MP024
PARA COMEÇAR
OLÁ! VAMOS FAZER ESTAS ATIVIDADES E DESCOBRIR O QUE VOCÊ JÁ SABE?
- OBSERVE AS IMAGENS E LEIA AS LEGENDAS.
LEGENDA: CABELO CASTANHO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CABELO LOIRO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CABELO RUIVO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CABELO PRETO. FIM DA LEGENDA.
- A COR DO CABELO É UMA CARACTERÍSTICA FÍSICA?
( ) SIM
( ) NÃO
PROFESSOR
Resposta correta: SIM.
- EXISTE UMA COR DE CABELO MELHOR QUE A OUTRA?
( ) SIM
( ) NÃO
PROFESSOR
Resposta correta: NÃO.
- ESCOLHA A FRASE QUE VOCÊ ACHA CORRETA:
( ) AS PESSOAS TÊM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.
( ) AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES.
PROFESSOR
Resposta correta: AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES.
- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
- QUAL PARECE SER O SENTIMENTO DAS CRIANÇAS?
( ) TRISTEZA
( ) MEDO
( ) ALEGRIA
PROFESSOR
Resposta correta: ALEGRIA
- COMO VOCÊ IDENTIFICOU ESSE SENTIMENTO NA IMAGEM?
( ) PELA COR DO CÉU.
( ) PELO SORRISO DAS CRIANÇAS.
( ) PELOS OBJETOS QUE AS CRIANÇAS SEGURAM.
PROFESSOR
Resposta correta: PELO SORRISO DAS CRIANÇAS.
MANUAL DO PROFESSOR
As atividades diagnósticas propostas nesta seção integram o processo de avaliação formativa e permitem identificar se há conhecimentos prévios ou habilidades esperadas para o ano letivo que os estudantes ainda não dominam, de modo que o professor possa realizar as intervenções necessárias e planejar atividades que se adequem a essas necessidades.
-
Atividade 1. Trabalha o conceito de característica física, introduzido na Educação Infantil, e o respeito às diferenças. Se a resposta dada não for correta, dê exemplos de características físicas para trabalhar o tema. As imagens podem ser usadas para mostrar que as pessoas são diferentes. Um dos objetivos é que os estudantes identifiquem as próprias características físicas e
percebam
a diversidade em seus espaços de convivência.
No item b, caso respondam que existe uma cor melhor que outra, faça perguntas que os levem a perceber que não há jeito certo ou errado de ser. Por exemplo: alguém se torna uma pessoa diferente após pintar o cabelo?
- Atividade 2. Espera-se que os estudantes saibam o que são características físicas e que elas diferem entre as pessoas. Caso não respondam corretamente, pergunte o que entendem por característica física e exemplifique as diversas características físicas em um grupo de pessoas.
-
Atividade 3. Trabalha a percepção de sentimentos. Na Educação Infantil, promove-se um trabalho corporal sobre formas de expressão de sentimentos, sensações e emoções. Serão retomados e ampliados conhecimentos sobre o corpo humano, favorecendo a habilidade EF01CI02.
BNCC em foco:
EF01CI02, EF01CI04
Se os estudantes não responderem corretamente, talvez não percebam que sinais corporais (a expressão, os gestos) indicam como uma pessoa se sente. Nesse caso, indague sobre os sentimentos deles no momento e registre-os na lousa. Se houver pouca diversidade, cite outros exemplos. Peça a eles que expressem com o rosto e o corpo sentimentos como tristeza, raiva, alegria, dúvida. Verifique a compreensão da turma em outras situações que retomam esse conteúdo no volume.
MP025
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- PINTE AS ILUSTRAÇÕES QUE MOSTRAM ATITUDES DE CUIDADO E DE SOLIDARIEDADE.
PROFESSOR
Respostas corretas: primeira e terceira ilustrações.PROFESSOR
Respostas corretas: primeira e segunda fotografias.- DESENHE UM HÁBITO DE HIGIENE QUE VOCÊ REALIZA TODOS OS DIAS.
PROFESSOR
Respostas possíveis: Tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, passar fio dental etc.MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 4. São retomados conteúdos da Educação Infantil sobre atitudes de cuidado e solidariedade. Se os estudantes apresentarem dificuldade, podem não compreender o que são essas atitudes. Pergunte se eles ajudam as pessoas (os colegas, a família etc.) e de que forma: ensinar um colega com dificuldade para aprender algo ou ajudar nas tarefas da casa são exemplos de atitudes de cuidado. Explique que ajudar os outros é uma forma de ser solidário, de apoiar alguém, e pergunte se podem dar exemplos. Comente que nas interações entre as pessoas é preciso ter cuidado com o próximo, seja ele íntimo, como um amigo ou um parente, ou alguém distante, como uma pessoa cega que precisa de ajuda para saber se o sinal de trânsito está vermelho ou verde.
-
Atividade 5. A atividade trabalha o conceito de higiene. Na Educação Infantil, os estudantes adotam hábitos de autocuidado relacionados à higiene e à aparência. No
1º
ano, discute-se a importância dos hábitos de higiene para a manutenção da saúde, ao trabalhar a habilidade EF01CI03.
Se os estudantes apresentarem dificuldade para identificar os hábitos de higiene das imagens ou para fazer a representação, fique atento aos momentos em que esses conteúdos são trabalhados no volume para ajudá-los a associar a ideia de higiene pessoal à limpeza corporal e a diferenciar os hábitos diários dos hábitos realizados com menos frequência (como cortar as unhas). Os objetivos de aprendizagem do volume incluem compreender o que é higiene, identificar os hábitos de higiene necessários à manutenção da saúde e compreender que cuidar do corpo previne o contato com microrganismos prejudiciais à saúde.
