MP058

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 2

Nesta unidade, os estudantes têm contato com temas relacionados aos cuidados pessoais e à importância da higiene diária, como escovar os dentes, tomar banho, lavar as mãos, entre outros, e hábitos cotidianos, como cortar as unhas e os cabelos. Além disso, os estudantes vão estudar noções de cuidados em casos de doença e cuidados psicológicos, como a importância de manter relacionamentos saudáveis. Assim, para o alcance da habilidade EF01CI03, referente ao objeto de conhecimento Corpo humano, espera-se que na Educação Infantil os estudantes tenham consolidado os hábitos de autocuidado, de modo a valorizar atitudes relacionadas à higiene, à alimentação, ao conforto e aos cuidados com a aparência, além de demonstrar características de seu próprio corpo nas diversas atividades de que participa.

No ano, iniciam-se também trabalhos com conteúdos e conceitos de Escalas de tempo. As habilidades EF01CI05 e EF01CI06 são introduzidas neste ano, auxiliando o estudante na compreensão de fenômenos observáveis no céu e regularidades de tempo. Assim, aproveitando o tema de atividades cotidianas, esta unidade explora os conceitos dos períodos diurno e noturno, bem como a diferenciação de hábitos diários e hábitos frequentes.

A Unidade 2 também se propõe a discutir formas de descarte e de reaproveitamento de diferentes materiais, o que possibilita abordar o cuidado com a saúde por meio dos cuidados com o ambiente, além do desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01CI01.

As seções didáticas e atividades de cada capítulo oportunizam o aprendizado e a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais, na perspectiva da avaliação formativa, fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades associadas às Ciências da Natureza. Assim, os estudantes vão conhecer conceitos científicos básicos com os quais podem entender os fenômenos naturais e perceber as relações entre os seres vivos e entre eles e o ambiente, reconhecendo, por exemplo, a forma de transmissão de algumas doenças. Eles devem se interessar pelos cuidados com o corpo e aplicar os conhecimentos científicos em benefício próprio e da coletividade, o que implica adotar hábitos saudáveis e demonstrar posturas de respeito consigo e com as outras pessoas. Os estudantes serão levados a refletir sobre a importância das brincadeiras e o fato de haver brincadeiras ditas de menino e de menina. A partir de um pensamento cidadão, devem considerar a possibilidade de brincar juntos, reconhecendo no outro semelhanças que permitem o convívio harmonioso. As Atividades práticas vão trabalhar a atitude investigativa, como a observação, o levantamento de dados, o registro de ideias e o estabelecimento de comparações. Assim, espera-se que os estudantes observem, formulem hipóteses, façam diagnósticos e proponham soluções, colocando em prática aprendizados conceituais, procedimentais e atitudinais que possam influenciar as dimensões sociais e culturais. Algumas delas, por exemplo, visam ao desenvolvimento de atitudes e valores que contribuam para a preservação do planeta e a promoção do desenvolvimento sustentável. De modo geral, as atividades valorizam o trabalho em equipe, a ação cooperativa e respeitosa para a construção coletiva do conhecimento.

Competências gerais favorecidas

  1. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  1. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  1. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
    1. Competências específicas favorecidas
  1. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  1. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

MP059

Sugestão de roteiro de aula

De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma, cada página propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes.

Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros de cada unidade estão planejados para o período de 8 semanas, mas devem ser adaptados em função do calendário escolar, das características da turma e dos recursos disponíveis.

As habilidades deste ano dão subsídios para o desenvolvimento de noções sobre o corpo humano e servirão de base para os estudos em fisiologia, anatomia e saúde.

Capítulo

Aula

Páginas

Roteiro de aula

1

1

38-39

Leitura e discussão da proposta de abertura.

2

40-41

Leitura dialogada da seção Investigar o assunto e realização das atividades. Sugestão de atividade (opcional).

3

42-43

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

4

44-45

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

5

46

Leitura dialogada da seção Álbum de Ciências. Exploração das imagens com comentários dos estudantes.

6

47

Conversa sobre a tarefa de casa. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

7

48

Leitura dialogada da seção Atividade prática e realização da atividade em grupos. Conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder.

8

49

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

2

9

50-51

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

10

52

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

11

53

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

12

54-55

Leitura dialogada da seção O mundo que queremos com a resolução das atividades e realização das ações propostas. Sugestão de atividade (opcional).

3

13

56-57

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Orientação para a atividade prática da aula 15.

14

58-59

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

15

60

Leitura dialogada da seção Atividade prática e realização da atividade em grupos. Conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder.

16

61-63

Realização da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu e conversa com a turma.

MP060

UNIDADE 2 – CUIDAR DE MIM

Imagem: Ilustração. Seis crianças vistas dos ombros para cima, aglomeradas entre si, de lado e de costas. Elas estão vestidas com uniforme composto por camiseta em branco e azul. Elas estão de frente para fotografias de famílias penduradas em cordões em vermelho e amarelo, presas por pinças de cor azul-claro. À esquerda, uma foto pendurada de uma menina e um homem negro escovando os dentes. De frente para foto, uma menina negra, de cabelos encaracolados castanhos aponta para ela com o indicador da mão direita. Ao lado, à direita, fotografia de uma família sentada de frente para mesa, comendo, composta por um homem de pele clara, cabelos escuros, camiseta azul; mulher negra de cabelos pretos, blusa verde, uma menina morena de cabelos castanhos, uma blusa vermelha e um menino em pé de frente para mesa, moreno, cabelos castanhos, com camiseta cinza. Na ponta da direita, uma foto com cinco crianças de camiseta branca, formando uma roda, fazendo ciranda; outra foto com dois meninos morenos, um de blusa preta com brinquedo colorido nas mãos e outro de blusa azul e outra de frio verde-claro por cima, sentado em cadeira de rodas pretas. Abaixo, em outro cordão, uma foto de um menino lavando as mãos de frente para uma pia branca, de blusa azul e mulher perto o auxilia, de pele clara, blusa preta e cabelos castanhos. Abaixo, um menino de pele clara, cabelos castanhos, apontando para a última foto com o dedo indicador da mão direita e com a outra mão, caderno de folhas beges e espiral amarela. À esquerda, menina de pele clara, cabelos castanhos presos, com caderno e lápis de cor verde na mão direita. Na ponta da direita, um menino negro de cabelos castanhos crespos, visto de costas.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da unidade

  • Compreender que cuidar do corpo previne o contato com microrganismos que fazem mal à saúde.
  • Compreender o que é higiene.
  • Identificar quais são os hábitos de higiene necessários à manutenção da saúde.
  • Refletir sobre a importância do banho para nos mantermos limpos.
  • Valorizar os hábitos de cuidado com o bem-estar.
  • Reconhecer a importância de brincar.
  • Compreender que cuidar do ambiente também é cuidar de nossa saúde.
  • Conhecer os termos repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.

    O conceito de saúde permeia o ensino de Ciências desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Por isso, é importante que os estudantes compreendam que saúde não é simplesmente o estado de um organismo livre de doenças. Na verdade, o termo saúde não deve ser definido em relação à doença.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde consiste em um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidades. A saúde indica um equilíbrio dinâmico entre o organismo e o ambiente em que ele se encontra, gerando disposição física e psíquica. Um organismo saudável tem vitalidade e energia para desenvolver seu potencial.

    BNCC em foco:

    EF01CI01, EF01CI03, EF01CI05, EF01CI06

MP061

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE AS ATIVIDADES QUE VOCÊS VEEM NAS IMAGENS.
  1. O QUE VOCÊ FAZ QUE CONSIDERA SER BOM PARA SUA SAÚDE?
  1. ONDE VOCÊ APRENDEU AS ATIVIDADES QUE FAZ EM CASA, NA ESCOLA, COM OS AMIGOS?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Ajude os estudantes a formarem duplas para responder às questões da abertura. Peça a eles que contem o que observam em cada fotografia e veja quais relações eles fazem entre as fotografias e as ilustrações que representam crianças. Estimule também a leitura das imagens considerando as partes do corpo e suas funções, aproveitando para verificar conhecimentos prévios sobre esses conteúdos.

Vamos conversar

  1. Incentive-os a contarem para o colega que atividades eles identificam nas imagens e quais delas eles realizam. Eles devem relatar atividades relacionadas a hábitos de higiene, de convívio e de lazer.
  1. Nesta atividade, deixe os estudantes falarem livremente sobre os hábitos que eles consideram saudáveis. Não se preocupe em corrigi-los; esse momento é para levantar conhecimentos prévios. Assim, aproveite para investigar o que eles pensam sobre o conceito de saúde.
  1. Esta atividade tem por objetivo levar os estudantes a terem consciência do seu processo de aprendizagem.

    Proponha aos estudantes que façam uma exposição semelhante à proposta na imagem da abertura. Para isso, eles devem trazer fotografias ou fazer desenhos de atividades que realizam no dia a dia e que eles consideram que fazem bem à saúde. Essas imagens podem ficar expostas na sala de aula durante o trabalho com a unidade e serem retomadas a cada capítulo, de forma que os estudantes possam ir relacionando o seu cotidiano ao conteúdo estudado.

MP062

INVESTIGAR O ASSUNTO

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

O QUE EU POSSO FAZER PARA CUIDAR DE MIM?

CONFORME CRESCEMOS, APRENDEMOS NOVAS HABILIDADES E FICAMOS CADA VEZ MAIS INDEPENDENTES.

O QUE VOCÊ VAI FAZER

INVESTIGAR AS SUAS HABILIDADES.

COMO VOCÊ VAI FAZER

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Criança sentada no chão, amarrando os cadarços do tênis. Ela é ruiva de olhos verdes, com camiseta roxa, bermuda azul e tênis em vermelho e branco.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Investigar habilidades que possuem e habilidades que vão aprender.
  • Identificar hábitos de cuidado com a saúde.

    Pergunte aos estudantes quais hábitos são necessários para manter uma boa saúde. Utilize as respostas para fazer um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos estudantes, que servirão de subsídios para o trabalho com a habilidade EF01CI03, foco deste capítulo. Incentive-os a pensar sobre a importância de ter hábitos saudáveis.

    Pergunte aos estudantes o que é uma pessoa saudável. Aproveite esse momento para trabalhar com a ideia de que ser saudável não é apenas não ter doenças, mas também se sentir bem e feliz.

    Ao propor a atividade investigativa, peça aos estudantes que leiam todas as alternativas antes de pintar os quadradinhos e sugira a eles que pintem uma cor de cada vez, começando pelo vermelho. Ressalte que o vermelho deve ser usado para as atividades que eles já fazem sozinhos. Depois, diga que eles podem passar para a próxima cor; eles deverão pintar de azul o que estão aprendendo a fazer. Por último, informe às crianças que elas devem pintar de verde o que vão aprender quando forem mais velhas. Espera-se que todos os quadradinhos sejam coloridos.

    Comente com os estudantes que cada criança tem seu momento de aprendizado, e que não existe tempo exato para aprender cada coisa. Isso varia de pessoa para pessoa. Crianças que aprendem certas tarefas antes que as demais podem aprender outras tarefas depois. Aproveite a oportunidade para perguntar sobre outras habilidades que os estudantes já possuam. Pergunte também o que eles gostariam de aprender. Esse é um bom momento para conhecê-los melhor e para estimular a oralidade.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI03

    Sugestão de atividade: Adivinhe o que estou fazendo

    Prepare cartões com os nomes dos hábitos citados na atividade da página 41. O número de cartões deve ser igual ao número de estudantes da classe. Caso seja necessário, alguns hábitos podem ser repetidos. Coloque esses cartões em um saco ou em uma caixa.

    Peça a uma das crianças que escolha um dos cartões, leia só para si o hábito e faça a mímica correspondente. Se necessário, auxilie os estudantes no momento de ler o cartão. O restante da classe tem de adivinhar qual é o hábito em questão. Repita o mesmo com os demais estudantes.

MP063

PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. REPRESENTE COM DESENHOS OU PALAVRAS O QUE VOCÊ FAZ PARA CUIDAR DE SI MESMO EM CADA SITUAÇÃO.

    O QUE POSSO FAZER...

PROFESSOR Resposta pessoal.

