MP172

Para terminar

Avaliação de resultado

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Em um dia ensolarado, Lúcia quer levar um pote de sorvete para um amigo que mora perto de sua casa. Marque com um X a sacola que ela deve usar para fazer o transporte a pé.
Imagem: Fotografia. Duas sacolas uma ao lado da outra. À esquerda, sacola preta e à direita, de cor cinza-claro. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Duas sacolas uma ao lado da outra. À esquerda, sacola preta e à direita, de cor cinza-claro. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: X
  1. Marque V para verdadeiro e F para falso.
Imagem: Fotografia. Em um local de grama verde, à esquerda, uma menina vista de costas, de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha, com camiseta de mangas curtas, calça branca e pés descalços.  Fim da imagem.

( ) O Sol muda de posição no céu ao longo do dia.

( ) As sombras mudam de posição em diferentes horários do dia.

( ) O tamanho da sombra de uma pessoa permanece igual ao longo do dia.

PROFESSOR Respostas corretas: V, V, F.
MANUAL DO PROFESSOR

As atividades de avaliação de resultado propostas nesta seção fazem parte do processo de avaliação formativa e têm como objetivo verificar o desenvolvimento do trabalho com os objetos de conhecimento e a aquisição das aprendizagens definidas para este volume.

  • Atividade 1. A atividade verifica a compreensão da habilidade EF02CI08. Se os estudantes apresentarem dificuldade para respondê-la, pode ser que não tenha ficado claro que a cor interfere no aquecimento de diferentes superfícies. Você pode pedir a eles que relembrem a Atividade prática das páginas 26 e 27, em que verificaram se a cor dos objetos influencia no aquecimento causado pelo Sol. Peça que narrem os resultados obtidos e que os expliquem oralmente, ajudando-os a consolidar os conceitos trabalhados.
  • Atividade 2. A atividade verifica a compreensão da habilidade EF02CI07. Se os estudantes apresentarem dificuldade para respondê-la, pode ser que não tenham compreendido que o Sol muda de posição ao longo do dia, o que afeta o tamanho das sombras projetadas nesse período. Você pode pedir que relembrem a execução da Atividade prática de formação das sombras das páginas 58 e 59. Peça que observem os desenhos que fizeram para representar a posição do Sol nos três momentos de medição (página 59) e narrem os resultados. Em seguida, peça que comparem o tamanho das sombras nos três momentos. Conclua dizendo que a posição do Sol varia conforme o horário do dia e que essa posição está associada ao tamanho da sombra projetada.

    BNCC em foco:

    EF02CI07, EF02CI08

MP173

  1. Observe a sequência de imagens.
Imagem: Fotografia 1. Um vaso de planta de cor marrom com terra preta dentro, com planta de folhas verdes, com flores de pétalas rosas desfalecidas para baixo, murchas. Fotografia 2. Mão de uma pessoa de pele clara, segurando copo transparente com água sendo despejada sobre a planta descrita anteriormente.  Fotografia 3. Sobre o vaso descrito anteriormente, com flores mais vivas, folhas verdes longas, com uma flor de pétalas rosas no centro.  Fim da imagem.
  1. O que essas imagens mostram?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A planta murcha recebe água e se recupera.
  1. Complete o texto abaixo.

    Além de _____ , as plantas precisam de _____ e de ar para produzir o próprio alimento.

    PROFESSOR Resposta: água; luz solar
  1. Marque uma letra em cada exemplo, como indica a legenda a seguir.

    S = exemplo de interação de plantas com outros seres vivos

    A = exemplo de interação de plantas com o ambiente

    ( ) O tomate serve de alimento a pessoas e outros animais, como as aves.

    ( ) O tomateiro precisa receber luz solar direta para produzir frutos.

    ( ) O tomateiro absorve água do solo pela raiz.

    ( ) As flores dos tomateiros são polinizadas por abelhas.

    PROFESSOR Respostas corretas: S, A, A, S.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 3. A atividade trabalha a habilidade EF02CI05. Se os estudantes tiverem dificuldade para responder à questão, pode ser que não compreendam que as plantas têm necessidades que precisam ser atendidas para sobreviver nem conheçam os elementos utilizados por elas para produzir o próprio alimento e realizar funções como crescer e respirar. Relembre que as plantas precisam de luz, água, ar (que contém os gases carbônico e oxigênio) e nutrientes presentes no solo. Peça a eles que revejam as atividades das páginas 86 e 87 e ajude-os a relembrar os procedimentos e o resultado do experimento sobre a influência da luz sobre as plantas das páginas 88 e 89.
  • Atividade 4. A atividade verifica a compreensão da habilidade EF02CI06. Se os estudantes não souberem responder à questão, pode ser que não compreendam que seres vivos interagem entre si e com o ambiente ou, ainda, que não saibam o que é ambiente e que no ambiente existem elementos não vivos. Retome o conceito de ambiente solicitando que pensem em um local conhecido, como uma praça ou um jardim, e relatem o que encontram nesse local. Classifique os exemplos deles em duas categorias, seres vivos e elementos não vivos. Em seguida, explore as características dos seres vivos, reforçando que elas diferenciam seres vivos de elementos não vivos. Explique que existem diferentes tipos de ambientes, uns que mantêm suas condições originais (como uma floresta preservada) e outros que já foram bastante modificados (como um ambiente urbano). Em todos os casos, os ambientes são formados por seres vivos e elementos não vivos. Por fim, trabalhe a ideia de interação, que é a relação estabelecida entre um componente e outro. Um inseto que se alimenta de uma planta e uma ave que constrói o ninho com barro, folhas ou galhos são exemplos de interações (respectivamente, interação entre seres vivos e interação entre ser vivo e o ambiente).

