A COLEÇÃO

Estrutura e seções

A coleção está dividida em quatro volumes, com quatro unidades cada um. A obra apresenta a seguinte estrutura: Abertura de Unidade, Conteúdos, Atividades, Estatística e Probabilidade, Atividades de revisão, Compreender um texto, Educação financeira, Informática e Matemática, Trabalho em equipe, Para finalizar, Recorde, Mostre o que você aprendeu e Mostre o que você já sabe.

Ao longo da obra, além de atividades e problemas envolvendo situações contextualizadas, a coleção propõe o uso da calculadora, a resolução de desafios, o trabalho em grupo, o cálculo por estimativa e os cálculos mentais. A obra incentiva os estudantes a raciocinar, relacionar ideias, usar a experiência adquirida fóra da escola, refletir sobre a resolução de problemas e sobre os procedimentos utilizados para chegar à solução, produzir análises críticas, criativas e propositivas e desenvolver as capacidades de argumentar e de inferir.

Abertura

Em todas as unidades, há uma página de abertura.

A principal função da Abertura é servir de ligação entre o que os estudantes já sabem e o que devem saber ao final da Unidade. Por esse motivo, em cada uma há o boxe Para começarreticências, cuja finalidade é identificar os conhecimentos prévios deles. As atividades desse boxe podem ser discutidas em grupo, e suas conclusões, compartilhadas com a turma.

Conteúdo e atividades

Em todas as unidades, procura­‑se desenvolver os conteúdos de fórma clara e precisa, ampliando­‑os a cada abordagem e proporcionando, assim, uma visão global do assunto. Os conteúdos estão subdivididos em tópicos, intercalados por seções de atividades que exploram o conteúdo tratado naquele tópico.

No trabalho com os conteúdos, há questionamentos variados em boxes, como Para analisar, Para resolver, entre outros, que têm o objetivo de levar os estudantes à reflexão, à investigação, ao aprofundamento ou à dedução de algo que continuará estudando. Na seção Atividades, o objetivo é apresentar situações em que o conteúdo pode ser aplicado. Elas são organizadas da mais fácil para a mais difícil, incentivando os estudantes a raciocinar.

As atividades propostas envolvem os três níveis de conhecimento que podem ser acionados na resolução de uma questão: os conhecimentos de nível técnico, em propostas de atividades simples, que correspondem a aplicações imediatas do conhecimento desenvolvido no tópico; os conhecimentos de nível mobilizável, identificados no enunciado da atividade, mas que necessitam de reflexão antes de ser colocados em funcionamento; e os conhecimentos de nível disponível, que correspondem a situações propostas sem nenhuma indicação de resolução em seu enunciado.

A seguir, apresentamos um exemplo de cada tipo de atividade.

Técnico

Mobilizável

Disponível

Atividade 3, página 24.
Volume: 6º ano

Atividade 5, página 40.
Volume: 6º ano

Atividade 8, página 41.
Volume: 6º ano

Escreva no caderno os seguintes números usando símbolos romanos:
a) 97
b) 149
c) 1.500
d) 3.560

Lúcia e Carla trabalham em um mesmo escritório. Lúcia é projetista e recebe um salário de 2950 reais. Carla é advogada e recebe 500 reais a mais que Lúcia. Qual é o valor do salário de Carla?

Observe o contracheque de Mariana e responda à questão.

Imagem de contracheque com as seguintes informações: 'Mariana Silva. Salário: x reais. Descontos: 128 reais - INSS; 92 reais - convênio médico; 96 reais - vale-transporte; 35 reais - refeição. Valor a receber: 1.249,00 reais.'

Qual é o salário de Mariana?

Respostas:
a) XCVII
b) CXLIX
c) MD
d) MMMDLX

Resposta: 3.450 reais.

Resposta: 1.600 reais.

Entre as atividades, destacamos algumas especiais, que são os desafios e as atividades de calculadora e de cálculo mental, distribuídas por toda a coleção, em momentos variados.

Ilustração. Perfil de uma cabeça olhando para esquerda com tique dentro. Representa a seção Recorde.

Recorde

Esta seção foi elaborada para ajudar você, professor, a identificar as possíveis dificuldades, individuais ou coletivas, em relação aos principais conteúdos estudados em anos anteriores, considerados pré-requisitos para as habilidades que serão desenvolvidas neste volume. Esperamos que esta seção contribua com o diagnóstico para que você possa avaliar a necessidade de intervenções ou retomada de algum conteúdo. A maneira como os estudantes demonstram entendimento sobre o assunto, os registros e os cálculos dão indícios dos principais equívocos cometidos por eles.

Mostre o que você já sabe

Por meio desta seção, que está localizada no início do volume, vai ser possível fazer uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios dos estudantes. As questões que compõem essa avaliação são de múltipla escolha, sempre com quatro alternativas, sendo três distratores e uma resposta correta. O conteúdo das questões é relativo ao que foi trabalhado no ano anterior, mas tem relação com alguma habilidade importante do ano corrente.

Mostre o que você aprendeu

A exemplo da seção Mostre o que você já sabe, que busca dar um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos estudantes, esta seção, Mostre o que você aprendeu, tem a intenção de avaliar o que eles aprenderam durante o ano letivo. Por essa razão, ela aparece sempre no fim do volume. As questões que compõem essa avaliação são de múltipla escolha, sempre com quatro alternativas, sendo três distratores e uma resposta correta. O conteúdo das questões é relativo ao que foi trabalhado no ano corrente.

Ilustração. Pasta azul e rosa com gráfico de linha a frente. Representa a seção Estatística e probabilidade.

Estatística e Probabilidade

A sociedade contemporânea exige a seleção e a análise de uma diversidade de informações. A Estatística, com seus conceitos e métodos para coletar, analisar e organizar dados, tem se revelado um poderoso aliado para compreender a realidade. Por esse motivo, a seção Estatística e Probabilidade recebeu destaque nesta coleção.

Os conhecimentos que esta seção explora referem­‑se à capacidade de analisar índices, fazer sondagens, escolher amostras e outras situações importantes ao cotidiano.

Ilustração. Caderno de espiral com linha escritas e uma caneta. Representa a seção Atividades de revisão.

Atividades de revisão

As atividades de revisão proporcionam aos estudantes a oportunidade de retomar os conteúdos estudados no capítulo. Muitas dessas atividades são contextualizadas tendo como base assuntos do interesse deles.

O uso desta seção deve se adequar ao planejamento do curso e ao andamento de cada turma; ela pode ser trabalhada em grupo, como atividade para ser realizada em casa ou indicada como opcional.

Ilustração. Página com a ponta superior direita dobrada e alguns escritos. Uma lupa sobre a página. Representa a seção Compreender um texto.

Compreender um texto

Na seção Compreender um texto, é apresentado um texto de interesse dos estudantes, acompanhado de atividades. Essas atividades estão relacionadas à compreensão do texto e aos assuntos matemáticos tratados na Unidade.

O trabalho com textos não pode ser restrito à área de Língua Portuguesa. É importante que todos os professores, incluindo os de Matemática, trabalhem as competências leitora e escritora, pois elas devem ser desenvolvidas pela escola como um todo. Atualmente, muitos textos de circulação social, como reportagens, informativos variados e relatórios, quase sempre são acompanhados de números, e a não apropriação da grandeza numérica envolvida, ou ainda da noção de porcentagem, por exemplo, inviabiliza sua compreensão.

Ilustração. Cofre rosa no formato de um porquinho com uma moeda sendo colocada. Representa a seção Educação financeira.

Educação financeira

Na seção Educação financeira, apresenta-se uma situação cotidiana que envolve finanças e, a partir daí, são discutidas possibilidades para resolver e enfrentar a situação – os estudantes devem se imaginar naquela situação (O que você faria?) e procurar soluções. Depois, em Calcule, são apresentadas algumas atividades referentes à situação inicial ou alguma similar. E, em Reflita, os estudantes são questionados sobre suas ações e atitudes diante de determinadas situações financeiras.

O foco dessas discussões não são conceitos como juro e porcentagem, mas a postura como consumidor. São abordadas questões como consumo consciente, contrôle da impulsividade diante de tantas opções e direitos e deveres do consumidor.

Ilustração. Monitor de computador com um gráfico de barras verticais e gráfico de linhas. Representa a seção Informática e Matemática.

Informática e Matemática

Esta seção trabalha os conteúdos matemáticos por meio de tecnologias digitais como softwares de Geometria dinâmica, planilhas eletrônicas etcétera Ela é composta de duas partes: Construa e Investigue. Em Construa, é apresentado um texto instrucional para que os estudantes sigam os passos e construam as figuras solicitadas. Após a construção, em Investigue, por meio das ferramentas do software, que permitem uma vasta possibilidade de testes e análises, eles podem medir, investigar e levantar hipóteses a respeito da figura que construíram, o que fomenta a discussão e a interação entre eles e o aprofundamento do conteúdo estudado.

Ilustração. Quadrado com bordas arredondadas composto por 4 peças coloridas de quebra cabeça. Três peças estão encaixadas e uma das peças está solta. Representa a seção Trabalhando em equipe.

Trabalho em equipe

A seção Trabalho em equipe, como o próprio nome diz, é muito importante para o desenvolvimento de atitudes como saber esperar sua vez de falar, comprometer­‑se com uma tarefa, ajudar os colegas, lidar com diferentes opiniões, fazer uma exposição oral com desenvoltura etcétera Em todas as unidades, essa seção apresenta os objetivos, a justificativa, o produto do trabalho e algumas orientações para que a atividade seja realizada a contento.

Ilustração. Livro aberto com uma marcação de tique no canto inferior direito. Representa a seção Para finalizar.

Para finalizar

A seção Para finalizar é dividida em duas partes. Em Organize suas ideias, os estudantes fazem uma retrospectiva do que aprenderam na Unidade e respondem a algumas questões. Dessa fórma, fazem uma autoavaliação, e o professor pode acompanhar o progresso de suas turmas. Em Para conhecer mais, sugerimos a leitura de livros e sites que complementam os assuntos explorados na Unidade para enriquecer o conteúdo matemático.

As habilidades da Bê êne cê cê na coleção

A seguir, são apresentados quadros que relacionam os capítulos da coleção aos objetos de conhecimento e às habilidades a serem desenvolvidas no 9º ano, segundo a Bê êne cê cê.

Essas correlações também aparecem indicadas nas orientações página a página do manual em formato lateral.

