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Imagem: Ilustração. O planeta Terra representado por uma esfera azul com os continentes feitos de massa de modelar. Fim da imagem.

O que é o mundo?

O mundo é o que você coloca nele:

amigos,

sorrisos,

cores,

flores,

brincadeiras,

fantasia, música, dança...


o mundo pode ficar bem melhor

com um pouco mais de arte!


Desenhe neste espaço como você quer que seja o mundo.

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Veja como está organizado seu livro de Arte.

Para começar

O que aprendemos

Para terminar

Nessas seções, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu conhecimento em Arte: o que já sabe, o que ainda pode aprender e o que aprendeu ao chegar ao final do ano.

Abertura

Você vai observar e apreciar reproduções de pinturas, esculturas e fotografias.

O que eu vejo

Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe O que eu vejo. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Glossário

Você vai aprender o significado de palavras ligadas à arte e aos assuntos estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o Glossário. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Mãos à obra

Você vai fazer atividades artísticas, sozinho ou com os colegas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mãos à obra. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

De olho na imagem

Você vai apreciar reproduções de obras de arte e conhecer um pouco mais sobre elas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção De olho na imagem. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

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Conheça o artista

Você vai conhecer a biografia de alguns artistas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Conheça o artista. Página composta por boxe complementar, textos e imagens. Fim da imagem.

Musicando

Você vai ampliar seus conhecimentos sobre música e sons.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Musicando. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para fazer com os colegas

Você e os colegas vão fazer atividades artísticas juntos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para fazer com os colegas. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos ler

Você vai ampliar seus conhecimentos com a leitura dos livros que recomendamos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos ler. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo.

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade extraclasse/Para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

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Sumário

Para começar, p. 8

Capítulo 1. Entrando em cena, p. 10

Teatro grego, p. 12

Máscaras, p. 14

Mãos à obra, p. 16

Elementos do teatro, p. 18

Texto teatral, p. 20

Conheça o artista, p. 23

Figurino e maquiagem, p. 24

Figurino, p. 24

Mãos à obra, p. 25

Maquiagem, p. 25

Mãos à obra, p. 26

Sonoplastia e cenografia, p. 27

Sonoplastia, p. 27

Cenografia, p. 27

Mãos à obra, p. 28

• Para fazer com os colegas, p. 29

Imagem: Fotografia. Máscara que apresenta a superfície grande e penugem colorida em tons de azul e vermelha. Ao centro, há plumas grandes verdes e amarelas. Os olhos e boca são pequenas e os dentes salientes. Próximo dos olhos partem dois tecidos longos de duas flores compostas pelas plumas. O contorno da máscara é semicircular preso com cordas.  Fim da imagem.

Capítulo 2. Bonecos e sombras, p. 30

O espetáculo vai começar, p. 32

Como surgiu o teatro de sombras, p. 33

O Quebra-Nozes, p. 35

Conheça o artista, p. 35

A luz em cena, p. 36

Mãos à obra, p. 37

De olho na imagem, p. 38

Conheça o artista, p. 39

Mãos à obra, p. 39

Teatro de mamulengos, p. 41

Mãos à obra, p. 42

O que aprendemos, p. 44

Imagem: Ilustração. Duas crianças estão sentadas atrás de uma caixa de papelão. Uma delas segura uma lanterna em direção ao seu interior, que é vazado e apresenta uma película transparente na outra extremidade. A outra manipula dois bonecos, de uma pessoa e de um animal, por meio de varetas. Diante da caixa, outras duas crianças observam a sombra da pessoa e do animal através da película iluminada.  Fim da imagem.

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Capítulo 3. Lugar onde moramos, p. 46

Moradias, p. 48

Materiais de construção, p. 49

Mãos à obra, p. 53

Projetando moradias, p. 54

Mãos à obra, p. 57

Onde você mora?, p. 58

Mãos à obra, p. 61

Diálogos com a dança, p. 62

De olho na imagem, p. 63

Conheça o artista, p. 64

Mãos à obra, p. 64

Imagem: Fotografia. Um menino de camisa, shorts e descalço caminha numa área de terra diante de uma grande moradia feita de palha e madeira com uma entrada arqueada. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

Capítulo 4. Linhas e formas, p. 66

Linhas, p. 68

Mãos à obra, p. 70

Figuras geométricas, p. 71

Mãos à obra, p. 73

A música inspira outras artes, p. 74

• Musicando, p. 76

De olho na imagem, p. 77

Conheça o artista, p. 78

• Para fazer com os colegas, p. 79

• O que aprendemos, p. 81

• Para terminar, p. 83

Vamos ler, p. 85

Referências bibliográficas comentadas, p. 86

Imagem: Ilustração. Um grupo de seis crianças uniformizadas de pé conversa e sorri. Ao fundo, casas e a escola.  Fim da imagem.

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Para começar

Olá! Vamos fazer algumas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. Você já usou algum tipo de máscara? Como ela era? _____.
  1. Nas peças de teatro, os atores também podem usar máscaras. Além desses objetos, outros recursos podem ser utilizados para criar as cenas. Você conhece algum deles? _____.
Imagem: Ilustração. Duas máscaras com área dos olhos, nariz e boca. Uma delas apresenta expressão alegre e a outra apresenta expressão tristonha. Fim da imagem.
  1. Leia o trecho do poema a seguir.

Meu bairro é assim

Bairro todo mundo tem:

Jovem, idoso ou neném.

Bairro antigo ou mais recente,

Com pouca ou bastante gente […]

Todo bairro tem um nome e,

Às vezes, sobrenome. […]

Imagem: Ilustração. Uma praça próxima de casas e da rua. Nela há muitas crianças que fazem diferentes atividades: algumas andam de bicicleta e skate, outras jogam bola, pulam corda, conversam e correm.  Fim da imagem.

Responda:

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Avaliação diagnóstica

  1. No nosso bairro estão as nossas casas e, às vezes, também a nossa escola. Você sabe quais foram os materiais utilizados para construir a sua escola? _____.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Faça um desenho mostrando o trajeto que você faz para ir da sua casa até a escola.
    1. _____
  1. Que tipos de linha você utilizou para criar seu desenho? _____.