MP024

Para começar

Avaliação diagnóstica

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. Observe nas imagens a atitude que uma pessoa teve antes da refeição.
Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa de pele clara, esfregando e ensaboando-as com bolhas brancas, de frente para pia branca e torneira cinza vista parcialmente.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista do alto, um prato redondo e copo de cor azul. No prato, comida : arroz, legumes e verdes, carne. À esquerda, faca e garfo cinza e na parte superior, banana.  Fim da imagem.
  1. Qual foi a atitude que a pessoa teve?
    PROFESSOR Resposta: Lavar as mãos antes de comer.
  1. Assinale as alternativas corretas.

    ( ) Essa atitude é um hábito de higiene.

    ( ) Para ter essa atitude é preciso usar somente água.

    ( ) Pessoas saudáveis não precisam ter essa atitude.

    ( ) Essa atitude previne doenças.

    PROFESSOR Resposta: Respostas corretas: Essa atitude é um hábito de higiene e Essa atitude previne doenças.
  1. Escreva o nome das partes do corpo indicadas pelas setas e os hábitos de higiene que devemos ter com cada parte.

    _____

Imagem: Fotografia. Visto do busto para cima, menino de pele clara, cabelos e olhos castanho-escuro e vestido com blusa de cor cinza. Ela olha para frente, com um leve sorriso.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Cabelo: lavar e pentear o cabelo.
Olho: limpar as secreções.
Boca: escovar os dentes, a língua e passar fio dental.
MANUAL DO PROFESSOR

As atividades diagnósticas propostas nesta seção integram o processo de avaliação formativa e permitem identificar se há conhecimentos prévios ou habilidades esperadas para o ano letivo que os estudantes ainda não dominam, de modo que o professor possa realizar as intervenções necessárias e planejar atividades adequadas a essas necessidades.

  • Atividade 1. O primeiro item apresenta um hábito de higiene, e é provável que os estudantes o identifiquem. O segundo exige que eles tenham conhecimento do que é higiene, por que ela é importante, quem deve adotar hábitos de higiene e o que é necessário para lavar as mãos de forma a prevenir doenças. Caso apresentem dificuldade, verifique quais aspectos geram dúvida. Pode ser necessário retomar o conceito de higiene (manutenção da limpeza do corpo) e sua importância (evitar o contato com microrganismos que podem causar doenças, evitar mau cheiro, entre outros) e relembrar exemplos de hábitos de higiene. Reforce que a limpeza corporal é efetiva se for feita com sabão, já que só água não remove os microrganismos nocivos que podem estar sobre a pele. Indague por que lavar as mãos antes das refeições previne doenças. Espera-se que eles concluam que as mãos estão em contato próximo com os alimentos que ingerimos e que, se estiverem sujas, a sujeira pode acabar entrando em contato com os alimentos e com a boca. A partir dessas noções, pretende-se, neste volume, alertar para o perigo da ingestão e do contato com produtos de higiene e de limpeza.
  • Atividade 2. Os estudantes devem identificar e nomear, na imagem, partes do corpo e hábitos de higiene associados a elas (habilidade EF01CI02). Se apresentarem dificuldade, talvez não conheçam os nomes das partes do corpo mostradas ou não compreendam o que são hábitos de higiene nem saibam dar exemplos deles. Você pode pedir aos estudantes que • nomeiem as partes da cabeça que conhecem (olhos, sobrancelha, orelha, nariz, bochecha, testa etc.) e as funções desempenhadas por elas. Em seguida, pergunte o que fazer para que essas partes se mantenham limpas e saudáveis: lavar o rosto ao acordar, limpar as orelhas, assoar o nariz etc. Reforce que a higiene pessoal diz respeito à limpeza do corpo e que, entre outras coisas, evita o mau cheiro e o contato com microrganismos que podem causar doenças. Observe os produtos que eles relacionam a cada um dos hábitos de higiene, uma vez que eles serão discutidos, de acordo com a habilidade EF02CI03.

