64

  1. CAPÍTULO 4. UM MUNDO EM QUADRINHOS
Imagem: Ilustração. Em primeiro plano, apresenta quatro personagens sorridentes lado a lado: um menino de camiseta verde, shorts preto, sapato e cabelo com cinco fios espetados; uma menina de vestido vermelho, dentes da frente salientes, cabelo liso dividido ao meio, um coelho azul no colo e descalça; um menino de camiseta amarela, macacão vermelho, cabelo curto, com sujeira no rosto e descalço; e uma menina de vestido amarelo, descalça, de cabelo liso dividido ao meio.  Fim da imagem.

LEGENDA: ILUSTRAÇÃO DE PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA, CRIADA POR MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.

65

Boxe complementar:

O QUE EU VEJO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONHECE AS PERSONAGENS QUE APARECEM NESTAS PÁGINAS?

    2. ELAS SÃO PERSONAGENS DE QUE TIPO DE HISTÓRIA?

  1. VOCÊ GOSTA DESSE TIPO DE HISTÓRIA?
  1. ALGUÉM LÊ ESSAS HISTÓRIAS PARA VOCÊ? SE SIM, QUEM?
  1. ONDE ENCONTRAMOS ESSAS HISTÓRIAS: EM REVISTAS, EM LIVROS?

Fim do complemento.

66

UM POUCO DE HISTÓRIA...

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, TAMBÉM CONHECIDAS COMO HQs , SÃO HISTÓRIAS CONTADAS POR DESENHOS E TEXTOS CURTOS.

ESSES DESENHOS E TEXTOS SÃO ORGANIZADOS EM QUADRINHOS.

EM 1869, FOI PUBLICADA A HISTÓRIA AS AVENTURAS DE NHÔ-QUIM, CONSIDERADA A PRIMEIRA HQ BRASILEIRA. O AUTOR DESSES QUADRINHOS FOI ANGELO AGOSTINI (1843-1910).

OBSERVE A REPRODUÇÃO DO INÍCIO DESSA HISTÓRIA.

Imagem: Quadrinhos em preto e branco composto por dois quadros. Apresenta um conjunto de pessoas com trajes antigos em um espaço aberto e cavalos. Q1: Um homem de camisa, calça e botas abraça uma mulher de longo vestido e um homem. Ao redor, duas crianças e duas mulheres adultas esfregam os olhos. Ao fundo, um rapaz de botas e longo chapéu segura um cavalo.  Q2: O homem que abraçava as pessoas está sobre um cavalo e estende um chapéu com mão levantada e olhando para trás. Ao fundo, o rapaz de longo chapéu está sobre uma mula e cercado de bagagens. Fim da imagem.

LEGENDA: AGOSTINI, ANGELO. AS AVENTURAS DE NHÔ-QUIM OU IMPRESSÕES DE UMA VIAGEM À CORTE. REVISTA A VIDA FLUMINENSE, ANO 2, N. 57, 1869. FIM DA LEGENDA.

O LANÇAMENTO DA HQ AS AVENTURAS DE NHÔ-QUIM FOI EM 30 DE JANEIRO, POR ISSO NESSE DIA PASSOU A SER COMEMORADO O DIA DOS QUADRINHOS.

EM 1905, COMEÇOU A SER PUBLICADO O ALMANAQUE D’O TICO-TICO, QUE É CONSIDERADO A PRIMEIRA REVISTA EM QUADRINHOS DO BRASIL.

ESSA PUBLICAÇÃO ERA COLORIDA E TINHA HISTÓRIAS, JOGOS E PASSATEMPOS PARA CRIANÇAS.

67

CONVERSANDO COM O AUTOR

AS REVISTAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO CHAMADAS DE GIBIS. NOS GIBIS, EM GERAL, ALÉM DAS HISTÓRIAS, HÁ DUAS SEÇÕES PARA OS LEITORES.

UMA DELAS É CHAMADA CORREIO OU CORRESPONDÊNCIA. ELA MOSTRA OS TEXTOS E AS FOTOGRAFIAS QUE OS LEITORES ENVIAM POR E-MAIL PARA A REDAÇÃO DAS REVISTAS. EM ALGUNS GIBIS HÁ TAMBÉM UMA SEÇÃO DE PASSATEMPOS.

Imagem: Fotografia. Uma menina sorridente de longo cabelo castanho-escuro e liso. Fim da imagem.

LEGENDA: AMO LER AS HISTORINHAS, PRINCIPALMENTE AS QUE TÊM MUITA AÇÃO E TRAPALHADAS! CAMILE LOUSADA SAER. 7 ANOS – POR E-MAIL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina sorridente de cabelo liso longo e castanho-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: TODAS AS NOITES EU SÓ DURMO DEPOIS DE LER UM GIBI!!! REGIANE MAIA CRUZ. 6 ANOS – POR E-MAIL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino sorridente de cabelo crespo longo. Fim da imagem.

