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Comentários para o professor:

Capítulo 4: Linhas e formas

Introdução

A abertura do capítulo apresenta um desenho de Tarsila do Amaral (1886-1973) que chama a atenção para a linha como elemento fundamental das artes visuais e suas possibilidades expressivas. Os estudantes são estimulados a reconhecer e nomear diferentes linhas em objetos do cotidiano e usá-las em suas criações. Terão contato inclusive com as formas geométricas, ampliando seu repertório verbal e visual.

As propostas práticas incluem atividades corporais e estabelecem relações com a música. Há ainda atividades envolvendo as artes plásticas de modo que o estudante possa exercitar a expressividade e manter contato com diferentes materiais.

Para terminar o ano, a turma deve realizar uma pintura coletiva, que possibilite a cada um estimular a autonomia, a criatividade e a colaboração.

Objetivos do capítulo

  1. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  1. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

    Competências específicas de Linguagens

  1. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
  1. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

    Competências específicas de Arte

  1. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
  1. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

    Habilidades favorecidas

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Capítulo 4. Linhas e formas

Imagem: Pintura. Desenho que apresenta uma área rural com pequenos arbustos, cerca comprida, pequenas casas e algumas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: AMARAL, Tarsila do. Paisagem rural . 1924. Nanquim sobre papel, 18,9 cm 3 25,8 cm. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar

O que eu vejo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com os colegas.

  1. O que o desenho retrata?
  1. Como foram criadas as figuras usadas na imagem?
  1. A artista utilizou linhas curvas em quais partes do desenho?
  1. O que mais chamou sua atenção nesta imagem? Por quê?

Fim do complemento.

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Linhas

As linhas traçadas no papel podem formar um desenho. Elas são usadas para fazer o contorno de cada elemento desenhado em uma imagem.

Há vários tipos de linha. Observe.

Imagem: Ilustração. Uma linha reta horizontal. Fim da imagem.

LEGENDA: Linha reta horizontal. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma linha reta vertical. Fim da imagem.

LEGENDA: Linha reta vertical. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas linhas retas horizontais paralelas cruzadas com duas linhas retas verticais paralelas. Fim da imagem.

LEGENDA: Linhas horizontais e verticais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma linha reta inclinada para direita. Fim da imagem.

LEGENDA: Linha reta inclinada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma linha curva arqueada para cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Linha curva. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma linha ondulada horizontal. Fim da imagem.

LEGENDA: Linha ondulada. FIM DA LEGENDA.

Cada tipo de linha sugere impressões ou sensações diferentes. Observe.

Imagem: Ilustração. Uma linha reta horizontal em tamanho menor. Fim da imagem.

Linha reta horizontal: pode dar a sensação de descanso, silêncio, calma, lugar aberto e grande.

Imagem: Ilustração. Uma linha reta vertical em tamanho menor. Fim da imagem.

Linha reta vertical: sugere equilíbrio, altura, elevação.

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Imagem: Ilustração. Em tamanho menor, duas linhas retas horizontais paralelas cruzadas com duas linhas retas verticais paralelas. Fim da imagem.

Linhas horizontais e verticais: dão a sensação de estabilidade, segurança.

Imagem: Ilustração. Uma linha reta inclinada para direita em tamanho menor. Fim da imagem.

Linha inclinada: sugere movimento, queda.

Imagem: Ilustração. Uma linha curva arqueada para cima em tamanho menor. Fim da imagem.

Linha curva: causa a impressão de volume ou de movimento.

Imagem: Ilustração. Uma linha ondulada horizontal em tamanho menor. Fim da imagem.

Linha ondulada: dá a sensação de movimento que se repete.

Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Você conhece algum tipo de linha diferente das que foram mostradas? Desenhe no espaço abaixo.
    1. _____
  1. Que tipo de sensação causa a linha que você desenhou? _____.
  1. A obra de arte que está na abertura deste capítulo é da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973). Seu título é Paisagem rural e retrata um lugar no campo.
    1. Que sensações o conjunto de linhas que compõem a obra transmite a você? _____.

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Boxe complementar

Mãos à obra

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Que tal fazer um desenho usando apenas linhas? Releia as impressões ou sensações que cada tipo de linha pode causar e siga o roteiro.