A unidade temática Números no 9º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta

Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica

(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

Capítulo 1
Capítulo 6

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

Capítulo 1

Potências com expoentes negativos e fracionários

(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.

Capítulo 2

Números reais: notação científica e problemas

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Capítulo 2

Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos

(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

Capítulo 2

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página trezentos e dezesseis e trezentos e dezessete.

A unidade temática Álgebra no 9º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Funções: representações numérica, algébrica e gráfica

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Capítulo 8
Capítulo 9

Razão entre grandezas de espécies diferentes

(EF09MA07) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.

Capítulo 9

Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais

(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

Capítulo 9

Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis

Resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de fatorações

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Capítulo 4
Capítulo 7

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página trezentos e dezesseis e trezentos e dezessete.

A unidade temática Geometria no 9º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Demonstrações de relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal

(EF09MA10) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

Capítulo 5

Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento
de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de
softwares de geometria dinâmica.

Capítulo 3

Semelhança de triângulos

(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Capítulo 5

Relações métricas no triângulo retângulo

Teorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstração

Retas paralelas cortadas por transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

Capítulo 6

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Capítulo 5
Capítulo 6

Polígonos regulares

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

Capítulo 3

Distância entre pontos no plano cartesiano

(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

Capítulo 6

Vistas ortogonais de figuras espaciais

(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

Capítulo 10

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página trezentos e dezoito e trezentos e dezenove.

A unidade temática Grandezas e medidas no 9º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas

Unidades de medida utilizadas na informática

(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

Capítulo 2

Volume de prismas e cilindros

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Capítulo 10

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página trezentos e dezoito e trezentos e dezenove.

A unidade temática Probabilidade e Estatística no 9º ano

Objetos de conhecimento

Habilidades

Capítulos do livro

Análise de probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e independentes

(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.

Capítulo 9

Análise de gráficos divulgados pela mídia: elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

Capítulo 7

Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 5
Capítulo 6

Planejamento e execução de pesquisa amostral e apresentação de relatório

(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Capítulo 4
Capítulo 10

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018. página trezentos e dezoito e trezentos e dezenove.

Os Temas Contemporâneos Transversais na coleção

Os Temas Contemporâneos Transversais (tê cê tês) foram assim distribuídos no 9º ano.

Macroáreas

Temas

Livro 9

Ícone tema transversal meio ambiente.

Educação Ambiental

Capítulo 2
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 9

Ícone tema transversal economia.

Trabalho

Capítulo 2
Capítulo 4
Capítulo 5

Educação Financeira

Capítulo 2
Capítulo 7
Capítulo 8

Ícone tema transversal saúde.

Saúde

Capítulo 8

Ícone tema transversal cidadania e civismo.

Vida Familiar e Social

Capítulo 6

Educação para o Trânsito

Capítulo 6

Educação em Direitos Humanos

Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 5
Capítulo 7

Direito da Criança e do Adolescente

Capítulo 8

Ícone tema transversal ciência e tecnologia.

Ciência e Tecnologia

Capítulo 2
Capítulo 6
Capítulo 9

Sugestões de cronogramas

O quadro a seguir oferece possibilidades de trabalho com os capítulos do volume 9 da coleção durante o ano letivo. O professor pode e deve se sentir à vontade para adaptar as sugestões aqui indicadas de acordo com a realidade e as necessidades da turma e da escola.

O arranjo desse quadro possibilita ao professor a previsão de uma organização bimestral, trimestral ou semestral.

Sugestões de cronogramas (bimestral, trimestral e semestral)

Capítulos do volume 9

Bimestres

Trimestres

Semestres

Unidade 1

Capítulo 1 – Números reais

1º bimestre

1º trimestre

1º semestre

Capítulo 2 – Potenciação e radiciação

Capítulo 3 – Circunferência

Unidade 2

Capítulo 4 – Produtos notáveis e fatoração

2º bimestre

Capítulo 5 – Semelhança

2º trimestre

Unidade 3

Capítulo 6 – Relações métricas no triângulo retângulo

3º bimestre

2º semestre

Capítulo 7 – Equações do 2º grau

Unidade 4

Capítulo 8 – Funções

4º bimestre

3º trimestre

Capítulo 9 – Função afim

Capítulo 10 – Figuras geométricas não planas e medida de volume

Justificativa dos objetivos

Unidade 1 (capítulos 1, 2 e 3)

Nesta Unidade, serão trabalhados os objetos de conhecimento relacionados às unidades temáticas Números, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero nove ême ah zero um, ê éfe zero nove ême ah zero dois, ê éfe zero nove ême ah zero três, ê éfe zero nove ême ah zero quatro, ê éfe zero nove ême ah zero cinco, ê éfe zero nove ême ah um um, ê éfe zero nove ême ah um cinco, ê éfe zero nove ême ah um oito e ê éfe zero nove ême ah dois dois.

Após a retomada dos conjuntos numéricos (naturais, inteiros e racionais), o conjunto dos números irracionais é introduzido, apoiado em exemplos envolvendo a unidade temática Geometria, empregando números irracionais para representar a medida de comprimento do lado de um triângulo ou a relação entre a medida de comprimento de uma circunferência e a medida de seu diâmetro, por exemplo. Em seguida, a ideia do conjunto dos números reais como a união do conjunto dos números racionais com o conjunto dos números irracionais é explorada, bem como a localização de números reais na reta numérica.

O trabalho com a notação científica é feito de modo a evidenciar sua aplicação em diversas áreas do conhecimento e nos meios de comunicação. Aliada à conveniência de expressar números muito grandes ou muitos pequenos utilizando uma potência de base 10, a notação científica também é explorada considerando o trabalho com as unidades de medidas.

O conceito de porcentagem é explorado em diversas situações, inclusive as relacionadas à educação financeira, propiciando o uso de diferentes representações (na fórma de fração e decimal) e da calculadora, mobilizando-o posteriormente na resolução de problemas.

O estudo da circunferência e do círculo antecedem a exploração de ângulos e de polígonos inscritos em uma circunferência, tanto com instrumentos de desenho quanto com um software de Geometria dinâmica.

A representação gráfica de um conjunto de dados é objeto de estudo, a princípio explorando os gráficos de barras e a média aritmética, seguida pela interpretação dessas informações apoiando-se em contextos atuais e necessários, permitindo a discussão e a reflexão de assuntos como a remuneração por região, por gênero, por cor ou raça. Depois de explorar a mediana e a moda de um conjunto de dados, será possível analisar qual medida de tendência central é mais adequada para representar um conjunto de dados.

Unidade 2 (capítulos 4 e 5)

Nesta Unidade, serão trabalhados os objetos de conhecimento relacionados às unidades temáticas Álgebra, Geometria e Probabilidade e estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero nove ême ah zero nove, ê éfe zero nove ême ah um zero, ê éfe zero nove ême ah um dois, ê éfe zero nove ême ah um quatro, ê éfe zero nove ême ah dois dois e ê éfe zero nove ême ah dois três.

As expressões algébricas são exploradas com o estudo dos produtos notáveis e do processo de fatoração. O trabalho é desenvolvido com base nas representações geométricas e algébricas de modo que os estudantes possam compreender os produtos notáveis e suas relações com os processos de fatoração de expressões algébricas.

Após a retomada das relações entre os ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal e os conceitos de razão e proporção, o estudo sobre semelhança é introduzido de maneira que os estudantes possam desenvolver a noção de ampliação e redução de figuras semelhantes e analisar a razão entre as medidas dos perímetros ou entre as medidas de áreas de dois polígonos semelhantes. Seguindo os estudos, são trabalhadas as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. A introdução do teorema de Tales e sua aplicação para resolver problemas finalizam o estudo de Geometria.

Por fim, em Probabilidade e estatística, os principais tipos de pesquisa amostral são apresentados aos estudantes e é proposto a eles que planejem e executem uma pesquisa amostral envolvendo um tema social. Dessa maneira, eles são levados a refletir e entender os passos necessários para o planejamento e a realização de uma pesquisa, de que maneira ocorrerá o levantamento de dados e como serão apresentados. Também faz parte do estudo a leitura e interpretação de gráficos que se completam, em que os estudantes poderão analisar dados em diferentes representações gráficas.

Unidade 3 (capítulos 6 e 7)

Nesta Unidade, serão trabalhados os objetos de conhecimento relacionados às unidades temáticas Números, Álgebra, Geometria e Probabilidade e estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero nove ême ah zero um, ê éfe zero nove ême ah zero nove, ê éfe zero nove ême ah um três, ê éfe zero nove ême ah um quatro, ê éfe zero nove ême ah um seis, ê éfe zero nove ême ah dois um e ê éfe zero nove ême ah dois dois.

No campo de Geometria, as relações métricas do triângulo retângulo são abordadas em uma proposta que visa, inicialmente, familiarizar os estudantes com esse tipo de raciocínio e, posteriormente, dá subsídios para que desenvolvam o espírito investigativo, demonstrando o teorema de Pitágoras com base em uma dessas relações. O trabalho é proposto de fórma coletiva, a fim de que produzam argumentos convincentes, interagindo de fórma cooperativa para resolver o que lhes foi proposto.

As aplicações do teorema de Pitágoras são exploradas em diferentes contextos, por meio da resolução e elaboração de problemas. Em contextos próprios da matemática, explora-se a medida de distância entre dois pontos no plano cartesiano e a determinação do ponto médio de um segmento de reta.

O estudo das equações do 2º grau é abordado na Unidade especialmente por meio de situações que envolvem a determinação de medidas de comprimentos de lados de retângulos (incluindo os quadrados), com base na medida de sua área. Abordagens de aplicação prática contribuem para que os estudantes reconheçam a matemática como resultado das necessidades e preocupações de diferentes civilizações e como ciência que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos. Entre os métodos de resolução de equações do 2º grau completas, a fatoração de trinômios quadrados perfeitos é explorada, com base em suas relações com os produtos notáveis.

O trabalho com a escolha e a construção de gráficos para apresentação de dados de pesquisas é tratado de fórma abrangente com o auxílio de planilhas eletrônicas, desenvolvendo a habilidade de conhecer as especificidades de cada um: gráficos de linhas, de setores e de colunas. Quanto mais os estudantes desenvolvem essa habilidade, mais provável que se tornem mais críticos em relação a notícias veiculadas pela mídia por esses meios, sendo capazes de identificar aqueles que são manipulados para apresentar uma ideia equivocada ou que induza o interlocutor ao erro de interpretação de fórma intencional.