LEGENDA: GOSTO DE ME DIVERTIR COM AS HISTÓRIAS E OS PASSATEMPOS. PAULO GOES. 6 ANOS – POR E-MAIL. FIM DA LEGENDA.

E-MAIL SIGNIFICA CORRESPONDÊNCIA ELETRÔNICA. ESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO É BASTANTE UTILIZADO. USAMOS O E-MAIL EM MENSAGENS INFORMAIS E TAMBÉM QUANDO PRECISAMOS NOS COMUNICAR DE FORMA MAIS ELABORADA.

VAMOS ESCOLHER UM LIVRO QUE TENHA NOS ENSINADO COISAS IMPORTANTES ESTE ANO. DEPOIS, VAMOS CONVERSAR SOBRE ESSES APRENDIZADOS COM OS COLEGAS. POR ÚLTIMO, JUNTOS, VAMOS ESCREVER E MANDAR UM E-MAIL PARA O AUTOR CONTANDO SOBRE A NOSSA EXPERIÊNCIA.

O PROFESSOR VAI EXPLICAR COMO A ATIVIDADE VAI SER FEITA.

68

TIRINHAS

AS TIRINHAS SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS MAIS CURTAS. EM GERAL, ELAS TÊM ATÉ QUATRO QUADRINHOS E PODEM SER PUBLICADAS EM JORNAIS, REVISTAS E EM SITES NA INTERNET.

A TIRINHA A SEGUIR É DA PERSONAGEM SURIÁ, UMA MENINA MUITO ESPERTA QUE MORA COM OS PAIS EM UM CIRCO.

Imagem: Tirinha composta por dois quadros. Apresenta Suriá, uma menina negra de cabelo preto preso em duas xuxinhas e uma menina ruiva com a qual ela conversa. Q1: Suriá e a menina carregam mochilas nas costas e caminham na calçada. Elas conversam. Suriá começa: “BOTEI EM ORDEM OS MEUS CEDÊS!”. A amiga pergunta: “ORDEM ALFABÉTICA?”. Suriá afirma: “NÃO.”. A amiga: “ORDEM DE QUANDO FORAM COMPRADOS?”. Suriá repete: “NÃO”. A menina “ORDEM DE PREFERÊNCIAS?”. Suriá mais uma vez: “NÃO.”. Q2: Em uma sala, ambas olham uma pilha de CDs formando uma composição com bastões sobre a qual há um feixe de luz e ao lado de um rádio. Suriá aponta e diz: “ORDEM DE CIRCO!”. E a amiga exclama: “FICOU LEGAL!”. Fim da imagem.

LEGENDA: LAERTE. SURIÁ CONTRA O DONO DO CIRCO. SÃO PAULO: DEVIR, 2003. P. 54. FIM DA LEGENDA.

CONVERSE COM SEUS COLEGAS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

  1. VOCÊ CONHECIA A PERSONAGEM SURIÁ?

    ( ) SIM.

    ( ) NÃO.

  1. VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA A PALAVRA ORDEM? _____.

69

  1. SURIÁ COLOCOU OS CDs EM “ORDEM DE CIRCO”. OBSERVE A IMAGEM DO SEGUNDO QUADRINHO E EXPLIQUE PARA O PROFESSOR O QUE VOCÊ ENTENDEU POR “ORDEM DE CIRCO”. DEPOIS, ANOTE AQUI O QUE ELE ESCREVEU NA LOUSA. _____.
  1. LEIA A TIRINHA A SEGUIR. ELA MOSTRA AS PERSONAGENS MARCELINHO E CASCÃO E PASSA UMA MENSAGEM PARA O LEITOR USANDO O HUMOR.
Imagem: Tirinha composta por três quadros. Apresenta Marcelinho, um menino de topete, camiseta preta, shorts e tênis; e Cascão, um menino de camiseta amarela e macacão vermelho. Eles estão em uma área aberta e gramada. Q1: Cascão está em um carrinho de brinquedo e pergunta para Marcelinho que passa ao seu lado: “MARCELINHO, EMPURRA O MEU CARRINHO?”. Marcelinho olha e pensa com uma das mãos no rosto: “HUM?!”. Q2: Marcelinho cruza os braços e exclama: “NÃO POSSO FAZER ISSO, CASCÃO!”. E o colega pergunta: “E POR QUE NÃO?”. Q3: Marcelinho segue a caminhada e responde: “O SEU CARRINHO ESTÁ SEM CINTO DE SEGURANÇA!”. Cascão olha para o lado e no balão de fala há um ponto de exclamação. Fim da imagem.

LEGENDA: SOUSA, MAURICIO DE. TIRA DO MARCELINHO N. 0069. SÃO PAULO: MAURICIO DE SOUSA EDITORA LTDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

70

HQs

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS USAM UMA OU VÁRIAS PÁGINAS PARA CONTAR UMA HISTÓRIA.

QUE TAL LER UMA HQ COM PERSONAGENS QUE JÁ APARECERAM NESTE LIVRO? OBSERVE.

