MP114

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 4

Na Educação Infantil, os estudantes estabelecem relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Também observam e descrevem mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais. Esses objetivos de aprendizagem oferecem subsídios para o trabalho com o objeto de conhecimento Características dos materiais, tema desta unidade, e promovem o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

Dessa forma, os estudantes terão contato com materiais presentes em objetos do cotidiano, comparando suas características e relacionando-as a seus usos. Eles deverão reconhecer, por exemplo, de quais materiais são feitos roupas e acessórios e vão identificar objetos escolares de uso cotidiano ou de uso menos frequente, comparando as características de seus materiais.

Ainda no âmbito da habilidade EF01CI01, esta unidade tem como objetivo trabalhar a origem de alguns materiais e a compreensão de que a forma de retirá-los da natureza pode causar danos ambientais. Tendo em vista que essa habilidade promove o desenvolvimento de noções sobre os materiais usados no cotidiano, com o intuito de construir conhecimentos sobre a natureza da matéria, esse conhecimento servirá como base aos demais estudos das características dos materiais. Além disso, aspectos da habilidade EF01CI02 são explorados ao trabalhar atividades em que o estudante deverá localizar as partes do corpo humano em desenhos e selecionar a peça de roupa adequada para cada um.

As seções didáticas e atividades de cada capítulo oportunizam o aprendizado e a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais, na perspectiva da avaliação formativa, fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades associadas às Ciências da Natureza. Os estudantes vão conhecer conceitos científicos básicos com os quais poderão identificar diferentes usos de materiais e de tecnologias como meio para suprir necessidades humanas e desenvolver senso crítico para avaliar seus impactos. Seções como O mundo que queremos, por exemplo, vão estimular os estudantes a organizar uma feira de troca de brinquedos usados como proposta de ação para minimizar tais impactos. Dessa forma, eles terão a oportunidade de perceber que diminuir padrões de consumo pode contribuir com a redução de danos ambientais.

As atividades práticas visam desenvolver métodos e procedimentos próprios das Ciências da Natureza, como a atitude investigativa, a observação, o levantamento de dados, o registro de ideias e o estabelecimento de comparações. Por meio de uma atividade investigativa, por exemplo, os estudantes vão comparar objetos semelhantes, porém, feitos de diferentes materiais. A partir dos resultados observados e de outros exemplos, os estudantes serão convidados a refletir sobre a escolha de certos materiais para atividades específicas. De modo geral, essas atividades estimulam os estudantes a observar, formular hipóteses, diagnosticar e propor soluções, colocando em prática aprendizados conceituais, procedimentais e atitudinais que podem influenciar as dimensões social e cultural. Dessa forma, as atividades contribuem para a compreensão de que a Ciência é um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana. Elas também valorizam o trabalho em equipe, de forma cooperativa e respeitosa, visando à construção coletiva do conhecimento.

Competências gerais favorecidas

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  1. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

    Competências específicas favorecidas

  1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
  1. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  1. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

MP115

Sugestão de roteiro de aula

De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma, cada página propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes. Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros de cada unidade estão planejados para o período de 8 semanas, mas devem ser adaptados em função do calendário escolar, das características da turma e dos recursos disponíveis.

Capítulo

Aula

Páginas

Roteiro de aula

1

1

86-87

Leitura e discussão da proposta de abertura.

2

88-89

Leitura dialogada da seção Investigar o assunto e realização da atividade em duplas. Registro dos dados e conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder. Sugestão de atividade (opcional).

3

90-91

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

4

92-93

Resolução de atividades em sala.

5

94

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

6

95

Resolução de atividades em sala.

2

7

96

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

8

97

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

9

98

Leitura dialogada da seção Álbum de Ciências. Exploração das imagens com comentários dos estudantes.

10

99

Leitura dialogada da seção Atividade prática e realização da atividade. Conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder.

3

11

100

Conversa com a turma sobre a tarefa de casa proposta na aula 9. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

12

101

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

13

102-103

Leitura dialogada da seção O mundo que queremos com a resolução das atividades e realização das ações propostas.

14

104-105

Realização da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu. Sugestão de atividade (opcional).

15

106-109

Remediação da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu. Realização da avaliação de resultado, na perspectiva da avaliação formativa. Conversa com a turma.

16

106-109

Remediação da avaliação de resultado, na perspectiva da avaliação formativa. Conversa com a turma.

MP116

UNIDADE 4 – OS MATERIAIS AO MEU REDOR

Imagem: Fotografia. Local aberto com solo de cor bege, muitas árvores ao fundo com folhas verdes na parte superior. À frente, um brinquedo de madeira de playground. Na ponta da esquerda, ilustração de uma menina vista de costas subindo em cordas, de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha, com camiseta de cor azul-escuro, bermuda cinza e sapatos azuis, subindo de olhos fechados. À direita, um menino e uma menina com um chapéu de papel branco sobre as cabeças. Um menino visto de costas de pele clara, cabelos castanhos, camiseta e sapatos em verde-claro, bermuda em verde-escuro, com os braços para cima, segurando na mão direita uma folha enrolada na vertical. Uma menina de frente, loira de cabelos curtos, com camiseta de cor azul com detalhes laranjas, bermuda roxa e sapatos em branco e cinza e braços erguidos para cima. Ao fundo, sobre uma pequena escada de madeira, um menino moreno de cabelos castanhos encaracolados, com regata, bermuda e sapatos em azul, subindo visto de costas. Mais à direita, sentadas sobre bancos de frente para mesas de madeiras, pessoas e crianças. Sobre a mesa, garrafas plásticas de cor azul-claro. À frente, um homem visto de costas de pele clara, camiseta branca, boné azul, bermuda verde, sapatos amarelos. À frente, uma menina lendo um livro de capa vermelha. Ela tem pele clara, cabelos castanhos, vestida com camiseta rosa e calça em azul e ao lado dela, um menino. Ele tem pele clara, cabelos castanhos com camiseta verde. Mais ao fundo, em outra mesa, outro homem sentado de pele morena, cabelos castanhos com regata verde. Mais ao fundo, duas crianças brincando, um menino correndo de cabelos castanhos e uma menina de cabelos pretos correndo com uma bola lilás nas mãos. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da unidade

  • Conhecer os materiais mais comuns do cotidiano.
  • Compreender que os materiais apresentam características diferentes e que elas são usadas de acordo com a função que será dada ao objeto.
  • Perceber que usamos objetos feitos de diferentes materiais ao longo do dia.
  • Conhecer os materiais de que são produzidas as roupas que usamos e relacioná-los às partes do corpo e ao clima apropriado para seu uso.
  • Identificar quais materiais são utilizados na fabricação de objetos escolares.
  • Mensurar a regularidade com que alguns materiais escolares são usados.
  • Conhecer a origem de alguns materiais.
  • Apresentar conceitos relacionados à redução do consumo e à produção de lixo.
  1. Nesta abertura, é possível explorar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os diferentes materiais de que os objetos ao nosso redor são construídos.

    BNCC em foco

    EF01CI01, EF01CI02

MP117

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. DE QUAL MATERIAL SÃO FEITOS OS BRINQUEDOS DO PARQUE?
    PROFESSOR Resposta: De madeira.
  1. RESPONDA À CHARADA E CERQUE COM UMA LINHA A RESPOSTA NA IMAGEM.

    POSSO SER GORDO OU MAGRINHO

    GRANDE OU PEQUENINO

    USADO NA COZINHA OU NA ESCOLA

    POSSO TER RECEITAS OU HISTÓRIAS.

    QUEM SOU?

    PROFESSOR Resposta: Livro.
    • VOCÊ SABE DO QUE É FEITO ESSE ITEM?
      PROFESSOR Resposta: É feito de papel.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Com as perguntas do Vamos conversar é possível resgatar o conhecimento prévio sobre materiais com os quais os estudantes já tiveram contato e instigar sua curiosidade sobre os temas que serão abordados nos capítulos desta unidade.

Antes de responder às questões, peça aos estudantes que descrevam o que está acontecendo na imagem. Que objetos compõem essa imagem? Depois instigue-os a identificar que tipos de materiais eles observam nos objetos que compõem a figura.

Vamos conversar

  1. Os brinquedos do parque são feitos de madeira. Aproveite para comentar sobre outros materias que os estudantes porventura conheçam para fazer os mesmos brinquedos. Se houver um parque na escola, faça comparações.
  1. A resposta da charada é o livro, que está na mão de uma criança no parque. Para complementar a atividade, você pode pedir aos estudantes que tentem criar charadas para outros objetos da imagem ou da sala de aula.

    O livro é feito de papel (em alguns casos, a capa é de papelão). Peça aos estudantes que observem seus livros e cadernos. Comente que há diversos tipos de papel.

MP118

INVESTIGAR O ASSUNTO

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

BOLAS QUE QUICAM

VOCÊ SABIA QUE BOLAS PODEM "QUICAR"? ISSO QUER DIZER QUE ELAS BATEM NO CHÃO E PULAM. MAS SERÁ QUE TODAS AS BOLAS QUICAM IGUAL?

