38

UNIDADE 2 – CUIDAR DE MIM

Imagem: Ilustração. Seis crianças vistas dos ombros para cima, aglomeradas entre si, de lado e de costas. Elas estão vestidas com uniforme composto por camiseta em branco e azul. Elas estão de frente para fotografias de famílias penduradas em cordões em vermelho e amarelo, presas por pinças de cor azul-claro. À esquerda, uma foto pendurada de uma menina e um homem negro escovando os dentes. De frente para foto, uma menina negra, de cabelos encaracolados castanhos aponta para ela com o indicador da mão direita. Ao lado, à direita, fotografia de uma família sentada de frente para mesa, comendo, composta por um homem de pele clara, cabelos escuros, camiseta azul; mulher negra de cabelos pretos, blusa verde, uma menina morena de cabelos castanhos, uma blusa vermelha e um menino em pé de frente para mesa, moreno, cabelos castanhos, com camiseta cinza. Na ponta da direita, uma foto com cinco crianças de camiseta branca, formando uma roda, fazendo ciranda; outra foto com dois meninos morenos, um de blusa preta com brinquedo colorido nas mãos e outro de blusa azul e outra de frio verde-claro por cima, sentado em cadeira de rodas pretas. Abaixo, em outro cordão, uma foto de um menino lavando as mãos de frente para uma pia branca, de blusa azul e mulher perto o auxilia, de pele clara, blusa preta e cabelos castanhos. Abaixo, um menino de pele clara, cabelos castanhos, apontando para a última foto com o dedo indicador da mão direita e com a outra mão, caderno de folhas beges e espiral amarela. À esquerda, menina de pele clara, cabelos castanhos presos, com caderno e lápis de cor verde na mão direita. Na ponta da direita, um menino negro de cabelos castanhos crespos, visto de costas.  Fim da imagem.

39

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE AS ATIVIDADES QUE VOCÊS VEEM NAS IMAGENS.
  1. O QUE VOCÊ FAZ QUE CONSIDERA SER BOM PARA SUA SAÚDE?
  1. ONDE VOCÊ APRENDEU AS ATIVIDADES QUE FAZ EM CASA, NA ESCOLA, COM OS AMIGOS?

Fim do complemento.

40

INVESTIGAR O ASSUNTO

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

O QUE EU POSSO FAZER PARA CUIDAR DE MIM?

CONFORME CRESCEMOS, APRENDEMOS NOVAS HABILIDADES E FICAMOS CADA VEZ MAIS INDEPENDENTES.

O QUE VOCÊ VAI FAZER

INVESTIGAR AS SUAS HABILIDADES.

COMO VOCÊ VAI FAZER

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Criança sentada no chão, amarrando os cadarços do tênis. Ela é ruiva de olhos verdes, com camiseta roxa, bermuda azul e tênis em vermelho e branco.  Fim da imagem.

41

PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. REPRESENTE COM DESENHOS OU PALAVRAS O QUE VOCÊ FAZ PARA CUIDAR DE SI MESMO EM CADA SITUAÇÃO.

    O QUE POSSO FAZER...

... PARA ME EXERCITAR?

... PARA SER UM BOM AMIGO?

... PARA COMER BEM?

... PARA RELAXAR MINHA MENTE?

... PARA ME MANTER LIMPO?

... PARA ME SENTIR FELIZ?

Imagem: Ilustração. Seis folhas brancas na horizontal, cada uma com frase em fundo colorido: Fim da imagem.

42

CAPÍTULO 1 – CUIDADOS COM MEU CORPO

EXISTEM SERES MUITO PEQUENOS CHAMADOS DE MICRORGANISMOS. ALGUNS DELES, QUANDO ENTRAM EM CONTATO COM O NOSSO CORPO, PODEM CAUSAR:

Imagem: Ilustração. Um menino loiro, de olhos azuis sentado sobre uma banqueta amarela. Ele usa camiseta em azul-claro, bermuda em azul-escuro. Ele está com sapato no pé direito e tirando o sapato com a mão do pé esquerdo. Do tênis retirado sai uma fumaça cinza-claro que chaga perto do rosto do menino. Ele olha para o sapato apenas com um olho aberto, língua para fora e acena com outra mão para frente.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO PARA MOSTRAR COMO VOCÊ CUIDA DA LIMPEZA DO SEU CORPO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. MOSTRE O DESENHO PARA UM COLEGA.
    • VOCÊS DESENHARAM O MESMO CUIDADO COM O CORPO?
    • QUAIS OUTROS CUIDADOS VOCÊ ACRESCENTARIA EM SEU DESENHO?

43

HIGIENE

OS CUIDADOS COM A LIMPEZA DO NOSSO CORPO SÃO CHAMADOS DE HÁBITOS DE HIGIENE.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. O PROFESSOR VAI LER AS LEGENDAS DA IMAGEM. REPITA EM VOZ ALTA ALGUNS HÁBITOS DE HIGIENE. DEPOIS, PINTE O DESENHO.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Um menino em pé, com os braços abertos, cabelos penteados para à esquerda, vestido com blusa regata, bermuda e descalço. Ele está no banheiro com um vaso sanitário, um papel higiênico e à direita, pia com sabonete e porta-escovas, espelho redondo e uma porta toalha.  Fim da imagem.