Materiais

  • Caderno
  • Lápis preto e borracha
  • Folhas de papel sulfite
  • Canetinhas hidrográficas
  • Régua

    Como fazer

  1. Imagine o que você gostaria de desenhar fazendo um rascunho. Use apenas linhas no desenho.
  1. Com as canetinhas hidrográficas e a régua (se quiser desenhar linhas retas), copie seu desenho em uma folha de papel sulfite.
  1. Após o término do desenho, crie um título para ele e assine seu nome.
  1. Com os colegas da turma, monte um mural para que todos vejam os desenhos.

    Imagem: Ilustração. Uma mulher cadeirante de cabelo curto e óculos sorri enquanto conversa com três crianças uniformizadas ao seu redor. Todos observam três desenhos no papel colados na parede. Fim da imagem.

    • Agora vamos experimentar fazer com o corpo o que foi feito no papel.

      Você observou que os pontos e as linhas representadas são facilmente visíveis porque o trajeto do lápis ou da tinta fica registrado no papel.

      Será que conseguimos realizar os mesmos trajetos com movimentos no espaço?

      Que tal explorar pontos e linhas com diferentes partes do corpo?

      Observe os movimentos de toda a turma, incluindo os seus, e registre no papel sulfite o que viu. Siga as orientações do professor.

Fim do complemento.

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Figuras geométricas

As figuras geométricas também costumam estar presentes em obras de arte. Observe a representação de algumas figuras geométricas.

Imagem: Ilustração. Um quadrado. Fim da imagem.

LEGENDA: Quadrado. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um círculo. Fim da imagem.

LEGENDA: Círculo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um retângulo deitado. Fim da imagem.

LEGENDA: Retângulo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um triângulo com lados iguais. Fim da imagem.

LEGENDA: Triângulo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um quadrado em tamanho menor. Fim da imagem.

Quadrado: causa a impressão de segurança e de algo que não se move.

Imagem: Ilustração. Um círculo em tamanho menor. Fim da imagem.

Círculo: representa algo que não tem fim nem começo.

Imagem: Ilustração. Um retângulo deitado em tamanho menor. Fim da imagem.

Retângulo (deitado): dá a sensação de segurança.

Imagem: Ilustração. Um retângulo na vertical. Fim da imagem.

Retângulo (em pé): indica crescimento.

Imagem: Ilustração. Um triângulo com lados iguais em tamanho menor. Fim da imagem.

Triângulo (com a ponta para cima): representa algo que cresce ou que está no alto.

Imagem: Ilustração. Um triângulo com lados iguais e com a ponta para baixo. Fim da imagem.

Triângulo (com a ponta para baixo): indica movimento ou queda.

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A obra Castelo e sol, do artista suíço Paul Klee (1879-1940), representa os elementos mencionados no título utilizando figuras geométricas em sua composição.

Imagem: Pintura. Em um fundo com predominância da cor marrom, há muitas figuras geométricas de diferentes tamanhos, unidas e coloridas, como uma composição com um conjunto de retângulos estreitos na vertical, fileiras com triângulos encaixados uns nos outros e mosaicos de pequenos quadros. Também há um círculo destacado na parte superior e de cor amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: KLEE, Paul. Castelo e sol. 1928. Óleo sobre tela, 50 cm 3 59 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.

  1. Que figuras geométricas você reconhece nessa obra? Anote o nome delas. _____.

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  1. Quais são as cores que você reconhece nessa tela? _____.
  1. Que título você daria para essa obra? _____.

Boxe complementar.

Mãos à obra

Reveja a pintura de Paul Klee reproduzida na página anterior e responda às perguntas.

  1. Que materiais ele utilizou na obra Castelo e sol? _____.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que tal produzir com seus familiares uma composição usando formas geométricas? Vocês desenharão em uma folha em branco diferentes formas geométricas. Em seguida, terão de colorir e recortar essas formas para montar uma figura fazendo uma colagem no espaço abaixo.

    _____

  1. Escreva o nome da figura criada em família. _____.

Fim do complemento.

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A música inspira outras artes

Alguns artistas se inspiram na música para criar suas obras de arte.

O pintor russo Wassily Kandinsky (1866-1944) usou a música como inspiração para criar muitas de suas obras.

Kandinsky também usou linhas e elementos geométricos em suas criações.

