MP023
O que é o mundo?
O mundo é o que você coloca nele:
amigos,
sorrisos,
cores,
flores,
brincadeiras,
fantasia, música, dança...
o mundo pode ficar bem melhor
com um pouco mais de arte!
Desenhe nesse espaço como você quer que seja o mundo.
MP024
Conheça seu livro
Veja como está organizado seu livro de Arte.
Para começar
O que aprendemos
Para terminar
Nessas seções, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu conhecimento em Arte: o que já sabe, o que ainda pode aprender e o que aprendeu ao chegar ao final do ano.
Abertura
Você vai observar e apreciar reproduções de pinturas, esculturas e fotografias.
O que eu vejo
Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.
Mãos à obra
Você vai fazer atividades artísticas, sozinho ou com os colegas.
Glossário
Você vai aprender o significado de palavras ligadas à arte e aos assuntos estudados.
De olho na imagem
Você vai apreciar reproduções de obras de arte e conhecer um pouco mais sobre elas.
MP025
Conheça o artista
Você vai conhecer a biografia de alguns artistas.
Musicando
Você vai ampliar seus conhecimentos sobre música e sons.
Para fazer com os colegas
Você e os colegas vão fazer atividades artísticas juntos.
Vamos ler
Você vai ampliar seus conhecimentos com a leitura dos livros que recomendamos.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral.
Desenho ou pintura.
Atividade em dupla.
Atividade em grupo.
Atividade extraclasse/Para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
MP026
Sumário
Capítulo 1. Espaços culturais, p. 10
A arte e seus espaços, p. 12
Museus, p. 13
Profissionais de um museu, p. 14
Conectividade e cultura, p. 16
Teatros, p. 17
Teatro Municipal de Ouro Preto, p. 18
Um teatro visto por dentro, p. 19
Orquestra, p. 21
No passado, p. 21
No presente, p. 22
Características da orquestra, p. 23
Conheça o artista, p. 26
• Musicando, p. 27
Capítulo 2. Instrumentos musicais, p. 30
Instrumentos de uma orquestra, p. 32
Cordas, p. 32
Mãos à obra, p. 33
Madeiras, p. 35
Mãos à obra, p. 36
Metais, p. 38
Percussão, p. 39
Mãos à obra, p. 41
Distribuição de instrumentos na orquestra, p. 43
Os instrumentos musicais no teatro, p. 44
De olho na imagem, p. 45
Conheça o artista, p. 45
MP027
Capítulo 3. Arte nas ruas, p. 46
Arte em espaços públicos, p. 48
Grafite, p. 48
Teatro de rua, p. 49
Mãos à obra, p. 49
Flash mob, p. 50
Estátua viva, p. 51
Mãos à obra, p. 51
De olho na imagem, p. 52
Conheça o artista, p. 52
• Para fazer com os colegas, p. 53
O que aprendemos, p. 54
Capítulo 4. Festas brasileiras, p. 56
Lá vem o boi!, p. 58
A cultura popular e as variações da festa do boi, p. 59
Festival Folclórico de Parintins, p. 61
Mãos à obra, p. 62
Canções para boi dançar, p. 63
• Musicando, p. 64
De olho na imagem, p. 65
Conheça o artista, p. 65
• Para fazer com os colegas, p. 66
Capítulo 5. Danças e ritmos brasileiros, 68
Samba, fandango e outros ritmos, p. 70
A origem do samba, p. 70
As variações do samba, p. 71
Mãos à obra, p. 73
De olho na imagem, p. 74
As variações do fandango, p. 75
Outros ritmos e danças populares, p. 78
• Para fazer com os colegas, p. 81
O que aprendemos, p. 82
Para terminar, p. 84
Vamos ler, p. 86
Referências bibliográficas comentadas, p. 87
MP028
Para começar
Olá! Vamos fazer algumas atividades e descobrir o que você já sabe?
- A arte está presente em vários espaços da cidade. Observe.
- Onde podemos encontrar manifestações de arte? Marque com um
X
.
( ) No teatro.
( ) Na rua.
( ) Nos museus.
( ) Em praças.
( ) No metrô.
( ) Em salas de espetáculo.
( ) Em centros culturais.
( ) Nos parques.
( ) Na internet.
PROFESSOR
Resposta correta: todos.- Você conhece o Armandinho? Leia a tirinha e responda às perguntas.
- Armandinho, de Alexandre Beck
- O que está acontecendo na história? _____
PROFESSOR
Resposta: Armandinho está ouvindo música.- Com quem Armandinho está falando? _____
PROFESSOR
Resposta: Com um adulto, provavelmente com o pai dele.- O volume do som parece:
( ) alto.
( ) baixo.
PROFESSOR
Resposta correta: alto.- Como você descobriu? _____
PROFESSOR
Resposta: Pelo tamanho do desenho das notas musicais.MANUAL DO PROFESSOR
Para começar
Avaliação diagnóstica
HABILIDADES DA BNCC EF15AR07; EF15AR16
- Pergunte aos estudantes em que lugares eles já assistiram a algum espetáculo teatral, apreciaram obras de artes visuais, apresentações musicais ou cinematográficas etc. Peça que relembrem também o que estudaram nos anos anteriores. Quando terminarem o capítulo 3 deste livro, retome essa pergunta com os estudantes, para que verifiquem se modificaram sua opinião em relação ao início do ano.
- Faça a leitura conjunta da tirinha com a turma e explore a situação apresentada. Pergunte se conhecem a personagem Armandinho e chame a atenção para as pernas que aparecem no segundo quadrinho. Os estudantes deverão perceber que Armandinho está conversando com um adulto. É importante que, ao responder às questões, os estudantes consigam localizar as informações no texto, interpretá-las e fazer inferências. Proponha uma leitura em voz alta, em duplas. Um dos estudantes representará o adulto, e o outro representará Armandinho.
MP029
Avaliação diagnóstica
- O que Armandinho responde quando ouve: “Esqueceu dos vizinhos?!” _____
PROFESSOR
Resposta: “Claro que não! Até aumentei para eles ouvirem!”- A música nos traz muitas lembranças e nos conecta com outras pessoas. Você gosta de música? Que instrumentos musicais você conhece? _____
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Que instrumento musical você gostaria de aprender a tocar? Se preferir, faça um desenho em uma folha avulsa e compartilhe com a turma. _____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- As festas populares também costumam ter muita música. Na região onde você mora, existe alguma festa popular tradicional? Qual é o nome dessa festa? Como ela é? Conte para os colegas e o professor. Depois, anote sua resposta.
PROFESSOR
Exemplos de respostas: Carnaval, festas juninas, festa do boi etc.- Você conhece alguma cantiga? Peça para o professor escrever a letra no quadro e ensine a melodia para a turma. Depois que todos aprenderem, vocês podem cantar juntos.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Quais brincadeiras de roda você conhece? Onde e quando você aprendeu essas brincadeiras? Escolha uma delas para brincar com seus colegas.
PROFESSOR
Exemplo de respostas: ciranda-cirandinha, batata-quente, lenço-atrás etc.MANUAL DO PROFESSOR
HABILIDADES DA BNCC EF15AR13; EF15AR15; EF15AR24
- Estimule os estudantes a recordar o que estudaram nos anos anteriores, em especial no primeiro ano. Peça que relembrem as experiências pessoais. Verifique se eles conseguem definir os termos “percutir” e “dedilhar”, trabalhados no primeiro ano. Estimule-os a nomear os diversos instrumentos musicais no contexto em que são tocados (em orquestras, festas populares, shows de música etc.). Peça que relacionem o instrumento ao modo como é tocado, explicando o tema do desenho, se houver, para você e para a turma, em voz alta.
- Ajude os estudantes a reconhecerem as festas em seu repertório. Caso a escola tenha o costume de realizar uma festa junina, por exemplo, peça que comentem essa experiência, desde o momento da preparação.
- Peça aos estudantes que relembrem as cantigas aprendidas em outros anos, nas aulas de Arte e de outras disciplinas. Solicite que comentem o contexto em que aprenderam essas cantigas. Pergunte quais deles escolheram a mesma cantiga e solicite a toda a turma que cante junto. Caso algum estudante não conheça uma das cantigas citadas, escreva a letra no quadro ou peça a algum deles para fazê-lo.
- Os estudantes podem relembrar as brincadeiras de roda das aulas de Arte, de Educação Física ou de outras disciplinas. Eles também podem relatar suas experiências de aprendizagem com outros colegas no contexto escolar ou na comunidade. Valorize a transmissão oral das brincadeiras ensinadas nos diferentes contextos.