MP023
O que é o mundo?
O mundo é o que você coloca nele:
amigos,
sorrisos,
cores,
flores,
brincadeiras,
fantasia, música, dança...
o mundo pode ficar bem melhor
com um pouco mais de arte!
Desenhe nesse espaço como você quer que seja o mundo.
MP024
Conheça seu livro
Veja como está organizado seu livro de Arte.
Para começar
O que aprendemos
Para terminar
Nessas seções, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu conhecimento em Arte: o que já sabe, o que ainda pode aprender e o que aprendeu ao chegar ao final do ano.
Abertura
Você vai observar e apreciar reproduções de pinturas, esculturas e fotografias.
O que vejo
Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.
Mãos à obra
Você vai fazer atividades artísticas, sozinho ou com os colegas.
Glossário
Você vai aprender o significado de palavras ligadas à arte e aos assuntos estudados.
De olho na imagem
Você vai apreciar reproduções de obras de arte e conhecer um pouco mais sobre elas.
MP025
Conheça o artista
Você vai conhecer a biografia de alguns artistas.
Musicando
Você vai ampliar seus conhecimentos sobre música e sons.
Para fazer com os colegas
Você e os colegas vão fazer atividades artísticas juntos.
Vamos ler
Você vai ampliar seus conhecimentos com a leitura dos livros que recomendamos.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral.
Desenho ou pintura.
Atividade em dupla.
Atividade em grupo.
Atividade extraclasse/Para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
MP026
Sumário
Para começar, p. 8
Capítulo 1. Um olhar para a natureza, p. 10
Natureza-morta, p. 12
O uso das cores, p. 15
Mãos à obra, p. 16
Círculo cromático, p. 17
Mãos à obra, p. 18
Mãos à obra, p. 20
De olho na imagem, p. 22
Conheça o artista, p. 22
Marinha, p. 23
Mãos à obra, p. 25
• Musicando, p. 26
Mãos à obra, p. 27
Capítulo 2. A transformação do espaço, p. 28
Arte que vem da natureza, p. 30
Mãos à obra, p. 33
Os museus e as mídias, p. 34
Arte em defesa do meio ambiente, p. 35
As obras tridimensionais de Frans Krajcberg, p. 36
Conheça o artista, p. 36
Mãos à obra, p. 37
• Para fazer com os colegas, p. 38
O que aprendemos, p. 40
Capítulo 3. Arte pré-colombiana, p. 42
As civilizações pré-colombianas, p. 44
Maias, Astecas e Incas, p. 45
Astronomia nas civilizações pré-colombianas, p. 49
Instrumentos musicais pré-colombianos, p. 51
Mãos à obra, p. 53
MP027
Capítulo 4. Arte pré-colonial, p. 54
Civilizações pré-coloniais, p. 56
Parque Nacional Serra da Capivara, p. 57
Tintas pré-coloniais, p. 60
Mãos à obra, p. 61
As civilizações pré-coloniais brasileiras, p. 63
A cerâmica pré-colonial brasileira, p. 64
A cerâmica marajoara, p. 65
A cerâmica Santarém, p. 67
A magia dos sapos, p. 67
Sapos na arte, p. 68
Mãos à obra, p. 68
• Musicando, p. 69
Capítulo 5. Arte indígena brasileira, p. 70
Tradições culturais indígenas, p. 72
Cerâmica, p. 72
Cestaria, p. 73
Arte plumária, p. 73
Pintura corporal, p. 75
Música e dança, p. 75
Instrumentos musicais, p. 76
• Para fazer com os colegas, p. 77
O que aprendemos, p. 78
Para terminar, p. 80
Vamos ler, p. 82
Referências bibliográficas comentadas, p. 86
MP028
Para começar
Olá! Vamos fazer algumas atividades e descobrir o que você já sabe?
- Como você define a natureza? Qual é a importância da natureza na nossa vida? _____.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Quais são suas cores preferidas? _____.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Você sabe o que são cores primárias e secundárias?
