REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES COMENTADAS

Sugestões de livros

BARCELOS, Thiago. S. êti ól Relações entre o pensamento computacional e a Matemática: uma revisão sistemática da literatura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4, 2015, Maceió, AL. Anais [reticências]. Maceió, Alagoas: SBC, 2015. página mil trezentos e sessenta e nove a mil trezentos e setenta e oito.

Esse artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura (RSL), incluindo 48 estudos publicados em língua inglesa entre 2006 e 2014 que apresentam atividades didáticas desenvolvendo o pensamento computacional e competências, habilidades ou conteúdos da Matemática.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

O livro trata de como é possível renovar a sala de aula, propondo diversas estratégias para isso.

COSTA, Manoel S. C. et alponto Reflexões acerca do currículo de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental à luz da interdisciplinaridade de acordo com a Bê êne cê cê. Brazilian Journal of Development, [sem local], volume 6, número 12, 2020. Disponível em: https://oeds.link/KKstmF. Acesso em: 19 julho 2022.

O artigo reflete sobre o currículo de Matemática nos Anos Finais na perspectiva da interdisciplinaridade com base em uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa.

NACARATO, Adair M.; LOPES, Celi E. (Organização). Indagações, reflexões e práticas em leituras e escritas na educação matemática. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2013.

O livro consiste em uma coletânea de textos que reúnem subsídios teóricos e práticos relativos às interfaces entre a educação matemática e as práticas em leituras e escritas, perpassando a Educação Básica e o ensino superior.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Education at a Glancetuên tuên uãn: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing. Disponível em: https://oeds.link/ATeHPH. Acesso em: 4 julho 2022.

A publicação reúne dados recentes e fornece indícios sobre as principais questões que afetam estudantes, professores, pais e autoridades públicas. Os indicadores fornecem dados sobre estrutura, finanças e desempenho dos sistemas educacionais em diversos países.

PASQUAL JÚNIOR, Paulo. A. Pensamento computacional e tecnologias: reflexões sobre a educação no século vinte e um. Caxias do Sul: Educs, 2020.

O livro traz diversos artigos que propõem reflexões acerca do pensamento computacional e da tecnologia, perpassando em temas como autoestima e respeito que emergem do processo de ensino e aprendizagem.

Sugestões de sites

CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA “João Afonso Pascarelli” (caém). Disponível em: https://oeds.link/xmgjhN. Acesso em: 4 julho 2022.

O CAEM é um órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (íme-úspi), dirigido por professores do Departamento de Matemática, que tem como objetivo prestar serviços referentes a aperfeiçoamento e extensão científico-cultural voltados prioritariamente ao ensino de Matemática na Educação Básica.

GRUPO DE PESQUISA EM INFORMÁTICA, OUTRAS MÍDIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPIMEM). Disponível em: https://oeds.link/iniGgd. Acesso em: 4 julho 2022.

O GPIMEM estuda questões ligadas às tecnologias na Educação Matemática; à formação de professores; modelagem matemática; educação à distância; o uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática; geometria nos livros didáticos e a integração das tecnologias digitais; performance matemática digital envolvendo Arte e Matemática, baseando-se em diferentes abordagens teóricas.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (SBEM). Disponível em: https://oeds.link/lb9F2Z. Acesso em: 4 julho 2022.

A SBEM é uma entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais e futuros professores envolvidos com a área de Educação Matemática. O endereço eletrônico conta com publicações, informações sobre eventos e formações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

ATAIDE, Israellen C. S.; FURTADO, Mairon DE S.; SILVA-OLIVEIRA, Gláucia C. Projeto Libras na escola e as interações inclusivas em uma comunidade escolar. Revista Encantar, volume 2, página 1-20, 10 julho 2020. Disponível em: https://oeds.link/3wYRZ2. Acesso em: 29 junho 2022.

O trabalho é um relato das ações e experiências vivenciadas durante o Projeto Libras na Escola para promover a inclusão e a socialização de estudantes surdos na comunidade escolar em Vigia, Pará, e discute suas implicações e aproximações com a inclusão desses estudantes e o bilinguismo.

Baciqui, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

Este livro apresenta práticas pedagógicas, na Educação Básica e Superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem de suporte.

BALACHEFF, Nicolas. Conception, connaissance et concept. In: GRENIER, D. (edição). Séminaire de l’équipe DidaTech. Grenoble, France: IMAG, 1995. página 219-244.

O autor explora a articulação entre o conceito, o conhecimento e a concepção.

BARCELOS, Thiago S.; SILVEIRA, Ismar F. Pensamento computacional e educação matemática: relações para o ensino de computação na Educação Básica. In: vigésimo WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, Curitiba. Anais do trigésimo segundo CSBC, 2012.