Imagem: Quadrinhos. Apresenta um lobo personificado com macacão e três porquinhos também personificados. Eles estão em uma área aberta e gramada. Q1: A legenda diz “JÁ EM UMA FLORESTA DE UM REINO TAMBÉM DISTANTE, HAVIA UM LOBO QUE RESOLVEU CORRER ATRÁS DE TRÊS PORQUINHOS!”. O lobo corre com a língua de fora atrás dos três porquinhos. Q2: A legenda diz: “COM MEDO, OS PORQUINHOS SE ESCONDERAM EM UMA CASA FEITA DE PALHA!”. O lobo chega em uma casa de palha. Na casa, a porta bate, “BLAM”. Q3: A legenda diz: “ACONTECE QUE O LOBO TINHA UMA ORTE ALERGIA QUE FAZIA ELE ESPIRRAR!”. O lobo espirra, “ATCHIM”, e a casa de palha se desfaz. Q4: A legenda diz: “COM A ORÇA DO SEU ESPIRRO, A CASA DE PALHA FOI DESTRUÍDA E OS PORQUINHOS CORRERAM PARA UMA CASA DE MADEIRA!”. O lobo está triste. No chão há palhas e os porquinhos correm em direção a uma casa de madeira. Q5: A legenda diz: “O LOBO FOI ATRÁS! QUANDO ELE CHEGOU PERTO DA CASA...”. O lobo chega à porta da casa de madeira. Q6: A legenda: “... DEU UM ESPIRRO AINDA MAIS FORTE!”. Há uma figura disforme sobre a qual está escrito “ATCHIM!”. Q7: A legenda diz: “A CADA TAMBÉM FOI DESTRUÍDA!”. Os porquinhos estão em meio a tábuas no chão. Q8: A legenda: “QUANDO OS PORQUINHOS CORRIAM PARA UMA CASA FEITA DE TIJOLOS...”. Um deles volta-se na direção do lobo e exclama: “ESPERA AÍ!”. Q9: O porquinho olha bravo para o lobo e pergunta: “POR QUE VOCÊ TÁ CORRENDO ATRÁS DA GENTE?”. Q10: O lobo olha tristonho para os porquinhos enquanto segura um celular e exclama: “EU QUERIA PEDIR A VOCÊS A SENHA DO WI-FI! MINHA INTERNET TÁ COM PROBLEMAS E EU NÃO CONSIGO CONECTAR!”. Os porquinhos olham espantados. Q11: O lobo continua: “PRECISO MARCAR UMA CONSULTA MÉDICA PELO UATIZAPI... PRA VER SE MELHORO DESTA ALERGIA!”. O porquinho olha surpreso. Q12: E continua: “NÃO PRECISAM TER MEDO DE MIM! ERA ISSO QUE EU QUERIA DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA!”. Os porquinhos observam. Q13: A legenda diz: “ENTÃO, OS PORQUINHOS PASSARAM A SENHA PRO LOBO! ELE SAROU DA ALERGIA PRO LOBO! ELE SAROU DA ALERGIA E GANHOU NOVO AMIGOS PARA OS SEUS JOGOS ON-LINE!”. “E ELES JOGARAM FELIZES PARA SEMPRE!”. O lobo e os porquinhos estão sentados sorrindo e olhando em seus celulares. Ao fundo, uma casa de tijolos.  Fim da imagem.

