MP024

PARA COMEÇAR

OLÁ! VAMOS FAZER ESTAS ATIVIDADES E DESCOBRIR O QUE VOCÊ JÁ SABE?

  1. OBSERVE AS IMAGENS E LEIA AS LEGENDAS.
Imagem: Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima. Ela tem pele clara, cabelos longos castanhos com franja, usando blusa regata em azul e está de braços cruzados, olhando para frente sorrindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: CABELO CASTANHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino loiro de olhos azuis, com camiseta de gola em azul-claro, visto dos braços para cima, cruzados. Fim da imagem.

LEGENDA: CABELO LOIRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina ruiva, de pele clara, vista dos ombros para cima. Ela tem cabelos encaracolados, para à esquerda, sorrindo, usando blusa de mangas curtas em preto. Fim da imagem.

LEGENDA: CABELO RUIVO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino negro, com cabelos curtos crespos em marrom, usando camiseta em branco e azul. Ele é visto dos ombros para cima, olhando para frente sorrindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: CABELO PRETO. FIM DA LEGENDA.

  1. A COR DO CABELO É UMA CARACTERÍSTICA FÍSICA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    PROFESSOR Resposta correta: SIM.
  1. EXISTE UMA COR DE CABELO MELHOR QUE A OUTRA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    PROFESSOR Resposta correta: NÃO.
  1. ESCOLHA A FRASE QUE VOCÊ ACHA CORRETA:

    ( ) AS PESSOAS TÊM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.

    ( ) AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES.

    PROFESSOR Resposta correta: AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES.
  1. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
Imagem: Ilustração. Local com solo de cor bege-claro, com cactos de cor verde. Perto dos cactos, uma menina vista de costas, agachada, com pele clara, cabelos curtos castanhos em chuquinha, com camiseta em verde-claro, calça em verde-escuro e botas em marrom, com uma lupa arredondada na mão direita, com chapéu de cor rosa na cabeça. À esquerda, menina em pé, ruiva com cabelos presos, usando roupa roxa, bandana sobre a cabeça e botas rosas. Ela está com câmera fotográfica azul de frente para um cacto. Ao fundo, um menino de pele morena, com cabelos pretos, usando chapéu de cor azul-escuro sobre a cabeça, usando camiseta azul, com bermuda e sapatos marrons, segurando um caderno amarelo em uma mão e na outra mão, um lápis. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.
  1. QUAL PARECE SER O SENTIMENTO DAS CRIANÇAS?

    ( ) TRISTEZA

    ( ) MEDO

    ( ) ALEGRIA

    PROFESSOR Resposta correta: ALEGRIA
  1. COMO VOCÊ IDENTIFICOU ESSE SENTIMENTO NA IMAGEM?

    ( ) PELA COR DO CÉU.

    ( ) PELO SORRISO DAS CRIANÇAS.

    ( ) PELOS OBJETOS QUE AS CRIANÇAS SEGURAM.

    PROFESSOR Resposta correta: PELO SORRISO DAS CRIANÇAS.
MANUAL DO PROFESSOR

As atividades diagnósticas propostas nesta seção integram o processo de avaliação formativa e permitem identificar se há conhecimentos prévios ou habilidades esperadas para o ano letivo que os estudantes ainda não dominam, de modo que o professor possa realizar as intervenções necessárias e planejar atividades que se adequem a essas necessidades.

  • Atividade 1. Trabalha o conceito de característica física, introduzido na Educação Infantil, e o respeito às diferenças. Se a resposta dada não for correta, dê exemplos de características físicas para trabalhar o tema. As imagens podem ser usadas para mostrar que as pessoas são diferentes. Um dos objetivos é que os estudantes identifiquem as próprias características físicas e percebam a diversidade em seus espaços de convivência.

    No item b, caso respondam que existe uma cor melhor que outra, faça perguntas que os levem a perceber que não há jeito certo ou errado de ser. Por exemplo: alguém se torna uma pessoa diferente após pintar o cabelo?

