MP023

Imagem: Ilustração. O planeta Terra representado por uma esfera azul com os continentes em verde com destaque para a América do Sul. Fim da imagem.

O que é o mundo?

O mundo é o que você coloca nele:

amigos,

sorrisos,

cores,

flores,

brincadeiras,

fantasia, música, dança...


o mundo pode ficar bem melhor

com um pouco mais de arte!


Desenhe nesse espaço como você quer que seja o mundo.

MP024

Conheça seu livro

Veja como está organizado seu livro de Arte.

Para começar

O que aprendemos

Para terminar

Nessas seções, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu conhecimento em Arte: o que já sabe, o que ainda pode aprender e o que aprendeu ao chegar ao final do ano.

Abertura

Você vai observar e apreciar reproduções de pinturas, esculturas e fotografias.

O que eu vejo

Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe O que eu vejo. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Mãos à obra

Você vai fazer atividades artísticas, sozinho ou com os colegas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mãos à obra. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Glossário

Você vai aprender o significado de palavras ligadas à arte e aos assuntos estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o Glossário. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

De olho na imagem

Você vai apreciar reproduções de obras de arte e conhecer um pouco mais sobre elas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção De olho na imagem. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

Conheça o artista

Você vai conhecer a biografia de alguns artistas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Conheça o artista. Página composta por boxe complementar, textos e imagens. Fim da imagem.

Musicando

Você vai ampliar seus conhecimentos sobre música e sons.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Musicando. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para fazer com os colegas

Você e os colegas vão fazer atividades artísticas juntos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para fazer com os colegas. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos ler

Você vai ampliar seus conhecimentos com a leitura dos livros que recomendamos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos ler. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo.

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade extraclasse/Para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

MP026

Sumário

Capítulo 1. Espaços culturais, p. 10

A arte e seus espaços, p. 12

Museus, p. 13

Profissionais de um museu, p. 14

Conectividade e cultura, p. 16

Teatros, p. 17

Teatro Municipal de Ouro Preto, p. 18

Um teatro visto por dentro, p. 19

Orquestra, p. 21

No passado, p. 21

No presente, p. 22

Características da orquestra, p. 23

Conheça o artista, p. 26

• Musicando, p. 27

Imagem: Fotografia. Plano aberto de um amplo salão fechado e bem iluminado onde estão expostos muitos quadros com diferentes pinturas. Fim da imagem.

Capítulo 2. Instrumentos musicais, p. 30

Instrumentos de uma orquestra, p. 32

Cordas, p. 32

Mãos à obra, p. 33

Madeiras, p. 35

Mãos à obra, p. 36

Metais, p. 38

Percussão, p. 39

Mãos à obra, p. 41

Distribuição de instrumentos na orquestra, p. 43

Os instrumentos musicais no teatro, p. 44

De olho na imagem, p. 45

Conheça o artista, p. 45

Imagem: Fotografia. Uma arpa. Apresenta corpo vazado contornado em madeira e com cordas paralelas ao centro.  Fim da imagem.

MP027

Capítulo 3. Arte nas ruas, p. 46

Arte em espaços públicos, p. 48

Grafite, p. 48

Teatro de rua, p. 49

Mãos à obra, p. 49

Flash mob, p. 50

Estátua viva, p. 51

Mãos à obra, p. 51

De olho na imagem, p. 52

Conheça o artista, p. 52

• Para fazer com os colegas, p. 53

O que aprendemos, p. 54

Imagem: Fotografia. Um homem parado de pé sobre uma mala deitada no chão e apoiado em uma caixa sobre uma base vertical. Ele usa longo casaco, chapéu e possui barba comprida. Sua roupa, pele e objetos tem aspecto de bronze. Fim da imagem.

Capítulo 4. Festas brasileiras, p. 56

Lá vem o boi!, p. 58

A cultura popular e as variações da festa do boi, p. 59

Festival Folclórico de Parintins, p. 61

Mãos à obra, p. 62

Canções para boi dançar, p. 63

• Musicando, p. 64

De olho na imagem, p. 65

Conheça o artista, p. 65

• Para fazer com os colegas, p. 66

Imagem: Ilustração. Uma cabeça de boi com chifres coloridos e enfeites com fitas e adereços. O corpo é composto por um tecido longo e estampado e o rabo também é colorido. Fim da imagem.

Capítulo 5. Danças e ritmos brasileiros, 68

Samba, fandango e outros ritmos, p. 70

A origem do samba, p. 70

As variações do samba, p. 71

Mãos à obra, p. 73

De olho na imagem, p. 74

As variações do fandango, p. 75

Outros ritmos e danças populares, p. 78

• Para fazer com os colegas, p. 81

O que aprendemos, p. 82

Para terminar, p. 84

Vamos ler, p. 86

Referências bibliográficas comentadas, p. 87

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas dança em roda. O figurino das mulheres é composto por blusa larga e saia xadrez e o figurino dos homens é composto por calça jeans, sandália e camisa larga. Fim da imagem.

