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Comentários para o professor:
Capítulo 4: Linhas e formas
Introdução
A abertura do capítulo apresenta um desenho de Tarsila do Amaral (1886-1973) que chama a atenção para a linha como elemento fundamental das artes visuais e suas possibilidades expressivas. Os estudantes são estimulados a reconhecer e nomear diferentes linhas em objetos do cotidiano e usá-las em suas criações. Terão contato inclusive com as formas geométricas, ampliando seu repertório verbal e visual.
As propostas práticas incluem atividades corporais e estabelecem relações com a música. Há ainda atividades envolvendo as artes plásticas de modo que o estudante possa exercitar a expressividade e manter contato com diferentes materiais.
Para terminar o ano, a turma deve realizar uma pintura coletiva, que possibilite a cada um estimular a autonomia, a criatividade e a colaboração.
Objetivos do capítulo
- Reconhecer e explorar elementos constitutivos das artes visuais e estabelecer relações com outras linguagens.
- Realizar criações autorais, individuais e coletivas, explorando elementos de diferentes linguagens por meio de atividades que estimulem a ludicidade.
-
Conhecer e utilizar tecnologias para registro e criação, desenvolvendo a percepção e a reflexão e ampliando o repertório da cultura digital.
Competências favorecidas
Competências gerais
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
-
Agir
pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competências específicas de Linguagens
- Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
- Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
Competências específicas de Arte
- Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
Habilidades favorecidas
- (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
- (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
- (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
- (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
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- (EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.
- (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
- (EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
- (EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
- (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
-
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Capítulo
Aula
Roteiro de aula
Páginas
4
30
Realização da atividade preparatória. Realização de atividade complementar (opcional).
p. 66-67
31
Leitura dialogada do texto “Linhas”. Realização das atividades do livro. Realização da atividade complementar (opcional).
p. 68-69
32
Realização da atividade da seção Mãos à obra.
p. 70
33
Leitura dialogada do texto “Figuras geométricas”. Realização das atividades do livro. Realização da atividade da seção Mãos à obra.
p. 71-73
34
Leitura dialogada do texto “A música inspira outras artes”. Realização das atividades do livro.
p. 74-75
35
Leitura dialogada e preparação da atividade da seção Musicando.
p. 76
36
Finalização da atividade da seção Musicando.
p. 76
37
Realização da atividade da seção De olho na imagem. Leitura dialogada da seção Conheça o artista.
p. 77-78
38
Início da atividade da seção Para fazer com os colegas.
p. 79-80
39
Finalização e exposição da atividade Para fazer com os colegas.
p. 79-80
40
Realização das avaliações processual e de resultado.
p. 81-84
68
Capítulo 4. Linhas e formas
LEGENDA: AMARAL, Tarsila do. Paisagem rural . 1924. Nanquim sobre papel, 18,9 cm 3 25,8 cm. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar
O que eu vejo
Converse com os colegas.
- O que o desenho retrata?
- Como foram criadas as figuras usadas na imagem?
- A artista utilizou linhas curvas em quais partes do desenho?
- O que mais chamou sua atenção nesta imagem? Por quê?
Fim do complemento.
70
Linhas
As linhas traçadas no papel podem formar um desenho. Elas são usadas para fazer o contorno de cada elemento desenhado em uma imagem.
Há vários tipos de linha. Observe.
LEGENDA: Linha reta horizontal. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Linha reta vertical. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Linhas horizontais e verticais. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Linha reta inclinada. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Linha curva. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Linha ondulada. FIM DA LEGENDA.
Cada tipo de linha sugere impressões ou sensações diferentes. Observe.
Linha reta horizontal: pode dar a sensação de descanso, silêncio, calma, lugar aberto e grande.
Linha reta vertical: sugere equilíbrio, altura, elevação.
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Linhas horizontais e verticais: dão a sensação de estabilidade, segurança.
Linha inclinada: sugere movimento, queda.
Linha curva: causa a impressão de volume ou de movimento.
Linha ondulada: dá a sensação de movimento que se repete.
Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.
- Você conhece algum tipo de linha diferente das que foram mostradas? Desenhe no espaço abaixo.
