árvore com o notebook e a tela em que deve inserir a senha. No retângulo não aparece nenhum círculo preto. O tucano diz, pensativo, olhando para o teclado: Agora eu só preciso achar as bolinhas pretas no teclado.

a) Qual foi o engano cometido pelo tucano?

b) A senha de Bugio é formada por cinco algarismos. Quantas senhas é possível formar com cinco algarismos?

2. Em uma empresa são fabricados cadeados que só abrem por meio de um código, dispensando o uso de chave. Os códigos são formados por sete algarismos distintos. Quantos cadeados com códigos diferentes podem ser fabricados nessa empresa?

Ilustração. Dois cadeados marrons com sete partes giratórias contendo números de 0 a 9.

3. Uma senha para acessar a internet é formada por uma letra do nosso alfabeto seguida de quatro algarismos, que podem ser iguais.

Ilustração. Homem jovem branco de cabelos escuros com óculos, vestindo camisa social azul, calça jeans e sapatos marrons. Ele está sentado em uma cadeira de escritório diante de uma mesa com uma xícara, papéis, luminária e computador. Na tela do computador aparecem 5 campos brancos para senha. Ao lado esquerdo da mesa há uma estante de ferro com livros, caixas e um vaso de plantas. Do lado direito do homem, há um vaso com uma planta grande.

Quantas senhas é possível formar?

4. De quantos modos podemos escolher 3 entre 8 pessoas?

5. Quantos são os anagramas da palavra ARARA?

Respostas e comentários

1. a) O tucano não sabia que cada bolinha preta que visualizou esconde um caractere da senha de Bugio.

1. b) .100000 senhas

2. .604800 cadeados

3. duzentas e sessenta. senhas

4. 56 modos

5. 10 anagramas

Orientações e sugestões didáticas

Atividades de revisão

Objetivos

Consolidar o conhecimento adquirido no decorrer do capítulo.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah zero três da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

• A habilidade ê éfe zero oito ême ah zero três é desenvolvida nesta seção por meio da resolução das atividades propostas.

Orientações

Aproveite o tema das primeiras atividades propostas nesta seção e peça aos estudantes que pesquisem e tragam informações para a aula seguinte a respeito do uso de senhas seguras, antes da realização das atividades.

Faça uma roda de conversa para que eles exponham o que sabem e o que pesquisaram sobre o assunto. Espera-se que eles indiquem o cuidado com a criação das senhas, evitando o uso de dados pessoais e priorizando senhas longas, com caracteres diversos e/ou aleatórios.

Faça a mediação sobre o uso das senhas, cuidando para que não sejam expostas nem compartilhadas, tampouco usadas em computadores públicos sem conexões seguras. É possível que algum estudante traga a informação sobre phishing, que são códigos maliciosos usados para invadir computadores ou copiar senhas.

Se julgar conveniente, oriente os estudantes a elaborarem cartazes com dicas e hábitos de segurança para o uso de senhas.

Sugerimos algumas questões para que os estudantes possam refletir sobre suas aprendizagens e possíveis dificuldades no estudo deste Capítulo, as quais devem ser adaptadas à realidade da turma. Oriente-os a fazer a autoavaliação, respondendo às questões no caderno com “sim, às vezes ou não.

Eu...

... compreendo o princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem?

... sei resolver problemas utilizando o princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem?

... compreendo o que são anagramas?

... compreendo o conceito de probabilidade?

... sei calcular a probabilidade da ocorrência de um evento?

(ê éfe zero oito ême ah zero três) Resolver e elaborar problemas de contagem cu­ja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.

Ilustração. Ícone. Para finalizar

Para finalizar

faça as atividades no caderno

Observe e responda

Considere as imagens a seguir.

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

Ilustração. Quadrado verde formado pelas peças do tangram: dois triângulos pequenos, um triângulo médio, dois triângulos grandes, um paralelogramo e um quadrado. Ao lado há uma seta apontando para uma ave formada com as mesmas peças do tangram.
Fotografia. Uma mesa marrom com um aquário transparente em cima. Dentro do aquário há plantas, casinhas em formato de cogumelo e terra. Ao lado do aquário há uma cota indicando a altura com a letra c e uma cota indicando a largura com a letra b. À frente do aquário, na parte inferior, há uma cota indicando o comprimento com a letra a.
Ilustração. Placa de sinalização de trânsito em formato de octógono regular vermelha com a palavra no centro PARE em branco em letras maiúsculas. Em cada lado dessa placa está escrito a letra a minúscula.
Ilustração. Máquina para pagamentos com cartões vista de cima. Aparecem teclas com algarismos de 0 a 9, uma tecla vermelha com um X uma tecla amarela com sinal de menor e uma tecla verde com um círculo. Na tela da máquina está escrito: digite uma senha e embaixo há 6 xis.
Orientações e sugestões didáticas

Para finalizar 

Objetivo

Analisar o que foi estudado na Unidade e avaliar o aprendizado.

Orientações

Para fechar a Unidade de modo que fique claro para os estudantes quais conceitos foram discutidos e se possa verificar se ainda há dúvidas, essa etapa promove discussões orais sobre expressões algébricas, medida de volume e problemas de contagem.

Com debates e registros, é possível que todos tirem suas conclusões e estejam mais seguros em relação ao conhecimento construído.

