12

UNIDADE 1 – QUEM EU SOU

Imagem: Ilustração. Uma folha branca com ilustrações coloridas de formas diversas : estrelas amarelas, corações em rosa, azul e lilás; espirais coloridas, notas musicais, flores e nuvens em azul-claro. Perto de folha, lápis coloridos em vermelho, verde, rosa e lilás, uma tesoura de cor vermelha e cinza, vista parcialmente. Sobre a folha, fotografias coladas com pedaço de fitas colantes coloridas.  Fotografia. Uma menina vista de costas, da cintura para cintura. Ela tem pele clara, cabelos longos de cor castanhos, com um vestido longo em branco com estampas coloridas. À frente dela, espelho vermelho, por onde vê-se o reflexo dela, de frente, com o braço para frente.  Fotografia. Uma menina sentada de frente para um espelho lilás. Ela está sentada à direita, de pele clara, com cabelos, roupa e meia calça em preto. À frente dela, um espelho na horizontal, com os braços esticados.  Fotografia. Duas crianças vistas de costas, loiras, com vestido em vermelho e alça em cinza, de frente para um espelho verde na horizontal. Elas estão sorrindo.  Fotografia. Um menino visto de costas, de cabelos castanhos lisos, com pele clara, com camiseta de cor laranja, segurando nas mãos, um espelho redondo em azul-claro. No espelho vê-se o reflexo do rosto dele sorrindo.  Fotografia. Uma menina perto de um menino, vistos de costas. Ela tem pele clara, cabelos até os ombros em marrom, usando blusa branca com mangas curtas em azul-claro, com as mãos para o espelho à frente, amarelo, na vertical. No espelho, reflexo do menino de pele clara, cabelos castanhos, com a boca aberta e a menina olhando para frente sorrindo.  Fotografia. Um quadro na horizontal de cor laranja, com reflexo de um menino moreno de cabelos encaracolados castanhos. À direita, o menino de costas, vestido com camiseta branca e no espelho à frente, reflexo dele, com um par de óculos retangulares, com as mãos sobre eles.   Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. O QUE AS PESSOAS NAS IMAGENS ESTÃO FAZENDO?
  1. VOCÊ JÁ OBSERVOU COM QUEM VOCÊ SE PARECE?
  1. QUANDO VOCÊ SE OLHA NO ESPELHO, O QUE CHAMA SUA ATENÇÃO?

Fim do complemento.

14

INVESTIGAR O ASSUNTO

Imagem: Ícone referente à seção Investigar o assunto, composto pela ilustração de uma lupa. Fim da imagem.

COMO EU SOU?

VOCÊ SABIA QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

INVESTIGAR AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE VOCÊ E SEUS COLEGAS.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

LÁPIS

LÁPIS DE COR

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. PREENCHA A FICHA DA PÁGINA SEGUINTE.
  1. CASO VOCÊ NÃO SAIBA ALGUMA INFORMAÇÃO, PEÇA A AJUDA DO SEU PROFESSOR.
  1. APÓS PREENCHER A FICHA, TROQUE O LIVRO COM UM COLEGA. ASSIM, ELE PODE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE VOCÊ E VOCÊ SOBRE ELE.
Imagem: Ilustração. Vista do alto para baixo, um menino sentado de frente para carteira escolar em azul-claro. Ele tem pele negra, cabelos encaracolados castanhos, com camiseta de cor lilás e detalhes na manga em azul. Ele segura na mão direita, um lápis vermelho e com a outra mão, sobre página de um livro aberto. Perto do livro na mesa, à direita, outros dois lápis coloridos em amarelo e verde.  Fim da imagem.

15

NOME: _____

IDADE: _____ ANOS

DESENHE A SUA FRUTA FAVORITA.

_____

DESENHE O SEU ANIMAL FAVORITO.

_____

PINTE COM A COR DOS SEUS OLHOS.

_____

PINTE COM A COR DOS SEUS CABELOS.

_____

PARA VOCÊ RESPONDER

  1. TODAS AS SUAS CARACTERÍSTICAS SÃO IGUAIS ÀS DO SEU COLEGA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM O SEU COLEGA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS QUE SÃO DIFERENTES E AQUELAS QUE SÃO SEMELHANTES.

16

CAPÍTULO 1 – COMO VOCÊ É?

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR EM COMO VOCÊ É? JÁ REPAROU NO FORMATO DOS SEUS OLHOS, NA COR DOS SEUS CABELOS E NO TAMANHO DAS SUAS MÃOS?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE O PROFESSOR E OS COLEGAS DA SUA TURMA.
    • QUE DIFERENÇAS VOCÊ PERCEBE ENTRE ELES E VOCÊ?

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    1. AGORA, FAÇA UM DESENHO DE COMO VOCÊ É OU COLE UMA FOTOGRAFIA SUA.

      _____

17

CADA PESSOA TEM AS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS E JEITO DE SER.

AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS VARIAM MUITO. ALGUMAS PESSOAS TÊM OLHOS VERDES, OUTRAS TÊM OLHOS CASTANHOS. ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS ALTAS, OUTRAS SÃO MAIS BAIXAS. ALGUMAS TÊM CABELOS CRESPOS, OUTRAS TÊM CABELOS LISOS.

