86

UNIDADE 4 – OS MATERIAIS AO MEU REDOR

Imagem: Fotografia. Local aberto com solo de cor bege, muitas árvores ao fundo com folhas verdes na parte superior. À frente, um brinquedo de madeira de playground. Na ponta da esquerda, ilustração de uma menina vista de costas subindo em cordas, de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha, com camiseta de cor azul-escuro, bermuda cinza e sapatos azuis, subindo de olhos fechados. À direita, um menino e uma menina com um chapéu de papel branco sobre as cabeças. Um menino visto de costas de pele clara, cabelos castanhos, camiseta e sapatos em verde-claro, bermuda em verde-escuro, com os braços para cima, segurando na mão direita uma folha enrolada na vertical. Uma menina de frente, loira de cabelos curtos, com camiseta de cor azul com detalhes laranjas, bermuda roxa e sapatos em branco e cinza e braços erguidos para cima. Ao fundo, sobre uma pequena escada de madeira, um menino moreno de cabelos castanhos encaracolados, com regata, bermuda e sapatos em azul, subindo visto de costas. Mais à direita, sentadas sobre bancos de frente para mesas de madeiras, pessoas e crianças. Sobre a mesa, garrafas plásticas de cor azul-claro. À frente, um homem visto de costas de pele clara, camiseta branca, boné azul, bermuda verde, sapatos amarelos. À frente, uma menina lendo um livro de capa vermelha. Ela tem pele clara, cabelos castanhos, vestida com camiseta rosa e calça em azul e ao lado dela, um menino. Ele tem pele clara, cabelos castanhos com camiseta verde. Mais ao fundo, em outra mesa, outro homem sentado de pele morena, cabelos castanhos com regata verde. Mais ao fundo, duas crianças brincando, um menino correndo de cabelos castanhos e uma menina de cabelos pretos correndo com uma bola lilás nas mãos. Fim da imagem.

87

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. DE QUAL MATERIAL SÃO FEITOS OS BRINQUEDOS DO PARQUE?
  1. RESPONDA À CHARADA E CERQUE COM UMA LINHA A RESPOSTA NA IMAGEM.

    POSSO SER GORDO OU MAGRINHO

    GRANDE OU PEQUENINO

    USADO NA COZINHA OU NA ESCOLA

    POSSO TER RECEITAS OU HISTÓRIAS.

    QUEM SOU?

    • VOCÊ SABE DO QUE É FEITO ESSE ITEM?

Fim do complemento.

88

INVESTIGAR O ASSUNTO

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

BOLAS QUE QUICAM

VOCÊ SABIA QUE BOLAS PODEM "QUICAR"? ISSO QUER DIZER QUE ELAS BATEM NO CHÃO E PULAM. MAS SERÁ QUE TODAS AS BOLAS QUICAM IGUAL?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

TESTAR DIFERENTES TIPOS DE BOLA E COMPARAR QUANTO CADA UMA QUICA.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

Tabela: equivalente textual a seguir.

BOLA DE MEIA

BOLA DE PAPEL

BOLA DE TÊNIS DE MESA

BOLA DE BORRACHA PEQUENA

BOLA DE FUTEBOL

BOLA DE TÊNIS

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. EM DUPLAS, SELECIONEM UMA BOLA. UM DOS ESTUDANTES ESTENDE OS BRAÇOS PARA A FRENTE COM A BOLA NAS MÃOS E A SOLTA EM DIREÇÃO AO CHÃO.
  1. O OUTRO ESTUDANTE DEVE OBSERVAR QUANTO A BOLA QUICA NO CHÃO.
  1. FAÇAM ESSES PROCEDIMENTOS COM TODAS AS BOLAS, ALTERNANDO O ESTUDANTE QUE SOLTA A BOLA E O QUE A OBSERVA.
Imagem: Ilustração. Um menino à esquerda, de pele clara, com cabelos pretos e à direita, menina de olhos azuis e de cabelos longos loiros, ambos estão usando uma camiseta de cor branca com detalhes e calça de cor vermelha. Ao centro, uma mesa redonda de cor azul com bolinhas pequenas e uma bola de futebol em branco e partes em azul. No chão à esquerda, uma bolinha de cor amarela. Ao fundo, parede de cor azul.  Fim da imagem.