Este artigo discute as relações entre o conhecimento, as habilidades e as atitudes advindas do campo das Ciências da Computação e aqueles comumente relacionados à Matemática por meio de um mapeamento das competências previstas nos padrões curriculares brasileiros com atividades que desenvolvem o pensamento computacional.

BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

Os textos deste livro contribuem para a aplicação em sala de aula de uma Matemática mais significativa e conectada com o cotidiano dos estudantes, permitindo que ela seja acessível para todos.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Distrito Federal: Senado Federal – Centro Gráfico, 1988.

Conjunto de leis, normas e regras do Brasil.

BRASIL. Decreto norteº .9099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Lex: Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, Distrito Federal, página 7, 19 julho 2017.

Decreto que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático.

BRASIL. Edital de convocação 01/2022 – cê gê pê éle Í pê êne éle dê 2024-2027. éfe êne dê é, Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2022.

Edital de convocação para o Programa Nacional do Livro Didático.

BRASIL. Lei norteº .9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, página .27833, 1996.

Lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal: Méqui, 2018.

Documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying. Brasília, Distrito Federal: 2019c. Disponível em: https://oeds.link/Yj1eDN. Acesso em: 25 maio 2022.

Material que trata das competências socioemocionais no contexto da educação.

BRASIL. Ministério da Educação; Inépi. Pisa 2021: matriz de referência para pensamento criativo. Brasília, Distrito Federal: Inépi/Méqui, 2021. Disponível em: https://oeds.link/pxipKc. Acesso em: 7 junho 2022.

Adaptação da obra da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (Ô cê dê É). Traz referências para avaliação do pensamento criativo.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer norteº 11/2010. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, Distrito Federal, página 28, 9 dezembro 2010.

Parecer que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Brasília, Distrito Federal: 2019b.

Documento que dá referências para a criação de itinerários formativos.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na Bê êne cê cê: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, Distrito Federal: 2019a. Disponível em: https://oeds.link/Mp6RcA. Acesso em: 25 maio 2022.

Material que explicita a ligação entre os diferentes componentes curriculares de fórma integrada, bem como sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na Bê êne cê cê.

Brussô, Guy. Fondements et Méthodes de la Didactique des Mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, volume 7, número 2, página trinta e três a cento e dezesseis, 1986.

Este texto é a primeira parte dos estudos de Guy Brousseau, pioneiro da Didática da Matemática.

CAZORLA, Irene M.; UTSUMI, Miriam C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, Irene M.; SANTANA, Eurivalda R. S. (organizador). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

Este trabalho analisa os projetos vencedores de quatro edições da Feira de Ciências e Matemática da Bahia e traz reflexões sobre o papel potencial do ensino de Estatística.

CHI, Michelene T. H.; GLASER, Robert A. Capacidade para a solução de problemas. In: Istãrnberg, Robert J. As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informações. Porto Alegre: Artmed, 1992. página 250‑275.

Pesquisa que investigou a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau.

FERREIRA, Thais H. F. A Matemática mediando diálogos para abordar o bullying em sala de aula. 2019. Monografia (especialização em Ensino de Matemática) – Colégio Pedro segundo, Rio de Janeiro, 2019.

Trabalho que busca compreender a influência do bullying na aprendizagem, em especial na Matemática, bem como despertar a conscientização para sanar o problema.

Gardner, RRAUARD. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

O autor explica as ideias fundamentais que desencadeiam uma revolução na aprendizagem e mostra como elas podem ser aplicadas em sala de aula.

Gardner, RRAUARD; CHEN, Jie-Qi; MORAN, Seana. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Porto Alegre: Penso Editora, 2009.

Livro que revisa, sintetiza e reflete sobre a teoria das inteligências múltiplas.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inépi). Competências gerais da nova Bê êne cê cê. Brasília, Distrito Federal: [c. 2018]. Disponível em: https://oeds.link/0yufpV. Acesso em: 11 maio 2022.

O documento explora as competências gerais da Bê êne cê cê.

INSTITUTO REÚNA. Linha do tempo: documentos curriculares. São Paulo, [2020?]. Disponível em: https://oeds.link/Rv7zzZ. Acesso em: 2 julho 2022.

O documento traz uma linha do tempo com os principais marcos que culminaram na publicação da Bê êne cê cê.

INSTITUTO REÚNA. Mapas de foco da Bê êne cê cê Ensino Fundamental: Matemática. São Paulo, [2020?]. Disponível em: https://oeds.link/pUeW3k. Acesso em: 3 julho 2022.

Mapeamento das habilidades de Matemática da Bê êne cê cê no contexto pós-pandêmico, entendendo-as como focais ou complementares, a fim de contribuir para o planejamento de aulas ou a produção de materiais.

Clêiman, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

A obra tem por objetivo informar, por meio de programas de difusão de tecnologias (como técnicos agrícolas, de saúde pública, de habitação), sobre os fatos e os mitos do letramento.

MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2009.

O autor traz fundamentação para o docente repensar e recriar sua prática de acordo com as necessidade e possibilidades da realidade educacional.

MOREIRA, Marco A.; MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

Livro que reúne uma coletânea de artigos sobre aprendizagem significativa.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (Ô cê dê É). PISA 2022: Quadro Conceptual de Matemática Draft. 2018. Disponível em: https://oeds.link/FSa7dH. Acesso em: 2 julho 2022.

O documento explicita os fundamentos teóricos dessa avaliação com base no conceito fundamental de literacia matemática.

Perrenôu, Filípe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

O livro trata das competências emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e contínuas, que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania e que recorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva.

Perrenôu, Filípe êti ól As competências para ensinar no século vinte e um: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

O livro traz uma análise sobre a profissão docente.

ROBERT, Aline. Outils d’analyse des contenus mathématiques à enseigner au lycée et à l’université. Recherches en didactique des mathématiques. France, volume 18, número 12, página cento e trinta e nove a cento e noventa, 1998.

O artigo explora e classifica o tipo de conhecimento acionado pelo estudante em três níveis: técnico, mobilizável e disponível.

ROCHA, Érica Consuelo F.; MELO, Melka Betini O.; LOPES, Daniela. A importância da leitura no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança no ensino do fundamental. Discentis, Bahia, volume 1, número 2, página quatro a treze, dezembro 2012.

A proposta deste artigo é discutir a importância da leitura no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança no Ensino Fundamental com base nos projetos de aprendizagem “Que medo!!”; “Contos de assombração” e ”Resgatando valores para uma vida melhor”.

SANTIAGO, Paulo êti ól ô ê cê dê Reviews of Evaluation and Assessment in Education: Portugal. Paris: OECD Publishing, 2012. Disponível em: https://oeds.link/FSa7dH. Acesso em: 3 julho 2022.

Este livro fornece uma análise das principais questões enfrentadas pela avaliação educacional, iniciativas políticas atuais e possíveis abordagens futuras em Portugal.

SANTOS, Leonor. O feedback como uma poderosa ferramenta para a aprendizagem matemática: uma meta-análise de estudos portugueses. Revemop, Ouro Preto, Brasil, volume 4, e202210, página um a vinte e três, 2022. Disponível em: https://oeds.link/Lt6yTq. Acesso em: 3 julho 2022.

O artigo visa contribuir para uma compreensão aprofundada sobre as variáveis que podem determinar a eficácia do feedback para a aprendizagem matemática.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. sexta edição Campinas: Papirus, 2013.

O autor propõe o trabalho com projetos como uma possível saída para que a questão democrática se apresente na sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

SMOLE, Kátia C. S.; CÂNDIDO, Patricia T.; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. segunda edição Belo Horizonte: Lê, 1997.

As autoras destacam que a integração entre a Matemática e a literatura representa uma mudança significativa no ensino tradicional desse componente curricular, uma vez que os estudantes exploram a Matemática e a história ao mesmo tempo.

SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Este livro contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental, com foco nas habilidades de ler, escrever e resolver problemas em Matemática.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

O livro trata do letramento, da alfabetização e das habilidades e práticas sociais de leitura e de escrita.

VOZES DA EDUCAÇÃO; FUNDAÇÃO LEMANN. Levantamento de boas práticas de saúde mental nas escolas: um olhar para oito países. Recife: 2021.

Disponível em: https://oeds.link/uJknG7. Acesso em: 3 julho 2022.

Trabalho cujo objetivo é apoiar as redes de ensino com subsídios para lidar com a questão da saúde mental dos estudantes, sobretudo no contexto pós-pandêmico.

Uín, Jeannette. Computational thinking. ACM, [sem local], volume 49, número 3, página trinta e três a trinta e cinco, 2006.

Artigo que trata do pensamento computacional.

YURIE, ingrid. Avaliação formativa: corrigindo rotas para avançar na aprendizagem. Nova Escola, [sem local], 24 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/ERZ9s6. Acesso em: 7 junho 2022.

A reportagem aborda as avaliações formativas, as quais permitem mapear o conhecimento dos estudantes para orientar o planejamento docente e a elaboração de intervenções pedagógicas mais assertivas.