144

Para terminar

Avaliação de resultado

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Observe as fotografias dos animais abaixo.
Imagem: Fotografia. Um cavalo de cor marrom, com o corpo virado para à direita, de tamanho médio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cavalo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pássaro de penas azuis na cabeça e abaixo, em amarelo e verte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ave. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma serpente vermelha com listras em preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Serpente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lobo de pelos de cor marrom, corpo médio similar a um cachorro, com patas pretas e orelhas finas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lobo-guará. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Agrupe os animais de acordo com o revestimento do corpo.

    _____

  1. Agrupe os animais de acordo com o número de pernas.

    _____

  1. Como esses animais se locomovem?

    _____

145

  1. Observe os experimentos realizados pelos estudantes da escola.

LEGENDA: Experimento 1 FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Três crianças vestidas com uniforme composto por camiseta branca, calça em azul. Um menino de pele negra, cabelos pretos; um menino de pele clara, cabelos castanhos e uma menina de cabelos loiros presos.  Experimento 1 À esquerda, as três crianças em pé de frente para porta de vidro. Pela porta vê-se outras crianças: menino de pele clara, cabelos pretos segurando nas mãos uma lanterna acesa, um menino de pele clara e cabelos castanhos, um menino de pele clara, cabelos pretos encaracolados e uma menina loira com franja.   Fim da imagem.

LEGENDA: Experimento 2 FIM DA LEGENDA.

Imagem: Experimento 2 As três crianças que estavam à esquerda, com os braços erguidos para cima. Eles estão de frente para porta com uma cortina. As crianças da direita são vistas parcialmente, a menina loira está com as mãos para o alto e o menino de cabelo preto segura uma lanterna.   Fim da imagem.
  1. Observe as imagens e identifique os problemas de saúde que os hábitos mostrados podem causar.

    _____

Imagem: Fotografia 1. Duas crianças com aparelhos eletrônicos nas mãos, próximos aos olhos. Ambos são vistos da cintura para cima. À esquerda, menina de pele clara, cabelos castanhos penteados para à esquerda, vestida com camiseta em branco e à direita, menino de pele clara, cabelos castanhos para à esquerda, usando blusa de mangas compridas em amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passar horas usando o celular. FIM DA LEGENDA.

Hábito 1:

Imagem: Fotografia 2. Uma menina vista da cintura para cima, de pele morena, cabelos pretos lisos, com fones de ouvido sobre a cabeça, usando vestido de mangas longas com linhas em branco e azul-escuro na horizontal, de olhos fechados, com a boca aberta. Ela está fazendo movimento de tocar guitarra invisivelmente com as mãos para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ouvir música em alto volume. FIM DA LEGENDA.

Hábito 2:

146

  1. Desenhe dois exemplos de como o solo é utilizado pelos seres humanos. Depois, escreva as legendas, explicando o que você representou.
  1. Observe as imagens e complete o quadro, comparando os dois tipos de solo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Solo argiloso

Solo arenoso

Fotografia. Solo poroso de cor marrom-escuro.

Fotografia. Solo arenoso de cor bege.

Cor

As partículas são vistas sem o microscópio?

A água atravessa o solo facilmente?

147

  1. Observe duas fotografias da Lua.
Imagem: Fotografia 1. Vista geral de local de noite, na parte superior, céu de cor azul-escuro, ao centro, lua arredondada de cor branca incandescente, com a luz radiante. Na parte inferior, nuvens brancas. A luz da lua se reflete na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem noturna no município de Porto Seguro, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista geral de local com vegetação das pontas de árvores de folhas verdes, galhos finos e na parte superior, céu de cor cinza, com lua redonda de cor bege com partes em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem ao amanhecer no município de Alta Floresta, Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que período cada uma das fotografias foi tirada?

    _____

  1. Observando as duas imagens, o que concluímos sobre a possibilidade de observação da Lua no céu ao longo de um dia?

    _____

  1. Dê exemplos de outros dois astros que podem ser vistos no céu no período em que a fotografia 2 foi tirada.

    _____

  1. Observe as imagens a seguir e escreva uma legenda para cada uma delas. Depois, identifique a representação do planeta Terra com um X.
Imagem: Fotografia. Em um formato arredondo de cor cinza-claro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Objeto preto segurando uma esfera de cor azul-claro, com continentes coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um amontoado de terra de cor marrom-escuro. Fim da imagem.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.