Parte 8
b) Para sabermos a medida de comprimento da diagonal
Símbolo. Segmento de reta AG., precisamos conhecer a medida de comprimento da diagonal
Símbolo. Segmento de reta EG.da face inferior do cubo. Veja a representação dela na figura a seguir:
Como a face
EFGH é um quadrado, podemos utilizar a relação
Sentença matemática. d, é igual a, l vezes raiz quadrada de 2.. Assim:
Sentença matemática. d, é igual a, 3 raiz quadrada de 2.
Agora, vamos observar o triângulo retângulo
AEG:
Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
x ao quadrado é igual a 3 ao quadrado mais, abre parênteses, 3 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses, ao quadrado.
x ao quadrado é igual a 9 mais 9 vezes 2.
x ao quadrado é igual a 9 mais 18.
x ao quadrado é igual a 27.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 27 que é igual a mais ou menos 3 vezes raiz quadrada de 3.
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução
Sentença matemática. x é igual a menos 3 raiz quadrada de 3..
Assim,
Sentença matemática. x é igual a 3 raiz quadrada de 3..
Logo, a medida de
Símbolo. Segmento de reta AG.é
Sentença matemática. 3 raiz quadrada de 3..
14. Chamando de x a medida de comprimento do lado do quadrado, verificamos que o segmento de reta tracejado é a diagonal de um retângulo de medidas: 3x de comprimento por 1x de largura.
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo, temos:
20 ao quadrado é igual a x ao quadrado mais, abre parênteses, 3 vezes x, fecha parênteses, ao quadrado.
400 é igual a x ao quadrado mais 9 vezes x ao quadrado.
10 vezes x ao quadrado é igual a 400.
x ao quadrado é igual a 400 sobre 10.
x ao quadrado é igual a 40.
x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 40.
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x =
Menos raiz quadrada de 40..
Assim,
Sentença matemática. x é igual a raiz quadrada de 40..
Portanto, a medida de comprimento é
3x é igual a 3 vezes raiz quadrada de 40.métros e da largura é
1x é igual a raiz quadrada de 40.métros.
A medida da área da praça é composta da medida da área de 4 quadrados de lado
Raiz quadrada de 40.métros.
Portanto, a medida da área de cada quadrado é:
Sentença matemática. Raiz quadrada de 40, fim da raiz, vezes raiz quadrada de 40, igual a raiz quadrada de 1 mil e 600, é igual a 40.
Então, a medida da área da praça é:
4 ⋅ 40 = 160
Logo, a medida da área da praça é 160 métros quadrados.
15. O segmento de reta
Símbolo. Segmento BE.é a diagonal da face
ABEF do cubo.
Sendo
Sentença matemática. d, é igual a, l vezes raiz quadrada de 2., então:
Sentença matemática. d, é igual a, 6 vezes raiz quadrada de 2.
Logo, o comprimento da diagonal
Símbolo. Segmento BE.mede
6 vezes raiz quadrada de 2.centímetros.
Atividades
▶ Páginas 162 e 163
1. a) Para encontrar a medida do segmento de reta
AB, podemos usar, como auxílio, a seguinte figura.
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo
A B C, temos:
x ao quadrado é igual a 2 ao quadrado mais 4 ao quadrado.
x ao quadrado é igual a 4 mais 16.
x ao quadrado é igual a 20.
x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 20.
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução
Sentença matemática. x, igual a menos raiz quadrada de 20..
Assim,
Sentença matemática. x, igual a raiz quadrada de 20..
Sentença matemática. x, igual a raiz quadrada de 20, igual a raiz quadrada de 4 vezes 5, é igual a 2 vezes raiz quadrada de 5.
Logo, a distância entre os pontos mede
Sentença matemática. 2 raiz quadrada de 5..
b) Para encontrar a medida do segmento de reta
Símbolo. Segmento AB., podemos usar, como auxílio, a seguinte figura.
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo ABC, temos:
x ao quadrado é igual a 7 ao quadrado mais 4 ao quadrado.
x ao quadrado é igual a 49 mais 16.
x ao quadrado é igual a 65.
x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 65.
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução
Sentença matemática. x, menos raiz quadrada de 65..
Logo, a distância entre os pontos mede
Sentença matemática. Raiz quadrada de 65..