71

Imagem: Quadrinhos. Apresenta um lobo personificado com macacão e três porquinhos também personificados. Eles estão em uma área aberta e gramada. Q1: A legenda diz “JÁ EM UMA FLORESTA DE UM REINO TAMBÉM DISTANTE, HAVIA UM LOBO QUE RESOLVEU CORRER ATRÁS DE TRÊS PORQUINHOS!”. O lobo corre com a língua de fora atrás dos três porquinhos. Q2: A legenda diz: “COM MEDO, OS PORQUINHOS SE ESCONDERAM EM UMA CASA FEITA DE PALHA!”. O lobo chega em uma casa de palha. Na casa, a porta bate, “BLAM”. Q3: A legenda diz: “ACONTECE QUE O LOBO TINHA UMA ORTE ALERGIA QUE FAZIA ELE ESPIRRAR!”. O lobo espirra, “ATCHIM”, e a casa de palha se desfaz. Q4: A legenda diz: “COM A ORÇA DO SEU ESPIRRO, A CASA DE PALHA FOI DESTRUÍDA E OS PORQUINHOS CORRERAM PARA UMA CASA DE MADEIRA!”. O lobo está triste. No chão há palhas e os porquinhos correm em direção a uma casa de madeira. Q5: A legenda diz: “O LOBO FOI ATRÁS! QUANDO ELE CHEGOU PERTO DA CASA...”. O lobo chega à porta da casa de madeira. Q6: A legenda: “... DEU UM ESPIRRO AINDA MAIS FORTE!”. Há uma figura disforme sobre a qual está escrito “ATCHIM!”. Q7: A legenda diz: “A CADA TAMBÉM FOI DESTRUÍDA!”. Os porquinhos estão em meio a tábuas no chão. Q8: A legenda: “QUANDO OS PORQUINHOS CORRIAM PARA UMA CASA FEITA DE TIJOLOS...”. Um deles volta-se na direção do lobo e exclama: “ESPERA AÍ!”. Q9: O porquinho olha bravo para o lobo e pergunta: “POR QUE VOCÊ TÁ CORRENDO ATRÁS DA GENTE?”. Q10: O lobo olha tristonho para os porquinhos enquanto segura um celular e exclama: “EU QUERIA PEDIR A VOCÊS A SENHA DO WI-FI! MINHA INTERNET TÁ COM PROBLEMAS E EU NÃO CONSIGO CONECTAR!”. Os porquinhos olham espantados. Q11: O lobo continua: “PRECISO MARCAR UMA CONSULTA MÉDICA PELO UATIZAPI... PRA VER SE MELHORO DESTA ALERGIA!”. O porquinho olha surpreso. Q12: E continua: “NÃO PRECISAM TER MEDO DE MIM! ERA ISSO QUE EU QUERIA DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA!”. Os porquinhos observam. Q13: A legenda diz: “ENTÃO, OS PORQUINHOS PASSARAM A SENHA PRO LOBO! ELE SAROU DA ALERGIA PRO LOBO! ELE SAROU DA ALERGIA E GANHOU NOVO AMIGOS PARA OS SEUS JOGOS ON-LINE!”. “E ELES JOGARAM FELIZES PARA SEMPRE!”. O lobo e os porquinhos estão sentados sorrindo e olhando em seus celulares. Ao fundo, uma casa de tijolos.  Fim da imagem.

LEGENDA: SOUSA, MAURICIO DE. MAGALI, N. 27, P. 52-53. SÃO PAULO: MAURICIO DE SOUSA/PANINI COMICS, JULHO DE 2017. FIM DA LEGENDA.

72

CONVERSE COM SEUS COLEGAS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

  1. O QUE A HQ DAS PÁGINAS ANTERIORES ESTÁ CONTANDO?
  1. NO CAPÍTULO 2 DESTE LIVRO, HÁ A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS. O QUE HÁ DE IGUAL E O QUE HÁ DE DIFERENTE ENTRE AQUELA HISTÓRIA E ESTA QUE VOCÊ ACABOU DE LER?
  1. NA HQ, COMO O LOBO DERRUBA AS CASAS DOS PORQUINHOS?
  1. POR QUE O LOBO ESTAVA CORRENDO ATRÁS DOS PORQUINHOS?
  1. O LOBO E OS PORQUINHOS FICARAM AMIGOS. O QUE ELES FAZIAM ON-LINE?

73

ELEMENTOS DAS HQs

BALÕES

A FALA E O PENSAMENTO DAS PERSONAGENS DAS HQs SÃO ESCRITOS EM BALÕES.

O FORMATO DOS BALÕES PODE INDICAR SE A PERSONAGEM ESTÁ FALANDO ALTO OU BAIXO, PENSANDO OU O QUE ELA ESTÁ SENTINDO.

OBSERVE ALGUNS BALÕES DE HQs.

Imagem: Ilustração. Balão de fala: em forma elíptica e é contornado por uma linha contínua. Em seu interior está a expressão “OI, TUDO BEM?”.  Fim da imagem.

LEGENDA: BALÃO DE FALA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Balão de cochicho: tem o mesmo formato, mas o contorno apresenta uma linha tracejada. Em seu interior está a expressão VAMOS FALAR BAIXINHO. Fim da imagem.

LEGENDA: BALÃO DE COCHICHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Balão de pensamento: é contornado por uma linha formando curvas. Traz a expressão “SERÁ QUE CONTO??”. Fim da imagem.

LEGENDA: BALÃO DE PENSAMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Balão de grito: é contornado por uma linha em zigue-zague. Traz a expressão “SOCORRO!!!!!!”. Fim da imagem.

LEGENDA: BALÃO DE GRITO. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

MÃOS À OBRA

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  • CRIE A SUA TIRINHA. USE BALÕES PARA CONTAR O QUE SUAS PERSONAGENS ESTÃO FALANDO OU PENSANDO.

Fim do complemento.

74

LEGENDAS

AS LEGENDAS SÃO INFORMAÇÕES OU COMENTÁRIOS SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA HQ.

EM GERAL, AS LEGENDAS SÃO ESCRITAS EM RETÂNGULOS COLOCADOS EM UM DOS LADOS DO QUADRINHO. OBSERVE.

Imagem: Quadrinho único. Apresenta o lobo personificado com macacão e três porquinhos também personificados. Em uma área verde, o lobo corre com a língua de fora atrás dos três porquinhos. A legenda diz “JÁ EM UMA FLORESTA DE UM REINO TAMBÉM DISTANTE, HAVIA UM LOBO QUE RESOLVEU CORRER ATRÁS DE TRÊS PORQUINHOS!”. Fim da imagem.

