MP138
PARA TERMINAR
PARA ENCERRAR O TRABALHO COM ESTE LIVRO, FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM ATENÇÃO.
- PINTE AS PARTES DO CORPO COM AS CORES INDICADAS.
CABEÇA AZUL
TRONCO VERDE
JOELHOS LARANJA
MÃOS VERMELHO
PROFESSOR
Resposta:- ESCOLHA UMA DAS PALAVRAS E COMPLETE A FRASE CORRETAMENTE.
IGUAL
DIFERENTE
- O TAMANHO DAS MÃOS É UMA CARACTERÍSTICA FÍSICA
_____
PARA CADA PESSOA.
PROFESSOR
Resposta: diferente
MANUAL DO PROFESSOR
As atividades de avaliação de resultado propostas nesta seção fazem parte do processo de avaliação formativa e têm como objetivo verificar o desenvolvimento do trabalho com os objetos de conhecimento e a aquisição das aprendizagens definidas para este volume.
- Atividade 1. Verifica a compreensão da habilidade EF01CI02. Caso os estudantes apresentem dificuldade em responder à questão, será preciso retomar as partes do corpo humano apresentadas no decorrer das aulas. Pode ser que o tronco seja a única parte do corpo difícil de identificar por ser menos conhecida pelas crianças do que cabeça, joelhos e mãos. Nesse caso, peça aos estudantes que revejam os desenhos da atividade 10 da página 21 e ajude a relembrar as quatro partes principais do corpo humano.
-
Atividade 2. Verifica a compreensão da habilidade EF01CI04. Caso os estudantes apresentem dificuldade em responder à questão, pode ser que ainda não esteja claro o conceito de característica física ou que não
tenham
compreendido que as pessoas apresentam características físicas diferentes. Você pode pedir a eles que relembrem a atividade prática das páginas 22 e 23, de comparação do tamanho das mãos dos estudantes, e digam o que observaram. Em seguida,
extrapole
as descobertas da atividade (nem todos apresentam o mesmo tamanho de mão) para outras características, como a altura, a cor dos olhos, do
cabelo
etc.
BNCC em foco:
EF01CI02, EF01CI04
MP139
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
3. QUAIS ATIVIDADES SÃO HÁBITOS DE HIGIENE? QUAIS SÃO CUIDADOS COM A MENTE? MARQUE AS RESPOSTAS COM UM X .
Tabela: equivalente textual a seguir.
ATIVIDADE |
HÁBITO DE HIGIENE |
CUIDADO COM A MENTE |
BRINCAR AO AR LIVRE |
X |
|
ASSOAR O NARIZ |
X |
|
ESCOVAR OS DENTES |
X |
|
CONVIVER COM AS PESSOAS |
X |
|
CONVERSAR COM OS COLEGAS |
X |
|
LAVAR E SECAR OS PÉS |
X |
|
TOMAR BANHO |
X |
PROFESSOR
Resposta: HÁBITO DE HIGIENE: ASSOAR O NARIZ; ESCOVAR OS DENTES; LAVAR E SECAR OS PÉS; TOMAR BANHO. CUIDADO COM A MENTE: BRINCAR AO AR LIVRE; CONVIVER COM AS PESSOAS; CONVERSAR COM OS COLEGAS.4. POR QUE É IMPORTANTE TER HÁBITOS DE HIGIENE?
( ) PARA MANTER O CORPO SUJO.
( ) PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS.
( ) PARA EVITAR MAU CHEIRO E COCEIRA NO CORPO.
PROFESSOR
Respostas corretas: PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS e PARA EVITAR MAU CHEIRO E COCEIRA NO CORPO.5. MARQUE COM UM X O PERÍODO DE TEMPO MAIS LONGO.
( ) SEMANA
( ) MÊS
( ) ANO
( ) DIA
PROFESSOR
Resposta correta: ANO.MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 3. Verifica a compreensão da habilidade EF01CI03 e mobiliza conhecimentos sobre os cuidados com a mente, pois um dos objetivos de aprendizagem do volume é valorizar os hábitos de cuidado com o bem-estar.
Caso os estudantes não identifiquem os hábitos de higiene necessários à manutenção da saúde, esclareça que os hábitos de higiene se referem aos cuidados com a limpeza do corpo e que os cuidados com a saúde da mente referem-se ao bem-estar. Retome esses conceitos e sugira aos estudantes que listem as atividades que fizeram no dia anterior, registrando-as na lousa. Em seguida, peça a eles que identifiquem as atividades relacionadas à limpeza do corpo, de acordo com a página 43, e as relacionadas ao bem-estar, páginas 50 a 53.
- Atividade 4. Esta atividade também verifica a compreensão da habilidade EF01CI03. Os conteúdos trabalhados no volume pretendem esclarecer que cuidados de higiene pessoal previnem o contato com microrganismos prejudiciais à saúde. Se os estudantes apresentarem dificuldade, retome o conceito de higiene pessoal e a importância desses cuidados para a saúde. Caso indiquem apenas uma das alternativas, verifique qual das premissas não ficou clara e encaminhe o trabalho de modo a sanar as dúvidas.