2. a) Inicialmente, vamos construir uma figura de acordo com o que foi dado no enunciado:
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo
DEO, temos:
a ao quadrado é igual a 3 ao quadrado mais 4 ao quadrado.
a igual 9 mais 16
a ao quadrado é igual a 25.
a é igual a mais ou menos raiz quadrada de 25.
Como a representa uma medida, desconsideramos a solução
Sentença matemática. a, é igual a menos raiz quadrada de 25..
Assim:
a é igual a raiz quadrada de 25.
= 5
Logo, a medida da distância do ponto D abre parênteses4, 3 fecha parênteses à origem é 5.
b) Pela figura, a medida da distância do ponto D abre parênteses4, 3 fecha parênteses ao eixo das ordenadas é 3.
c) Pela figura, a medida da distância do ponto D abre parênteses4, 3 fecha parêntesesao eixo das abscissas é 4.
3. Para determinarmos as coordenadas do ponto médio de um segmento, vamos calcular as médias aritméticas das abscissas e das ordenadas das extremidades do segmento. Entretanto, elas podem ser obtidas por semelhança de triângulos.
Extremidades do segmento: O abre parênteses1, 3 fecha parênteses
e P abre parênteses5, 1 fecha parênteses
Abscissa do ponto médio:
Sentença matemática. Fração 1 mais 5 tudo sobre 2, igual a fração 6 sobre 2, é igual a 3.Ordenada do ponto médio:
Sentença matemática. Fração 3 mais 1 tudo sobre 2, igual a fração 4 sobre 2, é igual a 2.Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses3, 2 fecha parênteses.
4. a) Extremidades do segmento: C abre parênteses1, 2 fecha parênteses e D abre parênteses5, 4 fecha parênteses
Abscissa do ponto médio:
Sentença matemática. Fração 1 mais 5 tudo sobre 2, igual a fração 6 sobre 2, é igual a 3.Ordenada do ponto médio:
Sentença matemática. Fração 2 mais 4 tudo sobre 2, igual a fração 6 sobre 2, é igual a 3.Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses3, 3 fecha parênteses.
b) Extremidades do segmento: C abre parênteses menos3, 2 fecha parênteses
e D abre parênteses1, menos2 fecha parênteses
Abscissa do ponto médio:
Sentença matemática. Fração menos 3 mais 1 tudo sobre 2, igual a fração menos 2 sobre 2, é igual a menos 1.Ordenada do ponto médio:
Sentença matemática. Fração 2 mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, tudo sobre 2, igual a fração 0 sobre 2, é igual a 0.Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses menos1, 0 fecha parênteses.
5. Do enunciado sabemos que B abre parênteses3, 1 fecha parênteses e que o ponto médio de
Símbolo. Segmento de reta AB.é M abre parênteses2, 3 fecha parênteses.
Para determinar o valor x correspondente à abscissa do ponto A, podemos fazer:
x mais 3, tudo sobre 2 é igual a 2.
x + 3 = 2 ⋅ 2
x + 3 = 4
x = 4 menos 3
x = 1
Para encontrar o valor de y correspondente à ordenada do ponto A, podemos fazer:
y mais 1, tudo sobre 2 é igual a 3.
y + 1 = 3 ⋅ 2
y + 1 = 6
y = 6 menos 1
y = 5
Logo, A abre parênteses1, 5 fecha parênteses.
6. Observe a figura:
Como o esquema está representado em um plano cartesiano, podemos calcular a medida da distância entre os pontos para encontrar a medida desses segmentos de reta e, em seguida, calcular a medida da área dos retângulos que representam a medida da área do pomar e a medida da área da horta.
a) Para calcular a medida da área destinada ao pomar, temos:
AD = BC = 2 e AB = DC = 3
Portanto:
A = 2 ⋅ 3 = 6
Logo, a medida da área destinada ao pomar é 6 métros quadrados.
b) Para calcular a medida da área destinada à horta, temos:
EH = FG = 4 e EF = HG = 3
Portanto:
A = 4 ⋅ 3 = 12
Logo, a medida da área destinada à horta é 12 métros quadrados.
c) Diferença entre as duas medidas de área:
12 menos 6 = 6
Logo, a diferença entre as medidas de área do pomar e da horta é de 6 métros quadrados.