Boxe complementar:

MÃOS À OBRA

Fim do complemento.

75

ONOMATOPEIAS

ONOMATOPEIAS SÃO PALAVRAS QUE REPRESENTAM OS SONS DA HISTÓRIA.

OBSERVE OS QUADRINHOS A SEGUIR. AS PALAVRAS BLAM E ATCHIM SÃO O SOM DA PORTA FECHANDO E O SOM DO LOBO ESPIRRANDO, RESPECTIVAMENTE.

Imagem: Quadrinhos composto por dois quadros. Apresenta o lobo personificado que veste um macacão. Q1: O lobo corre com a língua de fora em direção a uma casa de palha. Na casa, a porta bate, “BLAM”. A legenda diz: “COM MEDO, OS PORQUINHOS SE ESCONDERAM EM UMA CASA FEITA DE PALHA!”. Q2: O lobo espirra, “ATCHIM”, e a casa de palha se desfaz. A legenda diz: “ACONTECE QUE O LOBO TINHA UMA FORTE ALERGIA QUE FAZIA ELE ESPIRRAR!”.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

MÃOS À OBRA

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.

  • PEÇA AJUDA A UM FAMILIAR E PESQUISE ONOMATOPEIAS EM REVISTAS DE HQS. DEPOIS, RECORTE E COLE NESTE ESPAÇO.

    _____

Fim do complemento.

76

MUSICANDO

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

NAS HQs OS SONS SÃO REPRESENTADOS POR PALAVRAS CHAMADAS ONOMATOPEIAS.

Imagem: Ilustração. Três quadros. O primeiro apresenta uma nuvem cinza carregada da qual sai um raio e sobre a nuvem está a expressão “CABRUM”. No segundo, uma bomba com pavio aceso e sobre a qual está escrito “BUM!”. No terceiro, uma porta bate e ao lado está a expressão “BLAM!”. Fim da imagem.

MAS EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE REPRESENTAR OS SONS: UTILIZANDO SINAIS GRÁFICOS, POR EXEMPLO.

Imagem: Ilustração. Um conjunto de sinais gráficos. O primeiro apresenta duas linhas com a letra “Z” seguidamente. O segundo apresenta um conjunto de linhas curvas com pequenas estrelas na extremidade. O terceiro apresenta linha curvas que se encontram formando uma figura geométrica. O quarto apresenta um sol. O quarto apresenta um coração. O quinto apresenta uma nuvem. O sexto apresenta círculos ao centro dos quais passam linhas compridas. O sétimo apresenta linhas que indicam respingos curvos no chão. A oitavo apresenta um conjunto de linhas curvas com contorno de uma estrela na extremidade. O nono apresenta uma seta curva. O décimo apresenta uma seta espiralada. O décimo primeiro apresenta uma linha curva concêntrica.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um conjunto de sinais gráficos. O primeiro apresenta duas linhas com a letra “Z” seguidamente. O segundo apresenta um conjunto de linhas curvas com pequenas estrelas na extremidade. O terceiro apresenta linha curvas que se encontram formando uma figura geométrica. O quarto apresenta um sol. O quarto apresenta um coração. O quinto apresenta uma nuvem. O sexto apresenta círculos ao centro dos quais passam linhas compridas. O sétimo apresenta linhas que indicam respingos curvos no chão. A oitavo apresenta um conjunto de linhas curvas com contorno de uma estrela na extremidade. O nono apresenta uma seta curva. O décimo apresenta uma seta espiralada. O décimo primeiro apresenta uma linha curva concêntrica.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um conjunto de sinais gráficos. O primeiro apresenta duas linhas com a letra “Z” seguidamente. O segundo apresenta um conjunto de linhas curvas com pequenas estrelas na extremidade. O terceiro apresenta linha curvas que se encontram formando uma figura geométrica. O quarto apresenta um sol. O quarto apresenta um coração. O quinto apresenta uma nuvem. O sexto apresenta círculos ao centro dos quais passam linhas compridas. O sétimo apresenta linhas que indicam respingos curvos no chão. A oitavo apresenta um conjunto de linhas curvas com contorno de uma estrela na extremidade. O nono apresenta uma seta curva. O décimo apresenta uma seta espiralada. O décimo primeiro apresenta uma linha curva concêntrica.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um conjunto de sinais gráficos. O primeiro apresenta duas linhas com a letra “Z” seguidamente. O segundo apresenta um conjunto de linhas curvas com pequenas estrelas na extremidade. O terceiro apresenta linha curvas que se encontram formando uma figura geométrica. O quarto apresenta um sol. O quarto apresenta um coração. O quinto apresenta uma nuvem. O sexto apresenta círculos ao centro dos quais passam linhas compridas. O sétimo apresenta linhas que indicam respingos curvos no chão. A oitavo apresenta um conjunto de linhas curvas com contorno de uma estrela na extremidade. O nono apresenta uma seta curva. O décimo apresenta uma seta espiralada. O décimo primeiro apresenta uma linha curva concêntrica.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. QUE TAL EXPLORAR COM A TURMA OUTROS SONS E FAZER O REGISTRO DESENHANDO EM UMA FOLHA DE PAPEL? DEIXEM OS DESENHOS BEM COLORIDOS PARA REPRESENTAR OS SONS.
    • ESCOLHA UM SOM PARA REPRESENTAR.
    • QUANDO TODOS TIVEREM TERMINADO OS DESENHOS, CRIEM UM JOGO USANDO REGISTROS MUSICAIS.

