Parte 5
16. Medida da área do quadrado verde maior:
Sentença matemática. m ao quadrado.Medida da área do quadrado verde menor:
Sentença matemática. n ao quadrado.Medida da área de cada retângulo roxo:
mnMedida da área da figura total:
Sentença matemática, m ao quadrado mais n ao quadrado mais 2mn igual 144.Calculando a medida da área dos retângulos roxos, temos:
2mn = 70
Sentença matemática. Fração 2mn sobre 2 igual fração 70 sobre 2.
mn igual 35
Sabendo que m > n, temos:
m = 7 e n = 5
17. um. Falsa, pois
Sentença matemática. Abre parênteses M maiúsculo menos N maiúsculo, fecha parênteses ao quadrado igual M maiúsculo ao quadrado menos 2MN maiúsculos mais N maiúsculo ao quadrado.
dois. Falsa, pois A · B = 1 pode ser escrito como B =
fração 1 sobre A.; como 0 é um número racional, não existe um número B, tal que B =
fração 1 sobre 0..
alternativa c
Capítulo 5
Atividades
▶ Páginas 117 e 118
1. a) Os ângulos
ae
hsão colaterais externos e suplementares. Os ângulos
ce
gsão correspondentes e, portanto, congruentes.
b) Não. Os ângulos
de
esão colaterais internos e, portanto, são suplementares.
c) Sim. Os ângulos
be
fsão correspondentes e, portanto, são congruentes.
2. Não, porque r e s não são retas paralelas.
3. Espera-se que os estudantes desenhem algo parecido com o exemplo a seguir.
![Figura geométrica. Duas retas paralelas cortadas por uma transversal t. No ponto em que t intercepta r, são determinados 4 ângulos, no sentido anti-horário: ângulo a, ângulo b, ângulo c e ângulo d.
No ponto em que t intercepta s, são determinados 4 ângulos, no sentido anti-horário: ângulo e, ângulo f, ângulo g e ângulo h.](../resources/images/im_001_g_amm9_pg_resol_c04_f2_guia_g24_copia.png)
a) Os pares de ângulos correspondentes são:
Ângulo a.e
Ângulo e.,
Ângulo b.e
Ângulo f, Ângulo c.e
Ângulo g.,
Ângulo d.e
Ângulo h..
b) Sim, pois é possível verificar que os ângulos correspondentes são congruentes.
4. a) Os ângulos de medidas de abertura y e 78 graus são ângulos alternos internos e, portanto, são congruentes. Ou podemos fazer os cálculos:
y = 180 graus menos 102 graus
y = 78 graus
Os ângulos de medidas de abertura x e
102 graussão ângulos alternos externos e, portanto, são congruentes. Ou podemos fazer os cálculos:
x = 180 graus menos 78 graus
x = 102 graus
b) O ângulo x é oposto pelo vértice ao ângulo de medida de abertura 85 graus, logo x = 85 graus. O ângulo y é correspondente ao ângulo de medida de abertura 85 graus; logo, são congruentes. Ou podemos fazer os cálculos:
y = 2x menos 85 graus
y = 170 graus menos 85 graus
y = 85 graus
c) O ângulo suplementar de y é correspondente ao de x.
x + 3y = 180 graus
4x = 180 graus
Sentença matemática. x igual fração 180 graus sobre 4.
x = 45 graus
O ângulo
3xé oposto pelo vértice ao de y; logo, 3x = y.
y = 3x
y = 3 ⋅ 45 graus
y = 135 graus
d) O ângulo suplementar de
Sentença matemática. Abre parênteses y menos 10 graus fecha parênteses.é correspondente ao ângulo oposto de
Sentença matemática. Abre parênteses y mais 100 graus fecha parênteses..
y menos 10 graus + y + 100 graus = 180 graus
2y = 180 graus menos 90 graus
2y = 90 graus
y = 45 graus
O ângulo
Sentença matemática. Abre parênteses y menos 10 graus fecha parênteses.é oposto pelo vértice ao ângulo x; logo, abre parêntesesy menos 10 graus fecha parênteses = x.
x = y menos 10 graus
x = 45 graus menos 10 graus
x = 35 graus
5. a) Ângulos correspondentes são congruentes.
3x menos 20 graus = 2x + 30 graus
3x menos 2x = 30 graus + 20 graus
x = 50 graus
b) Ângulos alternos externos são congruentes.
3x + 15 graus = 135 graus
3x = 135 graus menos 15 graus
3x = 120 graus
x = 40 graus
c) Os ângulos colaterais externos são suplementares, logo:
8y + 40 graus + 5y + 10 graus = 180 graus
13y = 180 graus menos 50 graus
13y = 130 graus
y = 10 graus
Substituindo y = 10 graus em 8y + 40 graus, temos:
8y + 40 graus = 8 ⋅ 10 graus + 40 graus
= 80 graus + 40 graus = 120 graus
Substituindo y = 10 graus em 5y + 10 graus, temos:
5y + 10 graus = 5 ⋅ 10 graus + 10 graus
= 50 graus + 10 graus = 60 graus
Portanto, as medidas de abertura dos ângulos são 120 graus e 60 graus.
d) Espera-se que os estudantes elaborem problemas como os resolvidos nos itens anteriores.
6. Os ângulos de medidas de abertura a e 70 graus são alternos internos; então:
a = 70 graus
Os ângulos de medidas de abertura d e 40 graus são colaterais internos e, portanto, são suplementares. Assim:
d + 40 graus = 180 graus
d = 180 graus menos 40 graus
d = 140 graus
Os ângulos de medidas de abertura c e 40 graus são alternos internos; então:
c = 40 graus
Os ângulos de medidas de abertura b + 40 graus e 70 graus são colaterais internos e, portanto, são suplementares. Assim:
b + 40 graus + 70 graus = 180 graus
b = 180 graus menos 40 graus menos 70 graus
b = 70 graus
Logo, a = 70 graus, b = 70 graus, c = 40 graus e d = 140 graus.
7. a) O ângulo y é oposto pelo vértice ao ângulo de medida de abertura 40 graus, logo y = 40 graus.
Traçando uma reta t paralela às retas r e s abre parêntesesr // t // s fecha parênteses, o ângulo de medida de abertura 85 graus será dividido nos ângulos a e b:
![Figura geométrica. Três retas paralelas r, t e s. Está representada uma linha reta transversal às retas r e t que determina em r um ângulo de medida de abertura indicada pela letra x e em t um ângulo de medida de abertura indicada letra a. Estes ângulos são correspondentes. Está também representada uma linha reta transversal às retas t e s que determina em t um ângulo de medida de abertura indicada pela letra b e em s um ângulo de medida de abertura igual a 40 graus.. Estes ângulos são correspondentes. O ângulo opostos pelo vértice ao ângulo de 40 graus tem medida de abertura indicada pela letra y.](../resources/images/im_002_g_amm9_pg_resol_c04_f2_guia_g24_copia.png)
Sendo b e y alternos internos, b = 40 graus.
a = 85 graus menos b
a = 85 graus menos 40 graus
a = 45 graus
Os ângulos a e x são correspondentes; logo, x = 45 graus.
b) O ângulo de medida de abertura 55 graus e o suplementar do ângulo x são alternos internos; logo:
x + 55 graus = 180 graus
x = 180 graus menos 55 graus
x = 125 graus
O ângulo x e o ângulo oposto ao ângulo y são correspondentes; logo, y = 125 graus.
c) Primeiro, vamos traçar uma reta paralela a r e a s, dividindo o ângulo de medida de abertura y em dois ângulos cujas aberturas medem a e b.
![Figura geométrica. Três retas paralelas r, t e s. Está representada uma linha reta transversal às retas r e t que determina em r um ângulo de medida de abertura indicada pela letra x e um ângulo suplementar com medida de abertura igual a 50 graus e, em t, um ângulo de medida de abertura indicada letra a. Os ângulos de 50 graus e a são correspondentes. Está também representada uma linha reta transversal às retas t e s que determina em t um ângulo de medida de abertura indicada pela letra b e em s um ângulo de medida de abertura igual a 38 graus.. Estes ângulos são correspondentes.](../resources/images/im_003_g_amm9_pg_resol_c04_f2_guia_g24_copia.png)
Os ângulos cujas aberturas medem b e 38 graus são correspondentes; logo, b = 38 graus.
Os ângulos cujas aberturas medem a e 50 graus são correspondentes; logo, a = 50 graus.
Temos que y = a + b. Assim:
y = 38 graus + 50 graus
y = 88 graus
Os ângulos cujas aberturas medem x e 50 graus são suplementares; então:
x + 50 graus = 180 graus
x = 180 graus menos 50 graus
x = 130 graus
Logo, x = 130 graus e y = 88 graus.
8. a) Os ângulos cujas aberturas medem 42 graus e y são alternos internos; logo, y = 42 graus.
Sendo a um ângulo oposto pelo vértice com o ângulo de medida de abertura 42 graus, logo a = 42 graus.
Sendo os ângulos a e x colaterais internos, logo x + a = 180 graus.
x + 42 graus = 180 graus
x = 180 graus menos 42 graus
x = 138 graus
Sendo b um ângulo oposto pelo vértice com o ângulo de medida de abertura 36 graus, logo b = 36 graus.
Sendo os ângulos b e z alternos internos, logo z = b.
z = 36 graus
b) Sendo um ângulo a o suplementar de abre parêntesesy + z fecha parênteses, logo abre parêntesesy + a + z fecha parênteses = 180 graus.
Os ângulos cujas aberturas medem a e 48 graus são correspondentes, logo a = 48 graus.
![Figura geométrica. Três retas paralelas r, s e t, cortadas por duas transversais u e v. As retas u e v são concorrentes e a reta s passa pelo ponto de intersecção delas. A reta u determina em r, um ângulo de medida de abertura indicada pela letra x e determina em t um ângulo de medida de abertura igual a 48 graus. Estes ângulos são colaterais internos. A reta v, termina em r um ângulo de medida de abertura igual a 115 graus. No ponto de interseção de u, v e s,, estão representados, no sentido horário, os ângulos de medida de abertura indicados pelas letras y, a e z. Estes ângulos formam um ângulo raso. O ângulo de 115 graus e o ângulo que equivale a y mais a, são correspondentes. O ângulo a e o ângulo de 48 graus são correspondentes.](../resources/images/im_004_g_amm9_pg_resol_c04_f2_guia_g24_copia.png)
Sendo os ângulos de medidas de abertura abre parêntesesa + y fecha parênteses e de 115 graus correspondentes, logo abre parêntesesa + y fecha parênteses = 115 graus.
48 graus + x = 115 graus
y = 115 graus menos 48 graus
y = 67 graus
Então abre parêntesesy + a + z fecha parênteses = 180 graus:
67 graus + 48 graus + z = 180 graus
z = 180 graus menos 115 graus
z = 65 graus
Sendo os ângulos a e x colaterais internos, logo abre parêntesesa + x fecha parênteses = 180 graus.
48 graus + x = 180 graus
x = 180 graus menos 48 graus
x = 132 graus
Atividades
▶ Página 120
1. Sendo AB = 6 cm, CD = 3 cm e EF = 1,5 cm, temos:
a)
Sentença matemática. AB sobre CD igual fração 6 sobre 3 igual 2.b)
Sentença matemática. CD sobre EF igual fração 3 sobre 1 vírgula 5 igual 2.c)
Sentença matemática. AB sobre EF igual fração 6 sobre 1 vírgula 5 igual 4.d)
Sentença matemática. CD sobre AB igual fração 3 sobre 6 igual 0 vírgula 5.e)
Sentença matemática. EF sobre CD igual fração 1 vírgula 5 sobre 3 igual 0 vírgula 5.f)
Sentença matemática. EF sobre AB igual fração 1 vírgula 5 sobre 6 igual 0 vírgula 25.2. a) Considerando x o número pedido, temos:
Sentença matemática. x sobre 6 igual a 2.
x = 6 ⋅ 2
x = 12
b)
Sentença matemática. AB sobre CD igual fração 3 sobre 7.3 ⋅ CD = 7 ⋅ AB
3 ⋅ 35 = 7 ⋅ AB
fração 105 sobre 7 igual AB
AB igual a 15
Se 1 centímetro equivale a 10 milímetros, então
15 vezes 10 milímetros igual à 150 milímetros
3. a) Sabemos que:
AB = 0,6 m = 0,6 · 100 cm = 60 cm
GH = 210 mm = 210 dividido por 10 cm = 21 cm
Assim:
Sentença matemática. AB sobre CD igual EF sobre GH.
Abaixo, 60 sobre 14 igual EF sobre 21.
14EF = .1260
EF = 90
Portanto, o comprimento de EF mede 90 centímetros.
b) Sabemos que:
AB = 15 dm = 15 · 10 cm = 150 cm
EF = .1200 mm = .1200 dividido por 10 cm = 120 cm
Sentença matemática. AB sobre CD igual 120 sobre GH.
Abaixo, 150 sobre 100 igual120 sobre GH.
150GH = .12000
GH = 80
Portanto, o comprimento de GH mede 80 centímetros.
4. Considerando x a medida de comprimento do campo de futebol no sítio de Augusto, temos:
x sobre 30 vírgula 6 é igual a 105 sobre 68
68x = .3213
Abaixo, x igual 3 mil 213 sobre 68
x = 47,25
Logo, a medida de comprimento do campo de futebol é 47,25 métros.
5. a) Considerando x e y os dois números, temos:
x + y = 48 ⇒ y = 48 menos x
Abaixo, x sobre y igual 5 sobre 7.
Abaixo, x sobre 48 menos x igual fração 5 sobre 7.
7x = 240 menos 5x
12x = 240
x = 20
y = 48 menos 20
y = 28
Os números são 20 e 28.
b) Considerando x e y os dois números, temos:
x menos y = 200 ⇒ x = 200 + y
Abaixo, x sobre y igual 5 sobre 3
Abaixo, 200 mais y tudo sobre y igual 5 sobre 3.
5y = 600 + 3y
5y menos 3y = 600
2y = 600
y = 300
x = 200 + 300
x = 500
Os números são 500 e 300.
Atividades
▶ Página 125
1. a) Flávia e Alexandre
b) Alexandre
2. Desenho pessoal. Espera-se que os estudantes descubram uma maneira própria de fazer a ampliação ou a redução da figura que desenharem.
Exemplo de resposta:
![Figuras geométricas. Dois triângulos retângulos dispostos lado a lado. O triângulo da esquerda tem medida da altura 5 e medida do comprimento da hipotenusa 6 vírgula 4. O triângulo da direita tem medida da altura 2 vírgula 5 e medida do comprimento da hipotenusa 3 vírgula 2.](../resources/images/im_005_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
3. a) Os ângulos correspondentes são congruentes.
b) As medidas de comprimento dos lados correspondentes são proporcionais.
4.
x sobre 3 vírgula 2 é igual a 4 sobre 2 vírgula 52,5x = 4 ⋅ 3,2
2,5x = 12,8
Abaixo, x igual fração 12 vírgula 8 sobre 2 vírgula 5.
x = 5,12
5. a) Primeiro vamos converter na mesma unidade de medida: 80 centímetros = 0,8 métros e 4 centímetros = 0,04 métros.
Sentença matemática. 0 vírgula 8 sobre 50 igual 0 vírgula 04 sobre x.
Abaixo, 0 vírgula 8 vezes x, igual 2.
Abaixo, x igual 2 sobre 0 vírgula 8.
x = 2,5
O andar terá 2,5 métros de medida de altura.
b)
0 vírgula 8 sobre 50 igual a x sobre 250x = 1,6
Abaixo, x igual fração 1 vírgula 6 sobre 50.
x = 0,032
Convertendo para centímetro: 0,032 métros = 3,2 centímetros
A medida da altura da porta na maquete será 3,2 centímetros.
c) Razão de semelhança:
Sentença matemática. 0 vírgula 8 sobre 50 igual 0 vírgula 016.6. a) Como os quadriláteros são semelhantes, temos:
Sentença matemática. 10 sobre 5, igual z sobre 6 vírgula 2, igual y sobre 4, igual 6 sobre x.
Assim:
Sentença matemática. 10 sobre 5 igual z sobre 6 vírgula 2, implica que 5z igual a 10 vezes 6 vírgula 2.
5z = 62
Abaixo, z igual 62 sobre 5 implica que z igual 12 vírgula 4.
Abaixo, 10 sobre 5 igual y sobre 4 implica que 5y igual 4 vezes 10.
Abaixo, 5y igual 40 implica que y igual 40 sobre 5
y = 8
Abaixo, 10 sobre 5 igual fração 6 sobre x implica que 10x igual 6 vezes 5.
Abaixo 10x igual 30 implica que x igual fração 30 sobre 10.
x = 3
Assim a medida do perímetro de cada figura será igual a:
P = 10 + 6 + z + y = 10 + 6 + 12,4 + 8 = 36,4
P = 5 + x + 6,2 + 4 = 5 + 3 + 6,2 + 4 = 18,2
b) Como os quadriláteros são semelhantes, temos:
Sentença matemática. 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual x sobre 2 vírgula 8, igual 6 sobre y, igual 9 sobre z.
Assim:
Sentença matemática. 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual x sobre 2 vírgula 8, implica que 2 vírgula 4 vezes x igual 3 vírgula 6 vezes 2 vírgula 8.
2,4x = 10,08
x = 4,2
Abaixo, 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual 6 sobre y implica que 3 vírgula 6 vezes y, igual 2 vírgula 4 vezes 6.
3,6y = 14,4
y = 4
Abaixo, 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual 9 sobre z implica que 3 vírgula 60 vezes z igual 2 vírgula 4 vezes 9.
3,6z = 21,6
z = 6
Assim a medida do perímetro de cada figura será igual a:
P = 3,6 + x + 6 + 9 = 3,6 + 4,2 + 6 + 9 = 22,8
P = 2,4 + 2,8 + y + z = 2,4 + 2,8 + 4 + 6 = 15,2
7. a) Razão entre as medidas de comprimento dos lados correspondentes:
Sentença matemática. Fração 10 sobre 5, igual fração 6 sobre 3, igual fração 12 vírgula 4 sobre fração 6 vírgula 2, igual fração 8 sobre 4, igual a 2.
Razão entre as medidas dos perímetros:
Sentença matemática. Fração 36 vírgula 4 sobre 18 vírgula 2, igual 2.
b) Razão entre as medidas de comprimento dos lados correspondentes:
Sentença matemática. Fração 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual fração 4 vírgula 2 sobre 2 vírgula 8, igual fração 6 sobre 4, igual fração 9 sobre 6, igual a 1 vírgula 5.
Razão entre as medidas dos perímetros:
Sentença matemática. Fração 22 vírgula 8 sobre 15 vírgula 2, igual 1 vírgula 5.
Nos dois casos, as razões, entre as medidas de comprimento dos lados correspondentes e entre as medidas dos perímetros, são iguais.
8. a) Não, pois os dados são insuficientes para concluir que as figuras são semelhantes.
b) Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Dois quadrados, um com 3 centímetros de medida de comprimento dos lados e outro com 5 centímetros de medida de comprimento dos lados.
c) Exemplo de resposta: Um quadrado com 3 centímetros de medida de comprimento de lado e um retângulo com 4 centímetros de medida de altura e 6 centímetros de medida de comprimento.
d) As medidas de comprimento dos lados correspondentes dos polígonos têm de ser proporcionais.
9. a) sim
b) 2 ⋅ 3 = 6
Atividades
▶ Página 127
1. a) Figura da esquerda
Medida do perímetro: 1,5 + 1 + 0,5 + 1 + 1 + 2 = 7
Medida da área: abre parênteses 2 ⋅ 1 fecha parênteses + abre parênteses 0,5 ⋅ 1 fecha parênteses = 2,5
Figura da direita
Medida do perímetro: 3 + 2 + 1 + 2 + 2 + 4 = 14
Medida da área: abre parênteses 4 ⋅ 2 fecha parênteses + abre parênteses 2 ⋅ 1 fecha parênteses = 8 + 2 = 10
Razão entre as medidas dos perímetros:
Sentença matemática. Fração 7 sobre 14, igual fração 1 meio
Razão entre as medidas das áreas:
Sentença matemática. Fração 2 vírgula 5 sobre 10, igual fração 25 sobre 100, igual fração 1 sobre 4.
b)
Sentença matemática. Fração 2 vírgula 5 sobre 3 vírgula 3, diferente de fração 1 vírgula 5 sobre 2.Os retângulos não são semelhantes.
2. A razão entre as medidas dos perímetros é igual à razão de semelhança entre os pentágonos regulares. Logo, a razão é
3 sobre 4Assim, se dois polígonos semelhantes têm razão de semelhança r, a razão entre suas áreas será r elevado a 2.
Razão entre as medidas das áreas:
Sentença matemática. Abre parênteses fração 3 sobre 4 fecha parênteses. ao quadrado, igual fração 9 sobre 16.3.
A sobre B igual a 4 sobre 6 igual a 2 sobre 3Razão entre as medidas das áreas:
Sentença matemática. Abre parênteses fração 2 sobre 3 fecha parênteses, ao quadrado, igual fração 4 sobre 9.4. Sabemos que a razão entre as medidas dos perímetros é igual à razão de semelhança entre os retângulos, logo:
Sentença matemática. 5 sobre x igual 4.
Abaixo, 5 sobre 4, igual x.
A medida do comprimento da base de MNPQ é
Sentença matemática. Fração 5 sobre 4.centímetro.
5. Se dois polígonos semelhantes têm razão de semelhança r, a razão entre as medidas de suas áreas será r elevado a 2. Então, se a razão entre a medida de suas áreas é
1 sobre 4, a razão de semelhança é
1 sobre 2, pois
Abre parênteses, 1 sobre 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado é igual a 1 sobre 4.
Lados correspondentes: AI e EF; GI e EG; AG e FG.
Logo:
Sentença matemática. GI sobre EG igual fração 1 meio, implica que fração 4 sobre x mais 3, igual fração 1 meio implica que x mais 3 igual a 8 implica que x igual a 5.
Sentença matemática. AI sobre EF igual fração 1 meio implica que fração z sobre 3x, igual fração 1 meio implica que 2z igual a 3x implica que 2z igual a 3 vezes 5 implica que z igual fração 15 sobre 2, implica que z igual 7 vírgula 5.
Sentença matemática. AG sobre FG igual fração 1 meio, implica que 8 vírgula 5 sobre y, igual fração 1 meio, implica que y igual a 17.
Então:
EG = 5 + 3 = 8
EF = 3 ⋅ 5 = 15
FG = y = 17
AI = z = 7,5
6. a) cubo menor: V = 1 ⋅ 1 ⋅ 1 = 1
cubo maior: V = 2 ⋅ 2 ⋅ 2 = 8
Portanto, a medida do volume do cubo menor é 1 centímetro cúbico e a do cubo maior é 8 centímetros cúbicos.
b) Considere
L1, com 1 subscritoa medida do comprimento da aresta do cubo menor e
L2, com 2 subscritoa medida do comprimento da aresta do cubo maior.
Sentença matemática. L1, com 1 subscrito, sobre L2, com 2 subscrito, igual fração 1 meio.
c) Considere
A1, com 1 subscritoa medida da área de uma face do cubo menor e
A2, com 2 subscritoa medida da área de uma face do cubo maior.
Sentença matemática. A1, com 1 subscrito, igual 1 vezes 1 igual 1.
Abaixo, A2, com 2 subscrito, igual 2 vezes 2 igual 4.
Sentença matemática. A1, com 1 subscrito, sobre A2, com 2 subscrito, igual fração 1 quarto.
d) Considere
V1, com 1 subscrito,a medida do volume do cubo menor e
V2, com 2 subscrito,a medida do volume do cubo maior.
Sentença matemática. V1, com 1 subscrito, igual 1 vezes 1 vezes 1, igual 1.
Abaixo, V2, com 2 subscrito, igual 2 vezes 2 vezes 2 igual 8.
Sentença matemática. V1, com 1 subscrito, sobre V2, com 2 subscrito, igual fração 1 oitavo.
e)
Sentença matemática. Fração 1 sobre 4 igual abre parênteses fração 1 sobre 2 fecha parênteses. ao quadradoe
e fração 1 sobre 8 igual abre parênteses fração 1 sobre 2 fecha parênteses. ao cubo.Atividades
▶ Página 132
1. a) Espera-se que os estudantes desenhem triângulos como representados a seguir, porém com as medidas de comprimentos dos lados em verdadeira grandeza.
![Figuras geométricas. Dois triângulos dispostos lado a lado. O triângulo da esquerda tem vértices nos pontos A, B e C. A medida do comprimento de AB é 4 centímetros. A medida do comprimento de AC é 5 centímetros. A medida da abertura do ângulo CAB é 60 graus. O triângulo da direita tem vértices nos pontos D, E e F. A medida do comprimento de DE é 6 centímetros. A medida do comprimento de DF é 7 vírgula 5 centímetros. A medida da abertura do ângulo FDE é 60 graus.](../resources/images/im_006_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
Sentença matemática. AC sobre EF igual 5 sobre 7 vírgula 5, igual 2 sobre 3.
Sentença matemática. AB sobre ED igual 4 sobre 6, igual 2 sobre 3.
Como os dois triângulos têm dois pares de lados correspondentes proporcionais e o ângulo compreendido entre esses lados é congruente, △ABC e △DEF são semelhantes e a razão de semelhança é
Sentença matemática. Fração 2 sobre 3.b) O caso de semelhança é o LAL.
2. Sejam x, y e z as medidas de comprimento, em decímetro, dos lados do triângulo menor correspondentes, respectivamente, aos lados de medidas de comprimento 8 decímetros, 12 decímetros e 16 decímetros do triângulo maior.
Sendo
Sentença matemática. Fração 4 sobre 3.a razão de semelhança entre o maior e o menor triângulo, nessa ordem. Então:
Sentença matemática. Fração 4 sobre 3, igual 8 sobre x, igual 12 sobre y igual 16 sobre z.
Assim:
Sentença matemática. Fração 4 sobre 3, igual 8 sobre x
Sentença matemática. Fração 4 sobre 3, igual 12 sobre y
Sentença matemática. Fração 4 sobre 3, igual 16 sobre z.
4 ⋅ x = 3 ⋅ 8
4x = 24
Abaixo, x igual 24 sobre 4.
x = 6
4 ⋅ y = 12 ⋅ 3
4y = 36
Abaixo, y igual 36 sobre 4.
y = 9
4 ⋅ z = 16 ⋅ 3
4z = 48
Abaixo, z igual 48 sobre 4.
z = 12
Medida do perímetro do triângulo menor:
6 + 9 + 12 = 27
Portanto, as medidas de comprimento dos lados do triângulo menor são 6 decímetros, 9 decímetros e 12 decímetros, e a medida de seu perímetro é 27 decímetros.
3. a) falsa
Considere dois triângulos isósceles com as seguintes medidas de comprimento dos lados:
• 5 centímetros, 5 centímetros e 4 centímetros;
• 8 centímetros, 8 centímetros e 12 centímetros.
Não há razão de semelhança, pois:
Sentença matemática. 5 sobre 8 igual 5 sobre 8, diferente de 4 sobre 5.
b) verdadeira
Considere dois triângulos equiláteros, um com a medida de comprimento dos lados igual a x e outro com a medida de comprimento dos lados igual y, sendo x e y números reais maiores do que zero.
A razão de semelhança será:
Sentença matemática. x sobre y igual x sobre y, igual x sobre y.
c) falsa
Considere dois triângulos retângulos com as seguintes medidas de comprimento dos lados:
• 3 centímetros, 4 centímetros e 5 centímetros;
• 2 centímetros, 2,1 centímetros e 2,9 centímetros.
Não há razão de semelhança, pois:
Sentença matemática. 3 sobre 2 diferente de 5 sobre 2 vírgula 9, diferente de 4 sobre 2 vírgula 1.
d) falsa
Considere dois triângulos escalenos com as seguintes medidas de comprimento dos lados:
• 5 centímetros, 7 centímetros e 8 centímetros;
• 10 centímetros, 14 centímetros e 16 centímetros.
A razão de semelhança será:
Sentença matemática. 5 sobre 10 igual 7 sobre 14, igual 8 sobre 16, igual 1 sobre 2.
alternativa b
4. a)
x sobre 7 igual a 10 sobre 8 vírgula 758,75x = 70
Abaixo, x igual 70 sobre 8 vírgula 75.
x = 8
b)
Sentença matemática. y sobre 8, igual 8 sobre 66y = 64
Abaixo, y igual 64 sobre 6.
Abaixo, y igual 32 sobre 3.
Abaixo, fração 12 sobre x igual 8 sobre 6.
8x = 72
x = 9
5. Primeiro, vamos converter para a mesma unidade de medida:
30 cm = 0,30 m e 45 cm = 0,45 m
Sentença matemática. 0 vírgula 30 sobre x, igual 0 vírgula 45 sobre 1 vírgula 5.
0,45x = 0,30 ⋅ 1,5
0,45x = 0,45
x = 1
A altura mede 1 métro.
6.
Sentença matemática. 1 vírgula 69 sobre x, igual 2 vírgula 6 sobre 4 vírgula 16.2,6x = 7,03
Abaixo, x aproximadamente igual a 7 vírgula 03 sobre 2 vírgula 6.
x ≃ 2,70
A altura da bandeira mede, aproximadamente, 2,70 métros.
7.
5 sobre x é igual a 2 sobre 52x = 25
x é igual a 25 sobre 2
x = 12,5
A altura do prédio mede 12,5 métros.
8.
![Figura geométrica. Triângulo retângulo ABC, retângulo em A. A medida do comprimento de AC é 12 e a medida do comprimento de AB é 5, No triângulo, está representado um segmento de reta DE perpendicular ao lado BC, o ponto D está no lado AC e o ponto E no lado BC, de modo a formar um triângulo retângulo CDE, retângulo em E. A medida do comprimento de AD é 2 e a medida do comprimento de DC é 10.](../resources/images/im_011_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
Pelo caso AA, os triângulos ABC e EDC são semelhantes.
![Figura geométrica. Triângulo retângulo ABC; A medida do comprimento de AC é 12, a medida do comprimento de AB é 5 e a medida do comprimento de BC é 13. Figura geométrica. Triângulo retângulo ECD. A medida do comprimento de ED é indicada pela letra x e a medida do comprimento de CD é 10.](../resources/images/im_011a_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
Portanto:
Sentença matemática. 5 sobre x, igual 13 sobre 10.
13x = 50
x ≃ 3,8
A medida de
Símbolo. Segmento de reta DE.é aproximadamente 3,8.
Informática e Matemática
▶ Página 133
Resoluções e comentários em Orientações.
Atividades
▶ Página 136
1. a)
x sobre 7 vírgula 5 é igual a 18 sobre 1212x = 135
Abaixo, x igual a 135 sobre 12
x = 11,25
b) 14,8 menos 11,6 = 3,2
x sobre 2 é igual a 14 vírgula 8 sobre 3 vírgula 2
3,2x = 29,6
x = 9,25
2. a)
AD sobre BD=
AE sobre EC
x sobre x mais 3 é igual a 4 sobre 6
6x = 4x + 12
6x menos 4x = 12
2x = 12
x é igual a 12 sobre 2
x = 6
b)
AD sobre AC=
AE sobre AB
x sobre x mais 3 é igual a 10 sobre 12
12x = 10x + 30
12x menos 10x = 30
2x = 30
x = 15
3. x + y + z = 63 e 12 + 10 + 20 = 42
![Figura geométrica. Triângulo. A medida do comprimento do lado esquerdo é 42 e a do lado direito é 63. Estão representadas três retas paralelas r, s e t. A reta t é reta suporte do lado que não tem medida indicada.
As retas r e s, determinam sobre o lado esquerdo, três segmentos de medida de comprimento 20, 10 e 12, de baixo para cima. Estas mesmas retas, determinam sobre o lado esquerdo, três segmentos de reta com medidas de comprimento indicadas pelas letras z, y e x. de baixo para cima](../resources/images/im_013_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
Sentença matemática. x sobre 63 igual a 12 sobre 42 ,implica que 42x igual 756, implica que x igual a 18.
Sentença matemática. y sobre 63 igual a 10 sobre 42, implica que, 42y igual 630, implica que y igual a 15.
Sentença matemática. z sobre 63 igual fração 20 sobre 42, implica que 42z igual mil 260, implica que z igual a 30.
4.
![Figura geométrica. Três retas paralelas cortadas por duas retas transversais. Na primeira transversal os 3 pontos de intersecção são, de cima para baixo B, E e F e determinam dois segmentos de reta: BE com medida de comprimento 8 e o EF com medida de comprimento 14. Na segunda transversal, os 3 pontos de intersecção são, de cima para baixo B linha, E linha e F linha e determinam dois segmentos de reta: B linha E linha com medida de comprimento 24 e o E linha F linha com medida de comprimento x.](../resources/images/im_014_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
8 sobre 14 é igual a 24 sobre x
8x = 336
x = 42
A medida do comprimento de
Segmento de reta E linha, F linha.é 42 centímetros.
5. A razão entre a medida da base e da altura da imagem formada e da imagem do slide deve ser a mesma. Assim, para calcular a medida da altura da imagem, em centímetro, podemos fazer:
2 terços é igual a 27 sobre x
x é igual a 3 vezes 27 sobre 2
x é igual a 81 sobre 2 implica que x igual a 40 vírgula 5
Logo, a largura da imagem mede 40,5 centímetros.
Estatística e Probabilidade
▶ Páginas 137, 138 e 139
1. a) As pessoas entre 40 e 59 anos estão representadas pela cor laranja no primeiro gráfico; assim, correspondem a 24,65%.
b) Não, pois 62,27% é mais que
Sentença matemática. Fração 1 sobre 3., já que
Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.corresponde a aproximadamente 33,33%.
c) A maioria das pessoas estava na faixa de 25 a 39 anos e isso pode ser observado no primeiro gráfico, pois corresponde à parte verde-clara que é quase a metade do gráfico ou 49,84%.
2. a) A coluna mais alta no primeiro gráfico representa a maior parte dos usuários; portanto, eles pertencem à faixa etária de 16 a 21 anos.
b) Na 2ª semana; 8 horas.
c) 40 + 80 + 40 + 20 = 180.
Logo, o total de usuários que visitaram a loja foi 180.
d) Não. Pelo gráfico, podemos determinar o número total de usuários de 16 a 21 anos no período todo, porém, não é possível saber quantos deles frequentaram a loja em cada semana.
3. a) Observando o primeiro gráfico, é possível concluir que 2,5% da água do planeta é doce.
b) Pelo segundo gráfico, é possível observar que 30% correspondem a águas subterrâneas; 1% corresponde a rios, lagos e água na atmosfera e 69% correspondem a geleiras e calotas polares.
c) Aproximadamente 1,73%. Espera-se que os estudantes percebam que é necessário calcular 69% de 2,5%.
d) Resposta pessoal. Exemplo de respostas:
Onde está a maior concentração de água doce no planeta?
Resposta: Geleiras e calotas polares.
A maior parte da água do planeta é doce ou salgada?
Resposta: Salgada.
4. a) 7,7% não clientes de um total de .2514 entrevistados correspondem a:
Sentença matemática. Fração 7 vírgula 7 sobre 100 vezes 2 mil 514, é aproximadamente, 194.
Dentre essas pessoas, 55,7% não têm condições financeiras. Logo:
Sentença matemática. Fração 55 vírgula 7 sobre 100 vezes 194, é aproximadamente, 108.
Portanto, aproximadamente 108 pessoas.
b) Resposta pessoal. Exemplos de respostas:
Qual é o motivo mais apontado para os não clientes não viajarem?
Resposta: Não têm condições financeiras.
Qual é a porcentagem de entrevistados que não são clientes?
Resposta: 7,7%
Quantos não clientes não viajam por medo da violência?
Resolução: 7,7% não clientes de um total de .2514 entrevistados correspondem a:
Sentença matemática. Fração 7 vírgula 7 sobre 100 vezes 2 mil 514, é aproximadamente, 194.
4,2% responderam que não viajam por medo da violência; isso corresponde a:
Sentença matemática. Fração 4 vírgula 2 sobre 100 vezes 194, é aproximadamente, 8.
Logo, aproximadamente 8 pessoas não viajam por medo da violência.
Quantos não clientes não têm interesse?
Sentença matemática. Fração 23 vírgula 4 sobre 100 vezes 194, é aproximadamente 45.
Logo, aproximadamente 45 pessoas não viajam por falta de interesse.
Educação Financeira
▶ Páginas 140 e 141
Resoluções e comentários em Orientações.
Atividades de revisão
▶ Páginas 142 e 143
1. Os ângulos
abre parênteses, 4x mais 30 graus, fecha parêntesese
abre parênteses, x mais 20 graus, fecha parêntesessão colaterais internos, portanto são suplementares.
4x + 30° + x + 20° = 180°
5x = 180° menos 50°
5x = 130°
x = 26°
alternativa b
2. a) Considere x a medida de comprimento do lado do quadrado.
Medida do perímetro: x + x + x + x = 4x
Razão entre a medida do perímetro e a medida do comprimento do lado de um quadrado é igual a 4, pois
Sentença matemática. Fração 4x sobre x, é igual a 4..
b) Considere x a medida de comprimento do lado do triângulo equilátero.
Medida do perímetro: x + x + x = 3x
Razão entre a medida de comprimento do lado de um triângulo equilátero e a medida de seu perímetro é igual a
Sentença matemática. 1 terço., pois
Sentença matemática. Fração 1x sobre 3x é igual a fração 1 sobre 3..
c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes determinem a razão entre a idade deles e a de seus responsáveis. Por exemplo:
Responsável: 35 anos
Estudante: 14
Sentença matemática. 14 sobre 35.
3. a) Medida da área dos móveis da sala de estar:
Sofá: 2 ⋅ 1 = 2
Poltrona: 1 ⋅ 1 = 1
Rack: 0,75 ⋅ 0,75 = 0,5625
Medida da área dos móveis da sala de jantar:
Mesa: 1,5 ⋅ 0,75 = 1,125
Cadeiras: 0,25 ⋅ 6 = 1,5
Total: 2 + 1 + 0,5625 + 1,125 + 1,5 = 6,1875
Decompondo a planta da sala em figuras retangulares, ao calcular a medida da área de um dos retângulos, percebemos que a medida da área dele já é maior que a medida da área ocupada pelos móveis.
Logo, a sala do casal comporta esses móveis.
![Ilustração. Planta da sala de dois ambientes. As paredes formam um polígono de 10 lados. A parede da porta de entrada forma 90 graus com a parede de 3 vírgula 5 metros, que forma 90 graus com outra parede de um metro, linha horizontal a partir da parede de um metro formando um retângulo com 3 vírgula 5 metros de comprimento com indicação de medida de área 3 vírgula 5 metros quadrados. A parede de um metro, forma 270 graus com uma parede pequena sem indicação de medida, que forma 90 graus com a parede da janela que mede 1 metro, que forma 90 graus com outra parede sem indicação um pouco maior que a anterior que forma 270 graus com uma parede de 2 vírgula 5 metros, que forma 90 graus com uma parede de 2 vírgula 5 metros com outra janela. Essa parede forma 90 graus com uma parede de 3 vírgula 5 metros, linha vertical formando um retângulo com as mediadas da parede da janela com 2 vírgula 5 metros e com a parede de 3 vírgula 5 metros, com indicação de medida de área 8 vírgula 75 metros quadrados. A parede de 3 vírgula 5 metros forma 270 graus uma parede pequena sem indicação de medida que forma 90 graus com a parede da porta de entrada.](../resources/images/im_015_g_amm9_pg_resol_c04_f2_guia_g24_1.png)
b) Exemplo de resposta.
![Ilustração. Mesma ilustração da planta da sala de dois ambientes. O sofá está na parede de 2 vírgula 5 metros, o rack está na parede de 3 vírgula 5 metros, mais perto do canto e a poltrona, mais para o centro, ao lado do rack, na parede de 3 vírgula 5 metros. A mesa de jantar está na com seu lado maior alinhado com a parede de 3 vírgula 5 metros perto da porta de entrada.](../resources/images/im_016_g_amm9_pg_resol_c04_f2_guia_g24_1.png)
4.
![Figuras geométricas. À esquerda, retângulo ABCD verde, com medida de comprimento x mais 0 vírgula 4 e medida do comprimento da largura 1. À direita, retângulo BCEF verde com medida de comprimento 1 e medida do comprimento da largura 0 vírgula 4.](../resources/images/im_017_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
Sentença matemática. Fração 1 sobre 0 vírgula 4, igual a fração x mais 0 vírgula 4 sobre 1.
0,4x + 0,16 = 1
0,4x = 1 menos 0,16
0,4x = 0,84
x = 2,1
alternativa c
5. Da foto A
a) Razão de semelhança:
Sentença matemática. Fração 3 vírgula 15 sobre 5, igual a fração 5 vírgula 04 sobre 8, é igual a 0 vírgula 63.Em porcentagem: 0,63 ⋅ 100% = 63%
b) Razão de semelhança:
Sentença matemática. Fração 10 vírgula 7 sobre 5, igual a fração 17 vírgula 12 sobre 8, é igual a 2 vírgula 14.Em porcentagem: 2,14 ⋅ 100% = 214%
c) Razão de semelhança:
Sentença matemática. Fração 6 vírgula 35 sobre 5 é diferente da fração 14 sobre 8.(não há razão de semelhança)
Não é possível, mantendo a proporcionalidade.
Da foto B
d) Razão de semelhança:
Sentença matemática. Fração 6 vírgula 35 sobre 5, igual a fração 7 vírgula 62 sobre 6, é igual a 1 vírgula 27.Em porcentagem: 1,27 ⋅ 100% = 127%
e) Razão de semelhança:
Sentença matemática. Fração 3 sobre 5 é diferente da fração 4 sobre 6.(não há razão de semelhança)
Não é possível, mantendo a proporcionalidade.
f) Razão de semelhança:
Sentença matemática. Fração 1 vírgula 15 sobre 5, igual a fração 1 vírgula 38 sobre 6, é igual a 0 vírgula 23.Em porcentagem: 0,23 ⋅ 100% = 23%
6.
![Figuras geométricas. À esquerda, triângulo ABC vermelho, com segmento BC na horizontal e com medida de comprimento 7 vírgula 5 centímetros. O segmento AB com medida de comprimento 5 centímetros. O segmento AC com medida de comprimento 6 centímetros. À direita, triângulo amarelo A linha B linha C linha, com segmento B linha C linha na horizontal e com medida de comprimento y. O segmento A linha B linha com medida de comprimento 15 centímetros. O segmento A linha C linha com medida de comprimento x.](../resources/images/im_018_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
Razão de semelhança:
Sentença matemática. Fração 15 sobre 5, é igual a 3.Então:
Sentença matemática. Fração x sobre 6, é igual a 3
⇒ x = 18
Sentença matemática. Fração y sobre 7 vírgula 5, é igual a 3
⇒ y = 22,5
Portanto, as medidas de comprimento dos outros lados são 18 centímetros e 22,5 centímetros.
7. Sendo AB linha = x; B linhaC linha = y e C linhaD linha, temos:
![Figura geométrica. Segmento AD, com medida de comprimento 10, na horizontal com os pontos B e C representados nele, de modo que o segmento AB tem medida de comprimento 2, que o segmento BC tem medida de comprimento 3 e o segmento CD tem medida de comprimento 5.
Está representando também um segmento de reta AD linha de medida de comprimento 13, com os pontos B linha e C linha representados nele. A medida do comprimento do segmento AB linha é indicada pela letra x. A medida do comprimento do segmento B linha C linha é indicada pela letra y. A medida do comprimento do segmento C linha D linha é indicada pela letra z.
Estão representados os segmentos de reta BB linha, CC linha e DD linha com linhas tracejadas.](../resources/images/im_019_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
Sentença matemática. Fração x sobre 13, é igual a fração 2 sobre 10, implica que, 10x, é igual a 26 o que implica que x é igual a 2 vírgula 6.
Sentença matemática. Fração y sobre 13, é igual a fração 3 sobre 10, implica que, 10y, é igual a 39 o que implica que y, é igual a 3 vírgula 9.
Sentença matemática. Fração z sobre 13, é igual a fração 5 sobre 10, implica que, 10z, é igual a 65, o que implica que z é igual a 6 vírgula 5.
AB linha é igual a 2 vírgula 6
centímetros;
B linha C linha é igual a 3 vírgula 9centímetros;
C linha D linha é igual a 6 vírgula 5centímetros
8. Considere a medida da largura sendo x e a medida de comprimento sendo y.
Razão entre a medida da largura e a medida de comprimento:
Sentença matemática. Fração x sobre y, é igual a 2 sobre 5.Medida do perímetro: 2x + 2y = 70
Simplificando por 2, temos: x + y = 35. Então, x = 35 menos y.
Sentença matemática. Fração 35 menos y tudo sobre y, é igual a fração 2 sobre 5
⇒ 2y = 175 menos 5y ⇒
⇒ 2y + 5y = 175 ⇒ 7y = 175 ⇒ y = 25
Como: x + y = 35, então:
x + 25 = 35 ⇒ x = 35 menos 25 ⇒ x = 10
A = 25 ⋅ 10 = 250
Logo, a área do terreno mede 250 métros quadrados.
9. Sendo a medida da altura do poste de iluminação denominada por x, temos:
![Esquema. Triângulo retângulo verde com medida da altura x, com indicação de poste de iluminação e medida do comprimento da base 16 metros. Dentro do triângulo verde, outro triângulo menor formado pelo poste da rede, com medida da altura 2 vírgula 7 metros paralela ao poste de iluminação, medida da base 4 vírgula 8 metros, coincidindo com parte da base do triângulo maior. Seta azul para à direita, indicando os dois triângulos separados. Acima, o triângulo retângulo maior, com medida do comprimento da altura x, medida do comprimento da base 16. Abaixo, o triângulo retângulo menor, com medida do comprimento da altura 2 vírgula 7, medida do comprimento da base 4 vírgula 8.](../resources/images/im_020_g_amm9_pg_resol_c05_f2_guia_g24.png)
x sobre 2 vírgula 7 é igual a 16 sobre 4 vírgula 8 implica em 4 vírgula 8 vezes x é igual a 43 vírgula 2 é igual a x é igual a 43 vírgula 2 sobre 4 vírgula 8 implica em x é igual a 9
alternativa c
10. a) Fazendo um esquema da visão lateral, temos:
![Figura geométrica. Dois triângulos amarelos. À esquerda, o triângulo ABC, com segmento AB na vertical, com medida de comprimento 10. Linha tracejada no vértice B e no vértice C, na vertical, com indicação de medida de comprimento 20 entre elas. À direita, o triângulo CDE, coincidindo pelo vértice C com o triângulo ABC, com segmento DE na vertical, com medida de comprimento 40. Linha tracejada no vértice C e no vértice E com indicação de medida de comprimento x entre elas.](../resources/images/im_correcao_imagens_group_236.png)
Sendo as alturas
Símbolo. Segmento de reta AB.e
Símbolo. Segmento de reta DE.paralelas entre si, temos:
Sentença matemática. Ângulo BAC congruente ao ângulo DEC.
(alternos internos)
Sentença matemática. Ângulo ACB congruente ao ângulo DCE.
(opostos pelo vértice)
Por isso, os triângulos ABC e DEC são semelhantes pelo caso AA. Assim, podemos fazer:
Sentença matemática. Fração 10 sobre 40, é igual a fração 20 sobre x
⇒
Sentença matemática. x, é igual a fração 40 vezes 20 tudo sobre 10, implica que, x, é igual a fração 800 sobre 10⇒
Sentença matemática. x, é igual a 80.Logo, a medida da distância deverá ser 80 centímetros.
b) Nesse caso, teríamos:
Sentença matemática. Fração 5 sobre 40, é igual a fração 20 sobre x, implica que, x, é igual a fração 40 vezes 20 sobre 5
⇒
Sentença matemática. x, é igual a fração 800 sobre 5⇒ x = 160
Logo, a medida da distância deveria ser de 160 centímetros ou 1,6 métro.
11. Vamos converter para a mesma unidade de medida.
1,8 métro = 180 centímetros
3,0 métros = 300 centímetros
Sentença matemática. Fração 180 sobre x, é igual a fração 300 sobre 2
⇒ 300x = 360 ⇒ x = 1,2
A medida da altura da estátua na foto será de 1,2 centímetro.
12. a)
7 vírgula 5 sobre A A linha é igual a 10 sobre 8⇒ 10AA linha = 60 ⇒
Sentença matemática. AA linha, é igual a fração 60 sobre 10⇒ AA linha = 6
Portanto, a medida da distância da torre da cidade A à estrada principal é 6 quilômetros.
b)
Sentença matemática. Fração 7 vírgula 5 sobre 6, é igual a fração BI sobre 10⇒ 6BI = 75 ⇒
Sentença matemática. BI, é igual a fração 75 sobre 6⇒ BI = 12,5