BNCC em foco:
EF01CI02, EF01CI03, EF01CI04
MP026
- OBSERVE NA IMAGEM O QUE A CRIANÇA ESTÁ FAZENDO.
- ESSE É UM HÁBITO SAUDÁVEL?
PROFESSOR
Resposta correta: Sim.
- QUANTOS ENFEITES EXISTEM NA IMAGEM? PINTE A RESPOSTA.
PROFESSOR
Resposta: 6- ESCREVA A SEQUÊNCIA CORRETA DOS NÚMEROS ACIMA.
PROFESSOR
Resposta correta: 5, 6, 7.
- CO MPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS AMANHÃ OU HOJE.
- O DIA SEGUINTE TAMBÉM É CHAMADO DE
PROFESSOR
Resposta: amanhã. - O DIA ATUAL TAMBÉM É CHAMADO DE
PROFESSOR
Resposta: hoje.9. PINTE O DESENHO DO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AGORA.
- O DIA SEGUINTE TAMBÉM É CHAMADO DE
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 6. Também trabalha noções de higiene pessoal ao questionar o valor do banho para a saúde, aspecto abordado na habilidade EF01CI03. Refletir sobre a importância do banho e valorizar os hábitos de cuidado com o bem-estar são objetivos de aprendizagem do volume. Caso eles não identifiquem o banho como um hábito saudável, retome o conceito de higiene pessoal e leve-os a reconhecer que o banho é importante para a manutenção da saúde.
-
Atividade 7. As atividades 7 a 9 trabalham noções relacionadas às escalas e à passagem de tempo. Na Educação Infantil, os estudantes têm contato com conceitos básicos de tempo, utilizados ao relatarem acontecimentos da sua vida e de seus familiares. No
1º
ano, esse trabalho é aprofundado com a identificação dos períodos diários e a sucessão de dias, semanas, meses e anos, conforme a habilidade EF01CI05.
Se surgir dificuldade, eles podem não estar associando os números às respectivas quantidades. Nesse caso, auxilie-os na compreensão da sequência numérica. Peça que contem os dedos das mãos. Enquanto falam os números e os associam à quantidade de dedos, registre a sequência na lousa.
-
Atividade 8. Também trabalha escalas de tempo e ordem de eventos. Se surgir dificuldade, retome esses conceitos com exemplos de ações realizadas em diferentes momentos, por exemplo: ontem não houve aula, pois era domingo; hoje todos estão na escola etc. Proponha questões (Quando
tivemos
aula de Arte? Quando será o recreio?) e verifique se incorporaram os conceitos.
BNCC em foco:
EF01CI03, EF01CI05
- Atividade 9. Também retoma conceitos básicos de tempo. Caso os estudantes tenham dificuldade, cite exemplos de ações realizadas em diferentes momentos do dia: Agora todos estão prestando atenção à aula; depois haverá o recreio/a aula seguinte/a volta para casa etc.
MP027
- LIGUE CADA ATIVIDADE AO PERÍODO DO DIA QUE VOCÊ REALIZA.
Coluna 1
LEGENDA: MANHÃ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: NOITE. FIM DA LEGENDA.
Coluna 2
ACENDER UMA LANTERNA
TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ
VER O SOL NASCER
DORMIR
PROFESSOR
Resposta: MANHÃ: TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ; VER O SOL NASCER. NOITE: ACENDER UMA LANTERNA; DORMIR.- LIGUE A IMAGEM DO OBJETO À COR DELE.
Coluna 1
Coluna 2:
MARROM
VERDE
PRETA
AZUL
PROFESSOR
Resposta: VERDE: TIGELA; AZUL: ENVELOPE; MARROM: COLHER; PRETA: PANELA.- AGORA, CERQUE COM UMA LINHA O OBJETO QUE NÃO É UTILIZADO NA COZINHA.
PROFESSOR
Resposta correta: envelope.Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 10. Trabalha a noção da passagem do tempo (a sucessão de dias e noites) e a execução de atividades diárias cotidianas que se repetem. Esses conteúdos relacionam-se à habilidade EF01CI06 e aos objetivos de aprendizagem do volume que se
referem
à compreensão da periodicidade de atividades e à influência de períodos do dia na atividade de animais e plantas.
Caso os estudantes tenham dificuldade, podem não estar claras as diferenças entre o dia e a noite. Proponha a eles que contem suas percepções enquanto acrescenta informações sobre a periodicidade de atividades e a interferência dos períodos do dia na atividade de animais e plantas.
-
Atividade 11. Trabalha características dos objetos e sua classificação. Esse estudo começa na Educação Infantil, com a classificação de objetos e figuras. No
1º
ano, amplia-se com discussões sobre a origem, os modos de descarte e o uso consciente de diferentes materiais, conforme a habilidade EF01CI01. Entre os objetivos de aprendizagem do volume estão compreender que os materiais apresentam características diferentes e apresentar os conceitos relacionados à redução do consumo e à produção de lixo.
Se os estudantes não ligarem corretamente, podem ter dificuldade para classificar os objetos pelo critério pedido. Nesse caso, retome as noções de características e classificação. Use as imagens da atividade e peça que comparem os objetos quanto a outra característica. Explique que cada objeto tem características próprias, como tamanho, cor, formato, que possibilitam agrupá-los de acordo com elas. Para agrupar os objetos das imagens por cor, cada um vai pertencer a um grupo.
BNCC em foco:
EF01CI01, EF01CI03, EF01CI05, EF01CI06