77

Boxe complementar

MÃOS À OBRA

CRIANDO UMA PERSONAGEM

PARA QUE UMA PERSONAGEM SEJA RECONHECIDA EM UMA HQ, ELA PRECISA TER CARACTERÍSTICAS MARCANTES. A PERSONAGEM PRINCIPAL DA TURMA DA MÔNICA, POR EXEMPLO, ESTÁ SEMPRE DE VESTIDO VERMELHO E SEGURANDO UM COELHO DE PELÚCIA.

PARA DAR VIDA A UMA PERSONAGEM, PRECISAMOS IMAGINAR SEU NOME, SUA HISTÓRIA, COMO ELA É FISICAMENTE, QUE ROUPAS VESTE, ENTRE OUTROS DETALHES.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. O QUE VOCÊ ACHA DE CRIAR UMA PERSONAGEM? PREENCHA OS DADOS DA SUA PERSONAGEM NA FICHA E, DEPOIS, DESENHE UMA TIRINHA OU HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM ELA.

    NOME: _____.

    IDADE: _____.

    QUE ROUPA VESTE: _____.

    O QUE ELA MAIS GOSTA DE FAZER: _____.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DEPOIS DE CRIAR E DESENHAR SUA PERSONAGEM, DÊ VIDA A ELA USANDO SEU CORPO E SUA VOZ! SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

Fim do complemento.

78

COMO AS HQs SÃO FEITAS

HÁ TRÊS ETAPAS PARA CRIAR UMA HQ: ROTEIRO, DESENHO E ARTE-FINAL.

EM GERAL, NO INÍCIO DE UMA HISTÓRIA, SÃO COLOCADOS OS NOMES DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHARAM EM CADA UMA DESSAS ETAPAS. POR EXEMPLO, NA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS QUE VOCÊ LEU, AS ETAPAS E OS PROFISSIONAIS SÃO:

ROTEIRO: JOÃO M. MENDONÇA

DESENHO: OLGA M. OGASAWARA

ARTE-FINAL: LILIAN A. ALMEIDA

ROTEIRO

ROTEIRO É O TEXTO QUE CONTA O INÍCIO, O MEIO E O FIM DE UMA HISTÓRIA.

ESSES TEXTOS SÃO ESCRITOS POR UM ROTEIRISTA.

DESENHO

DEPOIS DE ESCREVER O TEXTO, O ROTEIRISTA ENTREGA O ROTEIRO PARA UM DESENHISTA. É O DESENHISTA QUE FAZ OS DESENHOS, OS BALÕES DE FALA E AS LEGENDAS. TUDO É FEITO A LÁPIS.

Imagem: Fotografia. Destaque da mão de uma pessoa que pinta um quadrinho no papel. Fim da imagem.

LEGENDA: DESENHISTA TRABALHANDO NAS ILUSTRAÇÕES DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. FIM DA LEGENDA.

79

ARTE-FINAL

O DESENHISTA TAMBÉM PODE FAZER A ARTE-FINAL, QUE É O ACABAMENTO DE UM TRABALHO FEITO A LÁPIS.

NA ARTE-FINAL, O PRIMEIRO PASSO É FAZER O CONTORNO DOS DESENHOS COM TINTA.

DEPOIS QUE AS PÁGINAS SÃO FINALIZADAS, ELAS SEGUEM PARA O COLORISTA, QUE APLICA AS CORES.

OBSERVE UMA IMAGEM FINALIZADA E DEPOIS A MESMA IMAGEM COLORIZADA.

Imagem: Ilustração. Quadro em preto e branco. Apresenta três pessoas em um local aberto de frente para o mar. Um menino de camiseta e um homem de terno de pé dão as mãos. O chapéu do homem voa. Ao lado, uma mulher de longo vestido está sentada em uma pequena mureta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quadro colorido. Apresenta três pessoas em um local aberto de frente para o mar. Um menino de camiseta e um homem de terno de pé dão as mãos. O chapéu do homem voa. Ao lado, uma mulher de longo vestido está sentada em uma pequena mureta.  Fim da imagem.