NÃO EXISTE CARACTERÍSTICA BOA OU CARACTERÍSTICA RUIM. AS DIFERENÇAS TORNAM CADA PESSOA ÚNICA. POR ISSO, TODAS AS PESSOAS DEVEM SER RESPEITADAS.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de local aberto com crianças. À frente, à esquerda, sentadas perto de uma mesa de cimento, com jogo da dama em cima, duas crianças jogando. À esquerda, um menino moreno, de cabelos pretos, com camiseta branca com detalhes e calça azul, com sapatos pretos. À direita, menina de pele clara, cabelos castanhos presos no alto, com o mesmo uniforme, cadeirante em cadeira de rosas em roxo. À direita, um menino loiro em pé, com uma bengala debaixo de ombro à esquerda e pé com gesso. Ele segura na mão à direita, uma carta verde, mostrando para duas meninas sentadas de frente para ele. Uma menina morena de cabelos pretos com franja e uma menina morena-escuro, de cabelos castanhos claros presos no alto, apenas com o olho esquerdo aberto. Ela segura nas mãos cartas verdes. Ao fundo, três crianças sentadas de frente para mesa redonda cinza, comendo. Da esquerda para à direita: menina de cabelos curtos, loiros, com sanduíche na mão e olhos azuis, uma menina de pele clara, com cabelos pretos comendo uvas roxas, olhando para à direita e um menino ruivo, de olhos fechados, segurando um pedaço de melancia. Ao fundo, local com vegetação verde e árvores de folhas verdes e muro de cor azul com nuvens brancas. Fim da imagem.
  1. O QUE ACONTECERIA SE TODAS AS PESSOAS FOSSEM IGUAIS?

18

EU SOU UM SER VIVO

NA NATUREZA, EXISTEM SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO VIVOS. OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE TÊM VIDA, OU SEJA, ELES NASCEM, CRESCEM E SE DESENVOLVEM E MORREM.

  1. FAÇA UM X NAS CARACTERÍSTICAS DO QUE É REPRESENTADO EM CADA IMAGEM ABAIXO.
Imagem:  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

PRECISA DE AR

( )

PRECISA DE ÁGUA

( )

CRESCE

( )

MORRE

( )

Imagem: Fotografia. Uma árvore de tronco marrom, com muitas folhas verdes na parte superior.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

PRECISA DE AR

( )

PRECISA DE ÁGUA

( )

CRESCE

( )

MORRE

( )

Imagem: Fotografia. Um livro fechado de capa de cor preta e folhas em bege-claro. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

PRECISA DE AR

( )

PRECISA DE ÁGUA

( )

CRESCE

( )

MORRE

( )

Imagem: Fotografia. Um pássaro para à esquerda de pelos em marrom e partes em preto e cinza.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

PRECISA DE AR

( )

PRECISA DE ÁGUA

( )

CRESCE

( )

MORRE

( )

  1. EM UMA FOLHA, FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UM SER VIVO DIFERENTE DE VOCÊ.

19

ATIVIDADE PRÁTICA

EXPERIMENTO

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

QUAL É O SER VIVO?

ESTAMOS CERCADOS DE SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO VIVOS. COMO VOCÊ FARIA PARA DIFERENCIAR UM BOTÃO, UM FEIJÃO E UMA PEDRA?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

DESCOBRIR QUAL DOS TRÊS ELEMENTOS É UM SER VIVO.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

Tabela: equivalente textual a seguir.

3 COPOS PLÁSTICOS

3 GRÃOS DE FEIJÃO

3 PEDRAS PEQUENAS

3 BOTÕES

ALGODÃO

ÁGUA

Imagem: Ilustração. Sobre uma mesa redonda de cor marrom, três copos plásticos brancos, três pedras pequenas cinzas, três grãos de feijão, três botões azuis redondos, pedaços de algodão de cor branca e uma jarra de cor azul-claro, com água.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de mesa marrom com três copos plásticos com elementos dentro, sobre algodão branco. Da esquerda para à direita, etiqueta branca com texto : Feijões, Botões e Pedras. De frente para a mesa, um menino visto de cintura para cima, de pele morena, com cabelos pretos encaracolados, com camiseta azul de mangas curtas. Ele está com as mãos na mesa, olhando para os copos.  Fim da imagem.

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. COLOQUE NO FUNDO DE CADA COPO UM POUCO DE ALGODÃO.
  1. PEÇA PARA UM ADULTO ESCREVER O NOME DO QUE SERÁ COLOCADO EM CADA COPO.
  1. COLOQUE TODOS OS GRÃOS DE FEIJÃO EM UM COPO, AS PEDRAS EM OUTRO COPO E OS BOTÕES EM OUTRO.
  1. ACRESCENTE UM POUCO DE ÁGUA EM CADA UM DOS COPOS. OS ALGODÕES DEVEM SER UMEDECIDOS DIARIAMENTE.
  1. OBSERVE O QUE ACONTECE DURANTE SETE DIAS.

PARA VOCÊ RESPONDER

  1. MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ OBSERVOU EM UM DOS ELEMENTOS.

    Resposta: Resposta variável.

    ( ) ELE NASCEU.

    ( ) ELE CRESCEU.

    ( ) ELE MORREU.

  1. QUAL DOS ELEMENTOS APRESENTOU ESSAS CARACTERÍSTICAS?

    ( ) FEIJÕES

    ( ) BOTÕES

    ( ) PEDRAS

    Resposta: FEIJÕES

  1. QUAL É O SER VIVO?

    Resposta: Espera-se que os estudantes percebam que são os feijões.

