38
UNIDADE 2 – CUIDAR DE MIM
39
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE AS ATIVIDADES QUE VOCÊS VEEM NAS IMAGENS.
- O QUE VOCÊ FAZ QUE CONSIDERA SER BOM PARA SUA SAÚDE?
- ONDE VOCÊ APRENDEU AS ATIVIDADES QUE FAZ EM CASA, NA ESCOLA, COM OS AMIGOS?
Fim do complemento.
40
INVESTIGAR O ASSUNTO
O QUE EU POSSO FAZER PARA CUIDAR DE MIM?
CONFORME CRESCEMOS, APRENDEMOS NOVAS HABILIDADES E FICAMOS CADA VEZ MAIS INDEPENDENTES.
O QUE VOCÊ VAI FAZER
INVESTIGAR AS SUAS HABILIDADES.
COMO VOCÊ VAI FAZER
- PENSE SOBRE SUAS HABILIDADES E PINTE OS QUADRADINHOS DE ACORDO COM A LEGENDA.
- PINTE DE VERMELHO O QUE VOCÊ JÁ FAZ SOZINHO.
- PINTE DE AZUL O QUE VOCÊ ESTÁ APRENDENDO A FAZER.
- PINTE DE VERDE O QUE VOCÊ VAI APRENDER QUANDO FOR MAIS VELHO.
( ) ACORDAR COM O DESPERTADOR.
( ) ESCOVAR OS DENTES.
( ) LAVAR AS MÃOS.
( ) COMER.
( ) ATRAVESSAR A RUA.
( ) TELEFONAR PARA CASA.
( ) TELEFONAR PARA FAMILIARES OU AMIGOS.
( ) GUARDAR OS BRINQUEDOS QUE USOU.
( ) ORGANIZAR OS MATERIAIS DA ESCOLA.
( ) TOMAR BANHO.
( ) ARRUMAR A MESA PARA AS REFEIÇÕES.
( ) AMARRAR O CADARÇO DO TÊNIS.
( ) IR ATÉ O MERCADO OU À PADARIA PARA FAZER PEQUENAS COMPRAS.
41
PARA VOCÊ RESPONDER
- REPRESENTE COM DESENHOS OU PALAVRAS O QUE VOCÊ FAZ PARA CUIDAR DE SI MESMO EM CADA SITUAÇÃO.
O QUE POSSO FAZER...
... PARA ME EXERCITAR?
... PARA SER UM BOM AMIGO?
... PARA COMER BEM?
... PARA RELAXAR MINHA MENTE?
... PARA ME MANTER LIMPO?
... PARA ME SENTIR FELIZ?
42
CAPÍTULO 1 – CUIDADOS COM MEU CORPO
EXISTEM SERES MUITO PEQUENOS CHAMADOS DE MICRORGANISMOS. ALGUNS DELES, QUANDO ENTRAM EM CONTATO COM O NOSSO CORPO, PODEM CAUSAR:
- CHEIRO RUIM NOS PÉS E NAS AXILAS;
- COCEIRA NO CORPO;
- DIARREIA.
PARA EVITAR ESSES PROBLEMAS, É PRECISO MANTER O CORPO E O AMBIENTE SEMPRE LIMPOS.
- FAÇA UM DESENHO PARA MOSTRAR COMO VOCÊ CUIDA DA LIMPEZA DO SEU CORPO.
- MOSTRE O DESENHO PARA UM COLEGA.
- VOCÊS DESENHARAM O MESMO CUIDADO COM O CORPO?
- QUAIS OUTROS CUIDADOS VOCÊ ACRESCENTARIA EM SEU DESENHO?
43
HIGIENE
OS CUIDADOS COM A LIMPEZA DO NOSSO CORPO SÃO CHAMADOS DE HÁBITOS DE HIGIENE.
- O PROFESSOR VAI LER AS LEGENDAS DA IMAGEM. REPITA EM VOZ ALTA ALGUNS HÁBITOS DE HIGIENE. DEPOIS, PINTE O DESENHO.