Unidade 4 (capítulos 8, 9 e 10)

Nesta Unidade, serão trabalhados os objetos de conhecimento relacionados às unidades temáticas Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística, que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero nove ême ah zero seis, ê éfe zero nove ême ah zero sete, ê éfe zero nove ême ah zero oito, ê éfe zero nove ême ah um sete, ê éfe zero nove ême ah um nove, ê éfe zero nove ême ah dois zero e ê éfe zero nove ême ah dois três.

A ideia de função é apresentada de fórma contextualizada com base na relação entre duas grandezas. A formalização do conceito possibilita aos estudantes identificar que tais relações só são funções quando se trata de relações de dependência unívoca entre duas variáveis. No decorrer do estudo são abordadas diferentes fórmas de representação de funções (numéricas, gráficas ou algébricas), contribuindo para a utilização e transição entre diferentes registros e linguagens para expressar respostas e apresentar soluções de problemas.

Um Capítulo específico é destinado ao trabalho com funções afins. Nessa proposta, as funções lineares, caso particular de função afim, são apresentadas em conexão com situações que envolvem relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas, como escalas de mapas e plantas, e outras em contextos sociais e ambientais.

As unidades temáticas Geometria e Grandezas e medidas são exploradas de fórma conjunta, ao abordar as figuras geométricas não planas e o cálculo de medida de volume de algumas delas. Nesse trabalho, os estudantes desenvolvem habilidades que lhes permite reconhecer vistas ortogonais e utilizar esse conhecimento para desenhar em perspectiva. Também resolvem e elaboram problemas envolvendo medidas de volumes de prismas, de pirâmides, de cilindros e de cones.

No trabalho com probabilidade, são propostas situações para que os estudantes identifiquem eventos dependentes e eventos independentes em experimentos aleatórios e aprendam a calcular as probabilidades de ocorrência em cada um desses dois casos.

Sugestões de avaliação formativa

Capítulo 1 – Números reais

Objetivos

Questões

Identificar números reais na reta numérica.

1

Reconhecer características de números naturais, racionais e irracionais.

2

Reconhecer a relação de pertinência entre os conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais.

3

Obter a representação decimal (dízima periódica) de uma fração.

4

Verificar se um número é natural, inteiro ou racional.

5

Construir um pictograma a partir dos dados de uma tabela.

6

1. Associe os números à sua posição aproximada na reta numérica, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

Ilustração. Reta numérica com os números 0, 1, 2, 3 e 4 representados por meio de tracinhos. Entre os tracinhos que representam os números 1 e 2, há um ponto com a letra A acima. O ponto está mais próximo de 1 do que de 2. Entre os tracinhos que representam os números 2 e 3, há um ponto com a letra B acima. O ponto está próximo do número 2. Entre os tracinhos que representam os números 3 e 4, há dois pontos, um com a letra C acima e outro com a letra D acima. O ponto C está próximo de 3 e o ponto D está próximo de 4.

um)

Sentença matemática. Dízima periódica 2 vírgula 3 com período no 3.

dois)

Sentença matemática. Número representado pela letra grega pi.

três) 3,7641reticências

quatro)

raiz quadrada de 2

2. Classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) Todo número irracional tem um único ponto correspondente na reta numérica, e todo ponto da reta numérica corresponde a um único número irracional.

b) A representação decimal de

Fração. 3 quartos.

é finita.

c) Entre dois números naturais, sempre existe pelo menos um número racional.

d) Na representação decimal de

Sentença matemática. Dízima periódica 3 vírgula 45 com período no 45.

, o período 345 se repete infinitamente.

e) O primeiro número da sequência dos números naturais é o 1.

3. Copie e complete a frase a seguir, substituindo cada pelo conjunto numérico:

dos números naturais.

,

dos números inteiros.

ou

dos números racionais.

.

é um subconjunto de , que, por sua vez, é um subconjunto de .

4. Identifique a alternativa que contém a dízima periódica correspondente à fração

fração 2 terços

.

a)

Sentença matemática. Dízima periódica 2 vírgula 3 com período no 3.

b)

Sentença matemática. Dízima periódica 0 vírgula 6 com período no 6.

c)

Sentença matemática. Dízima periódica 1 vírgula 5 com período no 5.

d)

Sentença matemática. Dízima periódica 0 vírgula 3 com período no 3.

5. Entre os números a seguir indique quais são:

naturais;

inteiros;

racionais.

0. menos 5. 3 virgula 25. Fração. 1 terço. Sentença matemática. Dízima periódica 1 vírgula 35 com período no 35. Sentença matemática. Raiz quadrada de 2. Sentença matemática. Número representado pela letra grega fi. Sentença matemática. Número representado pela letra grega pi.

6. Construa um pictograma para representar os dados da tabela a seguir.

Quantidade de ovos de Páscoa vendidos na loja de Marlene

Ano

Quantidade de ovos

2018

250

2019

350

2020

400

2021

500

Dados obtidos pela loja de Marlene em dezembro de 2021.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Caso os estudantes apresentem respostas diferentes da esperada, é possível que demonstrem dificuldade no reconhecimento de alguns números reais ou no arredondamento do número para a primeira casa decimal. Alguns deles podem fazer a associação B-quatro, talvez por considerar que

raiz quadrada de 2

é o número mais próximo de 2 entre as opções, ou a associação C-três, talvez por desconhecer ou não se recordar do valor aproximado de π.

A-quatro; B-um; C-dois; D-três

2. Possíveis equívocos estão relacionados ao conceito de dízima periódica, à representação de uma fração na fórma decimal, ao reconhecimento do número zero como elemento do conjunto dos números naturais, à associação dos números racionais e irracionais a pontos na reta numérica, entre outros. Por exemplo, alguns estudantes podem julgar a alternativa c como falsa, talvez por acharem que, na reta numérica com números naturais não há outros números. Se possível, promova um momento de discussão para que os estudantes justifiquem as alternativas que julgam ser falsas.

verdadeiras: b, c; falsas: a, d, e

3. Para resolver a questão, o estudante precisa reconhecer a representação simbólica dos conjuntos dos números naturais (

dos números naturais.

), inteiros (

dos números inteiros.

) e racionais (

dos números racionais.

); saber que todo elemento do conjunto

dos números naturais.

é também elemento do conjunto

dos números inteiros.

, que todo elemento do conjunto

dos números inteiros.

é elemento do conjunto

dos números racionais.

; e associar essa relação ao conceito de subconjunto. Alguns estudantes podem se equivocar e considerar a relação inversa, talvez por se confundirem com a notação ou com a ideia de subconjunto.

dos números naturais.

;

dos números inteiros.

;

dos números racionais.

4. O estudante que indicou as alternativas a ou d talvez não tenha feito cálculo algum e associou o numerador e o denominador da fração aos algarismos que compõem a dízima periódica. Já o estudante que optou pela alternativa c possivelmente reconhece que a fórma de fração pode representar o quociente do numerador pelo denominador da fração, mas inverteu a posição de um pelo outro e efetuou o cálculo 3 dividido por 2 em vez de 2 dividido por 3. Em todo caso, é importante que fique claro para os estudantes que a representação de um número racional sempre será finita ou infinita periódica. Se julgar necessário, dê outros exemplos.

alternativa b

5. Espera-se que os estudantes reconheçam que, com exceção do 0, nenhum dos números apresentados é natural. Alguns deles podem apresentar equívocos ao classificar alguns números em racional, principalmente dízimas periódicas e raízes de números primos. Certifique-se de que eles reconhecem a relação de pertinência implícita no quadro, ou seja, que um número pode ser natural, inteiro e racional ao mesmo tempo.

natural: 0; inteiros: 0 e menos5; racionais: 0, menos5, 3,25,

Fração. 1 terço

e

Sentença matemática. Dízima periódica 1 vírgula 35 com período no 35.

6. A principal dificuldade que pode ser manifestada nessa questão é em relação à escolha do valor em que o ícone representará. Espera-se que os estudantes escolham valores com dezenas inteiras entre 50 e 100. Em todo caso, verifique se eles utilizaram ícones que tenham relação com o tema explorado, se apresentam as mesmas dimensões, se inseriram o título, a fonte e, principalmente, a legenda correspondente ao ícone.

Exemplo de resposta:

Gráfico em pictograma. QUANTIDADE DE OVOS DE PÁSCOA VENDIDOS NA LOJA DE MARLENE. Cada ovo representa 50 ovos. Eixo horizontal representa a quantidade de ovos e o eixo vertical  ano. Os dados são: 2 mil e 18: 5 ovos; 2 mil e 19: 7 ovos; 2 mil e 20: 8 ovos; 2 mil e 21: 10 ovos.

Dados obtidos pela loja de Marlene em dezembro de 2021.

Capítulo 2 – Potenciação e radiciação

Objetivos

Questões

Calcular potências de números racionais na representação decimal e comparar os resultados obtidos.

1

Reconhecer as propriedades das potências com expoente inteiro e as propriedades dos radicais.

2

Analisar o índice e o radicando de raízes enésimas no conjunto dos números reais.

3

Calcular porcentagem de quantidades.

4

Escrever potências com expoente fracionário na forma de fração e vice-versa.

5

Representar números em notação científica.

6

1. Qual das seguintes potências resulta no maior número?

a) 0,9elevado a 2

b) 0,1elevado a 5

c) 1,2elevado a 2

d) 5,2elevado a 0

2. Classifique as alternativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F), considerando as propriedades das potências com expoente inteiro e as propriedades dos radicais.

a)

Sentença matemática. 2 elevado a 2 vezes 3 elevado a 3 igual a 2 elevado a 6.

b)

Sentença matemática. Abre parênteses, raiz quadrada de 2, fecha parênteses, elevado a 10, fim da potência, dividido por, abre parênteses, raiz quadrada de 2, fecha parênteses, elevado a 5 é igual a, abre parênteses, raiz quadrada de 2, fecha parênteses, ao quadrado.

c)

Sentença matemática. Abre colchetes, abre parênteses, 1 sobre 5, fecha parênteses, elevado a 7, fecha colchetes, ao cubo, igual, abre parênteses, 1 sobre 5, fecha parênteses, elevado a 21.

d)

Sentença matemática. Abre parênteses, 2 vezes pi, fecha parênteses, ao cubo é igual a 2 ao cubo vezes pi ao cubo.

e)

Sentença matemática. Abre parênteses, 2 vírgula 3 dividido por 5, fecha parênteses, elevado a 7, igual a, 2 vírgula 3 elevado a 7, dividido por 5 elevado a 7.

f)

Sentença matemática. Raiz cúbica de 5 ao cubo é igual a 5.

g)

Sentença matemática. Raiz oitava de 3 elevado a 4 é igual a raiz quarta de 3 elevado a 8.

h)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 10 é igual a raiz quadrada de 5, fim da raiz, mais raiz quadrada de 5.

i)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 3 sobre 2 é igual a raiz quadrada de 2 sobre raiz quadrada de 3.

j)

Sentença matemática. Raiz quadrada da raiz cúbica de 7 é igual a raiz quinta de 7.