20

AS PARTES DO CORPO

VOCÊ CONHECE O SEU CORPO? SABE COMO SE CHAMA CADA PARTE DELE? O CORPO TEM OLHOS, NARIZ, MÃOS, PÉS, ENTRE OUTRAS PARTES.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DA CANTIGA E SUBLINHE AS PARTES DO CORPO EM QUE A FORMIGA SUBIU. DEPOIS, VOCÊ VAI REPETIR UM DOS VERSOS EM VOZ ALTA.

FUI AO MERCADO

FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR UM ESPELHO

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU JOELHO

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR MAMÃO

E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR UM GIZ

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU NARIZ

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FONTE: DA TRADIÇÃO POPULAR.

Imagem: Ilustração. Um menino em pé de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta amarela, bermuda rosa, com meias em bege e sapatos em branco e azul. Ele está de frente para prateleiras de um supermercado com vários produtos. Ele está com a mão esquerda em direção a uma caixa de cor branca.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • O CORPO, DE MICHELE LONGOUR, EDITORA SALAMANDRA, 2003.

Fim do complemento.

21

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE UMA FORMIGA EM CADA PARTE DO CORPO CITADA NA CANTIGA.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ SABE PARA QUE SERVE CADA UMA DAS PARTES DO CORPO?
    • CONVERSE COM UM COLEGA E DISCUTAM A FUNÇÃO DAS PARTES DO CORPO CITADAS NA CANTIGA.
Imagem: Ilustração. Um menino de pele morena-claro, com cabelos em castanho-escuro, penteados para à direita, usando camiseta em vermelho-escuro com mangas curtas e bermuda azul. Ele está descalço, com os braços esticados.  Fim da imagem.

O CORPO HUMANO É DIVIDIDO EM QUATRO PARTES PRINCIPAIS: CABEÇA, PESCOÇO, TRONCO E MEMBROS.

  1. PINTE A CABEÇA, O PESCOÇO E OS MEMBROS DO CORPO.
Imagem: Ilustração em preto e branco. À esquerda, menina de cabelos curtos penteados para à esquerda, com camiseta de mangas curtos, short até os joelhos. À direita, menino usando camiseta de mangas curtas, bermuda até os joelhos e sapatos nos pés. Ambos olham para frente sorrindo.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM, DE REGINA OTERO E REGINA RENNÓ, EDITORA DO BRASIL, 2000.

Fim do complemento.

22

ATIVIDADE PRÁTICA

EXPERIMENTO

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

TAMANHO DAS MÃOS

O TAMANHO DAS MÃOS É UMA CARACTERÍSTICA DIFERENTE PARA CADA PESSOA.

QUAL COLEGA VOCÊ ACHA QUE TEM A MAIOR MÃO? E A MENOR?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

COMPARAR O TAMANHO DAS SUAS MÃOS COM AS MÃOS DOS COLEGAS.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

FOLHAS DE PAPEL SULFITE BRANCO

LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. FORME GRUPOS COM TRÊS OU QUATRO COLEGAS.
  1. CADA INTEGRANTE DO GRUPO VAI ESCOLHER UMA COR DIFERENTE DE LÁPIS OU GIZ DE CERA.
  1. NA FOLHA EM BRANCO, O PRIMEIRO ESTUDANTE VAI CONTORNAR A MÃO DELE A PARTIR DO PULSO.
  1. O PRÓXIMO INTEGRANTE DO GRUPO VAI POSICIONAR O PULSO NO MESMO LOCAL QUE O COLEGA ANTERIOR, DE FORMA QUE UMA MÃO FIQUE EM CIMA DO CONTORNO DA OUTRA. TODOS OS INTEGRANTES DO GRUPO DEVEM CONTORNAR A PRÓPRIA MÃO.
Imagem: Ilustração. De frente para uma mesa de cor lilás redonda, quatro crianças, duas vistas de costas e ao fundo, outras duas. Elas estão vestidas com camiseta amarela. As vistas de costas : menina ruiva de cabelos presos, com lápis amarelo na mão direita e um menino de cabelos castanhos. Os do fundo, um menino de pele morena-escura, cabelos castanhos com um lápis de cor verde e ao lado, uma menina de pele clara, com cabelos castanhos com franja, com par de óculos redondos, escrevendo sobre folha branca com lápis verde na mão direita.  Fim da imagem.

23

Imagem: Ilustração. Uma folha de cor bege-claro com o desenho de uma palma da mão para a vertical com contorno em várias linhas coloridas em verde, vermelho e amarelo.  Fim da imagem.

