MP138

PARA TERMINAR

PARA ENCERRAR O TRABALHO COM ESTE LIVRO, FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM ATENÇÃO.

  1. PINTE AS PARTES DO CORPO COM AS CORES INDICADAS.

    CABEÇA AZUL

    TRONCO VERDE

    JOELHOS LARANJA

    MÃOS VERMELHO

Imagem: Ilustração. Uma silhueta de criança na vertical com braços e pernas afastadas.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Ilustração. Uma silhueta de criança na vertical com braços e pernas afastadas.  Resposta: A CABEÇA: AZUL. O TRONCO: VERDE. OS JOELHOS: LARANJA. AS MÃOS: VERMELHO.
  1. ESCOLHA UMA DAS PALAVRAS E COMPLETE A FRASE CORRETAMENTE.

IGUAL

DIFERENTE

Imagem: Ilustração. Mãos de pessoas com tintas coloridas em roxo, vermelho, azul, amarelo, verde e laranja.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

As atividades de avaliação de resultado propostas nesta seção fazem parte do processo de avaliação formativa e têm como objetivo verificar o desenvolvimento do trabalho com os objetos de conhecimento e a aquisição das aprendizagens definidas para este volume.

  • Atividade 1. Verifica a compreensão da habilidade EF01CI02. Caso os estudantes apresentem dificuldade em responder à questão, será preciso retomar as partes do corpo humano apresentadas no decorrer das aulas. Pode ser que o tronco seja a única parte do corpo difícil de identificar por ser menos conhecida pelas crianças do que cabeça, joelhos e mãos. Nesse caso, peça aos estudantes que revejam os desenhos da atividade 10 da página 21 e ajude a relembrar as quatro partes principais do corpo humano.
  • Atividade 2. Verifica a compreensão da habilidade EF01CI04. Caso os estudantes apresentem dificuldade em responder à questão, pode ser que ainda não esteja claro o conceito de característica física ou que não tenham compreendido que as pessoas apresentam características físicas diferentes. Você pode pedir a eles que relembrem a atividade prática das páginas 22 e 23, de comparação do tamanho das mãos dos estudantes, e digam o que observaram. Em seguida, extrapole as descobertas da atividade (nem todos apresentam o mesmo tamanho de mão) para outras características, como a altura, a cor dos olhos, do cabelo etc.

    BNCC em foco:

    EF01CI02, EF01CI04

MP139

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

3. QUAIS ATIVIDADES SÃO HÁBITOS DE HIGIENE? QUAIS SÃO CUIDADOS COM A MENTE? MARQUE AS RESPOSTAS COM UM X .

Tabela: equivalente textual a seguir.

ATIVIDADE

HÁBITO DE HIGIENE

CUIDADO COM A MENTE

BRINCAR AO AR LIVRE

X

ASSOAR O NARIZ

X

ESCOVAR OS DENTES

X

CONVIVER COM AS PESSOAS

X

CONVERSAR COM OS COLEGAS

X

LAVAR E SECAR OS PÉS

X

TOMAR BANHO

X

PROFESSOR Resposta: HÁBITO DE HIGIENE: ASSOAR O NARIZ; ESCOVAR OS DENTES; LAVAR E SECAR OS PÉS; TOMAR BANHO. CUIDADO COM A MENTE: BRINCAR AO AR LIVRE; CONVIVER COM AS PESSOAS; CONVERSAR COM OS COLEGAS.

4. POR QUE É IMPORTANTE TER HÁBITOS DE HIGIENE?

( ) PARA MANTER O CORPO SUJO.

( ) PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS.

( ) PARA EVITAR MAU CHEIRO E COCEIRA NO CORPO.

PROFESSOR Respostas corretas: PARA EVITAR DOENÇAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS e PARA EVITAR MAU CHEIRO E COCEIRA NO CORPO.

5. MARQUE COM UM X O PERÍODO DE TEMPO MAIS LONGO.

( ) SEMANA

( ) MÊS

( ) ANO

( ) DIA

PROFESSOR Resposta correta: ANO.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 3. Verifica a compreensão da habilidade EF01CI03 e mobiliza conhecimentos sobre os cuidados com a mente, pois um dos objetivos de aprendizagem do volume é valorizar os hábitos de cuidado com o bem-estar.