LEGENDA: LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER, DEPOIS DE BRINCAR E DEPOIS DE USAR O BANHEIRO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: APÓS AS REFEIÇÕES, ESCOVAR OS DENTES, A LÍNGUA E PASSAR FIO DENTAL. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LAVAR O ROSTO E LIMPAR OS OLHOS QUANDO ACORDAR. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: PENTEAR O CABELO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: APÓS FAZER XIXI E COCÔ, USAR PAPEL HIGIÊNICO OU ÁGUA PARA SE LIMPAR E DAR A DESCARGA. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: MANTER AS UNHAS CORTADAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ASSOAR O NARIZ. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LIMPAR AS ORELHAS POR FORA, SOMENTE COM A TOALHA. FIM DA LEGENDA.

44

  1. ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA. CONTE A UM COLEGA O QUE A MÔNICA PERGUNTOU E QUAL FOI A RESPOSTA DA MAGALI. A MAGALI É UMA PERSONAGEM QUE GOSTA MUITO DE COMER.
Imagem: Ilustração. Tirinha composta por dois quadros. As cenas se passam em um local aberto com grama, apresenta como personagens : Mônica, menina de pele clara, cabelos pretos, com vestido vermelho e Magali, menina de pele clara, cabelos pretos, com vestido amarelo. Q1 – Fundo de cor amarela, à esquerda, Mônica correndo para à direita, com a mão direita para frente diz: PRA QUE ESSE MONTE DE CREME DENTAL? Perto do corpo dela, linhas finas. À direita, à frente de Mônica, Magali caminhando levando várias caixas de creme dental nas mãos.  Q2- Fundo de cor azul-claro, Magali continua caminhando para à esquerda, diz olhando para trás onde está a Mônica e diz : É QUE EU TENHO QUE ESCOVAR OS DENTES APÓS TODAS AS REFEIÇÕES ! A Mônica olha para Magali, com os olhos bem abertos, com os olhos bem abertos, com linhas finas perto da cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: TIRINHA TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.

  1. QUAL QUANTIDADE DE CREME DENTAL DEVEMOS USAR EM CADA ESCOVAÇÃO? PINTE A RESPOSTA CERTA.
Imagem: Ilustração. Três escovas brancas na horizontal. A escova da esquerda com um pouco de pasta de dente. Ao centro, escova com grande quantidade de pasta e a última escova sem pasta.  Fim da imagem.

45

BANHO

O BANHO FAZ BEM PARA A SAÚDE, NOS DEIXA LIMPOS, CHEIROSOS E É UM HÁBITO DIVERTIDO.

PARA TOMAR UM BOM BANHO, DEVEMOS ESPALHAR O SABONETE E ESFREGAR BEM O CORPO TODO. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DOS LUGARES QUE NÃO VEMOS, COMO ENTRE OS DEDOS DOS PÉS, ATRÁS DO PESCOÇO E DAS ORELHAS. AO LAVAR O CABELO, É PRECISO ESFREGAR BEM O COURO CABELUDO.

SABONETE, XAMPU E CONDICIONADOR EM EXCESSO NÃO FAZEM BEM À NOSSA PELE. ALÉM DISSO, ESSES PRODUTOS PODEM POLUIR O AMBIENTE QUANDO CHEGAM A RIOS, LAGOS E MARES.

Imagem: Fotografia. Um chuveiro branco ligado por cabos brancos na horizontal, por onde sai grande quantidade de água.  Fim da imagem.

LEGENDA: O CHUVEIRO ELÉTRICO FOI CRIADO PARA AQUECER A ÁGUA DO BANHO E HOJE É USADO EM MUITAS RESIDÊNCIAS. QUANDO O BANHO É DEMORADO, AUMENTA O CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA. FIM DA LEGENDA.

  1. ABAIXO, CERQUE COM UMA LINHA O(S) PERÍODO(S) DO DIA EM QUE VOCÊ COSTUMA TOMAR BANHO.
Imagem: Ilustração. Da esquerda para à direita : DE MANHÃ : Local com grama verde, arbusto e ao fundo, céu em azul-claro com nuvens brancas, e à esquerda sol redondo amarelo.   Fim da imagem.

LEGENDA: DE MANHÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: AO MEIO-DIA. No mesmo local, o sol ao centro do céu. Fim da imagem.

LEGENDA: AO MEIO-DIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: À TARDE : No mesmo local, céu de cor alaranjada com nuvens brancas e sol amarelo na parte inferior. Fim da imagem.

LEGENDA: À TARDE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: À NOITE : No mesmo local, céu de cor azul-escuro com pequenas estrelas brancas e à direita, lua branca em formato da letra C ao contrário.  Fim da imagem.

LEGENDA: À NOITE. FIM DA LEGENDA.

46

ÁLBUM DE CIÊNCIAS

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

HERANÇA INDÍGENA

CADA POVO POSSUI SEUS PRÓPRIOS COSTUMES E MODOS DE VIDA.

QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, ESTRANHARAM O HÁBITO DOS POVOS INDÍGENAS DE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS. COM O PASSAR DO TEMPO, OS PORTUGUESES FORAM SE ACOSTUMANDO COM ISSO E PASSARAM A SE BANHAR DIARIAMENTE.

ESSE HÁBITO SE MANTEVE E EXISTE ATÉ HOJE.

Imagem: Fotografia. Dentro de um rio de cor escura com dezenas de crianças nadando e brincando, meninos e meninas de pele morena e cabelos pretos.  Fim da imagem.

