110
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
ALVES, R. FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTRODUÇÃO AO JOGO E SUAS REGRAS. 9. ED. SÃO PAULO: LOYOLA, 2005.
O LIVRO TRAZ TEMAS, COMO O SENSO COMUM E A CIÊNCIA, MODELOS E RECEITAS, MENSAGENS CIFRADAS, ENTRE OUTROS.
BARNES, R. D.; RUPPERT, E. E. ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS. 7. ED. SÃO PAULO: ROCCA, 2005.
A OBRA ABORDA A ENORME DIVERSIDADE E AS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS QUE UNEM OS INVERTEBRADOS.
BEI COMUNICAÇÃO (COORD.). COMO CUIDAR DO SEU MEIO AMBIENTE. 2. ED. REV. E AMPL. SÃO PAULO: BEI COMUNICAÇÃO, 2004.
A OBRA TRATA DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DE GRANDES TEMAS AMBIENTAIS E TRAZ REFLEXÕES SOBRE COMO AGIR DE MANEIRA RESPONSÁVEL DIANTE DELES.
BRANCO, S. M. O MEIO AMBIENTE EM DEBATE. 3. ED. REV. E AMPL. SÃO PAULO: MODERNA, 2004.
A OBRA DISCUTE DIVERSAS FORMAS DE ENERGIA E OS EFEITOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO E DA URBANIZAÇÃO DESCONTROLADAS.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. BRASÍLIA: MEC, 2018.
DOCUMENTO QUE REGULAMENTA O ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. BRASÍLIA: MEC, 2019.
DOCUMENTO QUE INSTITUI FUNDAMENTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. 2. ED. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014.
O GUIA TRAZ INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO VISANDO PROMOVER A SAÚDE DE PESSOAS, FAMÍLIAS E COMUNIDADES.
BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CIÊNCIAS NATURAIS. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.
DOCUMENTO CUJO PROPÓSITO É ORIENTAR AS ESCOLAS QUANTO AO CONTEÚDO TRABALHADO E ÀS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA.
CANTO, E. L. MINERAIS, MINÉRIOS, METAIS. DE ONDE VÊM? PARA ONDE VÃO? 2. ED. REFORM. SÃO PAULO: MODERNA, 2004.
O LIVRO CONTA COMO SE OBTÊM METAIS A PARTIR DOS MINÉRIOS E A RELAÇÃO ENTRE A POSSE DE MINÉRIOS E A RIQUEZA E O STATUS.
LEINZ, V.; AMARAL, S. E. GEOLOGIA GERAL. SÃO PAULO: IBEP/NACIONAL, 2003.
A OBRA TRATA DA GEOLOGIA DE FORMA AMPLA, ESTUDANDO O CONJUNTO DE FENÔMENOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS QUE COMPÕEM A HISTÓRIA DA TERRA.
MELLO, S. S. DE; TRAJBER, RACHEL. VAMOS CUIDAR DO BRASIL: CONCEITOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. BRASÍLIA: UNESCO, 2007.
O LIVRO REÚNE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE MANEIRA SIMPLES E ACESSÍVEL.
MOURÃO, R. R. F. DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. 2. ED. REV. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 1995.
A OBRA TRAZ VERBETES E ILUSTRAÇÕES SOBRE OS RECENTES AVANÇOS DA FÍSICA, DA ASTRONOMIA E DA ASTRONÁUTICA.
NABORS, M. W. INTRODUÇÃO À BOTÂNICA. SÃO PAULO: ROCA, 2012.
AS PLANTAS SÃO UMA PARTE FASCINANTE DA VIDA COTIDIANA, RETRATADAS NESSA OBRA EM TEMAS COMO: PLANTAS E PESSOAS, BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO, EVOLUÇÃO E BIOTECNOLOGIA.
RAVEN, P. H. ET AL. BIOLOGIA VEGETAL. 8. ED. RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2014.
O LIVRO TRAZ OS AVANÇOS REALIZADOS EM TODAS AS ÁREAS DA BIOLOGIA VEGETAL, POR MEIO DE TEXTOS, DIAGRAMAS E IMAGENS.
TEIXEIRA, W. ET AL. DECIFRANDO A TERRA. 2. ED. SÃO PAULO: COMPANHIA EDITORA NACIONAL, 2009.
OBRA RICAMENTE ILUSTRADA, QUE ABORDA OS PROCESSOS GEOLÓGICOS INTERNOS E EXTERNOS DA TERRA.
TORTORA, G. J. CORPO HUMANO: FUNDAMENTOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA. 8. ED. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2010.
TEXTO ILUSTRADO SOBRE OS FUNDAMENTOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA, COM ÊNFASE NO EQUILÍBRIO QUE O CORPO HUMANO PRECISA PARA REALIZAR SUAS FUNÇÕES.
TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA. 3. ED. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2010.
A OBRA REÚNE OS PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA, COM DESTAQUE PARA AS BASES DA ECOLOGIA EVOLUTIVA.
WALDMAN, M.; SCHNEIDER, D. GUIA ECOLÓGICO DOMÉSTICO. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2000.
O LIVRO TRAZ PROCEDIMENTOS SIMPLES PARA UM COTIDIANO MAIS ECOLÓGICO.
111
TABULEIRO PARA A ATIVIDADE 8 DA PÁGINA 47.
112
Página sem conteúdo.