    BNCC em foco:

    EF01CI02, EF01CI03

MP025

  1. Desenhe um ser vivo e escreva o nome dele na legenda.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Escolha uma palavra do quadro a seguir para indicar o período do dia em cada desenho do ciclo.

Manhã

Noite

Final da tarde

Imagem: Fotografia. Vista geral de cidade com vários prédios com sombra sobre eles e na parte superior, céu de cor azul-claro e com nuvens brancas à direita.  Fim da imagem.

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PROFESSOR Resposta: Manhã
Imagem: Fotografia. Vista geral de cidade da mesma cidade com vários prédios de cor bege-claro e branco e luz sobre eles, com o céu em azul-claro e muitas nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Meio-dia FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral da mesma cidade com alguns prédios com sombra e outros iluminados pela luz solar. O céu está azul-claro, sem nuvens. Fim da imagem.

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PROFESSOR Resposta: Final da tarde
Imagem: Fotografia em cinza. Vista geral da mesma cidade com prédios cobertos por sombra, luzes acesas nas janelas e céu em cinza.  Fim da imagem.

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PROFESSOR Resposta: Noite
Imagem: Fotografia. Vista geral da mesma cidade todos os prédios com sombra sobre eles e na parte superior, céu de cor azul e nuvens em tons de rosa. Fim da imagem.

LEGENDA: Amanhecer FIM DA LEGENDA.

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PROFESSOR Resposta: Um dia.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 3. A atividade permite verificar as concepções dos estudantes sobre o conceito de seres vivos. Neste momento da aprendizagem, não é esperado que os estudantes tenham clareza das características nem que tenham um vasto repertório de exemplos de seres vivos. Porém, é provável que vivências anteriores lhes permitam citar alguns exemplos e esboçar uma justificativa para essa escolha.

    Se em seus desenhos os estudantes representarem elementos que não correspondam a seres vivos, pode ser que não esteja clara a distinção entre seres com vida e componentes não vivos. Parta das justificativas deles para falar um pouco sobre o tema. As características dos seres vivos serão desenvolvidas ao longo do volume, por isso não é preciso esgotar o assunto agora. Explore, por exemplo, as características apontadas em cada uma das alternativas, já trabalhadas no ano, na perspectiva de as crianças se reconhecerem como seres vivos. Você pode fazer com a turma uma lista de exemplos de seres vivos, deixando que os estudantes argumentem e troquem ideias entre si ao defender a inclusão ou não dos exemplos na lista. Assim, aqueles com maior domínio do conceito poderão expor seus argumentos e contrapô-los aos dos estudantes que ainda estão formulando o que é um ser vivo. Se restarem dúvidas, elas podem ser respondidas ao longo do trabalho com esse tema, como nos momentos de conhecer as necessidades dos seres vivos ou no estudo de seu ciclo de vida.

  • Atividade 4. Os estudantes devem identificar os períodos diários e a sequência em que se desenrolam, além de concluírem que leva um dia para o ciclo se completar. Para responder à atividade, devem se guiar:
  • pelas cenas mostradas nas ilustrações, que retratam diferentes momentos do dia, revelando variações na intensidade da luz solar, incluindo a ausência dela à noite;
  • pelas legendas aplicadas;
  • pelo sentido das setas.

    Se os estudantes apresentarem dúvidas, você pode esclarecê-las usando a própria imagem da questão. Peça que comparem as figuras em relação à presença ou ausência de luz solar e relembrem o que acontece com o Sol ao longo do dia: ele nasce pela manhã, brilha durante o dia, se põe ao entardecer e não é visível à noite. Essa sequência se repete diariamente, e a ordem dos eventos nunca se modifica. Se achar adequado, esclareça que a palavra dia pode significar tanto o período que vai do começo da manhã ao pôr do Sol (quando começa a noite) quanto o período que dura um dia e uma noite (24 horas).