-
Atividade 5. Verifica a compreensão da habilidade EF01CI05. Espera-se que os estudantes saibam que o ano é composto por meses; cada mês é composto por semanas; cada semana possui 7 dias. Se apresentarem dificuldades, retome os conteúdos da página 71 e, se necessário, use um calendário nas explicações. Pergunte quantos dias uma semana contém, quantos dias formam um mês, ajudando-os a estimar o
número
de dias de um ano. Verifique se, dessa forma, eles
reconhecem
que o ano apresenta o maior
número
de dias e, consequentemente, de tempo.
BNCC em foco:
EF01CI03, EF01CI05
MP140
6. PREENCHA OS ESPAÇOS DO TEXTO PARA COMPLETAR A SEQUÊNCIA DOS MESES DO ANO.
JANEIRO, FEVEREIRO, _____, ABRIL, MAIO, JUNHO, _____, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO, _____.
PROFESSOR
Resposta: março; julho; dezembro- CERQUE COM UMA LINHA OS MESES DE SUAS FÉRIAS ESCOLARES.
PROFESSOR
Resposta variável de acordo com o calendário escolar da região.7. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E LEIA AS LEGENDAS.
O MORCEGO SE ALIMENTA À NOITE.
O BEIJA-FLOR SE ALIMENTA DE DIA.
- AGORA, COMPLETE: O
_____
É UM ANIMAL NOTURNO.
PROFESSOR
Resposta: morcego
-
_____
É UM ANIMAL DIURNO.
PROFESSOR
Resposta: beija-flor
Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 6. Assim como a atividade 5, verifica a compreensão da habilidade EF01CI05. É esperado que os estudantes conheçam o nome dos dias das semanas e dos meses. A atividade também mobiliza conteúdos relacionados à compreensão da periodicidade da realização de algumas atividades na medida em que solicita ao estudante que identifique os meses de férias escolares. Se eles apresentarem dificuldade para responder à questão, retome os conteúdos da página 71 e, se considerar adequado, utilize um calendário para auxiliar nas explicações. Nesse caso, mostre que a organização do calendário representa a passagem do tempo, evidenciando a ordem em que os meses estão dispostos.
-
Atividade 7. Verifica a compreensão de conteúdo relacionado à habilidade EF01CI06. Espera-se que os estudantes
tenham
compreendido que existem seres vivos noturnos e diurnos e que essa classificação é determinada pelo período em que realizam a maior parte de suas atividades. Se os estudantes apresentarem dificuldade para responder à questão, retome os conteúdos das páginas 72 e 73 e trabalhe os conceitos de animal noturno e animal diurno. Um dos objetivos do volume é compreender que os diferentes períodos do dia interferem na atividade de animais e plantas.
BNCC em foco:
EF01CI05, EF01CI06
MP141
8. QUAL DESTAS ATIVIDADES TEM COMO OBJETIVO DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO?
CONSTRUIR UMA BIRUTA.
TESTAR BOLAS FEITAS DE DIFERENTES MATERIAIS.
ORGANIZAR UMA FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS.
CRIAR UM BONECO COM “CABELO” DE ALPISTE.
PROFESSOR
Resposta correta: ORGANIZAR UMA FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS.9. INDIQUE AS CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER USADAS PARA DIFERENCIAR OS DOIS OBJETOS.
( ) ORIGEM DO MATERIAL
( ) USO
( ) COR
( ) RESISTÊNCIA
PROFESSOR
Respostas corretas: USO e RESISTÊNCIA.Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 8. Verifica a compreensão de conteúdo relacionado à habilidade EF01CI01. A feira de troca de brinquedos reduz a quantidade de lixo gerado, permitindo aos estudantes exercitar um dos cinco “Rs” abordados (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar). Caso não associem esta atividade à redução da quantidade de lixo, podem não ter entendido o propósito da feira nem compreendido que um objeto pode ser aproveitado por outra pessoa. Desse modo, cada criança recebe um brinquedo “novo” sem comprar e gerar mais material para ser descartado. Comente que foi proposta outra atividade com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo e pergunte qual foi (a criação de um jogo com tampas plásticas de garrafas PET). A partir dessa conversa, retome os conteúdos das páginas 56 a 60.
- Atividade 9. Assim como na anterior, esta atividade verifica a compreensão de conteúdo relacionado à habilidade EF01CI01. O foco aqui está na origem e nas características dos materiais de que os objetos são feitos. Se os estudantes apresentarem dificuldade, verifique quais aspectos geraram dúvida. É esperado que tenham mais facilidade em identificar que a cor não poderia ser usada para diferenciar os objetos, mas o uso poderia, já que cada objeto tem uma finalidade. A origem do material pode representar um desafio, pois talvez eles não se lembrem de que sacolas e outros materiais plásticos são produzidos a partir de petróleo. Em relação à resistência, podem confundir essa característica com outras estudadas no volume, como a maleabilidade ou a opacidade. Explore os aspectos que despertaram mais dúvidas e reveja conceitos necessários para a compreensão dos conteúdos.
- BNCC em foco:
- EF01CI01