Créditos
Elaboração dos originais:
João Pires
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas ( São Paulo). Licenciado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor em escolas particulares e designer instrucional.
úilquer Leite
Mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero ( São Paulo). Editor.
Aline Ruiz Menezes
Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas ( São Paulo). Licenciada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Ouro Preto ( Minas Gerais). Professora em escolas particulares.
Edna Santos Marini
Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada e bacharela em Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário fiéo – Fundação Instituto de Ensino para Osasco ( São Paulo). Professora em escolas públicas e particulares.
Maria Silvia Gonçalves
Mestra em Educação, licenciada e bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora em escolas públicas e particulares e consultora pedagógica.
Ariadne Olímpio
Mestra em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) e bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora na rede particular de ensino.
Cassiano Butti
Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Santana” ( São Paulo). Professor do Ensino Superior.
Maria Elisa Curti
Licenciada e bacharela em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharela em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas ( São Paulo). Professora na Educação Básica.
Regina Braz Rocha
Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Neuropedagogia Sistêmica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul ( São Paulo). Licenciada e bacharela em Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário fiéo – Fundação Instituto de Ensino para Osasco ( São Paulo). Assessora pedagógica na área de Língua Portuguesa, Currículo e Bê êne cê cê em escolas públicas e particulares. Professora em escolas públicas, particulares e projetos sociais. Autora de materiais didáticos e documentos curriculares dirigidos à formação de professores.
Organização dos objetos digitais: Andressa Munique Paiva
Elaboração dos objetos digitais: Andressa Munique Paiva, Vanessa Valença
Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco
Edição: Olivia Neto e Roberta Lombardi Martins
Edição de texto: Ariane ême Oliveira
Assistência editorial: Roberta Lucas
Leitura crítica e assessoria técnico-pedagógica: Egon de Oliveira Rangel, Ana Luiza Marcondes Garcia e Regina Braz
Gerência de design e produção gráfica: Patricia Costa
Coordenação de produção: Denis Torquato
Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues
Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite
Projeto gráfico: Aurélio Camilo, Vinicius Rossinhól Felipe
Capa: Tatiane Porusselli e Daniela Cunha
Ilustração da capa: Gabriel Sá
Coordenação de arte: Aderson Assis Oliveira
Edição de arte: Beatriz Akemi Shimabukuro, Mayra Raquel de Oliveira França
Editoração eletrônica: Estudo Gráfico Design
Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani
Revisão: Ana Marson, Arali Lobo Gomes, Cesar gê. Sacramento, Denise Ceron, Lilian Xavier, Lucila vê Segóvia, Maíra Cammarano, Maura Loria, Patricia Cordeiro, Sirlene Prignolato
Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi
Pesquisa iconográfica: Lourdes Guimarães, Angelita Cardoso, Célia Rosa, Vanessa Trindade
Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro
Coordenação de bureau: Rubens ême Rodrigues
Tratamento de imagens: Ademir Francisco Batista, Ana Isabela Pítan Marrasquim, Denise Feitoza Maciel, Marina ême Buzzinaro, Vânia Maia
Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José váguiner Lima Braga, Marcio agá Kamoto, Selma Brisolla de Campos
Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Ivenção
Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó
Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva
A ilustração da capa, feita por Gabriel Sá, de São Luís do Maranhão ( Maranhão), apresenta dois adolescentes pesquisando e interagindo por uma tela holográfica, usando as novas tecnologias digitais. Dada a multiplicidade das práticas sociais na atualidade, que implicam a apropriação e o uso dessas novas tecnologias, o estudo dos gêneros textuais digitais se faz cada dia mais necessário.
![Ficha catalográfica. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Araribá conecta português [livro eletrônico] : 9º ano : manual digital-interativo do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Andressa Munique Paiva. -- 1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2022. HTML Componente curricular: Língua portuguesa. ISBN 978-85-16-13689-5 1. Língua portuguesa (Ensino fundamental) I. Paiva, Andressa Munique. 22-113434 CDD-372.6 Índices para catálogo sistemático: 1. Língua portuguesa : Ensino fundamental 372.6 Cibele Maria Dias - Bibliotecária - CRB-8/9427](../resources/images/im_002_amp9_creditos_f2_guia_ld_g24_group_5830.png)
Reprodução proibida. Artigo 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Todos os direitos reservados
EDITORA MODERNA limitada.
Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho
São Paulo - São Paulo - Brasil - cép 03303-904
Atendimento: telefone (11) 3240-6966
www.moderna.com.br
2022
Produzido no Brasil
1 3 5 7 9 10 8 6 4 2