1

BURITI MAIS - CIÊNCIAS 2º ANO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Organizadora: Editora Moderna

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.

Editora responsável:

Ana Carolina de Almeida Yamamoto

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Editora.

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

2ª edição

São Paulo, 2021

Imagem: Logotipo da Editora Moderna. Fim da imagem.

2

Elaboração dos originais:

Laís Alves Silva

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu.

Licenciada no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as disciplinas do currículo do Ensino Fundamental (quatro últimas séries), do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio pela Universidade Católica de Brasília.

Editora.

Nina Nazario

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Mestra em Ciências, na área de concentração Ecologia: Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, pela Universidade de São Paulo.

Autora, editora e educadora.

Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco

Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Albuquerque, Tatiana Novaes Vetillo

Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques

Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula

Coordenação de produção: Patricia Costa

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara

Capa: Aurélio Camilo

Ilustração: Brenda Bossato

Coordenação de arte: Aderson Oliveira

Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine

Editoração eletrônica: Setup Bureau Editoração Eletrônica Ltda

Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani

Revisão: Cesar G. Sacramento, Daniela Uemura, Elza Doring, Lilian Xavier, Sirlene Prignolato

Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi

Pesquisa iconográfica: Lourdes Guimarães, Paula Dias, Vanessa Trindade

Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro

Coordenação de bureau : Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa

Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro

Impressão e acabamento:

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Buriti mais ciências [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.

HTML

2º ano : ensino fundamental : anos iniciais

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

ISBN 978-65-5816-198-1 (material digital em HTML5)

1. Ciências (Ensino fundamental) I. Yamamoto, Ana Carolina de Almeida.

21-70176

CDD-372.35

Índices para catálogo sistemático:

1. Ciências : Ensino fundamental 372.35

Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904

Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510

Fax (0_ _11) 2790-1501

http://fdnc.io/4A2

2021

Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

3

O que tem o mundo?

O mundo é mais do que podemos ver:

Borboletas pequenas

Baleias gigantes

O jardim que floresce

O Sol que aparece

A abelha e o mel

O chão e o céu

A chuva

A Lua

Você

E eu.

Quanto mais você aprende

Mais elementos

Podem existir no seu mundo!

Imagem: Ilustração. À esquerda, folha comprida verde com uma joaninha de cor vermelha, círculos e cabeça de cor preta, com patas e antenas finas. Ao centro, um pássaro indo para à direita, de penas de cor amarela, com crista acima, cauda e bico de cor laranja. À direita, três morangos vermelhos e perto, folhas verdes.  Fim da imagem.

Desenhe nesta página o que você quer que tenha no mundo.

4

Conheça seu livro

Seu livro tem 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Na seção Para começar, as atividades avaliam o que você já aprendeu no ano anterior.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nessas páginas, você vai explorar imagens e perceber que já sabe muitas coisas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Investigar o assunto

Nessa seção, você vai investigar o assunto da unidade. Também vai dizer o que pensa e fazer novas descobertas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo

Você vai aprender muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades!

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Álbum de Ciências

Nessa seção, você vai conhecer imagens e curiosidades relacionadas ao capítulo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Álbum de Ciências. Página composta por textos e imagens.  Fim da imagem.

Atividade prática

São experimentos, pesquisas, construção de modelos, uso e construção de diferentes instrumentos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página composta por textos e imagens.  Fim da imagem.

5

O mundo que queremos

Nessa seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre a preservação do meio ambiente, o respeito às pessoas e às diferentes culturas e os cuidados com a saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Nessas páginas, você vai ler um texto e aprender como ele está organizado. Depois, vai escrever um texto com a mesma organização.

As palavras destacadas são explicadas no glossário.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou, avaliar o que acabou de conhecer e aplicar aquilo que aprendeu.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Em Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar, há indicações de livros, filmes ou sites sobre assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os boxes Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar. Página composta por textos, boxes complementares e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

Na seção Para terminar, vamos avaliar os conhecimentos que você adquiriu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES USADOS NA COLEÇÃO

INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

DESENHO OU PINTURA

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE PARA CASA

INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

6

Sumário

Imagem: Ilustração. Bola com faixas coloridas em azul, amarelo e vermelho.  Fim da imagem.

Para começar, p. 8

UNIDADE 1 – Cuidar da saúde, p. 12

Imagem: Ilustração. Um menino sentado em uma cadeira de rodas de cor amarela, com o corpo virado para à direita. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, de blusa de cor azul-claro, bermuda e sapatos de cor marrom. Ele está com o braço esquerdo para frente e à frente dele, uma bola com faixas coloridas em azul, amarelo e vermelho. A bola vai em direção para um menino negro, de cabelos encaracolados pretos, usando blusa de cor amarela de mangas curtas, bermuda em azul-claro e sapatos marrons. Ele está com o corpo para à esquerda, com os braços bem estendido e sorrindo.  Fim da imagem.