- _____
- Que tipo de sensação causa a linha que você desenhou? _____.
- A obra de arte que está na abertura deste capítulo é da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973). Seu título é Paisagem rural e retrata um lugar no campo.
- Que sensações o conjunto de linhas que compõem a obra transmite a você? _____.
72
Boxe complementar
Mãos à obra
Que tal fazer um desenho usando apenas linhas? Releia as impressões ou sensações que cada tipo de linha pode causar e siga o roteiro.
Materiais
- Caderno
- Lápis preto e borracha
- Folhas de papel sulfite
- Canetinhas hidrográficas
- Régua
Como fazer
- Imagine o que você gostaria de desenhar fazendo um rascunho. Use apenas linhas no desenho.
- Com as canetinhas hidrográficas e a régua (se quiser desenhar linhas retas), copie seu desenho em uma folha de papel sulfite.
- Após o término do desenho, crie um título para ele e assine seu nome.
- Com os colegas da turma, monte um mural para que todos vejam os desenhos.
- Agora vamos experimentar fazer com o corpo o que foi feito no papel.
Você observou que os pontos e as linhas representadas são facilmente visíveis porque o trajeto do lápis ou da tinta fica registrado no papel.
Será que conseguimos realizar os mesmos trajetos com movimentos no espaço?
Que tal explorar pontos e linhas com diferentes partes do corpo?
Observe os movimentos de toda a turma, incluindo os seus, e registre no papel sulfite o que viu. Siga as orientações do professor.
- Agora vamos experimentar fazer com o corpo o que foi feito no papel.
Fim do complemento.
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Figuras geométricas
As figuras geométricas também costumam estar presentes em obras de arte. Observe a representação de algumas figuras geométricas.
LEGENDA: Quadrado. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Círculo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Retângulo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Triângulo. FIM DA LEGENDA.
Quadrado: causa a impressão de segurança e de algo que não se move.
Círculo: representa algo que não tem fim nem começo.
Retângulo (deitado): dá a sensação de segurança.
Retângulo (em pé): indica crescimento.
Triângulo (com a ponta para cima): representa algo que cresce ou que está no alto.
Triângulo (com a ponta para baixo): indica movimento ou queda.
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A obra Castelo e sol, do artista suíço Paul Klee (1879-1940), representa os elementos mencionados no título utilizando figuras geométricas em sua composição.
LEGENDA: KLEE, Paul. Castelo e sol. 1928. Óleo sobre tela, 50 cm 3 59 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.
- Que figuras geométricas você reconhece nessa obra? Anote o nome delas. _____.
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- Quais são as cores que você reconhece nessa tela? _____.
- Que título você daria para essa obra? _____.
Boxe complementar.
Mãos à obra
Reveja a pintura de Paul Klee reproduzida na página anterior e responda às perguntas.
- Que materiais ele utilizou na obra Castelo e sol?
_____.
- Que tal produzir com seus familiares uma composição usando formas geométricas? Vocês desenharão em uma
folha
em branco diferentes formas geométricas. Em seguida, terão de colorir e recortar essas formas para montar uma figura fazendo uma colagem no espaço abaixo.
_____
- Escreva o nome da figura criada em família. _____.
Fim do complemento.
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A música inspira outras artes
Alguns artistas se inspiram na música para criar suas obras de arte.
O pintor russo Wassily Kandinsky (1866-1944) usou a música como inspiração para criar muitas de suas obras.
Kandinsky também usou linhas e elementos geométricos em suas criações.
LEGENDA: KANDINSKY, Wassily. Composição número 8. 1923. Óleo sobre tela, 140 cm 3 201 cm. Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York, EUA. FIM DA LEGENDA.
As linhas e as figuras geométricas dessa obra foram empregadas pelo artista para representar uma paisagem.
Os triângulos grandes representam as montanhas. O círculo do lado esquerdo no alto da imagem simboliza o Sol.
Nessa pintura, Kandinsky procurou estabelecer uma correspondência entre as cores e os sons. Para ele, a cor preta significava a ausência de sons, isto é, o silêncio, a cor laranja indicava o som de vozes masculinas, e a cor amarela, o som de instrumentos musicais de sopro.