    BNCC em foco:

    EF01CI05, EF01CI06

MP026

  1. Observe as imagens a seguir de dois momentos da vida de Cláudia.
Imagem: Ilustração 1. Cláudia bebê, dentro de um cesto de cor marrom. Ela tem pele morena, com os cabelos pretos com franja, usando body de mangas compridas em azul-claro, com detalhes em amarelo e babador de cor lilás e bolinhas brancas. À esquerda, uma peteca de penas coloridas e à direita, um chocalho vermelho.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Cláudia menina, de pele morena, cabelos pretos com franja, com faixa amarela e laço lilás, usando camiseta branca com detalhes em azul. Ela está sentada de frente para mesa quadrada, onde há um estojo roxo e um lápis amarelo. Ela segura nas mãos, uma capa de cor vermelha e detalhes em amarelo, o lendo.   Fim da imagem.
  1. Observe as imagens e leia as legendas.
Imagem: Fotografia A. Vista geral de local com morros altos e ao fundo, o sol de cor amarela radiante, na parte de baixo, céu de com faixa em laranja e na parte superior, parte em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nascer do Sol. Município de Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista geral de local com muita vegetação de árvores altas. Na parte superior, céu de cor laranja, com nuvens de cor cinza e um sol amarelo redondo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pôr do Sol. Município de Barreirinhas, Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Em qual das duas situações o ambiente vai ficar cada vez mais iluminado?

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    PROFESSOR Resposta: Situação A.
  1. Depois de qual das situações mostradas os seres vivos noturnos vão realizar suas atividades?

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PROFESSOR Resposta: Depois do pôr do Sol (situação B), quando começa a noite.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 5. A atividade trabalha escalas de tempo e, caso os estudantes apresentem dificuldade para respondê-la, pode ser que esse conceito não esteja claro. Nesse caso, retome a duração das escalas da atividade. Você pode perguntar: O que dura mais, a semana ou o mês? Quantos dias tem um mês? E uma semana? Quantos meses tem um ano? Dê exemplos cotidianos para exemplificar a duração das escalas: as férias escolares do meio do ano duram cerca de um mês; os finais de semana (sábado e domingo) ocorrem a cada semana; a cada ano os estudantes mudam de série etc.
  • Atividade 6. A atividade trabalha a sucessão de dias e noites. Se os estudantes demonstrarem dificuldade para respondê-la, pode ser que não tenham compreendido esse tema nem dominem os conceitos de manhã, tarde e noite. Peça que observem as duas fotografias. Diga que sem a legenda seria difícil adivinhar qual delas corresponde ao nascer do Sol e qual mostra o pôr do Sol, porque nos dois casos a iluminação é mais fraca do que em outros momentos do dia. Pergunte em que período do dia o Sol nasce (de manhã). Peça que associem a manhã às atividades que realizam nesse período (acordar, ir à escola, fazer a lição etc.). Pergunte qual é a fonte de luz dos ambientes durante o dia e se o Sol brilha nos outros dois períodos do dia. Eles devem nomear a tarde e a noite e reconhecer que a noite é escura. Peça então que associem a noite às atividades que realizam (lanchar, jantar, tomar banho, dormir etc.). Por fim, trabalhe a ideia de que a iluminação do Sol acaba orientando o ritmo das atividades diárias dos seres vivos: seres diurnos são ativos de dia, enquanto seres noturnos são ativos à noite.

    BNCC em foco:

    EF01CI05, EF01CI06

MP027

  1. Desembaralhe as letras e descubra os materiais de origem de cada objeto.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Uma garrafa plástica na vertical de cor azul-claro e na parte superior, tampa redonda em azul. Dentro dela, água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Garrafa plástica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois barris pretos, um à esquerda em pé e outro na horizontal, derramando um líquido preto espesso.  Fim da imagem.

