MP142

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

ALVES, R. FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTRODUÇÃO AO JOGO E SUAS REGRAS. 9. ED. SÃO PAULO: LOYOLA, 2005.

O LIVRO TRAZ TEMAS, COMO O SENSO COMUM E A CIÊNCIA, MODELOS E RECEITAS, MENSAGENS CIFRADAS, ENTRE OUTROS.

BARNES, R. D.; RUPPERT, E. E. ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS. 7. ED. SÃO PAULO: ROCCA, 2005.

A OBRA ABORDA A ENORME DIVERSIDADE E AS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS QUE UNEM OS INVERTEBRADOS.

BEI COMUNICAÇÃO (COORD.). COMO CUIDAR DO SEU MEIO AMBIENTE. 2. ED. REV. E AMPL. SÃO PAULO: BEI COMUNICAÇÃO, 2004.

A OBRA TRATA DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DE GRANDES TEMAS AMBIENTAIS E TRAZ REFLEXÕES SOBRE COMO AGIR DE MANEIRA RESPONSÁVEL DIANTE DELES.

BRANCO, S. M. O MEIO AMBIENTE EM DEBATE. 3. ED. REV. E AMPL. SÃO PAULO: MODERNA, 2004.

A OBRA DISCUTE DIVERSAS FORMAS DE ENERGIA E OS EFEITOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO E DA URBANIZAÇÃO DESCONTROLADAS.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. BRASÍLIA: MEC, 2018.

DOCUMENTO QUE REGULAMENTA O ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. BRASÍLIA: MEC, 2019.

DOCUMENTO QUE INSTITUI FUNDAMENTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. 2. ED. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014.

O GUIA TRAZ INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO VISANDO PROMOVER A SAÚDE DE PESSOAS, FAMÍLIAS E COMUNIDADES.

BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CIÊNCIAS NATURAIS. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.

DOCUMENTO CUJO PROPÓSITO É ORIENTAR AS ESCOLAS QUANTO AO CONTEÚDO TRABALHADO E ÀS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA.

CANTO, E. L. MINERAIS, MINÉRIOS, METAIS. DE ONDE VÊM? PARA ONDE VÃO? 2. ED. REFORM. SÃO PAULO: MODERNA, 2004.

O LIVRO CONTA COMO SE OBTÊM METAIS A PARTIR DOS MINÉRIOS E A RELAÇÃO ENTRE A POSSE DE MINÉRIOS E A RIQUEZA E O STATUS.

LEINZ, V.; AMARAL, S. E. GEOLOGIA GERAL. SÃO PAULO: IBEP/NACIONAL, 2003.

A OBRA TRATA DA GEOLOGIA DE FORMA AMPLA, ESTUDANDO O CONJUNTO DE FENÔMENOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS QUE COMPÕEM A HISTÓRIA DA TERRA.

MELLO, S. S. DE; TRAJBER, RACHEL. VAMOS CUIDAR DO BRASIL: CONCEITOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. BRASÍLIA: UNESCO, 2007.

O LIVRO REÚNE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE MANEIRA SIMPLES E ACESSÍVEL.

MOURÃO, R. R. F. DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. 2. ED. REV. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 1995.

A OBRA TRAZ VERBETES E ILUSTRAÇÕES SOBRE OS RECENTES AVANÇOS DA FÍSICA, DA ASTRONOMIA E DA ASTRONÁUTICA.

NABORS, M. W. INTRODUÇÃO À BOTÂNICA. SÃO PAULO: ROCA, 2012.

AS PLANTAS SÃO UMA PARTE FASCINANTE DA VIDA COTIDIANA, RETRATADAS NESSA OBRA EM TEMAS COMO: PLANTAS E PESSOAS, BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO, EVOLUÇÃO E BIOTECNOLOGIA.

RAVEN, P. H. ET AL. BIOLOGIA VEGETAL. 8. ED. RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2014.

O LIVRO TRAZ OS AVANÇOS REALIZADOS EM TODAS AS ÁREAS DA BIOLOGIA VEGETAL, POR MEIO DE TEXTOS, DIAGRAMAS E IMAGENS.

TEIXEIRA, W. ET AL. DECIFRANDO A TERRA. 2. ED. SÃO PAULO: COMPANHIA EDITORA NACIONAL, 2009.

OBRA RICAMENTE ILUSTRADA, QUE ABORDA OS PROCESSOS GEOLÓGICOS INTERNOS E EXTERNOS DA TERRA.

TORTORA, G. J. CORPO HUMANO: FUNDAMENTOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA. 8. ED. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2010.

TEXTO ILUSTRADO SOBRE OS FUNDAMENTOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA, COM ÊNFASE NO EQUILÍBRIO QUE O CORPO HUMANO PRECISA PARA REALIZAR SUAS FUNÇÕES.

TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA. 3. ED. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2010.

A OBRA REÚNE OS PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA, COM DESTAQUE PARA AS BASES DA ECOLOGIA EVOLUTIVA.

WALDMAN, M.; SCHNEIDER, D. GUIA ECOLÓGICO DOMÉSTICO. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2000.

O LIVRO TRAZ PROCEDIMENTOS SIMPLES PARA UM COTIDIANO MAIS ECOLÓGICO.

MP143

TABULEIRO PARA A ATIVIDADE 8 DA PÁGINA 47.