O QUE VOCÊ VAI FAZER

TESTAR DIFERENTES TIPOS DE BOLA E COMPARAR QUANTO CADA UMA QUICA.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

Tabela: equivalente textual a seguir.

BOLA DE MEIA

BOLA DE PAPEL

BOLA DE TÊNIS DE MESA

BOLA DE BORRACHA PEQUENA

BOLA DE FUTEBOL

BOLA DE TÊNIS

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

COMO VOCÊ VAI FAZER

  1. EM DUPLAS, SELECIONEM UMA BOLA. UM DOS ESTUDANTES ESTENDE OS BRAÇOS PARA A FRENTE COM A BOLA NAS MÃOS E A SOLTA EM DIREÇÃO AO CHÃO.
  1. O OUTRO ESTUDANTE DEVE OBSERVAR QUANTO A BOLA QUICA NO CHÃO.
  1. FAÇAM ESSES PROCEDIMENTOS COM TODAS AS BOLAS, ALTERNANDO O ESTUDANTE QUE SOLTA A BOLA E O QUE A OBSERVA.
Imagem: Ilustração. Um menino à esquerda, de pele clara, com cabelos pretos e à direita, menina de olhos azuis e de cabelos longos loiros, ambos estão usando uma camiseta de cor branca com detalhes e calça de cor vermelha. Ao centro, uma mesa redonda de cor azul com bolinhas pequenas e uma bola de futebol em branco e partes em azul. No chão à esquerda, uma bolinha de cor amarela. Ao fundo, parede de cor azul.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Compreender como diferenças nos materiais de que os objetos são feitos afetam suas propriedades.

    Espera-se que os estudantes percebam que o material que compõe cada bola interfere na forma como ela quica ou não no chão. Atividades práticas como essa permitem explorar a elaboração de hipóteses, por isso, antes de iniciar os testes, converse com os estudantes sobre os resultados que eles esperam obter com o lançamento de cada bola e o porquê. Aproveite para explorar aspectos da metodologia, realizando uma leitura pausada dos passos da atividade. Auxilie os estudantes no registro dos resultados e converse sobre as conclusões de cada um.

    Sugira o uso de uma fita métrica fixada na parede para obter as marcações de quanto cada bola quicou, para que tenham uma ideia da altura aproximada que cada bolinha atingiu. Dessa forma, podem usar números para comparar medidas de comprimento, utilizando termos como mais alto e mais baixo, por exemplo. A ideia é criar um parâmetro comparativo que permita definir se elas quicaram muito, pouco ou não quicaram.

    Integre os estudantes e incentive-os a pensarem em formas de padronizar o lançamento das bolas, como deixá-las cair da altura da cabeça usando estudantes da mesma altura e fazendo tais lançamentos ao mesmo tempo, por exemplo.

    A execução de procedimentos relacionados à investigação faz parte da alfabetização científica e fornece bases para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à competência específica 2.

    Atenção à escolha do tipo de bola de borracha. Quanto ela vai quicar vai depender de fatores como: tamanho, se ela é maciça ou não etc. Dê preferência às bolas pequenas que quicam alto.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI01

    Sugestão de atividade: Uma mesma bola pode quicar diferente?

    Bolas de basquete, futebol, vôlei, tênis. Você já deve ter notado que todas elas quicam, cada uma do seu jeito e de acordo com o seu estado. Uma bola mais murcha, por exemplo, não vai quicar tanto quanto uma bem cheia, certo? Esses e outros fatores podem influenciar o quique da bola. Neste experimento, você pode investigar alguns!

    Material: três copos ou vasilhas; três bolas do tipo pula-pula; água; fita-crepe ou etiqueta adesiva; caneta.

    Como fazer:

    O primeiro passo é identificar os copos ou vasilhas. Corte a fita-crepe em três pedaços e escreva: “Água quente”, “Água gelada” e “Água em temperatura ambiente”. Cole em cada um dos recipientes.

    Agora, encha cada um deles mais ou menos até a metade, de acordo com o que está escrito na etiqueta. A água gelada deve ser bem gelada [...] E a água quente, bem quente [...].

    Coloque uma bola em cada um dos copos. Marque dois minutos no relógio e é hora de brincar! Experimente quicar cada uma delas no chão.

    Atenção: para manusear a bola que está na água quente, use um pegador de macarrão ou pinça.

    FONTE: Jogo de bola. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://fdnc.io/eia. Acesso em: 22 mar. 2021.

MP119

PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. TODAS AS BOLAS QUICARAM NO CHÃO?
    PROFESSOR Resposta: Não.
  1. QUANTO CADA BOLA QUICOU? FAÇA UM X NO QUADRO ABAIXO.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    TIPO DE BOLA

    QUICOU MUITO

    QUICOU POUCO

    NÃO QUICOU

    BOLA DE MEIA

    PROFESSOR X

    BOLA DE PAPEL

    PROFESSOR X

    BOLA DE TÊNIS DE MESA

    PROFESSOR X

    BOLA DE BORRACHA

    PROFESSOR X

    BOLA DE FUTEBOL

    PROFESSOR X

    BOLA DE TÊNIS

    PROFESSOR X
  1. MARQUE UM X NOS MATERIAIS DE QUE AS BOLAS SÃO FEITAS.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    PAPEL

    PLÁSTICO

    VIDRO

    BORRACHA

    TECIDO

    BOLA DE MEIA

    PROFESSOR X

    BOLA DE PAPEL

    PROFESSOR X

    BOLA DE TÊNIS DE MESA

    PROFESSOR X
    PROFESSOR X

    BOLA DE BORRACHA

    BOLA DE FUTEBOL

    PROFESSOR X

    BOLA DE TÊNIS

    PROFESSOR X
    PROFESSOR X
  1. O QUE FEZ UMA BOLA QUICAR MAIS QUE OUTRA?

    ( ) A FORMA.

    ( ) O TAMANHO.

    ( ) O MATERIAL.

    PROFESSOR Resposta: O MATERIAL.
MANUAL DO PROFESSOR

Complemente a atividade trazendo bolas de madeira, de metal, de crochê ou de isopor, por exemplo. Essa diversidade de materiais permite ao estudante ter uma percepção mais ampla da importância da composição de cada bola ao avaliar a capacidade de quicar.

É possível realizar um trabalho interdisciplinar com Educação Física. Os estudantes podem jogar futebol, basquete e vôlei com diferentes tipos de bola. Dessa forma, verificam a importância de escolher o material certo para cada modalidade esportiva.

  • Atividade 1. Os estudantes vão verificar que nem todas as bolas quicaram no chão e aquelas que quicaram atingiram diferentes alturas.
  • Atividade 2. Dependendo do tipo de tecido e da forma como foi feita, a bola de meia pode quicar um pouco. A altura depende também da intensidade com que é jogada ao chão. Certifique-se de que todas foram jogadas com intensidade parecida.
  • Atividade 3. Comente com os estudantes que as bolas de futebol atuais são feitas de couro sintético, um derivado do petróleo, como o plástico. O petróleo será estudado ainda nesta unidade. Questione-os sobre a inexistência de bolas de vidro nos esportes, estimulando a formulação de hipóteses. Verifique se associam à fragilidade do material. Não há necessidade de precisão nas respostas, pois o tema poderá ser retomado futuramente.
  • Atividade 4. Com as atividades propostas nesta página, inicia-se o trabalho com o desenvolvimento da habilidade EF01CI01. Durante toda a unidade o estudante vai conhecer e comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

MP120

CAPÍTULO 1 – MATERIAIS DO COTIDIANO

NO DIA A DIA USAMOS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. VOCÊ JÁ REPAROU NOS MATERIAIS USADOS NA SUA CAMA? E NO MATERIAL DA SUA ESCOVA DE DENTES?

CADA MATERIAL TEM SUA CARACTERÍSTICA. ELES PODEM SER:

  1. CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA TODOS OS DIAS.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Seis elementos : uma cama de cor marrom, colchão em cinza-claro; um gorro de cor vermelha e pelos brancos; um balde cor verde arredondado; um grampeador de cor azul-escuro; uma escova de cor rosa e branco e um ventilador de cor verde-claro.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ SABE DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS ESSES OBJETOS?
    PROFESSOR Resposta: Cama: madeira e/ou metal; gorro: tecido (lã); balde: plástico e/ou metal; escova de dentes: plástico; grampeador: metal; e ventilador: plástico e metal.
  1. LIGUE AS IMAGENS DOS OBJETOS ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Uma chave de cor dourada.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um guardanapo de cor laranja, dobrado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma jarra de vidro transparente arredondada e alça à direita.  Fim da imagem.

Coluna 2

MALEÁVEL

TRANSPARENTE

DURO

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta: chave: DURO. papel: MALEÁVEl. Jarra: TRANSPARENTE, DURO.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Conhecer os materiais mais comuns do cotidiano.
  • Compreender que os materiais apresentam características diferentes e que elas são usadas de acordo com a função que será dada ao objeto.
  • Perceber que usamos objetos feitos de diferentes materiais ao longo do dia.
  • Conhecer os materiais de que são produzidas as roupas que usamos e relacioná-los às partes do corpo e ao clima apropriado para seu uso.