PARA VOCÊ RESPONDER

  1. A SUA MÃO É A MAIS LARGA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. A SUA MÃO É A MAIS COMPRIDA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. A SUA MÃO É A MENOR DO GRUPO?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. A SUA MÃO É IGUAL À DOS COLEGAS?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AGORA, COMPAREM AS FOLHAS DE TODOS OS GRUPOS E RESPONDAM.
    • EXISTE MUITA DIFERENÇA NO TAMANHO DAS MÃOS?
    • O COLEGA COM A MAIOR MÃO FOI O QUE VOCÊ INDICOU NO INÍCIO DA ATIVIDADE? E O COLEGA COM A MENOR MÃO?
    • AS MAIORES MÃOS PERTENCEM ÀS CRIANÇAS MAIS ALTAS?
Imagem: Ilustração. Doze crianças sentadas em círculo e ao centro, professora mostrando a folha com a ilustração de uma mão descrita anteriormente. A professora tem pele clara, cabelos castanhos presos no alto, com par de óculos, blusa roxa com casaquinho branco por cima, calça azul e sapatos rosas, olhando para baixo. As crianças usam camiseta de cor amarela, com detalhes e bermuda e calça em azul-claro. Há meninos e meninas ruivos, loiros, morenos e um menino negro.  Fim da imagem.

24

CAPÍTULO 2 - EU PERCEBO O AMBIENTE

EXISTEM DIFERENTES MANEIRAS DE PERCEBER O MUNDO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

OBSERVE AS IMAGENS E DIGA O QUE CADA UMA REPRESENTA.

Imagem: Ilustração. Vista da cintura para cima, uma menina de pele clara, com cabelos curtos e franja em preto, olhos fechados, usando blusa regata em rosa, golas azuis e estampa de uma margarida. Ela está com os olhos fechados, com uma flor na mão esquerda com pétalas vermelhas, perto do nariz. À esquerda, perto da cabeça dela, duas pequenas flores de pétalas rosas. Fim da imagem.

LEGENDA: CHEIRANDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Visto da cintura para cima, um menino ruivo de cabelos encaracolados, olhos verdes e sardas nas bochechas, com camiseta amarela com detalhes em azul. Ele segura com a mão direita uma maçã vermelha. Ele olha para a maçã, com a boca aberta. Fim da imagem.

LEGENDA: COMENDO OU BEBENDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Visto da cintura para cima, menino de pele negra, com cabelos pretos, de olhos fechados, usando camiseta amarela e camisa de mangas curtas por cima. Ele está com o dedo indicador da mão esquerda para cima, segurando na mão direita um aparelho por onde toca música.  Fim da imagem.

LEGENDA: OUVINDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Vista da cintura para cima, menina loira usando chuquinha, com franjas, usando regata de cor azul-claro. Ela tem olhos azuis e está com a mão esquerda passando em um gato de cor marrom, com manchas em marrom-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: TOCANDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças vistas dos ombros para cima, de costas. Da esquerda para à direita, uma menina de pele morena-claro, cabelos curtos castanhos, com par de óculos redondos lilás, com blusa de cor rosa e mão direita no queixo. Um menino negro, com cabelos pretos encaracolados, com blusa de mangas compridas em vermelho, com o dedo indicador para a frente. Uma menina de pele clara, cabelos loiros presos no alto e um menino à direita, de pele clara, cabelos pretos, com camiseta em azul e listra em branco. Ao fundo, morros de cor verde e vista parcial de sol de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: OBSERVANDO. FIM DA LEGENDA.

25

PARA SENTIR O QUE NOS RODEIA, USAMOS DIFERENTES PARTES DO CORPO, COMO A PELE, A LÍNGUA, AS ORELHAS, OS OLHOS E O NARIZ.

  1. COMPLETE OS NOMES DAS PARTES DO CORPO. DEPOIS, LIGUE O NOME DA PARTE À REGIÃO CORRESPONDENTE NO DESENHO DO CORPO DA MENINA.
Imagem: Ilustração. Uma menina de pele negra, de cabelos castanhos presos no alto, com laço, com blusa sem mangas e sapatos em azul-claro, bermuda de cor vermelha. Ela está com o braço esquerdo um pouco para cima e o braço direita, para frente.  Fim da imagem.

_____ A _____ I Z

O _____ E L H _____

P _____ L _____

_____ L H _____

_____ Í N G _____ A

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EXPLIQUE A FUNÇÃO DE CADA PARTE DO CORPO IDENTIFICADA ACIMA.
  1. MARQUE NA FIGURA ABAIXO AS PARTES DO CORPO EM QUE VOCÊ SENTE MAIS CÓCEGAS.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    1. COMPLETE E PINTE O DESENHO DE FORMA QUE ELE REPRESENTE VOCÊ.
      • DESEMBARALHE AS LETRAS DO QUADRO E COMPLETE A FRASE ABAIXO.

E P L E

_____

  1. EU SINTO CÓCEGAS POR MEIO DA _____.
Imagem: Ilustração. Uma silhueta de uma criança com cabeça, braços abertos, em pé.  Fim da imagem.

26

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA AS ADIVINHAS ABAIXO. DEPOIS, COPIE A PALAVRA QUE RESPONDE A CADA ADIVINHA.

NARIZ

OLHOS

PELE

ORELHAS

LÍNGUA

TEM CHEIRO BOM.

TEM CHEIRO RUIM.

QUAL É A PARTE DO CORPO

QUE SENTE CHEIRO PARA MIM?

_____

Imagem: Ilustração. Um menino visto da cintura para cima, corpo para à esquerda, de pele morena-claro, com cabelos pretos encaracolados, com camiseta de mangas curtas em azul, olhos fechados, cheirando uma planta perto do nariz, segurada por uma mão, com pétalas rosas.  Fim da imagem.

COM ELA, SINTO O GOSTO

DE MAMÃO, FEIJÃO E PÃO.

SE A COLOCO PARA FORA,

PODE SER FALTA DE EDUCAÇÃO.