  • Atividade 2. Espera-se que os estudantes saibam o que são características físicas e que elas diferem entre as pessoas. Caso não respondam corretamente, pergunte o que entendem por característica física e exemplifique as diversas características físicas em um grupo de pessoas.
  • Atividade 3. Trabalha a percepção de sentimentos. Na Educação Infantil, promove-se um trabalho corporal sobre formas de expressão de sentimentos, sensações e emoções. Serão retomados e ampliados conhecimentos sobre o corpo humano, favorecendo a habilidade EF01CI02.

    BNCC em foco:

    EF01CI02, EF01CI04

    Se os estudantes não responderem corretamente, talvez não percebam que sinais corporais (a expressão, os gestos) indicam como uma pessoa se sente. Nesse caso, indague sobre os sentimentos deles no momento e registre-os na lousa. Se houver pouca diversidade, cite outros exemplos. Peça a eles que expressem com o rosto e o corpo sentimentos como tristeza, raiva, alegria, dúvida. Verifique a compreensão da turma em outras situações que retomam esse conteúdo no volume.

MP025

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. PINTE AS ILUSTRAÇÕES QUE MOSTRAM ATITUDES DE CUIDADO E DE SOLIDARIEDADE.
Imagem: Ilustração em preto e branco. À esquerda, uma mesa com um sanduíche mordido e um copo. De frente para ela, uma menina e um menino sentados. À esquerda, uma menina de cabelos curtos amarrados com franja, estendendo um pote com um cacho de uva dentro. À frente dela, à direita, um menino com o braço esquerdo esticado para cacho de uva. Ambos estão vestidos com camiseta e calça.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Dentro de um local fechado, três crianças. Ao fundo, em pé perto da parede, um menino de cabelos penteados para à esquerda, vestido com camiseta bermuda, com as mãos dentro do bolso. À frente deles, uma menina e outro menino sentados de joelhos brincando com peças de lego. À esquerda, uma menina de cabelos curtos penteados para à direita colocando uma peça sobre construção na vertical e o menino rindo de olhos fechados, à direita, segurando na mão esquerda outra peça do jogo. Ambos estão vestidos com camiseta e calça. O menino ao fundo, os observa com sobrancelha para baixo e boca fechada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Caminhando em calçada, um menino e uma senhora vistos de costas. À esquerda, menino de cabelos para à esquerda, com camiseta, bermuda e sapatos, com o braço esquerdo esticado. Ele sorri para a senhora de mãos dadas para ele, de cabelos em coque, pele com rugas, par de óculos, usando blusa de mangas compridas, saia longa e uma bengala na vertical. Ao fundo, local com grama e árvore.  Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas corretas: primeira e terceira ilustrações.
  1. MARQUE UM X NAS FOTOGRAFIAS QUE MOSTRAM HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL.
Imagem: Fotografia. Duas mãos de uma pessoa de pele morena, com bolhas de sabão esfregando, perto de uma pia branca com torneira de cor cinza.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma menina de pele morena vista da cintura para cima. Ela tem cabelos crespos castanhos, usando blusa regata de cor rosa, olhando para frente escovando os dentes com escova na mão esquerda.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Braço de uma pessoa de pele morena segurando uma mangueira de cor cinza-claro por onde jorra água em direção à plantação de folhas verdes em solo escuro.  Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas corretas: primeira e segunda fotografias.
PROFESSOR Respostas possíveis: Tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, passar fio dental etc.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 4. São retomados conteúdos da Educação Infantil sobre atitudes de cuidado e solidariedade. Se os estudantes apresentarem dificuldade, podem não compreender o que são essas atitudes. Pergunte se eles ajudam as pessoas (os colegas, a família etc.) e de que forma: ensinar um colega com dificuldade para aprender algo ou ajudar nas tarefas da casa são exemplos de atitudes de cuidado. Explique que ajudar os outros é uma forma de ser solidário, de apoiar alguém, e pergunte se podem dar exemplos. Comente que nas interações entre as pessoas é preciso ter cuidado com o próximo, seja ele íntimo, como um amigo ou um parente, ou alguém distante, como uma pessoa cega que precisa de ajuda para saber se o sinal de trânsito está vermelho ou verde.
  • Atividade 5. A atividade trabalha o conceito de higiene. Na Educação Infantil, os estudantes adotam hábitos de autocuidado relacionados à higiene e à aparência. No ano, discute-se a importância dos hábitos de higiene para a manutenção da saúde, ao trabalhar a habilidade EF01CI03.