    Peça aos estudantes que observem a sala de aula. De quais materiais são feitos: a lousa, a mesa do professor, as janelas, a porta etc.? Registre na lousa cada material diferente que eles mencionarem. Se possível, saiam da sala e façam o mesmo em outros ambientes da escola. Se for seguro, você pode pedir aos estudantes que toquem esses materiais, sintam a textura, a temperatura, a dureza etc. A ideia é fazer um levantamento dos materiais que os estudantes conhecem antes do estudo do capítulo e de algumas de suas características.

  • Atividade 1. Os estudantes poderão cercar com uma linha a cama e a escova de dentes. Comente com eles que a cama representa o local em que se dorme; então, mesmo que o estudante durma em rede, em tatame ou em sofá, ele pode cercar a cama. É possível que algum estudante cerque outro objeto; questione-o para compreender se a resposta é válida.
  • Atividade 2. Se possível, leve esses objetos para a sala de aula para que os estudantes possam observar e manipular esses materiais.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI01

    Texto complementar

    Propriedades da matéria

    A matéria apresenta propriedades que estão presentes em todos os elementos, independentemente das substâncias que os compõem. Elas são denominadas propriedades gerais da matéria. As principais são a inércia, a extensão, a impenetrabilidade, a divisibilidade, a compressibilidade e a elasticidade. [...]

    Algumas propriedades são particulares [específicas] de cada matéria, permitindo diferenciá-las de uma outra. Essas propriedades variam conforme as substâncias de que a matéria é constituída, personalizando cada matéria. Entre elas, destacamos a dureza, o brilho, a maleabilidade e a ductilidade.

    Além dessas, existem as propriedades organolépticas, aquelas identificadas pelos 5 sentidos (cor, sabor, textura, som e cheiro). A dureza corresponde à resistência da superfície de uma matéria ao ser riscada por outro material.

    Segundo Mohs, existem vários graus de dureza, [...] sendo o diamante a matéria mais dura da natureza, muito usada no corte do vidro. Assim, ao escrever com o lápis no papel, não é a grafite que risca o papel, mas o papel que risca a grafite, pois é esta que se desgasta. Dessa forma, o papel tem dureza maior que a grafite.

    [...]

    FONTE: SOUZA, G. P. V. A. S; SANTOS; E. A.; JÚNIOR, A. A. S. Química para o ensino de Ciências. Disponível em: http://fdnc.io/eib. Acesso em: 22 mar. 2021.

MP121

O PLÁSTICO, O VIDRO, O PAPEL E O METAL SÃO TIPOS DE MATERIAL. VÁRIOS OBJETOS SÃO FEITOS DESSES MATERIAIS.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. PINTE O DESENHO DOS DOIS OBJETOS FEITOS DE METAL.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Quatro elementos, da esquerda para à direita : uma bola com linhas na vertical, uma colher, uma luva e um garfo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. MARQUE UM X NAS IMAGENS DOS OBJETOS FEITOS DE VIDRO.
Imagem: Fotografia. Um copo pequeno arredondado, transparente.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um ventilador de cor preta com a parte superior arredondada e hélice dentro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma janela de cor branca por onde vê-se pelo vidro, vasos com plantas de folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um lápis de escrever de cor preta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta:copo e janela.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 3. Comente com os estudantes que esses objetos podem ser feitos de outros materiais, como plástico e madeira.
  • Atividade 4. A estrutura da janela, na qual os vidros são encaixados, pode ser de madeira ou de metal. Também há copos feitos de plástico e de acrílico.

    As atividades desta página e da seguinte promovem o desenvolvimento da habilidade EF01CI01, ao propor a comparação das características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano. Aproveite para questionar os estudantes a respeito da origem desses materiais: Você sabe como o vidro é produzido? De onde o material utilizado em sua fabricação é retirado? O que deve ser feito com os cacos de um copo de vidro quando ele se quebrar?

MP122

  1. LIGUE A IMAGEM DO OBJETO AO MATERIAL DE QUE ELE É FEITO.

Coluna 1

Imagem: Um pente de cor lilás. Fim da imagem.
Imagem: Um pneu de cor cinza redondo. Fim da imagem.
Imagem: Um livro de capa marrom com folhas de cor bege. Fim da imagem.
Imagem: Uma lata na vertical de cor laranja com detalhes em azul.  Fim da imagem.

Coluna 2

PLÁSTICO

PAPEL

METAL

BORRACHA

PROFESSOR Resposta: pente: PLÁSTICO. Livro: PAPEL. Lata: METAL. Pneu: BORRACHA.
  1. COMPARE AS IMAGENS DOS OBJETOS A SEGUIR.
    • CERQUE COM UMA LINHA O OBJETO MALEÁVEL.
Imagem: Ilustração. Uma sacola plástica verde. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma tábua de cor marrom-claro. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: sacola.
Imagem: Ilustração. Uma mesa na horizontal de cor marrom. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um travesseiro vermelho na horizontal. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: mesa
Imagem: Ilustração. Uma lâmpada na vertical de cor azul-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma bola de futebol de cor branca com losangos de cor preta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: bola

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 5. Como complemento dessa atividade, dê exemplos de outros objetos feitos desses materiais. Também é possível pedir aos estudantes que citem alguns objetos que eles têm curiosidade em saber de que material são feitos. Então, juntos, devem investigar, pesquisar e descobrir quais são esses materiais.
  • Atividade 6. Peça aos estudantes que descrevam oralmente as características de cada material apresentado, para que eles possam identificar os objetos solicitados de maneira consciente. Aproveite a oportunidade para verificar se os estudantes compreenderam os conceitos de maleabilidade, resistência e opacidade.
  • As atividades 5 e 6 promovem o desenvolvimento parcial da habilidade EF01CI01, pois comparam características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano. Para complementar o desenvolvimento da habilidade, discutindo a origem dos materiais, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente, ao final das atividades, pergunte aos estudantes, por exemplo, se a escolha dos materiais pode interferir no tempo em que cada objeto dura. Depois, discuta com eles a importância da durabilidade dos objetos.

    BNCC em foco:

    EF01CI01

MP123

AO LONGO DO DIA USAMOS DIVERSOS OBJETOS.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHE O DIA DE TAÍS E DIGA EM VOZ ALTA O NOME DOS OBJETOS REPRESENTADOS EM CADA IMAGEM.
Imagem: Ilustração. Taís, menina de pele morena, cabelos encaracolados escuros e olhos pretos. Seis imagens diferentes : 1 – Taís, vista de costas, vestida com blusa de cor verde, penteando o cabelo com pente roxa na parte esquerda. À frente dela, parede de cor amarela com espelho redondo com o contorno lilás com reflexo dela. À direita, vista parcial de cortina em lilás.  2 – Taís, sentada em cadeira roxa, usando camiseta azul, de frente para mesa de cor marrom-claro, com um prato branco com mamão. Ela segura com a mão esquerda uma colher cinza. À frente dela, à esquerda, um copo com alça de cor verde. Ao fundo, vista parcial de janela azul-claro.  3 – Taís de frente para uma pia branca, segura na mão esquerda uma escova de cor verde e colocando na mão direita um tubo de cor vermelha com detalhes em branco. 4- Vista do alto, Taís sentada de frente para carteira escolar, com mochila roxa em cadeira. Sobre a mesa, um caderno de folha bege-claro onde ela escreve texto preto. Na carteira escolar, uma caneta azul, borracha verde e estojo amarelo.  5- Local com vegetação rasteiras de cor verde. À esquerda, casinha de cachorro marrom e Thais atrás, com vestido de cor amarela, com um telhado laranja na vertical. À direita, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta rosa, calça cinza e sapatos brancos, agachado com um martelo na mão direita.  6- Dentro do banheiro, Thaís com toalha de cor lilás sobre a cabeça, com toalha de cor rosa-claro. Ela está de frente um boxe de cor azul. Ao fundo, uma toalha verde pendurada.   Fim da imagem.

GRAMA

SOL

PLÁSTICO

ÁGUA

METAL

VIDRO

CADERNO

BORRACHA

MAMÃO

TECIDO

PRATO

CABELO

MADEIRA

PROFESSOR Resposta:PLÁSTICO, METAL, VIDRO, BORRACHA, TECIDO, MADEIRA.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. Descreva, com a ajuda dos estudantes, os objetos apresentados em cada uma das imagens que representam a rotina de Taís. Peça a eles que citem exemplos de materiais que podem ser usados para fazer cada um desses objetos. Em seguida, leiam as palavras que estão no quadro e identifiquem aquelas que representam alguns dos materiais de que são feitos os objetos utilizados por Taís. Note que algumas palavras do quadro não são materiais, mas os próprios objetos, como prato e caderno. Peça que descrevam de quais materiais esses objetos são feitos (caderno: papel; prato: vários materiais, como porcelana, plástico, vidro, madeira ou barro, por exemplo). Esta atividade permite retomar aspectos da habilidade EF01CI06, ao evidenciar objetos e materiais que podem ser relacionados a muitas das atividades diárias dos seres humanos.

