3

Imagem: Ilustração. O planeta Terra representado por uma esfera azul com os continentes em verde com destaque para a América do Sul. Fim da imagem.

O que é o mundo?

O mundo é o que você coloca nele:

amigos,

sorrisos,

cores,

flores,

brincadeiras,

fantasia, música, dança...


o mundo pode ficar bem melhor

com um pouco mais de arte!


Desenhe nesse espaço como você quer que seja o mundo.

4

Conheça seu livro

Veja como está organizado seu livro de Arte.

Para começar

O que aprendemos

Para terminar

Nessas seções, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu conhecimento em Arte: o que já sabe, o que ainda pode aprender e o que aprendeu ao chegar ao final do ano.

Abertura

Você vai observar e apreciar reproduções de pinturas, esculturas e fotografias.

O que eu vejo

Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe O que eu vejo. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Mãos à obra

Você vai fazer atividades artísticas, sozinho ou com os colegas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mãos à obra. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Glossário

Você vai aprender o significado de palavras ligadas à arte e aos assuntos estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o Glossário. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

De olho na imagem

Você vai apreciar reproduções de obras de arte e conhecer um pouco mais sobre elas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção De olho na imagem. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Conheça o artista

Você vai conhecer a biografia de alguns artistas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Conheça o artista. Página composta por boxe complementar, textos e imagens. Fim da imagem.

Musicando

Você vai ampliar seus conhecimentos sobre música e sons.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Musicando. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para fazer com os colegas

Você e os colegas vão fazer atividades artísticas juntos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para fazer com os colegas. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos ler

Você vai ampliar seus conhecimentos com a leitura dos livros que recomendamos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos ler. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo.

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade extraclasse/Para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

6

Sumário

Capítulo 1. Espaços culturais, p. 10

A arte e seus espaços, p. 12

Museus, p. 13

Profissionais de um museu, p. 14

Conectividade e cultura, p. 16

Teatros, p. 17

Teatro Municipal de Ouro Preto, p. 18

Um teatro visto por dentro, p. 19

Orquestra, p. 21

No passado, p. 21

No presente, p. 22

Características da orquestra, p. 23

Conheça o artista, p. 26

• Musicando, p. 27

Imagem: Fotografia. Plano aberto de um amplo salão fechado e bem iluminado onde estão expostos muitos quadros com diferentes pinturas. Fim da imagem.

Capítulo 2. Instrumentos musicais, p. 30

Instrumentos de uma orquestra, p. 32

Cordas, p. 32

Mãos à obra, p. 33

Madeiras, p. 35

Mãos à obra, p. 36

Metais, p. 38

Percussão, p. 39

Mãos à obra, p. 41

Distribuição de instrumentos na orquestra, p. 43

Os instrumentos musicais no teatro, p. 44

De olho na imagem, p. 45

Conheça o artista, p. 45

Imagem: Fotografia. Uma arpa. Apresenta corpo vazado contornado em madeira e com cordas paralelas ao centro.  Fim da imagem.

7

Capítulo 3. Arte nas ruas, p. 46

Arte em espaços públicos, p. 48

Grafite, p. 48

Teatro de rua, p. 49

Mãos à obra, p. 49

Flash mob, p. 50

Estátua viva, p. 51

Mãos à obra, p. 51

De olho na imagem, p. 52

Conheça o artista, p. 52

• Para fazer com os colegas, p. 53

O que aprendemos, p. 54

Imagem: Fotografia. Um homem parado de pé sobre uma mala deitada no chão e apoiado em uma caixa sobre uma base vertical. Ele usa longo casaco, chapéu e possui barba comprida. Sua roupa, pele e objetos tem aspecto de bronze. Fim da imagem.

Capítulo 4. Festas brasileiras, p. 56

Lá vem o boi!, p. 58

A cultura popular e as variações da festa do boi, p. 59

Festival Folclórico de Parintins, p. 61

Mãos à obra, p. 62

Canções para boi dançar, p. 63

• Musicando, p. 64

De olho na imagem, p. 65

Conheça o artista, p. 65

• Para fazer com os colegas, p. 66

Imagem: Ilustração. Uma cabeça de boi com chifres coloridos e enfeites com fitas e adereços. O corpo é composto por um tecido longo e estampado e o rabo também é colorido. Fim da imagem.

Capítulo 5. Danças e ritmos brasileiros, 68

Samba, fandango e outros ritmos, p. 70

A origem do samba, p. 70

As variações do samba, p. 71

Mãos à obra, p. 73

De olho na imagem, p. 74

As variações do fandango, p. 75

Outros ritmos e danças populares, p. 78

• Para fazer com os colegas, p. 81

O que aprendemos, p. 82

Para terminar, p. 84

Vamos ler, p. 86

Referências bibliográficas comentadas, p. 87

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas dança em roda. O figurino das mulheres é composto por blusa larga e saia xadrez e o figurino dos homens é composto por calça jeans, sandália e camisa larga. Fim da imagem.

8

Para começar

Olá! Vamos fazer algumas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. A arte está presente em vários espaços da cidade. Observe.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma rua estreita onde há alguns pedestres e um mural pintado na parede, que apresenta três meninos com brinquedos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque de espaço aberto onde há uma estrutura com arquitetura robusta com grossas pilastras e arcos que formam duas paredes paralelas e um largo corredor, onde há uma mulher de pé. Também entre os espaços há a imagem de uma grande Lua que interliga as paredes. Fim da imagem.
  1. Você conhece o Armandinho? Leia a tirinha e responda às perguntas.
    1. Armandinho, de Alexandre Beck
Imagem: Tirinha. É composta por três quadros e apresenta Armandinho, um menino de cabelo azul e usa camiseta verde e bermuda. Ele está parado no centro uma sala com aparelho de som.  Q1: Armandinho está parado diante da caixa de som.  Q2: Apresenta o destaque das pernas de uma pessoa adulta que diz: “ESQUECEU DOS VIZINHOS?!”. Armandinho olha para o alto, encarando o adulto e exclama: “CLARO QUE NÃO!”. Q3: Diante do adulto, ele continua: “ATÉ AUMENTEI PRA ELES OUVIREM!”. Fim da imagem.
  1. O que está acontecendo na história? _____
  1. Com quem Armandinho está falando? _____
  1. O volume do som parece:

( ) alto.

( ) baixo.

9

Avaliação diagnóstica

  1. O que Armandinho responde quando ouve: “Esqueceu dos vizinhos?!” _____
  1. A música nos traz muitas lembranças e nos conecta com outras pessoas. Você gosta de música? Que instrumentos musicais você conhece? _____
  1. As festas populares também costumam ter muita música. Na região onde você mora, existe alguma festa popular tradicional? Qual é o nome dessa festa? Como ela é? Conte para os colegas e o professor. Depois, anote sua resposta.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você conhece alguma cantiga? Peça para o professor escrever a letra no quadro e ensine a melodia para a turma. Depois que todos aprenderem, vocês podem cantar juntos.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais brincadeiras de roda você conhece? Onde e quando você aprendeu essas brincadeiras? Escolha uma delas para brincar com seus colegas.