... PARA ME EXERCITAR?

... PARA SER UM BOM AMIGO?

... PARA COMER BEM?

... PARA RELAXAR MINHA MENTE?

... PARA ME MANTER LIMPO?

... PARA ME SENTIR FELIZ?

Imagem: Ilustração. Seis folhas brancas na horizontal, cada uma com frase em fundo colorido: Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Comente com os estudantes que as respostas da atividade são individuais e ajude-os a pensar como vão representar essas situações nos quadros. Para auxiliá-los com o entendimento do que se pede, dê um exemplo do que você faz para cuidar da saúde. Conte um exemplo para cada situação: o que você faz para se exercitar, o que faz para ser um bom amigo, o que faz para comer bem etc.

Possibilidades de resposta:

Para se exercitar: Brincar, correr, nadar, pular corda, jogar bola, ir andando até a escola, passear no parque etc.

Para ser um bom amigo: Ouvir os colegas, apoiar quando preciso, defendê-los, ser confiável, ser pontual em horários etc.

Para comer bem: comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, mastigar bem, não comer muito doce, lavar os alimentos etc.

Para relaxar a mente: ler um livro, ouvir uma música, jogar videogame , brincar, conversar com um colega ou familiar, dançar etc.

Para se manter limpo: Tomar banho, usar roupas limpas, escovar os dentes etc.

Para ser feliz: Rir de brincadeiras, passear com a família, participar de um grupo, ter amigos etc.

Se houver disponibilidade, verifique se algum estudante gostaria de contar à classe o que ele desenhou. Nessa idade, muitas crianças gostam de compartilhar seus hábitos com os colegas. É interessante incentivar esse comportamento e estimular o diálogo entre eles. Manter hábitos saudáveis muitas vezes é mais efetivo quando compartilhados com os colegas. Por exemplo, se algum deles desenhar frutas e verduras no item de alimentação saúdavel, estimule-o a falar por que pratica este hábito e por que os colegas deveriam praticá-lo também.

MP064

CAPÍTULO 1 – CUIDADOS COM MEU CORPO

EXISTEM SERES MUITO PEQUENOS CHAMADOS DE MICRORGANISMOS. ALGUNS DELES, QUANDO ENTRAM EM CONTATO COM O NOSSO CORPO, PODEM CAUSAR:

Imagem: Ilustração. Um menino loiro, de olhos azuis sentado sobre uma banqueta amarela. Ele usa camiseta em azul-claro, bermuda em azul-escuro. Ele está com sapato no pé direito e tirando o sapato com a mão do pé esquerdo. Do tênis retirado sai uma fumaça cinza-claro que chaga perto do rosto do menino. Ele olha para o sapato apenas com um olho aberto, língua para fora e acena com outra mão para frente.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO PARA MOSTRAR COMO VOCÊ CUIDA DA LIMPEZA DO SEU CORPO.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. MOSTRE O DESENHO PARA UM COLEGA.
    • VOCÊS DESENHARAM O MESMO CUIDADO COM O CORPO?
    • QUAIS OUTROS CUIDADOS VOCÊ ACRESCENTARIA EM SEU DESENHO?
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Compreender que cuidar do corpo previne o contato com microrganismos que fazem mal à saúde.
  • Compreender o que é higiene.
  • Identificar quais são os hábitos de higiene necessários à manutenção da saúde.
  • Refletir sobre a importância do banho para nos mantermos limpos.
  • Reconhecer a importância da vacina.

    Comece o estudo do capítulo perguntando aos estudantes o que eles entendem por microrganismos. Explique que há inúmeras formas de seres vivos que não conseguimos enxergar a olho nu e que estão nos mais diversos ambientes, inclusive habitando o nosso corpo. É importante trabalhar a noção de que os microrganismos, em grande parte, não são nocivos, muitos trazem benefícios, mas há uma parte deles que causa prejuízos ao nosso corpo.

  • Atividade 1. Espera-se que os estudantes façam desenhos representando algum hábito de higiene, como lavar as mãos, cortar as unhas, tomar banho. É importante que, antes que eles aprendam os hábitos comuns de higiene, reconheçam atividades que consistem em hábitos de higiene. Esse caminho de aprendizagem pode facilitar a compreensão do assunto.
  • Atividade 2. Oriente os estudantes a formarem duplas para mostrarem seus desenhos aos colegas. Peça que expliquem por que escolheram desenhar aquele cuidado. Você pode sugerir que troquem de duplas algumas vezes. Depois diga a eles que conversem sobre outros cuidados importantes para o corpo que também poderiam ter sido representados e ressalte a importância de todos os cuidados com a higiene.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI03

    Texto complementar

    O cuidar e a criança pequena

    Autocuidado: cuidado consigo mesmo (cuidado do corpo, da mente, dos sentimentos). Tanto na saúde quanto na educação se defende a necessidade de uma educação que tenha um olhar especial sobre a pessoa humana em sua totalidade. E é na infância que se desenvolvem os hábitos mais saudáveis de alimentação, higiene física e mental e melhoria na qualidade de vida. [...]

    Altercuidado: cuidado do outro, das relações com o outro. [...] “cuidar de outrem possibilita cuidar de si”. [...] “O cuidado deve ser nutrido, cultivado, compartilhado! Na dimensão do cuidar do outro destacar-se-á os seguintes aspectos:

  1. A relação de cuidado criança criança.
  1. A relação cuidado professor criança. [...]

    Ecocuidado: cuidado com o ambiente em que estamos inseridos, preocupação com as redes que sustentam a vida. [...] Se a criança aprende as questões básicas de respeito à natureza, à medida que for crescendo vai absorvendo e aprendendo novos conhecimentos. [...]

    FONTE: SANTOS, M. S.; TIMM, J. W. O cuidar e a criança pequena. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul, jul. 2012. p. 11-13.

MP065

HIGIENE

OS CUIDADOS COM A LIMPEZA DO NOSSO CORPO SÃO CHAMADOS DE HÁBITOS DE HIGIENE.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. O PROFESSOR VAI LER AS LEGENDAS DA IMAGEM. REPITA EM VOZ ALTA ALGUNS HÁBITOS DE HIGIENE. DEPOIS, PINTE O DESENHO.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Um menino em pé, com os braços abertos, cabelos penteados para à esquerda, vestido com blusa regata, bermuda e descalço. Ele está no banheiro com um vaso sanitário, um papel higiênico e à direita, pia com sabonete e porta-escovas, espelho redondo e uma porta toalha.  Fim da imagem.

LEGENDA: LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER, DEPOIS DE BRINCAR E DEPOIS DE USAR O BANHEIRO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: APÓS AS REFEIÇÕES, ESCOVAR OS DENTES, A LÍNGUA E PASSAR FIO DENTAL. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LAVAR O ROSTO E LIMPAR OS OLHOS QUANDO ACORDAR. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: PENTEAR O CABELO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: APÓS FAZER XIXI E COCÔ, USAR PAPEL HIGIÊNICO OU ÁGUA PARA SE LIMPAR E DAR A DESCARGA. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: MANTER AS UNHAS CORTADAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ASSOAR O NARIZ. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: LIMPAR AS ORELHAS POR FORA, SOMENTE COM A TOALHA. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Explique aos estudantes o que são hábitos de higiene e a sua importância para a prevenção de doenças. Explore os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema.

Converse também sobre os hábitos de higiene que devem ser realizados diariamente e quais devem ser realizados mais de uma vez por dia.

  • Atividade 3. Antes de pintar o desenho, realize a leitura de cada legenda, explorando os elementos da respectiva imagem, e peça aos estudantes que repitam o trecho lido. É possível fazer uma pintura direcionada do desenho. Por exemplo, peça a uma ou duas crianças que repitam em voz alta a legenda relacionada ao hábito de escovar os dentes e, então, peça a todos que pintem a escova e a pasta; chame outras crianças para repetirem a legenda sobre lavar as mãos e peça que pintem a pia; e assim por diante, até finalizar o desenho.

    Oriente-os a não usarem hastes flexíveis ou objetos com pontas finas para limpar o canal auditivo. Explique a eles que assoar o nariz ajuda a tirar a sujeira do nariz e permite respirar melhor.

    Para o estudante ler

    ROBERTS, David. Sujo, eu?! São Paulo: Editora Ibep Nacional, 2006.

    O livro traz a história de Bebeto, que tinha hábitos pouco saudáveis, e de como sua família se esforçava para que ele cuidasse melhor de sua higiene.

MP066

  1. ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA. CONTE A UM COLEGA O QUE A MÔNICA PERGUNTOU E QUAL FOI A RESPOSTA DA MAGALI. A MAGALI É UMA PERSONAGEM QUE GOSTA MUITO DE COMER.
Imagem: Ilustração. Tirinha composta por dois quadros. As cenas se passam em um local aberto com grama, apresenta como personagens : Mônica, menina de pele clara, cabelos pretos, com vestido vermelho e Magali, menina de pele clara, cabelos pretos, com vestido amarelo. Q1 – Fundo de cor amarela, à esquerda, Mônica correndo para à direita, com a mão direita para frente diz: PRA QUE ESSE MONTE DE CREME DENTAL? Perto do corpo dela, linhas finas. À direita, à frente de Mônica, Magali caminhando levando várias caixas de creme dental nas mãos.  Q2- Fundo de cor azul-claro, Magali continua caminhando para à esquerda, diz olhando para trás onde está a Mônica e diz : É QUE EU TENHO QUE ESCOVAR OS DENTES APÓS TODAS AS REFEIÇÕES ! A Mônica olha para Magali, com os olhos bem abertos, com os olhos bem abertos, com linhas finas perto da cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: TIRINHA TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.

  1. QUAL QUANTIDADE DE CREME DENTAL DEVEMOS USAR EM CADA ESCOVAÇÃO? PINTE A RESPOSTA CERTA.
Imagem: Ilustração. Três escovas brancas na horizontal. A escova da esquerda com um pouco de pasta de dente. Ao centro, escova com grande quantidade de pasta e a última escova sem pasta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: a primeira imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 4. Para responder à atividade, os estudantes devem atentar à característica da personagem Magali. Assim, relembre as características das quatro personagens principais: Mônica é a líder da turma e a mais nervosa, Cebolinha troca o “R” pelo “L”, Cascão tem medo de água e Magali gosta muito de comer.

    As histórias em quadrinhos, em geral, contribuem com o processo de alfabetização, pois têm textos curtos e linguagem simples, além de imagens que facilitam a sua compreensão. Assim, aproveite esta atividade para realizar uma leitura compartilhada e certifique-se de que todos compreendem as falas das personagens. Uma forma de avaliar esse entendimento é pedindo aos estudantes que contem a história a um colega. Espera-se que eles compreendam que, de acordo com a tirinha, Magali está levando uma grande quantidade de creme dental para casa pois ela come muito e precisa escovar os dentes muitas vezes.

    Na questão seguinte, os estudantes devem responder que ela está fazendo certo, já que sabe que deve escovar os dentes após todas as refeições. Nesta atividade é trabalhada a habilidade EF01CI03, pois espera-se que os estudantes compreendam a necessidade de realizar um hábito de higiene importante para a manutenção da saúde.

  • Atividade 5. Converse com os estudantes sobre a quantidade apropriada de creme dental em cada escovação. Comente que o excesso de creme dental faz mal aos dentes e à gengiva. Após essa conversa, peça a eles que respondam à pergunta.

    BNCC em foco:

    EF01CI03

    Para o estudante ler

    CORNAVACA, A. Já escovou os dentes hoje? São Paulo: Gaudí Editorial, 2016.

    O livro conta a história de Cauã, Iara e Tupã, três sapinhos que vivem nas lagoas do Pantanal. Trabalha com a temática de saúde e higiene, além de mostrar a beleza do Pantanal Mato-Grossense.

MP067

BANHO

O BANHO FAZ BEM PARA A SAÚDE, NOS DEIXA LIMPOS, CHEIROSOS E É UM HÁBITO DIVERTIDO.

PARA TOMAR UM BOM BANHO, DEVEMOS ESPALHAR O SABONETE E ESFREGAR BEM O CORPO TODO. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DOS LUGARES QUE NÃO VEMOS, COMO ENTRE OS DEDOS DOS PÉS, ATRÁS DO PESCOÇO E DAS ORELHAS. AO LAVAR O CABELO, É PRECISO ESFREGAR BEM O COURO CABELUDO.

