12
UNIDADE 1 – QUEM EU SOU
13
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- O QUE AS PESSOAS NAS IMAGENS ESTÃO FAZENDO?
- VOCÊ JÁ OBSERVOU COM QUEM VOCÊ SE PARECE?
- QUANDO VOCÊ SE OLHA NO ESPELHO, O QUE CHAMA SUA ATENÇÃO?
Fim do complemento.
14
INVESTIGAR O ASSUNTO
COMO EU SOU?
VOCÊ SABIA QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES?
O QUE VOCÊ VAI FAZER
INVESTIGAR AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE VOCÊ E SEUS COLEGAS.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
✔ LÁPIS
✔ LÁPIS DE COR
COMO VOCÊ VAI FAZER
- PREENCHA A FICHA DA PÁGINA SEGUINTE.
- CASO VOCÊ NÃO SAIBA ALGUMA INFORMAÇÃO, PEÇA A AJUDA DO SEU PROFESSOR.
- APÓS PREENCHER A FICHA, TROQUE O LIVRO COM UM COLEGA. ASSIM, ELE PODE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE VOCÊ E VOCÊ SOBRE ELE.
15
NOME: _____
IDADE: _____ ANOS
DESENHE A SUA FRUTA FAVORITA.
_____
DESENHE O SEU ANIMAL FAVORITO.
_____
PINTE COM A COR DOS SEUS OLHOS.
_____
PINTE COM A COR DOS SEUS CABELOS.
_____
PARA VOCÊ RESPONDER
- TODAS AS SUAS CARACTERÍSTICAS SÃO IGUAIS ÀS DO SEU COLEGA?
( ) SIM
( ) NÃO
- CONVERSE COM O SEU COLEGA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS QUE SÃO DIFERENTES E AQUELAS QUE SÃO SEMELHANTES.
16
CAPÍTULO 1 – COMO VOCÊ É?
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR EM COMO VOCÊ É? JÁ REPAROU NO FORMATO DOS SEUS OLHOS, NA COR DOS SEUS CABELOS E NO TAMANHO DAS SUAS MÃOS?
- OBSERVE O PROFESSOR E OS COLEGAS DA SUA TURMA.
- QUE DIFERENÇAS VOCÊ PERCEBE ENTRE ELES E VOCÊ?
- AGORA, FAÇA UM DESENHO DE COMO VOCÊ É OU COLE UMA FOTOGRAFIA SUA.
_____
- QUE DIFERENÇAS VOCÊ PERCEBE ENTRE ELES E VOCÊ?
17
CADA PESSOA TEM AS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS E JEITO DE SER.
AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS VARIAM MUITO. ALGUMAS PESSOAS TÊM OLHOS VERDES, OUTRAS TÊM OLHOS CASTANHOS. ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS ALTAS, OUTRAS SÃO MAIS BAIXAS. ALGUMAS TÊM CABELOS CRESPOS, OUTRAS TÊM CABELOS LISOS.
NÃO EXISTE CARACTERÍSTICA BOA OU CARACTERÍSTICA RUIM. AS DIFERENÇAS TORNAM CADA PESSOA ÚNICA. POR ISSO, TODAS AS PESSOAS DEVEM SER RESPEITADAS.
- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
- O QUE É DIFERENTE NAS CRIANÇAS MOSTRADAS NA IMAGEM?
- ESCOLHA UMA CRIANÇA E A DESCREVA.
- O QUE ACONTECERIA SE TODAS AS PESSOAS FOSSEM IGUAIS?
18
EU SOU UM SER VIVO
NA NATUREZA, EXISTEM SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO VIVOS. OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE TÊM VIDA, OU SEJA, ELES NASCEM, CRESCEM E SE DESENVOLVEM E MORREM.
- FAÇA UM X NAS CARACTERÍSTICAS DO QUE É REPRESENTADO EM CADA IMAGEM ABAIXO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
PRECISA DE AR |
( ) |
PRECISA DE ÁGUA |
( ) |
CRESCE |
( ) |
MORRE |
( ) |
Tabela: equivalente textual a seguir.