Investigar o assunto: Cuidados na infância, p. 14

Capítulo 1. O que é saúde?, p. 16

Capítulo 2. Cuidar da higiene, p. 18

Para ler e escrever melhor: Cuidar da saúde da boca a vida toda, p. 22

Atividade prática – Experimento: A cor dos materiais e o aquecimento causado pelo Sol, p. 26

Capítulo 3. Movimentar o corpo, p. 28

Atividade prática – Uso de instrumento: Medindo a pulsação, p. 32

Álbum de Ciências: Dicas para o uso da mochila, p. 35

O mundo que queremos: Brincadeira para todos, p. 36

Capítulo 4. Descanso e convivência, p. 38

Atividade prática – Pesquisa: Bullying, p. 41

O que você aprendeu, p. 42

UNIDADE 2 – O ambiente, p. 46

Imagem: Mais abaixo, à esquerda, um menino caminho para à esquerda, olhando para à direita e segurando o braço direito uma pipa com uma linha fina, de cor azul, amarelo, verde e vermelho e fitas finas coloridas em baixo. Ele tem pele morena, cabelos pretos, camiseta azul, bermuda marrom e sapatos pretos, sorrindo. Perto dele, à esquerda, uma borboleta amarela com o contorno preto.  Fim da imagem.

Investigar o assunto: Observação em campo, p. 48

Capítulo 1. O que há no ambiente?, p. 50

Capítulo 2. Elementos não vivos, p. 54

Álbum de Ciências: O começo e o fim do dia, p. 55

Atividade prática – Experimento: Sombras durante o dia, p. 58

Atividade prática – Experimento: A energia do Sol aquece os materiais igualmente?, p. 60

Capítulo 3. Os seres vivos, p. 62

Para ler e escrever melhor: Variedade de seres vivos, p. 64

Capítulo 4. As relações no ambiente, p. 66

Atividade prática – Construção de modelo: Terrário, p. 70

Capítulo 5. Cuidar do ambiente, p. 72

Álbum de Ciências: Você já ouviu falar em permacultura?, p. 75

O mundo que queremos: Importância das árvores, p. 76

O que você aprendeu, p. 78

Imagem: Na parte inferior, local com grama de cor verde, vegetação rasteira e flores de pétalas brancas, à frente, uma menina ruiva de chuquinha, vestida com blusa de mangas curtas em branco, calça em laranja-claro, pulando, com corda nas mãos. Ao fundo, árvore com tronco de cor marrom e atrás, um menino de pele clara e cabelos loiros. À direita, um menino correndo para à esquerda, ruivo, com camiseta vermelha, bermuda azul e sapatos pretos, com o braço direito esticado para frente.  Fim da imagem.

7

UNIDADE 3 – As plantas, p. 82

Imagem: Ilustração. Um menino sentado em uma cadeira de rodas de cor amarela, com o corpo virado para à direita. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, de blusa de cor azul-claro, bermuda e sapatos de cor marrom. Ele está com o braço esquerdo para frente e à frente dele, uma bola com faixas coloridas em azul, amarelo e vermelho. A bola vai em direção para um menino negro, de cabelos encaracolados pretos, usando blusa de cor amarela de mangas curtas, bermuda em azul-claro e sapatos marrons. Ele está com o corpo para à esquerda, com os braços bem estendido e sorrindo.  Fim da imagem.

Investigar o assunto: Horta, p. 84

Capítulo 1. Conhecendo as plantas, p. 86

Atividade prática – Experimento: As plantas e a luz, p. 88

Capítulo 2. Características das plantas, p. 90

Para ler e escrever melhor: Abelhas e polinização, p. 96

Capítulo 3. As plantas na alimentação, p. 98

Álbum de Ciências: As plantas e a arte, p. 100

Atividade prática – Pesquisa: Você sabe o que são PANCs?, p. 101

Capítulo 4. Outros usos das plantas, p. 102

Álbum de Ciências: Paisagismo, p. 105

O mundo que queremos: O conhecimento das plantas, p. 106

O que você aprendeu, p. 108

UNIDADE 4 – Os materiais, p. 112

Investigar o assunto: Faça seu boneco, p. 114

Capítulo 1. Os materiais do dia a dia, p. 116

Atividade prática – Experimento: Flutua ou afunda?, p. 118

Capítulo 2. Os estados físicos dos materiais, p. 120

Capítulo 3. Os materiais naturais, p. 122

Capítulo 4. Os materiais artificiais, p. 124

Para ler e escrever melhor: Transformando materiais em arte, p. 126

Capítulo 5. As pessoas criam e inventam, p. 128

Álbum de Ciências: A história dos livros impressos, p. 130

Atividade prática – Pesquisa: Acessibilidade para cadeirantes na escola, p. 131

O mundo que queremos: Tecnologia e saúde, p. 132

Capítulo 6. Cuidado com os materiais, p. 134

O que você aprendeu, p. 136

Para terminar, p. 140

Referências bibliográficas comentadas, p. 144

Imagem: Na parte inferior, local com grama de cor verde, vegetação rasteira e flores de pétalas brancas, à frente, uma menina ruiva de chuquinha, vestida com blusa de mangas curtas em branco, calça em laranja-claro, pulando, com corda nas mãos. Ao fundo, árvore com tronco de cor marrom e atrás, um menino de pele clara e cabelos loiros. À direita, um menino correndo para à esquerda, ruivo, com camiseta vermelha, bermuda azul e sapatos pretos, com o braço direito esticado para frente.  Fim da imagem.