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- CAPÍTULO 4. UM MUNDO EM QUADRINHOS
LEGENDA: ILUSTRAÇÃO DE PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA, CRIADA POR MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
O QUE EU VEJO
- VOCÊ CONHECE AS PERSONAGENS QUE APARECEM NESTAS PÁGINAS?
2. ELAS SÃO PERSONAGENS DE QUE TIPO DE HISTÓRIA?
- VOCÊ GOSTA DESSE TIPO DE HISTÓRIA?
- ALGUÉM LÊ ESSAS HISTÓRIAS PARA VOCÊ? SE SIM, QUEM?
- ONDE ENCONTRAMOS ESSAS HISTÓRIAS: EM REVISTAS, EM LIVROS?
Fim do complemento.
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UM POUCO DE HISTÓRIA...
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, TAMBÉM CONHECIDAS COMO HQs , SÃO HISTÓRIAS CONTADAS POR DESENHOS E TEXTOS CURTOS.
ESSES DESENHOS E TEXTOS SÃO ORGANIZADOS EM QUADRINHOS.
EM 1869, FOI PUBLICADA A HISTÓRIA AS AVENTURAS DE NHÔ-QUIM, CONSIDERADA A PRIMEIRA HQ BRASILEIRA. O AUTOR DESSES QUADRINHOS FOI ANGELO AGOSTINI (1843-1910).
OBSERVE A REPRODUÇÃO DO INÍCIO DESSA HISTÓRIA.
LEGENDA: AGOSTINI, ANGELO. AS AVENTURAS DE NHÔ-QUIM OU IMPRESSÕES DE UMA VIAGEM À CORTE. REVISTA A VIDA FLUMINENSE, ANO 2, N. 57, 1869. FIM DA LEGENDA.
O LANÇAMENTO DA HQ AS AVENTURAS DE NHÔ-QUIM FOI EM 30 DE JANEIRO, POR ISSO NESSE DIA PASSOU A SER COMEMORADO O DIA DOS QUADRINHOS.
EM 1905, COMEÇOU A SER PUBLICADO O ALMANAQUE D’O TICO-TICO, QUE É CONSIDERADO A PRIMEIRA REVISTA EM QUADRINHOS DO BRASIL.
ESSA PUBLICAÇÃO ERA COLORIDA E TINHA HISTÓRIAS, JOGOS E PASSATEMPOS PARA CRIANÇAS.
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CONVERSANDO COM O AUTOR
AS REVISTAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO CHAMADAS DE GIBIS. NOS GIBIS, EM GERAL, ALÉM DAS HISTÓRIAS, HÁ DUAS SEÇÕES PARA OS LEITORES.
UMA DELAS É CHAMADA CORREIO OU CORRESPONDÊNCIA. ELA MOSTRA OS TEXTOS E AS FOTOGRAFIAS QUE OS LEITORES ENVIAM POR E-MAIL PARA A REDAÇÃO DAS REVISTAS. EM ALGUNS GIBIS HÁ TAMBÉM UMA SEÇÃO DE PASSATEMPOS.
LEGENDA: AMO LER AS HISTORINHAS, PRINCIPALMENTE AS QUE TÊM MUITA AÇÃO E TRAPALHADAS! CAMILE LOUSADA SAER. 7 ANOS – POR E-MAIL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TODAS AS NOITES EU SÓ DURMO DEPOIS DE LER UM GIBI!!! REGIANE MAIA CRUZ. 6 ANOS – POR E-MAIL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: GOSTO DE ME DIVERTIR COM AS HISTÓRIAS E OS PASSATEMPOS. PAULO GOES. 6 ANOS – POR E-MAIL. FIM DA LEGENDA.
E-MAIL SIGNIFICA CORRESPONDÊNCIA ELETRÔNICA. ESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO É BASTANTE UTILIZADO. USAMOS O E-MAIL EM MENSAGENS INFORMAIS E TAMBÉM QUANDO PRECISAMOS NOS COMUNICAR DE FORMA MAIS ELABORADA.