LEGENDA: LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER, DEPOIS DE BRINCAR E DEPOIS DE USAR O BANHEIRO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: APÓS AS REFEIÇÕES, ESCOVAR OS DENTES, A LÍNGUA E PASSAR FIO DENTAL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LAVAR O ROSTO E LIMPAR OS OLHOS QUANDO ACORDAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PENTEAR O CABELO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: APÓS FAZER XIXI E COCÔ, USAR PAPEL HIGIÊNICO OU ÁGUA PARA SE LIMPAR E DAR A DESCARGA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MANTER AS UNHAS CORTADAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ASSOAR O NARIZ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LIMPAR AS ORELHAS POR FORA, SOMENTE COM A TOALHA. FIM DA LEGENDA.
44
- ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA. CONTE A UM COLEGA O QUE A MÔNICA PERGUNTOU E QUAL FOI A RESPOSTA DA MAGALI. A MAGALI É UMA PERSONAGEM QUE GOSTA MUITO DE COMER.
LEGENDA: TIRINHA TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.
- POR QUE SERÁ QUE A MAGALI ESTÁ CARREGANDO TANTOS TUBOS DE CREME DENTAL? FAÇA UM
X
NA RESPOSTA CERTA.
( ) ELA COME MUITAS VEZES AO DIA, POR ISSO ESCOVA MUITO OS DENTES.
( ) ELA COLOCA CREME DENTAL DEMAIS NA ESCOVA.
( ) ELA ESTÁ LEVANDO CREME DENTAL PARA A FAMÍLIA INTEIRA.
- NA SUA OPINIÃO, ELA ESTÁ FAZENDO CERTO OU ERRADO? MARQUE COM UM
X
A RESPOSTA CERTA.
( ) ELA ESTÁ FAZENDO ERRADO, PORQUE DEVEMOS ESCOVAR OS DENTES SOMENTE 1 VEZ AO DIA.
( ) ELA ESTÁ FAZENDO CERTO, PORQUE DEVEMOS ESCOVAR OS DENTES APÓS TODAS AS REFEIÇÕES.
- QUAL QUANTIDADE DE CREME DENTAL DEVEMOS USAR EM CADA ESCOVAÇÃO? PINTE A RESPOSTA CERTA.
45
BANHO
O BANHO FAZ BEM PARA A SAÚDE, NOS DEIXA LIMPOS, CHEIROSOS E É UM HÁBITO DIVERTIDO.
PARA TOMAR UM BOM BANHO, DEVEMOS ESPALHAR O SABONETE E ESFREGAR BEM O CORPO TODO. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DOS LUGARES QUE NÃO VEMOS, COMO ENTRE OS DEDOS DOS PÉS, ATRÁS DO PESCOÇO E DAS ORELHAS. AO LAVAR O CABELO, É PRECISO ESFREGAR BEM O COURO CABELUDO.
SABONETE, XAMPU E CONDICIONADOR EM EXCESSO NÃO FAZEM BEM À NOSSA PELE. ALÉM DISSO, ESSES PRODUTOS PODEM POLUIR O AMBIENTE QUANDO CHEGAM A RIOS, LAGOS E MARES.
LEGENDA: O CHUVEIRO ELÉTRICO FOI CRIADO PARA AQUECER A ÁGUA DO BANHO E HOJE É USADO EM MUITAS RESIDÊNCIAS. QUANDO O BANHO É DEMORADO, AUMENTA O CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA. FIM DA LEGENDA.
- ABAIXO, CERQUE COM UMA LINHA O(S) PERÍODO(S) DO DIA EM QUE VOCÊ COSTUMA TOMAR BANHO.
LEGENDA: DE MANHÃ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AO MEIO-DIA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: À TARDE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: À NOITE. FIM DA LEGENDA.
46
ÁLBUM DE CIÊNCIAS
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
HERANÇA INDÍGENA
CADA POVO POSSUI SEUS PRÓPRIOS COSTUMES E MODOS DE VIDA.
QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, ESTRANHARAM O HÁBITO DOS POVOS INDÍGENAS DE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS. COM O PASSAR DO TEMPO, OS PORTUGUESES FORAM SE ACOSTUMANDO COM ISSO E PASSARAM A SE BANHAR DIARIAMENTE.
ESSE HÁBITO SE MANTEVE E EXISTE ATÉ HOJE.