SABONETE, XAMPU E CONDICIONADOR EM EXCESSO NÃO FAZEM BEM À NOSSA PELE. ALÉM DISSO, ESSES PRODUTOS PODEM POLUIR O AMBIENTE QUANDO CHEGAM A RIOS, LAGOS E MARES.

Imagem: Fotografia. Um chuveiro branco ligado por cabos brancos na horizontal, por onde sai grande quantidade de água.  Fim da imagem.

LEGENDA: O CHUVEIRO ELÉTRICO FOI CRIADO PARA AQUECER A ÁGUA DO BANHO E HOJE É USADO EM MUITAS RESIDÊNCIAS. QUANDO O BANHO É DEMORADO, AUMENTA O CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA. FIM DA LEGENDA.

  1. ABAIXO, CERQUE COM UMA LINHA O(S) PERÍODO(S) DO DIA EM QUE VOCÊ COSTUMA TOMAR BANHO.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Da esquerda para à direita : DE MANHÃ : Local com grama verde, arbusto e ao fundo, céu em azul-claro com nuvens brancas, e à esquerda sol redondo amarelo.   Fim da imagem.

LEGENDA: DE MANHÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: AO MEIO-DIA. No mesmo local, o sol ao centro do céu. Fim da imagem.

LEGENDA: AO MEIO-DIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: À TARDE : No mesmo local, céu de cor alaranjada com nuvens brancas e sol amarelo na parte inferior. Fim da imagem.

LEGENDA: À TARDE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: À NOITE : No mesmo local, céu de cor azul-escuro com pequenas estrelas brancas e à direita, lua branca em formato da letra C ao contrário.  Fim da imagem.

LEGENDA: À NOITE. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Antes de iniciar a leitura do texto, procure saber quais os principais benefícios deste hábito de higiene na opinião dos estudantes. Assim, durante a leitura, trabalhe a importância de cada recomendação e de cada cuidado que devemos ter ao nos banharmos. Ao final, comente sobre os produtos que utilizamos em nossa higiene, alertando para cuidados que devemos ter ao utilizá-los, como evitar a sua ingestão ou o contato com os olhos. Da mesma forma, mencione os danos que esses produtos podem causar quando lançados em corpos de água, como a poluição de rios.

Chame a atenção para a fotografia do texto e pergunte aos estudantes o que eles observam. Comente que a invenção do chuveiro permitiu que as pessoas tomassem banho dentro de suas moradias e que, depois, com a chegada dos chuveiros elétricos, a água do banho passou a ser aquecida. Mencione que, inicialmente, os chuveiros eram feitos inteiramente de metal, porém esquentavam demais e provocavam choques. Eles foram melhorados e passaram a ser feitos de plástico, oferecendo maior segurança. Ao final, verifique se todos percebem que, quando passamos muito tempo em um banho com o chuveiro elétrico ligado, desperdiçamos água e energia.

  • Atividade 6. O período do dia em que os estudantes tomam banho pode variar de acordo com a rotina deles. Neste exercício é possível trabalhar, mesmo que superficialmente, como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias, como tomar banho, de acordo com a habilidade EF01CI06.

    BNCC em foco:

    EF01CI03, EF01CI06

    Para o estudante ler

    MONARI. M. Tomar banho é uma encrenca. São Paulo: Caramelo, 2012.

    A leitura do livro estimula a reflexão sobre a importância do banho. Nessa história o protagonista evita tomar banho e, para ele, quanto mais seco, melhor.

MP068

ÁLBUM DE CIÊNCIAS

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

HERANÇA INDÍGENA

CADA POVO POSSUI SEUS PRÓPRIOS COSTUMES E MODOS DE VIDA.

QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, ESTRANHARAM O HÁBITO DOS POVOS INDÍGENAS DE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS. COM O PASSAR DO TEMPO, OS PORTUGUESES FORAM SE ACOSTUMANDO COM ISSO E PASSARAM A SE BANHAR DIARIAMENTE.

ESSE HÁBITO SE MANTEVE E EXISTE ATÉ HOJE.

Imagem: Fotografia. Dentro de um rio de cor escura com dezenas de crianças nadando e brincando, meninos e meninas de pele morena e cabelos pretos.  Fim da imagem.

LEGENDA: NAS COMUNIDADES INDÍGENAS, O BANHO DE RIO É UM HÁBITO FREQUENTE. O CONTATO COM A ÁGUA ACONTECE DESDE A INFÂNCIA. OS RIOS TAMBÉM SÃO LOCAIS DE BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS. MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina de pele morena, cabelos lisos com franja em castanho-escuro, com blusa de mangas curtas de cor bege e estampa em vermelho. Ela está segurando na mão esquerda uma cuia redonda de cor marrom perto de farinha de cor branca. Ela olha para baixo. Ao fundo, local com hastes de madeira e folhas verdes das árvores e vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: EM MUITAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS, AS CUIAS SÃO USADAS PARA TOMAR BANHO. OS RIBEIRINHOS TAMBÉM USAM AS CUIAS PARA PEGAR ÁGUA DO RIO, COZINHAR, TIRAR ÁGUA DA CANOA E CONSUMIR ALIMENTOS. MUNICÍPIO DE QUERÊNCIA, MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. CONTE A UM ADULTO A ORIGEM DO HÁBITO DE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS. CONVERSE SOBRE OS HÁBITOS QUE VOCÊS TÊM.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Reconhecer que povos têm culturas diferentes.

    Realize uma leitura pausada do texto e pergunte aos estudantes se eles se identificam com o modo de tomar banho dos povos indígenas e das comunidades ribeirinhas. Para isso, após a leitura, pergunte sobre a frequência do banho dos povos indígenas e peça que observem características desse hábito nas fotografias. Em seguida, verifique se as crianças se identificam com alguma delas. É provável que alguns estudantes mencionem que costumam tomar banho ou brincar em rios, lagos ou piscinas. Outros podem contar sobre o hábito de usar utensílios como cuias para se molhar. Explore esses e outros hábitos mencionados pelas crianças e, se possível, apresente novos exemplos.

    Aproveite a oportunidade para debater os hábitos de higiene dos estudantes e reforçar a importância do banho diário. Valorize a cultura indígena durante a leitura do texto, estimulando o respeito a diferentes culturas. Faça uma roda de conversa mencionando outras contribuições da herança indígena para a cultura local de onde residem, como alimentos, brincadeiras e palavras. Essa atividade permite trabalhar a competência geral 9 e a competência específica 7.

    Tarefa de casa. Observe se os estudantes entendem o significado da palavra herança. Certifique-se de que eles relacionam o termo com a ideia de costumes que são passados de uma geração para outra e que podem ser difundidos entre diferentes culturas. Dessa forma, incentive-os a contar aos familiares o que aprenderam, comentando também sobre os seus próprios hábitos.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI03, EF01CI06

    Para você acessar

    Instituto de Pesquisa e Formação Indígena. Disponível em: http://fdnc.io/ehW. Acesso em: 23 abr. 2021.

    Nesse site, é possível encontrar informações relevantes sobre a cultura indígena, povos e sua região, bem como materiais como e-books e cartilhas.

MP069

ROTINA DE HIGIENE

ALGUNS HÁBITOS DE HIGIENE SÃO REALIZADOS MAIS DE UMA VEZ POR DIA. OUTROS, BASTA UMA VEZ POR DIA. ALGUNS ACONTECEM SÓ DE VEZ EM QUANDO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE AS IMAGENS E CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ESTES HÁBITOS. FAÇA UM X NOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O CORPO MAIS DE UMA VEZ POR DIA.
Imagem: Ilustração. Um menino de pele morena, cabelos pretos, com camiseta de cor verde, bermuda azul, colocando camiseta. Ao fundo, uma mobília marrom com gavetas e vista parcial de espelho azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: COLOCAR ROUPAS LIMPAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino moreno, de cabelos castanhos, com camiseta de cor laranja, com a mão direita para frente. À direita, de frente para ele, um homem corta a unha dele. Ele tem pele morena, cabelos castanhos, com par de óculos quadrados em azul e usando uma blusa de mangas compridas em verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: CORTAR AS UNHAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino à esquerda, sentado em cadeira preta, com pele clara, cabelos castanhos e sobre o corpo dele, capa azul. À direita, um senhor de cabelos e barba grisalhos, vestido com camiseta de mangas compridas em verde, com uma tesoura de cor cinza e um aparador preto na mão direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: CORTAR OS CABELOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele morena, cabelos castanhos em chuquinha e camiseta de cor lilás. Ela está de frente para uma pia, escovando os dentes com uma escova na mão direita. Sobre a pia, um pote de cor lilás e rosa e um tubo de pasta de cor verde. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOVAR OS DENTES. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: COLOCAR ROUPAS LIMPAS e ESCOVAR OS DENTES.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. DESTAQUE O TABULEIRO DA PÁGINA 111 E CHAME UM COLEGA PARA JOGAR.
    • ESCOLHA UMA TAMPA DE GARRAFA PARA USAR COMO PEÇA.
    • PARA VERIFICAR QUANTAS CASAS CADA UM DEVE ANDAR, USE UMA MOEDA. SE TIRAR CARA, ANDE UMA CASA; SE TIRAR COROA, ANDE DUAS CASAS.
    • AO CAIR EM UMA CASA, O JOGADOR DEVE DIZER O HÁBITO DE ROTINA QUE A IMAGEM REPRESENTA E O HORÁRIO EM QUE ELE OCORRE. SE ERRAR, TERÁ UMA CHANCE DE ACERTAR NA PRÓXIMA RODADA.
    • GANHA QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO FINAL DO TABULEIRO.
MANUAL DO PROFESSOR

Antes de iniciar as atividades, converse com os estudantes sobre a rotina de higiene deles, pedindo que mencionem, quando possível, os horários dos eventos. Fique atento ao uso de marcadores temporais (manhã, tarde, noite, semana, mês) e de frequência de realização de atividades (uma vez por dia, uma vez por semana). Destaque sempre que um estudante mencionar esses termos.

  • Atividade 7. Peça aos estudantes que conversem sobre os cuidados com o corpo representados nas imagens e depois assinalem apenas aqueles que eles praticam mais de uma vez por dia. Cuide para que as crianças não julguem a rotina dos colegas. Note que alguns podem escovar os dentes mais de uma vez por dia, enquanto outros podem escovar apenas uma vez. Explique que o ideal é escovar os dentes após cada refeição. O mesmo ocorre com a troca de roupas: há pessoas que usam o mesmo pijama por vários dias e há quem prefira trocá-lo com mais frequência. Escute as rotinas de higiene e cuidados com o corpo para orientar os estudantes. Depois, avalie se todos se apropriaram da noção de frequência, pedindo que desenhem no caderno um hábito de higiene que não realizam todos os dias. Nesta proposta, eles podem se desenhar cortando as unhas, cortando os cabelos, indo ao dentista, entre outras atividades que não são feitas diariamente.
  • Atividade 8. O jogo busca desenvolver noções de rotina relacionadas à manutenção da saúde do corpo e da mente. Para isso, os estudantes vão identificar uma sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando os horários dos eventos. Será necessário auxiliá-los na leitura dos horários indicados no tabuleiro.

    Sugestão de atividade: Jogo da mímica

    Material: tiras de papel, canetas e saco plástico.

    Como fazer: Os estudantes devem escrever hábitos de higiene ou produtos de higiene em uma tira de papel. Peça que coloquem todas as tiras em um saco. Divida a turma em duas equipes. Cada estudante retira uma tira de papel, sem mostrá-la aos colegas. Em seguida, tem um minuto para fazer mímicas para que os integrantes da equipe adivinhem a qual hábito ou produto de higiene ele se refere. Se os colegas acertarem, a equipe ganha um ponto. As equipes devem se revezar até que todos tenham participado. Ganha a equipe que fizer mais pontos.