7. a) A abre parênteses1, 2 fecha parênteses e B abre parênteses6, 4 fecha parênteses A abre parênteses1, 2 fecha parênteses e B abre parênteses6, 4 fecha parênteses A abre parênteses1, 2 fecha parênteses e B abre parênteses6, 4 fecha parênteses
A abre parênteses1, 2 fecha parênteses e B abre parênteses6, 4 fecha parênteses
b) Abscissa do ponto médio:
Sentença matemática. Fração 1 mais 6 studo obre 2, igual a fração 7 sobre 2, é igual a 3 vírgula 5.Ordenada do ponto médio:
Sentença matemática. Fração 2 mais 4 tudo sobre 2, igual a fração 6 sobre 2, é igual a 3.Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses3, 5; 3 fecha parênteses.
8. Inicialmente vamos construir o triângulo ABC:
Para calcular a medida de comprimento dos lados
Símbolo. Segmento de reta AB.,
Símbolo. Segmento de reta AC.e
Símbolo. Segmento de reta BC., formaremos alguns triângulos retângulos.
• Para encontrar a medida de comprimento do lado
Símbolo. Segmento de reta AB.podemos fazer:
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo construído, temos:
x elevado a 2 = 2 elevado a 2 + 2 elevado a 2 ⇒ x elevado a 2 = 4 + 4 ⇒ x elevado a 2 = 8 ⇒ x =
2 vezes raiz quadrada de 2.
• Para encontrar a medida de comprimento do lado
Símbolo. Segmento de reta AC., podemos fazer:
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo construído, temos:
y elevado a 2 = 2 elevado a 2 + 6 elevado a 2 ⇒ y elevado a 2 = 4 + 36 ⇒ y elevado a 2 = 40 ⇒ y =
Raiz quadrada de 40.⇒ y =
2 vezes raiz quadrada de 10.• Para encontrar a medida de comprimento do lado
Símbolo. Segmento de reta BC.podemos fazer:
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo construído, temos:
z elevado a 2 = 4 elevado a 2 + 4 elevado a 2 ⇒ z elevado a 2 = 16 + 16 ⇒
⇒ z elevado a 2 = 32 ⇒ z =
Raiz quadrada de 32.⇒ z =
4 vezes raiz quadrada de 2.
Vamos verificar se o triângulo ABC é retângulo em
Símbolo. Ângulo B..
AC ao quadrado é igual a AB ao quadrado mais BC ao quadrado.
Abre parênteses, 2 vezes raiz quadrada de 10, fecha parênteses, ao quadrado é igual a abre parênteses, 2 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses, ao quadrado mais abre parênteses, 4 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses, ao quadrado.
40 = 8 + 32
40 = 40
Como vale o teorema de Pitágoras, então o △ABC é retângulo em
Símbolo. Ângulo B..
Logo:
Sentença matemática. Medida do perímetro do triângulo ABC, igual a 2 raiz quadrada de 2 mais 2 raiz quadrada de 10 mais 4 raiz quadrada de 2, tal que, 6 raiz quadrada de 2 mais 2 raiz quadrada de 10, implica que, 2 vezes, abre parênteses, 3 raiz quadrada de 2 mais raiz quadrada de 10, fecha parênteses.
Sentença matemática. Medida da área do triângulo ABC, igual a fração 2 raiz quadrada de 2 vezes 4 raiz quadrada de 2 sobre 2, implica que, fração 8 vezes 2 sobre 2, tal que, fração 16 sobre 2, implica que, 8.
Estatística e Probabilidade
▶ Páginas 164 a 166
1. a) Falsa. Em 2019, a Escola Ponte Feliz conquistou o mesmo número de medalhas de ouro e de prata.
b) Falsa. Em 2015, o número de medalhas de bronze e de ouro conquistadas foi o mesmo.
c) Verdadeira. Em 2023 foram conquistadas 3 medalhas de ouro e em 2014 foram conquistadas 2 medalhas no total.
d) Falsa. Em 2023, foram conquistadas 17 medalhas no total.
alternativa c
2. a) Exemplo de resposta:
Dados obtidos em: MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA, Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran – 2019, 2020 e 2021.
b) Exemplos de resposta:
• Em 2019, havia .647376 ônibus no Brasil.
• Em todos os anos apresentados, havia mais automóveis do que caminhões, motocicletas e ônibus.
• De 2019 a 2020, houve um aumento de mais de meio milhão de motocicletas.
