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O que é o mundo?
O mundo é o que você coloca nele:
amigos,
sorrisos,
cores,
flores,
brincadeiras,
fantasia, música, dança...
o mundo pode ficar bem melhor
com um pouco mais de arte!
Desenhe neste espaço como você quer que seja o mundo.
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Veja como está organizado seu livro de Arte.
Para começar
O que aprendemos
Para terminar
Nessas seções, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu conhecimento em Arte: o que já sabe, o que ainda pode aprender e o que aprendeu ao chegar ao final do ano.
Abertura
Você vai observar e apreciar reproduções de pinturas, esculturas e fotografias.
O que eu vejo
Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.
Glossário
Você vai aprender o significado de palavras ligadas à arte e aos assuntos estudados.
Mãos à obra
Você vai fazer atividades artísticas, sozinho ou com os colegas.
De olho na imagem
Você vai apreciar reproduções de obras de arte e conhecer um pouco mais sobre elas.
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Conheça o artista
Você vai conhecer a biografia de alguns artistas.
Musicando
Você vai ampliar seus conhecimentos sobre música e sons.
Para fazer com os colegas
Você e os colegas vão fazer atividades artísticas juntos.
Vamos ler
Você vai ampliar seus conhecimentos com a leitura dos livros que recomendamos.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral.
Desenho ou pintura.
Atividade em dupla.
Atividade em grupo.
Atividade extraclasse/Para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
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Sumário
Para começar, p. 8
Capítulo 1. Entrando em cena, p. 10
Teatro grego, p. 12
Máscaras, p. 14
Mãos à obra, p. 16
Elementos do teatro, p. 18
Texto teatral, p. 20
Conheça o artista, p. 23
Figurino e maquiagem, p. 24
Figurino, p. 24
Mãos à obra, p. 25
Maquiagem, p. 25
Mãos à obra, p. 26
Sonoplastia e cenografia, p. 27
Sonoplastia, p. 27
Cenografia, p. 27
Mãos à obra, p. 28
• Para fazer com os colegas, p. 29
Capítulo 2. Bonecos e sombras, p. 30
O espetáculo vai começar, p. 32
Como surgiu o teatro de sombras, p. 33
O Quebra-Nozes, p. 35
Conheça o artista, p. 35
A luz em cena, p. 36
Mãos à obra, p. 37
De olho na imagem, p. 38
Conheça o artista, p. 39
Mãos à obra, p. 39
Teatro de mamulengos, p. 41
Mãos à obra, p. 42
O que aprendemos, p. 44
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Capítulo 3. Lugar onde moramos, p. 46
Moradias, p. 48
Materiais de construção, p. 49
Mãos à obra, p. 53
Projetando moradias, p. 54
Mãos à obra, p. 57
Onde você mora?, p. 58
Mãos à obra, p. 61
Diálogos com a dança, p. 62
De olho na imagem, p. 63
Conheça o artista, p. 64
Mãos à obra, p. 64
Capítulo 4. Linhas e formas, p. 66
Linhas, p. 68
Mãos à obra, p. 70
Figuras geométricas, p. 71
Mãos à obra, p. 73
A música inspira outras artes, p. 74
• Musicando, p. 76
De olho na imagem, p. 77
Conheça o artista, p. 78
• Para fazer com os colegas, p. 79
• O que aprendemos, p. 81
• Para terminar, p. 83
Vamos ler, p. 85
Referências bibliográficas comentadas, p. 86
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Para começar
Olá! Vamos fazer algumas atividades e descobrir o que você já sabe?
- Você já usou algum tipo de máscara? Como ela era? _____.
- Nas peças de teatro, os atores também podem usar máscaras. Além desses objetos, outros recursos podem ser utilizados para criar as cenas. Você conhece algum deles? _____.
- Leia o trecho do poema a seguir.
Meu bairro é assim
Bairro todo mundo tem:
Jovem, idoso ou neném.
Bairro antigo ou mais recente,
Com pouca ou bastante gente […]
Todo bairro tem um nome e,
Às vezes, sobrenome. […]
Responda:
- Sobre o que fala esse poema? _____.
- Qual é o nome do bairro onde você mora? _____.
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Avaliação diagnóstica
- No nosso bairro estão as nossas casas e, às vezes, também a nossa escola. Você sabe quais foram os materiais utilizados para construir a sua escola? _____.
- Faça um desenho mostrando o trajeto que você faz para ir da sua casa até a escola.
- _____
- Que tipos de linha você utilizou para criar seu desenho? _____.