Parte 8

b) Para sabermos a medida de comprimento da diagonal

Símbolo. Segmento de reta AG.

, precisamos conhecer a medida de comprimento da diagonal

Símbolo. Segmento de reta EG.

da face inferior do cubo. Veja a representação dela na figura a seguir:

Figura geométrica. Cubo cuja medida do comprimento das arestas é igual a 3. A face superior do cubo é um quadrado ABCD e a face interior é um quadrado EFHG. Estão representadas as diagonais de EFGH que tem medida de comprimento d e a a diagonal do cubo que corresponde ao segmento de reta com extremidades nos pontos A e G.

Como a face

EFGH é um quadrado, podemos utilizar a relação

Sentença matemática. d, é igual a, l vezes raiz quadrada de 2.

. Assim:

 

Sentença matemática. d, é igual a, 3 raiz quadrada de 2.

Agora, vamos observar o triângulo retângulo

AEG:

Figura geométrica. Triângulo retângulo AEG, retângulo em E. A medida do comprimento de AE é 3, a medida do comprimento de EG é 3 vezes raiz quadrada de 2 e a medida do comprimento de GA é indicada pela letra x.

Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:

 

x ao quadrado é igual a 3 ao quadrado mais, abre parênteses, 3 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses, ao quadrado.

 

x ao quadrado é igual a 9 mais 9 vezes 2.

 

x ao quadrado é igual a 9 mais 18.

 

x ao quadrado é igual a 27.

 

x igual a mais ou menos raiz quadrada de 27 que é igual a mais ou menos 3 vezes raiz quadrada de 3.

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução

Sentença matemática. x é igual a menos 3 raiz quadrada de 3.

.

Assim,

Sentença matemática. x é igual a 3 raiz quadrada de 3.

.

Logo, a medida de

Símbolo. Segmento de reta AG.

é

Sentença matemática. 3 raiz quadrada de 3.

.

14. Chamando de x a medida de comprimento do lado do quadrado, verificamos que o segmento de reta tracejado é a diagonal de um retângulo de medidas: 3x de comprimento por 1x de largura.

Ilustração. Gramado com quatro quadrados na cor cinza em duas fileiras. A primeira fileira tem três quadrados, com indicação de medida x no primeiro quadrado e a segunda fileira tem um quadrado, abaixo apenas do quadrado central da primeira fileira. Há uma linha vermelha destacando a diagonal do retângulo formado pelos três quadrados da primeira fileira.

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo, temos:

 

20 ao quadrado é igual a x ao quadrado mais, abre parênteses, 3 vezes x, fecha parênteses, ao quadrado.

 

400 é igual a x ao quadrado mais 9 vezes x ao quadrado.

 

10 vezes x ao quadrado é igual a 400.

 

x ao quadrado é igual a 400 sobre 10.

 

x ao quadrado é igual a 40.

 

x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 40.

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x =

Menos raiz quadrada de 40.

.

Assim,

Sentença matemática. x é igual a raiz quadrada de 40.

.

Portanto, a medida de comprimento é

3x é igual a 3 vezes raiz quadrada de 40.

métros e da largura é

1x é igual a raiz quadrada de 40.

métros.

A medida da área da praça é composta da medida da área de 4 quadrados de lado

Raiz quadrada de 40.

métros.

Portanto, a medida da área de cada quadrado é:

 

Sentença matemática. Raiz quadrada de 40, fim da raiz, vezes raiz quadrada de 40, igual a raiz quadrada de 1 mil e 600, é igual a 40.

Então, a medida da área da praça é:

440 = 160

Logo, a medida da área da praça é 160 métros quadrados.

15. O segmento de reta

Símbolo. Segmento BE.

é a diagonal da face

ABEF do cubo.

Sendo

Sentença matemática. d, é igual a, l vezes raiz quadrada de 2.

, então:

 

Sentença matemática. d, é igual a, 6 vezes raiz quadrada de 2.

Logo, o comprimento da diagonal

Símbolo. Segmento BE.

mede

6 vezes raiz quadrada de 2.

centímetros.

Atividades

Páginas 162 e 163

1. a) Para encontrar a medida do segmento de reta

AB

, podemos usar, como auxílio, a seguinte figura.

Gráfico. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
No eixo horizontal com sentido para a direita, estão indicados os números menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e ele está rotulado como x.
No eixo vertical, com sentido para cima, estão indicados os números  0, 1, 2, 3 e 4 e ele está rotulado como y. 
No plano cartesiano está representado um triângulo retângulo roxo com ângulo reto no ponto C, com vértices nos pontos: A com coordenadas 1 e 3; B com coordenadas 5 e 1; C com coordenadas 1 e 1.  A medida do comprimento de AC é 2, a medida do comprimento de CB é 4 e a medida do comprimento de BA é indicada pela letra x.

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo

A B C

, temos:

 

x ao quadrado é igual a 2 ao quadrado mais 4 ao quadrado.

 

x ao quadrado é igual a 4 mais 16.

 

x ao quadrado é igual a 20.

 

x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 20.

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução

Sentença matemática. x, igual a menos raiz quadrada de 20.

.

Assim,

Sentença matemática. x, igual a raiz quadrada de 20.

.

 

Sentença matemática. x, igual a raiz quadrada de 20, igual a raiz quadrada de 4 vezes 5, é igual a 2 vezes raiz quadrada de 5.