_____

Imagem: Ilustração. Um menino visto da cintura para cima, de pele morena-claro, cabelos pretos para à esquerda, com camiseta verde de mangas curtas, com a boca cheia, segurando um pão de cor bege nas mãos.  Fim da imagem.

NÃO VEJO NADA COM OS DOIS FECHADOS.

SÓ VEJO QUANDO ESTÃO ABERTOS.

QUE PARTE DO CORPO EU USO PARA VER

DE LONGE E DE PERTO?

_____

Imagem: Ilustração. Sentada sobre um sofá verde, uma menina vista de costas, assistindo uma televisão. Ela tem pele morena, cabelos castanhos encaracolados presos no alto, com laço e blusa de cor laranja.  Fim da imagem.

COM ELA, SINTO O CALOR E O FRIO

E A PEDRA ÁSPERA EM UM RIO.

CONSIGO SABER SE É MACIO OU NÃO

O PELO DO MEU CÃO.

QUAL PARTE DO CORPO É ESSA?

_____

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos pretos amarrados no alto, vestida com camiseta vermelha. Ela está com olhos fechados, sorrindo, com as mãos sobre pelos de um cachorro de cor marrom, coleira vermelha e língua para fora.  Fim da imagem.

NA CABEÇA, TENHO DUAS.

NÃO SÃO AS SOBRANCELHAS.

COM ELAS ESCUTO MUITAS COISAS,

INCLUSIVE O BARULHO DAS OVELHAS.

_____

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos castanhos encaracolados em chuquinha, com camiseta sem mangas e sapatos em lilás, calça azul, com as mãos perto de uma orelha direita, sentada de joelhos. À esquerda, uma ovelha de pelos de cor branca, com a boca aberta e focinho fino.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. CONTE A UM ADULTO AS ADIVINHAS QUE VOCÊ APRENDEU.

27

  1. CERQUE COM UMA LINHA O QUE TEM O CHEIRO QUE VOCÊ PREFERE ENTRE AS REPRESENTAÇÕES ABAIXO.
Imagem: Duas margaridas de pétalas brancas, miolo amarelo.  Fim da imagem.
Imagem: Um queijo redondo de cor amarela com pequenos furos.  Fim da imagem.
Imagem: Um bolo de cor marrom sobre um prato.  Fim da imagem.
Imagem: Uma maçã de cor vermelha, com pequena folha verde na parte superior.  Fim da imagem.
  1. CERQUE COM UMA LINHA VERMELHA OS DESENHOS DE ALIMENTOS DOCES E DE AZUL OS DESENHOS DE ALIMENTOS SALGADOS.
Imagem: Um prato de cor cinza, com sopa de cor laranja e letras do alfabeto dentro bege, com uma pequena colher cinza.  Fim da imagem.
Imagem: Um picolé de cor rosa. Fim da imagem.
Imagem: Sobre um prato arredondado cinza, um frango de cor marrom e duas coxas com osso de cor bege-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Um tablete de chocolate de cor marrom, com embalagem de cor vermelha, parte em amarelo e azul. Fim da imagem.

AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE A PARTE DO CORPO USADA PARA ENXERGAR.

28

ATIVIDADE PRÁTICA

PESQUISA

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

QUADRO DE TEXTURAS

QUANDO PASSAMOS A MÃO EM UMA SUPERFÍCIE, PODEMOS PERCEBER SE ELA É LISA, ONDULADA, ÁSPERA OU MACIA. O QUE SENTIMOS AO TOCAR EM ALGO É A TEXTURA DO MATERIAL.

O QUE VOCÊ VAI FAZER

UM QUADRO DE TEXTURAS.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

CARTOLINA

CANETAS COLORIDAS

COLA

TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS

PAPÉIS DE DIFERENTES TEXTURAS: JORNAL, CREPOM ETC.

DIFERENTES TIPOS DE MATERIAL: RETALHOS DE TECIDOS, AREIA, ALGODÃO, FITAS, BARBANTES ETC.

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. FAÇA UM DESENHO NA CARTOLINA.
  1. EM VEZ DE PINTAR, COLE CADA MATERIAL EM UMA PARTE DO DESENHO, SEM MISTURÁ-LOS. OS DIFERENTES MATERIAIS VÃO DAR COR E TEXTURA AO DESENHO.
  1. COM OS COLEGAS, ORGANIZE UMA EXPOSIÇÃO PARA TODOS VEREM E SENTIREM OS QUADROS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    PARA VOCÊ RESPONDER

    • ESCOLHA UM DESENHO DA EXPOSIÇÃO E TOQUE NELE.

      O QUE É POSSÍVEL SENTIR AO TOCÁ-LO?

      QUE TIPOS DE TEXTURA VOCÊ PERCEBE?

Imagem: Ilustração. Duas crianças vistas de costas, em pé, de frente para um desenho de paisagem com solo bege, água à direita em azul, com árvore de tronco cinza com folhas verdes. No céu, em azul-claro, um sol amarelo e nuvens brancas. À esquerda, menina de pele morena-claro, cabelos pretos presos para trás, com camiseta e sapatos roxos, saia de cor verde, com a mão direita sobre o desenho perto do solo da árvore. À direita, menino de pele morena-claro, cabelos pretos, camiseta e sapatos azuis e calça cinza. Ele toca no desenho com a mão esquerda na parte da água.  Fim da imagem.