Imagem: Pintura. Em um fundo claro, há um conjunto com linhas esparsas e figuras geométricas. Dentre as composições se destacam linhas que formam triângulos, um conjunto de pequenos retângulos e quadrados unidos lado a lado e de cores distintas, com predominância do preto e branco, e há pequenos círculos e triângulos espalhados pela pintura. No canto superior esquerdo há o destaque para dois círculos concêntricos o maior em cor preta e o menor, em seu interior, em cor roxa. Ao redor, um sombreado rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: KANDINSKY, Wassily. Composição número 8. 1923. Óleo sobre tela, 140 cm 3 201 cm. Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York, EUA. FIM DA LEGENDA.

As linhas e as figuras geométricas dessa obra foram empregadas pelo artista para representar uma paisagem.

Os triângulos grandes representam as montanhas. O círculo do lado esquerdo no alto da imagem simboliza o Sol.

Nessa pintura, Kandinsky procurou estabelecer uma correspondência entre as cores e os sons. Para ele, a cor preta significava a ausência de sons, isto é, o silêncio, a cor laranja indicava o som de vozes masculinas, e a cor amarela, o som de instrumentos musicais de sopro.

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Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.

  1. Que tipos de linha e de figura geométrica há nessa tela de Kandinsky?

    ( ) Círculo.

    ( ) Triângulo.

    ( ) Linhas verticais e horizontais.

    ( ) Retângulo.

    ( ) Quadrado.

    ( ) Linha curva.

    ( ) Linha reta.

    ( ) Linha inclinada.

    ( ) Linha ondulada.

  1. Você gostou dessa tela? Justifique sua resposta. _____.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Inspire-se em uma música para produzir um desenho usando linhas e figuras geométricas.
    1. _____

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Musicando

Imagem: Ícone referente à seção Musicando, composto pela ilustração de uma nota musical. Fim da imagem.

A vibração e as ondas sonoras

Todos os sons que ouvimos, como o som da voz humana ou o som dos instrumentos musicais, são produzidos por vibrações.

Vibração é o movimento rápido de vaivém que ocorre em um objeto ou um instrumento quando ele é tocado ou agitado.

As vibrações se espalham no ar em forma de ondas sonoras e são captadas por nossas orelhas.

Imagem: Ilustração. Um homem de camisa, gravata borboleta e calça com suspensório toca saxofone com os olhos fechados. Ao redor, há círculos concêntricos discretos. Fim da imagem.

LEGENDA: As ondas sonoras se propagam em todas as direções. FIM DA LEGENDA.

A orelha humana é capaz de diferenciar as qualidades do som: timbre, altura, duração e intensidade.

Cada som tem um timbre diferente. É pelo timbre que conseguimos identificar o que estamos ouvindo.

Imagem: Ilustração. Uma mulher ruiva e de vestido canta segurando um microfone e com os olhos fechados. Ao redor, há notas musicais.   Fim da imagem.

LEGENDA: O timbre permite identificar o instrumento que está produzindo determinado som. Ele distingue a qualidade sonora, mesmo que dois instrumentos estejam tocando a mesma nota. O timbre também nos permite diferenciar as vozes das pessoas e distinguir as vozes femininas das masculinas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Criando um podcast narrativo

  1. Forme um grupo com dois colegas.
  1. Escolham uma história curta para narrar e selecionem objetos variados que possam produzir sons para ajudar a contar a história. Se possível, utilizem instrumentos musicais do acervo da escola, se houver.
  1. Sigam as instruções do professor e, ao final, compartilhem os áudios com todas as histórias para tentar identificar, pelo timbre, os objetos e instrumentos utilizados.
Imagem: Fotografia. Cinco crianças estão entretidas observando a tela de um dispositivo sobre uma mesa.  Fim da imagem.

79

Boxe complementar

De olho na imagem

Observe como o artista plástico brasileiro Dionísio Del Santo trabalhava com linhas e figuras em suas obras.

Imagem: Pintura. Uma composição com centenas de linhas paralelas finas que se repetem e formam grandes figuras geométricas com aspecto labiríntico. As linhas são em cor preta, o fundo é predominantemente amarelo e também laranja. Na parte superior, há uma figura com tonalidades fortes de laranja e verde que formam um pássaro de contorno geométrico. Abaixo, também há figuras formadas com a tonalidade forte de amarelo e verde. Fim da imagem.

LEGENDA: DEL SANTO, Dionísio. Cena silvestre. 1970. Serigrafia sobre papel, 81,5 cm 3 61,5 cm. Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Vitória (ES). FIM DA LEGENDA.

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Converse com os colegas. Depois, registre suas respostas.

  1. Assinale as figuras geométricas e as linhas que você identifica nessa obra.

    ( ) Círculo.

    ( ) Triângulo.

    ( ) Linha inclinada.

    ( ) Retângulo.

    ( ) Quadrado.

    ( ) Linha reta.

  1. O que o artista retratou na obra com essas figuras geométricas e linhas? _____.
  1. As obras Castelo e sol, de Paul Klee, e Cena silvestre, de Dionísio Del Santo, têm alguma coisa em comum? O quê? _____.

Fim do complemento.

Boxe complementar

Conheça o artista

Dionísio Del Santo nasceu em 1925, no Espírito Santo.

Sua carreira artística teve início quando ele se mudou para o Rio de Janeiro, aos 26 anos de idade. Foi desenhista, pintor e gravurista.

Era apaixonado pelas figuras geométricas, que empregou em muitas de suas obras.

Faleceu em 1999.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Retrato de um senhor de pele clara, magro, de óculos e cabelo longo, liso e grisalho. Ele está com expressão séria e usa camisa. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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Para fazer com os colegas

A obra Vila-R, do pintor Paul Klee, foi inspirada na pequena vila onde ele nasceu, na Suíça.

Observe a variedade de cores e de figuras usada pelo artista.

Imagem: Pintura. Uma paisagem com montanhas em tom escuro de verde e marrom. Um rio extenso em tom vermelho corta a paisagem. O sol está representado por um círculo amarelo denso. Há uma composição com triângulos, quadrados e retângulos que revelam construções próximas do rio. No canto inferior direito, há uma letra “R” em caixa alta em destaque.  Fim da imagem.

LEGENDA: KLEE, Paul. Vila-R. 1919. Óleo sobre cartão, 26 cm 3 22 cm. Museu de Arte da Basileia, Basileia, Suíça. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Agora, que tal produzir uma pintura coletiva? Reúna-se com os colegas e inspirem-se na obra de Paul Klee para retratar a escola onde vocês estudam.

Para isso, vejam algumas indicações de como desenvolver essa tarefa.

  1. Vocês podem utilizar os materiais a seguir:
    • um pedaço grande de papel kraft
    • fita adesiva
    • pincéis
    • guache de várias cores
    • recipientes de plástico com água
    • papel absorvente
    • lápis preto
    • folhas de papel sulfite
    1. Pensem em como é a escola e a rua onde ela está localizada. Quais características dos dois locais vocês gostariam de destacar?
    1. Conversem para escolher o que desenharão. Vale o que a maioria decidir.
    1. Desenhem em papel sulfite um prédio ou um detalhe que vocês escolheram representar.
    1. Passem esses desenhos a lápis para o papel kraft. Cada estudante pode fazer uma parte do desenho.
    1. Pintem o desenho que fizeram no papel. A pintura deve ser feita por todos.
    1. Quando a pintura coletiva estiver pronta e seca, colem em um mural da escola para que todos possam apreciá-la.
    1. Anotem em uma folha de sulfite o título que escolheram para a obra e o nome e a classe de vocês para que todos identifiquem os autores da pintura. Colem essa folha abaixo da pintura.
Imagem: Ilustração. Um grupo de seis alunos uniformizados conversam e sorriem. Ao fundo, casas e a fachada da ESCOLA.  Fim da imagem.

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O que aprendemos

Olá! Agora você fará algumas atividades e descobrirá que já aprendeu muitas coisas!

  1. Na construção de uma moradia são utilizados muitos materiais. Em qual dessas moradias não são utilizados somente materiais originados na natureza em sua construção?
Imagem: Fotografia. Em uma área com chão de terra e árvores ao fundo, fachada de uma moradia com formato circular e com estrutura de madeira e teto de palha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Em uma área cercada de outras construções, fachada de uma casa de alvenaria com janelas de vidro. Fim da imagem.
Imagem:  Fotografia. Em uma área com chão de terra e cercada por árvores, uma casa com estrutura de barro e madeira. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Em uma área rodeada por árvores, fachada de uma casa estruturada toda em madeira.  Fim da imagem.

( ) oca

( ) casa de alvenaria

( ) casa de pau a pique

( ) casa de madeira

  1. Marque as respostas corretas. Uma construção sustentável:

    ( ) utiliza qualquer material.

