REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
O livro coloca em debate o ensino de gramática, explorando diferentes concepções desse conceito, para desfazer equívocos por meio de uma concepção científica de língua.
, Lilian; MORAN, José ( Baciqui). organizador Metodologias ativas para uma aprendizagem inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. E-book.
Os organizadores trazem uma coletânea de artigos de diferentes autores com o intuito de apresentar variadas metodologias ativas, tais como: aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, ensino híbrido, jogos e gamificação, design thinking, STEAM.
BORELLI, Sílvia ésse.; FREIRE FILHO, João ( organizador). Culturas juvenis no século vinte e um. São Paulo: , edúqui 2008.
A obra apresenta uma coletânea de variadas pesquisas sobre práticas juvenis no Brasil, com a finalidade de oferecer um panorama das transformações dos modos de ser jovem no início deste século.
Bráiti, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010.
A obra demonstra as relações profundas existentes entre língua e literatura, proporcionando ao leitor reflexões sobre o texto literário e suas articulações com diferentes linguagens.
BRANDÃO, Helena Nagamine ( coordenação). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 5. ediçãoSão Paulo: Cortez, 2011. (Série Aprender e ensinar com textos, volume 5).
O volume contempla diferentes artigos científicos que trazem possibilidades de trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula, articulando características dos gêneros e sua funcionalidade social.
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na Bê êne cê cê: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://oeds.link/Mp6RcA. Acesso em: 13 abril 2022.
Documento oficial que apresenta possibilidades de integração entre diferentes componentes curriculares por meio da proposição de Temas Contemporâneos Transversais.
BUENO, Luzia.; costa râbis, Terezinha da Conceição ( organizador). Gêneros orais no ensino. São Paulo: Mercado de Letras, 2015. (Série Ideias sobre linguagem).
Essa coletânea de artigos científicos reúne pesquisas sobre ensino de gêneros orais, promovendo reflexões teórico-práticas sobre o tema.
COSCARELLI, Carla Viana ( organizador). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2020.
Por meio de uma coletânea de diferentes artigos científicos, a obra propõe reflexões sobre o uso crítico, autônomo e cidadão das tecnologias, discutindo pontos fundamentais sobre o letramento digital no século vinte e um.
gôlman, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
O livro explora o conceito de mente emocional, para evidenciar que a consciência das emoções é fundamental para o desenvolvimento da inteligência, sendo obra direcionada a professores e famílias no que se refere ao desenvolvimento integral do ser humano.
Rrófman, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. trigésima terceira edição Porto Alegre: Mediação, 2014.
Por meio de práticas avaliativas desenvolvidas em diferentes segmentos do ensino, a autora discute os princípios fundamentais da avaliação mediadora, valendo-se da noção do papel mediador do professor na correção de tarefas avaliativas e provas, bem como em registros e relatórios de avaliação.
clêimân ângela bê; MORAES, Sílvia. ê. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas- São Paulo: Mercado de Letras, 2003. (Série Ideias sobre linguagem).
Partindo da observação do cotidiano escolar, as autoras refletem sobre planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, para configurar diferentes sugestões práticas para a organização do trabalho interdisciplinar na escola.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: , 2002. artimédi
A obra traz importantes reflexões críticas sobre o que precisa ser ensinado no que se refere às práticas de leitura e escrita desde a aprendizagem inicial, avançando para a consolidação dos conhecimentos necessários para o uso da língua nessas práticas essenciais para a formação cidadã.
rojo rochane ( organizador). escolaconectada: os multiletramentos e as tiquis. São Paulo: Parábola, 2013.
Em uma coletânea de artigos, a obra discute a importância da incorporação das tiquis nas práticas de ensino para favorecer o desenvolvimento dos multiletramentos em contextos críticos e multiculturais, que envolvem diferentes textos da hipermídia, articulados a uma cultura participativa e colaborativa, o que estimula o protagonismo juvenil.