Créditos

Elaboração dos originais:

João Pires

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (São Paulo). Licenciado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor em escolas particulares e designer instrucional.

Wilker Leite

Mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (São Paulo). Editor.

Aline Ruiz Menezes

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (São Paulo). Licenciada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais). Professora em escolas particulares.

Daniele Lopes Freitas

Licenciada e bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora em escolas particulares.

Edna Santos Marini

Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada e bacharela em Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário fiéo – Fundação Instituto de Ensino para Osasco (São Paulo). Professora em escolas públicas e particulares.

Maria Silvia Gonçalves

Mestra em Educação, licenciada e bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora em escolas públicas e particulares e consultora pedagógica.

Ariadne Olímpio

Mestra em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) e bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora na rede particular de ensino.

Cassiano Butti

Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Santana” (São Paulo). Professor do Ensino Superior.

Maria Elisa Curti

Licenciada e bacharela em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharela em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (São Paulo). Professora na Educação Básica.

Regina Braz Rocha

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Neuropedagogia Sistêmica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (São Paulo). Licenciada e bacharela em Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário fiéo – Fundação Instituto de Ensino para Osasco (São Paulo). Assessora pedagógica na área de Língua Portuguesa, Currículo e BNCC em escolas públicas e particulares. Professora em escolas públicas, particulares e projetos sociais. Autora de materiais didáticos e documentos curriculares dirigidos à formação de professores.


Organização dos objetos digitais: Andressa Munique Paiva

Elaboração dos objetos digitais: Andressa Munique Paiva, Vanessa Valença

Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco

Edição: Olivia Neto e Roberta Lombardi Martins

Edição de texto: Layza Real

Assistência editorial: Roberta Lucas

Leitura crítica e assessoria técnico-pedagógica: Egon de Oliveira

Rangel e Ana Luiza Marcondes Garcia

Gerência de design e produção gráfica: Patricia Costa

Coordenação de produção: Denis Torquato

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Aurélio Camilo, Vinicius Rossignol Felipe

Capa: Tatiane Porusselli e Daniela Cunha

Ilustração da capa: Gabriel Sá

Coordenação de arte: Aderson Assis Oliveira

Edição de arte: Beatriz Akemi Shimabukuro, Mayra Raquel de Oliveira França

Editoração eletrônica: Estudo Gráfico Design

Coordenação de revisão: Camila crísti Gazzani

Revisão: Cesar G. Sacramento, Daniela Uemura, Janaína Mello, Lilian Xavier, Lucila V. Segóvia, Márcio Della Rosa, Sirlene Prignolato

Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi

Pesquisa iconográfica: Joanna êlos cousqui, Vanessa Trindade

Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro

Coordenação de bureau: Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Ana Isabela pitã Maraschin, Denise Feitoza Maciel, Marina M. Buzzinaro, Vânia Maia

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José Wagner Lima Braga, Marcio H. Kamoto, Selma Brisolla de Campos

Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Ivenção

Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó

Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva

A ilustração da capa, feita por Gabriel Sá, de São Luís do Maranhão (Maranhão), traz dois adolescentes em uma biblioteca física, conversando, ao mesmo tempo em que ele procura um livro nas estantes e ela escreve em uma das mesas que está perto dele. Essa imagem mostra que as bibliotecas, com materiais impressos diversos (livros, revistas, jornais etcétera.), ainda constituem espaços de pesquisa, estudo e interação para os estudantes.


Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Araribá conecta português [livro eletrônico]: 8º ano: livro digital-interativo / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna;
editora responsável Andressa Munique Paiva. - Primeira edição- São Paulo: Moderna, 2022.
HTML
Componente curricular: Língua portuguesa.
ISBN 978-85-16-13683-3
1. Língua portuguesa (Ensino fundamental)
I. Paiva, Andressa Munique.
22-113404
CDD-372.6
Índices para catálogo sistemático:
1. Língua portuguesa : Ensino fundamental 372.6
Cibele Maria Dias - Bibliotecária - CRB-8/9427

Reprodução proibida. Artigo 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA limitada.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - São Paulo - Brasil - cép 03303-904

Atendimento: telefone (11) 3240-6966

www.moderna.com.br

2022

Produzido no Brasil

1  3  5  7  9  10 8  6  4  2