86
Referências bibliográficas comentadas
ARAÚJO, E. A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. 1ª ed. São Paulo: Imesp, 2010.
O livro oferece um panorama sobre a participação dos afrodescendentes na arte brasileira.
ARSLAN, L. M.; IAVELBERG, R. Ensino de arte. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
A obra aborda diversas teorias que embasam o trabalho com arte-educação.
BEDRAN, B. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
Rico estudo sobre a importância das narrativas orais para o desenvolvimento da criatividade.
BOEIRAS, G. (org.). Maravilhas do Brasil: festas populares. 1ª ed. São Paulo: Escrituras, 2006.
O livro retrata a riqueza das comemorações religiosas e folclóricas brasileiras através de 110 fotografias.
BRITO, T. A. de. Música na Educação Infantil: proposta para a formação integral da criança. 2ª ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2003.
Nesse livro, a autora oferece reflexões teóricas e sugestões práticas sobre o trabalho com a educação musical.
BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos: ensaio sobre a conquista hispânica da América. São Paulo: Iluminuras, 1995.
Estudo acerca do frei Bartolomé de Las Casas, figura que exerceu enorme influência no império espanhol durante o período de colonização das Américas.
CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. 9ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Nessa série de conferências, Ítalo Calvino exalta o papel insubstituível e formador da literatura diante da crise contemporânea da linguagem.
CASCUDO, L. C. Dicionário do Folclore Brasileiro. 12ª ed. São Paulo: Global, 2010.
A obra reúne verbetes sobre superstições, crendices, mitos, danças e lendas adotadas e vividas pelo povo brasileiro em seu cotidiano.
CAVALLEIRO, E. (org.). Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. 1ª ed. São Paulo: Selo Negro, 2001.
Nesse livro, diversos pesquisadores procuram reconhecer o racismo presente no cotidiano escolar e propor alternativas pedagógicas para enfrentá-lo.
COLLET, C.; PALADINO, M.; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa; Laced, 2014. (Série Traçados.)
A obra procura desconstruir preconceitos e estereótipos sobre os indígenas e propor atividades que auxiliem o professor nos diferentes níveis de ensino.
CURRAN, M. J. Relembrando a velha literatura de cordel e a voz dos poetas. 1ª ed. Bloomington: Trafford Publishing, 2014.
Essa publicação se constitui um material bastante completo sobre a arte do cordel, apresentando uma pesquisa extensa e minuciosa sobre o tema.
DEWEY, J. Experiência e educação. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Nesse livro, Dewey descreve a vivência educativa como um processo que implica continuidade, interação e reconstrução da experiência.
FEIST, H. Pequena viagem pelo mundo da Arquitetura. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
Nesse livro, a autora apresenta as obras arquitetônicas mais inovadoras da História, assim como as técnicas que revolucionaram a arte da Arquitetura ao longo do tempo.
FERREIRA, M. Como usar a música na sala de aula. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.
A obra serve como um guia para professores que desejam potencializar a criatividade e o prazer musical de seus estudantes.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
Nesse livro, o autor reflete sobre os diferentes aspectos envolvidos no ato de ensinar e sobre o que este exige de educadores e educandos.
GASPAR, M. A arte rupestre no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. (Coleção Descobrindo o Brasil.)
Esse volume apresenta um panorama da arte rupestre brasileira.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
Essa obra clássica serve como uma ótima introdução aos mais variados assuntos do mundo da Arte.
87
IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006.
A obra aborda o desenho criativo como objeto simbólico e cultural.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. 7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
O livro é uma boa referência para todo aquele que deseja aprofundar seus estudos em teatro-educação.
LABAN, R. Domínio do movimento. 5ª ed. São Paulo: Summus, 2011.
A obra explora a relação entre as motivações do movimento e o funcionamento corporal.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Importante estudo sobre os processos de alfabetização e letramento.
MARQUES, I. A. Dançando na escola: textos e contextos. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
O livro busca propor a difusão de um ensino de dança mais crítico e transformador.
MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
Clássico estudo sobre a linguagem do cinema.
MARTINS, A.; KOK, G. Artes indígenas. São Paulo: Claro Enigma, 2014. (Coleção Roteiros visuais no Brasil).
O livro apresenta um panorama sobre a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros por meio do estudo de suas manifestações artísticas.