ALGUNS DESENHISTAS FAZEM TODAS AS ETAPAS DE UMA HQ. EM GRANDES ESTÚDIOS E EDITORAS, AS REVISTAS EM QUADRINHOS PODEM SER TOTALMENTE PRODUZIDAS EM MESAS DE DESENHO DIGITAL.

Imagem: Fotografia. Destaque da mão de uma pessoa que desenha com uma caneta sobre uma superfície de tela eletrônica. Fim da imagem.

LEGENDA: DESENHISTA TRABALHANDO EM UMA MESA DE DESENHO DIGITAL. FOTOGRAFIA DE 2020. FIM DA LEGENDA.

80

GIBITECA

GIBITECA É O LUGAR ONDE SÃO GUARDADOS GIBIS.

ALGUMAS GIBITECAS FAZEM PARTE DE BIBLIOTECAS. OUTRAS SÃO ESPAÇOS QUE FUNCIONAM EM LOCAIS INDEPENDENTES.

Imagem: Fotografia. Uma sala que apresenta mesas e cadeiras coloridas. Ao fundo, prateleiras com muitos gibis e a figura do personagem Homem-Aranha em tamanho grande representado na quina das paredes. Fim da imagem.

LEGENDA: GIBITECA DO SESC ESTAÇÃO 504 SUL. BRASÍLIA (DF), 2016. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

MÃOS À OBRA

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa. Fim da imagem.

QUE TAL MONTAR UMA GIBITECA NA ESCOLA?

PARA ISSO, SIGA O ROTEIRO.

  1. JUNTE GIBIS EM CASA, COM PESSOAS DE SUA FAMÍLIA, ATÉ LEVAR PARA A ESCOLA.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZE O LOCAL ONDE OS GIBIS FICARÃO GUARDADOS.
  1. AJUDE A SEPARAR AS REVISTAS POR TIPO DE PUBLICAÇÃO OU POR TEMAS. POR EXEMPLO, OS GIBIS DE SUPER-HERÓIS DEVEM FICAR TODOS JUNTOS.

Fim do complemento.

81

PARA FAZER COM OS COLEGAS

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

AGORA, QUE TAL PRODUZIR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS E DEPOIS MONTAR UMA REVISTA DE HQ DOS COLEGAS DE SALA?

BASTA SEGUIR AS INSTRUÇÕES.

  1. CADA UM DE VOCÊS VAI ESCREVER UMA HISTÓRIA.
  1. PARA ISSO, VOCÊS DEVEM USAR FOLHAS DE PAPEL SULFITE, RÉGUA, LÁPIS PRETO E LÁPIS DE COR.
  1. NO CADERNO, ESCREVA UM PEQUENO ROTEIRO DA HISTÓRIA QUE VAI SER CONTADA.
  1. DIVIDA A FOLHA EM QUADRINHOS COM LÁPIS E RÉGUA. AS FOLHAS VÃO FICAR COMO A QUE APARECE NA IMAGEM.
  1. NO PRIMEIRO QUADRINHO, COLOQUE SEU NOME E ANO. NO SEGUNDO QUADRINHO, ESCREVA O TÍTULO DA SUA HISTÓRIA.
  1. SE VOCÊ NÃO QUISER DESENHAR, PODE RECORTAR PERSONAGENS DE REVISTINHAS E MONTAR SUA HQ COLANDO AS FIGURAS NOS QUADRINHOS.
Imagem: Ilustração. Uma folha branca dividida em seis quadros, três por três. Fim da imagem.

OUTRA FORMA DE CRIAR PERSONAGENS É DESENHAR COM LÁPIS PRETO OBJETOS OU BRINQUEDOS. PODE SER UM CADERNO OU UMA BOLA, COM OLHOS, BOCA, BRAÇOS E PERNAS. DEPOIS, É PRECISO COLORIR.

  1. LEMBRE-SE DE DESENHAR OS BALÕES DE FALA NOS QUADRINHOS.
  1. QUANDO SUA HQ ESTIVER PRONTA, COLOQUE AS FOLHAS EM ORDEM E ENTREGUE PARA O PROFESSOR.

    ELE VAI ORGANIZAR AS HISTÓRIAS POR ORDEM DE CHAMADA E GRAMPEAR, FORMANDO UMA REVISTINHA.

    ESSA REVISTINHA PODE SER FOTOCOPIADA POR VOCÊS PARA QUE GUARDEM UMA CÓPIA. A REVISTA ORIGINAL IRÁ PARA A BIBLIOTECA DA ESCOLA.

82

O QUE APRENDEMOS

OLÁ! AGORA VOCÊ FARÁ ALGUMAS ATIVIDADES E DESCOBRIRÁ QUE JÁ APRENDEU MUITAS COISAS!

  1. ASSIM COMO OUTROS ARTISTAS, OS PALHAÇOS USAM MÁSCARA?

    ( ) SIM.