PRECISA DE AR |
( ) |
PRECISA DE ÁGUA |
( ) |
CRESCE |
( ) |
MORRE |
( ) |
Tabela: equivalente textual a seguir.
PRECISA DE AR |
( ) |
PRECISA DE ÁGUA |
( ) |
CRESCE |
( ) |
MORRE |
( ) |
Tabela: equivalente textual a seguir.
PRECISA DE AR |
( ) |
PRECISA DE ÁGUA |
( ) |
CRESCE |
( ) |
MORRE |
( ) |
- CIRCULE NOS QUADROS ACIMA OS SERES VIVOS.
TODOS OS SERES HUMANOS SÃO SERES VIVOS. ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS SÃO: NASCER, CRESCER, RESPIRAR, SE ALIMENTAR E SE REPRODUZIR.
- EM UMA FOLHA, FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UM SER VIVO DIFERENTE DE VOCÊ.
19
ATIVIDADE PRÁTICA
EXPERIMENTO
ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.
QUAL É O SER VIVO?
ESTAMOS CERCADOS DE SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO VIVOS. COMO VOCÊ FARIA PARA DIFERENCIAR UM BOTÃO, UM FEIJÃO E UMA PEDRA?
O QUE VOCÊ VAI FAZER
DESCOBRIR QUAL DOS TRÊS ELEMENTOS É UM SER VIVO.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
Tabela: equivalente textual a seguir.
3 COPOS PLÁSTICOS 3 GRÃOS DE FEIJÃO 3 PEDRAS PEQUENAS |
3 BOTÕES ALGODÃO ÁGUA |
COMO VOCÊ VAI FAZER
- COLOQUE NO FUNDO DE CADA COPO UM POUCO DE ALGODÃO.
- PEÇA PARA UM ADULTO ESCREVER O NOME DO QUE SERÁ COLOCADO EM CADA COPO.
- COLOQUE TODOS OS GRÃOS DE FEIJÃO EM UM COPO, AS PEDRAS EM OUTRO COPO E OS BOTÕES EM OUTRO.
- ACRESCENTE UM POUCO DE ÁGUA EM CADA UM DOS COPOS. OS ALGODÕES DEVEM SER UMEDECIDOS DIARIAMENTE.
- OBSERVE O QUE ACONTECE DURANTE SETE DIAS.
PARA VOCÊ RESPONDER
-
MARQUE UM
X
NAS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ OBSERVOU EM UM DOS ELEMENTOS.
Resposta: Resposta variável.
( ) ELE NASCEU.
( ) ELE CRESCEU.
( ) ELE MORREU.
-
QUAL DOS ELEMENTOS APRESENTOU ESSAS CARACTERÍSTICAS?
( ) FEIJÕES
( ) BOTÕES
( ) PEDRAS
Resposta: FEIJÕES
-
QUAL É O SER VIVO?
Resposta: Espera-se que os estudantes percebam que são os feijões.
20
AS PARTES DO CORPO
VOCÊ CONHECE O SEU CORPO? SABE COMO SE CHAMA CADA PARTE DELE? O CORPO TEM OLHOS, NARIZ, MÃOS, PÉS, ENTRE OUTRAS PARTES.
- ACOMPANHE A LEITURA DA CANTIGA E SUBLINHE AS PARTES DO CORPO EM QUE A FORMIGA SUBIU. DEPOIS, VOCÊ VAI REPETIR UM DOS VERSOS EM VOZ ALTA.
FUI AO MERCADO
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR UM ESPELHO
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU JOELHO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR MAMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR UM GIZ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU NARIZ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FONTE: DA TRADIÇÃO POPULAR.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- O CORPO, DE MICHELE LONGOUR, EDITORA SALAMANDRA, 2003.
Fim do complemento.
21
- DESENHE UMA FORMIGA EM CADA PARTE DO CORPO CITADA NA CANTIGA.
- VOCÊ SABE PARA QUE SERVE CADA UMA DAS PARTES DO CORPO?