    ( ) preserva o meio ambiente.

    ( ) não se preocupa com o desperdício de materiais.

    ( ) produz poucos resíduos e pouco lixo.

    ( ) dá preferência a materiais renováveis obtidos na natureza.

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.
  1. Escreva abaixo o que você gostaria de mudar no seu bairro. Explique como você gostaria que fosse essa mudança e justifique sua resposta.

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Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Que tipos de linhas você estudou no capítulo 4? Desenhe as linhas e escreva as legendas.
  1. As figuras geométricas são formadas por linhas. Das figuras geométricas que você conhece, quais delas são compostas de linhas retas?
  1. Em sua obra, o pintor Kandinsky estabelecia uma correspondência entre:
Imagem: Pintura. Em um fundo claro, há um conjunto com linhas esparsas e figuras geométricas. Dentre as composições se destacam linhas que formam triângulos, um conjunto de pequenos retângulos e quadrados unidos lado a lado e de cores distintas, com predominância do preto e branco, e há pequenos círculos e triângulos espalhados pela pintura. No canto superior esquerdo há o destaque para dois círculos concêntricos o maior em cor preta e o menor, em seu interior, em cor roxa. Ao redor, um sombreado rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: KANDINSKY, Wassily. Composição número 8. 1923. Óleo sobre tela, 140 cm 3 201 cm. Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York, EUA. FIM DA LEGENDA.

( ) as figuras geométricas e as pessoas.

( ) os sons e as cores.

( ) as linhas e os sons.

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Para terminar

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. A peça teatral Paraíso, que estudamos no capítulo 1, aborda um tema muito importante. Que tema é esse?

    ( ) A revolta dos brinquedos.

    ( ) A preservação do meio ambiente.

    ( ) O desperdício de água.

    ( ) Os problemas com o transporte na cidade.

  1. Em que outro momento do livro esse mesmo tema foi tratado? _____.
  1. Que tema importante você gostaria de abordar utilizando a representação teatral? Explique como você faria isso. _____.
  1. Para você, qual foi a atividade mais desafiadora deste ano? Por quê? _____.

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Avaliação de resultado

  1. Agora, vamos explorar a relação do movimento com o espaço. Para criar livremente as posturas e os movimentos, siga as orientações do professor. No final da atividade, faça um desenho para registrar sua experiência.
    1. _____
  1. Leia as perguntas com atenção e responda marcando um X.

    Sim

    Não

    Às Vezes

    Gostei de aprender novos conteúdos este ano?

    Foi difícil realizar as atividades do livro?

    Foi bom trabalhar com o grupo?

    Deixei os colegas me auxiliarem no momento das dificuldades?

    Neste ano foi mais fácil fazer as atividades com o corpo?

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VAMOS LER

Escola de Arte

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título “Escola de Arte”. Apresenta a ilustração da fachada de um prédio onde pessoas fazem diferentes atividades através das janelas.  Fim da imagem.

Teal Triggs.

São Paulo: publifolha, 2017.

O livro desafia a imaginação do leitor ao mesmo tempo que introduz conhecimentos sobre a arte.

História de uma linha

Imagem: Capa de livro. Ao centro, o título “História de uma linha”. Apresenta uma folha com moldura na qual está escrito o título com letra cursiva. Fim da imagem.

Silvana Beraldo Massera.

São Paulo: Quatro Cantos, 2015.

Esse livro conta a história de um dia na vida de uma linha. Ela quer ir para lugares diferentes e também mudar tudo o que está ao redor dela.

Meu bairro é assim

Imagem: Capa do livro. O título “Meu bairro é assim” toma toda a capa com letras de forma maiúsculas e com desenhos diferentes no interior de cada uma delas. Fim da imagem.

César Obeid.

São Paulo: Moderna, 2016.

Esse livro pode fazer o leitor refletir sobre os lugares de que gosta, os passeios que faz a pé pela vizinhança, as características das ruas do bairro, os nomes engraçados ou curiosos que encontra e muito mais.

Tarsilinha e as formas

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título “Tarsilinha e as formas”. Apresenta uma pintura ao centro e a ilustração de uma menina e um canto no canto direito. Fim da imagem.

Patricia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral.

São Paulo: Melhoramentos, 2014.

Nesse livro o leitor reconhece as formas geométricas presentes na obra de Tarsila do Amaral.