1

BURITI MAIS - CIÊNCIAS 3º ANO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Organizadora: Editora Moderna

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.

Editora responsável:

Ana Carolina de Almeida Yamamoto

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Editora.

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

2ª edição

São Paulo, 2021

Imagem: Logotipo da Editora Moderna. Fim da imagem.

2

Elaboração dos originais:

Laís Alves Silva

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu.

Licenciada no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as disciplinas do currículo do Ensino Fundamental (quatro últimas séries), do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio pela Universidade Católica de Brasília.

Editora.

Nina Nazario

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Mestra em Ciências, na área de concentração Ecologia: Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, pela Universidade de São Paulo.

Autora, editora e educadora.

Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco

Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Albuquerque, Tatiana Novaes Vetillo

Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques

Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula

Coordenação de produção: Patricia Costa

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara

Capa: Aurélio Camilo

Ilustração: Brenda Bossato

Coordenação de arte: Aderson Oliveira

Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine

Editoração eletrônica: Setup Bureau Editoração Eletrônica Ltda

Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani

Revisão: Adriana Bairrada, Cesar G. Sacramento, Elza Doring, Fausto Barreira, Lilian Xavier, Míriam Santos, Sirlene Prignolato

Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi

Pesquisa iconográfica: Lourdes Guimarães, Junior Rozzo, Vanessa Trindade

Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro

Coordenação de bureau: Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa

Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro

Impressão e acabamento:

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Buriti mais ciências [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.

HTML

3º ano : ensino fundamental : anos iniciais

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

ISBN 978-65-5816-204-9 (material digital em HTML5)

1. Ciências (Ensino fundamental) I. Yamamoto, Ana Carolina de Almeida.

21-70177

CDD-372.35

Índices para catálogo sistemático:

1. Ciências : Ensino fundamental 372.35

Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904

Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510

Fax (0_ _11) 2790-1501

http://fdnc.io/4A2

2021

Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

3

Do que é feito o mundo?

Nele, há rochas e metais,

plantas e animais,

objetos grandes e pequenos,

feitos de diversos materiais,

os quais podemos

ouvir, tocar,

ver, provar,

cheirar.

Quanto mais você aprende,

mais você entende o mundo!

Imagem: Ilustração. Com traços de lápis de cor, à esquerda, um foguete de cor azul-claro com a ponta superior em triângulo de cor roxa e chamas saindo em duas pontas embaixo em amarelo e laranja. Perto do foguete, no céu, duas estrelas, uma azul e outra verde. À direita, duas aves uma de frente para outra, de penas de cor laranja, bico de cor marrom. Mais na ponta direita, três plantas com pétalas em vermelho, outra com contorno e miolo laranja, uma flor de pétalas azuis e perto, no alto, borboleta em amarelo com asas vermelhas. No céu, sol amarelo com hastes finas ao redor.  Fim da imagem.

Desenhe nesta página do que é feito seu mundo.

4

Conheça seu livro

Seu livro tem 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Na seção Para começar, as atividades avaliam o que você já aprendeu no ano anterior.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nessas páginas, você vai explorar imagens e perceber que já sabe muitas coisas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Investigar o assunto

Nessa seção, você vai investigar o assunto da unidade. Também vai dizer o que pensa e fazer descobertas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo

Você vai aprender muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades!

As palavras destacadas são explicadas no glossário.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Álbum de Ciências

Nessa seção, você vai conhecer imagens e curiosidades relacionadas ao capítulo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Álbum de Ciências. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Atividade prática

São experimentos, pesquisas, construção de modelos, uso e construção de diferentes instrumentos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

O mundo que queremos

Nessas páginas, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre a preservação do meio ambiente, o respeito às pessoas e às diferentes culturas e os cuidados com a saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Nessa seção, você vai ler um texto e aprender como ele está organizado. Depois, vai escrever um texto com a mesma organização.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou, avaliar o que acabou de conhecer e aplicar aquilo que aprendeu.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Em Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar há indicações de livros, filmes ou sites sobre assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os boxes Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar. Página composta por textos, boxes complementares e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

Na seção Para terminar, vamos avaliar os conhecimentos que você adquiriu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones usados na coleção

Indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

Indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

6

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1 – Os animais, p. 12

Imagem: Ilustração. Uma moça negra, de cabelos pretos longos, com laço fino de cor azul, usando blusa regata de cor lilás, calça amarela, com a mão direita sobre o rosto e a mão esquerda de frente do corpo. À direita, menino de pele morena, cabelos pretos lisos, com um par de óculos de cor azul-claro arredondado. Ele usa camiseta de cor branca, calça cinza e sapatos em cinza e detalhes em branco. À frente deles, um cachorro de pelos pretos sobre o dorso, cabeça e cauda e parte inferior e focinho em branco, com os olhos azuis-claros e preto. O cachorro olho para à direita, com língua rosa para fora. Fim da imagem.

Investigar o assunto: Organização e classificação, p. 14

Capítulo 1. Características dos animais, p. 16

Álbum de Ciências: Cuidados com os filhotes, p. 25

Capítulo 2. A classificação dos animais, p. 26

Capítulo 3. Animais invertebrados, p. 28

Atividade prática – Pesquisa: A vida do mosquito-da-dengue, p. 32

Para ler e escrever melhor: O polvo, p. 34

Capítulo 4. Animais vertebrados, p. 36

Álbum de Ciências: Dimorfismo sexual, p. 39

Álbum de Ciências: Animais marinhos, p. 44

Atividade prática – Pesquisa: Visita ao zoológico, p. 46

O mundo que queremos: Abandono e adoção de animais, p. 48

O que você aprendeu, p. 50

Imagem: Borboleta de cor azul-claro com contorno em preto, com par de antenas.  Fim da imagem.

UNIDADE 2 – Luz e som, p. 54

Investigar o assunto: A luz e a visão, p. 56

Capítulo 1. Os sentidos, p. 58

Álbum de Ciências: Jardins sensoriais, p. 62

Atividade prática – Divulgação: Cuidar dos órgãos dos sentidos, p. 63

Para ler e escrever melhor: O perigo das telinhas, p. 64

Capítulo 2. A luz, p. 66

Atividade prática – Experimento: A luz e os materiais, p. 68

Atividade prática – Uso de instrumento: Filtros de luz, p. 70

Capítulo 3. A luz e os corpos, p. 72

Capítulo 4. O som, p. 74

Atividade prática – Construção de modelo: Xilofone caseiro, p. 77

Atividade prática – Construção de modelo: Construir instrumentos musicais, p. 80

O mundo que queremos: Poluição sonora, p. 82

O que você aprendeu, p. 84

Imagem: Ilustração. Duas crianças uma ao lado da outra e um cachorro de frente deles, um cachorro. À esquerda, menino de pele clara, cabelos castanhos para à direita, com camiseta roxa e mangas de cor verde, com calça de cor preta e sapatos em azul-claro e branco. À direita, menina de pele clara, cabelos com chuquinhas em marrom, com franja, usando camiseta de mangas curtas em verde, bermuda rosa, sapatos em vermelho e branco. A menina e o menino acariciam o cachorro de pelos de cor bege-claro, com partes em marrom nas orelhas e cauda e língua de cor rosa para fora.  Fim da imagem.

7

Imagem: Ilustração. Um menino negro, de cabelos pretos, usando par de óculos de grau quadrado, com camiseta de cor azul-claro, calça em azul-escuro e sapatos em vermelho e marrom. Ele está sentando de frente para carteira-escolar, escrevendo sobre folha branca com lápis na mão esquerda, com um lápis de cor azul e borracha em verde e laranja.  Fim da imagem.

UNIDADE 3 – Ar, água e solo, p. 88

Investigar o assunto: Observação do solo, p. 90

Capítulo 1. Imagens e representações do planeta Terra, p. 92

Álbum de Ciências: A Terra à noite, p. 95

Atividade prática – Construção de modelo: Montagem de um globo terrestre, p. 96

Capítulo 2. Estamos rodeados por ar, p. 98

Atividade prática – Construção de modelo: Paraquedas de brinquedo, p. 100

Capítulo 3. A água no planeta, p. 102

O mundo que queremos: A água é um direito de todos, p. 104

Capítulo 4. As rochas e o solo, p. 106

Atividade prática – Experimento: A passagem da água através do solo, p. 110

Para ler e escrever melhor: Medidas que ajudam a evitar deslizamentos de terra, p. 112

O que você aprendeu, p. 114

UNIDADE 4 – O que vemos no céu?, p. 118

Investigar o assunto: Observar o céu, p. 120

Capítulo 1. Observando o céu de dia, p. 122

Álbum de Ciências: Arco-íris, p. 126

Atividade prática – Experimento: Vamos fazer um arco-íris?, p. 127

Capítulo 2. Observando o céu à noite, p. 128

Atividade prática – Experimento: Qual astro é maior?, p. 130

Para ler e escrever melhor: O que é isso no céu?, p. 132

Capítulo 3. Os dias e as noites, p. 134

Atividade prática – Experimento: Os dias e as noites, p. 136

O mundo que queremos: O olhar do indígena sob o céu brasileiro, p. 138

O que você aprendeu, p. 140

Para terminar, p. 144

Referências bibliográficas comentadas, p. 148

Recortes, p. 149

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem de pele morena, cabelos e barba em branco, usando camiseta de cor verde-claro, calça de cor marrom e sapatos em marrom-escuro, com o dedo indicador para frente. À direita dele, uma menina vista de costas, de frente para uma grande luneta cinza para o alto. Ela tem cabelos curtos loiros, usando camiseta de cor branca e jardineira por cima em verde e sapatos marrons. Ela segura com a mão esquerda uma folha branca com linhas de constelações e com a mão direita apoiada sobre luneta. No alto, sobrevoando, três vagalumes de cor verde, par de asas e na parte inferior, luz em tons de amarelo.  Fim da imagem.