106

PARA TERMINAR

PARA ENCERRAR O TRABALHO COM ESTE LIVRO, FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM ATENÇÃO.

  1. PINTE AS PARTES DO CORPO COM AS CORES INDICADAS.

    CABEÇA AZUL

    TRONCO VERDE

    JOELHOS LARANJA

    MÃOS VERMELHO

Imagem: Ilustração. Uma silhueta de criança na vertical com braços e pernas afastadas.  Fim da imagem.
  1. ESCOLHA UMA DAS PALAVRAS E COMPLETE A FRASE CORRETAMENTE.

IGUAL

DIFERENTE

Imagem: Ilustração. Mãos de pessoas com tintas coloridas em roxo, vermelho, azul, amarelo, verde e laranja.  Fim da imagem.

107

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

3. QUAIS ATIVIDADES SÃO HÁBITOS DE HIGIENE? QUAIS SÃO CUIDADOS COM A MENTE? MARQUE AS RESPOSTAS COM UM X .

Tabela: equivalente textual a seguir.

ATIVIDADE

HÁBITO DE HIGIENE

CUIDADO COM A MENTE

BRINCAR AO AR LIVRE

ASSOAR O NARIZ

ESCOVAR OS DENTES

CONVIVER COM AS PESSOAS

CONVERSAR COM OS COLEGAS

LAVAR E SECAR OS PÉS

TOMAR BANHO

4. POR QUE É IMPORTANTE TER HÁBITOS DE HIGIENE?

( ) PARA MANTER O CORPO SUJO.

( ) PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS.

( ) PARA EVITAR MAU CHEIRO E COCEIRA NO CORPO.

5. MARQUE COM UM X O PERÍODO DE TEMPO MAIS LONGO.

( ) SEMANA

( ) MÊS

( ) ANO

( ) DIA

108

6. PREENCHA OS ESPAÇOS DO TEXTO PARA COMPLETAR A SEQUÊNCIA DOS MESES DO ANO.

JANEIRO, FEVEREIRO, _____, ABRIL, MAIO, JUNHO, _____, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO, _____.

Imagem: Fotografia. Vista da cintura para cima, menina de pele morena, cabelos pretos crespos, usando blusa até os cotovelos de cor rosa e branco, olhando para à esquerda. Ela está com o braço esquerdo na horizontal e braço direito na vertical, com a mão fechada debaixo do queixo. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um morcego de cor marrom sobrevoando, com as asas bem abertas, grandes e finas, com estruturas finas, com cabeça, orelhas e focinho pequeno. Fim da imagem.

O MORCEGO SE ALIMENTA À NOITE.

Imagem: Fotografia. Um beija-flor de penas de cor verde-claro, sobrevoando com o corpo para à direita, asas finas e ponta inferior, calda com penas marrons, com o bico fino de cor bege.  Fim da imagem.

O BEIJA-FLOR SE ALIMENTA DE DIA.

  1. _____ É UM ANIMAL DIURNO.

Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

109

8. QUAL DESTAS ATIVIDADES TEM COMO OBJETIVO DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO?

Imagem: Ilustração. À frente, um menino ruivo correndo, de par de óculos de grau vermelho quadrado, camiseta de cor verde com listras, bermuda vermelha e sapatos azuis. Ele segura no alto com a mão esquerda, uma biruta, objeto marrom com haste na vertical e com fitas coloridas em amarelo, verde, rosa e vermelho. Ao fundo, chão de cor laranja, com um escorregador vermelho à esquerda, muro longo em branco, com ilustrações de uma ilha, mar de água azul, nuvens, um barco e sombra de pássaros sobrevoando. Em segundo plano, vista parcial de árvores com folhas verdes, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

CONSTRUIR UMA BIRUTA.

Imagem: Ilustração. Um menino à esquerda, de pele clara, com cabelos pretos e à direita, menina de olhos azuis e de cabelos longos loiros, ambos estão usando uma camiseta de cor branca com detalhes e calça de cor vermelha. Ao centro, uma mesa redonda de cor azul com bolinhas pequenas e uma bola de futebol em branco e partes em azul. No chão à esquerda, uma bolinha de cor amarela. Ao fundo, parede de cor azul.  Fim da imagem.

TESTAR BOLAS FEITAS DE DIFERENTES MATERIAIS.

Imagem: Ilustração. Vista do alto de uma sala de aula com muitas pessoas, crianças e adultos de frente para mesas com exposições. Ao fundo, sobre parede, lousa de cor verde escrito com giz branco dentro de uma nuvem : FEIRA DE TROCAS. À esquerda, uma mesa com brinquedos expostos. Atrás dela, um homem negro de cabelos pretos, com camiseta rosa-escuro e calça azul e um menino moreno de cabelos pretos com camiseta em azul-claro. De frente da mesa, um menino loiro e uma menina morena, um senhor de cabelos e barba grisalhos com par de óculos pretos. Ao centro, crianças e à direita, uma menina cadeirante de pele clara, cabelos castanhos, segurando uma casinha nas mãos para frente. Perto da mesa, uma menina de pele clara com cabelos curtos pretos, um menino ruivo e uma mulher de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas amarela. Na mesa, outros brinquedos.  Fim da imagem.

ORGANIZAR UMA FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS.

Imagem: Ilustração. Mão direita de uma pessoa segurando um tubo vermelho com ponta branca de frente para um boneco de cor amarela, com barbante verde no pescoço, parte inferior, com cabeça redonda, rosto desenhado com olhos, nariz vermelho, bigode preta e boca vermelha. Ao fundo, um tubo com barbante verde e um saco amarelo amarrado com o barbante na parte superior.  Fim da imagem.

CRIAR UM BONECO COM “CABELO” DE ALPISTE.

9. INDIQUE AS CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER USADAS PARA DIFERENCIAR OS DOIS OBJETOS.

Imagem: Fotografia. Um garfo de cor vermelha.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma sacola vermelha na vertical com duas alças.  Fim da imagem.

( ) ORIGEM DO MATERIAL

( ) USO

( ) COR

( ) RESISTÊNCIA

Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO Fim da observação.