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Referências bibliográficas comentadas

ARAÚJO, E. A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. ed. São Paulo: Imesp, 2010.

O livro oferece um panorama sobre a participação dos afrodescendentes na arte brasileira.

ARSLAN, L. M.; IAVELBERG, R. Ensino de arte. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

A obra aborda diversas teorias que embasam o trabalho com arte-educação.

BEDRAN, B. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

Rico estudo sobre a importância das narrativas orais para o desenvolvimento da criatividade.

BOEIRAS, G. (org.). Maravilhas do Brasil: festas populares. ed. São Paulo: Escrituras, 2006.

O livro retrata a riqueza das comemorações religiosas e folclóricas brasileiras através de 110 fotografias.

BRITO, T. A. de. Música na Educação Infantil: proposta para a formação integral da criança. 2ª ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2003.

Nesse livro, a autora oferece reflexões teóricas e sugestões práticas sobre o trabalho com a educação musical.

BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos: ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Iluminuras, 1995.

Estudo acerca do frei Bartolomé de Las Casas, figura que exerceu enorme influência no império espanhol durante o período de colonização das Américas.

CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. 9ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

Nessa série de conferências, Ítalo Calvino exalta o papel insubstituível e formador da literatura diante da crise contemporânea da linguagem.

CASCUDO, L. C. Dicionário do Folclore Brasileiro. 12ª ed. São Paulo: Global, 2010.

A obra reúne verbetes sobre superstições, crendices, mitos, danças e lendas adotadas e vividas pelo povo brasileiro em seu cotidiano.

CAVALLEIRO, E. (org.). Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. ed. São Paulo: Selo Negro, 2001.

Nesse livro, diversos pesquisadores procuram reconhecer o racismo presente no cotidiano escolar e propor alternativas pedagógicas para enfrentá-lo.

COLLET, C.; PALADINO, M.; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa; Laced, 2014. (Série Traçados.)

A obra procura desconstruir preconceitos e estereótipos sobre os indígenas e propor atividades que auxiliem o professor nos diferentes níveis de ensino.

CURRAN, M. J. Relembrando a velha literatura de cordel e a voz dos poetas. ed. Bloomington: Trafford Publishing, 2014.

Essa publicação se constitui um material bastante completo sobre a arte do cordel, apresentando uma pesquisa extensa e minuciosa sobre o tema.

DEWEY, J. Experiência e educação. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Nesse livro, Dewey descreve a vivência educativa como um processo que implica continuidade, interação e reconstrução da experiência.

FEIST, H. Pequena viagem pelo mundo da Arquitetura. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

Nesse livro, a autora apresenta as obras arquitetônicas mais inovadoras da História, assim como as técnicas que revolucionaram a arte da Arquitetura ao longo do tempo.

FERREIRA, M. Como usar a música na sala de aula. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

A obra serve como um guia para professores que desejam potencializar a criatividade e o prazer musical de seus estudantes.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

Nesse livro, o autor reflete sobre os diferentes aspectos envolvidos no ato de ensinar e sobre o que este exige de educadores e educandos.

GASPAR, M. A arte rupestre no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. (Coleção Descobrindo o Brasil.)

Esse volume apresenta um panorama da arte rupestre brasileira.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

Essa obra clássica serve como uma ótima introdução aos mais variados assuntos do mundo da Arte.

IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006.

A obra aborda o desenho criativo como objeto simbólico e cultural.

KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

O livro é uma boa referência para todo aquele que deseja aprofundar seus estudos em teatro-educação.

LABAN, R. Domínio do movimento. 5ª ed. São Paulo: Summus, 2011.

A obra explora a relação entre as motivações do movimento e o funcionamento corporal.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Importante estudo sobre os processos de alfabetização e letramento.

MARQUES, I. A. Dançando na escola: textos e contextos. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

O livro busca propor a difusão de um ensino de dança mais crítico e transformador.

MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

Clássico estudo sobre a linguagem do cinema.

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MARTINS, A.; KOK, G. Artes indígenas. São Paulo: Claro Enigma, 2014. (Coleção Roteiros visuais no Brasil).

O livro apresenta um panorama sobre a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros por meio do estudo de suas manifestações artísticas.

MASSIN, J.; MASSIN, B. História da música ocidental. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

A obra trata da história da música ocidental com uma linguagem acessível, porém sem perder o rigor técnico.

MORAN, J. M; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013.

Nesse livro, os autores procuram analisar os impactos e as possibilidades do uso das tecnologias no processo educativo.

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Essa obra se constitui uma referência valiosa para o conhecimento e o ensino de teatro.

PELEGRINI, S. C. A.; FUNARI, P. P. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008. (Coleção Primeiros Passos.)

Obra introdutória ao tema dos patrimônios culturais intangíveis.

PILLAR, A. D. (org.). A educação do olhar. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

O livro trata do papel dos professores como educadores do olhar dos estudantes na tarefa de ler imagens.

PROENÇA, G. História da Arte. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2011.

Esse livro apresenta os principais movimentos artísticos, tendências e artistas, além de técnicas e materiais utilizados na confecção de obras artísticas.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

Nessa obra, Milton Santos expõe sua teoria sobre o espaço geográfico.

SCHAFER, M. O ouvido pensante. 2ª ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2012.

O livro propõe um modo especial de olhar para o mundo e descobrir as surpreendentes relações com a música que ele oferece.

SHAW, S. Stop Motion: técnicas manuais para a animação de modelos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Além de oferecer uma visão detalhada da animação em stop motion, o livro conta com um verdadeiro guia para produzir filmes bem-sucedidos com essa técnica.

SILVA, J. F. Avaliação formativa: pressupostos teóricos e práticos. 5ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

Nessa obra, o autor discorre sobre orientações metodológicas e instrumentos de avaliação adequados à concepção de avaliação formativa.

SONTAG, S. Sobre fotografia. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Nesses ensaios, Sontag analisa o significado e a evolução das fotografias desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

Manual útil para os diversos profissionais envolvidos com teatro, incluindo educadores.

TATIT, A.; MACHADO, M. S. M. 300 propostas de artes visuais. 5ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

O livro apresenta propostas simples e acessíveis para o trabalho com artes visuais.

TINHORÃO, J. R. Pequena história da Música Popular Brasileira: segundo seus gêneros. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

O livro é um estudo completo acerca das origens e da configuração de cada um dos movimentos musicais que formam a cultura brasileira.

VASCONCELLOS, L. P. Dicionário de Teatro. 6ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2009.

Um guia completo sobre termos do teatro antigo e contemporâneo.

VISCONTI, M.; BIAGIONI, M. Z. Guia para educação e prática musical em escolas. ed. São Paulo: Associação Brasileira de Música, 2002.

Esse guia, dirigido a professores do Ensino Fundamental, apresenta diversas atividades e sugestões de práticas para o trabalho com educação musical.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Nessa obra, Vygotsky analisa as relações entre pensamento e linguagem, o que resulta em uma teoria original sobre o desenvolvimento intelectual.

SITES E VÍDEOS

ACERVO Digital do Museu Afro-Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/JW. Acesso em: 22 abr. 2021.

Nesse site do Museu Afro-Brasil, é possível pesquisar artistas no acervo e ver reproduções das obras, que abrangem os universos das culturas africanas, indígenas e afro-brasileira.

BLOG da Emia. Disponível em: http://fdnc.io/fto. Acesso em: 22 abr. 2021.

No blog dessa escola pública de artes localizada em São Paulo (SP), é possível ter contato com relatos, fotografias e sugestões de atividades.

EXPOSIÇÃO Castelo Rá-Tim-Bum Live + Tour 360º. Disponível em: http://fdnc.io/ftp. Acesso em: 22 abr. 2021.

Tour virtual da mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição, realizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo entre 2014 e 2015, em homenagem ao aclamado programa infantil dos anos 1990.

PORTAL do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disponível em: http://fdnc.io/zN. Acesso em: 22 abr. 2021.

O site reúne informações sobre diversos temas abordados na coleção, como patrimônio arqueológico e patrimônio imaterial brasileiro.

TAKORAMA Festival Internacional de Cinema. Disponível em: http://fdnc.io/ftq. Acesso em: 22 abr. 2021.

Nesse site, é possível assistir a 15 curtas-metragens de animação infantojuvenis a respeito do tema “solidariedade”. Também há lives sobre educação e roteiros de atividades para baixar.