BNCC em foco:

EF01CI06

MP124

AS ROUPAS

AS ROUPAS QUE USAMOS SÃO FEITAS DE DIVERSOS MATERIAIS.

EM LUGARES QUE FAZ MUITO FRIO, AS PESSOAS USAM CASACO, MEIAS, CACHECOL E TOUCA. UM TIPO DE MATERIAL COMUM PARA FAZER ESSAS ROUPAS É A LÃ, PRODUZIDA COM O PELO DAS OVELHAS. A LÃ É UM MATERIAL DE ORIGEM ANIMAL.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, grama de cor verde com uma ovelha coberta com pelos de cor branca, focinho e orelhas pequenos. Na parte superior, céu de cor azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A LÃ É FEITA DO PELO DAS OVELHAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: COMPRIMENTO: 120 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um casaco de mangas compridas de cor azul com botões ao centro na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: CASACO FEITO DE LÃ. FIM DA LEGENDA.

EXISTEM TECIDOS FEITOS DE PLANTAS, COMO O ALGODÃO. ESSE MATERIAL TEM ORIGEM VEGETAL.

Imagem: Fotografia. Uma plantação sobre um solo de cor marrom, com galhos finos e na parte superior entre eles, algodão de cor branca. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTAÇÃO DE ALGODÃO NO MUNICÍPIO DE CRISTALINA, GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ALTURA: 1 METRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cinco camisetas dobradas uma sobre a outra de cor vermelha, azul-claro, azul-escuro, laranja e cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: CAMISETAS FEITAS DE ALGODÃO. FIM DA LEGENDA.

EXISTEM TAMBÉM TECIDOS FABRICADOS COM MATERIAIS PRODUZIDOS PELO SER HUMANO, COMO O PLÁSTICO. ESSE MATERIAL É CHAMADO DE SINTÉTICO.

ROUPAS E ACESSÓRIOS PODEM SER FABRICADOS COM MATERIAIS DE DIFERENTES ORIGENS.

Imagem: Fotografia. Um par de tênis de cor verde com um cadarço de cor laranja, rosa e verde e solado em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: TÊNIS FEITO DE TECIDO JEANS COM SOLA DE BORRACHA E CADARÇO DE TECIDO SINTÉTICO. FIM DA LEGENDA.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Apresente aos estudantes outros exemplos de materiais de origem animal, vegetal e sintética. Se julgar pertinente, solicite que tragam alguns objetos para a sala de aula e discuta sobre a origem dos materiais usados para fazer esses objetos.

Peça aos estudantes que sintam os diferentes tipos de tecido nas roupas que estão vestindo, na mochila e nos calçados. Se possível, leve algumas peças de roupa para a sala de aula e mostre-as aos estudantes. Leia para eles o material de que é feito cada peça. Note que, em geral, a composição dos tecidos está indicada em etiquetas.

Explique aos estudantes quais materiais são naturais e quais são artificiais. Se surgir a curiosidade, explique também o significado dos símbolos que aparecem nas etiquetas.

BNCC em foco:

EF01CI01

Texto complementar

Processo de fabricação do jeans

O fio utilizado para a fabricação do jeans é 100% algodão. Esse processo é de tecido plano e baseado na construção de dois fios que são trama de algodão cru e urdume tingido índigo, mas existem fios diferentes, como fio com lycra e fios mais resistentes.

[...] depois que o trabalho dos fios é feito, eles vão finalmente virar tecido e esse denim é colocado em rolos com mais de 70 metros de comprimento, que são vendidos para as fábricas, onde serão cortadas as calças, costuradas e depois vendidas. O nome do tecido utilizado no jeans é conhecido universalmente como DENIM ÍNDIGO BLUE. O nome índigo é uma alusão à planta indiana chamada índigus, a qual continha um corante em sua raiz de coloração azul para o tingimento do denim. [...] As primeiras calças surgiram em 1850 na época da mineração do ouro e passaram a ser utilizadas habitualmente no século XX.

[...] Denim é a matéria-prima para a fabricação de artigos jeans. Ele é um tipo de tecido de algodão em que somente os fios de urdume (longitudinal) são tingidos com corante índigo, normalmente com ligamento sarja. [...]

FONTE: FIGUEIREDO, G. C.; CAVALCANTE, A. L. B. L. Calça jeans: produtividade e possibilidades sustentáveis. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: http://fdnc.io/eic. Acesso em 22 mar. 2021.

MP125

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. PINTE:
    • DE VERMELHO: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL DE ORIGEM ANIMAL.
    • DE AZUL: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL DE ORIGEM VEGETAL.
    • DE AMARELO: A IMAGEM DA ROUPA FEITA COM MATERIAL SINTÉTICO.
Imagem: Ilustração e preto e branco. Uma capa de chuva de mangas longas, na horizontal e touca. Fim da imagem.

LEGENDA: CAPA DE CHUVA DE PLÁSTICO. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Amarelo.
Imagem: Ilustração e preto e branco. Um par de meia na vertical. Fim da imagem.

LEGENDA: MEIAS DE LÃ. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Vermelho.
Imagem: Ilustração e preto e branco. Uma calça na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: CALÇA DE ALGODÃO. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Azul.
  1. LIGUE AS PEÇAS ÀS PARTES DO CORPO EM QUE SÃO USADAS.

Coluna 1

Imagem: Ilustração. Um par de luvas em marrom na vertical. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um par de sapatos em vermelho com cadarços brancos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma blusa de mangas compridas de cor amarela e detalhes em azul. Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Dois pés. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Visto da cintura para cima de menino sem camiseta de pele clara com cabelos castanhos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mãos abertas para cima.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: LUVAS: MÃOS; TÊNIS: PÉS; BLUSA: TRONCO.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

  1. DESENHE VOCÊ MESMO USANDO ROUPAS APROPRIADAS PARA PASSEAR NO PARQUE EM UM DIA DE CALOR.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta pessoal. Os estudantes devem desenhar a si mesmos vestindo roupas leves e preferencialmente de cores claras, como camiseta, bermuda ou vestido.
Imagem: Ilustração. Na parte inferior, grama de cor verde e à direita, arbusto em verde-escuro.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Pergunte aos estudantes sobre as roupas que preferem usar nos dias quentes e nos dias frios, na praia, no rio ou na piscina. Em seguida, explore a diferença entre elas.

  • Atividade 8. Aproveite a atividade e questione os estudantes a respeito dos materiais das roupas que eles utilizam: uma roupa de lã é utilizada em um dia quente ou em um dia frio? Por que eles acham que isso ocorre? Não é necessário que eles expliquem corretamente o efeito da lã no aquecimento do corpo, o objetivo é que eles consigam perceber que materiais diferentes têm características distintas.
  • Atividade 9. Esta atividade reforça o desenvolvimento da habilidade EF01CI02, pois o estudante deverá localizar as partes do corpo humano, representadas por meio de desenhos, e escolher a peça de roupa adequada para elas.
  • Atividade 10. O desenho é livre. É possível que os estudantes desenhem roupas de calor. Se desenharem outro tipo de roupa, pergunte o motivo e avalie eventuais falhas nas estratégias de ensino e aprendizagem em relação ao entendimento deste assunto. Retome o conteúdo caso julgue necessário.

    BNCC em foco:

    EF01CI02

MP126

CAPÍTULO 2 – OS MATERIAIS DA ESCOLA

VÁRIOS OBJETOS PODEM SER USADOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES: LÁPIS, CADERNO, LIVRO, LÁPIS DE COR, BORRACHA, APONTADOR, ENTRE OUTROS.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. OBSERVE OS DESENHOS.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mochila de cor roxa com alça de cor verde, aberta com caderno de capa de cor amarela. À direita, uma régua transparente, um lápis de cor vermelha, uma calculadora de cor cinza, um livro de cor azul-claro com título preto: Livro de ciências, uma caixa rosa com lápis coloridos em verde, azul-escuro, azul-claro, rosa, e amarelo, um apontador de cor verde, livro com capa verde e título em laranja de A-Z e uma borracha branca com base em azul-escuro.  Fim da imagem.
  1. FAÇA UM X NAS IMAGENS DOS OBJETOS ESCOLARES FEITOS A PARTIR DA MADEIRA.
Imagem: Fotografia. Um caderno aberto de folhas brancas e capa vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma régua na diagonal de cor vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma tesoura de cor azul-claro e na parte superior as lâminas em cinza.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vários lápis coloridos e sobre eles, três de cor rosa, marrom e verde-claro.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta:caderno e lápis de cor.

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Identificar quais materiais são utilizados na fabricação de objetos escolares.
  • Mensurar a regularidade com que alguns materiais escolares são usados.
  1. Inicie o trabalho com esse tema pedindo aos estudantes que retirem da mochila alguns objetos e os espalhem de forma mais ou menos organizada sobre a carteira. À medida que eles observarem os objetos, pergunte de que material cada um é feito.
  1. Converse com os estudantes sobre como manter a mochila organizada, evitando que os objetos estraguem, se percam ou, ainda, sobre como evitar carregar objetos em excesso.
    • Atividade 1. Os estudantes devem cercar quatro objetos que usam em suas atividades com mais frequência. Para eles se recordarem com mais facilidade, peça que relembrem quais foram as atividades que realizaram na última semana e quais objetos usaram nelas. Dessa forma, eles poderão ter uma ideia de quais são os objetos usados todos os dias e quais são usados às vezes.
    • Atividade 2. Os estudantes devem marcar o caderno (o papel é feito a partir de celulose, composto obtido da madeira) e o lápis de colorir.