MP070

ATIVIDADE PRÁTICA

EXPERIMENTO

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

MÃOS LIMPAS, MÃOS SUJAS

UTILIZAMOS AS MÃOS PARA PERCEBER E INTERAGIR COM O AMBIENTE. O CONTATO DAS MÃOS COM DIFERENTES SUPERFÍCIES PODE ESPALHAR SUJEIRA E MICRORGANISMOS?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

SIMULAR A TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

TINTA PARA PINTURA A DEDO

2 PARES DE LUVAS DESCARTÁVEIS

FOLHAS DE PAPEL SULFITE

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. SERÃO SORTEADOS DOIS ESTUDANTES PARA COLOCAREM AS LUVAS.
  1. O PROFESSOR FIXARÁ AS FOLHAS DE PAPEL NOS LUGARES ONDE COLOCAMOS AS MÃOS QUANDO SAÍMOS DO BANHEIRO.
  1. O ESTUDANTE 1 VAI PASSAR A TINTA NAS LUVAS E PERCORRER O CAMINHO INDICADO PELO PROFESSOR, COLOCANDO AS MÃOS NAS FOLHAS FIXADAS.
  1. LOGO DEPOIS, O ESTUDANTE 2 DEVERÁ PÔR AS LUVAS LIMPAS. ELE DEVE PERCORRER O MESMO CAMINHO COLOCANDO AS MÃOS EXATAMENTE NOS MESMOS LUGARES QUE O ESTUDANTE 1.

    PARA VOCÊ RESPONDER

  1. QUAL DOS ESTUDANTES REPRESENTA UMA PESSOA QUE SAIU DO BANHEIRO SEM LAVAR AS MÃOS?

    ( ) ESTUDANTE 1

    ( ) ESTUDANTE 2

    PROFESSOR Resposta: ESTUDANTE 1
  1. VOCÊ OBSERVOU TINTA NA LUVA DO ESTUDANTES 2?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

    PROFESSOR Resposta: SIM

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, O QUE A TINTA REPRESENTA?
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Folhas de papel de cor branca, três potes de tinta em azul, vermelho e amarelo e à direita, um par de luvas de cor azul-claro.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Simular a transmissão de microrganismos.
  • Construir ideias e argumentos com base em evidências e conhecimentos científicos.

    Inicie a leitura e certifique-se de que todos entendem o termo simular. Conte que eles vão usar tintas para simular a presença dos microrganismos em uma superfície e, assim, verificar se as mãos podem ajudar a espalhá-los. Prossiga verificando se os estudantes entendem o que será feito em cada etapa. Ao realizar a atividade, oriente-os a retomarem as etapas, pedindo a eles que as recontem. No momento de fixar os papéis, peça que o acompanhem e ajudem a indicar os lugares onde encostam ao sair do banheiro. Isso ajuda a trazer a atividade para perto da realidade deles. Cerca de 5 folhas coladas são suficientes para o resultado esperado. Não demore muito entre o primeiro e o segundo estudante, para que a tinta não seque.

  • Atividade 1. A tinta representa os microrganismos contidos nas mãos do estudante 1 que, ao sair do banheiro sem lavar as mãos, contaminou os locais em que tocou.
  • Atividade 2. Espera-se que os estudantes tenham notado que a luva do estudante 2, por mais que estivesse limpa no começo, ficou suja de tinta ao encostar nos mesmos lugares em que o colega encostou.
  • Atividade 3. Os estudantes podem responder que a tinta representa os microrganismos que podem causar doenças e que os espalhamos no ambiente. Se algum deles não compreender a simulação, retome a situação, explicando que ao sairmos do banheiro sem lavar as mãos carregamos sujeira ou microrganismos, deixados nos lugares em que encostamos; as pessoas que encostarem nesses lugares depois também poderão carregar essa sujeira.

    A atividade proposta nesta seção envolve a formulação de hipóteses e investigações, com procedimentos da investigação científica, visando estabelecer formas de evitar a transmissão de certas doenças. Estas atividades estão relacionadas à competência específica 2 e à competência geral 2.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI03

    Textos complementares

    A importância de lavar as mãos

    Crianças pequenas estão descobrindo o mundo ao seu redor e não se contentam em usar apenas a visão [...]. 80% das doenças infecciosas, provocadas por bactérias, vírus ou outros parasitas, podem ser transmitidas pelas mãos. [...]

    Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível reduzir em até 40% a incidência de problemas como diarreia, conjuntivites e resfriados com o simples ato de lavar as mãos.

    MALACARNE, J. A importância de lavar as mãos. Revista Crescer. Disponível em: http://fdnc.io/ehX. Acesso em: 20 mar. 2021.

MP071

PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS

COM AÇÕES SIMPLES, COMO MANTER AS MÃOS LIMPAS, PODEMOS EVITAR QUE MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS SE ESPALHEM NO AMBIENTE. ESSAS AÇÕES CONTRIBUEM PARA PROTEGER DE DOENÇAS AS PESSOAS AO NOSSO REDOR.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. ALGUNS MICRORGANISMOS QUE CAUSAM DOENÇAS SÃO ENCONTRADOS NA SALIVA. PINTE OS DESENHOS DAS AÇÕES QUE PODEM PROTEGER AS PESSOAS AO REDOR CONTRA ESSES MICRORGANISMOS.
PROFESSOR Resposta: Os estudantes devem pintar a primeira e a segunda ilustrações.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma menina de cabelos curtos, franja, com a mão esquerda de frente para a boca, de olhos fechados, tossindo: COFI, COFI.  Fim da imagem.

LEGENDA: COBRIR A BOCA AO TOSSIR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Um menino de cabelos crespos, usando camiseta, de olhos fechados, espirrando com um lenço sobre o nariz. Perto dele, à esquerda, diz : ATCHIM! Fim da imagem.

LEGENDA: USAR UM LENÇO AO ESPIRRAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma menina de cabelos presos atrás, com os olhos fechados, blusa de mangas compridas, espirrando, com as mãos para frente, ar indo para frente, dizendo : ATCHIM! Fim da imagem.

LEGENDA: AFASTAR AS MÃOS AO ESPIRRAR. FIM DA LEGENDA.

OUTRO CUIDADO IMPORTANTE COM O CORPO É TOMAR VACINAS. ELAS PREVINEM ALGUNS TIPOS DE DOENÇA. AO NASCER, TODA CRIANÇA RECEBE UMA CADERNETA DE VACINAÇÃO. NELA, SÃO REGISTRADAS TODAS AS VACINAS QUE A CRIANÇA TOMA.

Imagem: Fotografia. Uma caderneta de vacinação com partes rosa: títulos pretos: Doses/vacinas – 1ª Dose, 2ª Dose, 3ª Dose, 1ª Dose ou reforço, 2ª Dose ou reforço. Tipos de doses : BCG-ID, Meningocócica C; Hepatite B; Tríplice viral; Antipólio; Febre amarela dose inicial; Febre amarela 10-10 anos; Tetravalente; DTP; Rotavírus; Pneumocócica; Reforço; Poliomielite; Pneumocócica; Varicela; Meningocócica C; dt 10-10 anos.  Em algumas vacinas, informações com data tomada, lote, unid e ass, para : : BCG-ID; Meningocócica C, Hepatite B, Antipólio, Tríplice viral, Tetravalente, Rotavírus, Pneumocócica, Poliomielite, Pneumocócica e Varicela.   Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNETA DE VACINAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 9. A atividade possibilita verificar se os estudantes compreenderam os conhecimentos trabalhados, considerando que uma das formas de evitar a transmissão de certas doenças é impedir que os microrganismos causadores se espalhem no ambiente. Estimule os estudantes a observarem cuidadosamente os desenhos para identificar a situação que menos espalha os microrganismos presentes na saliva. O importante é impedir que os microrganismos se espalhem no ambiente.

    Pergunte se os estudantes se lembram da última vacina (oral ou injetável) que tomaram e peça que relatem como foi.

    Explique a importância de seguir o calendário de vacinas recomendado pelo Ministério da Saúde. Elas são eficazes para prevenir doenças em todas as fases da vida: na infância, na adolescência, na vida adulta e na velhice. Comente que a vacinação protege toda a população, pois, quanto mais pessoas ficarem protegidas, menor será a probabilidade de outras pessoas serem contaminadas.

    Na caderneta de vacinação, há informações que fazem parte da história da pessoa. A observação dos registros das vacinas e das datas em que foram tomadas permite conhecer o acesso a tal cuidado.

    Para você acessar

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de saúde da criança. Disponível em: http://fdnc.io/ehY. Acesso em: 23 abr. 2021.

    Nesse documento há informações relevantes sobre a saúde da criança.

  • Todos pelas vacinas. Disponível em: http://fdnc.io/ehZ. Acesso em: 23 abr. 2021.

    Portal de conteúdos sobre vacinação com vídeos, artes, textos e local para fazer perguntas.

    O que são as vacinas

    [...] As vacinas podem ser produzidas a partir de organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados.

    As vacinas podem ser aplicadas por meio de injeção ou por via oral (pela boca). Quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, os anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro. Isso se chama imunidade. [...]

    TOSCANO, C.; KOSIN, L. Cartilha de vacinas: para quem quer mesmo saber das coisas. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003. Disponível em: http://fdnc.io/7EZ. Acesso em: 20 mar. 2021.

MP072

CAPÍTULO 2 – CUIDADOS COM MEU BEM-ESTAR

DEVEMOS CUIDAR DO NOSSO BEM-ESTAR A VIDA INTEIRA. PARA ISSO, NÃO BASTA SOMENTE CUIDAR DO NOSSO CORPO, PRECISAMOS TAMBÉM CUIDAR DA MENTE.

VEJA AS IMAGENS DE ALGUMAS ATITUDES QUE AJUDAM VOCÊ A CUIDAR DA SAÚDE DA MENTE.

Imagem: Ilustração. Três pessoas sentadas de frente para uma mesa, comendo. À esquerda, um homem negro, cabelos pretos, com camiseta amarela. Ao fundo, menina morena de cabelos castanhos com franja, blusa rosa e à direita, mulher de pele clara com cabelos castanhos presos, com camiseta vermelha. De frente para eles, prato arredondado com comida.  Fim da imagem.

LEGENDA: CONVIVER COM AS PESSOAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino negro de cabelos pretos dormindo de olhos fechados sobre cama, com coberta de cor azul-claro. À direita, um móvel de cor azul, com um relógio onde se indica : 20:30.  Fim da imagem.

LEGENDA: DORMIR AO MENOS 8 HORAS POR DIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À frente, duas crianças jogando bola de cor azul. À esquerda, uma menina ruiva cadeirante, usando camiseta roxa, calça vermelha e sapatos pretos e à direita, menino de pele clara, cabelos pretos, com camiseta verde, bermuda e sapatos azuis, lançando a bola para a menina. Ao fundo, uma mulher e homem sentado sobre um banco em local com grama e arbustos verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: BRINCAR AO AR LIVRE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino de pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta marrom, bermuda azul e sapatos em branco, falando perto com as mãos próximas da boca, em direção à cabeça de um homem agachado de frente para ele. Este tem pela clara, cabelos castanhos, um par de óculos vermelho, com camiseta e sapatos em verde-claro e calça em cinza. Ele está com o braço esquerdo sobre as costas do menino.  Fim da imagem.

LEGENDA: SABER EM QUEM PODEMOS CONFIAR. FIM DA LEGENDA.

  1. FAÇA UM X NOS DIAS DA SEMANA EM QUE VOCÊ DORME CEDO.

    ( ) SEGUNDA-FEIRA

    ( ) TERÇA-FEIRA

    ( ) QUARTA-FEIRA

    ( ) QUINTA-FEIRA

    ( ) SEXTA-FEIRA

    ( ) SÁBADO

    ( ) DOMINGO

    PROFESSOR Resposta pessoal.
    • VOCÊ ACHA IMPORTANTE DORMIR AO MENOS 8 HORAS TODOS OS DIAS?

      ( ) SIM

      ( ) NÃO

      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Valorizar os hábitos de cuidado com o bem-estar.
  • Reconhecer a importância de brincar.

    Inicie o capítulo pedindo aos estudantes que descrevam o que observam em cada imagem e comentem de que forma eles acham que essas atitudes podem contribuir com a saúde. Dessa forma, será possível ampliar o conceito de saúde desenvolvido a partir da habilidade EF01CI03. Depois, realize uma leitura compartilhada do texto e das legendas dessas imagens.

  • Atividade 1. Espera-se que os estudantes julguem importante dormir cedo todos os dias, para que possam manter a saúde da mente. Explique a eles a importância de dormir no mínimo oito horas por noite e os benefícios do descanso diário. Comente que o local do sono deve ser apropriado, confortável e calmo. Nesta atividade é possível trabalhar com a habilidade EF01CI05, pois o estudante é incentivado a identificar e nomear os dias da semana.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI03, EF01CI05, EF01CI06

    Texto complementar

    Exercícios físicos na infância são fundamentais

    A prática de atividade física deve ser um hábito presente em pessoas de todas as idades – inclusive nas crianças. Nos pequenos, os esportes ajudam a desenvolver a inteligência, a formação de caráter e a afetividade, estimulam a socialização, oferecem melhora na qualidade de vida, auxiliando no domínio do próprio corpo e no aumento da autoestima. [...]

MP073

  1. OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração A. Local com vegetação em verde, com crianças brincando. À esquerda, um menino visto de costas de frente para uma árvore com folhas verdes. Ele tem cabelos pretos, com blusa de mangas compridas de cor marrom, calça amarela e sapatos pretos. À direita, três crianças correndo e um cachorro de pelos brancos correndo. Uma mulher de pele negra, cabelos pretos, com camiseta amarela, calça azul e sapatos marrons. Um menino loiro, regata branca com detalhes e bermuda em vermelho. À frente, uma menina sentada de pele clara, cabelos curtos e franja em castanho, com camiseta em roxa e bermuda azul. Ao fundo, à direita, tronco de cor marrom, um menino de cabelos castanhos com par de óculos. O céu é de cor azul-claro com um sol de cor amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: A FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração B. Vista de janela de cor roxa, com um vaso de cor marrom vista parcial de flores com folhas verdes. Ao fundo, dentro de cada, crianças brincando dentro de cabana de cor bege, por onde vê-se sombra. À direita, uma menina sentada de joelhos vista de costas, de cabelos curtos castanhos, com roupa de cor lilás. Atrás, um menino moreno de cabelos pretos com blusa de mangas compridas em azul e calça amarela, segurando na mão uma lanterna de luz amarela. Em segundo plano, janela por onde vê-se céu noturno com estrelas e uma lua amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: B FIM DA LEGENDA.

  1. PENSE EM UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ CONHECE E DA QUAL GOSTA MUITO DE BRINCAR.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. REÚNA-SE COM UM COLEGA E CONTE PARA ELE COMO SE BRINCA DESSA BRINCADEIRA.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. ESCREVA O NOME DE UMA PESSOA COM QUEM VOCÊ GOSTA DE CONVIVER.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 60 minutos diários – e, preferivelmente, de 5 a 6 vezes por semana – de atividades aeróbicas para crianças e adolescentes entre os cinco e 17 anos de idade. É essencial, também, que o jovem possua uma rotina alimentar saudável. [...]

PEDIATRIA ORIENTA. Exercícios físicos na infância são fundamentais. Sociedade de Pediatria de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/ei1. Acesso em: 20 mar. 2021.

Para o estudante ler

DAVES, K. Esportes: brincando com meus amigos. Cotia: Usborne, 2013.

Personagens divertidos e atividades que tratam do mundo dos esportes.

  • Atividade 2. Antes de os estudantes responderem às questões, peça que descrevam o que as crianças estão fazendo na primeira e na segunda imagem. Pergunte a eles se conhecem essas brincadeiras e se já brincaram. A atividade trabalha com a habilidade EF01CI05, pois o estudante deve identificar e nomear os períodos diários (manhã, tarde, noite) e relacioná-los com os ritmos de atividades diárias de seres humanos, conforme a habilidade EF01CI06.
  • Atividade 3. Aproveite para explicar aos estudantes que as brincadeiras que movimentam o corpo podem ser consideradas atividades físicas. Comente sobre a importância das atividades físicas para a saúde das pessoas. A prática diária de atividades físicas contribui para o controle do peso corporal, promove o bem-estar mental, diminui o risco de doenças como infarto e pressão alta, contribui para o fortalecimento de ossos e músculos, reduz o estresse, entre outros benefícios. Pergunte aos estudantes quais brincadeiras eles conhecem que movimentam o corpo.
  • Atividade 4. Comente com os estudantes que eles podem escolher qualquer pessoa de seu convívio (familiares, colegas de classe, vizinhos etc.). Uma forma de complementar essa atividade é levar um conjunto de letras para a sala de aula e deixar que os estudantes formem com elas o nome das pessoas com quem gostam de conviver. Caso formem nomes de animais de estimação, diga que eles são importantes também, são seres vivos, mas não são pessoas.

MP074

  1. É MUITO IMPORTANTE SABER EM QUEM CONFIAR.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • IMAGINE QUE VOCÊ CONSEGUISSE COLOCAR NA PALMA DE SUA MÃO AS PESSOAS EM QUEM CONFIA. QUEM VOCÊ COLOCARIA? CONTE PARA SEUS COLEGAS.

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    • FAÇA UM CONTORNO DE SUA MÃO NO ESPAÇO ABAIXO. DEPOIS DESENHE DENTRO DO CONTORNO AS PESSOAS EM QUEM VOCÊ CONFIA.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Folhas de papel uma sobre a outra e a primeira de cor branca.  Fim da imagem.

COMPARTILHE OS SEUS SEGREDOS COM AS PESSOAS EM QUEM VOCÊ CONFIA. ELAS PODEM AJUDAR VOCÊ EM DIVERSAS SITUAÇÕES. TAMBÉM PODEM CONVERSAR E TIRAR AS DÚVIDAS SOBRE O QUE VOCÊ NÃO CONHECE.

MANUAL DO PROFESSOR

O conteúdo das páginas 50 e 51, assim como as atividades propostas nas páginas 52 e 53, consistem em desdobramentos da habilidade EF01CI03, amplamente trabalhada nesta unidade. Assim, para que os estudantes compreendam de maneira mais completa o conceito de saúde, eles devem reconhecer que, além dos hábitos de higiene, é preciso ter cuidados especiais com o corpo e com a mente. Espera-se que eles identifiquem atividades prazerosas e relações de convívio como importantes situações de serem cultivadas no dia a dia.

  • Atividade 5. Os estudantes deverão desenhar dentro do contorno da palma de sua mão as pessoas em quem podem confiar. Esta atividade é muito importante para que a criança reconheça sua rede de apoio e para que o professor também tenha a oportunidade de identificar caso haja algum problema entre a criança e as pessoas de seu convívio próximo. Sempre que for detectada a necessidade, entre em contato com o conselho tutelar da região.

    Se julgar necessário, convide algum psicólogo para dar palestra aos pais, para que ensinem as crianças a zelar pela própria segurança, orientando-os sobre o que fazer em caso de aproximação de uma pessoa que eles não conhecem. É importante também conversar sobre segurança on-line, pois muitas vezes os estudantes tomam menos cuidados em sites de jogos virtuais ou outros ambientes das redes e os perigos são os mesmos fora desses ambientes.

    Para você acessar

    Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Internet segura. Disponível em:

    http://fdnc.io/ei2. Acesso em: 23 abr. 2021.

    O portal dá dicas de segurança on-line para crianças com atividades lúdicas, guias e muitos outros.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI03

    Texto complementar

    Desenvolvimento das emoções

    As emoções apresentam-se como principais elementos no funcionamento humano, ocupando um lugar de destaque no desenvolvimento cerebral e em vários aspectos do foro psicológico e social, influenciando toda a vivência diária e quotidiana do ser humano. O ser humano em desenvolvimento vai-se envolvendo em novas experiências e interagindo com os diferentes elementos que constituem o seu espaço relacional e os sistemas emocionais vão-se constituindo e criando novas ligações com outros sistemas, como o cognitivo ou o linguístico. [...] A família e todos os sistemas sociais, [...], devem estar atentos à problemática das emoções, pois estas envolvem um conjunto de competências e habilidades que são tão importantes como qualquer outra capacidade e, portanto, a criança enquanto sujeito em constante aprendizagem, deve ser livre de expressar as suas emoções e, ao lhe serem apresentadas atividades e comportamentos adequados, ela vai adquirir conhecimento e controle emocional. O conhecimento das emoções também pode auxiliar o Educador relativamente às crianças, proporcionando-lhe uma maior percepção sobre a personalidade de cada uma e, naturalmente, qual a melhor maneira de interagir com elas [...]

    FONTE: CATARREIRA, C. S. S. R. As emoções das crianças em contexto de educação pré-escolar. Instituto Politécnico de Portalegre, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/ei3. Acesso em: 20 mar. 2021.

MP075

  1. CERQUE COM UMA LINHA AS AÇÕES QUE VOCÊ FAZ PARA SER UM BOM AMIGO.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Duas crianças sentadas de frente para outra. À esquerda, uma menina loira de cabelos curtos, com blusa de mangas compridas, calça verde e sapatos azuis, com o dedo indicador da mão direita para frente. À frente dela, um menino agachado de pele morena-claro, cabelos castanhos, com camiseta de cor azul-claro, calça azul e sapatos em preto e branco, amarrando um cadarço.  Fim da imagem.

LEGENDA: ENSINO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino ruivo de olhos verdes, usando blusa de cor verde-claro com detalhes em branco, com a mão direita esticada para mão de outro menino à direita. Menino de pele clara, cabelos pretos, com blusa de mangas compridas em amarelo e detalhes em vermelho, segurando em cada mão um carrinho de cor azul-claro, dando um para o outro menino. Fim da imagem.

LEGENDA: DIVIDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos longos com franja em preto, usando blusa de alça em amarelo com detalhes e bermuda em lilás, apontando com o dedo indicador da mão esquerda para à menina à frente, diz : SEU CABELO ESTÁ TÃO BONITO! A menina olha para ele, de pele negra, cabelos encaracolados em chuquinha e usando camiseta em azul-claro, respondendo : OBRIGADA!  Fim da imagem.

LEGENDA: SOU GENTIL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças sentadas uma de frente para outra : uma menina de pele clara, cabelos pretos com blusa de mangas compridas em verde, calça vermelho e sapatos azuis; uma criança negra de cabelos crespos castanhos até os joelhos, vestida com blusa de mangas compridas em vermelho e calça verde. Ao fundo, menino visto parcialmente de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas azul, calça amarela e sapatos em verde e branco. As crianças observam um menino à direita falando e gesticulando com as mãos, de pele clara, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta amarela, calça azul-claro e sapatos em azul-escuro com detalhes em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCUTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas meninas, uma ao lado da outra rindo. À esquerda, menina de pele negra, cabelos pretos encaracolados em chuquinha, com blusa de alça em lilás e branco e saia lilás. Ela está com a mão esquerda sobre o peito e à direita, menina loira de cabelos longos com franja, camiseta de cor azul, par de óculos de cor vermelha. Ambas estão com os olhos fechados, falando : HA! HA! HA! Fim da imagem.

LEGENDA: DOU RISADA JUNTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina ruiva de cabelos compridos com franja, de olhos azuis, vestida com blusa de cor verde e calça roxa, segurando nas mãos um curativo. À direita, de frente para ela, menino de pele clara com cabelos castanhos com camiseta vermelha e detalhes em amarelo e bermuda em cinza, com o dedo indicador da mão esquerda perto do nariz e uma gota caindo do olho direito. Sobre o joelho esquerdo, um machucado de onde há perto uma pequena estrela amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: AJUDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE AS EXPRESSÕES QUE COMBINAM COM CADA UMA DAS EMOÇÕES INDICADAS ABAIXO.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU FELIZ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU TRISTE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU ASSUSTADO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU COM SONO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU BRAVO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Rosto de pessoa, do pescoço para cima, com formato arredondado, com traços e orelhas diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOU COM FOME. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. RESPONDA.
    • O QUE VOCÊ FAZ QUANDO SE SENTE BRAVO?
    • O QUE VOCÊ FAZ QUANDO UM AMIGO OU ALGUÉM DO SEU CONVÍVIO ESTÁ TRISTE?
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 6. Espera-se que os estudantes identifiquem algumas ações que eles fazem para ser um bom amigo. Depois, estimule-os a exercitarem todas as atitudes, assinaladas ou não, nos próximos dias. Você pode pedir também que citem ou representem outras ações importantes para ter uma boa amizade.
  • Atividade 7. Espera-se que os estudantes façam desenhos apresentando diferentes posições das sobrancelhas, formato da boca, abertura dos olhos. É importante perceberem que é possível notar as emoções ao analisar as expressões humanas. Caso você identifique dificuldade ao realizarem os desenhos, sugira a eles que identifiquem imagens de pessoas com essas expressões em livros ou revistas, por exemplo.
  • Atividade 8. É importante conversar com os estudantes a respeito de suas emoções, para que possam desenvolver o autoconhecimento e ter repertório para lidar com situações difíceis. Veja mais informações no texto do rodapé.