- CONVERSE COM UM COLEGA E DISCUTAM A FUNÇÃO DAS PARTES DO CORPO CITADAS NA CANTIGA.
O CORPO HUMANO É DIVIDIDO EM QUATRO PARTES PRINCIPAIS: CABEÇA, PESCOÇO, TRONCO E MEMBROS.
- PINTE A CABEÇA, O PESCOÇO E OS MEMBROS DO CORPO.
- CERQUE COM UMA LINHA A PARTE DO CORPO CHAMADA TRONCO.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
• NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM, DE REGINA OTERO E REGINA RENNÓ, EDITORA DO BRASIL, 2000.
Fim do complemento.
22
ATIVIDADE PRÁTICA
EXPERIMENTO
ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.
TAMANHO DAS MÃOS
O TAMANHO DAS MÃOS É UMA CARACTERÍSTICA DIFERENTE PARA CADA PESSOA.
QUAL COLEGA VOCÊ ACHA QUE TEM A MAIOR MÃO? E A MENOR?
O QUE VOCÊ VAI FAZER
COMPARAR O TAMANHO DAS SUAS MÃOS COM AS MÃOS DOS COLEGAS.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
✔ FOLHAS DE PAPEL SULFITE BRANCO
✔ LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA
COMO VOCÊ VAI FAZER
- FORME GRUPOS COM TRÊS OU QUATRO COLEGAS.
- CADA INTEGRANTE DO GRUPO VAI ESCOLHER UMA COR DIFERENTE DE LÁPIS OU GIZ DE CERA.
- NA FOLHA EM BRANCO, O PRIMEIRO ESTUDANTE VAI CONTORNAR A MÃO DELE A PARTIR DO PULSO.
- O PRÓXIMO INTEGRANTE DO GRUPO VAI POSICIONAR O PULSO NO MESMO LOCAL QUE O COLEGA ANTERIOR, DE FORMA QUE UMA MÃO FIQUE EM CIMA DO CONTORNO DA OUTRA. TODOS OS INTEGRANTES DO GRUPO DEVEM CONTORNAR A PRÓPRIA MÃO.
23
PARA VOCÊ RESPONDER
- A SUA MÃO É A MAIS LARGA?
( ) SIM
( ) NÃO
- A SUA MÃO É A MAIS COMPRIDA?
( ) SIM
( ) NÃO
- A SUA MÃO É A MENOR DO GRUPO?
( ) SIM
( ) NÃO
- A SUA MÃO É IGUAL À DOS COLEGAS?
( ) SIM
( ) NÃO
- AGORA, COMPAREM AS FOLHAS DE TODOS OS GRUPOS E RESPONDAM.
- EXISTE MUITA DIFERENÇA NO TAMANHO DAS MÃOS?
- O COLEGA COM A MAIOR MÃO FOI O QUE VOCÊ INDICOU NO INÍCIO DA ATIVIDADE? E O COLEGA COM A MENOR MÃO?
- AS MAIORES MÃOS PERTENCEM ÀS CRIANÇAS MAIS ALTAS?
24
CAPÍTULO 2 - EU PERCEBO O AMBIENTE
EXISTEM DIFERENTES MANEIRAS DE PERCEBER O MUNDO.
OBSERVE AS IMAGENS E DIGA O QUE CADA UMA REPRESENTA.
LEGENDA: CHEIRANDO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COMENDO OU BEBENDO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: OUVINDO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TOCANDO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: OBSERVANDO. FIM DA LEGENDA.
25
PARA SENTIR O QUE NOS RODEIA, USAMOS DIFERENTES PARTES DO CORPO, COMO A PELE, A LÍNGUA, AS ORELHAS, OS OLHOS E O NARIZ.
- COMPLETE OS NOMES DAS PARTES DO CORPO. DEPOIS, LIGUE O NOME DA PARTE À REGIÃO CORRESPONDENTE NO DESENHO DO CORPO DA MENINA.
_____ A _____ I Z
O _____ E L H _____
P _____ L _____
_____ L H _____
_____ Í N G _____ A
- EXPLIQUE A FUNÇÃO DE CADA PARTE DO CORPO IDENTIFICADA ACIMA.
