8

Para começar

Avaliação diagnóstica

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. As imagens a seguir representam acontecimentos de um dia.
    1. Numere as figuras na sequência correta.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vista geral de local com casa pequena de telhado triangular ao centro. Ao fundo, morros com o formato triangular. À esquerda, visto parcialmente, sol amarelo, representando : Pôr do Sol. À direita, outros morros no ponto do : Nascer do Sol.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O mesmo local descrito anteriormente, com o sol no ponto do Nascer do Sol, à direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O mesmo local descrito anteriormente, com o sol na parte do Pôr do sol, com sol na parte superior.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O mesmo local descrito anteriormente, com o sol na parte do Nascer do Sol, com o sol na parte superior. Fim da imagem.
  1. O que acontece com o Sol durante o dia?

    _____

  1. O que deve acontecer com a sombra da casa ao longo do dia? Assinale a alternativa correta.

    ( ) Permanece igual.

    ( ) Não se forma sombra.

    ( ) Muda de tamanho no período da manhã e permanece igual à tarde.

    ( ) Muda de tamanho.

9

  1. Observe as fotografias dos animais e preencha as informações das fichas. Depois, faça o que se pede nos itens a seguir.
Imagem: Fotografia. Um inseto pequeno de corpo arredondado de cor vermelha com pequenas bolinhas e cabeça em preto, com patas finas sobre folhas de cor verde. Texto : Comprimento : cerca de 0,5 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 0,5 centímetros.

Imagem: Fotografia. Um animal sobre um tronco de árvore bege. Ele tem o tamanho médio, corpo de cor marrom, com patas pegajosas e parte superior com protuberâncias, com a pata dianteira à esquerda para frente. Texto : Comprimento : cerca de 10 centímetros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: cerca de 10 centímetros. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual característica pode ser usada para descrever o corpo da joaninha?

    ( ) Liso

    ( ) Áspero

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Descreva a um colega as características do olho do sapo.
  1. Identifique o nome da fase da vida das tartarugas mostradas nas fotografias e complete a palavra.
Imagem: Fotografia. Uma tartaruga pequena dentro de ovo branco com a parte superior rachada. A tartaruga com pele de cor bege-claro e olhos pequenos pretos. Ao fundo, local com solo arenoso.  Fim da imagem.

F ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

LEGENDA: Tartaruga-de-esporas-africana. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Local com areia de cor bege e à direita, água do mar. À esquerda, uma tartaruga grande com casco duro com o formato arredondado, cabeça pequena, com quatro patas indo para à esquerda. Em segundo plano, árvores com folhas verdes e na parte superior, céu azul-claro. Fim da imagem.

A ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

LEGENDA: Tartaruga-verde. FIM DA LEGENDA.

10

  1. Observe a representação de um limoeiro.
Imagem: Ilustração. Representação de um limoeiro. De baixo para cima, uma planta com partes finas e ramificadas na parte inferior de cor bege, mais acima, partes finas na vertical em marrom e na ponta superior, folhas verdes com fruto redondo de cor amarela e flores brancas. 1. Flor. 2. Folha. 3. Fruto. 4. Caule. 5. Raiz.  
Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Encontre no desenho as partes da planta e ligue cada parte ao nome correto.
  1. Escreva a função de cada parte da planta.

    1.

    2.

    3.

    4.

    5.

  1. Na ilustração acima, identifique e pinte com uma cor clara a porção em que o solo pode ser representado.
  1. Observe a fotografia abaixo. Como o pássaro se relaciona com a planta?

    _____

Imagem: Fotografia. Um pássaro pequeno, com as penas do dorso e cabeça em preto, com bico pequeno em laranja com as penas na parte inferior do corpo, em marrom-claro, segurando no bico, fruto de cor vermelha. O pássaro está sobre galhos finos com folhas de cor verde.  Fim da imagem.

11

Imagem: Fotografia. Um pote de cor marrom, com a ponta superior arredondada. De frente para o pote, comprimidos de cor laranja. À direita, tampa redonda de cor preta.  Fim da imagem.
  1. Explique por que a imagem acima mostra um objeto que poderia causar um acidente doméstico e como o acidente pode ser prevenido.

    _____

Imagem: Fotografia. Uma caneca com a alça para à direita, com o formato arredondado, vermelha por fora e parte de dentro em branco.  Fim da imagem.
  1. A caneca da fotografia é de porcelana.
    1. Dê exemplos de outros dois materiais que poderiam ser usados para fabricar uma caneca.

      Material 1:

      Material 2:

    1. Quais características desses materiais são importantes para a fabricação da caneca?

      Características do material 1:

      Características do material 2: