Parte 5

16. Medida da área do quadrado verde maior:

Sentença matemática. m ao quadrado.

Medida da área do quadrado verde menor:

Sentença matemática. n ao quadrado.

Medida da área de cada retângulo roxo:

mn

Medida da área da figura total:

Sentença matemática, m ao quadrado mais n ao quadrado mais 2mn igual 144.

Calculando a medida da área dos retângulos roxos, temos:

2mn = 70

 

Sentença matemática. Fração 2mn sobre 2 igual fração 70 sobre 2.

 

mn igual 35

Sabendo que m > n, temos:

m = 7 e n = 5

17. um. Falsa, pois

Sentença matemática. Abre parênteses M maiúsculo menos N maiúsculo, fecha parênteses ao quadrado igual M maiúsculo ao quadrado menos 2MN maiúsculos mais N maiúsculo ao quadrado

.

 

dois. Falsa, pois A · B = 1 pode ser escrito como B =

fração 1 sobre A.

; como 0 é um número racional, não existe um número B, tal que B =

fração 1 sobre 0.

.

alternativa c

Capítulo 5

Atividades

Páginas 117 e 118

1. a) Os ângulos

a

e

h

são colaterais externos e suplementares. Os ângulos

c

e

g

são correspondentes e, portanto, congruentes.

b) Não. Os ângulos

d

e

e

são colaterais internos e, portanto, são suplementares.

c) Sim. Os ângulos

b

e

f

são correspondentes e, portanto, são congruentes.

2. Não, porque r e s não são retas paralelas.

3. Espera-se que os estudantes desenhem algo parecido com o exemplo a seguir.

Figura geométrica. Duas retas paralelas cortadas por uma transversal t. No ponto em que t intercepta r, são determinados 4 ângulos, no sentido anti-horário: ângulo a, ângulo b, ângulo c e ângulo d. 
No ponto em que t intercepta s, são determinados 4 ângulos, no sentido anti-horário: ângulo e, ângulo f, ângulo g e ângulo h.

a) Os pares de ângulos correspondentes são:

Ângulo a.

e

Ângulo e.

,

Ângulo b.

e

Ângulo f, Ângulo c.

e

Ângulo g.

,

Ângulo d.

e

Ângulo h.

.

b) Sim, pois é possível verificar que os ângulos correspondentes são congruentes.

4. a) Os ângulos de medidas de abertura y e 78graus são ângulos alternos internos e, portanto, são congruentes. Ou podemos fazer os cálculos:

y = 180graus menos 102graus

y = 78graus

Os ângulos de medidas de abertura x e

102 graus

são ângulos alternos externos e, portanto, são congruentes. Ou podemos fazer os cálculos:

x = 180graus menos 78graus

x = 102graus

b) O ângulo x é oposto pelo vértice ao ângulo de medida de abertura 85graus, logo x = 85graus. O ângulo y é correspondente ao ângulo de medida de abertura 85graus; logo, são congruentes. Ou podemos fazer os cálculos:

y = 2x menos 85graus

y = 170graus menos 85graus

y = 85graus

c) O ângulo suplementar de y é correspondente ao de x.

x+3y = 180graus

4x = 180graus

 

Sentença matemática. x igual fração 180 graus sobre 4.

x = 45graus

O ângulo

3x

é oposto pelo vértice ao de y; logo, 3x = y.

y = 3x

y = 3 45graus

y = 135graus

d) O ângulo suplementar de

Sentença matemática. Abre parênteses y menos 10 graus fecha parênteses.

é correspondente ao ângulo oposto de

Sentença matemática. Abre parênteses y mais 100 graus fecha parênteses.

.

ymenos10graus + y+100graus =180graus

2y = 180graus menos 90graus

2y = 90graus

y = 45graus

O ângulo

Sentença matemática. Abre parênteses y menos 10 graus fecha parênteses.

é oposto pelo vértice ao ângulo x; logo, ​​abre parêntesesymenos10grausfecha parênteses​​ = x.

x = y menos 10graus

x = 45graus menos 10graus

x = 35graus

5. a) Ângulos correspondentes são congruentes.

3x menos 20graus = 2x + 30graus

3x menos 2x = 30graus + 20graus

x = 50graus

b) Ângulos alternos externos são congruentes.

3x + 15graus = 135graus

3x = 135graus menos 15graus

3x = 120graus

x = 40graus

c) Os ângulos colaterais externos são suplementares, logo:

8y + 40graus + 5y + 10graus = 180graus

13y = 180graus menos 50graus

13y = 130graus

y = 10graus

Substituindo y = 10graus em 8y + 40graus, temos:

8y + 40graus = 8 10graus + 40graus

= 80graus + 40graus = 120graus

Substituindo y = 10graus em 5y + 10graus, temos:

5y + 10graus = 5 10graus + 10graus

= 50graus + 10graus = 60graus

Portanto, as medidas de abertura dos ângulos são 120graus e 60graus.

d) Espera-se que os estudantes elaborem problemas como os resolvidos nos itens anteriores.

6. Os ângulos de medidas de abertura a e 70graus são alternos internos; então:

a = 70graus

Os ângulos de medidas de abertura d e 40graus são colaterais internos e, portanto, são suplementares. Assim:

d + 40graus = 180graus

d = 180graus menos 40graus

d = 140graus

Os ângulos de medidas de abertura c e 40graus são alternos internos; então:

c = 40graus

Os ângulos de medidas de abertura b+40graus e 70graus são colaterais internos e, portanto, são suplementares. Assim:

b + 40graus + 70graus = 180graus

b = 180graus menos 40graus menos 70graus

b = 70graus

Logo, a = 70graus, b = 70graus, c = 40graus e d = 140graus.

7. a) O ângulo y é oposto pelo vértice ao ângulo de medida de abertura 40graus, logo y = 40graus.

Traçando uma reta t paralela às retas r e s abre parêntesesr // t // sfecha parênteses, o ângulo de medida de abertura 85graus será dividido nos ângulos a e b:

Figura geométrica. Três retas paralelas r, t e s. Está representada uma linha reta transversal às retas r e t que determina em r um ângulo de medida de abertura indicada pela letra x e em t um ângulo de medida de abertura indicada letra a. Estes ângulos são correspondentes. Está também representada uma linha reta transversal às retas t e s que determina em t um ângulo de medida de abertura indicada pela letra b e em s um ângulo de medida de abertura igual a 40 graus.. Estes ângulos são correspondentes.  O ângulo opostos pelo vértice ao ângulo de 40 graus tem medida de abertura indicada pela letra y.

Sendo b e y alternos internos, b = 40graus.

a = 85graus menos b

a = 85graus menos 40graus

a = 45graus

Os ângulos a e x são correspondentes; logo, x = 45graus.

b) O ângulo de medida de abertura 55graus e o suplementar do ângulo x são alternos internos; logo:

x + 55graus = 180graus

x = 180graus menos 55graus

x = 125graus

O ângulo x e o ângulo oposto ao ângulo y são correspondentes; logo, y = 125graus.

c) Primeiro, vamos traçar uma reta paralela a r e a s, dividindo o ângulo de medida de abertura y em dois ângulos cujas aberturas medem a e b.

Figura geométrica. Três retas paralelas r, t e s. Está representada uma linha reta transversal às retas r e t que determina em r um ângulo de medida de abertura indicada pela letra x e um ângulo suplementar com medida de abertura igual a 50 graus e, em t, um ângulo de medida de abertura indicada letra a. Os ângulos de 50 graus e a são correspondentes. Está também representada uma linha reta transversal às retas t e s que determina em t um ângulo de medida de abertura indicada pela letra b e em s um ângulo de medida de abertura igual a 38 graus.. Estes ângulos são correspondentes.

Os ângulos cujas aberturas medem b e 38graus são correspondentes; logo, b = 38graus.

Os ângulos cujas aberturas medem a e 50graus são correspondentes; logo, a = 50graus.

Temos que y = a + b. Assim: 

y = 38graus + 50graus

y = 88graus

Os ângulos cujas aberturas medem x e 50graus são suplementares; então:

x + 50graus = 180graus

x = 180graus menos 50graus

x = 130graus

Logo, x = 130graus e y = 88graus.

8. a) Os ângulos cujas aberturas medem 42graus e y são alternos internos; logo, y = 42graus.

Sendo a um ângulo oposto pelo vértice com o ângulo de medida de abertura 42graus, logo a = 42graus.

Sendo os ângulos a e x colaterais internos, logo x + a = 180graus.

x + 42graus = 180graus

x = 180graus menos 42graus

x = 138graus

Sendo b um ângulo oposto pelo vértice com o ângulo de medida de abertura 36graus, logo b = 36graus.

Sendo os ângulos b e z alternos internos, logo z = b.

z = 36graus

b) Sendo um ângulo a o suplementar de abre parêntesesy+zfecha parênteses, logo abre parêntesesy+a+zfecha parênteses = 180graus.

Os ângulos cujas aberturas medem a e 48graus são correspondentes, logo a= 48graus.

Figura geométrica. Três retas paralelas r, s e t, cortadas por duas transversais u e v. As retas u e v são concorrentes e a reta s passa pelo ponto de intersecção delas. A reta u determina em r, um ângulo de medida de abertura indicada pela letra x e determina em t um ângulo de medida de abertura igual a 48 graus. Estes ângulos são colaterais internos. A reta v, termina em r um ângulo de medida de abertura igual a 115 graus. No ponto de interseção de u, v e s,, estão representados, no sentido horário, os ângulos de medida de abertura indicados pelas letras y, a e z. Estes ângulos formam um ângulo raso. O ângulo de 115 graus e o ângulo que equivale a y mais a, são correspondentes. O ângulo a e o ângulo de 48 graus são correspondentes.

Sendo os ângulos de medidas de abertura abre parêntesesa+yfecha parênteses e de 115graus correspondentes, logo abre parêntesesa+yfecha parênteses = 115graus.

48graus + x = 115graus

y = 115graus menos 48graus

y = 67graus

Então abre parêntesesy+a+zfecha parênteses = 180graus:

67graus + 48graus + z =180graus

z = 180graus menos 115graus

z = 65graus

Sendo os ângulos a e x colaterais internos, logo ​​abre parêntesesa+xfecha parênteses​​ = 180graus.

48graus + x = 180graus

x = 180graus menos 48graus

x = 132graus

Atividades

Página 120

1. Sendo AB = 6 cm, CD = 3 cm e EF = 1,5 cm, temos:

a)

Sentença matemática. AB sobre CD igual fração 6 sobre 3 igual 2.

b)

Sentença matemática. CD sobre EF igual fração 3 sobre 1 vírgula 5 igual 2.

c)

Sentença matemática. AB sobre EF igual fração 6 sobre 1 vírgula 5 igual 4.

d)

Sentença matemática. CD sobre AB igual fração 3 sobre 6 igual 0 vírgula 5.

e)

Sentença matemática. EF sobre CD igual fração 1 vírgula 5 sobre 3 igual 0 vírgula 5.

f)

Sentença matemática. EF sobre AB igual fração 1 vírgula 5 sobre 6 igual 0 vírgula 25.

2. a) Considerando x o número pedido, temos:

 

Sentença matemática. x sobre 6 igual a 2.

x = 62 

x = 12

b)

Sentença matemática. AB sobre CD igual fração 3 sobre 7.

3 CD = 7AB

335 = 7AB

 

fração 105 sobre 7 igual AB

 

AB igual a 15

Se 1 centímetro equivale a 10 milímetros, então

15 vezes 10 milímetros igual à 150 milímetros

3. a) Sabemos que:

AB = 0,6 m = 0,6·100 cm = 60 cm

GH = 210 mm = 210 dividido por 10 cm = 21 cm

Assim:

 

Sentença matemática. AB sobre CD igual EF sobre GH.

 

Abaixo, 60 sobre 14 igual EF sobre 21.

14EF = .1260

EF = 90 

Portanto, o comprimento de EF mede 90 centímetros.

b) Sabemos que:

AB = 15 dm = 15·10 cm = 150 cm

EF = .1200 mm = .1200 dividido por 10 cm = 120 cm

 

Sentença matemática. AB sobre CD igual 120 sobre GH.

 

Abaixo, 150 sobre 100 igual120 sobre GH.

150GH = .12000

GH = 80

Portanto, o comprimento de GH mede 80 centímetros.

4. Considerando x a medida de comprimento do campo de futebol no sítio de Augusto, temos:

 

x sobre 30 vírgula 6 é igual a 105 sobre 68

68x = .3213

 

Abaixo, x igual 3 mil 213 sobre 68

x = 47,25

Logo, a medida de comprimento do campo de futebol é 47,25 métros.

5. a) Considerando x e y os dois números, temos:

x+y = 48  y = 48menosx

 

Abaixo, x sobre y igual 5 sobre 7.

 

Abaixo, x sobre 48 menos x igual fração 5 sobre 7.

7x = 240menos5x

12x = 240

x = 20

y = 48menos20

y = 28

Os números são 20 e 28.

b) Considerando x e y os dois números, temos:

xmenosy = 200 x = 200+y

 

Abaixo, x sobre y igual 5 sobre 3

 

Abaixo, 200 mais y tudo sobre y igual 5 sobre 3.

5y = 600+3y

5ymenos3y = 600

2y = 600

y = 300

x = 200+300

x = 500

Os números são 500 e 300.

Atividades

Página 125

1. a) Flávia e Alexandre

b) Alexandre

2. Desenho pessoal. Espera-se que os estudantes descubram uma maneira própria de fazer a ampliação ou a redução da figura que desenharem.

Exemplo de resposta:

Figuras geométricas. Dois triângulos retângulos dispostos lado a lado. O triângulo da esquerda tem medida da altura 5 e medida do comprimento da hipotenusa 6 vírgula 4. O triângulo da direita tem medida da altura 2 vírgula 5 e medida do comprimento da hipotenusa 3 vírgula 2.

3. a) Os ângulos correspondentes são congruentes.

b) As medidas de comprimento dos lados correspondentes são proporcionais.

4.

x sobre 3 vírgula 2 é igual a 4 sobre 2 vírgula 5

2,5x = 43,2

2,5x = 12,8

 

Abaixo, x igual fração 12 vírgula 8 sobre 2 vírgula 5.

x = 5,12

5. a) Primeiro vamos converter na mesma unidade de medida: 80 centímetros = 0,8 métros e 4 centímetros = 0,04 métros.

 

Sentença matemática. 0 vírgula 8 sobre 50 igual 0 vírgula 04 sobre x.

 

Abaixo, 0 vírgula 8 vezes x, igual 2.

 

Abaixo, x igual 2 sobre 0 vírgula 8.

x = 2,5

O andar terá 2,5 métros de medida de altura.

b)

0 vírgula 8 sobre 50 igual a x sobre 2

50x = 1,6

 

Abaixo, x igual fração 1 vírgula 6 sobre 50.

x = 0,032

Convertendo para centímetro: 0,032 métros = 3,2 centímetros

A medida da altura da porta na maquete será 3,2 centímetros.

c) Razão de semelhança:

Sentença matemática. 0 vírgula 8 sobre 50 igual 0 vírgula 016.

6. a) Como os quadriláteros são semelhantes, temos:

 

Sentença matemática. 10 sobre 5, igual z sobre 6 vírgula 2, igual y sobre 4, igual 6 sobre x.

Assim:

 

Sentença matemática. 10 sobre 5 igual z sobre 6 vírgula 2, implica que 5z igual a 10 vezes 6 vírgula 2.

5z = 62

 

Abaixo, z igual 62 sobre 5 implica que z igual 12 vírgula 4.

 

Abaixo, 10 sobre 5 igual y sobre 4 implica que 5y igual 4 vezes 10.

 

Abaixo, 5y igual 40 implica que y igual 40 sobre 5

y = 8

 

Abaixo, 10 sobre 5 igual fração 6 sobre x implica que 10x igual 6 vezes 5.

 

Abaixo 10x igual 30 implica que x igual fração 30 sobre 10.

x = 3

Assim a medida do perímetro de cada figura será igual a:

P = 10+6+z+y = 10+6+12,4+8 = 36,4

P = 5+x+6,2+4 = 5+3+6,2+4 = 18,2

b) Como os quadriláteros são semelhantes, temos:

 

Sentença matemática. 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual x sobre 2 vírgula 8, igual 6 sobre y, igual 9 sobre z.

Assim:

 

Sentença matemática. 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual x sobre 2 vírgula 8, implica que 2 vírgula 4 vezes x igual 3 vírgula 6 vezes 2 vírgula 8.

2,4x = 10,08

x = 4,2

 

Abaixo, 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual 6 sobre y implica que 3 vírgula 6 vezes y, igual 2 vírgula 4 vezes 6.

3,6y = 14,4

y = 4

 

Abaixo, 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual 9 sobre z implica que 3 vírgula 60 vezes z igual 2 vírgula 4 vezes 9.

3,6z = 21,6

z = 6

Assim a medida do perímetro de cada figura será igual a:

P = 3,6+x+6+9 = 3,6+4,2+6+9 = 22,8

P = 2,4+2,8+y+z = 2,4+2,8+4+6 = 15,2

7. a) Razão entre as medidas de comprimento dos lados correspondentes:

 

Sentença matemática. Fração 10 sobre 5, igual fração 6 sobre 3, igual fração 12 vírgula 4 sobre fração 6 vírgula 2, igual fração 8 sobre 4, igual a 2.

Razão entre as medidas dos perímetros:

 

Sentença matemática. Fração 36 vírgula 4 sobre 18 vírgula 2, igual 2.

b) Razão entre as medidas de comprimento dos lados correspondentes:

 

Sentença matemática. Fração 3 vírgula 6 sobre 2 vírgula 4, igual fração 4 vírgula 2 sobre 2 vírgula 8, igual fração 6 sobre 4, igual fração 9 sobre 6, igual a 1 vírgula 5.

Razão entre as medidas dos perímetros:

 

Sentença matemática. Fração 22 vírgula 8 sobre 15 vírgula 2, igual 1 vírgula 5.

Nos dois casos, as razões, entre as medidas de comprimento dos lados correspondentes e entre as medidas dos perímetros, são iguais.

8. a) Não, pois os dados são insuficientes para concluir que as figuras são semelhantes.

b) Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Dois quadrados, um com 3 centímetros de medida de comprimento dos lados e outro com 5 centímetros de medida de comprimento dos lados.

c) Exemplo de resposta: Um quadrado com 3 centímetros de medida de comprimento de lado e um retângulo com 4 centímetros de medida de altura e 6 centímetros de medida de comprimento.

d) As medidas de comprimento dos lados correspondentes dos polígonos têm de ser proporcionais.

9. a) sim

b) 23 = 6

Atividades

Página 127

1. a) Figura da esquerda

Medida do perímetro: 1,5+1+0,5+1+1+2 = 7 

Medida da área: abre parênteses21fecha parênteses+abre parênteses0,51fecha parênteses = 2,5 

Figura da direita

Medida do perímetro: 3+2+1+2+2+4 = 14 

Medida da área: abre parênteses42fecha parênteses+abre parênteses21fecha parênteses = 8+2 = 10 

Razão entre as medidas dos perímetros:

 

Sentença matemática. Fração 7 sobre 14, igual fração 1 meio

Razão entre as medidas das áreas:

 

Sentença matemática. Fração 2 vírgula 5 sobre 10, igual fração 25 sobre 100, igual fração 1 sobre 4.

b)

Sentença matemática. Fração 2 vírgula 5 sobre 3 vírgula 3, diferente de fração 1 vírgula 5 sobre 2.

Os retângulos não são semelhantes.

2. A razão entre as medidas dos perímetros é igual à razão de semelhança entre os pentágonos regulares. Logo, a razão é

3 sobre 4

Assim, se dois polígonos semelhantes têm razão de semelhança r, a razão entre suas áreas será relevado a 2.

Razão entre as medidas das áreas:

Sentença matemática. Abre parênteses fração 3 sobre 4 fecha parênteses. ao quadrado, igual fração 9 sobre 16.

3.

A sobre B igual a 4 sobre 6 igual a 2 sobre 3

Razão entre as medidas das áreas:

Sentença matemática. Abre parênteses fração 2 sobre 3 fecha parênteses, ao quadrado, igual fração 4 sobre 9.

4. Sabemos que a razão entre as medidas dos perímetros é igual à razão de semelhança entre os retângulos, logo:

 

Sentença matemática. 5 sobre x igual 4.

 

Abaixo, 5 sobre 4, igual x.

A medida do comprimento da base de MNPQ é

Sentença matemática. Fração 5 sobre 4.

centímetro.

5. Se dois polígonos semelhantes têm razão de semelhança r, a razão entre as medidas de suas áreas será relevado a 2. Então, se a razão entre a medida de suas áreas é

1 sobre 4

, a razão de semelhança é

1 sobre 2

, pois

Abre parênteses, 1 sobre 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado é igual a 1 sobre 4

.

Lados correspondentes: AI e EF; GI e EG; AG e FG.

Logo:

 

Sentença matemática. GI sobre EG igual fração 1 meio, implica que fração 4 sobre x mais 3, igual fração 1 meio implica que x mais 3 igual a 8 implica que x igual a 5.

 

Sentença matemática. AI sobre EF igual fração 1 meio implica que fração z sobre 3x, igual fração 1 meio implica que 2z igual a 3x implica que 2z igual a 3 vezes 5 implica que z igual fração 15 sobre 2, implica que z igual 7 vírgula 5.

 

Sentença matemática. AG sobre FG igual fração 1 meio, implica que 8 vírgula 5 sobre y, igual fração 1 meio, implica que y igual a 17.

Então:

EG = 5+3 = 8

EF = 35 = 15

FG = y = 17

AI = z = 7,5

6. a) cubo menor: V = 111 = 1

cubo maior: V = 222 = 8

Portanto, a medida do volume do cubo menor é 1 centímetro cúbico e a do cubo maior é 8 centímetros cúbicos.

b) Considere

L1, com 1 subscrito

a medida do comprimento da aresta do cubo menor e

L2, com 2 subscrito

a medida do comprimento da aresta do cubo maior.

 

Sentença matemática. L1, com 1 subscrito, sobre L2, com 2 subscrito, igual fração 1 meio.

c) Considere

A1, com 1 subscrito

a medida da área de uma face do cubo menor e

A2, com 2 subscrito

a medida da área de uma face do cubo maior.

 

Sentença matemática. A1, com 1 subscrito, igual 1 vezes 1 igual 1.

 

Abaixo, A2, com 2 subscrito, igual 2 vezes 2 igual 4.

 

Sentença matemática. A1, com 1 subscrito, sobre A2, com 2 subscrito, igual fração 1 quarto.

d) Considere

V1, com 1 subscrito,

a medida do volume do cubo menor e

V2, com 2 subscrito,

a medida do volume do cubo maior.

 

Sentença matemática. V1, com 1 subscrito, igual 1 vezes 1 vezes 1, igual 1.

 

Abaixo, V2, com 2 subscrito, igual 2 vezes 2 vezes 2 igual 8.

 

Sentença matemática. V1, com 1 subscrito, sobre V2, com 2 subscrito, igual fração 1 oitavo.

e)

Sentença matemática. Fração 1 sobre 4 igual abre parênteses fração 1 sobre 2 fecha parênteses. ao quadrado

e

e fração 1 sobre 8 igual abre parênteses fração 1 sobre 2 fecha parênteses. ao cubo.

Atividades

Página 132

1. a) Espera-se que os estudantes desenhem triângulos como representados a seguir, porém com as medidas de comprimentos dos lados em verdadeira grandeza.

Figuras geométricas. Dois triângulos dispostos lado a lado. O triângulo da esquerda tem vértices nos pontos A, B e C. A medida do comprimento de AB é 4 centímetros.  A medida do comprimento de AC é 5 centímetros.  A medida da abertura do ângulo CAB é 60 graus. O triângulo da direita tem vértices nos pontos D, E e F. A medida do comprimento de DE é 6 centímetros.  A medida do comprimento de DF é 7 vírgula 5 centímetros.  A medida da abertura do ângulo FDE é 60 graus.

 

Sentença matemática. AC sobre EF igual 5 sobre 7 vírgula 5, igual 2 sobre 3.

 

Sentença matemática. AB sobre ED igual 4 sobre 6, igual 2 sobre 3.

Como os dois triângulos têm dois pares de lados correspondentes proporcionais e o ângulo compreendido entre esses lados é congruente, ABC e DEF são semelhantes e a razão de semelhança é

Sentença matemática. Fração 2 sobre 3.

b) O caso de semelhança é o LAL.

2. Sejam x, y e z as medidas de comprimento, em decímetro, dos lados do triângulo menor correspondentes, respectivamente, aos lados de medidas de comprimento 8 decímetros, 12 decímetros e 16 decímetros do triângulo maior.

Sendo

Sentença matemática. Fração 4 sobre 3.

a razão de semelhança entre o maior e o menor triângulo, nessa ordem. Então:

 

Sentença matemática. Fração 4 sobre 3, igual 8 sobre x, igual 12 sobre y igual 16 sobre z.

Assim:

 

Sentença matemática. Fração 4 sobre 3, igual 8 sobre x

 

Sentença matemática. Fração 4 sobre 3, igual 12 sobre y

 

Sentença matemática. Fração 4 sobre 3, igual 16 sobre z.

4x = 38

4x = 24

 

Abaixo, x igual 24 sobre 4.

x = 6 

4y = 123

4y = 36

 

Abaixo, y igual 36 sobre 4.

y = 9 

4z = 163

4z = 48

 

Abaixo, z igual 48 sobre 4.

z = 12

Medida do perímetro do triângulo menor:

6+9+12 = 27

Portanto, as medidas de comprimento dos lados do triângulo menor são 6 decímetros, 9 decímetros e 12 decímetros, e a medida de seu perímetro é 27 decímetros.

3. a) falsa

Considere dois triângulos isósceles com as seguintes medidas de comprimento dos lados:

5 centímetros, 5 centímetros e 4 centímetros;

8 centímetros, 8 centímetros e 12 centímetros.

Não há razão de semelhança, pois:

 

Sentença matemática. 5 sobre 8 igual 5 sobre 8, diferente de 4 sobre 5.

b) verdadeira

Considere dois triângulos equiláteros, um com a medida de comprimento dos lados igual a x e outro com a medida de comprimento dos lados igual y, sendo x e y números reais maiores do que zero.

A razão de semelhança será:

 

Sentença matemática. x sobre y igual x sobre y, igual x sobre y.

c) falsa

Considere dois triângulos retângulos com as seguintes medidas de comprimento dos lados:

3 centímetros, 4 centímetros e 5 centímetros;

2 centímetros, 2,1 centímetros e 2,9 centímetros.

Não há razão de semelhança, pois:

 

Sentença matemática. 3 sobre 2 diferente de 5 sobre 2 vírgula 9, diferente de 4 sobre 2 vírgula 1.

d) falsa

Considere dois triângulos escalenos com as seguintes medidas de comprimento dos lados:

5 centímetros, 7 centímetros e 8 centímetros;

10 centímetros, 14 centímetros e 16 centímetros.

A razão de semelhança será:

 

 

Sentença matemática. 5 sobre 10 igual 7 sobre 14, igual 8 sobre 16, igual 1 sobre 2.

alternativa b

4. a)

x sobre 7 igual a 10 sobre 8 vírgula 75

8,75x = 70

 

Abaixo, x igual 70 sobre 8 vírgula 75.

x = 8

b)

Sentença matemática. y sobre 8, igual 8 sobre 6

6y = 64

 

Abaixo, y igual 64 sobre 6.

 

Abaixo, y igual 32 sobre 3.

 

Abaixo, fração 12 sobre x igual 8 sobre 6.

8x = 72

x = 9

5. Primeiro, vamos converter para a mesma unidade de medida:

30 cm = 0,30 m e 45 cm = 0,45 m

 

Sentença matemática. 0 vírgula 30 sobre x, igual 0 vírgula 45 sobre 1 vírgula 5.

0,45x = 0,301,5

0,45x = 0,45

x = 1 

A altura mede 1 métro.

6.

Sentença matemática. 1 vírgula 69 sobre x, igual 2 vírgula 6 sobre 4 vírgula 16.

2,6x = 7,03

 

Abaixo, x aproximadamente igual a 7 vírgula 03 sobre 2 vírgula 6.

x 2,70

A altura da bandeira mede, aproximadamente, 2,70 métros.

7.

5 sobre x é igual a 2 sobre 5

2x = 25

 

x é igual a 25 sobre 2

x = 12,5

A altura do prédio mede 12,5 métros.

8.

Figura geométrica. Triângulo retângulo ABC, retângulo em A. A medida do comprimento de AC é 12 e a medida do comprimento de AB é 5, No triângulo, está representado um segmento de reta DE perpendicular ao lado BC, o ponto D está no lado AC e o ponto E no lado BC, de modo a formar um triângulo retângulo CDE, retângulo em E. A medida do comprimento de AD é 2 e a medida do comprimento de DC é 10.

Pelo caso AA, os triângulos ABC e EDC são semelhantes.

Figura geométrica. Triângulo retângulo ABC;  A medida do comprimento de AC é 12,  a medida do comprimento de AB é 5 e a medida do comprimento de BC é 13. Figura geométrica. Triângulo retângulo ECD.  A medida do comprimento de ED é indicada pela letra x e a medida do comprimento de CD é 10.

Portanto:

 

Sentença matemática. 5 sobre x, igual 13 sobre 10.

13x = 50

x 3,8

A medida de

Símbolo. Segmento de reta DE.

é aproximadamente 3,8.

Informática e Matemática

Página 133

Resoluções e comentários em Orientações.

Atividades

Página 136

1. a)

x sobre 7 vírgula 5 é igual a 18 sobre 12

12x = 135

 

Abaixo, x igual a 135 sobre 12

x = 11,25

b) 14,8menos11,6 = 3,2

 

x sobre 2 é igual a 14 vírgula 8 sobre 3 vírgula 2

3,2x = 29,6

x = 9,25

2. a)

AD sobre BD

=

AE sobre EC

 

x sobre x mais 3 é igual a 4 sobre 6

6x = 4x+12

6xmenos4x = 12

2x = 12

 

x é igual a 12 sobre 2

x = 6

b)

AD sobre AC

=

AE sobre AB

 

x sobre x mais 3 é igual a 10 sobre 12

12x = 10x+30

12xmenos10x = 30

2x = 30

x = 15

3. x+y+z = 63 e 12+10+20 = 42

Figura geométrica. Triângulo. A medida do comprimento do lado esquerdo é 42 e a do lado direito é 63. Estão representadas três retas paralelas r, s e t.  A reta t é reta suporte do lado que não tem medida indicada. 
As retas r e s, determinam sobre o lado esquerdo, três segmentos de medida de comprimento 20, 10 e 12, de baixo para cima. Estas mesmas retas, determinam sobre o lado esquerdo, três segmentos de reta com medidas de comprimento indicadas pelas letras z, y e x. de baixo para cima

 

Sentença matemática. x sobre 63 igual a 12 sobre 42 ,implica que 42x igual 756, implica que x igual a 18.

 

Sentença matemática. y sobre 63 igual a 10 sobre 42, implica que, 42y igual 630, implica que y igual a 15.

 

Sentença matemática. z sobre 63 igual fração 20 sobre 42, implica que 42z igual mil 260, implica que z igual a 30.

4.

Figura geométrica. Três retas paralelas cortadas por duas retas transversais. Na primeira transversal os 3 pontos de intersecção são, de cima para baixo B, E e F e determinam dois segmentos de reta: BE com medida de comprimento 8 e o EF com medida de comprimento 14. Na segunda transversal, os 3 pontos de intersecção são, de cima para baixo B linha, E linha e F linha e determinam dois segmentos de reta: B linha E linha com medida de comprimento 24 e o E linha F linha com medida de comprimento x.

 

8 sobre 14 é igual a 24 sobre x

8x = 336

x = 42 

A medida do comprimento de

Segmento de reta E linha, F linha.

é 42 centímetros.

5. A razão entre a medida da base e da altura da imagem formada e da imagem do slide deve ser a mesma. Assim, para calcular a medida da altura da imagem, em centímetro, podemos fazer:

 

2 terços é igual a 27 sobre x

 

x é igual a 3 vezes 27 sobre 2

 

x é igual a 81 sobre 2 implica que x igual a 40 vírgula 5

Logo, a largura da imagem mede 40,5 centímetros.

Estatística e Probabilidade

Páginas 137, 138 e 139

1. a) As pessoas entre 40 e 59 anos estão representadas pela cor laranja no primeiro gráfico; assim, correspondem a 24,65%.

b) Não, pois 62,27% é mais que

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

, já que

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

corresponde a aproximadamente 33,33%.

c) A maioria das pessoas estava na faixa de 25 a 39 anos e isso pode ser observado no primeiro gráfico, pois corresponde à parte verde-clara que é quase a metade do gráfico ou 49,84%.

2. a) A coluna mais alta no primeiro gráfico representa a maior parte dos usuários; portanto, eles pertencem à faixa etária de 16 a 21 anos.

b) Na 2ª semana; 8 horas.

c) 40+80+40+20 = 180.

Logo, o total de usuários que visitaram a loja foi 180.

d) Não. Pelo gráfico, podemos determinar o número total de usuários de 16 a 21 anos no período todo, porém, não é possível saber quantos deles frequentaram a loja em cada semana.

3. a) Observando o primeiro gráfico, é possível concluir que 2,5% da água do planeta é doce.

b) Pelo segundo gráfico, é possível observar que 30% correspondem a águas subterrâneas; 1% corresponde a rios, lagos e água na atmosfera e 69% correspondem a geleiras e calotas polares.

c) Aproximadamente 1,73%. Espera-se que os estudantes percebam que é necessário calcular 69% de 2,5%.

d) Resposta pessoal. Exemplo de respostas:

Onde está a maior concentração de água doce no planeta?

Resposta: Geleiras e calotas polares.

A maior parte da água do planeta é doce ou salgada?

Resposta: Salgada.

4. a) 7,7% não clientes de um total de .2514 entrevistados correspondem a:

 

Sentença matemática. Fração 7 vírgula 7 sobre 100 vezes 2 mil 514, é aproximadamente, 194.

Dentre essas pessoas, 55,7% não têm condições financeiras. Logo:

 

Sentença matemática. Fração 55 vírgula 7 sobre 100 vezes 194, é aproximadamente, 108.

Portanto, aproximadamente 108 pessoas.

b) Resposta pessoal. Exemplos de respostas:

Qual é o motivo mais apontado para os não clientes não viajarem?

Resposta: Não têm condições financeiras.

Qual é a porcentagem de entrevistados que não são clientes?

Resposta: 7,7%

Quantos não clientes não viajam por medo da violência?

Resolução: 7,7% não clientes de um total de .2514 entrevistados correspondem a:

 

Sentença matemática. Fração 7 vírgula 7 sobre 100 vezes 2 mil 514, é aproximadamente, 194.

4,2% responderam que não viajam por medo da violência; isso corresponde a:

 

Sentença matemática. Fração 4 vírgula 2 sobre 100 vezes 194, é aproximadamente, 8.

Logo, aproximadamente 8 pessoas não viajam por medo da violência.

Quantos não clientes não têm interesse?

 

Sentença matemática. Fração 23 vírgula 4 sobre 100 vezes 194, é aproximadamente 45.

Logo, aproximadamente 45 pessoas não viajam por falta de interesse.

Educação Financeira

Páginas 140 e 141

Resoluções e comentários em Orientações.

Atividades de revisão

Páginas 142 e 143

1. Os ângulos

abre parênteses, 4x mais 30 graus, fecha parênteses

e

abre parênteses, x mais 20 graus, fecha parênteses

são colaterais internos, portanto são suplementares.

4x+30° + x+20° =180°

5x = 180° menos 50°

5x = 130°

x = 26°

alternativa b

2. a) Considere x a medida de comprimento do lado do quadrado.

Medida do perímetro: x+x+x+x = 4x

Razão entre a medida do perímetro e a medida do comprimento do lado de um quadrado é igual a 4, pois

Sentença matemática. Fração 4x sobre x, é igual a 4.

.

b) Considere x a medida de comprimento do lado do triângulo equilátero.

Medida do perímetro: x+x+x = 3x

Razão entre a medida de comprimento do lado de um triângulo equilátero e a medida de seu perímetro é igual a

Sentença matemática. 1 terço.

, pois

Sentença matemática. Fração 1x sobre 3x é igual a fração 1 sobre 3.

.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes determinem a razão entre a idade deles e a de seus responsáveis. Por exemplo:

Responsável: 35 anos

Estudante: 14

 

Sentença matemática. 14 sobre 35.

3. a) Medida da área dos móveis da sala de estar:

Sofá: 21 = 2 

Poltrona: 11 = 1 

Rack: 0,750,75 = 0,5625

Medida da área dos móveis da sala de jantar:

Mesa: 1,50,75 = 1,125

Cadeiras: 0,256 = 1,5

Total: 2+1+0,5625+1,125+1,5 = 6,1875

Decompondo a planta da sala em figuras retangulares, ao calcular a medida da área de um dos retângulos, percebemos que a medida da área dele já é maior que a medida da área ocupada pelos móveis.

Logo, a sala do casal comporta esses móveis.

Ilustração. Planta da sala de dois ambientes. As paredes formam um polígono de 10 lados. A parede da porta de entrada forma 90 graus com a parede de 3 vírgula 5 metros, que forma 90 graus com outra parede de um metro, linha horizontal a partir da parede de um metro formando um retângulo com 3 vírgula 5 metros de comprimento com indicação de medida de área 3 vírgula 5 metros quadrados. A parede de um metro, forma 270 graus com uma parede pequena sem indicação de medida, que forma 90 graus com a parede da janela que mede 1 metro, que forma 90 graus com outra parede sem indicação um pouco maior que a anterior que forma 270 graus com uma parede de 2 vírgula 5 metros, que forma 90 graus com uma parede de 2 vírgula 5 metros com outra janela. Essa parede forma 90 graus com uma parede de 3 vírgula 5 metros, linha vertical formando um retângulo com as mediadas da parede da janela com 2 vírgula 5 metros e com a parede de 3 vírgula 5 metros, com indicação de medida de área 8 vírgula 75 metros quadrados. A parede de 3 vírgula 5 metros forma 270 graus uma parede pequena sem indicação de medida que forma 90 graus com a parede da porta de entrada.

b) Exemplo de resposta.

Ilustração. Mesma ilustração da planta da sala de dois ambientes.  O sofá está na parede de 2 vírgula 5 metros, o rack está na parede de 3 vírgula 5 metros, mais perto do canto e a poltrona, mais para o centro, ao lado do rack, na parede de 3 vírgula 5 metros. A mesa de jantar está na com seu lado maior alinhado com a parede de 3 vírgula 5 metros perto da porta de entrada.

4.

Figuras geométricas. À esquerda, retângulo ABCD verde, com medida de comprimento x mais 0 vírgula 4 e medida do comprimento da largura 1. À direita, retângulo BCEF verde com medida de comprimento 1 e medida do comprimento da largura 0 vírgula 4.

 

Sentença matemática. Fração 1 sobre 0 vírgula 4, igual a fração x mais 0 vírgula 4 sobre 1.

0,4x+0,16 = 1

0,4x = 1menos0,16

0,4x = 0,84

x = 2,1

alternativa c

5. Da foto A

a) Razão de semelhança:

Sentença matemática. Fração 3 vírgula 15 sobre 5, igual a fração 5 vírgula 04 sobre 8, é igual a 0 vírgula 63.

Em porcentagem: 0,63100% = 63%

b) Razão de semelhança:

Sentença matemática. Fração 10 vírgula 7 sobre 5, igual a fração 17 vírgula 12 sobre 8, é igual a 2 vírgula 14.

Em porcentagem: 2,14100% = 214%

c) Razão de semelhança:

Sentença matemática. Fração 6 vírgula 35 sobre 5 é diferente da fração 14 sobre 8.

(não há razão de semelhança)

Não é possível, mantendo a proporcionalidade.

Da foto B

d) Razão de semelhança:

Sentença matemática. Fração 6 vírgula 35 sobre 5, igual a fração 7 vírgula 62 sobre 6, é igual a 1 vírgula 27.

Em porcentagem: 1,27100% = 127%

e) Razão de semelhança:

Sentença matemática. Fração 3 sobre 5 é diferente da fração 4 sobre 6.

(não há razão de semelhança)

Não é possível, mantendo a proporcionalidade.

f) Razão de semelhança:

Sentença matemática. Fração 1 vírgula 15 sobre 5, igual a fração 1 vírgula 38 sobre 6, é igual a 0 vírgula 23.

Em porcentagem: 0,23100% = 23%

6.

Figuras geométricas. À esquerda, triângulo ABC vermelho, com segmento BC na horizontal e com medida de comprimento 7 vírgula 5 centímetros. O segmento AB com medida de comprimento 5 centímetros. O segmento AC com medida de comprimento 6 centímetros.   À direita, triângulo amarelo A linha B linha C linha, com segmento B linha C linha na horizontal e com medida de comprimento y. O segmento A linha B linha com medida de comprimento 15 centímetros. O segmento A linha C linha com medida de comprimento x.

Razão de semelhança:

Sentença matemática. Fração 15 sobre 5, é igual a 3.

Então:

 

Sentença matemática. Fração x sobre 6, é igual a 3

x = 18

 

Sentença matemática. Fração y sobre 7 vírgula 5, é igual a 3

y = 22,5

Portanto, as medidas de comprimento dos outros lados são 18 centímetros e 22,5 centímetros.

7. Sendo ABlinha =x; BlinhaClinha =y e ClinhaDlinha, temos:

Figura geométrica. Segmento AD, com medida de comprimento 10, na horizontal com os pontos B e C representados nele, de modo que o segmento AB tem medida de comprimento 2, que o segmento BC tem medida de comprimento 3 e o segmento CD tem medida de comprimento 5.
Está representando também um segmento de reta AD linha de medida de comprimento 13, com os pontos B linha e C linha representados nele. A medida do comprimento do segmento AB linha é indicada pela letra x. A medida do comprimento do segmento B linha C linha é indicada pela letra y. A medida do comprimento do segmento C linha D linha é indicada pela letra z. 
Estão representados os segmentos de reta BB linha, CC linha e DD linha com linhas tracejadas.

 

Sentença matemática. Fração x sobre 13, é igual a fração 2 sobre 10, implica que, 10x, é igual a 26 o que implica que x é igual a 2 vírgula 6.

 

Sentença matemática. Fração y sobre 13, é igual a fração 3 sobre 10, implica que, 10y, é igual a 39 o que implica que y, é igual a 3 vírgula 9.

 

Sentença matemática. Fração z sobre 13, é igual a fração 5 sobre 10, implica que, 10z, é igual a 65, o que implica que z é igual a 6 vírgula 5.

 

AB linha é igual a 2 vírgula 6

centímetros;

B linha C linha é igual a 3 vírgula 9

centímetros;

C linha D linha é igual a 6 vírgula 5

centímetros

8. Considere a medida da largura sendo x e a medida de comprimento sendo y.

Razão entre a medida da largura e a medida de comprimento:

Sentença matemática. Fração x sobre y, é igual a 2 sobre 5.

Medida do perímetro: 2x+2y = 70

Simplificando por 2, temos: x+y = 35. Então, x = 35menosy.

 

Sentença matemática. Fração 35 menos y tudo sobre y, é igual a fração 2 sobre 5

2y = 175menos5y

2y+5y = 175 7y = 175 y = 25

Como: x+y = 35, então:

x+25 = 35 x = 35menos25 x = 10

A = 2510 = 250

Logo, a área do terreno mede 250 métros quadrados.

9. Sendo a medida da altura do poste de iluminação denominada por x, temos:

Esquema. Triângulo retângulo verde com medida da altura x, com indicação de poste de iluminação e medida do comprimento da base 16 metros. Dentro do triângulo verde, outro triângulo menor formado pelo poste da rede, com medida da altura 2 vírgula 7 metros paralela ao poste de iluminação, medida da base 4 vírgula 8 metros, coincidindo com parte da base do triângulo maior.  Seta azul para à direita, indicando os dois triângulos separados. Acima, o triângulo retângulo maior, com medida do comprimento da altura x, medida do comprimento da base 16.  Abaixo, o triângulo retângulo menor, com medida do comprimento da altura 2 vírgula 7, medida do comprimento da base 4 vírgula 8.

 

x sobre 2 vírgula 7 é igual a 16 sobre 4 vírgula 8 implica em 4 vírgula 8 vezes x é igual a 43 vírgula 2 é igual a x é igual a 43 vírgula 2 sobre 4 vírgula 8 implica em x é igual a 9

alternativa c

10. a) Fazendo um esquema da visão lateral, temos:

Figura geométrica. Dois triângulos amarelos. À esquerda, o triângulo ABC, com segmento AB na vertical, com medida de comprimento 10. Linha tracejada no vértice B e no vértice C, na vertical, com indicação de medida de comprimento 20 entre elas.  À direita, o triângulo CDE, coincidindo pelo vértice C com o triângulo ABC, com segmento DE na vertical, com medida de comprimento 40. Linha tracejada no vértice C e no vértice E com indicação de medida de comprimento x entre elas.

Sendo as alturas

Símbolo. Segmento de reta AB.

e

Símbolo. Segmento de reta DE.

 paralelas entre si, temos:

 

Sentença matemática. Ângulo BAC congruente ao ângulo DEC.

(alternos internos)

 

Sentença matemática. Ângulo ACB congruente ao ângulo DCE.

(opostos pelo vértice)

Por isso, os triângulos ABC e DEC são semelhantes pelo caso AA. Assim, podemos fazer:

 

Sentença matemática. Fração 10 sobre 40, é igual a fração 20 sobre x

Sentença matemática. x, é igual a fração 40 vezes 20 tudo sobre 10, implica que, x, é igual a fração 800 sobre 10

Sentença matemática. x, é igual a 80.

Logo, a medida da distância deverá ser 80 centímetros.

b) Nesse caso, teríamos:

 

Sentença matemática. Fração 5 sobre 40, é igual a fração 20 sobre x, implica que, x, é igual a fração 40 vezes 20 sobre 5

Sentença matemática. x, é igual a fração 800 sobre 5

x = 160

Logo, a medida da distância deveria ser de 160 centímetros ou 1,6 métro.

11. Vamos converter para a mesma unidade de medida.

1,8 métro = 180 centímetros

3,0 métros = 300 centímetros

 

Sentença matemática. Fração 180 sobre x, é igual a fração 300 sobre 2

300x = 360 x = 1,2

A medida da altura da estátua na foto será de 1,2 centímetro.

12. a)

7 vírgula 5 sobre A A linha é igual a 10 sobre 8

10AAlinha = 60

Sentença matemática. AA linha, é igual a fração 60 sobre 10

AAlinha = 6

Portanto, a medida da distância da torre da cidade A à estrada principal é 6 quilômetros.

b)

Sentença matemática. Fração 7 vírgula 5 sobre 6, é igual a fração BI sobre 10

6BI = 75

Sentença matemática. BI, é igual a fração 75 sobre 6

BI = 12,5