LEGENDA: NAS COMUNIDADES INDÍGENAS, O BANHO DE RIO É UM HÁBITO FREQUENTE. O CONTATO COM A ÁGUA ACONTECE DESDE A INFÂNCIA. OS RIOS TAMBÉM SÃO LOCAIS DE BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS. MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: EM MUITAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS, AS CUIAS SÃO USADAS PARA TOMAR BANHO. OS RIBEIRINHOS TAMBÉM USAM AS CUIAS PARA PEGAR ÁGUA DO RIO, COZINHAR, TIRAR ÁGUA DA CANOA E CONSUMIR ALIMENTOS. MUNICÍPIO DE QUERÊNCIA, MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
- CONTE A UM ADULTO A ORIGEM DO HÁBITO DE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS. CONVERSE SOBRE OS HÁBITOS QUE VOCÊS TÊM.
47
ROTINA DE HIGIENE
ALGUNS HÁBITOS DE HIGIENE SÃO REALIZADOS MAIS DE UMA VEZ POR DIA. OUTROS, BASTA UMA VEZ POR DIA. ALGUNS ACONTECEM SÓ DE VEZ EM QUANDO.
- OBSERVE AS IMAGENS E CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ESTES HÁBITOS. FAÇA UM X NOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O CORPO MAIS DE UMA VEZ POR DIA.
LEGENDA: COLOCAR ROUPAS LIMPAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CORTAR AS UNHAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CORTAR OS CABELOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESCOVAR OS DENTES. FIM DA LEGENDA.
- DESTAQUE O TABULEIRO DA PÁGINA 111 E CHAME UM COLEGA PARA JOGAR.
- ESCOLHA UMA TAMPA DE GARRAFA PARA USAR COMO PEÇA.
- PARA VERIFICAR QUANTAS CASAS CADA UM DEVE ANDAR, USE UMA MOEDA. SE TIRAR CARA, ANDE UMA CASA; SE TIRAR COROA, ANDE DUAS CASAS.
- AO CAIR EM UMA CASA, O JOGADOR DEVE DIZER O HÁBITO DE ROTINA QUE A IMAGEM REPRESENTA E O HORÁRIO EM QUE ELE OCORRE. SE ERRAR, TERÁ UMA CHANCE DE ACERTAR NA PRÓXIMA RODADA.
- GANHA QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO FINAL DO TABULEIRO.
48
ATIVIDADE PRÁTICA
EXPERIMENTO
ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.
MÃOS LIMPAS, MÃOS SUJAS
UTILIZAMOS AS MÃOS PARA PERCEBER E INTERAGIR COM O AMBIENTE. O CONTATO DAS MÃOS COM DIFERENTES SUPERFÍCIES PODE ESPALHAR SUJEIRA E MICRORGANISMOS?
O QUE VOCÊ VAI FAZER
SIMULAR A TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
TINTA PARA PINTURA A DEDO
2 PARES DE LUVAS DESCARTÁVEIS
FOLHAS DE PAPEL SULFITE
COMO VOCÊ VAI FAZER
- SERÃO SORTEADOS DOIS ESTUDANTES PARA COLOCAREM AS LUVAS.
- O PROFESSOR FIXARÁ AS FOLHAS DE PAPEL NOS LUGARES ONDE COLOCAMOS AS MÃOS QUANDO SAÍMOS DO BANHEIRO.
- O ESTUDANTE 1 VAI PASSAR A TINTA NAS LUVAS E PERCORRER O CAMINHO INDICADO PELO PROFESSOR, COLOCANDO AS MÃOS NAS FOLHAS FIXADAS.
- LOGO DEPOIS, O ESTUDANTE 2 DEVERÁ PÔR AS LUVAS LIMPAS. ELE DEVE PERCORRER O MESMO CAMINHO COLOCANDO AS MÃOS EXATAMENTE NOS MESMOS LUGARES QUE O ESTUDANTE 1.
PARA VOCÊ RESPONDER
- QUAL DOS ESTUDANTES REPRESENTA UMA PESSOA QUE SAIU DO BANHEIRO SEM LAVAR AS MÃOS?
( ) ESTUDANTE 1
( ) ESTUDANTE 2
- VOCÊ OBSERVOU TINTA NA LUVA DO ESTUDANTES 2?
( ) SIM
( ) NÃO
- EM SUA OPINIÃO, O QUE A TINTA REPRESENTA?
49
PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS
COM AÇÕES SIMPLES, COMO MANTER AS MÃOS LIMPAS, PODEMOS EVITAR QUE MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS SE ESPALHEM NO AMBIENTE. ESSAS AÇÕES CONTRIBUEM PARA PROTEGER DE DOENÇAS AS PESSOAS AO NOSSO REDOR.