3. Quais itens a seguir são números reais?

a)

Sentença matemática. Raiz quinta de menos 79.

b)

Sentença matemática. Raiz quadrada de menos 25.

c)

Sentença matemática. Raiz quinta de menos 32.

d)

Sentença matemática. Raiz cúbica de menos 64.

4. Calcule as porcentagens.

a) 15% de R$ 2.000,00dois mil reais

b) 8% de 25 litros

c) 38% de .75000 quilômetros

d) 115% de 100 quilogramas

e) 2% de R$ 1.000.000,00um milhão reais

5. Associe as potências aos radicais, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

a)

Sentença matemática. Raiz cúbica de 4 elevado a 5.

b)

Sentença matemática. Raiz quinta de 4 ao cubo.

c)

Sentença matemática. Raiz quarta de 5 ao cubo.

d)

Sentença matemática. Raiz quinta de 3 elevado a 4.

um)

Sentença matemática. 5 elevado a 3 quartos.

dois)

Sentença matemática. 3 elevado a 4 quintos.

três)

Sentença matemática. 4 elevado a 5 terços.

quatro)

Sentença matemática. 4 elevado a 3 quintos.

6. Copie e complete o quadro, substituindo cada pelo número correspondente.

Número

Notação científica

149.500.000

0,0008

3 ⋅ 108

1 ⋅ 10−3

5.400.000.000

Resoluções e comentários da avaliação

1. Na resolução desta questão, o estudante pode calcular as potências de números racionais na representação decimal e comparar os resultados obtidos, selecionando o maior resultado. Se o estudante indicou a alternativa a, possivelmente escolheu a potência cuja base tem o maior algarismo na ordem dos décimos. Se indicou a alternativa b, ele pode ter relacionado o maior resultado com o maior expoente. Já o que assinalar a alternativa d pode ter comparado apenas a base, desconsiderando que potências de expoente zero e base diferente de zero são iguais a 1.

alternativa c

2. Para resolver esta questão, os estudantes precisam reconhecer se as propriedades das potências com expoentes inteiros e as propriedades dos radicais estão aplicadas corretamente. Alguns podem intuitivamente achar que, na multiplicação e na divisão de potências de mesma base, o expoente único também é dado pela multiplicação ou divisão dos dois expoentes e julgar as alternativas a e b verdadeiras. Outros podem achar que é possível “trocar” o índice e o expoente conforme sugere a alternativa g ou, ainda, decompor a raiz da maneira sugerida na alternativa h, entre outros equívocos.

verdadeiras: c, d, e, f, i; falsas: a, b, g, h, j

3. Para resolver esta questão, o estudante precisa reconhecer que raízes de índice par de um número real negativo não são números reais, ou seja, que

raiz enézima de a

não existe no conjunto dos números reais se n for par e a < 0. Alguns estudantes poderão achar que, se o radicando é um número negativo, então automaticamente ele não é um número real, independentemente do índice, e julgar que nenhuma alternativa representa um número real. Em todo caso, favoreça momentos de discussão e argumentação para evidenciar os motivos dos equívocos cometidos e uma possível intervenção individual ou coletiva.

alternativas a, c, d

4. Para resolver esta questão, os estudantes devem mobilizar as representações na fórma de porcentagem para as fórmas de fração ou decimal de modo a facilitar os cálculos. Espera-se que eles não demonstrem dificuldade, visto que é um assunto já trabalhado em anos anteriores; no entanto, ainda podem ter dificuldades na representação da porcentagem por meio de número na fórma de fração ou decimal, na operação que deve ser realizada ou no próprio cálculo envolvido, por exemplo, efetuando .2000 dividido por 15 133,3 na alternativa a. Analise os registros e as marcações realizadas pelos estudantes e verifique as diferentes estratégias. Os cálculos na folha podem auxiliar na identificação dos equívocos.

a) R$ 300,00trezentos reais; b) 2 litros; c) .28500 quilômetros; d) 115 quilogramas; e) R$ 20.000,00vinte mil reais

5. Para fazer a associação, o estudante precisa reconhecer a relação

a elevado à fração m sobre n é igual a raiz enésima de a elevado a m.

, para número real positivo a, m inteiro e n natural, com n 2. A dificuldade é elevada pelo uso dos mesmos três algarismos em cada item abre parênteses3, 4 e 5fecha parênteses, o que permite verificar se algum estudante faz associações equivocadas, por exemplo, a-quatro e b-três. Nesse caso, ele possivelmente inverte o índice e o expoente, ou seja, considera que

a elevado à fração m sobre n é igual a raiz enésima de a elevado a n.

.

a-três; b-quatro; c-um; d-dois

6. Para resolver esta questão, os estudantes precisam escrever os números na fórma

a vezes 10 elevado a n.

, em que a é um número maior ou igual a 1 e menor que 10, e n é um número natural. Alguns estudantes podem demonstrar dificuldade no processo prático de “deslocamento” da vírgula pela contagem total de algarismos em vez das casas e apresentar respostas erradas como ..300000000 = 3 10elevado a 9 ou 0,001 = 1 10elevado a menos 4, ou, ainda, pela inversão dos sentidos (para a esquerda, para a direita), como ..300000000 = 3 10elevado a menos 8 ou 0,001 = 1 10elevado a 3, talvez pela associação equivocada do sentido do deslocamento da vírgula com o sentido dos números negativos e positivos em uma reta numérica. Outros estudantes podem apresentar números menores que 1 ou maiores que 10 multiplicando a potência, por exemplo, 0,0008 = 0,8 10elevado a menos três ou ...5400000000 = 54 10elevado a 8 que, embora correta, não está em notação científica.

Número

Notação científica

149.500.000

1,495 ⋅ 108

0,0008

8 ⋅ 10−4

300.000.000

3 ⋅ 108

0,001

1 ⋅ 10−3

5.400.000.000

5, 4 ⋅ 109

Capítulo 3 – Circunferência

Objetivos

Questões

Reconhecer arcos de 1 6 de volta, 1 4 de volta, 1 3 de volta e meia-volta.

1

Reconhecer as etapas para construir um hexágono regular com compasso e régua.

2

Identificar a posição relativa entre duas circunferências.

3

Determinar a medida de abertura de ângulo inscrito em uma circunferência.

4

Determinar amplitude, mediana, moda e média aritmética de um conjunto de dados.

5

1. Qual é a medida do arco cujas extremidades dividem a circunferência em:

a) dois arcos congruentes?

b) três arcos congruentes?

c) quatro arcos congruentes?

d) seis arcos congruentes?

2. Utilizando compasso e régua, realize no caderno os passos a seguir para a construção de um polígono regular inscrito em uma circunferência.

Passo 1: Com a abertura do compasso medindo 4 centímetros de comprimento, construa uma circunferência.

Passo 2: Mantendo essa abertura do compasso, divida a circunferência em arcos congruentes.

Passo 3: Ligue as extremidades de cada arco por meio de um segmento de reta.

O resultado dessa construção é um polígono regular:

a) de 5 lados que medem 8 centímetros de comprimento cada.

b) de 6 lados que medem 4 centímetros de comprimento cada.

c) de 7 lados que medem 4 centímetros de comprimento cada.

d) de 8 lados que medem 8 centímetros de comprimento cada.

3. Associe os pares de circunferência à posição relativa entre elas, escrevendo a letra e o número romano correspondentes.

a) Circunferências cujos raios medem 5 centímetros e 7 centímetros de comprimento, e cuja distância entre os centros mede 14 centímetros.

b) Circunferências cujos raios medem 3 centímetros e 9 centímetros de comprimento, e cuja medida de distância entre os centros é igual a 12 centímetros.

c) Circunferências cujos raios medem 5 centímetros e 10 centímetros de comprimento, e cujos centros são coincidentes.

d) Circunferências cujos raios medem 6 centímetros e 6 centímetros de comprimento, e cuja distância entre os centros mede 10 centímetros.

um) secantes

dois) concêntricas

três) tangentes exteriores

quatro) externas

4. Determine as medidas x e y, em grau, em cada circunferência de centro O.

a)

Figura geométrica. Circunferência de centro O. Há 4 ângulos inscritos na circunferência. O ângulo que tem medida de abertura 29 graus e o ângulo que tem medida de abertura indicada pela letra y determinam o mesmo arco.  O ângulo que tem medida de abertura 35 graus e o ângulo que tem medida de abertura indicada pela letra x determinam o mesmo arco.

b)

Figura geométrica. Circunferência de centro O. Há 4 ângulos inscritos na circunferência. O ângulo que tem medida de abertura 44 graus e o ângulo que tem medida de abertura indicada pela letra y determinam o mesmo arco.  O ângulo que tem medida de abertura indicada pela letra x e um ângulo que não tem medida indicada, determinam o mesmo arco. 
Na figura há um triângulo cujos ângulos são o ângulo que tem medida indicada por y, o ângulo inscrito que não tem medida indicada e um ângulo que tem abertura medindo 78 graus.

5. As duas porcas do sítio de Luiza deram à luz 9 porquinhos cada. Observe, no quadro a seguir, as medidas de massa dos porquinhos, em quilograma, organizadas em ordem crescente.