Oriente os estudantes a reverem as atividades feitas nos capítulos e peça que:

1) Listem as atividades dos capítulos 6, 7 e 8 que eles tiverem dificuldades de resolver.

2) Relacionem as atividades que listaram na questão anterior com os conteúdos estudados.

3) Reúnam-se em grupos e resolvam juntos as atividades listadas. Se ainda tiverem dúvidas, formulem questões para o professor a fim de esclarecê-las.

Para finalizar

Lembre-se: Escreva no caderno!

Com base nas imagens e também no que você aprendeu nesta Unidade, responda às questões.

1. Observe a figura da ave. Ela foi composta com as peças do quadrado. Como você faria para calcular a medida da área dessa figura?

2. Como podemos calcular a medida de volume de água necessária para encher o aquário da foto?

3. Na placa de trânsito, a medida de comprimento de cada lado do octógono está representada por a. Como você indicaria a medida do perímetro desse octógono?

4. Uma senha de 6 dígitos foi digitada na máquina retratada na página anterior. Qual é a probabilidade de adivinharmos essa senha, sabendo que ela é formada por algarismos distintos?

Registre

ícone atividade em grupo.

Para finalizar o estudo desta Unidade, reúna-se com alguns colegas e façam o que se pede.

1. Como se calcula a medida de volume de um paralelepípedo?

2. Como vocês diferenciam expressões algébricas de expressões numéricas? Deem exemplos.

3. O que são monômios? E polinômios? O que os diferencia das equações?

4. Quais operações podem ser realizadas entre os polinômios? Exemplifiquem cada uma delas.

5. O que diz o princípio fundamental da contagem?

6. Na abertura desta Unidade, vocês responderam a algumas questões no boxe “Para ­começar...”. Comparem as respostas dadas àquelas questões com as respostas que vocês dariam agora e escrevam um texto explicando o que vocês aprenderam nesta Unidade.


Para conhecer mais

O código polinômio (Coleção A descoberta da Matemática)

Luzia Faraco Ramos

São Paulo: Ática, 2019.

O relógio antigo do pai de Leo desaparece, e o ladrão deixa como pista desafios matemáticos. Leo pede a ajuda da professora Paula para desvendar os códigos, o que acaba por despertar o ciúme da namorada Kika. Será que a Matemática vai conseguir solucionar esse problema também?

Fotografia. Capa do livro O código polinômio. Na capa aparece o nome da autora Luzia Faraco Ramos e o logo da editora Ática. A capa é formada por uma parte amarela superior que contém o título. Na parte inferior, há a ilustração de um rapaz branco de cabelos escuros segurando dois dados e atrás dele uma mulher negra de cabelos escuros com a mão no ombro do rapaz. Na parte lateral inferior direita há alguns números e letras: 4, 2, a, h.
Respostas e comentários

Observe e responda: 1. Espera-se que os estudantes percebam que basta medir o comprimento do lado e calcular a medida da área do quadrado. A medida da área da figura da ave será igual à do quadrado.

Observe e responda: 2. Multiplicando as dimensões a, b e c do aquário.

Observe e responda: 3. 8a

Observe e responda: 4.

fração 1 sobre cento e cinquenta e um mil e duzentos

Registre: 1. Multiplicando-se a medida do comprimento pelas medidas da largu­ra e da altura.

Registre: 2. Expressões algébricas são formadas por operações com números e letras ou somente por letras. Expressões numéricas são formadas apenas por um número ou por operações entre números. Exemplos pessoais.

Registre: 3. Monômio é um número ou uma expressão algébrica formada pela multiplicação de um número por uma ou mais letras. Polinômio é um monômio ou uma soma finita de monômios. As equações expressam uma igualdade, enquanto monômios e polinômios, não.

Registre: 4. Espera-se que os estudantes façam uma breve síntese das operações e dos métodos aprendidos nesta Unidade.

Registre: 5. Se uma decisão divisores de pode ser tomada de maneiras diferentes e se, uma vez tomada a decisão divisores de , a decisão divisores de puder ser tomada de maneiras diferentes, então o número de maneiras de tomar as decisões divisores de e divisores de é .

Registre: 6. Resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

Na questão 3, proposta em Observe e responda, espera-se que os estudantes determinem a medida do perímetro do octógono, calculando: 8 a

Na questão 4, como a senha é formada por algarismos distintos, temos que: 10 ∙ 9 8 7 6 5 = .151200

Portanto, é possível formar cento e cinquenta e uma.duzentas senhas diferentes.

A probabilidade de se acertar uma senha nesse total é de

fração 1 sobre cento e cinquenta e um mil e duzentos

Em Registre, na atividade 2, exemplos de resposta:

expressão algébrica: 5x; x + 3

expressão numérica: (3 2) + 5

Na atividade 6, espera-se que, após o estudo dos capítulos, tenha ficado mais fácil responder às questões propostas na abertura desta Unidade.

O livro paradidático apresentado na seção Para conhecer mais pode ser usado como material complementar e também auxiliar na aprendizagem.

Verifique se ele está disponível na escola e incentive os estudantes a lê-lo. Com isso, eles não só estarão desenvolvendo a competência leitora como também poderão lidar com alguns dos conceitos estudados.