29

ÁLBUM DE CIÊNCIAS

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E CONVERSE COM O PROFESSOR SOBRE AS PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TÊM DIREITO DE IR À ESCOLA

COMO QUALQUER CIDADÃO, AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA OU INTELECTUAL TÊM DIREITO DE FREQUENTAR A ESCOLA.

VEJA ALGUNS DIREITOS DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO:

Imagem: Fotografia. Uma menina em pé de pele morena-claro, com cabelos pretos amarrados para trás, usando camiseta de cor cinza-claro, com calça azul e sapatos em branco com cadarço em preto. Ela empurra um menino cadeirante, de pele clara, cabelos escuros, com camiseta cinza-claro, com calça preta e sapatos cinzas. Ambos estão sorrindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: A ESCOLA DEVE SER ACESSÍVEL A ESTUDANTES CADEIRANTES. MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um texto em preto sobre base branca, com pequenos círculos em relevos, por onde passa dois dedos de pele morena e unhas curtas.  Fim da imagem.

LEGENDA: PARA LER EM BRAILE É PRECISO SENTIR COM A PELE DOS DEDOS OS PONTINHOS EM RELEVO NO PAPEL. EXISTE MATERIAL DIDÁTICO EM BRAILE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um carro grande de cor branca, com listra de cor amarela, com a porta aberta e à frente, base com duas hastes em amarelo por onde estaciona cadeirante. Fim da imagem.

LEGENDA: TODOS TÊM DIREITO À EDUCAÇÃO. DISTRITO DE CAPÃO REDONDO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. CONTE A UM ADULTO O QUE AS IMAGENS DO TEXTO MOSTRAM.

30

CAPÍTULO 3 – FASES DA VIDA

AO LONGO DA VIDA, OS SERES HUMANOS CRESCEM, APRENDEM MUITAS COISAS E O CORPO SE MODIFICA.

Imagem: Fotografia. Uma bebê sentada para à esquerda, de pele negra, sem roupa, com fralda de cor branca, com a boca aberta olhando para frente.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma menina de pele negra, com cabelos curtos pretos, usando regata de cor azul-claro, com saia laranja e sapatos cinzas. Ela olha para frente, com as mãos nas cinturas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A INFÂNCIA É O PERÍODO QUE VAI DESDE O NASCIMENTO ATÉ CERCA DE 12 ANOS. OS BEBÊS, LOGO QUE NASCEM, DEPENDEM MUITO DOS ADULTOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma moça negra, de cabelos escuros Black Power, usando camiseta, jardineira e sapatos de cor branca. Ela olha para frente, com a cabeça um pouco inclinada para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: DOS 12 AOS 18 ANOS, APROXIMADAMENTE, O SER HUMANO ESTÁ NA ADOLESCÊNCIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher negra, de cabelos escuros curtos, usando conjunto social de cor cinza, saia curta e sapatos da mesma cor. Ela olha para frente sorrindo, com as mãos dentro do bolso.  Fim da imagem.

LEGENDA: A FASE ADULTA VAI DOS 19 AOS 60 ANOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher negra, de cabelos crespos grisalhos curtos, usando uma roupa rosa, lenço colorido em rosa-escuro, rosa-claro e partes em verde e azul-claro. Sobre a blusa, jaqueta preta e da mesma cor, calça e botas de cano alto.  Fim da imagem.

LEGENDA: A VELHICE TEM INÍCIO DEPOIS DOS 60 ANOS. NESSA FASE, O CORPO COMEÇA A ENFRAQUECER. FIM DA LEGENDA.

  1. OUÇA O PROFESSOR LER OS QUADROS ACIMA EM VOZ ALTA.
    • EM QUAL FASE DA VIDA VOCÊ ESTÁ?

31

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. OBSERVE DANILO EM DIFERENTES FASES DA VIDA.
Imagem: Ilustração. Um garoto de pele negra, cabelos castanhos, com camiseta branca, com bermuda em cinza, segurando nas mãos uma bola em amarelo-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino pequeno de pele negra, cabelos castanhos, com blusa em rosa, com fralda branca e braços para à esquerda, de frente para um dado com bolinhas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um homem negro, cabelos castanhos, usando camisa em branco, gravata cinza e terno em azul. Ele está sentado de frente para mesa, com um notebook aberto preto e à direita, folha branca.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um homem com cabelos grisalhos, de pele negra, com camiseta de cor verde, boné lilás na cabeça, segurando na mão esquerda uma raquete.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um jovem de pele negra, com cabelos castanhos encaracolados, camiseta branca, com mochila de cor azul. Ao fundo, calçada e uma árvore de folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um homem de pele negra, com cabelos castanhos, usando roupa de beca de cor cinza, com chapéu e segurando diploma na mão direita para o alto.  Fim da imagem.

Ilustração de um quadrado vermelho.INFÂNCIA

Ilustração de um quadrado amarelo.ADOLESCÊNCIA

Ilustração de um quadrado verde.FASE ADULTA

Ilustração de um quadrado azul.VELHICE

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. VOCÊ ACHA QUE MUDOU MUITO DESDE QUE NASCEU?
    • NA MOLDURA ABAIXO, COLE UMA FOTOGRAFIA OU FAÇA UM DESENHO DE QUANDO VOCÊ ERA BEBÊ.
Imagem: Ilustração. Uma borda quadrada de cor amarela, com ilustrações diferentes : um cavalinho em bege, com detalhes em rosa e azul; uma mamadeira; uma xícara com pires rosa; uma colher amarela; uma bolacha com cobertura em rosa; um ursinho de cor azul; outra xícara e pires em azul-claro; nuvens; ursinho de pelúcia em rosa.  Fim da imagem.