( ) Sim
( ) Não
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Conte para a turma e o professor o que você sabe sobre esse assunto.
- Leia o trecho do poema a seguir e faça um desenho para ilustrá-lo.
Azuis
Disse um astronauta
Que a Terra é azul.
Então, azul na Terra
Não falta.
Manhãs são azuis,
Assim como azuis
São as almas.
As pétalas das flores raras,
Assim como azuis
São os olhos de muitas caras. […]
Fonte: LALAU e LAURABEATRIZ. Uma cor, duas cores, todas elas . São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997.
_____
PROFESSOR
Resposta: Desenho pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Para começar
Avaliação diagnóstica
HABILIDADES DA BNCC EF15AR02; EF15AR04
- A natureza será um dos temas trabalhados neste ano letivo. Observe de que maneira os estudantes se relacionam com as questões referentes ao ambiente. Verifique o vocabulário da turma sobre o assunto e peça aos estudantes que reflitam se eles se sentem parte da natureza. Observe também se eles estabelecem alguma relação entre a natureza e a arte.
- e 3. Com base em uma questão sobre o gosto pessoal em relação às cores, verifique se os estudantes conhecem a classificação das cores em primárias e secundárias e o que sabem sobre o assunto. Permita que troquem ideias para começar a construir um entendimento sobre o assunto e peça que se expressem em voz alta. Fique atento ao repertório e ao vocabulário utilizado por eles.
- A leitura e as questões de interpretação do trecho do poema servem para desenvolver alguns quesitos do PNA, como fluência na leitura, localização de informações e inferências. Aproveite para analisar o modo como os estudantes utilizam as cores no desenho que vai ilustrar o poema, observando como eles ocupam o espaço da página. Verifique se ocuparam todo o espaço disponível com um único desenho, ou se fizeram figuras grandes ou pequenas. Observe também se foi pensado um fundo para o desenho e se foi utilizada apenas uma cor para ilustrar o poema.
MP029
Avaliação diagnóstica
- Qual é o assunto do poema? _____.
PROFESSOR
Resposta: A cor azul.- Quais são os elementos descritos nesse trecho do poema que têm a mesma cor? _____.
PROFESSOR
Resposta: O planeta Terra, as manhãs, as almas, as pétalas das flores raras, os olhos de muitas caras.- O que você conhece que também tem essa cor? _____.
PROFESSOR
Resposta pessoal. Sugestões: a água do mar, o céu, penas de pássaros, roupas, brinquedos, balas etc.- Como você nomeia a obra de arte da fotografia? Escreva na linha.
_____
PROFESSOR
Resposta: Escultura- Explique com suas palavras essa forma de manifestação das artes plásticas.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- A natureza costuma estar presente em lendas e mitos de várias culturas. Escreva resumidamente uma lenda que você conhece sobre algum elemento da natureza. _____.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Faça um desenho em uma folha avulsa sobre um tema relacionado à natureza. Utilize as cores que você citou na atividade 2.
PROFESSOR
Desenho pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
HABILIDADES DA BNCC EF15AR01; EF15AR04
- Verifique o conhecimento prévio dos estudantes sobre artes visuais. Permita que expliquem com as próprias palavras utilizando exemplos. Se achar pertinente, peça que se expressem em voz alta e na forma de gestos para mostrar a relação das esculturas com o espaço.
- Peça a cada estudante que conte para os colegas, em voz alta, uma das lendas que conhece. Verifique se eles contam e escrevem a história com começo, meio e fim. Perceba como selecionam e organizam as informações mais importantes para relatar ao interlocutor. Se notar que apresentam dificuldade nesta questão, auxilie-os realizando perguntas sobre a história.
- Novamente, observe de que maneira o espaço destinado ao desenho foi utilizado e se o estudante soube se apropriar do tema. É importante que ele tenha utilizado somente as cores mencionadas na atividade 2.