LEGENDA: NAS COMUNIDADES INDÍGENAS, O BANHO DE RIO É UM HÁBITO FREQUENTE. O CONTATO COM A ÁGUA ACONTECE DESDE A INFÂNCIA. OS RIOS TAMBÉM SÃO LOCAIS DE BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS. MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina de pele morena, cabelos lisos com franja em castanho-escuro, com blusa de mangas curtas de cor bege e estampa em vermelho. Ela está segurando na mão esquerda uma cuia redonda de cor marrom perto de farinha de cor branca. Ela olha para baixo. Ao fundo, local com hastes de madeira e folhas verdes das árvores e vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: EM MUITAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS, AS CUIAS SÃO USADAS PARA TOMAR BANHO. OS RIBEIRINHOS TAMBÉM USAM AS CUIAS PARA PEGAR ÁGUA DO RIO, COZINHAR, TIRAR ÁGUA DA CANOA E CONSUMIR ALIMENTOS. MUNICÍPIO DE QUERÊNCIA, MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. CONTE A UM ADULTO A ORIGEM DO HÁBITO DE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS. CONVERSE SOBRE OS HÁBITOS QUE VOCÊS TÊM.

47

ROTINA DE HIGIENE

ALGUNS HÁBITOS DE HIGIENE SÃO REALIZADOS MAIS DE UMA VEZ POR DIA. OUTROS, BASTA UMA VEZ POR DIA. ALGUNS ACONTECEM SÓ DE VEZ EM QUANDO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE AS IMAGENS E CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ESTES HÁBITOS. FAÇA UM X NOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O CORPO MAIS DE UMA VEZ POR DIA.
Imagem: Ilustração. Um menino de pele morena, cabelos pretos, com camiseta de cor verde, bermuda azul, colocando camiseta. Ao fundo, uma mobília marrom com gavetas e vista parcial de espelho azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: COLOCAR ROUPAS LIMPAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino moreno, de cabelos castanhos, com camiseta de cor laranja, com a mão direita para frente. À direita, de frente para ele, um homem corta a unha dele. Ele tem pele morena, cabelos castanhos, com par de óculos quadrados em azul e usando uma blusa de mangas compridas em verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: CORTAR AS UNHAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino à esquerda, sentado em cadeira preta, com pele clara, cabelos castanhos e sobre o corpo dele, capa azul. À direita, um senhor de cabelos e barba grisalhos, vestido com camiseta de mangas compridas em verde, com uma tesoura de cor cinza e um aparador preto na mão direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: CORTAR OS CABELOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele morena, cabelos castanhos em chuquinha e camiseta de cor lilás. Ela está de frente para uma pia, escovando os dentes com uma escova na mão direita. Sobre a pia, um pote de cor lilás e rosa e um tubo de pasta de cor verde. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOVAR OS DENTES. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. DESTAQUE O TABULEIRO DA PÁGINA 111 E CHAME UM COLEGA PARA JOGAR.
    • ESCOLHA UMA TAMPA DE GARRAFA PARA USAR COMO PEÇA.
    • PARA VERIFICAR QUANTAS CASAS CADA UM DEVE ANDAR, USE UMA MOEDA. SE TIRAR CARA, ANDE UMA CASA; SE TIRAR COROA, ANDE DUAS CASAS.
    • AO CAIR EM UMA CASA, O JOGADOR DEVE DIZER O HÁBITO DE ROTINA QUE A IMAGEM REPRESENTA E O HORÁRIO EM QUE ELE OCORRE. SE ERRAR, TERÁ UMA CHANCE DE ACERTAR NA PRÓXIMA RODADA.
    • GANHA QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO FINAL DO TABULEIRO.

48

ATIVIDADE PRÁTICA

EXPERIMENTO

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

MÃOS LIMPAS, MÃOS SUJAS

UTILIZAMOS AS MÃOS PARA PERCEBER E INTERAGIR COM O AMBIENTE. O CONTATO DAS MÃOS COM DIFERENTES SUPERFÍCIES PODE ESPALHAR SUJEIRA E MICRORGANISMOS?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

SIMULAR A TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

TINTA PARA PINTURA A DEDO

2 PARES DE LUVAS DESCARTÁVEIS

FOLHAS DE PAPEL SULFITE

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. SERÃO SORTEADOS DOIS ESTUDANTES PARA COLOCAREM AS LUVAS.
  1. O PROFESSOR FIXARÁ AS FOLHAS DE PAPEL NOS LUGARES ONDE COLOCAMOS AS MÃOS QUANDO SAÍMOS DO BANHEIRO.
  1. O ESTUDANTE 1 VAI PASSAR A TINTA NAS LUVAS E PERCORRER O CAMINHO INDICADO PELO PROFESSOR, COLOCANDO AS MÃOS NAS FOLHAS FIXADAS.
  1. LOGO DEPOIS, O ESTUDANTE 2 DEVERÁ PÔR AS LUVAS LIMPAS. ELE DEVE PERCORRER O MESMO CAMINHO COLOCANDO AS MÃOS EXATAMENTE NOS MESMOS LUGARES QUE O ESTUDANTE 1.

    PARA VOCÊ RESPONDER

  1. QUAL DOS ESTUDANTES REPRESENTA UMA PESSOA QUE SAIU DO BANHEIRO SEM LAVAR AS MÃOS?

    ( ) ESTUDANTE 1

    ( ) ESTUDANTE 2

  1. VOCÊ OBSERVOU TINTA NA LUVA DO ESTUDANTES 2?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, O QUE A TINTA REPRESENTA?
Imagem: Ilustração. Folhas de papel de cor branca, três potes de tinta em azul, vermelho e amarelo e à direita, um par de luvas de cor azul-claro.  Fim da imagem.

