1

BURITI MAIS - CIÊNCIAS ANO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Organizadora: Editora Moderna

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.

Editora responsável:

Ana Carolina de Almeida Yamamoto

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Editora.

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

2ª edição

São Paulo, 2021

Imagem: Logotipo da Editora Moderna. Fim da imagem.

2

Elaboração dos originais:

Ana Elisa Almeida

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo.

Terapeuta ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo (SP).

Professora.

Nina Nazario

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Mestra em Ciências, na área de concentração Ecologia: Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, pela Universidade de São Paulo.

Autora, editora e educadora.

Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco

Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Albuquerque, Tatiana Novaes Vetillo

Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques

Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula

Coordenação de produção: Patricia Costa

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara

Capa: Aurélio Camilo

Ilustração: Brenda Bossato

Coordenação de arte: Aderson Oliveira

Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine

Editoração eletrônica: Setup Bureau Editoração Eletrônica Ltda

Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani

Revisão: Cesar G. Sacramento, Daniela Uemura, Lilian Xavier, Luciane Gomide, Márcio Della Rosa, Sirlene Prignolato

Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi

Pesquisa iconográfica: Angelita Cardoso, Vanessa Trindade

Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro

Coordenação de bureau : Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa

Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro

Impressão e acabamento:

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Buriti mais ciências [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.

HTML

ano : ensino fundamental : anos iniciais

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

ISBN 978-65-5816-192-9 (material digital em HTML5)

1. Ciências (Ensino fundamental) I. Yamamoto, Ana Carolina de Almeida.

21-70175

CDD-372.35

Índices para catálogo sistemático:

1. Ciências : Ensino fundamental 372.35

Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904

Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510

Fax (0_ _11) 2790-1501

http://fdnc.io/4A2

2021

Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

3

O QUE TEM NO MUNDO?

O MUNDO É TÃO GRANDE

E TÃO CHEIO DE GENTE.

E PARA CUIDAR DELE

É PRECISO PRIMEIRO CUIDAR

DO CORPO E DA MENTE.

É PRECISO RESPEITAR

A MÃE, O PAI,

AS MENINAS E OS MENINOS,

O IGUAL E

O DIFERENTE.

QUANTO MAIS CONHECEMOS AS PESSOAS,

MAIS GENTE TEM PARA BRINCAR

NO MUNDO!

Imagem: Ilustração. Seis crianças, uma ao lado da outra, vestidas com uniforme escolar composto por camiseta azul-claro, bermudas e duas meninas com saia curta. Da esquerda para à direita : um menino ruivo, de olhos verdes sentado sobre cadeiras de rodas e sapatos azuis; uma menina de pele clara com cabelos pretos presos no alto e a perna direita com parte em vermelho e sapatos rosas. Ao lado, um menino de pele clara com cabelos encaracolados castanhos com olhos verdes; uma menina de cabelos longos coloridos com olhos verdes e sapatos amarelos; uma menina negra de cabelos curtos castanhos e sapatos rosas e na ponta da direita, menino loiro de olhos castanhos e sapatos vermelhos. Eles estão olhando para frente, sorrindo, acenando com as mãos, exceto a menina negra que está com as mãos dadas perto do ombro direito. Fim da imagem.

DESENHE NESTA PÁGINA O QUE TEM NO SEU MUNDO.

4

CONHEÇA SEU LIVRO

SEU LIVRO TEM 4 UNIDADES. VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.

PARA COMEÇAR

NA SEÇÃO PARA COMEÇAR, AS ATIVIDADES AVALIAM O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU NO ANO ANTERIOR.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DA UNIDADE

NESSAS PÁGINAS, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

INVESTIGAR O ASSUNTO

NESSA SEÇÃO, VOCÊ VAI INVESTIGAR O ASSUNTO DA UNIDADE. TAMBÉM VAI DIZER O QUE PENSA E FAZER NOVAS DESCOBERTAS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

CAPÍTULO

VOCÊ VAI APRENDER MUITAS COISAS NOVAS ESTUDANDO OS CAPÍTULOS E RESOLVENDO AS ATIVIDADES!