    As atividades dessa página relacionam-se à competência geral 8.

MP076

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

A BONECA E O BONECO

É MUITO IMPORTANTE TER AMIGOS E BRINCAR. MENINAS E MENINOS PODEM BRINCAR JUNTOS. ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.

O BONECO E A BONECA

A BONECA DELA É BELA

MORA NUMA CASA AMARELA

[...]

BONECO DELE É VALENTE

VOA COMO A ESTRELA CADENTE

[...]

BONECA DELA TAMBÉM É

FORTE COMO UM TOURO DE PÉ

E O BONECO DELE PODE SER

MEIGO FEITO O VENTO DA MARÉ

[...]

BONECOS DELES SE DÃO BEM

SE DIVERTEM COMO NINGUÉM

ELES FAZEM UMA BELA DUPLA

COMBATENDO O MAL COM TERNURA

COMO É BOM INVENTAR HISTÓRIA

JUNTO A GENTE FAZ A FARRA

BRINCA DE CASINHA AGORA

E DEPOIS SE AVENTURA.

FONTE: O BONECO E A BONECA, DE MUNDO BITA. MR. PLOT PRODUÇÕES, 2015.

Imagem: Ilustração. Correndo em uma calçada cinza, da parte superior, descendo para à esquerda, um menino e uma menina segurando um boneco nas mãos. O menino tem pele clara, cabelos castanhos, com camiseta rosa, bermuda amarela e sapatos azuis, com o braço esquerdo esticado, segurando um boneco na mão esquerda. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, com camiseta azul e calça cinza. À frente, menina de pele morena-escura, cabelos castanhos presos no alto, com vestido amarelo e sapatos laranjas, segurando uma boneca nas mãos, à frente. A boneca tem pele negra, cabelos pretos encaracolados e vestido de cor amarela e sapatos azuis-claros. Ao fundo, grama em verde-claro. As duas crianças estão com os olhos fechados, sorrindo. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Conhecer uma música sobre uma brincadeira infantil.
  • Refletir sobre brincadeiras de meninos e de meninas.

    Assim como ter acesso a uma alimentação e a uma educação de qualidade, além de um atendimento médico adequado, são direitos da criança, o brincar também precisa ser considerado um direito essencial ao desenvolvimento infantil. A seção é um dos momentos de trabalho do tema formação cidadã, com uma abordagem atual de relevância e pertinente ao conteúdo. Ampliando o trabalho com a habilidade EF01CI03, a seção aborda a importância do brincar, com especial enfoque para brincadeiras atreladas a determinados gêneros.

    Inicie a leitura da letra da canção “O boneco e a boneca”. Você pode pedir aos estudantes que repitam cada um dos versos, em uma segunda leitura. Caso tenha disponibilidade, mostre também o vídeo que apresenta a música, disponível em: http://fdnc.io/ei4 (acesso em: 20 mar. 2021) e incentive-os a cantar acompanhando os versos no texto.

    Depois, pergunte aos estudantes se preferem brincar só com meninos, só com meninas ou se gostam de brincar independentemente de a companhia ser de um menino ou de uma menina. Deixe que eles expliquem o porquê de suas escolhas. Ressalte que brincar com pessoas diferentes, em relação a gênero, gostos, idade, entre outras características, é importante para termos novos pontos de vista e aprendermos coisas novas.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI03

    Educação em valores

    Formação cidadã. É importante que os estudantes compreendam que, independentemente do gênero, nenhuma criança deve ser excluída das brincadeiras de que quiser participar.

MP077

COMPREENDA A LEITURA

  1. LIGUE OS DESENHOS DO BONECO E DA BONECA ÀS CARACTERÍSTICAS ABAIXO, MOSTRADAS NA LETRA DA CANÇÃO.
Imagem: Ilustração. Boneca negra, de cabelos pretos presos no alto, com vestido de cor amarela com bolinhas cinza e sapatos verdes.  Ilustração. Um boneco de pele clara, cabelos de cor castanha, usando camiseta azul-claro, calça e sapatos cinzas.  Fim da imagem.

VALENTE

FORTE

MEIGO

BELA

  1. MARQUE COM UM X O QUE OS MENINOS E AS MENINAS PODEM FAZER JUNTOS.

    ( ) BRINCAR DE CASINHA

    ( ) CRIAR AVENTURAS.

    PROFESSOR Resposta: BRINCAR DE CASINHA e CRIAR AVENTURAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ ACHA QUE EXISTE BRINCADEIRA DE MENINO E BRINCADEIRA DE MENINA?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    FAÇA SUA PARTE

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. MENINOS E MENINAS PODEM BRINCAR JUNTOS E DECIDIR COMO QUEREM BRINCAR.

    1. FORMEM DUPLAS DE UM MENINO E UMA MENINA.

    2. PENSEM EM UMA BRINCADEIRA PARA VOCÊS FAZEREM JUNTOS.

    3. DECIDAM JUNTOS AS REGRAS DA BRINCADEIRA.

    4. DEPOIS, CADA DUPLA DEVE APRESENTAR SUA BRINCADEIRA PARA OS COLEGAS.

    5. O PROFESSOR VAI PROPOR UM DIA PARA QUE TODOS POSSAM BRINCAR.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 1. Observe se os estudantes identificam as informações no texto e realizam as correspondências corretamente. Eles devem ligar a boneca a: forte e bela; e o boneco a: valente e meigo. Para ajudá-los a fazer a relação, você pode pedir a eles que marquem no texto as palavras em destaque na atividade.
  • Atividade 2. Espera-se que os estudantes marquem as duas opções. Caso existam respostas diferentes, aceite-as e, na questão a seguir, peça a eles que expliquem o motivo da resposta.
  • Atividade 3. Converse com os estudantes sobre as brincadeiras que meninos e meninas podem brincar; explique que as crianças podem brincar de todas as brincadeiras que sentirem vontade. Depois da explicação, veja se eles gostariam de mudar a resposta da atividade anterior.
  • Atividade 4. O intuito desta atividade é promover a interação entre meninos e meninas, para que eles vejam que é possível se divertir juntos e também desenvolver um projeto (nesse caso a brincadeira).

    Sugestão de atividade: Música das brincadeiras

    Com as brincadeiras lembradas pelos estudantes em Faça sua parte, eles podem criar uma canção.

    Como fazer: Depois que eles terminarem a atividade do Faça sua parte, escreva na lousa o nome de todas as brincadeiras. Sorteie as brincadeiras entre as duplas que já estavam formadas; evite que a dupla pegue a mesma brincadeira que lembrou.

    Peça a eles que criem um trechinho de música de quatro versos para a brincadeira que sortearam. Depois que todos tiverem escrito seus versos, junte todos eles em uma ou duas canções e escreva na lousa. Depois, cantem juntos a música criada.

MP078

CAPÍTULO 3 – CUIDADOS COM O AMBIENTE

UM AMBIENTE SAUDÁVEL TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A NOSSA SAÚDE. EXISTEM ATITUDES QUE PODEMOS TOMAR PARA CUIDAR DO AMBIENTE AO NOSSO REDOR.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO FAZER UMA PESQUISA.
    • PERGUNTE A CADA COLEGA QUE AÇÕES CITADAS ABAIXO ELE FAZ. PINTE UM QUADRINHO DA COLUNA INDICADA PARA CADA AÇÃO. AO FINAL, CONTE O NÚMERO DE QUADRINHOS PINTADOS E DESCUBRA AS ATITUDES MAIS PRATICADAS PELA TURMA.
PROFESSOR Resposta pessoal.

COMO CUIDO DO AMBIENTE

AÇÕES

Imagem: PLANTO ARVORES : Mãos de uma pessoa com luvas amarelas plantando uma árvore com caule marrom e folhas verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTO ÁRVORES. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.

FONTE DOS DADOS: ESTUDANTES DA TURMA.

Imagem: ECONOMIZO ÁGUA : Um menino de pele clara, cabelos castanhos, escovando com a mão direita e segurando na mão esquerda um copo com água.  Fim da imagem.

LEGENDA: ECONOMIZO ÁGUA. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.
Imagem: JOGO LIXO NA LIXEIRA : Vista parcial de menino com camiseta vermelha e bermuda verde, abrindo uma lata de lixo de cor cinza, jogando alto com a mão direita. Fim da imagem.

LEGENDA: JOGO LIXO NA LIXEIRA. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.
Imagem: REUTILIZO MATERIAIS : Um avião feito com uma garrafa plástica de cor verde, com asas de cor marrom e rodas pequenas em amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: REUTILIZO MATERIAIS. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.
Imagem: ECONOMIZO PAPEL : Uma caixa de cor rosa-claro, abaixo, mão de uma pessoa puxando folha de papel.  Fim da imagem.

LEGENDA: ECONOMIZO PAPEL. FIM DA LEGENDA.

NÚMERO DE COLEGAS

Imagem: Ilustração. 30 quadrinhos que vai de 1 a 30 para pintar. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Compreender que cuidar do ambiente também é cuidar da nossa saúde.
  • Conhecer os termos repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.

    A pesquisa que introduz este capítulo permitirá aos estudantes conhecerem alguns cuidados com o ambiente e identificar quais deles praticam no dia a dia. Por meio dessa e de outras atividades pretende-se que os estudantes percebam como os cuidados com o ambiente também são importantes para a saúde, trabalhando desdobramentos da habilidade EF01CI03. Ao propor a contagem da quantidade de crianças registradas para cada parâmetro, o professor também estará trabalhando com o ensino de habilidades de matemática básica.

  • Atividade 1. Para realizar esta atividade, peça aos estudantes que plantam árvores que levantem as mãos; conte, anote esse valor na lousa e auxilie-os a pintar a quantidade de quadrinhos equivalente na tabela do livro. Proceda de forma semelhante com as demais ações. Depois de preenchida a tabela, contem o número de quadradinhos de cada coluna e comparem os dados obtidos para cada cuidado. Depois, organize uma roda de conversa para refletirem sobre os resultados encontrados e para pensarem em outras formas de cuidar do ambiente que poderiam ser praticadas por todos. Esta atividade pode ser realizada de maneira interdisciplinar com Matemática, para auxiliar o desenvolvimento da habilidade EF01MA21 (Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples).

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI01, EF01CI03

MP079

UM GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL É A GRANDE PRODUÇÃO DE LIXO. OS RESÍDUOS DESCARTADOS NAS RUAS, NOS PARQUES E NOS RIOS PODEM PROVOCAR ENCHENTES E ATRAIR ANIMAIS QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS.

O PRIMEIRO PASSO PARA EVITAR ISSO É FAZER O DESCARTE CORRETAMENTE. OUTRA ATITUDE MUITO IMPORTANTE É REPENSAR O QUE É REALMENTE NECESSÁRIO. ASSIM, PODEMOS REDUZIR A QUANTIDADE DE COISAS QUE USAMOS E PODEMOS RECUSAR PRODUTOS DE QUE NÃO PRECISAMOS.

TAMBÉM PODEMOS REUTILIZAR OS OBJETOS OU AS EMBALAGENS, DANDO NOVAS FUNÇÕES PARA ELES.