49

PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS

COM AÇÕES SIMPLES, COMO MANTER AS MÃOS LIMPAS, PODEMOS EVITAR QUE MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS SE ESPALHEM NO AMBIENTE. ESSAS AÇÕES CONTRIBUEM PARA PROTEGER DE DOENÇAS AS PESSOAS AO NOSSO REDOR.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. ALGUNS MICRORGANISMOS QUE CAUSAM DOENÇAS SÃO ENCONTRADOS NA SALIVA. PINTE OS DESENHOS DAS AÇÕES QUE PODEM PROTEGER AS PESSOAS AO REDOR CONTRA ESSES MICRORGANISMOS.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma menina de cabelos curtos, franja, com a mão esquerda de frente para a boca, de olhos fechados, tossindo: COFI, COFI.  Fim da imagem.

LEGENDA: COBRIR A BOCA AO TOSSIR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Um menino de cabelos crespos, usando camiseta, de olhos fechados, espirrando com um lenço sobre o nariz. Perto dele, à esquerda, diz : ATCHIM! Fim da imagem.

LEGENDA: USAR UM LENÇO AO ESPIRRAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma menina de cabelos presos atrás, com os olhos fechados, blusa de mangas compridas, espirrando, com as mãos para frente, ar indo para frente, dizendo : ATCHIM! Fim da imagem.

LEGENDA: AFASTAR AS MÃOS AO ESPIRRAR. FIM DA LEGENDA.

OUTRO CUIDADO IMPORTANTE COM O CORPO É TOMAR VACINAS. ELAS PREVINEM ALGUNS TIPOS DE DOENÇA. AO NASCER, TODA CRIANÇA RECEBE UMA CADERNETA DE VACINAÇÃO. NELA, SÃO REGISTRADAS TODAS AS VACINAS QUE A CRIANÇA TOMA.

Imagem: Fotografia. Uma caderneta de vacinação com partes rosa: títulos pretos: Doses/vacinas – 1ª Dose, 2ª Dose, 3ª Dose, 1ª Dose ou reforço, 2ª Dose ou reforço. Tipos de doses : BCG-ID, Meningocócica C; Hepatite B; Tríplice viral; Antipólio; Febre amarela dose inicial; Febre amarela 10-10 anos; Tetravalente; DTP; Rotavírus; Pneumocócica; Reforço; Poliomielite; Pneumocócica; Varicela; Meningocócica C; dt 10-10 anos.  Em algumas vacinas, informações com data tomada, lote, unid e ass, para : : BCG-ID; Meningocócica C, Hepatite B, Antipólio, Tríplice viral, Tetravalente, Rotavírus, Pneumocócica, Poliomielite, Pneumocócica e Varicela.   Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNETA DE VACINAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

50

CAPÍTULO 2 – CUIDADOS COM MEU BEM-ESTAR

DEVEMOS CUIDAR DO NOSSO BEM-ESTAR A VIDA INTEIRA. PARA ISSO, NÃO BASTA SOMENTE CUIDAR DO NOSSO CORPO, PRECISAMOS TAMBÉM CUIDAR DA MENTE.

VEJA AS IMAGENS DE ALGUMAS ATITUDES QUE AJUDAM VOCÊ A CUIDAR DA SAÚDE DA MENTE.

Imagem: Ilustração. Três pessoas sentadas de frente para uma mesa, comendo. À esquerda, um homem negro, cabelos pretos, com camiseta amarela. Ao fundo, menina morena de cabelos castanhos com franja, blusa rosa e à direita, mulher de pele clara com cabelos castanhos presos, com camiseta vermelha. De frente para eles, prato arredondado com comida.  Fim da imagem.

LEGENDA: CONVIVER COM AS PESSOAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino negro de cabelos pretos dormindo de olhos fechados sobre cama, com coberta de cor azul-claro. À direita, um móvel de cor azul, com um relógio onde se indica : 20:30.  Fim da imagem.

LEGENDA: DORMIR AO MENOS 8 HORAS POR DIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À frente, duas crianças jogando bola de cor azul. À esquerda, uma menina ruiva cadeirante, usando camiseta roxa, calça vermelha e sapatos pretos e à direita, menino de pele clara, cabelos pretos, com camiseta verde, bermuda e sapatos azuis, lançando a bola para a menina. Ao fundo, uma mulher e homem sentado sobre um banco em local com grama e arbustos verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: BRINCAR AO AR LIVRE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino de pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta marrom, bermuda azul e sapatos em branco, falando perto com as mãos próximas da boca, em direção à cabeça de um homem agachado de frente para ele. Este tem pela clara, cabelos castanhos, um par de óculos vermelho, com camiseta e sapatos em verde-claro e calça em cinza. Ele está com o braço esquerdo sobre as costas do menino.  Fim da imagem.

LEGENDA: SABER EM QUEM PODEMOS CONFIAR. FIM DA LEGENDA.

  1. FAÇA UM X NOS DIAS DA SEMANA EM QUE VOCÊ DORME CEDO.

    ( ) SEGUNDA-FEIRA

    ( ) TERÇA-FEIRA

    ( ) QUARTA-FEIRA

    ( ) QUINTA-FEIRA

    ( ) SEXTA-FEIRA

    ( ) SÁBADO

    ( ) DOMINGO

    • VOCÊ ACHA IMPORTANTE DORMIR AO MENOS 8 HORAS TODOS OS DIAS?