32

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

DIREITOS EM TODAS AS FASES DA VIDA

EM TODAS AS FASES DA VIDA, AS PESSOAS TÊM DIREITOS PARA GARANTIR SEU BEM-ESTAR.

OS IDOSOS TÊM DIREITO A TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO A PARTIR DE 60 OU 65 ANOS (DEPENDENDO DO MUNICÍPIO), ATENDIMENTO PREFERENCIAL NO SISTEMA DE SAÚDE, ENTRE OUTROS DIREITOS.

O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE GARANTE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS, COMO O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA, À ALIMENTAÇÃO, AO ATENDIMENTO MÉDICO PRIORITÁRIO E AO ACESSO A UMA ESCOLA.

Imagem: Fotografia. Um garoto sentado de frente para uma mesa, de pele negra, de cabelos cacheados pretos, usando camiseta amarela. Ele segura um talher na mão esquerda e na mesa, um prato redondo branco com comida. Ele olha para ela sorrindo. Ao fundo, móveis da cozinha vistos parcialmente.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITO À ALIMENTAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, médica, mulher negra de cabelos pretos curtos, com blusa de mangas compridas em branco com estetoscópio nos ouvidos, ouvindo bichinho de pelúcia em amarelo segurado por um menino sentado sobre um homem. O menino tem pele clara, cabelos castanhos, usando blusa de mangas compridas em azul e calça em marrom. O homem que segura ele, tem pele morena, cabelos castanhos crespos, vestido com camisa azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITO À SAÚDE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três crianças correndo em local com grama e árvores com folhas verdes. À frente, as crianças : menina de pele morena, cabelos castanhos para trás, com camiseta em amarelo, com bermuda azul e sapatos beges. Ao centro, menina de pele clara, cabelos castanhos para trás, com camiseta laranja, bermuda em azul-claro, com sapatos pretos e perto dos pés dela, bola de cor bege. À direita, um menino de pele morena, cabelos pretos, com camiseta vermelha, bermuda e sapatos azuis.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITO AO LAZER. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina sentada de frente para carteira escolar, escrevendo com a mão esquerda sobre uma folha de cor branca. Ela tem pele morena, cabelos lisos com franja, escuros, usando uma blusa regata de cor rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITO À EDUCAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

33

COMPREENDA A LEITURA

  1. O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE GARANTE OS DIREITOS DE:

    ( ) CRIANÇAS.

    ( ) ADULTOS.

    ( ) IDOSOS.

  1. COMPLETE A FRASE COM AS PALAVRAS DO QUADRO.

    UM DOS DIREITOS DAS _____ É A CONVIVÊNCIA _____ E COMUNITÁRIA.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. NAS IMAGENS DA PÁGINA ANTERIOR, CIRCULE A QUE MOSTRA O DIREITO MAIS IMPORTANTE EM SUA OPINIÃO. EXPLIQUE A SUA ESCOLHA.

    FAÇA SUA PARTE

    QUE TAL FAZER UMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS?

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA UM DOS DIREITOS CITADOS NO TEXTO OU NAS IMAGENS E FAÇA UM DESENHO QUE O REPRESENTE.
    • CRIE UMA MOLDURA PARA COLOCAR EM SEU DESENHO. PARA ISSO, USE PAPEL COLORIDO OU GIZ DE CERA, LÁPIS DE COR OU CANETINHA.
    • DEPOIS, O PROFESSOR VAI ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS. ASSIM TODOS PODERÃO EXPLICAR SEU DESENHO AOS COLEGAS.
Imagem: Ilustração. Três crianças sentadas de frente para mesa. Elas estão vestidas com uniforme escolar : camiseta amarela, com detalhes em azul, cada uma desenhando sobre uma folha branca. À esquerda, menino de pele morena, cabelos pretos lisos com lápis coloridos nas mãos. Ao centro, menino de pele clara, cabelos castanhos com folha na mesa de prato de comida e com o dedo indicador da mão esquerda para cima. À direita, menina de pele morena, cabelos castanhos em chuquinha, desenhando com lápis vermelho.  Fim da imagem.

34

O QUE VOCÊ APRENDEU

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE A IMAGEM.
Imagem: Ilustração. Local com grama e ao fundo, árvores com folhas verdes. Um balanço com hastes em vertical rosa e na horizontal em azul-claro, com duas crianças se balançando. À esquerda, uma menina de cabelos curtos ruivos, com camiseta azul, bermuda amarela, com sapatos em branco e lilás se balançando com os olhos fechados e sorrindo. À direita, menina de pele negra, cabelos castanhos presos no alto, com camiseta rosa-escuro, bermuda em cinza-escuro e sapatos amarelos. Ela se balança para trás, olhando para à menina, à esquerda.  Fim da imagem.
  1. DESENHE ABAIXO A PARTE DO SEU CORPO QUE VOCÊ UTILIZA PARA ESCREVER.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. ALÉM DE ESCREVER, QUAIS SÃO AS OUTRAS FUNÇÕES DESSA PARTE DO CORPO?