    Caso os estudantes não identifiquem os hábitos de higiene necessários à manutenção da saúde, esclareça que os hábitos de higiene se referem aos cuidados com a limpeza do corpo e que os cuidados com a saúde da mente referem-se ao bem-estar. Retome esses conceitos e sugira aos estudantes que listem as atividades que fizeram no dia anterior, registrando-as na lousa. Em seguida, peça a eles que identifiquem as atividades relacionadas à limpeza do corpo, de acordo com a página 43, e as relacionadas ao bem-estar, páginas 50 a 53.

  • Atividade 4. Esta atividade também verifica a compreensão da habilidade EF01CI03. Os conteúdos trabalhados no volume pretendem esclarecer que cuidados de higiene pessoal previnem o contato com microrganismos prejudiciais à saúde. Se os estudantes apresentarem dificuldade, retome o conceito de higiene pessoal e a importância desses cuidados para a saúde. Caso indiquem apenas uma das alternativas, verifique qual das premissas não ficou clara e encaminhe o trabalho de modo a sanar as dúvidas.
  • Atividade 5. Verifica a compreensão da habilidade EF01CI05. Espera-se que os estudantes saibam que o ano é composto por meses; cada mês é composto por semanas; cada semana possui 7 dias. Se apresentarem dificuldades, retome os conteúdos da página 71 e, se necessário, use um calendário nas explicações. Pergunte quantos dias uma semana contém, quantos dias formam um mês, ajudando-os a estimar o número de dias de um ano. Verifique se, dessa forma, eles reconhecem que o ano apresenta o maior número de dias e, consequentemente, de tempo.

    BNCC em foco:

    EF01CI03, EF01CI05

MP140

6. PREENCHA OS ESPAÇOS DO TEXTO PARA COMPLETAR A SEQUÊNCIA DOS MESES DO ANO.

JANEIRO, FEVEREIRO, _____, ABRIL, MAIO, JUNHO, _____, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO, _____.

PROFESSOR Resposta: março; julho; dezembro
Imagem: Fotografia. Vista da cintura para cima, menina de pele morena, cabelos pretos crespos, usando blusa até os cotovelos de cor rosa e branco, olhando para à esquerda. Ela está com o braço esquerdo na horizontal e braço direito na vertical, com a mão fechada debaixo do queixo. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um morcego de cor marrom sobrevoando, com as asas bem abertas, grandes e finas, com estruturas finas, com cabeça, orelhas e focinho pequeno. Fim da imagem.

O MORCEGO SE ALIMENTA À NOITE.

Imagem: Fotografia. Um beija-flor de penas de cor verde-claro, sobrevoando com o corpo para à direita, asas finas e ponta inferior, calda com penas marrons, com o bico fino de cor bege.  Fim da imagem.

O BEIJA-FLOR SE ALIMENTA DE DIA.

  1. _____ É UM ANIMAL DIURNO.
    PROFESSOR Resposta: beija-flor

Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 6. Assim como a atividade 5, verifica a compreensão da habilidade EF01CI05. É esperado que os estudantes conheçam o nome dos dias das semanas e dos meses. A atividade também mobiliza conteúdos relacionados à compreensão da periodicidade da realização de algumas atividades na medida em que solicita ao estudante que identifique os meses de férias escolares. Se eles apresentarem dificuldade para responder à questão, retome os conteúdos da página 71 e, se considerar adequado, utilize um calendário para auxiliar nas explicações. Nesse caso, mostre que a organização do calendário representa a passagem do tempo, evidenciando a ordem em que os meses estão dispostos.
  • Atividade 7. Verifica a compreensão de conteúdo relacionado à habilidade EF01CI06. Espera-se que os estudantes tenham compreendido que existem seres vivos noturnos e diurnos e que essa classificação é determinada pelo período em que realizam a maior parte de suas atividades. Se os estudantes apresentarem dificuldade para responder à questão, retome os conteúdos das páginas 72 e 73 e trabalhe os conceitos de animal noturno e animal diurno. Um dos objetivos do volume é compreender que os diferentes períodos do dia interferem na atividade de animais e plantas.

    BNCC em foco:

    EF01CI05, EF01CI06

MP141

8. QUAL DESTAS ATIVIDADES TEM COMO OBJETIVO DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO?

Imagem: Ilustração. À frente, um menino ruivo correndo, de par de óculos de grau vermelho quadrado, camiseta de cor verde com listras, bermuda vermelha e sapatos azuis. Ele segura no alto com a mão esquerda, uma biruta, objeto marrom com haste na vertical e com fitas coloridas em amarelo, verde, rosa e vermelho. Ao fundo, chão de cor laranja, com um escorregador vermelho à esquerda, muro longo em branco, com ilustrações de uma ilha, mar de água azul, nuvens, um barco e sombra de pássaros sobrevoando. Em segundo plano, vista parcial de árvores com folhas verdes, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

CONSTRUIR UMA BIRUTA.