VAMOS ESCOLHER UM LIVRO QUE TENHA NOS ENSINADO COISAS IMPORTANTES ESTE ANO. DEPOIS, VAMOS CONVERSAR SOBRE ESSES APRENDIZADOS COM OS COLEGAS. POR ÚLTIMO, JUNTOS, VAMOS ESCREVER E MANDAR UM E-MAIL PARA O AUTOR CONTANDO SOBRE A NOSSA EXPERIÊNCIA.
O PROFESSOR VAI EXPLICAR COMO A ATIVIDADE VAI SER FEITA.
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TIRINHAS
AS TIRINHAS SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS MAIS CURTAS. EM GERAL, ELAS TÊM ATÉ QUATRO QUADRINHOS E PODEM SER PUBLICADAS EM JORNAIS, REVISTAS E EM SITES NA INTERNET.
A TIRINHA A SEGUIR É DA PERSONAGEM SURIÁ, UMA MENINA MUITO ESPERTA QUE MORA COM OS PAIS EM UM CIRCO.
LEGENDA: LAERTE. SURIÁ CONTRA O DONO DO CIRCO. SÃO PAULO: DEVIR, 2003. P. 54. FIM DA LEGENDA.
CONVERSE COM SEUS COLEGAS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- VOCÊ CONHECIA A PERSONAGEM SURIÁ?
( ) SIM.
( ) NÃO.
- VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA A PALAVRA ORDEM? _____.
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- SURIÁ COLOCOU OS CDs EM “ORDEM DE CIRCO”. OBSERVE A IMAGEM DO SEGUNDO QUADRINHO E EXPLIQUE PARA O PROFESSOR O QUE VOCÊ ENTENDEU POR “ORDEM DE CIRCO”. DEPOIS, ANOTE AQUI O QUE ELE ESCREVEU NA LOUSA. _____.
- LEIA A TIRINHA A SEGUIR. ELA MOSTRA AS PERSONAGENS MARCELINHO E CASCÃO E PASSA UMA MENSAGEM PARA O LEITOR USANDO O HUMOR.
LEGENDA: SOUSA, MAURICIO DE. TIRA DO MARCELINHO N. 0069. SÃO PAULO: MAURICIO DE SOUSA EDITORA LTDA. FIM DA LEGENDA.
- NA SUA OPINIÃO, QUE MENSAGEM É ESSA? _____.
- POR QUE É IMPORTANTE USAR O CINTO DE SEGURANÇA? _____.
- ALÉM DE USAR O CINTO DE SEGURANÇA, O QUE VOCÊ ACHA QUE O CASCÃO DEVERIA FAZER NO TRÂNSITO? CONVERSE COM SEUS COLEGAS. _____.
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HQs
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS USAM UMA OU VÁRIAS PÁGINAS PARA CONTAR UMA HISTÓRIA.
QUE TAL LER UMA HQ COM PERSONAGENS QUE JÁ APARECERAM NESTE LIVRO? OBSERVE.
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LEGENDA: SOUSA, MAURICIO DE. MAGALI, N. 27, P. 52-53. SÃO PAULO: MAURICIO DE SOUSA/PANINI COMICS, JULHO DE 2017. FIM DA LEGENDA.
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CONVERSE COM SEUS COLEGAS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- O QUE A HQ DAS PÁGINAS ANTERIORES ESTÁ CONTANDO?
- NO CAPÍTULO 2 DESTE LIVRO, HÁ A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS. O QUE HÁ DE IGUAL E O QUE HÁ DE DIFERENTE ENTRE AQUELA HISTÓRIA E ESTA QUE VOCÊ ACABOU DE LER?
- NA HQ, COMO O LOBO DERRUBA AS CASAS DOS PORQUINHOS?