Quadro. 1,30; 1,30; 1,35; 1,38; 1,40; 1,45; 1,45; 1,45; 1,50; 1,52; 1,55; 1,69; 1,70; 1,70; 1,72; 1,72; 1,73; 1,74.

a) Qual é a amplitude da medida de massa desses porquinhos?

b) Qual é a mediana desse conjunto de dados? E a moda?

c) Calcule a média aritmética da medida de massa desses porquinhos.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Para responder à pergunta, os estudantes precisam reconhecer que uma volta completa representada pela circunferência mede 360° e dividir essa medida de acordo com a quantidade de arcos congruentes obtidos para determinar a medida do arco correspondente. Alguns estudantes podem não reconhecer a ideia de giro, ou seja, que a circunferência é um arco cuja abertura do ângulo central mede 360°, considerando, por exemplo, que um giro completo mede 100° ou 60°, por exemplo, talvez por fazer alguma associação com medidas de comprimento (métro e centímetro) ou de tempo (hora e minuto). É importante verificar se os conceitos de arco e de medida de arco foram bem assimilados pelos estudantes ou se é necessário revê-los.

a) 180°; b) 120°; c) 90°; d) 60°

2. Como a abertura do compasso é mantida no passo 2, ela definirá a medida de comprimento do lado do polígono e também a divisão da circunferência em 6 arcos congruentes, obtendo assim um hexágono regular cujo lado mede 4 centímetros de comprimento. Caso o estudante não realize a construção no caderno, mude a abertura do compasso no passo 2 ou a fórma como traçou os segmentos de reta no passo 3; ele poderá apresentar uma resposta diferente da esperada. Para ajudá-los a superar as dificuldades observadas, é importante verificar se entenderam as etapas em si, antes de ordená-las. Aproveite a oportunidade e explique a eles que essa é uma maneira de construir um hexágono regular cuja medida de comprimento do lado é conhecida. Se julgar conveniente, peça que construam outros hexágonos regulares dada a medida de comprimento do lado.

alternativa b

3. Para resolver esta questão e determinar a posição relativa entre os pares de circunferências descritos, o estudante precisa saber que basta adicionar e/ou subtrair as medidas de comprimento dos raios (

r subscrito 1

e

r subscrito 2

) e comparar esses resultados com a medida de distância entre os centros (d). Desse modo, essas circunferências serão:

secantes (alternativa d) se têm exatamente dois pontos em comum, ou seja,

Sentença matemática. r1 menos r2 menor que d menor que r1 mais r2.

.

• tangentes exteriores (alternativa b) se a medida de distância entre seus centros é igual à soma das medidas de comprimento de seus raios, ou seja,

Sentença matemática. d maior que r1 mais r2.

.

• externas (alternativa a) se a medida de distância entre seus centros é maior que a soma das medidas de comprimento de seus raios, ou seja,

Sentença matemática. d maior que r1 mais r2.

.

concêntricas (alternativa c) se uma é interna à outra e se as duas têm o mesmo centro, isto é, d = 0.

É possível que alguns estudantes demonstrem dificuldades nessa interpretação, principalmente pela falta do apoio visual. Se julgar conveniente, represente no quadro os pares de circunferências de cada item: uma circunferência, e depois a outra, a partir da medida da distância entre os centros.

a-quatro; b-três; c-dois; d-um

4. Na alternativa a, basta o estudante reconhecer que os ângulos cujas aberturas medem 35° e 29° determinam sobre a circunferência os mesmos arcos determinados pelos ângulos x e y, respectivamente. Com isso, as medidas correspondentes são iguais. Já na alternativa b, além desse tipo de percepção, o estudante precisa saber que a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo é 180°. Alguns podem não reconhecer essa equivalência, mas talvez reconheçam a relação entre ângulo inscrito e ângulo central e busquem usá-la no cálculo, como se o centro fosse o vértice comum dos triângulos em cada item. Os cálculos na folha podem auxiliar nessa interpretação. Se julgar conveniente, promova um momento de discussão para que eles apresentem suas estratégias.

a) x = 35° e y = 29°

b) x = 58° e y = 44°

5. Para resolver a questão, o estudante precisa reconhecer o significado de amplitude, mediana, moda e média aritmética de um conjunto de dados. É possível que alguns estudantes demonstrem dificuldade na determinação da mediana de um conjunto de dados com número par de valores a partir da média aritmética dos dois termos centrais e apenas indiquem a medida de um desses termos (1,50 ou 1,52). Outros podem confundir esses termos e apresentar valores trocados. Se julgar necessário, oriente-os a utilizarem uma calculadora nesses cálculos. Para intervir, faça questionamentos do tipo: “Qual é o menor valor? E o maior? Qual é a diferença entre o maior e o menor valor? O que essa medida representa? Qual é o valor que mais se repete? O que essa medida representa?” etcétera

a) 0,44 quilograma; b) 1,51 quilograma; 1,45 quilograma; c) aproximadamente 1,54 quilograma

Capítulo 4 – Produtos notáveis e fatoração

Objetivos

Questões

Escrever expressões algébricas com base na escrita por extenso.

1

Reconhecer o uso de produtos notáveis em expressões polinomiais.

2

Representar a medida de área de quadriláteros por meio de expressões algébricas.

3

Reconhecer os produtos notáveis na forma textual.

4

Usar produto notável na racionalização do denominador de frações com radicais.

5

1. Represente algebricamente.

a) A soma dos quadrados de x e y.

b) O quadrado da diferença de a e b.

c) O produto da soma pelo quadrado da diferença de x e y.

2. Associe as expressões equivalentes, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

a)

Sentença matemática. 100 menos 20x mais x ao quadrado.

b)

Sentença matemática. 4 x ao quadrado mais 40 x mais 100.

c)

Sentença matemática. x ao quadrado mais 20 x mais 100.

um)

Sentença matemática. Abre parênteses, x mais 10, fecha parênteses, ao quadrado.

dois)

Sentença matemática. Abre parênteses, menos x mais 10, fecha parênteses, ao quadrado.

três)

Sentença matemática. 4, abre parênteses, x mais 5, fecha parênteses, ao quadrado.

3. O quadrado a bê cê dê foi decomposto em dois quadrados menores e dois retângulos. Observe a medida da área de duas dessas partes.

Figura geométrica. Quadrado ABCD decomposto em 4 figuras: quadrado AEIH cuja área mede 4 x elevado ao quadrado; retângulo DGIH cuja área mede 2 x y; retângulo BEIF sem medida de área indicada; quadrado CFIG sem medida de área indicada.

Quanto mede a área do quadrilátero:

a) CGIF?

b) a bê cê dê?

c) AEGD?

d) CDHF?

4. Classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo mais o quadrado do segundo termo.

b) O quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, menos duas vezes o produto do primeiro pelo segundo termo, mais o quadrado do segundo termo.

c) O produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo menos o quadrado do segundo.

5. Observe como Suelen racionalizou o denominador

Fração de numerador 7 e denominador 2 mais raiz de 3, fim da fração.

.

Sentença matemática. Fração de numerador 7 e denominador 2 mais raiz de 3, fim da fração, igual a fração de numerador 7 e denominador 2 mais raiz de 3, fim da fração, vezes fração de numerador 2 menos raiz de 3 e denominador 2 menos raiz de 3, fim da fração, igual a fração de numerador 7 vezes, abre parênteses, 2 menos raiz de 3, fecha parênteses, e denominador, abre parênteses 2 mais raiz de 3, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 2 menos raiz de 3, fecha parênteses, fim da fração, igual a. Sentença matemática. Igual a fração de numerador 7 vezes 2 menos 7 vezes raiz de 3 e denominador 2 ao quadrado menos, abre parênteses, raiz de 3, fecha parênteses, ao quadrado, fim da fração, igual a fração de numerador 14 menos 7 raiz de 3 e denominador 4 menos 3, fim da fração, igual a 14 menos 7 raiz de 3.

Qual das relações a seguir Suelen utilizou na racionalização?

a)

Sentença matemática. Abre parênteses, a mais b, fecha parênteses, ao quadrado igual a a ao quadrado mais 2 a b mais b ao quadrado.

b)

Sentença matemática. Abre parênteses, a menos b, fecha parênteses, ao quadrado igual a a ao quadrado menos 2 a b mais b ao quadrado.

c)

Sentença matemática. Abre parênteses, a mais b, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, a menos b, fecha parênteses, igual a a ao quadrado menos b ao quadrado.

d)

Sentença matemática. Abre parênteses, a ao quadrado mais b ao quadrado, fecha parênteses, ao quadrado igual a a elevado a 4, fim do expoente, mais 2 a ao quadrado b ao quadrado mais b elevado a 4.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Para resolver esta questão, o estudante precisa interpretar as frases, representando-as algebricamente. Possíveis equívocos podem surgir em relação ao posicionamento dos expoentes e dos parênteses na expressão. Também podem ser manifestados equívocos quanto à ordem das letras a, b, x e y. Assim, deve ser feita uma retomada de conteúdos para contribuir com a construção das expressões algébricas, apresentando outros exemplos que complementem o trabalho com essa questão.

a)

Sentença matemática. x ao quadrado mais y ao quadrado.

; b)

Abre parênteses, a menos b, fecha parênteses, ao quadrado.

; c)

Sentença matemática. Abre parênteses, x mais y, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, x menos y, fecha parênteses, ao quadrado.

2. Uma maneira de resolver esta questão é desenvolver as expressões da segunda coluna até obter uma expressão algébrica da primeira coluna. Alguns estudantes podem não pensar nessa estratégia e tentar fazer a associação por meio de alguns termos da expressão na primeira coluna. Nesse caso, equívocos podem surgir por causa de termos comuns, tais como 100, 20x e xelevado a 2. A análise dos registros e das marcações realizadas por eles dão indícios dos equívocos cometidos. Os cálculos na folha podem auxiliar nessa interpretação.

a-dois; b-três; c-um

3. Para resolver esta questão, o estudante precisa reconhecer que, como a medida da área do quadrado AEIH é 4xelevado a 2, então a medida de comprimento do seu lado é 2x. Essa informação é necessária para calcular a medida de comprimento dos lados dos retângulos adjacentes e, consequentemente, do quadrado menor, CGIF. Alguns estudantes podem demonstrar dificuldade nessa relação entre medida de área e medida de comprimento devido à falta das unidades de medida no cálculo algébrico ou então se confundirem na operação utilizada, invertendo multiplicações e adições, ora pra “juntar” medidas de comprimento, ora para calcular medidas de área.

a)

Sentença matemática. y ao quadrado.

; b)

Sentença matemática. Abre parênteses, 2 x mais y, fecha parênteses, ao quadrado

ou

Sentença matemática. 4 x ao quadrado mais 4 x y mais y ao quadrado.

; c)

Sentença matemática. 2 x, abre parênteses, 2 x mais y, fecha parênteses

ou

Sentença matemática. 4 x ao quadrado mais 2 x y

; d)

Sentença matemática. y, abre parênteses, y mais 2 x, fecha parênteses

ou

Sentença matemática. y ao quadrado mais 2 x y.

4. Para resolver esta questão o estudante precisa reconhecer os produtos notáveis nas alternativas. Possíveis equívocos estão relacionados à dificuldade na transcrição para a fórma algébrica; por exemplo, alguns estudantes podem julgar a alternativa a como verdadeira ou a b como falsa, provavelmente por associar a frase “quadrado da soma de dois termos” e “quadrado da diferença de dois termos” às respectivas expressões

a ao quadrado mais b ao quadrado.

e

a ao quadrado menos b ao quadrado.