Imagem: Ilustração. Um menino à esquerda, de pele clara, com cabelos pretos e à direita, menina de olhos azuis e de cabelos longos loiros, ambos estão usando uma camiseta de cor branca com detalhes e calça de cor vermelha. Ao centro, uma mesa redonda de cor azul com bolinhas pequenas e uma bola de futebol em branco e partes em azul. No chão à esquerda, uma bolinha de cor amarela. Ao fundo, parede de cor azul.  Fim da imagem.

TESTAR BOLAS FEITAS DE DIFERENTES MATERIAIS.

Imagem: Ilustração. Vista do alto de uma sala de aula com muitas pessoas, crianças e adultos de frente para mesas com exposições. Ao fundo, sobre parede, lousa de cor verde escrito com giz branco dentro de uma nuvem : FEIRA DE TROCAS. À esquerda, uma mesa com brinquedos expostos. Atrás dela, um homem negro de cabelos pretos, com camiseta rosa-escuro e calça azul e um menino moreno de cabelos pretos com camiseta em azul-claro. De frente da mesa, um menino loiro e uma menina morena, um senhor de cabelos e barba grisalhos com par de óculos pretos. Ao centro, crianças e à direita, uma menina cadeirante de pele clara, cabelos castanhos, segurando uma casinha nas mãos para frente. Perto da mesa, uma menina de pele clara com cabelos curtos pretos, um menino ruivo e uma mulher de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas amarela. Na mesa, outros brinquedos.  Fim da imagem.

ORGANIZAR UMA FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS.

Imagem: Ilustração. Mão direita de uma pessoa segurando um tubo vermelho com ponta branca de frente para um boneco de cor amarela, com barbante verde no pescoço, parte inferior, com cabeça redonda, rosto desenhado com olhos, nariz vermelho, bigode preta e boca vermelha. Ao fundo, um tubo com barbante verde e um saco amarelo amarrado com o barbante na parte superior.  Fim da imagem.

CRIAR UM BONECO COM “CABELO” DE ALPISTE.

PROFESSOR Resposta correta: ORGANIZAR UMA FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS.

9. INDIQUE AS CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER USADAS PARA DIFERENCIAR OS DOIS OBJETOS.

Imagem: Fotografia. Um garfo de cor vermelha.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma sacola vermelha na vertical com duas alças.  Fim da imagem.

( ) ORIGEM DO MATERIAL

( ) USO

( ) COR

( ) RESISTÊNCIA

PROFESSOR Respostas corretas: USO e RESISTÊNCIA.

Observação: OS ELEMENTOS DAS IMAGENS NÃO ESTÃO NA MESMA PROPORÇÃO Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 8. Verifica a compreensão de conteúdo relacionado à habilidade EF01CI01. A feira de troca de brinquedos reduz a quantidade de lixo gerado, permitindo aos estudantes exercitar um dos cinco “Rs” abordados (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar). Caso não associem esta atividade à redução da quantidade de lixo, podem não ter entendido o propósito da feira nem compreendido que um objeto pode ser aproveitado por outra pessoa. Desse modo, cada criança recebe um brinquedo “novo” sem comprar e gerar mais material para ser descartado. Comente que foi proposta outra atividade com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo e pergunte qual foi (a criação de um jogo com tampas plásticas de garrafas PET). A partir dessa conversa, retome os conteúdos das páginas 56 a 60.
  • Atividade 9. Assim como na anterior, esta atividade verifica a compreensão de conteúdo relacionado à habilidade EF01CI01. O foco aqui está na origem e nas características dos materiais de que os objetos são feitos. Se os estudantes apresentarem dificuldade, verifique quais aspectos geraram dúvida. É esperado que tenham mais facilidade em identificar que a cor não poderia ser usada para diferenciar os objetos, mas o uso poderia, já que cada objeto tem uma finalidade. A origem do material pode representar um desafio, pois talvez eles não se lembrem de que sacolas e outros materiais plásticos são produzidos a partir de petróleo. Em relação à resistência, podem confundir essa característica com outras estudadas no volume, como a maleabilidade ou a opacidade. Explore os aspectos que despertaram mais dúvidas e reveja conceitos necessários para a compreensão dos conteúdos.
  1. BNCC em foco:
  1. EF01CI01