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O que é o mundo?
O mundo é o que você coloca nele:
amigos,
sorrisos,
cores,
flores,
brincadeiras,
fantasia, música, dança...
o mundo pode ficar bem melhor
com um pouco mais de arte!
Desenhe nesse espaço como você quer que seja o mundo.
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Conheça seu livro
Veja como está organizado seu livro de Arte.
Para começar
O que aprendemos
Para terminar
Nessas seções, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu conhecimento em Arte: o que já sabe, o que ainda pode aprender e o que aprendeu ao chegar ao final do ano.
Abertura
Você vai observar e apreciar reproduções de pinturas, esculturas e fotografias.
O que eu vejo
Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.
Mãos à obra
Você vai fazer atividades artísticas, sozinho ou com os colegas.
Glossário
Você vai aprender o significado de palavras ligadas à arte e aos assuntos estudados.
De olho na imagem
Você vai apreciar reproduções de obras de arte e conhecer um pouco mais sobre elas.
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Conheça o artista
Você vai conhecer a biografia de alguns artistas.
Musicando
Você vai ampliar seus conhecimentos sobre música e sons.
Para fazer com os colegas
Você e os colegas vão fazer atividades artísticas juntos.
Vamos ler
Você vai ampliar seus conhecimentos com a leitura dos livros que recomendamos.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral.
Desenho ou pintura.
Atividade em dupla.
Atividade em grupo.
Atividade extraclasse/Para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
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Sumário
Capítulo 1. Espaços culturais, p. 10
A arte e seus espaços, p. 12
Museus, p. 13
Profissionais de um museu, p. 14
Conectividade e cultura, p. 16
Teatros, p. 17
Teatro Municipal de Ouro Preto, p. 18
Um teatro visto por dentro, p. 19
Orquestra, p. 21
No passado, p. 21
No presente, p. 22
Características da orquestra, p. 23
Conheça o artista, p. 26
• Musicando, p. 27
Capítulo 2. Instrumentos musicais, p. 30
Instrumentos de uma orquestra, p. 32
Cordas, p. 32
Mãos à obra, p. 33
Madeiras, p. 35
Mãos à obra, p. 36
Metais, p. 38
Percussão, p. 39
Mãos à obra, p. 41
Distribuição de instrumentos na orquestra, p. 43
Os instrumentos musicais no teatro, p. 44
De olho na imagem, p. 45
Conheça o artista, p. 45
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Capítulo 3. Arte nas ruas, p. 46
Arte em espaços públicos, p. 48
Grafite, p. 48
Teatro de rua, p. 49
Mãos à obra, p. 49
Flash mob, p. 50
Estátua viva, p. 51
Mãos à obra, p. 51
De olho na imagem, p. 52
Conheça o artista, p. 52
• Para fazer com os colegas, p. 53
O que aprendemos, p. 54
Capítulo 4. Festas brasileiras, p. 56
Lá vem o boi!, p. 58
A cultura popular e as variações da festa do boi, p. 59
Festival Folclórico de Parintins, p. 61
Mãos à obra, p. 62
Canções para boi dançar, p. 63
• Musicando, p. 64
De olho na imagem, p. 65
Conheça o artista, p. 65
• Para fazer com os colegas, p. 66
Capítulo 5. Danças e ritmos brasileiros, 68
Samba, fandango e outros ritmos, p. 70
A origem do samba, p. 70
As variações do samba, p. 71
Mãos à obra, p. 73
De olho na imagem, p. 74
As variações do fandango, p. 75
Outros ritmos e danças populares, p. 78
• Para fazer com os colegas, p. 81
O que aprendemos, p. 82
Para terminar, p. 84
Vamos ler, p. 86
Referências bibliográficas comentadas, p. 87
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Para começar
Olá! Vamos fazer algumas atividades e descobrir o que você já sabe?
- A arte está presente em vários espaços da cidade. Observe.
- Onde podemos encontrar manifestações de arte? Marque com um
X
.
( ) No teatro.
( ) Na rua.
( ) Nos museus.
( ) Em praças.
( ) No metrô.
( ) Em salas de espetáculo.
( ) Em centros culturais.
( ) Nos parques.
( ) Na internet.
- Você conhece o Armandinho? Leia a tirinha e responda às perguntas.
- Armandinho, de Alexandre Beck
- O que está acontecendo na história? _____
- Com quem Armandinho está falando? _____
- O volume do som parece:
( ) alto.
( ) baixo.
- Como você descobriu? _____
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Avaliação diagnóstica
- O que Armandinho responde quando ouve: “Esqueceu dos vizinhos?!” _____
- A música nos traz muitas lembranças e nos conecta com outras pessoas. Você gosta de música? Que instrumentos musicais você conhece? _____
- Que instrumento musical você gostaria de aprender a tocar? Se preferir, faça um desenho em uma folha avulsa e compartilhe com a turma. _____
- As festas populares também costumam ter muita música. Na região onde você mora, existe alguma festa popular tradicional? Qual é o nome dessa festa? Como ela é? Conte para os colegas e o professor. Depois, anote sua resposta.
- Você conhece alguma cantiga? Peça para o professor escrever a letra no quadro e ensine a melodia para a turma. Depois que todos aprenderem, vocês podem cantar juntos.
- Quais brincadeiras de roda você conhece? Onde e quando você aprendeu essas brincadeiras? Escolha uma delas para brincar com seus colegas.