, em vez de

Abre parênteses, a mais b, fecha parênteses, ao quadrado.

e

Abre parênteses, a menos b, fecha parênteses, ao quadrado.

. As marcações na folha podem auxiliar na interpretação das dificuldades.

verdadeiras: b, c; falsa: a

5. Para resolver esta questão, o estudante precisa reconhecer que, na racionalização do denominador, a fração

Fração de numerador 2 menos raiz de 3 e denominador 2 menos raiz de 3, fim da fração.

foi escolhida convenientemente, de modo a obter o produto da soma pela diferença de dois termos, ou seja,

Abre parênteses, a mais b, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, a menos b, fecha parênteses.

, em que a = 2 e

b igual a raiz de 3.

. Com isso, os termos a e b são elevados ao quadrado e o radical é eliminado do denominador, isto é,

a ao quadrado igual a 4

e

b ao quadrado igual a 3.

. Possíveis equívocos estão relacionados a dificuldades nessa interpretação e, provavelmente, na tentativa de associar a utilização de outra relação, seja no numerador, seja no denominador.

alternativa c

Capítulo 5 – Semelhança

Objetivos

Questões

Retomar o conceito de razão entre dois números.

1

Identificar pares de triângulos semelhantes e o caso de semelhança.

2

Identificar características relacionadas a polígonos semelhantes.

3

Reconhecer a proporcionalidade entre as medidas de comprimento dos segmentos determinados em um feixe de retas paralelas cortado por duas transversais (teorema de Tales).

4

Aplicar o teorema de Tales na resolução de problemas com triângulos.

5

1. Para cada item, determine os dois números naturais.

a) A razão entre dois números é

Fração 2 terços.

e a soma deles é 25.

b) A razão entre dois números é

Sentença matemática. Fração 7 sobre 4

e a diferença entre eles é 15.

2. Associe os pares de triângulos semelhantes e indique o caso de semelhança.

a)

Figura geométrica. Triângulo laranja com lados medindo 6 vírgula 75 centímetros, 6 centímetros e 4 vírgula 5 centímetros.

b)

Figura geométrica. Triângulo verde com 2 lados medindo 6 centímetros e 4 vírgula 8 centímetros. Medida do ângulo formado entre os lados que medem 6 centímetros e 4 vírgula 8 centímetros: 40 graus. Medida do ângulo formado entre o lado que mede 6 centímetros e o lado de medida desconhecida: 53 graus. Medida do ângulo formado entre o lado que mede 4 vírgula 8 centímetros e o lado de medida desconhecida: 87 graus.

c)

Figura geométrica. Triângulo vermelho com 2 lados medindo 9 centímetros e 7 vírgula 2 centímetros. Medida do ângulo formado entre esses lados: 40 graus.

d)

Figura geométrica. Triângulo azul com lados medindo 9 centímetros, 6 centímetros e 8 centímetros. Medida do ângulo formado entre os lados que medem 9 centímetros e 6 centímetros: 60 graus.

3. Classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) Polígonos semelhantes são aqueles que têm as medidas de comprimento dos lados correspondentes proporcionais e os ângulos correspondentes congruentes.

b) Todos os polígonos regulares que possuem a mesma quantidade de lados são semelhantes.

c) Todos os triângulos são semelhantes.

d) Dois círculos nunca são semelhantes entre si.

e) Se dois polígonos semelhantes tiverem razão de semelhança r, a razão entre suas medidas de perímetro também será r.

f) Se dois polígonos semelhantes tiverem razão de semelhança r, a razão entre as medidas de suas áreas será 2r.

4. Copie e complete as proporções a seguir, substituindo cada de acordo com a figura.

Figura geométrica. Retas paralelas a, b, c cortadas pelas retas transversais m, n. A reta m intersecta as retas a, b, c respectivamente nos pontos A, B, C. A reta n intersecta as retas a, b, c respectivamente nos pontos P, Q, R.

 

Sentença matemática. Fração AB sobre BC igual a fração PQ sobre quadradinho cinza

e

Sentença matemática. Fração AC sobre quadradinho cinza igual a quadradinho cinza sobre PQ.

5. Determine o valor de x em cada item, sabendo que

Segmento de reta BC paralelo ao segmento de reta DE.

.

a)

Figura geométrica. Triângulo ABC com triângulo ADE interno a ele. AD mede 30,  AE mede x, DB mede 6 e EC mede 9.

b)

Figura geométrica. Triângulo ABC com triângulo ADE interno a ele. AD mede 8,  AE mede x, DB mede 12 e EC mede x mais 6.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Apesar de os conceitos de razão e de proporção terem sido estudados em anos anteriores, são fundamentais para o estudo de polígonos e triângulos semelhantes. No entanto, alguns estudantes podem demonstrar dificuldades no processo de isolar uma incógnita na razão

Fração x sobre y.

e substituir na soma x + y (alternativa a) ou na diferença x menos y ou y menos x (alternativa b) ou vice-versa. Alguns deles podem resolver por tentativas e apresentar como resposta números cuja soma seja 25 (a) ou que a diferença seja 15 (b), mas cujas razões são diferentes. Analise as respostas e os cálculos dos estudantes na folha para avaliar se é preciso uma breve retomada dos conceitos de razão e proporção.

a) 10 e 15; b) 35 e 20

2. Para resolver esta questão, os estudantes precisam verificar que as medidas de comprimento dos lados do triângulo da alternativa d são proporcionais às medidas de comprimento dos lados correspondentes do triângulo da alternativa a, ou seja, eles são semelhantes pelo caso éle éle éle. Já os triângulos das alternativas b e c são semelhantes pelo caso éle á éle, devido à congruência do ângulo cuja abertura mede 40° e à proporcionalidade entre as medidas dos lados adjacentes a ele, ou seja,

fração 6 nonos igual a fração 4,8 sobre 7,2.

. Pode ocorrer de alguns estudantes identificarem os pares de triângulos semelhantes, mas se confundirem no caso de congruência, principalmente no par b-c, indicando, por exemplo, ALL, LLA ou a a a, talvez por desatenção ou pelo fato de que são dadas as medidas de abertura dos demais ângulos internos no triângulo da alternativa b.

a-d: éle éle éle; b-c: éle á éle

3. Possíveis equívocos estão relacionados ao conceito de polígonos semelhantes ou à noção de generalização. Por isso, é importante apresentar diversos exemplos e contraexemplos numéricos para que a abstração aconteça de fórma natural, principalmente envolvendo a semelhança de triângulos (alternativa c) e de polígonos regulares (alternativa b). Espera-se que os estudantes reconheçam que: independentemente do tamanho, todos os círculos têm a mesma fórma; em todos os polígonos regulares com a mesma quantidade de lados, os ângulos internos correspondentes são congruentes e as medidas de comprimento dos lados correspondentes são proporcionais; e que dados dois triângulos quaisquer, não é possível garantir que as medidas de comprimento de seus lados correspondentes sejam proporcionais ou que seus ângulos internos correspondentes sejam congruentes. Alguns estudantes podem, ainda, julgar a afirmativa da alternativa f como verdadeira, talvez por desatenção, em que a razão entre as medidas de área de polígonos semelhantes é relevado a 2 em vez de 2r. Se achar conveniente, peça aos estudantes que justifiquem as alternativas que julgam ser falsas.

verdadeiras: a, b, e; falsas: c, d, f

4. Caso algum estudante apresente respostas diferentes da esperada, é possível que ele não reconheça a aplicação do teorema de Tales em um feixe de retas paralelas cortado por duas transversais. Nesse caso, é fundamental retomar o trabalho com esse conteúdo, ressaltando que as medidas de comprimento dos segmentos determinados sobre a primeira transversal são proporcionais às medidas de comprimento dos segmentos correspondentes determinados sobre a segunda transversal. O uso de softwares de Geometria dinâmica pode auxiliar os estudantes a superarem as dificuldades.

 

Sentença matemática. Fração AB sobre BC igual a fração PQ sobre QR

e

Sentença matemática. Fração AC sobre AB igual a PR sobre PQ.

5. Alguns estudantes podem se equivocar na escrita da proporção em situações envolvendo triângulos. Analise os registros deles e certifique-se de que não estão escrevendo a proporção de modo “cruzado”, fazendo

Fração x sobre 6 igual a fração 30 sobre 9

e apresentando 20 como resposta para a alternativa a, por exemplo. Outro equívoco que pode levar a essa resposta é inverter o numerador e o denominador de uma razão como

Fração x sobre 30 igual a fração 6 sobre 9.

, talvez por desatenção.

a) 45; b) 12

Capítulo 6 – Relações métricas no triângulo retângulo

Objetivos

Questões

Resolver problema por meio da aplicação do teorema de Pitágoras.

1

Determinar as medidas de comprimento de segmentos em um triângulo retângulo por meio da aplicação das relações métricas.

2

Calcular a medida de distância entre pontos no plano cartesiano.

3

Interpretar dados envolvendo médias aritméticas em uma representação gráfica.

4

1. Um engenheiro está elaborando um projeto de um telhado, conforme a figura a seguir.

Ilustração. Estrutura de um telhado com formato de triângulos isósceles, que pode ser dividido a partir da altura em 2 triângulos retos congruentes. No triângulo isósceles, a base mede 24 centímetros e os lados congruentes medem 13 centímetros.

Qual deve ser a medida da altura desse telhado, em metro?

a) 5 métros

b) 13 métros

c) 24 métros

d) 25 métros

2. Observe a figura a seguir.

Figura geométrica. Triângulo retângulo ABC com ângulo reto em B dividido a partir da altura BD em outros dois triângulos retângulos: ABD e BCD, ambos com ângulo reto em D. AB mede 9 e BC mede 12.

Associe cada segmento indicado na figura à sua medida de comprimento, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

a)

Segmento de reta BD.

b)

Segmento de reta AC.

c)

Segmento de reta AD.

d)

Segmento de reta CD.

um) 15

dois) 5,4

três) 7,2

quatro) 9,6

3. Qual é a medida de distância entre os pontos Aabre parênteses2, 1fecha parênteses e Babre parênteses menos 2, 4fecha parênteses no plano cartesiano?

a) 3

b) 5

c) 6,4

d) 25

4. O gráfico a seguir apresenta o salário médio mensal dos funcionários da empresa de tecnologia Infobom em dezembro de 2021.