MP028

Para começar

Olá! Vamos fazer algumas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. A arte está presente em vários espaços da cidade. Observe.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma rua estreita onde há alguns pedestres e um mural pintado na parede, que apresenta três meninos com brinquedos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque de espaço aberto onde há uma estrutura com arquitetura robusta com grossas pilastras e arcos que formam duas paredes paralelas e um largo corredor, onde há uma mulher de pé. Também entre os espaços há a imagem de uma grande Lua que interliga as paredes. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: todos.
  1. Você conhece o Armandinho? Leia a tirinha e responda às perguntas.
    1. Armandinho, de Alexandre Beck
Imagem: Tirinha. É composta por três quadros e apresenta Armandinho, um menino de cabelo azul e usa camiseta verde e bermuda. Ele está parado no centro uma sala com aparelho de som.  Q1: Armandinho está parado diante da caixa de som.  Q2: Apresenta o destaque das pernas de uma pessoa adulta que diz: “ESQUECEU DOS VIZINHOS?!”. Armandinho olha para o alto, encarando o adulto e exclama: “CLARO QUE NÃO!”. Q3: Diante do adulto, ele continua: “ATÉ AUMENTEI PRA ELES OUVIREM!”. Fim da imagem.
  1. O que está acontecendo na história? _____
PROFESSOR Resposta: Armandinho está ouvindo música.
  1. Com quem Armandinho está falando? _____
PROFESSOR Resposta: Com um adulto, provavelmente com o pai dele.
  1. O volume do som parece:

( ) alto.

( ) baixo.

PROFESSOR Resposta correta: alto.
PROFESSOR Resposta: Pelo tamanho do desenho das notas musicais.
MANUAL DO PROFESSOR

Para começar

Avaliação diagnóstica

HABILIDADES DA BNCC EF15AR07; EF15AR16

  1. Pergunte aos estudantes em que lugares eles já assistiram a algum espetáculo teatral, apreciaram obras de artes visuais, apresentações musicais ou cinematográficas etc. Peça que relembrem também o que estudaram nos anos anteriores. Quando terminarem o capítulo 3 deste livro, retome essa pergunta com os estudantes, para que verifiquem se modificaram sua opinião em relação ao início do ano.
  1. Faça a leitura conjunta da tirinha com a turma e explore a situação apresentada. Pergunte se conhecem a personagem Armandinho e chame a atenção para as pernas que aparecem no segundo quadrinho. Os estudantes deverão perceber que Armandinho está conversando com um adulto. É importante que, ao responder às questões, os estudantes consigam localizar as informações no texto, interpretá-las e fazer inferências. Proponha uma leitura em voz alta, em duplas. Um dos estudantes representará o adulto, e o outro representará Armandinho.

MP029

Avaliação diagnóstica

  1. O que Armandinho responde quando ouve: “Esqueceu dos vizinhos?!” _____
PROFESSOR Resposta: “Claro que não! Até aumentei para eles ouvirem!”
  1. A música nos traz muitas lembranças e nos conecta com outras pessoas. Você gosta de música? Que instrumentos musicais você conhece? _____
PROFESSOR Respostas pessoais.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. As festas populares também costumam ter muita música. Na região onde você mora, existe alguma festa popular tradicional? Qual é o nome dessa festa? Como ela é? Conte para os colegas e o professor. Depois, anote sua resposta.
PROFESSOR Exemplos de respostas: Carnaval, festas juninas, festa do boi etc.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você conhece alguma cantiga? Peça para o professor escrever a letra no quadro e ensine a melodia para a turma. Depois que todos aprenderem, vocês podem cantar juntos.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais brincadeiras de roda você conhece? Onde e quando você aprendeu essas brincadeiras? Escolha uma delas para brincar com seus colegas.
PROFESSOR Exemplo de respostas: ciranda-cirandinha, batata-quente, lenço-atrás etc.
MANUAL DO PROFESSOR

HABILIDADES DA BNCC EF15AR13; EF15AR15; EF15AR24

  1. Estimule os estudantes a recordar o que estudaram nos anos anteriores, em especial no primeiro ano. Peça que relembrem as experiências pessoais. Verifique se eles conseguem definir os termos “percutir” e “dedilhar”, trabalhados no primeiro ano. Estimule-os a nomear os diversos instrumentos musicais no contexto em que são tocados (em orquestras, festas populares, shows de música etc.). Peça que relacionem o instrumento ao modo como é tocado, explicando o tema do desenho, se houver, para você e para a turma, em voz alta.
  1. Ajude os estudantes a reconhecerem as festas em seu repertório. Caso a escola tenha o costume de realizar uma festa junina, por exemplo, peça que comentem essa experiência, desde o momento da preparação.
  1. Peça aos estudantes que relembrem as cantigas aprendidas em outros anos, nas aulas de Arte e de outras disciplinas. Solicite que comentem o contexto em que aprenderam essas cantigas. Pergunte quais deles escolheram a mesma cantiga e solicite a toda a turma que cante junto. Caso algum estudante não conheça uma das cantigas citadas, escreva a letra no quadro ou peça a algum deles para fazê-lo.
  1. Os estudantes podem relembrar as brincadeiras de roda das aulas de Arte, de Educação Física ou de outras disciplinas. Eles também podem relatar suas experiências de aprendizagem com outros colegas no contexto escolar ou na comunidade. Valorize a transmissão oral das brincadeiras ensinadas nos diferentes contextos.