    ( ) NÃO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. RELEMBRE OS ARTISTAS QUE VOCÊ CONHECEU NO LIVRO. ESCOLHA UM E CONTE A HISTÓRIA DELE PARA A TURMA. DO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU NESSE ARTISTA?
  1. NESTE LIVRO VOCÊ PÔDE SE DIVERTIR COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS. AS TIRINHAS SE DIFERENCIAM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR SEREM HISTÓRIAS:

    ( ) MAIS LONGAS.

    ( ) MAIS CURTAS.

  1. COMO OS SONS SÃO REPRESENTADOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS? _____.

83

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. EXPLORE COM A SUA VOZ ALGUMAS ONOMATOPEIAS QUE REPRESENTEM SONS SUGERIDOS PELO PROFESSOR. ESCOLHA ALGUMAS DELAS E FAÇA UM DESENHO.

    _____

  1. NO CAPÍTULO 4, VOCÊ VIU COMO É O ESPAÇO DE UMA GIBITECA. NA SUA OPINIÃO, AS GIBITECAS SÃO IMPORTANTES? POR QUÊ? _____.

84

PARA TERMINAR

PARA ENCERRAR O TRABALHO COM ESTE LIVRO, FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM ATENÇÃO.

  1. VOCÊ RECONHECE O BRINCAR NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA ARTE TRABALHADAS NESTE ANO? DÊ EXEMPLOS.
  1. DAS LINGUAGENS DA ARTE QUE VOCÊ EXPERIMENTOU, DE QUAL DELAS MAIS GOSTOU? CONTE PARA A TURMA E O PROFESSOR. DEPOIS ANOTE SEUS COMENTÁRIOS.
  1. DURANTE AS ATIVIDADES, VOCÊ SENTIU DIFICULDADES EM TRABALHAR EM GRUPO? QUE DIFICULDADES ENCONTROU? QUAIS DELAS VOCÊ CONSEGUIU SUPERAR? O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PODE MELHORAR?

85

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO UM MOMENTO QUE TENHA SIDO MUITO IMPORTANTE PARA VOCÊ NESTE ANO.

    _____

  1. LEIA AS PERGUNTAS COM ATENÇÃO E RESPONDA MARCANDO UM X .

    Quadro: equivalente textual a seguir.

SIM

NÃO

ÀS VEZES

TIVE DIFICULDADE COM OS CONTEÚDOS ESTUDADOS?

COLABOREI COM OS COLEGAS?

FOI BOM TRABALHAR EM DUPLA

E EM GRUPO?

RESPEITEI A OPINIÃO DOS COLEGAS?

FOI BOM FAZER ATIVIDADES COM O CORPO?

86

VAMOS LER

GIGI E SUA TESOURA MÁGICA

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título “Gigi e sua tesoura mágica”. Apresenta as ilustrações de uma menina negra de cabelo longo, retalhos de tecido, fita métrica e tesoura.  Fim da imagem.

MARILENA FLORES. SÃO PAULO: EVOLUIR, 2016.

O LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE GIGI, UMA MENINA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA APAIXONADA PELAS BONECAS DE PANO FEITAS PELA VÓ NENA. QUANDO A MENINA CONHECE UMA ECOBRINQUEDOTECA, TUDO MUDA. ESSA É UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO QUE PODE INSPIRAR AS CRIANÇAS A SEGUIR SEUS SONHOS.

TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE EM PDF NA INTERNET, NO LINK: http://fdnc.io/fyf. ACESSO EM: 29 JUN. 2022.

LIVRO CLAP

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título “Livro clap”. Apresenta pessoas diversas, de pele clara e escura, cabelos de diferentes, roupas coloridas e braços estendidos. Fim da imagem.

MADALENA MATOSO. SÃO PAULO: CIA DAS LETRINHAS, 2017.

AO ABRIR E FECHAR AS PÁGINAS DESSE LIVRO, O LEITOR PODERÁ INVENTAR SONS E PALAVRAS, CRIAR NOVAS HISTÓRIAS E TUDO AQUILO QUE A IMAGINAÇÃO MANDAR.

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Imagem: Capa do livro. Na parte superior “Brinquedos e brincadeiras”. Apresenta meninas em roda de mãos dadas. Fim da imagem.

NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA. SÃO PAULO: MODERNA, 2019.

O LIVRO APRESENTA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS EM OBRAS DE ARTE PINTADAS POR ARTISTAS COMO DEBRET, PORTINARI E MUITOS OUTROS.

GRANDE CIRCO FAVELA

Imagem: Capa de livro. Ao centro, o título “Grande Circo Favela”. Apresenta uma lona escura com bandeirolas coloridas. Ao fundo, casas. Fim da imagem.

OTÁVIO JÚNIOR. SÃO PAULO: ESTRELA CULTURAL, 2019.

ESSE LIVRO CONTA A HISTÓRIA DO PALHAÇO MINGAU E SUA AMIZADE COM A MENINA JU. TAMBÉM FAZ REFERÊNCIA AO PRIMEIRO PALHAÇO NEGRO BRASILEIRO, BENJAMIM DE OLIVEIRA.