      BNCC em foco na dupla de páginas:

      EF01CI01

      Produção de papel

      A compreensão da produção de papel a partir da madeira não é tão intuitiva quanto a retirada da madeira para a produção de móveis, por exemplo. Os estudantes podem ter dificuldade de entender esse processo. Explique-o, passo a passo:

    1. A madeira da árvore é levada à fábrica, onde é cortada e triturada.
    1. A madeira triturada é misturada a outros produtos. Um deles faz a madeira liberar a celulose, que é a principal matéria-prima para a fabricação do papel.
    1. Outros produtos acrescidos à celulose formam a massa de papel.
    1. Essa massa é colocada em telas para secar, formando o papel.
    1. O papel é enrolado em bobinas e está pronto para ser usado em diversos produtos: cadernos, livros e caixas etc.

      Aproveite para destacar a importância de evitar o desperdício de papel, pois, quanto mais papel for utilizado, mais árvores serão cortadas.

      Reciclar papel é uma forma de reaproveitar parte do que jogamos no lixo, pois cerca de 40% do lixo urbano é papel. Cada tonelada de papel reciclado pela indústria poupa em média 60 eucaliptos adultos, 2,5 barris de petróleo, 50% da água usada normalmente na fabricação de papel novo e retira dos lixões cerca de 3 metros cúbicos de lixo.

MP127

EXISTEM MUITOS TIPOS DE PLÁSTICO QUE PODEM SER USADOS PARA FAZER DIFERENTES OBJETOS, COMO RÉGUAS E TUBOS DE COLA.

  1. MARQUE OS OBJETOS ESCOLARES QUE PODEM SER FEITOS DE PLÁSTICO.

    ( ) CADERNO

    ( ) LANCHEIRA

    ( ) APONTADOR

    ( ) GIZ DE CERA

    ( ) TUBO DE TINTA

    ( ) RÉGUA

    PROFESSOR Resposta variável.

    OS OBJETOS FEITOS DE METAL TÊM BRILHO E COSTUMAM SER RESISTENTES, OU SEJA, NÃO QUEBRAM COM FACILIDADE.

  1. CERQUE COM UMA LINHA AS IMAGENS DOS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE METAL OU QUE TÊM PARTES FEITAS DESSE MATERIAL.
PROFESSOR Resposta: Clipe, tesoura e apontador.
Imagem: Fotografia. Um caderno aberto de folhas brancas e capa vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma tesoura de cor amarela com a lâminas cinzas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma borracha na horizontal de cor branca e base em marrom-escuro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Caixa de cor marrom-claro com lápis coloridos em vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo e preto. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um clipe de cor cinza na horizontal. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um apontador de cor cinza, pequeno.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE ABAIXO UM OBJETO ESCOLAR QUE VOCÊ USA DIARIAMENTE.
    • COMPARE O OBJETO QUE VOCÊ DESENHOU A UMA CANETA. FAÇA UM X NO NOME DO OBJETO MAIS MALEÁVEL.
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      ( ) OBJETO QUE EU DESENHEI

      ( ) CANETA

Imagem: Fotografia. Folhas uma sobre a outra. A de cima, folha de cor branca, a debaixo, em bege e outra em azul-claro.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Explique aos estudantes que existem objetos feitos de diversas formas de plástico. Incentive-os a comparar objetos plásticos diferentes e tirar conclusões sobre sua maleabilidade, textura, cor etc.

  • Atividade 3. Espera-se que os estudantes marquem: lancheira, apontador (os que não forem de metal), tubo de tinta, régua (as que não forem de metal e plástico).

    Compare objetos metálicos, plásticos e de madeira com relação à sua resistência. Questione os estudantes sobre qual é mais duro. Incentive-os a pressionar um apontador metálico, clipe de papel ou tesoura contra um objeto de plástico (exemplo: tubo de cola) ou de madeira (exemplo: lápis).

  • Atividade 4. Espera-se que os estudantes marquem: clipe, tesoura e apontador. Aproveite e pergunte que outros objetos são feitos de metal ou possuem parte feitas desse material.
  • Atividade 5. Ao comparar com uma caneta, espera-se que os estudantes já tenham compreendido os conceitos de flexibilidade e dureza que foram apresentados anteriormente. Aproveite para avaliar o conteúdo e, caso identifique equívocos nas respostas, retome esses conceitos. Este tópico da atividade também promove o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

    Educação em valores

    Uso responsável. Comente com os estudantes a importância de utilizar com responsabilidade os objetos escolares, evitando o desperdício. Informe-os de que, para a produção de cada objeto, são retiradas diversas matérias-primas da natureza. Incentive os estudantes a reaproveitarem alguns materiais de um ano para outro, como borracha, apontador, caderno e lápis.

MP128

ÁLBUM DE CIÊNCIAS

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

PAPEL

NO PASSADO, AS PESSOAS ESCREVIAM EM ROLOS DE PAPIRO. ESSE MATERIAL É FEITO DE UMA PLANTA QUE CRESCE EM ÁREAS ALAGADAS E É SEMELHANTE AO PAPEL. MUITOS REGISTROS DE POVOS ANTIGOS FORAM ESCRITOS EM PAPIRO.

ATUALMENTE, PODEMOS ESCREVER EM PAPÉIS FEITOS DE PINHEIROS OU EUCALIPTOS. HÁ TAMBÉM PAPÉIS FEITOS DE FIBRA DE ALGODÃO, ENTRE OUTROS MATERIAIS.

Imagem: Fotografia. Uma folha de cor marrom na vertical com texto de cor preta com linhas na horizontal. Texto ilegível. Fim da imagem.

LEGENDA: PAPIRO EGÍPCIO COM ESCRITA DE 2500 ANOS ATRÁS. MUSEU DE ARTE DO BROOKLYN, NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. DIMENSÃO: 38 CENTÍMETROS × 31 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação de cor verde e folhas em amarelo, com fios finos na parte superior.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTA DO PAPIRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dezenas de folhas coloridas em rosa-claro, rosa-escuro, laranja, amarelo, azul, verde, bege, marrom e preto. As folhas estão um sobre a outras, formando uma abertura de um leque.  Fim da imagem.

LEGENDA: FOLHAS DE PAPEL USADAS PARA ESCREVER E DESENHAR. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • MEU MATERIAL ESCOLAR, DE RICARDO AZEVEDO, EDITORA MODERNA, 2009.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Conhecer a origem do papel.
  • Identificar a evolução de um material utilizado na escola.

    Proponha aos estudantes uma leitura pausada do texto, verificando se todos compreenderam que o papel antigo (papiro) era produzido a partir de uma planta aquática. Comente que a planta era cortada em lâminas finas e prensada, material que era muito frágil e pouco durável. Ajude-os a reconhecer no texto o nome de plantas usadas para produzir papel na atualidade. Se possível, realize uma pesquisa na internet com os estudantes sobre a aparência e algumas características dessas plantas.

    Comente sobre os cadernos atuais e ajude os estudantes a compararem os diferentes tipos de papel que costumam ser usados para escrever.

    Tarefa de casa. Retome a história do papel pedindo aos estudantes que recontem o que aprenderam. Observe se todos compreenderam as ideias gerais do texto e sabem relacioná-las às respectivas imagens. Oriente-os sobre como procederem na atividade proposta para casa.

    Por meio da comparação entre o meio utilizado para escrita (papiro e papel), o estudante pode compreender que a tecnologia avança de acordo com as descobertas científicas de seu tempo, sendo, portanto, um processo histórico. Essa compreensão favorece o desenvolvimento de habilidades relacionadas à competência geral 1 e à competência específica 1.

    Para você acessar

    Museu da Escola Catarinense. Disponível em: http://fdnc.io/eid.

    Centro de Memória e Acervo Histórico (CEMAH). Disponível em: http://fdnc.io/eie. Acessos em: 24 abr. 2021.

    Essas páginas mostram móveis, objetos e documentos usados em escolas públicas brasileiras ao longo do século XX.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI01

    Texto complementar

    10 benefícios do origami para crianças

    O origami é um artesanato originário do Japão que consiste em obter representações de seres e objetos por meio de dobraduras de papel. Essa arte vem sendo praticada há séculos e ganhou o mundo devido à sua inventividade e beleza. Também é notável sua grande função terapêutica para quem a pratica, pois exige concentração e ordenação, promovendo, assim, a persistência, disciplina e calma. [...]

    Veja detalhadamente as razões pelas quais as crianças devem praticar essa arte:

  • Desenvolvimento da coordenação óculo-manual e coordenação motora fina [...]
  • Estímulo da concentração [...]
  • Ativação da memória [...]
  • Desenvolvimento da paciência [...]
  • Auxílio à satisfação emocional [...]
  • Incentivo à imaginação [...]
  • Relaxamento [...]
  • Estímulo do trabalho [...]
  • Aprendizagem de conceitos espaciais, geométricos e matemáticos [...]
  • Terapia para certos transtornos [...]

    ZAUZA, B. F. 10 benefícios do origami para crianças. CPT. Disponível em: http://fdnc.io/eif. Acesso em: 22 mar. 2021.

MP129

ATIVIDADE PRÁTICA

CONSTRUÇÃO DE MODELO

ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER.

ORIGAMI

ORIGAMI É A ARTE DE TRANSFORMAR PAPEL EM REPRESENTAÇÕES DE DIVERSOS SERES E OBJETOS.

O QUE VOCÊ VAI FAZER

CONSTRUIR UM ORIGAMI EM FORMA DE GATO.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, CORTE A FOLHA DE SULFITE NO TAMANHO 15 CENTÍMETROS POR 15 CENTÍMETROS. ELA DEVE TER A FORMA DE UM QUADRADO.
  1. DOBRE A FOLHA AO MEIO, COMO NA IMAGEM 2.
  1. FAÇA UMA PEQUENA DOBRA NA PONTA SUPERIOR DO TRIÂNGULO, COMO NA IMAGEM 3.
  1. DOBRE PARA CIMA AS DUAS PONTAS LATERAIS DO TRIÂNGULO, COMO NA IMAGEM 4.
  1. VIRE A DOBRADURA E DESENHE OS OLHOS, A BOCA E O NARIZ DO GATO, COMO NA IMAGEM 5.
Imagem: Ilustração. 5 etapas de origami com folha de cor roxa: 1-	Papel com ponta para à esquerda e reta na vertical, com o formato similar a um trapézio. Na reta na vertical ao centro, linha pontilhada preta com uma tesoura na parte superior. 2-	Papel com o formato de um triângulo na ponta superior e na ponta inferior. Ao centro, na vertical é de cor preta.  3-	Papel dobrado com o formato de cor triângulo. Na parte superior, linha pontilhada na horizontal em preto com flecha para baixo.  4-	Papel dobrado com duas pontas triangulares, na esquerda e na direita, com uma flecha para dentro em cada ponta. 5-	Papel dobrado com duas ponta fina na parte superior, forma triangular na ponta inferior e desenho de cabeça de gato com olhos, focinho, pelos e boca.   Fim da imagem.

PARA VOCÊ RESPONDER

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO FOI FAZER UM ORIGAMI?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. MOSTRE O SEU ORIGAMI AOS COLEGAS E DÊ UM NOME A ELE.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Trabalhar a habilidade motora.
  • Aprender a fazer um origami de gato.

    Após apresentar essa proposta de atividade para os estudantes, inicie uma leitura do texto instrucional. Chame atenção para o fato dele estar dividido em partes e comente sobre a função de cada uma delas. Certifique-se de que os estudantes reconhecem a importância das imagens ilustrando cada passo do origami para garantir que o gato seja confeccionado. Essa é uma boa oportunidade para explorar a leitura de imagens.

    Para facilitar, leve quadrados de papelão de 15 cm x 15 cm para os estudantes usarem como molde. Se for necessário, tenha seu quadrado de papel e faça passo a passo para os estudantes acompanharem. Se o papel for branco, incentive-os a colorir o gatinho da cor que quiserem.

    Domínio da linguagem

    Oralidade. As orientações de origami podem ser confusas para alguns estudantes. Enquanto você lê as orientações, estimule os estudantes a se ajudarem, para que concluam a dobradura. Nessas situações, eles aprendem a se expressar com autoconfiança, enriquecem o vocabulário, esclarecem dúvidas e trocam ideias. Para isso, também aprendem que há vez de falar e vez de escutar, aprendendo a respeitar turnos de fala.

MP130

CAPÍTULO 3 – OBTENÇÃO DE MATERIAIS

MUITOS MATERIAIS USADOS NA FABRICAÇÃO DOS OBJETOS SÃO EXTRAÍDOS DA NATUREZA. OS MATERIAIS RETIRADOS DO MEIO AMBIENTE EM SUA FORMA ORIGINAL SÃO CHAMADOS DE MATÉRIA-PRIMA. A EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E DE MINÉRIOS É UM EXEMPLO DE EXTRAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA.

O PETRÓLEO É EXTRAÍDO DE REGIÕES ABAIXO DO SOLO. COM O PETRÓLEO, PODEM-SE PRODUZIR DIVERSOS TIPOS DE OBJETOS DE PLÁSTICO.

Imagem: Fotografia. Em alto mar, de água de cor azul, uma plataforma grande com base de cor cinza e rede de cor vermelha. Na parte superior, hastes de ferro na vertical. Em segundo plano, prédios, morros e cidades. Na parte superior, céu de cor azul-claro e nas pontas, nuvens de cor branca. Fim da imagem.

LEGENDA: PLATAFORMA DE PETRÓLEO, DE ONDE É EXTRAÍDO O PETRÓLEO QUE ESTÁ DEBAIXO DO FUNDO DO MAR. MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois barris redondos de cor preta, um à esquerda na vertical e outro na horizontal por onde jorra petróleo, líquido de cor preta. Fim da imagem.
  1. COMPLETE A PALAVRA DA FRASE ABAIXO. VOCÊ VAI DESCOBRIR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE MATERIAL.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • DEPOIS, LEIA EM VOZ ALTA A FRASE FORMADA.

O P _____ TRÓ_____ E_____ TEM APARÊNCIA DE UM LÍQUIDO OLEOSO, DE COR ENTRE O PRETO E O CASTANHO-ESCURO. É USADO NA FABRICAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS E DE MUITOS OUTROS OBJETOS DE PLÁSTICO.

PROFESSOR Resposta: PETRÓLEO.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Conhecer a origem de alguns materiais.
  • Apresentar conceitos relacionados à redução do consumo e à produção de lixo.

    Comece a aula perguntando aos estudantes se eles sabem a origem de algumas matérias-primas, como as citadas nesta unidade: papel, metais, vidro e plástico, por exemplo. Comente que o papel é extraído geralmente da madeira de árvores e converse sobre a importância de usar madeiras de árvores plantadas com essa finalidade. Os metais são extraídos do solo. O vidro é feito a partir da areia e o plástico é feito de petróleo.

    Comente com os estudantes que o petróleo é um óleo natural, de coloração escura, extraído de regiões muito profundas do solo. A extração desse óleo precisa ser feita por equipamentos que perfurem as camadas rochosas até chegar aos reservatórios. A formação do petróleo ocorre em condições muito específicas e ao longo de milhares de anos. Raramente é possível extrair petróleo próximo à superfície. As regiões de extração de petróleo podem estar em terra firme ou sobre o mar.

  • Atividade 1. O petróleo é a matéria-prima de óleos, de plásticos, de gás de cozinha, de ceras, entre outros. Comente com os estudantes que o petróleo é um recurso que não se renova em pouco tempo, por isso deve ser utilizado de forma responsável e materiais alternativos devem ser pesquisados para substituí-lo. Depois, auxilie os estudantes na leitura da frase.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF01CI01

MP131

OS MINÉRIOS SÃO EXTRAÍDOS DE ROCHAS. ALGUNS DELES, COMO O MINÉRIO DE FERRO, SÃO TRANSFORMADOS E USADOS PARA FAZER OBJETOS METÁLICOS, COMO COLHERES E MÓVEIS.

  1. CERQUE COM UMA LINHA NA FOTOGRAFIA ABAIXO A MATÉRIA-PRIMA OBTIDA DAS ROCHAS.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com solo de cor cinza e partes em marrom-claro, pedregoso. Ao centro, um caminhão de cor amarela com quatro rodas grandes. Sobre o caminhão, minério de ferro com o formato de pedras. Resposta: minério de ferro  está circulado. Fim da imagem.

LEGENDA: O CAMINHÃO FAZ O TRANSPORTE DO MATERIAL RETIRADO DAS ROCHAS, NA UCRÂNIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Minério de ferro.

QUANDO ESSES MATERIAIS SÃO RETIRADOS SEM CONTROLE DO AMBIENTE, PODE OCORRER A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com solo de cor bege-claro. Ao redor, local com grama e vegetação de cor verde. Na parte inferior, construção com telhado. Em segundo plano, morros com vegetação verde. Na parte superior, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: AMBIENTE ALTERADO POR CAUSA DA EXTRAÇÃO DE ROCHAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER, MATO GROSSO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. REDUZIR O CONSUMO DE ITENS DE QUE NÃO PRECISAMOS PODE AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA? POR QUÊ?
PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes reconheçam que sim, pois para produzir os itens que consumimos é necessária a extração de matéria-prima. A extração desses materiais, por sua vez, pode causar danos ao ambiente. Comente também que a obtenção desses materiais requer um grande consumo de água e de energia e note se os estudantes reconhecem que o planeta tem um espaço finito, não sendo possível comportar muito lixo.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 2. Analise a imagem com os estudantes e chame atenção para o fato de que o minério de ferro, assim como outros minerais, são extraídos de rochas. Comente sobre os danos causados pela retirada da matéria-prima da natureza. Pergunte sobre algum dano que os estudantes já viram em reportagem ou pessoalmente e a qual atividade estava relacionado.
  • Atividade 3. Ouça atentamente às respostas dos estudantes e avalie a possibilidade de propor uma roda de conversa. O objetivo é que todos percebam que, quanto menor o consumo, menor a quantidade de recursos a ser extraída do ambiente natural. Assim, explorem a possibilidade de repensar o consumo. Explique como muitas vezes somos impulsionados por propagandas a adquirir bens dos quais não precisamos. Ressalte que isso gera uma produção exagerada e exige retirada de matéria-prima da natureza que poderia ser evitada com a redução do consumo.