Logo, a distância entre os pontos mede

Sentença matemática. 2 raiz quadrada de 5.

.

b) Para encontrar a medida do segmento de reta

Símbolo. Segmento AB.

, podemos usar, como auxílio, a seguinte figura.

Gráfico. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
No eixo horizontal com sentido para a direita, estão indicados os números menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e ele está rotulado como x.
No eixo vertical, com sentido para cima, estão indicados os números menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3 e 4 e ele está rotulado como y. 
No plano cartesiano está indicado um triângulo retângulo amarelo com ângulo reto no ponto C, com vértices nos pontos: A com coordenadas menos 4 e menos 3; B com coordenadas 3 e 1; C com coordenadas 3 e menos 3. Com indicação de medidas: no segmento de reta AC, 7, no segmento de reta BC, 4 e no segmento de reta AB, x.

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo ABC, temos:

 

x ao quadrado é igual a 7 ao quadrado mais 4 ao quadrado.

 

x ao quadrado é igual a 49 mais 16.

 

x ao quadrado é igual a 65.

 

x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 65.

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução

Sentença matemática. x, menos raiz quadrada de 65.

.

Logo, a distância entre os pontos mede 

Sentença matemática. Raiz quadrada de 65.

.

2. a) Inicialmente, vamos construir uma figura de acordo com o que foi dado no enunciado:

Ilustração. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
No eixo horizontal com sentido para a direita, estão indicados os números menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e ele está rotulado como x .
No eixo vertical, com sentido para cima, estão indicados os números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e ele está rotulado como y. 
No plano cartesiano está indicado um triângulo retângulo azul com ângulo reto no ponto E, com vértices nos pontos: O com coordenadas 0 e 0; E com coordenadas 3 e 0; D com coordenadas 3 e 4. Com indicação de medidas: no segmento de reta OE, 3, no segmento de reta ED, 4 e no segmento de reta OD, a.

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo

DEO, temos:

 

a ao quadrado é igual a 3 ao quadrado mais 4 ao quadrado.

 

a igual 9 mais 16

 

a ao quadrado é igual a 25.

 

a é igual a mais ou menos raiz quadrada de 25.

Como a representa uma medida, desconsideramos a solução

Sentença matemática. a, é igual a menos raiz quadrada de 25.

.

Assim:

  

a é igual a raiz quadrada de 25.

= 5

Logo, a medida da distância do ponto Dabre parênteses​​4, 3fecha parênteses à origem é 5.

b) Pela figura, a medida da distância do ponto D​​abre parênteses​​4, 3fecha parênteses​​ ao eixo das ordenadas é 3.

c) Pela figura, a medida da distância do ponto D​​abre parênteses​​4, 3fecha parêntesesao eixo das abscissas é 4.

3. Para determinarmos as coordenadas do ponto médio de um segmento, vamos calcular as médias aritméticas das abscissas e das ordenadas das extremidades do segmento. Entretanto, elas podem ser obtidas por semelhança de triângulos.

Extremidades do segmento: Oabre parênteses1, 3fecha parênteses

e Pabre parênteses5, 1fecha parênteses

Abscissa do ponto médio:

Sentença matemática. Fração 1 mais 5 tudo sobre 2, igual a fração 6 sobre 2, é igual a 3.

Ordenada do ponto médio:

Sentença matemática. Fração 3 mais 1 tudo sobre 2, igual a fração 4 sobre 2, é igual a 2.

Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses3, 2fecha parênteses.

4. a) Extremidades do segmento: Cabre parênteses1, 2fecha parênteses e Dabre parênteses5, 4fecha parênteses

Abscissa do ponto médio:

Sentença matemática. Fração 1 mais 5 tudo sobre 2, igual a fração 6 sobre 2, é igual a 3.

Ordenada do ponto médio:

Sentença matemática. Fração 2 mais 4 tudo sobre 2, igual a fração 6 sobre 2, é igual a 3.

Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses3, 3fecha parênteses.

b) Extremidades do segmento: Cabre parêntesesmenos3, 2fecha parênteses

e Dabre parênteses1, menos2fecha parênteses

Abscissa do ponto médio:

Sentença matemática. Fração menos 3 mais 1 tudo sobre 2, igual a fração menos 2 sobre 2, é igual a menos 1.

Ordenada do ponto médio:

Sentença matemática. Fração 2 mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, tudo sobre 2, igual a fração 0 sobre 2, é igual a 0.

Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parêntesesmenos1, 0fecha parênteses.

5. Do enunciado sabemos que Babre parênteses3, 1fecha parênteses e que o ponto médio de

Símbolo. Segmento de reta AB.

é Mabre parênteses2, 3fecha parênteses.

Para determinar o valor x correspondente à abscissa do ponto A, podemos fazer:

 

x mais 3, tudo sobre 2 é igual a 2.

x+3 = 22

x+3 = 4

x = 4menos3

x = 1

Para encontrar o valor de y correspondente à ordenada do ponto A, podemos fazer:

 

y mais 1, tudo sobre 2 é igual a 3.

y + 1 = 3 2

y + 1 = 6

y = 6 menos 1

y = 5

Logo, Aabre parênteses1, 5fecha parênteses.

