87
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
ARAÚJO, E. A MÃO AFRO-BRASILEIRA: SIGNIFICADO DA CONTRIBUIÇÃO ARTÍSTICA E HISTÓRICA. 1ª ED. SÃO PAULO: IMESP, 2010.
O LIVRO OFERECE UM PANORAMA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS AFRODESCENDENTES NA ARTE BRASILEIRA.
ARSLAN, L. M.; IAVELBERG, R. ENSINO DE ARTE. 1ª ED. SÃO PAULO: CENGAGE LEARNING, 2007.
A OBRA ABORDA DIVERSAS TEORIAS QUE EMBASAM O TRABALHO COM ARTE-EDUCAÇÃO.
BEDRAN, B. A ARTE DE CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS: NARRATIVAS ORAIS E PROCESSOS CRIATIVOS. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 2012.
RICO ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS ORAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE.
BOEIRAS, G. (ORG.). MARAVILHAS DO BRASIL: FESTAS POPULARES. 1ª ED. SÃO PAULO: ESCRITURAS, 2006.
O LIVRO RETRATA A RIQUEZA DAS COMEMORAÇÕES RELIGIOSAS E FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS ATRAVÉS DE 110 FOTOGRAFIAS.
BRITO, T. A. DE. MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2ª ED. SÃO PAULO: FUNDAÇÃO PEIRÓPOLIS, 2003.
NESSE LIVRO, A AUTORA OFERECE REFLEXÕES TEÓRICAS E SUGESTÕES PRÁTICAS PARA O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO MUSICAL.
BRUIT, H. H. BARTOLOMÉ DE LAS CASAS E A SIMULAÇÃO DOS VENCIDOS: ENSAIO SOBRE A CONQUISTA HISPÂNICA DA AMÉRICA. SÃO PAULO: ILUMINURAS, 1995.
ESTUDO ACERCA DO FREI BARTOLOMÉ DE LAS CASAS, FIGURA QUE EXERCEU ENORME INFLUÊNCIA NO IMPÉRIO ESPANHOL DURANTE O PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS.
CALVINO, I. SEIS PROPOSTAS PARA O PRÓXIMO MILÊNIO: LIÇÕES AMERICANAS. 9ª ED. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1990.
NESSA SÉRIE DE CONFERÊNCIAS, ÍTALO CALVINO EXALTA O PAPEL INSUBSTITUÍVEL E FORMADOR DA LITERATURA DIANTE DA CRISE CONTEMPORÂNEA DA LINGUAGEM.
CASCUDO, L. C. DICIONÁRIO DO FOLCLORE BRASILEIRO. 12ª ED. SÃO PAULO: GLOBAL, 2010.
A OBRA REÚNE VERBETES SOBRE SUPERSTIÇÕES, CRENDICES, MITOS, DANÇAS E LENDAS ADOTADAS E VIVIDAS PELO POVO BRASILEIRO EM SEU COTIDIANO.
CAVALLEIRO, E. (ORG.). RACISMO E ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO: REPENSANDO NOSSA ESCOLA. 1ª ED. SÃO PAULO: SELO NEGRO, 2001.
NESSE LIVRO, DIVERSOS PESQUISADORES PROCURAM RECONHECER O RACISMO PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR E PROPOR ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA ENFRENTÁ-LO.
COLLET, C.; PALADINO, M.; RUSSO, K. QUEBRANDO PRECONCEITOS: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DAS CULTURAS E HISTÓRIAS DOS POVOS INDÍGENAS. RIO DE JANEIRO: CONTRA CAPA; LACED, 2014. (SÉRIE TRAÇADOS.)
A OBRA PROCURA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS SOBRE OS INDÍGENAS E PROPOR ATIVIDADES QUE AUXILIEM O PROFESSOR NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO.
CURRAN, M. J. RELEMBRANDO A VELHA LITERATURA DE CORDEL E A VOZ DOS POETAS. 1ª ED. BLOOMINGTON: TRAFFORD PUBLISHING, 2014.
ESSA PUBLICAÇÃO SE CONSTITUI UM MATERIAL BASTANTE COMPLETO SOBRE A ARTE DO CORDEL, APRESENTANDO UMA PESQUISA EXTENSA E MINUCIOSA SOBRE O TEMA.
DEWEY, J. EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO. 1ª ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 2010.
NESSE LIVRO, DEWEY DESCREVE A VIVÊNCIA EDUCATIVA COMO UM PROCESSO QUE IMPLICA CONTINUIDADE, INTERAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA.
FEIST, H. PEQUENA VIAGEM PELO MUNDO DA ARQUITETURA. 1ª ED. SÃO PAULO: MODERNA, 2006.
NESSE LIVRO, A AUTORA APRESENTA AS OBRAS ARQUITETÔNICAS MAIS INOVADORAS DA HISTÓRIA, ASSIM COMO AS TÉCNICAS QUE REVOLUCIONARAM A ARTE DA ARQUITETURA AO LONGO DO TEMPO.
FERREIRA, M. COMO USAR A MÚSICA NA SALA DE AULA. 1ª ED. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2001.