LEGENDA: TRÓPELOE FIM DA LEGENDA.

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PROFESSOR Resposta: Petróleo.
Imagem: Fotografia. Uma camiseta de cor preta de mangas curtas. Fim da imagem.

LEGENDA: Camiseta de fibras naturais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Galhos finos de cor marrom com plantas com fios finos de cor branca, com o formato arredondado.  Fim da imagem.

LEGENDA: LADOGÃO FIM DA LEGENDA.

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PROFESSOR Resposta: Algodão.
Imagem: Fotografia. Um livro aberto de páginas de cor bege-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Livro de papel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Troncos de árvore de cor marrom empilhados um sobre o outro na horizontal. Em segundo plano, várias árvores de troncos finos e na parte superior, folhas de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: REAMIDA FIM DA LEGENDA.

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PROFESSOR Resposta: Madeira.
  1. Observe novamente os objetos da atividade 7.
    1. Qual deles costuma ser descartado logo após ser utilizado?

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      PROFESSOR Resposta: A garrafa plástica.
    1. Dê dois exemplos de como esse objeto poderia ser reutilizado.

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PROFESSOR Resposta possível: usar a garrafa para transportar água (enchê-la com água do filtro, por exemplo) ou para criar outros objetos, como um brinquedo ou um porta-lápis.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 7. Essa atividade trabalha a origem de diferentes materiais, além de chamar a atenção para as propriedades do plástico, processo que será aprofundado neste volume. Se os estudantes apresentarem dificuldade, pode ser que não tenham compreendido o conceito de material de origem ou que não conheçam os materiais de que são feitos os objetos mostrados. Você pode perguntar se sabem o que significa a palavra origem; ouça as respostas e procure dar exemplos que os levem a compreender o significado do termo. Um ônibus, por exemplo, tem um local de origem e um destino; a origem de certas plantas é a semente; o material de origem de um objeto é aquele que será utilizado para a fabricação do objeto. No caso da garrafa plástica, o petróleo (material de origem) é coletado da natureza e processado em indústrias para dar origem ao plástico usado para confeccionar a garrafa. Assim, parte-se de um líquido escuro (petróleo) para chegar a uma garrafa. Se for preciso resgatar os materiais de origem dos objetos, você pode selecionar os que considerar mais relevantes (madeira, lã, petróleo etc.), listá-los no quadro e pedir aos estudantes que deem exemplos de objetos feitos com eles.
  • Atividade 8. Nessa atividade, são trabalhados o descarte e o uso consciente dos materiais, com foco nos conceitos de descartável e reutilização. Esses conteúdos tornam-se subsídios para o trabalho com alguns objetivos de aprendizagem do 2º ano (entender que os materiais artificiais são obtidos de materiais naturais, relacionar a tecnologia ao desenvolvimento de materiais (como o plástico), identificar impactos da ação humana sobre o ambiente e refletir sobre atitudes que colaboram para preservá-lo).
  • Se houver dificuldade para responder ao primeiro item, trabalhe o significado da palavra descartar. Construa o conceito com a participação da turma até que fique claro que descartar significa jogar fora, e que descartamos aquilo que não tem mais utilidade. Objetos como a garrafa de água mineral, a embalagem de iogurte ou talheres descartáveis são utilizados poucas vezes e logo são descartados, ao contrário de objetos duráveis, como a camiseta e o livro. Aproveite para relembrar o problema ambiental gerado pelos materiais descartáveis. Você também pode escrever a palavra utilizar no quadro e perguntar seu significado. Em seguida, adicione o prefixo re-, formando a palavra reutilizar, e explique que o significado da nova palavra é utilizar de novo. Dê outros exemplos relacionados ao tema, como reciclar, reaproveitar. Quando a ideia de reutilização estiver clara, peça que deem exemplos de objetos descartáveis e de como poderiam ser reutilizados.

    BNCC em foco:

    EF01CI01, EF02CI01, EF02CI02