      ( ) SIM

      ( ) NÃO

51

  1. OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração A. Local com vegetação em verde, com crianças brincando. À esquerda, um menino visto de costas de frente para uma árvore com folhas verdes. Ele tem cabelos pretos, com blusa de mangas compridas de cor marrom, calça amarela e sapatos pretos. À direita, três crianças correndo e um cachorro de pelos brancos correndo. Uma mulher de pele negra, cabelos pretos, com camiseta amarela, calça azul e sapatos marrons. Um menino loiro, regata branca com detalhes e bermuda em vermelho. À frente, uma menina sentada de pele clara, cabelos curtos e franja em castanho, com camiseta em roxa e bermuda azul. Ao fundo, à direita, tronco de cor marrom, um menino de cabelos castanhos com par de óculos. O céu é de cor azul-claro com um sol de cor amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: A FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração B. Vista de janela de cor roxa, com um vaso de cor marrom vista parcial de flores com folhas verdes. Ao fundo, dentro de cada, crianças brincando dentro de cabana de cor bege, por onde vê-se sombra. À direita, uma menina sentada de joelhos vista de costas, de cabelos curtos castanhos, com roupa de cor lilás. Atrás, um menino moreno de cabelos pretos com blusa de mangas compridas em azul e calça amarela, segurando na mão uma lanterna de luz amarela. Em segundo plano, janela por onde vê-se céu noturno com estrelas e uma lua amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: B FIM DA LEGENDA.

  1. PENSE EM UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ CONHECE E DA QUAL GOSTA MUITO DE BRINCAR.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. REÚNA-SE COM UM COLEGA E CONTE PARA ELE COMO SE BRINCA DESSA BRINCADEIRA.
  1. ESCREVA O NOME DE UMA PESSOA COM QUEM VOCÊ GOSTA DE CONVIVER.

52

  1. É MUITO IMPORTANTE SABER EM QUEM CONFIAR.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • IMAGINE QUE VOCÊ CONSEGUISSE COLOCAR NA PALMA DE SUA MÃO AS PESSOAS EM QUEM CONFIA. QUEM VOCÊ COLOCARIA? CONTE PARA SEUS COLEGAS.

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    • FAÇA UM CONTORNO DE SUA MÃO NO ESPAÇO ABAIXO. DEPOIS DESENHE DENTRO DO CONTORNO AS PESSOAS EM QUEM VOCÊ CONFIA.
Imagem: Ilustração. Folhas de papel uma sobre a outra e a primeira de cor branca.  Fim da imagem.

COMPARTILHE OS SEUS SEGREDOS COM AS PESSOAS EM QUEM VOCÊ CONFIA. ELAS PODEM AJUDAR VOCÊ EM DIVERSAS SITUAÇÕES. TAMBÉM PODEM CONVERSAR E TIRAR AS DÚVIDAS SOBRE O QUE VOCÊ NÃO CONHECE.

53

  1. CERQUE COM UMA LINHA AS AÇÕES QUE VOCÊ FAZ PARA SER UM BOM AMIGO.
Imagem: Ilustração. Duas crianças sentadas de frente para outra. À esquerda, uma menina loira de cabelos curtos, com blusa de mangas compridas, calça verde e sapatos azuis, com o dedo indicador da mão direita para frente. À frente dela, um menino agachado de pele morena-claro, cabelos castanhos, com camiseta de cor azul-claro, calça azul e sapatos em preto e branco, amarrando um cadarço.  Fim da imagem.

LEGENDA: ENSINO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino ruivo de olhos verdes, usando blusa de cor verde-claro com detalhes em branco, com a mão direita esticada para mão de outro menino à direita. Menino de pele clara, cabelos pretos, com blusa de mangas compridas em amarelo e detalhes em vermelho, segurando em cada mão um carrinho de cor azul-claro, dando um para o outro menino. Fim da imagem.

LEGENDA: DIVIDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos longos com franja em preto, usando blusa de alça em amarelo com detalhes e bermuda em lilás, apontando com o dedo indicador da mão esquerda para à menina à frente, diz : SEU CABELO ESTÁ TÃO BONITO! A menina olha para ele, de pele negra, cabelos encaracolados em chuquinha e usando camiseta em azul-claro, respondendo : OBRIGADA!  Fim da imagem.

LEGENDA: SOU GENTIL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças sentadas uma de frente para outra : uma menina de pele clara, cabelos pretos com blusa de mangas compridas em verde, calça vermelho e sapatos azuis; uma criança negra de cabelos crespos castanhos até os joelhos, vestida com blusa de mangas compridas em vermelho e calça verde. Ao fundo, menino visto parcialmente de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas azul, calça amarela e sapatos em verde e branco. As crianças observam um menino à direita falando e gesticulando com as mãos, de pele clara, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta amarela, calça azul-claro e sapatos em azul-escuro com detalhes em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCUTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas meninas, uma ao lado da outra rindo. À esquerda, menina de pele negra, cabelos pretos encaracolados em chuquinha, com blusa de alça em lilás e branco e saia lilás. Ela está com a mão esquerda sobre o peito e à direita, menina loira de cabelos longos com franja, camiseta de cor azul, par de óculos de cor vermelha. Ambas estão com os olhos fechados, falando : HA! HA! HA! Fim da imagem.

LEGENDA: DOU RISADA JUNTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina ruiva de cabelos compridos com franja, de olhos azuis, vestida com blusa de cor verde e calça roxa, segurando nas mãos um curativo. À direita, de frente para ela, menino de pele clara com cabelos castanhos com camiseta vermelha e detalhes em amarelo e bermuda em cinza, com o dedo indicador da mão esquerda perto do nariz e uma gota caindo do olho direito. Sobre o joelho esquerdo, um machucado de onde há perto uma pequena estrela amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: AJUDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE AS EXPRESSÕES QUE COMBINAM COM CADA UMA DAS EMOÇÕES INDICADAS ABAIXO.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU FELIZ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU TRISTE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU ASSUSTADO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU COM SONO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU BRAVO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU COM FOME. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. RESPONDA.
    • O QUE VOCÊ FAZ QUANDO SE SENTE BRAVO?
    • O QUE VOCÊ FAZ QUANDO UM AMIGO OU ALGUÉM DO SEU CONVÍVIO ESTÁ TRISTE?