Imagem: Fotografia. Duas cadeiras de cor azul-claro com o formado arredondado e nos assentos, dois pneus na horizontal. À esquerda, vegetação de cor verde e flores de pétalas rosas e à direita, vista parcial de casa de parede branca, com janela e porta em azul-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: ESSAS CADEIRAS SÃO FEITAS DE PNEUS REUTILIZADOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino de pele clara, cabelos pretos lisos, usando camiseta de cor vermelha com listra em amarelo, calça azul-escuro e sapatos em azul-claro. Ele está com o dedo da mão esquerda perto do queixo, com os olhos bem abertos de frente para prateleiras com muitos brinquedos.  Fim da imagem.
  1. JOÃO FEZ COMPRAS NO MERCADO E COLOCOU UM PRODUTO EM CADA SACOLA.
    • FAÇA UM X NA SUGESTÃO QUE VOCÊ DARIA A ELE PARA REDUZIR O CONSUMO DE SACOLAS.
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      ( ) JOÃO PODE REPENSAR SUA ATITUDE E COLOCAR MAIS PRODUTOS EM UMA MESMA SACOLA.

      ( ) JOÃO PODE REUTILIZAR SACOLAS RETORNÁVEIS.

      ( ) JOÃO PODE RECUSAR O QUE NÃO PRECISA E COMPRAR MENOS PRODUTOS.

      Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

    1. CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE ALGUM OBJETO QUE VOCÊS OU SEUS COLEGAS JÁ REUTILIZARAM.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Proponha uma leitura compartilhada do texto, com pausas para verificar se os estudantes compreendem o vocabulário e se percebem a relação entre um ambiente sujo, por meio do descarte inadequado de resíduos, e a veiculação de doenças. Essa compreensão é importante para discutir o descarte adequado e a necessidade de reduzir a produção de lixo.

Após ler o trecho inicial do texto, pergunte a eles o que entendem pelo termo resíduo. Comente que resíduo é o que sobra de processos derivados de atividades humanas e de processos produtivos, como restos de alimentos, lixo doméstico, gases e produtos liberados em processos industriais ou por motores.

Conversem sobre o uso de outros termos, como repensar, reconsiderar. Por exemplo: pensar que precisa de muitos brinquedos. Então, repensar e repartir o uso dos brinquedos e se divertir juntos.

Se possível, mostre a animação produzida pela WWF-Brasil, trabalhando com desperdício de alimentos, disponível em: http://fdnc.io/ei5. Acesso em: 20 mar. 2021.

  • Atividade 2. É importante que os estudantes percebam que o cuidado com o ambiente depende de várias ações. Cada uma das alternativas traz impactos positivos, mas em conjunto podem ser muito mais efetivas.
  • Atividade 3. É possível que citem reaproveitamento de embalagens de vidro (como copos de requeijão) ou de plástico (potes de margarina, sorvete). Caso tenham hábito de reutilizar embalagens, brinquedos ou outros objetos, pergunte aos estudantes se sabem qual é o destino desses objetos (lixo comum, reciclagem, doação, entre outros). É importante que reflitam sobre a destinação dos objetos gerados por meio do consumo e como podem ser usados de forma mais consciente, de acordo com a habilidade EF01CI01.

    Texto complementar

    O desperdício

    O principal aspecto da sociedade moderna relativo ao lixo está voltado para uma cultura comportamental a favor do desperdício e do descartável. As embalagens, nesse contexto, assumem um papel de extrema importância, mas não são as únicas. [...]

    Por exemplo, os refrigeradores e eletrodomésticos. [...] Hoje, as peças e a própria estrutura desses aparelhos ditos modernos possuem um tempo de vida útil programado não superior a dez anos. Com isso, temos muito mais produtos dessa natureza descartados no meio ambiente e mais recursos naturais sendo utilizados para a produção de novos. E ainda com um agravante sobre as inovações tecnológicas – a cada dia que passa são desenvolvidos produtos com novas qualidades, funções extras, cores e formatos diferentes, o que representa mais e mais produtos antigos descartados pelos consumidores por “haver um mais moderno”.

    [...] Um outro exemplo são os conhecidos copinhos descartáveis, feitos de plástico. As pessoas costumam associá-los à higiene, esquecendo-se de todos os impactos ambientais que uma média de quinze copos/dia por funcionário de um escritório pode representar.

    BEÌ Comunicação. Como cuidar de seu meio ambiente. São Paulo: BEÌ, 2004. p. 216-217.

MP080

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE O CARTAZ ABAIXO.
Imagem: Fotografia. Um cartaz com ilustração de metade da esfera terrestre verde, com a parte superior composta por cidade, casas entre árvores e montanhas. Na parte superior, nuvens. Na parte inferior, texto : CIDADE LINDA – CIDADE LIMPA; NÃO JOGUE LIXO NA RUA. A CIDADE TAMBÉM E SUA ! Na parte superior à direita, logotipo da prefeitura do Rio Grande do Sul.   Fim da imagem.

LEGENDA: CAMPANHA DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO GETÚLIO VARGAS, NO RIO GRANDE DO SUL, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma garrafa plástica de cor verde, tampa vermelha e uma seta azul apontada para sacola plástica de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: GARRAFAS PET TRANSFORMADAS EM MATERIAL PARA FAZER SACOLAS É UM EXEMPLO DE RECICLAGEM. FIM DA LEGENDA.

PARA DESCOBRIR SE UM OBJETO PODE OU NÃO SER RECICLADO, É PRECISO LER SUA EMBALAGEM. OS MATERIAIS MAIS RECICLADOS SÃO: PAPEL, METAL, VIDRO E PLÁSTICO.

Imagem: Ilustração. Símbolo com o formato triangular verde, com três setas dobradas em sentido horário.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTE SÍMBOLO INDICA QUE UM OBJETO PODE SER RECICLADO. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

HORA DE ASSISTIR

  • WALL-E, PIXAR, 2008 (1 H 37 MIN).

    O FILME CONTA A HISTÓRIA DE UM ROBÔ CRIADO PARA COMPACTAR LIXO E MOSTRA COMO O NOSSO PLANETA PODE SE TORNAR SEM VIDA NO FUTURO.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 4. Esta atividade tem o objetivo de fazer os estudantes pensarem sobre a importância de jogar o lixo no local correto.

    Ajude-os na leitura do cartaz. Além das frases, peça a eles que relatem o que observam em sua imagem. Espera-se que identifiquem que o tema da campanha é o descarte de lixo no local correto. Converse a respeito de alternativas sobre o que fazer com o lixo caso não haja uma lixeira por perto, como carregá-lo até a lixeira mais próxima, pedir a alguém que o descarte, carregar um saco plástico para jogar seu lixo depois etc.

    Ao trabalhar o tema da reciclagem, dúvidas podem surgir quanto ao que pode ou não ser reciclado. Use a lista a seguir para citar exemplos de objetos que podem ou não ser reciclados, de acordo com o material de que são feitos.

    Papel: podem ser reciclados jornais, revistas, papéis de caderno e escritório, caixas de papelão, cartolinas, papéis utilizados em embrulhos etc. Não podem ser reciclados: fotografias, etiquetas adesivas, papel carbono, papéis sujos etc.

    Plástico: podem ser reciclados embalagens de todos os tipos, utensílios como baldes, canetas e escovas de dentes etc.

    Vidro: embalagens feitas desse material podem ser recicladas, assim como seus cacos. Não podem ser reciclados: espelhos, lâmpadas etc.

    Metal: podem ser reciclados tampinhas de garrafa, latas de alumínio e aço, pregos etc. Não podem ser reciclados: esponja de aço, latas de produtos tóxicos etc.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI01

    Texto complementar

    A importância da reciclagem na melhoria da qualidade do meio ambiente

    A maioria da população brasileira vive hoje em cidade de grande e médio porte e um dos reflexos dessa realidade populacional é o imenso volume de resíduo gerado. São milhares de toneladas de resíduos depositados diariamente em aterros sanitários e outras tantas toneladas jogadas em terrenos baldios, lixões a céu aberto e córregos trazendo problemas sérios à saúde, meio ambiente e qualidade de vida da população. Os brasileiros, mensalmente, jogam fora 76 milhões de toneladas de lixo, 30% poderiam ser reaproveitados, mas apenas 3% vão para a reciclagem. Muitas cidades do Brasil vêm adotando a reciclagem como uma das formas de diminuição da poluição no intuito de evitar danos ao meio ambiente e no panorama visual fazendo com que haja menos desperdícios. [...]

    A reciclagem é uma forma particular do reaproveitamento de matérias-primas, tais como: papel, plásticos, latas de alumínio e de aço, vidro, orgânicos e outros, na qual é produzida uma nova quantidade de materiais a partir do material captado no mercado e reprocessado para ser comercializado, havendo grandes economias em energia e matéria-prima.

    [...] Para cada tonelada de papel reciclado são poupadas aproximadamente vinte árvores. Além do que, pode-se aliar proteção ao meio ambiente a resultados econômicos, sociais, ecológicos e de economia de recursos naturais através de uma destinação adequada do resíduo.

    FONTE: SOUSA, D. C. G. et al. A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016. p. 2.

MP081

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. OBSERVE O DESENHO DOS OBJETOS ABAIXO.
Imagem: Uma garrafa plástica pet com tampa na parte superior. Fim da imagem.
Imagem: Uma latinha de bebida de metal. Fim da imagem.
Imagem: Uma cadeira feita com dois pneus na horizontal sobrepostas como assento.  Fim da imagem.
Imagem: Um objeto similar a pasta plástica na horizontal. Fim da imagem.
Imagem: Um copo. Fim da imagem.
Imagem: Uma lata na vertical com folhas na parte superior, como vaso. Fim da imagem.
Imagem: Um avião feito com uma garrafa pet com a ponta para à esquerda e asas improvisadas. Fim da imagem.
Imagem: Um porta-lápis feito com latinha de bebida, na vertical, com lápis dentro e detalhes com decorativos com dois olhos e bigode. Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta: Cadeira de pneus, porta-lápis de lata, vaso de lata e avião de garrafa plástica.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • POR QUE PROTEGER A NATUREZA?, JEN GREEN E MIKE GORDON, EDITORA SCIPIONE, 2019.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 5. Nesta atividade, os estudantes deverão pintar os objetos que podem ser reciclados, ou seja, a garrafa de plástico, o caderno de papel, o copo de vidro e a lata de alumínio. No outro item, os estudantes devem identificar os demais objetos, ou seja, aqueles que foram reutilizados.

    Educação em valores

    Reciclagem e reutilização. Valorize a reutilização de embalagens, material de descarte e outros itens que seriam destinados ao lixo. Explique aos estudantes que a reutilização desses materiais é uma forma de contribuir para a redução da quantidade de resíduos. Comente sobre a reciclagem, explicando de forma simples que os resíduos produzidos pelos seres humanos são utilizados para fabricar novos produtos. Para isso, são separados conforme o tipo de material.

    Domínio da linguagem

    Vocabulário. Destaque a importância de fazer uso do vocabulário específico da disciplina na fixação do conteúdo, para que os estudantes se apropriem da linguagem dessa área do conhecimento.

MP082

ATIVIDADE PRÁTICA

BRINCADEIRA

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

VAMOS REUTILIZAR?

VOCÊ JÁ REPAROU QUE MUITOS OBJETOS QUE DESCARTAMOS SÃO SEMELHANTES A PEÇAS DE JOGOS E BRINQUEDOS?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

REUTILIZAR TAMPAS PLÁSTICAS DE GARRAFAS PET PARA CRIAR UM JOGO.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

  1. TAMPINHAS DE GARRAFA PET
  1. CARTOLINA OU PAPEL-CARTÃO BRANCO
  1. LÁPIS DE COR OU CANETAS COLORIDAS
  1. TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
  1. RÉGUA
  1. COLA BRANCA OU COLORIDA

    COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. EM GRUPOS, PENSEM NOS JOGOS QUE UTILIZAM PEÇAS SEMELHANTES ÀS TAMPINHAS DE GARRAFAS PET.
  1. ESCOLHAM UM JOGO PARA MONTAR E ESTIMEM O NÚMERO, O TAMANHO E A COR DAS TAMPINHAS DE QUE VOCÊS VÃO PRECISAR. CONVERSEM SOBRE COMO FAZER AS OUTRAS PARTES DO JOGO.
  1. ARRECADEM AS TAMPINHAS NECESSÁRIAS E NÃO SE ESQUE ÇAM DE QUE ELAS PRECISAM SER HIGIENIZADAS.
  1. NO DIA MARCADO PELO PROFESSOR, REÚNAM AS TAMPINHAS E OS OUTROS MATERIAIS NECESSÁRIOS. COM A AJUDA DO PROFESSOR, MONTEM O JOGO QUE VOCÊS ESCOLHERAM E DEFINAM AS REGRAS PARA JOGÁ-LO.