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Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.
- Que tipos de linha e de figura geométrica há
nessa
tela
de Kandinsky?
( ) Círculo.
( ) Triângulo.
( ) Linhas verticais e horizontais.
( ) Retângulo.
( ) Quadrado.
( ) Linha curva.
( ) Linha reta.
( ) Linha inclinada.
( ) Linha ondulada.
- Você gostou dessa tela? Justifique sua resposta. _____.
- Inspire-se em uma música para produzir um desenho usando linhas e figuras geométricas.
- _____
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Musicando
A vibração e as ondas sonoras
Todos os sons que ouvimos, como o som da voz humana ou o som dos instrumentos musicais, são produzidos por vibrações.
Vibração é o movimento rápido de vaivém que ocorre em um objeto ou um instrumento quando ele é tocado ou agitado.
As vibrações se espalham no ar em forma de ondas sonoras e são captadas por nossas orelhas.
LEGENDA: As ondas sonoras se propagam em todas as direções. FIM DA LEGENDA.
A orelha humana é capaz de diferenciar as qualidades do som: timbre, altura, duração e intensidade.
Cada som tem um timbre diferente. É pelo timbre que conseguimos identificar o que estamos ouvindo.
LEGENDA: O timbre permite identificar o instrumento que está produzindo determinado som. Ele distingue a qualidade sonora, mesmo que dois instrumentos estejam tocando a mesma nota. O timbre também nos permite diferenciar as vozes das pessoas e distinguir as vozes femininas das masculinas. FIM DA LEGENDA.
Criando um podcast narrativo
- Escolham uma história curta para narrar e selecionem objetos variados que possam produzir sons para ajudar a contar a história. Se possível, utilizem instrumentos musicais do acervo da escola, se houver.
- Sigam as instruções do professor e, ao final, compartilhem os áudios com todas as histórias para tentar identificar, pelo timbre, os objetos e instrumentos utilizados.
79
Boxe complementar
De olho na imagem
Observe como o artista plástico brasileiro Dionísio Del Santo trabalhava com linhas e figuras em suas obras.
LEGENDA: DEL SANTO, Dionísio. Cena silvestre. 1970. Serigrafia sobre papel, 81,5 cm 3 61,5 cm. Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Vitória (ES). FIM DA LEGENDA.
80
Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.
- Assinale as figuras geométricas e as linhas que você identifica nessa obra.
( ) Círculo.
( ) Triângulo.
( ) Linha inclinada.
( ) Retângulo.
( ) Quadrado.
( ) Linha reta.
- O que o artista retratou na obra com essas figuras geométricas e linhas? _____.
- As obras Castelo e sol, de Paul Klee, e Cena silvestre, de Dionísio Del Santo, têm alguma coisa em comum? O quê? _____.
Fim do complemento.
Boxe complementar
Conheça o artista
Dionísio Del Santo nasceu em 1925, no Espírito Santo.
Sua carreira artística teve início quando ele se mudou para o Rio de Janeiro, aos 26 anos de idade. Foi desenhista, pintor e gravurista.
Era apaixonado pelas figuras geométricas, que empregou em muitas de suas obras.
Faleceu em 1999.
Fim do complemento.
81
Para fazer com os colegas
A obra Vila-R, do pintor Paul Klee, foi inspirada na pequena vila onde ele nasceu, na Suíça.
Observe a variedade de cores e de figuras usada pelo artista.
LEGENDA: KLEE, Paul. Vila-R. 1919. Óleo sobre cartão, 26 cm 3 22 cm. Museu de Arte da Basileia, Basileia, Suíça. FIM DA LEGENDA.
82
Agora, que tal produzir uma pintura coletiva? Reúna-se com os colegas e inspirem-se na obra de Paul Klee para retratar a escola onde vocês estudam.
Para isso, vejam algumas indicações de como desenvolver essa tarefa.
- Vocês podem utilizar os materiais a seguir:
- um pedaço grande de papel kraft
- fita adesiva
- pincéis
- guache de várias cores
- recipientes de plástico com água
- papel absorvente
- lápis preto
- folhas de papel sulfite
- Pensem em como é a escola e a rua onde ela está localizada. Quais características dos dois locais vocês gostariam de destacar?