- MARQUE NA FIGURA ABAIXO AS PARTES DO CORPO EM QUE VOCÊ SENTE MAIS CÓCEGAS.
- COMPLETE E PINTE O DESENHO DE FORMA QUE ELE REPRESENTE VOCÊ.
- DESEMBARALHE AS LETRAS DO QUADRO E COMPLETE A FRASE ABAIXO.
- COMPLETE E PINTE O DESENHO DE FORMA QUE ELE REPRESENTE VOCÊ.
E P L E
_____
- EU SINTO CÓCEGAS POR MEIO DA _____.
26
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA AS ADIVINHAS ABAIXO. DEPOIS, COPIE A PALAVRA QUE RESPONDE A CADA ADIVINHA.
NARIZ
OLHOS
PELE
ORELHAS
LÍNGUA
TEM CHEIRO BOM.
TEM CHEIRO RUIM.
QUAL É A PARTE DO CORPO
QUE SENTE CHEIRO PARA MIM?
_____
COM ELA, SINTO O GOSTO
DE MAMÃO, FEIJÃO E PÃO.
SE A COLOCO PARA FORA,
PODE SER FALTA DE EDUCAÇÃO.
_____
NÃO VEJO NADA COM OS DOIS FECHADOS.
SÓ VEJO QUANDO ESTÃO ABERTOS.
QUE PARTE DO CORPO EU USO PARA VER
DE LONGE E DE PERTO?
_____
COM ELA, SINTO O CALOR E O FRIO
E A PEDRA ÁSPERA EM UM RIO.
CONSIGO SABER SE É MACIO OU NÃO
O PELO DO MEU CÃO.
QUAL PARTE DO CORPO É ESSA?
_____
NA CABEÇA, TENHO DUAS.
NÃO SÃO AS SOBRANCELHAS.
COM ELAS ESCUTO MUITAS COISAS,
INCLUSIVE O BARULHO DAS OVELHAS.
_____
- CONTE A UM ADULTO AS ADIVINHAS QUE VOCÊ APRENDEU.
27
- CERQUE COM UMA LINHA O QUE TEM O CHEIRO QUE VOCÊ PREFERE ENTRE AS REPRESENTAÇÕES ABAIXO.
- CERQUE COM UMA LINHA VERMELHA OS DESENHOS DE ALIMENTOS DOCES E DE AZUL OS DESENHOS DE ALIMENTOS SALGADOS.
AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA.
- DESENHE A PARTE DO CORPO USADA PARA ENXERGAR.
28
ATIVIDADE PRÁTICA
PESQUISA
ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.
QUADRO DE TEXTURAS
QUANDO PASSAMOS A MÃO EM UMA SUPERFÍCIE, PODEMOS PERCEBER SE ELA É LISA, ONDULADA, ÁSPERA OU MACIA. O QUE SENTIMOS AO TOCAR EM ALGO É A TEXTURA DO MATERIAL.
O QUE VOCÊ VAI FAZER
UM QUADRO DE TEXTURAS.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
✔ CARTOLINA
✔ CANETAS COLORIDAS
✔ COLA
✔ TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
✔ PAPÉIS DE DIFERENTES TEXTURAS: JORNAL, CREPOM ETC.
✔ DIFERENTES TIPOS DE MATERIAL: RETALHOS DE TECIDOS, AREIA, ALGODÃO, FITAS, BARBANTES ETC.
COMO VOCÊ VAI FAZER
- FAÇA UM DESENHO NA CARTOLINA.
- EM VEZ DE PINTAR, COLE CADA MATERIAL EM UMA PARTE DO DESENHO, SEM MISTURÁ-LOS. OS DIFERENTES MATERIAIS VÃO DAR COR E TEXTURA AO DESENHO.
- COM OS COLEGAS, ORGANIZE UMA EXPOSIÇÃO PARA TODOS VEREM E SENTIREM OS QUADROS.