6. Observe a figura:

Ilustração. Malha quadriculada com eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
No eixo horizontal estão indicados os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.
No eixo vertical estão indicados os números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e ele está rotulado como y.
No plano cartesiano estão representados dois retângulos. Um retângulo vermelho que é formado pelos pontos A com coordenadas 1 e 1; B com coordenadas 1 e 4; C com coordenadas 3 e 4 e D com coordenadas 3 e 1. Ele está representando o pomar. O outro retângulo é verde e formado pelos pontos E com coordenadas 4 e 1; F com coordenadas 4 e 4; G com coordenadas 8 e 4 e H com coordenadas 8 e 1. Ele está representando a horta.

Como o esquema está representado em um plano cartesiano, podemos calcular a medida da distância entre os pontos para encontrar a medida desses segmentos de reta e, em seguida, calcular a medida da área dos retângulos que representam a medida da área do pomar e a medida da área da horta.

a) Para calcular a medida da área destinada ao pomar, temos:

AD = BC = 2 e AB = DC = 3

Portanto:

A = 23 = 6

Logo, a medida da área destinada ao pomar é 6 métros quadrados.

b) Para calcular a medida da área destinada à horta, temos:

EH = FG = 4 e EF = HG = 3

Portanto:

A = 43 = 12

Logo, a medida da área destinada à horta é 12 métros quadrados.

c) Diferença entre as duas medidas de área:

12menos6 = 6

Logo, a diferença entre as medidas de área do pomar e da horta é de 6 métros quadrados.

7. a) Aabre parênteses1, 2fecha parênteses e Babre parênteses6, 4fecha parênteses Aabre parênteses1, 2fecha parênteses e Babre parênteses6, 4fecha parênteses Aabre parênteses1, 2fecha parênteses e Babre parênteses6, 4fecha parênteses

Aabre parênteses1, 2fecha parênteses e Babre parênteses6, 4fecha parênteses

b) Abscissa do ponto médio:

Sentença matemática. Fração 1 mais 6 studo obre 2, igual a fração 7 sobre 2, é igual a 3 vírgula 5.

Ordenada do ponto médio:

Sentença matemática. Fração 2 mais 4 tudo sobre 2, igual a fração 6 sobre 2, é igual a 3.

Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses3, 5; 3fecha parênteses.

8. Inicialmente vamos construir o triângulo ABC:

Gráfico. Malha quadriculada com eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
No eixo horizontal estão indicados os números menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e 8 e ele está rotulado como x.
No eixo vertical estão indicados os números menos 1, 0, 1, 2, 3 e 4 e ele está rotulado como y.
No plano cartesiano estão indicados os pontos A com coordenadas 1 e 1; B com coordenadas 3 e 3 e C com coordenadas 7 e menos 1. Esses pontos são os vértices de um triângulo vermelho.

 Para calcular a medida de comprimento dos lados

Símbolo. Segmento de reta AB.

,

Símbolo. Segmento de reta AC.

e

Símbolo. Segmento de reta BC.

, formaremos alguns triângulos retângulos.

Para encontrar a medida de comprimento do lado

Símbolo. Segmento de reta AB.

podemos fazer:

Gráfico. Malha quadriculada com eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
No eixo horizontal estão indicados os números menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e ele está rotulado como x.
No eixo vertical estão indicados os números menos 1, 0, 1, 2, 3 e 4 e ele está rotulado como y.
No plano cartesiano estão indicados os pontos A com coordenadas 1 e 1; B com coordenadas 3 e 3 e C com coordenadas 7 e menos 1. Esses pontos são os vértices de um triângulo vermelho. 
A partir do vértice A do triângulo linha horizontal, para a direita, coincidindo com 2 quadradinhos da malha, com indicação de medida 2. Linha vertical a partir do vértice B, para baixo até a extremidade da linha horizontal, coincidindo com 2 quadradinhos da malha, com indicação de medida 2, formando um triângulo retângulo com hipotenusa no segmento AB do triângulo vermelho, com indicação de medida x.

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo construído, temos:

xelevado a 2 = 2elevado a 2 + 2elevado a 2 xelevado a 2 = 4 + 4 xelevado a 2 = 8 x =

2 vezes raiz quadrada de 2.

Para encontrar a medida de comprimento do lado

Símbolo. Segmento de reta AC.

, podemos fazer:

Gráfico. Malha quadriculada com eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
No eixo horizontal estão indicados os números menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e ele está rotulado como x.
No eixo vertical estão indicados os números menos 1, 0, 1, 2, 3 e 4 e ele está rotulado como y.
No plano cartesiano estão indicados os pontos A com coordenadas 1 e 1; B com coordenadas 3 e 3 e C com coordenadas 7 e menos 1. Esses pontos são os vértices de um triângulo vermelho. 
A partir do vértice A do triângulo linha vertical, para baixo, coincidindo com 2 quadradinhos da malha, com indicação de medida 2. Linha horizontal a partir do vértice C, para a esquerda até a extremidade da linha vertical, coincidindo com 6 quadradinhos da malha, com indicação de medida 6, formando um triângulo retângulo com hipotenusa no segmento AC do triângulo vermelho, com indicação de medida y.

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo construído, temos:

yelevado a 2 = 2elevado a 2 + 6elevado a 2 yelevado a 2 = 4 + 36 yelevado a 2 = 40 y =

Raiz quadrada de 40.

y =

2 vezes raiz quadrada de 10.

Para encontrar a medida de comprimento do lado

Símbolo. Segmento de reta BC.

podemos fazer:

Gráfico. Malha quadriculada com eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
No eixo horizontal estão indicados os números menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e ele está rotulado como x.
No eixo vertical estão indicados os números menos 1, 0, 1, 2, 3 e 4 e ele está rotulado como y.
No plano cartesiano estão indicados os pontos A com coordenadas 1 e 1; B com coordenadas 3 e 3 e C com coordenadas 7 e menos 1. Esses pontos são os vértices de um triângulo vermelho. 
A partir do vértice B do triângulo linha horizontal, para a direita, coincidindo com 4 quadradinhos da malha, com indicação de medida 4. Linha vertical a partir do vértice C, para cima até a extremidade da linha horizontal, coincidindo com 4 quadradinhos da malha, com indicação de medida 4, formando um triângulo retângulo com hipotenusa no segmento BC do triângulo vermelho, com indicação de medida z.

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo construído, temos:

zelevado a 2 = 4elevado a 2 + 4elevado a 2 zelevado a 2 = 16 + 16

zelevado a 2 = 32 z =

Raiz quadrada de 32.

z =

4 vezes raiz quadrada de 2.

 Vamos verificar se o triângulo ABC é retângulo em

Símbolo. Ângulo B.

.

 

AC ao quadrado é igual a AB ao quadrado mais BC ao quadrado.

 

Abre parênteses, 2 vezes raiz quadrada de 10, fecha parênteses, ao quadrado é igual a abre parênteses, 2 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses, ao quadrado mais abre parênteses, 4 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses, ao quadrado.

40 = 8+32

40 = 40

Como vale o teorema de Pitágoras, então o ABC é retângulo em

Símbolo. Ângulo B.

.

Logo:

 

Sentença matemática. Medida do perímetro do triângulo ABC, igual a 2 raiz quadrada de 2 mais 2 raiz quadrada de 10 mais 4 raiz quadrada de 2, tal que, 6 raiz quadrada de 2 mais 2 raiz quadrada de 10, implica que, 2 vezes, abre parênteses, 3 raiz quadrada de 2 mais raiz quadrada de 10, fecha parênteses.

 

Sentença matemática. Medida da área do triângulo ABC, igual a fração 2 raiz quadrada de 2 vezes 4 raiz quadrada de 2 sobre 2, implica que, fração 8 vezes 2 sobre 2, tal que, fração 16 sobre 2, implica que, 8.

Estatística e Probabilidade

Páginas 164 a 166

1. a) Falsa. Em 2019, a Escola Ponte Feliz conquistou o mesmo número de medalhas de ouro e de prata.

b) Falsa. Em 2015, o número de medalhas de bronze e de ouro conquistadas foi o mesmo.

c) Verdadeira. Em 2023 foram conquistadas 3 medalhas de ouro e em 2014 foram conquistadas 2 medalhas no total.

d) Falsa. Em 2023, foram conquistadas 17 medalhas no total.

alternativa c

2. a) Exemplo de resposta:

Ilustração. Planilha eletrônica com colunas A, B, C, D, E e F e linhas do 1 ao 19.
Na primeira linha o título: quantidade de veículos no Brasil (2 mil e 19 - 2 mil e 21).
Na segunda linha: coluna A, Ano; coluna B, Automóvel; coluna C, Motocicleta; coluna D, Caminhão; coluna E, Ônibus.
Na terceira linha: coluna A, 2 mil e 21; coluna B, o número 59 milhões 242 mil 869; coluna C, o número 24 milhões 732 mil 701; coluna D, o número 2 milhões 947 mil 856; coluna E, o número 672 mil 930.
Na quarta linha: coluna A, 2 mil e 20; coluna B, o número 58 milhões 16 mil 405; coluna C, o número 23 milhões 862 mil e 10; coluna D, o número 2 milhões 879 mil e 80; coluna E, o número 660 mil 394.
Na quinta linha: coluna A, 2 mil e 19; coluna B, o número 56 milhões 652 mil 190; coluna C, o número 23 milhões 165 mil 586; coluna D, o número 2 milhões 826 mil 343; coluna E, o número 647 mil 376.
Gráfico. Título do gráfico de barras verticais triplas: quantidade de veículos no Brasil (2 mil e 19 - 2 mil e 21).
Eixo horizontal perpendicular a uma eixo vertical.
O eixo vertical tem 7 tracinhos igualmente espaçados e neles estão indicados, de baixo para cima a quantidade veículos: 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60. Ele está rotulado como quantidade de veículos (em milhões).
No eixo horizontal estão indicados os tipos de veículos, automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus. Ele está rotulado como tipos veículo.
Abaixo do gráfico a legenda: cor azul para o ano de 2 mil e 21, cor laranja para o ano de 2 mil e 20 e cor cinza para o ano de 2 mil e 19. 
Sobre o eixo horizontal a quatro barras verticais azuis, quatro barras verticais laranjas e quatro barras verticais cinzas com a mesma largura, indicando que: o número de automóveis no Brasil em 2 mil e 21 era de 59 milhões 242 mil 869, em 2 mil e 20 era de 58 milhões 16 mil 405 e em 2 mil e 19 era de 56 milhões 652 mil 190; o número de motocicletas no Brasil em 2 mil e 21 era de 24 milhões 732 mil 701, em 2 mil e 20 era de 23 milhões 862 mil e 10 e em 2 mil e 19 era de 23 milhões 165 mil 586; o número de caminhão no Brasil em 2 mil e 21 era de 2 milhões 947 mil 856, em 2 mil e 20 era de 2 milhões 879 mil e 80 e em 2 mil e 19 era de 2 milhões 826 mil 343; o número de ônibus no Brasil em 2 mil e 21 era de 672 mil 930, em 2 mil e 20 era de 660 mil 394 e em 2 mil e 19 era de 647 mil 376.

Dados obtidos em: MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA, Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran – 2019, 2020 e 2021.

b) Exemplos de resposta:

Em 2019, havia .647376 ônibus no Brasil.

Em todos os anos apresentados, havia mais automóveis do que caminhões, motocicletas e ônibus.

De 2019 a 2020, houve um aumento de mais de meio milhão de motocicletas.

Em 2021, havia aproximadamente 88 milhões de automóveis, caminhões, motocicletas e ônibus.

c) Nesse caso, o gráfico terá quatro linhas, cada uma representando um dos tipos de veículo (automóvel, caminhão, motocicleta e ônibus).

3.

Ilustração. Planilha eletrônica aparecendo as colunas A, B, C e D e linhas do 1 ao 18. Na parte superior uma tabela e abaixo um gráfico.
Na primeira linha: coluna A, Regiões; coluna B, Número de pessoas.
Na segunda linha: coluna A, Norte; coluna B, o número 305 mil 873.
NA terceira linha: coluna A, Nordeste; coluna B, o número 208 mil 691.
Na quarta linha: coluna A, Centro-Oeste; coluna B, o número 130 mil 494.
Na quinta linha: coluna A, Sudeste; coluna B, o número 97 mil 960.
Na sexta linha: coluna A, Sul; coluna B, o número 74 mil 945.
Na sétima linha: coluna A, Total; coluna B o número 817 mil 963.
Gráfico. Título do gráfico de setores: Censo demográfico de 2 mil e 10. Abaixo, círculo dividido em cinco partes. Uma parte, na cor azul com indicação: Norte, 305 mil 873. Outra parte, em amarelo, com indicação: Nordeste, 208 mil 691. Última parte, em verde com o número 200 mil.  Outra parte, em roxo, com indicação: Centro-Oeste, 130 mil 494. Outra parte, em verde, com indicação: Sudeste, 97 mil 960. Última parte, em vermelho, com indicação: Sul, 74 mil 945.

Dados obtidos em: IBGE, Censo 2010.

TRABALHO EM EQUIPE

Página 167

Resoluções e comentários em Orientações.

COMPREENDER UM TEXTO

Páginas 168 e 169

Resoluções e comentários em Orientações.

Atividades de revisão

Páginas 170, 171 e 172

1. a) Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:

 

25 ao quadrado é igual a 7 ao quadrado mais x ao quadrado.

625 = 49+x²

 

x ao quadrado é igual a 625 menos 49.

 

x ao quadrado é igual a 576.

 

x ao quadrado é igual a mais ou menos raiz quadrada de 576.

x = ±24

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos24.

Medida do perímetro: 24+25+7 = 56

b) Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:

 

x ao quadrado é igual a 2 vezes raiz quadrada de 5, tudo ao quadrado mais 4 vezes raiz quadrada de 5, tudo ao quadrado.

 

x ao quadrado é igual a 20 mais 80.

 

x ao quadrado é igual a 100.

 

x ao quadrado é igual a mais ou menos raiz quadrada de 100.

x = ±10

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos10.

Medida do perímetro:

Sentença matemática. 2 raiz quadrada de 5 mais 4 raiz quadrada de 5 mais 10, é igual a 10 mais 6 raiz quadrada de 5.

2. A diagonal do retângulo é a hipotenusa de um triângulo retângulo e os lados do retângulo são os catetos. Chamando de x a medida de comprimento do retângulo e aplicando o teorema de Pitágoras, temos:

 

8 ao quadrado é igual a 6 ao quadrado mais x ao quadrado.

64 = 36+x²

 

x ao quadrado é igual a 64 menos 36.

 

x ao quadrado é igual a 28.

 

x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 28.

 

x é igual a mais ou menos 2 vezes raiz quadrada de 7.

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos

2 vezes raiz quadrada de 7.

.

Portanto, a medida de comprimento de

Símbolo. Segmento de reta DC.

é

2 vezes raiz quadrada de 7.

centímetros.

3. Usando a relação

Sentença matemática. d, é igual a l raiz quadrada de 2.

, temos:

 

Sentença matemática. 8 é igual a l raiz quadrada de 2.

 

L é igual a 8 sobre raiz quadrada de 2, fim da fração, vezes raiz quadrada de 2 sobre raiz quadrada de 1 é igual a 8 vezes raiz quadrada de 2 sobre 2 que é igual a 4 vezes raiz quadrada de 2.

Medida do perímetro:

Sentença matemática. 4 vezes 4 raiz quadrada de 2, é igual a 16 raiz quadrada de 2.

Logo, a medida do perímetro do quadrado é

Sentença matemática. 16 raiz quadrada de 2 centímetros.

centímetros.

4. Sendo b e c medidas de comprimento dos catetos, a da hipotenusa e h da altura, aplicamos a relação métrica bc = ah e obtemos:

 

Raiz quadrada de 5 vezes 1 é igual a raiz quadrada de 6 vezes h.

 

h é igual a raiz quadrada de 5 sobre raiz quadrada de 6 que é igual a raiz quadrada de 5 sextos.

5. a) Aplicando a relação métrica celevado a 2 = a · m, temos:

 

6 ao quadrado é igual a 10 vezes x.

36 = 10x

 

x é igual a 36 décimos.

x = 3,6

b) Aplicando a relação métrica celevado a 2 = a · m, temos:

 

12 ao quadrado é igual a x vezes 8.

144 = 8x

 

x é igual a 144 oitavos.

x = 18

c) Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:

 

a ao quadrado é igual a 12 ao quadrado mais 16 ao quadrado.

 

a ao quadrado é igual a 144 mais 256.

 

a ao quadrado é igual a 400.

a = ± 20

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução a = menos20. Portanto, a = 20.

Aplicando a relação métrica b · c = a · h, temos:

1216 = 20x

192 = 20x

 x =

192 vinte avos

x = 9,6

6. a) Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:

 

x ao quadrado é igual a 6 ao quadrado mais 8 ao quadrado.

 

x ao quadrado é igual a 36 mais 64.

 

x ao quadrado é igual a 100,

 

x ao quadrado é igual a mais ou menos raiz quadrada de 100.

x = ±10

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos10.

Portanto, a hipotenusa mede 10 centímetros de comprimento.

b) Aplicando a relação métrica belevado a 2 = a · n, temos:

6elevado a 2 = 10n

36 = 10n

 

n é igual a 36 décimos.

 

n é igual a 3 vírgula 6

Aplicando a relação métrica celevado a 2 = a · m, temos:

8elevado a 2 = 10 · m

64 = 10 · m

m =

64 décimos.

m = 6,4

Portanto, as medidas de comprimento das projeções ortogonais de cada cateto sobre a hipotenusa são 3,6 centímetros e 6,4 centímetros.

c) Aplicando a relação métrica

Sentença matemática. h ao quadrado, igual a, m vezes n.

, temos:

 

h ao quadrado é igual a 6 vírgula 4 vezes 3 vírgula 6.

 

h ao quadrado é igual a 23 vírgula 04.

 

h é igual a mais ou menos raiz quadrada de 23 vírgula 04.

h = ± 4,8

Como h representa uma medida, desconsideramos a solução h = menos4,8.

Portanto, a altura mede 4,8 centímetros de comprimento.

7. Um triângulo retângulo isósceles possui os dois catetos de mesma medida de comprimento. Então:

 

8 ao quadrado é igual x ao quadrado mais x ao quadrado.

64 = 2xelevado a 2

 

x ao quadrado é igual a 32.

 

x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 32 que é igual a mais ou menos 4 vezes raiz quadrada de 2.

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos

4 vezes raiz quadrada de 2..

.

Portanto, a medida do perímetro é dada por:

 

Sentença matemática. 4 raiz quadrada de 2, fim da raiz, mais 4 raiz quadrada de 2, fim da raiz, mais 8, é igual a, abre parênteses, 8 mais 8 raiz quadrada de 2, fecha parênteses.

Logo, a medida do perímetro é

8 mais 8 vezes raiz quadrada de 2.

centímetros.

8. Aplicando a relação métrica 

Sentença matemática. h ao quadrado, igual a, m vezes n.

, temos:

 

Sentença matemática. 2 ao quadrado, igual a, 1 vezes n. Abaixo, 4 é igual a n.

4 = n

Logo, a medida de comprimento da projeção do cateto

Símbolo. Segmento de reta AC.

é 4.

9.

Figura geométrica. 2 triângulos retângulos ABD e BCE roxos com o ponto B em comum. 
No triângulo ABD o ângulo reto está no vértice A, o lado AD está na vertical e tem medida de 6 decímetros e o lado AB está na horizontal e tem medida x decímetro, a hipotenusa BD tem medida de 10 decímetros.
No triângulo BCE o ângulo reto está no vértice C, o lado CE está na vertical e tem medida de 4 decímetros, o lado BC está na horizontal e a hipotenusa BE tem medida y decímetros.
O ângulo externo DBE é reto também e os pontos A, B e C estão alinhados e a medida do segmento de reta AC é 11 decímetros.

Vamos calcular primeiro a medida de comprimento AB:

 

10 ao quadrado é igual a 6 ao quadrado mais x ao quadrado o que implica que 100 é igual a 36 mais x ao quadrado o que implica que x ao quadrado é igual a 100 menos 36 o que implica que x ao quadrado

= 64

x = ± 8

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos8. Portanto, x = 8 decímetros.

 Então, podemos concluir que a medida de comprimento

Símbolo. Segmento de reta BC.

é igual a 3 decímetros, pois 11 decímetros menos 8 decímetros = 3 decímetros.

Calculando a medida de comprimento de

Símbolo. Segmento de reta EB.

, temos:

 

Sentença matemática. y ao quadrado é igual a 4 ao quadrado mais 3 ao quadrado, implica em, y ao quadrado, igual a 16 mais 9, implica em, y ao quadrado, igual a 25, implica em, y igual a mais ou menos 5.

Como y representa uma medida, desconsideramos a solução y = menos5. Portanto, y = 5.

Logo, a medida de comprimento de

Símbolo. Segmento de reta EB.

é 5 decímetros.

alternativa d

10. Calculando c, temos:

 

13 ao quadrado é igual a 12 ao quadrado mais c ao quadrado o que implica que 169 é igual a 144 mais c ao quadrado o que implica que c ao quadrado é igual a 169 menos 144 o que implica que c ao quadrado

= 25 c = 5

Calculando m, temos:

 

Sentença matemática. c ao quadrado, igual a 13 vezes m, implica em 5 ao quadrado, igual a 13 vezes m, implica em 25 igual a 13 vezes m, implica em m igual a 25 sobre 13, implica em m aproximadamente 1 vírgula 92.

