CAPÍTULO 10 Figuras geométricas não planas e medida de volume

1 Figuras geométricas não planas

Vamos analisar alguns sólidos geométricos que recebem nomes especiais: corpos redondos, prismas e pirâmides.

Os sólidos geométricos apresentados no quadro a seguir são exemplos de corpos redondos.

Cilindro

Cone

Esfera

Este sólido tem duas bases circulares congruentes.

Figura geométrica. Cilindro azul com setas indicando as bases.

Este sólido tem uma base circular e um vértice (V).

Figura geométrica. Cone vermelho com seta indicando a base e a letra V indicando o vértice.

Todos os pontos da superfície esférica estão à mesma medida de distância do centro da esfera. Essa medida é a mesma do comprimento do raio (r) da esfera.

Figura geométrica. Esfera verde com indicação do centro com a letra O e linha tracejada até um ponto P da superfície esférica, indicando a medida do raio r.

Observe, agora, alguns exemplos de prismas e pirâmides, que serão estudados com mais detalhes ao longo deste Capítulo.

Lembre-se: Escreva no caderno!

Figura geométrica. Prisma laranja de base quadrada (cubo), com seta indicando as bases e a aresta. Figura geométrica. Prisma azul de base retangular, com seta indicando as bases e a aresta. Figura geométrica. Prisma roxo de base pentagonal, com seta indicando as bases e a aresta.
Figura geométrica. Pirâmide amarela de base quadrada, com seta indicando a base e a aresta. Letra V indicando o vértice que une as arestas laterais em um único ponto. Figura geométrica. Pirâmide amarela de base hexagonal, com seta indicando a base e a aresta. Letra V indicando o vértice que une as arestas laterais em um único ponto.

Para investigar

Ícone de grupo ou dupla.

Considerando os exemplos apresenta anteriormente, converse com um colega sobre as questões a seguir.

a) O que as faces que não são bases dos prismas têm em comum?

b) Qual é o formato de todas as faces que não são bases das pirâmides?

Respostas e comentários

Habilidades da Bê êne cê cê trabalhadas neste Capítulo:

ê éfe zero nove ême ah um sete

ê éfe zero nove ême ah um nove

ê éfe zero nove ême ah dois três

Para investigar: a) Os estudantes poderão responder que as faces dos prismas que não são bases são paralelogramos, mas também poderão responder que são retângulos (no caso desses exemplos) ou simplesmente quadriláteros.

b) As faces que não são a base de uma pirâmide são triangulares.

Orientações e sugestões didáticas

Figuras geométricas não planas

Objetivos

Reconhecer figuras geométricas não planas.

Classificar alguns sólidos geométricos em prismas, pirâmides ou corpos redondos.

Identificar, por meio de um plano, as figuras planas obtidas nas secções de figuras não planas.

Orientações

Em anos anteriores, os estudantes já estudaram as figuras geométricas não planas e suas características. Agora, este estudo será retomado e ampliado. Inicie o tópico fazendo um levantamento dos conhecimentos adquiridos previamente pelos estudantes sobre o tema.

Incentive os estudantes a observar as características que diferenciam corpos redondos, pirâmides e prismas. Esse é um momento importante para identificar as dificuldades dos estudantes e planejar estudos paralelos para eles.

Secções de figuras não planas

Podemos “cortar” com um plano as figuras geométricas não planas. Desse modo, obtemos uma figura geométrica plana que é definida pela superfície do corte. Os cortes são chamados de secções por um plano. Observe alguns exemplos.

Cilindro

Figura geométrica. Cilindro verde na horizontal, com secção por um plano azul no meio, obtendo um círculo. Figura geométrica. Cilindro verde na horizontal, com secção por um plano azul retangular na horizontal, obtendo um retângulo. Figura geométrica. Cilindro verde na horizontal, com secção por um plano azul retangular na vertical, obtendo um retângulo.

Note que, de acordo com a secção, obtemos figuras diferentes: nos casos anteriores, um círculo ou um retângulo.

Cone

Figura geométrica. Cone vermelho, com secção por um plano azul no meio obtendo um círculo. Figura geométrica. Cone vermelho, com secção por um plano azul no meio, no sentido vertical, obtendo um triângulo. Figura geométrica. Cone vermelho, com secção por um plano azul no meio, no sentido vertical, obtendo um triângulo, com visão frontal.

Com essas secções, obtivemos um círculo ou um triângulo.

Prisma

Figura geométrica. Prisma trapezoidal laranja, com secção por um plano azul no meio, no sentido vertical, obtendo um retângulo. Figura geométrica. Prisma trapezoidal laranja, com secção por um plano azul no meio, obtendo um trapézio. Figura geométrica. Prisma trapezoidal laranja, com secção por um plano azul no meio, no sentido horizontal, obtendo um retângulo.

Nesse caso, com as secções realizadas, obtivemos um trapézio ou um retângulo.

Planificação

É possível desenhar em um plano a superfície de figuras como cilindros, pirâmides, prismas ou cones. Desenhando-as, obtemos a planificação da superfície dessas figuras não planas. Observe alguns exemplos.

Esquema. Prisma roxo de base hexagonal com a letra h para indicar a medida da altura do prisma e a letra a para indicar a aresta da base. Seta cinza para a direita, indicando a planificação do sólido, com 6 retângulos roxos enfileirados, com indicação da medida da altura h e no último retângulo, coincidindo pela largura inferior e superior, as bases hexagonais com indicação da aresta a. Abaixo legenda: Na planificação da superfície do prisma de base hexagonal, identificamos retângulos e hexágonos. Esquema. Cilindro verde com indicação da medida da altura com a letra h e na base superior o ponto do centro do círculo e o raio r. Seta cinza indicando a planificação do cilindro, um retângulo de medida de altura h e medida de comprimento 2 vezes pi vezes r e as base circulares, uma acima e outra abaixo, no comprimento do retângulo, com indicação do raio na base superior. Abaixo legenda: Na planificação da superfície do cilindro, identificamos círculos e um retângulo.
Orientações e sugestões didáticas

Nesta página, o trabalho com secções de figuras não planas visa comparar as figuras não planas com as figuras planas obtidas na secção. Assim, os estudantes devem perceber que as faces de prismas e pirâmides são polígonos e que secções feitas por um plano em um corpo arredondado podem formar figuras planas arredondadas ou mesmo polígonos (pode-se ter, por exemplo, um retângulo ou um círculo como secção plana de um cilindro).

Figura geométrica. Cilindro cinza na horizontal, com duas secções, uma o plano cinza corta o cilindro ao meio, obtendo um círculo e a outra corta o cilindro com o plano retangular na horizontal, obtendo um retângulo.

No caso das figuras não planas apresentadas, peça aos estudantes que tentem desenhar as planificações de suas superfícies com o intuito de compará-las com a figura não plana correspondente.

Caso julgue necessário, leve alguns moldes de planificação de prismas, pirâmides, cones e cilindros e pergunte aos estudantes se eles sabem qual figura geométrica será obtida ao montá-las. Em seguida, organize-os em grupos para realizar as montagens e avaliar se suas previsões estavam corretas. Atividades práticas como essa ajudam a visualizar elementos das figuras geométricas não planas que podem não ser percebidos por eles em representações dessas figuras no plano. Alerte-os quanto ao manuseio da tesoura, a fim de preservar a integridade física deles.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Observe as secções que foram feitas por um plano nas figuras geométricas não planas representadas a seguir. Depois, responda à questão: que figura geométrica plana foi obtida com a secção em cada caso?

Figura geométrica. Prisma vermelho de base triangular, com secção por um plano azul no meio, entre as bases. Figura geométrica. Prisma vermelho de base pentagonal, com secção por um plano azul no meio, entre as bases.

2. Desenhe no caderno cada sólido geométrico representado pela planificação da superfície correspondente.

a)

Figura geométrica. Planificação com 5 retângulos e 2 polígonos regulares de 5 lados na cor roxa. 5 retângulos enfileirados e dois polígonos regulares de cinco lados, um acima e outro abaixo, coincidindo pelo comprimento no segundo retângulo.

b)

Figura geométrica. Planificação com 6 quadrados azuis. 4 quadrados enfileirados, com um quadrado coincidindo pelo lado na parte superior do segundo quadrado da fileira, e outro quadrado coincidindo pelo lado inferior do terceiro quadrado da fileira.

2 Poliedros

Vamos estudar os poliedros, seus elementos e algumas classificações.

Recorde

Poliedro é todo sólido geométrico cuja superfície é formada somente por polígonos.

Figuras geométrica. Octaedro roxo com destaque para uma das faces com os pontos A, B e V.

Observe o poliedro representado. Nesse poliedro:

o ponto V é um dos vértices;

o segmento

AV

é uma das arestas;

o polígono ABV é uma das faces.

Considere alguns exemplos de poliedro.

Figura geométrica. Poliedro marrom com 4 faces triangulares. Tetraedro Tem 4 vértices, 4 faces e 6 arestas. Figura geométrica. Poliedro vermelho com 6 faces quadradas. Cubo Tem 8 vértices, 6 faces e 12 arestas. Figura geométrica. Poliedro verde com 4 faces em formato de trapézio e 2 faces retangulares. Hexaedro Tem 8 vértices, 6 faces e 12 arestas. Figura geométrica. Poliedro roxo com 4 faces triangulares e 1 face quadrada. Pentaedro Tem 5 vértices, 5 faces e 8 arestas. Figura geométrica. Poliedro azul com 12 faces pentagonais. Dodecaedro Tem 20 vértices, 12 faces e 30 arestas.

Para pensar

Para cada poliedro, adicione o número de vértices (V ) ao número de faces (F ). Estabeleça uma relação entre essa soma e o número de arestas (A). Escreva uma sentença algébrica para expressar essa relação.

Respostas e comentários

1. triângulo; pentágono

2. Respostas em Orientações.

Para pensar: Espera-se que os estudantes percebam que a soma V + F é sempre duas unidades a mais que o número de arestas (A). Essa relação é conhecida como relação de Euler e pode ser expressa por: V + F = A + 2.

Orientações e sugestões didáticas

Respostas da atividade 2:

a)

Figura geométrica. Prisma cinza de base pentagonal.

b)

Figura geométrica. Cubo cinza.

Poliedros

Objetivos

Retomar o conceito de poliedro.

Analisar poliedros segundo o número de vértices, de faces e de arestas.

Distinguir prismas de pirâmides.

Orientações

Chame a atenção dos estudantes para a nomenclatura dos poliedros. Pode-se relacioná-la com o formato da base, no caso de prismas ou de pirâmides, ou ao número de faces do poliedro. Mostre que um mesmo sólido pode ter diferentes nomenclaturas. Por exemplo: um prisma com as seis faces quadradas pode ser chamado de cubo, bloco retangular (pois o quadrado é um retângulo) e, ainda, prisma de base quadrangular. E, se pensarmos nas faces de um poliedro, o prisma de seis faces quadradas também poderá ser chamado de hexaedro (poliedro com seis faces). Os estudantes deverão, aos poucos, incorporar essas nomenclaturas, empregando-as conforme for mais conveniente.

Observação

Os poliedros podem ser nomeados de acordo com o número de faces.

Figura geométrica. Poliedro azul com 4 faces triangulares. Os poliedros com quatro faces são chamados de tetraedros.
Figura geométrica. Poliedro vermelho com 5 faces laterais retangulares e 2 faces pentagonais. Os poliedros com sete faces são chamados de heptaedros.

Prismas e pirâmides são exemplos de poliedros.

Os prismas possuem faces laterais representadas por paralelogramos e duas bases congruentes e paralelas.

Figura geométrica. Poliedro laranja que tem 2 faces hexagonais idênticas e paralelas e 6 faces retangulares. As faces hexagonais estão mais destacadas que as demais com seta indicando base. Figura geométrica. Poliedro azul formado por 2 faces quadradas paralelas e idênticas e por 4 faces laterais formadas por paralelogramos. As faces quadradas estão mais destacadas que as demais com seta indicando base. Figura geométrica. Poliedro verde que tem 2 faces triangulares idênticas e paralelas e 3 faces retangulares. As faces triangulares estão mais destacadas que as demais com seta indicando base. Figura geométrica. Poliedro amarelo que tem 6 faces quadradas. As faces, superior e inferior, estão mais destacadas que as demais com seta indicando base.

As pirâmides têm uma base poligonal, apenas um vértice fora de sua base e as demais faces triangulares. Considere os exemplos a seguir.

Figura geométrica. Pirâmide verde de base quadrada com seta indicando o vértice fora de sua base. A face quadrada está mais destacada que as demais, com seta indicando base. Figura geométrica. Pirâmide verde de base triangular com seta indicando o vértice fora de sua base. Uma das faces triangular está mais destacada que as demais, com seta indicando base.

Os prismas e as pirâmides podem ser identificados pelo polígono representado em sua base e, às vezes, recebem um nome especial. Observe alguns exemplos.

Prismas

Figura geométrica. Sólido geométrico verde, com 6 faces quadradas. Prisma de base quadrangular ou bloco retangular Como todas as suas faces são quadrados, ele é chamado de cubo. Figura geométrica. Sólido geométrico roxo com 2 faces pentagonais idênticas e paralelas e 5 faces retangulares. Prisma de base pentagonal Figura geométrica. Sólido geométrico que tem 2 faces triangulares idênticas e paralelas e 3 faces retangulares. Prisma de base triangular Figura geométrica. Sólido geométrico azul formado por 2 faces quadradas paralelas e idênticas e por 4 faces laterais formadas por paralelogramos. Prisma de base quadrangular Figura geométrica. Sólido geométrico amarelo formado por 6 faces retangulares. Prisma de base quadrangular Nesse caso, como suas faces laterais são retângulos, ele geralmente é chamado de bloco retangular ou paralelepípedo.