54

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

A BONECA E O BONECO

É MUITO IMPORTANTE TER AMIGOS E BRINCAR. MENINAS E MENINOS PODEM BRINCAR JUNTOS. ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.

O BONECO E A BONECA

A BONECA DELA É BELA

MORA NUMA CASA AMARELA

[...]

BONECO DELE É VALENTE

VOA COMO A ESTRELA CADENTE

[...]

BONECA DELA TAMBÉM É

FORTE COMO UM TOURO DE PÉ

E O BONECO DELE PODE SER

MEIGO FEITO O VENTO DA MARÉ

[...]

BONECOS DELES SE DÃO BEM

SE DIVERTEM COMO NINGUÉM

ELES FAZEM UMA BELA DUPLA

COMBATENDO O MAL COM TERNURA

COMO É BOM INVENTAR HISTÓRIA

JUNTO A GENTE FAZ A FARRA

BRINCA DE CASINHA AGORA

E DEPOIS SE AVENTURA.

FONTE: O BONECO E A BONECA, DE MUNDO BITA. MR. PLOT PRODUÇÕES, 2015.

Imagem: Ilustração. Correndo em uma calçada cinza, da parte superior, descendo para à esquerda, um menino e uma menina segurando um boneco nas mãos. O menino tem pele clara, cabelos castanhos, com camiseta rosa, bermuda amarela e sapatos azuis, com o braço esquerdo esticado, segurando um boneco na mão esquerda. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, com camiseta azul e calça cinza. À frente, menina de pele morena-escura, cabelos castanhos presos no alto, com vestido amarelo e sapatos laranjas, segurando uma boneca nas mãos, à frente. A boneca tem pele negra, cabelos pretos encaracolados e vestido de cor amarela e sapatos azuis-claros. Ao fundo, grama em verde-claro. As duas crianças estão com os olhos fechados, sorrindo. Fim da imagem.

55

COMPREENDA A LEITURA

  1. LIGUE OS DESENHOS DO BONECO E DA BONECA ÀS CARACTERÍSTICAS ABAIXO, MOSTRADAS NA LETRA DA CANÇÃO.
Imagem: Ilustração. Boneca negra, de cabelos pretos presos no alto, com vestido de cor amarela com bolinhas cinza e sapatos verdes.  Ilustração. Um boneco de pele clara, cabelos de cor castanha, usando camiseta azul-claro, calça e sapatos cinzas.  Fim da imagem.

VALENTE

FORTE

MEIGO

BELA

  1. MARQUE COM UM X O QUE OS MENINOS E AS MENINAS PODEM FAZER JUNTOS.

    ( ) BRINCAR DE CASINHA

    ( ) CRIAR AVENTURAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ ACHA QUE EXISTE BRINCADEIRA DE MENINO E BRINCADEIRA DE MENINA?

    FAÇA SUA PARTE

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. MENINOS E MENINAS PODEM BRINCAR JUNTOS E DECIDIR COMO QUEREM BRINCAR.

    1. FORMEM DUPLAS DE UM MENINO E UMA MENINA.

    2. PENSEM EM UMA BRINCADEIRA PARA VOCÊS FAZEREM JUNTOS.

    3. DECIDAM JUNTOS AS REGRAS DA BRINCADEIRA.

    4. DEPOIS, CADA DUPLA DEVE APRESENTAR SUA BRINCADEIRA PARA OS COLEGAS.

    5. O PROFESSOR VAI PROPOR UM DIA PARA QUE TODOS POSSAM BRINCAR.

56

CAPÍTULO 3 – CUIDADOS COM O AMBIENTE

UM AMBIENTE SAUDÁVEL TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A NOSSA SAÚDE. EXISTEM ATITUDES QUE PODEMOS TOMAR PARA CUIDAR DO AMBIENTE AO NOSSO REDOR.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO FAZER UMA PESQUISA.
    • PERGUNTE A CADA COLEGA QUE AÇÕES CITADAS ABAIXO ELE FAZ. PINTE UM QUADRINHO DA COLUNA INDICADA PARA CADA AÇÃO. AO FINAL, CONTE O NÚMERO DE QUADRINHOS PINTADOS E DESCUBRA AS ATITUDES MAIS PRATICADAS PELA TURMA.

COMO CUIDO DO AMBIENTE

AÇÕES

Imagem: PLANTO ARVORES : Mãos de uma pessoa com luvas amarelas plantando uma árvore com caule marrom e folhas verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTO ÁRVORES. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.

FONTE DOS DADOS: ESTUDANTES DA TURMA.

Imagem: ECONOMIZO ÁGUA : Um menino de pele clara, cabelos castanhos, escovando com a mão direita e segurando na mão esquerda um copo com água.  Fim da imagem.

LEGENDA: ECONOMIZO ÁGUA. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.
Imagem: JOGO LIXO NA LIXEIRA : Vista parcial de menino com camiseta vermelha e bermuda verde, abrindo uma lata de lixo de cor cinza, jogando alto com a mão direita. Fim da imagem.