Calculando n, temos:

a = m+n 13 = 1,92+n n = 131,92 n 11,08

Calculando h, temos:

 

Sentença matemática. 12 vezes 5, igual a 13 vezes h, implica em 60 igual a 13 vezes h, implica em h igual a 60 sobre 13, implica em h aproximadamente 4 vírgula 62.

11. Calculando a medida de comprimento da projeção do cateto

Símbolo. Segmento de reta BC.

, temos:

 

Sentença matemática. h ao quadrado, igual a m vezes n, implica em 3 ao quadrado, igual a 4 vezes n, implica em 9 igual a 4 vezes n, implica em n igual a 9 sobre 4, implica em n igual a 9 sobre 4.

 Somando as medidas dos comprimentos das duas projeções, temos a medida de comprimento da hipotenusa:

Sentença matemática. 4 mais fração 9 sobre 4 igual a fração 25 sobre 4.

Calculando a medida de comprimento do cateto

Símbolo. Segmento de reta AB.

, temos:

 

Sentença matemática. x ao quadrado igual a 16 mais 9, implica em x ao quadrado igual a 25, implica em x igual a 5.

Medida do perímetro:

Sentença matemática. 5 mais fração 15 sobre 4 mais fração 25 sobre 4, igual a fração 60 sobre 4, igual a 15.

12. a) As diagonais do losango são perpendiculares e se encontram no ponto médio. Dessa forma, as duas diagonais formam quatro triângulos retângulos iguais de catetos com medidas de comprimento 3 centímetros e 4 centímetros. Aplicando o teorema de Pitágoras em um dos triângulos, temos:

 

Sentença matemática. x ao quadrado igual a 4 ao quadrado mais 3 ao quadrado, então, x ao quadrado, igual a 16 mais 9, então, x ao quadrado, igual a 25, então, x igual a mais ou menos 5.

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos5.

Logo, o comprimento do lado do losango mede 5 centímetros e seu perímetro mede:

45 = 20

Portanto, a medida do perímetro é 20 centímetros.

b) A medida de comprimento da altura de um triângulo equilátero é dada por

Sentença matemática. L raiz quadrada de 3, fim da raiz, dividido por 2.

. Então:

 

Sentença matemática. h igual a, fração 2x raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 2, igual a x raiz quadrada de 3.

c) A diagonal do retângulo é a hipotenusa do triângulo retângulo. Assim:

 

Sentença matemática. d ao quadrado é igual a 7 ao quadrado mais 3 ao quadrado, então, d ao quadrado, igual a 49 mais 9, então, d ao quadrado, igual a 58, então, d é igual a mais ou menos raiz quadrada de 58.

Como d representa uma medida, desconsideramos a solução d = menos

Raiz quadrada de 58.

.

Portanto, a medida de comprimento da diagonal do retângulo é

Raiz quadrada de 58.

centímetros.

13. De acordo com o enunciado, podemos fazer:

Figura geométrica. Triângulo ABC composto por 1 retângulo branco e 3 triângulos retângulos iguais. O triângulo ABC tem medida do lado AB, indicada por a, a medida do lado AC, 2 centímetros e a medida do lado BC, 1 centímetro. Os três triângulos retângulos tem a medida da hipotenusa 1 centímetro.

Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:

aelevado a 2 = 1elevado a 2 + 2elevado a 2

aelevado a 2 = 1 + 4

aelevado a 2 = 5

a = ±

Raiz quadrada de 5.

Como a representa uma medida, desconsideramos a solução a = menos

Raiz quadrada de 5.

.

Assim, a =

Raiz quadrada de 5.

A medida do perímetro é dada por:

 

Raiz quadrada de 5.

+ 1 + 2 =

Raiz quadrada de 5.

+3

Logo, a medida do perímetro do triângulo ABC é (

Raiz quadrada de 5.

 

mais 3

) centímetros.

alternativa a

14. Observando o

Triângulo

DCA, vamos calcular a medida CA.

Temos DC = 16 centímetros e DA = 20 centímetros e AC = x. Então:

 

20 ao quadrado é igual a 16 ao quadrado mais c ao quadrado o que implica que 400 é igual a 256 mais x ao quadrado o que implica que x ao quadrado é igual a 400 menos 256 o que implica que x ao quadrado

= 144 x = ±12

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos12.

Sabendo que CA = 12 centímetros, conseguimos descobrir que

Símbolo. Segmento de reta AB.

mede 8 centímetros.

Agora, vamos calcular a medida de

Símbolo. Segmento de reta AP.

.

Considerando AP = z, temos

PB é igual a 16 menos z.

. Aplicando Pitágoras, temos:

 

Sentença matemática. z ao quadrado é igual a, abre parênteses, 16 menos z, fecha parênteses, ao quadrado mais 8 ao quadrado, então, z ao quadrado, igual a 256 menos 32 z mais z ao quadrado mais 64, então, 32 z, igual a 320, então, z é igual a 10.

No

Símbolo. Triângulo DAP.