- POR QUE O LOBO ESTAVA CORRENDO ATRÁS DOS PORQUINHOS?
- O LOBO E OS PORQUINHOS FICARAM AMIGOS. O QUE ELES FAZIAM ON-LINE?
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ELEMENTOS DAS HQs
BALÕES
A FALA E O PENSAMENTO DAS PERSONAGENS DAS HQs SÃO ESCRITOS EM BALÕES.
O FORMATO DOS BALÕES PODE INDICAR SE A PERSONAGEM ESTÁ FALANDO ALTO OU BAIXO, PENSANDO OU O QUE ELA ESTÁ SENTINDO.
OBSERVE ALGUNS BALÕES DE HQs.
LEGENDA: BALÃO DE FALA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BALÃO DE COCHICHO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BALÃO DE PENSAMENTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BALÃO DE GRITO. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
MÃOS À OBRA
- CRIE A SUA TIRINHA. USE BALÕES PARA CONTAR O QUE SUAS PERSONAGENS ESTÃO FALANDO OU PENSANDO.
Fim do complemento.
74
LEGENDAS
AS LEGENDAS SÃO INFORMAÇÕES OU COMENTÁRIOS SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA HQ.
EM GERAL, AS LEGENDAS SÃO ESCRITAS EM RETÂNGULOS COLOCADOS EM UM DOS LADOS DO QUADRINHO. OBSERVE.
Boxe complementar:
MÃOS À OBRA
- ESCREVA NO RETÂNGULO A SEGUIR UMA LEGENDA CONTANDO O QUE O LOBO E OS PORQUINHOS ESTÃO FAZENDO.
_____
Fim do complemento.
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ONOMATOPEIAS
ONOMATOPEIAS SÃO PALAVRAS QUE REPRESENTAM OS SONS DA HISTÓRIA.
OBSERVE OS QUADRINHOS A SEGUIR. AS PALAVRAS BLAM E ATCHIM SÃO O SOM DA PORTA FECHANDO E O SOM DO LOBO ESPIRRANDO, RESPECTIVAMENTE.
Boxe complementar:
MÃOS À OBRA
- PEÇA AJUDA A UM FAMILIAR E PESQUISE ONOMATOPEIAS EM REVISTAS DE HQS. DEPOIS, RECORTE E COLE NESTE ESPAÇO.
_____
Fim do complemento.
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MUSICANDO
NAS HQs OS SONS SÃO REPRESENTADOS POR PALAVRAS CHAMADAS ONOMATOPEIAS.
MAS EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE REPRESENTAR OS SONS: UTILIZANDO SINAIS GRÁFICOS, POR EXEMPLO.
-
QUE TAL EXPLORAR COM A TURMA OUTROS SONS E FAZER O REGISTRO DESENHANDO EM UMA FOLHA DE PAPEL? DEIXEM OS DESENHOS BEM COLORIDOS PARA REPRESENTAR OS SONS.
- ESCOLHA UM SOM PARA REPRESENTAR.
- QUANDO TODOS TIVEREM TERMINADO OS DESENHOS, CRIEM UM JOGO USANDO REGISTROS MUSICAIS.
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Boxe complementar
MÃOS À OBRA
CRIANDO UMA PERSONAGEM
PARA QUE UMA PERSONAGEM SEJA RECONHECIDA EM UMA HQ, ELA PRECISA TER CARACTERÍSTICAS MARCANTES. A PERSONAGEM PRINCIPAL DA TURMA DA MÔNICA, POR EXEMPLO, ESTÁ SEMPRE DE VESTIDO VERMELHO E SEGURANDO UM COELHO DE PELÚCIA.
PARA DAR VIDA A UMA PERSONAGEM, PRECISAMOS IMAGINAR SEU NOME, SUA HISTÓRIA, COMO ELA É FISICAMENTE, QUE ROUPAS VESTE, ENTRE OUTROS DETALHES.