MP132

Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

MEU BRINQUEDO, SEU BRINQUEDO!

VOCÊ SABIA QUE O PLÁSTICO USADO NA COMPOSIÇÃO DE MUITOS OBJETOS QUE VÃO PARA O LIXO POLUI O AMBIENTE POR MUITOS ANOS E AFETA A VIDA DOS SERES VIVOS?

MUITOS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE PLÁSTICO. POR ISSO, VOCÊ PODE DOAR OS BRINQUEDOS QUE NÃO USA MAIS OU ATÉ MESMO TROCAR COM SEUS COLEGAS.

ASSIM, VOCÊ CONTRIBUI PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO E AINDA FAZ OUTRA CRIANÇA FELIZ!

Imagem: ilustração. Nove objetos diferentes : Um barco pequeno colorido em azul, verde, amarelo e parte em vermelho.  Seis pinos de boliche coloridos, com uma bola pequena de cor cinza, redonda.  Um ioiô de cor vermelha com cordão de cor amarela.  Um carro de cor vermelha com vidros e pneus de cor preta.  Uma boneca na vertical de cabelos longos pretos com coroa doura e vestido longo em lilás.  Uma bola amarela com círculos pequenos em vermelhos. Um cubo colorido em rosa, amarelo, verde, azul e roxo. Um balde de cor laranja com alça em azul, um garfo roxo e pá de cor azul. Um tambor de cor azul, com parte superior em bege e duas baquetas.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. CORES FANTASIA. Fim da observação.

COMPREENDA A LEITURA

  1. MUITOS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE:

    ( ) METAL.

    ( ) PLÁSTICO.

    ( ) PAPEL.

    PROFESSOR Resposta: PLÁSTICO.
  1. O QUE VOCÊ FAZ COM OS BRINQUEDOS QUE NÃO QUER MAIS? FAÇA UM X .

    ( ) GUARDO.

    ( ) DOU PARA OUTRA CRIANÇA.

    ( ) TROCO COM UM AMIGO.

    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE É IMPORTANTE DOAR OU TROCAR OS BRINQUEDOS QUE NÃO SÃO MAIS USADOS?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Conscientizar os estudantes sobre o consumo excessivo de brinquedos.
  • Criar situações que favoreçam o consumo consciente visando à redução da produção de lixo.
  1. Questione os estudantes sobre como lidam com brinquedos “velhos” ou com os quais eles já não brincam. Em seguida, inicie a leitura do texto, pausadamente, e verifique se os estudantes relacionam o seu conteúdo com o tema discutido na página anterior.
    • Atividade 1. Espera-se que os estudantes respondam: plástico. Caso tenha possibilidade, explore alguns brinquedos da sala de aula ou que os estudantes tenham levado e verifiquem quantos são feitos de plástico.
    • Atividade 2. Os estudantes podem responder que guardam, jogam no lixo, doam para instituições ou para familiares.
    • Atividade 3. Reforce a necessidade de evitar o consumo exagerado e a produção de lixo para minimizar os danos causados ao ambiente. Essa atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

      BNCC em foco na dupla de páginas:

      EF01CI01

      Texto complementar

      Feira de troca de brinquedos estimula alternativa ao consumismo entre crianças

      Uma feira de trocas de brinquedos realizada [...] no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, mostrou que o Dia das Crianças também pode ter alternativas divertidas ao consumismo. [...]

      “É uma oportunidade de as crianças aproveitarem seu dia, que não deixa de ser um dia importante de brincadeiras, mas não relacionado ao processo do consumo”, disse a representante do Instituto Alana e responsável pela feira, Estefânia Lima.

      “Quando a criança vem para a feira de brinquedos, ela vem com um brinquedo que ela está disposta a desapegar, então já é um processo bastante interessante para a criança, porque ela entende que vai ter um brinquedo novo, mas para isso precisa desapegar de um brinquedo que ela já tenha, e ela vem com uma expectativa também de surpresa. [...]”, acrescentou.

      [...] “Às vezes, a troca se dá porque ela se deu muito bem com uma outra criança e elas começaram a brincar com um brinquedo e ali acontece aquela troca, então ela acontece de forma muito mais espontânea.” [...]

      FONTE: LOURENÇO, L. Feira de troca de brinquedos estimula alternativa ao consumismo entre crianças.

      Agência Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/eig. Acesso em: 22 mar. 2021.

MP133

FAÇA A SUA PARTE

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

QUE TAL ORGANIZAR UMA FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS? PARA ISSO, VOCÊ E SEUS COLEGAS DEVEM CONTAR COM A AJUDA DOS PROFESSORES E RESPONSÁVEIS. SIGAM AS ETAPAS E DIVIRTAM-SE!

  1. SEPAREM OS BRINQUEDOS QUE VOCÊS NÃO USAM MAIS. ELES DEVEM ESTAR EM BOM ESTADO. NÃO PODEM ESTAR QUEBRADOS NEM COM PEÇAS FALTANDO.
  1. COMBINEM COM O PROFESSOR O DIA E AS REGRAS DA FEIRA DE TROCAS. DIVULGUEM ESSAS INFORMAÇÕES NA ESCOLA E EM SUA COMUNIDADE.
  1. NO DIA MARCADO, ORGANIZEM A EXPOSIÇÃO DOS BRINQUEDOS. É IMPORTANTE QUE TODOS POSSAM VER E TROCAR ENTRE SI OS BRINQUEDOS DE QUE GOSTARAM.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de uma sala de aula com muitas pessoas, crianças e adultos de frente para mesas com exposições. Ao fundo, sobre parede, lousa de cor verde escrito com giz branco dentro de uma nuvem : FEIRA DE TROCAS. À esquerda, uma mesa com brinquedos expostos. Atrás dela, um homem negro de cabelos pretos, com camiseta rosa-escuro e calça azul e um menino moreno de cabelos pretos com camiseta em azul-claro. De frente da mesa, um menino loiro e uma menina morena, um senhor de cabelos e barba grisalhos com par de óculos pretos. Ao centro, crianças e à direita, uma menina cadeirante de pele clara, cabelos castanhos, segurando uma casinha nas mãos para frente. Perto da mesa, uma menina de pele clara com cabelos curtos pretos, um menino ruivo e uma mulher de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas amarela. Na mesa, outros brinquedos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE O QUE VOCÊ ACHOU DESSA FEIRA DE TROCAS.
    • VOCÊ TROCOU ALGUNS DE SEUS BRINQUEDOS? COM QUEM?
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    • VOCÊ ACHA QUE A FEIRA DE TROCAS É UMA BOA FORMA DE EVITAR QUE OS BRINQUEDOS SEJAM DESCARTADOS NO LIXO? POR QUÊ?
      PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

HORA DE ACESSAR

  • A FEIRA DE TROCA, QUINTAL DA CULTURA, DISPONÍVEL EM:

    http://fdnc.io/eih. ACESSO EM: 5 JAN. 2021.

    LUDOVICO E SEUS AMIGOS DOROTEIA, OFÉLIA E OSÓRIO SE REÚNEM PARA TROCAR BRINQUEDOS.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Fale sobre como qualquer pessoa pode criar uma feira de troca e organize os estudantes para que eles possam realizar esse evento na escola. Converse com a direção para expandir a atividade para outras turmas, e também para a comunidade do entorno, e criar um dia de trocas. Auxilie em possíveis problemas que podem ocorrer nesse evento, trabalhando assim a mediação de conflitos.

Sugira que, após a feira, os brinquedos não trocados sejam coletados e doados a comunidades carentes. Se possível, que essa doação seja realizada pelos próprios estudantes em um evento organizado pela escola. Incentive os estudantes a fazerem amizade, peça que expliquem como os brinquedos funcionam para quem os receberá.

  • Atividade 4. Espera-se que, depois de ler o texto e participar da feira, os estudantes se conscientizem de que trocar os brinquedos é uma forma de terem brinquedos diferentes para usar sem comprar um novo. Certifique-se de que todos percebem que realizaram uma ação que visa reduzir o consumo de brinquedos e, assim, minimizar impactos ambientais. Essa compreensão favorece o desenvolvimento de habilidades relacionadas à competência geral 7 e à competência específica 8.