, temos DA = 20 centímetros e PA = 10 centímetros, e falta calcular DP = y:

 

y ao quadrado é igual a 20 ao quadrado mais 10 ao quadrado o que implica que y ao quadrado é igual a 400 mais 100 o que implica que y ao quadrado é igual a 500 o que implica que y é igual a mais ou menos raiz quadrada de 500

 

y = ±10

Raiz quadrada de 5.

Como y representa uma medida, desconsideramos a solução y = menos

10 vezes raiz quadrada de 5.

.

Logo, a medida de comprimento de

Símbolo. Segmento de reta DP.

é

10 vezes raiz quadrada de 5.

centímetros.

15. O percurso do ônibus é pela Rua A e pela Rua B, ou seja, pelos catetos do triângulo. Para colocar um ponto T no meio desse caminho, temos:

pela Rua A o ônibus percorre uma medida de distância igual a: 550menos30 = 520

pela Rua B o ônibus percorre uma medida de distância igual a: 320menos20 = 300

No total ele percorre do ponto P até o ponto Q: 520+300 = 820

Metade dessa medida de distância equivale a: 820 dividido por 2 = 410

Contando essa medida de distância a partir de P temos: 30+410 = 440

Como essa distância ainda se encontra na ordenada 20, então o ponto T deverá estar nas coordenadas ​​abre parênteses440, 20fecha parênteses​​​.

alternativa ê

16.

Ilustração. À esquerda, caminho em formato de S formado por linhas retas. O ponto x está no canto inferior esquerdo e a partir dele está indicado a trajetória que a pessoa percorreu até o ponto y. Partindo de x andou 20 metros para frente, girou 90 graus para esquerda, andou 9 metros para frente, girou 90 graus para esquerda, andou 17 metros para frente, girou 90 graus para a direita, andou 6 metros para frente, girou 90 graus para a direita e andou 5 metros para frente chegando no ponto y. Segmento de reta ligando o ponto x ao ponto y em linha reta, linha traceja perpendicular das extremidades do segmento de reta de 5 metros, que finalizou o percurso, ao segmento inferior que deu início ao percurso, formando um ângulo reto no ponto z, com indicação de medida de z até a linha tracejada 5 metros e da linha traceja ao ponto x, 3 metros.
À direita, triângulo retângulo que foi formado pelo caminho percorrido em linha reta do ponto inicial X até o ponto final Y. Triângulo retângulo XYZ com ângulo reto em Z, com a medida da hipotenusa, indicada por a, o segmento de reta de XZ 8 metros e o segmento de reta de YZ 15 metros.

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo XZY, temos:

 

a ao quadrado é igual a 15 ao quadrado mais 8 ao quadrado.

 

a ao quadrado é igual a 225 mais 64.

 

a ao quadrado é igual a 289.

 

a ao quadrado é igual a mais ou menos raiz quadrada de 289.

a = ±17

Como a representa uma medida, desconsideramos a solução a = menos17.

Portanto, o percurso em linha reta de X até Y mede 17 métros.

alternativa c

17. Medida do perímetro da região quadrada: 40 métros

Medida de comprimento do lado da região quadrada: 40 dividido por 4 = 10; assim, a medida do comprimento do lado da região quadrada é 10 métros.

A estátua se encontra na metade da medida de comprimento da diagonal desse quadrado. Vamos, então, calcular a medida de comprimento da diagonal:

 

x ao quadrado é igual a 10 ao quadrado mais 10 ao quadrado o que implica que x ao quadrado é igual a 100 mais 100 o que implica que x ao quadrado é igual a 200 o que implica que x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 200

x = ±10

Raiz quadrada de 2.

Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos

10 vezes raiz quadrada de 2

.

Logo, a metade dessa medida é dada por:

 

Sentença matemática. Fração 10 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 2, é igual a 5 raiz quadrada de 2.

Portanto, a medida da distância da estátua a um dos cantos desse pátio é

5 vezes raiz quadrada de 2

métros.

18. Para determinar as coordenadas do ponto médio do segmento

B C

, vamos calcular as médias aritméticas das abscissas e das ordenadas das extremidades desse segmento.

Extremidades do segmento: Babre parênteses4, 2fecha parênteses e Cabre parêntesesmenos2, 4fecha parênteses

Abscissa do ponto médio:

Sentença matemática. Fração 4 mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, sobre 2, igual a fração, numerador: 4 menos 2, denominador: 2, igual a, fração 2 sobre 2, igual a 1.

Ordenada do ponto médio:

2 mais 4 tudo sobre 2
6 meios igual a 3

Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses1, 3fecha parênteses.

19. Precisamos encontrar um ponto P que esteja no eixo das ordenadas e que tenha a mesma medida de distância da origem e de Aabre parênteses0, 10fecha parênteses.

Como o ponto P pertence ao eixo das ordenadas, sua abscissa será zero: Pabre parênteses0, yfecha parênteses​​​. Então:

y =

10 mais 0 tudo sobre 2

= 5

Portanto, as coordenadas do ponto P são abre parênteses0, 5fecha parênteses.

20. Nessa atividade, como estamos trabalhando com medidas, vamos desconsiderar as soluções negativas.

a) Aplicando o teorema de Pitágoras nos triângulos retângulos convenientes que podemos observar, calculamos a medida de comprimento de cada um dos lados:

lado

Símbolo. Segmento de reta AB.

:

delevado a 2 = 2elevado a 2 + 2elevado a 2

 

d ao quadrado igual a 8

 

d é igual a 2 vezes raiz quadrada de 2.