- ALGUNS MICRORGANISMOS QUE CAUSAM DOENÇAS SÃO ENCONTRADOS NA SALIVA. PINTE OS DESENHOS DAS AÇÕES QUE PODEM PROTEGER AS PESSOAS AO REDOR CONTRA ESSES MICRORGANISMOS.
LEGENDA: COBRIR A BOCA AO TOSSIR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: USAR UM LENÇO AO ESPIRRAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AFASTAR AS MÃOS AO ESPIRRAR. FIM DA LEGENDA.
OUTRO CUIDADO IMPORTANTE COM O CORPO É TOMAR VACINAS. ELAS PREVINEM ALGUNS TIPOS DE DOENÇA. AO NASCER, TODA CRIANÇA RECEBE UMA CADERNETA DE VACINAÇÃO. NELA, SÃO REGISTRADAS TODAS AS VACINAS QUE A CRIANÇA TOMA.
LEGENDA: CADERNETA DE VACINAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
50
CAPÍTULO 2 – CUIDADOS COM MEU BEM-ESTAR
DEVEMOS CUIDAR DO NOSSO BEM-ESTAR A VIDA INTEIRA. PARA ISSO, NÃO BASTA SOMENTE CUIDAR DO NOSSO CORPO, PRECISAMOS TAMBÉM CUIDAR DA MENTE.
VEJA AS IMAGENS DE ALGUMAS ATITUDES QUE AJUDAM VOCÊ A CUIDAR DA SAÚDE DA MENTE.
LEGENDA: CONVIVER COM AS PESSOAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DORMIR AO MENOS 8 HORAS POR DIA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BRINCAR AO AR LIVRE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SABER EM QUEM PODEMOS CONFIAR. FIM DA LEGENDA.
- FAÇA UM
X
NOS DIAS DA SEMANA EM QUE VOCÊ DORME CEDO.
( ) SEGUNDA-FEIRA
( ) TERÇA-FEIRA
( ) QUARTA-FEIRA
( ) QUINTA-FEIRA
( ) SEXTA-FEIRA
( ) SÁBADO
( ) DOMINGO
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE DORMIR AO MENOS 8 HORAS TODOS OS DIAS?
( ) SIM
( ) NÃO
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE DORMIR AO MENOS 8 HORAS TODOS OS DIAS?
51
- OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
LEGENDA: A FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: B FIM DA LEGENDA.
- EM QUAL DAS IMAGENS AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO DE DIA?
( ) A
( ) B
- EM QUAL PERÍODO DO DIA VOCÊ PREFERE BRINCAR?
( ) DE MANHÃ.
( ) À TARDE.
( ) À NOITE.
- EM QUAL DAS IMAGENS AS CRIANÇAS ESTÃO USANDO PIJAMAS?
( ) A
( ) B
- NÓS USAMOS PIJAMAS:
( ) DE DIA.
( ) DE NOITE.
- PENSE EM UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ CONHECE E DA QUAL GOSTA MUITO DE BRINCAR.
- REÚNA-SE COM UM COLEGA E CONTE PARA ELE COMO SE BRINCA DESSA BRINCADEIRA.
- ESCREVA O NOME DE UMA PESSOA COM QUEM VOCÊ GOSTA DE CONVIVER.
52
- É MUITO IMPORTANTE SABER EM QUEM CONFIAR.
- IMAGINE QUE VOCÊ CONSEGUISSE COLOCAR NA PALMA DE SUA MÃO AS PESSOAS EM QUEM CONFIA. QUEM VOCÊ COLOCARIA? CONTE PARA SEUS COLEGAS.
- FAÇA UM CONTORNO DE SUA MÃO NO ESPAÇO ABAIXO. DEPOIS DESENHE DENTRO DO CONTORNO AS PESSOAS EM QUEM VOCÊ CONFIA.
- IMAGINE QUE VOCÊ CONSEGUISSE COLOCAR NA PALMA DE SUA MÃO AS PESSOAS EM QUEM CONFIA. QUEM VOCÊ COLOCARIA? CONTE PARA SEUS COLEGAS.
COMPARTILHE OS SEUS SEGREDOS COM AS PESSOAS EM QUEM VOCÊ CONFIA. ELAS PODEM AJUDAR VOCÊ EM DIVERSAS SITUAÇÕES. TAMBÉM PODEM CONVERSAR E TIRAR AS DÚVIDAS SOBRE O QUE VOCÊ NÃO CONHECE.
53
- CERQUE COM UMA LINHA AS AÇÕES QUE VOCÊ FAZ PARA SER UM BOM AMIGO.
LEGENDA: ENSINO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIVIDO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SOU GENTIL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESCUTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DOU RISADA JUNTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AJUDO. FIM DA LEGENDA.
- DESENHE AS EXPRESSÕES QUE COMBINAM COM CADA UMA DAS EMOÇÕES INDICADAS ABAIXO.
LEGENDA: ESTOU FELIZ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTOU TRISTE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTOU ASSUSTADO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTOU COM SONO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTOU BRAVO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTOU COM FOME. FIM DA LEGENDA.
- RESPONDA.
- O QUE VOCÊ FAZ QUANDO SE SENTE BRAVO?
- O QUE VOCÊ FAZ QUANDO UM AMIGO OU ALGUÉM DO SEU CONVÍVIO ESTÁ TRISTE?
54
O MUNDO QUE QUEREMOS
A BONECA E O BONECO
É MUITO IMPORTANTE TER AMIGOS E BRINCAR. MENINAS E MENINOS PODEM BRINCAR JUNTOS. ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.
O BONECO E A BONECA
A BONECA DELA É BELA
MORA NUMA CASA AMARELA
[...]
BONECO DELE É VALENTE
VOA COMO A ESTRELA CADENTE
[...]
BONECA DELA TAMBÉM É
FORTE COMO UM TOURO DE PÉ
E O BONECO DELE PODE SER
MEIGO FEITO O VENTO DA MARÉ
[...]
BONECOS DELES SE DÃO BEM
SE DIVERTEM COMO NINGUÉM
ELES FAZEM UMA BELA DUPLA
COMBATENDO O MAL COM TERNURA
COMO É BOM INVENTAR HISTÓRIA
JUNTO A GENTE FAZ A FARRA
BRINCA DE CASINHA AGORA
E DEPOIS SE AVENTURA.
FONTE: O BONECO E A BONECA, DE MUNDO BITA. MR. PLOT PRODUÇÕES, 2015.
55
COMPREENDA A LEITURA
- LIGUE OS DESENHOS DO BONECO E DA BONECA ÀS CARACTERÍSTICAS ABAIXO, MOSTRADAS NA LETRA DA CANÇÃO.
VALENTE
FORTE
MEIGO
BELA
- MARQUE COM UM
X
O QUE OS MENINOS E AS MENINAS PODEM FAZER JUNTOS.
( ) BRINCAR DE CASINHA
( ) CRIAR AVENTURAS.
- VOCÊ ACHA QUE EXISTE BRINCADEIRA DE MENINO E BRINCADEIRA DE MENINA?
FAÇA SUA PARTE
- MENINOS E MENINAS PODEM BRINCAR JUNTOS E DECIDIR COMO QUEREM BRINCAR.
1. FORMEM DUPLAS DE UM MENINO E UMA MENINA.
2. PENSEM EM UMA BRINCADEIRA PARA VOCÊS FAZEREM JUNTOS.
3. DECIDAM JUNTOS AS REGRAS DA BRINCADEIRA.
4. DEPOIS, CADA DUPLA DEVE APRESENTAR SUA BRINCADEIRA PARA OS COLEGAS.
5. O PROFESSOR VAI PROPOR UM DIA PARA QUE TODOS POSSAM BRINCAR.
56
CAPÍTULO 3 – CUIDADOS COM O AMBIENTE
UM AMBIENTE SAUDÁVEL TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A NOSSA SAÚDE. EXISTEM ATITUDES QUE PODEMOS TOMAR PARA CUIDAR DO AMBIENTE AO NOSSO REDOR.
- VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO FAZER UMA PESQUISA.
- PERGUNTE A CADA COLEGA QUE AÇÕES CITADAS ABAIXO ELE FAZ. PINTE UM QUADRINHO DA COLUNA INDICADA PARA CADA AÇÃO. AO FINAL, CONTE O NÚMERO DE QUADRINHOS PINTADOS E DESCUBRA AS ATITUDES MAIS PRATICADAS PELA TURMA.
COMO CUIDO DO AMBIENTE
AÇÕES
LEGENDA: PLANTO ÁRVORES. FIM DA LEGENDA.