    BNCC em foco:

    EF02CI05, EF02CI06

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  1. Identifique as partes do tomateiro desenhado abaixo.
Imagem: Ilustração. Uma planta de galhos verdes com folhas verdes, flores com pequenas pétalas de cor amarela e mais abaixo, três frutos vermelhos redondos à esquerda e outros três à direita. Na parte inferior, estruturas ramificadas de cor marrom.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Folha; Flor; Fruto; Caule; Raiz

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Preencha a ficha de descrição do animal a seguir.
Imagem: Fotografia. Inseto de tamanho médio, com o corpo coberto de pelos de cor amarela, faixas em preto, com par de asas transparentes sobre o dorso. Na cabeça, par de antenas de cor preta, olhos grandes da mesma cor e quatro patas na parte inferior.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 5. A atividade verifica a compreensão da habilidade EF02CI06. Se os estudantes apresentarem dificuldade para responder ao comando principal, pode ser que não conheçam o nome das partes das plantas ou que os conheçam, porém não as relacionem às partes correspondentes. Nesse caso, será preciso retomar o tema, apresentando a nomenclatura correta e associando os nomes às respectivas partes, o que pode ser feito com o auxílio da própria imagem da atividade ou com outras imagens do livro que abordam esse tema, como nas páginas 90 e 108. Se eles não souberem qual parte da planta corresponde à estrutura reprodutiva, pode ser que lhes falte compreensão da função das partes das plantas. Nesse caso, é preciso retomar esse assunto, o que pode ser feito com perguntas para facilitar a associação de cada parte às funções desempenhadas. Você pode perguntar onde estão presas as raízes (em muitos casos, no solo, como no exemplo do tomateiro) e o que existe no solo (nutrientes, água), facilitando a compreensão de que esse órgão da planta absorve água e sustenta a planta. Também pode dar alguns exemplos de frutos com sementes e mostrar imagens desses frutos partidos, para que eles visualizem as sementes em seu interior. Relembre-os de que os frutos têm origem nas flores, estabelecendo a relação entre as flores e a reprodução das plantas.
  • Atividade 6. A atividade trabalha a habilidade EF02CI04. Abelhas como a da fotografia costumam ser encontradas tanto em ambientes urbanos quanto em outros locais, sendo um animal do cotidiano dos estudantes. Se apresentarem dificuldade para preencher a ficha, pode ser que não conheçam as características desse animal ou não saibam descrever características. Peça que observem a imagem para identificar as partes do corpo e as cores do abdome da abelha, das antenas, das pernas, das asas etc. Comente que, em geral, abelhas são animais • pequenos, com poucos centímetros de comprimento. Em uma régua, mostre a que tamanho corresponde 1 cm e pergunte se as abelhas parecem ser maiores, menores ou ter cerca desse tamanho. Indague se já viram abelhas; caso não, pergunte onde acham que esse animal, que procura o néctar de flores, pode ser encontrado. Verifique se reconhecem a relação que elas estabelecem com as plantas, por meio da polinização. Caso não identifiquem essa relação, retome a seção Para ler e escrever melhor, nas páginas 96 e 97. Explique o que é descrever (expor algo com detalhes).

    BNCC em foco:

    EF02CI04, EF02CI06

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  1. Observe as imagens de objetos que podem causar acidentes domésticos.
Imagem: Fotografia. Sobre parede branca, uma tomada elétrica na vertical com três entradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tomada elétrica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um recipiente de plástico na vertical de cor transparente com detalhes em azul e tampa em vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Álcool. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pote de cor transparente com pó de cor azul-claro, com uma colher pequena de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sabão em pó. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Desenhe abaixo outro objeto que pode causar acidentes domésticos e escreva o nome dele.

    _____

PROFESSOR Respostas possíveis: faca, vidro, água sanitária, medicamentos, tintas, fio elétrico.
  1. Agora, escolha dois objetos das imagens acima e explique o que deve ser feito para evitar acidentes com eles.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não colocar a mão dentro de tomadas para evitar choque elétrico. Os estudantes podem mencionar também a importância de segurar plugues de aparelhos elétricos pela parte de plástico. Não mexer com produtos inflamáveis, assim como não acender fósforos ou isqueiros próximo a esses líquidos. Produtos inflamáveis como o álcool pegam fogo com facilidade e podem causar queimaduras e incêndios. Não mexer com produtos de limpeza para evitar intoxicação.
  1. De qual material são feitos a tomada, a embalagem de álcool e o recipiente do sabão em pó?

    _____

    PROFESSOR Resposta: De plástico.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 7. Os itens a e b verificam a compreensão da habilidade EF02CI03. Se os estudantes apresentarem dificuldade, pode ser que não esteja claro para eles o que são acidentes domésticos, causados em casa com objetos e produtos existentes nesse ambiente. Pergunte a eles se em uma casa existem objetos perigosos, que podem ferir as pessoas, causar intoxicações, incêndios ou outros problemas e peça a eles que listem os exemplos que lembrarem. Anote os objetos e produtos na lousa e desenvolva os tipos de acidentes que podem causar e os cuidados que devem ser tomados para evitá-los.

    O item c verifica a compreensão da habilidade EF02CI01. O plástico é um material utilizado na fabricação de diversos materiais e fonte de preocupação, pois seu descarte representa um grave problema ambiental. Se os estudantes apresentarem dificuldade para identificar esse material, pode ser necessário retomar exemplos de objetos feitos de plástico e de outros materiais (madeira, vidro, metal, papel etc.). Você pode desafiar os estudantes a consultar as páginas do livro em busca de objetos feitos de plástico e anotar na lousa as respostas corretas. Aproveite para reforçar que esse material demora muito tempo para se decompor, por isso, apesar de sua praticidade, tem um custo ambiental alto.

    BNCC em foco:

    EF02CI01, EF02CI03