Gráfico de barras verticais. Título: SALÁRIO MÉDIO MENSAL DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA INFOBOM EM DEZEMBRO DE 2021. Eixo horizontal representa o cargo e o eixo vertical representa o salário médio mensal em reais. Os dados são: programador: 5120 reais; analista: 3570 reais; designer: 4205 reais; estagiário: 1830 reais.

Dados obtidos pela empresa Infobom em dezembro de 2021.

a) Qual era a diferença entre a média salarial dos programadores e analistas dessa empresa em dezembro de 2021?

b) Se o salário médio geral dessa empresa, no mês indicado, era R$ 3.953,00três mil novecentos e cinquenta e três reais, quais desses cargos apresentavam um salário médio inferior ao salário médio geral?

Resoluções e comentários da avaliação

1. Se o estudante indicou as alternativas b ou d, é possível que ele tenha reconhecido em qual triângulo deve aplicar o teorema de Pitágoras para a resolução do problema, no entanto, possivelmente tem dificuldades na sua aplicação.

Se optou pela alternativa c, ele pode apenas ter indicado uma das medidas que aparece na ilustração, sem interpretar corretamente a pergunta.

alternativa a

2. Para resolver esta questão, o estudante precisa determinar as medidas de comprimento de segmentos utilizando as relações métricas em um triângulo retângulo. Caso eles manifestem dúvidas, oriente-os a reconstruir a figura em outra posição, com o lado de maior medida de comprimento do triângulo maior sendo a base da figura, por ser a posição mais usual. Também podem ser feitas decomposições da figura em partes de tal fórma que os estudantes percebam a aplicação das relações em cada parte do triângulo maior, ou seja, nos triângulos retângulos menores.

a-três; b-um; c-dois; d-quatro

3. Se o estudante indicou a alternativa a, possivelmente não compreende que o teorema de Pitágoras pode ser empregado na resolução desse tipo de problema ou tem dificuldades em aplicá-lo para determinar a medida de distância solicitada. Se indicou a alternativa c, é possível que tenha dificuldades em efetuar o cálculo de medidas de distância associado ao teorema de Pitágoras. Se indicou a alternativa d, é possível que não considerou o cálculo da raiz quadrada.

alternativa b

4. Nesta questão, o estudante precisa interpretar as informações presentes no gráfico e compará-las entre si para que possa responder às perguntas apresentadas. Como os dados envolvem médias salariais, é importante questionar os estudantes a respeito do significado desse termo e como isso relaciona-se à situação apresentada. Caso haja dificuldades na interpretação dos dados, pode ser proposto aos estudantes a construção de uma tabela com base nessas informações, para que possam comparar as categorias apresentadas.

a) R$ 1.550,00mil quinhentos e cinquenta reais; b) analista e estagiário

Capítulo 7 – Equações do 2º grau

Objetivos

Questões

Julgar sentenças acerca de equações polinomiais do 2º grau com uma incógnita.

1

Reconhecer as raízes de equações do 2º grau com uma incógnita.

2

Resolver problema por meio da determinação das raízes de uma equação do 2º grau com uma incógnita.

3

Relacionar a quantidade de raízes reais de uma equação do 2º grau com uma incógnita com o discriminante.

4

Resolver problema por meio da determinação da solução para um sistema de equações do 2º grau.

5

1. Classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a)

Sentença matemática. 3 x ao quadrado menos 5 x igual a 0.

é uma equação do 2o grau completa.

b) x = 3 é raiz da equação

Sentença matemática. x ao quadrado mais 2 x menos 3 igual a 0.

.

c) Se m = 2, então

Sentença matemática. Abre parênteses, 2 m mais 2, fecha parênteses, x ao quadrado mais m x mais 2 igual a 0.

é uma equação do 2o grau completa.

d) Os coeficientes da equação do 2º grau

Sentença matemática. Menos x ao quadrado mais 2 x igual a 0.

são a = menos1, b = 2 e c = 0.

2. Associe cada equação de 2º grau a uma de suas raízes, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

a)

Sentença matemática. x ao quadrado menos 2 x mais 1 igual a 0.

b)

Sentença matemática. x ao quadrado menos x menos 2 igual a 0.

c)

Sentença matemática. x ao quadrado mais 5 x igual a 0.

d)

Sentença matemática. x ao quadrado menos 9 igual a 0.

um) x = 1

dois) x = 0

três) x = 2

quatro) x = 3

3. A professora de Matemática de uma escola pretende construir um painel com os trabalhos de seus estudantes. Esse painel tem formato retangular e foi recoberto por um papel na cor verde.

Ilustração. Painel retangular com lados que medem x mais 2 e x menos 1.

Se a área desse painel mede 10 métros quadrados, quais são as suas dimensões?

a) 1 métro e 2 métros

b) 3 métros e 3 métros

c) 2 métros e 5 métros

d) 4 métros e 4 métros

4. Determine o valor de k para que a equação

x ao quadrado mais 4 x mais 2k igual a 0.

tenha duas raízes reais iguais.

a) k = 2

b) k = 4

c) k = 0

d) k < 2

5. Gustavo precisa determinar a quantidade de pisos e rodapés para instalar em seu novo consultório. O formato desse consultório é indicado na figura a seguir.

Ilustração. Planta baixa de escritório com formato retangular com lados que medem x e y.

Se a área desse consultório mede 20 métros quadrados e a medida do perímetro é igual a 18 métros, quais são as suas dimensões, em metro?

a) 3 e 6

b) 5 e 4

c) 4 e 4

d) 2 e 7

Resoluções e comentários da avaliação

1. Para classificar as afirmações, o estudante precisa analisar algumas sentenças envolvendo características de equações do 2º grau com uma incógnita, como a classificação em completa ou incompleta, a determinação de raízes e sua estrutura. Podem surgir dúvidas a respeito desses conceitos, principalmente no que se refere à determinação de valores para que as equações sejam completas ou não. Para sanar as dúvidas, proponha desafios nos quais os estudantes tenham de reconhecer uma equação do 2º grau partindo de pistas relativas às suas propriedades, como os valores de certos coeficientes.

verdadeiras: c, d; falsas: a, b

2. Para fazer a associação, o estudante precisa relacionar cada equação com uma de suas raízes, podendo adotar diferentes estratégias, como verificar se cada valor é raiz de cada equação ou, ainda, resolver as equações para posteriormente efetuar as associações. Assim, é importante explorar a resolução dessa questão com toda a turma, visando compartilhar as diferentes estratégias adotadas pelos estudantes em sua resolução, fazendo as devidas intervenções quando necessário.

a-um; b-três; c-dois; d-quatro

3. Se o estudante marcou a alternativa a, é possível que tenha a escolhido apenas pelos números presentes nas expressões algébricas correspondentes às medidas das dimensões na ilustração, sem atribuir significado correto ao enunciado. Se indicou as alternativas b ou d, é possível que tenha construído corretamente a equação, porém errou nos cálculos ou considerou uma das raízes (3) ou o oposto da outra raiz (4) como medida de comprimento dos lados, e, além disso, não percebeu que o painel não é quadrado, como sugerem essas respostas.

alternativa c

4. O estudante que indicou a alternativa b, possivelmente compreendeu corretamente a questão, porém não considerou que c = 2k. Aquele que indicou a alternativa c, pode ter dificuldade de reconhecer que o discriminante é a estratégia que pode ser empregada na solução da questão. E se o estudante indicou a alternativa d, é possível que tenha dificuldade em reconhecer os critérios que possibilitam a classificação de uma equação do 2º grau quanto ao tipo de solução.

alternativa a

5. O estudante que indicou as alternativas a ou d, possivelmente considerou apenas a informação da medida do perímetro, presente no enunciado, desconsiderando que a medida de área também precisa ser verificada. Aquele que optou pela alternativa c, pode ter observado apenas a medida de área, considerando que se trata de um cômodo no formato quadrado, sem adotar as medidas do enunciado como condição importante para a solução do problema.

alternativa b

Capítulo 8 – Funções

Objetivos

Questões

Reconhecer a lei de formação de uma função a partir de um problema.

1

Calcular valores de uma função.

2

Relacionar o gráfico de uma função com sua lei de formação.

3

Classificar sentenças relacionadas às funções e suas características.

4

1. Francisco trabalha como montador de móveis para uma loja. Ele recebe um salário fixo de R$ 1.100,00mil cem reais além de uma comissão de R$ 15,00quinze reais por cada móvel montado no mês.

Representando a quantidade de móveis montados mensalmente por m e o salário recebido por s, indique a alternativa que apresenta a lei que relaciona s com m.

a) s = .1115

b) s = .1115m

c) s = 15m + .1100

d) s = .1110m + 15

2. Copie e complete o quadro, substituindo cada pelo valor correspondente, de acordo com a função

f de x igual a fração x sobre 3, fim da fração, menos 2.

.

x

−3

0

6

9

18

f(x)

−3

−2

3. Observe o gráfico apresentado a seguir.

Gráfico. Plano cartesiano em malha quadriculada com parábola que passa pelos pontos (menos 1, 2), (0, 1), (1, 2) e (2, 5).

Identifique a alternativa que indica corretamente a lei de formação da função representada nesse gráfico.

a) f(x) = x + 3

b)

Sentença matemática. f de x igual a x ao quadrado mais 1.

c)

Sentença matemática. f de x igual a fração x sobre 2, fim da fração, mais 1.

d)

Sentença matemática. f de x igual a x ao quadrado.

4. Classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) Nem todo gráfico representa uma função.

b) O gráfico da função f(x) = 2x menos 2 contém o ponto de coordenadas abre parênteses0,2fecha parênteses.

c) O gráfico da função

Sentença matemática. f de x igual a x ao quadrado.

tem o formato de uma reta.

d) O gráfico da função

Sentença matemática. f de x igual a 3 x menos ao quadrado.

possui dois valores de x para os quais f(x) = 3.

