![Esquema. Destaque para a seção página de abertura da Unidade 1.](../resources/images/im_00_abre_unidade_mat_digital_26.png)
UNIDADE 1
Capítulo 1
Números reais
Capítulo 2
Potenciação e radiciação
Capítulo 3
Circunferência
![Fotografia. Na parte inferior, plantação verde de soja. Ao centro, sistema de irrigação formado por uma armação metálica com hastes e bocais pendurados, irrigando a plantação. Ao fundo, na parte superior, um céu azul com nuvens.](../resources/images/im_014_030_amm9_c01_f2_g24_group_15842.png)
Você sabe o que é irrigação? Irrigação é uma técnica agrícola utilizada para aplicar água de fórma artificial nas plantações. Entre as várias maneiras de irrigar uma plantação, podemos destacar o sistema de pivô central. Observe o esquema a seguir.
![Esquema. Sistema de pivô central. Circunferência azul. No interior, uma haste que vai do centro da circunferência até sua borda do lado esquerdo. Na haste, estão indicados traços verticais cinzas e, próximos à ela, há uma concentração de pontos azuis representando água. Acima da haste, uma seta azul indica o movimento circular que será percorrido pela haste. Pontos azuis espalhados por todo interior da circunferência. Fio saindo da haste indicando o texto 'Haste metálica (linha lateral)'. Fio saindo dos traços cinzas da haste indicando o texto 'Torres'. Fio saindo do centro da circunferência indicando o texto 'Ponto do pivô'. Fio saindo da da região central indicando o texto 'Região circular'.](../resources/images/im_0002_i_amm9_c01_f2_g24.png)
Basicamente, esse sistema é composto de aspersores (bocais de distribuição de água) montados sobre uma haste metálica (linha lateral). Essa haste, por sua vez, é suportada por torres que se movimentam sobre rodas, fazendo-a girar ao redor do ponto central da área irrigada (ponto do pivô).
Para começar reticências
1. Você já viu algum sistema de irrigação em funcionamento? Comente.
2. Qual é o formato da região irrigada pelo sistema de pivô central?
3. Podemos afirmar que, no sistema de pivô central, quanto maior a medida de comprimento da haste metálica, maior será a medida da área irrigada?
![](../resources/images/im_014_030_amm9_c01_f2_g24_group_50557.png)
Respostas e comentários
Habilidades da Bê êne cê cê trabalhadas nesta Unidade:
ê éfe zero nove ême ah zero um
ê éfe zero nove ême ah zero dois
ê éfe zero nove ême ah zero três
ê éfe zero nove ême ah zero quatro
ê éfe zero nove ême ah zero cinco
ê éfe zero nove ême ah um um
ê éfe zero nove ême ah um cinco
ê éfe zero nove ême ah um oito
ê éfe zero nove ême ah dois dois
Para começar reticências:
1. Resposta pessoal.
2. circular
3. sim
Orientações e sugestões didáticas
Abertura da Unidade 1
Conteúdos
• Nesta Unidade, serão trabalhados vários conceitos relacionados às unidades temáticas Números, Grandezas e medidas, Geometria e Probabilidade e Estatística que, entre outros objetivos, favorecerão o desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê listadas.
Orientações
• Após a exploração da imagem e do texto desta abertura, aproveite a primeira questão para verificar os conhecimentos dos estudantes sobre o assunto, incentivando-os a compartilhar suas experiências.
• Na questão 2, espera-se que os estudantes identifiquem que a área irrigada pelo sistema de pivô central, com base nas informações apresentadas no texto, apresenta formato circular. Caso eles tenham dificuldades para compreender o funcionamento desse sistema de irrigação, retome e analise o esquema ilustrado na página.
• Caso os estudantes apresentem dificuldades na questão 3, organize-os em grupos, disponibilize círculos com diferentes medidas de área e oriente-os a medir o comprimento do diâmetro com uma régua. Por fim, desafie-os a comparar a medida de área dessas figuras – uma maneira de realizar essa comparação é com a sobreposição dos círculos. Com isso, eles poderão verificar experimentalmente que, quanto maior for a medida de comprimento do diâmetro, maior será a medida de área dos círculos.
• Se julgar conveniente, aproveite o tema da abertura para comentar com os estudantes que os primeiros registros sobre o processo de irrigação são de civilizações antigas que, em meados de 6000 antes de Cristo, viviam nas proximidades dos rios Nilo (no Egito), Tigre e Eufrates (ambos na Mesopotâmia). Com o passar do tempo, o processo de irrigação foi aperfeiçoado e ficou cada vez mais sofisticado com o avanço de pesquisas e uso de novas tecnologias.
![](../resources/images/im_capitulo_mat_digital_26.png)
CAPÍTULO 1 Números reais
1 Números naturais, números inteiros e números racionais
Os números estão presentes nas mais diversas situações do nosso dia a dia. Observe alguns exemplos no texto a seguir sobre a cidade de Urupema em Santa Catarina.
Urupema: uma das cidades mais frias do país
A cidade de Urupema está localizada na Serra Catarinense a uma altitude que mede .1450 métros acima do nível do mar. A medida de temperatura média anual nessa cidade é de 13 grausC e a precipitação média anual mede .1800 milímetros.
Embora esteja localizada em um país tropical, nessa região encontramos inverno rigoroso com registro de geadas, neve e temperaturas muito baixas, que chegam a medir, segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), menos8,8 grausC e sensações térmicas que se aproximam de menos20 a menos30 grausC no Morro das Torres.
![Fotografia. Cachoeira congelada. A formação rochosa tem vários níveis e a queda de água está congelada. Ao redor, algumas árvores.](../resources/images/im_014_030_amm9_c01_f2_g24_group_15867.png)
Observe os números que aparecem no texto: .1450, 13 e .1800 são números naturais; menos20 e menos30 são números inteiros; menos8,8 é um número racional.
Para pensar
Os números menos20 e menos30 são os únicos números inteiros que aparecem no texto? Por quê?
Lembre-se: Escreva no caderno!
A sequência dos números naturais é: abre parênteses0, 1, 2, 3, 4, 5 reticências fecha parênteses.
O primeiro número dessa sequência é o zero, e, para determinar qualquer termo a partir do segundo, basta adicionar 1 ao termo anterior.
Agrupando os termos dessa sequência em um conjunto, obtemos o conjunto dos números naturais, que indicamos por
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
:
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
= abre chave0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, reticências fecha chave
Ao realizar uma subtração entre números naturais, encontramos como resultado um número positivo, zero ou um número negativo. Ao agrupar todos esses possíveis resultados, obtemos o conjunto dos números inteiros, que indicamos por
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
:
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
= abre chave reticências, menos4, menos3, menos2, menos1, 0, 1, 2, 3, 4, reticências fecha chave
Respostas e comentários
Habilidades da Bê êne cê cê trabalhadas neste Capítulo:
ê éfe zero nove ême ah zero um
ê éfe zero nove ême ah zero dois
Para pensar: Não; porque os números .1450, 13 e .1800 são também números inteiros.
Orientações e sugestões didáticas
Números naturais, números inteiros e números racionais
Objetivo
• Retomar os conceitos de números naturais, números inteiros e números racionais.
Orientações
• Os conjuntos numéricos são retomados, partindo-se de um texto que apresenta o uso social de diferentes números. Esse é o momento oportuno para fazer um levantamento dos conhecimentos aprendidos pelos estudantes e ajudá-los a superar suas possíveis concepções equivocadas a respeito deles.
• Espera-se que, para responder às perguntas do boxe Para pensar, os estudantes se lembrem de que todo número natural também é um número inteiro. Caso os estudantes demonstrem dificuldade, escreva no quadro alguns números e peça a eles que identifiquem cada um deles como número natural ou inteiro.
• Após a leitura e a exploração deste tópico, verifique se os estudantes são capazes de inferir que todos os números que aparecem no texto sobre a cidade de Urupema são números racionais.
Note que todos os elementos do conjunto
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
são também elementos do conjunto
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
. Dizemos que
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
é um subconjunto de
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
, ou seja,
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
está contido em
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
(indicamos:
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
⊂
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
).
Já os números racionais são todos aqueles que podem ser escritos na fórma
Sentença matemática. Fração a sobre b., sendo a e b números inteiros e b ≠ 0. O conjunto dos números racionais é indicado por
![Símbolo do conjunto dos números racionais.](../resources/images/im_numeros_racionais_2.png)
:
![Símbolo dos racionais, igual a abre chave x barra vertical x igual a fração a sobre b, sendo a e b números inteiros e b diferente de 0, fecha chave.
Cota abaixo da barra vertical indicando tal que.](../resources/images/im_014_030_amm9_c01_f2_g24_group_12505.png)
Observe alguns exemplos de números que pertencem ao conjunto dos números racionais, pois podem ser escritos como quocientes de dois números inteiros.
•
Sentença matemática. Menos 20 igual a fração menos 20 sobre 1.•
Sentença matemática. Menos 8 vírgula 8 igual a fração menos 88 décimos.•
Sentença matemática. 0 vírgula 06 igual a fração 6 centésimos.•
Sentença matemática. fração 1 terço.•
Sentença matemática. menos fração 4 quintos igual a fração menos 4 sobre 5.• 2
Sentença matemática. Número misto 2 inteiros e 3 quintos igual a fração 13 quintos.Qualquer número n, natural ou inteiro, pode ser escrito na fórma
Sentença matemática. Fração a sobre b., sendo a e b números inteiros e b ≠ 0; basta considerar a = n e b = 1. Assim, todos os elementos do conjunto
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
e do conjunto
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
são também elementos do conjunto
![Símbolo do conjunto dos números racionais.](../resources/images/im_numeros_racionais_2.png)
. Então,
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
é um subconjunto de
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
, que, por sua vez, é um subconjunto de
![Símbolo do conjunto dos números racionais.](../resources/images/im_numeros_racionais_2.png)
(indicamos:
![Símbolo N do conjunto dos números Naturais.](../resources/images/im_numeros_naturais_2.png)
⊂
![Símbolo Z do conjunto dos números Inteiros.](../resources/images/im_numeros_inteiros_2.png)
⊂
![Símbolo do conjunto dos números racionais.](../resources/images/im_numeros_racionais_2.png)
).
![Ilustração. Representação de conjuntos numéricos no diagrama de Venn. Conjunto dos números Racionais em formato oval na cor rosa. Dentro desse conjunto, o conjunto dos números Inteiros também em formato oval na cor alaranjada. Dentro desse conjunto, o conjunto dos números Naturais, também em formato oval na cor verde.](../resources/images/im_0004_g_amm9_c01_f2_g24.png)
2 Representação de números racionais na fórma decimal
Um número racional que está na fórma de fração também pode ser representado na fórma decimal. Para isso, devemos lembrar que a fórma de fração pode representar o quociente do numerador pelo denominador.
Acompanhe como escrever
Sentença matemática. Fração menos 4 quintos.e
Sentença matemática. Fração 1 terço.na fórma decimal.
![Ilustração. Homem pardo, cabelo castanho, usando óculos e vestindo camisa azul claro, calça azul escuro e sapato marrom. Está em pé, o braço direito está dobrado, com a mão direita fechada e apoiada na cintura, do lado direito. O braço esquerdo está dobrado com mão esquerda espalmada em direção a uma lousa. Atrás dele, à esquerda, uma lousa verde com a borda marrom e com o texto em branco. Balão de fala do homem: Nessa divisão, obtivemos um decimal exato.
Na lousa verde está escrito: Fração menos 4 quintos igual menos abre parênteses 4 dividido por 5 fecha parênteses. Abaixo, algoritmo usual da divisão. 4 dividido por 5 igual a 0 vírgula 8 com resto 0. Na primeira linha da divisão, à esquerda o número 4, a direita, chave com o número 5 dentro. Abaixo da chave o número 0. A direita do 4, o número 0 em azul formando 40. abaixo da chave, ao lado do 0 a vírgula e o algarismo 8 formando 0 vírgula 8.
Abaixo do 40, o número 0 alinhado com a ordem das unidades de 40.
Abaixo da divisão, o texto. Então: menos fração 4 quintos igual a menos 0 vírgula 8.](../resources/images/im_014_030_amm9_c01_f2_g24_group_2691.png)
Orientações e sugestões didáticas
Representação de números racionais na fórma decimal
Objetivos
• Reconhecer as diferentes representações dos números racionais.
• Retomar como se obtém a fração geratriz de uma dízima periódica.
Orientações
• Ao trabalhar a representação decimal dos números racionais, é importante que fique claro para os estudantes que essa representação será finita ou infinita periódica. Comente com eles a possibilidade de decidir se a representação decimal de uma fração será finita ou infinita periódica sem ter de efetuar a divisão.
• A representação decimal de uma fração será finita quando for possível obter uma fração equivalente à fração original cujo denominador seja uma potência de 10. Por exemplo, a representação decimal das frações
Sentença matemática. Fração 3 sobre 4.,
Sentença matemática. Fração 9 sobre 20.e
Sentença matemática. Fração 3 sobre 250.é finita, pois:
Sentença matemática. Fração 3 sobre 4.
=
Fração 75 centésimos.= 0,75;
Sentença matemática. Fração 9 sobre 20.
=
Sentença matemática. Fração 45 sobre 100.= 0,45 e
Sentença matemática. Fração 3 sobre 250.
=