140

Para terminar

Avaliação de resultado

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Em um dia ensolarado, Lúcia quer levar um pote de sorvete para um amigo que mora perto de sua casa. Marque com um X a sacola que ela deve usar para fazer o transporte a pé.
Imagem: Fotografia. Duas sacolas uma ao lado da outra. À esquerda, sacola preta e à direita, de cor cinza-claro. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Duas sacolas uma ao lado da outra. À esquerda, sacola preta e à direita, de cor cinza-claro. Fim da imagem.

_____

  1. Marque V para verdadeiro e F para falso.
Imagem: Fotografia. Em um local de grama verde, à esquerda, uma menina vista de costas, de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha, com camiseta de mangas curtas, calça branca e pés descalços.  Fim da imagem.

( ) O Sol muda de posição no céu ao longo do dia.

( ) As sombras mudam de posição em diferentes horários do dia.

( ) O tamanho da sombra de uma pessoa permanece igual ao longo do dia.

141

  1. Observe a sequência de imagens.
Imagem: Fotografia 1. Um vaso de planta de cor marrom com terra preta dentro, com planta de folhas verdes, com flores de pétalas rosas desfalecidas para baixo, murchas. Fotografia 2. Mão de uma pessoa de pele clara, segurando copo transparente com água sendo despejada sobre a planta descrita anteriormente.  Fotografia 3. Sobre o vaso descrito anteriormente, com flores mais vivas, folhas verdes longas, com uma flor de pétalas rosas no centro.  Fim da imagem.
  1. O que essas imagens mostram?

    _____

  1. Complete o texto abaixo.

    Além de _____ , as plantas precisam de _____ e de ar para produzir o próprio alimento.

  1. Marque uma letra em cada exemplo, como indica a legenda a seguir.

    S = exemplo de interação de plantas com outros seres vivos

    A = exemplo de interação de plantas com o ambiente

    ( ) O tomate serve de alimento a pessoas e outros animais, como as aves.

    ( ) O tomateiro precisa receber luz solar direta para produzir frutos.

    ( ) O tomateiro absorve água do solo pela raiz.

    ( ) As flores dos tomateiros são polinizadas por abelhas.

142

  1. Identifique as partes do tomateiro desenhado abaixo.
Imagem: Ilustração. Uma planta de galhos verdes com folhas verdes, flores com pequenas pétalas de cor amarela e mais abaixo, três frutos vermelhos redondos à esquerda e outros três à direita. Na parte inferior, estruturas ramificadas de cor marrom.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Preencha a ficha de descrição do animal a seguir.
Imagem: Fotografia. Inseto de tamanho médio, com o corpo coberto de pelos de cor amarela, faixas em preto, com par de asas transparentes sobre o dorso. Na cabeça, par de antenas de cor preta, olhos grandes da mesma cor e quatro patas na parte inferior.  Fim da imagem.

143

  1. Observe as imagens de objetos que podem causar acidentes domésticos.
Imagem: Fotografia. Sobre parede branca, uma tomada elétrica na vertical com três entradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tomada elétrica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um recipiente de plástico na vertical de cor transparente com detalhes em azul e tampa em vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Álcool. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pote de cor transparente com pó de cor azul-claro, com uma colher pequena de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sabão em pó. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Desenhe abaixo outro objeto que pode causar acidentes domésticos e escreva o nome dele.

    _____

  1. Agora, escolha dois objetos das imagens acima e explique o que deve ser feito para evitar acidentes com eles.

    _____

  1. De qual material são feitos a tomada, a embalagem de álcool e o recipiente do sabão em pó?

    _____