8

PARA COMEÇAR

OLÁ! VAMOS FAZER ESTAS ATIVIDADES E DESCOBRIR O QUE VOCÊ JÁ SABE?

  1. OBSERVE AS IMAGENS E LEIA AS LEGENDAS.
Imagem: Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima. Ela tem pele clara, cabelos longos castanhos com franja, usando blusa regata em azul e está de braços cruzados, olhando para frente sorrindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: CABELO CASTANHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino loiro de olhos azuis, com camiseta de gola em azul-claro, visto dos braços para cima, cruzados. Fim da imagem.

LEGENDA: CABELO LOIRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina ruiva, de pele clara, vista dos ombros para cima. Ela tem cabelos encaracolados, para à esquerda, sorrindo, usando blusa de mangas curtas em preto. Fim da imagem.

LEGENDA: CABELO RUIVO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino negro, com cabelos curtos crespos em marrom, usando camiseta em branco e azul. Ele é visto dos ombros para cima, olhando para frente sorrindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: CABELO PRETO. FIM DA LEGENDA.

  1. A COR DO CABELO É UMA CARACTERÍSTICA FÍSICA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. EXISTE UMA COR DE CABELO MELHOR QUE A OUTRA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. ESCOLHA A FRASE QUE VOCÊ ACHA CORRETA:

    ( ) AS PESSOAS TÊM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.

    ( ) AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES.

  1. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
Imagem: Ilustração. Local com solo de cor bege-claro, com cactos de cor verde. Perto dos cactos, uma menina vista de costas, agachada, com pele clara, cabelos curtos castanhos em chuquinha, com camiseta em verde-claro, calça em verde-escuro e botas em marrom, com uma lupa arredondada na mão direita, com chapéu de cor rosa na cabeça. À esquerda, menina em pé, ruiva com cabelos presos, usando roupa roxa, bandana sobre a cabeça e botas rosas. Ela está com câmera fotográfica azul de frente para um cacto. Ao fundo, um menino de pele morena, com cabelos pretos, usando chapéu de cor azul-escuro sobre a cabeça, usando camiseta azul, com bermuda e sapatos marrons, segurando um caderno amarelo em uma mão e na outra mão, um lápis. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.
  1. QUAL PARECE SER O SENTIMENTO DAS CRIANÇAS?

    ( ) TRISTEZA

    ( ) MEDO

    ( ) ALEGRIA

  1. COMO VOCÊ IDENTIFICOU ESSE SENTIMENTO NA IMAGEM?

    ( ) PELA COR DO CÉU.

    ( ) PELO SORRISO DAS CRIANÇAS.

    ( ) PELOS OBJETOS QUE AS CRIANÇAS SEGURAM.

9

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. PINTE AS ILUSTRAÇÕES QUE MOSTRAM ATITUDES DE CUIDADO E DE SOLIDARIEDADE.
Imagem: Ilustração em preto e branco. À esquerda, uma mesa com um sanduíche mordido e um copo. De frente para ela, uma menina e um menino sentados. À esquerda, uma menina de cabelos curtos amarrados com franja, estendendo um pote com um cacho de uva dentro. À frente dela, à direita, um menino com o braço esquerdo esticado para cacho de uva. Ambos estão vestidos com camiseta e calça.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Dentro de um local fechado, três crianças. Ao fundo, em pé perto da parede, um menino de cabelos penteados para à esquerda, vestido com camiseta bermuda, com as mãos dentro do bolso. À frente deles, uma menina e outro menino sentados de joelhos brincando com peças de lego. À esquerda, uma menina de cabelos curtos penteados para à direita colocando uma peça sobre construção na vertical e o menino rindo de olhos fechados, à direita, segurando na mão esquerda outra peça do jogo. Ambos estão vestidos com camiseta e calça. O menino ao fundo, os observa com sobrancelha para baixo e boca fechada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Caminhando em calçada, um menino e uma senhora vistos de costas. À esquerda, menino de cabelos para à esquerda, com camiseta, bermuda e sapatos, com o braço esquerdo esticado. Ele sorri para a senhora de mãos dadas para ele, de cabelos em coque, pele com rugas, par de óculos, usando blusa de mangas compridas, saia longa e uma bengala na vertical. Ao fundo, local com grama e árvore.  Fim da imagem.
  1. MARQUE UM X NAS FOTOGRAFIAS QUE MOSTRAM HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL.
Imagem: Fotografia. Duas mãos de uma pessoa de pele morena, com bolhas de sabão esfregando, perto de uma pia branca com torneira de cor cinza.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma menina de pele morena vista da cintura para cima. Ela tem cabelos crespos castanhos, usando blusa regata de cor rosa, olhando para frente escovando os dentes com escova na mão esquerda.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Braço de uma pessoa de pele morena segurando uma mangueira de cor cinza-claro por onde jorra água em direção à plantação de folhas verdes em solo escuro.  Fim da imagem.