Resoluções e comentários da avaliação

1. O estudante que escolheu a alternativa a, possivelmente não reconhece o papel da variável na lei de formação de uma função. Aquele que indicou as alternativas b ou d, compreende o papel das variáveis na lei de formação de uma função, no entanto, tem dificuldades em relacioná-las na representação algébrica da função.

alternativa c

2. Nesta questão, o estudante deve completar o quadro com os valores da função com base nos valores da variável independente fornecidos e na lei de formação dada. Assim, ele precisa compreender a estrutura dessa lei e utilizá-la corretamente, em conjunto com os dados da primeira linha do quadro, para completar a segunda linha.

x

−3

0

6

9

18

f(x)

−3

−2

0

1

4

3. Caso o estudante tenha indicado a alternativa a, pode apenas ter analisado o ponto abre parêntesesmenos1, 2fecha parênteses destacado no gráfico para fazer sua avaliação. Se escolheu a alternativa c, possivelmente apenas analisou o vértice da parábola para verificar a lei de formação da função, sem considerar os demais pontos. Se optou pela alternativa d, é possível que apenas tenha relacionado com o comportamento de uma parábola, sem considerar que ocorreu um deslocamento em relação ao gráfico de

f de x igual a x ao quadrado.

.

alternativa b

4. Para classificar as afirmações, os estudantes precisam refletir sobre as funções e suas características, principalmente no que se refere à sua representação gráfica, de tal fórma a julgar as sentenças verdadeiras ou falsas. Para contribuir com a resolução, sugira a eles que façam as construções dos gráficos indicados nas sentenças ou busquem exemplos que possam auxiliá-los na interpretação e avaliação de cada sentença.

verdadeiras: a, d; falsas: b, c

Capítulo 9 – Função afim

Objetivos

Questões

Descrever uma situação por meio de uma função afim em sua representação algébrica.

1

Reconhecer características de uma função afim por meio de sua representação gráfica.

2

Classificar funções de acordo com sua representação algébrica.

3

Resolver problema empregando o cálculo de probabilidades e a diferenciação entre eventos dependentes e independentes.

4

1. Um jardineiro cobra para cuidar de um jardim uma taxa fixa de R$ 100,00cem reais, acrescida de um valor de R$ 50,00cinquenta reais por hora trabalhada.

Qual das seguintes funções representa o valor cobrado por esse jardineiro para x horas trabalhadas?

a) f(x) = 150

b) f(x) = 100 + 50x

c) f(x) = 50 + 100x

d) f(x) = 150x

2. Observe a função

f de x

representada no gráfico.

Gráfico. Plano cartesiano em malha quadriculada com reta que passa pelos pontos (menos 2, 3), (0, 2), (2, 1) e (4, 0).

Com base nessa função, classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) f(x) é uma função afim crescente.

b) A lei de formação da função é f(x) = menos2x + 4.

c) O zero dessa função é y = 2.

d) Essa função é tal que f(2) = 1.

3. Associe cada função à sua classificação, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

a)

Sentença matemática. f de x igual a x ao quadrado.

b) f(x) = 4

c) f(x) = 3x menos 2

d) f(x) = menosx + 2

um) É função afim crescente.

dois) É função constante.

três) É função afim decrescente.

quatro) Não é função afim.

4. Uma companhia de viagens está sorteando um passeio adicional para seus clientes que compraram pacotes de viagem para Natal ou Recife.

Sabendo que 25 clientes compraram pacotes para Natal e 15, para Recife, ao sortear dois clientes ao acaso, qual é a probabilidade de o primeiro ter comprado um pacote para Natal e o segundo para Recife?

a)

Fração 5 oitavos.

b)

Sentença matemática. Fração 3 sobre 8.

c)

Sentença matemática. Fração 25 sobre 104.

d)

Sentença matemática. Fração 15 sobre 64.

Resoluções e comentários da avaliação

1. Se o estudante indicou a alternativa a, possivelmente ele não compreende o papel da variável na constituição de sua lei de formação. Se optou pela alternativa c, é possível que ele tenha dificuldade em diferenciar tarifa fixa da tarifa variável e como elas devem ser consideradas na constituição da função, apesar de reconhecer que são informações de naturezas distintas. E se indicou a alternativa d, provavelmente ele reconheceu o papel da variável, porém, tem dificuldade em distinguir a taxa fixa e a variável.

alternativa b

2. Para classificar as afirmações, o estudante precisa analisar a representação gráfica da função e, a partir dela, identificar características relacionadas a crescimento e decrescimento, lei de formação, zeros e valores da função. Para sanar as eventuais dúvidas a respeito desses conceitos, pode ser proposto um trabalho de retomada de conteúdos visando analisar as características gerais de uma função afim, em associação com sua representação gráfica, utilizando inclusive softwares de Geometria dinâmica, com a avaliação de exemplos diversos.

verdadeira: d; falsas: a, b, c

3. Na resolução desta questão, o estudante precisa analisar as funções apresentadas e verificar se as leis representam ou não funções afins. Se forem afins, devem ser identificadas como funções crescentes, decrescentes ou constantes. Para contribuir com a compreensão desse assunto, pode ser proposto um trabalho complementar utilizando softwares de Geometria dinâmica para que os estudantes construam os gráficos das funções e façam um estudo a respeito do comportamento gráfico para a obtenção de conclusões a respeito de sua classificação.

a-quatro; b-dois; c-um; d-três

4. Se o estudante optou pelas alternativas a ou b, possivelmente avaliou apenas a probabilidade de sortear um cliente que comprou o pacote para Natal ou Recife, sem considerar que serão sorteados dois clientes nessa campanha. E se indicou a alternativa d, possivelmente tem dificuldades na diferenciação entre eventos dependentes e independentes e em suas implicações no cálculo de probabilidades.

alternativa c

Capítulo 10 – Figuras geométricas não planas e medida de volume

Objetivos

Questões

Determinar o número de arestas, vértices e faces de poliedros por meio da relação de Euler.

1

Reconhecer uma figura geométrica não plana a partir de suas vistas ortogonais.

2

Determinar a medida de volume de poliedros e de corpos redondos.

3

Resolver problema por meio do cálculo da medida de volume de cilindros.

4

1. Considerando que nos poliedros indicados no quadro a seguir é válida a relação de Euler, a qual relaciona o número de vértices (V), faces (F) e arestas (A) por meio da fórmula V + F = A + 2, copie e complete-o substituindo cada pelo número de vértices, faces ou arestas, de acordo com a indicação em cada coluna.

V

A

F

10

15

8

4

8

6

14

21

2. Observe as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Esquema. Primeira linha: Retângulo roxo em um plano alfa com a legenda Vista ortogonal frontal; triângulo amarelo em um plano beta com a legenda Vista ortogonal superior; retângulo roxo em um plano delta com a legenda Vista ortogonal lateral direita. Na segunda linha, retângulo roxo composto por 2 retângulos em um plano théta. Este retângulo é congruente ao retângulo do plano alfa. Tem legenda Vista ortogonal posterior; triângulo amarelo em um plano épsilon. Este triângulo é congruente ao triângulo do plano beta. Tem legenda Vista ortogonal inferior; retângulo roxo em um plano gama. Este retângulo é congruente ao retângulo do plano delta. Tem a legenda Vista ortogonal lateral esquerda.

Identifique a alternativa que indica a figura que está sendo descrita por meio das vistas ortogonais apresentadas.

a) cilindro

b) pirâmide de base quadrada

c) prisma de base triangular

d) cone

3. Classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F). (Adote: π = 3,1)

a) A medida de volume de um cone, cujo raio da base mede 3 centímetros de comprimento e a altura mede 10 centímetros, é igual a 279 centímetros cúbicos.

b) A medida de volume de um cilindro, cujo raio da base mede 3 centímetros de comprimento e a altura mede 10 centímetros, é igual a 279 centímetros cúbicos.

c) A medida de volume de um prisma de base quadrada, cuja aresta da base mede 3 centímetros de comprimento e a altura mede 10 centímetros, é igual a

30 centímetros cúbicos

.

d) A medida de volume de uma pirâmide de base quadrada, cuja aresta da base mede 3 centímetros de comprimento e a altura mede 10 centímetros, é igual a

30 centímetros cúbicos

.

4. Uma empresa de embalagens produz um modelo de lata no formato de cilindro, com as medidas das dimensões indicadas na figura a seguir.

Figura geométrica. Cilindro cuja altura mede 20 centímetros. O raio do círculo da base mede 20 centímetros.

Essa empresa pretende fabricar um novo modelo de lata, com a mesma medida de volume do modelo anterior, mas cuja altura meça 32 centímetros.

Qual deve ser a medida de comprimento do raio da base para esse novo modelo de lata, em centímetro?

a)

5 raiz quadrada de 10

b)

10 raiz quadrada de 5

c) 250

d) 12,5

Resoluções e comentários da avaliação

1. Para completar o quadro o estudante precisa analisar as informações presentes em cada linha, associando-as à relação de Euler, para que possa preencher as lacunas corretamente. Caso haja muitas dificuldades na resolução dessa questão, faça uma retomada de conteúdo a respeito da relação de Euler, apresentando-a novamente à turma e, com o suporte de sólidos geométricos representando poliedros, validar essa relação por meio da exploração dessas figuras pelos estudantes.

V

A

F

10

15

7

6

8

4

8

12

6

14

21

9

2. Se o estudante julgou ser correta a alternativa a, é possível que tenha dificuldade em reconhecer as vistas superior e inferior, não identificando que precisaria haver um círculo para a caracterização de um cilindro. Se indicou a alternativa b, possivelmente a dúvida está nas nomenclaturas das vistas e em sua interpretação. E se optou pela alternativa d, é possível que ele apenas tenha analisado as vistas superior e inferior, apresentando dificuldades quanto à nomenclatura das vistas e sua relação com a figura representada.

alternativa c

3. Para classificar as afirmações apresentadas, o estudante precisa analisar cada uma delas, observando a figura e suas dimensões, de maneira que consiga determinar se a medida de volume apresentada está correta. Podem surgir dúvidas diversas, entre elas, a dificuldade na percepção das fórmulas para obter a medida do volume de cones e pirâmides e sua relação com as fórmulas de cálculo de medidas de volumes de cilindros e prismas, respectivamente. Por isso, podem ser retomadas as estratégias de cálculo de medidas de volume de figuras diversas a partir de exemplos ou de problemas contextualizados. Nesse trabalho, pode ser sugerido aos estudantes que construam um quadro comparativo entre o cálculo das medidas do volume de cones, cilindros, prismas e pirâmides, de maneira que percebam as semelhanças e as diferenças existentes entre eles.

verdadeiras: b, d; falsas: a, c

4. Se o estudante optou pela alternativa b, possivelmente sua dúvida está no cálculo da raiz quadrada de um número. Se indicou as alternativas c ou d, é possível que ele tenha dificuldades em efetuar o cálculo da medida do volume de um cilindro, principalmente pela necessidade do cálculo do quadrado da medida de comprimento do raio, gerando dúvidas quanto à obtenção e utilização das medidas.

alternativa a