• Em 2021, havia aproximadamente 88 milhões de automóveis, caminhões, motocicletas e ônibus.
c) Nesse caso, o gráfico terá quatro linhas, cada uma representando um dos tipos de veículo (automóvel, caminhão, motocicleta e ônibus).
3.
Dados obtidos em: IBGE, Censo 2010.
TRABALHO EM EQUIPE
▶ Página 167
Resoluções e comentários em Orientações.
COMPREENDER UM TEXTO
▶ Páginas 168 e 169
Resoluções e comentários em Orientações.
Atividades de revisão
▶ Páginas 170, 171 e 172
1. a) Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
25 ao quadrado é igual a 7 ao quadrado mais x ao quadrado.
625 = 49 + x²
x ao quadrado é igual a 625 menos 49.
x ao quadrado é igual a 576.
x ao quadrado é igual a mais ou menos raiz quadrada de 576.
x = ± 24
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos24.
Medida do perímetro: 24 + 25 + 7 = 56
b) Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
x ao quadrado é igual a 2 vezes raiz quadrada de 5, tudo ao quadrado mais 4 vezes raiz quadrada de 5, tudo ao quadrado.
x ao quadrado é igual a 20 mais 80.
x ao quadrado é igual a 100.
x ao quadrado é igual a mais ou menos raiz quadrada de 100.
x = ± 10
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos10.
Medida do perímetro:
Sentença matemática. 2 raiz quadrada de 5 mais 4 raiz quadrada de 5 mais 10, é igual a 10 mais 6 raiz quadrada de 5.2. A diagonal do retângulo é a hipotenusa de um triângulo retângulo e os lados do retângulo são os catetos. Chamando de x a medida de comprimento do retângulo e aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
8 ao quadrado é igual a 6 ao quadrado mais x ao quadrado.
64 = 36 + x²
x ao quadrado é igual a 64 menos 36.
x ao quadrado é igual a 28.
x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 28.
x é igual a mais ou menos 2 vezes raiz quadrada de 7.
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos
2 vezes raiz quadrada de 7..
Portanto, a medida de comprimento de
Símbolo. Segmento de reta DC.é
2 vezes raiz quadrada de 7.centímetros.
3. Usando a relação
Sentença matemática. d, é igual a l raiz quadrada de 2., temos:
Sentença matemática. 8 é igual a l raiz quadrada de 2.
L é igual a 8 sobre raiz quadrada de 2, fim da fração, vezes raiz quadrada de 2 sobre raiz quadrada de 1 é igual a 8 vezes raiz quadrada de 2 sobre 2 que é igual a 4 vezes raiz quadrada de 2.
Medida do perímetro:
Sentença matemática. 4 vezes 4 raiz quadrada de 2, é igual a 16 raiz quadrada de 2.Logo, a medida do perímetro do quadrado é
Sentença matemática. 16 raiz quadrada de 2 centímetros.centímetros.
4. Sendo b e c medidas de comprimento dos catetos, a da hipotenusa e h da altura, aplicamos a relação métrica b ⋅ c = a ⋅ h e obtemos:
Raiz quadrada de 5 vezes 1 é igual a raiz quadrada de 6 vezes h.
h é igual a raiz quadrada de 5 sobre raiz quadrada de 6 que é igual a raiz quadrada de 5 sextos.
5. a) Aplicando a relação métrica c elevado a 2 = a · m, temos:
6 ao quadrado é igual a 10 vezes x.
36 = 10 ⋅ x
x é igual a 36 décimos.
x = 3,6
b) Aplicando a relação métrica c elevado a 2 = a · m, temos:
12 ao quadrado é igual a x vezes 8.
144 = 8 ⋅ x
x é igual a 144 oitavos.
x = 18
c) Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
a ao quadrado é igual a 12 ao quadrado mais 16 ao quadrado.
a ao quadrado é igual a 144 mais 256.
a ao quadrado é igual a 400.
a = ± 20
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução a = menos20. Portanto, a = 20.
Aplicando a relação métrica b · c = a · h, temos:
12 ⋅ 16 = 20 ⋅ x
192 = 20 ⋅ x
x =
192 vinte avosx = 9,6
6. a) Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
x ao quadrado é igual a 6 ao quadrado mais 8 ao quadrado.
x ao quadrado é igual a 36 mais 64.
x ao quadrado é igual a 100,
x ao quadrado é igual a mais ou menos raiz quadrada de 100.
x = ± 10
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos10.