Imagem: Ilustração. Tabuleiro.  Da esquerda para à direita : Início  Casa 1- 6:00 Menino ruivo sentado de olhos fechados com os braços para cima, braço direito esticado na vertical, usando pijama de cor amarela. Ele está sobre uma cama. Ao fundo, vista parcial de janela, céu azul e sol amarelo.  Casa 2 – 6:30 Menino tomando banho, visto da cintura para cima de pele clara, cabelos marrons, com sabão rosa na mão esquerda ensaboando no corpo. Ele está com o braço direito para cima e na parte superior, chuva.  Casa 3 – 8:00 Menina loira com franja à frente e um menino atrás sentados de frente para carteira-escolar. A menina está vestida de camiseta de cor branca com detalhes em azul, com um livro de capa vermelha nas mãos. Casa 4 – 9:30 Menina sentada de frente para mesa, comendo sanduíche nas mãos. Ela tem pele morena, cabelos longos pretos com franja, com faixa vermelha, usando camiseta branca e detalhes em azul. Sobre a mesa, uma garrafa lilás. Mais ao fundo, à esquerda, vista parcial de árvore com tronco marrom e folhas verdes. Ao fundo, sombra de crianças correndo. Casa 5 – em fundo verde e pétalas de flores em amarelo. Texto : Esqueceu de escovar os dentes, VOLTE 3 CASAS. Casa 6 –12:30 Visto de costas, à esquerda, menino negro de cabelos castanhos encaracolados, com camiseta branca com detalhes e bermuda azul e nas costas, mochila de cor vermelha com detalhes azul e amarelo. Ele está com a mão direita dada para mulher vista de costas. Mulher negra, cabelos encaracolados castanhos, blusa de mangas curtas rosas, calça cinza e cinto laranja com bolsa amarela no ombro esquerdo. Ao fundo, calçada em cinza-claro, rua em cinza-escuro e cidade. No céu e sol, em tons de amarelo. Casa 7 –13:00 Visto do alto, menino de pele clara, cabelos castanhos, olhos azuis, com camiseta amarela. Ele está comendo comida em prato. Na mesa, um copo com suco laranja, uma vasilha redonda vermelha e salada.  Casa 8 – 14:30 Menino sentado de frente para mesa, escrevendo lápis amarelo sobre um caderno. Ele tem pele clara, cabelos pretos e camiseta de cor azul. Na mesa, outra caneta e estojo em vermelho e detalhes em azul, uma borracha verde e ao fundo, livro de capa roxa e outro em verde. Mais ao fundo, visto parcialmente, gaveteiro branco.  Casa 9 – 15:30 Um vaso sanitário para à esquerda de cor branca com a tampa aberta. Na parede, rolo de papel higiênico em branco em um suporte com tampa de cor azul.  Casa 10 – Lembrou de lavar as mãos. Jogue de novo! Casa 11 – 16:00 Uma menina negra de cabelos pretos encaracolados em chuquinha, com camiseta de cor laranja, jardineira em azul, segurando na mão esquerda, um controle. Ela está sentada em um sofá vermelho, à esquerda, um abajur visto parcialmente. À frente, televisão de cor cinza ligada.  Casa 12 – 17:00 Em um local aberto, três crianças brincando de futebol. Uma menina pequena loira de cabelos curtos e franja, com blusa de mangas compridas em verde, calça azul, com os braços abertos. Uma garota ruiva de cabelos presos, com faixa vermelha, camiseta roxa com estrela vermelha e calça azul, com o braço direito para cima. À direita, um menino de pele morena, cabelos castanho-escuros, usando blusa de mangas compridas em amarelo, com detalhes em azul e calça vermelha e perto dele, bola de futebol em branco e bolinhas vermelhas. Ao fundo, local com grama. Casa 13 – Não emprestou o brinquedo. Perde a vez. Q14 – 18:00 Uma menina negra de cabelos encaracolados castanhos, em duas tranças, usando blusa de mangas compridas em rosa, com uma colher na mão direita de frente para boca dela. Com a outra mão ela segura vasilha redonda verde com comida dentro. Na mesa, pão marrom e jarra transparente de cor laranja. Ao fundo, à direita, uma pia vista parcialmente. Acima, janela, céu azul-escuro, estrelas e lua com o formato de C de cor amarela. Q15 – 18:30 De frente para pia, um homem lavando louça, segurando um prato nas mãos e passando esponja. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, com camiseta branca, detalhes em vermelho e avental azul-claro. Ele olha para à esquerda onde há um menino visto parcialmente de pele clara, cabelos castanhos com camiseta de cor vermelha, segurando um prato pequeno. Na parede, janela e céu noturno de cor azul-escuro. Na parede à direita, uma luva lilás pendurada.  Q16 – Esqueceu de guardar os brinquedos. Volte 2 casas.  Q17 – 20:00 Dentro de uma casa, pessoas brincando. À esquerda, em outro cômodo, um homem loiro caminhando para frente com os olhos vendados com tecido de cor vermelha, blusa de mangas compridas e calça em azul. À direita, em outro cômodo, parede de cor roxa, com quadro pendurado. Perto há uma mulher de pele morena, cabelos curtos castanhos, com camiseta vermelha, calça azul e com o dedo indicador perto da boca, sinal de silêncio. Perto há, uma menina de cabelos castanhos encaracolados, com blusa de mangas curtas em amarelo e calça azul. Q18 – 20:30 Menina de cabelos loiros com franja, usando blusa de mangas compridas vermelho, com círculo pequeno em rosa, com par de óculos redondos em azul. Ela segura na mão esquerda, uma escova em vermelho e copo em azul na mão direita. Ela está de frente para pia com torneira em cinza. Ao fundo, uma toalha rosa pendurada na parede.  Q19 – 21:00 Menino negro de cabelos encaracolados de cor marrom com pijama de cor azul-claro, dormindo sorrindo em cama, com o cobertor de cor vermelha sobre o corpo. Mais ao fundo, vista parcial de janela de cor vermelha, céu de cor azul-escuro, com estrelas pequenas e lua em amarela.  Chegada.   Fim da imagem.

MP144

Página sem conteúdo.