- O QUE VOCÊ ACHA DE CRIAR UMA PERSONAGEM? PREENCHA OS DADOS DA SUA PERSONAGEM NA FICHA E, DEPOIS, DESENHE UMA TIRINHA OU HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM ELA.
NOME: _____.
IDADE: _____.
QUE ROUPA VESTE: _____.
O QUE ELA MAIS GOSTA DE FAZER: _____.
_____
- DEPOIS DE CRIAR E DESENHAR SUA PERSONAGEM, DÊ VIDA A ELA USANDO SEU CORPO E SUA VOZ! SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
Fim do complemento.
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COMO AS HQs SÃO FEITAS
HÁ TRÊS ETAPAS PARA CRIAR UMA HQ: ROTEIRO, DESENHO E ARTE-FINAL.
EM GERAL, NO INÍCIO DE UMA HISTÓRIA, SÃO COLOCADOS OS NOMES DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHARAM EM CADA UMA DESSAS ETAPAS. POR EXEMPLO, NA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS QUE VOCÊ LEU, AS ETAPAS E OS PROFISSIONAIS SÃO:
ROTEIRO: JOÃO M. MENDONÇA
DESENHO: OLGA M. OGASAWARA
ARTE-FINAL: LILIAN A. ALMEIDA
ROTEIRO
ROTEIRO É O TEXTO QUE CONTA O INÍCIO, O MEIO E O FIM DE UMA HISTÓRIA.
ESSES TEXTOS SÃO ESCRITOS POR UM ROTEIRISTA.
DESENHO
DEPOIS DE ESCREVER O TEXTO, O ROTEIRISTA ENTREGA O ROTEIRO PARA UM DESENHISTA. É O DESENHISTA QUE FAZ OS DESENHOS, OS BALÕES DE FALA E AS LEGENDAS. TUDO É FEITO A LÁPIS.
LEGENDA: DESENHISTA TRABALHANDO NAS ILUSTRAÇÕES DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. FIM DA LEGENDA.
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ARTE-FINAL
O DESENHISTA TAMBÉM PODE FAZER A ARTE-FINAL, QUE É O ACABAMENTO DE UM TRABALHO FEITO A LÁPIS.
NA ARTE-FINAL, O PRIMEIRO PASSO É FAZER O CONTORNO DOS DESENHOS COM TINTA.
DEPOIS QUE AS PÁGINAS SÃO FINALIZADAS, ELAS SEGUEM PARA O COLORISTA, QUE APLICA AS CORES.
OBSERVE UMA IMAGEM FINALIZADA E DEPOIS A MESMA IMAGEM COLORIZADA.
ALGUNS DESENHISTAS FAZEM TODAS AS ETAPAS DE UMA HQ. EM GRANDES ESTÚDIOS E EDITORAS, AS REVISTAS EM QUADRINHOS PODEM SER TOTALMENTE PRODUZIDAS EM MESAS DE DESENHO DIGITAL.
LEGENDA: DESENHISTA TRABALHANDO EM UMA MESA DE DESENHO DIGITAL. FOTOGRAFIA DE 2020. FIM DA LEGENDA.
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GIBITECA
GIBITECA É O LUGAR ONDE SÃO GUARDADOS GIBIS.
ALGUMAS GIBITECAS FAZEM PARTE DE BIBLIOTECAS. OUTRAS SÃO ESPAÇOS QUE FUNCIONAM EM LOCAIS INDEPENDENTES.
LEGENDA: GIBITECA DO SESC ESTAÇÃO 504 SUL. BRASÍLIA (DF), 2016. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
MÃOS À OBRA
QUE TAL MONTAR UMA GIBITECA NA ESCOLA?
PARA ISSO, SIGA O ROTEIRO.
- JUNTE GIBIS EM CASA, COM PESSOAS DE SUA FAMÍLIA, ATÉ LEVAR PARA A ESCOLA.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZE O LOCAL ONDE OS GIBIS FICARÃO GUARDADOS.