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÁLBUM DE CIÊNCIAS

NESSA SEÇÃO, VOCÊ VAI CONHECER IMAGENS E CURIOSIDADES RELACIONADAS AO CAPÍTULO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Álbum de Ciências e os boxes Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar. Página dupla composta por textos, boxes complementares e imagens. Fim da imagem.

EM HORA DA LEITURA, HORA DE ASSISTIR E HORA DE ACESSAR, HÁ INDICAÇÕES DE LIVROS, FILMES OU SITES SOBRE ASSUNTOS DA UNIDADE.

5

O MUNDO QUE QUEREMOS

NESSA SEÇÃO, VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE A PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE, O RESPEITO ÀS PESSOAS E ÀS DIFERENTES CULTURAS E OS CUIDADOS COM A SAÚDE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ATIVIDADE PRÁTICA

SÃO EXPERIMENTOS, PESQUISAS, CONSTRUÇÃO DE MODELOS, USO E CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O QUE VOCÊ APRENDEU

ATIVIDADES PARA VOCÊ REVER O QUE ESTUDOU, VERIFICAR O QUE ACABOU DE CONHECER E APLICAR AQUILO QUE APRENDEU.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

PARA TERMINAR

NA SEÇÃO PARA TERMINAR, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ ADQUIRIU AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES USADOS NA COLEÇÃO

INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

DESENHO OU PINTURA

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE PARA CASA

INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

6

SUMÁRIO

PARA COMEÇAR, p. 8

UNIDADE 1 – QUEM EU SOU, P. 12

INVESTIGAR O ASSUNTO: COMO EU SOU?, p. 14

CAPÍTULO 1. COMO VOCÊ É?, p. 16

ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: QUAL É O SER VIVO?, p. 19

ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: TAMANHO DAS MÃOS, p. 22

CAPÍTULO 2. EU PERCEBO O AMBIENTE, p. 24

ATIVIDADE PRÁTICA – PESQUISA: QUADRO DE TEXTURAS, p. 28

ÁLBUM DE CIÊNCIAS: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TÊM DIREITO DE IR À ESCOLA, p. 29

CAPÍTULO 3. FASES DA VIDA, p. 30

O MUNDO QUE QUEREMOS: DIREITOS EM TODAS AS FASES DA VIDA, p. 32

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 34

Imagem: Ilustração. De frente para uma mesa de cor lilás redonda, quatro crianças, duas vistas de costas e ao fundo, outras duas. Elas estão vestidas com camiseta amarela. As vistas de costas : menina ruiva de cabelos presos, com lápis amarelo na mão direita e um menino de cabelos castanhos. Os do fundo, um menino de pele morena-escura, cabelos castanhos com um lápis de cor verde e ao lado, uma menina de pele clara, com cabelos castanhos com franja, com par de óculos redondos, escrevendo sobre folha branca com lápis verde na mão direita.  Fim da imagem.

UNIDADE 2 – CUIDAR DE MIM, P. 38

INVESTIGAR O ASSUNTO: O QUE EU POSSO FAZER PARA CUIDAR DE MIM?, p. 40

CAPÍTULO 1. CUIDADOS COM MEU CORPO, p. 42

ÁLBUM DE CIÊNCIAS: HERANÇA INDÍGENA, p. 46

ATIVIDADE PRÁTICA – EXPERIMENTO: MÃOS LIMPAS, MÃOS SUJAS, p. 48

CAPÍTULO 2. CUIDADOS COM MEU BEM-ESTAR, p. 50

O MUNDO QUE QUEREMOS: A BONECA E O BONECO, p. 54

CAPÍTULO 3. CUIDADOS COM O AMBIENTE, p. 56

ATIVIDADE PRÁTICA – BRINCADEIRA: VAMOS REUTILIZAR?, p. 60

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 61

Imagem: Ilustração. Correndo em uma calçada cinza, da parte superior, descendo para à direita, um menino e uma menina segurando um boneco nas mãos. O menino tem pele clara, cabelos castanhos, com camiseta rosa, bermuda amarela e sapatos azuis, com o braço esquerdo esticado, segurando um boneco na mão direita. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, com camiseta azul e calça cinza. À frente, menina de pele morena-escura, cabelos castanhos presos no alto, com vestido amarelo e sapatos laranjas, segurando uma boneca nas mãos, à frente. A boneca tem pele negra, cabelos pretos encaracolados e vestido de cor amarela e sapatos azuis-claros. Ao fundo, grama em verde-claro. As duas crianças estão com os olhos fechados, sorrindo. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Local com grama e ao fundo, árvores com folhas verdes. Um balanço com hastes na vertical rosa e na horizontal em azul-claro, com duas crianças se balançando. À esquerda, uma menina de cabelos curtos ruivos, com camiseta azul, bermuda amarela, com sapatos em branco e lilás se balançando com os olhos fechados e sorrindo. À direita, menina de pele negra, cabelos castanhos presos no alto, com camiseta rosa-escuro, bermuda em cinza-escuro e sapatos amarelos. Ela se balança para trás, olhando para à menina à esquerda.  Fim da imagem.

7

UNIDADE 3 – O TEMPO PASSA, P. 64

INVESTIGAR O ASSUNTO: CABELEIRA DE ALPISTE, p. 66

CAPÍTULO 1. PERÍODOS DO DIA, p. 68

CAPÍTULO 2. AS MUDANÇAS NOS SERES VIVOS, p. 74

O MUNDO QUE QUEREMOS: CONVIVÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS, p. 78

CAPÍTULO 3. O TEMPO METEOROLÓGICO, p. 80

ÁLBUM DE CIÊNCIAS: BRINCADEIRAS COM SOL E BRINCADEIRAS COM CHUVA, p. 82

ATIVIDADE PRÁTICA – CONSTRUÇÃO DE MODELO: CONSTRUINDO UMA BIRUTA, p. 83

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 84

Imagem: Ilustração. De frente para uma mesa redonda de cor azul, uma menina ruiva de olhos azuis e um senhor de cabelos grisalhos. À esquerda, a menina de cabelos longos, com camiseta em vermelho de mangas curtas, com um lápis de cor roxa, de frente para uma folha branca com desenho coloridos de paisagem com árvore, céu e sol. À frente da folha, outros lápis coloridos. À direita, senhor de pele clara, par de óculos retangular, com camiseta de cor marrom, segurando com lápis marrom em uma mão, olhando para o desenho da menina.  Fim da imagem.

UNIDADE 4 – OS MATERIAIS AO MEU REDOR, P. 86

INVESTIGAR O ASSUNTO: BOLAS QUE QUICAM, p. 88

CAPÍTULO 1. MATERIAIS DO COTIDIANO, p. 90

CAPÍTULO 2. OS MATERIAIS DA ESCOLA, p. 96

ÁLBUM DE CIÊNCIAS: PAPEL, p. 98

ATIVIDADE PRÁTICA – CONSTRUÇÃO DE MODELO: ORIGAMI, p. 99

CAPÍTULO 3. OBTENÇÃO DOS MATERIAIS, p. 100

O MUNDO QUE QUEREMOS: MEU BRINQUEDO, SEU BRINQUEDO!, p. 102

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 104

PARA TERMINAR, p. 106

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS, p. 110

TABULEIRO, p. 111

Imagem: Ilustração. Brinquedos : um tambor de cor azul com duas baquetas; um balde de cor laranja com garfo e pá; um ioiô; seis pinos de boliche coloridos e uma bolinha de cor azul.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de uma sala de aula com muitas pessoas, crianças e adultos de frente para mesas com exposições. Ao fundo, sobre parede, lousa de cor verde escrito com giz branco dentro de uma nuvem : FEIRA DE TROCAS. À esquerda, uma mesa com brinquedos expostos. Atrás dela, um homem negro de cabelos pretos, com camiseta rosa-escuro e calça azul e um menino moreno de cabelos pretos com camiseta em azul-claro. De frente da mesa, um menino loiro e uma menina morena, um senhor de cabelos e barba grisalhos com par de óculos pretos. Ao centro, crianças e à direita, uma menina cadeirante de pele clara, cabelos castanhos, segurando uma casinha nas mãos para frente. Perto da mesa, uma menina de pele clara com cabelos curtos pretos, um menino ruivo e uma mulher de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas amarela. Na mesa, outros brinquedos.  Fim da imagem.