LEGENDA: JOGO LIXO NA LIXEIRA. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.
Imagem: REUTILIZO MATERIAIS : Um avião feito com uma garrafa plástica de cor verde, com asas de cor marrom e rodas pequenas em amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: REUTILIZO MATERIAIS. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.
Imagem: ECONOMIZO PAPEL : Uma caixa de cor rosa-claro, abaixo, mão de uma pessoa puxando folha de papel.  Fim da imagem.

LEGENDA: ECONOMIZO PAPEL. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.

57

UM GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL É A GRANDE PRODUÇÃO DE LIXO. OS RESÍDUOS DESCARTADOS NAS RUAS, NOS PARQUES E NOS RIOS PODEM PROVOCAR ENCHENTES E ATRAIR ANIMAIS QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS.

O PRIMEIRO PASSO PARA EVITAR ISSO É FAZER O DESCARTE CORRETAMENTE. OUTRA ATITUDE MUITO IMPORTANTE É REPENSAR O QUE É REALMENTE NECESSÁRIO. ASSIM, PODEMOS REDUZIR A QUANTIDADE DE COISAS QUE USAMOS E PODEMOS RECUSAR PRODUTOS DE QUE NÃO PRECISAMOS.

TAMBÉM PODEMOS REUTILIZAR OS OBJETOS OU AS EMBALAGENS, DANDO NOVAS FUNÇÕES PARA ELES.

Imagem: Fotografia. Duas cadeiras de cor azul-claro com o formado arredondado e nos assentos, dois pneus na horizontal. À esquerda, vegetação de cor verde e flores de pétalas rosas e à direita, vista parcial de casa de parede branca, com janela e porta em azul-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: ESSAS CADEIRAS SÃO FEITAS DE PNEUS REUTILIZADOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino de pele clara, cabelos pretos lisos, usando camiseta de cor vermelha com listra em amarelo, calça azul-escuro e sapatos em azul-claro. Ele está com o dedo da mão esquerda perto do queixo, com os olhos bem abertos de frente para prateleiras com muitos brinquedos.  Fim da imagem.
  1. JOÃO FEZ COMPRAS NO MERCADO E COLOCOU UM PRODUTO EM CADA SACOLA.
    • FAÇA UM X NA SUGESTÃO QUE VOCÊ DARIA A ELE PARA REDUZIR O CONSUMO DE SACOLAS.

      ( ) JOÃO PODE REPENSAR SUA ATITUDE E COLOCAR MAIS PRODUTOS EM UMA MESMA SACOLA.

      ( ) JOÃO PODE REUTILIZAR SACOLAS RETORNÁVEIS.

      ( ) JOÃO PODE RECUSAR O QUE NÃO PRECISA E COMPRAR MENOS PRODUTOS.

      Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

    1. CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE ALGUM OBJETO QUE VOCÊS OU SEUS COLEGAS JÁ REUTILIZARAM.

58

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE O CARTAZ ABAIXO.
Imagem: Fotografia. Um cartaz com ilustração de metade da esfera terrestre verde, com a parte superior composta por cidade, casas entre árvores e montanhas. Na parte superior, nuvens. Na parte inferior, texto : CIDADE LINDA – CIDADE LIMPA; NÃO JOGUE LIXO NA RUA. A CIDADE TAMBÉM E SUA ! Na parte superior à direita, logotipo da prefeitura do Rio Grande do Sul.   Fim da imagem.

LEGENDA: CAMPANHA DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO GETÚLIO VARGAS, NO RIO GRANDE DO SUL, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma garrafa plástica de cor verde, tampa vermelha e uma seta azul apontada para sacola plástica de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: GARRAFAS PET TRANSFORMADAS EM MATERIAL PARA FAZER SACOLAS É UM EXEMPLO DE RECICLAGEM. FIM DA LEGENDA.

PARA DESCOBRIR SE UM OBJETO PODE OU NÃO SER RECICLADO, É PRECISO LER SUA EMBALAGEM. OS MATERIAIS MAIS RECICLADOS SÃO: PAPEL, METAL, VIDRO E PLÁSTICO.

Imagem: Ilustração. Símbolo com o formato triangular verde, com três setas dobradas em sentido horário.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTE SÍMBOLO INDICA QUE UM OBJETO PODE SER RECICLADO. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

HORA DE ASSISTIR

  • WALL-E, PIXAR, 2008 (1 H 37 MIN).

    O FILME CONTA A HISTÓRIA DE UM ROBÔ CRIADO PARA COMPACTAR LIXO E MOSTRA COMO O NOSSO PLANETA PODE SE TORNAR SEM VIDA NO FUTURO.

Fim do complemento.

59

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. OBSERVE O DESENHO DOS OBJETOS ABAIXO.
Imagem: Uma garrafa plástica pet com tampa na parte superior. Fim da imagem.
Imagem: Uma latinha de bebida de metal. Fim da imagem.
Imagem: Uma cadeira feita com dois pneus na horizontal sobrepostas como assento.  Fim da imagem.
Imagem: Um objeto similar a pasta plástica na horizontal. Fim da imagem.
Imagem: Um copo. Fim da imagem.
Imagem: Uma lata na vertical com folhas na parte superior, como vaso. Fim da imagem.
Imagem: Um avião feito com uma garrafa pet com a ponta para à esquerda e asas improvisadas. Fim da imagem.
Imagem: Um porta-lápis feito com latinha de bebida, na vertical, com lápis dentro e detalhes com decorativos com dois olhos e bigode. Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • POR QUE PROTEGER A NATUREZA?, JEN GREEN E MIKE GORDON, EDITORA SCIPIONE, 2019.

Fim do complemento.