- Conversem para escolher o que desenharão. Vale o que a maioria decidir.
- Desenhem em papel sulfite um prédio ou um detalhe que vocês escolheram representar.
- Passem esses desenhos a lápis para o papel kraft. Cada estudante pode fazer uma parte do desenho.
- Pintem o desenho que fizeram no papel. A pintura deve ser feita por todos.
- Quando a pintura coletiva estiver pronta e seca, colem em um mural da escola para que todos possam apreciá-la.
- Anotem em uma folha de sulfite o título que escolheram para a obra e o nome e a classe de vocês para que todos identifiquem os autores da pintura. Colem essa folha abaixo da pintura.
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O que aprendemos
Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!
- Na construção de uma moradia são utilizados muitos materiais. Em qual dessas moradias não são utilizados somente materiais originados na natureza em sua construção?
( ) oca
( ) casa de alvenaria
( ) casa de pau a pique
( ) casa de madeira
- Marque as respostas corretas. Uma construção sustentável:
( ) utiliza qualquer material.
( ) preserva o meio ambiente.
( ) não se preocupa com o desperdício de materiais.
( ) produz poucos resíduos e pouco lixo.
( ) dá preferência a materiais renováveis obtidos na natureza.
- Escreva abaixo o que você gostaria de mudar no seu bairro. Explique como você gostaria que fosse essa mudança e justifique sua resposta.
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- Que tipos de linhas você estudou no capítulo 4? Desenhe as linhas e escreva as legendas.
- As figuras geométricas são formadas por linhas. Das figuras geométricas que você conhece, quais delas são compostas de linhas retas?
- Em sua obra, o pintor Kandinsky estabelecia uma correspondência entre:
LEGENDA: KANDINSKY, Wassily. Composição número 8. 1923. Óleo sobre tela, 140 cm 3 201 cm. Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York, EUA. FIM DA LEGENDA.
( ) as figuras geométricas e as pessoas.
( ) os sons e as cores.
( ) as linhas e os sons.
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Para terminar
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- A peça teatral Paraíso, que estudamos no capítulo 1, aborda um tema muito importante. Que tema é esse?
( ) A revolta dos brinquedos.
( ) A preservação do meio ambiente.
( ) O desperdício de água.
( ) Os problemas com o transporte na cidade.
- Em que outro momento do livro esse mesmo tema foi tratado? _____.
- Que tema importante você gostaria de abordar utilizando a representação teatral? Explique como você faria isso. _____.
- Para você, qual foi a atividade mais desafiadora deste ano? Por quê? _____.
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Avaliação de resultado
- Agora, vamos explorar a relação do movimento com o espaço. Para criar livremente as posturas e os movimentos, siga as orientações do professor. No final da atividade, faça um desenho para registrar sua experiência.
- _____
- Leia as perguntas com atenção e responda marcando um
X.
Sim
Não
Às Vezes
Gostei de aprender novos conteúdos este ano?
Foi difícil realizar as atividades do livro?
Foi bom trabalhar com o grupo?
Deixei os colegas me auxiliarem no momento das dificuldades?
Neste ano foi mais fácil fazer as atividades com o corpo?
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VAMOS LER
Escola de Arte
Teal Triggs.
São Paulo: publifolha, 2017.
O livro desafia a imaginação do leitor ao mesmo tempo que introduz conhecimentos sobre a arte.
História de uma linha
Silvana Beraldo Massera.
São Paulo: Quatro Cantos, 2015.
Esse livro conta a história de um dia na vida de uma linha. Ela quer ir para lugares diferentes e também mudar tudo o que está ao redor dela.
Meu bairro é assim
César Obeid.
São Paulo: Moderna, 2016.
Esse livro pode fazer o leitor refletir sobre os lugares de que gosta, os passeios que faz a pé pela vizinhança, as características das ruas do bairro, os nomes engraçados ou curiosos que encontra e muito mais.
Tarsilinha e as formas
Patricia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral.
São Paulo: Melhoramentos, 2014.
Nesse livro o leitor reconhece as formas geométricas presentes na obra de Tarsila do Amaral.