    Se os estudantes apresentarem dificuldade para identificar os hábitos de higiene das imagens ou para fazer a representação, fique atento aos momentos em que esses conteúdos são trabalhados no volume para ajudá-los a associar a ideia de higiene pessoal à limpeza corporal e a diferenciar os hábitos diários dos hábitos realizados com menos frequência (como cortar as unhas). Os objetivos de aprendizagem do volume incluem compreender o que é higiene, identificar os hábitos de higiene necessários à manutenção da saúde e compreender que cuidar do corpo previne o contato com microrganismos prejudiciais à saúde.

    BNCC em foco:

    EF01CI02, EF01CI03, EF01CI04

MP026

  1. OBSERVE NA IMAGEM O QUE A CRIANÇA ESTÁ FAZENDO.
Imagem: Fotografia. Um menino lavando os cabelos com muitas espumas de cor branca. Ele é visto do busto para cima, de pele morena-claro, cabelos e olhos pretos. Ele está com os braços para cima, mãos nos cabelos. Ao fundo, produtos com embalagens coloridas.  Fim da imagem.
  1. QUANTOS ENFEITES EXISTEM NA IMAGEM? PINTE A RESPOSTA.
Imagem: Fotografia. Seis bolas de Natal coloridas. Três na parte superior nas seguintes cores : amarelo, verde e vermelho. Na parte inferior em : rosa, azul-claro e lilás.  Fim da imagem.
Imagem: À direita, números em preto e branco : 5, 7, 6. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 6
  1. CO MPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS AMANHÃ OU HOJE.
    • O DIA SEGUINTE TAMBÉM É CHAMADO DE
      PROFESSOR Resposta: amanhã.
    • O DIA ATUAL TAMBÉM É CHAMADO DE
      PROFESSOR Resposta: hoje.

      9. PINTE O DESENHO DO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AGORA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Vista do alto de uma menina dormindo em uma cama, de cabelos curtos penteados para à esquerda. A cabeça está sobre um travesseiro, de olhos fechados.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Sobre uma calçada, um homem caminhando com um menino. À esquerda, o homem com camiseta, calça e sapatos. Ele está com a mão direita sobre a cabeça do menino. Ele usa boné sobre a cabeça, uma camiseta, calça e sapatos. Ao fundo, local com grama e uma árvore.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma menina vista de costas, sentada em cadeira de frente para carteira escolar. Ela tem cabelos curtos pretos no alto, encaracolados, usando camiseta e calça. Sobre a carteira escolar, um livro o qual ela folheia.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 6. Também trabalha noções de higiene pessoal ao questionar o valor do banho para a saúde, aspecto abordado na habilidade EF01CI03. Refletir sobre a importância do banho e valorizar os hábitos de cuidado com o bem-estar são objetivos de aprendizagem do volume. Caso eles não identifiquem o banho como um hábito saudável, retome o conceito de higiene pessoal e leve-os a reconhecer que o banho é importante para a manutenção da saúde.
  • Atividade 7. As atividades 7 a 9 trabalham noções relacionadas às escalas e à passagem de tempo. Na Educação Infantil, os estudantes têm contato com conceitos básicos de tempo, utilizados ao relatarem acontecimentos da sua vida e de seus familiares. No ano, esse trabalho é aprofundado com a identificação dos períodos diários e a sucessão de dias, semanas, meses e anos, conforme a habilidade EF01CI05.

    Se surgir dificuldade, eles podem não estar associando os números às respectivas quantidades. Nesse caso, auxilie-os na compreensão da sequência numérica. Peça que contem os dedos das mãos. Enquanto falam os números e os associam à quantidade de dedos, registre a sequência na lousa.