89

PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. TODAS AS BOLAS QUICARAM NO CHÃO?
  1. QUANTO CADA BOLA QUICOU? FAÇA UM X NO QUADRO ABAIXO.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    TIPO DE BOLA

    QUICOU MUITO

    QUICOU POUCO

    NÃO QUICOU

    BOLA DE MEIA

    BOLA DE PAPEL

    BOLA DE TÊNIS DE MESA

    BOLA DE BORRACHA

    BOLA DE FUTEBOL

    BOLA DE TÊNIS

  1. MARQUE UM X NOS MATERIAIS DE QUE AS BOLAS SÃO FEITAS.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    PAPEL

    PLÁSTICO

    VIDRO

    BORRACHA

    TECIDO

    BOLA DE MEIA

    BOLA DE PAPEL

    BOLA DE TÊNIS DE MESA

    BOLA DE BORRACHA

    BOLA DE FUTEBOL

    BOLA DE TÊNIS

  1. O QUE FEZ UMA BOLA QUICAR MAIS QUE OUTRA?

    ( ) A FORMA.

    ( ) O TAMANHO.

    ( ) O MATERIAL.

90

CAPÍTULO 1 – MATERIAIS DO COTIDIANO

NO DIA A DIA USAMOS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. VOCÊ JÁ REPAROU NOS MATERIAIS USADOS NA SUA CAMA? E NO MATERIAL DA SUA ESCOVA DE DENTES?

CADA MATERIAL TEM SUA CARACTERÍSTICA. ELES PODEM SER:

  1. CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA TODOS OS DIAS.
Imagem: Ilustração. Seis elementos : uma cama de cor marrom, colchão em cinza-claro; um gorro de cor vermelha e pelos brancos; um balde cor verde arredondado; um grampeador de cor azul-escuro; uma escova de cor rosa e branco e um ventilador de cor verde-claro.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ SABE DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS ESSES OBJETOS?
  1. LIGUE AS IMAGENS DOS OBJETOS ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Uma chave de cor dourada.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um guardanapo de cor laranja, dobrado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma jarra de vidro transparente arredondada e alça à direita.  Fim da imagem.

Coluna 2

MALEÁVEL

TRANSPARENTE

DURO

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

91

O PLÁSTICO, O VIDRO, O PAPEL E O METAL SÃO TIPOS DE MATERIAL. VÁRIOS OBJETOS SÃO FEITOS DESSES MATERIAIS.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. PINTE O DESENHO DOS DOIS OBJETOS FEITOS DE METAL.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Quatro elementos, da esquerda para à direita : uma bola com linhas na vertical, uma colher, uma luva e um garfo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. MARQUE UM X NAS IMAGENS DOS OBJETOS FEITOS DE VIDRO.
Imagem: Fotografia. Um copo pequeno arredondado, transparente.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um ventilador de cor preta com a parte superior arredondada e hélice dentro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma janela de cor branca por onde vê-se pelo vidro, vasos com plantas de folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um lápis de escrever de cor preta.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

92

  1. LIGUE A IMAGEM DO OBJETO AO MATERIAL DE QUE ELE É FEITO.

Coluna 1

Imagem: Um pente de cor lilás. Fim da imagem.
Imagem: Um pneu de cor cinza redondo. Fim da imagem.
Imagem: Um livro de capa marrom com folhas de cor bege. Fim da imagem.
Imagem: Uma lata na vertical de cor laranja com detalhes em azul.  Fim da imagem.

Coluna 2

PLÁSTICO

PAPEL

METAL

BORRACHA

  1. COMPARE AS IMAGENS DOS OBJETOS A SEGUIR.
    • CERQUE COM UMA LINHA O OBJETO MALEÁVEL.
Imagem: Ilustração. Uma sacola plástica verde. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma tábua de cor marrom-claro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma mesa na horizontal de cor marrom. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um travesseiro vermelho na horizontal. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma lâmpada na vertical de cor azul-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma bola de futebol de cor branca com losangos de cor preta.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

93

AO LONGO DO DIA USAMOS DIVERSOS OBJETOS.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHE O DIA DE TAÍS E DIGA EM VOZ ALTA O NOME DOS OBJETOS REPRESENTADOS EM CADA IMAGEM.
Imagem: Ilustração. Taís, menina de pele morena, cabelos encaracolados escuros e olhos pretos. Seis imagens diferentes : 1 – Taís, vista de costas, vestida com blusa de cor verde, penteando o cabelo com pente roxa na parte esquerda. À frente dela, parede de cor amarela com espelho redondo com o contorno lilás com reflexo dela. À direita, vista parcial de cortina em lilás.  2 – Taís, sentada em cadeira roxa, usando camiseta azul, de frente para mesa de cor marrom-claro, com um prato branco com mamão. Ela segura com a mão esquerda uma colher cinza. À frente dela, à esquerda, um copo com alça de cor verde. Ao fundo, vista parcial de janela azul-claro.  3 – Taís de frente para uma pia branca, segura na mão esquerda uma escova de cor verde e colocando na mão direita um tubo de cor vermelha com detalhes em branco. 4- Vista do alto, Taís sentada de frente para carteira escolar, com mochila roxa em cadeira. Sobre a mesa, um caderno de folha bege-claro onde ela escreve texto preto. Na carteira escolar, uma caneta azul, borracha verde e estojo amarelo.  5- Local com vegetação rasteiras de cor verde. À esquerda, casinha de cachorro marrom e Thais atrás, com vestido de cor amarela, com um telhado laranja na vertical. À direita, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta rosa, calça cinza e sapatos brancos, agachado com um martelo na mão direita.  6- Dentro do banheiro, Thaís com toalha de cor lilás sobre a cabeça, com toalha de cor rosa-claro. Ela está de frente um boxe de cor azul. Ao fundo, uma toalha verde pendurada.   Fim da imagem.

GRAMA

SOL

PLÁSTICO

ÁGUA

METAL

VIDRO

CADERNO

BORRACHA

MAMÃO

TECIDO

PRATO

CABELO

MADEIRA

94

AS ROUPAS

AS ROUPAS QUE USAMOS SÃO FEITAS DE DIVERSOS MATERIAIS.

EM LUGARES QUE FAZ MUITO FRIO, AS PESSOAS USAM CASACO, MEIAS, CACHECOL E TOUCA. UM TIPO DE MATERIAL COMUM PARA FAZER ESSAS ROUPAS É A LÃ, PRODUZIDA COM O PELO DAS OVELHAS. A LÃ É UM MATERIAL DE ORIGEM ANIMAL.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, grama de cor verde com uma ovelha coberta com pelos de cor branca, focinho e orelhas pequenos. Na parte superior, céu de cor azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A LÃ É FEITA DO PELO DAS OVELHAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: COMPRIMENTO: 120 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um casaco de mangas compridas de cor azul com botões ao centro na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: CASACO FEITO DE LÃ. FIM DA LEGENDA.

EXISTEM TECIDOS FEITOS DE PLANTAS, COMO O ALGODÃO. ESSE MATERIAL TEM ORIGEM VEGETAL.

Imagem: Fotografia. Uma plantação sobre um solo de cor marrom, com galhos finos e na parte superior entre eles, algodão de cor branca. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTAÇÃO DE ALGODÃO NO MUNICÍPIO DE CRISTALINA, GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ALTURA: 1 METRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cinco camisetas dobradas uma sobre a outra de cor vermelha, azul-claro, azul-escuro, laranja e cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: CAMISETAS FEITAS DE ALGODÃO. FIM DA LEGENDA.

EXISTEM TAMBÉM TECIDOS FABRICADOS COM MATERIAIS PRODUZIDOS PELO SER HUMANO, COMO O PLÁSTICO. ESSE MATERIAL É CHAMADO DE SINTÉTICO.

ROUPAS E ACESSÓRIOS PODEM SER FABRICADOS COM MATERIAIS DE DIFERENTES ORIGENS.

Imagem: Fotografia. Um par de tênis de cor verde com um cadarço de cor laranja, rosa e verde e solado em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: TÊNIS FEITO DE TECIDO JEANS COM SOLA DE BORRACHA E CADARÇO DE TECIDO SINTÉTICO. FIM DA LEGENDA.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

95

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. PINTE:
    • DE VERMELHO: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL DE ORIGEM ANIMAL.
    • DE AZUL: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL DE ORIGEM VEGETAL.
    • DE AMARELO: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL SINTÉTICO.
Imagem: Ilustração e preto e branco. Uma capa de chuva de mangas longas, na horizontal e touca. Fim da imagem.

LEGENDA: CAPA DE CHUVA DE PLÁSTICO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração e preto e branco. Um par de meia na vertical. Fim da imagem.

LEGENDA: MEIAS DE LÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração e preto e branco. Uma calça na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: CALÇA DE ALGODÃO. FIM DA LEGENDA.

  1. LIGUE AS PEÇAS ÀS PARTES DO CORPO EM QUE SÃO USADAS.

Coluna 1

Imagem: Ilustração. Um par de luvas em marrom na vertical. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um par de sapatos em vermelho com cadarços brancos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma blusa de mangas compridas de cor amarela e detalhes em azul. Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Dois pés. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Visto da cintura para cima de menino sem camiseta de pele clara com cabelos castanhos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mãos abertas para cima.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

  1. DESENHE VOCÊ MESMO USANDO ROUPAS APROPRIADAS PARA PASSEAR NO PARQUE EM UM DIA DE CALOR.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Na parte inferior, grama de cor verde e à direita, arbusto em verde-escuro.  Fim da imagem.

96

CAPÍTULO 2 – OS MATERIAIS DA ESCOLA

VÁRIOS OBJETOS PODEM SER USADOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES: LÁPIS, CADERNO, LIVRO, LÁPIS DE COR, BORRACHA, APONTADOR, ENTRE OUTROS.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. OBSERVE OS DESENHOS.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mochila de cor roxa com alça de cor verde, aberta com caderno de capa de cor amarela. À direita, uma régua transparente, um lápis de cor vermelha, uma calculadora de cor cinza, um livro de cor azul-claro com título preto: Livro de ciências, uma caixa rosa com lápis coloridos em verde, azul-escuro, azul-claro, rosa, e amarelo, um apontador de cor verde, livro com capa verde e título em laranja de A-Z e uma borracha branca com base em azul-escuro.  Fim da imagem.
  1. FAÇA UM X NAS IMAGENS DOS OBJETOS ESCOLARES FEITOS A PARTIR DA MADEIRA.
Imagem: Fotografia. Um caderno aberto de folhas brancas e capa vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma régua na diagonal de cor vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma tesoura de cor azul-claro e na parte superior as lâminas em cinza.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vários lápis coloridos e sobre eles, três de cor rosa, marrom e verde-claro.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

97

EXISTEM MUITOS TIPOS DE PLÁSTICO QUE PODEM SER USADOS PARA FAZER DIFERENTES OBJETOS, COMO RÉGUAS E TUBOS DE COLA.

  1. MARQUE OS OBJETOS ESCOLARES QUE PODEM SER FEITOS DE PLÁSTICO.

    ( ) CADERNO

    ( ) LANCHEIRA

    ( ) APONTADOR

    ( ) GIZ DE CERA

    ( ) TUBO DE TINTA

    ( ) RÉGUA

    OS OBJETOS FEITOS DE METAL TÊM BRILHO E COSTUMAM SER RESISTENTES, OU SEJA, NÃO QUEBRAM COM FACILIDADE.

  1. CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE METAL OU QUE TÊM PARTES FEITAS DESSE MATERIAL.
Imagem: Fotografia. Um caderno aberto de folhas brancas e capa vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma tesoura de cor amarela com a lâminas cinzas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma borracha na horizontal de cor branca e base em marrom-escuro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Caixa de cor marrom-claro com lápis coloridos em vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo e preto. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um clipe de cor cinza na horizontal. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um apontador de cor cinza, pequeno.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE ABAIXO UM OBJETO ESCOLAR QUE VOCÊ USA DIARIAMENTE.
    • COMPARE O OBJETO QUE VOCÊ DESENHOU A UMA CANETA. FAÇA UM X NO NOME DO OBJETO MAIS MALEÁVEL.

      ( ) OBJETO QUE EU DESENHEI

      ( ) CANETA

Imagem: Fotografia. Folhas uma sobre a outra. A de cima, folha de cor branca, a debaixo, em bege e outra em azul-claro.  Fim da imagem.

98

ÁLBUM DE CIÊNCIAS

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

PAPEL

NO PASSADO, AS PESSOAS ESCREVIAM EM ROLOS DE PAPIRO. ESSE MATERIAL É FEITO DE UMA PLANTA QUE CRESCE EM ÁREAS ALAGADAS E É SEMELHANTE AO PAPEL. MUITOS REGISTROS DE POVOS ANTIGOS FORAM ESCRITOS EM PAPIRO.

ATUALMENTE, PODEMOS ESCREVER EM PAPÉIS FEITOS DE PINHEIROS OU EUCALIPTOS. HÁ TAMBÉM PAPÉIS FEITOS DE FIBRA DE ALGODÃO, ENTRE OUTROS MATERIAIS.

Imagem: Fotografia. Uma folha de cor marrom na vertical com texto de cor preta com linhas na horizontal. Texto ilegível. Fim da imagem.

LEGENDA: PAPIRO EGÍPCIO COM ESCRITA DE 2500 ANOS ATRÁS. MUSEU DE ARTE DO BROOKLYN, NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. DIMENSÃO: 38 CENTÍMETROS × 31 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação de cor verde e folhas em amarelo, com fios finos na parte superior.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTA DO PAPIRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dezenas de folhas coloridas em rosa-claro, rosa-escuro, laranja, amarelo, azul, verde, bege, marrom e preto. As folhas estão um sobre a outras, formando uma abertura de um leque.  Fim da imagem.

LEGENDA: FOLHAS DE PAPEL USADAS PARA ESCREVER E DESENHAR. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • MEU MATERIAL ESCOLAR, DE RICARDO AZEVEDO, EDITORA MODERNA, 2009.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

99

ATIVIDADE PRÁTICA

CONSTRUÇÃO DE MODELO

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

ORIGAMI

ORIGAMI É A ARTE DE TRANSFORMAR PAPEL EM REPRESENTAÇÕES DE DIVERSOS SERES E OBJETOS.

O QUE VOCÊ VAI FAZER

CONSTRUIR UM ORIGAMI EM FORMA DE GATO.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, CORTE A FOLHA DE SULFITE NO TAMANHO 15 CENTÍMETROS POR 15 CENTÍMETROS. ELA DEVE TER A FORMA DE UM QUADRADO.
  1. DOBRE A FOLHA AO MEIO, COMO NA IMAGEM 2.
  1. FAÇA UMA PEQUENA DOBRA NA PONTA SUPERIOR DO TRIÂNGULO, COMO NA IMAGEM 3.
  1. DOBRE PARA CIMA AS DUAS PONTAS LATERAIS DO TRIÂNGULO, COMO NA IMAGEM 4.
  1. VIRE A DOBRADURA E DESENHE OS OLHOS, A BOCA E O NARIZ DO GATO, COMO NA IMAGEM 5.
Imagem: Ilustração. 5 etapas de origami com folha de cor roxa: 1-	Papel com ponta para à esquerda e reta na vertical, com o formato similar a um trapézio. Na reta na vertical ao centro, linha pontilhada preta com uma tesoura na parte superior. 2-	Papel com o formato de um triângulo na ponta superior e na ponta inferior. Ao centro, na vertical é de cor preta.  3-	Papel dobrado com o formato de cor triângulo. Na parte superior, linha pontilhada na horizontal em preto com flecha para baixo.  4-	Papel dobrado com duas pontas triangulares, na esquerda e na direita, com uma flecha para dentro em cada ponta. 5-	Papel dobrado com duas ponta fina na parte superior, forma triangular na ponta inferior e desenho de cabeça de gato com olhos, focinho, pelos e boca.   Fim da imagem.

PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO FOI FAZER UM ORIGAMI?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. MOSTRE O SEU ORIGAMI AOS COLEGAS E DÊ UM NOME A ELE.

100

CAPÍTULO 3 – OBTENÇÃO DE MATERIAIS

MUITOS MATERIAIS USADOS NA FABRICAÇÃO DOS OBJETOS SÃO EXTRAÍDOS DA NATUREZA. OS MATERIAIS RETIRADOS DO MEIO AMBIENTE EM SUA FORMA ORIGINAL SÃO CHAMADOS DE MATÉRIA-PRIMA. A EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E DE MINÉRIOS É UM EXEMPLO DE EXTRAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA.

O PETRÓLEO É EXTRAÍDO DE REGIÕES ABAIXO DO SOLO. COM O PETRÓLEO, PODEM-SE PRODUZIR DIVERSOS TIPOS DE OBJETOS DE PLÁSTICO.

Imagem: Fotografia. Em alto mar, de água de cor azul, uma plataforma grande com base de cor cinza e rede de cor vermelha. Na parte superior, hastes de ferro na vertical. Em segundo plano, prédios, morros e cidades. Na parte superior, céu de cor azul-claro e nas pontas, nuvens de cor branca. Fim da imagem.

LEGENDA: PLATAFORMA DE PETRÓLEO, DE ONDE É EXTRAÍDO O PETRÓLEO QUE ESTÁ DEBAIXO DO FUNDO DO MAR. MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois barris redondos de cor preta, um à esquerda na vertical e outro na horizontal por onde jorra petróleo, líquido de cor preta. Fim da imagem.
  1. COMPLETE A PALAVRA DA FRASE ABAIXO. VOCÊ VAI DESCOBRIR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE MATERIAL.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • DEPOIS, LEIA EM VOZ ALTA A FRASE FORMADA.

O P _____ TRÓ_____ E_____ TEM APARÊNCIA DE UM LÍQUIDO OLEOSO, DE COR ENTRE O PRETO E O CASTANHO-ESCURO. É USADO NA FABRICAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS E DE MUITOS OUTROS OBJETOS DE PLÁSTICO.

101

OS MINÉRIOS SÃO EXTRAÍDOS DE ROCHAS. ALGUNS DELES, COMO O MINÉRIO DE FERRO, SÃO TRANSFORMADOS E USADOS PARA FAZER OBJETOS METÁLICOS, COMO COLHERES E MÓVEIS.

  1. CERQUE COM UMA LINHA NA FOTOGRAFIA ABAIXO A MATÉRIA-PRIMA OBTIDA DAS ROCHAS.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com solo de cor cinza e partes em marrom-claro, pedregoso. Ao centro, um caminhão de cor amarela com quatro rodas grandes. Sobre o caminhão, minério de ferro com o formato de pedras. Resposta: minério de ferro  está circulado. Fim da imagem.

LEGENDA: O CAMINHÃO FAZ O TRANSPORTE DO MATERIAL RETIRADO DAS ROCHAS, NA UCRÂNIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

QUANDO ESSES MATERIAIS SÃO RETIRADOS SEM CONTROLE DO AMBIENTE, PODE OCORRER A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com solo de cor bege-claro. Ao redor, local com grama e vegetação de cor verde. Na parte inferior, construção com telhado. Em segundo plano, morros com vegetação verde. Na parte superior, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: AMBIENTE ALTERADO POR CAUSA DA EXTRAÇÃO DE ROCHAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER, MATO GROSSO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. REDUZIR O CONSUMO DE ITENS DE QUE NÃO PRECISAMOS PODE AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA? POR QUÊ?

102

Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

MEU BRINQUEDO, SEU BRINQUEDO!

VOCÊ SABIA QUE O PLÁSTICO USADO NA COMPOSIÇÃO DE MUITOS OBJETOS QUE VÃO PARA O LIXO POLUI O AMBIENTE POR MUITOS ANOS E AFETA A VIDA DOS SERES VIVOS?

MUITOS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE PLÁSTICO. POR ISSO, VOCÊ PODE DOAR OS BRINQUEDOS QUE NÃO USA MAIS OU ATÉ MESMO TROCAR COM SEUS COLEGAS.

ASSIM, VOCÊ CONTRIBUI PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO E AINDA FAZ OUTRA CRIANÇA FELIZ!

Imagem: ilustração. Nove objetos diferentes : Um barco pequeno colorido em azul, verde, amarelo e parte em vermelho.  Seis pinos de boliche coloridos, com uma bola pequena de cor cinza, redonda.  Um ioiô de cor vermelha com cordão de cor amarela.  Um carro de cor vermelha com vidros e pneus de cor preta.  Uma boneca na vertical de cabelos longos pretos com coroa doura e vestido longo em lilás.  Uma bola amarela com círculos pequenos em vermelhos. Um cubo colorido em rosa, amarelo, verde, azul e roxo. Um balde de cor laranja com alça em azul, um garfo roxo e pá de cor azul. Um tambor de cor azul, com parte superior em bege e duas baquetas.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.

COMPREENDA A LEITURA

  1. MUITOS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE:

    ( ) METAL.

    ( ) PLÁSTICO.

    ( ) PAPEL.

  1. O QUE VOCÊ FAZ COM OS BRINQUEDOS QUE NÃO QUER MAIS? FAÇA UM X .

    ( ) GUARDO.

    ( ) DOU PARA OUTRA CRIANÇA.

    ( ) TROCO COM UM AMIGO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE É IMPORTANTE DOAR OU TROCAR OS BRINQUEDOS QUE NÃO SÃO MAIS USADOS?

103

FAÇA A SUA PARTE

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

QUE TAL ORGANIZAR UMA FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS? PARA ISSO, VOCÊ E SEUS COLEGAS DEVEM CONTAR COM A AJUDA DOS PROFESSORES E RESPONSÁVEIS. SIGAM AS ETAPAS E DIVIRTAM-SE!

  1. SEPAREM OS BRINQUEDOS QUE VOCÊS NÃO USAM MAIS. ELES DEVEM ESTAR EM BOM ESTADO. NÃO PODEM ESTAR QUEBRADOS NEM COM PEÇAS FALTANDO.
  1. COMBINEM COM O PROFESSOR O DIA E AS REGRAS DA FEIRA DE TROCAS. DIVULGUEM ESSAS INFORMAÇÕES NA ESCOLA E EM SUA COMUNIDADE.
  1. NO DIA MARCADO, ORGANIZEM A EXPOSIÇÃO DOS BRINQUEDOS. É IMPORTANTE QUE TODOS POSSAM VER E TROCAR ENTRE SI OS BRINQUEDOS DE QUE GOSTARAM.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de uma sala de aula com muitas pessoas, crianças e adultos de frente para mesas com exposições. Ao fundo, sobre parede, lousa de cor verde escrito com giz branco dentro de uma nuvem : FEIRA DE TROCAS. À esquerda, uma mesa com brinquedos expostos. Atrás dela, um homem negro de cabelos pretos, com camiseta rosa-escuro e calça azul e um menino moreno de cabelos pretos com camiseta em azul-claro. De frente da mesa, um menino loiro e uma menina morena, um senhor de cabelos e barba grisalhos com par de óculos pretos. Ao centro, crianças e à direita, uma menina cadeirante de pele clara, cabelos castanhos, segurando uma casinha nas mãos para frente. Perto da mesa, uma menina de pele clara com cabelos curtos pretos, um menino ruivo e uma mulher de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas amarela. Na mesa, outros brinquedos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE O QUE VOCÊ ACHOU DESSA FEIRA DE TROCAS.
    • VOCÊ TROCOU ALGUNS DE SEUS BRINQUEDOS? COM QUEM?
    • VOCÊ ACHA QUE A FEIRA DE TROCAS É UMA BOA FORMA DE EVITAR QUE OS BRINQUEDOS SEJAM DESCARTADOS NO LIXO? POR QUÊ?

Boxe complementar:

HORA DE ACESSAR

  • A FEIRA DE TROCA, QUINTAL DA CULTURA, DISPONÍVEL EM:

    http://fdnc.io/eih. ACESSO EM: 5 JAN. 2021.

    LUDOVICO E SEUS AMIGOS DOROTEIA, OFÉLIA E OSÓRIO SE REÚNEM PARA TROCAR BRINQUEDOS.

Fim do complemento.

104

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. LISTE TRÊS OBJETOS QUE VOCÊ USA NO DIA A DIA E ESCREVA ABAIXO OS MATERIAIS DE QUE ELES SÃO FEITOS.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    OBJETOS

    MATERIAIS

  1. MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS.
Imagem: Fotografia. Uma jarra de cor transparente com formato arredondado, alça no lado direito. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

OPACO

( )

TRANSPARENTE

( )

MALEÁVEL

( )

Imagem: Fotografia. Uma cadeira de cor marrom. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

RESISTENTE

( )

TRANSPARENTE

( )

MALEÁVEL

( )

Imagem: Fotografia. Várias camisetas coloridas umas sobre as outras em azul, vermelho, laranja, amarelo e verde.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

RESISTENTE

( )

TRANSPARENTE

( )

MALEÁVEL

( )

Imagem: Fotografia. Um sofá de cor verde de dois lugares e pés de madeira em marrom.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

OPACO

( )

TRANSPARENTE

( )

MALEÁVEL

( )

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

105

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. CERQUE COM UMA LINHA AZUL AS IMAGENS DAS ROUPAS FEITAS DE LÃ E COM UMA LINHA VERMELHA AS IMAGENS DAS ROUPAS FEITAS DE ALGODÃO.
Imagem: Fotografia. Blusa de mangas compridas em azul com estampas na parte central e gola alta; Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma camiseta de cor amarela de mangas curtas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma touca de cor azul e estampa em vermelho. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um vestido de mangas curtas com linhas na horizontal em branco e vermelho.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma blusa de mangas compridas e calça em cinza.  Fim da imagem.
  1. LIGUE AS IMAGENS DOS OBJETOS ESCOLARES AO MATERIAL DE QUE ELES SÃO FEITOS.

Coluna 1:

Imagem: Fotografia. Um lápis de cor preta na horizontal.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Dezenas de clipes em metal. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma caneta transparente com tampa na parte superior em plástico azul.  Fim da imagem.

Coluna 2:

PLÁSTICO

MADEIRA

METAL

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

  1. DESENHE NO QUADRO ABAIXO UM MATERIAL ESCOLAR QUE VOCÊ JÁ NÃO USA MAIS.
    • DE QUE MATERIAL ELE É FEITO?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • ELE PODE SER UTILIZADO POR OUTRAS CRIANÇAS? PODE SER REUTILIZADO OU PRECISA SER DESCARTADO? DE QUE FORMA ISSO PODERIA SER FEITO?