35

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. LOCALIZE AS PARTES DO CORPO NA IMAGEM ABAIXO. DEPOIS, LIGUE CADA PARTE AO NOME CORRESPONDENTE.
Imagem: Fotografia. Uma menina em pé em local com grama verde. Ela tem pele clara, cabelos curtos pretos com franja, com macacão branca de regata e short e sapatos brancos. Ela está com a mão esquerda na cintura e segura na mão direita uma bola de futebol em branco e preto, olha para frente sorrindo.  Fim da imagem.

PESCOÇO

CABEÇA

MEMBROS

TRONCO

  1. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
    • PINTE OS SERES VIVOS.

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    1. CERQUE COM UMA LINHA OS ELEMENTOS NÃO VIVOS.
Imagem: Ilustração em preto e branco. À esquerda, menino sentado sobre um banco lendo livro sendo segurado nas mãos. À direita, uma menina de cabelos longos, agachada com mãos nos joelhos e à direita, menino em pé de olhos fechados, com as mãos sobre a cintura. Ambos estão de frente para um lago com dois patos. Ao fundo, árvores com cúpulas redondas.  Fim da imagem.

36

  1. ASSINALE O QUADRO QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS.

( ) PRECISAM DE ALIMENTO / PRECISAM DE ÁGUA / NÃO PRECISAM DE AR /CRESCEM/ PODEM SE REPRODUZIR

( ) PRECISAM DE ALIMENTO / PRECISAM DE ÁGUA / PRECISAM RESPIRAR /CRESCEM / PODEM SE REPRODUZIR / MORREM

( ) PRECISAM DE ALIMENTO / PRECISAM DE ÁGUA / CRESCEM / NÃO PODEM SE REPRODUZIR/ MORREM

( ) NÃO PRECISAM DE ALIMENTO / PRECISAM DE ÁGUA / PODEM SE REPRODUZIR / MORREM

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

6. PINTE O DESENHO DA PARTE DO CORPO USADA EM CADA SITUAÇÃO.

Imagem: Ilustração. Uma xícara de café sobre pires de cor cinza-claro, sendo colocado café de cor marrom.  Órgãos do corpo : olhos, nariz, boca, orelha, mão aberta para a vertical.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mão de uma pessoa acariciando cabeça de cachorro de pelos pretos e brancos. Órgãos do corpo : olhos, nariz, boca, orelha, mão aberta para a vertical.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um buquê de pétalas vermelhas com folhas em verde.  Órgãos do corpo : olhos, nariz, boca, orelha, mão aberta para a vertical.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um pedaço de melancia de cor vermelha, com sementes em preto, com casca em verde. Órgãos do corpo : olhos, nariz, boca, orelha, mão aberta para a vertical.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EXPLIQUE A FUNÇÃO DAS PARTES DO CORPO PINTADAS ACIMA.

37

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. VEJA A HISTÓRIA DE LÉO.
Imagem: Ilustração. História em quadrinhos compostas por cinco quadros em local aberto com grama e árvores de folhas verdes.  Q1 – Um menino sentado de pele clara, cabelos castanhos, de joelhos para o chão, com camiseta lilás, bermuda laranja, com um regador amarelo nas mãos regando uma pequena árvore com folhas verdes; Mais ao fundo, cavalo marrom pequeno e cercado em madeira.   Fim da imagem.
Imagem: Q2 – Um bebê deitado dentro de carrinho de cor vermelha, de pele clara, cabelos castanhos, blusa azul e chocalho de cor laranja nas mãos. Ao fundo, um cavalo pequeno sentado de joelhos e cercado em madeira. À direita, ramo de árvore com pequenas folhas verdes. Fim da imagem.
Imagem: Q3- Um garoto sobre um cavalo marrom, vestido com blusa de mangas compridas em amarelo, calça azul e botas cinzas. À direita, árvore pequena com frutas vermelhas e folhas verdes. Fim da imagem.
Imagem: Q4 – Um homem de cabelos grisalhos, com camiseta de cor azul, um lenço vermelho, calça bege e sapatos pretos. Ele está com a mão direita sobre árvore grande com tronco marrom, folhas verdes com maçãs vermelhas. Fim da imagem.
Imagem: Q5- Um homem de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas em vermelho, calça azul e botas pretas, sobre cavalo marrom. Ele está com o braço direito esticado para maçã em árvore com folhas verdes.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

NUMERE CADA CENA NA ORDEM DAS FASES DA VIDA DE LÉO.

  1. IDENTIFIQUE A FASE DA VIDA EM QUE ESTÁ CADA PESSOA DAS IMAGENS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Uma bebê morena, deitada de barriga para baixo, sem roupa, com fralda branca no corpo, cabelos pretos, e perto dela, peças de brinquedos. Fim da imagem.

I _____ FÂN _____ I _____

Imagem: Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, de pele morena, cabelos crespos em castanhos, vestida com blusa de mangas curtas, listrada em branco e azul, cinto marrom e calça em azul, com os braços cruzados, olhando para frente sorrindo.  Fim da imagem.

FASE A _____ U _____ T _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

DEPOIS, EXPLIQUE PARA UM COLEGA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ESSAS FASES DA VIDA.