NÚMERO DE COLEGAS
FONTE DOS DADOS: ESTUDANTES DA TURMA.
LEGENDA: ECONOMIZO ÁGUA. FIM DA LEGENDA.
NÚMERO DE COLEGAS
LEGENDA: JOGO LIXO NA LIXEIRA. FIM DA LEGENDA.
NÚMERO DE COLEGAS
LEGENDA: REUTILIZO MATERIAIS. FIM DA LEGENDA.
NÚMERO DE COLEGAS
LEGENDA: ECONOMIZO PAPEL. FIM DA LEGENDA.
NÚMERO DE COLEGAS
57
UM GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL É A GRANDE PRODUÇÃO DE LIXO. OS RESÍDUOS DESCARTADOS NAS RUAS, NOS PARQUES E NOS RIOS PODEM PROVOCAR ENCHENTES E ATRAIR ANIMAIS QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS.
O PRIMEIRO PASSO PARA EVITAR ISSO É FAZER O DESCARTE CORRETAMENTE. OUTRA ATITUDE MUITO IMPORTANTE É REPENSAR O QUE É REALMENTE NECESSÁRIO. ASSIM, PODEMOS REDUZIR A QUANTIDADE DE COISAS QUE USAMOS E PODEMOS RECUSAR PRODUTOS DE QUE NÃO PRECISAMOS.
TAMBÉM PODEMOS REUTILIZAR OS OBJETOS OU AS EMBALAGENS, DANDO NOVAS FUNÇÕES PARA ELES.
LEGENDA: ESSAS CADEIRAS SÃO FEITAS DE PNEUS REUTILIZADOS. FIM DA LEGENDA.
- JOÃO FEZ COMPRAS NO MERCADO E COLOCOU UM PRODUTO EM CADA SACOLA.
- FAÇA UM
X
NA SUGESTÃO QUE VOCÊ DARIA A ELE PARA REDUZIR O CONSUMO DE SACOLAS.
( ) JOÃO PODE REPENSAR SUA ATITUDE E COLOCAR MAIS PRODUTOS EM UMA MESMA SACOLA.
( ) JOÃO PODE REUTILIZAR SACOLAS RETORNÁVEIS.
( ) JOÃO PODE RECUSAR O QUE NÃO PRECISA E COMPRAR MENOS PRODUTOS.
- CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE ALGUM OBJETO QUE VOCÊS OU SEUS COLEGAS JÁ REUTILIZARAM.
- FAÇA UM
X
NA SUGESTÃO QUE VOCÊ DARIA A ELE PARA REDUZIR O CONSUMO DE SACOLAS.
58
- OBSERVE O CARTAZ ABAIXO.
LEGENDA: CAMPANHA DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO GETÚLIO VARGAS, NO RIO GRANDE DO SUL, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
- QUAL É O TEMA DA CAMPANHA?
- POR QUE VOCÊ ACHA QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO DESCARTAM O LIXO NO LOCAL CORRETO?
TAMBÉM PODEMOS SEPARAR OBJETOS QUE NÃO USAMOS MAIS E ENVIAR PARA A RECICLAGEM. A RECICLAGEM É UM CONJUNTO DE TÉCNICAS DE REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DESCARTADOS, QUE SÃO TRANSFORMADOS EM MATERIAL PARA PRODUZIR NOVOS OBJETOS.NO ENTANTO, NEM TODOS OS MATERIAIS PODEM SER RECICLADOS.
LEGENDA: GARRAFAS PET TRANSFORMADAS EM MATERIAL PARA FAZER SACOLAS É UM EXEMPLO DE RECICLAGEM. FIM DA LEGENDA.
PARA DESCOBRIR SE UM OBJETO PODE OU NÃO SER RECICLADO, É PRECISO LER SUA EMBALAGEM. OS MATERIAIS MAIS RECICLADOS SÃO: PAPEL, METAL, VIDRO E PLÁSTICO.
LEGENDA: ESTE SÍMBOLO INDICA QUE UM OBJETO PODE SER RECICLADO. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
HORA DE ASSISTIR
-
WALL-E, PIXAR, 2008 (1 H 37 MIN).
O FILME CONTA A HISTÓRIA DE UM ROBÔ CRIADO PARA COMPACTAR LIXO E MOSTRA COMO O NOSSO PLANETA PODE SE TORNAR SEM VIDA NO FUTURO.
