MP023

Imagem: Fotografia. O planeta Terra representado com cores que destacam os oceanos e as características da vegetação dos continentes. Fim da imagem.

O que é o mundo?

O mundo é o que você coloca nele:

amigos,

sorrisos,

cores,

flores,

brincadeiras,

fantasia, música, dança...


o mundo pode ficar bem melhor

com um pouco mais de arte!


Desenhe nesse espaço como você quer que seja o mundo.

MP024

Conheça seu livro

Veja como está organizado seu livro de Arte.

Para começar

O que aprendemos

Para terminar

Nessas seções, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu conhecimento em Arte: o que já sabe, o que ainda pode aprender e o que aprendeu ao chegar ao final do ano.

Abertura

Você vai observar e apreciar reproduções de pinturas, esculturas e fotografias.

O que vejo

Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe O que eu vejo. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Mãos à obra

Você vai fazer atividades artísticas, sozinho ou com os colegas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mãos à obra. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Glossário

Você vai aprender o significado de palavras ligadas à arte e aos assuntos estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o Glossário. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

De olho na imagem

Você vai apreciar reproduções de obras de arte e conhecer um pouco mais sobre elas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção De olho na imagem. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

Conheça o artista

Você vai conhecer a biografia de alguns artistas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Conheça o artista. Página composta por boxe complementar, textos e imagens. Fim da imagem.

Musicando

Você vai ampliar seus conhecimentos sobre música e sons.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Musicando. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para fazer com os colegas

Você e os colegas vão fazer atividades artísticas juntos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para fazer com os colegas. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos ler

Você vai ampliar seus conhecimentos com a leitura dos livros que recomendamos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos ler. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo.

Imagem: Ícone: Atividade extraclasse, para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade extraclasse/Para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

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Sumário

Para começar, p. 8

Capítulo 1. Um olhar para a natureza, p. 10

Natureza-morta, p. 12

O uso das cores, p. 15

Mãos à obra, p. 16

Círculo cromático, p. 17

Mãos à obra, p. 18

Mãos à obra, p. 20

De olho na imagem, p. 22

Conheça o artista, p. 22

Marinha, p. 23

Mãos à obra, p. 25

• Musicando, p. 26

Mãos à obra, p. 27

Imagem: Fotografia. Frutas artificiais dispostas sobre uma mesa. Fim da imagem.

Capítulo 2. A transformação do espaço, p. 28

Arte que vem da natureza, p. 30

Mãos à obra, p. 33

Os museus e as mídias, p. 34

Arte em defesa do meio ambiente, p. 35

As obras tridimensionais de Frans Krajcberg, p. 36

Conheça o artista, p. 36

Mãos à obra, p. 37

• Para fazer com os colegas, p. 38

O que aprendemos, p. 40

Capítulo 3. Arte pré-colombiana, p. 42

As civilizações pré-colombianas, p. 44

Maias, Astecas e Incas, p. 45

Astronomia nas civilizações pré-colombianas, p. 49

Instrumentos musicais pré-colombianos, p. 51

Mãos à obra, p. 53

Imagem: Fotografia. Uma escultura em madeira que apresenta uma figura com cabeça e feição com olhos, nariz e boca e base arredondada.  Fim da imagem.

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Capítulo 4. Arte pré-colonial, p. 54

Imagem: Fotografia. Destaque de uma pintura em um muro. Apresenta um grande sapo em tons azuis que usa uma corrente de prata e está ao redor de latas de tinta spray. O fundo é composto por nuvens em tons azuis.  Fim da imagem.

Civilizações pré-coloniais, p. 56

Parque Nacional Serra da Capivara, p. 57

Tintas pré-coloniais, p. 60

Mãos à obra, p. 61

As civilizações pré-coloniais brasileiras, p. 63

A cerâmica pré-colonial brasileira, p. 64

A cerâmica marajoara, p. 65

A cerâmica Santarém, p. 67

A magia dos sapos, p. 67

Sapos na arte, p. 68

Mãos à obra, p. 68

• Musicando, p. 69

Capítulo 5. Arte indígena brasileira, p. 70

Tradições culturais indígenas, p. 72

Cerâmica, p. 72

Cestaria, p. 73

Arte plumária, p. 73

Pintura corporal, p. 75

Música e dança, p. 75

Instrumentos musicais, p. 76

• Para fazer com os colegas, p. 77

O que aprendemos, p. 78

Para terminar, p. 80

Vamos ler, p. 82

Referências bibliográficas comentadas, p. 86

Imagem: Ilustração. Quatro crianças uniformizadas pintam desenhos sobre uma ampla bancada com pincéis e tintas. Também há sobre a mesa copos com água e tinta, vinagre, cola, glicerina e jarros. Fim da imagem.

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Para começar

Olá! Vamos fazer algumas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. Como você define a natureza? Qual é a importância da natureza na nossa vida? _____.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Quais são suas cores preferidas? _____.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Uma figura circular fractal colorida. Fim da imagem.
  1. Você sabe o que são cores primárias e secundárias?

( ) Sim

( ) Não

PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Leia o trecho do poema a seguir e faça um desenho para ilustrá-lo.

    Azuis

    Disse um astronauta

    Que a Terra é azul.

    Então, azul na Terra

    Não falta.

    Manhãs são azuis,

    Assim como azuis

    São as almas.

    As pétalas das flores raras,

    Assim como azuis

    São os olhos de muitas caras. […]

Fonte: LALAU e LAURABEATRIZ. Uma cor, duas cores, todas elas . São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997.

_____

PROFESSOR Resposta: Desenho pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Para começar

Avaliação diagnóstica

HABILIDADES DA BNCC EF15AR02; EF15AR04

  1. A natureza será um dos temas trabalhados neste ano letivo. Observe de que maneira os estudantes se relacionam com as questões referentes ao ambiente. Verifique o vocabulário da turma sobre o assunto e peça aos estudantes que reflitam se eles se sentem parte da natureza. Observe também se eles estabelecem alguma relação entre a natureza e a arte.
  1. e 3. Com base em uma questão sobre o gosto pessoal em relação às cores, verifique se os estudantes conhecem a classificação das cores em primárias e secundárias e o que sabem sobre o assunto. Permita que troquem ideias para começar a construir um entendimento sobre o assunto e peça que se expressem em voz alta. Fique atento ao repertório e ao vocabulário utilizado por eles.
  1. A leitura e as questões de interpretação do trecho do poema servem para desenvolver alguns quesitos do PNA, como fluência na leitura, localização de informações e inferências. Aproveite para analisar o modo como os estudantes utilizam as cores no desenho que vai ilustrar o poema, observando como eles ocupam o espaço da página. Verifique se ocuparam todo o espaço disponível com um único desenho, ou se fizeram figuras grandes ou pequenas. Observe também se foi pensado um fundo para o desenho e se foi utilizada apenas uma cor para ilustrar o poema.

MP029

Avaliação diagnóstica

  1. Qual é o assunto do poema? _____.
PROFESSOR Resposta: A cor azul.
  1. Quais são os elementos descritos nesse trecho do poema que têm a mesma cor? _____.
PROFESSOR Resposta: O planeta Terra, as manhãs, as almas, as pétalas das flores raras, os olhos de muitas caras.
  1. O que você conhece que também tem essa cor? _____.
PROFESSOR Resposta pessoal. Sugestões: a água do mar, o céu, penas de pássaros, roupas, brinquedos, balas etc.
  1. Como você nomeia a obra de arte da fotografia? Escreva na linha.
Imagem: Fotografia. Escultura de uma jovem de tranças deitada de lado com o cotovelo apoiado e a mão suportando o queixo. Com a outra mão, ela segura um livro aberto e o lê. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Escultura
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. A natureza costuma estar presente em lendas e mitos de várias culturas. Escreva resumidamente uma lenda que você conhece sobre algum elemento da natureza. _____.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Faça um desenho em uma folha avulsa sobre um tema relacionado à natureza. Utilize as cores que você citou na atividade 2.
PROFESSOR Desenho pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

HABILIDADES DA BNCC EF15AR01; EF15AR04

  1. Verifique o conhecimento prévio dos estudantes sobre artes visuais. Permita que expliquem com as próprias palavras utilizando exemplos. Se achar pertinente, peça que se expressem em voz alta e na forma de gestos para mostrar a relação das esculturas com o espaço.
  1. Peça a cada estudante que conte para os colegas, em voz alta, uma das lendas que conhece. Verifique se eles contam e escrevem a história com começo, meio e fim. Perceba como selecionam e organizam as informações mais importantes para relatar ao interlocutor. Se notar que apresentam dificuldade nesta questão, auxilie-os realizando perguntas sobre a história.
  1. Novamente, observe de que maneira o espaço destinado ao desenho foi utilizado e se o estudante soube se apropriar do tema. É importante que ele tenha utilizado somente as cores mencionadas na atividade 2.