    Educação em valores

    Empatia. Promover feira de troca e arrecadações para doação de objetos que não usamos mais incentiva os estudantes a desenvolverem a empatia por aqueles que estão em situações diferentes. Essa é uma forma de passar valores importantes de cidadania desde a infância.

MP134

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. LISTE TRÊS OBJETOS QUE VOCÊ USA NO DIA A DIA E ESCREVA ABAIXO OS MATERIAIS DE QUE ELES SÃO FEITOS.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    OBJETOS

    MATERIAIS

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS.
Imagem: Fotografia. Uma jarra de cor transparente com formato arredondado, alça no lado direito. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

OPACO

( )

TRANSPARENTE

( )

MALEÁVEL

( )

PROFESSOR Resposta: TRANSPARENTE.
Imagem: Fotografia. Uma cadeira de cor marrom. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

RESISTENTE

( )

TRANSPARENTE

( )

MALEÁVEL

( )

PROFESSOR Resposta: RESISTENTE.
Imagem: Fotografia. Várias camisetas coloridas umas sobre as outras em azul, vermelho, laranja, amarelo e verde.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

RESISTENTE

( )

TRANSPARENTE

( )

MALEÁVEL

( )

PROFESSOR Resposta: MALEÁVEL.
Imagem: Fotografia. Um sofá de cor verde de dois lugares e pés de madeira em marrom.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

OPACO

( )

TRANSPARENTE

( )

MALEÁVEL

( )

PROFESSOR Resposta: OPACO.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Retomar os objetivos estudados na unidade e o vocabulário aprendido.
  • Avaliar o processo de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados na unidade.
  1. Use as atividades propostas para retomar os conceitos vistos anteriormente, verificando se os estudantes compreenderam o conteúdo de forma correta.
    • Atividade 1. Os estudantes podem usar como referência os diversos objetos e materiais apresentados na unidade. Verifique se eles distinguem objetos de materiais e se estabelecem uma relação coerente entre ambos.
    • Atividade 2. Observe se os estudantes identificam corretamente as características dos materiais e peça que complementem a atividade dizendo outras características desses objetos que não foram indicadas.
    • Atividade 3. Verifique se os estudantes distinguem corretamente roupas feitas de lã de roupas feitas de algodão e se percebem as diferentes origens que cada um deles tem. Aproveite a atividade para esclarecer quaisquer dúvidas sobre as características da lã e do algodão, se possível mostrando roupas feitas desses materiais e imagens do seu processo produtivo.

      BNCC em foco na dupla de páginas:

      EF01CI01

      Sugestão de atividade: Artesanato de papel machê

      Material: jornal picado; bacia; água; pincel; tinta para colorir o objeto; cola branca.

      Como fazer

    1. Pegue o jornal picado, coloque na bacia e acrescente água. Misture até virar uma pasta.
    1. Acrescente a cola e misture, formando a pasta de papel machê.
    1. Usando jornal enrolado ou amassado, faça um molde do objeto que escolheu fazer (use a imaginação para escolher o objeto: pode ser um prato, um animal, uma escultura etc.). Use esse molde como base e cubra-o com a pasta de papel machê.
    1. Espere secar bem e pinte como quiser.
    1. Exponha os objetos feitos pelos estudantes para as outras turmas da escola.

MP135

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. CERQUE COM UMA LINHA AZUL AS IMAGENS DAS ROUPAS FEITAS DE LÃ E COM UMA LINHA VERMELHA AS IMAGENS DAS ROUPAS FEITAS DE ALGODÃO.
PROFESSOR Resposta: Azul: gorro e blusa. Vermelho: camiseta, vestido e pijama.
Imagem: Fotografia. Blusa de mangas compridas em azul com estampas na parte central e gola alta; Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma camiseta de cor amarela de mangas curtas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma touca de cor azul e estampa em vermelho. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um vestido de mangas curtas com linhas na horizontal em branco e vermelho.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma blusa de mangas compridas e calça em cinza.  Fim da imagem.
  1. LIGUE AS IMAGENS DOS OBJETOS ESCOLARES AO MATERIAL DE QUE ELES SÃO FEITOS.

Coluna 1:

Imagem: Fotografia. Um lápis de cor preta na horizontal.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Dezenas de clipes em metal. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma caneta transparente com tampa na parte superior em plástico azul.  Fim da imagem.

Coluna 2:

PLÁSTICO

MADEIRA

METAL

PROFESSOR Resposta: LÁPIS: MADEIRA. CLIPES: METAL. CANETA: PLÁSTICO

Observação: AS IMAGENS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. DESENHE NO QUADRO ABAIXO UM MATERIAL ESCOLAR QUE VOCÊ JÁ NÃO USA MAIS.
    • DE QUE MATERIAL ELE É FEITO?
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • ELE PODE SER UTILIZADO POR OUTRAS CRIANÇAS? PODE SER REUTILIZADO OU PRECISA SER DESCARTADO? DE QUE FORMA ISSO PODERIA SER FEITO?
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 4. Os objetos escolares ligados aos materiais são: lápis – madeira; clipes – metal; e caneta – plástico. Se julgar necessário, retome com os estudantes o processo de fabricação desses objetos e verifique qual eles reconhecem como um objeto de uso cotidiano.
  • Atividade 5. Verifique se os estudantes identificam algum material que eles deixaram de usar, como ocorre com brinquedos, mas que ainda estaria em boas condições de uso. Isso costuma ocorrer com mochilas, estojos e lancheiras, por exemplo. Além de saber o material do qual ele é feito, verifique se as criancas percebem a diferença entre as possíveis destinações que ele pode ter. Depois, procure saber as razões da sua substituição e, sempre que possível, retome a conversa sobre o estímulo ao consumo.

    Aproveite para comentar sobre o uso que fazemos do caderno, por exemplo. Peça que os estudantes observem se procuram aproveitar todo o espaço em branco das folhas de papel para escrever, desenhar ou pintar. Verifique se todos reconhecem que essa é uma forma de aproveitar recursos. Comente que outra possibilidade é fazer papel reciclado ou utilizá-lo para fazer origamis ou objetos de papel machê, por exemplo. Caso tenha possibilidade, proponha a atividade sugerida no rodapé da página.

MP136

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 4

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; portfólios; autoavaliação, encenações e dramatizações, entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que está apresentada a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Nome:

Ano/Turma:

Número:

Data:

Professor(a) :

Legenda:

S: Sim

N: Não

P: Parcialmente

Objetivo

Desempenho

Observação

Conhece os materiais mais comuns do cotidiano?

Compreende que os materiais apresentam características diferentes e que eles são usados de acordo com a função que será dada ao objeto?

Percebe que usamos objetos feitos de diferentes materiais ao longo do dia?

Conhece os materiais de que são produzidas as roupas que usamos e relaciona essas roupas às partes do corpo e ao clima apropriado para seu uso?

Identifica quais materiais são utilizados na fabricação de objetos escolares?

Mensura a regularidade com que alguns materiais escolares são usados?

Conhece a origem de alguns materiais?

Apresenta conceitos relacionados à redução do consumo e à produção de lixo?

Conhece a origem do papel?

Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, campanha de conscientização incentivando a troca de brinquedos usados?

Compreende enunciados de tarefas, diagramas, curiosidades, legendas e pequenos relatos de experimentos?

Consegue organizar informações e registrá-las por meio de desenhos ou palavras?

Compreende e realiza a leitura de imagens?

Planeja e realiza corretamente as etapas de um experimento?

Avalia a informação e constrói argumentos com base em evidências, modelos ou conhecimentos científicos?

Lê trechos de textos em voz alta?

Compreende textos dos gêneros, temáticas e vocabulários estudados?

Produz e compreende textos orais?

Localiza informações explícitas em textos?

MP137

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

Fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, podem ser aplicadas ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

NOME:

MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA PARA CADA PERGUNTA.

SIM

MAIS OU MENOS

NÃO

1. PRESTO ATENÇÃO NAS AULAS?

2. PERGUNTO AO PROFESSOR QUANDO NÃO ENTENDO?

3. SOU PARTICIPATIVO?

4. RESPEITO MEUS COLEGAS E PROCURO AJUDÁ-LOS?

5. SOU EDUCADO?

6. FAÇO TODAS AS ATIVIDADES COM CAPRICHO?

7. TRAGO O MATERIAL ESCOLAR NECESSÁRIO E CUIDO BEM DELE?

8. CUIDO DOS MATERIAIS E DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA?

9. GOSTO DE TRABALHAR EM GRUPO?

10. RESPEITO TODOS OS COLEGAS DE TURMA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS?

11. SEI IDENTIFICAR DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS OS OBJETOS DO MEU COTIDIANO?

12. SEI RECONHECER CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS USADOS PARA FAZER OBJETOS DO MEU COTIDIANO?

13. ENTENDI QUE AS ROUPAS PODEM SER FEITAS COM MATERIAIS DE ORIGEM ANIMAL, VEGETAL OU CRIADOS PELO SER HUMANO?

14. SEI COMPARAR E DIFERENCIAR OS MATERIAIS PRESENTES EM OBJETOS DE USO ESCOLAR?

15. CONHEÇO A ORIGEM DE ALGUNS MATERIAIS?