Portanto, a hipotenusa mede 10 centímetros de comprimento.
b) Aplicando a relação métrica b elevado a 2 = a · n, temos:
6 elevado a 2 = 10 ⋅ n
36 = 10 ⋅ n
n é igual a 36 décimos.
n é igual a 3 vírgula 6
Aplicando a relação métrica c elevado a 2 = a · m, temos:
8 elevado a 2 = 10 · m
64 = 10 · m
m =
64 décimos.
m = 6,4
Portanto, as medidas de comprimento das projeções ortogonais de cada cateto sobre a hipotenusa são 3,6 centímetros e 6,4 centímetros.
c) Aplicando a relação métrica
Sentença matemática. h ao quadrado, igual a, m vezes n., temos:
h ao quadrado é igual a 6 vírgula 4 vezes 3 vírgula 6.
h ao quadrado é igual a 23 vírgula 04.
h é igual a mais ou menos raiz quadrada de 23 vírgula 04.
h = ± 4,8
Como h representa uma medida, desconsideramos a solução h = menos 4,8.
Portanto, a altura mede 4,8 centímetros de comprimento.
7. Um triângulo retângulo isósceles possui os dois catetos de mesma medida de comprimento. Então:
8 ao quadrado é igual x ao quadrado mais x ao quadrado.
64 = 2x elevado a 2
x ao quadrado é igual a 32.
x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 32 que é igual a mais ou menos 4 vezes raiz quadrada de 2.
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos
4 vezes raiz quadrada de 2...
Portanto, a medida do perímetro é dada por:
Sentença matemática. 4 raiz quadrada de 2, fim da raiz, mais 4 raiz quadrada de 2, fim da raiz, mais 8, é igual a, abre parênteses, 8 mais 8 raiz quadrada de 2, fecha parênteses.
Logo, a medida do perímetro é
8 mais 8 vezes raiz quadrada de 2.centímetros.
8. Aplicando a relação métrica
Sentença matemática. h ao quadrado, igual a, m vezes n., temos:
Sentença matemática. 2 ao quadrado, igual a, 1 vezes n. Abaixo, 4 é igual a n.
4 = n
Logo, a medida de comprimento da projeção do cateto
Símbolo. Segmento de reta AC.é 4.
9.
Vamos calcular primeiro a medida de comprimento AB:
10 ao quadrado é igual a 6 ao quadrado mais x ao quadrado o que implica que 100 é igual a 36 mais x ao quadrado o que implica que x ao quadrado é igual a 100 menos 36 o que implica que x ao quadrado
= 64 ⇒
⇒ x = ± 8
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos 8. Portanto, x = 8 decímetros.
Então, podemos concluir que a medida de comprimento
Símbolo. Segmento de reta BC.é igual a 3 decímetros, pois 11 decímetros menos 8 decímetros = 3 decímetros.
Calculando a medida de comprimento de
Símbolo. Segmento de reta EB., temos:
Sentença matemática. y ao quadrado é igual a 4 ao quadrado mais 3 ao quadrado, implica em, y ao quadrado, igual a 16 mais 9, implica em, y ao quadrado, igual a 25, implica em, y igual a mais ou menos 5.
Como y representa uma medida, desconsideramos a solução y = menos5. Portanto, y = 5.
Logo, a medida de comprimento de
Símbolo. Segmento de reta EB.é 5 decímetros.
alternativa d
10. Calculando c, temos:
13 ao quadrado é igual a 12 ao quadrado mais c ao quadrado o que implica que 169 é igual a 144 mais c ao quadrado o que implica que c ao quadrado é igual a 169 menos 144 o que implica que c ao quadrado
= 25 ⇒ c = 5
Calculando m, temos:
Sentença matemática. c ao quadrado, igual a 13 vezes m, implica em 5 ao quadrado, igual a 13 vezes m, implica em 25 igual a 13 vezes m, implica em m igual a 25 sobre 13, implica em m aproximadamente 1 vírgula 92.
Calculando n, temos:
a = m + n ⇒ 13 = 1,92 + n ⇒ n = 13 ‒ 1,92 ⇒ n ≃ 11,08
Calculando h, temos:
Sentença matemática. 12 vezes 5, igual a 13 vezes h, implica em 60 igual a 13 vezes h, implica em h igual a 60 sobre 13, implica em h aproximadamente 4 vírgula 62.
11. Calculando a medida de comprimento da projeção do cateto
Símbolo. Segmento de reta BC., temos:
Sentença matemática. h ao quadrado, igual a m vezes n, implica em 3 ao quadrado, igual a 4 vezes n, implica em 9 igual a 4 vezes n, implica em n igual a 9 sobre 4, implica em n igual a 9 sobre 4.
Somando as medidas dos comprimentos das duas projeções, temos a medida de comprimento da hipotenusa:
Sentença matemática. 4 mais fração 9 sobre 4 igual a fração 25 sobre 4.
Calculando a medida de comprimento do cateto
Símbolo. Segmento de reta AB., temos:
Sentença matemática. x ao quadrado igual a 16 mais 9, implica em x ao quadrado igual a 25, implica em x igual a 5.
Medida do perímetro:
Sentença matemática. 5 mais fração 15 sobre 4 mais fração 25 sobre 4, igual a fração 60 sobre 4, igual a 15.
12. a) As diagonais do losango são perpendiculares e se encontram no ponto médio. Dessa forma, as duas diagonais formam quatro triângulos retângulos iguais de catetos com medidas de comprimento 3 centímetros e 4 centímetros. Aplicando o teorema de Pitágoras em um dos triângulos, temos:
Sentença matemática. x ao quadrado igual a 4 ao quadrado mais 3 ao quadrado, então, x ao quadrado, igual a 16 mais 9, então, x ao quadrado, igual a 25, então, x igual a mais ou menos 5.
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos5.
Logo, o comprimento do lado do losango mede 5 centímetros e seu perímetro mede:
4 ⋅ 5 = 20
Portanto, a medida do perímetro é 20 centímetros.
b) A medida de comprimento da altura de um triângulo equilátero é dada por
Sentença matemática. L raiz quadrada de 3, fim da raiz, dividido por 2.. Então:
Sentença matemática. h igual a, fração 2x raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 2, igual a x raiz quadrada de 3.
c) A diagonal do retângulo é a hipotenusa do triângulo retângulo. Assim:
Sentença matemática. d ao quadrado é igual a 7 ao quadrado mais 3 ao quadrado, então, d ao quadrado, igual a 49 mais 9, então, d ao quadrado, igual a 58, então, d é igual a mais ou menos raiz quadrada de 58.
Como d representa uma medida, desconsideramos a solução d = menos
Raiz quadrada de 58..
Portanto, a medida de comprimento da diagonal do retângulo é
Raiz quadrada de 58.centímetros.
13. De acordo com o enunciado, podemos fazer:
Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
a elevado a 2 = 1 elevado a 2 + 2 elevado a 2
a elevado a 2 = 1 + 4
a elevado a 2 = 5
a = ±
Raiz quadrada de 5.
Como a representa uma medida, desconsideramos a solução a = menos
Raiz quadrada de 5..
Assim, a =
Raiz quadrada de 5.
A medida do perímetro é dada por:
Raiz quadrada de 5.
+ 1 + 2 =
Raiz quadrada de 5.+ 3
Logo, a medida do perímetro do triângulo ABC é (
Raiz quadrada de 5.mais 3
) centímetros.
alternativa a
14. Observando o
TriânguloDCA, vamos calcular a medida CA.
Temos DC = 16 centímetros e DA = 20 centímetros e AC = x. Então:
20 ao quadrado é igual a 16 ao quadrado mais c ao quadrado o que implica que 400 é igual a 256 mais x ao quadrado o que implica que x ao quadrado é igual a 400 menos 256 o que implica que x ao quadrado
= 144 ⇒ ⇒ x = ±12
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos12.
Sabendo que CA = 12 centímetros, conseguimos descobrir que
Símbolo. Segmento de reta AB.mede 8 centímetros.
Agora, vamos calcular a medida de
Símbolo. Segmento de reta AP..
Considerando AP = z, temos
PB é igual a 16 menos z.. Aplicando Pitágoras, temos:
Sentença matemática. z ao quadrado é igual a, abre parênteses, 16 menos z, fecha parênteses, ao quadrado mais 8 ao quadrado, então, z ao quadrado, igual a 256 menos 32 z mais z ao quadrado mais 64, então, 32 z, igual a 320, então, z é igual a 10.