Pirâmides

Figura geométrica. Sólido geométrico laranja com 4 faces triangulares, sendo que três delas tem um único ponto acima em comum. Pirâmide de base triangular Figura geométrica. Sólido geométrico marrom com uma face quadrada e 4 faces triangulares idênticas. As faces triangulares tem um único ponto acima em comum. Pirâmide de base quadrangular Figura geométrica. Sólido geométrico vermelho com uma face pentagonal e 5 faces triangulares idênticas. As faces triangulares tem um único ponto abaixo em comum. Pirâmide de base pentagonal

Para pensar

Cite um objeto que lembra um prisma e outro que lembra uma pirâmide.

Respostas e comentários

Para pensar: Resposta pessoal. Exemplo de objeto que lembra um prisma: caixa de creme dental; exemplo de objeto que lembra uma pirâmide: vela decorativa.

Orientações e sugestões didáticas

Nesta página, são apresentadas algumas características das pirâmides e dos prismas. Se possível, distribua alguns modelos de prismas e pirâmides para a turma a fim de que os estudantes façam um levantamento das principais características, incluindo o número de vértices, de faces e de arestas.

Para que seja possível verificar a compreensão dos estudantes sobre a atividade proposta no boxe Para pensar, proponha que busquem imagens de objetos que se pareçam com prismas ou com pirâmides e façam um mural.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

1. Desenhe no caderno a figura geométrica que a imagem de cada foto a seguir lembra.

a)

Fotografia. Placa branca redonda, com borda vermelha e seta na cor preta apontando na diagonal para baixo.
Placa de sinalização de trânsito.

b)

Fotografia. Cone laranja.
Cone de trânsito.

c)

Fotografia. 4 bolinhas transparentes com detalhes em azul e vermelho.
Bolinhas de gude.

d)

Fotografia. Vista aérea de um cruzamento de duas ruas com uma faixa de pedestres em cada uma.
Faixa de pedestres na avenida Paulista, São Paulo (São Paulo), 2020.

e)

Fotogradia. Ao fundo, construção branca e cinza com várias janelas. Na frente, jardim com lago.
Prédio do Ministério da Saúde, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Distrito Federal), 2021.

2. Desenhe dois prismas e duas pirâmides diferentes.

3. Observe, em cada item, as faces de um poliedro. Escreva no caderno o nome dele.

a)

Figura geométrica. 6 figuras roxas, sendo 4 retângulos e 2 quadrados.

b)

Figura geométrica. 4 triângulos equiláteros laranja.

c)

Figura geométrica. 5 figuras marrom, sendo 4 triângulos isósceles e 1 quadrado.

4. Observe como Joana conta os vértices dos prismas. Depois, faça o que se pede.

Ilustração. Menina negra, cabelo castanho encaracolado, vestindo camiseta verde, calça azul e tênis vermelho. Está de joelhos, sentada sobre suas pernas. A mão direita está apoiada na coxa e a mão esquerda está com o indicador apontando para um prisma roxo que está sobre uma mesa. Balão de fala com o texto: Os prismas têm duas bases. Se eu apoiar uma dessas bases sobre a mesa, conto seis vértices que estão em contato com a mesa e seis vértices que não estão. Portanto, esse prisma tem doze vértices.

a)

Ícone de elaboração de problemas.

Elabore por escrito uma maneira de contar as arestas e as faces de um prisma sem se perder na contagem.

b) Que dica você daria a Joana para facilitar a contagem de vértices, de arestas e de faces de pirâmides? Responda por escrito.

5. Os números de vértices (V ), de arestas (A) e de faces (F ) dos poliedros estão relacionados pela fórmula V + F = A + 2, conhecida como relação de Euler. Para qual dos sólidos a seguir essa relação é válida?

a)

Figura geométrica. Sólido geométrico vermelho, formado por faces quadradas e paralelas, com a de cima menor que a de baixo. 4 faces laterais formadas por trapézios.

b)

Figura geométrica. Prisma azul de base pentagonal.

c)

Figura geométrica. Sólido geométrico verde que lembra o formato da letra u, com um corte no centro, no formato de um paralelepípedo.

d)

Figura geométrica. Sólido geométrico que lembra um bloco retangular com um orifício no meio, também retangular.

e)

Figura geométrica. Pirâmide roxa de base hexagonal.

f)

Figura geométrica. Sólido geométrico azul, que lembra um cubo com um corte no canto superior direito no formato que lembra um cubo.
Respostas e comentários

1. Respostas em Orientações.

2. Respostas em Orientações.

3. a) prisma de base quadrada, ou bloco retangular, ou hexaedro, ou paralelepípedo

3. b) pirâmide de base triangular ou tetraedro

3. c) pirâmide de base quadrada ou pentaedro

4. a) Exemplo de resposta:

Para a contagem das arestas: contar as que estão “encostadas” na mesa, depois, as das faces laterais, e, por último, as da base de cima.

Para a contagem das faces: contar as duas bases mais as faces laterais.

4. b) Exemplo de resposta: É mais fácil apoiar a base sobre a mesa e contar: os vértices (o número de vértices “encostados” na mesa mais um vértice), as arestas (o número de arestas “encostadas” na mesa mais as arestas das faces laterais) e as faces (uma base mais as faces laterais).

5. A relação vale para todos os sólidos, exceto para o do item d.

5. a) V = 8

A = 12

F = 6

5. b) V = 10

A = 15

F = 7

5. c) V = 16

A = 24

F = 10

5. d) V = 16

A = 32

F = 16

5. e) V = 7

A = 12

F = 7

5. f) V = 14

A = 21

F = 9

Orientações e sugestões didáticas

Exemplo de respostas da atividade 1:

a)

Figura geométrica. Círculo cinza.

b)

Figura geométrica. Cone cinza.

c)

Figura geométrica. Esfera cinza.

d)

Figura geométrica. Retângulo cinza.

e)

Figura geométrica. Bloco retangular cinza.

Exemplos de respostas da atividade 2:

Figura geométrica. Dois prismas. À esquerda um cubo cinza e à direita um prisma cinza de base hexagonal. Figura geométrica. Duas pirâmides. À esquerda, uma pirâmide cinza de base pentagonal e à direita, um tetraedro cinza.

Na atividade 4, os estudantes deverão explorar a contagem do número de vértices, de arestas e de faces de prismas e pirâmides. O objetivo não é obter o resultado da contagem, mas analisar os poliedros, percebendo características que contribuirão para a formação da ideia desses sólidos. Por exemplo, perceber que, em um prisma apoiado em uma de suas bases, a contagem do número de vértices é o dobro do número de vértices do polígono da base. Isso ajudará a formar o conceito de prisma.

3 Projeção ortogonal

Projeção ortogonal de um ponto sobre um plano

A projeção ortogonal de um ponto P sobre um plano α é o ponto , que é a intersecção, com esse plano, da reta que passa por P e é perpendicular a α.

Figura geométrica. Ponto vermelho nomeado com P. Abaixo dele, o plano indicado pela letra grega alfa com duas retas concorrentes, que se cruzam no ponto P linha. Linha tracejada do ponto P até o ponto P linha, com indicação de ângulo reto, para representar a projeção do ponto P sobre o plano alfa. Abaixo, indicação que P não pertence a alfa.

Para pensar

Qual é a projeção ortogonal de um ponto A sobre um plano α, quando A α?

Projeção ortogonal de figuras geométricas sobre um plano

A projeção ortogonal de uma figura geométrica sobre um plano é o conjunto das projeções ortogonais de todos os pontos da figura sobre esse plano. Observe a projeção ortogonal de um paralelepípedo sobre um plano α.

Figura geométrica. Bloco retangular ABCDEFGH laranja. Abaixo plano nomeado como alfa, com linhas tracejadas e indicação de ângulo reto para representar a projeção da base do bloco retangular, formando o retângulo MNPQ.

Vistas ortogonais de figuras geométricas

Acompanhe as projeções ortogonais de uma figura geométrica não plana sobre seis planos diferentes paralelos dois a dois.

A projeção ortogonal da figura sobre cada um desses planos é uma vista ortogonal da figura. Na ilustração a seguir, estão representadas seis vistas ortogonais da figura geométrica não plana: frontal, posterior, superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita.

Figura geométrica. Cubo com as letras A, B, C, D, E e F, cada uma em uma de suas faces. Em sua volta 6 planos diferentes paralelos dois a dois, sendo eles: o plano alfa, com seta indicando vista ortogonal frontal, com a projeção da letra B, paralelo a ele o plano teta com seta indicando vista ortogonal posterior e ele está com a projeção da letra E; o plano delta, está com seta indicando vista ortogonal lateral direita e está projetando a letra D, paralelo a ele está o plano gama, com seta indicando vista ortogonal lateral esquerda, e está projetando a letra A; o plano beta, está com seta indicando vista ortogonal superior, e está projetando a letra C, paralelo a ele está o plano épsilon, com seta indicando vista ortogonal inferior e está projetando a letra F.

Observe que a parte superior da figura é projetada no plano inferior, a lateral esquerda é projetada no plano da direita, a parte de trás é projetada no plano da frente e assim por diante.

Observações

Não existe uma regra para determinar a frente de uma figura e, consequentemente, sua vista frontal. No exemplo a seguir, estabelecemos que a frente da figura é a face com a letra B:

Ilustração. Cubo amarelo com 3 faces visíveis. Na parte superior, escrito em verde a letra C. Na face direita, escrito em verde a letra B, com seta indicando frente. Na face esquerda, escrito em verde a letra A.

Note que, uma vez escolhida a frente, esta é tomada como referência para obtermos as outras vistas da figura.

O cubo amarelo das ilustrações está entre o observador e o plano de projeção. Observe uma das posições do observador.

Ilustração. À esquerda, rosto branco, com cabelo castanho curto, olha para o mesmo cubo da ilustração anterior, que está no centro da imagem. Sob a ilustração legenda, observador. Do lado direito, fundo branco com um quadrado amarelo e a letra A em verde dentro. Sob a ilustração, legenda plano de projeção.
Respostas e comentários

Para pensar: o próprio ponto A

Orientações e sugestões didáticas

Projeção ortogonal

Objetivos

Compreender a noção de projeção ortogonal de um ponto e de uma figura geométrica sobre um plano.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah um sete da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah um sete ao propor aos estudantes que reconheçam as vistas ortogonais de figuras espaciais e apliquem esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

Orientações

Em muitas situações da realidade, é preciso visualizar um objeto de três dimensões (um edifício ou peça de máquina, por exemplo) antes de sua construção. Para isso, foram criados vários recursos de representação, como vistas, cortes, desenhos em perspectiva, mapas e plantas. Saber ler mapas e plantas e trabalhar com vistas são, em geral, habilidades muito úteis na vida pessoal e profissional.

O tópico se inicia com o estudo da projeção ortogonal de um ponto e de uma figura geométrica não plana sobre um plano. Convém fazer um exercício mental com a turma sobre como seria, por exemplo, a projeção ortogonal de uma esfera, um cubo ou uma pirâmide sobre um plano. Essas noções são fundamentais para que os estudantes compreendam, na sequência, o conceito de vista ortogonal.

O trabalho com vistas ortogonais é feito a partir das projeções ortogonais de um cubo, cujas faces estão identificadas com as letras A, B, C, D, E e F sobre seis planos diferentes de projeção paralelos dois a dois. Enfatize que o cubo está “envolvido” por esses planos. Chame a atenção da turma para o fato de a figura estar entre o observador e o plano de projeção; assim, por exemplo, a parte superior da figura é projetada no plano inferior, a lateral esquerda é projetada no plano da direita, a parte de trás é projetada no plano da frente, e assim por diante.

(ê éfe zero nove ême ah um sete) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

Lembre-se: Escreva no caderno!

Observe as vistas ortogonais de outras figuras geométricas.

Figura geométrica. Cilindro roxo. Em sua volta 6 planos diferentes paralelos dois a dois, sendo eles: o plano alfa paralelo ao plano teta; o plano delta paralelo ao plano gama; o plano beta paralelo ao plano épsilon.
Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega alfa, com o desenho de um retângulo roxo. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal ortogonal frontal. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega beta, com o desenho de um círculo roxo. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal superior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com o desenho de um retângulo roxo. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral direita.
Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega teta, com o desenho de um retângulo roxo. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal posterior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega épsilon, com o desenho de um círculo roxo. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal inferior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega gama, com o desenho de um retângulo roxo. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral esquerda.
Figura geométrica. Pirâmide azul de base hexagonal. Em sua volta 6 planos diferentes paralelos dois a dois, sendo eles: o plano alfa paralelo ao plano teta; o plano delta paralelo ao plano gama; o plano beta paralelo ao plano épsilon.
Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega alfa, com o desenho de um triângulo azul com duas linhas para indicar a vista de três faces da pirâmide. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal frontal. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega beta, com o desenho de um hexágono azul com linhas dividindo o hexágono em 6 triângulos equiláteros. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal superior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com o desenho de um triângulo azul com uma linha no meio para indicar a vista de duas faces da pirâmide. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral direita.
Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega teta, com o desenho de um triângulo azul com duas linhas para indicar a vista de três faces da pirâmide. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal posterior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega épsilon, com o desenho de um hexágono azul com linhas tracejadas dividindo o hexágono em 6 triângulos equiláteros. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal inferior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega gama, com o desenho de um triângulo azul com uma linha no meio para indicar a vista de duas faces da pirâmide. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral esquerda.

Observação

As linhas tracejadas na ilustração indicam as arestas não visíveis na vista considerada.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Em seu caderno, desenhe as seis vistas ortogonais de um cone qualquer.

2. As vistas ortogonais a seguir são de que figura geométrica não plana?

Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega alfa, com o desenho de um triângulo laranja. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal frontal. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega beta, com o desenho de um quadrado laranja com as diagonais traçadas. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal superior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com o desenho de um triângulo laranja. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral direita.
Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega teta, com o desenho de um triângulo laranja. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal posterior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega épsilon, com o desenho de um quadrado laranja com as diagonais tracejadas. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal inferior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega gama, com o desenho de um triângulo laranja. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral esquerda.

3. Observe as vistas ortogonais a seguir.

Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega alfa, com o desenho de um retângulo verde. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal frontal. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega beta, com o desenho de um retângulo verde. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal superior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega gama, com o desenho de um triângulo retângulo verde. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral direita.

a) A que figura geométrica não plana correspondem essas vistas ortogonais?

b)

Ícone de grupo ou dupla.

A resposta que você deu ao item a mudaria se fosse apresentada mais uma vista ortogonal da figura? E se fossem apresentadas apenas duas vistas ortogonais dessa figura? Converse com os colegas sobre essas questões.

Respostas e comentários

1. Resposta em Orientações.

2. de uma pirâmide de base quadrada

3. a) a um prisma de base triangular

3. b) Resposta em Orientações.

Orientações e sugestões didáticas

Exemplo de resposta da atividade 1:

Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega alfa, com o desenho de um triângulo equilátero cinza escuro. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal frontal. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega beta, com o desenho de um triângulo equilátero cinza escuro. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal posterior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com o desenho de um círculo com um ponto preto no centro. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal superior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega épsilon, com o desenho de um círculo com um ponto cinza no centro. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal inferior. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega teta, com o desenho de um triângulo equilátero cinza escuro. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral direita. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega gama, com o desenho de um triângulo equilátero cinza escuro. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral esquerda.

Resposta do item b da atividade 3:

Não. Se fossem apresentadas apenas duas vistas, haveria mais de uma possibilidade de resposta.

Comente com os estudantes que, se fossem apresentadas, por exemplo, apenas as vistas ortogonais frontal e superior, tanto o prisma de base triangular quanto o paralelepípedo poderiam ser a resposta.

Leve alguns modelos de figuras geométricas não planas para a aula e peça aos estudantes que desenhem suas vistas ortogonais. É importante que eles percebam, aos poucos, que a vista ortogonal frontal e a posterior se equivalem, assim como as vistas ortogonais lateral esquerda/lateral direita e superior/inferior.

Lembre-se: Escreva no caderno!

Desenhando objetos

É possível desenhar objetos no plano do papel a partir das vistas ortogonais de figuras não planas. É o que fazem, por exemplo, os arquitetos ao projetar um edifício e os engenheiros mecânicos ao esboçar uma peça.

Observe como desenhar, em uma malha triangular, o objeto cujas vistas ortogonais estão representadas a seguir.

Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega alfa, com o desenho de uma figura que lembra a letra L virada ao contrário, com medida de comprimento inferior de 4 centímetros, comprimento da largura, à direita, 4 centímetros, comprimento superior 2 centímetros e comprimento da largura, à esquerda 2 centímetros, linha tracejada no vértice do comprimento da esquerda até completar o comprimento da direita com indicação de 2 centímetros. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal frontal.
Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega gama, com o desenho de dois quadrados amarelos, um em cima do outro, com indicação de medida do comprimento de 2 centímetros e da largura, de cada um deles, de 2 centímetros. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral esquerda.
Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega beta, com o desenho de dois quadrados azuis, um ao lado do outro, com indicação de medida do comprimento, de cada de um deles, de 2 centímetros e da largura 2 centímetros. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal superior.

Observação

Das seis vistas ortogonais (frontal, posterior, direita, esquerda, superior e inferior), devemos ter no mínimo três, em planos não paralelos dois a dois, para desenhar um objeto.

Orientações e sugestões didáticas

Enfatize aos estudantes que apenas três vistas (em planos não paralelos dois a dois) são necessárias e suficientes para a leitura e a interpretação da figura ou dos objetos tridimensionais representados. São elas: a vista ortogonal frontal (ou posterior), a vista ortogonal superior (ou inferior) e a vista ortogonal lateral esquerda (ou lateral direita). É importante mostrar para a turma exemplos de figuras ou objetos diferentes cujas vistas ortogonais frontal e superior, por exemplo, coincidem. Com isso, os estudantes vão perceber a impossibilidade de identificar a figura ou o objeto por meio apenas de duas vistas ortogonais. Além disso, mostre que, quando temos quatro ou mais vistas ortogonais, há um acréscimo de informação desnecessária sobre a figura ou o objeto. Esses aspectos podem ficar mais claros quando os estudantes perceberem, no exemplo apresentado nestas páginas, que bastaram três vistas ortogonais de um objeto para que fosse possível desenhá-lo.

1º) Considerando que os lados dos triângulos da malha medem 1 centímetro de comprimento, representamos a frente do objeto a partir de sua vista ortogonal frontal.

Figura geométrica. Malha triangular, com o desenho da vista ortogonal frontal indicada na página anterior, da figura verde que lembra a letra L virada ao contrário, com a medida de comprimento inferior de 4 centímetros coincidindo com 4 triângulos da malha, o comprimento da largura, à direita, 4 centímetros, coincidindo com 4 triângulos da malha, o comprimento superior de 2 centímetros, coincidindo com 2 triângulos da malha e o comprimento da largura, à esquerda de 2 centímetros, coincidindo com 2 triângulos da malha.

2º) Representamos a lateral esquerda do objeto a partir de sua vista ortogonal lateral esquerda.

Figura geométrica. Malha triangular com o desenho da figura verde anterior, com os quadrados amarelos da vista ortogonal lateral esquerda da página anterior. Um dos quadrados está coincidindo com dois triângulos da malha e com o comprimento da largura, à esquerda da figura verde, e o outro quadrado coincidi com 2 triângulos da malha e com a largura de 2 centímetros da parte interna do L da figura verde.

3º) Por fim, representamos a parte superior do objeto a partir de sua vista ortogonal superior.

Figura geométrica. Malha triangular com o desenho da figura anterior, acrescentando a vista ortogonal superior da página anterior. 2 quadrados azuis, um  quadrado coincidindo com dois triângulos da malha e com a largura superior da figura verde e um dos lados do quadrado amarelo. O outro quadrado azul coincidindo com dois triângulos da malha, com o lado do quadrado amarelo da parte interna do L da figura verde.
Orientações e sugestões didáticas

Para favorecer a compreensão, peça aos estudantes que sigam os passos apresentados nesta página e reproduzam novamente o desenho do objeto em outra malha triangular. Pode-se, ainda, reproduzir no quadro as vistas ortogonais de outros objetos e propor aos estudantes que os desenhem com o auxílio de uma malha triangular.

A perspectiva nas artes visuais

Como você já viu, grande parte dos objetos que observamos no nosso dia a dia não é plana.

Os artistas, quando representam uma cena em um plano (uma tela, por exemplo), podem usar diversos recursos para dar a ideia de profundidade. Um desses recursos é chamado perspectiva. Observe esse efeito comparando as reproduções das obras de arte a seguir: na primeira, não foi usada a técnica da perspectiva; na segunda, foi empregada essa técnica.

Fotografia. Pintura em dois quadros. No quadro superior, na cor amarela, mulheres de cabelos longos, cortando trigo, e segurando cestos com o trigo. Ao fundo, cor azul e verde.  Na parte inferior, nas cores amarela, laranja e vermelha, mulheres transportam cestos com trigo e seguram roçadeira medieval.
Detalhe de uma imagem medieval do século treze, que representa uma colheita, 33,8 centímetros por 24,4 centímetros.
Fotografia. Pintura. Construção com diversas esculturas nas paredes, com pessoas de diferentes etnias em vários planos. Ao fundo, corredor vai diminuindo.
Rafael Sanzio. A escola de Atenas, c.1509, 5 métros por 7,7 métros. Afresco do Palácio do Vaticano, Roma, Itália.  A técnica da perspectiva foi criada entre os séculos catorze e dezesseis pelos artistas do Renascimento. Nesse afresco, Rafael retratou filósofos de diferentes épocas, como Pitágoras, Euclides e Platão.
Orientações e sugestões didáticas

Nesta e na próxima página, é apresentada uma técnica – a perspectiva – como recurso para passar a ideia de mais de uma dimensão, usada na pintura. Na comparação entre as reproduções de obras de arte, uma que emprega a perspectiva e outra que não a emprega, esperamos que os estudantes dirijam seu olhar às dimensões representadas.

Se os estudantes não souberem o que foi o Renascimento, diga que esse movimento surgiu na Itália no final do século catorze e perdurou, aproximadamente, até o século dezesseis, sendo rapidamente difundido por toda a Europa. Representou uma grande mudança na mentalidade da época, uma vez que abandonou parte do pensamento subserviente à Igreja Católica, característico da era medieval, para privilegiar o olhar crítico e os ideais filosóficos e artísticos da Antiguidade clássica. Assim, os intelectuais da época começaram a questionar o poder que a Igreja detinha e a dar mais importância ao ser humano e à razão, resgatando, nas artes, obras-primas da Antiguidade greco-romana. Com isso, os artistas procuravam retratar, com realismo e seguindo os ideais estéticos clássicos, os motivos de suas pinturas e esculturas, enfatizando a beleza do homem e da mulher.

A criação da perspectiva, técnica adotada por artistas de diferentes épocas e escolas, trouxe grandes transformações à pintura. Observe na pintura a seguir o uso da perspectiva.

Fotografia. Pintura. Rua de terra com árvores, carroças, carruagens e pedestres. Nas laterais, cercas delimitando área rural com grama, com duas fileiras de árvores alinhadas, dos dois lados da rua. A rua vai se estreitando ao final da imagem.
Jules Martin. Avenida Paulista no dia de sua inauguração, 1891, 45,5 centímetros por 66,9 centímetros.

Note, a seguir, como as linhas retas nos ajudam a perceber a perspectiva nessa pintura.

Fotografia. Mesma pintura anterior. 4 linhas azuis, nas fileiras das árvores da borda inferior da imagem se dirigindo ao centro, na parte superior, se coincidindo em um único ponto.
Jules Martin. Avenida Paulista no dia de sua inauguração, 1891, 45,5 centímetros por 66,9 centímetros.

Por meio da perspectiva planejada pelo artista, nosso olhar é direcionado para o ponto em que as retas se encontram. Esse ponto é chamado de ponto de fuga.

Orientações e sugestões didáticas

Peça aos estudantes que comparem, por exemplo, na reprodução do quadro de Jules Martin, as medidas das plantas enfileiradas que estão mais próximas com as medidas das que estão mais distantes, ou que comparem a medida da largura da avenida que está próxima do observador com a da largura da que está distante. O efeito da perspectiva busca reproduzir a visão do observador diante dos objetos reais, que parecem diminuir de tamanho à medida que nos distanciamos deles.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Associe as vistas ortogonais ao desenho do objeto ao qual elas correspondem.

Esquema. Conjunto de figuras A. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com desenho de um quadrado, com um quadrado menor sobreposto no canto superior esquerdo. Plano cinza nomeado com a letra alfa, com desenho de um quadrado, com um trapézio sobreposto ao quadrado formando dois triângulos retângulos em cada ponta superior do quadrado. Abaixo, plano cinza nomeado beta, com desenho de um quadrado, uma figura que lembra a letra T maiúscula sobrepondo o quadrado. Esquema. Conjunto de figuras B. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com desenho de um quadrado, com um triângulo retângulo sobreposto no canto superior esquerdo. Plano cinza nomeado com a letra alfa, com desenho de um quadrado, uma figura que lembra a letra T maiúscula de ponta cabeça sobrepondo o quadrado. Abaixo, plano cinza nomeado beta, com desenho de um quadrado, uma figura que lembra a letra T maiúscula sobrepondo o quadrado. Esquema. Conjunto de figuras C. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, composição de um retângulo na base, e dois retângulos de mesma medida posicionados na extremidades do retângulo da base, formando uma letra U maiúscula. Plano cinza nomeado com a letra alfa, com desenho de um retângulo na base, acima, um trapézio justaposto, o lado superior do retângulo tem a mesma medida da base maior do trapézio e está tracejado. Abaixo, plano cinza nomeado beta, com desenho de três retângulos de mesma medidas um em cima do outro. O retângulo de cima e o retângulo de baixo estão divididos em um quadrado e um retângulo, da esquerda para direita. Esquema. Conjunto de figuras D. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com desenho de um pentágono, há um tracejado na parte superior do pentágono formando um trapézio. Plano cinza nomeado com a letra alfa, um retângulo na base e justaposto ao retângulo, na parte superior, uma figura que lembra o formato da letra U maiúscula. Abaixo, plano cinza nomeado beta, com desenho de um quadrado dividido na horizontal em três retângulos congruentes, no centro da figura, há um retângulo na vertical, menor que os demais, sobrepondo parte dos três outros retângulos.
Esquema. Sólido geométrico 1. Composto pela junção de um prisma com base no formato de trapézio retângulo na lateral esquerda, no centro um paralelepípedo com a mesma medida da altura do sólido, na lateral direita, um prisma com base com formato de trapézio retângulo idêntico ao prisma da lateral esquerda. Esquema. Sólido geométrico 2. Composto pela junção de um paralelepípedo na base e uma peça sobre o paralelepípedo que tem as laterais como se fossem uma letra U maiúscula inclinadas para dentro. Esquema. Sólido geométrico 3. Composto pela junção de um paralelepípedo na base, um paralelepípedo na parte lateral direita e apoiado nesse paralelepípedo uma prisma de base com formato de trapézio isósceles. Esquema. Sólido geométrico 4. Composto pela junção de um prisma com base no formato de trapézio retângulo na lateral esquerda, no centro um paralelepípedo com um terço da altura do sólido, na lateral direita, um prisma com base com formato de trapézio retângulo idêntico ao prisma da lateral esquerda.

2. Desenhe, em uma malha triangular com triângulos com medida de 1 centímetro de comprimento do lado, o objeto cujas vistas ortogonais estão representadas em cada item.

Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega alfa, com o desenho de um retângulo e sobre ele, no canto superior esquerdo, um quadrado. Indicação de medida: no comprimento do quadrado, 3 centímetros e a partir desta medida, até a extremidade do comprimento do retângulo mais 2 centímetros; na largura do quadrado, 3 centímetros, a partir desta medida até a extremidade da largura do retângulo mais 1 centímetro. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal frontal. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com o desenho de um retângulo roxo e sobre ele uma figura que lembra a letra L coincidindo com a largura, à esquerda, e o comprimento inferior do retângulo. Indicação de medida no comprimento da parte superior do retângulo, com 1 centímetro da extremidade esquerda do retângulo coincidindo com a largura da figura que lembra a letra L, e a partir desta medida mais 1 centímetro até a extremidade direita do retângulo. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral esquerda. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega beta, com o desenho de um retângulo roxo e sobre ele outro retângulo, menor, no canto inferior esquerdo. Indicação de medida na largura de 1 centímetro, da extremidade inferior até a a largura do retângulo menor e a partir desta medida até a extremidade superior mais 1 centímetro. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal superior.
Respostas e comentários

1. A – três; B – um; C – quatro; D – dois

2. Resposta em Orientações.

Orientações e sugestões didáticas

Na atividade 2, a malha triangular utilizada deve ser formada por triângulos cujos lados medem 1 centímetro de comprimento, como da página 244. Atividades como essa demandam atenção, precisão e capricho. Peça aos estudantes que confiram se o desenho feito está coerente com as vistas ortogonais apresentadas.

Resposta do item a da atividade 2:

Figura geométrica. Malha triangular com sólido geométrico cinza que lembra um bloco retangular com um corte que lembra um bloco retangular com face quadrada.
Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega alfa, com uma figura verde que lembra o formato da letra u, com um corte no centro, no formato de um quadrado, este corte tem indicação de medida 1 centímetro. Na parte superior, à esquerda e à direita, da letra u, medida de 1 centímetro. Na largura a medida de 2 centímetros. No comprimento a medida de 3 centímetros. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal frontal. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega delta, com um retângulo verde com medida de 1 centímetro de comprimento e com linha tracejada horizontal no meio, dividindo a largura do retângulo em duas partes de 1 centímetro cada uma. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal lateral esquerda. Figura geométrica. Plano cinza nomeado com a letra grega beta, com três quadrados verdes enfileirados. Abaixo, texto indicando Vista ortogonal superior.

4 Medida de volume de um prisma

Você já ouviu falar da Usina Hidrelétrica de Itaipu? Já imaginou o volume de água de seu reservatório?

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, é a maior usina em produção de energia do mundo. Em 2016, a usina estabeleceu um novo recorde mundial de produção anual de energia, com a geração de aproximadamente 103 milhões de mégauóts-hora (MWh).

Ilustração. Mapa de título Reservatório de Itaipu, com destaque para parte sul do Brasil, em amarelo,  que está na fronteira com Paraguai, em alaranjado, e Argentina, em verde. No centro, em azul, rio Paraná. No final do rio, indicação da localização da Usina de Itaipu. Na parte superior esquerda, globo terrestre com um quadrado na região onde está localizado o reservatório de Itaipu.

Elaborado com base em: í bê gê É. Atlas geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 175.

Para você ter ideia da grandiosidade dessa hidrelétrica, a medida de volume de concreto utilizado em sua construção (cérca de 12,7 milhões de metros cúbicos) seria suficiente para construir, aproximadamente, 210 estádios de futebol.

Sua vazão mede 62,2 mil metros cúbicos por segundo.

O volume do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu, no nível máximo normal, mede 29 bilhões de metros cúbicos de água. Já a medida de volume útil é de 19 bilhões de metros cúbicos.

Fotografia. Usina hidrelétrica. Ao fundo, na parte superior, rio com áreas de vegetação. Na parte inferior, construção de barragem com áreas de vegetação. Abaixo, rio e áreas de vegetação.
Usina Hidrelétrica de Itaipu. Foz do Iguaçu (Paraná). Foto de 2020.
Orientações e sugestões didáticas

Resposta do item da atividade 2:

Figura geométrica. Malha triangular, com sólido geométrico cinza que lembra o formato da letra U.

Medida de volume de um prisma

Objetivos

Calcular a medida do volume de um prisma qualquer.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah um nove da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah um nove ao promover a resolução e a elaboração de problemas que envolvem medidas de volumes de prismas, incluindo o uso de expressões de cálculo.

Orientações

Inicie o tópico fazendo a leitura compartilhada do texto sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu e converse com os estudantes sobre a importância dessa e de outras usinas hidrelétricas no Brasil. Se julgar pertinente, convide o professor de Ciências para falar com os estudantes sobre fontes renováveis de energia elétrica.

Ao apresentar o mapa desta página, avalie se os estudantes percebem que o rio Paraná encontra-se bem na divisa do Brasil e do Paraguai e este é um dos motivos de ser um projeto binacional. Explique a eles que as dimensões territoriais e a diferença de população entre o Brasil e o Paraguai explicam por que 88,5% do consumo paraguaio provém de Itaipu, enquanto cérca de 10,8% da energia consumida no Brasil vem de lá.

(ê éfe zero nove ême ah um nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Medida de volume de um paralelepípedo

Para estudar o volume de algumas figuras não planas, vamos retomar o cálculo da medida do volume de um paralelepípedo.

Figura geométrica. Paralelepípedo vermelho, com medida de comprimento a, medida da largura b e medida da altura c.

A medida do volume de um paralelepípedo de dimensões a, b e c é dada por:

Vparalelepípedo = a b c

Por exemplo, se as arestas do paralelepípedo medissem 3 métros, 2,5 métros e 7 métros de comprimento, a medida do seu volume seria igual a 52,5 métros cúbicos, pois:

3 métros 2,5 métros 7 métros = 52,5 métros cúbicos

Agora, vamos descobrir quantos mililitros de água cabem em uma caixa de vidro que lembra um paralelepípedo cujas arestas medem 8 centímetros, 4 centímetros e 5 centímetros de comprimento. Para isso, calculamos a medida do volume do paralelepípedo.

Ilustração. Caixa de vidro que lembra um paralelepípedo, com medida de comprimento 8 centímetros, medida da largura 4 centímetros e medida da altura 5 centímetros.
Esquema. V subscrito paralelepípedo, é igual a 8 centímetros vezes 4 centímetros vezes 5 centímetros. Fio azul na multiplicação de 8 centímetros por 4 centímetros com cota para, medida de área da base. Fio azul no número 5 centímetros com cota para, medida da altura. Abaixo, V subscrito paralelepípedo, é igual a, 160 centímetros cúbicos.

A medida do volume do paralelepípedo é igual a 160 cmétros cúbicos.

Para representar essa medida de volume em mililitro (êmeéle), temos de nos lembrar de que 1 dmétro cúbico equivale a 1 litro e 1 cmétro cúbico equivale a 1 métrolitro. Dessa fórma, 160 centímetros cúbicos equivalem a 160 mililitros.

Figura geométrica. Cubo azul, cujas arestas medem 1 decímetro de comprimento. Abaixo, indicação de volume de 1 decímetro cúbico.

Então, podemos dizer que a medida de capacidade dessa caixa é igual a 160 métroslitros.

Para pensar

O reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu tem medida de volume útil de 19 bilhões de metros cúbicos de água.

a) Se fosse possível construir um reservatório que lembrasse um paralelepípedo, quais seriam as medidas de comprimento de suas arestas para armazenar toda essa água?

b) Sabendo que 1 métro cúbico equivale a .1000 litros, a quantos litros de água correspondem 19 bilhões de metros cúbicos de água?

Respostas e comentários

Para pensar: a) Espera-se que os estudantes percebam que há infinitas possibilidades. Exemplo de resposta: .2000 métros, .2000 métros e .4750 métros.

b) a 19 trilhões de litros

Orientações e sugestões didáticas

Em anos anteriores, os estudantes já estudaram como determinar a medida do volume de paralelepípedos. Retome esse assunto considerando os conhecimentos prévios da turma.

Caso note que os estudantes estão com dificuldade para responder às questões propostas do boxe Para pensar, peça que se reúnam em duplas e as respondam.

Medida de volume de um prisma qualquer

A medida do volume de um prisma é dada por:

Vprisma = Abase h

Observe como Paula calculou a medida do volume do prisma de base triangular a seguir.

Figura geométrica. Prisma de base triangular marrom e altura com medida igual a 7 centímetros. A base é um  triângulo retângulo marrom com medidas de comprimento dos catetos igual a 3 e 4 centímetros e hipotenusa igual a 5 centímetros.
Ilustração. A base, com base subscrito igual a fração com numerador 4 vezes 3 denominador 2 igual a 6. Abaixo, Logo, a medida de área da base do prisma é. Abaixo, igual a 6 centímetros quadrados. Abaixo, V prisma, com prisma subscrito igual a A base, com base subscrito vezes h, igual a 6 vezes 7 igual a 42. Abaixo, Portanto, a medida do volume do prisma é. Abaixo, igual a 42 centímetros cúbicos.
Ilustração. Paula, mulher branca, cabelo azul, vestindo camiseta marrom, calça azul e tênis amarelo, está com a mão direita espalmada para baixo e a mão esquerda espalmada para cima. Balão de fala com o texto: Como a base do prisma é um triângulo retângulo, para determinar a medida do seu volume, calculei a medida de área do triângulo e depois multipliquei o valor da medida da área obtida pela medida da altura do prisma.

Para analisar

Observe a planificação da superfície de um prisma de base triangular e responda às questões.

Figura geométrica. Planificação de um prisma azul de base triangular composta por 3 retângulos e 2 triângulos. Da esquerda para direita, o primeiro retângulo tem comprimento de medida 1 vírgula 8 centímetros e altura igual a 2 vírgula 5 centímetros. O segundo, tem comprimento de medida 1 vírgula 5 centímetros e a mesma altura sendo o lado comum. O terceiro, tem comprimento igual a 1 centímetro e a mesma altura sendo lado em comum com o segundo retângulo. As bases estão ligadas ao segundo retângulo e formam triângulos retângulos com catetos de medida de comprimento iguais a 1 vírgula 5 e 1 centímetro e hipotenusa de medida de comprimento igual a 1 vírgula 8 centímetros.

Lembre-se: Escreva no caderno!

a) Qual é a medida de área da base do prisma que corresponde a essa planificação?

b) Qual é a medida do volume do prisma que corresponde a essa planificação?

Respostas e comentários

Para analisar:

a) 0,75 centímetro²

b) 1,875 centímetro cúbico

Orientações e sugestões didáticas

Nesta página, é apresentada a fórmula que determina a medida do volume de um prisma qualquer. Não fizemos a demonstração dessa fórmula, pois esse assunto será retomado e aprofundado no Ensino Médio.

Resolução do boxe Para analisar:

a) A =

1 vírgula 5 vezes 1, tudo sobre 2

= 0,75 Então, A = 0,75 centímetro quadrado

b) V = 0,75 · 2,5 = 1,875 Então, V = 1,875 centímetros cúbicos

5 Medida de volume de uma pirâmide

Desde a Antiguidade, as pirâmides exercem fascínio sobre os seres humanos. Esse fascínio pode ser percebido na fórma piramidal de edifícios e monumentos, como a Pirâmide de Céstio, em Roma, ou a que foi projetada para ficar em frente ao Museu do Louvre, na França.

Você já ouviu falar desses monumentos? Conhece outros edifícios que lembram uma pirâmide?

Fotografia. Cruzamento de seis ruas com faixa de pedestres. Na esquina da parte superior, construção semelhante a um castelo. Na parte inferior, pirâmide cinza com vegetação em volta.
Pirâmide de Céstio, em Roma, Itália, 2020. A pirâmide foi construída entre 18 antes de Cristo e 12 antes de Cristo como túmulo de Caio Céstio.
Fotografia. Praça com pirâmide de vidro e aço iluminada. Ao fundo, construção antiga com várias janelas.
Museu do Louvre, em Paris, França, 2020. A pirâmide, localizada na praça central do museu, é uma arrojada construção de aço e vidro, inaugurada em 1989.

Felipe decidiu calcular a medida do volume de uma pirâmide.

Observe a experiência realizada por Felipe.

Ilustração. Felipe, menino branco, cabelo preto, vestindo camiseta amarela, calça verde e tênis vermelho. Está com a mão direita espalmada para baixo e a mão esquerda espalmada para frente. Balão de fala com o texto: Pensando em uma pirâmide e em um prisma com base congruentes e a mesma medida da altura, eu construí dois recipientes.
Esquema. Dois sólidos geométricos amarelos, uma pirâmide de base quadrada e um cubo. Linha perpendicular tracejada do vértice ao centro da base da pirâmide. Linha perpendicular tracejada do centro da face superior ao centro da base do cubo. 2 linhas tracejadas na horizontal formando um retângulo com as outras duas linhas tracejadas verticais indicando que os sólidos têm a mesma altura h. Seta cinza para baixo indicando 2 recipientes que se parecem com os sólidos anteriores. O recipiente 1 lembra a pirâmide mas agora a base está para cima. O recipiente 2 lembra o cubo.
Orientações e sugestões didáticas

Medida de volume de uma pirâmide

Objetivo

Calcular a medida do volume de uma pirâmide qualquer.

Orientações

Neste tópico, mostra-se como determinar a medida do volume de uma pirâmide por meio de um experimento. Se possível, reproduza-o na sala de aula.

Lembre-se: Escreva no caderno!

Ilustração. Felipe, mesmo menino da ilustração anterior. Segura, com as duas mãos, um prisma com areia, que está derramando em um recipiente em formato de cubo em cima de uma mesa. Balão de fala com o texto: Enchi de areia o recipiente 1 e, em seguida, despejei toda a areia no recipiente 2, que está com 1 terço da capacidade.
Ilustração. Felipe, mesmo menino da ilustração anterior. Segura, com as duas mãos, um prisma com areia, que está derramando em um recipiente em formato de cubo em cima de uma mesa, que está preenchido quase completamente. Balão de fala com o texto: Precisei encher três vezes o recipiente 1 para preencher totalmente o recipiente 2.

   A partir da experiência, Felipe percebeu que o conteúdo do recipiente que lembra uma pirâmide cabe 3 vezes no recipiente que lembra um prisma. Essa experiência sugere que a medida do volume da pirâmide é igual a

1 terço

da medida do volume do prisma cuja base é congruente à base da pirâmide e que tem a mesma medida da altura.

É possível demonstrar que essa relação entre a medida dos volumes vale para qualquer prisma e qualquer pirâmide com bases congruentes e alturas de mesma medida.

Assim, a medida do volume de uma pirâmide qualquer é calculada desta fórma:

Vpirâmide =

1 terço

Abase h

   Por exemplo, a medida do volume da pirâmide a seguir, de base hexagonal, é igual a 37,5 centímetros cúbicos, pois:

1 terço

25 centímetros quadrados 4,5 centímetros = 37,5 centímetros cúbicos

Figura geométrica. Pirâmide alaranjada de base hexagonal, com medida da área da base igual a 25 centímetros quadrados e medida da altura de 4 vírgula 5 centímetros. Linhas tracejadas contornando um prisma com mesma base e mesma altura da pirâmide.

A medida do volume da pirâmide a seguir, de base quadrada, é igual a 12 centímetros cúbicos, pois:

1 terço

9 centímetros quadrados 4 centímetros = 12 centímetros cúbicos

Figura geométrica. Sólido geométrico. Pirâmide de base quadrada verde com  medida de comprimento do lado da base igual a 3 centímetros e altura igual a 4 centímetros.
Orientações e sugestões didáticas

É importante enfatizar que o experimento apresentado não é uma demonstração formal, apenas sugere que a medida do volume da pirâmide é igual a

1 terço

da medida do volume do prisma cuja base é congruente à base da pirâmide e que tem a mesma medida da altura. Esse assunto será retomado e aprofundado no Ensino Médio.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Observe a planificação da superfície de dois prismas e a medida da área da base de cada um. Determine a medida do volume desses prismas sabendo que suas bases são polígonos regulares.

a)

Figura geométrica. Planificação de um prisma de base hexagonal composta por 6 retângulos lado a lado de medida de comprimento 1 centímetro e largura 2 centímetros e duas bases hexagonais de lado 1 centímetro, uma ligada abaixo do segundo retângulo, da esquerda para direita, e outra ligada acima do quinto retângulo. A área da base está indicada por: A base, com base subscrito, igual a fração 3 vezes raiz quadrada de 3 sobre 2, centímetros quadrados.

b)

Figura geométrica. Planificação de um prisma de base triangular composta por 3 retângulos lado a lado de medida de comprimento 2 centímetro e largura 1 centímetro e duas bases de triângulos equiláteros de lado 1 centímetro, uma ligada a esquerda e outra a direita do segundo retângulo, de cima para baixo. A área da base está indicada por: A base, com base subscrito, igual a fração raiz quadrada de 3 sobre 4 centímetros quadrados.

2. Calcule a medida do volume da pirâmide de base quadrada.

Figura geométrica. Sólido geométrico. Pirâmide de base quadrada verde com  medida de comprimento do lado da base igual a 1 vírgula 9 centímetros e altura igual a 2 vírgula 2 centímetros.

3. Leia e responda à questão.

A pirâmide em frente ao Museu do Louvre é uma grande estrutura de vidro e metal que mede 22 métros de altura e tem uma base quadrada cujos lados medem 30 métros de comprimento cada um.

Com essas informações, é possível calcular a medida do volume de uma pirâmide com as mesmas dimensões da pirâmide do Louvre? De que maneira?

4. Observe os recipientes que lembram um prisma e uma pirâmide e responda às questões.

Figura geométrica. Dois recipientes com formatos que lembram sólidos geométricos. O recipiente da esquerda lembra um prisma de base pentagonal com altura de medida h e área da base de medida A. Todas as faces são azuis. O recipiente da direita lembra uma pirâmide de base pentagonal com altura de medida h e área da base de medida A. A base é azul e as outras faces são alaranjadas.

a) Se no prisma cabe 1,5 litro de água, que quantidade de água cabe na pirâmide?

b) Dois desses prismas cheios de água enchem quantas pirâmides iguais ­a essa?

5.

Ícone de elaboração de problemas.

Invente um problema inspirado na imagem do aquário a seguir.

Fotografia. Aquário de vidro com formato de bloco retangular. é possível ver alguns peixes, pedras no fundo e outros ornamentos semelhantes a algas. Cota abaixo do comprimento indicando medida de 40 centímetros. Cota a esquerda da largura indicando medida de 25 centímetros. Cota a direita da altura indicando medida de 30 centímetros.
Respostas e comentários

1. a)

Sentença matemática. 3 raiz quadrada de 3 centímetros cúbicos.

1. b)

Sentença matemática. Fração raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 2, centímetros cúbicos.

2. aproximadamente 2,65 centímetros cúbicos

3. Sim.

 V =

1 terço

302 22 = .6600

Portanto, a medida do volume de uma pirâmide com as mesmas dimensões da pirâmide do Louvre é .6600 métros cúbicos.

4. a) 0,5 litro

4. b) 6 pirâmides

5. Resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

Aproveite a realização das atividades desta página para fazer uma avaliação do que os estudantes aprenderam e das principais dificuldades enfrentadas por eles ao calcular a medida do volume de prismas e pirâmides.

6 Medida de volume de um cilindro

Observe o experimento feito pela professora Simone para calcular a medida do volume de um cilindro.

Ela levou para a sala de aula dois recipientes, um que lembra um prisma (recipiente 1) e outro que lembra um cilindro (recipiente 2), ambos com base de mesma medida de área e mesma medida de altura.

O recipiente 1 estava cheio de areia.

Figura geométrica. Dois recipientes com formatos que lembram sólidos geométricos. O recipiente 1 é um prisma de base pentagonal com altura de medida h e área da base de medida A 1, com 1 subscrito. Esse recipiente está cheio de areia. O recipiente 2 é um cilindro com altura de medida h e área da base de medida A 2, com 2 subscrito. Esse recipiente está vazio. Cota a direita indicando que as bases A1 e A2 são iguais.

A professora Simone despejou toda a areia do recipiente 1 no recipiente 2, que ficou totalmente preenchido.

Esquema. Mesmos recipientes da figura anterior, mas agora a areia do recipiente 1 está sendo despejada no recipiente 2. Seta azul para direita. Mesmos recipientes, agora o recipiente 1 está vazio e o recipiente 2 está completamente cheio

Note que a medida do volume de areia que cabe no recipiente que lembra um prisma é igual à medida do volume de areia que cabe no recipiente que lembra um cilindro. Esse experimento sugere que a medida do volume de um prisma é igual à medida do volume de um cilindro, ambos com medida da área da base de mesmo valor e mesma medida de altura.

É possível demonstrar que essa relação entre a medida dos volumes vale para qualquer prisma e qualquer cilindro, ambos com medida da área da base de mesmo valor e altura de mesma medida.

Assim, a medida do volume de um cilindro qualquer é calculado desta fórma:

Vcilindro = Abase h

Esse assunto será retomado e aprofundado no Ensino Médio.

Exemplo

Vamos calcular a medida do volume do cilindro aqui representado.

Figura geométrica. Cilindro com medida de comprimento do raio da base igual a 4 centímetros e medida da altura igual a 10 centímetros, está na horizontal.

A medida de área da base desse cilindro é igual a 16π centímetros quadrados, pois: π (4 centímetros)2 = 16π centímetros quadrados

Como a medida da altura é 10 centímetros, temos:

Vcilindro = Abase h = 16π centímetros quadrados 10 centímetros = 160π centímetros cúbicos

Portanto, a medida do volume do cilindro é 160π centímetros cúbicos.

Orientações e sugestões didáticas

Medida de volume de um cilindro

Objetivos

Calcular a medida do volume de um cilindro qualquer.

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah um nove da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

Este tópico favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah um nove ao propor aos estudantes que resolvam e elaborem problemas que envolvam medidas de volumes de cilindros, incluindo o uso de expressões de cálculo.

Orientações

Sem fazer demonstrações, mas buscando relatar uma experiência, o tema é abordado fazendo comparações entre a medida do volume de um prisma e a de um cilindro. Se possível, faça uma experiência como essa em sala de aula.

(ê éfe zero nove ême ah um nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Qual sólido tem medida de volume maior: um paralelepípedo de dimensões 2 métros, 3,5 métros e 4 métros ou um cilindro com medida de altura de 3 métros e base cujo raio mede 1,6 métro de comprimento?

2. Observe os dois cilindros representados a seguir e responda sem fazer cálculos: qual deles tem maior medida de volume?

Figura geométrica. Cilindro 1 com medida de comprimento do raio da base igual a 5 centímetros e medida da altura igual a 3 centímetros.  Figura geométrica. Cilindro 2 com medida de comprimento do raio da base igual a 3 centímetros e medida da altura igual a 5 centímetros.

Agora, calcule a medida do volume de cada cilindro e compare com sua resposta anterior.

3.

Ícone de elaboração de problemas.

Copie o enunciado do problema a seguir no caderno, complete-o e, depois, resolva-o.

Ilustração. Folha de papel com o texto: João fez um bolo cilíndrico cuja altura mede, quadradinho cinza, cm e diâmetro mede, quadradinho cinza, cm de comprimento. Em seguida, dividiu o bolo em oito pedaços iguais. Qual é a medida do volume de cada pedaço do bolo?

4. Uma lata de suco em fórma cilíndrica cujo diâmetro mede 6 centímetros de comprimento e altura com medida de 11 centímetros e é confeccionada com folhas de alumínio.

Figura geométrica. Cilindro com medida de comprimento do diâmetro da base igual a 6 centímetros e medida da altura igual a 11 centímetros

a) Quantos centímetros quadrados de folha de alumínio, aproximadamente, foram necessários para confeccionar uma lata? (Considere: π = 3,14)

b) Com o suco dessa lata é possível encher dois copos com medida de capacidade de 200 mililitros cada um? Justifique sua resposta.

5.

Ícone desafio.

Observe o cilindro que Regina desenhou e resolva o problema.

Figura geométrica. Cilindro com medida de comprimento do diâmetro da base igual a 4 centímetros e medida da altura igual a 4 centímetros

Mariana desenhou outro cilindro com a mesma medida de comprimento do raio do que foi desenhado por Regina,­ mas com o dobro da medida da área da superfície externa. Quais são as dimensões do cilindro que Mariana desenhou?

Respostas e comentários

1. o paralelepípedo

2. Resposta pessoal; cilindro 1: 75π centímetros cúbicos; cilindro 2: 45π centímetros cúbicos

3. A resposta do problema vai depender das medidas da altura e do comprimento do diâmetro escolhidas pelos estudantes.

4. a) 263,76 centímetros quadrados

4. b) Vcilindro = Abase h = 28,26 centímetros quadrados 11 centímetros

Vcilindro = 310,86 centímetros cúbicos = 310,86 mililitros

Como os dois copos juntos têm 400 mililitros, não é possível enchê-los com o suco dessa lata.

5. medida de comprimento do raio: 2 centímetros; medida da altura: 10 centímetros

Orientações e sugestões didáticas

Ao trabalhar com a atividade 2, avalie as estratégias de estimativa dos estudantes. É possível responderem que a medida de volume do cilindro 1 é menor que a do cilindro 2 em função da altura, o que não é verdade; para comprovar isso basta calcular as medidas dos volumes.

Ao trabalhar com a atividade 3, peça aos estudantes que apresentem seus problemas e soluções para que possam verificar que existem diversas possibilidades para completar o enunciado.

7 Medida de volume de um cone

   Vimos que a medida do volume de uma pirâmide é igual a

1 terço

da medida do volume de um prisma com mesma medida da área da base e altura de mesma medida. Será que a medida do volume de um cone é igual a

1 terço

da medida do volume de um cilindro com mesma medida de área da base e altura de mesma medida?

Para saber a resposta, acompanhe outro experimento feito pela professora Simone em sala de aula.

Ilustração. Professora Simone, mulher branca, ruiva, vestindo blusa azul, camisa branca, calça azul e sapato vermelho. Em pé, está com a mão esquerda espalmada para frente a mão direita com o dedo indicador para cima. Balão de fala com o texto: Construí dois recipientes, um que lembra um cone e outro que lembra um cilindro, com a mesma medida de área da base e altura de mesma medida.
Figura geométrica. Dois recipientes com a mesma altura h. O recipiente 1 é parecido com um cone verde e a sua base circular tem área A1 com 1 subscrito. O recipiente 2 é parecido com um cilindro e suas bases circulares têm área A2, com 2 subscrito. Cota a direita da imagem indicando A1 igual A2.
Ilustração. Professora Simone, mesma personagem da ilustração anterior. Está com a mão esquerda espalmada para frente e o dedo indicador da mão direita apontado para a palma da mão esquerda. Balão de fala com o texto: Primeiro, enchi de areia o recipiente 1. Em seguida, despejei toda a areia do recipiente 1 no recipiente 2.
Ilustração. Professora Simone, mesma ilustração anterior. Com as duas mãos, segura cone verde com areia e despeja em um recipiente transparente, cilíndrico, que está em cima de uma mesa cinza ao seu lado. O recipiente tem três marcações horizontais que o divide em três partes iguais, apenas uma parte está totalmente preenchida de areia.
Ilustração. Professora Simone, mesma personagem da ilustração anterior. Está com as duas mãos espalmada para frente. Balão de fala com o texto: Precisei encher o recipiente 1 três vezes para preencher totalmente de areia o recipiente 2.
Ilustração. Professora Simone, mesma ilustração anterior. Com as duas mãos, segura cone verde com areia e despeja em um recipiente transparente, cilíndrico, que está em cima de uma mesa cinza ao seu lado. O recipiente tem três marcações horizontais que o divide em três partes iguais, ele está quase cheio de areia.

   Observe que o conteúdo do recipiente que lembra um cone cabe três vezes no recipiente que lembra um cilindro. Esse experimento sugere que a medida do volume do cone é igual a

1 terço

da medida do volume do cilindro.

É possível demonstrar que essa relação entre a medida dos volumes vale para qualquer cone e qualquer cilindro, ambos com mesma medida de área da base e altura de mesma medida.

Assim, a medida do volume de um cone qualquer é calculado deste modo:

Vcone =

1 terço

Abase h

Orientações e sugestões didáticas

Medida de volume de um cone

Objetivo

Calcular a medida do volume de um cone qualquer.

Orientações

Neste tópico, é apresentado um experimento que sugere que a medida do volume de um cone qualquer é calculada multiplicando-se um terço da medida da área de sua base pela medida da altura. É importante enfatizar que esse resultado é verdadeiro e que sua demonstração será feita no Ensino Médio. Se julgar conveniente, reproduza com a turma o experimento apresentado na página. Para isso, leve à sala de aula dois recipientes, de formatos cônico e cilíndrico, que tenham altura de mesma medida e mesma medida da área da base.

Exemplo

Vamos calcular a medida do volume do cone representado.

Figura geométrica. Cone roxo com destaque na medida de comprimento do raio da base igual a 1 vírgula 5 centímetros, e medida da altura de 2 vírgula 5 centímetros. Linhas tracejadas contornando um cilindro com mesma base e mesma altura do cone.

A medida de área da base desse cone é:

Abase = πr 2 = π (1,5 centímetro)2 = 2,25π centímetros quadrados

Como a medida da altura do cone é igual a 2,5 centímetros, então a medida do volume do cone é:

Vcone =

1 terço

Abase h =

1 terço

2,25π centímetros quadrados 2,5 centímetros = 1,875π centímetros cúbicos

Portanto, a medida do volume do cone é igual a 1,875π centímetros cúbicos.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Observe a figura a seguir e responda à questão no caderno.

Figura geométrica. Sólido geométrico cinza composto por um cilindro com medida de comprimento do raio da base de 2 metros e medida de altura de 3 metros com um cone coincidindo com a base superior, de medida de comprimento da altura de 2 metros.

Qual é a medida do volume dessa figura?

2. Observe um tanque cilíndrico de aço com fundo cônico, usado em diversas fábricas para armazenar água e sua representação. Depois, responda às questões.

Esquema. Fotografia de um tanque cujo o formato se parece com uma junção de um cilindro com um cone. Em volta, 6 pés que suportam o reservatório. Três linhas horizontais tracejadas, relacionando a foto com uma ilustração de um cilindro com o cone coincidindo na base inferior. O cilindro com medida de comprimento do diâmetro da base de 1 vírgula 5 metros e de medida de altura 1 vírgula 2 metros. O cone tem a mesma base do cilindro e medida de de comprimento da altura de 1 vírgula 8 metros.

a) Qual é, aproximadamente, a medida do volume desse tanque?

b) Quantos litros de água cabem, aproximadamente, nesse tanque cilíndrico? (Lembre-se: 1 litro equivale a 0,001 métro cúbico)

3. Para preencher o recipiente do tipo 2 com areia, são necessários três recipientes do tipo 1 cheios. Sabendo que os recipientes 2 e 3 têm base de mesma medida de área e altura de mesma medida, determine a quantidade de recipientes do tipo 1 cheios necessária para preencher três recipientes do tipo 3.

Figura geométrica 3 recipientes que se parecem com sólidos geométricos. O recipiente 1 é uma pirâmide de base quadrada e está com a base para cima. O recipiente 2 é um prisma de base quadrada. O recipiente 3 é um cilindro. 2 linhas tracejadas na horizontal indicando que os três recipientes têm a mesma altura.
Respostas e comentários

1. Espera-se que os estudantes pensem em calcular a medida do volume da parte cilíndrica e, depois, a medida do volume da parte cônica. A medida do volume do sólido é a soma da medida dos volumes das duas partes; aproximadamente 46,05 métros cúbicos

2. a) 3,18 métros cúbicos

2. b) .3180 litros

3. 9 recipientes

Orientações e sugestões didáticas

Para resolver a atividade 3, os estudantes vão comparar a medida do volume de alguns recipientes. Reúna-os em duplas para que possam compartilhar ideias.

Como os recipientes 2 (paralelepípedo) e 3 (cilindro) têm base de mesma medida de área e altura de mesma medida, eles terão necessariamente a mesma medida de volume. Logo, se são necessários 3 recipientes do tipo 1 para encher um recipiente do tipo 2, então são necessários 3 recipientes do tipo 1 para encher um recipiente do tipo 3. Portanto, para encher 3 recipientes do tipo 3, são necessários 9 recipientes do tipo 1, pois 3 3 = 9.

Ícone da seção Estatística e probabilidade.

Estatística e Probabilidade

faça as atividades no caderno

Comunicando resultados de pesquisa amostral

A XYZ Pesquisas fez um levantamento em certo bairro para verificar a adesão ao e-commerce. Para isso, as seguintes perguntas foram feitas aos entrevistados.

Fotografia. Notebook em cima de mesma branca. Saindo da tela, mãos com luva azul segurando uma caixa de papelão retangular em direção a um par de mãos, na frente, segurando carteira e cartão amarelo de banco.
Imagem representando compras pela internet.

1º) Já fez compras pela internet?

2º) Se sim:

qual produto costuma comprar?

qual é a frequência da compra?

como avalia o serviço?

compare sua experiência entre e-commerce e comércio tradicional.

3º) Se não, qual é o motivo?

Perceba que a primeira pergunta tem como respostas “sim” ou “não”; já as outras são perguntas abertas e podem ter várias respostas. Então, para organizar as informações e realizar uma análise dos dados, a empresa elaborou algumas tabelas e gráficos.

Com o apoio de uma planilha eletrônica, os dados foram organizados da seguinte maneira.

Ilustração.  Tela semelhante a um software de planilhas eletrônicas A linha do topo tem cada coluna com uma letra do alfabeto de A até K. A primeira coluna, de cima para baixo, está numerada de 1 até 28. No canto superior esquerdo a tabela 1 com 3 linhas e 2 colunas. A primeira linha, tem apenas uma célula com o texto Já fez compras pela internet? A segunda linha, da esquerda para direita: Sim; 654. A terceira linha, da esquerda para direita: Não; 346 Um pouco abaixo, começando na célula A7, está a tabela 2 com 11 linhas e 2 colunas. A primeira linha, tem apenas uma célula com o texto Entre os que compram pela internet A segunda linha, da esquerda para direita: Produtos mais comprados; Quantidade. Abaixo: Eletroeletrônicos; 376. Abaixo: Material de escritório; 245. Abaixo: Livros e revistas; 105. Abaixo: Roupas, acessórios e sapatos; 44. Abaixo: Cama, mesa e banho; 33. Abaixo: Cosméticos; 31. Abaixo: Passagens aéreas; 15. Abaixo: Outros; 44. Abaixo: Não sabe, barra inclinada, não respondeu; 13. Um pouco à direita, começando da célula F7 está a tabela 3 com 11 linhas e 2 colunas. A primeira linha, tem apenas uma célula com o texto Entre os que não compram pela internet A segunda linha, da esquerda para direita: Motivos; Quantidade. Abaixo: Prefere escolher presencialmente; 99. Abaixo: Não tem acesso à internet; 95. Abaixo: Receio de não receber o produto; 63. Abaixo: Receio de fornecer dados para pagamento; 47. Abaixo: Não tem conhecimento de informática; 30. Abaixo: Não acha seguro; 10. Abaixo: Não tem cartão de crédito; 8. Abaixo: Não tem interesse; 4. Abaixo: Outros; 3. Um pouco abaixo, começando na célula A 20 está a tabela 4 com 8 linhas e 2 colunas. A primeira linha tem, da esquerda para direita, Frequência da compra; Quantidade. Abaixo: Toda semana; 39 Abaixo: Todo mês; 129. Abaixo: A cada 2 meses; 80. Abaixo: A cada 3 meses; 75. Abaixo: A cada 6 meses; 126. Abaixo: Uma vez por ano; 158. Abaixo: Não sabe. barra inclinada, não respondeu; 47. Um pouco à direita, começando na célula F 20, está a tabela 5 com 5 linhas e 2 colunas. A primeira linha tem, da esquerda pada direita, Avaliação do serviço; Quantidade. Abaixo: Ótimo, barra inclinada, Bom; 524. Abaixo: Regular; 101. Abaixo: Ruim, barra inclinada, Péssimo; 17. Abaixo: Não sabe; 12. Um pouco à direita, começando na célula J 20, está a tabela 6 com 6 linhas e 2 colunas. A primeira linha tem apenas uma célula com o texto: Comparação entre e-commerce e comércio tradicional. A segunda linha tem, da esquerda para direita, Opção; Quantidade. Abaixo: Melhor; 296. Abaixo: Pior; 76. Abaixo: Igual; 254. Abaixo: Não sabe; 28.

Fonte: xis ípsilon zê Pesquisa. Metodologia: foram ouvidas .1000 pessoas em certo bairro durante os dias 23 e 27 de março de 2023.

Agora, vamos analisar as tabelas. Note que, pela tabela 1, podemos concluir que foram entrevistadas .1000 pessoas. Observe as demais tabelas.

Calculando o total de entrevistados em cada uma das outras tabelas, podemos verificar que na tabela 2 o total é 906, na tabela 3 o total é 359, enquanto nas tabelas 4, 5 e 6 o total é 654. Você sabe o que isso representa?

Orientações e sugestões didáticas

Estatística e Probabilidade

Objetivo

Favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah dois três da Bê êne cê cê.

Habilidade da Bê êne cê cê

Esta seção favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah dois três porque propõe aos estudantes que planejem e executem pesquisa amostral.

Orientações

Inicie o estudo desta seção propondo aos estudantes que conversem sobre as vantagens e as desvantagens de realizar uma compra pela internet ou presencialmente. Se julgar conveniente, escreva no quadro as vantagens e desvantagens de cada tipo de compra observadas por eles. Peça que compartilhem experiências de familiares que já realizaram compras virtual ou presencialmente.

Em seguida, desenvolva a primeira parte da seção, que tem como objetivo apresentar o público-alvo e o tema da pesquisa, bem como o questionário que foi utilizado para coletar os dados. Converse com estudantes sobre a relevância do tema. Se julgar oportuno, comente que durante a pandemia da covid-19 o e-commerce teve um aumento significativo.

Antes de fazer a leitura das tabelas, aproveite para resgatar o conhecimento prévio dos estudantes sobre alguns conteúdos de Estatística que já foram estudados no decorrer do ano, como elaboração de questionários, tabulação dos dados e construção de gráficos.

Depois, peça aos estudantes que observem como os dados da pesquisa foram organizados nas tabelas e verifique se conseguiram entender as informações apresentadas.

É importante que os estudantes percebam que nem sempre os entrevistados precisam escolher uma única resposta, como é o caso das perguntas que geraram as tabelas 2 e 3. Eles devem perceber também que, em situações como essa, não é possível construir um gráfico de setores e que o mais adequado seriam gráficos de barras ou de colunas.

(ê éfe zero nove ême ah dois três) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Note que a tabela 2 refere-se às pessoas que responderam “sim” para a pergunta “Já fez compras pela internet?”, e a tabela 3, às pessoas que responderam “não”. Nessas tabelas, a coluna “Quantidade” mostra um total maior que o total de respostas “sim” e “não”, ou seja, é possível que algumas pessoas tenham dado mais de uma resposta e, provavelmente, essas perguntas eram abertas. Observamos que as demais tabelas se referem às respostas das pessoas que disseram “sim” e que, nesses casos, as respostas são únicas porque o entrevistado não teria como optar por mais de uma resposta.

Os dados obtidos permitem construir alguns gráficos, mas convém verificar que tipo de gráfico é mais adequado para representá-los. Como os gráficos de setores permitem comparar cada parte com o todo, são mais apropriados para as tabelas 1, 4, 5 e 6. Já os gráficos de barras ou de colunas são mais adequados para as tabelas 2 e 3 porque permitem comparar as respostas entre si.

Para comunicar os resultados, a XYZ Pesquisas representou todas essas informações em um infográfico e elaborou comentários para compor o relatório.

Esquema com 6 gráficos. Título: Perfil do consumidor. Abaixo, texto: O levantamento da XYZ Pesquisas mostra que a adesão ao e-commerce no bairro é grande e os que costumam usar a internet para compras são clientes assíduos e estão satisfeitos com a qualidade do serviço. O primeiro é um gráfico de setores. Título: Já fez compra pela internet?  Círculo dividido em duas partes. Uma parte, na cor azul, com fio indicando que 65 vírgula 4 porcento das pessoas responderam sim. Outra parte, em vermelho, com fio indicando que 34 vírgula 6 porcento das pessoas responderam não.  Seta azul da parte correspondente ao sim para um gráfico de barras horizontais. Título do gráfico: Entre os que compraram pela internet Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical.  No eixo horizontal tem 13 traços verticais paralelos ao eixo igualmente espaçados e neles estão indicados, da esquerda para direita, as porcentagens 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55 e 60. Ele está rotulado como Porcentagem. No eixo vertical estão indicados, de baixo para cima, os produtos: Eletroeletrônicos; Material de escritório; livros e revistas; roupas, acessórios e sapatos; Cama, mesa e banho; cosméticos; passagens aéreas; outros; não sabe, barra inclinada, não respondeu. Ele está rotulado como Produtos. Partindo do eixo vertical, barras com mesma largura indicando que a porcentagem de Eletroeletrônicos foi de 57 vírgula 5 por cento; Material de escritório foi de 37 vírgula 5 por cento; livros e revistas foi de 16 por cento; roupas, acessórios e sapatos foi de 6 vírgula 7 por cento; Cama, mesa e banho foi de 5 por cento; cosméticos foi de 4 vírgula 7 por cento; passagens aéreas foi de 2 vírgula 3 por cento; outros foi de 6 vírgula 7 por cento; não sabe, barra inclinada, não respondeu foi de 2 por cento. Seta vermelha da parte correspondente ao não do primeiro gráfico de setores para outro gráfico de barras horizontais. Título do gráfico: Entre os que não compraram pela internet Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. No eixo horizontal tem 13 traços verticais paralelos ao eixo igualmente espaçados e neles estão indicados, da esquerda para direita, as porcentagens 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55 e 60. Ele está rotulado como Porcentagem. No eixo vertical estão indicados, de baixo para cima, os motivos: Prefere escolher presencialmente; não tem acesso à internet; receio de não receber o produto; receio de fornecer dados para o pagamento; não tem conhecimento de informática; não acha seguro; não tem cartão de crédito; não tem interesse; outros. Ele está rotulado como motivo. Partindo do eixo vertical, barras com mesma largura indicando que a porcentagem de Prefere escolher presencialmente foi de 28 vírgula 6 por cento; não tem acesso à internet foi de 27 vírgula 5 por cento; receio de não receber o produto foi de 18 vírgula 2 por cento; receio de fornecer dados para o pagamento foi de 13 vírgula 6 por cento; não tem conhecimento de informática foi de 8 vírgula 7 por cento; não acha seguro foi de 2 vírgula 9 por cento; não tem cartão de crédito foi de 2 vírgula 3 por cento; não tem interesse foi de 1 vírgula 2 por cento; outros foi de 0 vírgula 9 por cento.  Abaixo, Gráfico de setores. Título:  Frequência de compra.  Círculo dividido em sete partes. Uma parte, na cor azul, com fio indicando que 24 vírgula 2 por cento dos entrevistados compram uma vez por ano. Outra parte, em verde, com fio indicando que 19 vírgula 7 por cento dos entrevistados compram todo mês. Outra parte, em alaranjado claro, com fio indicando que 19 vírgula 3 por cento compram a cada 6 meses. Outra parte, em alaranjado escuro, com fio indicando que 12 vírgula 2 por cento compram a cada 2 meses. Outra parte em rosa, com fio indicando que 11 vírgula 4 por cento compram a cada 3 meses. Outra parte em amarelo, com fio indicando que 7 vírgula 2 por cento não sabe, barra inclinada, não respondeu.   Última parte, em azul escuro, com fio indicando que 6 por cento dos entrevistados compram toda semana. A direita, outro gráfico de setores. Título: Avaliação do serviço. Círculo dividido em 4 partes. Uma parte na cor verde, com fio indicando que 80 vírgula 1 por cento dos entrevistados classificaram como ótimo, barra inclinada, bom. Outra parte, em azul, com fio indicando que 15 vírgula 5 por cento classificaram como regular. Outra parte, em rosa, com fio indicando que 2 vírgula 6 por cento classificaram como ruim, barra inclinada, péssimo. A última parte, em amarelo, com fio indicando que 1 vírgula 8 por cento classificaram como não sabe. Gráfico de setores. Título: comparação entre e-commerce e comércio tradicional. Círculo dividido em 4 partes. Uma parte em azul, com fio indicando que 45 vírgula 3 por cento dos entrevistados consideram melhor. Outra parte, em roxo, com fio indicando que 11 vírgula 6 por cento consideram pior. Outra parte alaranjada, com fio indicando que 38 vírgula 8 por cento consideram igual. Última parte, em amarelo, com fio indicando que 4 vírgula 3 por cento responderam ‘não sabe‘.
Orientações e sugestões didáticas

Comente com os estudantes que, na elaboração do relatório, nem sempre os gráficos precisam ficar separados e analisados um a um. É possível construir um infográfico que revele as informações como um todo e, então, tecer comentários relevantes.

Peça aos estudantes que observem como o infográfico foi organizado, considerando o título, o texto que acompanha o infográfico, a disposição dos gráficos e a fonte. Questione-os sobre as informações que podem obter analisando os gráficos. Em seguida, faça uma leitura compartilhada das conclusões apresentadas.

Estatística e Probabilidade

A partir desses dados é possível concluir que:

mais da metade dos entrevistados (65,4%) costuma fazer compras pela internet.

entre os consumidores que recorrem à internet para comprar, 57,5% compram eletroeletrônicos, 37,5% compram material de escritório e 16% compram livros e revistas.

entre os entrevistados que não compram pela internet, 28,6% preferem escolher presencialmente, enquanto 27,5% não compram por falta de acesso à internet. Já o quesito segurança ficou em 6º lugar, sendo que 2,9% dos consumidores ainda não se sentem seguros em realizar compras pela internet. Isso pode revelar uma mudança nas vendas pela internet.

Nessa pesquisa também foi identificada a faixa etária dos entrevistados, como mostra a tabela.

Idade dos entrevistados

Faixa etária

Quantidade

De 18 a 28 anos

320

De 29 a 38 anos

200

De 39 a 48 anos

180

De 49 a 58 anos

160

De 59 a 68 anos

80

De 69 a 78 anos

60

Fonte: xis ípsilon zê Pesquisa. Metodologia: foram ouvidas .1000 pessoas em certo bairro durante os dias 23 e 27 de março de 2023.

A partir dessa tabela é possível calcular algumas medidas e interpretá-las. Elas ajudarão a caracterizar o público-alvo da pesquisa e fazer algumas inferências sobre a pesquisa.

A moda é a medida que podemos obter mais rapidamente observando a tabela, pois ela representa a faixa etária que tem a maior frequência, ou seja, a maioria dos entrevistados está na faixa de 18 a 28 anos. Essa constatação pode estar diretamente relacionada com a quantidade de pessoas que responderam “sim” para a questão: “Já fez compras pela internet?”.

Das .1000 pessoas que responderam à pesquisa, é possível perceber que mais da metade se encontra na faixa etária de 18 a 38 anos, pois, nos dois primeiros intervalos, temos 520 pessoas, um pouco mais de 50% dos entrevistados. Então, podemos concluir que a mediana das idades desse conjunto de dados se encontra na faixa dos 29 aos 38 anos.

ATIVIDADES

faça as atividades no caderno

1. Elabore mais dois comentários sobre o levantamento realizado pela xis ípsilon zê Pesquisas.

2.

Ícone de grupo ou dupla.

Reúna-se com três colegas para executar uma pesquisa amostral. Durante as fases da pesquisa, procurem responder às seguintes questões.

Qual é o tema da pesquisa?

Qual é a importância desse tema?

Qual é o público-alvo?

Quais cuidados vocês devem ter ao selecionar a amostra?

Como será feita a seleção da amostra?

Quais perguntas serão feitas?

Como os dados serão coletados e organizados?

Quais tipos de gráfico vocês poderão construir para apresentar os dados?

É possível calcular a média, a moda, a mediana e a amplitude de algum dos conjuntos de dados obtidos?

O que é possível concluir a partir dessas medidas?

Como vocês vão apresentar as conclusões da pesquisa para a turma?

Respostas e comentários

1. Exemplos de resposta em Orientações.

2. Respostas pessoais.

Orientações e sugestões didáticas

Converse com os estudantes sobre a tabela que mostra a idade dos entrevistados e questione-os sobre a organização por faixa etária. Aproveite para retomar os conceitos de média, moda, mediana e amplitude.

Exemplo de respostas da atividade 1:

Dos consumidores que compram pela internet, 80,1% consideram o serviço prestado como ótimo ou bom, e 15,5% consideram regular. Isso indica que a maioria dos consumidores está satisfeita com o serviço.

A frequência com que esses consumidores compram pela internet revela que a maioria compra uma vez por ano, seguido daqueles que compram todo mês e os que compram a cada 6 meses. A pesquisa revela, ainda, que cérca de 18,2% do total de pessoas entrevistadas que não compram pela internet tem receio de não receber os produtos comprados.

Na atividade 2, retome com os estudantes as diferentes maneiras de selecionar amostras. Relembre-os de que na amostra casual simples os elementos da população são rotulados, e a amostra ocorre por meio de alguma espécie de sorteio. Já na amostra estratificada a população é dividida em subgrupos e ocorre por meio da seleção de elementos de cada estrato (subgrupo) de uma população. Por fim, na amostra sistemática os elementos da população, que se encontram ordenados, são retirados periodicamente.

Ícone da seção Atividades de revisão.

Atividades de revisão

faça as atividades no caderno

1. Escreva o nome de cada um dos poliedros a seguir.

a)

Figura geométrica. Sólido com 6 faces retangulares.

b)

Figura geométrica. Sólido geométrico com 1 faces pentagonal e 5 faces triangulares com um vértice em comum.

c)

Figura geométrica. Sólido geométrico com 8 faces triangulares iguais.

d)

Figura geométrica. Sólido geométrico com 4 faces triangulares iguais.

e)

Figura geométrica. Sólido geométrico com 6 faces em formato de paralelogramos.

f)

Figura geométrica. Sólido geométrico com 6 faces quadradas.

2. Observe o desenho de uma peça.

Figura geométrica. Sólido geométrico que lembra uma letra T com a parte externa dos lados inferiores arredondadas sobre um paralelepípedo.

a) Qual das vistas a seguir representa a vista ortogonal superior da peça?

Figura geométrica. À esquerda, plano beta com vista 1: quadrado com o desenho dentro, que lembra o formato da letra T maiúscula rotacionada 90 graus para à esquerda.
Figura geométrica. À direita, plano beta com vista 2: quadrado com o desenho dentro, que lembra o formato da letra T maiúscula com lados inferiores arredondados rotacionada 90 graus para à esquerda.

b) Represente, em seu caderno, duas outras vistas ortogonais dessa peça.

3. Observe o quadro a seguir.

Fotografia. Obra de arte com vários quadriláteros em tons de azul claro e escuro e vermelho formando uma espécie de zigue e zague em xadrez.
Luiz Sacilotto. Concreção 9767, 1997, 90 centímetros por 90 centímetros.

a) Ao escolher essa composição, o artista quis dar a ideia de uma figura plana ou não plana? Explique sua resposta.

b) Inspire-se na obra apresentada e crie uma composição que transmita a mesma ideia pretendida pelo artista.

4.

Ícone de grupo ou dupla.

Pesquise em jornais e revistas o uso da perspectiva em anúncios publicitários. Junte-se a alguns colegas, construam um cartaz com os anúncios pesquisados e o apresentem para a turma.

5. Uma embalagem que lembra um cubo foi revestida de uma camada de papel adesivo com 726 centímetros quadrados de medida de área.

a) Quais são as dimensões dessa embalagem? (Dica: pense na planificação do cubo.)

b) Quantos centímetros cúbicos de areia cabem nessa embalagem?

6. Um artesão recortou placas de vidro para montar uma pirâmide de base quadrada de lado medindo 30 centímetros de comprimento e altura medindo 48 centímetros. Essa pirâmide será totalmente preenchida com líquido colorido.

Quantos litros de líquido colorido serão necessários para encher totalmente essa pirâmide?

Respostas e comentários

1. Respostas possíveis:

a) bloco retangular, ou prisma de base quadrangular, ou hexaedro, ou paralelepípedo

b) pirâmide de base pentagonal ou hexaedro

c) octaedro

d) pirâmide de base triangular ou tetraedro

e) prisma de base quadrangular ou hexaedro

f) prisma de base quadrangular, ou bloco retangular, ou hexaedro, ou cubo

2. a) a vista 2

2. b) Resposta em Orientações.

3. Respostas pessoais.

4. Resposta pessoal.

5. a) 11 centímetros, 11 centímetros e 11 centímetros

5. b) .1331 centímetros cúbicos

6. 14,4 litros

Orientações e sugestões didáticas

Atividades de revisão

Objetivos

Consolidar o conhecimento adquirido no decorrer do Capítulo.

Favorecer o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove ême ah um sete e ê éfe zero nove ême ah um nove da Bê êne cê cê.

Habilidades da Bê êne cê cê

Esta seção favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove ême ah um sete ao propor aos estudantes que identifiquem e desenhem vistas ortogonais de objetos desenhados em perspectiva. A habilidade ê éfe zero nove ême ah um nove tem o seu desenvolvimento favorecido ao propor problemas que envolvam as medidas de volumes de prismas e de cilindros retos que podem ser resolvidos aplicando expressões de cálculo.

Orientações

Exemplo de resposta do item b da atividade 2:

Figura geométrica. Acima, plano alfa com vista frontal: quadrado com o desenho dentro, que lembra o formato da letra T maiúscula invertida. Abaixo, plano delta com visão lateral: quadrado com o desenho dentro, que lembra o formato de uma letra L maiúscula, à esquerda do quadrado.

Explore a obra de Luiz Sacilotto, apresentada na atividade 3, pedindo aos estudantes que identifiquem figuras geométricas (resposta: quadriláteros). Por meio dessa resposta, é interessante conversar sobre o efeito produzido pelo artista para passar a ideia de figura não plana.

(ê éfe zero nove ême ah um sete) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

(ê éfe zero nove ême ah um nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Atividades de revisão

7. Um reservatório de óleo diesel de formato cilíndrico mede 2 métros de altura e base cujo raio mede 3 métros de comprimento. Quantos litros de óleo esse reservatório comporta? (Considere: π = 3,14)

8. Com dois pedaços de cartolina no formato de ­triângulos equiláteros congruentes e três pedaços retangulares, podemos construir um modelo da superfície externa de um prisma.

Figura geométrica. Planificação do prisma de base triangular. As bases são triângulos equiláteros de lado com medida de comprimento 2 centímetros e altura de medida igual raiz quadrada de 3 centímetros e as faces laterais são 3 retângulos de comprimento com medida igual a 5 centímetros e largura com medida de comprimento igual a 2 centímetros.

a) Qual é a medida da altura desse prisma?

b) Qual é a medida da área da base desse prisma?

c) Qual é a medida do volume desse prisma?

9. Marta vai recobrir com plástico a parte externa de um cesto sem tampa com o formato da figura a seguir.

Figura geométrica. Prisma de base quadrangular azul cuja a medida da altura é igual a 50 centímetros.

As laterais do cesto têm formato retangular, e a base tem o formato de um quadrado com lados que medem 25 centímetros de comprimento.

Calcule a medida de comprimento mínima do plástico que Marta deverá comprar, sabendo que ele é vendido com medida de largura de 25 cm.

10.

Ícone de elaboração de problemas.

 Elabore um problema que envolva o cálculo de medida de volumes de sólidos geométricos.

11.

Ícone desafio.
Ícone de grupo ou dupla.

 Junte-se a um colega, analisem a situação e façam o que se pede.

Nos supermercados, muitas vezes, produtos em latas ou vidros são vendidos empacotados. O tipo de empacotamento é avaliado de acordo com sua eficiência. Para isso, calcula-se o quociente entre a medida do volume do pacote e a medida do volume total das latas; quanto mais próximo de 1, mais eficiente será o pacote.

Suponham que uma lata de refrigerante tenha 5 centímetros de comprimento de medida de raio, 12 centímetros de medida de altura e medida de volume igual a 942 centímetros cúbicos.

Ilustração. Quatro modelos diferentes de caixas com latas de refrigerantes. Todas as caixas são paralelepípedos e têm um círculo branco de bordas vermelhas e uma faixa amarela na frente. A primeira caixa acomoda duas latinhas. A segunda caixa acomoda três latinhas enfileiradas. A terceira caixa acomoda quatro latinhas em 2 fileiras com 2 latinhas cada. A quarta caixa acomoda 6 latinhas em 2 fileiras com 3 latinhas cada.

a) Calculem a eficiência de cada um dos pacotes apresentados anteriormente.

b) Qual desses pacotes seria mais econômico, poupando danos ao meio ambiente?

12.

Ícone desafio.
Ícone de grupo ou dupla.

Reúna-se com alguns colegas e resolvam o problema proposto.

(Fuvésti) Um castelo está cercado por uma vala cujas bordas são dois círculos concêntricos de raios 41 métros e 45 métros. A profundidade da vala é constante e igual a 3 métros.

Ilustração. Modelo de um castelo medieval com três torres de telhado vermelho e com uma bandeira verde em cada topo. O castelo é construído com blocos na cor cinza e portas na cor marrom. É possível identificar algumas janelas na fachada. O castelo está sobre um terreno circular e há uma vala também circular preenchida com água. Abaixo da figura, retângulo azul com medida da largura igual a 3 metros e  texto indicando seção transversal da vala.

O proprietário decidiu enchê-la com água e, para esse fim, contratou caminhões-pipa, cujos reservatórios são cilindros circulares retos com raio da base de 1,5 métro e altura igual a 8 métros.

Determine o número mínimo de caminhões-pipa necessário para encher completamente a vala.

Respostas e comentários

7. .56520 litros

8. a) 5 centímetros; b)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 3 centímetros quadrados.

; c)

Sentença matemática. 5 raiz quadrada de 3 centímetros cúbicos.

9. 225 centímetros

10. Resposta pessoal.

11. a) Para todos os pacotes, a eficiência é a mesma: 1,274.

11. b) o pacote maior

12. 58 caminhões

Orientações e sugestões didáticas

Sugerimos algumas questões para que os estudantes possam refletir sobre suas aprendizagens e possíveis dificuldades no estudo deste Capítulo, as quais devem ser adaptadas à realidade da turma. Oriente-os a fazer a autoavaliação, respondendo às questões no caderno com “sim”, “às vezes” ou “não”.

Eu...

reticências consigo reconhecer um poliedro a partir de suas características?

reticências sei diferenciar poliedros de corpos redondos?

reticências sei determinar o número de arestas, de faces e de vértices de um poliedro, bem como relacionar esses números entre si pela relação de Euler?

reticências interpreto corretamente as vistas ortogonais de uma figura?

reticências sei calcular a medida de volume de cilindros, cones, prismas e pirâmides?

reticências sei resolver problemas envolvendo o cálculo de medida de volume de poliedros e de corpos redondos?

reticências sei planejar, executar e escrever a síntese de uma pesquisa estatística amostral?

reticências sei construir o esboço de uma figura a partir de suas vistas ortogonais, e vice-versa?

reticências compreendo as relações existentes entre o cálculo de medidas de volume de cones e cilindros?

reticências compreendo as relações existentes entre o cálculo de medidas de volume de pirâmides e prismas?

reticências cuido do meu material escolar?

reticências tenho um bom relacionamento com meus colegas de sala?

reticências consigo expor minhas ideias e opiniões em grupo?

reticências tenho facilidade para compreender os conteúdos?

reticências realizo as tarefas propostas?

Ilustração. Ícone da seção Para finalizar

Para finalizar

faça as atividades no caderno

organize suas ideias

Observe e responda

Considere estas imagens.

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

Fotografia. Quatro latas cinza com alça e com tinta nas cores: rosa, verde, amarelo e azul.
Latas de tinta.
Fotografia. Painel de uma bomba de combustível na cor preta com três retângulos na cor alaranjada. O primeiro com o texto 345 reais e a legenda em branco Total a pagar. O segundo com o texto 50 e legenda em branco Litros. O terceiro com o texto 6 reais e 90 centavos e legenda em branco Preço por litro.
Detalhe de uma bomba de combustível.
Figura geométrica. Sólido geométrico em perspectiva de forma que são visíveis seis faces. Duas delas são retangulares, uma é quadrada outra é hexagonal e outra pentagonal. Ao lado direito, três planos de vistas diferentes. Plano alfa é a vista ortogonal frontal. É possível identificar um retângulo logo acima um hexágono não regular, parecido com a letra L. Plano gama, é a vista ortogonal lateral esquerda. É possível identificar um pentágono não regular e logo acima um trapézio retângulo. O plano beta, é a vista ortogonal superior, é possível identificar um retângulo composto por um quadrado, um retângulo e um hexágono não regular que se parece com a letra L.
Gráfico. Malha quadriculada com um eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. No eixo horizontal estão indicados os números menos 4, menos 3, menos 2 menos 1, 1, 2, 3 e 4 e ele está rotulado como x. No eixo vertical estão indicados os números menos 3, menos 2, menos1, 1, 2, 3 e 4 e ele está rotulado como y. 2 pontos roxos estão indicados no plano cartesiano. O primeiro ponto está no ponto de encontro dos dois eixos. O segundo ponto está uma unidade a direita do eixo y e 4 unidades acima do eixo x. Reta roxa passando pelos dois pontos identificada por f de x.

Com base nas imagens e também no que você aprendeu nesta Unidade, faça o que se pede.

1. Analisando o gráfico anterior, de uma função linear, obtenha a lei dessa função.

2. No abastecimento de combustível, a grandeza total a pagar é dependente de outra grandeza? Se for, de qual?

3. Observe a imagem das latas de tinta. Qual sólido geométrico elas lembram?

4. O que é a vista ortogonal de uma figura?

Respostas e comentários

Observe e responda: 1. f(x) = 4x

2. Sim. A grandeza total a pagar está em função (é dependente) da quantidade de litros de combustível com que o veículo é abastecido.

3. cilindro

4. É a projeção ortogonal da figura sobre um plano.

Orientações e sugestões didáticas

Para finalizar

Objetivo

Analisar o que foi estudado na Unidade e avaliar o aprendizado.

Orientações

Tendo como ponto de partida a observação de imagens que retomam, de alguma maneira, assuntos discutidos na Unidade, os estudantes são convidados a realizar algumas sínteses sobre as principais ideias exploradas.

Se julgar conveniente, os estudantes podem retomar as atividades da Unidade, identificando aquelas em que tiveram dúvidas. Em seguida, devem responder às demais perguntas da seção, que abordam os assuntos tratados nos capítulos. Por último, devem tentar, em duplas, solucionar as dúvidas relativas às atividades listadas.

Para finalizar

Registre

Ícone de grupo ou dupla.

Para finalizar o estudo desta Unidade, junte-se a um colega e façam o que se pede.

1. O que significa dizer que uma grandeza é função de outra?

2. Podemos dizer que a medida de área de um terreno retangular é função das medidas de comprimento de seus lados?

3. Em que situações do dia a dia você identifica a ideia de função?

4. Quais são as características de uma função afim?

5. Como calculamos a medida do volume de um cone? E a de um cilindro?

6. Explique o que vocês entenderam sobre projeção ortogonal.

7. Na abertura desta Unidade, vocês responderam a algumas questões do boxe “Para começarreticências”. Comparem as respostas dadas àquelas questões com as respostas que vocês dariam agora e escrevam um texto explicando o que aprenderam nesta Unidade.

Para conhecer mais

Em busca das coordenadas

(Coleção A descoberta da Matemática)

Ernesto Rosa

São Paulo: Ática, 2008.

Telma, Itiro e Caíto não acreditavam que estavam fazendo uma viagem espacial. Como isso tinha acontecido? Pouco antes, passeavam, maravilhados, pela exposição de Ciência e Tecnologia montada no Observatório de Ciênciasreticências

Depois de passear pela Lua e por Marte e enfrentar uma chuva de meteoros, os três amigos pousaram em Ganimedes, satélite de Júpiter. A aventura estava incrível, mas eles precisavam dar um jeito de voltar para casa. Então, lançaram mão das coordenadas para encontrar o caminho de volta.

Fotografia. Capa do livro na cor amarela, título na cor vermelha: Em busca das coordenadas, autor Ernesto Rosa, na parte superior, escrito em azul. Abaixo, no fundo preto, três astronautas, uma mulher e dois homens, segurando folhas brancas com ilustração.

Os poliedros de Platão e os dedos da mão

(Coleção Vivendo a Matemática)

Nílson José Machado

São Paulo: Scipione, 2000.

Este livro mostra que é possível trabalhar poliedros a partir de noções básicas da Geometria plana, como ângulos e polígonos, criando um contexto baseado em situações de sala de aula, a partir da intuição. Com textos e exercícios sobre Geometria, o leitor poderá acompanhar o caminho intuitivo percorrido por Platão até os cinco poliedros regulares – tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro.

Fotografia. Capa do livro na cor cinza, título na cor verde: Os poliedros de Platão e os dedos da mão, autor Nílson José Machado, na parte superior, escrito em branco. Abaixo, pássaro colorido.
Respostas e comentários

Registre: 1. Exemplo de resposta: Significa que uma grandeza depende da outra.

2. sim

3. Resposta pessoal.

4. Espera-se que os estudantes apontem características como: o gráfico, a lei de formação e a quantidade de zeros da função.

5. cone: Vcone =

Sentença matemática. V prisma, com prisma subscrito igual a A base, com base subscrito vezes h.

(Abase: medida de área da base, h: medida da altura)

cilindro: Vcilindro = Abase h (Abase: medida de área da base, h: medida de altura)

6. Resposta pessoal.

7. Resposta pessoal.

Orientações e sugestões didáticas

Este momento de retomada é muito importante, pois possibilita aos estudantes que identifiquem, entre os conceitos estudados na Unidade, os que são mais relevantes. Depois, eles podem trocar ideias sobre estratégias de resoluções de atividade, compartilhando, assim, conhecimentos adquiridos.

Retome algumas atividades feitas nos Capítulos desta Unidade com os estudantes e peça a eles que:

1) listem no caderno as atividades dos Capítulos 8, 9 e 10 que tiveram mais dificuldades em resolver;

2) relacionem as atividades listadas com os conteúdos estudados;

3) reúnam-se com alguns colegas e resolvam juntos as atividades listadas por eles.