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Imagem: Ilustração. Um círculo azul com um coração verde sobreposto em uma composição aquarelada e em torno do qual há um cordão de silhuetas de pessoas coloridas de mãos dadas. Fim da imagem.

O QUE É O MUNDO?

O MUNDO É O QUE VOCÊ COLOCA NELE:

AMIGOS,

SORRISOS,

CORES,

FLORES,

BRINCADEIRAS,

FANTASIA, MÚSICA, DANÇA...


O MUNDO PODE FICAR BEM MELHOR

COM UM POUCO MAIS DE ARTE!


Desenhe neste espaço como você quer que seja o mundo.

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CONHEÇA SEU LIVRO

VEJA COMO ESTÁ ORGANIZADO SEU LIVRO DE ARTE.

PARA COMEÇAR O QUE APRENDEMOS PARA TERMINAR

NESSAS SEÇÕES, VOCÊ PODERÁ ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DE SEU CONHECIMENTO EM ARTE: O QUE JÁ SABE, O QUE AINDA PODE APRENDER E O QUE APRENDEU AO CHEGAR AO FINAL DO ANO.

ABERTURA

VOCÊ VAI OBSERVAR E APRECIAR REPRODUÇÕES DE PINTURAS, ESCULTURAS E FOTOGRAFIAS.

O QUE EU VEJO

VOCÊ VAI PERCEBER O QUE SABE SOBRE O ASSUNTO

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe O que eu vejo. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

GLOSSÁRIO

VOCÊ VAI APRENDER O SIGNIFICADO DE PALAVRAS LIGADAS À ARTE E AOS ASSUNTOS ESTUDADOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o Glossário. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MÃOS À OBRA

VOCÊ VAI FAZER ATIVIDADES ARTÍSTICAS, SOZINHO OU COM OS COLEGAS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mãos à obra. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

DE OLHO NA IMAGEM

VOCÊ VAI APRECIAR REPRODUÇÕES DE OBRAS DE ARTE E CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ELAS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção De olho na imagem. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

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CONHEÇA O ARTISTA

VOCÊ VAI CONHECER A BIOGRAFIA DE ALGUNS ARTISTAS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Conheça o artista. Página composta por boxe complementar, textos e imagens. Fim da imagem.

PARA FAZER COM OS COLEGAS

VOCÊ E OS COLEGAS VÃO FAZER ATIVIDADES ARTÍSTICAS JUNTOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para fazer com os colegas. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MUSICANDO

VOCÊ VAI AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE MÚSICA E SONS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Musicando. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

VAMOS LER

VOCÊ VAI AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS COM A LEITURA DOS LIVROS QUE RECOMENDAMOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos ler. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES UTILIZADOS

ÍCONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

DESENHO OU PINTURA

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE EXTRACLASSE/PARA CASA

ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

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SUMÁRIO

PARA COMEÇAR, p. 8

CAPÍTULO 1. BRINCAR É UMA ARTE, p. 10

Imagem: Fotografia. No pátio de uma escola, três crianças uniformizadas brincam de pular corda. Fim da imagem.

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, p. 12

BOLAS E BONECAS, p. 12

BRINCADEIRAS, p. 14

AMARELINHA, p. 15

CIRANDA, CIRANDINHA, p. 16

PULAR CORDA, p. 17

CAMA DE GATO, p. 18

TERRA-MAR, p. 19

MÃOS À OBRA, p. 21

ARTE NAÏF, p. 22

LEGENDAS, p. 24

COM A ARTE TAMBÉM SE BRINCA, p. 25

MÃOS À OBRA, p. 25

Imagem: Ilustração. Oito crianças uniformizadas brincam divididas em dois pequenos grupos. No entorno, há uma amarelinha pintada no chão, bolas e uma corda. Fim da imagem.

CAPÍTULO 2. AS LINGUAGENS DA ARTE, p. 26

Imagem: Fotografia. Trecho de uma rua com construções assobradadas e onde pessoas estão sentadas em cadeiras, outras caminham e há um corredor central onde há sombrinhas abertas. Todo espaço é coberto por uma composição de sombrinhas abertas coloridas que formam um teto.  Fim da imagem.