60

ATIVIDADE PRÁTICA

BRINCADEIRA

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

VAMOS REUTILIZAR?

VOCÊ JÁ REPAROU QUE MUITOS OBJETOS QUE DESCARTAMOS SÃO SEMELHANTES A PEÇAS DE JOGOS E BRINQUEDOS?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

REUTILIZAR TAMPAS PLÁSTICAS DE GARRAFAS PET PARA CRIAR UM JOGO.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

  1. TAMPINHAS DE GARRAFA PET
  1. CARTOLINA OU PAPEL-CARTÃO BRANCO
  1. LÁPIS DE COR OU CANETAS COLORIDAS
  1. TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
  1. RÉGUA
  1. COLA BRANCA OU COLORIDA

    COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. EM GRUPOS, PENSEM NOS JOGOS QUE UTILIZAM PEÇAS SEMELHANTES ÀS TAMPINHAS DE GARRAFAS PET.
  1. ESCOLHAM UM JOGO PARA MONTAR E ESTIMEM O NÚMERO, O TAMANHO E A COR DAS TAMPINHAS DE QUE VOCÊS VÃO PRECISAR. CONVERSEM SOBRE COMO FAZER AS OUTRAS PARTES DO JOGO.
  1. ARRECADEM AS TAMPINHAS NECESSÁRIAS E NÃO SE ESQUE ÇAM DE QUE ELAS PRECISAM SER HIGIENIZADAS.
  1. NO DIA MARCADO PELO PROFESSOR, REÚNAM AS TAMPINHAS E OS OUTROS MATERIAIS NECESSÁRIOS. COM A AJUDA DO PROFESSOR, MONTEM O JOGO QUE VOCÊS ESCOLHERAM E DEFINAM AS REGRAS PARA JOGÁ-LO.

    PARA VOCÊ RESPONDER

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS: POR QUE É IMPORTANTE REUTILIZAR TAMPINHAS DE GARRAFAS PET?
    • ORGANIZEM UM DIA PARA CONHECER OS JOGOS FEITOS POR VOCÊ E PELOS COLEGAS E BRINCAR COM ELES.
Imagem: Fotografia. Um jogo da velha composto por tampinhas de garrafa pet, com etiquetas coloridas representando o símbolo de O e X. À esquerda, duas retas coloridas de papel em azul e laranja na vertical e outros dois na horizontal em verde e laranja. Na diagonal direita, duas peças de X e uma de O e na diagonal esquerda, duas peças de O e X.  Fim da imagem.

61

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. POR QUE É IMPORTANTE TER HÁBITOS DE HIGIENE?

    ( ) PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS.

    ( ) PARA EVITAR ESPALHAR MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS.

    ( ) PARA MANTER OS MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS NO CORPO.

  1. NO QUADRO, MARQUE COM UM X A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ PRATICA OS SEGUINTES HÁBITOS DE HIGIENE.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    FREQUÊNCIA

    ATIVIDADES

    UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA

    DIARIAMENTE

    VÁRIAS VEZES AO DIA

    TOMAR BANHO.

    ESCOVAR OS DENTES.

    TROCAR AS MEIAS.

    LIMPAR O NARIZ.

    LAVAR AS MÃOS.

    CORTAR AS UNHAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • O QUE PODE ACONTECER SE TOMARMOS BANHO COM POUCA FREQUÊNCIA?

62

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. PARA CUIDAR DA MENTE, PRECISAMOS DE ATIVIDADES PRAZEROSAS, COMO BRINCAR.
    • PREENCHA O ESPAÇO ABAIXO COM UM DESENHO OU PALAVRAS QUE VOCÊ CONHEÇA PARA REPRESENTAR A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE OUTRA ATIVIDADE VOCÊ GOSTA DE FAZER PARA CUIDAR DO SEU BEM-ESTAR? CONTE A UM COLEGA.

63

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. LIGUE A IMAGEM DO GAROTO ÀS ATITUDES QUE ELE PODE TER PARA CUIDAR DO AMBIENTE. FAÇA UM CAMINHO DE CADA COR.
Imagem: Ilustração. Ao centro, um menino de pele clara, cabelos castanhos, vestido com camiseta verde, bermuda cinza e sapatos em vermelho e branco. Ele olha para frente com os olhos bem abertos e mão direita atrás da cabeça. Ao redor dele, vários caminhos diferentes a cenas diferentes : JOGAR LIXO NO LIXO : Mão de uma pessoa de pele clara jogando papel amassado cinza em lixeira cinza-escura com etiqueta branca : LIXO. PLANTAR ARVORES: Mão de uma pessoa agachada plantando uma árvore pequena com tronco e terra marrom e pequenas folhas verdes.  JOGAR O LIXO NO CHÃO: vista parcial de menino caminhando jogando casca de banana no chão à esquerda. Ele tem pele clara, vestido com bermuda cinza, sapatos em vermelho e branco; COLHER FLORES : mão de uma pessoa retirando uma flor da terra de pétalas rosas e miolo amarelo.  FECHAR A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES : vista parcial de menino de pele clara com blusa verde, escovando os dentes com escova vermelha, de frente para pia branca e torneira cinza.  REUTILIZAR MATERIAIS : Mão de pessoa de pele clara, segurando um avião feito de garrafa pet de cor verde, tampa vermelha e asas acopladas.  NÃO FECHAR A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES: vista parcial de menino de pele clara com blusa vermelha, escovando os dentes com escova vermelha, de frente para pia branca e torneira cinza por onde escorre grande quantidade de água.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CITE OUTRA ATITUDE QUE O GAROTO PODE TER PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO.