86
UNIDADE 4 – OS MATERIAIS AO MEU REDOR
87
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- DE QUAL MATERIAL SÃO FEITOS OS BRINQUEDOS DO PARQUE?
- RESPONDA À CHARADA E CERQUE COM UMA LINHA A RESPOSTA NA IMAGEM.
POSSO SER GORDO OU MAGRINHO
GRANDE OU PEQUENINO
USADO NA COZINHA OU NA ESCOLA
POSSO TER RECEITAS OU HISTÓRIAS.
QUEM SOU?
- VOCÊ SABE DO QUE É FEITO ESSE ITEM?
Fim do complemento.
88
INVESTIGAR O ASSUNTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
BOLAS QUE QUICAM
VOCÊ SABIA QUE BOLAS PODEM "QUICAR"? ISSO QUER DIZER QUE ELAS BATEM NO CHÃO E PULAM. MAS SERÁ QUE TODAS AS BOLAS QUICAM IGUAL?
O QUE VOCÊ VAI FAZER
TESTAR DIFERENTES TIPOS DE BOLA E COMPARAR QUANTO CADA UMA QUICA.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
Tabela: equivalente textual a seguir.
BOLA DE MEIA BOLA DE PAPEL BOLA DE TÊNIS DE MESA |
BOLA DE BORRACHA PEQUENA BOLA DE FUTEBOL BOLA DE TÊNIS |
COMO VOCÊ VAI FAZER
- EM DUPLAS, SELECIONEM UMA BOLA. UM DOS ESTUDANTES ESTENDE OS BRAÇOS PARA A FRENTE COM A BOLA NAS MÃOS E A SOLTA EM DIREÇÃO AO CHÃO.
- O OUTRO ESTUDANTE DEVE OBSERVAR QUANTO A BOLA QUICA NO CHÃO.
- FAÇAM ESSES PROCEDIMENTOS COM TODAS AS BOLAS, ALTERNANDO O ESTUDANTE QUE SOLTA A BOLA E O QUE A OBSERVA.
89
PARA VOCÊ RESPONDER
- TODAS AS BOLAS QUICARAM NO CHÃO?
- QUANTO CADA BOLA QUICOU? FAÇA UM
X
NO QUADRO ABAIXO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
TIPO DE BOLA
QUICOU MUITO
QUICOU POUCO
NÃO QUICOU
BOLA DE MEIA
BOLA DE PAPEL
BOLA DE TÊNIS DE MESA
BOLA DE BORRACHA
BOLA DE FUTEBOL
BOLA DE TÊNIS
- MARQUE UM
X
NOS MATERIAIS DE QUE AS BOLAS SÃO FEITAS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
PAPEL
PLÁSTICO
VIDRO
BORRACHA
TECIDO
BOLA DE MEIA
BOLA DE PAPEL
BOLA DE TÊNIS DE MESA
BOLA DE BORRACHA
BOLA DE FUTEBOL
BOLA DE TÊNIS
- O QUE FEZ UMA BOLA QUICAR MAIS QUE OUTRA?
( ) A FORMA.
( ) O TAMANHO.
( ) O MATERIAL.
90
CAPÍTULO 1 – MATERIAIS DO COTIDIANO
NO DIA A DIA USAMOS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. VOCÊ JÁ REPAROU NOS MATERIAIS USADOS NA SUA CAMA? E NO MATERIAL DA SUA ESCOVA DE DENTES?
CADA MATERIAL TEM SUA CARACTERÍSTICA. ELES PODEM SER:
- DUROS: MATERIAIS RESISTENTES, QUE SÃO DIFÍCEIS DE RISCAR.
- MALEÁVEIS: MATERIAIS QUE VOCÊ PODE MOLDAR OU DOBRAR.
- OPACOS: MATERIAIS QUE NÃO PERMITEM QUE VOCÊ ENXERGUE ATRAVÉS DELES.
- TRANSPARENTES: MATERIAIS QUE PERMITEM QUE VOCÊ ENXERGUE ATRAVÉS DELES.
- CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA TODOS OS DIAS.
- VOCÊ SABE DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS ESSES OBJETOS?
- LIGUE AS IMAGENS DOS OBJETOS ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS.
Coluna 1
Coluna 2
MALEÁVEL
TRANSPARENTE
DURO
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
91
O PLÁSTICO, O VIDRO, O PAPEL E O METAL SÃO TIPOS DE MATERIAL. VÁRIOS OBJETOS SÃO FEITOS DESSES MATERIAIS.
- PINTE O DESENHO DOS DOIS OBJETOS FEITOS DE METAL.
- QUAIS IMAGENS VOCÊ PINTOU?
- MARQUE UM X NAS IMAGENS DOS OBJETOS FEITOS DE VIDRO.
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
92
- LIGUE A IMAGEM DO OBJETO AO MATERIAL DE QUE ELE É FEITO.
Coluna 1
Coluna 2
PLÁSTICO
PAPEL
METAL
BORRACHA
- COMPARE AS IMAGENS DOS OBJETOS A SEGUIR.
- CERQUE COM UMA LINHA O OBJETO MALEÁVEL.
- CERQUE COM UMA LINHA O OBJETO RESISTENTE.
- CERQUE COM UMA LINHA O OBJETO OPACO.
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
93
AO LONGO DO DIA USAMOS DIVERSOS OBJETOS.
- ACOMPANHE O DIA DE TAÍS E DIGA EM VOZ ALTA O NOME DOS OBJETOS REPRESENTADOS EM CADA IMAGEM.
- CIRCULE OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS UTILIZADOS POR TAÍS.
GRAMA
SOL
PLÁSTICO
ÁGUA
METAL
VIDRO
CADERNO
BORRACHA
MAMÃO
TECIDO
PRATO
CABELO
MADEIRA
94
AS ROUPAS
AS ROUPAS QUE USAMOS SÃO FEITAS DE DIVERSOS MATERIAIS.
EM LUGARES QUE FAZ MUITO FRIO, AS PESSOAS USAM CASACO, MEIAS, CACHECOL E TOUCA. UM TIPO DE MATERIAL COMUM PARA FAZER ESSAS ROUPAS É A LÃ, PRODUZIDA COM O PELO DAS OVELHAS. A LÃ É UM MATERIAL DE ORIGEM ANIMAL.
LEGENDA: A LÃ É FEITA DO PELO DAS OVELHAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COMPRIMENTO: 120 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CASACO FEITO DE LÃ. FIM DA LEGENDA.
EXISTEM TECIDOS FEITOS DE PLANTAS, COMO O ALGODÃO. ESSE MATERIAL TEM ORIGEM VEGETAL.
LEGENDA: PLANTAÇÃO DE ALGODÃO NO MUNICÍPIO DE CRISTALINA, GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ALTURA: 1 METRO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CAMISETAS FEITAS DE ALGODÃO. FIM DA LEGENDA.
EXISTEM TAMBÉM TECIDOS FABRICADOS COM MATERIAIS PRODUZIDOS PELO SER HUMANO, COMO O PLÁSTICO. ESSE MATERIAL É CHAMADO DE SINTÉTICO.
ROUPAS E ACESSÓRIOS PODEM SER FABRICADOS COM MATERIAIS DE DIFERENTES ORIGENS.
LEGENDA: TÊNIS FEITO DE TECIDO JEANS COM SOLA DE BORRACHA E CADARÇO DE TECIDO SINTÉTICO. FIM DA LEGENDA.
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
95
- PINTE:
- DE VERMELHO: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL DE ORIGEM ANIMAL.
- DE AZUL: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL DE ORIGEM VEGETAL.
- DE AMARELO: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL SINTÉTICO.
LEGENDA: CAPA DE CHUVA DE PLÁSTICO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MEIAS DE LÃ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CALÇA DE ALGODÃO. FIM DA LEGENDA.
- LIGUE AS PEÇAS ÀS PARTES DO CORPO EM QUE SÃO USADAS.
Coluna 1
Coluna 2
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
- DESENHE VOCÊ MESMO USANDO ROUPAS APROPRIADAS PARA PASSEAR NO PARQUE EM UM DIA DE CALOR.
96
CAPÍTULO 2 – OS MATERIAIS DA ESCOLA
VÁRIOS OBJETOS PODEM SER USADOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES: LÁPIS, CADERNO, LIVRO, LÁPIS DE COR, BORRACHA, APONTADOR, ENTRE OUTROS.
- OBSERVE OS DESENHOS.
- CERQUE COM UMA LINHA QUATRO DESENHOS DE OBJETOS QUE VOCÊ MAIS USA EM SUAS ATIVIDADES ESCOLARES.
OS OBJETOS ESCOLARES PODEM SER FEITOS DE DIVERSOS MATERIAIS. ALGUNS SÃO FEITOS DE MADEIRA.
A MADEIRA É UM MATERIAL RETIRADO DAS ÁRVORES. ELA PASSA POR VÁRIAS ETAPAS ATÉ SER TRANSFORMADA EM ALGUNS OBJETOS, COMO LÁPIS E PAPEL.
- FAÇA UM X NAS IMAGENS DOS OBJETOS ESCOLARES FEITOS A PARTIR DA MADEIRA.
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
97
EXISTEM MUITOS TIPOS DE PLÁSTICO QUE PODEM SER USADOS PARA FAZER DIFERENTES OBJETOS, COMO RÉGUAS E TUBOS DE COLA.
- MARQUE OS OBJETOS ESCOLARES QUE PODEM SER FEITOS DE PLÁSTICO.
( ) CADERNO
( ) LANCHEIRA
( ) APONTADOR
( ) GIZ DE CERA
( ) TUBO DE TINTA
( ) RÉGUA
OS OBJETOS FEITOS DE METAL TÊM BRILHO E COSTUMAM SER RESISTENTES, OU SEJA, NÃO QUEBRAM COM FACILIDADE.
- CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE METAL OU QUE TÊM PARTES FEITAS DESSE MATERIAL.
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
- DESENHE ABAIXO UM OBJETO ESCOLAR QUE VOCÊ USA DIARIAMENTE.
- COMPARE O OBJETO QUE VOCÊ DESENHOU A UMA CANETA. FAÇA UM
X
NO NOME DO OBJETO MAIS MALEÁVEL.
( ) OBJETO QUE EU DESENHEI
( ) CANETA
- COMPARE O OBJETO QUE VOCÊ DESENHOU A UMA CANETA. FAÇA UM
X
NO NOME DO OBJETO MAIS MALEÁVEL.
98
ÁLBUM DE CIÊNCIAS
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
PAPEL
NO PASSADO, AS PESSOAS ESCREVIAM EM ROLOS DE PAPIRO. ESSE MATERIAL É FEITO DE UMA PLANTA QUE CRESCE EM ÁREAS ALAGADAS E É SEMELHANTE AO PAPEL. MUITOS REGISTROS DE POVOS ANTIGOS FORAM ESCRITOS EM PAPIRO.
ATUALMENTE, PODEMOS ESCREVER EM PAPÉIS FEITOS DE PINHEIROS OU EUCALIPTOS. HÁ TAMBÉM PAPÉIS FEITOS DE FIBRA DE ALGODÃO, ENTRE OUTROS MATERIAIS.
LEGENDA: PAPIRO EGÍPCIO COM ESCRITA DE 2500 ANOS ATRÁS. MUSEU DE ARTE DO BROOKLYN, NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. DIMENSÃO: 38 CENTÍMETROS × 31 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PLANTA DO PAPIRO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FOLHAS DE PAPEL USADAS PARA ESCREVER E DESENHAR. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- MEU MATERIAL ESCOLAR, DE RICARDO AZEVEDO, EDITORA MODERNA, 2009.
Fim do complemento.
- CONTE A UM ADULTO O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE O PAPIRO E MOSTRE A ELE AS IMAGENS.
99
ATIVIDADE PRÁTICA
CONSTRUÇÃO DE MODELO
ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.
ORIGAMI
ORIGAMI É A ARTE DE TRANSFORMAR PAPEL EM REPRESENTAÇÕES DE DIVERSOS SERES E OBJETOS.
O QUE VOCÊ VAI FAZER
CONSTRUIR UM ORIGAMI EM FORMA DE GATO.
DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
- FOLHA DE PAPEL SULFITE BRANCO OU COLORIDO
- CANETAS HIDROCOR
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- RÉGUA
COMO VOCÊ VAI FAZER
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, CORTE A FOLHA DE SULFITE NO TAMANHO 15 CENTÍMETROS POR 15 CENTÍMETROS. ELA DEVE TER A FORMA DE UM QUADRADO.
- DOBRE A FOLHA AO MEIO, COMO NA IMAGEM 2.
- FAÇA UMA PEQUENA DOBRA NA PONTA SUPERIOR DO TRIÂNGULO, COMO NA IMAGEM 3.
- DOBRE PARA CIMA AS DUAS PONTAS LATERAIS DO TRIÂNGULO, COMO NA IMAGEM 4.
- VIRE A DOBRADURA E DESENHE OS OLHOS, A BOCA E O NARIZ DO GATO, COMO NA IMAGEM 5.
PARA VOCÊ RESPONDER
- COMO FOI FAZER UM ORIGAMI?
- MOSTRE O SEU ORIGAMI AOS COLEGAS E DÊ UM NOME A ELE.
100
CAPÍTULO 3 – OBTENÇÃO DE MATERIAIS
MUITOS MATERIAIS USADOS NA FABRICAÇÃO DOS OBJETOS SÃO EXTRAÍDOS DA NATUREZA. OS MATERIAIS RETIRADOS DO MEIO AMBIENTE EM SUA FORMA ORIGINAL SÃO CHAMADOS DE MATÉRIA-PRIMA. A EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E DE MINÉRIOS É UM EXEMPLO DE EXTRAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA.
O PETRÓLEO É EXTRAÍDO DE REGIÕES ABAIXO DO SOLO. COM O PETRÓLEO, PODEM-SE PRODUZIR DIVERSOS TIPOS DE OBJETOS DE PLÁSTICO.
LEGENDA: PLATAFORMA DE PETRÓLEO, DE ONDE É EXTRAÍDO O PETRÓLEO QUE ESTÁ DEBAIXO DO FUNDO DO MAR. MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
- COMPLETE A PALAVRA DA FRASE ABAIXO. VOCÊ VAI DESCOBRIR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE MATERIAL.
- DEPOIS, LEIA EM VOZ ALTA A FRASE FORMADA.
O P _____ TRÓ_____ E_____ TEM APARÊNCIA DE UM LÍQUIDO OLEOSO, DE COR ENTRE O PRETO E O CASTANHO-ESCURO. É USADO NA FABRICAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS E DE MUITOS OUTROS OBJETOS DE PLÁSTICO.
101
OS MINÉRIOS SÃO EXTRAÍDOS DE ROCHAS. ALGUNS DELES, COMO O MINÉRIO DE FERRO, SÃO TRANSFORMADOS E USADOS PARA FAZER OBJETOS METÁLICOS, COMO COLHERES E MÓVEIS.
- CERQUE COM UMA LINHA NA FOTOGRAFIA ABAIXO A MATÉRIA-PRIMA OBTIDA DAS ROCHAS.
LEGENDA: O CAMINHÃO FAZ O TRANSPORTE DO MATERIAL RETIRADO DAS ROCHAS, NA UCRÂNIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- QUE MATÉRIA-PRIMA É ESSA?
_____
QUANDO ESSES MATERIAIS SÃO RETIRADOS SEM CONTROLE DO AMBIENTE, PODE OCORRER A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA.
LEGENDA: AMBIENTE ALTERADO POR CAUSA DA EXTRAÇÃO DE ROCHAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER, MATO GROSSO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- REDUZIR O CONSUMO DE ITENS DE QUE NÃO PRECISAMOS PODE AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA? POR QUÊ?
102
O MUNDO QUE QUEREMOS
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
MEU BRINQUEDO, SEU BRINQUEDO!
VOCÊ SABIA QUE O PLÁSTICO USADO NA COMPOSIÇÃO DE MUITOS OBJETOS QUE VÃO PARA O LIXO POLUI O AMBIENTE POR MUITOS ANOS E AFETA A VIDA DOS SERES VIVOS?
MUITOS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE PLÁSTICO. POR ISSO, VOCÊ PODE DOAR OS BRINQUEDOS QUE NÃO USA MAIS OU ATÉ MESMO TROCAR COM SEUS COLEGAS.
ASSIM, VOCÊ CONTRIBUI PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO E AINDA FAZ OUTRA CRIANÇA FELIZ!
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.
COMPREENDA A LEITURA
- MUITOS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE:
( ) METAL.
( ) PLÁSTICO.
( ) PAPEL.
- O QUE VOCÊ FAZ COM OS BRINQUEDOS QUE NÃO QUER MAIS? FAÇA UM
X
.
( ) GUARDO.
( ) DOU PARA OUTRA CRIANÇA.
( ) TROCO COM UM AMIGO.
- POR QUE É IMPORTANTE DOAR OU TROCAR OS BRINQUEDOS QUE NÃO SÃO MAIS USADOS?
103
FAÇA A SUA PARTE
QUE TAL ORGANIZAR UMA FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS? PARA ISSO, VOCÊ E SEUS COLEGAS DEVEM CONTAR COM A AJUDA DOS PROFESSORES E RESPONSÁVEIS. SIGAM AS ETAPAS E DIVIRTAM-SE!
- SEPAREM OS BRINQUEDOS QUE VOCÊS NÃO USAM MAIS. ELES DEVEM ESTAR EM BOM ESTADO. NÃO PODEM ESTAR QUEBRADOS NEM COM PEÇAS FALTANDO.
- COMBINEM COM O PROFESSOR O DIA E AS REGRAS DA FEIRA DE TROCAS. DIVULGUEM ESSAS INFORMAÇÕES NA ESCOLA E EM SUA COMUNIDADE.
- NO DIA MARCADO, ORGANIZEM A EXPOSIÇÃO DOS BRINQUEDOS. É IMPORTANTE QUE TODOS POSSAM VER E TROCAR ENTRE SI OS BRINQUEDOS DE QUE GOSTARAM.
- CONTE O QUE VOCÊ ACHOU DESSA FEIRA DE TROCAS.
- VOCÊ TROCOU ALGUNS DE SEUS BRINQUEDOS? COM QUEM?
- VOCÊ ACHA QUE A FEIRA DE TROCAS É UMA BOA FORMA DE EVITAR QUE OS BRINQUEDOS SEJAM DESCARTADOS NO LIXO? POR QUÊ?
Boxe complementar:
HORA DE ACESSAR
- A FEIRA DE TROCA, QUINTAL DA CULTURA, DISPONÍVEL EM:
http://fdnc.io/eih. ACESSO EM: 5 JAN. 2021.
LUDOVICO E SEUS AMIGOS DOROTEIA, OFÉLIA E OSÓRIO SE REÚNEM PARA TROCAR BRINQUEDOS.
Fim do complemento.
104
O QUE VOCÊ APRENDEU
- LISTE TRÊS OBJETOS QUE VOCÊ USA NO DIA A DIA E ESCREVA ABAIXO OS MATERIAIS DE QUE ELES SÃO FEITOS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
OBJETOS
MATERIAIS
- MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
OPACO |
( ) |
TRANSPARENTE |
( ) |
MALEÁVEL |
( ) |
Tabela: equivalente textual a seguir.
RESISTENTE |
( ) |
TRANSPARENTE |
( ) |
MALEÁVEL |
( ) |
Tabela: equivalente textual a seguir.
RESISTENTE |
( ) |
TRANSPARENTE |
( ) |
MALEÁVEL |
( ) |
Tabela: equivalente textual a seguir.
OPACO |
( ) |
TRANSPARENTE |
( ) |
MALEÁVEL |
( ) |
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
105
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- CERQUE COM UMA LINHA AZUL AS IMAGENS DAS ROUPAS FEITAS DE LÃ E COM UMA LINHA VERMELHA AS IMAGENS DAS ROUPAS FEITAS DE ALGODÃO.
- QUAL A ORIGEM DESSES MATERIAIS?
- QUAL DESSAS ROUPAS VOCÊ COSTUMA USAR EM UM DIA QUENTE?
- LIGUE AS IMAGENS DOS OBJETOS ESCOLARES AO MATERIAL DE QUE ELES SÃO FEITOS.
Coluna 1:
Coluna 2:
PLÁSTICO
MADEIRA
METAL
Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
- QUAL DESSES OBJETOS VOCÊ MAIS USA NA ESCOLA?
- DESENHE NO QUADRO ABAIXO UM MATERIAL ESCOLAR QUE VOCÊ JÁ NÃO USA MAIS.
- DE QUE MATERIAL ELE É FEITO?
- ELE PODE SER UTILIZADO POR OUTRAS CRIANÇAS? PODE SER REUTILIZADO OU PRECISA SER DESCARTADO? DE QUE FORMA ISSO PODERIA SER FEITO?
- DE QUE MATERIAL ELE É FEITO?