LINGUAGENS DA ARTE, p. 28

ARTES VISUAIS, p. 30

MÚSICA, p. 32

DANÇA, p. 34

TEATRO, p. 36

CONHEÇA O ARTISTA, p. 39

MÃOS À OBRA, p. 40

PAISAGEM SONORA, p. 41

• MUSICANDO, p. 43

O SOM E A TECNOLOGIA, p. 45

O QUE APRENDEMOS, p. 46

7

CAPÍTULO 3. O CIRCO CHEGOU!, P. 48

Imagem: Ilustração. Dois palhaços com rosto pintado, chapéu e roupa colorida. Um deles está sobre um monociclo e o outro equilibra pratos.  Fim da imagem.

CIRCO, p. 50

ARTE CIRCENSE, p. 51

MÃOS À OBRA, p. 53

O CIRCO NO BRASIL, p. 54

CONHEÇA O ARTISTA, p. 58

MÚSICA E CIRCO, p. 59

MÃOS À OBRA, p. 60

DE OLHO NA IMAGEM, p. 62

• PARA FAZER COM OS COLEGAS, p. 63

  1. CAPÍTULO 4. UM MUNDO EM QUADRINHOS, p. 64
Imagem: Fotografia. Destaque da mão de uma pessoa que pinta um quadrinho no papel. Fim da imagem.

UM POUCO DE HISTÓRIA, p. 66

CONVERSANDO COM O AUTOR, p. 67

TIRINHAS, p. 68

HQs, p. 70

ELEMENTOS DAS HQs, p. 73

BALÕES, p. 73

MÃOS À OBRA, p. 73

LEGENDAS, p. 74

MÃOS À OBRA, p. 74

ONOMATOPEIAS, p. 75

MÃOS À OBRA, p. 75

• MUSICANDO, p. 76

MÃOS À OBRA, p. 77

COMO AS HQs SÃO FEITAS, p. 78

ROTEIRO, p. 78

DESENHO, p. 78

ARTE-FINAL, p. 79

GIBITECA, p. 80

MÃOS À OBRA, p. 80

• PARA FAZER COM OS COLEGAS, p. 81

O QUE APRENDEMOS, p. 82

PARA TERMINAR, p. 84

VAMOS LER, p. 86

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS, p. 87

8

PARA COMEÇAR

OLÁ! VAMOS FAZER ALGUMAS ATIVIDADES E DESCOBRIR O QUE VOCÊ JÁ SABE?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. QUE TAL SE APRESENTAR PARA A TURMA? DIGA EM VOZ ALTA SEU NOME E QUAL É SUA BRINCADEIRA FAVORITA.
  1. ESCREVA SEU NOME NESTA LINHA. _____.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. FAÇA UM DESENHO NESTE ESPAÇO REPRESENTANDO A BRINCADEIRA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

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  1. CONVERSE COM A TURMA E O PROFESSOR SOBRE AS FORMAS DE EXPRESSÃO DA ARTE QUE VOCÊ CONHECE. MARQUE AS RESPOSTAS COM UM X .

( ) PINTURA

( ) DANÇA

( ) MÚSICA

( ) ESCULTURA

( ) CINEMA

( ) MÍMICA

( ) TEATRO

( ) FOTOGRAFIA

( ) CIRCO

  1. VOCÊ SABIA QUE O CIRCO É UMA DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS MAIS ANTIGAS DA HUMANIDADE? QUAIS DESTAS PESSOAS REPRESENTAM ARTISTAS DE CIRCO? MARQUE SUAS RESPOSTAS COM UM X E COMENTE COM O PROFESSOR E A TURMA COMO VOCÊ DESCOBRIU.

    ( ) Imagem: Fotografia. Um homem de smoking preto e luvas brancas sorri e segura uma cartola com uma flor vermelha para qual aponta uma varinha.  Fim da imagem.

    ( ) Imagem: Fotografia. Um senhor de óculos, barba e cabelo grisalhos e boina, usa camisa e está sentado pintando uma tela com pincel.  Fim da imagem.

( ) Imagem: Fotografia. Um palhaço com roupas largas, peruca e chapéu coloridos e luvas brancas. Ele sorri e aponta para seu lado direito. Fim da imagem.

( ) Imagem: Fotografia. Uma menina está de pé e toca um violino diante da sua partitura.  Fim da imagem.

( ) Imagem: Fotografia. Destaque de uma pessoa que usa luvas e faz uma escultura do busto de um homem de longo bigode e gola da roupa volumosa.  Fim da imagem.

( ) Imagem: Fotografia. Um trapezista em movimento.  Fim da imagem.

  1. VOCÊ GOSTA DE LER HISTÓRIAS EM QUADRINHOS?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. CONTE PARA A TURMA UMA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS QUE VOCÊ CONHECE E ESCREVA O TÍTULO DELA NESTA LINHA. _____.