PARA VOCÊ RESPONDER
- ESCOLHA UM DESENHO DA EXPOSIÇÃO E TOQUE NELE.
✔ O QUE É POSSÍVEL SENTIR AO TOCÁ-LO?
✔ QUE TIPOS DE TEXTURA VOCÊ PERCEBE?
- ESCOLHA UM DESENHO DA EXPOSIÇÃO E TOQUE NELE.
29
ÁLBUM DE CIÊNCIAS
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E CONVERSE COM O PROFESSOR SOBRE AS PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TÊM DIREITO DE IR À ESCOLA
COMO QUALQUER CIDADÃO, AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA OU INTELECTUAL TÊM DIREITO DE FREQUENTAR A ESCOLA.
VEJA ALGUNS DIREITOS DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO:
- FREQUENTAR AS AULAS E TER O APOIO NECESSÁRIO.
- TER MATERIAL DIDÁTICO ACESSÍVEL.
- UTILIZAR TRANSPORTE ACESSÍVEL.
- PARTICIPAR DE TODAS AS ATIVIDADES DA ESCOLA.
LEGENDA: A ESCOLA DEVE SER ACESSÍVEL A ESTUDANTES CADEIRANTES. MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PARA LER EM BRAILE É PRECISO SENTIR COM A PELE DOS DEDOS OS PONTINHOS EM RELEVO NO PAPEL. EXISTE MATERIAL DIDÁTICO EM BRAILE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TODOS TÊM DIREITO À EDUCAÇÃO. DISTRITO DE CAPÃO REDONDO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.
- CONTE A UM ADULTO O QUE AS IMAGENS DO TEXTO MOSTRAM.
30
CAPÍTULO 3 – FASES DA VIDA
AO LONGO DA VIDA, OS SERES HUMANOS CRESCEM, APRENDEM MUITAS COISAS E O CORPO SE MODIFICA.
LEGENDA: A INFÂNCIA É O PERÍODO QUE VAI DESDE O NASCIMENTO ATÉ CERCA DE 12 ANOS. OS BEBÊS, LOGO QUE NASCEM, DEPENDEM MUITO DOS ADULTOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DOS 12 AOS 18 ANOS, APROXIMADAMENTE, O SER HUMANO ESTÁ NA ADOLESCÊNCIA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A FASE ADULTA VAI DOS 19 AOS 60 ANOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A VELHICE TEM INÍCIO DEPOIS DOS 60 ANOS. NESSA FASE, O CORPO COMEÇA A ENFRAQUECER. FIM DA LEGENDA.
- OUÇA O PROFESSOR LER OS QUADROS ACIMA EM VOZ ALTA.
- EM QUAL FASE DA VIDA VOCÊ ESTÁ?
31
- OBSERVE DANILO EM DIFERENTES FASES DA VIDA.
- PINTE OS QUADROS DE ACORDO COM A LEGENDA:
INFÂNCIA
ADOLESCÊNCIA
FASE ADULTA
VELHICE
- VOCÊ ACHA QUE MUDOU MUITO DESDE QUE NASCEU?
- NA MOLDURA ABAIXO, COLE UMA FOTOGRAFIA OU FAÇA UM DESENHO DE QUANDO VOCÊ ERA BEBÊ.
32
O MUNDO QUE QUEREMOS
DIREITOS EM TODAS AS FASES DA VIDA
EM TODAS AS FASES DA VIDA, AS PESSOAS TÊM DIREITOS PARA GARANTIR SEU BEM-ESTAR.
OS IDOSOS TÊM DIREITO A TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO A PARTIR DE 60 OU 65 ANOS (DEPENDENDO DO MUNICÍPIO), ATENDIMENTO PREFERENCIAL NO SISTEMA DE SAÚDE, ENTRE OUTROS DIREITOS.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE GARANTE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS, COMO O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA, À ALIMENTAÇÃO, AO ATENDIMENTO MÉDICO PRIORITÁRIO E AO ACESSO A UMA ESCOLA.