No
Símbolo. Triângulo DAP., temos DA = 20 centímetros e PA = 10 centímetros, e falta calcular DP = y:
y ao quadrado é igual a 20 ao quadrado mais 10 ao quadrado o que implica que y ao quadrado é igual a 400 mais 100 o que implica que y ao quadrado é igual a 500 o que implica que y é igual a mais ou menos raiz quadrada de 500
⇒
⇒ y = ±10
Raiz quadrada de 5.
Como y representa uma medida, desconsideramos a solução y = menos
10 vezes raiz quadrada de 5..
Logo, a medida de comprimento de
Símbolo. Segmento de reta DP.é
10 vezes raiz quadrada de 5.centímetros.
15. O percurso do ônibus é pela Rua A e pela Rua B, ou seja, pelos catetos do triângulo. Para colocar um ponto T no meio desse caminho, temos:
– pela Rua A o ônibus percorre uma medida de distância igual a: 550 menos 30 = 520
– pela Rua B o ônibus percorre uma medida de distância igual a: 320 menos 20 = 300
No total ele percorre do ponto P até o ponto Q: 520 + 300 = 820
Metade dessa medida de distância equivale a: 820 dividido por 2 = 410
Contando essa medida de distância a partir de P temos: 30 + 410 = 440
Como essa distância ainda se encontra na ordenada 20, então o ponto T deverá estar nas coordenadas abre parênteses440, 20 fecha parênteses.
alternativa ê
16.
Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo XZY, temos:
a ao quadrado é igual a 15 ao quadrado mais 8 ao quadrado.
a ao quadrado é igual a 225 mais 64.
a ao quadrado é igual a 289.
a ao quadrado é igual a mais ou menos raiz quadrada de 289.
a = ±17
Como a representa uma medida, desconsideramos a solução a = menos17.
Portanto, o percurso em linha reta de X até Y mede 17 métros.
alternativa c
17. Medida do perímetro da região quadrada: 40 métros
Medida de comprimento do lado da região quadrada: 40 dividido por 4 = 10; assim, a medida do comprimento do lado da região quadrada é 10 métros.
A estátua se encontra na metade da medida de comprimento da diagonal desse quadrado. Vamos, então, calcular a medida de comprimento da diagonal:
x ao quadrado é igual a 10 ao quadrado mais 10 ao quadrado o que implica que x ao quadrado é igual a 100 mais 100 o que implica que x ao quadrado é igual a 200 o que implica que x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 200
⇒
⇒ x = ±10
Raiz quadrada de 2.
Como x representa uma medida, desconsideramos a solução x = menos
10 vezes raiz quadrada de 2.
Logo, a metade dessa medida é dada por:
Sentença matemática. Fração 10 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 2, é igual a 5 raiz quadrada de 2.
Portanto, a medida da distância da estátua a um dos cantos desse pátio é
5 vezes raiz quadrada de 2métros.
18. Para determinar as coordenadas do ponto médio do segmento
B C, vamos calcular as médias aritméticas das abscissas e das ordenadas das extremidades desse segmento.
Extremidades do segmento: B abre parênteses4, 2 fecha parênteses e C abre parênteses menos2, 4 fecha parênteses
Abscissa do ponto médio:
Sentença matemática. Fração 4 mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, sobre 2, igual a fração, numerador: 4 menos 2, denominador: 2, igual a, fração 2 sobre 2, igual a 1.Ordenada do ponto médio:
2 mais 4 tudo sobre 2 6 meios igual a 3Portanto, as coordenadas do ponto médio são abre parênteses1, 3 fecha parênteses.
19. Precisamos encontrar um ponto P que esteja no eixo das ordenadas e que tenha a mesma medida de distância da origem e de A abre parênteses0, 10 fecha parênteses.
Como o ponto P pertence ao eixo das ordenadas, sua abscissa será zero: P abre parênteses0, y fecha parênteses. Então:
y =
10 mais 0 tudo sobre 2= 5
Portanto, as coordenadas do ponto P são abre parênteses0, 5 fecha parênteses.
20. Nessa atividade, como estamos trabalhando com medidas, vamos desconsiderar as soluções negativas.
a) Aplicando o teorema de Pitágoras nos triângulos retângulos convenientes que podemos observar, calculamos a medida de comprimento de cada um dos lados:
• lado
Símbolo. Segmento de reta AB.:
d elevado a 2 = 2 elevado a 2 + 2 elevado a 2
d ao quadrado igual a 8
d é igual a 2 vezes raiz quadrada de 2.