    PARA VOCÊ RESPONDER

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS: POR QUE É IMPORTANTE REUTILIZAR TAMPINHAS DE GARRAFAS PET?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
    • ORGANIZEM UM DIA PARA CONHECER OS JOGOS FEITOS POR VOCÊ E PELOS COLEGAS E BRINCAR COM ELES.
Imagem: Fotografia. Um jogo da velha composto por tampinhas de garrafa pet, com etiquetas coloridas representando o símbolo de O e X. À esquerda, duas retas coloridas de papel em azul e laranja na vertical e outros dois na horizontal em verde e laranja. Na diagonal direita, duas peças de X e uma de O e na diagonal esquerda, duas peças de O e X.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Reutilizar objetos que seriam descartados.
  • Compreender o conceito de reutilizar.
  • Valorizar a reutilização de materiais.

    Aproveite o trabalho com esta seção para reforçar a importância de se diminuir a quantidade de lixo produzida e estimular a criatividade dos estudantes. A atividade também estimula o trabalho em grupo e a capacidade de planejamento. Se os estudantes apresentarem dificuldades em pensar em jogos, apresente algumas ideias que usam peças parecidas com tampinhas, como o jogo de damas, por exemplo. Reforce a importância da higienização do material relacionando ao que foi debatido anteriormente no capítulo.

    É possível fazer um trabalho interdisciplinar com o componente Arte, trabalhando as habilidades EF15AR05 (Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade) e EF15AR06 (Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais). Termine a atividade com um dia comum de jogos propiciando aos grupos trocar e explicar as ideias que tiveram.

  • Atividade 1. Ao refletir sobre os materiais utilizados e a importância em atribuir-lhes um novo uso, o estudante terá subsídios para desenvolver a habilidade EF01CI01.

    BNCC em foco:

    EF01CI01

MP083

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. POR QUE É IMPORTANTE TER HÁBITOS DE HIGIENE?

    ( ) PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS.

    ( ) PARA EVITAR ESPALHAR MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS.

    ( ) PARA MANTER OS MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS NO CORPO.

    PROFESSOR Resposta: PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS e PARA EVITAR ESPALHAR MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS.
  1. NO QUADRO, MARQUE COM UM X A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ PRATICA OS SEGUINTES HÁBITOS DE HIGIENE.
    PROFESSOR Resposta: Respostas pessoais.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    FREQUÊNCIA

    ATIVIDADES

    UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA

    DIARIAMENTE

    VÁRIAS VEZES AO DIA

    TOMAR BANHO.

    ESCOVAR OS DENTES.

    TROCAR AS MEIAS.

    LIMPAR O NARIZ.

    LAVAR AS MÃOS.

    CORTAR AS UNHAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • O QUE PODE ACONTECER SE TOMARMOS BANHO COM POUCA FREQUÊNCIA?
PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes reconheçam que a falta de banho aumenta o contato do corpo com a sujeira e com microrganismos que podem causar doenças, além de nos deixar sujos e malcheirosos.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Retomar os objetivos estudados na unidade e o vocabulário aprendido.
  • Avaliar o processo de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados na unidade.
  • Atividade 1. Esta atividade possibilita ao estudante desenvolver a habilidade EF01CI03, pois ele deve refletir e identificar razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo são necessários para a manutenção da saúde.
  • Atividade 2. Nesta atividade, o estudante poderá avaliar alguns de seus cuidados com higiene e a frequência com que realiza cada um deles. Se possível, verifique a resposta de cada um individualmente. Não exponha para a classe as respostas de cada um. Caso algum estudante tenha respondido algo que é considerado inadequado (por exemplo: escovar os dentes uma ou duas vezes por semana), converse com ele em particular sobre essa resposta e oriente-o sobre o que seria adequado (nesse caso, várias vezes ao dia: ao acordar, depois de todas as refeições e antes de dormir). Avalie também a importância que ele atribui ao hábito de tomar banho.

    BNCC em foco:

    EF01CI03, EF01CI06

MP084

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. PARA CUIDAR DA MENTE, PRECISAMOS DE ATIVIDADES PRAZEROSAS, COMO BRINCAR.
    • PREENCHA O ESPAÇO ABAIXO COM UM DESENHO OU PALAVRAS QUE VOCÊ CONHEÇA PARA REPRESENTAR A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE OUTRA ATIVIDADE VOCÊ GOSTA DE FAZER PARA CUIDAR DO SEU BEM-ESTAR? CONTE A UM COLEGA.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 3. Essa atividade servirá para lembrar hábitos de cuidado importantes para manter a saúde da mente. Você pode relembrar com os estudantes alguns exemplos, para depois explorar um dos hábitos que as crianças mais gostam: brincar. Após checar a representação da brincadeira preferida de cada um, verifique se os estudantes identificam e citam corretamente um exemplo de hábito de bem-estar. Caso contrário, retome esse conteúdo enfatizando que esses hábitos consistem em atividades prazerosas e que não oferecem riscos à saúde.

    BNCC em foco:

    EF01CI03

    Sugestão de atividade: Vamos reutilizar?

    Converse com os estudantes sobre como subutilizamos muitos objetos, jogando-os fora sem que tenham sido usados em toda sua capacidade. Muitas vezes algum objeto quebra e, em vez de consertarmos, jogamos fora. Essa é uma das atitudes que contribuem para o grande aumento de lixo acumulado. Proponha a atividade a seguir e explore qual dos termos podem ser relacionados a ela: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.

    Material: água, três copos, canetas hidrocor que não funcionam mais, hastes flexíveis e papel sulfite.

    Como fazer: Separe as canetinhas por cor e coloque meio copo de água para cada 3 canetas hidrocor. Deixe as canetinhas destampadas com a ponta mergulhada por dez dias. Depois, descarte as embalagens. Use uma ponta de hastes flexíveis ou um pedacinho de algodão na ponta de um lápis. Mergulhe levemente na tinta para fazer seu desenho. Deixe o desenho secar deitado por cerca de duas horas e pronto!

MP085

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. LIGUE A IMAGEM DO GAROTO ÀS ATITUDES QUE ELE PODE TER PARA CUIDAR DO AMBIENTE. FAÇA UM CAMINHO DE CADA COR.
PROFESSOR Resposta: As atitudes para cuidar do meio ambiente são: jogar lixo no lixo, plantar árvores, fechar a torneira ao escovar os dentes e reutilizar materiais (avião de garrafa PET).
Imagem: Ilustração. Ao centro, um menino de pele clara, cabelos castanhos, vestido com camiseta verde, bermuda cinza e sapatos em vermelho e branco. Ele olha para frente com os olhos bem abertos e mão direita atrás da cabeça. Ao redor dele, vários caminhos diferentes a cenas diferentes : JOGAR LIXO NO LIXO : Mão de uma pessoa de pele clara jogando papel amassado cinza em lixeira cinza-escura com etiqueta branca : LIXO. PLANTAR ARVORES: Mão de uma pessoa agachada plantando uma árvore pequena com tronco e terra marrom e pequenas folhas verdes.  JOGAR O LIXO NO CHÃO: vista parcial de menino caminhando jogando casca de banana no chão à esquerda. Ele tem pele clara, vestido com bermuda cinza, sapatos em vermelho e branco; COLHER FLORES : mão de uma pessoa retirando uma flor da terra de pétalas rosas e miolo amarelo.  FECHAR A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES : vista parcial de menino de pele clara com blusa verde, escovando os dentes com escova vermelha, de frente para pia branca e torneira cinza.  REUTILIZAR MATERIAIS : Mão de pessoa de pele clara, segurando um avião feito de garrafa pet de cor verde, tampa vermelha e asas acopladas.  NÃO FECHAR A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES: vista parcial de menino de pele clara com blusa vermelha, escovando os dentes com escova vermelha, de frente para pia branca e torneira cinza por onde escorre grande quantidade de água.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CITE OUTRA ATITUDE QUE O GAROTO PODE TER PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO.
PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes mencionem a redução de consumo ou a reciclagem, por exemplo.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 4. Ao final da atividade, pergunte aos estudantes quais atitudes podem prejudicar o meio ambiente (jogar lixo no chão, retirar plantas do seu ambiente e deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes) e peça a eles que expliquem suas respostas. Certifique-se de que eles entendem a importância da destinação adequada ao lixo e de reutilizar objetos e materiais. Avalie se eles recordam e citam um exemplo de outra atitude importante relacionada à redução do lixo e se compreendem o seu conceito.

    A fim de explorar melhor o tema e os termos estudados, considere a sugestão de atividade apresentada no rodapé da página. Você poderá utilizá-la como parte do processo de avaliação desta unidade, levando em consideração critérios relacionados a conteúdos trabalhados, procedimentos e atitudes.

    BNCC em foco:

    EF01CI01

MP086

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 2

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; portfólios; autoavaliação, encenações e dramatizações, entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que está apresentada a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Nome:

Ano/Turma:

Número:

Data:

Professor(a) :

Legenda:

S: Sim

N: Não

P: Parcialmente

Objetivo

Desempenho

Observação

Compreende que cuidar do corpo previne o contato com microrganismos que fazem mal à saúde?

Compreende o que é higiene?

Identifica quais são os hábitos de higiene necessários à manutenção da saúde?

Reflete sobre a importância do banho para nos mantermos limpos?

Valoriza os hábitos de cuidado com o bem-estar?

Reconhece a importância de brincar?

Compreende que cuidar do ambiente também é cuidar de nossa saúde?

Conhece os termos repensar, reduzir, reutilizar e reciclar?

Reconhece que povos têm culturas diferentes?

Reflete sobre brincadeiras de meninos e de meninas?

Relata sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos?

Organiza e registra informações por meio de desenhos ou palavras?

Compreende e realiza a leitura de imagens?

Realiza corretamente as etapas de um experimento?

Adota os cuidados necessários ao realizar experimentos científicos?

Planeja e produz pesquisas, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor?

Registra e conta a quantidade de colegas até 100 unidades e apresenta o resultado oralmente?

Planeja e produz (re)contagens de tiras e histórias em quadrinhos?

Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos de campanhas de conscientização destinados ao público?

Compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas, diagramas, curiosidades, legendas, pequenos relatos de experimentos, entre outros?

Localiza informações explícitas em textos?

MP087

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

Fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, podem ser aplicadas ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

NOME:

MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA PARA CADA PERGUNTA.

SIM

MAIS OU MENOS

NÃO

1. PRESTO ATENÇÃO NAS AULAS?

2. PERGUNTO AO PROFESSOR QUANDO NÃO ENTENDO?

3. SOU PARTICIPATIVO?

4. RESPEITO MEUS COLEGAS E PROCURO AJUDÁ-LOS?

5. SOU EDUCADO?

6. FAÇO TODAS AS ATIVIDADES COM CAPRICHO?

7. TRAGO O MATERIAL ESCOLAR NECESSÁRIO E CUIDO BEM DELE?

8. CUIDO DOS MATERIAIS E DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA?

9. GOSTO DE TRABALHAR EM GRUPO?

10. RESPEITO TODOS OS COLEGAS DE TURMA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS?

11. SEI IDENTIFICAR OS HÁBITOS QUE DEVO TER PARA CUIDAR DA MINHA SAÚDE?

12. SEI COM QUE FREQUÊNCIA PRECISO PRATICAR OS HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL PARA CUIDAR DO MEU CORPO?

13. ENTENDI QUE PARA TER SAÚDE TENHO QUE CUIDAR DO CORPO E DA MENTE?

14. ENTENDI A INFLUÊNCIA DO DIA E DA NOITE NAS ATIVIDADES DIÁRIAS?