LEGENDA: DIREITO À ALIMENTAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO À SAÚDE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO AO LAZER. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO À EDUCAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
33
COMPREENDA A LEITURA
- O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE GARANTE OS DIREITOS DE:
( ) CRIANÇAS.
( ) ADULTOS.
( ) IDOSOS.
- COMPLETE A FRASE COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
UM DOS DIREITOS DAS _____ É A CONVIVÊNCIA _____ E COMUNITÁRIA.
- NAS IMAGENS DA PÁGINA ANTERIOR, CIRCULE A QUE MOSTRA O DIREITO MAIS IMPORTANTE EM SUA OPINIÃO. EXPLIQUE A SUA ESCOLHA.
FAÇA SUA PARTE
QUE TAL FAZER UMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS?
- ESCOLHA UM DOS DIREITOS CITADOS NO TEXTO OU NAS IMAGENS E FAÇA UM DESENHO QUE O REPRESENTE.
- CRIE UMA MOLDURA PARA COLOCAR EM SEU DESENHO. PARA ISSO, USE PAPEL COLORIDO OU GIZ DE CERA, LÁPIS DE COR OU CANETINHA.
- DEPOIS, O PROFESSOR VAI ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS. ASSIM TODOS PODERÃO EXPLICAR SEU DESENHO AOS COLEGAS.
34
O QUE VOCÊ APRENDEU
- OBSERVE A IMAGEM.
- APONTE UMA DIFERENÇA ENTRE AS CRIANÇAS.
- AS CRIANÇAS SE PARECEM COM ALGUÉM QUE VOCÊ CONHECE? EXPLIQUE.
- É POSSÍVEL DIZER QUE AS CARACTERÍSTICAS DE UMA DAS CRIANÇAS SÃO MELHORES OU PIORES QUE AS CARACTERÍSTICAS DA OUTRA? EXPLIQUE.
- DESENHE ABAIXO A PARTE DO SEU CORPO QUE VOCÊ UTILIZA PARA ESCREVER.
- ALÉM DE ESCREVER, QUAIS SÃO AS OUTRAS FUNÇÕES DESSA PARTE DO CORPO?
35
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- LOCALIZE AS PARTES DO CORPO NA IMAGEM ABAIXO. DEPOIS, LIGUE CADA PARTE AO NOME CORRESPONDENTE.
PESCOÇO
CABEÇA
MEMBROS
TRONCO
- OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
- PINTE OS SERES VIVOS.
- CERQUE COM UMA LINHA OS ELEMENTOS NÃO VIVOS.
- PINTE OS SERES VIVOS.
36
- ASSINALE O QUADRO QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS.
( ) PRECISAM DE ALIMENTO / PRECISAM DE ÁGUA / NÃO PRECISAM DE AR /CRESCEM/ PODEM SE REPRODUZIR
( ) PRECISAM DE ALIMENTO / PRECISAM DE ÁGUA / PRECISAM RESPIRAR /CRESCEM / PODEM SE REPRODUZIR / MORREM
( ) PRECISAM DE ALIMENTO / PRECISAM DE ÁGUA / CRESCEM / NÃO PODEM SE REPRODUZIR/ MORREM
( ) NÃO PRECISAM DE ALIMENTO / PRECISAM DE ÁGUA / PODEM SE REPRODUZIR / MORREM
6. PINTE O DESENHO DA PARTE DO CORPO USADA EM CADA SITUAÇÃO.
- EXPLIQUE A FUNÇÃO DAS PARTES DO CORPO PINTADAS ACIMA.
37
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- VEJA A HISTÓRIA DE LÉO.
NUMERE CADA CENA NA ORDEM DAS FASES DA VIDA DE LÉO.
- QUAL O NÚMERO DA CENA QUE CORRESPONDE À VELHICE?
- IDENTIFIQUE A FASE DA VIDA EM QUE ESTÁ CADA PESSOA DAS IMAGENS A SEGUIR.
I _____ FÂN _____ I _____
FASE A _____ U _____ T _____
• DEPOIS, EXPLIQUE PARA UM COLEGA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ESSAS FASES DA VIDA.