A OBRA SERVE COMO UM GUIA PARA PROFESSORES QUE DESEJAM POTENCIALIZAR A CRIATIVIDADE E O PRAZER MUSICAL DE SEUS ESTUDANTES.
FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. 53ª ED. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 2016.
NESSE LIVRO, O AUTOR REFLETE SOBRE OS DIFERENTES ASPECTOS ENVOLVIDOS NO ATO DE ENSINAR E SOBRE O QUE ESTE EXIGE DE EDUCADORES E EDUCANDOS.
GASPAR, M. A ARTE RUPESTRE NO BRASIL. 2ª ED. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 2006. (COLEÇÃO DESCOBRINDO O BRASIL.)
ESSE VOLUME APRESENTA UM PANORAMA DA ARTE RUPESTRE BRASILEIRA.
GOMBRICH, E. H. A HISTÓRIA DA ARTE. 1ª ED. RIO DE JANEIRO: LTC, 1999.
ESSA OBRA CLÁSSICA SERVE COMO UMA ÓTIMA INTRODUÇÃO AOS MAIS VARIADOS ASSUNTOS DO MUNDO DA ARTE.
IAVELBERG, R. O DESENHO CULTIVADO DA CRIANÇA: PRÁTICA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES. PORTO ALEGRE: ZOUK, 2006.
A OBRA ABORDA O DESENHO CRIATIVO COMO OBJETO SIMBÓLICO E CULTURAL.
KOUDELA, I. D. JOGOS TEATRAIS. 7ª ED. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2013.
O LIVRO É UMA BOA REFERÊNCIA PARA TODO AQUELE QUE DESEJA APROFUNDAR SEUS ESTUDOS EM TEATRO-EDUCAÇÃO.
LABAN, R. DOMÍNIO DO MOVIMENTO. 5ª ED. SÃO PAULO: SUMMUS, 2011.
A OBRA EXPLORA A RELAÇÃO ENTRE AS MOTIVAÇÕES DO MOVIMENTO E O FUNCIONAMENTO CORPORAL.
LERNER, D. LER E ESCREVER NA ESCOLA: O REAL, O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO. 1ª ED. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2002.
IMPORTANTE ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
MARQUES, I. A. DANÇANDO NA ESCOLA: TEXTOS E CONTEXTOS. 6ª ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2012.
O LIVRO BUSCA PROPOR A DIFUSÃO DE UM ENSINO DE DANÇA MAIS CRÍTICO E TRANSFORMADOR.
MARTIN, M. A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA. 1ª ED. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1990.
CLÁSSICO ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM DO CINEMA.
MARTINS, A.; KOK, G. ARTES INDÍGENAS. SÃO PAULO: CLARO ENIGMA, 2014. (COLEÇÃO ROTEIROS VISUAIS NO BRASIL).
O LIVRO APRESENTA UM PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA E A CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS POR MEIO DO ESTUDO DE SUAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS.
88
MASSIN, J.; MASSIN, B. HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL. 1ª ED. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 1997.
A OBRA TRATA DA HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL COM UMA LINGUAGEM ACESSÍVEL, PORÉM SEM PERDER O RIGOR TÉCNICO.
MORAN, J. M; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. 21ª ED. CAMPINAS: PAPIRUS, 2013.
NESSE LIVRO, OS AUTORES PROCURAM ANALISAR OS IMPACTOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO.
PAVIS, P. DICIONÁRIO DE TEATRO. 3ª ED. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2008.
ESSA OBRA SE CONSTITUI UMA REFERÊNCIA VALIOSA PARA O CONHECIMENTO E O ENSINO DE TEATRO.
PELEGRINI, S. C. A.; FUNARI, P. P. O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2008. (COLEÇÃO PRIMEIROS PASSOS.)
OBRA INTRODUTÓRIA AO TEMA DOS PATRIMÔNIOS CULTURAIS INTANGÍVEIS.
PILLAR, A. D. (ORG.). A EDUCAÇÃO DO OLHAR. 8ª ED. PORTO ALEGRE: MEDIAÇÃO, 2014.
O LIVRO TRATA DO PAPEL DOS PROFESSORES COMO EDUCADORES DO OLHAR DOS ESTUDANTES NA TAREFA DE LER IMAGENS.
PROENÇA, G. HISTÓRIA DA ARTE. 17ª ED. SÃO PAULO: ÁTICA, 2011.
ESSE LIVRO APRESENTA OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS, TENDÊNCIAS E ARTISTAS, ALÉM DE TÉCNICAS E MATERIAIS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICAS.
SANTOS, M. A NATUREZA DO ESPAÇO: TÉCNICA E TEMPO, RAZÃO E EMOÇÃO. 4ª ED. SÃO PAULO: HUCITEC, 1996.
NESSA OBRA, MILTON SANTOS EXPÕE SUA TEORIA SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO.
SCHAFER, M. O OUVIDO PENSANTE. 2ª ED. SÃO PAULO: EDITORA DA UNESP, 2012.
O LIVRO PROPÕE UM MODO ESPECIAL DE OLHAR PARA O MUNDO E DESCOBRIR AS SURPREENDENTES RELAÇÕES COM A MÚSICA QUE ELE OFERECE.
SHAW, S. STOP MOTION: TÉCNICAS MANUAIS PARA A ANIMAÇÃO DE MODELOS. 2ª ED. RIO DE JANEIRO: ELSEVIER, 2012.
ALÉM DE OFERECER UMA VISÃO DETALHADA DA ANIMAÇÃO EM STOP MOTION, O LIVRO CONTA COM UM VERDADEIRO GUIA PARA PRODUZIR FILMES BEM-SUCEDIDOS COM ESSA TÉCNICA.
SILVA, J. F. AVALIAÇÃO FORMATIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. 5ª ED. PORTO ALEGRE: MEDIAÇÃO: 2019
NESSA OBRA, O AUTOR DISCORRE SOBRE ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ADEQUADOS À CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA.
SONTAG, S. SOBRE FOTOGRAFIA. 1ª ED. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 2004.
NESSES ENSAIOS, SONTAG ANALISA O SIGNIFICADO E A EVOLUÇÃO DAS FOTOGRAFIAS DESDE O APARECIMENTO DO DAGUERREÓTIPO, NO SÉCULO XIX.
SPOLIN, V. IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO. 6ª ED. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2015.
MANUAL ÚTIL PARA OS DIVERSOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM TEATRO, INCLUINDO EDUCADORES.
TATIT, A.; MACHADO, M. S. M. 300 PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS. 5ª ED. SÃO PAULO: EDIÇÕES LOYOLA, 2003.
O LIVRO APRESENTA PROPOSTAS SIMPLES E ACESSÍVEIS PARA O TRABALHO COM ARTES VISUAIS.
TINHORÃO, J. R. PEQUENA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: SEGUNDO SEUS GÊNEROS. 7ª ED. SÃO PAULO: EDITORA 34, 2013.
O LIVRO É UM ESTUDO COMPLETO ACERCA DAS ORIGENS E DA CONFIGURAÇÃO DE CADA UM DOS MOVIMENTOS MUSICAIS QUE FORMAM A CULTURA BRASILEIRA.
VASCONCELLOS, L. P. DICIONÁRIO DE TEATRO. 6ª ED. PORTO ALEGRE: L&PM, 2009.
UM GUIA COMPLETO SOBRE TERMOS DO TEATRO ANTIGO E CONTEMPORÂNEO.
VISCONTI, M.; BIAGIONI, M. Z. GUIA PARA EDUCAÇÃO E PRÁTICA MUSICAL EM ESCOLAS. 1ª ED. SÃO PAULO: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MÚSICA, 2002.
ESSE GUIA, DIRIGIDO A PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, APRESENTA DIVERSAS ATIVIDADES E SUGESTÕES DE PRÁTICAS PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO MUSICAL.
VYGOTSKY, L. S. PENSAMENTO E LINGUAGEM. 4ª ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2008.
NESSA OBRA, VYGOTSKY ANALISA AS RELAÇÕES ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM, O QUE RESULTA EM UMA TEORIA ORIGINAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL.
SITES E VÍDEOS
ACERVO DIGITAL DO MUSEU AFRO-BRASIL. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/JW. ACESSO EM: 22 ABR. 2021.
NESSE SITE DO MUSEU AFRO-BRASIL, É POSSÍVEL PESQUISAR ARTISTAS NO ACERVO E VER REPRODUÇÕES DAS OBRAS, QUE ABRANGEM OS UNIVERSOS DAS CULTURAS AFRICANAS, INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRA.
BLOG DA EMIA. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fto. ACESSO EM: 22 ABR. 2021.
NO BLOG DESSA ESCOLA PÚBLICA DE ARTES LOCALIZADA EM SÃO PAULO (SP), É POSSÍVEL TER CONTATO COM RELATOS, FOTOGRAFIAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES.
EXPOSIÇÃO CASTELO RÁ-TIM-BUM LIVE + TOUR 360º. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/ftp. ACESSO EM: 22 ABR. 2021.
TOUR VIRTUAL DA MOSTRA CASTELO RÁ-TIM-BUM – A EXPOSIÇÃO, REALIZADA PELO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS) DE SÃO PAULO ENTRE 2014 E 2015, EM HOMENAGEM AO ACLAMADO PROGRAMA INFANTIL DOS ANOS 1990.
PORTAL DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/zN. ACESSO EM: 22 ABR. 2021.
O SITE REÚNE INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS TEMAS ABORDADOS NA COLEÇÃO, COMO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO.
TAKORAMA FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/ftq. ACESSO EM: 22 ABR. 2021.
NESSE SITE, É POSSÍVEL ASSISTIR A 15 CURTAS-METRAGENS DE ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIS A RESPEITO DO TEMA “SOLIDARIEDADE”. TAMBÉM HÁ LIVES SOBRE EDUCAÇÃO E ROTEIROS DE ATIVIDADES PARA BAIXAR.