  • Atividade 8. Também trabalha escalas de tempo e ordem de eventos. Se surgir dificuldade, retome esses conceitos com exemplos de ações realizadas em diferentes momentos, por exemplo: ontem não houve aula, pois era domingo; hoje todos estão na escola etc. Proponha questões (Quando tivemos aula de Arte? Quando será o recreio?) e verifique se incorporaram os conceitos.

    BNCC em foco:

    EF01CI03, EF01CI05

  • Atividade 9. Também retoma conceitos básicos de tempo. Caso os estudantes tenham dificuldade, cite exemplos de ações realizadas em diferentes momentos do dia: Agora todos estão prestando atenção à aula; depois haverá o recreio/a aula seguinte/a volta para casa etc.

MP027

  1. LIGUE CADA ATIVIDADE AO PERÍODO DO DIA QUE VOCÊ REALIZA.

    Coluna 1

Imagem: Ilustração. Uma paisagem de local com vegetação rasteira de cor verde com flores, arbustos e ao fundo, três árvores com tronco marrom, com folhas verdes e ao fundo, morros da mesma cor. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: MANHÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma paisagem de local com vegetação rasteira de cor verde com flores, arbustos e ao fundo, três árvores com tronco marrom, com folhas verdes e ao fundo, morros da mesma cor. Na parte superior, céu de cor azul-escuro com estrelas em pontos luminosos de cor amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: NOITE. FIM DA LEGENDA.

Coluna 2

ACENDER UMA LANTERNA

TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ

VER O SOL NASCER

DORMIR

PROFESSOR Resposta: MANHÃ: TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ; VER O SOL NASCER. NOITE: ACENDER UMA LANTERNA; DORMIR.
  1. LIGUE A IMAGEM DO OBJETO À COR DELE.

    Coluna 1

Imagem: Fotografia. Uma tigela de cor verde com o formato arredondado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um envelope de cor azul-escuro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma colher de madeira de cor marrom-claro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma panela de pressão de cor preta, com tampa.  Fim da imagem.

Coluna 2:

MARROM

VERDE

PRETA

AZUL

PROFESSOR Resposta: VERDE: TIGELA; AZUL: ENVELOPE; MARROM: COLHER; PRETA: PANELA.
PROFESSOR Resposta correta: envelope.

Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 10. Trabalha a noção da passagem do tempo (a sucessão de dias e noites) e a execução de atividades diárias cotidianas que se repetem. Esses conteúdos relacionam-se à habilidade EF01CI06 e aos objetivos de aprendizagem do volume que se referem à compreensão da periodicidade de atividades e à influência de períodos do dia na atividade de animais e plantas.

    Caso os estudantes tenham dificuldade, podem não estar claras as diferenças entre o dia e a noite. Proponha a eles que contem suas percepções enquanto acrescenta informações sobre a periodicidade de atividades e a interferência dos períodos do dia na atividade de animais e plantas.

  • Atividade 11. Trabalha características dos objetos e sua classificação. Esse estudo começa na Educação Infantil, com a classificação de objetos e figuras. No ano, amplia-se com discussões sobre a origem, os modos de descarte e o uso consciente de diferentes materiais, conforme a habilidade EF01CI01. Entre os objetivos de aprendizagem do volume estão compreender que os materiais apresentam características diferentes e apresentar os conceitos relacionados à redução do consumo e à produção de lixo.

    Se os estudantes não ligarem corretamente, podem ter dificuldade para classificar os objetos pelo critério pedido. Nesse caso, retome as noções de características e classificação. Use as imagens da atividade e peça que comparem os objetos quanto a outra característica. Explique que cada objeto tem características próprias, como tamanho, cor, formato, que possibilitam agrupá-los de acordo com elas. Para agrupar os objetos das imagens por cor, cada um vai pertencer a um grupo.

    BNCC em foco:

    EF01CI01, EF01CI03, EF01CI05, EF01CI06