- AJUDE A SEPARAR AS REVISTAS POR TIPO DE PUBLICAÇÃO OU POR TEMAS. POR EXEMPLO, OS GIBIS DE SUPER-HERÓIS DEVEM FICAR TODOS JUNTOS.
Fim do complemento.
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PARA FAZER COM OS COLEGAS
AGORA, QUE TAL PRODUZIR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS E DEPOIS MONTAR UMA REVISTA DE HQ DOS COLEGAS DE SALA?
BASTA SEGUIR AS INSTRUÇÕES.
- CADA UM DE VOCÊS VAI ESCREVER UMA HISTÓRIA.
- PARA ISSO, VOCÊS DEVEM USAR FOLHAS DE PAPEL SULFITE, RÉGUA, LÁPIS PRETO E LÁPIS DE COR.
- NO CADERNO, ESCREVA UM PEQUENO ROTEIRO DA HISTÓRIA QUE VAI SER CONTADA.
- DIVIDA A FOLHA EM QUADRINHOS COM LÁPIS E RÉGUA. AS FOLHAS VÃO FICAR COMO A QUE APARECE NA IMAGEM.
- NO PRIMEIRO QUADRINHO, COLOQUE SEU NOME E ANO. NO SEGUNDO QUADRINHO, ESCREVA O TÍTULO DA SUA HISTÓRIA.
- SE VOCÊ NÃO QUISER DESENHAR, PODE RECORTAR PERSONAGENS DE REVISTINHAS E MONTAR SUA HQ COLANDO AS FIGURAS NOS QUADRINHOS.
OUTRA FORMA DE CRIAR PERSONAGENS É DESENHAR COM LÁPIS PRETO OBJETOS OU BRINQUEDOS. PODE SER UM CADERNO OU UMA BOLA, COM OLHOS, BOCA, BRAÇOS E PERNAS. DEPOIS, É PRECISO COLORIR.
- LEMBRE-SE DE DESENHAR OS BALÕES DE FALA NOS QUADRINHOS.
- QUANDO SUA
HQ
ESTIVER PRONTA, COLOQUE AS FOLHAS EM ORDEM E ENTREGUE PARA O PROFESSOR.
ELE VAI ORGANIZAR AS HISTÓRIAS POR ORDEM DE CHAMADA E GRAMPEAR, FORMANDO UMA REVISTINHA.
ESSA REVISTINHA PODE SER FOTOCOPIADA POR VOCÊS PARA QUE GUARDEM UMA CÓPIA. A REVISTA ORIGINAL IRÁ PARA A BIBLIOTECA DA ESCOLA.
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O QUE APRENDEMOS
OLÁ! AGORA VOCÊ FARÁ ALGUMAS ATIVIDADES E DESCOBRIRÁ QUE JÁ APRENDEU MUITAS COISAS!
- ASSIM COMO OUTROS ARTISTAS, OS PALHAÇOS USAM MÁSCARA?
( ) SIM.
( ) NÃO.
- COMO É A MÁSCARA DO PALHAÇO? _____.
- RELEMBRE OS ARTISTAS QUE VOCÊ CONHECEU NO LIVRO. ESCOLHA UM E CONTE A HISTÓRIA DELE PARA A TURMA. DO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU NESSE ARTISTA?
- NESTE LIVRO VOCÊ PÔDE SE DIVERTIR COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS. AS TIRINHAS SE DIFERENCIAM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR SEREM HISTÓRIAS:
( ) MAIS LONGAS.
( ) MAIS CURTAS.
- COMO OS SONS SÃO REPRESENTADOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS? _____.
- FAÇA UMA PESQUISA EM REVISTINHAS OU JORNAIS, RECORTE UM QUADRINHO COM UM EXEMPLO E COLE AQUI.
