Referências bibliográficas comentadas

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

O livro coloca em debate o ensino de gramática, explorando diferentes concepções desse conceito, para desfazer equívocos por meio de uma concepção científica de língua.

Baciqui, Lilian; MORAN, José (Organização.). Metodologias ativas para uma aprendizagem sinovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. E-book.

Os organizadores trazem uma coletânea de artigos de diferentes autores com o intuito de apresentar variadas metodologias ativas, tais como: aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, ensino híbrido, jogos e gamificação, design thinking, STEAM.

BORELLI, Sílvia S.; FREIRE FILHO, João (Organização.). Culturas juvenis no século vinte e um. São Paulo: edúqui, 2008.

A obra apresenta uma coletânea de variadas pesquisas sobre práticas juvenis no Brasil, com a finalidade de oferecer um panorama das transformações dos modos de ser jovem no início deste século.

Bráiti, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010.

A obra demonstra as relações profundas existentes entre língua e literatura, proporcionando ao leitor reflexões sobre o texto literário e suas articulações com diferentes linguagens.

BRANDÃO, Helena Nagamine (coordenação). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. quinta ediçãoSão Paulo: Cortez, 2011. (Série Aprender e ensinar com textos, volume 5).

O volume contempla diferentes artigos científicos que trazem possibilidades de trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula, articulando características dos gêneros e sua funcionalidade social.

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na Bê êne cê cê: contexto histórico e pres­supostos pedagógicos. Brasília: Méqui, 2019. Disponível em: https://oeds.link/Mp6RcA. Acesso em: 13 abril 2022.

Documento oficial que apresenta possibilidades de integração entre diferentes componentes curriculares por meio da proposição de Temas Contemporâneos Transversais.

BUENO, Luzia.; COSTA-Râbis, Terezinha da Conceição (Organização.). Gêneros orais no ensino. São Paulo: Mercado de Letras, 2015. (Série Ideias sobre linguagem).

Essa coletânea de artigos científicos reúne pesquisas sobre ensino de gêneros orais, promovendo reflexões teórico-práticas sobre o tema.

Respostas e comentários

Sobre Referências bibliográficas

Na parte introdutória deste Manual do Professor, você encontra outras referências.

COSCARELLI, Carla Viana (Organização.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2020.

Por meio de uma coletânea de diferentes artigos científicos, a obra propõe reflexões sobre o uso crítico, autônomo e cidadão das tecnologias, discutindo pontos fundamentais sobre o letramento digital no século vinte e um.

gôlman, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

O livro explora o conceito de mente emocional, para evidenciar que a consciência das emoções é fundamental para o desenvolvimento da inteligência, sendo obra direcionada a professores e famílias no que se refere ao desenvolvimento integral do ser humano.

Rrófman, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. trigésima terceira edição Porto Alegre: Mediação, 2014.

Por meio de práticas avaliativas desenvolvidas em diferentes segmentos do ensino, a autora discute os princípios fundamentais da avaliação mediadora, valendo-se da noção do papel mediador do professor na correção de tarefas avaliativas e provas, bem como em registros e relatórios de avaliação.

Clêiman, Angela ; MORAES, Sílvia. ê Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas-São Paulo: Mercado de Letras, 2003. (Série Ideias sobre linguagem).

Partindo da observação do cotidiano escolar, as autoras refletem sobre planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, para configurar diferentes sugestões práticas para a organização do trabalho interdisciplinar na escola.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: artimédi, 2002.

A obra traz importantes reflexões críticas sobre o que precisa ser ensinado no que se refere às práticas de leitura e escrita desde a aprendizagem inicial, avançando para a consolidação dos conhecimentos necessários para o uso da língua nessas práticas essenciais para a formação cidadã.

rôjo, Roxane (Organização.). escola conectada: os multiletramentos e as tiquis. São Paulo: Parábola, 2013.

Em uma coletânea de artigos, a obra discute a importância da incorporação das tiquis nas práticas de ensino para favorecer o desenvolvimento dos multiletramentos em contextos críticos e multiculturais, que envolvem diferentes textos da hipermídia, articulados a uma cultura participativa e colaborativa, o que estimula o protagonismo juvenil.