10

  1. OBSERVE NA IMAGEM O QUE A CRIANÇA ESTÁ FAZENDO.
Imagem: Fotografia. Um menino lavando os cabelos com muitas espumas de cor branca. Ele é visto do busto para cima, de pele morena-claro, cabelos e olhos pretos. Ele está com os braços para cima, mãos nos cabelos. Ao fundo, produtos com embalagens coloridas.  Fim da imagem.
  1. QUANTOS ENFEITES EXISTEM NA IMAGEM? PINTE A RESPOSTA.
Imagem: Fotografia. Seis bolas de Natal coloridas. Três na parte superior nas seguintes cores : amarelo, verde e vermelho. Na parte inferior em : rosa, azul-claro e lilás.  Fim da imagem.
Imagem: À direita, números em preto e branco : 5, 7, 6. Fim da imagem.
  1. CO MPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS AMANHÃ OU HOJE.
    • O DIA SEGUINTE TAMBÉM É CHAMADO DE
    • O DIA ATUAL TAMBÉM É CHAMADO DE

      9. PINTE O DESENHO DO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AGORA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Vista do alto de uma menina dormindo em uma cama, de cabelos curtos penteados para à esquerda. A cabeça está sobre um travesseiro, de olhos fechados.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Sobre uma calçada, um homem caminhando com um menino. À esquerda, o homem com camiseta, calça e sapatos. Ele está com a mão direita sobre a cabeça do menino. Ele usa boné sobre a cabeça, uma camiseta, calça e sapatos. Ao fundo, local com grama e uma árvore.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma menina vista de costas, sentada em cadeira de frente para carteira escolar. Ela tem cabelos curtos pretos no alto, encaracolados, usando camiseta e calça. Sobre a carteira escolar, um livro o qual ela folheia.  Fim da imagem.

11

  1. LIGUE CADA ATIVIDADE AO PERÍODO DO DIA QUE VOCÊ REALIZA.

    Coluna 1

Imagem: Ilustração. Uma paisagem de local com vegetação rasteira de cor verde com flores, arbustos e ao fundo, três árvores com tronco marrom, com folhas verdes e ao fundo, morros da mesma cor. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: MANHÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma paisagem de local com vegetação rasteira de cor verde com flores, arbustos e ao fundo, três árvores com tronco marrom, com folhas verdes e ao fundo, morros da mesma cor. Na parte superior, céu de cor azul-escuro com estrelas em pontos luminosos de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: NOITE. FIM DA LEGENDA.

Coluna 2

ACENDER UMA LANTERNA

TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ

VER O SOL NASCER

DORMIR

  1. LIGUE A IMAGEM DO OBJETO À COR DELE.

    Coluna 1

Imagem: Fotografia. Uma tigela de cor verde com o formato arredondado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um envelope de cor azul-escuro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma colher de madeira de cor marrom-claro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma panela de pressão de cor preta, com tampa.  Fim da imagem.

Coluna 2:

MARROM

VERDE

PRETA

AZUL

Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.