_____
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AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- EXPLORE COM A SUA VOZ ALGUMAS ONOMATOPEIAS QUE REPRESENTEM SONS SUGERIDOS PELO PROFESSOR. ESCOLHA ALGUMAS DELAS E FAÇA UM DESENHO.
_____
- NO CAPÍTULO 4, VOCÊ VIU COMO É O ESPAÇO DE UMA GIBITECA. NA SUA OPINIÃO, AS GIBITECAS SÃO IMPORTANTES? POR QUÊ? _____.
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PARA TERMINAR
PARA ENCERRAR O TRABALHO COM ESTE LIVRO, FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM ATENÇÃO.
- VOCÊ RECONHECE O BRINCAR NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA ARTE TRABALHADAS NESTE ANO? DÊ EXEMPLOS.
- DAS LINGUAGENS DA ARTE QUE VOCÊ EXPERIMENTOU, DE QUAL DELAS MAIS GOSTOU? CONTE PARA A TURMA E O PROFESSOR. DEPOIS ANOTE SEUS COMENTÁRIOS.
- DURANTE AS ATIVIDADES, VOCÊ SENTIU DIFICULDADES EM TRABALHAR EM GRUPO? QUE DIFICULDADES ENCONTROU? QUAIS DELAS VOCÊ CONSEGUIU SUPERAR? O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PODE MELHORAR?
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AVALIAÇÃO DE RESULTADO
- FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO UM MOMENTO QUE TENHA SIDO MUITO IMPORTANTE PARA VOCÊ NESTE ANO.
_____
- LEIA AS PERGUNTAS COM ATENÇÃO E RESPONDA MARCANDO UM
X
.
Quadro: equivalente textual a seguir.
SIM |
NÃO |
ÀS VEZES |
|
---|---|---|---|
TIVE DIFICULDADE COM OS CONTEÚDOS ESTUDADOS? |
|||
COLABOREI COM OS COLEGAS? |
|||
FOI BOM TRABALHAR EM DUPLA E EM GRUPO? |
|||
RESPEITEI A OPINIÃO DOS COLEGAS? |
|||
FOI BOM FAZER ATIVIDADES COM O CORPO? |
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VAMOS LER
GIGI E SUA TESOURA MÁGICA
MARILENA FLORES. SÃO PAULO: EVOLUIR, 2016.
O LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE GIGI, UMA MENINA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA APAIXONADA PELAS BONECAS DE PANO FEITAS PELA VÓ NENA. QUANDO A MENINA CONHECE UMA ECOBRINQUEDOTECA, TUDO MUDA. ESSA É UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO QUE PODE INSPIRAR AS CRIANÇAS A SEGUIR SEUS SONHOS.
TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE EM PDF NA INTERNET, NO LINK: http://fdnc.io/fyf. ACESSO EM: 29 JUN. 2022.
LIVRO CLAP
MADALENA MATOSO. SÃO PAULO: CIA DAS LETRINHAS, 2017.
AO ABRIR E FECHAR AS PÁGINAS DESSE LIVRO, O LEITOR PODERÁ INVENTAR SONS E PALAVRAS, CRIAR NOVAS HISTÓRIAS E TUDO AQUILO QUE A IMAGINAÇÃO MANDAR.
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA. SÃO PAULO: MODERNA, 2019.
O LIVRO APRESENTA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS EM OBRAS DE ARTE PINTADAS POR ARTISTAS COMO DEBRET, PORTINARI E MUITOS OUTROS.
GRANDE CIRCO FAVELA
OTÁVIO JÚNIOR. SÃO PAULO: ESTRELA CULTURAL, 2019.
ESSE LIVRO CONTA A HISTÓRIA DO PALHAÇO MINGAU E SUA AMIZADE COM A MENINA JU. TAMBÉM FAZ REFERÊNCIA AO PRIMEIRO PALHAÇO NEGRO BRASILEIRO, BENJAMIM DE OLIVEIRA.