MASSIN, J.; MASSIN, B. História da música ocidental. 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
A obra trata da história da música ocidental com uma linguagem acessível, porém sem perder o rigor técnico.
MORAN, J. M; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
Nesse livro, os autores procuram analisar os impactos e as possibilidades do uso das tecnologias no processo educativo.
PAVIS, P. Dicionário de Teatro. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Essa obra se constitui uma referência valiosa para o conhecimento e o ensino de teatro.
PELEGRINI, S. C. A.; FUNARI, P. P. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008. (Coleção Primeiros Passos.)
Obra introdutória ao tema dos patrimônios culturais intangíveis.
PILLAR, A. D. (org.). A educação do olhar. 8ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
O livro trata do papel dos professores como educadores do olhar dos estudantes na tarefa de ler imagens.
PROENÇA, G. História da Arte. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2011.
Esse livro apresenta os principais movimentos artísicos, tendências e artistas, além de técnicas e materiais utilizados na confecção de obras artísticas.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1996.
Nessa obra, Milton Santos expõe sua teoria sobre o espaço geográfico.
SCHAFER, M. O ouvido pensante. 2ª ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2012.
O livro propõe um modo especial de olhar para o mundo e descobrir as surpreendentes relações com a música que ele oferece.
SHAW, S. Stop Motion: técnicas manuais para a animação de modelos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Além de oferecer uma visão detalhada da animação em stop motion, o livro conta com um verdadeiro guia para produzir filmes bem-sucedidos com essa técnica.
SILVA, J. F. Avaliação formativa: pressupostos teóricos e práticos. 5ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
Nessa obra, o autor discorre sobre orientações metodológicas e instrumentos de avaliação adequados à concepção de avaliação formativa.
88
SONTAG, S. Sobre fotografia. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Nesses ensaios, Sontag analisa o significado e a evolução das fotografias desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
Manual útil para os diversos profissionais envolvidos com teatro, incluindo educadores.
TATIT, A.; MACHADO, M. S. M. 300 propostas de artes visuais. 5ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
O livro apresenta propostas simples e acessíveis para o trabalho com artes visuais.
TINHORÃO, J. R. Pequena história da Música Popular Brasileira: segundo seus gêneros. 7ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
O livro é um estudo completo acerca das origens e da configuração de cada um dos movimentos musicais que formam a cultura brasileira.
VASCONCELLOS, L. P. Dicionário de Teatro. 6ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2009.
Um guia completo sobre termos do teatro antigo e contemporâneo.
VISCONTI, M.; BIAGIONI, M. Z. Guia para educação e prática musical em escolas. 1ª ed. São Paulo: Associação Brasileira de Música, 2002.
Esse guia, dirigido a professores do Ensino Fundamental, apresenta diversas atividades e sugestões de práticas para o trabalho com educação musical.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Nessa obra, Vygotsky analisa as relações entre pensamento e linguagem, o que resulta em uma teoria original sobre o desenvolvimento intelectual.
SITES E VÍDEOS
ACERVO Digital do Museu Afro-Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/JW. Acesso em: 22 abr. 2021.
Nesse site do Museu Afro-Brasil, é possível pesquisar artistas no acervo e ver reproduções das obras, que abrangem os universos das culturas africanas, indígenas e afro-brasileira.
BLOG da Emia. Disponível em: http://fdnc.io/fto. Acesso em: 22 abr. 2021.
No blog dessa escola pública de artes localizada em São Paulo (SP), é possível ter contato com relatos, fotografias e sugestões de atividades.
EXPOSIÇÃO Castelo Rá-Tim-Bum Live + Tour 360º. Disponível em: http://fdnc.io/ftp. Acesso em: 22 abr. 2021.
Tour virtual da mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição, realizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo entre 2014 e 2015, em homenagem ao aclamado programa infantil dos anos 1990.
PORTAL do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disponível em: http://fdnc.io/zN. Acesso em: 22 abr. 2021.
O site reúne informações sobre diversos temas abordados na coleção, como patrimônio arqueológico e patrimônio imaterial brasileiro.
TAKORAMA Festival Internacional de Cinema. Disponível em: http://fdnc.io/ftq. Acesso em: 22 abr. 2021.
Nesse site, é possível assistir a 15 curtas-metragens de animação infantojuvenis a respeito do tema “solidariedade”. Também há lives sobre educação e roteiros de atividades para baixar.