Fim do complemento.
59
- OBSERVE O DESENHO DOS OBJETOS ABAIXO.
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
- PINTE OS DESENHOS DE OBJETOS QUE PODEM SER RECICLADOS.
- CERQUE COM UMA LINHA O DESENHO DOS OBJETOS QUE FORAM REUTILIZADOS.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- POR QUE PROTEGER A NATUREZA?, JEN GREEN E MIKE GORDON, EDITORA SCIPIONE, 2019.
Fim do complemento.
60
ATIVIDADE PRÁTICA
BRINCADEIRA
ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.
VAMOS REUTILIZAR?
VOCÊ JÁ REPAROU QUE MUITOS OBJETOS QUE DESCARTAMOS SÃO SEMELHANTES A PEÇAS DE JOGOS E BRINQUEDOS?
O QUE VOCÊ VAI FAZER
REUTILIZAR TAMPAS PLÁSTICAS DE GARRAFAS PET PARA CRIAR UM JOGO.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
- TAMPINHAS DE GARRAFA PET
- CARTOLINA OU PAPEL-CARTÃO BRANCO
- LÁPIS DE COR OU CANETAS COLORIDAS
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- RÉGUA
- COLA BRANCA OU COLORIDA
COMO VOCÊ VAI FAZER
- EM GRUPOS, PENSEM NOS JOGOS QUE UTILIZAM PEÇAS SEMELHANTES ÀS TAMPINHAS DE GARRAFAS PET.
- ESCOLHAM UM JOGO PARA MONTAR E ESTIMEM O NÚMERO, O TAMANHO E A COR DAS TAMPINHAS DE QUE VOCÊS VÃO PRECISAR. CONVERSEM SOBRE COMO FAZER AS OUTRAS PARTES DO JOGO.
- ARRECADEM AS TAMPINHAS NECESSÁRIAS E NÃO SE ESQUE ÇAM DE QUE ELAS PRECISAM SER HIGIENIZADAS.
- NO DIA MARCADO PELO PROFESSOR, REÚNAM AS TAMPINHAS E OS OUTROS MATERIAIS NECESSÁRIOS. COM A AJUDA DO PROFESSOR, MONTEM O JOGO QUE VOCÊS ESCOLHERAM E DEFINAM AS REGRAS PARA JOGÁ-LO.
PARA VOCÊ RESPONDER
- CONVERSE COM OS COLEGAS: POR QUE É IMPORTANTE REUTILIZAR TAMPINHAS DE GARRAFAS PET?
- ORGANIZEM UM DIA PARA CONHECER OS JOGOS FEITOS POR VOCÊ E PELOS COLEGAS E BRINCAR COM ELES.
61
O QUE VOCÊ APRENDEU
- POR QUE É IMPORTANTE TER HÁBITOS DE HIGIENE?
( ) PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS.
( ) PARA EVITAR ESPALHAR MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS.
( ) PARA MANTER OS MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS NO CORPO.
- NO QUADRO, MARQUE COM UM
X
A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ PRATICA OS SEGUINTES HÁBITOS DE HIGIENE.
Tabela: equivalente textual a seguir.
FREQUÊNCIA
ATIVIDADES
UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA
DIARIAMENTE
VÁRIAS VEZES AO DIA
TOMAR BANHO.
ESCOVAR OS DENTES.
TROCAR AS MEIAS.
LIMPAR O NARIZ.
LAVAR AS MÃOS.
CORTAR AS UNHAS.
- O QUE PODE ACONTECER SE TOMARMOS BANHO COM POUCA FREQUÊNCIA?
62
- PARA CUIDAR DA MENTE, PRECISAMOS DE ATIVIDADES PRAZEROSAS, COMO BRINCAR.
- PREENCHA O ESPAÇO ABAIXO COM UM DESENHO OU PALAVRAS QUE VOCÊ CONHEÇA PARA REPRESENTAR A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA.
- QUE OUTRA ATIVIDADE VOCÊ GOSTA DE FAZER PARA CUIDAR DO SEU BEM-ESTAR? CONTE A UM COLEGA.
63
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- LIGUE A IMAGEM DO GAROTO ÀS ATITUDES QUE ELE PODE TER PARA CUIDAR DO AMBIENTE. FAÇA UM CAMINHO DE CADA COR.
- CITE OUTRA ATITUDE QUE O GAROTO PODE TER PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO.